Salve Maria Prof. Eduardo. Gostaria muito de falar com o senhor pelo zap pois assim poderíamos nos comunicar melhor. Quem vos escreve é Frei Mário do Ceará. Ficarei aguardando a vossa resposta.
Comprei por 10 reais num sebo aqui de Manaus na semana passada. Estava jogado numa mesa de livros em oferta. Quase não acreditei quando encontrei esse livro em meio a tantos outros. Mas é claro que tive de conter a empolgação, pro dono do sebo não inflacionar repentinamente o preço rs
Eu tenho essa gramática; comprei há vários anos e foi o segundo exemplar dela que adquiri. Eu tive um primeiro livro, junto com um dicionário latim-português e, na mesma época, arranjei uma namorada em outro Estado. Como ficava viajando de um lugar a outro, numa dessas viagens, deixei a gramática e o dicionário na casa da namorada e, no decorrer de um tempo, antes da próxima viagem para a casa dela, acabamos nos separando; ela me fez uma ofensa que entendi ser descabida, terminei tudo e devolvi tudo o que ela me pediu de volta e pedi, justamente, a gramática e o dicionário. Ocorre que ela não só não os mandou, mas falou que eu fosse lá para eu pegar os livros. Com muita amargura, resolvi abrir mão das duas obras e, ato contínuo, procurei readquiri-las; felizmente, a gramática ainda era editada e vendida normalmente e até o autor ainda era vivo; quanto ao dicionário, encontrei outros muito bons, mas aquele, que era português, perdi-o para sempre.
Bom dia, Eduardo! Obrigado pelo vídeo. Possuo esse livro em casa que foi comprado pelo meu pai quando ainda era vivo. Fiz questão de manter o volume em casa pelo valor sentimental, mas acabei me interessando pelo idioma e o livro acabou se tornando muito útil em meus estudos. Influência de meu pai!!!!
Meu amigo vai ser um sucesso se você disponibilizar um curso com este material ! O prof Napoleão Mendes é o melhor no assunto ,o método dele é eficaz ,simples ,didático por si ! Mas nada pode substituir um prof neh 🤲🍞 eu cuido de ser o primeiro aluno ! As lições dele são graduais ,o questionário e as traduções acompanham o nível de cada lição ! É ótimo , anota aí que quando vc começar a ensinar com este livro ,lição por lição vai ser um sucesso esse canal ! 📢💵 Kkk
Boa noite, Eduardo! Tem um vendedor dessa gramática no mercado livre, ele imprime a versão em PDF e faz um livro, o serviço fica ótimo!! Já comprei o gramática métoda do Napoleão com ele, serviço de excelênte qualidade!
Essa nova versão tem problemas quando foram transportar o texto da versão antiga. Tem que tomar cuidado especialmente nas listas/tabelas que aparecem lá.
@@prof.eligoncalves4268 é uma pena. Espero que com a nova edição futura possam fazer algo bem feito e que coloquem as respostas das questões também no final do livro.
Eu só tenho em PDF, mas quando for republicado com certeza eu irei comprar.Este texto introdutório do Napoleão é maravilhoso.A maioria das pessoas dos cursos de matemática acha o Latim uma besteira, detalhe eu faço matemática.
Se os matemáticos de hoje entendessem que os grandes estudiosos da matemática eram também grandes latinistas... e aliás, os tratados matemáticos eram escritos nessa língua. De modo que estão relacionados de certa forma. Parabéns por ter esse interesse.
Segundo vídeo que caio no seu canal, dessa vez deixo a minha inscrição. To tentando encontrar esse livro pra comprar mas é díficil, de fato não existe mais.
@@moacirbarbosacastro8923Foi lançada essa semana junto com A Gramática da Língua Portuguesa também. Corra no site do Centro Dom Bosco antes que esgote.
Bom dia, Eduardo. Certa vez ouvi o conselho de que um estudante sem conhecimento no latim não deveria começar a estudar latim por essa gramática, meu interlocutor julgava ser a gramática de Napoleão extremamente erudita, o que implicaria conhecimentos prévios na gramática portuguesa. Você concorda com a afirmação? Você poderia me indicar uma gramática para iniciar os estudos? Acabo de completar a lição dois do prof. Napoleão, por hora sem sobressaltos e gostando de revisitar os conceitos de gramática portuguesa. Ademais pretendo casar os estudos gramaticais com o método natural (que tenho muita dificuldade e estranhamento para estudar). Um abraço!
Alguns erros da gramática também tem na versão antiga : Lição 11, 2ª declinação, § 70: Duas terminações da 2ª declinação estão com o gênero trocado. M.(ao invés de m. e f.) US F.(ao invés de m.) ER (só com esse erro já seria impossível aprender latim) Lição 14, Sum-Predicativo, § 82: No terceiro quadro a pronúncia de "fueramus" está indicada errada. Fuéramus(ao invés de fuerámus) Lição 20 - Neutros da 3ª. Declinação, Exercício 21, número 5: A palavra captivorum está grafada como "capITOvorum" Lição 28, Comparativo e Superlativo, §159: A forma comparativa de "propinquus" e "longinquus" está grafada como "propinquor" e "longinquor" ao invés de "propinquior" e "longinquior" Lição 30, Números Cardinais, §171, 1-e e 2: "Nenhum", "ninguém", está traduzido como "NullAs, nulla, nullum", ao invés de "nullus, nulla, nullum". duo está declinado no genitivo feminino como "duOrum" ao invés de "duarum". Lição 32, 2ª Conjugação Ativa e Passiva(Noções) - Aposto, §174: em "deleo, ere", o "ere" está com braquia ao invés de mácron No exercício 42 a palavra cidadão está traduzida como "civis, i" ao invés de "civis, is". Lição 41, Pronomes Interrogativos, Exercício 59: No vocabulário, Plauto está dado como "PlauRus, i", ao invés de "Plautus, i". Lição 42, Pronomes Indefinidos, § 217 e 218 §217-2: "quElecumque" ao invés de quAlecumque. 4: "QuImtulumcumque", ao invés de "QuAmtulumcunque" §218-4 QuaeLquam ao invés de "Quaequam" Lição 45, Nomes Gregos, Exercício 68 caro está traduzido como: "carOs, a, um", ao invés de "carus, a um". Lição 49, Como Decorar Um Verbo?, §256, B: "Cep-i" está grafado "cAp-i". Quando ele fala de ilhas pequenas que são declinadas no locativo, ele cita Creta porém ela é a maior ilha da Grécia . A gramática é boa mas deve ser lida com ressalvas
Quero muito adquirir esse livro, mas está muito caro. O jeito é aguardar a editora republicar essa grande obra. Obs. A qualidade do vídeo (luz e resolução) está excelente Eduardo, parabéns.
Realmente caro hoje em dia. Como sempre você é bastante atencioso. Fiz um investimento em equipamento no canal. Vamos melhorando a cada dia. Obrigado por apoiar sempre o canal.
Olá Sr Eduardo. Vi que esse curso é para membros. Vi tbm que começaria depois do curso Família Romana. Este já acabou? Se sim, poderia me passar o link por favor?! Obrigado
Recomendo este livro muitíssimo. Estudo esta língua pela gramática latina do Napoleão por três anos. Porém, cuidado com a edição que estudastes, pois algumas delas têm muitos erros.
Muito bom Eduardo! Existe algum livro de método natural para Inglês? Eu vi que tem uma do Arthur M. Jensen publicado pelo Instituto de São Vitor, mas não sei se vale a pena.
Não cheguei a analisar o método natural para o Inglês, apenas li a versão para o italiano. Teria que pegar a edição para dar uma olhada e fazer um juízo dela.
Amigo, qual é a versão que você recomenda, já procurei essa magnifica e sublime obra e não encontrei em sebo ou loja alguma, só em PDF mas gostaria de obtê-la mas temo adquirir uma versão danificada.
@@tresvias Obrigado, estava com medo de estudar por uma versão ruim, pois soube de informações que diziam que a versão de 2013 tem muitos erros gramaticais.
12:32 - "lo, lo. omnes adsunt - indeed! We who teach Latin would do a far grater service to the cause if we channeled pupil interest toward the task of learning Latin rather than into such academin (sic) shenanigans as chariot racing (an event at the Albuquerque convention of Latin students). The intelligent 20th century teen-ager will work hard at Latin when he is shown some of the many genuine valves in such study. We need not always entertain him with superficialities" (Fred Moore, Chairman, Language Department, Riverside, High School, Painesville, Ohio, USA). PT-BR: "lo, lo, todos estão aqui - de fato! Nós, que ensinamos latim, faríamos um serviço muito maior à causa se canalizássemos o interesse do aluno para a tarefa de aprender latim, em vez de para travessuras acadêmicas (sic) como corridas de bigas (um evento em a convenção de Albuquerque de estudantes de latim). O adolescente inteligente do século 20 trabalhará duro em latim quando lhe forem mostradas algumas das muitas válvulas genuínas em tal estudo. Nem sempre precisamos entretê-lo com superficialidades" (Fred Moore, Presidente, Language Department, Riverside, High School, Painesville, Ohio, EUA). Gramática Latina de Napoleão Mendes de Almeida - Pág: 9
Assista nosso curso de latim nesse link: th-cam.com/video/xlnoiPgReaU/w-d-xo.html
Salve Maria Prof. Eduardo. Gostaria muito de falar com o senhor pelo zap pois assim poderíamos nos comunicar melhor. Quem vos escreve é Frei Mário do Ceará. Ficarei aguardando a vossa resposta.
Parabéns pelos vídeos educativos vão fazer um bem muito grande as almas do nosso Brasil.
@@catolicotradicional-hs4dw olá, mande mensagem pelo instagram @tres.vias ou pelo email tresviasclassicos@gmail.com será um prazer conversar contigo.
Comprei por 10 reais num sebo aqui de Manaus na semana passada. Estava jogado numa mesa de livros em oferta. Quase não acreditei quando encontrei esse livro em meio a tantos outros. Mas é claro que tive de conter a empolgação, pro dono do sebo não inflacionar repentinamente o preço rs
Que sorte. Se o dono soubesse que tinha um tesouro na loja teria subido o preço na hora. Diz o ditado: "Quem desdenha quer comprar". kkkkkkk
Muita sorte mesmo!
Rennan, qual foi o sebo que você comprou? Moro em Manaus.
minha nossa, que sorte
Qual sebo? Também sou de Manaus.
Eu tenho essa gramática; comprei há vários anos e foi o segundo exemplar dela que adquiri.
Eu tive um primeiro livro, junto com um dicionário latim-português e, na mesma época, arranjei uma namorada em outro Estado.
Como ficava viajando de um lugar a outro, numa dessas viagens, deixei a gramática e o dicionário na casa da namorada e, no decorrer de um tempo, antes da próxima viagem para a casa dela, acabamos nos separando; ela me fez uma ofensa que entendi ser descabida, terminei tudo e devolvi tudo o que ela me pediu de volta e pedi, justamente, a gramática e o dicionário.
Ocorre que ela não só não os mandou, mas falou que eu fosse lá para eu pegar os livros.
Com muita amargura, resolvi abrir mão das duas obras e, ato contínuo, procurei readquiri-las; felizmente, a gramática ainda era editada e vendida normalmente e até o autor ainda era vivo; quanto ao dicionário, encontrei outros muito bons, mas aquele, que era português, perdi-o para sempre.
Vim pela indicação de Olavo de Carvalho.
A Dom Bosco acabou de lancar uma nova versao. Faça um review dela meu querido! Abraços!
E ela está em promoção no site da Fundação Dom Bosco (comprei em 5x). Não percam a promo.
Bom dia, Eduardo! Obrigado pelo vídeo. Possuo esse livro em casa que foi comprado pelo meu pai quando ainda era vivo. Fiz questão de manter o volume em casa pelo valor sentimental, mas acabei me interessando pelo idioma e o livro acabou se tornando muito útil em meus estudos. Influência de meu pai!!!!
Que legal! Tem um duplo valor para você. Conserve isso. É uma gramática que vale o empenho na leitura.
Esperava este vídeo ! Napoleão é minha inspiração .
Um grande mestre sem dúvida.
Meu amigo vai ser um sucesso se você disponibilizar um curso com este material ! O prof Napoleão Mendes é o melhor no assunto ,o método dele é eficaz ,simples ,didático por si ! Mas nada pode substituir um prof neh 🤲🍞 eu cuido de ser o primeiro aluno ! As lições dele são graduais ,o questionário e as traduções acompanham o nível de cada lição ! É ótimo , anota aí que quando vc começar a ensinar com este livro ,lição por lição vai ser um sucesso esse canal ! 📢💵 Kkk
Assista a palestra do Professor Napoleão Mendes sobre a língua portuguesa: th-cam.com/video/IJCLiLAEl-4/w-d-xo.html
Boa noite, Eduardo!
Tem um vendedor dessa gramática no mercado livre, ele imprime a versão em PDF e faz um livro, o serviço fica ótimo!!
Já comprei o gramática métoda do Napoleão com ele, serviço de excelênte qualidade!
O livro será relançado. A última notícia que tive é que os direitos foram adquiridos.
@@tresvias O senhor poderia dizer quem vai reeditar essa gramática de Napoleão Mendes?
@@FradesJosefinos Francisco, Centro Dom Bosco! Falta 11 dias pra encerrar a campanha. O envio é Maio de 2024.
Tenho a nova versão, da Saraiva, de 2011. Muito melhor diagramada, amei.
Essa nova versão tem problemas quando foram transportar o texto da versão antiga. Tem que tomar cuidado especialmente nas listas/tabelas que aparecem lá.
@@tresvias sério? Que pena! Ela é muito atrativa.
@@prof.eligoncalves4268 é uma pena. Espero que com a nova edição futura possam fazer algo bem feito e que coloquem as respostas das questões também no final do livro.
@@tresvias verdade, as respostas são imprescindíveis.
Essa obra merece ser reeditada. Clássico
CDB lançou essa semana a campanha para relançar essa obra.
Infelizmente não possuo a Gramática de Napoleão. Mas fico contente que você esteja explanando mais sobre o latim. Quero me aprofundar no idioma.
Espero que um dia republiquem esse livro. É uma boa base para o estudo.
Eu devia ter conhecido este canal antes. Muito bom o conteúdo.
Fico muito feliz que tenha conhecido e agora pode assistir os vídeos anteriores. Fique a vontade para comentar.
E obrigado por voltar a postar novos vídeos no canal. Você tinha sumido e estava ficando preoucupado. Fique com Deus!
Realmente tive que me dedicar a algumas coisas pessoais. Mas estou de volta. Obrigado por acompanhar.
Eu só tenho em PDF, mas quando for republicado com certeza eu irei comprar.Este texto introdutório do Napoleão é maravilhoso.A maioria das pessoas dos cursos de matemática acha o Latim uma besteira, detalhe eu faço matemática.
Se os matemáticos de hoje entendessem que os grandes estudiosos da matemática eram também grandes latinistas... e aliás, os tratados matemáticos eram escritos nessa língua. De modo que estão relacionados de certa forma. Parabéns por ter esse interesse.
Oiê
Poderia compartilhar PDF 😊
Na verdade, o Napoleão não argumenta muito bem nesse texto. Ele cita a opinião de alguns, conta uma anedota, é uma argumentação pouco rigorosa.
Essa edição da Gramática Latina, do prof. Napoleão, que você tem em mãos, é muito boa; a mais recente está cheia de erros. Tenho as duas.
Sim, há alguns problemas na versão de 2011. Espero que façam relançamento da gramática com boa qualidade.
Precisa-se lançar outra edição, que podemos fazer para?
Segundo vídeo que caio no seu canal, dessa vez deixo a minha inscrição. To tentando encontrar esse livro pra comprar mas é díficil, de fato não existe mais.
A editora CDB vai relançar no ano que vem. Fizeram uma campanha editorial e será em capa dura. É só aguardar que terá ele disponível.
@@tresvias Sabe quando sera lancada?
@@moacirbarbosacastro8923Foi lançada essa semana junto com A Gramática da Língua Portuguesa também. Corra no site do Centro Dom Bosco antes que esgote.
Pq vc não coloca uma parte de uma dessas aulas no youtube para termos uma ideia de como são esses vídeos?
Espero que republiquem tanto essa obra prima quanto a metódica
São boas obras que merecem ser republicanas sem dúvida.
Apresenta a obra Antologia remissiva do mesmo autor. Você a possue ? Se possue, fale-me um pouco desta obra.
Esse livro do Napoleão mendes ensina bastante palavras em latim?
Bom dia, Eduardo. Certa vez ouvi o conselho de que um estudante sem conhecimento no latim não deveria começar a estudar latim por essa gramática, meu interlocutor julgava ser a gramática de Napoleão extremamente erudita, o que implicaria conhecimentos prévios na gramática portuguesa. Você concorda com a afirmação? Você poderia me indicar uma gramática para iniciar os estudos? Acabo de completar a lição dois do prof. Napoleão, por hora sem sobressaltos e gostando de revisitar os conceitos de gramática portuguesa. Ademais pretendo casar os estudos gramaticais com o método natural (que tenho muita dificuldade e estranhamento para estudar). Um abraço!
Alguns erros da gramática também tem na versão antiga :
Lição 11, 2ª declinação, § 70:
Duas terminações da 2ª declinação estão com o gênero trocado.
M.(ao invés de m. e f.)
US
F.(ao invés de m.)
ER
(só com esse erro já seria impossível aprender latim)
Lição 14, Sum-Predicativo, § 82:
No terceiro quadro a pronúncia de "fueramus" está indicada errada.
Fuéramus(ao invés de fuerámus)
Lição 20 - Neutros da 3ª. Declinação, Exercício 21, número 5:
A palavra captivorum está grafada como "capITOvorum"
Lição 28, Comparativo e Superlativo, §159:
A forma comparativa de "propinquus" e "longinquus" está grafada como "propinquor" e "longinquor" ao invés de "propinquior" e "longinquior"
Lição 30, Números Cardinais, §171, 1-e e 2:
"Nenhum", "ninguém", está traduzido como "NullAs, nulla, nullum", ao invés de "nullus, nulla, nullum".
duo está declinado no genitivo feminino como "duOrum" ao invés de "duarum".
Lição 32, 2ª Conjugação Ativa e Passiva(Noções) - Aposto, §174:
em "deleo, ere", o "ere" está com braquia ao invés de mácron
No exercício 42 a palavra cidadão está traduzida como "civis, i" ao invés de "civis, is".
Lição 41, Pronomes Interrogativos, Exercício 59:
No vocabulário, Plauto está dado como "PlauRus, i", ao invés de "Plautus, i".
Lição 42, Pronomes Indefinidos, § 217 e 218
§217-2: "quElecumque" ao invés de quAlecumque.
4: "QuImtulumcumque", ao invés de "QuAmtulumcunque"
§218-4 QuaeLquam ao invés de "Quaequam"
Lição 45, Nomes Gregos, Exercício 68
caro está traduzido como: "carOs, a, um", ao invés de "carus, a um".
Lição 49, Como Decorar Um Verbo?, §256, B:
"Cep-i" está grafado "cAp-i".
Quando ele fala de ilhas pequenas que são declinadas no locativo, ele cita Creta porém ela é a maior ilha da Grécia .
A gramática é boa mas deve ser lida com ressalvas
Ja vi que o sr tem grande conhecimento em latim; você tem alguma recomendação de obras?
Boa noite,
Na 29ª edição, todos esses erros foram retificados.
Obrigado pelo alerta!
@@AM-vh1if
Consegui a 29 edição em PDF, irei estudar por ela
@@lucas343 tambem consegui kkkkk vou imprimir na grafica e encadernar
Este livro é maravilhoso
É de uma didática ímpar.
Eduardo, que Deus o abençoe 🙏
Obrigado. Que Deus abençoe a todos. Amém!
Quero muito adquirir esse livro, mas está muito caro. O jeito é aguardar a editora republicar essa grande obra. Obs. A qualidade do vídeo (luz e resolução) está excelente Eduardo, parabéns.
Realmente caro hoje em dia. Como sempre você é bastante atencioso. Fiz um investimento em equipamento no canal. Vamos melhorando a cada dia. Obrigado por apoiar sempre o canal.
Se não me engano tem em PDF no Passei Direito. Dá um Google aí
Muito bom
Grato por assistir.
Olá Sr Eduardo. Vi que esse curso é para membros.
Vi tbm que começaria depois do curso Família Romana. Este já acabou? Se sim, poderia me passar o link por favor?! Obrigado
??
Alguém aqui participou da campanha do CDB (junho de 2023) para adquirir essa obra?
Eu participei.
Eu participei e já recebi as obras essa semana mesmo 👍
Encontrei um Pdf da Edição do ano 2000, essa edição estava com erros?
Encontrei o PDF. Não é o ideal, mas...
Recomendo este livro muitíssimo. Estudo esta língua pela gramática latina do Napoleão por três anos.
Porém, cuidado com a edição que estudastes, pois algumas delas têm muitos erros.
Explique melhor o que vc quis dizer
A trigésima edição publicada em 2011 possui alguns erros tipográficos. Por isso as edições anteriores são mais recomendadas.
Que coleção de livros de capa vermelha é aquela atrás de você?
É a coleção de obras completas de Dante Alighieri. Fiz esse vídeo sobre essa coleção:
th-cam.com/video/MXWm76iPWmo/w-d-xo.html
Eu gostaria de adquirir um livro desses, alguém me indica onde comprar ?
Compre aqui:
Gramatica Latina: amzn.to/4bPuBIL
Gramática Metódica: amzn.to/4bLswhg
Queria muito esse livro
Espero que tenha o relançamento.
@@tresvias Sim!!!!
Muito bom Eduardo! Existe algum livro de método natural para Inglês? Eu vi que tem uma do Arthur M. Jensen publicado pelo Instituto de São Vitor, mas não sei se vale a pena.
Não cheguei a analisar o método natural para o Inglês, apenas li a versão para o italiano. Teria que pegar a edição para dar uma olhada e fazer um juízo dela.
Amigo, qual é a versão que você recomenda, já procurei essa magnifica e sublime obra e não encontrei em sebo ou loja alguma, só em PDF mas gostaria de obtê-la mas temo adquirir uma versão danificada.
Recomendo essa que mostro no vídeo. É difícil de encontrar hoje em dia. Mas ouvi dizer que será relançada no Brasil.
@@tresvias Obrigado, estava com medo de estudar por uma versão ruim, pois soube de informações que diziam que a versão de 2013 tem muitos erros gramaticais.
Quem tem esse livro é está colocando a venda, está pedindo uma babá de quiabo.
Existe previsão de novas edições? O sr. tem alguma notícia?
Ao que parece está para sair no final desse ano ou início do ano que vem.
@@tresvias obrigado
Esses livros ae verde são de que?
São os livros da Patrística.
Político sendo político. O que esperar dessa gente?
O único conselho decente que o véio da Virginia deu...
Obrigado por assistir.
E aí meu amigo, não que doar uma Gramática dessa não? kkkkkkkkkkkkkkk vai que cola.
Não vai ser dessa vez.
🤭🤭🤭
12:32 - "lo, lo. omnes adsunt - indeed! We who teach Latin would do a far grater service to the cause if we channeled pupil interest toward the task of learning Latin rather than into such academin (sic) shenanigans as chariot racing (an event at the Albuquerque convention of Latin students). The intelligent 20th century teen-ager will work hard at Latin when he is shown some of the many genuine valves in such study. We need not always entertain him with superficialities" (Fred Moore, Chairman, Language Department, Riverside, High School, Painesville, Ohio, USA).
PT-BR: "lo, lo, todos estão aqui - de fato! Nós, que ensinamos latim, faríamos um serviço muito maior à causa se canalizássemos o interesse do aluno para a tarefa de aprender latim, em vez de para travessuras acadêmicas (sic) como corridas de bigas (um evento em a convenção de Albuquerque de estudantes de latim). O adolescente inteligente do século 20 trabalhará duro em latim quando lhe forem mostradas algumas das muitas válvulas genuínas em tal estudo. Nem sempre precisamos entretê-lo com superficialidades" (Fred Moore, Presidente, Language Department, Riverside, High School, Painesville, Ohio, EUA).
Gramática Latina de Napoleão Mendes de Almeida - Pág: 9