Por que Deus permite os sofrimentos?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 23 พ.ย. 2024
- Por que razão permite Deus que haja sofrimentos no mundo como os causados pelo novo coronavírus? Que resposta de fé devem dar os cristãos em momentos como este, que nos colocam diante da nossa impotência e fragilidade?
São tomas diz que há cinco razões por que Deus costuma permitir os sofrimentos e males da natureza, como é o caso dessa pandemia: Veja o vídeo.
Com fortaleza e esperança, vamos agora enfrentar esta pandemia que esperamos que seja contida e que passe em breve! Tenhamos esperança! Deus nos ama e está conosco!”.
a) Pôr todo o nosso empenho no exercício das virtudes, especialmente das que são mais necessárias em tais circunstâncias: a paciência; a devoção em todas as formas que admite a prática doméstica da nossa fé (a récita do Rosário, a leitura da Escritura, de vidas de santos, de livros espirituais etc.); os cuidados que recomenda a prudência, para evitarmos o contágio e não expormos nossos idosos e enfermos; a oração pelos contagiados, pelos falecidos, pelos que têm de suportar sem fé nem esperança em Deus o peso dessas moléstias etc.
b) Encarar com seriedade os riscos da doença, vendo-a como uma ocasião oportuna para meditar sobre a morte, que nos pode surpreender a todos; a fragilidade da nossa existência, de duração tão incerta; e a vaidade de tantos projetos e sonhos, que se desfazem como o pó de que somos feitos e ao qual hemos de tornar um dia.
c) E viver com espírito de mortificação estes tempos, aproveitando todos os sofrimentos, pequenos e grandes, que Deus nos enviar, para assim purificarmos nossa alma, pagarmos nossa pena temporal, aumentarmos nossa glória no céu e, unidos ao sacrifício redentor de Cristo, expiarmos os pecados dos que não creem, não adoram, não esperam e não O amam: “Meu Deus, é por vosso amor!”
Fonte: Padre Paulo Ricardo