Olá Felipe boa tarde, sou EP para Direito noturno 1 opção a minha classificação na carreira e a da primeira opção está com uma diferença de 32 colocações. Então estou mais próximo da vaga do curso de 1 opção? Ou esse pensamento é para listas de espera? A minha diferença da nota do último é de 33,89, será que consigo a vaga na 2 chamada ou lista de espera? Abraços e obrigado pelo trabalho
Essas notas e classificações sao dos que JA foram chamados em primeira chamada regular ne? Entao se eu tiver nota menor que a que aparece la eu ainda tenho chance nas proximas chamadas ne?? (Sao 32 pontos de diferença)
Olá Isabella bom dia, qual seu curso? Mas é isso mesmo minha diferença é de 33,89 pontos para o último, quase como a sua. Essa diferença de acordo com as informações que busquei é pequena e muitas outras listas e situações variadas interferem diretamente nas chamadas da Fuvest. Portanto, tenho muita esperança e acredito. Abraço
@@guilhermedelgrandeoliveira1040 A classificação na carreira é para todos os candidatos que prestaram a 2a fase, independente de qual opção de curso eles tenha escolhido. Já a classificação no curso considera apenas os candidatos que escolheram o curso como uma de suas opções no momento de inscrição. Ah, e esse documento está mostrando a nota e a classificação do último candidato que foi convocado nesta 1a chamada para cada curso e modalidade.
Dado o número pequeno de vagas, realmente não é algo fácil. Mas também como existem pessoas que são aprovadas em ambos os processos (FUVEST e ENEM-USP) isso não é algo impossível de acontecer.
@@fvalencia da mesma forma, parece que ninguém passou pela fuvest também kkkkkkk vi apenas uma pessoa que passou em ciências da computação em São Carlos e outra que passou em Eng. Da computação em 1° lugar na UFRGS. Outra passou em elétrica na poli, mas enfim kkkkkk faz parte. Já passei em Eng. Da Computação em São Carlos pelo Enem usp, então já está feito! Obrigado Felipe!
Felipe, eu estou com dúvida, em 3 das minhas 4 opções eu estou em uma posição menor que os convocados (exemplo: minha posição é 970 na primeira opção é o último convocado está em 1200). Porém na minha segunda opção eu só tô em 10 opções na frente do último convocado, tá certo isso?
Olá Renata. Eu acabei de responder lá o seu email. O que acontece é que a classificação que aparece neste documento da FUVEST é a da carreira, e não do curso.
Eles terem juntado as engenharias de Lorena com as outras foi muita sacanagem, nota de corte aumentou bizarramente, em Produção só tinham 38 candidatos pra segunda fase (1° opção), agora de 2°, 3° e 4° opção era muito mais. Provavelmente uma boa parte dos convocados nessa primeira chamada nem tenha Produção como 1° opção
Quando a FUVEST fez essa mudança em agrupar alguns cursos de engenharia em uma nova carreira eu comentei que provavelmente isso iria mais atrapalhar os vestibulandos do que ajudar eles. Infelizmente me parece que uma tendência para o futuro é ter carreiras maiores. Originalmente a ideia era juntar também com as engenharias de São Carlos, mas parece que o pessoal de lá vetou isso. Não da pra prever se isso eventualmente vai acontecer no futuro.
Felipe, tudo bem? Cara, passei na 1° chamada em Educação Física na USP Leste, mas era minha segunda opção de curso. É possível fazer a transferência para a USP Butantã, que era minha primeira opção? Hoje saiu a lista da segunda chamada e eu não fui convocado. Ainda há chances?
Fala Nicolas! Existe essa possibilidade sim. Vou deixar o link aqui com as informações da Transferência Interna deles: www.eefe.usp.br/transferencia Sobre ainda ter chances, essa foi a última chamada regular (a partir de agora começa a lista de espera), então não tem mais como você segurar essa vaga e continuar concorrendo pela vaga na USP Butantã.
@@fvalencia Entendi! Mas é possível realizar a transferência ainda esse ano ou somente ano que vem? Antes de tudo, muito obrigado pelo suporte. Você me ajudou muito!
@@nicolascantante4577 Que eu saiba, nenhum curso da USP permite que você faça a transferência para ele antes do final do seu primeiro ano. A EEFE assim como as outras unidades da USP geralmente abrem o processo de transferência interna em janeiro, então você poderia se inscrever em janeiro de 2025.
Boa tarde Felipe tudo bem, gostaria de saber se você já ouviu falar sobre a lista de manifestação de interesse de espera on-line da usp, dentro do site do júpiterweb. Parece que é uma nova manifestação de interesse na vaga que é realizado após a última chamada convocação de lista de espera. Você já ouviu falar ? Sabe como funciona? Abraço
Nunca ouvi falar sobre isso não. Se isso for verdade, é algo novo que estão fazendo neste ano. Eu só fico na dúvida da viabilidade disso pois eu olhei aqui no Guia da Jornada e a efetivação de matrícula da Lista de Espera ocorre 1 mês depois do início das aulas, ou seja, se esse método for existir mesmo, o ingressante entraria perdendo algo entre 5-6 semanas de aula. Sei lá como iria funcionar hahaha.
Olá, sim eu também achei estranho mas não sei. Eu encontrei um vídeo no TH-cam de uma menina tais BUENO falando que fez isso, mas foi qdo tinha sisu, mas enfim Obrigado abraço
Felipe, foi minha primeira FUVEST e gostaria de te perguntar se as listas rodam muito? eu prestei pra fazer história e fiquei em 166º de 121º o último chamado em AC. Na lista de espera existe uma grande taxa de desistência na competição por uma vaga por parte dos candidatos? Grande abraço, querido, seus vídeos conseguem sanar dúvidas interessantes nesse momento de apreensão e angústia
Olá Thiago. História costuma rodar um número considerável de vagas sim. Nos vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021 onde eu consegui descobrir quantas vagas rodaram por modalidade, foram mais de 20 vagas AC quando somados os dois cursos (vespertino e noturno) ao decorrer das chamadas. Aqui você consegue ver os valores exatos se quiser: docs.google.com/spreadsheets/d/1Ea-nVu7umLj3Mw7hrdlCyjr7c88nvvSqV-mT1GTNYTo
O problema é que a classificação está por carreira hahaha. Acredito que essas informações vão ser bem mais úteis pro pessoal do ano que vem, pois vai dar pra compilar as notas necessárias ao longo das chamadas e dar um norte pra eles.
Felipe, tudo bem? minha última dúvida. o meu curso tem 52 vagas AC, sendo, acredito eu, metade pra cada turno, matutino e noturno. algo que eu percebo que acontece é que, pro turno matutino, são convocados mais candidatos do que vagas, teoricamente. nesta lista da fuvest, por exemplo, consta que foram 36 convocados para o curso da manhã, mas, pela lógica, não deveria ser 26 de cada? significaria que alguns candidatos são convocados pros dois turnos ao mesmo tempo? outra coisa que eu não entendo: se rodam vagas pro turno da manhã, ''automaticamente'', também rodam pro de noite? em tese, pra suprir o déficit de pessoas que rodaram? Felipe, gostaria de dizer que sou muito grato pelo sua ajuda aos vestibulandos, por nos esclarecer tanto sobre a fuvest informações que não são das mais fáceis de se achar. obrigado pela atenção!
Essa sua dúvida é muito comum, e o motivo é que a classificação que aparece neste documento é a da carreira. Vamos simplificar ao máximo o nosso cenário para entender o que acontece. Pense que temos uma carreira com apenas dois cursos, sendo eles matutino e noturno. E pense que só existe a modalidade de vaga AC, e que cada curso possui 20 vagas. Logo, sabemos que os 40 melhores candidatos (com melhor classificação) serão chamados na 1a chamada. Mas se fôssemos observar esse nosso curso hipotético neste documento da FUVEST, as classificações do último convocado em cada curso seria algo como 37 (número arbitrário) e 40, ao invés de 20 e 20. Sobre a questão de rodar vagas pra manhã também rodarem pro noturno, não existe nada formal sobre isso. O que acontece na prática é que muitos candidatos nesta situação são convocados para um curso noturno (que geralmente tem uma nota de ingresso um pouco menor) e selecionam a opção "M" na pré-matricula. Se roda uma vaga no matutino e eles conseguem essa vaga, logo uma vaga no noturno acaba rodando por consequência.
@@link2155 A sua classificação em si não vai alterar (ela só muda na lista de espera), mas a FUVEST deve soltar um documento igual esse com as notas/classificações alteradas sim.
Vamos ver como vão evoluir as notas dos últimos convocados quando a FUVEST soltar um documento equivalente na 2a chamada. Dependendo da situação da pra ter muita esperança sim!
Na 2a chamada você ainda concorre por todas as opções de curso que você selecionou na no momento da inscrição do vestibular. Na lista de espera (3a chamada em diante) você precisa manifestar seu interesse e selecionar apenas uma das opções de curso que você selecionou no momento da inscrição para continuar concorrendo por ela. Com isso a concorrência acaba sendo diluída pelos cursos.
@@fvalencia kkkkkkk foi mal quis desabafar, mas muito obrigado pelo conteúdo Felipe, foi mt útil durante esse ano e tenho certeza que ajudou muitos outros vestibulandos também
Felipe eu fiquei com 610 pontos na posição 46º de 36º vagas ; quando olhei o site da fuvest a nota de publicidade matutino estava em torno de 680 e estava escrito classificação 10 isso significa que a décima pessoa classificada ficou com essa nota ??.
O "problema" do ENEM-USP é que ao contrário da FUVEST a gente não tem uma reação noção nem de quantas pessoas estão concorrendo (na FUVEST a gente sabe que tem aproximadamente 4 por vaga que fazem a 2a fase). Eu manteria a esperança.
Boa tarde, Felipe. Queria te perguntar mais uma coisa. Tipo, na minha carreira tem o curso (ciências biomédicas) em sp e em ribeirão, vc acha q mts pessoas que estão inscritas no curso em ribeirão pode acabar passando em sp e liberando vaga? ou nada a ver?
Olá Bruno. Não consigo dizer se vai se o caso de muitas pessoas, porém consigo afirmar que com certeza isso acontece, por conta da possibilidade de marcar a opção "M - Matriculado aguardando nova convocação" na etapa de pré-matricula da 1a chamada. Mas agora da 2a chamada em diante isso não é mais possível.
@@fvalencia entendi. Mas isso significa que não tem candidatos mais que por exemplo, na segunda chamada estão na fila dos dois cursos mas acabam passando, na lista de espera, em sp e daí faz rodar bastante a lista de ribeirão? Ou nem sempre?
@@brunotrovo3288 A partir de agora, com a manifestação de interesse na Lista de Espera, você só vai poder escolher um dos cursos que você escolheu no momento da inscrição para continuar concorrendo por ele então isso do pessoal de ribeirão passar pra sp não vai acontecer mais.
@@fvalencia entendi, Felipe. E devido a isso de ter que escolher um rumo, você acha q pode acabar “descongestionando” as listas (no meu caso, de ribeirão) pq muitos que estavam nas duas opções de cursos da msm carreira estão só em uma agr?
Boa noite, Felipe. Estou em 61 em um curso que o último aprovado da ac tava em 29, em um curso com 11 vagas e que tem 2 cursos na carreira. Acha boa as chances?
O ideal é esperar o novo documento da FUVEST para ver o quanto vão rodar as classificações. Pelos dados que você passou eu chutaria que as chances são baixas, porém muita coisa é possível na lista de espera.
Vlw Felipe pela informação, a FUVEST mandou muito bem nessa. Agora já que esse ano serão apenas duas chamadas então é provável que talvez rode menos por causa disso né? Pelo menos tem a lista de esperas, vamos ver...
Acho que eu respondi você no email, Pedro. De qualquer forma, copiando o conteúdo aqui, esse curso costuma rodar pouca vaga PPI, então o ideal é acompanharmos como vai ficar a nova classificação do último convocado na 2a chamada, para ver se alguém foi convocado ou não.
Oi Felipe!! Pode me dar um norte? Sou cota EP e fiquei em 202 na classificação de carreira, enquanto o último chamado EP para o curso que eu quero (geografia) ficou em 180. Apesar disso, estou a 17 pontos do último convocado. Como na carreira existem 2 opções de curso, acha que eu tenho chance de passar pela segunda chamada? Ou é muita pretensão da minha parte?😅 Obs: Queria o noturno mas daí essa diferença de pontos aumenta pra 30 e a classificação do último convocado EP pro noturno ficou em 154.
Olá! Tomando como base os vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021 que foram neles onde eu consegui descobrir a quantidade de vagas que rodou por curso e modalidade, geografia rodou poucas vagas EP em ambos. Portanto eu acho difícil que no seu caso você seja convocado na 2a fase, mas ao mesmo tempo como essa classificação é toda misturada, num cenário onde a grande maioria dos candidatos na sua frente seja AC, isso seria possível.
por acaso eles soltaram essas notas da segunda lista no ano passado? passei pra minha segunda opção e o último colocado na minha primeira opção está 27 pontos acima da minha nota… não sei se tenho chance
Ano passado eles não soltaram nenhuma informação de nota/classificação. Pra falar a verdade, essa é a primeira vez que a FUVEST divulga algo relacionado a nota. Nos vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021 eles divulgaram as classificações do último convocado nas três primeiras chamadas.
Na Lista de Espera você deve receber uma nova classificação, considerando apenas as pessoas manifestaram interesse nela e que selecionaram o mesmo curso que você. Pelo menos foi assim nos anos anteriores.
@@julianamartins3267 Esse número tende a diminuir. Primeiro porque dessas 9 pessoas na sua frente, pode ser que alguma delas não manifeste interesse na lista de espera. Além disso, se o seu curso estiver em uma carreira com vários cursos, pode ser que alguma dessas 9 pessoas escolha outro curso que foi uma de suas opções na inscrição do vestibular que não o seu para seguir na Lista de Espera.
Oi Felipe! Minha nota na FUVEST foi 746 e o corte de elétrica foi 754, acha que tenho chances na segunda chamada? Sou AC e minha posição de corte na carreira foi 256 e a minha foi 300.
Pegando somente essa sua nota como base (746) você seria convocada em alguma chamada com base no que temos no site do Manual do Vestibulando (manualdovestibulando.com/notas/60/fuvest/EngenhariaEletricaEnfasesAutomacaoeControleEnergiaeAutomacaoEletricasEletronicaeSistemasComputacionaisTelecomunicacoes.html). Fica firme na esperança ai!
Boa noite, Felipe. Tudo bem? Eu sou cota EpL1 no enem usp e fiquei uns 8 pontos da nota de corte, no caso, como tem uma vaga só, da nota do convocado na primeira chamada. A classificação desse convocado foi 60 e a minha é 91. Acha que tenho chance?
Fala Gustavo! Eu estou surpreso com esse salto na classificação entre a sua e a do convocado, visto que foi uma diferença de apenas 8 pontos. O problema aqui é que você está relatando que existe apenas 1 vaga, então fico na impressão que essa única vaga teria que rodar pelo menos duas vezes para te chamarem.
@@fvalencia então, não achei tão expressiva essa diferença, já que a classificação não leva em conta as cotas do candidato. Daí não da pra saber se quem está entre mim e o classificado é de alguma outra cota ou ampla concorrência, mas acredito que haja mais de ampla concorrência.
oii felipe, primeiramente gostaria de agradecer por fazer videos tão explicativos. você ajuda muito os vestibulandos ansiosos que estão surtando kkkkk o último convocado de letras EP tirou 461 e eu tirei por volta de 380, você acha que a lista roda o suficiente pra eu ser chamada? sei que é uma grande diferença, mas se eu passar na última lista de espera já tô feliz
Olá! Letras costuma rodar um certo número de vagas AC e EP. Dada a diferença de nota entre a sua e a do último convocado não dá pra garantir nada, mas fica de olho em como vai ficar sua nova classificação na Lista de Espera (após a manifestação de interesse nela).
Eai felipe tudo bem? Já vi uns vídeos seus e gostaria de saber se vale a pena eu sair de São Carlos, onde eu moro, para ir para a POLI em SP para cursar engenharia civil! Gostaria de saber sua opinião! Obrigado
Fala Breno! Você chegou a ver um vídeo que eu faço onde eu comparo a Poli com a EESC? Pra mim as grandes curriculares são bastante parecidas, e o diploma vai ser "USP" do mesmo jeito, então o ideal é você ponderar a escolha com relação a oportunidades e aspectos positivos para você em cada uma.
@@fvalencia obrigado Felipe, acabei prestando para a POLI e não passei, então acabei vindo para a unicamp! Uma ótima universidade também, muito obrigado pela sua ajuda!
Na classificacao geral, eu to 150 posicoes abaixo do ultimo colocado da carreira (engenharia da poli). Tem chance de eu entrar agora na segunda chamada? Pq tipo, se na segunda chamada, chamarem pelo menos mais 150 pessoas de toda a carreira, eu ja entro né?
Como a carreira que engloba os cursos da poli creio eu que seja a maior carreira de toda a FUVEST, ficou uma bagunça isso da classificação, visto que cada candidato tem uma porrada de cursos para escolher. Eu acredito que dá pra se surpreender e ser chamado sim, com a ressalva que a capacidade de previsão aqui é nula hahaha. Lembre-se que dessas 150 pessoas que teoricamente estão na sua frente algumas já devem ser sido convocadas nesta 1a chamada para outros cursos.
Oi, Felipe. Tudo bem? Passei em engenharia química, na poli na cota PPI, e estou com 41 pontos abaixo da nota de corte em Engenharia de Computação. Você acredita que há chances de convocação para EC, que é minha primeira opção de curso?
Engenharia de Computação não costuma rodar muito vaga EP/PPI então fica uma incógnita ai. O "problema" no seu caso é que você só teria a opção de segurar a Engenharia Química e tentar algo melhor nesta 2a chamada (opção "M"), o que acaba ficando um pouco difícil.
Felipe, acho que fiz merd@😥😥 Eu havia passado para Políticas Públicas, minha terceira opção de curso, pelo enem usp. Mas não me atentei em fazer a pré matrícula para colocar "Desistente em espera da próxima classificação", ou algo assim. Na verdade, só havia colocado terceira e segunda opção de curso por que era obrigatório, sempre quis de verdade a minha primeira opção. Por não ter feito isto, pra demonstrar que eu não queria fazer matrícula no curso que passei, mas que desejava continuar no processo seletivo pra minha primeira opção de curso, fui desclassificado do processo seletivo. Não apareceu nada na minha area do candidato, mas vi um vídeo no insta da fuvest sobre a pré matrícula e vi que tinha esse passo😓 Sabe me dizer se isso pode acontecer, eu ser desclassificado do processo seletivo por isso?
Cara, manda mensagem pro Fale Conosco da FUVEST AGORA (app.fuvest.br/faleconosco_contato) Eu sei que no caso da efetivação da matrícula se você não aparece, você é eliminado do vestibular, só não sei se a mesma coisa acontece com a pré matrícula.
@@fvalencia mandei a mensagem. Acredito que eu vá ser eliminado sim😓. Tem uma cláusula minúscula no edital que trata dessa questão: § 2º - O candidato convocado para uma opção de curso que não seja a sua primeira opção poderá manifestar uma das seguin- tes condições de matrícula: [S], [D] ou [M], respeitado o disposto nas alíneas a, b, c e § 1º do Artigo 31 desta Resolução. § 3º - O candidato convocado que, dentro dos prazos e formas previstas nesta Resolução,não efetuar a etapa virtual da matrícula,manifestando uma das condições([S], [D] ou [M]), será definitivamente eliminado do Processo Seletivo ENEM-USP 2024.
Tomando o vestibular FUVEST2022 como base (onde eu tenho as informações de quantas vagas rodaram por modalidade por curso), rodaram 4 vagas PPI. Como você está bem próximo da pontuação do último candidato eu teria esperanças. Só não cheguei a analisar qual foi a eventual mudança no número de vagas PPI do vestibular deste ano em relação aos anos anteriores por conta da migração de algumas vagas para o ingresso via Provão Paulista.
Felipe, eu estou em duvida entre engenharia de computação e ciência da computação, mas estou pendendo mais para o lado da ciência. Entretanto, a nota de ciencia esta consideravelmente mais alta e não sei se essa diferença torna minha aprovação muito mais dificil ou se nem tanto assim. Meu medo é acabar nao passando, oq me leva a pensar em engenharia por ser mais seguro. Obs: sou ppi e quero pela fuvest.
Interessante que você está certo mesmo. Para PPI a nota do último convocado no BCC do IME foi maior que na Eng.Comp. na Poli. Imagino que um dos fatores que contribuiu para isso é que a poli tem 8 vagas PPI na FUVEST, enquanto o IME tem 6 vagas PPI. O que você pode pensar em fazer caso esteja preocupado com isso da nota é entrar na poli e tentar a transferência interna para o IME no final do seu 1o ano. Não vou dizer que é algo fácil, porém existe a possibilidade.
Olá Felipe tudo bem? Vi que a nota do último foi 562,590 e a classificação 987 a minha nota 528,700 e classificação 1098 para modalidade EP Direito noturno, mas não consigo saber quantos candidatos da minha modalidade tem na frente. Será que na próxima chamada conseguiremos ou apenas na lista de espera? Pela sua experiência vc acha que tenho chances ? Abraço obrigado pelo apoio
Neste caso fica difícil de saber mesmo, Guilherme. Digo isso pois essa diferença de 40 pontos pode refletir uma quantidade bem variada de candidatos entre você e o último convocado. Fica difícil saber por exemplo se tem 1 pessoa na sua frente ou 10. De qualquer forma, fica atento em como as coisas vão evoluir na Lista de Espera.
Olá Felipe, obrigado por responder, ainda estamos no escuro, pois não conseguimos saber quantas pessoas da mesma modalidade tem na frente, mas já ajudou muito. Eu vi pela planilha que rodaram em 2022 6 vagas EP. Essa situação é angustiante mas estou confiante. Pelas projeções q fiz pode chegar mas vamos esperar tem muita lista para sair e situações diferentes que pode interferir diretamente na quantidade de candidatos a ser convocados Não acha? Obrigado pelo apoio e consideração
Felipe, me diz oq tu com sua experiência acha. To na classificação 1393 e o ultimo convocado tá na posição 1295. Sou cota ppi, e entre essas mais de 90 pessoas deve ter bastante gente da ampla e da EP. Acha que tenho chance na lista de espera? Minha nota foi 436 e a nota do ultimo colocado foi 481. Acha que tem como?
Pela classificação que você falou, você está prestando pra Direito né? Se for o caso, é difícil rodar vaga PPI lá, mas sempre dá pra ter esperanças dependendo de como ficar sua classificação na Lista de Espera.
@@guilhermefeitoza9211 Agora estou na dúvida se a classificação vai levar em conta apenas a sua cota (não lembro como foi ano passado), porém eu lembro que ela só considera que manifestou interesse na Lista de Espera exatamente no mesmo curso que você, então vai ficar bem menos gente.
Nos dados que eu tenho da FUVEST2022 e FUVEST2021 letras rodou algumas vagas EP, então você tem chance sim. Eu só não sei se teve uma mudança na quantidade de vagas EP oferecidas pela FUVEST por conta da migração de algumas vagas para o ingresso via Provão Paulista
Pelo fato de medicina ser medicina, e no caso da carreira Medicina Ribeirão Preto ter apenas esse curso as coisas são um pouco mais difíceis. Quando começar a Lista de Espera fica de olho em como vai ficar sua nova classificação.
Sou de direito ppi e cai na minha terceira opção. Por 4 pontos não cai na minha segunda opção, estou a 5 vagas dessa opção e a 2 da primeira opção. Sera que tenho chances?
Quando você diz que está a 2 vagas da sua primeira opção você quer dizer que a sua classificação na carreira é 2 acima da que aparece no documento? Se sim, então no pior caso tem 1 pessoa na sua frente, sendo que essa pessoa poder muito bem ser AC ou EP e você ser a próxima a ser chamada.
@@fvalencia estou confusa rs. Minha classificação na 1a opção é 1293 e o último chamado de acordo com a lista que saiu é 1295 nessa opção de curso. Já na segunda opção estou classificada na 1313 e o último chamado foi o 1318.
Boa tarde Felipe, fiquei bem confusa quanto a classificação. Sou Ac e minha segunda opção tem a nota de corte de 595 pontos, eu tirei 594. Porém, na classificação fiquei em 48 para o curso específico, enquanto lá consta que o último a ser chamado ficou em 51. Como isso é possível? Tenho chance de ser chamada? 😮💨
Essa classificação que eles estão mostrando ai no documento é a da carreira, e não do curso. Talvez por isso que esteja confuso para você. Agora sobre você só estar 1 ponto abaixo, me parece muito possível que você tenha chances de ser chamada sim. Qual o seu curso/carreira?
@@fvalencia Entendi, obrigada. Prestei para nutrição matutino e noturno, respectivamente, carreira 470, que tem tb nutrição e metabolismo. Minha classificação geral foi 54, oq faz mais sentido agora.
@@mxmxsz Todos esses três cursos rodaram algumas vagas AC nos vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021, então fica atenta ai. Capaz até de você ser convocada na 2a chamada.
oi felipe! eu passei na poli em civil AC com 745 pontos, mas fiz a pré-matrícula como "matriculado esperando nova convocação" esperando conseguir para elétrica, e vi que a nota do ultimo colocado de elétrica foi 754, acha que tenho chances? sei que não é algo muito certo de dizer, mas não tenho nenhuma noção do que esperar
@@fvalencia é mesmo tranquilo transferir pra elétrica? Fui convocado para a minha quarta opção, mas a primeira é eng. elétrica. Estou em dúvida se marco M ou D!!! Minha nota foi 735,00... oq vc acha? Entro e transfiro?
@@henribrizolara554 É tranquilo sim. A única ressalva que eu preciso fazer com relação a esse plano é que pra transferir pra elétrica você precisa já transferir com sua ênfase, sendo que os alunos "normais" do curso só fazem essa escolha no final do seu 3o ano. Ou seja, é preciso pesquisar bem qual seria a ênfase que te atrai mais para você transferir, o que nem sempre é algo fácil de definir no 1o ano.
Eu acredito que sim, viu. Só da uma olhada aqui nos vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021 quantas vagas rodaram no seu curso e na sua modalidade para você ter alguma noção: docs.google.com/spreadsheets/d/1Ea-nVu7umLj3Mw7hrdlCyjr7c88nvvSqV-mT1GTNYTo
As engenharias de Lorena aumentaram mto, acredito q terem juntado tds as engenharias provocou isso, vc acha q as notas caem mais nas próximas chamadas ? Tem chance delas chegarem nos 660? Ano passado na ampla com menos de 500 passava na primeira chamada, agora com isso a nota tá mais de 700
Aqui você consegue ver quantas vagas rodou por modalidade e por curso nos vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021: docs.google.com/spreadsheets/d/1Ea-nVu7umLj3Mw7hrdlCyjr7c88nvvSqV-mT1GTNYTo
Oii.. vi q a última pessoa q passou no meu curso teve a posição 104 na modalidade... nota final de 362,77.. sou o candidato 105 com 362,22... será q é isso mesmo? será q tenho chance? É pela cota de ep
Felipe acha que começando a estudar agora tem como aumentar 200 pontos? pra dezembro tentar novamente? sou ep fiquei com 323,91 pontos e quem passou na primeira 511,00, vi que teria passado em outros cursos tranquilo mas quero muito farmácia na FCF.
Eu acredito ser possível sim. Entendo que por um lado você vai precisar tem um bom aumento proporcional a sua nota atual, mas por outro lado você pode pensar que precisa """só""" acertar metade da prova. Se essa foi sua primeira vez tentando, da pra ir bem melhor na próxima vez sim.
@@fvalencia foi sim, comecei a estudar em setembro só pois n tinha muita noção da usp, e estudei poucas horas por dia tbm já que estava no ensino médio e trabalhando, creio que agora só com o trabalho vai dar uma relaxada pros estudos melhorarem
Ooi, Felipe. Ouvi dizer que Letras roda bastante, mas estou insegura pois esse ano são 10 vagas e não 72 como no passado. Estou 14 pontos abaixo do corte para cota L1 no enem usp. Oq vc acha?? E muito obrigada pelo vídeo!!
Nossa, pelo que você está relatando então letras teve uma migração considerável das vagas por conta da criação do ingresso via Provão Paulista. Aqui parece que rodou bastante ano passado (acervo.fuvest.br/enemusp/2023/enem-usp_2023_lista_da_chamada_2.pdf) mas não dá pra saber a modalidade das vagas.
Felipe a titulo de curiosidade, da pra subir 300 pontos na fuvest em um ano? (Mudando de carreira, tive MT e física e agora química e biologia, vou fazer FUVEST pra medicina só por fazer)
Eu já vi vídeos com esse teor aqui no youtube (as vezes o youtube me recomenda na página inicial vídeos assim por causa do conteúdo do canal). Acredito que vai depender bastante na sua nota atual e do quão fácil você consegue fortalecer seus pontos fracos neste próximo ano. Fiquei em dúvida com relação a esse "medicina só por fazer", mas se você está pensando em se inscrever mesmo para esse curso, vai ser necessária muita dedicação e disciplina ao longo do ano.
Eu tive um aumento de 600 para 790 em um ano, não conheço ninguém com diferença maior em um ano. Talvez se sua nota foi na casa dos 400-500 pontos dê, mas tem que ter um ano focado.
@@fvalenciaQueria fazer só pra testar mesmo, já tô na USP e queria fazer pra testar meu potencial, tipo tentar passar pra segunda fase e pontuar, não na intenção de passar
@@feliperimena9815 Conciliar uma graduação com tirar o bastante pra ir pra 2a fase de medicina na FUVEST parece meio suicídio viu hahaha. Digo, não é impossível, mas ao mesmo tempo para garantir isso você vai estar gastando tempo que você poderia estar fazendo atividades relevantes para a sua graduação estudando pro vestibular de medicina que é brutal.
OBS: A classificação que está sendo apresentada no documento é a da carreira, e não a do curso.
Olá Felipe boa tarde, sou EP para Direito noturno 1 opção a minha classificação na carreira e a da primeira opção está com uma diferença de 32 colocações. Então estou mais próximo da vaga do curso de 1 opção? Ou esse pensamento é para listas de espera? A minha diferença da nota do último é de 33,89, será que consigo a vaga na 2 chamada ou lista de espera?
Abraços e obrigado pelo trabalho
@@guilhermedelgrandeoliveira1040qual sua nota e classificação amigo?
Essas notas e classificações sao dos que JA foram chamados em primeira chamada regular ne? Entao se eu tiver nota menor que a que aparece la eu ainda tenho chance nas proximas chamadas ne?? (Sao 32 pontos de diferença)
Olá Isabella bom dia, qual seu curso? Mas é isso mesmo minha diferença é de 33,89 pontos para o último, quase como a sua. Essa diferença de acordo com as informações que busquei é pequena e muitas outras listas e situações variadas interferem diretamente nas chamadas da Fuvest. Portanto, tenho muita esperança e acredito. Abraço
@@guilhermedelgrandeoliveira1040 A classificação na carreira é para todos os candidatos que prestaram a 2a fase, independente de qual opção de curso eles tenha escolhido. Já a classificação no curso considera apenas os candidatos que escolheram o curso como uma de suas opções no momento de inscrição.
Ah, e esse documento está mostrando a nota e a classificação do último candidato que foi convocado nesta 1a chamada para cada curso e modalidade.
Nutrição, Noturno - Nota do último foi: 474,81... Tirei 459,07 - 15 pontos atrás... Bora ter fé, pq até no lixão nasce flor! Hahaha
To a 50 pontos torcendo pra rodar tbm kkkkkk
sou PPI
@@guilhermefeitoza9211 Oremos, mano! Vai dar certo, vai dar certo! 🙏
estava muuuito ancioso pelo vídeo Felipe, agora mais ansioso pela atualização da planilha, você é 10.
O sonho agora é a FUVEST decidir divulgar quantas vagas rodaram por modalidade por chamada a partir da 2a chamada hahaha
@@fvalencia por favor fuvest, não nós decepciona 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Olá Felipe boa noite, essa espera das próximas listas e que mais angustia, mas vamos lá firme no propósito
Abraço obrigado pela ajuda
Meu curso no enem usp é eng. da computação na poli. Tem uma pessoa só na minha frente e 5 vagas. Se rodar duas eu entro. Mas eu duvido muito
Dado o número pequeno de vagas, realmente não é algo fácil. Mas também como existem pessoas que são aprovadas em ambos os processos (FUVEST e ENEM-USP) isso não é algo impossível de acontecer.
@@fvalencia da mesma forma, parece que ninguém passou pela fuvest também kkkkkkk vi apenas uma pessoa que passou em ciências da computação em São Carlos e outra que passou em Eng. Da computação em 1° lugar na UFRGS. Outra passou em elétrica na poli, mas enfim kkkkkk faz parte. Já passei em Eng. Da Computação em São Carlos pelo Enem usp, então já está feito! Obrigado Felipe!
Felipe, eu estou com dúvida, em 3 das minhas 4 opções eu estou em uma posição menor que os convocados (exemplo: minha posição é 970 na primeira opção é o último convocado está em 1200). Porém na minha segunda opção eu só tô em 10 opções na frente do último convocado, tá certo isso?
Olá Renata. Eu acabei de responder lá o seu email. O que acontece é que a classificação que aparece neste documento da FUVEST é a da carreira, e não do curso.
O que é aquela classificação que aparece embaixo?
É a classificação na carreira (não no curso) do último convocado
Eles terem juntado as engenharias de Lorena com as outras foi muita sacanagem, nota de corte aumentou bizarramente, em Produção só tinham 38 candidatos pra segunda fase (1° opção), agora de 2°, 3° e 4° opção era muito mais.
Provavelmente uma boa parte dos convocados nessa primeira chamada nem tenha Produção como 1° opção
Quando a FUVEST fez essa mudança em agrupar alguns cursos de engenharia em uma nova carreira eu comentei que provavelmente isso iria mais atrapalhar os vestibulandos do que ajudar eles. Infelizmente me parece que uma tendência para o futuro é ter carreiras maiores.
Originalmente a ideia era juntar também com as engenharias de São Carlos, mas parece que o pessoal de lá vetou isso. Não da pra prever se isso eventualmente vai acontecer no futuro.
Obrigado pela informação Felipe
Passei 143 acima do corte ❤️🙏🏽
fiquei por 14 pontos da minha 1° opçao curso, tomara muito que rode nmrl kkkkkk sou ep ainda
Meu deus fiquei por 12 pontos de passar
Tmj, mano. Fiquei por 7 pontos
6 pontos aqui@@twmusiclyrics4032
Felipe, tudo bem?
Cara, passei na 1° chamada em Educação Física na USP Leste, mas era minha segunda opção de curso. É possível fazer a transferência para a USP Butantã, que era minha primeira opção?
Hoje saiu a lista da segunda chamada e eu não fui convocado. Ainda há chances?
Fala Nicolas!
Existe essa possibilidade sim. Vou deixar o link aqui com as informações da Transferência Interna deles: www.eefe.usp.br/transferencia
Sobre ainda ter chances, essa foi a última chamada regular (a partir de agora começa a lista de espera), então não tem mais como você segurar essa vaga e continuar concorrendo pela vaga na USP Butantã.
@@fvalencia Entendi! Mas é possível realizar a transferência ainda esse ano ou somente ano que vem? Antes de tudo, muito obrigado pelo suporte. Você me ajudou muito!
@@nicolascantante4577 Que eu saiba, nenhum curso da USP permite que você faça a transferência para ele antes do final do seu primeiro ano. A EEFE assim como as outras unidades da USP geralmente abrem o processo de transferência interna em janeiro, então você poderia se inscrever em janeiro de 2025.
@@fvalencia ahh, certo. Cara, você me salvou! Obrigado, de verdade!
@@fvalencia ahh, certo. Muito obrigado, de verdade! Você me deu um baita norte!
Boa tarde Felipe tudo bem, gostaria de saber se você já ouviu falar sobre a lista de manifestação de interesse de espera on-line da usp, dentro do site do júpiterweb. Parece que é uma nova manifestação de interesse na vaga que é realizado após a última chamada convocação de lista de espera. Você já ouviu falar ? Sabe como funciona?
Abraço
Nunca ouvi falar sobre isso não. Se isso for verdade, é algo novo que estão fazendo neste ano.
Eu só fico na dúvida da viabilidade disso pois eu olhei aqui no Guia da Jornada e a efetivação de matrícula da Lista de Espera ocorre 1 mês depois do início das aulas, ou seja, se esse método for existir mesmo, o ingressante entraria perdendo algo entre 5-6 semanas de aula. Sei lá como iria funcionar hahaha.
Olá, sim eu também achei estranho mas não sei. Eu encontrei um vídeo no TH-cam de uma menina tais BUENO falando que fez isso, mas foi qdo tinha sisu, mas enfim
Obrigado abraço
Felipe, foi minha primeira FUVEST e gostaria de te perguntar se as listas rodam muito? eu prestei pra fazer história e fiquei em 166º de 121º o último chamado em AC. Na lista de espera existe uma grande taxa de desistência na competição por uma vaga por parte dos candidatos?
Grande abraço, querido, seus vídeos conseguem sanar dúvidas interessantes nesse momento de apreensão e angústia
Olá Thiago. História costuma rodar um número considerável de vagas sim. Nos vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021 onde eu consegui descobrir quantas vagas rodaram por modalidade, foram mais de 20 vagas AC quando somados os dois cursos (vespertino e noturno) ao decorrer das chamadas. Aqui você consegue ver os valores exatos se quiser: docs.google.com/spreadsheets/d/1Ea-nVu7umLj3Mw7hrdlCyjr7c88nvvSqV-mT1GTNYTo
não sei se clareou ou bagunçou essas notas ai que eles divulgaram kkkk. No Ep eu fiquei em 34, e no ultimo chamado do EP foi 28
O problema é que a classificação está por carreira hahaha.
Acredito que essas informações vão ser bem mais úteis pro pessoal do ano que vem, pois vai dar pra compilar as notas necessárias ao longo das chamadas e dar um norte pra eles.
@@fvalencia simm, no meu caso a minha carreira só tem 1 opção de curso mesmo, não tem a opção 1 e 2 na mesma carreira, como na poli. É a 1 e só
Ou seja, num pior cenário tem que rodar 6 vagas, e num cenário favorável, menos.
exatooo @@fvalencia
altíssimas as notas do enem, ainda bem que já entrei em ciências de computação antes
Felipe, tudo bem? minha última dúvida. o meu curso tem 52 vagas AC, sendo, acredito eu, metade pra cada turno, matutino e noturno. algo que eu percebo que acontece é que, pro turno matutino, são convocados mais candidatos do que vagas, teoricamente. nesta lista da fuvest, por exemplo, consta que foram 36 convocados para o curso da manhã, mas, pela lógica, não deveria ser 26 de cada? significaria que alguns candidatos são convocados pros dois turnos ao mesmo tempo?
outra coisa que eu não entendo: se rodam vagas pro turno da manhã, ''automaticamente'', também rodam pro de noite? em tese, pra suprir o déficit de pessoas que rodaram?
Felipe, gostaria de dizer que sou muito grato pelo sua ajuda aos vestibulandos, por nos esclarecer tanto sobre a fuvest informações que não são das mais fáceis de se achar. obrigado pela atenção!
Essa sua dúvida é muito comum, e o motivo é que a classificação que aparece neste documento é a da carreira.
Vamos simplificar ao máximo o nosso cenário para entender o que acontece. Pense que temos uma carreira com apenas dois cursos, sendo eles matutino e noturno. E pense que só existe a modalidade de vaga AC, e que cada curso possui 20 vagas.
Logo, sabemos que os 40 melhores candidatos (com melhor classificação) serão chamados na 1a chamada. Mas se fôssemos observar esse nosso curso hipotético neste documento da FUVEST, as classificações do último convocado em cada curso seria algo como 37 (número arbitrário) e 40, ao invés de 20 e 20.
Sobre a questão de rodar vagas pra manhã também rodarem pro noturno, não existe nada formal sobre isso. O que acontece na prática é que muitos candidatos nesta situação são convocados para um curso noturno (que geralmente tem uma nota de ingresso um pouco menor) e selecionam a opção "M" na pré-matricula. Se roda uma vaga no matutino e eles conseguem essa vaga, logo uma vaga no noturno acaba rodando por consequência.
@@fvalencia obrigado! sabe me dizer se na segunda chamada, a classificação atualiza?
@@link2155 A sua classificação em si não vai alterar (ela só muda na lista de espera), mas a FUVEST deve soltar um documento igual esse com as notas/classificações alteradas sim.
Vc sabe se na unicamp tb a classificação é geral?
Vish, não faço ideia.
Mais um inscrito!!
Fiquei a 25 pontos de passar na fuvest, to numa tristeza
Então você pode estar na segunda lista ou nas listas de espera, não desista!
Vamos ver como vão evoluir as notas dos últimos convocados quando a FUVEST soltar um documento equivalente na 2a chamada. Dependendo da situação da pra ter muita esperança sim!
Senti falta da nota fuvest em engenharia química poli. Não tem lá, simplesmente rs
Tá no começo da página 9 do PDF. É que ficou separado dos outros cursos por conta que acabou o espaço da página hahaha
Minha visão falhou rs. Obrigada. Achei aqui
Felipe, qual é a diferença da segunda lista de chamada para as listas de espera? Estou muito confusa
Na 2a chamada você ainda concorre por todas as opções de curso que você selecionou na no momento da inscrição do vestibular.
Na lista de espera (3a chamada em diante) você precisa manifestar seu interesse e selecionar apenas uma das opções de curso que você selecionou no momento da inscrição para continuar concorrendo por ela. Com isso a concorrência acaba sendo diluída pelos cursos.
Passei foi vergonha na fuvest :') fica pra próxima vida
Que isso
@@fvalencia kkkkkkk foi mal quis desabafar, mas muito obrigado pelo conteúdo Felipe, foi mt útil durante esse ano e tenho certeza que ajudou muitos outros vestibulandos também
@@guilherme29248 Mas só de você ter chegado até aqui, não passou vergonha não. Siga em frente, independente do caminho!
Felipe eu fiquei com 610 pontos na posição 46º de 36º vagas ; quando olhei o site da fuvest a nota de publicidade matutino estava em torno de 680 e estava escrito classificação 10 isso significa que a décima pessoa classificada ficou com essa nota ??.
Isso! No caso quer dizer que a última convocada para o curso Publicidade - Matutino na modalidade AC estava na 10 classificação da carreira.
Sou modalidade enem-usp categoria pl-2 e faltou 17 pontos de média, acha que eu tenho chances na segunda chamada ou lista de espera?
O "problema" do ENEM-USP é que ao contrário da FUVEST a gente não tem uma reação noção nem de quantas pessoas estão concorrendo (na FUVEST a gente sabe que tem aproximadamente 4 por vaga que fazem a 2a fase). Eu manteria a esperança.
ezequiel a fuvest divulgou a classificação do ENEM USP na área do candidato, lá da pra ver onde vc ficou
Boa tarde, Felipe. Queria te perguntar mais uma coisa. Tipo, na minha carreira tem o curso (ciências biomédicas) em sp e em ribeirão, vc acha q mts pessoas que estão inscritas no curso em ribeirão pode acabar passando em sp e liberando vaga? ou nada a ver?
Olá Bruno. Não consigo dizer se vai se o caso de muitas pessoas, porém consigo afirmar que com certeza isso acontece, por conta da possibilidade de marcar a opção "M - Matriculado aguardando nova convocação" na etapa de pré-matricula da 1a chamada. Mas agora da 2a chamada em diante isso não é mais possível.
@@fvalencia entendi. Mas isso significa que não tem candidatos mais que por exemplo, na segunda chamada estão na fila dos dois cursos mas acabam passando, na lista de espera, em sp e daí faz rodar bastante a lista de ribeirão? Ou nem sempre?
@@brunotrovo3288 A partir de agora, com a manifestação de interesse na Lista de Espera, você só vai poder escolher um dos cursos que você escolheu no momento da inscrição para continuar concorrendo por ele então isso do pessoal de ribeirão passar pra sp não vai acontecer mais.
@@fvalencia entendi, Felipe. E devido a isso de ter que escolher um rumo, você acha q pode acabar “descongestionando” as listas (no meu caso, de ribeirão) pq muitos que estavam nas duas opções de cursos da msm carreira estão só em uma agr?
@@brunotrovo3288 Sim sim. O que eu falo é que na lista de espera a concorrência acaba "diluindo" por conta disso de só poder escolher um curso.
Boa noite, Felipe. Estou em 61 em um curso que o último aprovado da ac tava em 29, em um curso com 11 vagas e que tem 2 cursos na carreira. Acha boa as chances?
O ideal é esperar o novo documento da FUVEST para ver o quanto vão rodar as classificações. Pelos dados que você passou eu chutaria que as chances são baixas, porém muita coisa é possível na lista de espera.
Valeuu, Felipe, e parabéns pelo conteúdo.
Achei que passei bem, passei só 5 pontos acima do corte😮
Vlw Felipe pela informação, a FUVEST mandou muito bem nessa.
Agora já que esse ano serão apenas duas chamadas então é provável que talvez rode menos por causa disso né? Pelo menos tem a lista de esperas, vamos ver...
Vai ser interessante observar como vai ficar a 1 chamada da Lista de Espera, visto que ela vai tomar o lugar da 3a chamada regular de anos anteriores.
Fiquei na classificação 215 e a da minha modalidade ppi era 200, acha que tenho chances? É gestão de politicas publicas noturno
Mds eu fiquei na posição 216 do noturno e estou torcendo pra ser chamada tbm 🥲
@@giovannarodrigues9665 tirou quanto de nf?
Acho que eu respondi você no email, Pedro.
De qualquer forma, copiando o conteúdo aqui, esse curso costuma rodar pouca vaga PPI, então o ideal é acompanharmos como vai ficar a nova classificação do último convocado na 2a chamada, para ver se alguém foi convocado ou não.
Olá Pedro, você conseguiu passar? Eu passei pela lista de espera e estava na posição 217 (2° opção - matutino)
@@giovannarodrigues9665 oiii, consegui passar na lista de espera!
Oi Felipe!! Pode me dar um norte? Sou cota EP e fiquei em 202 na classificação de carreira, enquanto o último chamado EP para o curso que eu quero (geografia) ficou em 180. Apesar disso, estou a 17 pontos do último convocado. Como na carreira existem 2 opções de curso, acha que eu tenho chance de passar pela segunda chamada? Ou é muita pretensão da minha parte?😅
Obs: Queria o noturno mas daí essa diferença de pontos aumenta pra 30 e a classificação do último convocado EP pro noturno ficou em 154.
Olá!
Tomando como base os vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021 que foram neles onde eu consegui descobrir a quantidade de vagas que rodou por curso e modalidade, geografia rodou poucas vagas EP em ambos.
Portanto eu acho difícil que no seu caso você seja convocado na 2a fase, mas ao mesmo tempo como essa classificação é toda misturada, num cenário onde a grande maioria dos candidatos na sua frente seja AC, isso seria possível.
Obrigado!!!
por acaso eles soltaram essas notas da segunda lista no ano passado? passei pra minha segunda opção e o último colocado na minha primeira opção está 27 pontos acima da minha nota… não sei se tenho chance
Ano passado eles não soltaram nenhuma informação de nota/classificação. Pra falar a verdade, essa é a primeira vez que a FUVEST divulga algo relacionado a nota. Nos vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021 eles divulgaram as classificações do último convocado nas três primeiras chamadas.
Felipe, a lista de espera da Fuvest segue a ordem da classificação?
Na Lista de Espera você deve receber uma nova classificação, considerando apenas as pessoas manifestaram interesse nela e que selecionaram o mesmo curso que você. Pelo menos foi assim nos anos anteriores.
@@fvalencia mas aí por exemplo se têm 9 pessoas na minha frente esse número não vai aumentar?
@@julianamartins3267 Esse número tende a diminuir.
Primeiro porque dessas 9 pessoas na sua frente, pode ser que alguma delas não manifeste interesse na lista de espera.
Além disso, se o seu curso estiver em uma carreira com vários cursos, pode ser que alguma dessas 9 pessoas escolha outro curso que foi uma de suas opções na inscrição do vestibular que não o seu para seguir na Lista de Espera.
@@fvalencia Entendii, obrigada!!
@@fvalencia Entendii, obrigada!!
Oi Felipe! Minha nota na FUVEST foi 746 e o corte de elétrica foi 754, acha que tenho chances na segunda chamada? Sou AC e minha posição de corte na carreira foi 256 e a minha foi 300.
Pegando somente essa sua nota como base (746) você seria convocada em alguma chamada com base no que temos no site do Manual do Vestibulando (manualdovestibulando.com/notas/60/fuvest/EngenhariaEletricaEnfasesAutomacaoeControleEnergiaeAutomacaoEletricasEletronicaeSistemasComputacionaisTelecomunicacoes.html). Fica firme na esperança ai!
Boa noite, Felipe. Tudo bem?
Eu sou cota EpL1 no enem usp e fiquei uns 8 pontos da nota de corte, no caso, como tem uma vaga só, da nota do convocado na primeira chamada. A classificação desse convocado foi 60 e a minha é 91. Acha que tenho chance?
Fala Gustavo!
Eu estou surpreso com esse salto na classificação entre a sua e a do convocado, visto que foi uma diferença de apenas 8 pontos. O problema aqui é que você está relatando que existe apenas 1 vaga, então fico na impressão que essa única vaga teria que rodar pelo menos duas vezes para te chamarem.
@@fvalencia então, não achei tão expressiva essa diferença, já que a classificação não leva em conta as cotas do candidato. Daí não da pra saber se quem está entre mim e o classificado é de alguma outra cota ou ampla concorrência, mas acredito que haja mais de ampla concorrência.
@@gustavopereiradefreitas7867 Isso é verdade
oii felipe, primeiramente gostaria de agradecer por fazer videos tão explicativos. você ajuda muito os vestibulandos ansiosos que estão surtando kkkkk o último convocado de letras EP tirou 461 e eu tirei por volta de 380, você acha que a lista roda o suficiente pra eu ser chamada? sei que é uma grande diferença, mas se eu passar na última lista de espera já tô feliz
Olá! Letras costuma rodar um certo número de vagas AC e EP. Dada a diferença de nota entre a sua e a do último convocado não dá pra garantir nada, mas fica de olho em como vai ficar sua nova classificação na Lista de Espera (após a manifestação de interesse nela).
Eai felipe tudo bem? Já vi uns vídeos seus e gostaria de saber se vale a pena eu sair de São Carlos, onde eu moro, para ir para a POLI em SP para cursar engenharia civil! Gostaria de saber sua opinião! Obrigado
Fala Breno!
Você chegou a ver um vídeo que eu faço onde eu comparo a Poli com a EESC?
Pra mim as grandes curriculares são bastante parecidas, e o diploma vai ser "USP" do mesmo jeito, então o ideal é você ponderar a escolha com relação a oportunidades e aspectos positivos para você em cada uma.
@@fvalencia obrigado Felipe, acabei prestando para a POLI e não passei, então acabei vindo para a unicamp! Uma ótima universidade também, muito obrigado pela sua ajuda!
Na classificacao geral, eu to 150 posicoes abaixo do ultimo colocado da carreira (engenharia da poli). Tem chance de eu entrar agora na segunda chamada?
Pq tipo, se na segunda chamada, chamarem pelo menos mais 150 pessoas de toda a carreira, eu ja entro né?
tb quero saber Felipe!! tenho a mesma duvida
Como a carreira que engloba os cursos da poli creio eu que seja a maior carreira de toda a FUVEST, ficou uma bagunça isso da classificação, visto que cada candidato tem uma porrada de cursos para escolher. Eu acredito que dá pra se surpreender e ser chamado sim, com a ressalva que a capacidade de previsão aqui é nula hahaha.
Lembre-se que dessas 150 pessoas que teoricamente estão na sua frente algumas já devem ser sido convocadas nesta 1a chamada para outros cursos.
@@fvalencia É um raio de esperança kkkk. De qlqr modo, ainda tem as listas de espera né. Obrigado!!
Oi, Felipe. Tudo bem? Passei em engenharia química, na poli na cota PPI, e estou com 41 pontos abaixo da nota de corte em Engenharia de Computação. Você acredita que há chances de convocação para EC, que é minha primeira opção de curso?
Engenharia de Computação não costuma rodar muito vaga EP/PPI então fica uma incógnita ai. O "problema" no seu caso é que você só teria a opção de segurar a Engenharia Química e tentar algo melhor nesta 2a chamada (opção "M"), o que acaba ficando um pouco difícil.
Felipe, acho que fiz merd@😥😥
Eu havia passado para Políticas Públicas, minha terceira opção de curso, pelo enem usp. Mas não me atentei em fazer a pré matrícula para colocar "Desistente em espera da próxima classificação", ou algo assim. Na verdade, só havia colocado terceira e segunda opção de curso por que era obrigatório, sempre quis de verdade a minha primeira opção. Por não ter feito isto, pra demonstrar que eu não queria fazer matrícula no curso que passei, mas que desejava continuar no processo seletivo pra minha primeira opção de curso, fui desclassificado do processo seletivo. Não apareceu nada na minha area do candidato, mas vi um vídeo no insta da fuvest sobre a pré matrícula e vi que tinha esse passo😓
Sabe me dizer se isso pode acontecer, eu ser desclassificado do processo seletivo por isso?
Cara, manda mensagem pro Fale Conosco da FUVEST AGORA (app.fuvest.br/faleconosco_contato)
Eu sei que no caso da efetivação da matrícula se você não aparece, você é eliminado do vestibular, só não sei se a mesma coisa acontece com a pré matrícula.
@@fvalencia mandei a mensagem. Acredito que eu vá ser eliminado sim😓. Tem uma cláusula minúscula no edital que trata dessa questão:
§ 2º - O candidato convocado para uma opção de curso que
não seja a sua primeira opção poderá manifestar uma das seguin-
tes condições de matrícula: [S], [D] ou [M], respeitado o disposto nas alíneas a, b, c e § 1º do Artigo 31 desta Resolução.
§ 3º - O candidato convocado que, dentro dos prazos e formas previstas nesta Resolução,não efetuar a etapa virtual da matrícula,manifestando uma das condições([S], [D] ou [M]), será definitivamente eliminado do Processo Seletivo ENEM-USP 2024.
@@gustavopereiradefreitas7867 Putz
BCC em são Carlos PPI - fiquei apenas 6.48 do último chamado, será que da 2° chamada ?
Tomando o vestibular FUVEST2022 como base (onde eu tenho as informações de quantas vagas rodaram por modalidade por curso), rodaram 4 vagas PPI. Como você está bem próximo da pontuação do último candidato eu teria esperanças.
Só não cheguei a analisar qual foi a eventual mudança no número de vagas PPI do vestibular deste ano em relação aos anos anteriores por conta da migração de algumas vagas para o ingresso via Provão Paulista.
@@fvalencia para ppi em 2023 tinha 12 vagas, agora neste ano tem somente 10 vagas
@@LuisHenrique-lg6ph Não foi uma redução tão drástica quanto em outros casos então. Se mantiver a lógica de 2022 deve rodar 2-3 vagas.
Felipe, eu estou em duvida entre engenharia de computação e ciência da computação, mas estou pendendo mais para o lado da ciência. Entretanto, a nota de ciencia esta consideravelmente mais alta e não sei se essa diferença torna minha aprovação muito mais dificil ou se nem tanto assim. Meu medo é acabar nao passando, oq me leva a pensar em engenharia por ser mais seguro.
Obs: sou ppi e quero pela fuvest.
Interessante que você está certo mesmo. Para PPI a nota do último convocado no BCC do IME foi maior que na Eng.Comp. na Poli. Imagino que um dos fatores que contribuiu para isso é que a poli tem 8 vagas PPI na FUVEST, enquanto o IME tem 6 vagas PPI.
O que você pode pensar em fazer caso esteja preocupado com isso da nota é entrar na poli e tentar a transferência interna para o IME no final do seu 1o ano. Não vou dizer que é algo fácil, porém existe a possibilidade.
Vlw felipe, nem sabia que existia essa possibilidade
@@GustavoRibeiro-y4k Aqui tem algumas informações sobre: www.ime.usp.br/graduacao/transferencia-interna/
Olá Felipe tudo bem? Vi que a nota do último foi 562,590 e a classificação 987 a minha nota 528,700 e classificação 1098 para modalidade EP Direito noturno, mas não consigo saber quantos candidatos da minha modalidade tem na frente. Será que na próxima chamada conseguiremos ou apenas na lista de espera? Pela sua experiência vc acha que tenho chances ?
Abraço obrigado pelo apoio
Neste caso fica difícil de saber mesmo, Guilherme. Digo isso pois essa diferença de 40 pontos pode refletir uma quantidade bem variada de candidatos entre você e o último convocado. Fica difícil saber por exemplo se tem 1 pessoa na sua frente ou 10. De qualquer forma, fica atento em como as coisas vão evoluir na Lista de Espera.
Olá Felipe, obrigado por responder, ainda estamos no escuro, pois não conseguimos saber quantas pessoas da mesma modalidade tem na frente, mas já ajudou muito. Eu vi pela planilha que rodaram em 2022 6 vagas EP. Essa situação é angustiante mas estou confiante. Pelas projeções q fiz pode chegar mas vamos esperar tem muita lista para sair e situações diferentes que pode interferir diretamente na quantidade de candidatos a ser convocados
Não acha?
Obrigado pelo apoio e consideração
Felipe, me diz oq tu com sua experiência acha. To na classificação 1393 e o ultimo convocado tá na posição 1295. Sou cota ppi, e entre essas mais de 90 pessoas deve ter bastante gente da ampla e da EP. Acha que tenho chance na lista de espera? Minha nota foi 436 e a nota do ultimo colocado foi 481. Acha que tem como?
Pela classificação que você falou, você está prestando pra Direito né? Se for o caso, é difícil rodar vaga PPI lá, mas sempre dá pra ter esperanças dependendo de como ficar sua classificação na Lista de Espera.
@@fvalencia Isso, direito. Vou aguardar sair a lista de espera. Quando sair vou saber quantos vão estar na minha frente? Dessa vez na minha cota
@@guilhermefeitoza9211 Agora estou na dúvida se a classificação vai levar em conta apenas a sua cota (não lembro como foi ano passado), porém eu lembro que ela só considera que manifestou interesse na Lista de Espera exatamente no mesmo curso que você, então vai ficar bem menos gente.
Ola! O último candidato tirou 461 (Letras EP) e eu tirei 443. Tenho chances? Última classificação foi 834 e eu fiquei em 928
Nos dados que eu tenho da FUVEST2022 e FUVEST2021 letras rodou algumas vagas EP, então você tem chance sim.
Eu só não sei se teve uma mudança na quantidade de vagas EP oferecidas pela FUVEST por conta da migração de algumas vagas para o ingresso via Provão Paulista
o ultimo convocado do meu curso estava em 268 e eu estou em 287. Sera que roda? são 11 vagas (Medicina ribeirao - PPI ) prestei pelo vestibular.
Pelo fato de medicina ser medicina, e no caso da carreira Medicina Ribeirão Preto ter apenas esse curso as coisas são um pouco mais difíceis. Quando começar a Lista de Espera fica de olho em como vai ficar sua nova classificação.
Sou de direito ppi e cai na minha terceira opção. Por 4 pontos não cai na minha segunda opção, estou a 5 vagas dessa opção e a 2 da primeira opção. Sera que tenho chances?
Quando você diz que está a 2 vagas da sua primeira opção você quer dizer que a sua classificação na carreira é 2 acima da que aparece no documento? Se sim, então no pior caso tem 1 pessoa na sua frente, sendo que essa pessoa poder muito bem ser AC ou EP e você ser a próxima a ser chamada.
O último chamado da lista ppi no noturno é 1295 e eu estou na 1293. Será que dá?
@@brunaalmeida6827 Imagino que você tenha se confundido ai (a pessoa chamada foi 1293 e você é 1295), não?
@@fvalencia estou confusa rs. Minha classificação na 1a opção é 1293 e o último chamado de acordo com a lista que saiu é 1295 nessa opção de curso. Já na segunda opção estou classificada na 1313 e o último chamado foi o 1318.
É a primeira vez que faço Fuvest na vida então estou super confusa
Boa tarde Felipe, fiquei bem confusa quanto a classificação. Sou Ac e minha segunda opção tem a nota de corte de 595 pontos, eu tirei 594. Porém, na classificação fiquei em 48 para o curso específico, enquanto lá consta que o último a ser chamado ficou em 51. Como isso é possível? Tenho chance de ser chamada? 😮💨
Essa classificação que eles estão mostrando ai no documento é a da carreira, e não do curso. Talvez por isso que esteja confuso para você.
Agora sobre você só estar 1 ponto abaixo, me parece muito possível que você tenha chances de ser chamada sim. Qual o seu curso/carreira?
@@fvalencia Entendi, obrigada. Prestei para nutrição matutino e noturno, respectivamente, carreira 470, que tem tb nutrição e metabolismo. Minha classificação geral foi 54, oq faz mais sentido agora.
@@mxmxsz Todos esses três cursos rodaram algumas vagas AC nos vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021, então fica atenta ai. Capaz até de você ser convocada na 2a chamada.
@@fvalencia Que bom! Vou ficar de olho, obrigada !
oi felipe! eu passei na poli em civil AC com 745 pontos, mas fiz a pré-matrícula como "matriculado esperando nova convocação" esperando conseguir para elétrica, e vi que a nota do ultimo colocado de elétrica foi 754, acha que tenho chances? sei que não é algo muito certo de dizer, mas não tenho nenhuma noção do que esperar
Como a elétrica é um curso com muitas vagas, acho que tem chance sim.
Mas caso não de certo, já te adianto que é tranquilo transferir pra elétrica.
beleza, valeu!
@@fvalencia é mesmo tranquilo transferir pra elétrica? Fui convocado para a minha quarta opção, mas a primeira é eng. elétrica. Estou em dúvida se marco M ou D!!! Minha nota foi 735,00... oq vc acha? Entro e transfiro?
@@henribrizolara554 É tranquilo sim. A única ressalva que eu preciso fazer com relação a esse plano é que pra transferir pra elétrica você precisa já transferir com sua ênfase, sendo que os alunos "normais" do curso só fazem essa escolha no final do seu 3o ano. Ou seja, é preciso pesquisar bem qual seria a ênfase que te atrai mais para você transferir, o que nem sempre é algo fácil de definir no 1o ano.
@@fvalencia Obrigado Felipe!!
Felipe, para uma carreira com 5 opções de curso (FEA-RP), ficar a 5 pontos da vaga é considerado próximo? Acha que tenho chances reais?
Eu acredito que sim, viu.
Só da uma olhada aqui nos vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021 quantas vagas rodaram no seu curso e na sua modalidade para você ter alguma noção: docs.google.com/spreadsheets/d/1Ea-nVu7umLj3Mw7hrdlCyjr7c88nvvSqV-mT1GTNYTo
As engenharias de Lorena aumentaram mto, acredito q terem juntado tds as engenharias provocou isso, vc acha q as notas caem mais nas próximas chamadas ? Tem chance delas chegarem nos 660? Ano passado na ampla com menos de 500 passava na primeira chamada, agora com isso a nota tá mais de 700
Aqui você consegue ver quantas vagas rodou por modalidade e por curso nos vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021:
docs.google.com/spreadsheets/d/1Ea-nVu7umLj3Mw7hrdlCyjr7c88nvvSqV-mT1GTNYTo
Oii.. vi q a última pessoa q passou no meu curso teve a posição 104 na modalidade... nota final de 362,77.. sou o candidato 105 com 362,22... será q é isso mesmo? será q tenho chance? É pela cota de ep
Caraca, as notas estão bem próximas. Qual é seu curso/modalidade?
@@fvalencia carreira 871.. química noturno em Ribeirão Preto.. modalidade de ep
@@fvalenciafoi a carreira 801-70 química noturno em Ribeirão... ep
já passou já, segunda chamada seu nome tá na lista
Já passou
Felipe acha que começando a estudar agora tem como aumentar 200 pontos? pra dezembro tentar novamente? sou ep fiquei com 323,91 pontos e quem passou na primeira 511,00, vi que teria passado em outros cursos tranquilo mas quero muito farmácia na FCF.
Eu acredito ser possível sim. Entendo que por um lado você vai precisar tem um bom aumento proporcional a sua nota atual, mas por outro lado você pode pensar que precisa """só""" acertar metade da prova.
Se essa foi sua primeira vez tentando, da pra ir bem melhor na próxima vez sim.
@@fvalencia foi sim, comecei a estudar em setembro só pois n tinha muita noção da usp, e estudei poucas horas por dia tbm já que estava no ensino médio e trabalhando, creio que agora só com o trabalho vai dar uma relaxada pros estudos melhorarem
@@pinzon8175 Então está bem favorável isso ai!
@@fvalencia ótimo brigada por responder, vou procurar cursinhos on-line pra tentar em dezembro então
Terá essas classificações divulgadas até na lista de espera???
Espero que sim. Nos vestibulares FUVEST2022 e FUVEST2021 eles fizeram das três chamadas regulares somente, mas nada impede de ser diferente desta vez.
Boa noite, mais uma vez!!
É possível rodar 1 vaga em ADM-noturno na FEA?
P.S.: Muito obrigado pela atenção que teve com minha outra pergunta!!
Sim, é bem normal isso acontecer Fabio!
Ooi, Felipe. Ouvi dizer que Letras roda bastante, mas estou insegura pois esse ano são 10 vagas e não 72 como no passado. Estou 14 pontos abaixo do corte para cota L1 no enem usp. Oq vc acha?? E muito obrigada pelo vídeo!!
Nossa, pelo que você está relatando então letras teve uma migração considerável das vagas por conta da criação do ingresso via Provão Paulista.
Aqui parece que rodou bastante ano passado (acervo.fuvest.br/enemusp/2023/enem-usp_2023_lista_da_chamada_2.pdf) mas não dá pra saber a modalidade das vagas.
Caso eu me matricule em um um curso pelo enem-usp, poderei manifestar interesse na lista de espera de outro curso pela fuvest?
Como os processos de ingresso são independentes, não vejo problemas nisso (e também nunca me falaram nada sobre).
Felipe a titulo de curiosidade, da pra subir 300 pontos na fuvest em um ano? (Mudando de carreira, tive MT e física e agora química e biologia, vou fazer FUVEST pra medicina só por fazer)
Eu já vi vídeos com esse teor aqui no youtube (as vezes o youtube me recomenda na página inicial vídeos assim por causa do conteúdo do canal). Acredito que vai depender bastante na sua nota atual e do quão fácil você consegue fortalecer seus pontos fracos neste próximo ano.
Fiquei em dúvida com relação a esse "medicina só por fazer", mas se você está pensando em se inscrever mesmo para esse curso, vai ser necessária muita dedicação e disciplina ao longo do ano.
Eu tive um aumento de 600 para 790 em um ano, não conheço ninguém com diferença maior em um ano. Talvez se sua nota foi na casa dos 400-500 pontos dê, mas tem que ter um ano focado.
@@fvalenciaQueria fazer só pra testar mesmo, já tô na USP e queria fazer pra testar meu potencial, tipo tentar passar pra segunda fase e pontuar, não na intenção de passar
@@RuntaBRkotentão, eu passei em MK e to satisfeito, mas queria prestar pra me testar
@@feliperimena9815 Conciliar uma graduação com tirar o bastante pra ir pra 2a fase de medicina na FUVEST parece meio suicídio viu hahaha.
Digo, não é impossível, mas ao mesmo tempo para garantir isso você vai estar gastando tempo que você poderia estar fazendo atividades relevantes para a sua graduação estudando pro vestibular de medicina que é brutal.