Eu usei o podman pela primeira vez quando estava testando o Fedora Silverblue, simplesmente não troco mais, uso ele para desenvolver todo tipo de projeto hoje.
Achei muito bacana o conteúdo do podman, eu já o utilizo a algum tempo e é só alegria, um único problema que tive mas é possível resolver depois de um pouco de pesquisa, é uma pequena "incompatibilidade" com o UFW no linux, onde as portas não são mapeadas corretamente para aceitar conexão de forma automática.
tenho usado o podman para rodar meu home lab. o modulo do cockpit para controlar os containers funciona muito bem, portainer ou yacht também funcionam sem maiores problemas.
Muito bom, bem explicativo e didático, já vou preparar o meu lab para experimentar o Podman. Novamente, muito obrigado pelo compartilhamento de conhecimento e informação !!!
Tenho 43 anos e estou iniciando os estudos no Senac na área de segurança da informação, meu medo é a minha idade , Será se ainda dá tempo ou vou ser engolido pelo mais jovens 😅😅
Eu pretendo ingressar na faculdade de TI ano que vem. Mas não sei por onde começar e nem qual curso superior fazer. Será que poderiam me dar alguma dica?
1. Se você é uma pessoa que gosta de entender os problemas das pessoas, e tem facilidade de explicar/descrever essas necessidades... Gosta de tecnologia, tem facilidade em entender a sua utilidade, indicaria estudar sistemas de informações. 2. Se você é uma pessoa detalhista, gosta de entender a fundo como as coisas funcionam, gosta de criar coisas, planejar, pensar e com propósito para resolver algo... Gosta de aplicar metodologia e técnicas... Sugiro ciências da computação. 3. Se você não gosta muito de entender a fundo as coisas, e não é uma pessoa que tem facilidade de entender as necessidades das pessoas, mas gosta de por a mão massa, curte e tem vontade de criar sites, criar software... gosta que alguém te diga o que fazer... Sugiro desenvolvimento de sistemas (tecnólogo). 4. Caso você seja uma pessoa que adora matemática, acha legal como um processador funciona, ou memórias... Que entender isso mais afundo, acha bacana criar robôs, ou coisas relacionadas a partes computacionais... Sugiro engenharia da computação. 5. Caso você seja uma pessoa que curte comunicação entre essas diversas coisas do mundo computacional, wi-fi, redes, etc... Vai para Redes de computadores... De forma resumida, é isso. Itens 2 e 4, muita matemática pesada... Os demais, acredito que nem tenham mais.
2 ปีที่แล้ว +2
@@Foxtrroy vai variar da instituição, faço sistemas de informação e a grade da parte de matemática é praticamente idêntica a ciência da computação(calculo, geometria analítica, matemática discreta, estatística) e com a mesma carga horaria
@ ciências da computação você vê cálculo 1,2 e 3... E outras coisas. Eu sou formado em sistemas da informação e nunca vi cálculo. Vi matemática discreta, geometria analítica e álgebra linear. Estatística eu tive uma matéria a parte, não é considerado matemática.
Cara, na real tu tem que saber o momento da tua vida. Faz um balanço aí de dinheiro,tempo e vontade (porque essa área não é fácil) e escolhe a graduação, porque não faz tanta diferença. No final o que a maioria das empresas querem é resultado, não início e/ou meio.
Vcs acham q curso de ADS é bom? Vale a pena? Estou pensando em fazer mas estou com um pouco de medo por ser tecnólogo, será q as empresas fazer diferença entre tecnólogo e bacharelado? Tipo, bacharelado tem mais Vantagem na hora da seleção das empresas?
Baseado na minha experiencia. Nesse aspecto das empresas darem preferencia a um ou outro, me parece que não. O que faz diferença é sua habilidade para resolver problemas, seus projetos e seu conhecimento. Eu curso ADS. O que pode ter um pouco de vantagem é vc estar fazendo um curso ou ter terminado. Se tiver outra pessoa igual a vc concorrendo a vaga e ela tiver uma graduação, ela teria mais preferencia.
Creio que depende bem da empresa. Muitas, por fatores organizacionais não podem aceitar técnologos, mas o que realmente importa é oque os irmãos @Henrique e @Eduardo disseram, suas skills, seu talento.
Oi Lucas, eu migrei o meu curso de Engenharia de Software de uma universidade federal para o curso EAD da Unicesumar. Eu estou gostando bastante. Quanto à diferença entre tecnólogo e bacharelado, no Brasil não há nenhuma diferença pois o MEC reconhece ambos como curso superior, mas se você tem pretensão em ter uma carreira ou estudar fora do país, aí complica um pouco pois cada país tem a sua própria legislação ou, quando não tem, fica à critério da instituição de ensino/empresa de fora. Alguns países/instituições não consideram tecnólogo como curso superior então é bom levar isso em conta. Já o bacharelado é aceito em todo lugar.
Rapaz, também sou minimalista, mas pensando em ambiente de desenvolvimento, ficar instalando na máquina npm, yarn, java, node e etc. Para mim é muita desvantagem, já que lido com diversos projetos ao mesmo tempo e com equipes diferentes. Prefiro usar um container que quando for migrar de projeto, não fica aquele monte de tranqueira instalada na máquina, só uma mesmo kkk Mas entendo seu ponto perfeitamente.
Deus, perdoe ele... Ele não sabe o que diz... rsrs... Colega, já estudou sobre CI/CD? Já precisou mover uma grande aplicação de uma plataforma para outra? O docker te ajuda a fazer isso, de uma forma muito simples, tipo mudar um arquivo de uma pasta para outra. Assim como tudo na tecnologia, no início você tem bastante trabalho... Para que no futuro, você só precise mover "palitos" de lugar.
Minimalismo é poder clonar um projeto e dar um único comando "docker-compose up" e o ambiente está perfeitamente funcionando. Containers é a evolução natural para qualquer desenvolvedor moderno, ao contŕario de ter que instalar e configurar um ambiente inteiro em cada máquina em que se vai desenvolver.
@@nicolasaigner8564 hahaha interessante o seu ponto, mas não entendo como usar docker ou container seja uma solução por não ter feito as coisas direito. É uma praticidade enorme você conseguir dar deploy num projeto com várias aplicações apenas com poucas linhas de comando (git clone e docker-compose up) e ter tudo funcionando sem qualquer problema, além de conseguir isolar os containers que não precisam ser expostos (como o banco de dados), dando um nível maior de segurança a tudo. Você poderia explicar como é a sua rotina atual de deploy? Porque se eu não usasse docker e tivesse que, por exemplo, dar deploy num projeto básico com 3 aplicações (banco de dados, backend e frontend, por exemplo) eu teria que executar várias rotinas de linha de comando para cada um, o que me parece uma trabalheira desnecessária.
Posso criar um rival para Docker? "Podman"
'Genio' kkk
Hahaha
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
Hehehe kkk Pronto. Devia chamar Podser
Boa
Na empresa optaram pelo podman pq estavamos tendo problema pra caramba com docker-in-docker na nossa ci/cd utilizando gitlab runners proprietários
Eu usei o podman pela primeira vez quando estava testando o Fedora Silverblue, simplesmente não troco mais, uso ele para desenvolver todo tipo de projeto hoje.
uso podman no meu dia a dia a 1 anos docker não tem mas espaço nos meus projeto atuais
Conta aí as vantagens dessa mudança na sua rotina.
Achei muito bacana o conteúdo do podman, eu já o utilizo a algum tempo e é só alegria, um único problema que tive mas é possível resolver depois de um pouco de pesquisa, é uma pequena "incompatibilidade" com o UFW no linux, onde as portas não são mapeadas corretamente para aceitar conexão de forma automática.
Excelente vídeo como de costume, parabéns para todo o time.
Seria legal um dicionário do programador sobre openshift.
Abraços.
Nada melhor que jantar assistindo um ep do dicionário... Vocês são demais!
Impressionante, área de TI a gente nem aprendeu um e já sai uma outra coisa com a mesma essência porém com novas funcionalidades.
tenho usado o podman para rodar meu home lab.
o modulo do cockpit para controlar os containers funciona muito bem, portainer ou yacht também funcionam sem maiores problemas.
Muito bom, bem explicativo e didático, já vou preparar o meu lab para experimentar o Podman.
Novamente, muito obrigado pelo compartilhamento de conhecimento e informação !!!
aqui onde trabalho desistiram do docker por causa do custo e estão adotando o podman
Meus testes caseiros uso o Podman.
Vou testar
Que coincidência, na sexta eu vou fazer uma apresentação na minha empresa sobre Docker kkkk
Muito bom se manter atualizado com vcs! Proximo assunto a estudar: Podman!
Parabéns, excelente material!
Gostei de saber que posso implementar algo mais seguro só tendo em paralelo o "PODEMAN" no meu projeto, obrigado código fonte.
interessante demais isso.
tava demorando pro docker tem um concorrente kkk
Posso ter os dois na mesma máquina para testar ? Em tempos de vm isso não era possível porque os hypervisors são incompatíveis no mesmo ambiente
Conheci ele no fedora
Uso o node com docker
YESSS, FINALMENTE
Já chego dando aquele like.
Podman é o irmão rebelde do Postman.
Podman parece nome de Podcast de Coach Masculino
Cara, eu achei q tava ficando bom em container, aí aparece mais uma coisa p aprender. 😂
Mas vc não deixou de ser. Apenas ganhou mais estrada p/ percorrer caso queira ;)
Falem sobre o Hasura
fala sobre chroot e nixos
Tenho 43 anos e estou iniciando os estudos no Senac na área de segurança da informação, meu medo é a minha idade , Será se ainda dá tempo ou vou ser engolido pelo mais jovens 😅😅
Consistência e bases sólidas são os nomes do jogo. Idade não é um fator muito útil.
Dá tempo
Aquele like na confiança! :))
Interessante.
Eu pretendo ingressar na faculdade de TI ano que vem. Mas não sei por onde começar e nem qual curso superior fazer. Será que poderiam me dar alguma dica?
Aqui no canal têm um vídeo sobre esse assunto :) th-cam.com/video/OkFTMD0oVO0/w-d-xo.html
1. Se você é uma pessoa que gosta de entender os problemas das pessoas, e tem facilidade de explicar/descrever essas necessidades... Gosta de tecnologia, tem facilidade em entender a sua utilidade, indicaria estudar sistemas de informações.
2. Se você é uma pessoa detalhista, gosta de entender a fundo como as coisas funcionam, gosta de criar coisas, planejar, pensar e com propósito para resolver algo... Gosta de aplicar metodologia e técnicas... Sugiro ciências da computação.
3. Se você não gosta muito de entender a fundo as coisas, e não é uma pessoa que tem facilidade de entender as necessidades das pessoas, mas gosta de por a mão massa, curte e tem vontade de criar sites, criar software... gosta que alguém te diga o que fazer... Sugiro desenvolvimento de sistemas (tecnólogo).
4. Caso você seja uma pessoa que adora matemática, acha legal como um processador funciona, ou memórias... Que entender isso mais afundo, acha bacana criar robôs, ou coisas relacionadas a partes computacionais... Sugiro engenharia da computação.
5. Caso você seja uma pessoa que curte comunicação entre essas diversas coisas do mundo computacional, wi-fi, redes, etc... Vai para Redes de computadores...
De forma resumida, é isso. Itens 2 e 4, muita matemática pesada... Os demais, acredito que nem tenham mais.
@@Foxtrroy vai variar da instituição, faço sistemas de informação e a grade da parte de matemática é praticamente idêntica a ciência da computação(calculo, geometria analítica, matemática discreta, estatística) e com a mesma carga horaria
@ ciências da computação você vê cálculo 1,2 e 3... E outras coisas. Eu sou formado em sistemas da informação e nunca vi cálculo. Vi matemática discreta, geometria analítica e álgebra linear. Estatística eu tive uma matéria a parte, não é considerado matemática.
Cara, na real tu tem que saber o momento da tua vida. Faz um balanço aí de dinheiro,tempo e vontade (porque essa área não é fácil) e escolhe a graduação, porque não faz tanta diferença. No final o que a maioria das empresas querem é resultado, não início e/ou meio.
Blz, aprendi que maizena eh amido de milho... :D
Estou prestes a usar Podman e ninguém pode me parar
O pod pode ?:o
Vcs acham q curso de ADS é bom? Vale a pena? Estou pensando em fazer mas estou com um pouco de medo por ser tecnólogo, será q as empresas fazer diferença entre tecnólogo e bacharelado? Tipo, bacharelado tem mais Vantagem na hora da seleção das empresas?
Baseado na minha experiencia. Nesse aspecto das empresas darem preferencia a um ou outro, me parece que não. O que faz diferença é sua habilidade para resolver problemas, seus projetos e seu conhecimento. Eu curso ADS. O que pode ter um pouco de vantagem é vc estar fazendo um curso ou ter terminado. Se tiver outra pessoa igual a vc concorrendo a vaga e ela tiver uma graduação, ela teria mais preferencia.
As empresas estão cagando (maioria) para sua formação, estão preocupadas com o que você é capaz de entregar
Creio que depende bem da empresa. Muitas, por fatores organizacionais não podem aceitar técnologos, mas o que realmente importa é oque os irmãos @Henrique e @Eduardo disseram, suas skills, seu talento.
Oi Lucas, eu migrei o meu curso de Engenharia de Software de uma universidade federal para o curso EAD da Unicesumar. Eu estou gostando bastante. Quanto à diferença entre tecnólogo e bacharelado, no Brasil não há nenhuma diferença pois o MEC reconhece ambos como curso superior, mas se você tem pretensão em ter uma carreira ou estudar fora do país, aí complica um pouco pois cada país tem a sua própria legislação ou, quando não tem, fica à critério da instituição de ensino/empresa de fora. Alguns países/instituições não consideram tecnólogo como curso superior então é bom levar isso em conta. Já o bacharelado é aceito em todo lugar.
@@henriquefigueiredo4077 entendi Man, vlw pela ajuda
Sou adepto do minimalismo , se você fazer as coisas direitinho, não precisará desta tranqueirada de podman, docker ou o que seja
Rapaz, também sou minimalista, mas pensando em ambiente de desenvolvimento, ficar instalando na máquina npm, yarn, java, node e etc. Para mim é muita desvantagem, já que lido com diversos projetos ao mesmo tempo e com equipes diferentes.
Prefiro usar um container que quando for migrar de projeto, não fica aquele monte de tranqueira instalada na máquina, só uma mesmo kkk
Mas entendo seu ponto perfeitamente.
Deus, perdoe ele... Ele não sabe o que diz... rsrs... Colega, já estudou sobre CI/CD? Já precisou mover uma grande aplicação de uma plataforma para outra? O docker te ajuda a fazer isso, de uma forma muito simples, tipo mudar um arquivo de uma pasta para outra. Assim como tudo na tecnologia, no início você tem bastante trabalho... Para que no futuro, você só precise mover "palitos" de lugar.
Fazer direitinho? O que seria fazer direitinho?
Minimalismo é poder clonar um projeto e dar um único comando "docker-compose up" e o ambiente está perfeitamente funcionando. Containers é a evolução natural para qualquer desenvolvedor moderno, ao contŕario de ter que instalar e configurar um ambiente inteiro em cada máquina em que se vai desenvolver.
@@nicolasaigner8564 hahaha interessante o seu ponto, mas não entendo como usar docker ou container seja uma solução por não ter feito as coisas direito. É uma praticidade enorme você conseguir dar deploy num projeto com várias aplicações apenas com poucas linhas de comando (git clone e docker-compose up) e ter tudo funcionando sem qualquer problema, além de conseguir isolar os containers que não precisam ser expostos (como o banco de dados), dando um nível maior de segurança a tudo. Você poderia explicar como é a sua rotina atual de deploy? Porque se eu não usasse docker e tivesse que, por exemplo, dar deploy num projeto básico com 3 aplicações (banco de dados, backend e frontend, por exemplo) eu teria que executar várias rotinas de linha de comando para cada um, o que me parece uma trabalheira desnecessária.
grande apresentação. Muito obrigado por compartilhar conhecimento conosco.
first ! hahah