Exatamente o que penso. Tinhamos que estar quebrando o sistema e não querendo atingir o topo dele. Esse sistema é que faz com que nossa população continue na base.
Mas, por outro lado, se os negros tiverem mais dinheiro, eles terão mais influência e poderão educar os outros negros sobre os males do capitalismo e as benesses de um Estado de Bem Estar Social... Se a maioria dos negros simplesmente se enxergassem como tal e votassem na esquerda, já seria algo revolucionário... E negros no poder podem influenciar nisso.
Oi, gente! Esse é um vídeo com algumas reflexões....e quero saber a opinião de vocês!! Se gostarem do vídeo, não esqueçam de curtir e compartilhar! Até quinta que vem! Bjsss
Eu sei bem como é isso eu nunca fui pessoa de Baixa Renda porém por ser negra já passei por várias situações como essa tipo A Sua Patroa Está Em Casa, Em Que Casa Você Trabalha, Essas coisas ê até mesmo por seguranças do meu Condomínio
Adorei o vídeo! Também tenho pensado muito sobre esse assunto tão complexo. É claro que se estamos dentro de um sistema capitalista, não temos como fugir completamente da ideia de buscar a ascensão em diversos níveis como, por exemplo, o acadêmico, mas também e principalmente o financeiro. Porém, não podemos, ainda que individualmente estejamos numa posição mais confortável, deixar de ter em mente todas os problemas sociais existentes dentro desse sistema e lutar na busca por uma sociedade menos desigual, ainda que essa seja uma luta de longo prazo. Outra frase que tenho ouvido em alguns eventos dos quais participei e que me gera um certo conflito é a que diz: "Não somos descentes de escravos" muitas vezes acompanhada de um "Somos descendentes de reis e rainhas". Entendo a necessidade de afirmar que a escravidão não é uma característica naturalmente inerente à população negra, e que também é preciso ampliar nosso olhar para as diversas posições sociais que os indivíduos dessa população negra diaspórica ocupavam antes de serem trazidos à força para o brasil. Porém, acredito que essa frase solta e descontextualizada pode gerar algumas interpretações equivocadas, como, por exemplo, a pensar que reis e rainhas foram seres-humanos mais dignos de orgulho que pessoas escravizadas devido à posição social que ocuparam o que pode nos levar a invisibilização da contribuição de nossos antepassados escravizados para história e cultura de nosso país. É preciso também dizer que nos orgulhamos das lutas e das diferentes formas de resistência de nossos antepassados escravizados. Resistência que vai além da luta contra a escravidão em si, mas também se manifesta em fazer resistir por exemplo práticas culturais, religiosa.
Sempre achei estranha essa lógica de "vamos ficar rico pra fugir disso", principalmente se tendo tanto exemplos de pretos que tem um certo destaque (atores, jornalistas, etc..) sofrendo ataques racistas. É muita ilusão achar que só o dinheiro e se inserir em espaços vai eliminar uma questão que foi construída em séculos. E também sempre me perguntei, pq se inserir em vez de criar? A quem vai servir esse "preto no topo"? São muitas questões mesmo.
Sempre pensei nisso!! Que bom ouvir vc falar sobre. Todos deveriam ler femismo pra os 99%, fala sobre como libertação mesmo só vem com a luta anti capitalista, anti racista e feminista.
Gabi, você é muito sensata. Concordo com seu posicionamento. Fiquei com o questionamento: o que é o nosso "topo"? É esse ideal de riqueza e acúmulo de bens? Acho que essa é uma lógica branca que difere da nossa. Acho que precisamos criar o nosso próprio ideal de "topo", de sucesso, de vem viver. É difícil pensar nisso quando muitos de nós estamos sendo mortos nas periferias, que queremos apenas sobreviver... mas sonho com o dia em que estaremos preocupados em criar uma vida boa para nós e para os nossos. Beijo pra você!
Gabi, parabéns pelo vídeo. Em uma discussão recente sobre sapatilhas, bolsas de luxo, eu só conseguia pensar: que merda a gente reforçar que sucesso é isso. Que você não tem um bolsa agora, mas pode almejar ter. Pra quê?? "Ah, mas porque é negro, você está reclamando do consumo". Não. Qualquer consumo EXAGERADO terá o meu repúdio. A gente, às vezes sem perceber, reproduz que a demonstração máxima do sucesso é o consumo e o acúmulo de riquezas! Foda. A questão não é poder comprar hoje ou amanhã, a questão é: pq a gente precisa comprar? Pq precisa custar tão caro? Pq algumas pessoas têm tanto dinheiro pra suprir suas necessidades básicas e as nem tão básicas assim, enquanto outros não conseguem ter acesso ao mínimo? Estou falando de não consumir? Não!! Vou mudar o sistema se deixar de consumir? Não! Mas podemos criticar o sistema ao invés de reforça-lo. Beijinho
Gabiii, eu penso dessa forma também, mas nunca consegui explicar de maneira tão clara. Certa vez eu estava discutindo o assunto na república onde moro e uma colega me questionou e reprimiu de maneira bem dura quando falei sobre, naquele momento estava muito cansada para me aprofundar nisso, até porque era uma pessoa branca irredutível, então simplesmente deixei pra lá. Me traz um "conforto" perceber que meu pensamento tem lógica sim.
Já diria Malcom X: não existe capitalismo sem racismo. Mesmo que existisse, é absurdo demais ignorar qualquer forma de opressão se desejamos construir um mundo novo. Muito bem dito, como sempre, melhor youtuber
Joao Lucas O capitalismo é inevitável, o racismo não, o racismo é uma vergonha, n caia nessa ideia de que um precisa está vinculado ao outro pq será condenar o povo negro pra sempre
@@leticiafigueiredo5812 condenar nosso povo para sempre é alimentar um movimento negro que não combate a raiz do racismo e, logo, não consegue eliminar o racismo. O capitalismo nunca abriu mão do colonialismo o colonialismo necessita do racismo. Além disso, o sistema capitalista explora a grande maioria dos negros em função de sua classe. Não podemos esquecer que a maior parte dos negros são trabalhadores. Capitalismo não é natural nem sustentável de nenhuma forma. Como já diria Angela Davis: o socialismo é o único futuro possível para o planeta e para o bem estar das pessoas.
Joao Lucas Eu concordo com vc, mas o problema em sim não é o capitalismo, e sim ele alinhado com o estado, e querendo ou nao, sendo lindo ou não, o socialismo não vai acontecer, ele não faz sentido e não estimula o desenvolvimento da tecnologia, então o humano não abrirá mão do capitalismo, mas racismo pow, é outra coisa, o capitalismo pode sim evidenciar o racismo, mas só pq ele existe e não pq ele o cria
Acho que essa discussão se conecta muito com o conceito de "empoderamento" usado quase como um ponto ou vírgula. Acredito que qndo se fala em empoderar deve se considerar um grupo, não um indivíduo, que é o exemplo que mais vemos, e o que se torna até injusto.
sério Gabi, você é perfeita! acho incrível como você trás um debate super acadêmico e complexo pra o discurso popular. a forma como você fala é tão simples e didática! os professores universitários deviam assistir seus vídeos e aprender que n é escrevendo artigos científicos que se muda o mundo. o seu conteúdo e muito mais acessível e por isso é fonte de transformação!! te amo muitoo
Uma reflexão daqueles que te põe pra pensar traz maneira correta e sensata do q se é msm...excelente lindona obrigado por compartilhar conosco 👏👏👏 smp somando bjus sucesso lindona
Eu entendo a expressão como mobilidade social .É bom saber que o sistema não é completamente engessado.Somos vistos como minoria por não reconhecer nossos próprios potenciais, financeiros, inclusive.
Estou concluindo a minha segunda graduação e tenho plena consciência de que pouquíssimos dos meus tiveram a oportunidade de passar pelos lugares que passei. "Pretos no topo" remete a noção de meritocracia, que é uma ideia muito rasa e parcial da realidade brasileira. P.s.: Gabi, você está muito linda!!!
Gabi, ontem estava passeando e turismando por SP e dei de cara com vc aqui do lado da estação Sumaré. Vc estava entrando em.um evento na galeria ( tiramos uma foto. Rs) Sério, não pude dizer na ocasião como admiro seu trabalho aqui no youtube e vc. Apendri muitas coisas com vc, mesmo eu sendo mais velha (rs)...Vc me encanta e é simplesmente deslumbrante pessoalmente. Diva, diva! Abraço e sucesso.
Gabi é muito maravilhosa! Pensando em economiques, a existência do topo só causa problema e os países do mundo onde as pessoas tem maior qualidade de vida são aqueles onde a concentração de renda foi superada. Acho muito válida e importante a reflexão sobre o que se constrói para a sociedade quando ficamos ricos. Obrigada, Gabi! Muito sucesso!!!
Gabi seu canal é muito válido. Me faz refletir sobre o meu papel como jovem negra buscando a ascensão e a importância de entender a nossa pirâmide social, a busca é muito mais ampla e coletiva.
Mana, a senhora é muito sensata. Tu ainda é a única TH-camr que tenho o prazer de ouvir e ver. Das poucas que consegue fazer debate de classe de forma mais coerente.
Amei o vídeo, Gabi! Discussão muito pertinente! A maioria de nós não pensa que pra UM estar no topo, MILHARES têm que ralar muito pra ao menos sobreviver com o mínimo...
Gabi, boa tarde. Eu vejo que a expressão Pretos no topo é muito positiva, pois o que mais sinto falta principalmente na sociedade negra brasileira são exemplos e estímulos para a nossa juventude negra. Muitas vezes a gente caminha sem ter nenhuma referência e muitos até se perdem nesta trajetória. Realmente quando pensamos em topo, não podemos pensar em limites, mas em etapas que vamos concluindo no nosso desenvolvimento. Realmente a visão não pode ser individualizada, mas serve de incentivo para os que estão próximos vejam a possibilidade de atingir objetivos mais altos. Vejo que ainda não estão ou não querem se acostumar com a nossa presença em muitos lugares, mas quanto mais dos nossos quebrem estas barreiras, vai ajudar a fortalecer muito mais a auto estima do nosso povo.
Gabi, gostei muito desse vídeo. Entendo e concordo com seu posicionamento. Ou a gente abre os dois olhos pra de fato sermos livres de padrões ideais sociais nocivos ou de nada vai adiantar toda luta até aqui e toda a reflexão.
Esse vídeo traz uma discussão extremamente importante e muito ainda ignorada. Uma luta anti-racista que não é também anti-capitalista (e vice versa), o que propõe de fato? Com certeza vou compartilhar o vídeo
Ótima reflexão, Gabi! Eu sempre ouvi essa expressão de uma forma positiva, no sentido de que, ocupando esses espaços, que são espaços de poder no sistema socioeconômico que estamos inseridos, haverá voz, e assim a luta contra a desigualdade poderá impactar pessoas que não estávamos conseguindo impactar. Mas é claro, isso depende totalmente da pessoa que está chegando a esse "topo", ela pode se corromper, ou pode abraçar a luta de forma mais intensa. E o "pretos no topo" deve ser só meio, jamais fim. De fato, muitas pessoas se acomodam e acham que está tudo bem quando vemos Rihanna, Beyoncé e outras pessoas em destaque. Em resumo, adorei quando você disse que não deveria existir topo, é isso. :)
Brilhante, Gabi! Longe de mim falar que é certo/errado falar em pretos no topo, esse nao é meu lugar. Agora quando você fala sobre ter como meta a inversão dos papéis no sistema e não a sua destruição, você chega ao ponto crucial de todos os problemas sociais. É preciso quebrar a roda para que o ciclo acabe! Enfim, perfeita sua reflexão, mas isso já é comum. ♥️♥️♥️
sempre me emociono ao ver seus vídeos e fico pendando, como o mundo previsa de mais pesdoas como vc, multiplicando as informações e dando o apoio para o crescimento da raça negra. muito obrigada por tudo 😍
Que reflexão pertinente, por vezes nos sentimos sós quando nos deparamos com tanto conteúdo, especialmente coberto pelo tema autoestima, reforçando consumo, marcas, bolsas, e coisas do tipo ' vc não é coitadinho, trabalhe para ter' De fato, não existem coitados, mas vítimas de um sistema de consumo voraz e que sim, coloca uma maioria na base para que uma pequena parte tenha seus privilégios. Triste ver uma celebração ao ' veja o que tenho ' ser confundido com inspiração. Empoderamento e ostentação viraram sinônimos. E perceber que qualquer fala de reflexão seja confundida com inveja...... perfeita tua abordagem lúcida e necessária. Todo topo está sobre alguém ou alguma coisa!!!
Adorei a reflexão. Essa estrutura social na qual vivemos só reforça a depressão, tu pensa que não tem solução. A solução seria vivermos em uma sociedade mais igualitária, social, mas muitos não são a favor desse tipo de sistema justamente por terem privilégios. As pessoas só se interessam no que vai trazer vantagens a elas.
As pessoas precisam URGENTEMENTE entender que não existe forma de se falar sobre opressão de gênero e cor sem falar de CLASSE. Parabéns pela sensatez, Gabi! ❤️
Se o problema é em cima do que o sistema se sustenta, por que celebrar estar no topo dele? O lance é derrubar o sistema. Muito foda tua reflexão, Gabi. Obrigada por compartilhar e nos instigar a pensar e questionar de maneira crítica!
Amo seus vídeos! Leve nas palavras, explicando coisas que seriam díficeis pra mtas pessoas falarem da forme que você aborda. Além desse astral maravilhoso!
Sei que não era o foco mas adorei essa make basiquinha mas trabalhada. Você é a rainha da sensatez e os vídeos curtos são meus amores, pq a vida anda tão corrida pra 40 minutos à 1h de vídeos.
Oi Gabi, concordo com o que vc diz. Acho sua reflexão importante e sempre válida. Agora penso que com população negra sendo historicamente vista como inferior e tendo muito menos oportunidades de ascender, termos representantes negros no topo é também importante. Entendo que a ocupação de poder pelos negros faz parte do processo de diminuição do racismo estrutural. Penso que exaltar as pessoas pela ascensão financeira não é a melhor forma nesse mundo tão desigual, mas o mundo não deixará de ser desigual e o dinheiro não deixará de garantir poder, pelo menos tão cedo, então que no topo tenhamos a maior representatividade possível. Obrigado pelo vídeo e por compartilhar suas reflexões.
Perfeita reflexão, Gabi! Compartilho desse mesmo pensamento 👏🏼 Ou quebramos esse sistema ou infelizmente reproduzimos acreditando que está no topo mudará alguma coisa! Porém, se esse chegar ao topo, seja pra juntos mudar a cor desse topo, e consequentemente mudar a cor da base, talvez seja válido!
Primeiro: Vou cópiar essa glow na Make sim. Segundo: Eu super entendi mas eu ACHO que quando as pessoas falam isso como motivação para pretos e pretas que conseguem alcançar suas metas nesse caos, desde a preta que abre seu salão até o Rihanna com seus milhões.
Excelente reflexão Gabi. É preciso pensarmos mesmo sobre as estruturas sociais que nos mantém onde estamos. Ocupar espaços sem lutar contra a desigualdade não muda muito coisa. A meritocracia é uma falácia que ilude quem não consegue enxergar o racismo estrutural.
Falou tudo Gabi. Fico feliz em saber que SIM, existem pessoas que conseguem enter isso. Que deveríamos nos preocupar com a igualdade independente da cor da pele
Concordo com vc gaby...nem sempre quando um negro é milio o bilio ou bem de vida se considerem negro no topo...sendo que na maior parte existe uma desigualdade mto grande...preto no topo msmo é aqele q luta pela igualdade social e vai além das expectativas de pensar e viver...todos podem está no topo deis qe comece com dignidade.
Gabi, gostei imenso do conteúdo desse vídeo. Penso que o racismo, as diferenças sociais deveriam ser combatidas com igualdade de oportunidades, essa é a palavra chave. Os negros de facto são os mais desfavorecidos sim por conta da pesada herança que a escravatura nos deixou. Adoraria que a população negra entendesse de uma vez por toda que o caminho é árduo mas, temos que marcar pela diferença, vamos nos valorizar através da educação, boa conduta, mudança de comportamentos e habitos que nos desfavoreça, lutar com armas brancas sem sujar a nossa imagem. Isso sim, para mim é estar no topo. Juntos somos mais fortes. Beijinhos
Realmente, lista da Forbes, termos como “pretos no topo” dentre outros termos pejorativos que nos fazem levar a ter a pobre ilusão de que essa é a solução dos problemas, só nos afasta mais ainda da realidade do país. Eu também amo ver a vitória de uma pessoa negra, me deixa muito feliz - levando em consideração que a maioria está um pouco longe de conquistar realmente o que gostaria- devido a concentração de renda no nosso país. 😘😘
Acho importante tentarmos sempre alcançar o topo, permanecer no topo, desigualdade sempre vai existir. Acredito que chegando nesse topo, sendo formadores de opinião, assim como você é, sendo capaz de debater, lutar, ajudar outras pessoa já faz uma grande diferença. Sinceramente vejo que hj alguns de nós só conseguiram conquistar algo, pois anos atrás um outro negro sentiu-se capaz e conseguiu e motivou outro negro.
É bem isso, esse acúmulo de riquezas e a super valorização do bem ao invés da vida é uma lógica ocidental/branca, não podemos achar que seguir essa logica é a solução, na verdade é mais parte do problema mesmo. Se o seu trabalho, o seu dinheiro, o seu negócio, enfim o que te faz mais afortunado só traz frutos a você e a sua família, infelizmente você precisa desconstruir a lógica capitalista individualista européia, somos comunidade e precisamos entender o real significado do "eu sou porque nós somos", a ganância é branca e é uma das causadoras de toda desgraça que a sociedade ocidental gera né? Bora empreender e ganhar dinheiro, mas por nós, e não por mim, só com organização e coletividade podemos mudar a nossa realidade, porque os brankkkos só fingem se importar.
Então por essa lógica, tudo o que a gente produzir, fruto do nosso trabalho, deve ser compartilhado com todos os outros que não tem condições, mesmo não sendo de nossa família, pelo fato de serem negros e consequentemente menos favorecidos?
@@g3fox se você teve que perguntar isso dessa forma provavelmente você não entendeu a real lógica, não é pegar o seu salário e compartilhar com outras pessoas negras a sua volta, é sobre tomar iniciativas e gastar o seu bem mais precioso (seu tempo) para desenvolver e ajudar sua comunidade, "só pelo fato de serem negros menos favorecidos"; se esse fato é "só" pra vc, infelizmente ce tem que voltar algumas casas... (isso se vc for uma pessoa negra)
Gabi, seu vídeo me lembrou muito um trecho do livro Olhares Negros, da bell hooks, em que ela diz que o fato dos indivíduos muitas vezes focarem-se em obter ganhos materiais acaba sacrificando suas conexões positivas com a cultura negra e a experiência da negritude. Não foi exatamente o que você trouxe pra nós, mas abriu minha mente pra fazer essa conexão porque achei uma reflexão muito pertinente e saudável a que você fez! E a bell nos diz que sempre haverá crise na identidade negra e que o racismo sempre estará internalizado em nós (na forma de baixa autoestima, por exemplo) enquanto essa luta por autossuficiência econômica ou privilégio material não vier acompanhado pelo conhecimento da nossa própria história cultural e identitária. E adorei o vídeo porque, como sempre, amo suas análises
Isso mesmo, Gaby. Eu também trago essa reflexão sempre que ouço a expressão "pretos no topo". Não adianta pensar que basta conseguir dinheiro que estará melhor. Não estará.
Gabi, vídeo muito necessário e reflexão ótima !! Mas eu só diria que pra uma próxima vez que você trouxer dados pra você deixar eles escritos na tela, porque assim fica muito mais fácil de visualizar e mensurar o que você tá falando.
Super concordo! Caridade não muda a realidade de uma pessoa a longo prazo, e nem possibilita ascensão de classe de uma população, o que possibilita são políticas públicas.
Olá, Gabi. Pura sensatez. Eu não gosto dessa expressão. Muitos nao.percebem que para alguns no topo existem milhares na base. Inclusive muitos ícones da sociedade americana vivem uma vida de opulência que não me agrada, ainda que eu goste deles como artistas. Minha visão de sociedade ideal é bem igualitária e essa visão de "topo" certamente está atrelada a muita exclusão. Depois que li " O Segredo da Dinamarca", percebi que o modelo de sociedade que acredito ser mais coerente existe. Muito feliz por sua reflexão.
Aí Gabi obrigado por esse vídeo ✊🏾🖤 estava pesando muito nisso esses tempos, o quando as conquistas individuais impactam em todo um coletivo. Porém será que ocupar espaços " embranquecidos" de alguma forma ajuda a quebrar opressões que nós pessoas negras passamos. Já que é tudo de uma forma estrutural.
Tô muito emocionada. Mesmo. Que fala mais necessária, Gabi. Principalmente vinda, como vc mesmo bem colocou, de uma mulher negra que ascendeu socialmente. A gente tem que ter muito cuidado pra não cair nessa armadilha que alimenta a ideia da meritocracia e que continua baseada na exploração de muitos por muito poucos. É como eu costumo dizer, não me agrada em nada a ideia de ser rica enquanto tantos passam por necessidade.
Tu é incrível e a cada vídeo que posta eu gosto mais do jeito que fala sobre as coisas. E só pra ressaltar, tu ficou maravilhosa com essa make glow. ❤️
Que ótimo debate! Certamente não deve ser meta de nós, povo negro, contribuir para a bizzara desigualdade social. Mas ainda me parece bem relevante a força da representatividade. E aí, talvez eu tenha uma leitura otimista ou simplista de "topo", mas sim, quero ver cada vez mais pretos e pretas em espaços institucionais de poder, sejam eles burocráticos, financeiros, midiáticos...precisamos, sim, ocupar esses espaços de tomada de decisão política e econômica. Não acho que nossa luta antirracista tenha apenas um viés, uma direção ou forma de ação...enfim, vale muito o debate. Obrigada.
Nosssa, que reflexão! Meu deus ... Eu em alguns momentos já me peguei pensando e questionando sobre isso , mas ao mesmo tempo me metralhando com essa frase "pretos no topo" Eu comecei a acreditar que os meus "problemas"seriam resolvidos se Eu estivesse no topo, e que eu precisava chegar no topo . E vejo que não! Mais uma vez obrigada por compartilhar esse pensamento . Isso já fazia sentido pra mim ,agora então MT mais! Parabéns pelo conteúdo!!
A reflexão que esse vídeo me traz e que me deixa preocupado quando você fala que é legal essas pessoas que estão no topo pagando fiança, construindo escola e coisas do tipo, mas não podemos esquecer que esse é um papel do Estado cumprir, que a gente tem que cobrar o Estado não ser racista e não prender as pessoas, ou oferecer uma educação de qualidade, e etc etc, o termo pretos no topo vem como uma solução dentro do nosso sistema econômico vigente, pra dar exatamente essa ilusão de que tá tudo tope pq tem pretos em cargos importantes, e tal enquanto metade da população do Br não tem bem emprego formal de carreira assinada, a luta antiracista é uma luta anticapitalista tambem, e tem que ser encarada assim! Ótima reflexão que cê trouxe
Aqui no Brasil não existem tantos pretos no topo e sim pardos que se dizem pretos no topo exemplo vc deveria ser a maior embaixadora/influencer (sei lá) negra do Brasil e nao uma certa bloqueira parda que se diz negra embaixadora da seda te admiro muito Gabi
@Fernanda Nascimento nao desmereci só qui deixar o fato de que no Brasil os negros retintos de fato nao estao em lugares que poderiam ser deles porque tem pardo/mestico fazendo blackface eu nunca disse que a Raiza nao é boa apenas nao acho certo ela estar representando por exemplo uma linha de cabelos crespo sendo que o cabelo dela é 3a ou seja ela nao representa esse "lugar" de fato ja Gabi que é negra e tem cabelo crespo representa porem nao esta nessa posicao e porque será ? É isso que eu falei no comentario
@@liviadepaula deve ser por que essa é minha opnião e não a da Gabi e eu nao comentei necessariamente sobre o video e sim sobre blackface... eu so quis fazer uma relacao mas enfim
Hoje faço graduação em História , Gaby e meu pensamento desde que me entendo por gente é quero mundo o mundo de alguma maneira e hoje vejo o quanto esse meu pensamento foge do padrão, visto que tenho muitos amigxs que tem um pensamento de alcançar esse topo. Hoje vc me fez ver que esse caminho que estou seguindo não é algo incomum ou alucinado mas sim um pensamento diferente do fluxo normal que o sistema nos induz
O fim, então, seria uma sociedade melhor para nós, os pretos. Uma sociedade em que o nosso topo seja andar na rua e não ter medo de morrer. Acho que foi isso que entendi da tua fala. Não sei se entendi certo. Gostei muito do seu vídeo. Obrigada por sua voz! Abraço, Gabi!
O que penso é que é importante tá no topo sim pq foi um local historicamente negado a nós. Me pergunto o quão eficiente estar "fora" do sistema ? Me parece muito mais eficaz se utilizar da estrutura vigente para modificar e não se manter fora dela pq, infelizmente, me parece impossível modificar algo estando fora. Acho IMPORTANTE DEMAAAIS chamar atenção justo a questão da meritocracia e da não romantização do capitalismo mas fico preocupada também com o total oposto: se manter totalmente fora da "lógica" pq aí segue sem mudar nada. Concordo super com a ascensão econômica não der o "fim", mas é importante demais ser o "meio". O próprio Djonga (do "pretos no topo") usa o de sua condição financeira para modificar a realidade de outras pessoas negras e acho isso absurdamente revolucionário.
tbm acho, até pq a mudança poderá ocorrer melhor quando a gente está inseridos, não fora. Além, do mais, não consigo ver como esse cenário vai mudar, então alcançar o topo e ajudar os seus pode ser uma boa forma de começar
Perfeito! Mesmo que não seja a mesma forma como eu vejo, esse ponto de vista é incrivel e fundamental. Quando eu ouço #pretosnotopo, o que eu enxergo é que estamos ocupando estes espaços TAMBÉM, e que todos os outros também serão ocupados de forma organica. E que mesmo que vocês brancos não nos vejam, nossa existencia transpassa seu racismo. E traz o sentimento de empoderamento social, rompendo a barreira da subalternização. Nos enxergamos como reis e rainhas, herdeiros do mundo. E não só como corpos explorados e violados sabe?! Agora, a partir disso, é super importante entender que o fim não é o capital. E é importante dizer que, até nos exemplos que você citou, ele foi meio. Meio de empoderamento. Quando um empresário paga as dividas de financiamento estudantil pra um grupo de negros, o capital é o meio. Quando o Jay Z paga a fiança de negros que participaram de protesto, o dinheiro é o meio. Quando a Beyoncé faz clipe no Louvre o dinheiro é o meio. Entende meu ponto de vista? Ascender socialmente pra nós, tem ido além de só acumular. É importante quebrar essa roda do capitalismo de nós pra o mundo gradualmente. E enquanto isso acontece devagar, quando a gente chega nesse "topo" da forma branca de chegar, ressignificamos a forma de usar o dinheiro deles.
Exatamente o que penso. Tinhamos que estar quebrando o sistema e não querendo atingir o topo dele. Esse sistema é que faz com que nossa população continue na base.
Exatamente, esse pensamento continua com a ideia hierárquica da sociedade.
Esse sistema capitalista!
Mas, por outro lado, se os negros tiverem mais dinheiro, eles terão mais influência e poderão educar os outros negros sobre os males do capitalismo e as benesses de um Estado de Bem Estar Social... Se a maioria dos negros simplesmente se enxergassem como tal e votassem na esquerda, já seria algo revolucionário... E negros no poder podem influenciar nisso.
Bicho a culpa é do estado, a pobreza é um estado natural do ser humano, oq gera riqueza é o capitalismo
@@leticiafigueiredo5812 o que gera desigualdade e exploração, vc quis dizer?
Oi, gente! Esse é um vídeo com algumas reflexões....e quero saber a opinião de vocês!!
Se gostarem do vídeo, não esqueçam de curtir e compartilhar! Até quinta que vem! Bjsss
Eu sei bem como é isso eu nunca fui pessoa de Baixa Renda porém por ser negra já passei por várias situações como essa tipo A Sua Patroa Está Em Casa, Em Que Casa Você Trabalha, Essas coisas ê até mesmo por seguranças do meu Condomínio
Adorei o vídeo! Também tenho pensado muito sobre esse assunto tão complexo. É claro que se estamos dentro de um sistema capitalista, não temos como fugir completamente da ideia de buscar a ascensão em diversos níveis como, por exemplo, o acadêmico, mas também e principalmente o financeiro. Porém, não podemos, ainda que individualmente estejamos numa posição mais confortável, deixar de ter em mente todas os problemas sociais existentes dentro desse sistema e lutar na busca por uma sociedade menos desigual, ainda que essa seja uma luta de longo prazo. Outra frase que tenho ouvido em alguns eventos dos quais participei e que me gera um certo conflito é a que diz: "Não somos descentes de escravos" muitas vezes acompanhada de um "Somos descendentes de reis e rainhas". Entendo a necessidade de afirmar que a escravidão não é uma característica naturalmente inerente à população negra, e que também é preciso ampliar nosso olhar para as diversas posições sociais que os indivíduos dessa população negra diaspórica ocupavam antes de serem trazidos à força para o brasil. Porém, acredito que essa frase solta e descontextualizada pode gerar algumas interpretações equivocadas, como, por exemplo, a pensar que reis e rainhas foram seres-humanos mais dignos de orgulho que pessoas escravizadas devido à posição social que ocuparam o que pode nos levar a invisibilização da contribuição de nossos antepassados escravizados para história e cultura de nosso país. É preciso também dizer que nos orgulhamos das lutas e das diferentes formas de resistência de nossos antepassados escravizados. Resistência que vai além da luta contra a escravidão em si, mas também se manifesta em fazer resistir por exemplo práticas culturais, religiosa.
Adorei,o vídeo gabi ótimo como sempre ^3
Ótima reflexão 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Desigualdade é uma questão que deve ser discutida e solucionada, pois é a origem de inúmeros problemas sociais.
@@leticianascimento64 Se em cada 10 negras que entra no condomínio 7 e doméstica ele iria achar que você e oque ???
Sempre achei estranha essa lógica de "vamos ficar rico pra fugir disso", principalmente se tendo tanto exemplos de pretos que tem um certo destaque (atores, jornalistas, etc..) sofrendo ataques racistas.
É muita ilusão achar que só o dinheiro e se inserir em espaços vai eliminar uma questão que foi construída em séculos. E também sempre me perguntei, pq se inserir em vez de criar? A quem vai servir esse "preto no topo"? São muitas questões mesmo.
Concordo
Mano isso de ficar rico é ideia de favelado mesmo, não tem como tlgd, o dinheiro não trás felicidade, mas a falta dele é a raiz de muitos problemas
nossa, SIM!
Teríamos que criar um novo mundo ou fazer do "nosso jeito".
tbm acho, mas aprendi com a Beyonce nesses ultimos albuns, que pretos com o capital pode ser muito importante para essa luta
Nunca tinha pensado nisso!
Surreal como a gente passa a reproduzir frases de “lacração” sem nem pensar o que isso representa no macro.
Amei a make glow Gabi!!
Sempre pensei nisso!! Que bom ouvir vc falar sobre. Todos deveriam ler femismo pra os 99%, fala sobre como libertação mesmo só vem com a luta anti capitalista, anti racista e feminista.
Isso aí, não existe liberdade de fato no capitalismo.
Sim! Esse manifesto é essencial para que a gente repense nossa atuação no mundo. Ou lutamos juntos pelos 99%, ou continuaremos sendo oprimidos.
Q interessante! Vou procurar esse livro!
Muito obrigado por essa reflexão coletivista, ter noção de que algo individual não é coletivo e passar isso pra frente
Gabi, você é muito sensata. Concordo com seu posicionamento. Fiquei com o questionamento: o que é o nosso "topo"? É esse ideal de riqueza e acúmulo de bens? Acho que essa é uma lógica branca que difere da nossa. Acho que precisamos criar o nosso próprio ideal de "topo", de sucesso, de vem viver.
É difícil pensar nisso quando muitos de nós estamos sendo mortos nas periferias, que queremos apenas sobreviver... mas sonho com o dia em que estaremos preocupados em criar uma vida boa para nós e para os nossos.
Beijo pra você!
Gabi, parabéns pelo vídeo. Em uma discussão recente sobre sapatilhas, bolsas de luxo, eu só conseguia pensar: que merda a gente reforçar que sucesso é isso. Que você não tem um bolsa agora, mas pode almejar ter. Pra quê?? "Ah, mas porque é negro, você está reclamando do consumo". Não. Qualquer consumo EXAGERADO terá o meu repúdio. A gente, às vezes sem perceber, reproduz que a demonstração máxima do sucesso é o consumo e o acúmulo de riquezas! Foda. A questão não é poder comprar hoje ou amanhã, a questão é: pq a gente precisa comprar? Pq precisa custar tão caro? Pq algumas pessoas têm tanto dinheiro pra suprir suas necessidades básicas e as nem tão básicas assim, enquanto outros não conseguem ter acesso ao mínimo? Estou falando de não consumir? Não!! Vou mudar o sistema se deixar de consumir? Não! Mas podemos criticar o sistema ao invés de reforça-lo. Beijinho
Gabiii, eu penso dessa forma também, mas nunca consegui explicar de maneira tão clara. Certa vez eu estava discutindo o assunto na república onde moro e uma colega me questionou e reprimiu de maneira bem dura quando falei sobre, naquele momento estava muito cansada para me aprofundar nisso, até porque era uma pessoa branca irredutível, então simplesmente deixei pra lá. Me traz um "conforto" perceber que meu pensamento tem lógica sim.
Pega um dia que o pessoal vai tá livre e passa o video pra eles verem.
Acho que nem vale a pena tentar explicar isso pra ele , acho bem mais válido mostrar isso pros pretos
@@BeatrizSantos-dv6dq exatamente
Já diria Malcom X: não existe capitalismo sem racismo. Mesmo que existisse, é absurdo demais ignorar qualquer forma de opressão se desejamos construir um mundo novo. Muito bem dito, como sempre, melhor youtuber
Joao Lucas O capitalismo é inevitável, o racismo não, o racismo é uma vergonha, n caia nessa ideia de que um precisa está vinculado ao outro pq será condenar o povo negro pra sempre
@@leticiafigueiredo5812 condenar nosso povo para sempre é alimentar um movimento negro que não combate a raiz do racismo e, logo, não consegue eliminar o racismo. O capitalismo nunca abriu mão do colonialismo o colonialismo necessita do racismo. Além disso, o sistema capitalista explora a grande maioria dos negros em função de sua classe. Não podemos esquecer que a maior parte dos negros são trabalhadores. Capitalismo não é natural nem sustentável de nenhuma forma. Como já diria Angela Davis: o socialismo é o único futuro possível para o planeta e para o bem estar das pessoas.
Joao Lucas Eu concordo com vc, mas o problema em sim não é o capitalismo, e sim ele alinhado com o estado, e querendo ou nao, sendo lindo ou não, o socialismo não vai acontecer, ele não faz sentido e não estimula o desenvolvimento da tecnologia, então o humano não abrirá mão do capitalismo, mas racismo pow, é outra coisa, o capitalismo pode sim evidenciar o racismo, mas só pq ele existe e não pq ele o cria
Boa! Procurem o canal do Jones Manoel, ele aborda esses assuntos
Lorrane Eu vou vlw
Gabi é daenarys preta que não quer inverter a roda, mas sim quebrar a roda. Amooooo
A daenarys se corrompeu no final. E não quebrou a roda!
Acho que essa discussão se conecta muito com o conceito de "empoderamento" usado quase como um ponto ou vírgula. Acredito que qndo se fala em empoderar deve se considerar um grupo, não um indivíduo, que é o exemplo que mais vemos, e o que se torna até injusto.
"De que vale o topo da montanha se de lá não pudermos enxergar o outro?"
TO AQUI SENTADA NA MINHA CAMA TOMANDO CAFE E ASSISTINDO ESSA MARAVILHA DE MULHER ,❤️ TE AMO DEUSA GREGA
grega?
@@janinemagalhaes9354 Oi amada ?
Bella
sério Gabi, você é perfeita! acho incrível como você trás um debate super acadêmico e complexo pra o discurso popular. a forma como você fala é tão simples e didática! os professores universitários deviam assistir seus vídeos e aprender que n é escrevendo artigos científicos que se muda o mundo. o seu conteúdo e muito mais acessível e por isso é fonte de transformação!! te amo muitoo
Uma reflexão daqueles que te põe pra pensar traz maneira correta e sensata do q se é msm...excelente lindona obrigado por compartilhar conosco 👏👏👏 smp somando bjus sucesso lindona
Eu entendo a expressão como mobilidade social .É bom saber que o sistema não é completamente engessado.Somos vistos como minoria por não reconhecer nossos próprios potenciais, financeiros, inclusive.
Estou concluindo a minha segunda graduação e tenho plena consciência de que pouquíssimos dos meus tiveram a oportunidade de passar pelos lugares que passei. "Pretos no topo" remete a noção de meritocracia, que é uma ideia muito rasa e parcial da realidade brasileira.
P.s.: Gabi, você está muito linda!!!
Gabi, ontem estava passeando e turismando por SP e dei de cara com vc aqui do lado da estação Sumaré. Vc estava entrando em.um evento na galeria ( tiramos uma foto. Rs)
Sério, não pude dizer na ocasião como admiro seu trabalho aqui no youtube e vc. Apendri muitas coisas com vc, mesmo eu sendo mais velha (rs)...Vc me encanta e é simplesmente deslumbrante pessoalmente. Diva, diva! Abraço e sucesso.
Gabi é muito maravilhosa! Pensando em economiques, a existência do topo só causa problema e os países do mundo onde as pessoas tem maior qualidade de vida são aqueles onde a concentração de renda foi superada. Acho muito válida e importante a reflexão sobre o que se constrói para a sociedade quando ficamos ricos. Obrigada, Gabi! Muito sucesso!!!
Sensata ! O topo tinha de ser desmontado. Sem topo. Sem poucas pessoas descansando em cima da cabeça de várias.
Gabi seu canal é muito válido. Me faz refletir sobre o meu papel como jovem negra buscando a ascensão e a importância de entender a nossa pirâmide social, a busca é muito mais ampla e coletiva.
Exato! A desigualdade é o que mata! A desigualdade de gênero, racial e social!
Excelente reflexão!
Mana, a senhora é muito sensata. Tu ainda é a única TH-camr que tenho o prazer de ouvir e ver. Das poucas que consegue fazer debate de classe de forma mais coerente.
Gabi como sempre sensata! Vídeo necessário, maravilhoso, reflexivo 🌻
Amei o vídeo, Gabi! Discussão muito pertinente! A maioria de nós não pensa que pra UM estar no topo, MILHARES têm que ralar muito pra ao menos sobreviver com o mínimo...
Justiça social, direitos garantidos para todos, meu sonho!
Excelente reflexão Gabi, nunca tinha parado para pensar dessa forma. Obrigada. ❤️
Obrigada Gabi💖💖 eu vou só agradecer e absorver hahaha sua falas sempre me são necessárias.
Valeu Gabi!!!! 👏👏👏👏👏 Irretocável na didática sobre a filosofia e estrutural social. Parabéns! NÃO EXISTE FUTURO PARA A RAÇA HUMANA COM O CAPITALISMO.
Gabi, boa tarde. Eu vejo que a expressão Pretos no topo é muito positiva, pois o que mais sinto falta principalmente na sociedade negra brasileira são exemplos e estímulos para a nossa juventude negra. Muitas vezes a gente caminha sem ter nenhuma referência e muitos até se perdem nesta trajetória. Realmente quando pensamos em topo, não podemos pensar em limites, mas em etapas que vamos concluindo no nosso desenvolvimento. Realmente a visão não pode ser individualizada, mas serve de incentivo para os que estão próximos vejam a possibilidade de atingir objetivos mais altos. Vejo que ainda não estão ou não querem se acostumar com a nossa presença em muitos lugares, mas quanto mais dos nossos quebrem estas barreiras, vai ajudar a fortalecer muito mais a auto estima do nosso povo.
Eu sou branca e sou sua fã de carteirinha! Você me torna mais humana. Sua fala faz eu compreender a sua dor. Obrigada 🙏🏻
Gabi, gostei muito desse vídeo. Entendo e concordo com seu posicionamento.
Ou a gente abre os dois olhos pra de fato sermos livres de padrões ideais sociais nocivos ou de nada vai adiantar toda luta até aqui e toda a reflexão.
Esse vídeo traz uma discussão extremamente importante e muito ainda ignorada. Uma luta anti-racista que não é também anti-capitalista (e vice versa), o que propõe de fato? Com certeza vou compartilhar o vídeo
Ah essa menina é tão necessária, gente. Que existência importante, parabéns Gabi!♥️
Ótima reflexão, Gabi! Eu sempre ouvi essa expressão de uma forma positiva, no sentido de que, ocupando esses espaços, que são espaços de poder no sistema socioeconômico que estamos inseridos, haverá voz, e assim a luta contra a desigualdade poderá impactar pessoas que não estávamos conseguindo impactar. Mas é claro, isso depende totalmente da pessoa que está chegando a esse "topo", ela pode se corromper, ou pode abraçar a luta de forma mais intensa. E o "pretos no topo" deve ser só meio, jamais fim. De fato, muitas pessoas se acomodam e acham que está tudo bem quando vemos Rihanna, Beyoncé e outras pessoas em destaque. Em resumo, adorei quando você disse que não deveria existir topo, é isso. :)
Que vídeo maduro Gabi, que fala incrivel. Você está maravilhosa.
Veyyy , a maneira de como você fala é bem formal e nos torna capaz de absorver um conceito seu , enriquecendo o nosso.
Brilhante, Gabi!
Longe de mim falar que é certo/errado falar em pretos no topo, esse nao é meu lugar.
Agora quando você fala sobre ter como meta a inversão dos papéis no sistema e não a sua destruição, você chega ao ponto crucial de todos os problemas sociais.
É preciso quebrar a roda para que o ciclo acabe!
Enfim, perfeita sua reflexão, mas isso já é comum. ♥️♥️♥️
Gabi cada dia mais sensata e mais linda!
sempre me emociono ao ver seus vídeos e fico pendando, como o mundo previsa de mais pesdoas como vc, multiplicando as informações e dando o apoio para o crescimento da raça negra.
muito obrigada por tudo 😍
Mds Gabi vc é deslumbrante!!! Pqp como pode uma mulher ser tão linda assim naturalmente ????? MEU DEUS SUA DEUSA. Amei o vídeo 💖💖
Que reflexão pertinente, por vezes nos sentimos sós quando nos deparamos com tanto conteúdo, especialmente coberto pelo tema autoestima, reforçando consumo, marcas, bolsas, e coisas do tipo ' vc não é coitadinho, trabalhe para ter' De fato, não existem coitados, mas vítimas de um sistema de consumo voraz e que sim, coloca uma maioria na base para que uma pequena parte tenha seus privilégios. Triste ver uma celebração ao ' veja o que tenho ' ser confundido com inspiração. Empoderamento e ostentação viraram sinônimos. E perceber que qualquer fala de reflexão seja confundida com inveja...... perfeita tua abordagem lúcida e necessária. Todo topo está sobre alguém ou alguma coisa!!!
Adorei a reflexão. Essa estrutura social na qual vivemos só reforça a depressão, tu pensa que não tem solução. A solução seria vivermos em uma sociedade mais igualitária, social, mas muitos não são a favor desse tipo de sistema justamente por terem privilégios. As pessoas só se interessam no que vai trazer vantagens a elas.
Linda e sensata! Também queria um mundo que essa lista não existisse.
As pessoas precisam URGENTEMENTE entender que não existe forma de se falar sobre opressão de gênero e cor sem falar de CLASSE. Parabéns pela sensatez, Gabi! ❤️
Gostei muito! Concordo plenamente com você, se não há lugar no topo para todos o topo não é uma coisa boa.😘😘
Se o problema é em cima do que o sistema se sustenta, por que celebrar estar no topo dele? O lance é derrubar o sistema. Muito foda tua reflexão, Gabi. Obrigada por compartilhar e nos instigar a pensar e questionar de maneira crítica!
Gabi sempre abrindo nossas mentes ❤❤
Sempre sensata, inteligente e assertiva! Parabéns Gabi!
Amo seus vídeos! Leve nas palavras, explicando coisas que seriam díficeis pra mtas pessoas falarem da forme que você aborda. Além desse astral maravilhoso!
Sei que não era o foco mas adorei essa make basiquinha mas trabalhada. Você é a rainha da sensatez e os vídeos curtos são meus amores, pq a vida anda tão corrida pra 40 minutos à 1h de vídeos.
Oi Gabi, concordo com o que vc diz. Acho sua reflexão importante e sempre válida.
Agora penso que com população negra sendo historicamente vista como inferior e tendo muito menos oportunidades de ascender, termos representantes negros no topo é também importante. Entendo que a ocupação de poder pelos negros faz parte do processo de diminuição do racismo estrutural.
Penso que exaltar as pessoas pela ascensão financeira não é a melhor forma nesse mundo tão desigual, mas o mundo não deixará de ser desigual e o dinheiro não deixará de garantir poder, pelo menos tão cedo, então que no topo tenhamos a maior representatividade possível.
Obrigado pelo vídeo e por compartilhar suas reflexões.
Perfeita reflexão, Gabi! Compartilho desse mesmo pensamento 👏🏼 Ou quebramos esse sistema ou infelizmente reproduzimos acreditando que está no topo mudará alguma coisa! Porém, se esse chegar ao topo, seja pra juntos mudar a cor desse topo, e consequentemente mudar a cor da base, talvez seja válido!
Primeiro: Vou cópiar essa glow na Make sim. Segundo: Eu super entendi mas eu ACHO que quando as pessoas falam isso como motivação para pretos e pretas que conseguem alcançar suas metas nesse caos, desde a preta que abre seu salão até o Rihanna com seus milhões.
tbm acho, isso trás muita perspectiva para quem não tem
Eu já vi algum artista negro falando que o dinheiro vem e fica, mas o preconceito e vazio continua. Achei seu vídeo extremamente necessário.
Excelente reflexão Gabi. É preciso pensarmos mesmo sobre as estruturas sociais que nos mantém onde estamos. Ocupar espaços sem lutar contra a desigualdade não muda muito coisa.
A meritocracia é uma falácia que ilude quem não consegue enxergar o racismo estrutural.
Falou tudo Gabi. Fico feliz em saber que SIM, existem pessoas que conseguem enter isso. Que deveríamos nos preocupar com a igualdade independente da cor da pele
Nossa eu fico impressionada você é genial, obrigada por compartilhar sua percepção com a gente.
Boas reflexões, Gabi. Questionou muita coisa sem usar uma linguagem complicada, não que isso seja ruim, mas tornou a discussão acessível pra maioria.
Concordo com vc gaby...nem sempre quando um negro é milio o bilio ou bem de vida se considerem negro no topo...sendo que na maior parte existe uma desigualdade mto grande...preto no topo msmo é aqele q luta pela igualdade social e vai além das expectativas de pensar e viver...todos podem está no topo deis qe comece com dignidade.
Gabi, gostei imenso do conteúdo desse vídeo. Penso que o racismo, as diferenças sociais deveriam ser combatidas com igualdade de oportunidades, essa é a palavra chave. Os negros de facto são os mais desfavorecidos sim por conta da pesada herança que a escravatura nos deixou. Adoraria que a população negra entendesse de uma vez por toda que o caminho é árduo mas, temos que marcar pela diferença, vamos nos valorizar através da educação, boa conduta, mudança de comportamentos e habitos que nos desfavoreça, lutar com armas brancas sem sujar a nossa imagem. Isso sim, para mim é estar no topo. Juntos somos mais fortes. Beijinhos
Realmente, lista da Forbes, termos como “pretos no topo” dentre outros termos pejorativos que nos fazem levar a ter a pobre ilusão de que essa é a solução dos problemas, só nos afasta mais ainda da realidade do país. Eu também amo ver a vitória de uma pessoa negra, me deixa muito feliz - levando em consideração que a maioria está um pouco longe de conquistar realmente o que gostaria- devido a concentração de renda no nosso país. 😘😘
Acho importante tentarmos sempre alcançar o topo, permanecer no topo, desigualdade sempre vai existir.
Acredito que chegando nesse topo, sendo formadores de opinião, assim como você é, sendo capaz de debater, lutar, ajudar outras pessoa já faz uma grande diferença. Sinceramente vejo que hj alguns de nós só conseguiram conquistar algo, pois anos atrás um outro negro sentiu-se capaz e conseguiu e motivou outro negro.
É bem isso, esse acúmulo de riquezas e a super valorização do bem ao invés da vida é uma lógica ocidental/branca, não podemos achar que seguir essa logica é a solução, na verdade é mais parte do problema mesmo. Se o seu trabalho, o seu dinheiro, o seu negócio, enfim o que te faz mais afortunado só traz frutos a você e a sua família, infelizmente você precisa desconstruir a lógica capitalista individualista européia, somos comunidade e precisamos entender o real significado do "eu sou porque nós somos", a ganância é branca e é uma das causadoras de toda desgraça que a sociedade ocidental gera né? Bora empreender e ganhar dinheiro, mas por nós, e não por mim, só com organização e coletividade podemos mudar a nossa realidade, porque os brankkkos só fingem se importar.
Então por essa lógica, tudo o que a gente produzir, fruto do nosso trabalho, deve ser compartilhado com todos os outros que não tem condições, mesmo não sendo de nossa família, pelo fato de serem negros e consequentemente menos favorecidos?
@@g3fox se você teve que perguntar isso dessa forma provavelmente você não entendeu a real lógica, não é pegar o seu salário e compartilhar com outras pessoas negras a sua volta, é sobre tomar iniciativas e gastar o seu bem mais precioso (seu tempo) para desenvolver e ajudar sua comunidade, "só pelo fato de serem negros menos favorecidos"; se esse fato é "só" pra vc, infelizmente ce tem que voltar algumas casas... (isso se vc for uma pessoa negra)
"A ganância é branca"?????
@@nonono3732 sim
Gabi, seu vídeo me lembrou muito um trecho do livro Olhares Negros, da bell hooks, em que ela diz que o fato dos indivíduos muitas vezes focarem-se em obter ganhos materiais acaba sacrificando suas conexões positivas com a cultura negra e a experiência da negritude. Não foi exatamente o que você trouxe pra nós, mas abriu minha mente pra fazer essa conexão porque achei uma reflexão muito pertinente e saudável a que você fez! E a bell nos diz que sempre haverá crise na identidade negra e que o racismo sempre estará internalizado em nós (na forma de baixa autoestima, por exemplo) enquanto essa luta por autossuficiência econômica ou privilégio material não vier acompanhado pelo conhecimento da nossa própria história cultural e identitária. E adorei o vídeo porque, como sempre, amo suas análises
Isso mesmo, Gaby. Eu também trago essa reflexão sempre que ouço a expressão "pretos no topo". Não adianta pensar que basta conseguir dinheiro que estará melhor. Não estará.
Você é a fada mais sensata desse TH-cam!
Gabi concordo com você, a separação só vai se prolongar o ideal é a igualdade, parabéns você sempre tem uma visão mais ampla da realidade 👏🏾👏🏾👏🏾
Gabi, vídeo muito necessário e reflexão ótima !! Mas eu só diria que pra uma próxima vez que você trouxer dados pra você deixar eles escritos na tela, porque assim fica muito mais fácil de visualizar e mensurar o que você tá falando.
Ameei, ameei, ameei...!!!!
Perfeita, nunca errou
Super concordo! Caridade não muda a realidade de uma pessoa a longo prazo, e nem possibilita ascensão de classe de uma população, o que possibilita são políticas públicas.
Gabi sendo absolutamente sensata, como sempre ♥️
Cada dia aprendo mais com você!
nunca parei pra pensar nesse ponto de vista... obrigada por abrir minha mente!!!
Olá, Gabi. Pura sensatez. Eu não gosto dessa expressão. Muitos nao.percebem que para alguns no topo existem milhares na base. Inclusive muitos ícones da sociedade americana vivem uma vida de opulência que não me agrada, ainda que eu goste deles como artistas. Minha visão de sociedade ideal é bem igualitária e essa visão de "topo" certamente está atrelada a muita exclusão. Depois que li " O Segredo da Dinamarca", percebi que o modelo de sociedade que acredito ser mais coerente existe. Muito feliz por sua reflexão.
Sabedoria divina. Gratidão Deusa!🖤
Falou tudo, Gabi. Parabéns pelo vídeo.
Brilhante reflexão e que sirva de alerta!!
Aí Gabi obrigado por esse vídeo ✊🏾🖤 estava pesando muito nisso esses tempos, o quando as conquistas individuais impactam em todo um coletivo. Porém será que ocupar espaços " embranquecidos" de alguma forma ajuda a quebrar opressões que nós pessoas negras passamos. Já que é tudo de uma forma estrutural.
Tô muito emocionada. Mesmo. Que fala mais necessária, Gabi. Principalmente vinda, como vc mesmo bem colocou, de uma mulher negra que ascendeu socialmente. A gente tem que ter muito cuidado pra não cair nessa armadilha que alimenta a ideia da meritocracia e que continua baseada na exploração de muitos por muito poucos. É como eu costumo dizer, não me agrada em nada a ideia de ser rica enquanto tantos passam por necessidade.
Que discussão boa! Muita coisa pra refletir...
Tu é incrível e a cada vídeo que posta eu gosto mais do jeito que fala sobre as coisas.
E só pra ressaltar, tu ficou maravilhosa com essa make glow. ❤️
Não sei explicar como vc mas vivo isso na pele parabéns pelo vídeo vc está certa temos que mudar o sistema .
Que ótimo debate! Certamente não deve ser meta de nós, povo negro, contribuir para a bizzara desigualdade social. Mas ainda me parece bem relevante a força da representatividade. E aí, talvez eu tenha uma leitura otimista ou simplista de "topo", mas sim, quero ver cada vez mais pretos e pretas em espaços institucionais de poder, sejam eles burocráticos, financeiros, midiáticos...precisamos, sim, ocupar esses espaços de tomada de decisão política e econômica. Não acho que nossa luta antirracista tenha apenas um viés, uma direção ou forma de ação...enfim, vale muito o debate. Obrigada.
Nosssa, que reflexão! Meu deus ...
Eu em alguns momentos já me peguei pensando e questionando sobre isso , mas ao mesmo tempo me metralhando com essa frase "pretos no topo" Eu comecei a acreditar que os meus "problemas"seriam resolvidos se Eu estivesse no topo, e que eu precisava chegar no topo . E vejo que não! Mais uma vez obrigada por compartilhar esse pensamento . Isso já fazia sentido pra mim ,agora então MT mais! Parabéns pelo conteúdo!!
85 pessoas detém 47% de todas as riquezas mundiais (relatório de Davos 2017). Definitivamente isso está MUITO errado. Há, ótimo vídeo! Parabéns!
Hoje ja sao 24 pessoas.
Gabiiii, que pele perfeita é essa miga??? Um glow desse bixo 😍😍
A reflexão que esse vídeo me traz e que me deixa preocupado quando você fala que é legal essas pessoas que estão no topo pagando fiança, construindo escola e coisas do tipo, mas não podemos esquecer que esse é um papel do Estado cumprir, que a gente tem que cobrar o Estado não ser racista e não prender as pessoas, ou oferecer uma educação de qualidade, e etc etc, o termo pretos no topo vem como uma solução dentro do nosso sistema econômico vigente, pra dar exatamente essa ilusão de que tá tudo tope pq tem pretos em cargos importantes, e tal enquanto metade da população do Br não tem bem emprego formal de carreira assinada, a luta antiracista é uma luta anticapitalista tambem, e tem que ser encarada assim! Ótima reflexão que cê trouxe
"acreditar que deveria existir um topo".
Gabi, seu canal é muito necessário!! Parabéns, conteúdo ótimo!!!
Aqui no Brasil não existem tantos pretos no topo e sim pardos que se dizem pretos no topo exemplo vc deveria ser a maior embaixadora/influencer (sei lá) negra do Brasil e nao uma certa bloqueira parda que se diz negra embaixadora da seda te admiro muito Gabi
Concordo!!!
Disse tudo!
@Fernanda Nascimento nao desmereci só qui deixar o fato de que no Brasil os negros retintos de fato nao estao em lugares que poderiam ser deles porque tem pardo/mestico fazendo blackface eu nunca disse que a Raiza nao é boa apenas nao acho certo ela estar representando por exemplo uma linha de cabelos crespo sendo que o cabelo dela é 3a ou seja ela nao representa esse "lugar" de fato ja Gabi que é negra e tem cabelo crespo representa porem nao esta nessa posicao e porque será ? É isso que eu falei no comentario
@@liviadepaula deve ser por que essa é minha opnião e não a da Gabi e eu nao comentei necessariamente sobre o video e sim sobre blackface... eu so quis fazer uma relacao mas enfim
@14/26 /37 sim somos muitos e vamos dominar o mundo
Hoje faço graduação em História , Gaby e meu pensamento desde que me entendo por gente é quero mundo o mundo de alguma maneira e hoje vejo o quanto esse meu pensamento foge do padrão, visto que tenho muitos amigxs que tem um pensamento de alcançar esse topo. Hoje vc me fez ver que esse caminho que estou seguindo não é algo incomum ou alucinado mas sim um pensamento diferente do fluxo normal que o sistema nos induz
Se existe uma pessoa mais sensata e inteligente (e linda) que a Gabi, eu desconheço. Sinceramente??? Não é pra ter topo, caralho.
Esse vídeo expressou tudo o que eu penso! Obrigada Gabi!
O fim, então, seria uma sociedade melhor para nós, os pretos. Uma sociedade em que o nosso topo seja andar na rua e não ter medo de morrer. Acho que foi isso que entendi da tua fala. Não sei se entendi certo. Gostei muito do seu vídeo. Obrigada por sua voz! Abraço, Gabi!
Perfeita, dona Gabi 0 defeitos. É como penso
Mas acima de tudo, a realidade é essa. Vê quem quer
O que penso é que é importante tá no topo sim pq foi um local historicamente negado a nós. Me pergunto o quão eficiente estar "fora" do sistema ? Me parece muito mais eficaz se utilizar da estrutura vigente para modificar e não se manter fora dela pq, infelizmente, me parece impossível modificar algo estando fora. Acho IMPORTANTE DEMAAAIS chamar atenção justo a questão da meritocracia e da não romantização do capitalismo mas fico preocupada também com o total oposto: se manter totalmente fora da "lógica" pq aí segue sem mudar nada. Concordo super com a ascensão econômica não der o "fim", mas é importante demais ser o "meio". O próprio Djonga (do "pretos no topo") usa o de sua condição financeira para modificar a realidade de outras pessoas negras e acho isso absurdamente revolucionário.
tbm acho, até pq a mudança poderá ocorrer melhor quando a gente está inseridos, não fora. Além, do mais, não consigo ver como esse cenário vai mudar, então alcançar o topo e ajudar os seus pode ser uma boa forma de começar
Perfeito!
Mesmo que não seja a mesma forma como eu vejo, esse ponto de vista é incrivel e fundamental.
Quando eu ouço #pretosnotopo, o que eu enxergo é que estamos ocupando estes espaços TAMBÉM, e que todos os outros também serão ocupados de forma organica. E que mesmo que vocês brancos não nos vejam, nossa existencia transpassa seu racismo. E traz o sentimento de empoderamento social, rompendo a barreira da subalternização. Nos enxergamos como reis e rainhas, herdeiros do mundo. E não só como corpos explorados e violados sabe?!
Agora, a partir disso, é super importante entender que o fim não é o capital. E é importante dizer que, até nos exemplos que você citou, ele foi meio. Meio de empoderamento. Quando um empresário paga as dividas de financiamento estudantil pra um grupo de negros, o capital é o meio. Quando o Jay Z paga a fiança de negros que participaram de protesto, o dinheiro é o meio. Quando a Beyoncé faz clipe no Louvre o dinheiro é o meio.
Entende meu ponto de vista?
Ascender socialmente pra nós, tem ido além de só acumular. É importante quebrar essa roda do capitalismo de nós pra o mundo gradualmente. E enquanto isso acontece devagar, quando a gente chega nesse "topo" da forma branca de chegar, ressignificamos a forma de usar o dinheiro deles.
Eu tô chocada com tanta didática!!! ❤