A missa luterana é mais católica do que a missa de muitas paróquias católicas. E mesmo sendo luterano, apoio que os católicos continuem celebrando a missa sob o rito tridentino.
@@Thauãorleanista-m6j estou ficando é doido, esta celebração luterana é realmente igualzinho ao missal "novo", único que tenho em disponibilidade para participar onde eu moro
Desculpa,mas não, os luteranos não tem sucessão apostólica logo a "missa" é uma mera encenação já nós católicos independente do rito temos a garantia do Sacramento e a missa de são Paulo VI se bem celebrada pode ser até mais solene que o rito tridentino
Mas, nós luteranos nunca deixamos de ser católicos(participantes da Igreja Universal de Cristo), embora não romanos. Muita coisa foi mais preservada na Igreja reformada do que no catolicismo moderno.
Só uma correção, não é missa luterana, mas Ceia Luterana, não pode ser missa pq missa é um sacrifício ou seja só acontece na igreja católica que tem a consagração, na igreja luterana não pode ser missa pq não tem o corpo de Jesus
Grande parte dos luteranos mantiveram a sucessão apostólica e a válida administração dos Santos sacramentos. E o termo Missa vem do latim, quando da dispensa da liturgia pública. Na Idade Média, por incompreensão do significado original da expressão, passou-se a entender a frase como sendo Ite, missa est [finita], ou seja, "Vão, [a] Missa é [finda]", de modo que a palavra para "dispensa" (missa) acabou se transformando no nome da celebração como um todo.
@@weltonalcantara1782 grande parte? E onde está essa grande parte hoje? Quais as chances de eu encontrar um "padre" luterano que não foi devidamente ordenado pelo fato da sua sucessão Apostólica ter se perdido ao longo da história, como ocorreu com os anglicanos?
@@weltonalcantara1782 ainda que haja um ou outro com devida sucessão Apostólica, pelo simples fato de não haver um controle e uma garantia, já torna o luteranismo uma corrente sem a possibilidade de ter considerada a sucessão Apostólica.
@@mauriciodeve Como as reformas aconteceram em diversos países, e as Igrejas se tornaram igrejas nacionais, somente nos países da Escandinávia, mantiveram a sucessão. Na Alemanha não manteviveram até que sei. Nos EUA, algumas igrejas com raiz escandinava, também mantém a sucessão apostólica. Ocorre que a grande maioria dos Bispos Escandinavos aderiram à reforma, mantendo a sucessão nas igrejas nacionais.
Não há, e este é o problema do rito luterano de Paulo VI. Quando se tem um rito que é idêntico ao de Lutero, conclui-se patentemente que o sacrifício de Cristo não está sendo realizado no melhor rito possível, que é o tridentino.
A missa luterana é válida. Os luteranos acreditam na presença real do corpo e sangue de Cristo nas espécies do pão e do vinho. Os luteranos recebem tanto a hóstia como o vinho, não sendo admitido receber a hóstia apenas. Em vez de fazer essas acusações sem fundamento, deveria perceber que o rito da sua igreja está muito mais errado do que o de qualquer igreja luterana. A primeira coisa que vocês deveriam fazer é exigir que os padres também deem o vinho aos leigos. O Direito Litúrgico da Igreja Católica admite que os leigos recebam as duas espécies, desde que o padre cumpra certos requisitos. Caberia muito mais uma reflexão no seio da Igreja Católica sobre como os luteranos estão preservando a tradição da missa melhor do que os próprios católicos que, em tese, deveriam ser a maior referência em toda a cristandade em matéria de liturgia solene, respeitosa e ao mesmo tempo sagrada. A prática de se recusar o vinho aos leigos decorre da dificuldade de se conseguir vinho no passado. Era um produto escasso e caro. A realidade hoje é muito diferente e qualquer paróquia tem condições de adquirir vinho em quantidade suficiente para que todos os leigos recebam não apenas o corpo, mas também o sangue de Cristo.
@@urlanbarros o melhor rito não seria o tridentino ou o de Paulo VI mas sim o rito que o próprio Cristo celebrou na última ceia que foi, entre muitas aspas, uma janta comemorativa
Deixo aqui um adendo do Papa Pio X sobre essa questão do canto litúrgico (sim, se na sua paróquia tem musiquinha de violãozinho já pode saber que ta contrário ao espírito da Igreja) que, com grande sabedoria já dizia: "As qualidades que deve possuir o canto litúrgico: santidade, excelência de forma e universalidade, encontram-se no mais alto grau no canto gregoriano, que é por conseguinte o canto próprio da Igreja romana, o único que ela herdou dos antigos padres, que conservou ciosamente. . . que propôs diretamente, como seu, aos fiéis. Por estas razões o canto gregoriano foi considerado sempre modêlo acabado da música sacra, podendo-se estabelecer com todo o direito a seguinte lei geral: Uma composição é tanto mais sagrada e litúrgica para a Igreja, quanto mais se aproxima, pelo andamento, pela inspiração e pelo gôsto, da melodia gregoriana; e é tanto menos digna do templo, quanto mais se afasta dêste supremo modêlo.” E Papa Pio X conclui: "Não se permita que as bandas de música entrem na igreja ; e fora dela, guardem completo silêncio no tempo da consagração".I Isto posto, tenho a dizer muito simplesmente o seguinte: música gospel católica se chama canto gregoriano, o resto é, na melhor das hipóteses, invencionices de protestante (quando não for coisa do Diabo).
A missa luterana é mais católica do que a missa de muitas paróquias católicas. E mesmo sendo luterano, apoio que os católicos continuem celebrando a missa sob o rito tridentino.
@@luterano2161você escreveu seu comentário uma vez depois copiou e colou né jovem!mas sim sou catolico e concordo a missa luterana muitas vezes é mais catolica que muitas missas do novo ordus!
É certo que a missa do rito novo se aproxima ou ao menos abre brecha para que se pareça com uma "missa" protestante. Mas é fácil você ir lá e pegar um padre não tão piedoso num lugar que só tem batucada. Quero ver fazer comparação de uma missa de Paulo VI bem celebrada, como a dos Arautos do Evangelho e Padre Paulo Ricardo, eles seguem o missal a risca e a missa é bem celebrada. 90% dos problemas é por causa de elementos que não estão contidos no missal, como bateção de palma, música secular com batucada, etc. O missal tem sim problemas, tais como não deixar evidente o tipo de sacrifício que é oferecido (podendo confundir o Sacrifício do Calvário com o Sacrifício de Louvor), uma tentativa de um rito ecumênico (afastando tudo oque escandaliza os protestantes) e o curto tempo em que foi escrito; mas o missal se fosse seguido tal como ta escrito não teríamos tantos problemas e as missas ganhariam outra cara. Infelizmente o Santo Sacrifício do Senhor, a missa, foi mutilada e especialmente no Brasil, os Padres e Bispos contribuíram para isso, não seguem o missal e nem os documentos da igreja. Muitos não sabem, mas o CVII pede, por exemplo, que os fiéis saibam responder as partes da missa em LATIM, pede o uso de casula, etc.. Mas os padres ignoram. Inventam missa afro, missa sertaneja, aceitam que os membros da igreja cometam falhas litúrgicas, etc..
consagrado de Jesus em maria mira el antipapa Pablo VI cambio la misa tridentina con ayuda de 6 pastores protestantes la nueva misa es protestante investiga sobre la profecía de Marie Julie sobre la nueva misa ve Doctrina Católica en TH-cam te ayudara mucho comprender mas.
consagrado de Jesus em maria conoces doctrina Católica en TH-cam velo te ayudara mucho y también y también ve la pagina católica igrejacatolica.org te ayudara suscribete a Doctrina Católica es canal católico tradicional y allí sale por que el antipapa Benedicto XVI renunció en un vídeo la verdadera causa de su renuncia ve la revista Chiessa viva sacrificios humanos sobre la renuncia del antipapa Benedicto XVI y hay un vídeo que se llamado el secreto de la Misa es muy buen ese vídeo te lo recomiendo mucho el canal de Doctrina Católica.
@@urlanbarros Ñ, a missa tanto Tridentina do Concílio de Trento, quanto à missa nova do concílio Vaticano II, são validas ñ importa o rito. Mais a missa luterana ñ é valida
@@eliaseduardo8583 A missa luterana é válida sim. Os luteranos acreditam na presença real do corpo e sangue de Cristo nas espécies do pão e do vinho. Os luteranos recebem tanto a hóstia como o vinho, não sendo admitido receber a hóstia apenas. Em vez de fazer essas acusações sem fundamento, deveria perceber que o rito da sua igreja está muito mais errado do que o de qualquer igreja luterana. A primeira coisa que vocês deveriam fazer é exigir que os padres também deem o vinho aos leigos. O Direito Litúrgico da Igreja Católica admite que os leigos recebam as duas espécies, desde que o padre cumpra certos requisitos. Caberia muito mais uma reflexão no seio da Igreja Católica sobre como os luteranos estão preservando a tradição da missa melhor do que os próprios católicos que, em tese, deveriam ser a maior referência em toda a cristandade em matéria de liturgia solene, respeitosa e ao mesmo tempo sagrada. A prática de se recusar o vinho aos leigos decorre da dificuldade de se conseguir vinho no passado. Era um produto escasso e caro. A realidade hoje é muito diferente e qualquer paróquia tem condições de adquirir vinho em quantidade suficiente para que todos os leigos recebam não apenas o corpo, mas também o sangue de Cristo.
Para afirmar que há erro nesta missa romana é necessária argumentação. Dizer que uma liturgia está errada só porque é parecida com a liturgia luterana é petição de princípio. Em muitas comunidades, a missa luterana é muito parecida com a missa tridentina, com o ministro de costas para a congregação e de frente para o altar. Então, a insistência nessa petição de princípio poderá conduzi-lo à conclusão que também o rito tridentino está errado. Gente, falar de teologia e instruir consciências são coisas por demais sérias e exigem muito estudo. Fica a dica: vocês, romanos, têm dois papas e um Catecismo suficientemente claro para seguir. Acho que só pessoas eruditas deveriam questioná-los.
não é a possição do Sacerdote são as orações eucaristicas,sinais,ritos que foram tirados...Paulo VI achava que a missa tridentina era uma pedra para os protestantes..essa missa é ecumênica infelizmente..o Padre pode até ser católico e celebrar esse rito com toda piedade mas n tira as ambiguidades que esse missal tem
Eu sou luterano e não questiono, mas acho que a Igreja Católica deveria manter o rito tridentino por ser mais solene e evitar os abusos que ocorrem nas missas carismáticas.
Eu como luterano e protestante gosto muito dessa liturgia. E Deus se agrada de nosso rito e liturgia, pois é mandamento Dele e está respaldada nas Escrituras e Patrística.Agora reconheço que os irmãos romanos e ortodoxos tem uma liturgia linda também.
Seu comentário transtorna mais os Católicos Apostólicos Romanos, pois ver alguém que segue Lutero elogiar a Igreja Católica é uma desgraça, teria que ser o contrário, isso só confirma que o próprio Clero, já está agredindo há muito tempo a Instituição de Cristo que é Una(única) Católica(Universal), Apostólica (Vem dos Apóstolos) e Romana (Iniciada em Roma por Pedro) igualando a seita do beberrão e suicida chamado Lutero.
Clássicas e Gregoriano kkkkkkkkk É sempre muito engraçado ver esses pagãoes romanos chamando os reais seguidores de Cristo de seita, nos apenas seguimos seus ensinamentos, voce seguem um monte de tradição deturpada e elementos do paganismo romano, que foram apenas renomeados como elementos católicos.
@@AndreAquinoaxe, nós católicos? Não, os católicos não chamam de "apresentação das oferendas". Ali, no Sacrifício incruento de Nosso Senhor Jesus Cristo, em cada espécie Ele se encontra completamente. Cada partícula de uma hóstia consagrada é substancialmente o próprio Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Corpo, sangue, alma e divindade, esse é o mistério do Sacrifício. E tal mistério é contrário àquilo que definiu Lutero e os protestantes da Revolução Protestante, é contrário àquilo que dizem as mais de 30 mil seitas protestantes atuais, é contrário àquilo que diz a RCC (de fundo protestante) e é contrário àquilo que dizem os modernistas e maçons infiltrados na Santíssima Igreja Católica. Sobre os frutos: a Igreja dá frutos há 2 mil anos, mesmo com tantas perseguições; e sua seita protestante, quantos anos tem? Quantos santos, mártires, virgens e confessores? Quantos doutores? Creio na Santa Igreja Católica! Salve Maria e Viva Cristo Rei.
@@urlanbarros apresentação das oferendas é quando se inicia a Liturgia Eucarisica após o fim da Liturgia da Palavra. "Benito sejas Senhor do universo pelo pão que recebemos por vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano que agora Boa apresentamos e vai se tornar pão da vida." Se não há canto das oferendas a assembleia responde "Bendito sejas, Deus, para sempre." Faz-se o mesmo com o vinho. Após quem preside diz. "Orai irmãos e irmãs para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso" e continua a celebração.
@@weltonalcantara1782mas está errado, é culto e não missa, os luteranos não fazem parte da igreja católica por vontade própria, missa é só na católica.
um video mal intencionado. Porque não colocaram uma missa bem celebrada, com toda a piedade no rito ordinário. Mas fizeram uma seleção de celebrações, onde se tem certos abusos. o missal nao manda celebrar assim. Tem todas as rubricas, que nos permite uma cerimonia linda, digna, devota; guardando sim, os misterios de uma santa celebracao.
@@mariaclara7218 th-cam.com/video/cfFxxHKhiZo/w-d-xo.html até tem, por exemplo nesse vídeo. O Missal não é o problema, mas sim como fazem um freestyle de Missa
Esse é o ponto, se a consagração está sendo realizada num rito parecido com um luterano, ondem nem há a consagração, podemos facilmente saber que há algo errado
Primeiro: Vc não conhece a Igreja Luterana. Segundo: Nas nossas confissões é chamado MISSA, culto é o nome mais comum no Brasil porque é algo mais geral, sendo missa algo ligado especificamente a Eucaristia. Terceiro: Luteranos recebem o Corpo e o Sangue de Cristo na forma de Hóstia e Vinho. Deus te abençoe
@@giselly5745 Esse seu anticatolicismo só pode ser trauma decorrente de um católico que te comeu de jeito e te deixou tão apaixonada que você se revoltou pelo resto da vida na hora que ele te deu um pé na bunda.
Acabei de ver meimundo de gente aqui questionando o Papa e o Concílio kkkkk mano achei que vcs eram católicos. Ah, eu sou luterano e só pra informar vcs, na Missa Luterana: • Há Consagração sim!!! Se repetem as palavras de Cristo sobre os elementos afim de que se tornem pra nós o Corpo e Sangue de Cristo; • Luteranos recebem Hóstias sim, não "pedaços de pão", embora não seja errado, a nossa tradição é que se use Hóstias;
@@Abcdef-eg6vh 1° Eu pertenço a Una Santa Católica e Apostólica Igreja de Cristo, a qual está sob a cruz de Cristo, não de São Pedro ou quem quer que afirme representar o apóstolo. 2° De acordo com as doutrinas e dogmas de vossa própria Igreja, quando se trata de assuntos da fé, o Papa e o Concílio são INFALÍVEIS, portanto é irônico que vcs critiquem eles.
@@reynaldosouza9726 1º Foi sobre São Pedro que Cristo fundou a Santa Igreja, então não existe Igreja sem Pedro 2º O Concílio Vaticano II não foi um concílio dogmático, o próprio Paulo VI diz isso
A missa luterana é mais católica do que a missa de muitas paróquias católicas. E mesmo sendo luterano, apoio que os católicos continuem celebrando a missa sob o rito tridentino.
Pqp ate os Luteranos sabem que a igreja católica tem que restaurar a missa tridentina
@@Thauãorleanista-m6j te achei
@@lordetayloromartelodoshere3142 ola
@@Thauãorleanista-m6j estou ficando é doido, esta celebração luterana é realmente igualzinho ao missal "novo", único que tenho em disponibilidade para participar onde eu moro
Parabéns, tu és um luterano lvcido, creio que a maioria dos católicos conciliares e luterano provavelmente são ecumênistas e noeistas sem saberem
A Missa Luterana tá mais "católica" do que a própria Missa Católica. Bizarro !!!
Triste e trágico.
Verdade. E mesmo sendo luterano, apoio que os católicos continuem celebrando a missa sob o rito tridentino.
@@luterano2161 Triste ver que um luterano precisa nos lembrar disso. O clero católico precisa de oração.
Desculpa,mas não, os luteranos não tem sucessão apostólica logo a "missa" é uma mera encenação já nós católicos independente do rito temos a garantia do Sacramento e a missa de são Paulo VI se bem celebrada pode ser até mais solene que o rito tridentino
Mas, nós luteranos nunca deixamos de ser católicos(participantes da Igreja Universal de Cristo), embora não romanos. Muita coisa foi mais preservada na Igreja reformada do que no catolicismo moderno.
O culto luterano está mais belo que a nossa missa
Bizarro mesmo,Por isso que dizem que a missa tridentina e a verdadeira católica
Só uma correção, não é missa luterana, mas Ceia Luterana, não pode ser missa pq missa é um sacrifício ou seja só acontece na igreja católica que tem a consagração, na igreja luterana não pode ser missa pq não tem o corpo de Jesus
Grande parte dos luteranos mantiveram a sucessão apostólica e a válida administração dos Santos sacramentos.
E o termo Missa vem do latim, quando da dispensa da liturgia pública.
Na Idade Média, por incompreensão do significado original da expressão, passou-se a entender a frase como sendo Ite, missa est [finita], ou seja, "Vão, [a] Missa é [finda]", de modo que a palavra para "dispensa" (missa) acabou se transformando no nome da celebração como um todo.
@@weltonalcantara1782 válida e ilícita*
@@weltonalcantara1782 grande parte? E onde está essa grande parte hoje? Quais as chances de eu encontrar um "padre" luterano que não foi devidamente ordenado pelo fato da sua sucessão Apostólica ter se perdido ao longo da história, como ocorreu com os anglicanos?
@@weltonalcantara1782 ainda que haja um ou outro com devida sucessão Apostólica, pelo simples fato de não haver um controle e uma garantia, já torna o luteranismo uma corrente sem a possibilidade de ter considerada a sucessão Apostólica.
@@mauriciodeve Como as reformas aconteceram em diversos países, e as Igrejas se tornaram igrejas nacionais, somente nos países da Escandinávia, mantiveram a sucessão. Na Alemanha não manteviveram até que sei. Nos EUA, algumas igrejas com raiz escandinava, também mantém a sucessão apostólica. Ocorre que a grande maioria dos Bispos Escandinavos aderiram à reforma, mantendo a sucessão nas igrejas nacionais.
Adivinhem só, não há consagração na missa luterana.
Não há, e este é o problema do rito luterano de Paulo VI. Quando se tem um rito que é idêntico ao de Lutero, conclui-se patentemente que o sacrifício de Cristo não está sendo realizado no melhor rito possível, que é o tridentino.
Há sim! A consagração é feito os elementos (pão e vinho), para que nós recebamos o corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ps. Sou luterano
A missa luterana é válida. Os luteranos acreditam na presença real do corpo e sangue de Cristo nas espécies do pão e do vinho. Os luteranos recebem tanto a hóstia como o vinho, não sendo admitido receber a hóstia apenas. Em vez de fazer essas acusações sem fundamento, deveria perceber que o rito da sua igreja está muito mais errado do que o de qualquer igreja luterana. A primeira coisa que vocês deveriam fazer é exigir que os padres também deem o vinho aos leigos. O Direito Litúrgico da Igreja Católica admite que os leigos recebam as duas espécies, desde que o padre cumpra certos requisitos. Caberia muito mais uma reflexão no seio da Igreja Católica sobre como os luteranos estão preservando a tradição da missa melhor do que os próprios católicos que, em tese, deveriam ser a maior referência em toda a cristandade em matéria de liturgia solene, respeitosa e ao mesmo tempo sagrada. A prática de se recusar o vinho aos leigos decorre da dificuldade de se conseguir vinho no passado. Era um produto escasso e caro. A realidade hoje é muito diferente e qualquer paróquia tem condições de adquirir vinho em quantidade suficiente para que todos os leigos recebam não apenas o corpo, mas também o sangue de Cristo.
@@urlanbarros o melhor rito não seria o tridentino ou o de Paulo VI mas sim o rito que o próprio Cristo celebrou na última ceia que foi, entre muitas aspas, uma janta comemorativa
@@luterano2161 não é válido, pois os sacerdotes luteranos não são ordenados por um bispo com sucessão apostólica
A Igreja Católica se perdeu nesse movimento carismático, agora o culto luterano está mais "católico" que a missa católica.
Deixo aqui um adendo do Papa Pio X sobre essa questão do canto litúrgico (sim, se na sua paróquia tem musiquinha de violãozinho já pode saber que ta contrário ao espírito da Igreja) que, com grande sabedoria já dizia: "As qualidades que deve
possuir o canto litúrgico: santidade, excelência de forma e universalidade, encontram-se no mais alto grau no canto gregoriano, que é por conseguinte o canto próprio da Igreja romana, o único que ela herdou dos antigos padres, que conservou ciosamente. . . que propôs diretamente, como seu, aos fiéis. Por estas razões o canto gregoriano foi considerado sempre modêlo acabado da música sacra, podendo-se estabelecer com todo o direito a seguinte lei geral: Uma composição é tanto mais sagrada e litúrgica para a Igreja, quanto mais se aproxima, pelo andamento, pela inspiração e pelo gôsto, da melodia gregoriana; e é tanto menos digna do templo, quanto mais se afasta dêste supremo modêlo.”
E Papa Pio X conclui: "Não se permita que as bandas de música entrem na igreja ; e fora dela, guardem completo silêncio no tempo da consagração".I
Isto posto, tenho a dizer muito simplesmente o seguinte: música gospel católica se chama canto gregoriano, o resto é, na melhor das hipóteses, invencionices de protestante (quando não for coisa do Diabo).
Qualquer semelhança não e mera coincidência!
A missa luterana é mais católica do que a missa de muitas paróquias católicas. E mesmo sendo luterano, apoio que os católicos continuem celebrando a missa sob o rito tridentino.
@@luterano2161você escreveu seu comentário uma vez depois copiou e colou né jovem!mas sim sou catolico e concordo a missa luterana muitas vezes é mais catolica que muitas missas do novo ordus!
É certo que a missa do rito novo se aproxima ou ao menos abre brecha para que se pareça com uma "missa" protestante. Mas é fácil você ir lá e pegar um padre não tão piedoso num lugar que só tem batucada. Quero ver fazer comparação de uma missa de Paulo VI bem celebrada, como a dos Arautos do Evangelho e Padre Paulo Ricardo, eles seguem o missal a risca e a missa é bem celebrada. 90% dos problemas é por causa de elementos que não estão contidos no missal, como bateção de palma, música secular com batucada, etc.
O missal tem sim problemas, tais como não deixar evidente o tipo de sacrifício que é oferecido (podendo confundir o Sacrifício do Calvário com o Sacrifício de Louvor), uma tentativa de um rito ecumênico (afastando tudo oque escandaliza os protestantes) e o curto tempo em que foi escrito; mas o missal se fosse seguido tal como ta escrito não teríamos tantos problemas e as missas ganhariam outra cara. Infelizmente o Santo Sacrifício do Senhor, a missa, foi mutilada e especialmente no Brasil, os Padres e Bispos contribuíram para isso, não seguem o missal e nem os documentos da igreja. Muitos não sabem, mas o CVII pede, por exemplo, que os fiéis saibam responder as partes da missa em LATIM, pede o uso de casula, etc.. Mas os padres ignoram. Inventam missa afro, missa sertaneja, aceitam que os membros da igreja cometam falhas litúrgicas, etc..
La misa verdadera es la misa tradicional
La verdadera Misa es tridentina no la misa nueva de Pablo VI
consagrado de Jesus em maria mira el antipapa Pablo VI cambio la misa tridentina con ayuda de 6 pastores protestantes la nueva misa es protestante investiga sobre la profecía de Marie Julie sobre la nueva misa ve Doctrina Católica en TH-cam te ayudara mucho comprender mas.
consagrado de Jesus em maria conoces doctrina Católica en TH-cam velo te ayudara mucho y también y también ve la pagina católica igrejacatolica.org te ayudara suscribete a Doctrina Católica es canal católico tradicional y allí sale por que el antipapa Benedicto XVI renunció en un vídeo la verdadera causa de su renuncia ve la revista Chiessa viva sacrificios humanos sobre la renuncia del antipapa Benedicto XVI y hay un vídeo que se llamado el secreto de la Misa es muy buen ese vídeo te lo recomiendo mucho el canal de Doctrina Católica.
Não existe missa luterana, nem de Paulo VI: as duas não são missas, mas sacrilégios.
Gente, me ajudem. Não entendi essa semelhança.
A resposta está na missa tradicional em latim (a missa tridentina).
@@urlanbarros Ñ, a missa tanto Tridentina do Concílio de Trento, quanto à missa nova do concílio Vaticano II, são validas ñ importa o rito.
Mais a missa luterana ñ é valida
Minha irmã a missa de paulo VI e a missa tridentina é valida, mas a missa luterana não.
@@eliaseduardo8583 A missa luterana é válida sim. Os luteranos acreditam na presença real do corpo e sangue de Cristo nas espécies do pão e do vinho. Os luteranos recebem tanto a hóstia como o vinho, não sendo admitido receber a hóstia apenas. Em vez de fazer essas acusações sem fundamento, deveria perceber que o rito da sua igreja está muito mais errado do que o de qualquer igreja luterana. A primeira coisa que vocês deveriam fazer é exigir que os padres também deem o vinho aos leigos. O Direito Litúrgico da Igreja Católica admite que os leigos recebam as duas espécies, desde que o padre cumpra certos requisitos. Caberia muito mais uma reflexão no seio da Igreja Católica sobre como os luteranos estão preservando a tradição da missa melhor do que os próprios católicos que, em tese, deveriam ser a maior referência em toda a cristandade em matéria de liturgia solene, respeitosa e ao mesmo tempo sagrada. A prática de se recusar o vinho aos leigos decorre da dificuldade de se conseguir vinho no passado. Era um produto escasso e caro. A realidade hoje é muito diferente e qualquer paróquia tem condições de adquirir vinho em quantidade suficiente para que todos os leigos recebam não apenas o corpo, mas também o sangue de Cristo.
@@luterano2161 nop, a "missa luterana" não é válida pois não há sacerdócio.
Para afirmar que há erro nesta missa romana é necessária argumentação. Dizer que uma liturgia está errada só porque é parecida com a liturgia luterana é petição de princípio. Em muitas comunidades, a missa luterana é muito parecida com a missa tridentina, com o ministro de costas para a congregação e de frente para o altar. Então, a insistência nessa petição de princípio poderá conduzi-lo à conclusão que também o rito tridentino está errado. Gente, falar de teologia e instruir consciências são coisas por demais sérias e exigem muito estudo. Fica a dica: vocês, romanos, têm dois papas e um Catecismo suficientemente claro para seguir. Acho que só pessoas eruditas deveriam questioná-los.
O rito Tridentino poder ser parecido porque os protestante o imitaram, o de Paulo VI é exatamente o contrário.
não é a possição do Sacerdote são as orações eucaristicas,sinais,ritos que foram tirados...Paulo VI achava que a missa tridentina era uma pedra para os protestantes..essa missa é ecumênica infelizmente..o Padre pode até ser católico e celebrar esse rito com toda piedade mas n tira as ambiguidades que esse missal tem
Oia quantos luteranos temos aqui, questionando o papa e um concílio! Uau!
E você questionando 36 papas e 2 concílios DOGMÁTICOS (Trento e Vaticano I) que não viram a necessidade de se copiar o rito luterano.
Eu sou luterano e não questiono, mas acho que a Igreja Católica deveria manter o rito tridentino por ser mais solene e evitar os abusos que ocorrem nas missas carismáticas.
Os caras pegam a pior missa pra fazer a comparação kkkkk
Mas em todo canto é literalmente isso
@@fredericoofederal Aqui na minha paróquia é idêntico ao vídeo, e às vezes ainda tem uma bateria
Na minha paróquia TB é assim.
Creo que me voy a desmayar
Eu como luterano e protestante gosto muito dessa liturgia. E Deus se agrada de nosso rito e liturgia, pois é mandamento Dele e está respaldada nas Escrituras e Patrística.Agora reconheço que os irmãos romanos e ortodoxos tem uma liturgia linda também.
Seu comentário transtorna mais os Católicos Apostólicos Romanos, pois ver alguém que segue Lutero elogiar a Igreja Católica é uma desgraça, teria que ser o contrário, isso só confirma que o próprio Clero, já está agredindo há muito tempo a Instituição de Cristo que é Una(única) Católica(Universal), Apostólica (Vem dos Apóstolos) e Romana (Iniciada em Roma por Pedro) igualando a seita do beberrão e suicida chamado Lutero.
Eu achei muito bonito um pastor cantando o Bendito da Ceia, nós católicos o chamamos de Apresentação das Oferendas.
Clássicas e Gregoriano kkkkkkkkk É sempre muito engraçado ver esses pagãoes romanos chamando os reais seguidores de Cristo de seita, nos apenas seguimos seus ensinamentos, voce seguem um monte de tradição deturpada e elementos do paganismo romano, que foram apenas renomeados como elementos católicos.
@@AndreAquinoaxe, nós católicos? Não, os católicos não chamam de "apresentação das oferendas". Ali, no Sacrifício incruento de Nosso Senhor Jesus Cristo, em cada espécie Ele se encontra completamente. Cada partícula de uma hóstia consagrada é substancialmente o próprio Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Corpo, sangue, alma e divindade, esse é o mistério do Sacrifício. E tal mistério é contrário àquilo que definiu Lutero e os protestantes da Revolução Protestante, é contrário àquilo que dizem as mais de 30 mil seitas protestantes atuais, é contrário àquilo que diz a RCC (de fundo protestante) e é contrário àquilo que dizem os modernistas e maçons infiltrados na Santíssima Igreja Católica.
Sobre os frutos: a Igreja dá frutos há 2 mil anos, mesmo com tantas perseguições; e sua seita protestante, quantos anos tem? Quantos santos, mártires, virgens e confessores? Quantos doutores?
Creio na Santa Igreja Católica! Salve Maria e Viva Cristo Rei.
@@urlanbarros apresentação das oferendas é quando se inicia a Liturgia Eucarisica após o fim da Liturgia da Palavra. "Benito sejas Senhor do universo pelo pão que recebemos por vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano que agora Boa apresentamos e vai se tornar pão da vida." Se não há canto das oferendas a assembleia responde "Bendito sejas, Deus, para sempre." Faz-se o mesmo com o vinho. Após quem preside diz. "Orai irmãos e irmãs para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso" e continua a celebração.
Pelo que vejo na luterana e culto e nao missa
O termo missa foi mantido por muitos anos após a reforma protestante. Até hoje igrejas mais tradicionais utilizam o termo!
@@weltonalcantara1782mas está errado, é culto e não missa, os luteranos não fazem parte da igreja católica por vontade própria, missa é só na católica.
O correto é culto luterano, e não missa, missa é na igreja católica.
Pregam a maldade e divisionismo na Santa Igreja. Deve ser do demônio essa pessoa
Cadê retrô!
um video mal intencionado. Porque não colocaram uma missa bem celebrada, com toda a piedade no rito ordinário. Mas fizeram uma seleção de celebrações, onde se tem certos abusos. o missal nao manda celebrar assim. Tem todas as rubricas, que nos permite uma cerimonia linda, digna, devota; guardando sim, os misterios de uma santa celebracao.
Pode ter certeza, meu caro Leonardo, que a maioria das missas são assim
@@thomasbraga8397 E são mesmo.
@@thomasbraga8397 Até hoje estou procurando essa tal missa nova bem celebrada, mas não encontro em lugar nenhum
@@mariaclara7218 th-cam.com/video/cfFxxHKhiZo/w-d-xo.html até tem, por exemplo nesse vídeo. O Missal não é o problema, mas sim como fazem um freestyle de Missa
Valendo salientar que em algumas comunidades luteranas eles tbm celebram em versus Deum.
Primeiro que as Missas luteranas não é Missa e sim culto. Eles não tem Eucaristia com a Hóstia igual a Católica, e sim pedacos de pão.
Esse é o ponto, se a consagração está sendo realizada num rito parecido com um luterano, ondem nem há a consagração, podemos facilmente saber que há algo errado
Primeiro: Vc não conhece a Igreja Luterana.
Segundo: Nas nossas confissões é chamado MISSA, culto é o nome mais comum no Brasil porque é algo mais geral, sendo missa algo ligado especificamente a Eucaristia.
Terceiro: Luteranos recebem o Corpo e o Sangue de Cristo na forma de Hóstia e Vinho.
Deus te abençoe
@@reynaldosouza9726 O celebrante é ordenado por um bispo válido?
@@thomasbraga8397 Vc fala do senhor do vídeo? Pq se for, sinceramente não sei, não conheço ele. O que falo, falo como luterano confessional ortodoxo
@@reynaldosouza9726 Os sacerdotes luteranos eu digo.
Lindo
Es lo mismo, ambas son heréticas e inválidas
Giselle Leigh Sai fora, Giselle falsaria(o)! Parece bipolar, cada hora é uma coisa.
Giselle Leigh Nem levo seus comentários a sério, seu bipolar. No TH-cam tu se passa por um monte de coisa.
@@giselly5745 Esse seu anticatolicismo só pode ser trauma decorrente de um católico que te comeu de jeito e te deixou tão apaixonada que você se revoltou pelo resto da vida na hora que ele te deu um pé na bunda.
A missa nova é valida, mas não é conveniente ir n'ela.
Vergonha! Acabou com a nossa Santa Missa
Irmãs gêmeas
Acabei de ver meimundo de gente aqui questionando o Papa e o Concílio kkkkk mano achei que vcs eram católicos.
Ah, eu sou luterano e só pra informar vcs, na Missa Luterana:
• Há Consagração sim!!! Se repetem as palavras de Cristo sobre os elementos afim de que se tornem pra nós o Corpo e Sangue de Cristo;
• Luteranos recebem Hóstias sim, não "pedaços de pão", embora não seja errado, a nossa tradição é que se use Hóstias;
1º Fora da Santa Igreja de 2000 anos não há salvação
2º quando você estudar um pouco, vai ver porque estão criticando o papa e o concílio
@@Abcdef-eg6vh 1° Eu pertenço a Una Santa Católica e Apostólica Igreja de Cristo, a qual está sob a cruz de Cristo, não de São Pedro ou quem quer que afirme representar o apóstolo.
2° De acordo com as doutrinas e dogmas de vossa própria Igreja, quando se trata de assuntos da fé, o Papa e o Concílio são INFALÍVEIS, portanto é irônico que vcs critiquem eles.
@@reynaldosouza9726 1º Foi sobre São Pedro que Cristo fundou a Santa Igreja, então não existe Igreja sem Pedro
2º O Concílio Vaticano II não foi um concílio dogmático, o próprio Paulo VI diz isso
Igreja Luterana autêntica e Bíblicas!
Vade retro!