Meus trabalhos em papel machê

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 30 ก.ย. 2024
  • Aqui mostro, em poucos minutos, meus trabalhos em papel machê, utilizando a seguinte receita:
    Modo de preparar a massa de papel machê, segundo Ivan Brasil.
    1. Coloque em um copo de liquidificador, pedaços de papel higiênico, espaçados pelos pontos picotados, sem comprimir muito no fundo.
    2. Adicione água, além de uma colher de sopa de cola branca. Bata por um pequeno tempo e separe a massa, sem espremer, por meio de um coador, numa bacia ou panela.
    3. Aproveite a água que sobrou colocando-a novamente no copo do liquidificador, com outros pedaços de papel higiênico, igualmente espaçados e complete com mais água, adicionando agora uma colher de sopa de água sanitária.
    4. Retire a massa, sem espremer, igualmente recolhida num coador, adicionando na panela onde colocou a 1ª. massa.
    5. Faça isto tantas vezes quanto precisar de massa para o trabalho que se dispôs a fazer, observando a alternância: uma vez ponha a cola, outra vez a água sanitária.
    6. Feita a quantidade de massa suficiente para o seu trabalho, coloque-a no fundo do saco, como mostrado no vídeo e pendure o saco na torneira do tanque, sem espremer, deixando filtrar a água até a mesma tornar-se apenas um pingo bastante intervalado.
    7. Está pronta a massa e para fazer o trabalho pretendido não use papelão, madeira compensada ou vidro. A madeira que utilizei para fazer os meus quadros foi MDF-20 que empena muito pouco.
    8. Ao concluir seus trabalhos, não os deixem secar ao sol, pois o papel machê fica endurecido simplesmente na sombra. Alguns trabalhos meus, mais espessos, levaram cerca de 20 dias, para secar e eu poder começar a pintá-los. Usei tinta acrílica acrilex, em pequenos potinhos.
    9. O papel higiênico não precisa ser da melhor qualidade e em minhas obras, mais espessas, cheguei a usar pedaços de folhas de jornais, bem mais reduzidas e com 2 colheres de cola branca, por copo do liquidificador.
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Ivan Campos é um professor de História, autor do livro "Jogo Feito: Uma História a Ser Contada", Ed. Quartet, que trata do genocídio armênio. Nascido no Centro do Rio de Janeiro em 1935, jogador disciplinado e metódico de Cassino, feliz com 56 anos de casado, dois filhos e três netos, cidadão Português, Ivan Brasil é botafoguense e tem muita história para contar. Mas, por hora... fica por aqui!
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Contate-me:
    ivanmirandalisboa88@gmail.com

ความคิดเห็น • 96