Estou grávida e tive um parto vaginal em 2016, no SUS. Passei pela episiotomia da pior forma possível: a enfermeira obstétrica que estava assistindo o parto não me avisou (soube dias depois que ela chamou meu marido e disse, ou eu faço isso agora ou ela vai ser dilacerada até o anus pela abeça da bebê, e ele mesmo sabendo que eu não queria, autorizou por medo), não anestesiou (segundo ela pois a cabecinha já estava coroando), a sutura foi feita sem anestesia (ela disse que depois do corte o anestésico não ia "pegar") e 2 dias após a alta médica os meus pontos abriram. Fui ao PS e me disseram que não poderiam fechar de novo e assim fiquei, com um corte aberto, com muita dor (sou alérgica à analgésicos) e um corpo deformado que até hoje me trás muitos problemas de autoestima e saúde (sofro infecções recorrentes). Minha maior tristeza é que que de tudo que aconteceu nesse parto, o que eu mais me recordo é a dor absurda e inesperada do corte. E depois, com a minha filha nos braços (tentando pegar o peito e sem poder mamar, pois não autorizaram amamentá-la antes do resultado do teste de HIV colhido do cordão, mesmo eu tendo feito previamente no pré natal) eu não consegui estar presente naquele momento, pois a sensação de invasão e desrespeito e abuso me invadiu totalmente enquanto ela me suturava.
A 11 anos atrás tive a experiência com a episiotomia,a 2 anos tive outra experiência com laceração que me rasgou, não sei se foi a profissional q não costurou direito ou se foi o rasgo foi feio msm só sei q sofri demais com a laceração eu sentia a agulha costurando e gritava de dor ela espirrava um anestésico q não adiantava nada e minha recuperação em casa foi horrível eu gritava gemia de dor para urinar fora que cicatrizou muito feia toda deformada,então a minha experiência com a episiotomia foi muito melhor me recuperei muito mais rápido e a cicatrização foi ótimo. Estou grávida da minha 3 princesa e sinceramente queria muito q fizessem o pic (a episiotomia) pq sofri demais com a laceração. A episiotomia foi com meu consentimento ela mostrou a agulha q estava dando anestesia não senti nada nem pra cortar nem pra costurar conseguia sentar ao menos de lado e da segunda não conseguia nem sentar pra amamentar ( foi muito traumático)
Estou estudando técnico de enfermagem e ontem no meu estágio acompanhei um parto normal e descobri que eu sofri violência obstétrica, pq tive a episiotomia feita pelo médico sem ao menos eu saber o q era .
Tive parto normal no sus e deixei bem claro para a enfermeira obstetra que não queria e episiotomia , quando entrei no trabalho expulso q o médico veio por ele , ele tinha feito pois tive lacerações de grau 1 em vários pontos dos grandes e pequenos lábios o q me causou vários pontinhos , novamente vou para o parto normal já estou de 36 s e outra vez vou deixar bem claro q não quero a episiotomia , adorei seu vídeo , muitas mães passam por isso sem necessidade porq não tem um entendimento sobre o assunto , DIGA NÃO AO ABUSO OBSTÉTRICO !
Só ñ passei por uma epsiotomia pq "lutei arduamente" para ñ passar por isso. Deixei claro para a médica q ñ queria q fizesse a epsio, falei inúmeras vezes durante o expulsivo , e ela disse simplesmente q ñ iria fazer se não precisassea mas q se precisasse faria e ñ ia nem me consultar. Então estava morrendo de medo dela fazer sem eu estar esperando e sem consentimento. Passei 3 horas no expulsivo fazendo a força errada sem nem saber q estava errada , até q comecei a fazer força de cocô msm q começou a evoluir. Forçada psicologicamente a fazer força pra ñ fazer a epsio " se ñ sair agr eu vou fazer o corte" Ai busquei forças de onde ñ tinha , sem vontade de fazer força, ñ era sem forças, era sem vontade . Meu corpo ñ estava preparado para fazer força naquele momento. Laceração grau 2 ,posição litotomia (msm ñ querendo). Traumático. Segunda gravidez, sem condições de pagar por uma equipe humanizada, e com mt medo das violências obstétricas, q vou lutar para ñ passar novamente. Só queria parir em paz , sem medo de me violarem, e vou fazer de td para escutar o meu corpo e silenciar tdo o resto. Só ñ tenho em casa sozinha pq tenho medo de alguma coisa acontecer e eu ñ saber o q fazer, pq se eu tivesse a certeza de q minha bb e eu ficaríamos bem , eu com certeza teria sozinha em casa. Mas infelizmente coisas ruins podem acontecer e ñ podemos prever . Então terei q lutar para parir o mais natural possível.
Eu tive 1 parto normal com episiotomia, no momento que precisou o médico me disse que faria um “pequeno corte” e que eu levaria uma agulhadinha de anestesia, achei normal, não sabia do assunto e não sofri com isso! Levei uns 2 pontinhos e só!
Hoje tô com 8 dias de pós parto, minha primeira gravidez,quis mto parto normal p n precisar de mto repouso.Mas o meu bebê nasceu com 3,810 e 53 cm.Ele me rasgou e a médica me costurou,disse q rasgou, não sei se rasgou ou ela cortou sem me falar.Mas graças a Deus aconteceu isso pq o meu bebê ficou com a cabeça presa no canal .Ele nasceu com a cabeça com inchaço,mas graças a Deus está diminuindo.
Foi feita a episiotomia na primeira gestação com anestesia local e a médica me avisou que ia cortar no segundo parto foi feito sem avisar o parto foi mais rápido.
Meu primeiro parto não foi feito o corte, mas houve laceração levei 2 pontos, mas agora sei que é pq na fase expulsiva eu fiz muita força e não foi no tempo adapto correto da expulsão.. já quero esperar a fisiologia do meu corpo nesse próximo parto ser totalmente natural, sem forçar demais..
Passei pela episiotomia, além da manobra de descolamento de membrana, uso de ocitocina, rompimento manual da bolsa, tudo isso no meu primeiro parto, há 7 anos atrás, sem consentimento e conhecimento, hj na segunda gestação, 38 semanas, com plano de parto traçado, a procura de um parto mais natural possível. Já estou com 5 cm de dilatação, praticamente sem dor, nos pródromos, aguardando o início de trabalho de parto, aguardando o momento mais esperado para ir pra maternidade para que não ocorra nenhuma intervenção desnecessária
@@banhodeestrogenio8514 minha filha nasceu ontem, parto totalmente natural, a bolsa rompeu as 15:30, senti as contrações em seguida, ritmadas e próximas, ela nasceu as 17:38, sem nenhum tipo de intervenção. Foi um parto totalmente tranquilo, não sofri nada.
Uma amiga sofreu episio na terceira hora do parto ativo com a desculpa de que a criança tinha a cabeça grande. Plantão em hospital particular. Um absurdo!
Dra. Foi feito isso no meu parto. Meu bebê estalou. Estava entrando em sofrimento. A médica disse que precisava fazer esse procedimento. Não tive escolha. Fiquei sentando " torta" por muito tempo pois doía muito. Já se passaram 43 anos e até hoje sinto dor nas relações , além de sempre o corte abrir um pouco na relação. Isso acabou com minha vida sexual.
Maravilha Dra. Sou Estudante de Enfermagem e minha área será a Obstetrícia, sim temos condições de fornecer a está mulher, no melhor momento de sua vida, que é o nascimento do ser amado.
Adorei sua explicação! Moro no Japão e aqui o sistema ainda é antigo, pelo menos na clínica onde minha filha nasceu, foi um parto sofrido. Induzido, na mesma cadeira q mostra na imagem, minha laceração tbm foi provocada e ainda mais usou fórceps. Pedi, implorei para nao usar mas o médico dizia que era necessário. Não busquei informação sobre todo esse assunto e no momento só queria que minha filha nascesse logo para sair daquela dor. Graças a Deus ocorreu tudo bem.
Sinto muito que você tenha passado por tudo isso... e é muito comum na exaustão do final do trabalho de parto a mulher se entregar totalmente e só querer que acabe :( Fico feliz que esteja tudo bem com vcs duas
Falta atualização dos médicos mesmo, inclusive que eles sejam mais humildes de querer mudar. A maioria dos médicos só querem fazer a cirurgia da cesariana ou se a mulher conseguir escolher pelo parto normal fazer a episiotomia para “facilitar o trabalho deles”, sendo que não faz bem para a mulher.
Eu tive 3 partos normais um deles foi totalmente natural sem lacerar estou aguardando mais um parto quero q seja 100% natural sem cortes se Deus quizer vai ser tudo abencoado os dois que teve corte eu não sabia nada sobre o assunto totalmente desinformada hj sei q e um direito q tenho de não querer das vezes q tive cortes foi difícil demorou a cicatrizar foi muito ruim não gosto de lembrar estou aguardando um parto por esses dias estou de 38+5 semanas a primeira coisa q vem a minha cabeça e dizer não a episiotomia
Estou em minha segunda gravidez e passei também pela episiotomia, não sabia nem o que era pois não tinha buscado conhecer o trabalho de parto como agora. Quando fui pra sala de parto minha filha já estava "coroando" e a enfermeira disse que não era pra eu fazer força porque o médico iria fazer esse procedimento, eu achei que era "normal" em todo parto. Depois pessoas mais experientes disseram que foi desnecessário pois minha menina era pequena 47cm e 2,900kg. Não lembro se o médico usou anestesia no corte, lembro que usou para costurar, mas hoje sinto incômodo na relação íntima. Obrigada pela série explicativa sobre o parto, agora entendo mais sobre o que acontece com nosso corpo nesse momento tão importante.
Tive epsio eu pedindo pra não fazer, sem anestesia. Eu fiquei com sequelas é tão triste que não gosto nem de pensar que tudo poderia ter sido diferente .
Dr, to gravida do segundo filho, o primeiro a 8 anos atras, tive episiotomia, sem meu consentimento, nem anestesia local, não tiveram paciência, ainda usaram manobra de kristeller e forceps, alem disso na hora da sutura, o hospital de ensino que eu tive meu filho a dr estava ensinando a acadêmica e falava q tava errado mas estava bom. Minha consequência foram anos de queimação no perineo, uma cicatriz horrivel, minha ginecologista descreveu como um ponto frouxo e criou uma carne ali no meio. Agora no segundo eu nao tenho mt ideia, sei q nao qro a episio, nem a manobra rs, mas queria mt uma dica sobre refazer essa cicatriz, pq dois medicos que fui nao merecomendaram refazer. 😰
A 5 anos tive minha primeira filha, a 1h da manhã cheguei no hospital, com 5 cm de dilatação e bolsa rompida, sem dor alguma, me colocaram numa cadeira de rodas e da cadeira para cama e" não se mexe, fica deitada de ladinho e espera teu médico chegar" depois de 6 h ele chegou, após 3 horas de espera comecei a sentir as contrações e as 7h da manhã quando ele chegou com o anestesista me deram a peridural não senti mais nada nem o movimento das contrações, me colocaram na a posição de litotomia e disse faz força quando eu mandar, eu fiz umas 5 forças e ela nasceu, só descobri a episio em casa pq Não era normal aquela dor pedi para meu marido olhar e lá estavam os pontos e a maldita dor me acompanha na região até hj, os pontos eram absorvíveis e ficou tipo uma bolsa ali que me incomoda em certas ocasiões. Hj com 30 semanas não vou ganhar pelo convênio estou fazendo o pré natal, no meu primeiro parto me senti tão desrespeitada em meus direitos e minha autonomia de participar do meuuuuuu parto que vou ganhar no SUS lá tenho certeza se não tiver qualquer complicação poderei pelo menos caminhar e irão estimular o máximo possível para eu ganhar de parto normal e ganhar no meu tempo com o plantonista e não quando o médico chegar.
Tenho 2 filhos! 20 anos e 12 anos e os dois partos foram Episiotomia no momento não me avisaram que ia fazer o corte e simplesmente o médico fez! Hoje estou grávida com 39 semana estou com medo do parto normal por estar apertado um pouco a entrada! será que não vou sofrer muito se não fizer a Episiotomia? Por ter costurado o músculo do períneo, será que o músculo pode se estender e eu ter um parto natural sem precisar da Episiotomia? Me esclareça essa dúvida obrigada 🙏❤️
Eu acho que cada caso eu caso viu,tem parto normal que de normal nao tem nada.... tive 2 bebes normal, to grávida agora do 3 filho e to querendo parto Cesário
Não fique nervosa! 😊 Você já está no caminho certo... Se posso te dar um conselho: Estude! Tenha conhecimento de todo o processo... Tenha uma equipe de boa assistência e uma doula! Se for ter pelo SUS - tenha doula, acompanhante bem informado e busque o hospital mais indicado por ela na sua região.
@@hildarivera4150 depende da lei do município. Algumas cidades permitem os dois. Precisa pesquisar se a sua cidade tem uma lei permitindo acompanhante e doula
No meu primeiro parto, sofri uma episiotomia sem conhecimento e gostaria que agora no segundo parto fosse diferente... O que faço? Existe essa possibilidade?
Existe essa possibilidade! Você pode deixar claro para a equipe que te acompanha sobre seu desejo; colocar no plano de parto - e ter um acompanhante que te apoie...
Meu primeiro parto tive corte e até hj 3 anos depois sinto dor, sensibilidade, mas meu bebê era grande e médico alegou isso, então como não era muito experiente não contestei, agora nessa segunda gravidez quero muito ter parto normal mas só de pensar no corte estou com medo posso ter parto normal e arriscar laceração natural? Já tendo esse feito a lâmina, quero muito que fosse natural e não a cortada foi quase 1 ano de recuperação quase tive que cortar de novo e suturar porque sarou apertado e e muito sensível minha experiência nesse assunto foi horrível.
Eu vi que o médico era meio apressado parece ter feito corte pra apressar parto, só que era tanta dor na hora que eu não lembro de muita coisa, mas o pouco que lembro e dessa pressa do médico, e outros detalhes que não quero comentar ele foi expulso do hospital por ser acusado da perda bebê por negligenciar atendimento e demorar . Então minha experiência poderia ter sido melhor nao sei, mas nessa estou com medo do corte mas não vou permitir só se for sofrimento fetal e todos na sala alegar isso....
Não temos como prever uma laceração grave (que acomete reto) e, na maioria das vezes, em um acompanhamento sem intervenções, esse tipo de laceração não acontece… Não existe indicação para episiotomia!
Mas a episiotomia não é capaz de acelerar o trabalho de parto... Eu concordo que muitos médicos aceleram o trabalho de parto com diversas violências obstétricas - mas a episio não é uma delas. Ela só é feita quando o bebê já está nascendo
@@banhodeestrogenio8514 por preferência, por ter experiência das duas formas e com a episiotomia ter sido muiiiitooo melhor para mim contei meu relato aqui nos comentários sofri demais no segundo parto ( a laceração) e o meu primeiro me recuperei rápido sem sofrimento ( com episiotomia) Por isso perguntei pois estou na minha terceira gestação e gostaria de pedir se poder
Estou grávida e tive um parto vaginal em 2016, no SUS. Passei pela episiotomia da pior forma possível: a enfermeira obstétrica que estava assistindo o parto não me avisou (soube dias depois que ela chamou meu marido e disse, ou eu faço isso agora ou ela vai ser dilacerada até o anus pela abeça da bebê, e ele mesmo sabendo que eu não queria, autorizou por medo), não anestesiou (segundo ela pois a cabecinha já estava coroando), a sutura foi feita sem anestesia (ela disse que depois do corte o anestésico não ia "pegar") e 2 dias após a alta médica os meus pontos abriram. Fui ao PS e me disseram que não poderiam fechar de novo e assim fiquei, com um corte aberto, com muita dor (sou alérgica à analgésicos) e um corpo deformado que até hoje me trás muitos problemas de autoestima e saúde (sofro infecções recorrentes). Minha maior tristeza é que que de tudo que aconteceu nesse parto, o que eu mais me recordo é a dor absurda e inesperada do corte. E depois, com a minha filha nos braços (tentando pegar o peito e sem poder mamar, pois não autorizaram amamentá-la antes do resultado do teste de HIV colhido do cordão, mesmo eu tendo feito previamente no pré natal) eu não consegui estar presente naquele momento, pois a sensação de invasão e desrespeito e abuso me invadiu totalmente enquanto ela me suturava.
@@daianedelimafreitas4715 sinto muito por tudo que te aconteceu, muito triste saber que esse tipo de atitude ainda existe
Eu realmente sinto muito pelo o que você passou.
A 11 anos atrás tive a experiência com a episiotomia,a 2 anos tive outra experiência com laceração que me rasgou, não sei se foi a profissional q não costurou direito ou se foi o rasgo foi feio msm só sei q sofri demais com a laceração eu sentia a agulha costurando e gritava de dor ela espirrava um anestésico q não adiantava nada e minha recuperação em casa foi horrível eu gritava gemia de dor para urinar fora que cicatrizou muito feia toda deformada,então a minha experiência com a episiotomia foi muito melhor me recuperei muito mais rápido e a cicatrização foi ótimo. Estou grávida da minha 3 princesa e sinceramente queria muito q fizessem o pic (a episiotomia) pq sofri demais com a laceração.
A episiotomia foi com meu consentimento ela mostrou a agulha q estava dando anestesia não senti nada nem pra cortar nem pra costurar conseguia sentar ao menos de lado e da segunda não conseguia nem sentar pra amamentar ( foi muito traumático)
Estou estudando técnico de enfermagem e ontem no meu estágio acompanhei um parto normal e descobri que eu sofri violência obstétrica, pq tive a episiotomia feita pelo médico sem ao menos eu saber o q era .
Tive parto normal no sus e deixei bem claro para a enfermeira obstetra que não queria e episiotomia , quando entrei no trabalho expulso q o médico veio por ele , ele tinha feito pois tive lacerações de grau 1 em vários pontos dos grandes e pequenos lábios o q me causou vários pontinhos , novamente vou para o parto normal já estou de 36 s e outra vez vou deixar bem claro q não quero a episiotomia , adorei seu vídeo , muitas mães passam por isso sem necessidade porq não tem um entendimento sobre o assunto , DIGA NÃO AO ABUSO OBSTÉTRICO !
Fico feliz que você tenha sido respeitada e não teve uma episiotomia... E estou torcendo pra que você seja respeitava nesse próximo!
Bom parto 😊
Bárbara, no momento da laceração (antes de receber os pontos) vc sentiu muita dor?
sou enfermeira obstetra,adorei seus vídeos, parabéns por essa abordagem perfeita sobre um assunto polêmica e enraizado, na "cultura da obstetrícia.
Obrigada! 😊
Sempre bom receber elogio de outros colegas que praticam a obstetricia humanizada!
Só ñ passei por uma epsiotomia pq "lutei arduamente" para ñ passar por isso. Deixei claro para a médica q ñ queria q fizesse a epsio, falei inúmeras vezes durante o expulsivo , e ela disse simplesmente q ñ iria fazer se não precisassea mas q se precisasse faria e ñ ia nem me consultar. Então estava morrendo de medo dela fazer sem eu estar esperando e sem consentimento. Passei 3 horas no expulsivo fazendo a força errada sem nem saber q estava errada , até q comecei a fazer força de cocô msm q começou a evoluir. Forçada psicologicamente a fazer força pra ñ fazer a epsio " se ñ sair agr eu vou fazer o corte"
Ai busquei forças de onde ñ tinha , sem vontade de fazer força, ñ era sem forças, era sem vontade . Meu corpo ñ estava preparado para fazer força naquele momento.
Laceração grau 2 ,posição litotomia (msm ñ querendo). Traumático.
Segunda gravidez, sem condições de pagar por uma equipe humanizada, e com mt medo das violências obstétricas, q vou lutar para ñ passar novamente.
Só queria parir em paz , sem medo de me violarem, e vou fazer de td para escutar o meu corpo e silenciar tdo o resto. Só ñ tenho em casa sozinha pq tenho medo de alguma coisa acontecer e eu ñ saber o q fazer, pq se eu tivesse a certeza de q minha bb e eu ficaríamos bem , eu com certeza teria sozinha em casa. Mas infelizmente coisas ruins podem acontecer e ñ podemos prever .
Então terei q lutar para parir o mais natural possível.
É tão triste isso.
Eu tive 1 parto normal com episiotomia, no momento que precisou o médico me disse que faria um “pequeno corte” e que eu levaria uma agulhadinha de anestesia, achei normal, não sabia do assunto e não sofri com isso! Levei uns 2 pontinhos e só!
Que bom que ficou tudo bem pra você e você não teve consequências 😊😊
Eu cinto a te hoje com 21 anos
Hoje tô com 8 dias de pós parto, minha primeira gravidez,quis mto parto normal p n precisar de mto repouso.Mas o meu bebê nasceu com 3,810 e 53 cm.Ele me rasgou e a médica me costurou,disse q rasgou, não sei se rasgou ou ela cortou sem me falar.Mas graças a Deus aconteceu isso pq o meu bebê ficou com a cabeça presa no canal .Ele nasceu com a cabeça com inchaço,mas graças a Deus está diminuindo.
Foi feita a episiotomia na primeira gestação com anestesia local e a médica me avisou que ia cortar no segundo parto foi feito sem avisar o parto foi mais rápido.
Meu primeiro parto não foi feito o corte, mas houve laceração levei 2 pontos, mas agora sei que é pq na fase expulsiva eu fiz muita força e não foi no tempo adapto correto da expulsão.. já quero esperar a fisiologia do meu corpo nesse próximo parto ser totalmente natural, sem forçar demais..
Torço para que seja um lindo parto!
Nossa, me encomoda até hoje cm meu filho cm 12 anos, e hoje ainda me encomoda
Passei pela episiotomia, além da manobra de descolamento de membrana, uso de ocitocina, rompimento manual da bolsa, tudo isso no meu primeiro parto, há 7 anos atrás, sem consentimento e conhecimento, hj na segunda gestação, 38 semanas, com plano de parto traçado, a procura de um parto mais natural possível. Já estou com 5 cm de dilatação, praticamente sem dor, nos pródromos, aguardando o início de trabalho de parto, aguardando o momento mais esperado para ir pra maternidade para que não ocorra nenhuma intervenção desnecessária
E aí??
Depois conta pra gente como foi seu parto 😊
@@banhodeestrogenio8514 minha filha nasceu ontem, parto totalmente natural, a bolsa rompeu as 15:30, senti as contrações em seguida, ritmadas e próximas, ela nasceu as 17:38, sem nenhum tipo de intervenção. Foi um parto totalmente tranquilo, não sofri nada.
Parabéns, Patrícia!
Muita saúde para vocês duas
Gente, vendo esses relatos. Dá até medo de ter filho, por causa da falta de respeito dos profissionais durante a gestação e na hora do parto
Uma amiga sofreu episio na terceira hora do parto ativo com a desculpa de que a criança tinha a cabeça grande. Plantão em hospital particular. Um absurdo!
Eu fiz episiotomia, a médica disse que iria precisar, não estava mais aguentando fazer força. Mas 3 mulheres só eu fiz episiotomia.
Sinto muito que vc tenha passado por isso!
Episio nunca é necessário 😩
Olá no meu primeiro parto a 14 anos fizeram em mim sem falar nada mas graças a Deus tive uma boa cicatrização
Agradeço a doutora de compartilhar seus conhecimentos e esclarecer a gravidez para as gestantes. Estudem na gravidez de vcs futuras mamães 😚
Dra. Foi feito isso no meu parto.
Meu bebê estalou. Estava entrando em sofrimento. A médica disse que precisava fazer esse procedimento. Não tive escolha. Fiquei sentando " torta" por muito tempo pois doía muito.
Já se passaram 43 anos e até hoje sinto dor nas relações , além de sempre o corte abrir um pouco na relação. Isso acabou com minha vida sexual.
Digo.... meu bebê entalou e nasceu com a cabeça amassada , que depois de uma semana voltou ao normal.
Você usa lubrificante?
Explicação Maravilhosaaaa, obrigada por tanta informação!
Pena q os médicos por aí não procuram se atualizar! obrigada 😘
Obrigada pelo elogio! Se os medicos na sua região não se atualizam, estude você, se empode e tenha pessoas que te apoiem ao seu lado.
Maravilha Dra. Sou Estudante de Enfermagem e minha área será a Obstetrícia, sim temos condições de fornecer a está mulher, no melhor momento de sua vida, que é o nascimento do ser amado.
Seja bem vindo!
A Obstetricia é apaixonante!
Adorei sua explicação! Moro no Japão e aqui o sistema ainda é antigo, pelo menos na clínica onde minha filha nasceu, foi um parto sofrido. Induzido, na mesma cadeira q mostra na imagem, minha laceração tbm foi provocada e ainda mais usou fórceps. Pedi, implorei para nao usar mas o médico dizia que era necessário. Não busquei informação sobre todo esse assunto e no momento só queria que minha filha nascesse logo para sair daquela dor. Graças a Deus ocorreu tudo bem.
Sinto muito que você tenha passado por tudo isso... e é muito comum na exaustão do final do trabalho de parto a mulher se entregar totalmente e só querer que acabe :(
Fico feliz que esteja tudo bem com vcs duas
Excelente vídeo! Obrigada por compartilhar seu conhecimento!
Faço com prazer! 😊
Tô gravida de 38 semanas e tô muito ansiosa com o parto
Não fica ansiosa não! Curte seu momento - ele passa rápido e já já seu bebê estará com vc
Como foi seu parto?
Falta atualização dos médicos mesmo, inclusive que eles sejam mais humildes de querer mudar. A maioria dos médicos só querem fazer a cirurgia da cesariana ou se a mulher conseguir escolher pelo parto normal fazer a episiotomia para “facilitar o trabalho deles”, sendo que não faz bem para a mulher.
Eu tive 3 partos normais um deles foi totalmente natural sem lacerar estou aguardando mais um parto quero q seja 100% natural sem cortes se Deus quizer vai ser tudo abencoado os dois que teve corte eu não sabia nada sobre o assunto totalmente desinformada hj sei q e um direito q tenho de não querer das vezes q tive cortes foi difícil demorou a cicatrizar foi muito ruim não gosto de lembrar estou aguardando um parto por esses dias estou de 38+5 semanas a primeira coisa q vem a minha cabeça e dizer não a episiotomia
Estou em minha segunda gravidez e passei também pela episiotomia, não sabia nem o que era pois não tinha buscado conhecer o trabalho de parto como agora. Quando fui pra sala de parto minha filha já estava "coroando" e a enfermeira disse que não era pra eu fazer força porque o médico iria fazer esse procedimento, eu achei que era "normal" em todo parto. Depois pessoas mais experientes disseram que foi desnecessário pois minha menina era pequena 47cm e 2,900kg. Não lembro se o médico usou anestesia no corte, lembro que usou para costurar, mas hoje sinto incômodo na relação íntima. Obrigada pela série explicativa sobre o parto, agora entendo mais sobre o que acontece com nosso corpo nesse momento tão importante.
Sinto muito que você tenha passado pela episiotomia… 😕
Fico feliz que agora você já tem essa informação e pode passar adiante para outras mulheres
Eu não tinha passagem e não faziam cesária ou seja não queriam fazer, eles me cortaram pra poder o bebê passar
Tive epsio eu pedindo pra não fazer, sem anestesia. Eu fiquei com sequelas é tão triste que não gosto nem de pensar que tudo poderia ter sido diferente .
Sinto muitíssimo 😢😢😢
Dr, to gravida do segundo filho, o primeiro a 8 anos atras, tive episiotomia, sem meu consentimento, nem anestesia local, não tiveram paciência, ainda usaram manobra de kristeller e forceps, alem disso na hora da sutura, o hospital de ensino que eu tive meu filho a dr estava ensinando a acadêmica e falava q tava errado mas estava bom. Minha consequência foram anos de queimação no perineo, uma cicatriz horrivel, minha ginecologista descreveu como um ponto frouxo e criou uma carne ali no meio. Agora no segundo eu nao tenho mt ideia, sei q nao qro a episio, nem a manobra rs, mas queria mt uma dica sobre refazer essa cicatriz, pq dois medicos que fui nao merecomendaram refazer. 😰
Sem examinar, não consigo avaliar
Mas, incialmente, também diria para não mexer no períneo…
E sinto muitissimooooooo por toda a história do seu parto anterior.
Espero que dessa vez seja melhor
Sim
Bom esclarecimento!
A 5 anos tive minha primeira filha, a 1h da manhã cheguei no hospital, com 5 cm de dilatação e bolsa rompida, sem dor alguma, me colocaram numa cadeira de rodas e da cadeira para cama e" não se mexe, fica deitada de ladinho e espera teu médico chegar" depois de 6 h ele chegou, após 3 horas de espera comecei a sentir as contrações e as 7h da manhã quando ele chegou com o anestesista me deram a peridural não senti mais nada nem o movimento das contrações, me colocaram na a posição de litotomia e disse faz força quando eu mandar, eu fiz umas 5 forças e ela nasceu, só descobri a episio em casa pq Não era normal aquela dor pedi para meu marido olhar e lá estavam os pontos e a maldita dor me acompanha na região até hj, os pontos eram absorvíveis e ficou tipo uma bolsa ali que me incomoda em certas ocasiões. Hj com 30 semanas não vou ganhar pelo convênio estou fazendo o pré natal, no meu primeiro parto me senti tão desrespeitada em meus direitos e minha autonomia de participar do meuuuuuu parto que vou ganhar no SUS lá tenho certeza se não tiver qualquer complicação poderei pelo menos caminhar e irão estimular o máximo possível para eu ganhar de parto normal e ganhar no meu tempo com o plantonista e não quando o médico chegar.
Sinto muito por sua experiência.
Espero que essa gestação te traga a experiência e lembranças boas
Tenho 2 filhos! 20 anos e 12 anos e os dois partos foram Episiotomia no momento não me avisaram que ia fazer o corte e simplesmente o médico fez!
Hoje estou grávida com 39 semana estou com medo do parto normal por estar apertado um pouco a entrada! será que não vou sofrer muito se não fizer a Episiotomia?
Por ter costurado o músculo do períneo, será que o músculo pode se estender e eu ter um parto natural sem precisar da Episiotomia?
Me esclareça essa dúvida obrigada 🙏❤️
Eu acho que cada caso eu caso viu,tem parto normal que de normal nao tem nada.... tive 2 bebes normal, to grávida agora do 3 filho e to querendo parto Cesário
Ótimo vídeo! Obrigada por nos orientar.
Fico feliz que tenha gostado 😊
Melhor vídeo do youtube ❤ obrigada!!
Estou nervosa , é a minha primeira vez, não quero que me maltratem! 😔
Não fique nervosa! 😊
Você já está no caminho certo...
Se posso te dar um conselho:
Estude! Tenha conhecimento de todo o processo... Tenha uma equipe de boa assistência e uma doula!
Se for ter pelo SUS - tenha doula, acompanhante bem informado e busque o hospital mais indicado por ela na sua região.
Dr eu posso ter a doula e o acompanhante ou somente o acompanhante?
@@hildarivera4150 depende da lei do município. Algumas cidades permitem os dois. Precisa pesquisar se a sua cidade tem uma lei permitindo acompanhante e doula
No meu primeiro parto, sofri uma episiotomia sem conhecimento e gostaria que agora no segundo parto fosse diferente... O que faço? Existe essa possibilidade?
Existe essa possibilidade!
Você pode deixar claro para a equipe que te acompanha sobre seu desejo; colocar no plano de parto - e ter um acompanhante que te apoie...
Meu primeiro parto tive corte e até hj 3 anos depois sinto dor, sensibilidade, mas meu bebê era grande e médico alegou isso, então como não era muito experiente não contestei, agora nessa segunda gravidez quero muito ter parto normal mas só de pensar no corte estou com medo posso ter parto normal e arriscar laceração natural? Já tendo esse feito a lâmina, quero muito que fosse natural e não a cortada foi quase 1 ano de recuperação quase tive que cortar de novo e suturar porque sarou apertado e e muito sensível minha experiência nesse assunto foi horrível.
Eu vi que o médico era meio apressado parece ter feito corte pra apressar parto, só que era tanta dor na hora que eu não lembro de muita coisa, mas o pouco que lembro e dessa pressa do médico, e outros detalhes que não quero comentar ele foi expulso do hospital por ser acusado da perda bebê por negligenciar atendimento e demorar . Então minha experiência poderia ter sido melhor nao sei, mas nessa estou com medo do corte mas não vou permitir só se for sofrimento fetal e todos na sala alegar isso....
Dra meu médico diz que a laceração que atinge o reto é pior do que a episiotomia. Verdade?
Não temos como prever uma laceração grave (que acomete reto) e, na maioria das vezes, em um acompanhamento sem intervenções, esse tipo de laceração não acontece… Não existe indicação para episiotomia!
Sofri episiotomia sem meu consentimento. Posso entrar com processo contra a médica? Ela simplesmente deformou minha vagina
Eu tive dois pratos naturais e fizeram epsotomia não tinha nenhum conhecimento.
Eles podem até não querer destruir o períneo mais querem se livrar logo das pacientes!
Mas a episiotomia não é capaz de acelerar o trabalho de parto...
Eu concordo que muitos médicos aceleram o trabalho de parto com diversas violências obstétricas - mas a episio não é uma delas.
Ela só é feita quando o bebê já está nascendo
Essa psiotomia pode ser para os lados ou é só pro anos!?
É feita no cru!?
Se a gestante pedir a episiotomia eles podem fazer?
Mas por que ela pediria um procedimento que aumenta os riscos para ela, e nao traz nenhum beneficio???
@@banhodeestrogenio8514 por preferência, por ter experiência das duas formas e com a episiotomia ter sido muiiiitooo melhor para mim contei meu relato aqui nos comentários sofri demais no segundo parto ( a laceração) e o meu primeiro me recuperei rápido sem sofrimento ( com episiotomia)
Por isso perguntei pois estou na minha terceira gestação e gostaria de pedir se poder
@@stephaniealmeida1274como foi sua recuperação pós episio? Recuperou bem ou sente dor ?
Eu N sabia e ninguém me falou pra quer servia