Me lembro de uma frase que vi em algum lugar: se um macaco pegasse todas as bananas da floresta pra ele e deixasse os outros passando fome, estudariam o que tem de errado com ele, mas se um humano faz isso com os recursos de um lugar, colocam ele na capa da forbes como homem do ano!
Uma venda chamada BURRICE, porque explicar de forma mais simples, concreta e objetiva do que o Moreira e o Roncaglia fizeram é praticamente impossível. Imagina ter contato com esses caras (não é a primeira vez!) e ser FÃ de um herdeiro que não criou absolutamente nada.
@@Squalla1 Mais um comunistinha elitista de universidade. Bem menos, colega. Se o comunismo é só pros inteligentes então se mata no pau de arara das forças armadas. Apoio popular precisa vir de uma linguagem popular, senão vai ser meia dúzia de estudante contra os batalhões do Brasil. Movimentar a superestrutura é mais difícil do que armar uma guerrilha.
Já pulei da barriga da minha mãe com uma enxada nas mãos. Não desejo que nenhum jovem sofram o que tive que sofrer pra estudar e ter uma formação. Não existe meritocracia, fui um miserável resistente, humilhado, invisível… fico fulo quando um pobre diz foi mérito etc: meus bagos pra essa gente medíocre.
tmj camarada, cresci na roça tambem, sei como a vida é difícil e to ate hoje lutando pra sair dessa merda, porem os obstáculos são duros demais, as vezes da vontade de desistir, mas infelizmente nem essa opção nós temos.
Hahahhaahhaa veio um ou outro lá de baixo conseguem acender socialmente, mas quem tem uma familia já estruturada economicamente os filhos não iriam precisar pegar em inchadas ou foices etc não camaradas acordem! Não romantizem a meritocracia que muitos não fazem parte!
@Carta72166 e @yvanrondon714, se vocês tivesses Nascido num país socialista, estariam "puxando a enxada" e sem qualquer perspectiva de um dia poder melhorar de vida, como todo mundo!
@@ArquiduqueX conseguiu o que? Sobreviver? Trabalhar sem saber que as contas vão fechar? Trabalhar desde a infância? E não é tirar método, mas não é como se ele fosse dono da Alphabet ou de um latifúndio.
O pensar do Igor representa uma boa parte do adulto jovem brasileiro. O liberalismo fez e faz sua lavagem cerebral com muita eficiência. A luta é árdua pra tentar abrir a mente dessa galera e do brasileiro em geral.
Muitos não querem abrir a MENTE. Pra ELES, o liberalismo é um Deus, ou seja, vale mais a pena viver de aplicações do que do trabalho... Grande PARTE DESSA GALERA HOJE estão na informalidade, se ACHANDO EMPREENDEDORES... SIMPLES ASSIM...
Cada vez mais admirado com o Eduardo Moreira. E é bom ele não dizer abertamente termos estigmatizados como "socialismo", "comunismo", "marxismo", etc., para que mais pessoas que sofrem dessa síndrome do comunista malvadão possam ouvir a verdade sobre o capitalismo. Se vai funcionar ou não, aí é outra história, mas se uma pessoa dentre 100 começar a refletir sobre o tema, já será um grande avanço.
A radicalização do Eduardo Moreira foi uma das coisas mais belas que pude acompanhar durante os últimos anos... E também fui me radicalizando junto a ele rs
@@crajirucunha achei não zé, se cê achar aí, compartilha com a rapaziada. Eu realmente gostaria de ter mais esse argumento pra descer o cacete no safado do Aécio.
Estava lendo sobre a historia do meu estado e nesse tempo houve dizimação e escravização de povos indígenas. Não existia classe media, pq a concentração de riqueza estava nos fazendeiros donos de terra. Aqui no Piauí a historia dos povos originarios foi apagada e esquecida.
Qualquer um pode ser um trilionário, basta querer. Estou batalhando para juntar meu primeiro trilhão, hj acordei 6h da manhã, tomei banho gelado e pratiquei nofap.
@@investidor3046interessante é o relativismo e a conveniência do militante, o cara acha bonito o militante do mesmo aspecto político dele está se radicalizando. Se for de direita também é bonito ser radical? Radicalismo não deve ser criticado somente nos diferentes, mas também nos iguais? Cadê a coerência?
@@csm4720 amigo, direita faz concurso público? Direita aumenta salário de servidores? O mais importante é termos um olhar mais fraterno para a classe dos servidores públicos. Sou Lula até o fim. Sou pelos concursados. 🙏🙏
@@danielazevedo3812 extremo poder ser muitas coisas, inclusive ser somente outro polo, outro lado, bem como um dos sinônimo de radical é a palavra extremo. Conheço essa técnica de fazer malabarismo com os valores semântico com as palavras. Tipo: Somos radicais, mas ser radical tem um significado diferente de extremista.
@@vincitomniaveritas7965calmai, camarada... Jones só não foi no Desce a Letra Show por problema de agenda entre eles, já chegaram a marcar e deu problema em cima. Jones morar no PE infelizmente dificulta pra programas que não tem como bancar uma passagem e estadia pra ele...
Jones, você, é o único comunista que consegue ser acessível no discurso Marxista sem ser esnobe em um discurso intelectual que visa somente a ideologia. Parabéns
O único não, camarada. Tem outros como o camarada João Pitillo do canal Guerra Patriótica. Recomendo o canal dele e acho que pela sua demanda, você vai curtir o conteúdo dele, assim como curte do Jones! Grande abraço!
Eu gostaria de ser motorista de ônibus, mas sempre que falo isso é como se fosse uma piada e riem de mim. Sei que motoristas têm condições deploráveis de trabalho, por isso fui atrás de fazer faculdade, mas eu viveria feliz e plena dirigindo uns biarticulados se ganhasse bem e pudesse descansar dignamente.
eu queria ter sido gari, daqueles que andam no caminhão. Sério, eu achava hiper foda e ainda acho, mas descobri que eles ganham extremamente mal e tive que ir pro mesmo caminho.
É alguém que possui capital acumulado e se percebe favorecido com políticas de direita que pregam o estado mínimo, redução de impostos e a maximização do capital dele. E os de mais? Dane-se, eles já montou seu capital.
@@manoeldejesushallyson , isso é um reducionismo tosco sobre impostos e sobre o SUS. Vc sabe disso, mas está aqui tentando pregar sua ideologia, não perca seu tempo.
@@crazydavebrasil Marx era um fudido que desgracou a vida da própria família e não fazia nda. Engels até onde eucsei, não vendia curso de bolsa pra pobre
3:43 Dessas famílias “quatrocentonas” de São Paulo tem umas que descendem até de bandeirantes, bixo. A Marta Suplicy, tanto do lado da mãe, como do pai, vem de uma família de barões e Condes. Ela descende de uma família bem antiga da nobreza portuguesa!!.
O trecho a seguir não é de uma figura comunista, mas dispõe de inteligência ímpar, que merece o registro: "Uma economia planejada que ajusta sua produção às necessidades da comunidade distribuiria o trabalho a ser feito entre todos aqueles aptos ao trabalho e garantiria o sustento de cada homem, mulher e criança. A educação do indivíduo, além de promover suas próprias habilidades inatas, tentaria desenvolver nele um senso de responsabilidade pelo próximo ao invés da glorificação do poder e do sucesso na nossa sociedade atual." (Albert Einstein)
Cara, eu nem digo 'inteligência', mas é assustadora a falta de empatia que ele demonstra. O Eduardo Moreira enquadrou ele, quando perguntou "que mundo que ele quer viver", porque eu acho que é disso que se trata. Como alguém vive tranquilo em um mundo onde, a cada esquina, tem alguém não conseguindo o mínimo para sobreviver?!
@@erichvallimvicente7043 , sim, ele já demonstrou inúmeras vezes que tem uma visão absolutamente individualista. E nem sequer está preocupado em viver em uma sociedade melhor, mais desenvolvida, bem organizada, etc, o negócio é o benefício individual de curto prazo que ele pode vir a ter a partir de um governo de direita, já que ele é alguém que possui patrimônio acumulado. Ele até hj se lamenta pela saída do Monark, que quando abria a boca chocava meio mundo pelos posicionamentos bizarros que tinha, logo, o Igor tem uma visão de mundo muito semelhante a do Monark, um mundo absolutamente individualista e predatório (O que a extrema direita defende.), sendo a única diferença entre ambos a prudência do Igor em expor essas opiniões. A ideia desses caras é estado mínimo, redução de impostos, maximização do seu/meu capital e pau no c... da geral.
Jones ótima reflexão. Eu sou Engenheiro, Classe Média e Comunista. Minha familia é um bom exemplo de milionários que perderam tudo pela falta de quem explorar. Meu bisavô era um fazendeiro muito rico e dono de uma fazenda com centenas de escravos negros. A mulher dele, minha bisavó, era neta de negros escravizados. Após a Lei áurea, todos os escravos da fazenda dos meus bisavós na Ilha Grande (Angra) rumaram para o Rio de Janeiro e meu bisavô faliu, e vendeu a fazenda. Se mudaram para o Lins de Vasconcelos para uma chacará proxima da Familia Meyer e lá minha avó conheceu meu avô que era filho de uma francesa (Marie Zénaïde), que quando jovem tinha lutado na Comuna de Paris e fugiu com seu marido português para o Brasil. Minha mãe já nasceu pobre e se casou com um imigrante nordestino, filiado ao PCB. Trabalharam muito e criaram quatro filhos com muita luta, conseguindo fazer com que todos tivessem formação universitária, dois com Mestrado ( UFRJ), e o hoje todos na minha familia são da Classe Média. Não herdamos um centavo de nossos pais, avós e bisavós, porém herdamos uma cultura rica e multietinica que fez a grande diferença. Minha filha mais nova fez intercâmbio estudantil por um ano na Bélgica de Flandres, e quando conheceu Berlim, o primeiro lugar que visitou foi o Museu da RDA e hoje é Marxista como eu e a mãe. Meu pai comunista dizia : "Por traz de uma grande fortuna, sempre tem um grande crime".
Eu sinceramente discordo do Eduardo no minuto 21:35, para mim o capitalismo, lucro como objetivo e necessidade, a propriedade intelectual e a concentração de riqueza atrasam o desenvolvimento tecnológico, ao contrario do que normalmente defende o discurso liberal.
Esse cara já ouviu isso várias vezes com outros convidados e ele finge que não entende. Na verdade a pergunta sobre qual mundo ele quer deixa claro que o problema dele não é inteligência e sim a escrotice humana, da ganância de poder por um lugar elevado e idolatrado nessa estrutura capitalista ou neoliberal dos últimos tempos.
Sim, ele já demonstrou inúmeras vezes que tem uma visão absolutamente individualista. E nem sequer está preocupado em viver em uma sociedade melhor, mais desenvolvida, bem organizada, etc, o negócio é o benefício individual de curto prazo que ele pode vir a ter a partir de um governo de direita, já que ele é alguém que possui patrimônio acumulado. Ele até hj se lamenta pela saída do Monark, que quando abria a boca chocava meio mundo pelos posicionamentos bizarros que tinha, logo, o Igor tem uma visão de mundo muito semelhante a do Monark, um mundo absolutamente individualista e predatório (O que a extrema direita defende.), sendo a única diferença entre ambos a prudência do Igor em expor essas opiniões. A ideia desses caras é estado mínimo, redução de impostos, maximização do seu/meu capital e pau no c... da geral.
@@Mypianoanme , não, mas que ao menos estude um pouco para defender suas posições de forma menos tosca. Tem coisa que já explicaram para ele inúmeras vezes, coisas que são flagrantes, mas ele continua com as mesmas posições e perguntas idiotas. Vou te dizer que até o Monark já demonstrou alguma adaptação e um refino no discurso. O Igor vai ser uma criança com ideias Ancap alucinadas e fã do Musk até que idade? Já passou da adolescência e pode aprender muita coisa com os convidados do programa.
@@Mypianoanme , detalhe, outro dia o Igor estava conversando com o Petry e choramingando as pitangas em relação ao Monark, dando uma passada de pano para o que aconteceu com o Monark após as falas e posições que o afundaram. Enquanto isso o Petry falando que o Flow poderia ter sido um programa de resistência e não ter aceito a saída do Monark. Velho, que resistência? Reacionarismo e defesa da extrema direita, do status quo, do aprofundamento do que aí está posto? Esses caras ainda não saíram da nóia pós MBL, não conseguiram superar a fase.
Igor 3k acrescenta absolutamente em nada, vários convidados interessantes e ele desce o nível da conversa drasticamente. Ele não consegue traçar parelelos, citar referências...Totalmente despreparado e fica nessa conversinha de "ah é bate-papo não é entrevista" só para não preparar para o trabalho dele.
ele traz as dúvidas q muitas pessoas tem, uma ótima oportunidade pro pessoal do nosso campo brilhar, e isso torna o assunto mais acessível. e repare que ele fica em pleno silêncio enquanto os convidados explicam, isso é importante, ele ta ouvindo e prestando atenção, permitindo q os espectadores façam o mesmo e q o convidado consiga concluir suas ideias
Rapaz, eu trabalho com ciência, e inclusive desenvolvendo equipamentos de alta complexidade, e se eu fosse pensar em ficar rico não tinha entrado nem no mestrado... Quer ver um lugar cheio de gente idealista? Vai num centro científico qualquer e vê uma palestra... Vai ver uma penca de gente "fazendo ciência pela Ciência". Uma abstração, ao meu ver, que as pessoas fazem por estarem alienadas do seu trabalho... Eu queria desenvolver ciência e tecnologia pro meu país, não pra gerar um artigo que vai ser usado por uma estatal francesa, e o Brasil vai comprar o produto final deles...
Acrescentando alguns esclarecimentos ao assunto debatido, urge salientar que 2 países levaram o ser humano ao espaço no século passado; contudo, somente 1 deles conseguiu colocar o ser humano na superfície de outro astro do Universo (a Lua) e ainda deu ao mundo a telefonia celular e a Internet. O “sucesso” de Stalin - o homem que - segundo Isaac Duetscher - levou a U.R.S.S. "do arado à bomba atômica em apenas uma geração" - comparado ao fracasso de Gorbachev mostra que uma economia socialista é incapaz de funcionar com um mínimo de eficiência sem exigindo uma dose massiva de violência política. Na tentativa de reformar um regime decadente, Gorbachev avançou mais rapidamente com o processo de abertura política na expectativa de remover a previsível resistência que a burocracia soviética criaria às medidas de reforma econômica, como ficou provado de forma CABAL com o fracasso da tentativa d golpe de Estado em agosto de 1991 - que acabou precipitando a crise final do socialismo e a dissolução da própria URSS. Havendo restaurado várias liberdades (credo, expressão, organização, partidária, etc.) que haviam sido abolidas em seu país desde a época de Vladimir Lênin, o processo de abertura de Gorbachev pode ser definido como uma espécie de tentativa de "desleninização" da U.R.S.S. Enquanto Gorbachev seguia adiante com a sua política de "um passo para frente" (em direção ao capitalismo) e dois passos para trás (de volta ao socialismo), o seu paralelo chinês - Deng Xiaoping - adotou uma lógica diametralmente oposta à de Gorbachev: priorizou a conquista da prosperidade econômica (adotando na prática o capitalismo) justamente para retardar qualquer tentativa de abertura política, como ficou evidente com a aceleração da economia. reformas após o massacre da Praça Tiananmen. É importante notar que foi o próprio Karl Marx quem, em sua Contribuição à Crítica da Economia Política, discerniu o cenário em que se formam as condições para um processo de revolução social, descrevendo-o da seguinte forma: “Em um determinado estágio de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade contradizem as relações de produção existentes ou - que é apenas sua expressão legal - com as relações de propriedade em que se moviam até então. A partir das formas de desenvolvimento das forças produtivas, essas relações se transformam em grilhões delas. Então, é um momento de revolução social. ' * Ao rejeitar a busca da maximização do lucro como instrumento de estímulo à inovação, os países socialistas acabaram se condenando à obsolescência. Assim, perderam a chance de incorporar os ganhos de produtividade possibilitados pelo progresso tecnológico. É por isso que os países capitalistas conseguiram proporcionar uma maior elevação no padrão de vida de sua população, mesmo sem perseguir o ideal igualitário. Portanto, até a “crise final do socialismo” (para parafrasear as próprias definições de K. Marx mais uma vez), era apenas uma questão de tempo. Mas os fanáticos religiosos não desistem de sua fé, mesmo contra a prova indiscutível dos fatos, que a refutam completamente! O que sempre tem acontecido à sociedade humana desde a época da pedra lascada é que o desenvolvimento tecnológico dispensa o ser humano de se dedicar a determinadas atividades, que passam a ser realizadas de forma mais intensiva, com aumento de produtividade de declínio no contingente de mão-de-obra empregada, eliminando-se determinados postos de trabalho com o auxílio da tecnologia desenvolvida. Mas os postos de trabalho eliminados são compensados com o maior emprego de mão-de-obra em setores mais desenvolvidos tecnologicamente. Foi basicamente isso o que aconteceu quando o advento da Revolução Industrial ajudou a ampliar a produtividade do setor extrativista e agropecuário - notadamente a partir do advento da agroindústria - ao mesmo tempo em que reduzia a necessidade do emprego de mão-de-obra humana nesses setores, que compõe o setor primário da economia. Paralelamente, a Revolução Industrial deslocou a população economicamente ativa para o setor secundário da economia (artesanato, indústria e manufatura). Esse processo foi primeiramente percebido pelo economista austríaco Joseph Alois Schumepeter, que o definiu como uma espécie de "destruição criativa" - isto é: o progresso tecnológico destrói oportunidades de trabalho em alguns setores, mas também cria novas oportunidades em outros setores! O problema é que Schumpeter era um pessimista, que detestava o regime soviético, mas acreditava piamente em que ele encarnava o "futuro da humanidade". Schumpeter não percebeu que ele havia encontrado a chave para explicar porque o capitalismo não se autodestrói numa imensa crise de superprodução, da forma como K. Marx previra que aconteceria: ao invés disso, ele se evolui, criando as condições para a superação da civilização tecnológica industrial e o subsequente advento de uma civilização tecnológica de caráter pós-industrial, da mesma forma como a Revolução Industrial já havia feito com a civilização agrícola ou pré-industrial. Portanto, podemos concluir que desde a invenção das primeiras ferramentas de pedra lascada até a inteligência artifical e as viagens espaciais, a história humana não é movida por uma famigerada e altamente questionável "luta de classes", mas pelo progresso tecnológico: desde que descobriu como manusear o fogo e produzir ferramentas, dentre as quais se inclui a roda, a evolução humana passou a ser mais tecnológica e menos biológica, ao contrário dos outros animais. O principal motivo para este fenômeno reside em que, com o auxílio da tecnologia que criamos, a raça humana passou a ficar gradativamente menos sujeita às limitações impostas pela natureza. Foi por obstruir esse mecanismo da evolução humana - desprezando a importância da maximização do lucro numa sociedade tecnológica industrial - que o chamado "modo de produção socialista" mostrou-se incapaz não apenas de competir com o capitalismo, mas até mesmo de subsistir. Parafraseando Marx mais uma vez, pode-se afirmar com certeza que o socialismo é um sistema repleto de contradições, que traz em si o germe da sua própria destruição: é o sistema que cava o seu próprio túmulo! Gorbachev fracassou ao avançava com a abertura política enquanto retardava as reformas econômicas na U.R.S.S; se Xi Jinping tentar reverter estas últimas na China, ele TAMBÉM fracassará. * Reproduzido de acordo com MARX, K. Prefácio ao Contributo para a Crítica da Economia Política, organizado por Florestan Fernandes e publicado sob o título K. Marx: Teoria e processo histórico da revolução social, In Marx & Engels, Great Social Scientists Collection , História, vol. 36. São Paulo: Ática, 1983. p. 232. Edição comemorativa do centenário da morte de Karl Marx
Oi, Jones, meu nome é Renato Ribeiro (comunista desde criancinha. rsrsrsrs) e minha pesquisa do doutorado em comunicação, na Universidade Federal do Ceará, envolve os youtubers da esquerda. Gostaria de entrar em contato contigo para iniciar uma interlocução :) Qual seria a melhor forma? Poderia disponibilizar o teu e-mail? Desde já, agradeço.
Cara, se fosse para aplicar o que a esquerda realmente pensa em matéria de economia, uma ferramenta como o TH-cam não existiria até os dias de hoje - é por isso que a U.R.S.S. não criou Google, TH-cam, Facebook, ChatGPT ou nada parecido. Na verdade, os lares americanos estavam cheios de computadores já nos anos 80, uma realidade da qual a U.R.S.S. estava muito distante!
Ele responder dessa maneira nesse canal causou a queda do disjuntor em absolutamente 99,99% dos inscritos no Flow. Aceitar é outra história. É nóis camarada! Vai Corinthians 113 anos de história! Bom Retiro, São Paulo/SP. Juntos na revolução!
Me parece que esse rapaz, Igor, não escuta o que tá sendo falado... Também penso que ele tá tão agarrada a sua própria ideia que não consegue se abrir pra o que é diferente.
Realmente, foi uma tarefa hercúlea a do André, e mais ainda a do Eduardo, de tentarem esclarecer, de modo muito didático, a indecência de se ter bilionários no mundo para um sujeito tão tapado feito esse Igor.
Lula conseguiu se tornar milionário com seu talento em ajudar o povo brasileiro. Seu patrimônio ultrapassa 50 milhões de reais facilmente. A família Castro em Cuba dá aula meritocracia para todos nós mas ninguém quer aprender. #democracia
Poder político no público não tem importância o seu trabalho vcs são cegos não ver a miséria que o socialismo criou. Acaba pior nas mãos de um ditador e seu grupinho
Sobre esaa parte que o Jones falou sobre a URSS ser o país que mais lia no mundo, lembrando que perto da Revolução, a Rússia tinha mais de 90% de analfabetos.
Acrescentando alguns esclarecimentos ao assunto debatido, urge salientar que 2 países levaram o ser humano ao espaço no século passado; contudo, somente 1 deles conseguiu colocar o ser humano na superfície de outro astro do Universo (a Lua) e ainda deu ao mundo a telefonia celular e a Internet. O fato é que o “sucesso” de Stalin - o homem que - segundo Isaac Duetscher - levou a U.R.S.S. "do arado à bomba atômica em apenas uma geração" - comparado ao fracasso de Gorbachev mostra que uma economia socialista é incapaz de funcionar com um mínimo de eficiência sem exigindo uma dose massiva de violência política. Na tentativa de reformar um regime decadente, Gorbachev avançou mais rapidamente com o processo de abertura política na expectativa de remover a previsível resistência que a burocracia soviética criaria às medidas de reforma econômica, como ficou provado de forma CABAL com o fracasso da tentativa d golpe de Estado em agosto de 1991 - que acabou precipitando a crise final do socialismo e a dissolução da própria URSS. Havendo restaurado várias liberdades (credo, expressão, organização, partidária, etc.) que haviam sido abolidas em seu país desde a época de Vladimir Lênin, o processo de abertura de Gorbachev pode ser definido como uma espécie de tentativa de "desleninização" da U.R.S.S. Enquanto Gorbachev seguia adiante com a sua política de "um passo para frente" (em direção ao capitalismo) e dois passos para trás (de volta ao socialismo), o seu paralelo chinês - Deng Xiaoping - adotou uma lógica diametralmente oposta à de Gorbachev: priorizou a conquista da prosperidade econômica (adotando na prática o capitalismo) justamente para retardar qualquer tentativa de abertura política, como ficou evidente com a aceleração da economia. reformas após o massacre da Praça Tiananmen. É importante notar que foi o próprio Karl Marx quem, em sua Contribuição à Crítica da Economia Política, discerniu o cenário em que se formam as condições para um processo de revolução social, descrevendo-o da seguinte forma: “Em um determinado estágio de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade contradizem as relações de produção existentes ou - que é apenas sua expressão legal - com as relações de propriedade em que se moviam até então. A partir das formas de desenvolvimento das forças produtivas, essas relações se transformam em grilhões delas. Então, é um momento de revolução social. ' * Ao rejeitar a busca da maximização do lucro como instrumento de estímulo à inovação, os países socialistas acabaram se condenando à obsolescência. Assim, perderam a chance de incorporar os ganhos de produtividade possibilitados pelo progresso tecnológico. É por isso que os países capitalistas conseguiram proporcionar uma maior elevação no padrão de vida de sua população, mesmo sem perseguir o ideal igualitário. Portanto, até a “crise final do socialismo” (para parafrasear as próprias definições de K. Marx mais uma vez), era apenas uma questão de tempo. Mas os fanáticos religiosos não desistem de sua fé, mesmo contra a prova indiscutível dos fatos, que a refutam completamente! O que sempre tem acontecido à sociedade humana desde a época da pedra lascada é que o desenvolvimento tecnológico dispensa o ser humano de se dedicar a determinadas atividades, que passam a ser realizadas de forma mais intensiva, com aumento de produtividade de declínio no contingente de mão-de-obra empregada, eliminando-se determinados postos de trabalho com o auxílio da tecnologia desenvolvida. Mas os postos de trabalho eliminados são compensados com o maior emprego de mão-de-obra em setores mais desenvolvidos tecnologicamente. Foi basicamente isso o que aconteceu quando o advento da Revolução Industrial ajudou a ampliar a produtividade do setor extrativista e agropecuário - notadamente a partir do advento da agroindústria - ao mesmo tempo em que reduzia a necessidade do emprego de mão-de-obra humana nesses setores, que compõe o setor primário da economia. Paralelamente, a Revolução Industrial deslocou a população economicamente ativa para o setor secundário da economia (artesanato, indústria e manufatura). Esse processo foi primeiramente percebido pelo economista austríaco Joseph Alois Schumepeter, que o definiu como uma espécie de "destruição criativa" - isto é: o progresso tecnológico destrói oportunidades de trabalho em alguns setores, mas também cria novas oportunidades em outros setores! O problema é que Schumpeter era um pessimista, que detestava o regime soviético, mas acreditava piamente em que ele encarnava o "futuro da humanidade". Schumpeter não percebeu que ele havia encontrado a chave para explicar porque o capitalismo não se autodestrói numa imensa crise de superprodução, da forma como K. Marx previra que aconteceria: ao invés disso, ele se evolui, criando as condições para a superação da civilização tecnológica industrial e o subsequente advento de uma civilização tecnológica de caráter pós-industrial, da mesma forma como a Revolução Industrial já havia feito com a civilização agrícola ou pré-industrial. Portanto, podemos concluir que desde a invenção das primeiras ferramentas de pedra lascada até a inteligência artifical e as viagens espaciais, a história humana não é movida por uma famigerada e altamente questionável "luta de classes", mas pelo progresso tecnológico: desde que descobriu como manusear o fogo e produzir ferramentas, dentre as quais se inclui a roda, a evolução humana passou a ser mais tecnológica e menos biológica, ao contrário dos outros animais. O principal motivo para este fenômeno reside em que, com o auxílio da tecnologia que criamos, a raça humana passou a ficar gradativamente menos sujeita às limitações impostas pela natureza. Foi por obstruir esse mecanismo da evolução humana - desprezando a importância da maximização do lucro numa sociedade tecnológica industrial - que o chamado "modo de produção socialista" mostrou-se incapaz não apenas de competir com o capitalismo, mas até mesmo de subsistir. Parafraseando Marx mais uma vez, pode-se afirmar com certeza que o socialismo é um sistema repleto de contradições, que traz em si o germe da sua própria destruição: é o sistema que cava o seu próprio túmulo! Gorbachev fracassou ao avançava com a abertura política enquanto retardava as reformas econômicas na U.R.S.S; se Xi Jinping tentar reverter estas últimas na China, ele TAMBÉM fracassará. * Reproduzido de acordo com MARX, K. Prefácio ao Contributo para a Crítica da Economia Política, organizado por Florestan Fernandes e publicado sob o título K. Marx: Teoria e processo histórico da revolução social, In Marx & Engels, Great Social Scientists Collection , História, vol. 36. São Paulo: Ática, 1983. p. 232. Edição comemorativa do centenário da morte de Karl Marx
"Mas o socialismo falhou em todo lugar que foi tentado!", Um neoliberal, sobre esse comentário. Se o socialismo fosse tão ruim, não seria necessário tanta propaganda pra evitá-lo.
@@VeteranVandal, pelo seu raciocínio, a maior prova do quanto o governo da Coreia do Norte é "bom" consiste em que o Kim Jong-Un foi reeleito com 100% dos votos!
Sim. Igor. Distribuir o lucro como se fosse uma cooperativa não me parece ruim. Se "cada um tem seu papel" e o papel da maioria é "ser pobre ou miserável", acredite, eu serei contra.
Acho que faltou 1 coisa no argumento do Eduardo que deveria ter sido o começo do discurso dele quanto ao "Elon Musk" ter "ideias fodas". Primeiro é preciso debater se ele de fato teve as ideias, oq n é verdade, mas vou ignorar isso. Segundo era só dizer ao Igor q ele mesmo se explicou, se todo mundo teve todo esforço, se todo mundo produziu tudo, pq a conclusão é que o Elon Musk deve ter o dinheiro? Oq justifica isso? Pq ele deveria ter o dinheiro? Ai entra oq comentei da "ideia" e aqui eu entro com o conceito que eu vejo da supervalorização da "ideia", veja, msm num cenário onde Elon Musk QUIS e pensou, por exemplo, no carro elétrico, do que adianta essa "ideia" se ele é incapaz de traduzir a mesma no mundo?? Nada. Ideias, TODO MUNDO TEM, a teoria da relatividade geral de Einstein não foi uma ideia, foi fruto de um intenso trabalho que durou ANOS para ser produzido e mais alguns anos para ter resultados.
A finada rainha da Inglaterra, a Elizabeth, descende de uma família de nobres milenar. Ninguém da família deles nunca soube o que é trabalhar na vida. Sempre viveram de parasitar escravos.
@@manoeldejesushallyson errado. Pobre é seu pensamento. Vou resumir. (...) Exterminando a classe dos bilionários vc melhora a divisão dos bens entre todos do proletariado logo de cara. E nem é teoria isso. Logo após serão os multi milionários na casa das centenas de milhões. Assim continuamente... E enfim, nem o fascismo sem recurso vinga.
Muito bom, Jones. E o mais legal é ver cada vez mais gente chegando. A meu ver, o Eduardo Moreira é uma contribuição importante. Afinal, ele experimentou o sistema de dentro dele. Fico contente também com a divulgação desses conceitos, do espalhamento dessas ideias. Me dá esperança, na minha época, mesmo na universidade, estudei na Unb, não se via essas discussões. E você é um dos pioneiros no ativismo e agitação para akj grande mudança.
Esse debate é que deveria ser feito na grande imprensa que p PHA chamou de pig, para que todas as pessoas entendam o significado do que é riqueza e como ela é produzida.
A limitação (?) intelectual do Igor é de desanimar qualquer pessoa minimamente empática, para usar a palavra do momento. Ele entrevista dois caras que têm o que dizer de fato e ele, por outro lado, é um poço de senso comum. E tem um podcast de longo alcance. Eduardo e André tentando tirar as vendas dos olhos de um cara que não se dá conta que tem gnt na rua passando fome. Desanimador.
Karalhp pensei nisso agooooooooora nesse exato momento em que ele disse " ou eu tenho uma venda nos olhos", me subiu um odi0 kkkkkkkkkkkkkkkk gente, chega a ser impressionante.... e como vc disse, um poço de senso comum, aquela pessoa que nem se vc mandar estudar vai adiantar, pq precisa de teeeempo pra entender e pesquisar e hoje eu entendo, com 29 anos. Sempre percebi o desequilíbrio sendo nordestino e pobre. Hoje entendo o sistema e melhor, sei que podemos mudar/melhorar. O problema não é nem quem não quer mudar, mas pessoas como esse Entrevistador....
@@raphafellipeoque vc tem que mudar no seu estado é forçar os políticos, que levem investimento para a sua região amigo... não significa que vc irá ficar milionário mas grandes empresas ajudam a melhorar pelo ao menos a infraestrutura da região e desenvolvimento atrai mais desenvolvimento
@@anapaulasantanadesouza3365 acorde!!! As empresas não ajudam em nada! Essa infraestrutura é consequência, nada é projetado pelo bem de ninguém, mas sim pelo LUCRO!!!!!!!!!! POR ISSO O CAPITALISMO É ESCROTO. A ponto de vc ser pobre mas estar aí defendendo "empresa"
Eu tenho um exemplo da minha própria vida dessa questão da desigualdade. Eu fiz meu ensino médio numa etec, uma escola técnica de São Paulo, e fiz na etec que era na época a que tinha o melhor desempenho em vestibulares e tal. Pra entrar em etec, existe um vestibular. Eu só estudei em escola pública, passei e tal, mas mais de 90% dos alunos ali daquela etec tinham vindo de escolas privadas. O ensino da etec era muito bom, então tinha uma galera com grana ali, bastante grana. Inclusive, tinha um garoto, que logo que terminou o ensino médio, logo que completou os 18 anos, ele inaugurou a própria grife de roupas de luxo. Com 18 anos o mlk já tinha uma empresa, que, obviamente, foi dada pelo pai do mlk. Eu lembro de uma aula de geografia no terceiro ano, na época o Haddad era prefeito daqui de São Paulo, e lembro o professor falando que conheceu o Haddad ainda novo num encontro de estudantes e tal, e esse mlk aí que tem a grife simplesmente falou que conhece o Haddad também porque várias vezes o Haddad visitou a casa dele para conversar sobre os negócios do pai do mlk. Descobri depois que o pai do mlk era sócio majoritária de uma construtora. Tipo, a gente estudou na mesma escola, mas isso não significa que tivemos oportunidades iguais. Eu com 18 anos tava indo anotar nome errado e servir café num starbucks, o mlk com 18 anos já tinha uma grife de roupa de luxo. Eu passava o fim de semana trabalhando, o mlk passava o fim de semana viajando pra França, papo reto memo. Eu chegava de metrô na escola, o mlk chegava de jaguar dirigido por um motorista particular. Ali eu conheci um burguês burguês memo, grande burguês, que encontra regularmente o prefeito pra poder conversar sobre negócios. Tinha bastante pequeno burguês ali na escola também, mas tinha esse mlk, que era burguês burguês memo.
@@Gabriel-md7gt que processo, irmão? Porra, lê de novo o que ele escreveu! Cadê a meritocracia? O fera ralou o cu no caco de vidro servindo café e você vem falar pra ele de mérito quando ele viu, ao vivo, a cores, com tecla sap ligada, filme explicado por especialistas, que a meritocracia não existe? Existe sorte de ter vindo do bago certo. Depois disso você tem que trucidar todo mundo abaixo de você pra ser bem sucedido.
@@Gabriel-md7gtvc acha isso choradeira cara enquanto vc tá preocupado em pagar o boleto eles estão preocupados em fazer bankers pra se esconder da desgraça que eles mesmo estão causando quando eles saírem do buraco não vai ver mais ninguém pra colocar tijolo sobre tijolo e vão morrer junto de depressão porque não tem mais ninguém pra servi-lo
Vale a pena assistir esse episódio pela argumentação, fatos e perspectivas que os dois trazem. Claro que tem o Igor sendo um quadrúpede volta e meia, mas é relativamente pouco tempo.
23:00 é isso que o Igor não consegue entender. Toda inovação parte do esforço coletivo de trabalhadores. Não adianta nada vc ter todo o dinheiro do mundo se vc não tiver mão de obra humana especializada, o dinheira passa a ser apenas números sem valor. Um exemplo simples pra entender isso., vamos dar 1 trilhão de dólares pro Igor, vamos vê se com esse valor e com a super "inteligência" dele se ele vai criar algo inovador kkkk não vai, ele vai precisar contratar mão de obra especializada em várias áreas pra trabalhar.
Acho que é muito por esse egocentrismo dele de se achar especial porque ficou rico com youtube. Daí ele acha que todo mundo tem as mesma oportunidades q ele
a maior tristeza que eu tenho na vida hoje com 68 anos e que meus pais morreram com 84 anos de vida sem ter direito de ter uma casa ou um pedaço de terra que meu pai sonhava ter ,passar nessa vida so no sonho muito triste 😢😢😢
Jones, que alegria quando a partir de 25:11 você dá o exemplo da realidade mais justa e humana da União Soviética! E por que nós achamos isso tão distantes na nossa realidade atual? Ter salários e prestígios sociais diferentes (coisa que sempre existirá) não deveria nunca justificar uma desigualdade social tão grande, a falta de acesso a bons serviços públicos, o classismo, a naturalização da falta da dignidade humana...
Me lembro de uma frase que vi em algum lugar: se um macaco pegasse todas as bananas da floresta pra ele e deixasse os outros passando fome, estudariam o que tem de errado com ele, mas se um humano faz isso com os recursos de um lugar, colocam ele na capa da forbes como homem do ano!
Sim, já ouvi também. Perfeito!
Galeano?
"se a visão de mundo que vocês tem é a melhor, então eu tenho uma venda nos meus olhos" SIM, AMIGO, VOCÊ TEM!!
Uma venda chamada BURRICE, porque explicar de forma mais simples, concreta e objetiva do que o Moreira e o Roncaglia fizeram é praticamente impossível. Imagina ter contato com esses caras (não é a primeira vez!) e ser FÃ de um herdeiro que não criou absolutamente nada.
Não é venda. É um paredão inteiro.
É o circulo social que ele não quer deixar de pertencer
Ele reconheceu a possibilidade da venda da ideologia, utilizando até palavras que normalmente se usam para falar de ideologia. Venda, véu...
@@Squalla1 Mais um comunistinha elitista de universidade. Bem menos, colega. Se o comunismo é só pros inteligentes então se mata no pau de arara das forças armadas. Apoio popular precisa vir de uma linguagem popular, senão vai ser meia dúzia de estudante contra os batalhões do Brasil. Movimentar a superestrutura é mais difícil do que armar uma guerrilha.
Já pulei da barriga da minha mãe com uma enxada nas mãos. Não desejo que nenhum jovem sofram o que tive que sofrer pra estudar e ter uma formação. Não existe meritocracia, fui um miserável resistente, humilhado, invisível… fico fulo quando um pobre diz foi mérito etc: meus bagos pra essa gente medíocre.
tmj camarada, cresci na roça tambem, sei como a vida é difícil e to ate hoje lutando pra sair dessa merda, porem os obstáculos são duros demais, as vezes da vontade de desistir, mas infelizmente nem essa opção nós temos.
Hahahhaahhaa veio um ou outro lá de baixo conseguem acender socialmente, mas quem tem uma familia já estruturada economicamente os filhos não iriam precisar pegar em inchadas ou foices etc não camaradas acordem! Não romantizem a meritocracia que muitos não fazem parte!
@Carta72166 e @yvanrondon714, se vocês tivesses Nascido num país socialista, estariam "puxando a enxada" e sem qualquer perspectiva de um dia poder melhorar de vida, como todo mundo!
@@ArquiduqueX conseguiu o que? Sobreviver? Trabalhar sem saber que as contas vão fechar? Trabalhar desde a infância? E não é tirar método, mas não é como se ele fosse dono da Alphabet ou de um latifúndio.
@@ArquiduqueXé exatamente isso que tokoshiro5 falou. Ele NÃO é dono do "próprio negócio"
O pensar do Igor representa uma boa parte do adulto jovem brasileiro. O liberalismo fez e faz sua lavagem cerebral com muita eficiência. A luta é árdua pra tentar abrir a mente dessa galera e do brasileiro em geral.
Muitos não querem abrir a MENTE.
Pra ELES, o liberalismo é um Deus, ou seja, vale mais a pena viver de aplicações do que do trabalho...
Grande PARTE DESSA GALERA HOJE estão na informalidade, se ACHANDO EMPREENDEDORES...
SIMPLES ASSIM...
Pergunta: se o comunismo é tão bom, por que os comunistas só prometem coisas de capitalista?
Muito bom!
Jones no ICL pra comentários 🎉
Cada vez mais admirado com o Eduardo Moreira. E é bom ele não dizer abertamente termos estigmatizados como "socialismo", "comunismo", "marxismo", etc., para que mais pessoas que sofrem dessa síndrome do comunista malvadão possam ouvir a verdade sobre o capitalismo. Se vai funcionar ou não, aí é outra história, mas se uma pessoa dentre 100 começar a refletir sobre o tema, já será um grande avanço.
E ele é um puta milionário, rentista, que vende curso. É o primo rico da esquerda
Pfto
Que você fosse alguém próximo a ele pra dar essa dica...
Podia ser 51 entre 100 😁
A radicalização do Eduardo Moreira foi uma das coisas mais belas que pude acompanhar durante os últimos anos...
E também fui me radicalizando junto a ele rs
Tu e o Eduardo Moreira são muito didáticos, teus comentários complementaram muito bem as falas do Eduardo
Aqui em Minas tem uma pesquisa que descobriu que a família do Aécio Neves recebeu doação de sesmarias no século XVIII.
nesse pique
Passa o Link da pesquisa aí, camarada. Se souber o nome da pesquisa ou o nome do pesquisador já ajuda tbm.
@@meiaduziadegols2011conhece o Google? O chat do edge?
@@crajirucunha achei não zé, se cê achar aí, compartilha com a rapaziada. Eu realmente gostaria de ter mais esse argumento pra descer o cacete no safado do Aécio.
Estava lendo sobre a historia do meu estado e nesse tempo houve dizimação e escravização de povos indígenas. Não existia classe media, pq a concentração de riqueza estava nos fazendeiros donos de terra. Aqui no Piauí a historia dos povos originarios foi apagada e esquecida.
Qualquer um pode ser um trilionário, basta querer. Estou batalhando para juntar meu primeiro trilhão, hj acordei 6h da manhã, tomei banho gelado e pratiquei nofap.
O Eduardo Moreira vem radicalizando de modo lindo. Impressionante.
Eduardo Moreira é um excelente lacrador. Eh lindo demais 👏👏👏
@@investidor3046interessante é o relativismo e a conveniência do militante, o cara acha bonito o militante do mesmo aspecto político dele está se radicalizando.
Se for de direita também é bonito ser radical?
Radicalismo não deve ser criticado somente nos diferentes, mas também nos iguais?
Cadê a coerência?
@@csm4720 amigo, direita faz concurso público? Direita aumenta salário de servidores?
O mais importante é termos um olhar mais fraterno para a classe dos servidores públicos.
Sou Lula até o fim. Sou pelos concursados. 🙏🙏
@@csm4720 nenhuma direita pode ser radical, vc está confundindo radical com extremista.
@@danielazevedo3812 extremo poder ser muitas coisas, inclusive ser somente outro polo, outro lado, bem como um dos sinônimo de radical é a palavra extremo.
Conheço essa técnica de fazer malabarismo com os valores semântico com as palavras.
Tipo: Somos radicais, mas ser radical tem um significado diferente de extremista.
O flow tem que te chamar Jones. Ou o inteligencia LTDA. Você é monstro
Jones vai aparecer no icl Jajá
Esse tipo de programa? Será que daria espaço pro Jones?
Rapaz nem o Cauê Moura deu espaço pro camarada imagina esses daí
Tem que ir no Cauê Moura antes - que é um podcast de esquerda.
@@vincitomniaveritas7965calmai, camarada... Jones só não foi no Desce a Letra Show por problema de agenda entre eles, já chegaram a marcar e deu problema em cima. Jones morar no PE infelizmente dificulta pra programas que não tem como bancar uma passagem e estadia pra ele...
Jones, você, é o único comunista que consegue ser acessível no discurso Marxista sem ser esnobe em um discurso intelectual que visa somente a ideologia. Parabéns
O único não, camarada. Tem outros como o camarada João Pitillo do canal Guerra Patriótica. Recomendo o canal dele e acho que pela sua demanda, você vai curtir o conteúdo dele, assim como curte do Jones!
Grande abraço!
Sabrina Fernandes e Ian Neves também explicam muito bem conceitos complexos.
Tip João tbm tem um linguajar bem acessível!
@@phillipe_rs uma vez eu chamei a Sabrina de Comunista Nutella e ela ficou braba em ouvir essa verdade. O Ian é o tipico comunista de bandejão.
@@gilsonsilva7238 legal, mas quem perguntou?
Eu gostaria de ser motorista de ônibus, mas sempre que falo isso é como se fosse uma piada e riem de mim. Sei que motoristas têm condições deploráveis de trabalho, por isso fui atrás de fazer faculdade, mas eu viveria feliz e plena dirigindo uns biarticulados se ganhasse bem e pudesse descansar dignamente.
Inclusive a desvalorização dos trabalhos braçais é uma dominação política.
mas trabalho para burro nao paga bem mesmo k
SInto o mesmo mas sobre ser maquinista de trens, metrôs e VLTs
SIM bixo.
eu queria ter sido gari, daqueles que andam no caminhão. Sério, eu achava hiper foda e ainda acho, mas descobri que eles ganham extremamente mal e tive que ir pro mesmo caminho.
O Igor é imune ao aprendizado, não é possível.
É alguém que possui capital acumulado e se percebe favorecido com políticas de direita que pregam o estado mínimo, redução de impostos e a maximização do capital dele. E os de mais? Dane-se, eles já montou seu capital.
@@r.g.f.9904então você gosta de pagar imposto pra morrer no SUS?
@@manoeldejesushallyson , isso é um reducionismo tosco sobre impostos e sobre o SUS. Vc sabe disso, mas está aqui tentando pregar sua ideologia, não perca seu tempo.
Sim, e também é um inimigo de classe
Exatamente, burrice que convém.
Eduardo é o cara, sou fã desse homem👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Milionário, rentista e vendedor de curso. O primo rico da esquerda
@@orochimaruancap4341então tu não deve gostar de Marx e Engels que eram playboy também
@@crazydavebrasilcalma lá, marx nunca foi playboy
@@maxvinicius13 então ele é o roncaglia
@@crazydavebrasil Marx era um fudido que desgracou a vida da própria família e não fazia nda. Engels até onde eucsei, não vendia curso de bolsa pra pobre
Muito boa a reação de hoje. Esses cortes do Eduardo e do Roncaglia estão dando o que falar
Eduardo Moreira é o nosso Engels 😂
3:43 Dessas famílias “quatrocentonas” de São Paulo tem umas que descendem até de bandeirantes, bixo. A Marta Suplicy, tanto do lado da mãe, como do pai, vem de uma família de barões e Condes. Ela descende de uma família bem antiga da nobreza portuguesa!!.
@@donramonn12 Essa origem portuguesa é de muito longe.
O trecho a seguir não é de uma figura comunista, mas dispõe de inteligência ímpar, que merece o registro: "Uma economia planejada que ajusta sua produção às necessidades da comunidade distribuiria o trabalho a ser feito entre todos aqueles aptos ao trabalho e garantiria o sustento de cada homem, mulher e criança. A educação do indivíduo, além de promover suas próprias habilidades inatas, tentaria desenvolver nele um senso de responsabilidade pelo próximo ao invés da glorificação do poder e do sucesso na nossa sociedade atual." (Albert Einstein)
Pois é....
Einstein esse que tem um texto cujo o nome é “Por que socialismo?”
@@bernardoteloeken3195 é desse texto mesmo!
Independentemente de quem tenha saído, o fato é que isso nunca passou do papel - e papel aceita tudo!
@@heberpelagio7161 não entendi a sua colocação, o que não saiu do papel?
dobradinha jones e engels carioca, bom demais
Temos o Marx carioca e o Engels carioca também 😂
Mano... Eu assisto os vídeos de Jones procurando alguma coisa...
Mas não tem como, Jones Manoel é irrefutável, ele pensa nos mínimos detalhes...😅
O Igor precisaria de inteligência pra ficar chocado com a realidade.
Cara, eu nem digo 'inteligência', mas é assustadora a falta de empatia que ele demonstra. O Eduardo Moreira enquadrou ele, quando perguntou "que mundo que ele quer viver", porque eu acho que é disso que se trata. Como alguém vive tranquilo em um mundo onde, a cada esquina, tem alguém não conseguindo o mínimo para sobreviver?!
Para Igor 3K possuir algum tipo de sensibilidade e humanidade teria que nascer de novo.
É porque o Igor pensa que vai se tornar bilionário vendendo implante capilar no seu mesacast. Essa galerinha é intoxicada.
a visao do igor e tipica de uma classe privilegiada e claro que ele nao quer que nada mude
@@erichvallimvicente7043 , sim, ele já demonstrou inúmeras vezes que tem uma visão absolutamente individualista. E nem sequer está preocupado em viver em uma sociedade melhor, mais desenvolvida, bem organizada, etc, o negócio é o benefício individual de curto prazo que ele pode vir a ter a partir de um governo de direita, já que ele é alguém que possui patrimônio acumulado. Ele até hj se lamenta pela saída do Monark, que quando abria a boca chocava meio mundo pelos posicionamentos bizarros que tinha, logo, o Igor tem uma visão de mundo muito semelhante a do Monark, um mundo absolutamente individualista e predatório (O que a extrema direita defende.), sendo a única diferença entre ambos a prudência do Igor em expor essas opiniões. A ideia desses caras é estado mínimo, redução de impostos, maximização do seu/meu capital e pau no c... da geral.
Como é difícil entender q uma sociedade desigual a esse ponto é insuportável.
Queria muito o jones no ICL ia ser incrível
Muito legal ver o Eduardo cada vez mais radicalizado e atingindo maiores audiências com toda a didática e experiência dele
É tão claro que chega arder meu olho.
Jones ótima reflexão. Eu sou Engenheiro, Classe Média e Comunista. Minha familia é um bom exemplo de milionários que perderam tudo pela falta de quem explorar. Meu bisavô era um fazendeiro muito rico e dono de uma fazenda com centenas de escravos negros. A mulher dele, minha bisavó, era neta de negros escravizados. Após a Lei áurea, todos os escravos da fazenda dos meus bisavós na Ilha Grande (Angra) rumaram para o Rio de Janeiro e meu bisavô faliu, e vendeu a fazenda. Se mudaram para o Lins de Vasconcelos para uma chacará proxima da Familia Meyer e lá minha avó conheceu meu avô que era filho de uma francesa (Marie Zénaïde), que quando jovem tinha lutado na Comuna de Paris e fugiu com seu marido português para o Brasil. Minha mãe já nasceu pobre e se casou com um imigrante nordestino, filiado ao PCB. Trabalharam muito e criaram quatro filhos com muita luta, conseguindo fazer com que todos tivessem formação universitária, dois com Mestrado ( UFRJ), e o hoje todos na minha familia são da Classe Média. Não herdamos um centavo de nossos pais, avós e bisavós, porém herdamos uma cultura rica e multietinica que fez a grande diferença. Minha filha mais nova fez intercâmbio estudantil por um ano na Bélgica de Flandres, e quando conheceu Berlim, o primeiro lugar que visitou foi o Museu da RDA e hoje é Marxista como eu e a mãe. Meu pai comunista dizia : "Por traz de uma grande fortuna, sempre tem um grande crime".
invejoso, fracassado, kkkkkkkkk
Eu sinceramente discordo do Eduardo no minuto 21:35, para mim o capitalismo, lucro como objetivo e necessidade, a propriedade intelectual e a concentração de riqueza atrasam o desenvolvimento tecnológico, ao contrario do que normalmente defende o discurso liberal.
Igor: "Se a visão de mundo de vocês está certa, eu tenho um véu diante dos olhos"
Tem sim, Igor, o nome desse véu é ideologia.
Eu fico espantado com a "inteligência" desse Igor 3k. O sujeito é um boçal!!!
Nada diferente do comunismo
sempre acho interessante observar o igor quase botando a cabeça pra fora do buraco e sendo arrastado de volta pela ideologia liberal... é fod@
17:28 Sim, Igor. Voce tem uma venda no seu olho.
11:11 não só pra ideia ser posta em prática como pra ideia SURGIR é preciso existir uma infraestrutura concreta que a precede.
Saravá camarada Jones! 🤘🏽
Estamos numa período tão medíocre que o proletariado briga pelo direito do bilionário. Ainda com a ideia de que isso é bom.
Uau! Que reflexão porreta!!!!! Isto deveria ser levado as escolas no Brasil!!!! Super f....!!! Maravilhoso!!!!
Igor 3k é o clássico tiozão tosco do zap
Jones no ICL!
Esse cara já ouviu isso várias vezes com outros convidados e ele finge que não entende. Na verdade a pergunta sobre qual mundo ele quer deixa claro que o problema dele não é inteligência e sim a escrotice humana, da ganância de poder por um lugar elevado e idolatrado nessa estrutura capitalista ou neoliberal dos últimos tempos.
Sim, ele já demonstrou inúmeras vezes que tem uma visão absolutamente individualista. E nem sequer está preocupado em viver em uma sociedade melhor, mais desenvolvida, bem organizada, etc, o negócio é o benefício individual de curto prazo que ele pode vir a ter a partir de um governo de direita, já que ele é alguém que possui patrimônio acumulado. Ele até hj se lamenta pela saída do Monark, que quando abria a boca chocava meio mundo pelos posicionamentos bizarros que tinha, logo, o Igor tem uma visão de mundo muito semelhante a do Monark, um mundo absolutamente individualista e predatório (O que a extrema direita defende.), sendo a única diferença entre ambos a prudência do Igor em expor essas opiniões. A ideia desses caras é estado mínimo, redução de impostos, maximização do seu/meu capital e pau no c... da geral.
Exato, o caso dele não parece ser de ignorância, mas puro individualiso. Ele abraça a ideologia burguesa com vontade.
O cara tá no TH-cam capitalista faturando muita grana, e vocês esperam o quê? Que ele realmente vá contra o capitalismo que tanto o favorece? 😂😂😂
@@Mypianoanme , não, mas que ao menos estude um pouco para defender suas posições de forma menos tosca. Tem coisa que já explicaram para ele inúmeras vezes, coisas que são flagrantes, mas ele continua com as mesmas posições e perguntas idiotas. Vou te dizer que até o Monark já demonstrou alguma adaptação e um refino no discurso. O Igor vai ser uma criança com ideias Ancap alucinadas e fã do Musk até que idade? Já passou da adolescência e pode aprender muita coisa com os convidados do programa.
@@Mypianoanme , detalhe, outro dia o Igor estava conversando com o Petry e choramingando as pitangas em relação ao Monark, dando uma passada de pano para o que aconteceu com o Monark após as falas e posições que o afundaram. Enquanto isso o Petry falando que o Flow poderia ter sido um programa de resistência e não ter aceito a saída do Monark. Velho, que resistência? Reacionarismo e defesa da extrema direita, do status quo, do aprofundamento do que aí está posto? Esses caras ainda não saíram da nóia pós MBL, não conseguiram superar a fase.
Excelente Reflexão !!!
Parabéns !!
Igor 3k acrescenta absolutamente em nada, vários convidados interessantes e ele desce o nível da conversa drasticamente. Ele não consegue traçar parelelos, citar referências...Totalmente despreparado e fica nessa conversinha de "ah é bate-papo não é entrevista" só para não preparar para o trabalho dele.
Os apresentadores do Flow representam o nível intelectual dos seus telespectadores.
ele traz as dúvidas q muitas pessoas tem, uma ótima oportunidade pro pessoal do nosso campo brilhar, e isso torna o assunto mais acessível. e repare que ele fica em pleno silêncio enquanto os convidados explicam, isso é importante, ele ta ouvindo e prestando atenção, permitindo q os espectadores façam o mesmo e q o convidado consiga concluir suas ideias
PERFEITO AS COLOCAÇÕES DOS DOIS
Rapaz, eu trabalho com ciência, e inclusive desenvolvendo equipamentos de alta complexidade, e se eu fosse pensar em ficar rico não tinha entrado nem no mestrado... Quer ver um lugar cheio de gente idealista? Vai num centro científico qualquer e vê uma palestra... Vai ver uma penca de gente "fazendo ciência pela Ciência". Uma abstração, ao meu ver, que as pessoas fazem por estarem alienadas do seu trabalho... Eu queria desenvolver ciência e tecnologia pro meu país, não pra gerar um artigo que vai ser usado por uma estatal francesa, e o Brasil vai comprar o produto final deles...
Acrescentando alguns esclarecimentos ao assunto debatido, urge salientar que 2 países levaram o ser humano ao espaço no século passado; contudo, somente 1 deles conseguiu colocar o ser humano na superfície de outro astro do Universo (a Lua) e ainda deu ao mundo a telefonia celular e a Internet.
O “sucesso” de Stalin - o homem que - segundo Isaac Duetscher - levou a U.R.S.S. "do arado à bomba atômica em apenas uma geração" - comparado ao fracasso de Gorbachev mostra que uma economia socialista é incapaz de funcionar com um mínimo de eficiência sem exigindo uma dose massiva de violência política. Na tentativa de reformar um regime decadente, Gorbachev avançou mais rapidamente com o processo de abertura política na expectativa de remover a previsível resistência que a burocracia soviética criaria às medidas de reforma econômica, como ficou provado de forma CABAL com o fracasso da tentativa d golpe de Estado em agosto de 1991 - que acabou precipitando a crise final do socialismo e a dissolução da própria URSS. Havendo restaurado várias liberdades (credo, expressão, organização, partidária, etc.) que haviam sido abolidas em seu país desde a época de Vladimir Lênin, o processo de abertura de Gorbachev pode ser definido como uma espécie de tentativa de "desleninização" da U.R.S.S.
Enquanto Gorbachev seguia adiante com a sua política de "um passo para frente" (em direção ao capitalismo) e dois passos para trás (de volta ao socialismo), o seu paralelo chinês - Deng Xiaoping - adotou uma lógica diametralmente oposta à de Gorbachev: priorizou a conquista da prosperidade econômica (adotando na prática o capitalismo) justamente para retardar qualquer tentativa de abertura política, como ficou evidente com a aceleração da economia. reformas após o massacre da Praça Tiananmen.
É importante notar que foi o próprio Karl Marx quem, em sua Contribuição à Crítica da Economia Política, discerniu o cenário em que se formam as condições para um processo de revolução social, descrevendo-o da seguinte forma:
“Em um determinado estágio de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade contradizem as relações de produção existentes ou - que é apenas sua expressão legal - com as relações de propriedade em que se moviam até então. A partir das formas de desenvolvimento das forças produtivas, essas relações se transformam em grilhões delas. Então, é um momento de revolução social. ' *
Ao rejeitar a busca da maximização do lucro como instrumento de estímulo à inovação, os países socialistas acabaram se condenando à obsolescência. Assim, perderam a chance de incorporar os ganhos de produtividade possibilitados pelo progresso tecnológico. É por isso que os países capitalistas conseguiram proporcionar uma maior elevação no padrão de vida de sua população, mesmo sem perseguir o ideal igualitário. Portanto, até a “crise final do socialismo” (para parafrasear as próprias definições de K. Marx mais uma vez), era apenas uma questão de tempo. Mas os fanáticos religiosos não desistem de sua fé, mesmo contra a prova indiscutível dos fatos, que a refutam completamente!
O que sempre tem acontecido à sociedade humana desde a época da pedra lascada é que o desenvolvimento tecnológico dispensa o ser humano de se dedicar a determinadas atividades, que passam a ser realizadas de forma mais intensiva, com aumento de produtividade de declínio no contingente de mão-de-obra empregada, eliminando-se determinados postos de trabalho com o auxílio da tecnologia desenvolvida. Mas os postos de trabalho eliminados são compensados com o maior emprego de mão-de-obra em setores mais desenvolvidos tecnologicamente.
Foi basicamente isso o que aconteceu quando o advento da Revolução Industrial ajudou a ampliar a produtividade do setor extrativista e agropecuário - notadamente a partir do advento da agroindústria - ao mesmo tempo em que reduzia a necessidade do emprego de mão-de-obra humana nesses setores, que compõe o setor primário da economia. Paralelamente, a Revolução Industrial deslocou a população economicamente ativa para o setor secundário da economia (artesanato, indústria e manufatura).
Esse processo foi primeiramente percebido pelo economista austríaco Joseph Alois Schumepeter, que o definiu como uma espécie de "destruição criativa" - isto é: o progresso tecnológico destrói oportunidades de trabalho em alguns setores, mas também cria novas oportunidades em outros setores!
O problema é que Schumpeter era um pessimista, que detestava o regime soviético, mas acreditava piamente em que ele encarnava o "futuro da humanidade". Schumpeter não percebeu que ele havia encontrado a chave para explicar porque o capitalismo não se autodestrói numa imensa crise de superprodução, da forma como K. Marx previra que aconteceria: ao invés disso, ele se evolui, criando as condições para a superação da civilização tecnológica industrial e o subsequente advento de uma civilização tecnológica de caráter pós-industrial, da mesma forma como a Revolução Industrial já havia feito com a civilização agrícola ou pré-industrial.
Portanto, podemos concluir que desde a invenção das primeiras ferramentas de pedra lascada até a inteligência artifical e as viagens espaciais, a história humana não é movida por uma famigerada e altamente questionável "luta de classes", mas pelo progresso tecnológico: desde que descobriu como manusear o fogo e produzir ferramentas, dentre as quais se inclui a roda, a evolução humana passou a ser mais tecnológica e menos biológica, ao contrário dos outros animais. O principal motivo para este fenômeno reside em que, com o auxílio da tecnologia que criamos, a raça humana passou a ficar gradativamente menos sujeita às limitações impostas pela natureza. Foi por obstruir esse mecanismo da evolução humana - desprezando a importância da maximização do lucro numa sociedade tecnológica industrial - que o chamado "modo de produção socialista" mostrou-se incapaz não apenas de competir com o capitalismo, mas até mesmo de subsistir.
Parafraseando Marx mais uma vez, pode-se afirmar com certeza que o socialismo é um sistema repleto de contradições, que traz em si o germe da sua própria destruição: é o sistema que cava o seu próprio túmulo! Gorbachev fracassou ao avançava com a abertura política enquanto retardava as reformas econômicas na U.R.S.S; se Xi Jinping tentar reverter estas últimas na China, ele TAMBÉM fracassará.
* Reproduzido de acordo com MARX, K. Prefácio ao Contributo para a Crítica da Economia Política, organizado por Florestan Fernandes e publicado sob o título K. Marx: Teoria e processo histórico da revolução social, In Marx & Engels, Great Social Scientists Collection , História, vol. 36. São Paulo: Ática, 1983. p. 232. Edição comemorativa do centenário da morte de Karl Marx
No Brasil, se o cara permanece em ciência e não vira um cérebro exportado, é quase milagre. Você tem várias oportunidades de vazar.
Boa noite homem lindo 😊😊😊❤❤
Esse vídeo vale milhões, muito didático maravilhoso
Tá muito bom acompanhar a realização gradual do Eduardo. Espero que ele não deixe a radicalidade e continue avançando nos debates ⚧☭
Eu tenho uma ojeriza de ouvir argumentos como o do Igor. Essa babação de ovo ao Elon Musk é díficil de aguentar.
Ele parece que insiste em ser burro
Eu também viu, com todo o respeito mas me parece muito um certo tipo de fetiche pela concentração de riqueza/poder.
Ele se sente no direito de defender bilionário pq provavelmente ele pensa que um dia pode ser um. Falta consciência de classe
defenda o ladrao do lula, e nao um cara genial, kkkkkkkkk
@@fctyrtyrtyrty KKKKKKKKK E O PT E O LULA?????????
Eita bandeira linda,ótimo vídeo!! Pernambucano imortal imortal.
Oi, Jones, meu nome é Renato Ribeiro (comunista desde criancinha. rsrsrsrs) e minha pesquisa do doutorado em comunicação, na Universidade Federal do Ceará, envolve os youtubers da esquerda. Gostaria de entrar em contato contigo para iniciar uma interlocução :) Qual seria a melhor forma? Poderia disponibilizar o teu e-mail? Desde já, agradeço.
@@antonioon3157 , já tentei. Por lá, como ele não me segue, é preciso que autorizar para que a mensagem seja visualizada.
Insta
Cara, se fosse para aplicar o que a esquerda realmente pensa em matéria de economia, uma ferramenta como o TH-cam não existiria até os dias de hoje - é por isso que a U.R.S.S. não criou Google, TH-cam, Facebook, ChatGPT ou nada parecido. Na verdade, os lares americanos estavam cheios de computadores já nos anos 80, uma realidade da qual a U.R.S.S. estava muito distante!
Essa resposta rápida no começo foi demais... Hahahah
Numa meritocracia real Jones teria a visibilidade do Villa, pelo menos.
Ele responder dessa maneira nesse canal causou a queda do disjuntor em absolutamente 99,99% dos inscritos no Flow.
Aceitar é outra história.
É nóis camarada!
Vai Corinthians 113 anos de história!
Bom Retiro, São Paulo/SP.
Juntos na revolução!
Me parece que esse rapaz, Igor, não escuta o que tá sendo falado... Também penso que ele tá tão agarrada a sua própria ideia que não consegue se abrir pra o que é diferente.
O Igor é o aluno que se pergunta mil vezes "onde eu uso isso na minha vida" e ao invés de ouvir, duvida da resposta.
Realmente, foi uma tarefa hercúlea a do André, e mais ainda a do Eduardo, de tentarem esclarecer, de modo muito didático, a indecência de se ter bilionários no mundo para um sujeito tão tapado feito esse Igor.
Lula conseguiu se tornar milionário com seu talento em ajudar o povo brasileiro.
Seu patrimônio ultrapassa 50 milhões de reais facilmente.
A família Castro em Cuba dá aula meritocracia para todos nós mas ninguém quer aprender.
#democracia
Apropriação privada (indevida) da riqueza socialmente produzida. Video muito bom!
Esse Igor 3K faz tanta pergunta besta há tanto tempo que parece imune ao conhecimento
Valeu, Jones! Muito obrigado!
Muito didáticas exposições de Joned Manoel, André Roncáglia e Eduardo Moreira , aliás excelentes economistas.
Um intelectual que não é humanista, serve para tagarelar mais não consegue perceber o todo. É intelectual limitado
Adorei o Video! Parabéns a equipe e obrigada!
Bem interessante, obrigada. Tenho me perguntado "por que um professor de ensino básico que trabalha muito, ganha menos que um sargento do exército?"
Poder político no público não tem importância o seu trabalho vcs são cegos não ver a miséria que o socialismo criou. Acaba pior nas mãos de um ditador e seu grupinho
Pelo fato dos "professores " em sua maioria serem v4g4bund0s. Simples assim.
Passei o dia esperando isso aqui! Obrigado por um vídeo Jones!
Aprendo muito em seu canal! Obrigada!
O Eduardo está se radicalizando a cada dia que passa. Ainda falta ele admitir abertamente que é a favor da revolução!
Ele já falou algumas vezes no ICL que "só com uma revolução" (pra mudar o cenário atual)
@@Squalla1Verdade.
ele fala nesse mesmo podcast, só que com eufemismos por causa do espaço
Sobre esaa parte que o Jones falou sobre a URSS ser o país que mais lia no mundo, lembrando que perto da Revolução, a Rússia tinha mais de 90% de analfabetos.
Acrescentando alguns esclarecimentos ao assunto debatido, urge salientar que 2 países levaram o ser humano ao espaço no século passado; contudo, somente 1 deles conseguiu colocar o ser humano na superfície de outro astro do Universo (a Lua) e ainda deu ao mundo a telefonia celular e a Internet.
O fato é que o “sucesso” de Stalin - o homem que - segundo Isaac Duetscher - levou a U.R.S.S. "do arado à bomba atômica em apenas uma geração" - comparado ao fracasso de Gorbachev mostra que uma economia socialista é incapaz de funcionar com um mínimo de eficiência sem exigindo uma dose massiva de violência política. Na tentativa de reformar um regime decadente, Gorbachev avançou mais rapidamente com o processo de abertura política na expectativa de remover a previsível resistência que a burocracia soviética criaria às medidas de reforma econômica, como ficou provado de forma CABAL com o fracasso da tentativa d golpe de Estado em agosto de 1991 - que acabou precipitando a crise final do socialismo e a dissolução da própria URSS. Havendo restaurado várias liberdades (credo, expressão, organização, partidária, etc.) que haviam sido abolidas em seu país desde a época de Vladimir Lênin, o processo de abertura de Gorbachev pode ser definido como uma espécie de tentativa de "desleninização" da U.R.S.S.
Enquanto Gorbachev seguia adiante com a sua política de "um passo para frente" (em direção ao capitalismo) e dois passos para trás (de volta ao socialismo), o seu paralelo chinês - Deng Xiaoping - adotou uma lógica diametralmente oposta à de Gorbachev: priorizou a conquista da prosperidade econômica (adotando na prática o capitalismo) justamente para retardar qualquer tentativa de abertura política, como ficou evidente com a aceleração da economia. reformas após o massacre da Praça Tiananmen.
É importante notar que foi o próprio Karl Marx quem, em sua Contribuição à Crítica da Economia Política, discerniu o cenário em que se formam as condições para um processo de revolução social, descrevendo-o da seguinte forma:
“Em um determinado estágio de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade contradizem as relações de produção existentes ou - que é apenas sua expressão legal - com as relações de propriedade em que se moviam até então. A partir das formas de desenvolvimento das forças produtivas, essas relações se transformam em grilhões delas. Então, é um momento de revolução social. ' *
Ao rejeitar a busca da maximização do lucro como instrumento de estímulo à inovação, os países socialistas acabaram se condenando à obsolescência. Assim, perderam a chance de incorporar os ganhos de produtividade possibilitados pelo progresso tecnológico. É por isso que os países capitalistas conseguiram proporcionar uma maior elevação no padrão de vida de sua população, mesmo sem perseguir o ideal igualitário. Portanto, até a “crise final do socialismo” (para parafrasear as próprias definições de K. Marx mais uma vez), era apenas uma questão de tempo. Mas os fanáticos religiosos não desistem de sua fé, mesmo contra a prova indiscutível dos fatos, que a refutam completamente!
O que sempre tem acontecido à sociedade humana desde a época da pedra lascada é que o desenvolvimento tecnológico dispensa o ser humano de se dedicar a determinadas atividades, que passam a ser realizadas de forma mais intensiva, com aumento de produtividade de declínio no contingente de mão-de-obra empregada, eliminando-se determinados postos de trabalho com o auxílio da tecnologia desenvolvida. Mas os postos de trabalho eliminados são compensados com o maior emprego de mão-de-obra em setores mais desenvolvidos tecnologicamente.
Foi basicamente isso o que aconteceu quando o advento da Revolução Industrial ajudou a ampliar a produtividade do setor extrativista e agropecuário - notadamente a partir do advento da agroindústria - ao mesmo tempo em que reduzia a necessidade do emprego de mão-de-obra humana nesses setores, que compõe o setor primário da economia. Paralelamente, a Revolução Industrial deslocou a população economicamente ativa para o setor secundário da economia (artesanato, indústria e manufatura).
Esse processo foi primeiramente percebido pelo economista austríaco Joseph Alois Schumepeter, que o definiu como uma espécie de "destruição criativa" - isto é: o progresso tecnológico destrói oportunidades de trabalho em alguns setores, mas também cria novas oportunidades em outros setores!
O problema é que Schumpeter era um pessimista, que detestava o regime soviético, mas acreditava piamente em que ele encarnava o "futuro da humanidade". Schumpeter não percebeu que ele havia encontrado a chave para explicar porque o capitalismo não se autodestrói numa imensa crise de superprodução, da forma como K. Marx previra que aconteceria: ao invés disso, ele se evolui, criando as condições para a superação da civilização tecnológica industrial e o subsequente advento de uma civilização tecnológica de caráter pós-industrial, da mesma forma como a Revolução Industrial já havia feito com a civilização agrícola ou pré-industrial.
Portanto, podemos concluir que desde a invenção das primeiras ferramentas de pedra lascada até a inteligência artifical e as viagens espaciais, a história humana não é movida por uma famigerada e altamente questionável "luta de classes", mas pelo progresso tecnológico: desde que descobriu como manusear o fogo e produzir ferramentas, dentre as quais se inclui a roda, a evolução humana passou a ser mais tecnológica e menos biológica, ao contrário dos outros animais. O principal motivo para este fenômeno reside em que, com o auxílio da tecnologia que criamos, a raça humana passou a ficar gradativamente menos sujeita às limitações impostas pela natureza. Foi por obstruir esse mecanismo da evolução humana - desprezando a importância da maximização do lucro numa sociedade tecnológica industrial - que o chamado "modo de produção socialista" mostrou-se incapaz não apenas de competir com o capitalismo, mas até mesmo de subsistir.
Parafraseando Marx mais uma vez, pode-se afirmar com certeza que o socialismo é um sistema repleto de contradições, que traz em si o germe da sua própria destruição: é o sistema que cava o seu próprio túmulo! Gorbachev fracassou ao avançava com a abertura política enquanto retardava as reformas econômicas na U.R.S.S; se Xi Jinping tentar reverter estas últimas na China, ele TAMBÉM fracassará.
* Reproduzido de acordo com MARX, K. Prefácio ao Contributo para a Crítica da Economia Política, organizado por Florestan Fernandes e publicado sob o título K. Marx: Teoria e processo histórico da revolução social, In Marx & Engels, Great Social Scientists Collection , História, vol. 36. São Paulo: Ática, 1983. p. 232. Edição comemorativa do centenário da morte de Karl Marx
"Mas o socialismo falhou em todo lugar que foi tentado!", Um neoliberal, sobre esse comentário.
Se o socialismo fosse tão ruim, não seria necessário tanta propaganda pra evitá-lo.
@@VeteranVandal, pelo seu raciocínio, a maior prova do quanto o governo da Coreia do Norte é "bom" consiste em que o Kim Jong-Un foi reeleito com 100% dos votos!
Obrigada
melhor tipo de react, não é mais de 1 hora e comentários FODAS
Jones é essencial! Obrigado por você existir!
minha resposta ao Igor no minuto 18:25 : Sim.
Sim. Igor. Distribuir o lucro como se fosse uma cooperativa não me parece ruim. Se "cada um tem seu papel" e o papel da maioria é "ser pobre ou miserável", acredite, eu serei contra.
Obrigado !!!!
Camarada fale da aliança do pt com os facho do PL faça um video
Com todo o respeito que temos que ter por todas as visões e opiniões, mas fã de Elon Musk é pra f..... viu.
Acho que faltou 1 coisa no argumento do Eduardo que deveria ter sido o começo do discurso dele quanto ao "Elon Musk" ter "ideias fodas".
Primeiro é preciso debater se ele de fato teve as ideias, oq n é verdade, mas vou ignorar isso.
Segundo era só dizer ao Igor q ele mesmo se explicou, se todo mundo teve todo esforço, se todo mundo produziu tudo, pq a conclusão é que o Elon Musk deve ter o dinheiro? Oq justifica isso? Pq ele deveria ter o dinheiro? Ai entra oq comentei da "ideia" e aqui eu entro com o conceito que eu vejo da supervalorização da "ideia", veja, msm num cenário onde Elon Musk QUIS e pensou, por exemplo, no carro elétrico, do que adianta essa "ideia" se ele é incapaz de traduzir a mesma no mundo?? Nada. Ideias, TODO MUNDO TEM, a teoria da relatividade geral de Einstein não foi uma ideia, foi fruto de um intenso trabalho que durou ANOS para ser produzido e mais alguns anos para ter resultados.
Excelente aula. Jones Manoel é genial
Obg pelo vídeo, Jones!
Conteúdo incrível! Edu Moreira é ótimo! E tu, Jones Manoel, mais ótimo 😁 ainda!
Excelente vídeo, Jones! Obrigado.
Muito bom, Jones😊
A finada rainha da Inglaterra, a Elizabeth, descende de uma família de nobres milenar. Ninguém da família deles nunca soube o que é trabalhar na vida. Sempre viveram de parasitar escravos.
Show 🎉
Simplesmente é uma classe a ser extinta.
Dependendo de nós dizer-mos sim.
Então você quer que todo mundo seja pobre?
Não deveríamos exterminar a pobreza e não o contrario
@@manoeldejesushallyson errado. Pobre é seu pensamento.
Vou resumir. (...) Exterminando a classe dos bilionários vc melhora a divisão dos bens entre todos do proletariado logo de cara. E nem é teoria isso.
Logo após serão os multi milionários na casa das centenas de milhões. Assim continuamente...
E enfim, nem o fascismo sem recurso vinga.
Sensacional a guinada que o Eduardo Moreira deu à esquerda.
Excelente análise
Excelente vídeo!
Salve, camarada Jones!
Muito bom, Jones. E o mais legal é ver cada vez mais gente chegando. A meu ver, o Eduardo Moreira é uma contribuição importante. Afinal, ele experimentou o sistema de dentro dele. Fico contente também com a divulgação desses conceitos, do espalhamento dessas ideias. Me dá esperança, na minha época, mesmo na universidade, estudei na Unb, não se via essas discussões. E você é um dos pioneiros no ativismo e agitação para akj grande mudança.
Lula evitou que bilionários surgissem no Brasil 🙏🙏
Genro de político, dono de empreiteira vira bilionário graças à Copa do Mundo
Esse debate é que deveria ser feito na grande imprensa que p PHA chamou de pig, para que todas as pessoas entendam o significado do que é riqueza e como ela é produzida.
Simplesmente a riqueza é produzida com o envestimento
A limitação (?) intelectual do Igor é de desanimar qualquer pessoa minimamente empática, para usar a palavra do momento. Ele entrevista dois caras que têm o que dizer de fato e ele, por outro lado, é um poço de senso comum. E tem um podcast de longo alcance. Eduardo e André tentando tirar as vendas dos olhos de um cara que não se dá conta que tem gnt na rua passando fome. Desanimador.
Igor não é limitado. Ele é inimigo de classe, ele e o bicicleta fizeram essa escolha.
Karalhp pensei nisso agooooooooora nesse exato momento em que ele disse " ou eu tenho uma venda nos olhos", me subiu um odi0 kkkkkkkkkkkkkkkk gente, chega a ser impressionante.... e como vc disse, um poço de senso comum, aquela pessoa que nem se vc mandar estudar vai adiantar, pq precisa de teeeempo pra entender e pesquisar e hoje eu entendo, com 29 anos. Sempre percebi o desequilíbrio sendo nordestino e pobre. Hoje entendo o sistema e melhor, sei que podemos mudar/melhorar. O problema não é nem quem não quer mudar, mas pessoas como esse Entrevistador....
@@raphafellipeoque vc tem que mudar no seu estado é forçar os políticos, que levem investimento para a sua região amigo... não significa que vc irá ficar milionário mas grandes empresas ajudam a melhorar pelo ao menos a infraestrutura da região e desenvolvimento atrai mais desenvolvimento
@@anapaulasantanadesouza3365 acorde!!! As empresas não ajudam em nada! Essa infraestrutura é consequência, nada é projetado pelo bem de ninguém, mas sim pelo LUCRO!!!!!!!!!! POR ISSO O CAPITALISMO É ESCROTO. A ponto de vc ser pobre mas estar aí defendendo "empresa"
"Tem gente na rua passando fome"
E daí?
Jones, ficou com vontade de dá um abraço e um beijo no Eduardo Moreira.
Tenho vontade de fazer isso e muito mais com Eduardo Moreira
@@henriquemonteiro7245, você tem todo o direito.
Eu tenho um exemplo da minha própria vida dessa questão da desigualdade. Eu fiz meu ensino médio numa etec, uma escola técnica de São Paulo, e fiz na etec que era na época a que tinha o melhor desempenho em vestibulares e tal. Pra entrar em etec, existe um vestibular. Eu só estudei em escola pública, passei e tal, mas mais de 90% dos alunos ali daquela etec tinham vindo de escolas privadas. O ensino da etec era muito bom, então tinha uma galera com grana ali, bastante grana. Inclusive, tinha um garoto, que logo que terminou o ensino médio, logo que completou os 18 anos, ele inaugurou a própria grife de roupas de luxo. Com 18 anos o mlk já tinha uma empresa, que, obviamente, foi dada pelo pai do mlk. Eu lembro de uma aula de geografia no terceiro ano, na época o Haddad era prefeito daqui de São Paulo, e lembro o professor falando que conheceu o Haddad ainda novo num encontro de estudantes e tal, e esse mlk aí que tem a grife simplesmente falou que conhece o Haddad também porque várias vezes o Haddad visitou a casa dele para conversar sobre os negócios do pai do mlk. Descobri depois que o pai do mlk era sócio majoritária de uma construtora. Tipo, a gente estudou na mesma escola, mas isso não significa que tivemos oportunidades iguais. Eu com 18 anos tava indo anotar nome errado e servir café num starbucks, o mlk com 18 anos já tinha uma grife de roupa de luxo. Eu passava o fim de semana trabalhando, o mlk passava o fim de semana viajando pra França, papo reto memo. Eu chegava de metrô na escola, o mlk chegava de jaguar dirigido por um motorista particular. Ali eu conheci um burguês burguês memo, grande burguês, que encontra regularmente o prefeito pra poder conversar sobre negócios. Tinha bastante pequeno burguês ali na escola também, mas tinha esse mlk, que era burguês burguês memo.
Que choradeira, foca no seu processo jovem.
@@Gabriel-md7gt que processo, irmão? Porra, lê de novo o que ele escreveu! Cadê a meritocracia? O fera ralou o cu no caco de vidro servindo café e você vem falar pra ele de mérito quando ele viu, ao vivo, a cores, com tecla sap ligada, filme explicado por especialistas, que a meritocracia não existe? Existe sorte de ter vindo do bago certo. Depois disso você tem que trucidar todo mundo abaixo de você pra ser bem sucedido.
Foca no teu, que vai morrer pobre. E que ainda acha que vai ficar rico trabalhando kkkkkkk
Vai ficar rico sim, confia!😂😂@@Gabriel-md7gt
@@Gabriel-md7gtvc acha isso choradeira cara enquanto vc tá preocupado em pagar o boleto eles estão preocupados em fazer bankers pra se esconder da desgraça que eles mesmo estão causando quando eles saírem do buraco não vai ver mais ninguém pra colocar tijolo sobre tijolo e vão morrer junto de depressão porque não tem mais ninguém pra servi-lo
E vc soube também que o Haddad prefeito frequentava a casa de Burguês, e nunca a quebrada.
Só Jones mesmo para me fazer assistir Flow.
Vale a pena assistir esse episódio pela argumentação, fatos e perspectivas que os dois trazem. Claro que tem o Igor sendo um quadrúpede volta e meia, mas é relativamente pouco tempo.
@@Squalla1 Pareceu um papo bacana mesmo.
Mano, que vídeo didático.
23:00 é isso que o Igor não consegue entender. Toda inovação parte do esforço coletivo de trabalhadores. Não adianta nada vc ter todo o dinheiro do mundo se vc não tiver mão de obra humana especializada, o dinheira passa a ser apenas números sem valor. Um exemplo simples pra entender isso., vamos dar 1 trilhão de dólares pro Igor, vamos vê se com esse valor e com a super "inteligência" dele se ele vai criar algo inovador kkkk não vai, ele vai precisar contratar mão de obra especializada em várias áreas pra trabalhar.
Acho que é muito por esse egocentrismo dele de se achar especial porque ficou rico com youtube. Daí ele acha que todo mundo tem as mesma oportunidades q ele
a maior tristeza que eu tenho na vida hoje com 68 anos e que meus pais morreram com 84 anos de vida sem ter direito de ter uma casa ou um pedaço de terra que meu pai sonhava ter ,passar nessa vida so no sonho muito triste 😢😢😢
NOS POBRES MORTAIS SOMOS ORIGINÁRIOS DOS ESCRAVOS.JÁ SAÍMOS DESDE SEMPRE PERDENDO. MUITA DESIGUALDADE.😮😮😮
Jones, que alegria quando a partir de 25:11 você dá o exemplo da realidade mais justa e humana da União Soviética! E por que nós achamos isso tão distantes na nossa realidade atual? Ter salários e prestígios sociais diferentes (coisa que sempre existirá) não deveria nunca justificar uma desigualdade social tão grande, a falta de acesso a bons serviços públicos, o classismo, a naturalização da falta da dignidade humana...
Grande Dudu Moreira, Engels versão carioca puto
Obrigado
Sempre perfeito em sua análise
Muito bom. É um prazer te ouvir.