Olá Daniel. Não estou escondendo nada nas mangas meu caro. Aliás, me esforço para passar o máximo de conteúdo dentro das limitações que tenho. Acontece que este assunto é complexo por que depende de vivência musical para ser assimilado. Nenhum professor vai fazer vc dominar nenhum conhecimento apenas com uma aula expositiva. Estou dando estímulos pra vcs experimentarem e desenvolverem suas habilidades. Cada um tem que assumir a responsabilidade e fazer a sua parte. Abraço Philippe Lobo
Ou seja .. se for classe média na música pode ficar pra trás kkk eu entendo os formatos, dá até pra fazer em outros pontos, basta só obedecer a sequência de tom e semi tom certinho . Mais no fundo, a música é uma arte. Se vc aprofundar aparece mais coisas q enriquece o seu desenvolvimento.
Melhor explicação que já escutei sobre modos gregos, agora posso dizer que comecei a entender o processo, a sonoridade e isso abriu d mais meus olhos e meus ouvidos... Valeu!!!
Sou iniciante e por acaso andava a estudar os modos Frigio. Por acaso lembrei-me desta música que você ensinou e pensei, "isto é Frigio"... Só por ter identificado o som (Frigio) já fiquei contente então aprender a música ainda melhor. Obrigado e força nisso!
É Gustavo, a diferença está no referencial. É preciso tocar o Mi Frígio como um modo autêntico e não como um desdobramento de Do maior. Para isso, usar uma base harmônica apropriada é essencial. No meu improviso eu uso um baixo pedal em Mi que mantenho constante ao mesmo tempo em que solo a melodia. Recomendo que vc grave uma base em acorde menor e treine a improvisação pensando no modo Frígio e buscando esquecer a escala maior, assimilando o modo e suas possibilidades. Abç Philippe Lobo
Amigos, primeiramente gostaria de agradecer a todos pelo exelente serviço prestado a todos amantes da música. Esse curso de modos gregos é mto bom, mta gratidão a todos vcs e em especial ao Felipe Lobo. Todo caso fiz o download da apostila de modos gregos e encontrei um erro. A imagem 7 q mostra os intervalos do modo frigio esta errada pois diferente da propria tabela mostrada no vídeo e da imagem 8 da propria apostila, o intervalo que mostra a imagem 7 é de 2M, sendo que o intervalo característico do modo frigio é de 2m. Dito isso volto a agradescer a todos vcs. Salve Felipe Lobo e demais integrantes. Faço um salve tb aos vídeos do Fernando Noronha. Pois foi graças ao videos dele que vim a conhecer o exelente trabalho de vcs. Salve o Rock... Salve o Blues!
... O importante é criar a harmonia que valorize o caráter modal. Evite encadeamentos que podem soar tonais. Polarize a tônica do modo enfatizando a sua importância e seu papel de tônica. Explore harmonias modulantes como fiz no exercício. Elas se afastam do ambiente tonal por que evitam progressões de acordes muito comuns nesse ambiente. O segredo nesse caso é pegar dois acordes menores e tocar o modo a partir de cada acorde. Assim a mudança criada é mais forte. abç Philippe Lobo
A melhor e mais brilhantemente temática melodia que já ouvi usando esse modo é a Saria's song, ou lost woods song. Fica aí pra quem quiser uma melodia muito didática em relação a estrutura e exploração do frígio, e também como inspiração.
Os cara entra e sai vazado kkkk' PQP Ninguem gosta de aprender mesmo... Eu por exemplo.. Quando eu tiver com vontade e curiosidade, pode crer, eu volto! Muito interessante a aula, Valeu! Muito obrigado mais uma vez por passarem esses conhecimentos e fazer com que agente absorva essas paradas bacanas da musica! Philipão Otimo Trabalho Cara!!
Sim, você está certo, avançando por todo o braço você consegue tocar em qualquer tom, (a tônica muda) só que as digitações são a forma de você tocar em toda extensão do braço do violão/guitarra em um mesmo tom. (na mesma tônica). Como a tônica tá em F#, todas essas digitações estão no tom de F#.
podiam fazer uma Video aula sobre a escala frigia dominante .. som muito interessante pra galera q quer aprender a usa-la .. principalmente no metal progressivo .. metalcore .. deathmetal .. deathcore !!
Pow Phellipe, vc podia ter citado algo a respeito do flamenco, e mais própriamente da música cigana, que usa largamente isso... Claro música cigana diferencia de tudo que se conhece - sugiro uma aula sobre isso - pois tem técnicas peculiares - quando comecei a estudar, tive que esquecer tudo que sabia de violão - e a escala "mais normal" que conheço para ser usada é a Frígia... grande aula, e grande abraço
Usar o modo frígio é uma das possibilidades dentre milhares. Dependendo da base harmônica, pode acontecer de vc usar o modo frígio e no fim das contas soar como Dó maior. Sequências de acordes que não enfatizam as características do modo acabam se tornando tonais. O Fato de haver acordes maiores não importa. Se fosse assim, não haveria acordes menores na escala maior. ...
a escala do flamenco é o modo frigio com mais uma nota, a terça maior, tocando o modo frigio e adicionando a terça maior, tu encontrará a escala do flamenco :D
Muito boa aula! O melhor é que vocês passam exemplos de músicas utilizando o modo, isso ajuda bastante. Mas eu tenho uma dúvida, quando estudei os modos usando o Livro de Almir Chediak ele passou sete desenhos partindo de cada grau do modo e nessa aula são passados apenas cinco desenhos, alguém pode me explicar o porque? Valeu!
Tenho uma dúvida em relação a qual escala usar, por exemplo em uma música com, por exemplo, a sequência C - G - Am - F, se eu for improvisar um solo devo modificar a escala junto com a troca de acorde? ou por ser uma música tonal devo me prender a escala de C e Am? e quais escalas podem ser utilizadas dentro desse contexto tonal e modal?
Use todas as escalas do campo harmônico que está tocando como quiser é só ter criatividade no caso você está em C maior pode usar as escalas de C maior / D menor / E menor / F maior / G maior / A menor / B meio diminuto mais deve observar a cadência dos acordes da harmônia pra ficar algo mais agradável... e usar além dessas outras escalas como as dos modos...
se tiver a base: | Em | F | Am |, e querer a sonoridade do frigio, eu: 1 - uso o E frígio em todos os acordes? 2- uso um modo em cada acorde? 3- como vai funcionar no caso de haver um acorde maior ali no meio, ja que o frigio é um modo menor? flw
ola vc fez aplicação do frigio do mi depois fala pra toca frigio do re mais no caso não estaria tento algum poblema nos caso sengo pela sonoridade exemplo to de c mi frigio tocando mesmo to fala do re frigio não ta estranho isso? não entendi muito bem isso na questão do tom na improvisação
Uma Duvida! O shape usado esta no tom de F#, e se eu quiser mudar o Tom para G eu avançaria uma casa ou seja começaria na casa 4 da corda MI, e se eu seguir por todo braço assim poderei tocar em todos os tons?! sendo assim não seria necessário as outras 4 digitações? pq com a primeira conseguirei tocar em todos os tons, apenas avançando as casas da guitarra? ou estou errado? isso é muito complicado.
Os intervalos sem comentários explicou muito bem mais quando vc fala da tonica vc induz ao erro um iniciante na matéria não vai associa-lo aos intervalos Escala de C natural = C D E F G A B C Se eu começar pela nota D não é dório ou pela E não é Frigio, pois a estrutura ainda é C vc só esta começando pela II ou III da escala, vc pode começar a solar por qualquer nota do intervalo respectivo sem comprometê-lo em relação à harmonia.
Philippe Lobo, Fofao, Leo, Patrick, Vinicius, Adriano, Tarsius, qlqr um de vcs; se lerem, por favor me respondam; qual é a ordem certa qe devo seguir das video aulas desde a primeira lah com o adriano, hehe, até as ultimas, ou seja tds neh, heim ? pra quem ta começando do zero no violao é muito importante saber a ordem.. vlw abraço ;)
meu caro. em mi menor frigio eu entendi que a escala faz parte de Dó natural. por isso Mi, Fa, sol, la, si, dó, re. Agora em ré frigio? Você partiu de qual tom? Eu percebi que você usou o d#
+Juliano Carlos Nenhuma nota, o que faz diferença é o referencial. É matematica pura. Tipo, a escala de MI frigio são as mesmas notas da Escala de DÒ natural. O que muda são qual nota voce tem como tonica. Pode parecer dificil mas com a pratica fica obvio. Não se preocupe. Uma dica é estudar intervalos!
Juliano Carlos Desculpa minha ogrisse.. Deixa eu me explicar: É coisa de prática e de ouvido mesmo. Memorize as notas cacarterísticas que o Cifra Club expõe, e acostume o ouvido do ouvinte com a nota Tônica. Quando quizer imprimir a característica do modo, evidencie a nota característica nos solos. É coisa de ouvido e prática mesmo.
Tenho uma duvida já a algum tempo: Eu tenho que decorar todas as DIGITAÇÕES de cada Modo? Tipo JÔnio tenho que decorar as 5 digitações ou eu utilizo 1 apenas.? Pq são 7 modos X 5 digitações. Obrigado pessoal, já tem um tempo q estou tentando entender.
de acordos com o que o Philippe Lobo disse em 1:56 "O modo Frigio é a unica escala com a segunda menor dos 7 modos" Mas e o modo lócrio? tambem é composto por uma 2 menor, nao é?
Cada item do modo grego e pra um acorde. Exemplo: no tom de C, em C eu uso o jônio, no D eu uso o Doríco, no E eu uso o frígio... assim por diante . É assim?
Não cara, a gente aprende assim por uma questão de didática, mas se você fazer o shape do modo dórico começando no dó vc está tocando a escala de dó dórico.
Nó. Então. A apostila está errada galera. Não sei se já corrigiram. Mas lá mostra T - St - T - T - T St - T. Fiquei um tempo quebrando a cabeça e decidir ver o vídeo de novo.
Olá Daniel.
Não estou escondendo nada nas mangas meu caro. Aliás, me esforço para passar o máximo de conteúdo dentro das limitações que tenho.
Acontece que este assunto é complexo por que depende de vivência musical para ser assimilado.
Nenhum professor vai fazer vc dominar nenhum conhecimento apenas com uma aula expositiva. Estou dando estímulos pra vcs experimentarem e desenvolverem suas habilidades.
Cada um tem que assumir a responsabilidade e fazer a sua parte.
Abraço
Philippe Lobo
É isso aí cara, vc passou muito do seu conhecimento pra mim e aprendi muitas coisas com vc e com o canal, parabéns e obrigado por tudo
Ou seja .. se for classe média na música pode ficar pra trás kkk eu entendo os formatos, dá até pra fazer em outros pontos, basta só obedecer a sequência de tom e semi tom certinho . Mais no fundo, a música é uma arte. Se vc aprofundar aparece mais coisas q enriquece o seu desenvolvimento.
Melhor explicação que já escutei sobre modos gregos, agora posso dizer que comecei a entender o processo, a sonoridade e isso abriu d mais meus olhos e meus ouvidos... Valeu!!!
Sou iniciante e por acaso andava a estudar os modos Frigio. Por acaso lembrei-me desta música que você ensinou e pensei, "isto é Frigio"...
Só por ter identificado o som (Frigio) já fiquei contente então aprender a música ainda melhor.
Obrigado e força nisso!
É Gustavo, a diferença está no referencial. É preciso tocar o Mi Frígio como um modo autêntico e não como um desdobramento de Do maior. Para isso, usar uma base harmônica apropriada é essencial. No meu improviso eu uso um baixo pedal em Mi que mantenho constante ao mesmo tempo em que solo a melodia. Recomendo que vc grave uma base em acorde menor e treine a improvisação pensando no modo Frígio e buscando esquecer a escala maior, assimilando o modo e suas possibilidades.
Abç
Philippe Lobo
Agora sim Eu aprendo em nome de Jesus
Muito obrigada professor
DEUS te abençoe 🙏
Esse modos é de grande ajuda.. obrigado Cifra CLub.
Amigos, primeiramente gostaria de agradecer a todos pelo exelente serviço prestado a todos amantes da música. Esse curso de modos gregos é mto bom, mta gratidão a todos vcs e em especial ao Felipe Lobo.
Todo caso fiz o download da apostila de modos gregos e encontrei um erro. A imagem 7 q mostra os intervalos do modo frigio esta errada pois diferente da propria tabela mostrada no vídeo e da imagem 8 da propria apostila, o intervalo que mostra a imagem 7 é de 2M, sendo que o intervalo característico do modo frigio é de 2m.
Dito isso volto a agradescer a todos vcs. Salve Felipe Lobo e demais integrantes.
Faço um salve tb aos vídeos do Fernando Noronha. Pois foi graças ao videos dele que vim a conhecer o exelente trabalho de vcs.
Salve o Rock... Salve o Blues!
ÓTIMA DIDÁTICA! Parabéns ao Cifra Club pelas vídeo aulas... nota 1000
Excepcional explicação! Além de tudo, disponibilizou a apostila. Parabéns!!!
...
O importante é criar a harmonia que valorize o caráter modal. Evite encadeamentos que podem soar tonais.
Polarize a tônica do modo enfatizando a sua importância e seu papel de tônica.
Explore harmonias modulantes como fiz no exercício. Elas se afastam do ambiente tonal por que evitam progressões de acordes muito comuns nesse ambiente. O segredo nesse caso é pegar dois acordes menores e tocar o modo a partir de cada acorde. Assim a mudança criada é mais forte.
abç
Philippe Lobo
Graças a vocês do cifra club estou aprendendo cada vês mais! espero que continuem ensinando assim pela eternidade!
Muito bom, quem escutar direitinho vai entender a aula.
A melhor e mais brilhantemente temática melodia que já ouvi usando esse modo é a Saria's song, ou lost woods song. Fica aí pra quem quiser uma melodia muito didática em relação a estrutura e exploração do frígio, e também como inspiração.
Philippe o melhor professor, sem duvidas!
Os cara entra e sai vazado kkkk' PQP Ninguem gosta de aprender mesmo... Eu por exemplo.. Quando eu tiver com vontade e curiosidade, pode crer, eu volto! Muito interessante a aula, Valeu! Muito obrigado mais uma vez por passarem esses conhecimentos e fazer com que agente absorva essas paradas bacanas da musica! Philipão Otimo Trabalho Cara!!
Socorro É bom D + DEMAIS SHOW Estarei aplicando no meu teclado 🎶🎵🎹🎹TD de bom
Na apostila, as notas estao certas, é só o simbolo ST e T que estao trocados. Parabéns pela excelente aula!
Esse professor é muito top!!
Sim, você está certo, avançando por todo o braço você consegue tocar em qualquer tom, (a tônica muda) só que as digitações são a forma de você tocar em toda extensão do braço do violão/guitarra em um mesmo tom. (na mesma tônica).
Como a tônica tá em F#, todas essas digitações estão no tom de F#.
11:27 na verdade o lócrio também possui esse intervalo se segunda bemol, mas ele é meio que considerado inútil
podiam fazer uma Video aula sobre a escala frigia dominante .. som muito interessante pra galera q quer aprender a usa-la .. principalmente no metal progressivo .. metalcore .. deathmetal .. deathcore !!
Pow Phellipe, vc podia ter citado algo a respeito do flamenco, e mais própriamente da música cigana, que usa largamente isso... Claro música cigana diferencia de tudo que se conhece - sugiro uma aula sobre isso - pois tem técnicas peculiares - quando comecei a estudar, tive que esquecer tudo que sabia de violão - e a escala "mais normal" que conheço para ser usada é a Frígia...
grande aula, e grande abraço
Na digitação Nº3 ele começa com o referencial em MI
Grande professor! Muito obrigado
muito bom mesmo!! Venho ainda relatar que este modo Frigio na apostila tabela 07 está equivocado quanto ao primeiro intervalo.
Obrigado
Usar o modo frígio é uma das possibilidades dentre milhares.
Dependendo da base harmônica, pode acontecer de vc usar o modo frígio e no fim das contas soar como Dó maior. Sequências de acordes que não enfatizam as características do modo acabam se tornando tonais.
O Fato de haver acordes maiores não importa. Se fosse assim, não haveria acordes menores na escala maior.
...
Parabéns pela aula
Otimas aulas!! Vlw cifra mil likes
É uma escala típica do Flamenco
e do prog metal!
Sim, antes mesmo do improviso, senti um clima de Malagena.
a escala do flamenco é o modo frigio com mais uma nota, a terça maior, tocando o modo frigio e adicionando a terça maior, tu encontrará a escala do flamenco :D
Muito boa aula!
O melhor é que vocês passam exemplos de músicas utilizando o modo, isso ajuda bastante.
Mas eu tenho uma dúvida, quando estudei os modos usando o Livro de Almir Chediak ele passou sete desenhos partindo de cada grau do modo e nessa aula são passados apenas cinco desenhos, alguém pode me explicar o porque?
Valeu!
Aqui é com pentatônica...lá você dever ter visto com escalas melódicas
video aula de the day that never comes
Muito bom.
melhor sonoridade
Parece com uma musica popular chamada " Mon Amour" também, da década de 70 !
Tenho uma dúvida em relação a qual escala usar, por exemplo em uma música com, por exemplo, a sequência C - G - Am - F, se eu for improvisar um solo devo modificar a escala junto com a troca de acorde? ou por ser uma música tonal devo me prender a escala de C e Am? e quais escalas podem ser utilizadas dentro desse contexto tonal e modal?
Use todas as escalas do campo harmônico que está tocando como quiser é só ter criatividade no caso você está em C maior pode usar as escalas de C maior / D menor / E menor / F maior / G maior / A menor / B meio diminuto mais deve observar a cadência dos acordes da harmônia pra ficar algo mais agradável... e usar além dessas outras escalas como as dos modos...
Vlw cara
se tiver a base: | Em | F | Am |, e querer a sonoridade do frigio, eu:
1 - uso o E frígio em todos os acordes?
2- uso um modo em cada acorde?
3- como vai funcionar no caso de haver um acorde maior ali no meio, ja que o frigio é um modo menor?
flw
Philippão arrebenta!!!
muito bom estas escalas
ola vc fez aplicação do frigio do mi depois fala pra toca frigio do re mais no caso não estaria tento algum poblema nos caso sengo pela sonoridade exemplo to de c mi frigio tocando mesmo to fala do re frigio não ta estranho isso? não entendi muito bem isso na questão do tom na improvisação
Uma Duvida! O shape usado esta no tom de F#, e se eu quiser mudar o Tom para G eu avançaria uma casa ou seja começaria na casa 4 da corda MI, e se eu seguir por todo braço assim poderei tocar em todos os tons?! sendo assim não seria necessário as outras 4 digitações? pq com a primeira conseguirei tocar em todos os tons, apenas avançando as casas da guitarra?
ou estou errado?
isso é muito complicado.
POR FAVOR ESTOS TEMAS SON SUPER INTERESANTES CONSIGAN UN TRADUCTOR PARA QUE PONGA SUBTITULOS.... HAY ALGUNAS COSAS QUE NO LES ENTIENDO..
Os intervalos sem comentários explicou muito bem mais quando vc fala da tonica vc induz ao erro um iniciante na matéria não vai associa-lo aos intervalos
Escala de C natural = C D E F G A B C
Se eu começar pela nota D não é dório ou pela E não é Frigio, pois a estrutura ainda é C vc só esta começando pela II ou III da escala, vc pode começar a solar por qualquer nota do intervalo respectivo sem comprometê-lo em relação à harmonia.
Fica bom se eu fazer a harmonia em um modo, sem usar a estrutura da escala Maior natual?
Valeu pra caramba
Aula da Wherever I May Roam :)
exelente.
philippe , qual dos modos vc acha que seria melhor pra fazer baixarias no violao 6 cordas ?
Digitação frigia é igual a dórica?
Lócrio tb tem intervalo de 2a menor
Muito Legal!!!
Philippe vc sabe me dizer pq o afinador do cifraclub não consegue captar o som das cordas da guitarra ? so consegue as do violão.
Wherever I may Roam - Metallica
Philippe Lobo, Fofao, Leo, Patrick, Vinicius, Adriano, Tarsius, qlqr um de vcs; se lerem, por favor me respondam; qual é a ordem certa qe devo seguir das video aulas desde a primeira lah com o adriano, hehe, até as ultimas, ou seja tds neh, heim ? pra quem ta começando do zero no violao é muito importante saber a ordem.. vlw abraço ;)
Depende. O que que vc já sabe?
iaee blz? Cara eu ja sei um pokinho heim =) Mais msmo assim eu qria saber a ordem p/ qm ainda não sabe nada, alguem qe vai começar do zero..
só uma duvida, se eu to tocando no campo de dó maior, eu vou usar mi frígio em que momento?
Esse modo frígio é usado pra solar no flamenco?
Não seria mais facil sempre pensar na menor relativa, exemplo Efrigio igual a Bm ?
Wherever I May Juan
meu caro. em mi menor frigio eu entendi que a escala faz parte de Dó natural. por isso Mi, Fa, sol, la, si, dó, re. Agora em ré frigio? Você partiu de qual tom? Eu percebi que você usou o d#
sim o modo lócrio tem 2° menor se formos analisar nesse sentido que falei
melhor aula mesmo, mas mesmo assim continuo com a duvida de saber, qual é a nota característica pra cada modo, oq faz ela ser característica?
Sua pergunta se auto-responde
irei refletir na sua resposta kkk
+Juliano Carlos Nenhuma nota, o que faz diferença é o referencial. É matematica pura. Tipo, a escala de MI frigio são as mesmas notas da Escala de DÒ natural. O que muda são qual nota voce tem como tonica. Pode parecer dificil mas com a pratica fica obvio. Não se preocupe. Uma dica é estudar intervalos!
Juliano Carlos
Desculpa minha ogrisse..
Deixa eu me explicar:
É coisa de prática e de ouvido mesmo. Memorize as notas cacarterísticas que o Cifra Club expõe, e acostume o ouvido do ouvinte com a nota Tônica. Quando quizer imprimir a característica do modo, evidencie a nota característica nos solos. É coisa de ouvido e prática mesmo.
+Gustavo Vitorino wleu, agora sim ficou claro pra mim.
Tenho uma duvida já a algum tempo:
Eu tenho que decorar todas as DIGITAÇÕES de cada Modo? Tipo JÔnio tenho que decorar as 5 digitações ou eu utilizo 1 apenas.?
Pq são 7 modos X 5 digitações.
Obrigado pessoal, já tem um tempo q estou tentando entender.
nao precisa decorar novas digitaçoes, vc so tm que entender como os modos gregos funciona, as digitaçoes sao as mesmas da escala maior natural!
São 5 modos porque aqui tá envolvendo com a pentatônica kk..são 7 modos mas os 7 vão transpor o som de cada um junto com a penta
vlw
Eu gostaria de saber como juntar esses hammerons bends e pull offs fasendo um bom fraseado
faça o seguinte. toca uma corda exemplo, mi solta, toque a nota sol na 3 casa e em seguida vai colocando os dedos um em seguida do outro ,da certo
A digitação 3 do F# está marcado nas casas erradas no esquema do braço do violão na parte de baixo do video.
muito bom!
Só uma pergunta: o modo Lócrio não tem a segunda menor também?
o modo locrio tambem nao comeca com um intervalo de segunda menor?
Tem razão. Ato falho meu.
@@PhilippeLobo normal.voce tem muitas informacoes na cabeca....kkkkkk
a tab da digitação 3 ta errada ou impressão minha?
Vai ter continuação do curso de Modos Gregos?
Pq estou vendo que está faltando alguns Modos ,....
de acordos com o que o Philippe Lobo disse em 1:56
"O modo Frigio é a unica escala com a segunda menor dos 7 modos"
Mas e o modo lócrio? tambem é composto por uma 2 menor, nao é?
Vdd o modo locrio também tem
Esse rapaz me lembrou o cantor Leonardo Gonçalves. =D
Cada item do modo grego e pra um acorde. Exemplo: no tom de C, em C eu uso o jônio, no D eu uso o Doríco, no E eu uso o frígio... assim por diante . É assim?
Não cara, a gente aprende assim por uma questão de didática, mas se você fazer o shape do modo dórico começando no dó vc está tocando a escala de dó dórico.
Não entendo por quê. a sétima nota da escala sétima maior no acorde, se ela faz parte das notas naturais.
I gave you all - mumford and sons
Olá, Philippe! O modo lócrio também não apresenta segunda menor em sua formação?
sim
eles usam o nome menor pra falar que a nota está a meio tom da tonica também entendeu?
ei galera do Cifra, alguem ensina a tocar Estranged - Guns n Roses. quem quer tbm da Joinha pra eles verem!
falta isso no metal. o metal anda mt alegrinho, mt tecnico. pouca tensao, pouca sombra nas harmonias
aula de Master of Puppets por favor
estaria bno k icieran una aula de done with everithing, die for nothing-Children of Bodoom
12:14 Repete o doin doin doin
TE apoyo (Y)
Como faço para saber onde faço os shapes, que casas?
Pq vc mudou o tom e mudou o shape, como sei qual dos 5 usar?
Descobriu?
E A VIDEO AULA DE EPITAPH???
Se o tom for Mi menor e você tocar as escalas de Ré maior, isso é Dórico.
O Mi menor é Frígio com a escala de Dó maior (trocando a tônica pra mi).
Nó. Então. A apostila está errada galera. Não sei se já corrigiram. Mas lá mostra
T - St - T - T - T St - T. Fiquei um tempo quebrando a cabeça e decidir ver o vídeo de novo.
Queria dar na cara dos 4 troxas que não curtiram. E se já forem mais quando ler isso, considere o número atual.
skiba13 agora já são 12 😂😂😂😂
bom vídeo (Y)
WAH
agora eu sei da onde a banda death tira a sonoridade
Quando eu disse "casa 4 da corda Mi" queria dizer "casa 3 da corda MI", que ai sim seria um G, a 4 casa Na verdade Seria Um G#.
toca restart
Eu vi muito loco mesmo a versão hardcore da Legião Urbana, é este link pessoal, confíram
/watch?v=Y4-nIyltvzU
A cara do João Bosco ein?
Chega de GnR pelo amor de Deus, daqui a pouco vai ter a discografia completa dos caras.
subtitulos al castellano pro favor!!!
Não no violão, mas na animação!
Se forçar um pouquinho, chegamos ao "modo mouro" espanhol. Entendi porque a Metallica é a turma da pesada. Claro, por mais coisas também.
É exatamente isso o que ele e nenhum outro fala e esconde na manga KKK
achei que o Kirk Hammet iria ensinar, e não aprender :)