Mel, uma observação complementar: corrente com elos, a que você se referiu, em inglês, é "chain". A corrente "stream" é referente a corrente marítima, fluvial e afins. Desta forma, "Stream of Consciousness", foi traduzido para "fluxo da consciência" a fim de que o sentido, na língua portuguesa, ficasse mais claro e mais adequado ao sentido real da expressão original, em inglês. Como você bem disse, "para frente, sem retorno".
Pela minha experiência, o mais doido desse tipo de literatura é que, quando você lê, não é como se você visse uma cena, ou ouvisse um diálogo (como no tipo comum de literatura), é como se esses pensamentos estivessem dentro da sua cabeça. Sei lá... É como se você fosse o sujeito que é o personagem, não o personagem fosse um objeto a ser observado pelo leitor. Bizarro!! kkkkk Adorei o vídeo! Adoro esse estilo de fluxo de consciência!
Acho incrível um de Ulysses no segundo capítulo quando o Leopold vai explicar pra Molly o que significa "metempsicose" e você vai vendo o Leopold lembrando, formulando e só depois contando pra Molly o significado. Foi o maia proximo de representação fidedigna do pensamento humano que já li até hoje, embora ainda haja muita coisa importante pra ler
Estou lendo o Ulysses na minha terceira tentativa. Somente dessa vez a leitura está fluindo e atribuo essa fluidez exatamente à compreensão, ainda que possa ser presumida, do conceito de Fluxo da Consciência, sem o qual a obra parece ser mero produto da insanidade.
O primeiro livro que li de fluxo da consciência foi a paixão segundo G.H da Clarice Lispector. Lembro de ler e pensar que nunca tinha lido nada parecido antes. Um tempo depois li tbm as ondas da virginia wolf e ai eu descobri que eu gostava bastante desse estilo. As ondas no caso é bem fácil de se perder e não entender quem é quem ali haha mas ainda assim é muito interessante.
Vc expondo assim de maneira tão intelectual e minuciosa o que é o fluxo da consciência. Me deixou até interessada e menos entediada com essa escrita. Talvez eu consiga finalizar Mrs Dalloway, quem sabe até ler Ulisses.
Amo essa técnica. Me representa tanto! Li recentemente Ulysses e já adorava Retrato do artista quando jovem de James Joyce. Adoro Virginia Woolf, uma das minhas autoras favoritas!
Foi esclarecedor, muito obrigada!❤️ Havia algum tempo que tentava ler A pianista, de Elfriede Jelinek, e apesar de saber do conceito encontrei dificuldades durante a leitura, por não conhecer as técnicas.
Parabéns pelo vídeo! Infelizmente só conheci teu canal agora, mas pretendo acompanhar a partir daqui. Minha dissertação defendida recentemente em 30.6.2020 foi sobre Fluxo de Consciência em um romance da escritora paraense Lindanor Celina, fiquei muito feliz em ver um canal de Literatura falando sobre esta temática, realmente pouco debatida, mas de uma enorme importância para os estudos literários. Um abraço!
Mell, esse tema é fascinante e agora lendo Orlando me interessei mais ainda pra ler outros livros da Virgínia. Se rolar o leitura conjunta de Mrs. Dalloway vou participar😁
Nossa, Mell, esse vídeo foi incrível. Era muito confuso pra mim, e ainda é, rs. Mas você fala de uma forma tão clara que até coisas confusas ficam mais fáceis de se entender. Obrigada por isso! Adorei demais ❤️
Caí nesse canal por acaso, e que grata surpresa! Acabei de ler Robson Crusoe e vim no yt procurar uma resenha e caí nesse canal. Dps de uma resenha honesta e agradável, notei que a moça é inteligente e fui pesquisar mais vídeos. E que surpresa! Na minha ignorância eu achava que Dostoievski era um autor que se encaixava nesse perfil de fluxos da consciência. Mto boa essa explicação!
Vídeo muito bom Mell! Acho importantíssimo o aprofundamento nos estudos literários através dessa plataforma. Que vemos uma quantidade enorme de vídeos sobre títulos literários e não literatura.
Li há pouco Água viva da Clarice e é isso mesmo que você falou no fim do vídeo, Mel, é muito semelhante com nosso próprio fluxo, tanto que pareciam ser meus próprios pensamentos, se eles fossem tão incríveis assim. Se tornou um dos meus livros favoritos, tanto que acabei de ler e reli .
Olá Mell, sou assinante do canal há bastante tempo e por incrível que pareça, assisto todos os vídeos, curto, compartilho, mas nunca fiz nenhum comentário. Mas, hoje depois de assistir esse vídeo, com atraso, me senti no dever de comentar. Seus vídeos são maravilhosos, mas, esse em especial é perfeito,. Você explicou sobre fluxo de consciência de numa maneira tão clara, que até achei que você fosse psicóloga. ....rssssss.....Virginia Wolf é uma das minhas escritoras favoritas. Mts Dalloway e Ao Farol são dos dos meus favoritos. Já li também A Casa de Carlyle, O Quarto de Jacob, e estou relendo Orlando para acompanhar você. Nunca li Ulisses, está na fila, mas, sempre empurro para O final quando chega a vez de ser lido. ...essas,,,.um dia consigo. Parabéns pelo vídeo fantástico, bom domingo. Abraços
Que lindaaa. Fiquei te imaginando defendendo sua monografia. Parabéns. Já leu A madona de cedro, de Antonio Callado? Li e fiquei pensando se ali teríamos ali um fluxo de consciência ou um monólogo interior. Recomendo muito a história . Sugestão: Uma parte 2 falando de fluxo de consciência na literatura brasileira 😉 Parabéns mais uma vez💖💖💖
AMEEEEI o vídeo. Você foi muito clara. Comecei agora minha primeira leitura da Virgínia, li algumas páginas e lembrei de ter visto o título fluxo da consciência em um de seus vídeos. Foi uma ótima decisão pausar a leitura. 😘😘
Adorei sua explanação sobre fluxo da consciência. Esse estilo de escrita promove em mim exatamente o envolvimento que você explicou, o meu próprio fluxo de consciência se identifica com a leitura. Talvez por isso mesmo seja um estilo que eu não goste de ler, essa "simbiose" de pensamentos, acaba me fragilizando muito e ainda não estou tão avançada em minha terapia para permitir essa "invasão" rsrsrsrs Quem sabe daqui a um tempo, seja mais fácil para mim. Beijo grande e obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Obrigada por esse vídeo incrível.. me ajudou muito. Esse território sempre foi muito escuro e complexo pra mim. Agora esta ficando mais claro. Gratidão
Sensacional. Vc é simplesmente sensacional. Parabéns. Vc tem o dom de ensinar usando a técnica de se colocar no lugar do expectador, se fazendo entender perfeitamente.
Eu amo quando você fala sobre isso, acho que meu vídeo favorito do seu canal é o que você fez a leitura de mrs dalloway, é perfeito! Me motivou muito a ler Virgínia Woolf e acho incrível o uso de fluxo da consciência que ela faz!!
Fico feliz que por coincidência depois de ter falado que queria muito ler sua monografia, tenha vindo este vídeo. Sofri muito pra fazer esse tema virá realidade em meu tcc. Mas conseguir! Quero me aprofundar ainda mais e vou buscar os autores citados...
Adorei! Gostaria muito de que vc fizesse um vídeo, dialogando as escrituras de Virginia Woolf e Clarice Lispector, que tbm adotava o fluxo de consciência em suas narrativas.
Muito obrigada, Mell, por esse vídeo maravilhoso! Agora estou com essa bibliografia linda pra ler e aperfeiçoar a escrita do meu próximo livro! Espero conseguir fazer um bom trabalho.
Adorei o vídeo. Descobri que já li muita coisa com Fluxo de Consciência e que sempre me agradou mesmo sem saber que se tratava de algo com nome e área de pesquisa do pessoal de estudos literários. Só não entendi pq Dostoievski não entra nesse balaio... Na primeira parte se Memorias do Subsolo temos, sim, muito fluxo de consciência pela definição que vc mesma trouxe, não?
Mel, o fluxo da consciência tem algo a ver com o futurismo na literatura? Eu posso considerar que é como se fosse o oposto? (o futurismo seria uma espécie de fragmentação na ideia, os "flashs", já o fluxo é algo constante rs) Amei o vídeo, parabéns ^^
Confesso que não atravessei a fronteira da filosofia para a psicologia concernente a estudos da consciência. Os estoicos definiram como a" posse de si mesmo".
Fluxo é um conceito teórico de uma técnica de representação dos pensamentos humanos, o monólogo é uma das técnicas em que esse conceito pode se apresentar. Humphrey exemplifica com Dujardin, Woolf, Joyce, diferenciando de forma bem didática. O fluxo jorra, é volátil. O monólogo é mais estruturado, as ideias vem mas não de forma desordenada como no fluxo. Em alguns estudos se percebe o uso equivocado desses termos na ficção. Aceita-se, no entanto, a definição semelhante desses termos quando se está refletindo sobre a “percepção interior” de um modo superficial e generalizado.
Vídeo bacana. Permita-me uma correção, mas apenas por preciosismo. Não podemos falar de James enquanto psicólogo, até porque a psicologia enquanto disciplina acadêmica é posterior a sua obra. Também ele não estava ali quando a psicologia científica se originava na Alemanha. É um filósofo mesmo. Desculpa a chatice. Beijos.
@@fif0 É VERDADE PELA RESPOSTA SE NOTA QUE VOCÊ SABE. LEU UM OU DOIS LIVROS , ACREDITA NO PROFESSOR MILITANTE, E NA MÍDIA. É NORMAL QUEM NÃO SABE ACREDITA , QUE SABE. O INTELECTUAL É INTELECTUAL PELA GENEROSIDADE, O BURRO É BURRO PELA ARROGÂNCIA.É BEM PROVÁVEL QUE VOCÊ ACHE MARX , MESMO SEM LELO, O MAIOR FILÓSOFO.
Mel, uma observação complementar: corrente com elos, a que você se referiu, em inglês, é "chain". A corrente "stream" é referente a corrente marítima, fluvial e afins. Desta forma, "Stream of Consciousness", foi traduzido para "fluxo da consciência" a fim de que o sentido, na língua portuguesa, ficasse mais claro e mais adequado ao sentido real da expressão original, em inglês. Como você bem disse, "para frente, sem retorno".
Pela minha experiência, o mais doido desse tipo de literatura é que, quando você lê, não é como se você visse uma cena, ou ouvisse um diálogo (como no tipo comum de literatura), é como se esses pensamentos estivessem dentro da sua cabeça. Sei lá... É como se você fosse o sujeito que é o personagem, não o personagem fosse um objeto a ser observado pelo leitor. Bizarro!! kkkkk Adorei o vídeo! Adoro esse estilo de fluxo de consciência!
Vídeo maravilhoso. Fluxo da consciência é sem dúvida um dos temas mais fascinantes na literatura.
Acho incrível um de Ulysses no segundo capítulo quando o Leopold vai explicar pra Molly o que significa "metempsicose" e você vai vendo o Leopold lembrando, formulando e só depois contando pra Molly o significado. Foi o maia proximo de representação fidedigna do pensamento humano que já li até hoje, embora ainda haja muita coisa importante pra ler
Estou lendo o Ulysses na minha terceira tentativa. Somente dessa vez a leitura está fluindo e atribuo essa fluidez exatamente à compreensão, ainda que possa ser presumida, do conceito de Fluxo da Consciência, sem o qual a obra parece ser mero produto da insanidade.
Que maravilha te encontrar nesse mar do TH-cam.
O primeiro livro que li de fluxo da consciência foi a paixão segundo G.H da Clarice Lispector. Lembro de ler e pensar que nunca tinha lido nada parecido antes. Um tempo depois li tbm as ondas da virginia wolf e ai eu descobri que eu gostava bastante desse estilo. As ondas no caso é bem fácil de se perder e não entender quem é quem ali haha mas ainda assim é muito interessante.
Vc expondo assim de maneira tão intelectual e minuciosa o que é o fluxo da consciência. Me deixou até interessada e menos entediada com essa escrita. Talvez eu consiga finalizar Mrs Dalloway, quem sabe até ler Ulisses.
Amo essa técnica. Me representa tanto! Li recentemente Ulysses e já adorava Retrato do artista quando jovem de James Joyce. Adoro Virginia Woolf, uma das minhas autoras favoritas!
Saludos desde Guatemala 🇬🇹 ✌🏼
Foi esclarecedor, muito obrigada!❤️
Havia algum tempo que tentava ler A pianista, de Elfriede Jelinek, e apesar de saber do conceito encontrei dificuldades durante a leitura, por não conhecer as técnicas.
Menina, você é um achado na minha ânsia por literatura 😍.
Parabéns pelo vídeo! Infelizmente só conheci teu canal agora, mas pretendo acompanhar a partir daqui. Minha dissertação defendida recentemente em 30.6.2020 foi sobre Fluxo de Consciência em um romance da escritora paraense Lindanor Celina, fiquei muito feliz em ver um canal de Literatura falando sobre esta temática, realmente pouco debatida, mas de uma enorme importância para os estudos literários. Um abraço!
Woolf é mestra nisso.
Mell, esse tema é fascinante e agora lendo Orlando me interessei mais ainda pra ler outros livros da Virgínia. Se rolar o leitura conjunta de Mrs. Dalloway vou participar😁
Também quero essa leitura conjunta de Mrs. Dalloway em seguida a Orlando. Já pensou que lindo, Mell? Bora?
Nossa, Mell, esse vídeo foi incrível. Era muito confuso pra mim, e ainda é, rs. Mas você fala de uma forma tão clara que até coisas confusas ficam mais fáceis de se entender. Obrigada por isso! Adorei demais ❤️
Caí nesse canal por acaso, e que grata surpresa! Acabei de ler Robson Crusoe e vim no yt procurar uma resenha e caí nesse canal. Dps de uma resenha honesta e agradável, notei que a moça é inteligente e fui pesquisar mais vídeos. E que surpresa! Na minha ignorância eu achava que Dostoievski era um autor que se encaixava nesse perfil de fluxos da consciência. Mto boa essa explicação!
Vídeo muito bom Mell! Acho importantíssimo o aprofundamento nos estudos literários através dessa plataforma. Que vemos uma quantidade enorme de vídeos sobre títulos literários e não literatura.
Li há pouco Água viva da Clarice e é isso mesmo que você falou no fim do vídeo, Mel, é muito semelhante com nosso próprio fluxo, tanto que pareciam ser meus próprios pensamentos, se eles fossem tão incríveis assim. Se tornou um dos meus livros favoritos, tanto que acabei de ler e reli .
Gente ela é igualzinha a Isa TKM
Lembra mesmo.
Video maravilhoso!!! Só faltou falar um pouquinho de escritores brasileiros como Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu haha ideia pra outro vídeo!
Aaaaaa o vídeo que mais esperei do canal!
Olá Mell, sou assinante do canal há bastante tempo e por incrível que pareça, assisto todos os vídeos, curto, compartilho, mas nunca fiz nenhum comentário. Mas, hoje depois de assistir esse vídeo, com atraso, me senti no dever de comentar. Seus vídeos são maravilhosos, mas, esse em especial é perfeito,. Você explicou sobre fluxo de consciência de numa maneira tão clara, que até achei que você fosse psicóloga. ....rssssss.....Virginia Wolf é uma das minhas escritoras favoritas. Mts Dalloway e Ao Farol são dos dos meus favoritos. Já li também A Casa de Carlyle, O Quarto de Jacob, e estou relendo Orlando para acompanhar você. Nunca li Ulisses, está na fila, mas, sempre empurro para O final quando chega a vez de ser lido. ...essas,,,.um dia consigo. Parabéns pelo vídeo fantástico, bom domingo. Abraços
É um prazer te ouvir. Larguei a faculdade de Letras há 4 anos mas minha paixão pela Literatura permanece inabalável.
Adorei este vídeo!
Que lindaaa. Fiquei te imaginando defendendo sua monografia. Parabéns.
Já leu A madona de cedro, de Antonio Callado? Li e fiquei pensando se ali teríamos ali um fluxo de consciência ou um monólogo interior. Recomendo muito a história .
Sugestão: Uma parte 2 falando de fluxo de consciência na literatura brasileira 😉
Parabéns mais uma vez💖💖💖
AMEEEEI o vídeo. Você foi muito clara. Comecei agora minha primeira leitura da Virgínia, li algumas páginas e lembrei de ter visto o título fluxo da consciência em um de seus vídeos. Foi uma ótima decisão pausar a leitura. 😘😘
que vídeo incrível!!
Maluco q vídeo foda mto obrigado
Gostei muito desse estilo de vídeo mais técnico. Ficou excelente e muito esclarecedor. Pouquíssimas pessoas do booktube faz dessa forma. 👏💛📖
Adorei sua explanação sobre fluxo da consciência. Esse estilo de escrita promove em mim exatamente o envolvimento que você explicou, o meu próprio fluxo de consciência se identifica com a leitura. Talvez por isso mesmo seja um estilo que eu não goste de ler, essa "simbiose" de pensamentos, acaba me fragilizando muito e ainda não estou tão avançada em minha terapia para permitir essa "invasão" rsrsrsrs
Quem sabe daqui a um tempo, seja mais fácil para mim. Beijo grande e obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Obrigada por esse vídeo incrível.. me ajudou muito. Esse território sempre foi muito escuro e complexo pra mim. Agora esta ficando mais claro. Gratidão
Conteúdo e performance excelentes. Parabéns.
Maravilhoso! Um dos melhores vídeos que você publicou. Muito bom. 😊😉
Sensacional. Vc é simplesmente sensacional. Parabéns. Vc tem o dom de ensinar usando a técnica de se colocar no lugar do expectador, se fazendo entender perfeitamente.
Adoro esses vídeos voltados pra teoria literária :)
Que autores brasileiros também trabalham com esse estilo Mell?
Clarice Lispector!!
Hilda Hilst
@@florasoutello ..foi a primeira a me veio em mente. Já ia responder pra ele, mas vc saiu na frente. 😂
Graciliano Ramos- Angústia
Eu adoreiiii teu canaaaallll
Ahhh 💛
que inteligente! parabéns. Melhor vídeo sobre fluxo de consciência que assisti até agora.
Ótimo vídeo!
Linda
Uma belíssima aula, Mel! Obrigada.
Eu amo quando você fala sobre isso, acho que meu vídeo favorito do seu canal é o que você fez a leitura de mrs dalloway, é perfeito! Me motivou muito a ler Virgínia Woolf e acho incrível o uso de fluxo da consciência que ela faz!!
Aaah, um detalhe: por causa daquele seu outro vídeo acabou sendo uma leitura bem mais fácil o mrs dalloway hahaha ajudou muito na compreensão
Que vídeo incrível, você fala com uma serenidade tão simples. Muito bom aprender contigo
Fico feliz que por coincidência depois de ter falado que queria muito ler sua monografia, tenha vindo este vídeo. Sofri muito pra fazer esse tema virá realidade em meu tcc. Mas conseguir! Quero me aprofundar ainda mais e vou buscar os autores citados...
*virar
*consegui
Incrível
Excelente o vídeo 👏👏 explicou de forma super didática até para quem não é da área da literatura!
Obrigada por esse vídeo ♥️♥️♥️♥️♥️
Que vídeo incrível! 🤩👏 O fluxo da consciência na literatura é muito interessante.
Adorei! Gostaria muito de que vc fizesse um vídeo, dialogando as escrituras de Virginia Woolf e Clarice Lispector, que tbm adotava o fluxo de consciência em suas narrativas.
Nossa! Falou lindamente ... adorei o tema...bjos
esse vídeo me fez querer mudar de graduação.
Adorei sua abordagem !
Maravilha de vídeo.
Muito obrigada, Mell, por esse vídeo maravilhoso! Agora estou com essa bibliografia linda pra ler e aperfeiçoar a escrita do meu próximo livro! Espero conseguir fazer um bom trabalho.
Adorei o vídeo. Descobri que já li muita coisa com Fluxo de Consciência e que sempre me agradou mesmo sem saber que se tratava de algo com nome e área de pesquisa do pessoal de estudos literários. Só não entendi pq Dostoievski não entra nesse balaio... Na primeira parte se Memorias do Subsolo temos, sim, muito fluxo de consciência pela definição que vc mesma trouxe, não?
Que vídeo sensacional
Mell, vídeo fantástico! Por favor, faça mais nesse estilo, foi interessantíssimo!
Incrível, Mel! O seu TCC está disponibilizado em algum site para ser baixado? Sempre quis ler :(
Eu também
Melhor canal de literatura!
Obrigada por esse vídeo Mell.
Gostaria de ler sua monografia, disponibiliza pra gente
Parabéns pelo vídeo. Didático, esclarecedor e, principalmente, com embasamento e referências.
Eu queria ler sua monografia.. haha
Mel, o fluxo da consciência tem algo a ver com o futurismo na literatura? Eu posso considerar que é como se fosse o oposto? (o futurismo seria uma espécie de fragmentação na ideia, os "flashs", já o fluxo é algo constante rs) Amei o vídeo, parabéns ^^
Que vídeo maravilhoso!
Uma aula incrível!!!
TUDOOO ❤ eu amo essa técnica
Já vou guardar esse vídeo pra pesquisa, tá ótimo
Arthur Cravan ("Notes"), Sollers ("Paradis")
O seu canal me faz ter vontade de fazer literatura ❤️
Confesso que não atravessei a fronteira da filosofia para a psicologia concernente a estudos da consciência. Os estoicos definiram como a" posse de si mesmo".
Esse livro é um presente! Obrigado!
Vídeo muito bom, Mell!
Cara... Que vídeo foda! O tema é fantástico!
Que aula, parabéns!
Amei! Será muito útil, veio em um momento oportuno... 😊
Mell, vc é tão inteligente! Todo sucesso pra vc. :)
Video incrivel, Mel, parabens!!
Eu acho o fluxo pelo menos da primeira parte do Memórias do Subsolo do Dostoiévski, muito no conceito de fluxo de consciência.
Ótimo vídeo Mel!
Esse é um tema interessantíssimo!
lendo O Quarto de Jacob de Virginia Woolf e vim aqui entender um pouco essa escrita
Vídeo impecável como tudo q vc faz!!
Muito bom!
Amei o vídeo, super bem feito e explicativo !
Você pode disponibilizar o seu tcc?
que vídeo incrível, Mell! ♥️
Fluxo é um conceito teórico de uma técnica de representação dos pensamentos humanos, o monólogo é uma das técnicas em que esse conceito pode se apresentar. Humphrey exemplifica com Dujardin, Woolf, Joyce, diferenciando de forma bem didática. O fluxo jorra, é volátil. O monólogo é mais estruturado, as ideias vem mas não de forma desordenada como no fluxo. Em alguns estudos se percebe o uso equivocado desses termos na ficção. Aceita-se, no entanto, a definição semelhante desses termos quando se está refletindo sobre a “percepção interior” de um modo superficial e generalizado.
que video maravilhoso! quanto valor agregado. tem algum email que possa entrar em contato?
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu tentei ler o som e a fúria, não entendi nada e desde então tenho trauma do tal fluxo da consciência
Vídeo bacana. Permita-me uma correção, mas apenas por preciosismo. Não podemos falar de James enquanto psicólogo, até porque a psicologia enquanto disciplina acadêmica é posterior a sua obra. Também ele não estava ali quando a psicologia científica se originava na Alemanha. É um filósofo mesmo. Desculpa a chatice. Beijos.
Tudo pra mim
Uma dúvida. O fluxo de consciência tem relação com o surrealismo?
Proust também adota o fluxo de consciência ?
👏👏👏
Que vídeo incrível!!!
Mell, já pensou em se tornar professora ?
mel o seu tcc esta disponível pra ler em algum lugar? gostaria muito de ler
Senti falta de menções à Clarice Lispector.
Minha pesquisa não foi sobre ela :)
DEPOIS DE WILLIAN SHAKESPEARE, DOSTOIÉVSKI FOI QUEM TRABALHOU MAIS A CONCIENCIA NA ESCRITA.
Sabe nada
@@fif0 É VERDADE PELA RESPOSTA SE NOTA QUE VOCÊ SABE. LEU UM OU DOIS LIVROS , ACREDITA NO PROFESSOR MILITANTE, E NA MÍDIA. É NORMAL QUEM NÃO SABE ACREDITA , QUE SABE. O INTELECTUAL É INTELECTUAL PELA GENEROSIDADE, O BURRO É BURRO PELA ARROGÂNCIA.É BEM PROVÁVEL QUE VOCÊ ACHE MARX , MESMO SEM LELO, O MAIOR FILÓSOFO.
Ainda prefiro o Dostoiévski e sua descrição da alma das personagens, fluxo da consciência me cansa