A bolha da medicina vai estourar?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 12 ก.ย. 2024

ความคิดเห็น • 1.4K

  • @JoseClaudioRangelTavares
    @JoseClaudioRangelTavares 4 ปีที่แล้ว +263

    Sou formado há muito tempo e médico especialista. Ganho hoje a mesma coisa que há 10 anos atrás e essa é a realidade que vai piorando. Quando fala que medicina é profissão pense qual profissão você só piora com o passar dos anos. Eu não conheço nenhuma. Quando falei desse assunto com meus colegas fui ridicularizado.Quando meu filho nasceu há 15 anos," SIM HA 15 ANOS ATRAS" , falei que não queria que ele fosse médico, colegas torceram a cara. Agora os mesmos colegas não largam plantões porque não podem, tem mais de 50 anos e trabalham mais de 50 horas semanais. Nao largam os plantões porque não encontram mais onde atuar. Voce foi perfeito nas suas colocações. Quem hoje está pagando 10 ou 12 mil em um faculdade jamais vai recuperar o investimento. Quem está formando fora e reclamando por revalida deveria fazer um bom curso de inglês e fazer revalida em outro país porque aqui os interesses são só de quem é dono de faculdade particular e cursinhos de "especializacao". Vai ter muito aspirante a celebridade de TH-cam e instagran criticando pela citação a picaretagem, mas a realidade é essa, quem formou e quer ganhar dinheiro fácil está nessa e não aceita crítica científica. Boa sorte a quem chegou a este vídeo e entendeu a situação.

    • @danl8878
      @danl8878 4 ปีที่แล้ว +8

      Excelente comentário!

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +20

      O bom é que ele critica fazendo a mesma coisa. Fez esse vídeo catastrofista só pra ganhar likes

    • @allammanson
      @allammanson 4 ปีที่แล้ว +12

      @@Focklala1 kkkkkkk foi exatamente o que pensei Rodrigo e ainda pior chorando miséria com salários altíssimos, me poupe !!

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว

      Estructure Curitiba tá pagando bem, hein. Aqui tá difícil PSF de 15k ...

    • @lua.valverde
      @lua.valverde 4 ปีที่แล้ว +2

      👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Melhor Comentário ❣

  • @ricardofournier5025
    @ricardofournier5025 4 ปีที่แล้ว +254

    Eu sou advogado. O Brasil possuí mais de 1.600 faculdade de direito, consequências, a maioria não consegue passar nem no exame da OAB. Não sou contra ampliação de vagas e novos cursos, mas com critério e qualidade. Então, aos que não acreditam no estouro da "bolha da Medicina", vejam o que aconteceu com o Direito. A formação dos médicos interessa a todos. Parabéns pelo vídeo.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +103

      Ricardo Fournier Obrigado, amigo! Acho que a solução a curto pra pra medicina é uma prova de Ordem como a da OAB. FILTRA MUITO OS INCOMPETENTES!!! Abraço!

    • @SandraCristina1977
      @SandraCristina1977 4 ปีที่แล้ว +21

      O exame da OAB não é difícil, é bem fácil na minha opinião.

    • @edleynycz9668
      @edleynycz9668 4 ปีที่แล้ว +31

      Ainda bem que existe a OAB. É um grande funil! É a OAB a grande seletora dos profissionais da área jurídica. Deveria haver o mesmo com a medicina, pois muitos formandos são despejados no mercado sem saber ao certo o que estão fazendo!

    • @GabrielOliveira-nm3wo
      @GabrielOliveira-nm3wo 4 ปีที่แล้ว +5

      @@SandraCristina1977 Realmente é fácil mas, é uma boa peneira.

    • @SandraCristina1977
      @SandraCristina1977 4 ปีที่แล้ว +7

      @@GabrielOliveira-nm3wo Sim me surpreende as pessoas não passarem na prova da OAB porque a maioria das questões dá para responder com bom senso.

  • @kkmd2012
    @kkmd2012 4 ปีที่แล้ว +523

    Já estourou: a mensalidade da faculdade é mais cara do que o salário do recém formado.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +70

      kkmd2012 Sim... Estourou! No começo do vídeo já dei a resposta com a explosão! Kkkk

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +55

      Não é verdade: se vc pegar um PSF ruim, q pague 6 mil por mês, e mais um plantão de 12h por semana, que pague 800-900 reais, vc já vai ganhar quase 10 mil, q é mais do q a mensalidade de 99% das faculdades

    • @jpvjpvjpv
      @jpvjpvjpv 4 ปีที่แล้ว +89

      Rodrigo Saldanha só esqueceu que existe imposto de renda... tira 27,5% aí da sua conta

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +12

      Juliano Villani não é 27,5. É 27,5 acima do valor da alíquota máxima. Dá, na verdade, entre 20 e 25%.

    • @jpvjpvjpv
      @jpvjpvjpv 4 ปีที่แล้ว +24

      Rodrigo Saldanha 🤔 continuou na mesma...

  • @olembrador922
    @olembrador922 4 ปีที่แล้ว +76

    Só uma experiência: cheguei uma vez com um quadro de alopécia (quedas em areas localizadas de pelos, cabelo e barba) e uma dermatologista me diagnosticou com fungo, pelo jaleco era de alguma particular. Detalhe, contei meu histórico de stresses, e que meu irmão gêmeo tb tinha tido em um episódio de stresses e alopécia. Eu mais ou menos já sabia o que era, fui em busca só do tratamento, e ela me veio com essa. O outro médico que eu fui bateu o olho e me diagnosticou corretamente. Imaginem um erro grosseiro desse, com um cardio, neuro, vascular, etc?

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +41

      Phenry Silva O pior eh que acontece. As pessoas me acusam de ser corporativista, de querer fazer reserva de mercado, mas se esquecem desse tipo de coisa.

    • @user-xu2zs3im1s
      @user-xu2zs3im1s 3 ปีที่แล้ว +14

      Nem me fale. Quando eu era criança peguei um berne na mão e a médica do pronto socorro nem me examinou , disse q era um cisto e me mandou pra casa! Chegando em casa MINHA AVÓ olhou e tirou o berne

    • @vitruvius454
      @vitruvius454 2 ปีที่แล้ว +9

      @@user-xu2zs3im1s dependendo do médico, nem sabe o que é "berne"

  • @vivianei.v.6162
    @vivianei.v.6162 3 ปีที่แล้ว +26

    Gente, falando sério! Me preocupo não só por mim, mas por todos nós! É muito esforço e dedicação, a frustração tá muito grande! Tenho muitos colegas doentes emocionalmente! É muito bom é reconfortante ler o depoimento de vcs! Temos que cuidar do nosso emocional!

  • @adrianodemori
    @adrianodemori 3 ปีที่แล้ว +56

    Sou técnico de enfermagem, trabalhei por quase 10 anos no hospital Albert Einstein, em 2018 eles demitiram todos os médicos anestesistas, tercerizaram o serviço por metade do valor de plantão que pagava para os médicos registrados, infelizmente está formando muitos profissionais, esse ano a rede dor São luiz demitiu vários médicos, os que ficaram estão acompanhando no transporte fazendo de tudo, daqui a 10 anos nem sei como vai ser.

    •  3 ปีที่แล้ว +13

      Daqui a 10 anos, robôs com diagnósticos de alta precisão e baixo custo irão estar muito presentes nesses grandes hospitais. Em pouco tempo, médico vai ser quase dispensável, pois muita coisa vai ser resolvida por máquinas que já darão o diagnóstico da doença e as opções de tratamento.

  • @pbvaitsman
    @pbvaitsman 4 ปีที่แล้ว +81

    A medicina vai se tornar igual a todas as outras profissões que um dia já tiveram sua época áurea. Assim como todas essas profissões, a chave para o sucesso está em dedicação, estudo e (MUITA) paciência para galgar os degraus da carreira. A grande verdade é que o médico quer enriquecer e ter elevado status social, precisará, cada dia mais, exercitar seu espírito empreendedor... Temos que aprender mais sobre minimalismo. Entender um mínimo de investimentos. E voltarmos a nos inserir no contexto político. A comparação com Super-Homem foi perfeita! Parabéns pelo vídeo.

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว

      Pedro Bacelar perfeito!

    • @GabrielMartins-jh6np
      @GabrielMartins-jh6np 4 ปีที่แล้ว +10

      Pedro Bacelar Jaja vem nego falando que o Estado deveria limitar o número de estudantes que poderiam se formar em medicina para diminuir a concorrência e garantir emprego KKKKKKKKKk algo impossível mas o gado gosta de mugir 🐂

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +11

      Gabriel Martins não acho q a preocupação deveria ser com a quantidade e sim com a qualidade. Pq tem faculdades funcionando por aí sem a menor condição. Inclusive federais

    • @fabiosilva4644
      @fabiosilva4644 4 ปีที่แล้ว +2

      @@GabrielMartins-jh6np o governo realmente fez isso

    • @fabiosilva4644
      @fabiosilva4644 3 ปีที่แล้ว +2

      @@GabrielMartins-jh6np O governo já fez isso

  • @heliosoares4847
    @heliosoares4847 4 ปีที่แล้ว +41

    Eu acredito que a solução para esse problema é fazer o revalida para os médicos formados aqui no Brasil

    • @leonardomirandac
      @leonardomirandac 2 ปีที่แล้ว +6

      Concordo plenamente, isso seria uma verdadeira peneira, mas o governo jamais faria isso, pois os empresarios donos de conglomerados de faculdades ja molharam as mãos deles

  • @ph1039
    @ph1039 4 ปีที่แล้ว +175

    Entenda uma coisa se estar ruim pra medicina pra qual profissão tá bom? A faculdade de medicina ainda é a mais elitista. Quando começamos a ver médico desempregado as outras profissões vão tá de esmola.

    • @alain2362
      @alain2362 4 ปีที่แล้ว +78

      É questão de oferta e de demanda, cara. Nesses países desenvolvidos, sabe profissão que por vezes ganha muito dinheiro? Pedreiro, marceneiro, encanador. Sem brincadeira, eles ganham muito dinheiro dependendo do país. Pq esse é o trabalho que a maioria não quer fazer, aí quem estiver disposto vai ganhar muito. Quanto menos pessoas dispostas a fazer algo, a tendência é esse algo encarecer. Por exemplo, uma das profissões que eram mais bem pagas na Londres do final do século XVIII e meados XIX era a de catador de merda, que esvaziava o esgoto. Eles ganhavam três vezes mais do que a média salarial britânica, por justamente não ter tantos no mercado. É assim que funciona.

    • @alain2362
      @alain2362 4 ปีที่แล้ว +39

      Não desvalorizando quem faz medicina, muito pelo contrário. Mas hoje em dia para ser médico? Você só precisa não ser analfabeto e ter quem te banque, que aí tu se forma tranquilaço em qualquer Faculdade Particular. Foi a partir de Lula que quis enfiar todo tipo de incompetente na Faculdade que começou essa bomba a crescer, dessa saturação de diploma no mercado. Ela vai explodir logo logo, não dou nem mais uma década para tu ver o pipoco.

    • @raperz1
      @raperz1 4 ปีที่แล้ว +33

      @@alain2362 antes era só o filho do rico analfabeto que virava médico sem vocação, agora até o filho do pobre esta virando médico néh?

    • @roxolilas4430
      @roxolilas4430 4 ปีที่แล้ว +23

      @@raperz1 o filho de geral tá virando advogado,engenheiro etc... ou seja,todo mundo sem emprego

    • @raperz1
      @raperz1 4 ปีที่แล้ว +34

      @@roxolilas4430 e você acha que na Europa e EUA é diferente? Em lugar nenhum mais no mundo tem reserva de emprego, é só na cabeça dos médicos mesmo essa idéia! Quer ser rico vira politico! O Bolsonaro e seus filhos se deram bem, agora esses médicos quer colar a bunda na cadeira e acha que dinheiro cai do céu!

  • @miguellopes9137
    @miguellopes9137 4 ปีที่แล้ว +62

    Eu imaginei que algo como isto estivesse acontecendo ou iria acontecer, mas via sempre um pessoal dizendo que estava tudo bem, então achei que não devia dar atenção quanto ao estudo do futuro desta área. Eu digo que me preocupava com o futuro da mesma pois estudando um pouco de economia por conta própria, via que este excesso de médicos se formando poderia ser a derivação da escassez de empregos posteriormente. Um dado empírico da minha teoria seria a desvalorização dos cursos de engenharia que, há cinco anos ou mais atrás, eram supervalorizado, mas agora estão perdendo o seu valor.
    O meu irmão que suou para se formar em engenharia mecânica em uma Federal, não trabalha utilizando este curso devido ao excesso de formados na área. Hoje ele trabalha utilizando o conhecimento de eletrotécnico e não de engenheiro, mas não porque ele quer, mas sim porque é o que tem. Seria um profissional de qualidade - mas não o melhor que poderia existir - que não está contribuindo com o desenvolvimento econômico e tecnológico do País devido à superlotação de profissionais - alguns não tão qualificados intelectualmente.
    Tudo isto por causa de medidas governamentais populistas que conseguiram bagunçar com a demanda do mercado, deixando alguns setores supervalorizados (medicina) e outros muito menos valorizados (engenharias).

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +7

      Miguel das Neves Lopes Excelente comentário!

  • @felipebcaalves
    @felipebcaalves 4 ปีที่แล้ว +15

    Quem nao acredita nisso, basta ver a historia: Direito e Engenharia. Engenheiro hoje que ganha mais de 3 mil por mes é privilegiado. "mas fulano ganha X e é engenheiro, basta ser bom" ponto fora da curva, segue o padrão. Direito virou concurseiro ou coach.

  • @kratus1565
    @kratus1565 4 ปีที่แล้ว +41

    O mercado já tá saturando. Quero vê a galera fazendo por amor com o salário que estão oferecendo. Vc disse tudo.

    • @Mazzola97
      @Mazzola97 ปีที่แล้ว +1

      Galera que atende aqui nos postos não parece muito está trabalhando por amor kkk
      Maioria com cara de nojo e decepção 😑

  • @renecavalcanti
    @renecavalcanti 4 ปีที่แล้ว +168

    A maior prova disto são os colegas nos grupos de plantões já colocando seus dias disponíveis à espera que alguém ceda algum plantão. Quando me formei há 5 anos, isto era vergonhoso; motivo de chacota. Hoje, já se acha normal. Outra prova são locais com plantões com pagamento atrasado há 3-4 meses e, quando se paga alguma parcela atrasada, os colegas agradecem como se fosse um presente. Os colegas são muito inocentes e os grandes players do mercado sabem disto.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +15

      Já vi isso mesmo! Situação foda!

    • @valdiberto6580
      @valdiberto6580 4 ปีที่แล้ว +20

      Que nada, tenho um irmão recém formado que tira por mês 20mil reais, ainda que caia pela metade o faturamento, estará ganhando ainda muito acima da média da população brasileira.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +45

      valdiberto machado de alameida junior (1) O fato de vc ter um irmão recém-formado ganhando 20k não significa que exista a mesma oportunidade para todos. (2) O vídeo não afirma que 100% dos médicos recém-formados estao desempregados. Aliás, no vídeo afirmo que “já existe falta de emprego”, ou seja, apenas uma minoria está desempregada. (3) Outra coisa: O vídeo faz uma projeção para daqui a 15 anos. Nada garante que seu irmão tenha esse emprego maravilhoso até lá. // Assista de novo com calma que vc vai entender! Um abraco

    • @teste-yh5df
      @teste-yh5df 4 ปีที่แล้ว +12

      @@solonmaia Na minha opinião, conforme outros países como a china, e argentina.. o Médico ganhará na faixa de R$5.000(2020) até R$10.000(2020).
      é um salário razoável, mas impossível sem fazer faculdade pública.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +5

      Descea MusicaAgora Concordo com você!

  • @pettersonchiaradia1576
    @pettersonchiaradia1576 4 ปีที่แล้ว +26

    O que o CRM deve fazer é criar uma nivelação com pontuação ao longo da carreira para que os pacientes possam comparar a qualidade dos profissionais. Nós vemos que muitos tem horas em hospital e outros que fizeram um curso quinzenal em sala e não sabem nem o que é paciente. Alguém precisa rankear esses profissionais para motivar a serem melhores.
    O recém formado tem a opção de se especializar ou fazer plantão. O 1o não vai ganhar quase nada e vai ter muita competência. E o outro vai ganhar nós plantões e vai ser um profissional no máximo médio.
    Alguém tem q fazer alguma coisa para dar a devida pontuação.
    Agora, paralelo a isso, o PT inflou esse mercado, o verdadeiro pastel de vento. Tem para todos, mas não mata a fome. E agora nesse governo estão querendo fazer o mesmo com o funcionário publico, sucatear e reduzir a qualidade ao longo do tempo.

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +1

      Petterson Chiaradia acho q o mercado faz isso naturalmente, não é papel do CRM fazer isso

  • @talespinto964
    @talespinto964 4 ปีที่แล้ว +83

    Mas isso é lei da oferta e da demanda básica.
    O que acontece é que todo mercado que é muito rentável vai atrair mais pessoas naturalmente e chegará um ponto em que ele estará saturado e não será tão interessante como era.
    A medicina só estava (ainda) numa posição "privilegiada" em relação às outras profissões porque havia Reserva de Mercado. Coisa que só atrapalha, cria elites, fomenta desigualdades e extingue a possibilidade de muitos profissionais que nunca chegaram a entrar na carreira dos seus sonhos. Isso é o que realmente é triste.

    • @talespinto964
      @talespinto964 4 ปีที่แล้ว +4

      @@skav_real Concordo que o Estado vai distorcendo a lei da oferta e da demanda. Mas o que eu estava me referindo é que mesmo com o Estado uma hora a bolha acaba estourando.

    • @talespinto964
      @talespinto964 4 ปีที่แล้ว +4

      @@skav_real Claro que a interferência do estado é deplorável. Estava dizendo só que não dá pra frear o inevitável.

    • @nazadup
      @nazadup 4 ปีที่แล้ว +3

      Lei da oferta e demanda?? O cara passou 13 minutos de vídeo explicando que não há tal oferta. Isso não é inclusão nem abertura de oportunidade, é um descaso com uma profissão que exige sim uma alta capacidade mental e que jamais pode ser banalizada a forma com que está sendo, uma vez que essa lida com vidas e erros podem ser fatais.

    • @rafaelferreira3734
      @rafaelferreira3734 4 ปีที่แล้ว +9

      @@nazadup Oferta de médicos. Quanto mais pessoas se formam em medicina, maior o número de médicos no mercado, e maior a oferta de serviços médicos. Quanto maior a concorrência, menor é o preço.

    • @nazadup
      @nazadup 4 ปีที่แล้ว

      @@rafaelferreira3734 Justo. De qualquer modo, não há demanda pra existência de tantos médicos.

  • @guilhermesa383
    @guilhermesa383 3 ปีที่แล้ว +44

    Agora veremos os médicos que realmente escolheram o curso porque "amam cuidar do próximo" kkk.

    • @thallespires3966
      @thallespires3966 3 ปีที่แล้ว +13

      Há alguém que ama fazer algo em prol de nada? acho que não. Isso se aplica para tudo e todos

    • @nc-ox4kz
      @nc-ox4kz 3 ปีที่แล้ว +13

      Ninguém faz por amor e na verdade é uma profissão que é lotada de psicopatas

    • @benditonafilo1295
      @benditonafilo1295 ปีที่แล้ว

      @@nc-ox4kz Triste verdade.

    • @barbaramorenasoares2007
      @barbaramorenasoares2007 ปีที่แล้ว

      E um professor ama cuidar de aluno chato e mal educado pra ganhar merreca? Eu acho q não. Ninguém ama trabalhar em condições péssimas, ou ganhando salários ridículos dps de ter encarado anos de estudo e formação. Todas as profissões foram desvalorizadas ou estão em processo de desvalorização porque uma corja de acéfalos achou q era legal abrir uma renca de uniesquinas pra um bando de gente incompente se formar e saturar o mercado. De q adianta ter nível superior e ser desempregado, ou ganhar o mesmo( ou menos) q algm q só tem nível médio? O nível superior virou banana na feira e agora estamos colhendo os podres frutos.

    • @barbaramorenasoares2007
      @barbaramorenasoares2007 ปีที่แล้ว

      Foram desvalorizadas*

  • @thiagolacata
    @thiagolacata 4 ปีที่แล้ว +26

    Muitas pessoas formarão e não irão exercer a medicina. É o que acontece em cursos que massificaram antes, como Odonto e Direito. O próprio conceito de “emprego” de maneira geral está em xeque, nas mais diversas áreas. Praticamente todas as funções humanas podem ser substituídas total ou parcialmente por inteligência artificial e dispositivos tecnológicos. Isso inclui as profissões da área de saúde. Considerando a massa que ainda optar exercer a assistência, teremos 2 subgrupos: um grupo de elite, dedicado a atender nichos de alta renda, e um grupo ocupando cargos insalubres, tanto na saúde pública quanto na saúde suplementar. Eventualmente alguns médicos poderão transitar nos 2 subgrupos de maneira temporária ou definitiva. Por fim, teremos uma pequena parcela envolvida com pesquisa (vinculada à indústria farmacêutica) e/ou docência, inclusive investindo no ensino médico. Só lembrando que o Brasil é um país pobre e desigual, sendo que metade da mão de obra ativa recebe menos de 1000 reais/mês (dados 2018).

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +6

      Thiago Lacerda metade da mão de obra ativa recebe menos de mil reais por mês. Não conheço nenhum médico desempregado, ou que ganhe menos de 15 mil por mês. Onde está a “desgraça”?

  • @ruberiosegundo1984
    @ruberiosegundo1984 4 ปีที่แล้ว +61

    Não sei como está a situação e outras regiões do Brasil, mas aqui no Ceará tem uma onda terrível de falsos nutrólogos e picaretas fitness!

    • @nivialarice7342
      @nivialarice7342 4 ปีที่แล้ว +7

      Sim mano . Sou do ceará e trabalhei num estágio com um picareta nutrólogo

    • @ingrid16161
      @ingrid16161 3 ปีที่แล้ว

      No Paraná está cheio

    • @samaracosta8765
      @samaracosta8765 ปีที่แล้ว

      No Brasil todo está tendo essas picaretagens.

    • @andreluizgontijo4726
      @andreluizgontijo4726 ปีที่แล้ว

      Fora os médicos homeopatas picaretas

  • @eumediconaaustralia
    @eumediconaaustralia 4 ปีที่แล้ว +69

    Vim pra Australia atuar por aqui pra fugir dessa situação.

    • @gabriel39495
      @gabriel39495 4 ปีที่แล้ว +1

      .

    • @a.bussola
      @a.bussola 4 ปีที่แล้ว +1

      Boa, tbm gostaria de saber

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +15

      Tem um site chamado Médicos Austrália. Já estudei seriamente o assunto. No fim, conversando com um colega q foi pra lá, ele me deu a real: ou vc tem um currículo muito foda, PhD e tal, ou vc vai trabalhar na Zona Rural

    • @eumediconaaustralia
      @eumediconaaustralia 4 ปีที่แล้ว +4

      Bjørn Ironside o processo é variável de acordo com o que vc quiser fazer. Standard pathway, specialist ou por GP. Escolhendo um dos 3 caminhos é mais fácil de explicar. Se quiser posso te dizer de acordo com tua opção. Abraço.

    • @eumediconaaustralia
      @eumediconaaustralia 4 ปีที่แล้ว

      Podem me mandar uma msg no whatsapp q eu respondo +61 450 170 604

  • @eduardosc7385
    @eduardosc7385 4 ปีที่แล้ว +65

    Kkkkkk, tá saturando em pequenas e médias cidades, mas que tal darem uma olhada nas regiões interioranas? Atender gente pobre ninguém quer, né?

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +46

      Tem muita gente escrota nesse mundo mesmo. Vejam só o tipo de comentário. “Atender pobre ninguém quer” Isso é de uma maldade e mediocridade indescritíveis. Falar que médico não vai pro interior porque não gosta de pobre mostra uma total desonestidade intelectual. Melhore, Eduardo! Melhore!
      Médicos são como VOCÊ! Médicos querem lazer, infraestrutura, escola boa para criar seus filhos, hospitais de qualidade, ficar perto de sais família. Apenas pessoas imbecis não enxergam que médicos não vão pro interior pra não perder tudo isso, e também pra não levar calote de prefeito safado, que eh quase certo.
      Vocês, haters de médicos, são uma raça muito vil.

    • @eduardosc7385
      @eduardosc7385 4 ปีที่แล้ว +4

      @@solonmaia 1) não sou hater de médico, muito pelo contrário, acho essa profissão incrível e valorizo o quanto muitos médicos dse doam para salvar a vida das pessoas, meu avô era médico e sei o quanto ele se sacrificou.
      2) entendo que exagerei no meu primeiro comentário,pq eu sei que muitos médicos se matam para trabalhar em regiões mais pobres, mas infelizmente tive que fazê-lo para chamar a atenção de estudantes de medicina que não serão médicos por vocação( infelizmente é a maioria) e só pensam no dinheiro e status social, creio que não seja o seu caso. Não vou ser hipócrita, eu sei que todo mundo gosta de dinheiro, mas um profissional da saúde deveria ser mais humano e empático, trabalhar por vocação e não pensar apenas nisso, caso contrário seria mais aconselhável trabalhar em outra profissão, como mercado financeiro, por exemplo.
      3) há várias cidades pequenas e médias do interior com boa qualidade de vida, onde sobra empregos e o salário ainda é bom e com bonificação em alguns casos, apesar de ser abaixo da média geral, portanto, considero a tese de que a medicina tá saturando um alarmismo sim, ela só está sarirando em cidades grandes e médias.

    • @tafinha98
      @tafinha98 4 ปีที่แล้ว +7

      Pensei exatamente nisso. Querem atender em capitais, querem ganhar dinheiro como antigamente, mas só se for em cidades “melhores”. Engraçado, né? O desespero de não ganhar mais rios de dinheiro como antes 😂😂 nota: dó

    • @therezafragoso6496
      @therezafragoso6496 4 ปีที่แล้ว +4

      @@tafinha98 sou medica no interior, a cidade dista apenas 90Km da capital, no sudeste. Tem 60.000 habitantes e uma faculdade de medicina. Não tem nais emprego!!!!! Voces não conhecem a realidade

    • @tafinha98
      @tafinha98 4 ปีที่แล้ว +5

      Thereza Fragoso te entendo, mas cidade com 60 mil habitantes é uma cidade “grande”, sou do interior do MG, cidade com 3 mil habitantes, sempre tem médicos novos por lá, a maioria ia embora em busca de um salário melhor (pq lá plantão de 12h era cerca de 600$ e nas outras cidades da região oferecem mais) ou por causa da residência (oq meu namorado fez), ele formou em 2016 e desde então nunca ficou sem emprego. Inclusive conseguiu PSF numa cidadezinha do Sul assim q saiu da faculdade. Não sei de qual região vocês pertencem pra estar tão difícil assim conseguir emprego, mas com o retorno dos cubanos ao seu país de origem, não deveria ter aberto as vagas dos empregos que eles ocupavam? Oq aconteceu, foram todas ocupadas? Estou por fora. Eu tb duvido q os atuais médicos acostumados com um certo conforto se deslocariam pra um fim de mundo pra atender lá, sei que as condições as vezes são precárias, talvez nesses lugares não possua nem aparelhos pra entubar um paciente, mas isso já é culpa de verba governamental que não chega pra saúde. Aliás, se os 16% de imposto sobre o salário todo santo mês de um médico fosse pro sus, minha amiga, aqui seria o paraíso. São mts questões pra serem discutidas. Ano passado foi proibida a abertura de faculdades de medicina por 5 anos oq já ajuda nessa tal supersaturação... mas se você for um bom profissional vc será reconhecido, sinceramente? Se eu fosse médica e ganhasse uns 6000 por mês eu estaria MUITO feliz e daria graças a Deus por ter um salário q a maioria da população brasileira nunca vai conseguir ter.

  • @germanoluismarinho1800
    @germanoluismarinho1800 4 ปีที่แล้ว +42

    "Vai dar certo. Basta ter amor" Maia,Solon.
    Novamente, ótimo vídeo Solon!!

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +4

      germano luis marinho Valeu! Ajuda o canal compartilhando sempre que puder! Valeu

    • @germanoluismarinho1800
      @germanoluismarinho1800 4 ปีที่แล้ว +2

      @@solonmaia já estou fazendo desde que me inscrevi no seu canal, consegui uns 10 colegas meus para te seguir, mesmo assim continuo divulgando.

  • @crescendonagracaenoconheci7438
    @crescendonagracaenoconheci7438 4 ปีที่แล้ว +43

    E a enfermagem em EAD? Meu Deus! 😭😭😭

    • @lucaspaulo.o
      @lucaspaulo.o 4 ปีที่แล้ว +1

      kkkkkkk

    • @SandraMaria-tt2jw
      @SandraMaria-tt2jw 4 ปีที่แล้ว +4

      E tem tbm fisioteraoia ead... loucura...

    • @ktsky4843
      @ktsky4843 3 ปีที่แล้ว +9

      E não adianta nada, pq td mundo q se formar vai ficar desempregado mesmo! Medicina se não barrar as novas vagas vai virar uma enfermagem, quem agradece são as faculdades q ganha mensalidades e quem chora depois são os alunos num mercado supersaturado e baixíssimos salarios.

    • @luizamamede3100
      @luizamamede3100 2 ปีที่แล้ว

      Kt sky vc se esqueceu que EAD não aparece no certificado

  • @arkeido
    @arkeido 3 ปีที่แล้ว +19

    Solon, a proporção de médicos por 1000 habitantes que vc apresentou no Brasil, EUA, Canadá e Japão está correta, mas vc está desconsiderando a situação em outros países de primeiro mundo. O Brasil tem atualmente a proporção de 2,3/1000 (realmente um valor muito próx. do que há atualmente nos outros países citados), mas que em comparação com a Itália (8/1000), Alemanha (4,3/1000) e Reino Unido (5,8/1000), não dá para dizer que está tão saturado quanto lá. É, inclusive, muito complicado encontrar qualquer país da União Europeia com uma proporção tão baixa quanto a brasileira, e mesmo a projeção apresentada para os próximos 15 anos só nos faria alcançar a proporção da Alemanha hoje. Não estou querendo dizer que vc está equivocado e que as coisas não irão ficar piores do que estão hoje, só que comparar com os números dos EUA, Canadá e Japão é comparar com a exceção. A regra não é essa, e em comparação com esses outros países que citei, ainda vale mais a pena ser médico no Brasil hoje do que na Europa.

    • @arkeido
      @arkeido 3 ปีที่แล้ว +4

      Minha fonte: www.who.int/data/gho/data/indicators/indicator-details/GHO/medical-doctors-(per-10-000-population)

    • @gabrielfeitosa9285
      @gabrielfeitosa9285 2 ปีที่แล้ว +3

      A realidade econômica do Brasil é diferente desses países. No Brasil, os médicos ganham bem porque há uma relação específica. Por exemplo: o curso de medicina foi historicamente elitizado. Consequentemente, apenas a elite do país conseguiu seguir essa área, o que gerou poucos médicos por háb. no país. Atualmente, a medicina está sendo "democratizada", o que fará com que os salários caiam bruscamente. Os países da Europa bem como os EUA e Japão são países ricos e essa é a principal razão pela qual os salários não diminuem exponencialmente mesmo tendo tantos médicos. O Brasil é um país pobre. Logo, o salário irá cair muito. Suspeito que em 20 anos (caso a economia do país não melhore), os médicos recém-formados estarão ganhando cerca de 5 mil. Basta olhar para o salário dos médicos na Argentina (lá as faculdades de med são gratuitas).

    • @arkeido
      @arkeido 2 ปีที่แล้ว +3

      @@gabrielfeitosa9285 Perfeita colocação, é isso aí mesmo. O que acontece nos países que citei é que medicina é uma profissão "como outra qualquer", só que (quase) qualquer profissão nesses países é boa, logo isso não é problema nenhum. A questão no Brasil é que medicina também está caminhando pra ser uma profissão como outra qualquer, só que por aqui isso significa "ser tão ruim quanto todas as outras". O problema não é que estão "destruindo a medicina" (como o vídeo leva a crer), e sim que já tá tudo destruído mesmo, só está chegando na medicina.

    • @sejamed1443
      @sejamed1443 2 ปีที่แล้ว +4

      @@gabrielfeitosa9285 médico na Argentina não ganha tão mal não
      pesquisei o salário na glassdoor e um médico ta ganhando 175 mil pesos por mês que convertendo em real da no total de 7 mil...o problema de la mesmo é a desvalorização da moeda,que a cada mês come metade do seu salário...se não tivesse isso ganhariam muito bem pelo custo de vida no país que é baixo...

    • @luigiii1700
      @luigiii1700 ปีที่แล้ว +1

      @@sejamed1443médico lá não vai ganhar bem não. Com a quantidade de brasileiro que tá indo pra lá estudar med, vários não vão conseguir passar no revalida e vão ficar por lá, e quem mora lá por mais de 1 ano pelo Mercosul já consegue cidadania. Tem faculdade de medicina na argentina que tá botando por ano 5 mil alunos dentro. 5 mil! Faculdade aqui no Brasil tem 30-50!

  • @monalisecarmo8247
    @monalisecarmo8247 4 ปีที่แล้ว +55

    Aguardo o próximo vídeo. Sou formada há 7 anos, peguei o restinho da aparte boa da medicina e vi a bolha estourar.

    • @Moreira44496
      @Moreira44496 4 ปีที่แล้ว +4

      Viu pq? Está ruim hoje, por aqui MG, ninguem reclama.

    • @Rafaegua
      @Rafaegua 4 ปีที่แล้ว +32

      @@Moreira44496 Aqui na região norte também ninguém reclama.....esse pessoal fica de mimimi por aí, chorando de barriga cheio mas pergunta se querem trabalhar no interior do norte ou nordeste....e concordo com o carinha do vídeo, daqui à alguns 15 , 20 anos , será uma profissão com mercado supersaturado e com salários bem abaixo da realidade de hoje....aí quando esse tempo chegar eu quero se ainda vai existir a "motivação" por parte de jovens e adultos para fazer o curso.

    • @Moreira44496
      @Moreira44496 4 ปีที่แล้ว +18

      @@Rafaegua acho que o mercado nao vai saturar tão cedo. Só não é bom como antes, mas quem quer ser médico e se dedicar será bem sucedido. O mercado da saúde é diferente dos outros.

    • @ktsky4843
      @ktsky4843 3 ปีที่แล้ว +13

      @@Moreira44496 Sou da area de saude, enfermagem e tb acreditava q o mercado de saude era diferente q bastava se aplicar, mas não é não. Hj é um mercado mto concorrido e q exige profissionais altamente qualificados q podem ser do nada demitidos (altíssima rotatividade) e q os salários nao condizem com o esforço. E essa situacao da demissao e do esforço ta valendo aos medicos. E pelo menos eu vejo mta gente ultraqualificada q nao tem chances, aí fica nessa vida de consultorio e clinica pop, tentando processo seletivo de oss e pegar plantao.

    • @Guilherme-km1cm
      @Guilherme-km1cm 3 ปีที่แล้ว +1

      @@Moreira44496
      MG ? Paga mal de mais. Sou de MG, fiquei um tempo em SP e a diferença de honorários é brutal. SP sem comparação. MG sobra médico e faltam oportunidades e ,no interior, é pior ainda.

  • @henriqueantonio3428
    @henriqueantonio3428 4 ปีที่แล้ว +14

    População não quer saber se vai morrer fazendo uma lipoaspiração. A maioria vai buscar preços baixíssimos.

  • @ishidinhalynx9399
    @ishidinhalynx9399 4 ปีที่แล้ว +127

    Isso acontece com todas as profissões, quanto mais pessoas numa área, maior a concorrência e isso não é necessariamente uma coisa ruim, é bom porque o preço das consultas tendem a diminuir pra pra população, que é uma coisa boa. Entendo seus motivos, pois é sua profissão que está passando por mudanças, isso aconteceu com os Engenheiros recentemente também, muitas faculdades de Engenharia acarretaram em milhares de profissionais, num cenário saturado, mas esse é o preço da concorrência. Ainda penso mais longe, isso acontecerá nas demais profissões, principalmente as elitistas. Antigamente era melhor para os profissionais porque a demanda era alta e não tinham tantas pessoas formadas atuando, mas a população também sofria com preços altos. Não acho que isso será ruim, é um progresso pra população, será mais acessível à todos.

    • @talespinto964
      @talespinto964 4 ปีที่แล้ว +4

      Exatamente! Bem explicado

    • @marianesales5723
      @marianesales5723 4 ปีที่แล้ว +37

      Verdade amigo, sei que eles estão chateados, mas aqui na minha cidade abriram 2 clínicas populares, uma consulta aqui tá 30/40 reais, agora pobre pode ter acesso, já q antes era 3 meses esperando no sus por uma consulta.

    • @allammanson
      @allammanson 4 ปีที่แล้ว +31

      Concordo plenamente amigo, esse vídeo nada mais é que uma defesa de classe, que privilegia somente a elite médica e se lincha pra o bem estar da população !!!! Médico bom ou ruim é muito melhor que médico nenhum !!! Pode ter certeza !!! E é isso que a população mais pobre passa, ausência total !!

    • @rolandolero3061
      @rolandolero3061 4 ปีที่แล้ว +18

      O quê acontece com qualquer profissão onde a remuneração é ruim? Fuga de cérebros. Aconteceu com professores de ensino fundamental e médio por exempo, vai acontecer com médico. Claro que os melhores dos melhores vão continuar sendo grandes gênios - e vão atender cobrando caro só gente rica. Pros demais, medicina de segunda categoria para uma população de segundo categoria.

    • @ishidinhalynx9399
      @ishidinhalynx9399 4 ปีที่แล้ว +22

      @@rolandolero3061 População de segunda categoria? Gente é gente, não tem categoria, independente do salário, são seres humanos que tem o direito da saúde garantido pela constituição. A remuneração de médicos nunca foi e nunca será baixa, eles têm um dos, senão o maior, pisos salariais do Brasil. Concordo que deve haver uma revisão nas faculdade particulares de medicina, não pode abrir um curso dessa importância em cada esquina, devem haver critérios que precisam ser cumpridos, se foram, não há problema em haver concorrência. Você, nem eu e nem ninguém podemos estabelecer um quantitativo máximo de pessoas que devem se formar em tal profissão, as pessoas podem e devem escolher, independente do motivo, seja financeiro, casual ou por comodidade, é um direito delas. Em relação aos professores, não há uma grande quantidade de pessoas querendo ser professor, o que há na verdade é uma desvalorização da classe pelo salário e condições de trabalho, o que acontece na área da saúde também. Pergunte a qualquer médico recém formado se eles querem ir para os interiores, a responde na grande maioria das vezes será não! Pois as condições são precárias, assim como na educação. Eu discordo de você, mas muito obrigado pelo seu comentário, que continuemos a conversar e debater saudavelmente.

  • @mateuscelere423
    @mateuscelere423 4 ปีที่แล้ว +23

    A garantia de bem estar social dos médicos acabou .eu sou farmacêutico a minha já acabou muito tempo tive que aprender a empreender .

    • @georgererisson100
      @georgererisson100 4 ปีที่แล้ว +2

      O q mais tem é médico empreendendo, com clínica particular, coisa q a sociedade gosta de criticar.
      Destruindo o mercado, não é possível capital inicial para Empreender.
      ADM mesmo em média tá pagando 2/2,5 mil acha q dá para empreender com isso??

    • @mateuscelere423
      @mateuscelere423 4 ปีที่แล้ว +6

      @@georgererisson100 depende muito o que você quer fazer ! da sim eu comecei com menor valor .

  • @josemateus5669
    @josemateus5669 4 ปีที่แล้ว +10

    Obrigado pelo vídeo Solon!! As pessoas precisam saber disso, não só nós estudantes e médicos, mas a população geral

  • @pontinelo
    @pontinelo 4 ปีที่แล้ว +124

    Ainda tem a concorrência da Inteligência Artificial. Em 15 anos já será realidade para alguma especialidades! Parabéns pelo vídeo!

    • @NoF00T
      @NoF00T 4 ปีที่แล้ว +21

      Gabriel Fontenele quinze nada. Final dessa década os clínicos e imaginologistas começarão a extinção

    • @oliviazen9946
      @oliviazen9946 4 ปีที่แล้ว +16

      Será mais rápido do que imaginamos

    • @RafaelFernandesCardoso
      @RafaelFernandesCardoso 4 ปีที่แล้ว +24

      Exato, sistemas de reconhecimento de imagem ja são uma alternativa mais barata do que medicos em algumas situações nos países pobres.

    • @gustavonogueira5567
      @gustavonogueira5567 4 ปีที่แล้ว +7

      Acho que já tá acontecendo kk. Segue o link de um projeto de estudantes brasileiros para detecção de câncer de pele. Link: m.tecmundo.com.br/ciencia/148433-possivel-detectar-cancer-pele-camera-celular.htm?f

    • @murilo12able
      @murilo12able 4 ปีที่แล้ว +17

      Pesquisem o que a empresa Laura está fazendo, sou da área de TI e digo que vai ser mais rápido do que imaginamos.

  • @johnnycage5267
    @johnnycage5267 4 ปีที่แล้ว +123

    Estou no 6 ano, e já vejo o desespero de alguns médicos na mídia, pensei que fossem só dentistas, me enganei, vou virar youtuber kkk...

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +30

      Johnny Cage Eu to tentando virar! Kkkkk... Mas por hobby mesmo e, quem sabe, abrir as portas para outras oportunidades. Estou bem profissionalmente, mas a vontade de crescer eh sem limites! Abraço

    •  4 ปีที่แล้ว +2

      Tamo junto nessa de youtuber

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +2

      Meus Nervos çei ...

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +7

      Rodrigo Saldanha Fiz um vídeo sobre quanto ganha um anestesista. Assiste lá se puder! Para se contextualizar, eu sou membro de um grupo de anestesia há 2 anos. Acho que vc vai entender! Abraço.

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +1

      Meus Nervos eu sou anestesiologista há 19 anos.

  • @abelneto4899
    @abelneto4899 4 ปีที่แล้ว +25

    Basta exigir uma prova para exercer a profissão, estilo OAB. Tenho certeza que sobrará vaga...

    • @isabelladouradoo
      @isabelladouradoo 4 ปีที่แล้ว

      Vdd

    • @joaomarcelofariasesilva9021
      @joaomarcelofariasesilva9021 3 ปีที่แล้ว +1

      Durante algum tempo. Depois, mesmo essa barreira não seria suficiente para conter a avalanche de formandos. Foi assim com o direito também.

  • @pedronegreiros6509
    @pedronegreiros6509 4 ปีที่แล้ว +48

    E os cara que tão a anos no cursinho tentando passar em medicina, como se tivessem tentando uma vaga no paraíso? Kkkk da até vontade de mostrar esse vídeo pra eles.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +20

      Pedro Negreiros Coitado desse povo! Se o SoloN de hoje encontrasse com o SoloN do passado, proibiria de mexer com isso! Não que minha vida seja ruim agora, aliás, está excelente, MAS pra chegar até o ponto da felicidade e satisfação foi muito sufoco, muita tristeza. Medicina eh complicado

    • @igorcosta9190
      @igorcosta9190 3 ปีที่แล้ว

      @@solonmaia O que você faria?

    • @odin4739
      @odin4739 7 หลายเดือนก่อน

      ​​@@solonmaiaoi, então eu amo tudo sobre medicina, principalmente biologia e citologia, estou pensando seriamente em cursar, mas tudo isso fica me desmotivando demais😔 caso eu desista, oq devo fazer? Me sinto perdido

  • @lucasmendeslopes1245
    @lucasmendeslopes1245 4 ปีที่แล้ว +20

    Gostei do vídeo, entendi os argumentos e concordo em partes. Acho que essa explosão das universidades de medicina, mais precisamente das particulares com suas mensalidades astronômicas que eu realmente não sei como alguém consegue pagar 8.000 reais em uma faculdade, realmente tá desqualificando a massificando o processo da graduação. As coisas se apresentam como receitas para o sucesso, como se só pelo fato de entrar na faculdade de medicina você já vai ter sua estabilidade financeira e melhor, fazendo o bem. Quem não gostaria de ser o herói e ainda ganhar bem por isso? O sistema descobriu no chamado inconsciente coletivo ocidental aspectos que despertam nosso interesse, explorando eles e fazendo deles nosso caminho para a felicidade (filmes de heróis, séries, mídia). O sistema tá se lixando se mais ou menos pessoas irão morrer pq os profissionais de medicina não são qualificados o suficiente. É como se agora nós estivéssemos vivendo uma espécie de fordismo mental, em que as pessoas fazem as coisas, e no caso fazem medicina (ou qualquer outra faculdade, até pq é importante que a gente reduza essa romantização da medicina também) sem nem ao menos pensar na responsabilidade daquilo: um ser-humano em suas mãos dotado de vontades, desejos, medos... Uma vida que se valoriza, assim como o médico valoriza a própria...

  • @thallesricardo4248
    @thallesricardo4248 4 ปีที่แล้ว +49

    Abro as redes sociais e fico estarrecido com tanto absurdo, alunos de medicina em festas, consumindo drogas pesadas e derivados. Hoje em dia, é fácil de entrar na faculdade e aparentemente fácil de concluí-la, coitado dos pacientes...

    • @Luana-wm8qn
      @Luana-wm8qn 4 ปีที่แล้ว

      Você é da área também?

    • @biancaf.5716
      @biancaf.5716 3 ปีที่แล้ว +8

      Como se vida social definisse competência profissional. As faculdades particulares pipocando por todo lado que são o problema, não isso.

    • @kdk1562
      @kdk1562 3 ปีที่แล้ว +9

      @@biancaf.5716 A, então alunos fazendo bailes e usando drogas n são um problema,entendi

    • @ricardooliveira2500
      @ricardooliveira2500 3 ปีที่แล้ว +12

      Se for medicina particular, da pra passar e fazer o curso com um braço nas costas. Recentemente mostraram um aluno de engenharia da Federal de Goiás com um esquema de aprovação de alunos em vestibular de medicina particular. O cara cobrava 100 mil reais pra fazer a prova pra galera e passar as respostas por escuta... dai vc já ve o nivel do povo q entra em medicina particular... e vc conversa com uma pessoa formada em engenharia federal e com outra formado em medicina particular ou mesmo em até algmas federais... a diferença é nítida.... com poucos minutos de conversa vc já começa a perceber como um bom curso de engenharia deixa as pessoas inteligentes... e não se pode dizer o mesmo de medicina. Vc vai num bom curso de engenharia e os alunos varam noites e noites estudando e mesmo assim ainda são muito reprovados nas disciplinas da faculdade. É comum ver bons alunos de engenharia demorando 6 ou 7 anos pra se formar em uma faculdade tradicional. Agora medicina, o cara ta la em festa e usando droga... kkkkkkk

    • @julianapaccola8260
      @julianapaccola8260 3 ปีที่แล้ว +4

      @@ricardooliveira2500 a maioria é muito burra, não serve pra engenharia. Pra fazer engenharia tem que ter um QI um pouco superior. Eu via colegas da menina que dividia ap comigo, da agronomia, amigos dela repetindo cálculo 1 pela terceira vez, uma vergonha. Meu pai se formou em engenharia elétrica no tempo correto, nunca reprovou. É que hoje em dia as escolas básicas são muito piores que antigamente e o pessoal sai sem base nenhuma e querem se enfiar na engenharia.

  • @marcosbroglio3327
    @marcosbroglio3327 4 ปีที่แล้ว +51

    Em verdade o mundo mudou para todos, e para a pior, compare com engenheiros , advogados e mesmo o funcionalismo público , com raras excessões todos lascados. E na verdade em parte estamos colhendo o que plantamos. Exemplos:
    -médicos que não estudam mais após a residência
    - médicos que cometem os erros já mostrado no vídeo anterior , numa vida muito acima de suas condições financeiras , com zéro de poupança e que se obrigam a aceitar qqr coisa
    O futuro é transformar a medicina numa profissão de classe média

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +9

      MARCO SBROGLIO Exatamente! Como eu disse nesse vídeo: A medicina era diferenciada! ERA! Agora eh só mais uma profissão... Tá ficando igualcactodas as outras.

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +52

      Amigo, a Medicina sempre foi uma profissão igual a todas as outras. O médico é que tem a mania de se achar semideus

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +24

      Rodrigo Saldanha A medicina no Brasil nunca foi como as outras profissões... A que chegou mais perto dela foi a odontologia, na década de 90. Nenhuma profissão tem historicamente maior oferta de empregos, maior média salarial e maior potencial de ascensão financeira que a medicina. Sempre foi diferenciada... Só nos últimos 10 a 15 anos que a coisa começou a se nivelar com as demais. Apesar da desgraça que anda ocorrendo, ainda hoje é a que, numa média, melhor remunera e mais oferece empregos. MAS isso vai mudar... Em breve o CAOS tomara conta. Abraços!

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว

      Meus Nervos veja os contrapontos q fiz. Concordo com vc em partes

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +7

      Meus Nervos existem profissões com altíssimo nível de empregabilidade e remuneração, mas que por uma questão de status, não são tão badaladas: ex.: segurança cibernética, Engenharia de Alimentos, prático (“manobrista de navio”), etc

  • @LucasKombat
    @LucasKombat 4 ปีที่แล้ว +90

    Penso que toda faculdade de medicina deveria passar um vídeo desses no primeiro dia de aula!!!!

    • @a.bussola
      @a.bussola 4 ปีที่แล้ว +2

      😂 😂 Apoiado!

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +8

      Lucas Vicente Também acho! Valeu

    • @carloseduardosantos5660
      @carloseduardosantos5660 4 ปีที่แล้ว +26

      fui professor numa faculdade aqui no sul de minas e falava exatamente isso na 1 aula de semiologia. Pergunta se adiantava alguma coisa. Pessoal não tem noção onde esta entrando e ainda tem certeza com convicção que sera milhonario e com alto padrao de vida

    • @solonzorowich9677
      @solonzorowich9677 4 ปีที่แล้ว +1

      Hahahah ! Ilusão de ótica ! Eles irão é fazer você realizar vários cursos de preços variáveis.
      *Menos* Economia e Administração

  • @ktsky4843
    @ktsky4843 3 ปีที่แล้ว +10

    Se o CRM nao barrar as vagas, a medicina vai ter o mesmo cenário da enfermagem e eu não desejo isso a profissão nenhuma, em especial a medicina, pq as funçoes do medico exigem enorme responsabilidade e qualquer erro; descuido é fatal.

    • @joaolucas5039
      @joaolucas5039 3 ปีที่แล้ว

      exatamente Complicado viu!!

  • @rubenslafayette4952
    @rubenslafayette4952 4 ปีที่แล้ว +20

    A Medicina vive hoje o que a Odontologia viveu há uns 40 anos. Sou Dentista formado há 16 anos e tenho pena de quem vai entrar no mercado de trabalho hoje. Sou servidor publico e trabalho em uma UPA. Fico impressionado de ver as péssimas condições de trabalho dos médicos, dentistas e enfermeiros além da falta de segurança e de respaldo. Lá tem muito especialista ( cardiologista, ginecologista, dermatologista) enfrentando plantões como clinico por 12 , 24 e até 36 e 48 horas ininterruptas. Infelizmente é o país em que vivemos e o que foi dito nesse vídeo é a mais pura realidade!

    • @AndreLuis-vx5qe
      @AndreLuis-vx5qe 4 ปีที่แล้ว

      Curso odontologia, me aconselha desisti?

    • @yangs9013
      @yangs9013 4 ปีที่แล้ว

      Vou entra em Odonto no meio do ano. Dá pra tirar 5.000 líquido e acumular cargo púb. com a polícia civil?

    • @lobosolitario.8085
      @lobosolitario.8085 ปีที่แล้ว

      A população já entra no consultorio do médico e senta o sarrafo .k kk

  • @yrli789
    @yrli789 4 ปีที่แล้ว +52

    Sobre a galera que fica falando"ai, mas profissional bom sempre vai ter emprego" né bem assim não viu.. Moro na Bahia sou farmacêutica, tenho colegas ótimas que não tem emprego aqui... Fui pro sul e lá tem emprego pra caramba, se o mercado não te da oportunidade não tem geito, pode ser bom o quanto for, só entra no emprego se conhecer alguém

  • @edleynycz9668
    @edleynycz9668 4 ปีที่แล้ว +23

    Poucas pessoas fazem medicina por aptidão e amor à profissão. A maioria faz por status e para ganhar bem. Como os médicos vem ganhando cada vez menos, dada a própria concorrência, vão resistir somente aqueles que clinicam com dignidade e devoção à carreira.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +32

      Edley Nycz A devoção só existe enquanto houver retorno e dignidade. Ninguém eh devoto daquilo que te acaba, que se destrói, machuca. Eu, por exemplo, AMO minha especialidade. Além de achá-la bonita e interessante, ela me dá paz, dinheiro e qualidade de vida. Se isso mudar, passarei a odiá-la. Ninguém ama aquilo que não lhe faz bem.

    • @edleynycz9668
      @edleynycz9668 4 ปีที่แล้ว

      @@solonmaia vc está absolutamente certo.

    • @whiterunguard3246
      @whiterunguard3246 3 ปีที่แล้ว

      @@solonmaia vou me formar em medicina em 2027, você acha que vale a pena eu continuar? Tenho muitos familiares médicos então emprego não falta, mas tenho certo receio com o salário

    • @igorcosta9190
      @igorcosta9190 3 ปีที่แล้ว

      @@whiterunguard3246 Vish, relaxa meu mano. Tb me formo nesse ano, eu estou em paz. Cabe a nós nesse momento nos preparamos adequadamente na universidade. Você esta em particular ou Federal?

    • @whiterunguard3246
      @whiterunguard3246 3 ปีที่แล้ว

      @@igorcosta9190 Verdade hshshshsh. A gente batalho pra isso, temos que ir até o final. Eu faço na UNESC em Santa Catarina, e você?

  • @ironcoders
    @ironcoders 4 ปีที่แล้ว +48

    Isso acontece com qualquer área. O problema de vocês é o mesmo se comparado com os taxistas quando viram suas receitas diminuírem no momento que apareceram os aplicativos. Aqui em SP são 40 mil taxistas e 140 mil motoristas de aplicativos, ou seja havia uma demanda represada, quem estava dentro ganhava muito.
    A alternativa é se adaptar ou usar o conselho de medicina para fazer lobby e garantir que não entre novos profissionais no mercado(isso aconteceu no governo Temer quando o mesmo limitou por 5 anos a quantidade de novas vagas nos cursos de medicina). Fora isso temos o IBM Watson Health o Google Health que trabalham com IA e são muito melhores que os médicos para fazer diagnósticos com margem de acerto de 90%, enquanto um médico tende a menos de 60% no primeiro diagnóstico(isso porque levou 10 anos para ser formado).
    Então… Se adequem à nova realidade pois pessoas irão parar de morrer por falta de médicos e o custo com a saúde irá diminuir drasticamente. Isso é bom para todos, menos para a classe médica, pois passarão a lidar com os problemas que atinge qualquer cidadão no mercado de trabalho.

    • @rodrigo-os5fd
      @rodrigo-os5fd 4 ปีที่แล้ว +4

      perfeito

    • @canaldobruno6841
      @canaldobruno6841 4 ปีที่แล้ว +1

      Mas ser médico não é como qualquer outra profissão.

    • @lpfdataanalytics
      @lpfdataanalytics 4 ปีที่แล้ว +8

      E assim que uma sociedade avança, lobby apenas causa privilégios desnecessários e perda no bem-estar geral, leia "Intervencionismo" e "economia numa única lição"

    • @crcury
      @crcury 4 ปีที่แล้ว +7

      Entre 2010 e 2020 o número de médicos aumentou 33% conforme o vídeo. Mas a saúde da população melhorou nesse período? Claro que não! Porque a saúde da população não depende só do número de médicos. Depende dos serviços de saúde, depende do quanto o governo investe etc.

    • @brunadielle6566
      @brunadielle6566 3 ปีที่แล้ว +1

      muito pertinente seu comentário! mas acredito que videos assim são necessários, muitos ainda endeusam a medicina e acreditam que somente se formando irão ficar ricas! Pessoas sem condição ficam com dividas de mais de meio milhão no FIES com plena certeza de que todo esse investimento será recompensado e não é mais assim!

  • @AlintraxAika
    @AlintraxAika 7 หลายเดือนก่อน +2

    Os médicos se acostumaram com um mercado de trabalho absurdamente confortável, sem competição e fora do padrão e agora que o padrão está ficando levemente pior já começam a se descontrolar. Os pacientes vão ganhar muito com essa oferta maior de médicos. Me digam qual curso tem condições melhores? Só TI que deve se equiparar.

    • @AnaCelia-sm3ni
      @AnaCelia-sm3ni 7 หลายเดือนก่อน

      Nem ti, só é bom pra quem é sênior, iniciante tem que se humilhar até pra pegar estágio

  • @AdrianoBattista
    @AdrianoBattista 4 ปีที่แล้ว +11

    Encontrei hoje o seu canal. Já assisti a vários dos seus vídeos e pretendo ver todos. Seu modo de enxergar a realidade da Medicina brasileira é exatamente igual ao meu! Infelizmente forças nefastas (políticas e mercadológicas) contribuíram/contribuem para deteriorar a Medicina neste país e desvalorizar/depreciar/denegrir a figura do Médico. O cenário não é nada favorável a médio e longo prazos. Não entendo o porquê de ainda haver tantos iludidos buscando a Medicina como opção. Ainda mais se motivados unicamente por questões de ordem financeira. Gente desembolsando R$ 15 mil em mensalidades de faculdades privadas! O mercado já mostrando sinais claros de saturação e as condições de trabalho cada vez mais degradantes, com profissionais sendo humilhados, explorados, mal pagos, agredidos... Enfim, se alguém deseja ingressar na Medicina visando apenas ao aspecto financeiro, está perdendo tempo, dinheiro, vida.

  • @jonhyreis2008
    @jonhyreis2008 4 ปีที่แล้ว +7

    Sem falar nos médicos, que trabalham no sistema único de saúde, com falta de estrutura e até mesmo de ensumos básicos.

  • @pauloeduardommoreira6081
    @pauloeduardommoreira6081 4 ปีที่แล้ว +49

    Mostra isso para as escolas que só priorizam a preparação dos alunos para medicina no ENEM

    • @saulohenriquef
      @saulohenriquef 4 ปีที่แล้ว +12

      Fazem isso porque tem intenção em manter a pessoa estudando para passar.

    • @thallesricardo4248
      @thallesricardo4248 4 ปีที่แล้ว +17

      Concordo, cursinho faz lavagem cerebral para o povo se inscrever no vest de medicina.

    • @saulohenriquef
      @saulohenriquef 4 ปีที่แล้ว +17

      @@thallesricardo4248 Claro man. Eles tem interesse nisso e ganham com isso. O ideal para eles seria se todo mundo quisesse fazer medicina ou engenharia no ITA por uns 5 anos até passar. Quanto mais anos melhor. É puramente uma questão de interesse.

    • @amandavivacqua8915
      @amandavivacqua8915 4 ปีที่แล้ว +10

      Pra eles endeusar a medicina e iludir os alunos com a ideia de que a medicina é a cereja do bolo, é algo que gera muitooo retorno financeiro pra eles. Afinal, quando eles vendem essa ideia ilusória, eles conseguem garantir vários alunos que ficam anos nos cursinhos deles.

    • @danielcarlos2745
      @danielcarlos2745 4 ปีที่แล้ว +5

      Que escola e essa ? A minha só priorizou pro tráfico de drogas kkkkkkkkkkkkk

  • @joaovictormoraes8336
    @joaovictormoraes8336 4 ปีที่แล้ว +18

    Seu canal é muito bom, esse vídeo foi preciso - expôs fatos. Vou começar agora a faculdade de medicina aqui no Rj, e to buscando muito esses tipos de conteúdo pra saber o que me aguarda, e a partir disso, fundamentar melhor minhas escolhas. Voltando ao conteúdo do vídeo... não acredita que também haverá um contra ataque?Tipo prova de título pra obter o diploma (estilo exame da OAB), análise curricular mais detalhada pros médicos candidatos às vagas (o que já acontece nas outras profissões), pressão das Sociedades para o não surgimento de novas vagas de RM e aumento do período de RM (CG subiu de 2 pra 3 anos; neurologia está prestes a passar pra 4 Rs, está em experimental esse ano na USP). Abraço!

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +6

      João Victor Moraes Acredito em meros remendos apenas... Coisa pra inglês ver. Esse contra-ataque demanda uma forma monstruosa! Os próprios médicos e estudantes serão contra.

    • @gustavocossich
      @gustavocossich 4 ปีที่แล้ว +1

      Para adicionar, eu estou formado há um bom tempo e acompanhei todo esse movimento, conselhos e sociedades fizeram vistas grossas e não começaram a ser mexer. Foge da medicina.

  • @DF-gq7bq
    @DF-gq7bq 4 ปีที่แล้ว +12

    Na minha turma, boa parte dos meus ex colegas (uns 20%) revalidaram o diploma para outros países(maioria para os EUA) e já estão lá fazendo residência (alguns concluindo). Eles não pretendem voltar. Parece que nas turmas subsequentes (“meus bichos”), a taxa de emigração tenha sido cada vez mais alta, pois no Hospital na outra turma (“a dos bichos”) não se via ninguém andando com livros do medcurso e sim livros do kaplan e do first aid, sugerindo estarem determinados a emigrar antes mesmo de se graduarem. Estamos nos tornando um país de exportação de bons médicos. O governo quer médicos endividados e baratos, ávidos por trabalhar por qualquer coisa e em qualquer condição, caso ele seja mal formado e errar, a culpa seria do médico e não dos gestores, pois esses últimos colocaram um médico formado na vaga (ou terceirizaram). Além disso as pessoas tem orgulho de dizer que seus filhos fazem medicina, não importa que seja em uma unesquina que nem possua hospital escola. Muitos alunos do ensino médio por sua vez não querem estudar e ficam felizes com um vestibular fácil devido ao excesso de vagas. Ainda a população gosta da idéia do médico escravo, barato e disponível. Enfim, acredito que esse caminho não tenha mais volta, desvalorizar a medicina parece ser um plano de governo e um desejo da população, já que não é possível mudar o Brasil, ainda é possível se mudar do Brasil. Quem quiser saber mais leia sobre o USMLE e sobre o medscape compensation report.

    • @rodrigorossi2802
      @rodrigorossi2802 4 ปีที่แล้ว

      Verdade.
      Mas a população está pagando muito caro pelo que fez.
      Merecidamente.

    • @DF-gq7bq
      @DF-gq7bq 4 ปีที่แล้ว

      * Correção, mais de 30% da minha turma.. Fui verificar e descobri que alguns fizeram residência no Brasil e depois emigraram. Há ainda outros que estão no Brasil, porém estudando e fazendo os steps do USMLE, logo a emigração é maior.

    • @nc-ox4kz
      @nc-ox4kz 3 ปีที่แล้ว +3

      Meu plano também é emigrar, mas pra Europa onde tenho cidadania. Não da pra ficar no Brasil não colegas.

    • @DF-gq7bq
      @DF-gq7bq 3 ปีที่แล้ว

      @@nc-ox4kz Fico feliz em ajudar colegas que queiram revalidar, já testemunhei vários desconhecidos que ajudei e conseguiram. Fico a disposição pra ajudar. Basicamente se vc tem direito a cidadania europeia, Portugal e Reino Unido são um caminho mais fácil. O livro Sagabook (ou também chamado “Minha Saga”) orienta como obter cidadania, aí os foruns de facebook explicam o caminho. Se você não tem como obter cidadania, EUA é a melhor opção apesar de mais difícil e caro, você pode obter muito material gratuito em sites de torrents que lhe ajudaram nas provas.

    • @luigiii1700
      @luigiii1700 ปีที่แล้ว

      @@rodrigorossi2802 oi, esse post é antigo, mas eu queria saber, ainda tá valendo a pena fazer usmle? Acredito que com o tempo, se muito médicos emigrarem para lá, eles vão fazer a prova ficar mais difícil, não?

  • @elaineelainedgirotto7462
    @elaineelainedgirotto7462 4 ปีที่แล้ว +8

    Não discordo uma vírgula do que você falou ..mas... o que está acontecendo com a medicina, não é um caso isolado.. esta é a situação de todos os profissionais e profissões atualmente no Brasil. Algumas profissões já desapareceram .. e a maioria pra se manter no mercado estão se reiventando .. não tá fácil pra ninguém .. mas acredito que com um diploma de medicina você ainda consegue um emprego mais fácil, que qualquer outra..

  • @endlessrandomness1057
    @endlessrandomness1057 4 ปีที่แล้ว +12

    Vejo um cenário ainda pior. Vai aumentar ainda mais a emigração de bons médicos formados em universidades de excelência.
    Tá cheio de país europeu carente de médico com processo de revalidação relativamente tranquilo. Pra ganhar merreca aqui ou bem mais ou menos lá - com alguma qualidade de vida - a escolha é bem fácil.
    Na minha faculdade cerca de 5% dos formados acaba emigrando.

    • @igorcosta9190
      @igorcosta9190 3 ปีที่แล้ว +1

      Nossa...ir para a Europa ser médico é pedir para ser pobre

    • @kappakappa8318
      @kappakappa8318 2 ปีที่แล้ว

      @@igorcosta9190 por que?

    • @igorcosta9190
      @igorcosta9190 2 ปีที่แล้ว +2

      @@kappakappa8318 Porque lá médico não é bem remunerado. Lugar onde médico ganha muito bem é Estados Unidos. Canadá até vai tb. Agora outros países da América Latina sem ser o Brasil e Europa pagam muito mal. Oceania, Ásia e África confesso que não sei

  • @mateushenriques8475
    @mateushenriques8475 4 ปีที่แล้ว +10

    Em breve vão cancelar os generalista no Brasil, é o único futuro que vejo na profissão. Ou isso, ou o mercado quebra, infelizmente.
    Nos EUA, Canadá, entre outros países, não existe a atuação de generalista, ou tem residência, ou não atua.
    Pelo visto, esse será o único cenário para a medicina não se saturar.
    É triste, muitos perderão a atuação, mas será a realidade.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +9

      Mateus Henriques // Duvido muito que isso aconteça... Mais fácil deixarem tudo virar uma zona.

  • @HuskySolitario95
    @HuskySolitario95 4 ปีที่แล้ว +47

    Estou bem curioso para o próximo vídeos
    Porque na Medicina Veterinária esta a mesma coisa, a falta de emprego esta fazendo com que colegas aceitem plantão de 8h, 12h por 50 reais.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +19

      Paulo Roberto Não espere um vídeo milagroso... Vou falar basicamente pra estudar e saber escolher de forma correta área de atuação

    • @cesarromulo2991
      @cesarromulo2991 4 ปีที่แล้ว +20

      Ta ganhando menos que pedreiro.

    • @thalinesamary
      @thalinesamary 3 ปีที่แล้ว

      @@solonmaia quais áreas da medicina estão em decadência ?

    • @solonmaia
      @solonmaia  3 ปีที่แล้ว +5

      @@thalinesamary Todas. Não tem nenhuma area hoje que remunere mehor do que remunerava no passado

    • @julianapaccola8260
      @julianapaccola8260 3 ปีที่แล้ว +8

      Pq se submetem? Faz corrida de Uber ou vende picolé na praia que em menos horas vai fazer os 50 conto.

  • @alexandrerossellini1
    @alexandrerossellini1 5 หลายเดือนก่อน +1

    Estamos em 2024 e: recém formado sai ganhando 30k por mês e especialista não ganha menos de 50k por mês. A bolha não estorou (nem vai estourar). Tudo sob controle.

  • @anjoscry
    @anjoscry 4 ปีที่แล้ว +54

    Muito simples , basta ter uma avaliação no final do curso de medicina , nota de corte 60% ( igual quem estudou no exterior ) !!
    Pronto quem não estudou está fora do barco.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +18

      Bruno Silva Concordo 100%.

    • @ricardooliveira2500
      @ricardooliveira2500 3 ปีที่แล้ว +8

      60% brother?? Ta de sacanagem né? Deveria se exigir dos médicos o mesmo padrão que se exige pra engenheiros que atuam na aeronáutica. No ITA a média pra ser aprovado em qualquer disciplina é 7.5 / 10. Porque na medicina deveria ser pior q isso? Esse é o problema das faculdades e regulamentação das coisas hj em dia... não se preocupam em manter um padrão "state of the art".

    • @edimarjunior572
      @edimarjunior572 3 ปีที่แล้ว +4

      @@ricardooliveira2500 Na faculdade de Medicina da minha namorada a média das disciplinas é 7.5/10, e sinceramente, isso não significa nada. O REVALIDA leva em consideração 60% nas duas primeiras etapas e somente cerca de 20% dos candidatos conseguem superá-las, já que é uma prova feita por médicos que tem o interesse que o mínimo possível de colegas se classifique no exame, afim de evitar mais saturação, ou seja, é uma prova de nível altíssimo, e que se fosse aplicada no fim da graduação aqui no BR, não muito mais que 20% conseguiria aprovação.

    • @roxolilas4430
      @roxolilas4430 3 ปีที่แล้ว +3

      @@edimarjunior572 20%? muito menos que isso... no de 2017 foi 5% de aprovação... no de 2020 só 15% NA PRIMEIRA FASE,ainda falta a segunda e chuto que vai reprovar muita gente ainda

    • @magoadordenoobs3728
      @magoadordenoobs3728 3 ปีที่แล้ว

      Quem não estudou não se forma

  • @otaviosantos7194
    @otaviosantos7194 4 ปีที่แล้ว +9

    Belo video. Excelente visualização do futuro da medicina. Faltou citar a tele-medicina que vai desempregar muita gente. Parabéns pelo video.

  • @lucasdubronks3048
    @lucasdubronks3048 4 ปีที่แล้ว +37

    Pessoal faz medicina em Paraguai e vem pro Brasil.

  • @nadsonazevedo36
    @nadsonazevedo36 4 ปีที่แล้ว +35

    Precisamos de um exame nacional de licenciamento médico, tipo um USMLE brasileiro. Penso que é a única coisa viável no cenário atual.

    • @igorcosta9190
      @igorcosta9190 3 ปีที่แล้ว

      Sim!!

    • @canalciencia9341
      @canalciencia9341 3 ปีที่แล้ว +4

      Não vai funcionar. Com direito já é assim e está saturado. Tem que parar de "brotrar" vagas.

    • @MariaEduardaTavaresss
      @MariaEduardaTavaresss 2 ปีที่แล้ว

      Penso o mesmo no que se refere a um tipo de NCLEX!!!

    • @sddiniz1
      @sddiniz1 2 ปีที่แล้ว +6

      Eu não concordo com isso. É uma longa história essa discussão, mas penso que o problema deve ser resolvido na raiz do problema. Ou seja, se não atender os requisitos de formar o médico com qualidade não deveria ter a licença pra funcionar e consequentemente não abriria. Simplesmente criar um exame de ordem sem ter o controle de qualidade na abertura dos cursos vai só dar o aval aos vendedores de diplomas. Isso pq o povo quer fazer medicina nem que sejam em um porão. Depois forçam a barra pra validar de alguma forma. Aí vem os mercados dos cursinhos para a prova de ordem e as máfias para burlar a prova.

    • @sejamed1443
      @sejamed1443 2 ปีที่แล้ว

      @@sddiniz1 mesmo assim o exame deveria ser obrigatório. Em todo país sério tem uma prova final para testar as habilidades do médico,até mesmo na Argentina,menos no Brasil...Se comparar a qualidade do profissional médico desses doi países,Brasil leva uma lavada absurda.

  • @danielrabelo2845
    @danielrabelo2845 4 ปีที่แล้ว +15

    Como todas as outras profissões , diplomas não vão garantir prosperidade !!!daqui a 15 anos então .....

  • @deboraoliveira4918
    @deboraoliveira4918 4 ปีที่แล้ว +24

    Só uma pergunta, se tem tanto médico, pq tem tanta fila, tantos milhões de pessoas sem qualquer tipo de assistência médica? Ser médico é uma profissão como qualquer outra, concorrência tem mesmo, afinal a gente vive no capitalismo.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +16

      Débora Oliveira Tem fila porque médico para pobres são poucos... Sovre a concorrência, ela é saudável até certo ponto, e prejudicial à profissão dependendo da qualidade. Muitos profissionais ruins em campo tornam a profissão menos atrativa pra quem deseja entrar na profissão. Aquele que gostaria de ser um excelente médico pode acabar desistindo por achar inviável concorrer com tamanho número de outros médicos, todos se dizendo especialistas e um cobrando mais barato que o outro.
      Concorrência eh necessária e saudável até certo ponto, e quando eh NATURAL. Essa concorrência focada dos últimos 10 anos foi um absurdo.

    • @deboraoliveira4918
      @deboraoliveira4918 4 ปีที่แล้ว +4

      @@solonmaia olá, grata pelo retorno! Gostaria de saber seu nome, mas não sei, então....(Leia aqui seu nome)....Acho que esse é justamente o cerne da questão, precisamos urgentemente de médicos mais conscientes que atendam desde as classes mais privilegiadas até as populações de baixa renda. Da forma como coloca, nos passa a ideia que o importante não é exercer a medicina e sim apenas ser médico, com a exclusividade desse conhecimento. Precisa haver médicos mais humanos que se preocupem menos com oferta e demanda, e mais com atendimento real e necessário da população, afinal nossa maior demanda está nas populações mais carentes. Paz e bem!

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +16

      Débora Oliveira Todo começo de vídeo eu falo meu nome. Na capa de apresentação dos vídeos e no final de todos tem também. Kkkk Mas é “SoloN”. Esquisito mesmo.
      Isso que você falou que “da a entender” é coisa da cabeça de quem lê. Querer atender a população s fazer o bem é pre-requisito obrigatório da profissão. Não há o que se discutir em relação a isso.
      Outro ponto importante é que o problema da saúde e da medicina atual não é NÚMERICO! Tem a ver com distribuição e qualidade.
      A maioria das pessoas tem uma falsa ilusão de que quanto mais médicos melhor. Ah, como eu queria fazer com que todos entendessem que é justamente o contrário! A banalização da medicina coloca verdadeiros carniceiros no mercado. Gente sem talento pra coisa, sem um pingo de responsabilidade, de humanidade, entrando em medicina porque achou que ficaria rico e porque hoje eh fácil.
      Não existe mais filtro! Todas as pessoas que criticam meu vídeo podem cedo ou tarde serem vítimas dessa turma nova que tanto defendem.
      EU, SoloN, estou bem empregado e tranquilo. Não me preocupo com concorrência. Meu medo hoje eh como paciente... Tenho medo de quem atenderá meus filhos, minha mãe, minha esposa e até eu mesmo, caso sofra algum acidente. Tenho muito medo! Não estou exagerando.
      O mal das pessoas quando falam de médicos e da medicina é carregarem um monte de “verdades”, “impressões”, “opiniões” e “palpites” sem embasamento.
      Lido com essas questões todas há 19 anos. Quase 20 anos estudando e vivendo isso antes de me atrever a discutir esse assunto aqui.
      Espero q tenha entendido. Abraços.

    • @furundum
      @furundum 4 ปีที่แล้ว

      @@solonmaia Solon, aproveitando seu comentário, tenho uma pergunta: a questão foi a expansão de vagas nas universidades ou a qualidade dos cursos? Sei que é um vespeiro falar da qualidade, mas realmente me preocupa. Obrigada desde já!

    • @deboraoliveira4918
      @deboraoliveira4918 4 ปีที่แล้ว +9

      @@solonmaia entendi sim, sou técnica de enfermagem, conheço a realidade bem de perto, bem a fundo, sei o que é um atendimento completamente desqualificado e desumanizado. Além de técnica de enfermagem sou também socióloga, estou numa transição muito louca de profissão, mas pretendo fazer medicina....foi onde me encontrei, é minha missão. Não tenho vergonha de dizer, não sou rica, não posso pagar 8 mil de mensalidade, minha única opção é universidade pública.
      Sabe Solon, não acho mesmo que ganhar 6.900....8.900 (valores de editais de concurso público)em início de carreira seja ruim, nossas perspectivas de rendimento parecem ser bem diferentes, e tá tudo bem.
      Não quero enriquecer com a Medicina, quero fazer um bom trabalho e viver dignamente.
      É mais sobre isso que eu falava e menos sobre a bolha do mercado.

  • @diegodantas1786
    @diegodantas1786 4 ปีที่แล้ว +14

    Minha esposa terminou agora dermatologia... atende em clínicas populares por enqto.
    1) Trabalha de Seg a Sex pela manhã (8h às 11h30) nas clínicas populares... atende entre 15 a 20 pacientes/turno... recebe $60 líquido/atendimento.
    Média de 15/dia x 60 reais x 20 dias = $18.000 apenas pelo horário da manhã.
    2) Até abril, durante a tarde ela fica livre para estudar para uma prova da SBD. Logo nao gera renda nenhuma.
    3) De Seg a Qui, das 17h às 19h atende pelo SUS no município recebendo salário líquido mensal de $7.000.
    4) Total de trabalho: 3,5h x 5 dias + 2h x 4 dias = 17,5h + 8h = 25,5h / semana para uma remuneração líquida média de $25.000... considerando q ela atenda somente 15 pessoas por turno (na maioria das vezes da entre 18 a 23 com alguns encaixes.. logo, os 25k esta bem subcalculado). Quando abrir a agenda para tarde, só Deus sabe qto ela fará no mês.
    5) Ela ainda nao esta fazendo procedimentos estéticos, cirurgias e biópsias... Pretende abrir antes do final do ano a própria clínica com.esses serviços.
    Medicina está ruim mesmo?

    • @karen7023
      @karen7023 4 ปีที่แล้ว +6

      Concordo plenamente com vc. Muitos medicos vivem numa bolha social, nao é possivel. Dizem que salario de 10mil é passar fome

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +6

      Diego Dantas Vejo Clínicas populares como plantões de PS... Emprego temporário! Ambos dão 30k por mês às custas de uma rotina desgastante que ninguem quer por mais de 2 a 3 anos. Quando chegar a hora de se estabelecer de fato, terá que ir para um consultório bacana, com secretaria própria, máquinas para procedimentos a laser, caríssimas, credenciamento em Unimed, e aí o bicho pega. Eu já vi esse filme. É incrível como todo mundo coloca a grana na balança e esquece 100% do resto. Amigo, a época do perrengue e dos altos custos/retorno ainda há de chegar. Desejo toda sorte pra ela, pra vc, mas acho que após 10 a 15 anos de empenho, somados a despesas gigantes fixas e financiamentos que ha de fazer para trabalhar, vc vai olhar pra trás e ver que o investimento foi grande demais. Abraço

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +5

      Darth Victor Eu acho que as pessoas olham demais para CIFRÕES e não olham para trás o que custou para que chegassem lá. Situação hipotética: Se vc tivesse que fazer uma faculdade que durasse 30 anos e conseguisse logo de cara um emprego que paga R$30.000... Vale a pena? // O exemplo do colega acima não é tão radical, mas ilustra bem: Anos de alto investimento pra um retorno bom as custas de 20 pacientes/turno e clínica popular... Quando resolver subir de patamar terá que desembolsar muita grana e olhará pra trás vendo que dedicou 15 anos ou mais para chegar ali. É RUIM a posição que ela se encontra? NÃO. Não é... Mas não é tudo que ela merece pelo investimento que fez. Deixo claro aqui que não sou dono da verdade. Essa é apenas minha opinião. Respondendo sua pergunta: Planejamento financeiro é sempre bom. Sempre ajuda. Isso é inegável.

    • @diegodantas1786
      @diegodantas1786 4 ปีที่แล้ว +5

      @@solonmaia Dr. Solon, foram cerca de 11 anos de muito estudo, desde o cursinho até finalizar a residência... E, atualmente, além de ter que investir mais tempo de estudo, ela também está gastando bastante com o cursos "hands on" (o último custou R$ 5.000 para um fds). No entanto, sabemos que na medicina, principalmente a especializada, todo investimento traz grandes retornos (cabe a pessoa saber o momento de desacelerar).
      Quanto ao cifrões, isso é uma verdade quase absoluta. A maioria das pessoas que buscam a medicina sabem que têm 100% de chance de ganhar, recém-formado, pelo menos 10 salários mínimos apenas com PSF - pelo menos essa é a realidade do Nordeste - sem contar com os plantões. Essa é uma peculiaridade que nenhuma outra profissão do Brasil entrega de imediato sem que a pessoa se exponha a riscos altíssimos (como empreendedores que só dependem do seu negócio para sobreviver, mas podem ficar muito ricos ou mto pobre) ou trabalhe muito em grandes empresas (que sugam teu sangue e tempo) durante uns bons anos sendo remunerado inicialmente por 3 a 5 mil reais. Um dos poucos pontos fora dessa curva seriam os concursos das carreiras de estado (ao qual eu escolhi), que remuneram de imediato igual ou acima do salário de um PSF e te deixa com uma garantia de aumento bem considerável no decorrer dos anos sem exigir investimentos ou qqr outra contrapartida que sejam considerados um verdadeiro "sacrifício".

    • @fredflinstones7137
      @fredflinstones7137 4 ปีที่แล้ว +1

      ela trabalha numa clinica popular e não tem custos? contador, aluguel, água, luz, sistema de segurança, sistema de informática? você tem que tirar os custos dela aí pra dizer que são $60 líquido. Né possível que ela sente numa cadeira e não gaste nada lá por usar a clínica, inclusive o aluguel da sala

  • @homejonny9326
    @homejonny9326 4 ปีที่แล้ว +19

    Existe médico desempregado? Já chegou nesse nível?

    • @aujourdhuimamanestmorte8410
      @aujourdhuimamanestmorte8410 4 ปีที่แล้ว +1

      Creio que não

    • @valdiberto6580
      @valdiberto6580 4 ปีที่แล้ว +27

      Não, esse médico ai está reclamando de barriga cheia.

    • @igorrafael9631
      @igorrafael9631 4 ปีที่แล้ว +1

      Já ouvi aqui na minha cidade gente antiga desempregada.

    • @felipefilipinho7717
      @felipefilipinho7717 4 ปีที่แล้ว +23

      N acho... Mas n acho justo eles cobrarem tão caro por uma consulta de 10 minutos... 200 300 500 numa consulta... Uma conversa... É extorquir a pessoa num momento crítico da sua vida... Um médico é um agiota da saúde... Tá morrendo de saber a causa do mal do paciente e finge que não sabe só pra ganhar o dinheiro do coitado... Tô cansado do "vamos tentar"... Aí logo tenho de pagar outra consulta... Num ciclo que não tem fim... E eu bobo gastando a toa.. Aff

    • @joaoricardoalmeida4458
      @joaoricardoalmeida4458 4 ปีที่แล้ว +9

      Claro que não, médicos ainda recebem muito acima da média da outras carreiras, porém isso aos poucos tendem a mudar, em 2035 bem provável que medicina de torne uma carreira mais normalizada com as demais.

  • @solangecarvalho5096
    @solangecarvalho5096 4 ปีที่แล้ว +7

    Você só pega a estatística, mas não faz análise qualitativa mais aprofundada, só analisa pelo seu ângulo ou . No Brasil um país tão extenso territorialmente, população desnivelada em termos econômicos-financeiros, populações inteiras se virando como podem sem conseguirem por vezes uma mínima consulta, ou há esperá- lá por dias e dias. Então, fazendo-se análises pregressas as dificuldades de se obter uma simples consulta, um terror! E medicina é um serviço e deve ser prestado o quão mais rápido melhor. Tenho um plano de saúde há mais de 25 anos e esperar 15 dias um mês para consulta com um especialista??? Isso TEM que mudar! Os médicos precisam se atualizar para o novo mercado. Esquece essa coisa de vida boa! Tem que trabalhar como outro profissional qualquer. Óbvio fazer para ter estrelato??? Ficar rico??? Vida boa??? Isso é medicina????

    • @julianafreire84
      @julianafreire84 4 ปีที่แล้ว +3

      Análise duvidosa a desse cara, péssimos profissionais sempre existiram aliás nunca fui a um.médico no Brasil.para ser bem atentida são todos despreparados sem conhecimento e arrogantes te tratam como lixo, mas óbvio que esse profissionais não querem perder o status de outrora por que médicos aaui acham que tem o rei na barriga,que venha a concorrência mesmo, e que parem de ganhar super salário por que todas as.profissões no Brasil estão saturadas por que os para os semi deuses do Monte seria diferente?

  • @luigirovani4380
    @luigirovani4380 4 ปีที่แล้ว +4

    Eu queria saber de vocês médicos se medicina também está se tornando uma área muito estressante. Se você ouve xingamentos o dia todo, principalmente quando é residente, se há muita grosseira das pessoas, se o pai quer brigar com você por culpa da doença do filho, que ele acha que é culpa do médico, se você acaba levando muitos pensamentos pra casa de casos que não conseguiu resolver, de coisas que fez e achou que se tivesse feito de outra forma seria melhor....esse esgotamento emocional e físico ocorre muito?

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +3

      Luigi Rovani Isso acontecia todo dia quando eu trabalhava no Pronto-socorro e PSF. Depois que entrei na anestesia, nunca mais. Já são 6 anos sem isso na minha vida!

  • @vampiiiiira.5166
    @vampiiiiira.5166 4 ปีที่แล้ว +7

    Por favor, fale sobre a saúde mental de quem está sendo médico autônomo ou estudante. Tivemos crises nisso há pouco tempo e continua.

  • @rodrigo-os5fd
    @rodrigo-os5fd 4 ปีที่แล้ว +46

    resumindo, o tal cenário tenebroso é o mesmo que todas as carreiras enfrentam desde sempre

    • @aldsbh
      @aldsbh 3 ปีที่แล้ว +8

      Todas as outras estão em situação muito pior. Por isso o aumento na procura por medicina.

    • @brunadielle6566
      @brunadielle6566 3 ปีที่แล้ว +4

      Em nenhuma das outras carreiras vc paga meio milhão para se formar...acho pertinente existir vídeos sobre o assunto tendo em vista a ilusão que as pessoas tem com medicina. Acham que esse investimento enorme vai ser recompensado e não vai

    • @jr8070
      @jr8070 2 ปีที่แล้ว

      @@aldsbh super verdade. principalmente nas particulares. Vejo MUITA gente já formada entrando agora na medicina em particulares pagando (n sei como pagam, mas estão lá). E olha q nem são ricos, mas estão lá cursando.

  • @thalesantunes7182
    @thalesantunes7182 4 ปีที่แล้ว +14

    Entendo o ponto do vídeo, mas vejo com naturalidade, sou físico formado pela UFRJ, falo 2 línguas, mesmo depois de formado e tendo que trabalhar 8 horas por dia, eu ainda estudo 5 ou 6 horas por dia em casa. É uma área extremamente complexa! Sem ofensas com a medicina, mas pelo menos aqui na UFRJ, é visível que os físicos estudam MUITO mais que os médicos. Porém, nossa profissão não tem Status, os salários são baixos e a quantidade de formados é MUITO superior a quantidade vagas, você já se forma bacharel concorrendo com 15 Doutores, que são pelo menos bilíngues. Meu ponto com esse texto? Mostrar que isso não é novidade pra ninguém e não é necessariamente ruim, porque sim para os bons existem Vagas, isso não é falácia. Diante de todo o cenário negativo que eu pintei da minha área, eu NUNCA fiquei sem emprego, sabe por que? Porque no início do texto eu disse que era trilíngue e ainda estudava 6 horas por dia. Que venham mais médicos SIM, mais engenheiros, mais físicos! O mercado responderá naturalmente, os ruins ficarão para trás( e isso é ótimo) abraços.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +11

      Thales Antunes O problema é que na prática eu já estou vendo gente morrer e ficar sequelada por isso... O mercado pode até se regular, mas até que ocorra tem muita merda acontecendo. Isso não é achismo... Eu presencio hoje absurdos que não via há 5, 7 anos.

    • @isabelladouradoo
      @isabelladouradoo 4 ปีที่แล้ว +1

      O que vale é não ser só mais um e ser diferenciado... essa questão do crescimento absurdo não é novidade... porém os bons se destacam. Isso é em qualquer profissão. Direito por exemplo? São muitos... os que passam na OAB? Que fazem concurso, enxergam à frente? Existem estes! Existem os que fazem por imaginar um mundo maravilhoso no Direito? Sim! Enfim, é uma faca de dois gumes e acho que isso tem em qualquer profissão... é só fazer essa comparativa c/ outros cursos. Fora que na Medicina há MUITAS carreiras P/ seguir, não há supersaturacao, pois o mercado estará sempre a procura dos melhores! Basta se qualificar! Fazer por dinheiro? Filhinho de papai faz Engenharia, Direito, Odonto, só pq papai é bem sucedido na area. Cuantos debates sao ma qualificados?? Nao da nem pra imaginar! ..... que bom que o mercado abrirá mais portas e existam mais médicos formados... o ideal no meu ver. Porém o país em que vivemos não tem estrutura física e aporte de sistemas de saúde de boa qualidade, este é o maior impacto. E quem fizer medicina por dinheiro, sim, estará frustrado..... pois muita gente nova nada iludida por aí assistindo muito Greys Anatomy e a realidade é outra:NUA E CRUA!!!!

  • @Jorge23BR
    @Jorge23BR 3 ปีที่แล้ว +18

    Concordo com a grande maioria das informações ditas, hoje faço medicina como minha segunda graduação e vejo colegas que fizeram engenharia a grande maioria virando uber ou foram obrigados a estudar outra área.
    Se está ruim para medicina o que dirá dos outros curso como Administração que praticamente qualquer faculdade tem. A medicina ainda tem MUITA lenha para queimar, vai ficar mais difícil? sim, mas nada comparando qualquer outra área do ensino.
    Muito bom os vídeos do canal!

    • @ProfessorRai
      @ProfessorRai 2 ปีที่แล้ว +11

      Tem muita balela nesse vídeo. O povo faz medicina e só quer trabalhar se for no quintal de casa. Aqui do lado da minha cidade saiu edital de concurso com 20 vagas pra médico, salário de 9.5 mil pra 20h semanais. O médico do poatinho lá no distrito onde cresci ganha 12K pra trabalhar 6h diárias. Isso é pouco? Não acho. Achei esse vídeo bem apelativo.

    • @nomadismo8579
      @nomadismo8579 2 ปีที่แล้ว +1

      É oferta e demanda meu camarada...a parte de inteligente artificial paga salários altíssimos e ainda estamos na ponta do iceber, quantas pessoas vc caminhando nessa direçao?

    • @pedrocavalcante5822
      @pedrocavalcante5822 2 ปีที่แล้ว +1

      @@heliojunior7429 Tenho um amigo recém formado em medicina, ele fez faculdade aqui na capital, e depois foi para o interior do estado atuar na profissão e parece que ele se adequou bem a isso.

    • @gideanestudioso9060
      @gideanestudioso9060 2 ปีที่แล้ว

      @@ProfessorRai ,Tu mora onde?

    • @ProfessorRai
      @ProfessorRai 2 ปีที่แล้ว

      @@gideanestudioso9060 Várzea Alegre-Ceará

  • @herculesmagaldi8772
    @herculesmagaldi8772 4 ปีที่แล้ว +7

    Imagina a área de engenharia de software. Estou no ultimo ano do tecnico de informatica e do Médio e penso em engenharia de software? Muitos caras sem faculdade pegando o emprego, as faculdades que existiam muito poucas há 10 anos atrás quase triplicaram. Hoje existe engenharia de Software a distancia, cursos em qualquer lugar.Muitos profissionais assim.

  • @avancedmaster
    @avancedmaster 4 ปีที่แล้ว +7

    Boa tarde. Me recomendaram esse video. Vim e assisti. Em 2004 queria fazer medicina mas fiz agronomia por influência familiar! (QUE ARREPENDEMENTO) sofro até hoje com isso. Não exerço agronomia fui pra área de posto de combustível, SIM GANHO DINHEIRO mas sou infeliz com o que faço. Tiro líquido nos 2 postos que tenho R$ 40.0000,00 mensal. Mas não sou feliz. Não exerço uma profissão e mais, a profissão que sempre sonhei. MEDICINA!!!! Eu passei depois de 10 anos de formado (em agronomia que nunca exerci) em 2019 na Unieuro DF mensalidade R$ 9.5 mesmo estudando pouco. Sei que não passaria num vestibular concorrido de estadual ou federal. Ou até mesmo uma particular mais concorrida. Mesmo tendo passado por motivo particular de família ;(distância filho) e etc eu resolvi não fazer o curso.
    Mesmo estando na safe zone eu ainda tenho vontade de fazer o curso de medicina. Mesmo com 34 anos penso em fazer. É um espanto esse vídeo. Realmente não conheço mais a realidade. Errei em não ter entrado na época ano de 2004 e pago esse erro até hoje. Pelo menos hoje tenho mais que muito médico recém formado, porém sou infeliz pois não tenho profissão em si, sou só um dono de posto.

    • @flips89
      @flips89 4 ปีที่แล้ว +2

      Irmão, nunca é tarde para realizar nossos sonhos! Se é sua vontade e você sendo ciente de algumas novas situações da medicina ainda tem essa vontade, faça. E louve a Deus pelas oportunidades que Ele te deu. Não sei como é sua rotina, mas talvez daria para conciliar seu trabalho com a graduação de medicina, depois de formado você decide qual caminho seguir. Abraço.

    • @renanzitto5836
      @renanzitto5836 3 ปีที่แล้ว +2

      Vc tira 40 mil líquido e quer mudar pra medicina? Jamais! Continue onde vc está, ganhando muito bem! Não vale mais a pena o desgaste de fazer medicina e ganhar pouco! (OBS: sou clínico geral)

    • @cleonesilva4475
      @cleonesilva4475 2 ปีที่แล้ว

      Tadinho

  • @AMedicinaExplica
    @AMedicinaExplica 4 ปีที่แล้ว +21

    Mesmo com essa alta demanda que vc disse,ela se concentra nos grandes centros urbanos.Pega qlqr metrópole brasileira,ande 20km para a periferia,encontre um hospital e veja que eles oferecem o dobro por um plantão.

  • @fernandocampos8373
    @fernandocampos8373 4 ปีที่แล้ว +13

    Parabens Dr. muito bom! Vale lembrar que, com a expansão da Telemedicina e a diminuição futura do país, a necessidade de mão de obra médica vai diminuir ainda mais. Ou seja, esse cenário tende a se aprofundar, pois haverá um numero sempre crescente de médicos sendo formado e uma diminuição progressiva das vagas disponíveis.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +8

      Fernando Campos Exatamente! As perspectivas são piores por uma série de detalhes que não trouxe aqui... Uma outra: Os demais profissionais de saúde cada vez mais realização procedimentos médicos! Pode anotar... Cada dia mais invadem nossa área!

    • @luigiii1700
      @luigiii1700 ปีที่แล้ว

      E a classe média que é quem paga consulta particular diminui ainda mais rápido. A taxa de natalidade da classe média tá em 1.1 enquanto que a geral tá em 1.7. Ou seja de 30 em 30 anos a classe média vai quase diminuir pela metade.

  • @ana-luu8344
    @ana-luu8344 ปีที่แล้ว +3

    Passei para faculdade federal e uma particular com 100% de bolsa, optei pela particular para ficar com minha família, e vou me esforçar pra ser a melhor profissional possível, sinceramente, eu acho que deveria ter um teste como a prova da OAB, mesmo que não filtrasse todos os profissionais ruins, pelo menos daria uma "segurada".

  • @albertogabellini8368
    @albertogabellini8368 4 ปีที่แล้ว +7

    Sinto muito. O Dr faz muita aritimédica, porém deixa de considerar o mais importante. A qualidade de vida do brasileiro é fator determinante para o adoecimento.

    • @amandavivacqua8915
      @amandavivacqua8915 4 ปีที่แล้ว

      Haja doentes para conseguir compensar esse excesso absurdo de médicos!!

  • @dinheirogenuino9318
    @dinheirogenuino9318 4 ปีที่แล้ว +57

    Se a medicina está assim, imagine a situação da Engenharia. 😅

    • @AlyssonPac
      @AlyssonPac 4 ปีที่แล้ว +13

      Engenharia o pessoal não chega nem a se formar. O pior aspecto da engenharia é a dependência de fatores econômicos, se a economia ta ruim, a engenharia segue o mesmo ritmo.

    • @ser-taoprodutivo515
      @ser-taoprodutivo515 4 ปีที่แล้ว +8

      Tem engenheiro aí aceitando trabalhar por 2mil, é foda

    • @dinheirogenuino9318
      @dinheirogenuino9318 4 ปีที่แล้ว +5

      @@ser-taoprodutivo515 por um salário desse eu não trabalho. É isso que ajuda a depreciar a Engenharia no Brasil.

    • @michaelmuller4202
      @michaelmuller4202 4 ปีที่แล้ว +7

      Sou engenheiro civil formado a 4 anos, Fiz estagio e trabalhei em uma grande multinacional.
      Deixei o emprego e a estabilidade financeira devido uma tragédia, perdi meu PAI e IRMÃO devido a erros médicos, constatados por laudos de médicos forenses e pelo IML de Goiânia. Hoje exerço minha profissão de engenheiro projetista como freelancer em casa "home office" é agradeço a Deus por não me faltar serviço mais só ele sabe as noites que passo TRABALHANDO e ESTUDANDO. Como em toda profissão depende muito do grupo em que você está inserido, contatos e o mais importante que é mostrar serviço. Entretanto com essas mudanças diminui meus ganhos, minha qualidade de vida, abri mão da minha casa, carro e agora tenho que conciliar ENGENHARIA e MEDICINA. Devido a essa fatalidade na minha família resolvi cursar medicina e hoje estou no terceiro ano da curso, não me arrependo de ter tomado essa decisão! Medicina é uma profissão incrível e apaixonante que vejo a oportunidade de fazer a diferença na vida de muitas pessoas e não cometer assassinato como fizeram com a minha. Digo com orgulho que amo a ENGENHARIA e MEDICINA e vou tentar harmonizar as duas enquanto tiver vida.

    • @viniciuszaguini9743
      @viniciuszaguini9743 3 ปีที่แล้ว +1

      @@michaelmuller4202 Sou formado em eng civil e estou com mesmo pensamento que você... poderia me passar seu contato para conversarmos por favor. 🙏🏻

  • @EduardoSantos-if2yb
    @EduardoSantos-if2yb 4 ปีที่แล้ว +7

    Eu adorei esse vídeo sobre a bolha da medicina. Eu divulguei para todos os grupos de médicos

  • @D.U.M.B.
    @D.U.M.B. 4 ปีที่แล้ว +41

    O negócio dos cuidados de saúde depende da exploração de médicos e de enfermeiros
    Um recurso parece infinito e livre: o profissionalismo dos cuidadores.
    Você está na festa da sua filha e recebe uma ligação que o filho do seu paciente idoso precisa falar com você com urgência.
    Um colega tem uma emergência familiar e o hospital precisa que você trabalhe em um turno duplo.
    A ressonância magnética do seu paciente não é coberta pelo plano de saúde e a única opção é ligar para a companhia e discuti-la.
    Você só tem 15 minutos para uma visita médica, mas as necessidades do seu paciente precisam de 45 minutos.
    Esses dilemas são uma questão padrão para médicos e enfermeiros. Felizmente, a resposta geralmente é uma questão padrão: uma esmagadora maioria faz a coisa certa para seus pacientes, mesmo com um alto custo pessoal.
    É verdade que a assistência à saúde tornou-se corporativada a um grau quase irreconhecível. Mas também é verdade que a maioria dos médicos continua comprometida com a ética que os colocou em campo em primeiro lugar. Isso faz do hospital um local inspirador para se trabalhar.
    Cada vez mais, porém, cheguei à incômoda percepção de que essa ética que eu tanto prezo é manipulada cinicamente. Até agora, a medicina corporativa produziu praticamente toda a “eficiência” que pode extrair do sistema. Com fusões e simplificação, isso elevou os números de produtividade ao máximo que podem. Mas um recurso que parece infinito - e gratuito - é a ética profissional dos membros da equipe médica.
    Essa ética mantém todo o empreendimento unido. Se os médicos e enfermeiras parassem o trabalho quando as horas pagas acabassem, o efeito nos pacientes seria desastroso. Médicos e enfermeiras sabem disso, e é por isso que não se esquivam. O sistema também sabe disso e se aproveita.
    As necessidades dos profissionais médicos aumentaram incansavelmente nas últimas décadas, sem uma expansão proporcional do tempo e dos recursos. Para começar, os pacientes estão mais doentes hoje em dia. A complexidade médica por paciente - o número e a gravidade das condições crônicas - tem aumentado constantemente, o que significa que os encontros médicos estão se tornando cada vez mais envolvidos. Eles normalmente incluem mais doenças para tratar, mais medicamentos para administrar, mais complicações para administrar - tudo no mesmo consultório ou hospital.
    De longe, o maior culpado da crescente carga de trabalho é o prontuário eletrônico. Ele instalou seus tentáculos em todos os aspectos do sistema de saúde
    Há muitos aspectos positivos do prontuário eletrônico e ninguém quer voltar aos velhos tempos de perseguir mapas perdidos e decifrar caligrafia ilegível. Mas a entrada de dados é absolutamente volumosa. Médicos de cuidados primários passam quase duas horas digitando no prontuário eletrônico para cada hora de atendimento direto ao paciente. A maioria de nós agora está colocando horas adicionais de tempo por dia para o mesmo número de pacientes.
    Em uma fábrica, se 30% mais itens fossem repentinamente jogados em uma linha de montagem, o processo seria interrompido. Imagine um encanador ou um advogado fazendo 30% mais trabalho sem cobrar por isso. Mas nos cuidados de saúde há uma elasticidade maravilhosa - você pode continuar adicionando trabalho e magicamente tudo de alguma forma é feito. A enfermeira não fará uma pausa para o almoço se a ala tiver falta de funcionários. O médico vai “encaixar” os pacientes extras.
    O prontuário eletrônico agora está " convenientemente disponível" para fazer login em casa. Muitos dos colegas dedicam seus fins de semana e noites ao trabalho que não foi feito no hospital. Eles sentem que não podem assinar até que tenham documentado todos os detalhes críticos dos históricos médicos complexos de seus pacientes, tenham seguido todos os resultados dos testes, resolvido todas as inconsistências de medicação e respondido a todas as ligações e mensagens dos pacientes. Isso nem inclui as horas de módulos de conformidade, diretrizes anuais e requisitos administrativos que eles devem preencher entre o atendimento dos pacientes.

    • @doctorafonso
      @doctorafonso 4 ปีที่แล้ว +4

      Gratificante ver que alguém enxerga o que enxergo. No processo de mercantilização da medicina estamos sendo o algoz de nós mesmos, através da nossa ilibada ética médica.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +4

      Obrigado pelo comentário, Virtus! Desculpe a demora... Tá dificil responder todo mundo! rs

    • @samuellobo8823
      @samuellobo8823 4 ปีที่แล้ว +1

      Concordo em partes, e partes bem fracionada, massa e realmente vcs querem qualidade? Aplique o revalida para os formados no Brasil também!!!

    • @althayrL
      @althayrL 3 ปีที่แล้ว

      @Virtus Impavida E há demanda na rede privada para automação/facilitamento no processo de documentação da jornada do paciente aqui no Brasil?

  • @joaobapt5839
    @joaobapt5839 4 ปีที่แล้ว +6

    Se JÁ está assim, imagina daqui 5-10 anos quando isso Realmente se Intensificar (a média salarial vai cair até nos sites de pesquisa, que hoje ainda estão beeem altas).

  • @isinhaprudente1802
    @isinhaprudente1802 2 ปีที่แล้ว +4

    Pesquisem sobre o crescimento de processos envolvendo erro médico. Por dois motivos isso vem acontecendo: 1. As pessoas não endeusam mais os médicos ( muita gente no passado morreu por negligência e imperícia) 2. A faculdade de medicina é a última no Brasil que realmente dá dinheiro para qualquer um ( seja bom ou ruim). Diante disso tem muita gente que vê familiares morrerem por erros grosseiros, gente eu fico de cara, tem áudio de medico explicando o diagnóstico e o cara é perdido, o cara lê em voz alta o exame que a máquina fez no paciente e parece um semianalfabeto lendo numa dificuldade, literalmente meia boca. Tem muita gente procurando advogado para processar médicos. Não é porque os advogados "vendem" esse serviço é porque o povo não tolera mais. Por outro lado isso é bom estar acontecendo pq já está começando a nivelar

  • @fernandamota8252
    @fernandamota8252 2 ปีที่แล้ว +19

    Estou aqui e estudando para o vestibular e concordo plenamente com o vídeo !!! Isso é lógico !!! Mas estudantes como eu: não desanimem ! Isso aconteceu com todas as profissões ( se sobrou alguma a sua hora vai chegar !) E isso é muito positivo... Para tirar do caminho aqueles que entraram na profissão pensando no salário. Eu escolhi está carreira pq sei que é a minha vocação. Não fiquem com o pensamento na escassez, pensem nos pontos positivos. Eu sou uma pessoa de muita fé, deus é comigo e nada me faltará. Passei por muita coisa na vida que me destruiu mas me ensinou que é simples... Coloque o pé e deus colocará o chão, confie !!!

  • @joaobapt5839
    @joaobapt5839 4 ปีที่แล้ว +5

    População cresceu 7,5% de 2010 para 2019, corrige ai com legenda.

  • @dr.klausrodrigues
    @dr.klausrodrigues 4 ปีที่แล้ว +8

    O problema não é só “a guerra” entre os médicos.O exercício ilegal pros profissionais não médicos não tem expectativa nenhuma de ser interrompido .

    • @MateusSilva-ff1wd
      @MateusSilva-ff1wd 4 ปีที่แล้ว +5

      Essa quebra do monopólio médico quiçá os tornem mais humildes. Procedimentos realizados por profissionais não médicos tendem a ser melhores no que tange atendimento humanizado, explicação detalhada e preço justo, enquanto os médicos "detentores de todo saber", são extremamente arrogantes, partem do pressuposto de que todo paciente é "burro" e não entenderia uma explicação técnica acerca da patologia, fora que nas consultas, agem como se estivessem prestando um favor.

    • @dr.klausrodrigues
      @dr.klausrodrigues 4 ปีที่แล้ว +3

      Sua opinião pode ser fruto de alguma experiência negativa,o que não pode ser generalizado para a maioria.Nada justifica o exercício ilegal.A medicina exige uma formação ,uma licenciatura ,não só “capacidade técnica “.Quem regulamenta a medicina é o CFM e não outros conselhos.

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +1

      O CFM cria tantos empecilhos a atividade médica q o resultado é esse. As exigências para sedação em consultórios odontológicos, por exemplo, são absurdas. O uso de plasma rico em plaquetas, que é feito no mundo todo, mas aqui o CFM só libera para estudos (resultado: o COFITO regulamentou e liberou):

  • @carlostosta9431
    @carlostosta9431 4 ปีที่แล้ว +6

    Uma descrição realística das perspectivas de atividades e trabalho medico nos próximos anos . Não há otimismo a frente! É preciso atuar com afinco para mudar este cenário.

  • @y_anr
    @y_anr 4 ปีที่แล้ว +5

    Vídeo mais necessário sobre nosso nicho dos últimos tempos; excelente trabalho, Solon. Sobre isso: quais especialidades ou áreas de atuação você julga estarem um tanto quanto "blindadas" dessa superdesvalorização? (Se é que existem). Abraços!

  • @carloseduardosantos5660
    @carloseduardosantos5660 4 ปีที่แล้ว +21

    A verdade é que hoje só não faz medicina quem não tem dinheiro.
    Me formei em 2010 em Minas Gerais, existia muito emprego e prefeituras ate brigavam por vc ir trabalhar no municipio.
    Vejo ai alunos pagando 8,10,12 mil de mensalidade com a certeza que serão bem remunerados. Mera ilusão. Formam com divida de fies de quase 1 milhão. E para pagar isso como que faz? Infelizmente vejo que valores de remuneração ficarão cada vez menores. Os plantões cada vez mais escassos tendem é a pagar menos num futuro não muito distante (lei basica da economia da oferta x demanda). Dei aula apor 2 anos numa faculdade particular aqui do sul de minas e vi com meus olhos o baixo nível dos alunos ( media de 10% querem realmente aprender e estão ali por que gostam, o restante é só por acreditar que será milhonario). Coitados.
    Em um país onde até o passado é incerto, no momento que essa turma voltar do Paraguai, Argentina, Bolivia e Peru a ultima pá de cal será jogada na cova do medico.
    Como especialista com 2 residencias medicas vejo a cada mês a realidade bater em minha porta (no consultorio estamos pagando para trabalhar, se largar o plantão que já é mal remunerado dá ate briga por sua vaga, e por ai vai). Hoje ganho a mesma coisa que a 5 anos atrás, sem perspectiva nenhuma de aumento, pelo contrário
    A medicina no Brasil já era infelizmente e o PT conseguiu o que queria.

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +3

      carlos eduardo santos o PT não conseguiu o q queria não. Continua todo mundo batendo cabeça nos grandes centros e ninguém quer ir pro interior.

    • @Moreira44496
      @Moreira44496 4 ปีที่แล้ว +1

      @@Focklala1 concordo, prova disso é o médicos pelo Brasil, 12 mil para fazer a residência e 31 mil após, para trabalhar em municípios remotos. Há muito emprego sim

  • @Kennelveterinaria
    @Kennelveterinaria 4 ปีที่แล้ว +13

    sinto informar... mas isso... é em todas as áreas... já que formar virou um puta negócio.

  • @01Zero
    @01Zero 3 ปีที่แล้ว +3

    Bom. Um ponto que eu tenho a te dizer é: se vc acha que tá ruim pra medicina faz as estatísticas das outras profissões. Médico mesmo que ruim ainda vai conseguir viver, não vai andar de BMW mas consegue viver. E os engenheiros tudo virando Uber, formados em direito que não passam na OAB. Cada esquina que tu vai hj em dia tem uma clínica de odontologia. Não É uma bolha da medicina, é a bolha do ensino superior brasileiro de qualquer profissão.
    Como contornar isso no caso da medicina? Estude muito pra entrar em uma universidade de prestígio como USP, UFMG, UNIFESP. Depois estude mais ainda durante o curso. Depois a diferença aparece. Aqui na minha cidade pequena tem vários oftalmologistas. Eu ia com convênio da Unimed fazer exame de grau e sempre ficava puto pq erravam meu grau. Aí apareceu um oftalmologista, rapaz novo, porém em poucos anos, coisa de 3 anos ele deixou de atender por convênio e só aceita consulta particular. Porém a agenda dele é lotada, ele deve ter feito a residência a menos de 5 anos e tem uma consulta de 400 reais com agenda lotada. Pq? Pq eu pago com gosto a consulta dele, nunca errou meu grau, todo mundo da cidade fala bem dele. Enquanto a consulta para testar o grau dos outros médicos durava 10 minutos, a desse dura 50. Se você for um bom profissional uma hora você é reconhecido.

  • @fabianamendes5884
    @fabianamendes5884 2 ปีที่แล้ว +3

    O mercado irá selecionar os melhores profissionais, o que não pode é um grupo continuar sendo privilegiado, quem escolher medicina será por vocação.

  • @leaxxi1777
    @leaxxi1777 4 ปีที่แล้ว +8

    Há mais de 5 anos venho falando o mesmo para os colegas e o quê vejo é um grande desdém. Sou a chata por ser pessimista. Chego a vislumbrar sermos iguais aos médicos cubanos,mal remunerados e sem perspectivas. Embora na Europa também não esteja lá estas coisas.Triste futuro! Difícil de reverter! Ainda bem que já estou mais estabilizada. Queria exercer por mais 10 anos ,mas não sei não. Boa sorte aos jovens médicos!!

    • @MateusSilva-ff1wd
      @MateusSilva-ff1wd 4 ปีที่แล้ว +11

      acabou o monopólio da arrogância kkk

    • @NoF00T
      @NoF00T 4 ปีที่แล้ว +4

      Mateus Silva agora frustrados como você tb podem quer médicos! Que ótimo né?

    • @MateusSilva-ff1wd
      @MateusSilva-ff1wd 4 ปีที่แล้ว +7

      @@NoF00T nem vem com esse papinho de "frustrado" ou "invejoso" pq ao contrário deles, eu não precisei me esconder atrás de um diploma, apenas utilizei o conhecimento que adquire para empreender e me considero bem sucedido, até mais do que muito médico. Sabemos que A MAIORIA quer a medicina, pq é a única profissão(a nível Brasil) onde os burros e medíocres conseguem se esconder confortavelmente, afinal, em um país onde muitos rincões ficam sem estes profissionais, muitos destes sem nenhum raciocínio clínico, meros macacos decorebistas que precisam pesquisar NO GOOGLE durante a consulta, e ainda assim ERRAM, a medicina se torna um porto seguro. É só dizer que está com virose, prescrever uma dipirona ou um antibiótico de amplo espectro, pedir toneladas de exames desnecessários, cometer diversas imperícias e imprudências( nem vou considerar negligência, pq não podem deixar de fazer o que não sabem), que tudo fica bem. maioria dos pacientes não têm estudo, cultura, acreditam cegamente no médico, assim diversos serial killers seguem impune, pq é isto que são. Eu sou empresário em um ramo que nada tem em comum com a área da saúde, mas minha indignação aqui pq pq NEM PAGANDO consultas caríssimas, eu encontro um médico competente! Eu mesmo preciso utilizar a Pubmed ou BVS para pesquisar e saber o que eu tenho e como devo tratar. Hj eu mesmo sou meu médico até onde consigo, tenho amigos odontólogos e veterinários que prescrevem medicamentos que não consigo comprar sem receita, que VERGONHA para vocês médicos!

    • @NoF00T
      @NoF00T 4 ปีที่แล้ว

      Mateus Silva kkkkk mais um pra conta!

    • @leoaugusto4598
      @leoaugusto4598 4 ปีที่แล้ว +6

      @@MateusSilva-ff1wd já vem com esse papinho de empreendedorismo. Odeio isso kkkk. Meu pai era "empreendedor". Faliu diversas empresas e nunca saia do fosso. Até que um dia deu certo uma delas. Até que outros "empreendedores" saturassem o mercado dele. Agora, vive com seus 2500 por mês. Eu consegui um diploma de medicina em federal. Sempre falei sobre o risco de saturar o mercado, desde que o PT começou a abrir curso e falar em mais médicos. Esses "comunistas" de merda nivelaram todo mundo por baixo e só os grandes empresários é que lucram nesse país. Caia na real: falar sobre day trade, vendas online ou qualquer merda dessas na internet não é empreendedorismo. Vender hambúrguer, pastel, bombom ou qualquer merda dessas também não é. Isso é tentar sobreviver, assim como meu pai fez a vida inteira. Eu queria uma vida melhor e não consegui graças ao filha da puta do Lula e sua turma.

  • @felipesangiovanni3260
    @felipesangiovanni3260 4 ปีที่แล้ว +6

    O futuro é tenebroso para profissão. Acredito que uma medida imediata que pudesse não resolver, mas amenizar um pouco a situação, seria aplicar provas estilo a OAB para poder ter direito ao registro no Conselho.

  • @edleynycz9668
    @edleynycz9668 4 ปีที่แล้ว +29

    No Brasil há a cultura da "Faculdade Acessível" fazendo com que o ensino superior passe a ser básico novamente. Se todos tiverem "facilidades" para ter um diploma universitário, a exceção vira regra!

  • @nobreguga
    @nobreguga ปีที่แล้ว +1

    Você incluiu no cálculo 100% dos estudantes brasileiros que fazem medicina fora do país, quando, na verdade, é ínfimo o percentual dos que conseguem revalidar o diploma. Em 2022, apenas 3,75% conseguiram revalidar.

  • @wanessa6591
    @wanessa6591 3 ปีที่แล้ว +4

    Na minha opinião os médicos estão sentindo um back sim , pq se estivessem tão bem e trabalhando muito não ficariam perdendo tanto tempo nas redes sociais . fazendo vídeos e atrás de seguidores no Instagram

  • @em1l1o
    @em1l1o 4 ปีที่แล้ว +4

    O que vai acontecer é que o mercado da medicina vai estar alinhado com a realidade das outras profissões.
    PSF sobrando e médicos faltando não é algo bom para a população.
    Mas assim como está a situação da medicina, as outras profissões já estavam passando por isso. Muito profissional e pouco mercado.

  • @simonegiorge5164
    @simonegiorge5164 4 ปีที่แล้ว +8

    Agora cadê o CFM para por um fim nas aberturas de novas faculdades? Para fazer o revalida ser direito e honesto? Difícil! E cadê os médicos unidos para se defenderem e pedir um BASTA?

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +5

      Simone giorge O CFM não tem esse poder todo... E vale lembra que dentro do CFM sempre vai ter uma minoria jogando a favor do inimigo.

    • @Focklala1
      @Focklala1 4 ปีที่แล้ว +2

      CFM não tem poder nenhum, e muito dos conselheiros são donos de faculdade

    • @solonzorowich9677
      @solonzorowich9677 4 ปีที่แล้ว +2

      *O CFM não* impetrou mandato de segurança contra os RMS - registrado no ministério da saúde

    • @rodrigorossi2802
      @rodrigorossi2802 4 ปีที่แล้ว +2

      CFM foi conivente com a abertura de mais faculdades que o necessário e chancelou o mais médicos.
      Agiu claramente contra o interesse da classe médica.

    • @fabiosilva4644
      @fabiosilva4644 4 ปีที่แล้ว

      Isso não é interromper o livre mercado ?

  • @luciananabuth3838
    @luciananabuth3838 4 ปีที่แล้ว +8

    Vídeo fantástico!!!! E verdadeiro!!! Só não vê quem não quer!!! Parabéns!!!

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว

      Luciana Nabuth Valeu! Ajuda a divulgar na medida do possível! Manda um abraço pro Fredão!

  • @conoconoco1
    @conoconoco1 4 ปีที่แล้ว +9

    Ótimo vídeo, porém, acho que vale a pena pontuar uma coisa: da mesma forma como muitas faculdades abriram, as vagas de residência médica não foram muito alteradas, ferramenta perfeita para peneirar a qualidade dos médicos. E tem mais, outra coisa importante é analisar o próprio valor das faculdades, algumas (várias) estão com mensalidades exorbitantes, pais colocam seus filhos nessas universidades com a esperança de que ele consiga passar em vaga de transferência para alguma universidade com preço mais em conta , os que não conseguem trancam. Uma coisa é você ser rico, outra coisa é ter seus 10mil para pagar uma universidade, isso se a pessoa não estiver morando fora do seu estado/casa dos pais, e seja necessário alugar um ap. E por último, você falou no vídeo mas sim.... médico não está acostumado com concorrência, lamento, mas isso é fato! Odontologia já teve seus vestibulares super concorridos e hoje não são mais, mercado saturado com profissionais ruins, porém os bons ganham dinheiro, a mesma coisa vale para advocacia, tem uma série de advogados esperando o próximo cliente para dar um golpe e ter o que comer, e advogados juntando rios de dinheiro.

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 ปีที่แล้ว +1

      Neto Souza O mercado vai se adaptar de uma forma ou outra... Nenhuma projeção consegue levar todas as variáveis em consideração. O intuito do vídeo é mostrar que ALGUMA COISA vai acontecer com a medicina, e que o resultado final, de maneira geral, não tende a ser nada Bom! Obrigado por comentar! Abraço

  • @faustomartins8769
    @faustomartins8769 4 ปีที่แล้ว +14

    A medicina está indo para o mesmo caminho da odontologia. Na minha cidade já tem 4 clínicas populares de médicos. Tem consulta a 20 reais. Caminhando a passos largos para o total desvalorização da profissão.

    • @pedroslifen9083
      @pedroslifen9083 4 ปีที่แล้ว +4

      Odontologia
      Direito
      Td saturado

    • @felipesilva4126
      @felipesilva4126 3 ปีที่แล้ว

      Odontologia sempre vai custar caro ao paciente ainda que os convênios e clínicas populares tentem repassar o mínimo possível. Odonto e med não são cursos para pobres pois estes aceitam qualquer remuneração pois estão acostumados com o pouco. Sou dentista e nunca ganhei menos de 15 mil ao mês. Sempre cobrei 300 a consulta além do procedimento pois sei o quanto estudei e estudo até hoje. Lamentável ver isso ocorrer com a medicina e realmente consulta médica por 20 a 40 reais é triste.

    • @roxolilas4430
      @roxolilas4430 3 ปีที่แล้ว +2

      @@felipesilva4126 kkkk você é a exceção... o que conheço de dentista ganhando 2-3k recém formado não é brincadeira...

  • @paulofelipe8060
    @paulofelipe8060 4 ปีที่แล้ว +17

    Acho importante a popularização da medicina. Salários de 30, 40 salários mínimos só reforçam a desigualdade social. O salário médio em cidades pequenas, veja no IBGE, é 1,5 salários em grande parte do Brasil. Às vezes nem isso. Sempre achei penoso um trabalhador "normal" deixar 300, 400 reais numa consulta. Quase metade de um salário mínimo. 15 dias de trabalho de muita gente. Espero que a população médica cresça e force os preços até cerca de 100, 150 reais por consulta como está sendo agora nas clínicas populares. No interior do país ainda tem muita, muita oportunidade. Não adianta os médicos de degladiarem nas metrópoles.

    • @DownWithThePlague
      @DownWithThePlague 4 ปีที่แล้ว +8

      Tem gente que gasta 500 reais para fazer escova marroquina, unha de porcelana e não sei mais o que. Parcelam TV e celular em milhões de vezes. Pagar bem por um serviço SUPER especializado voltado para a sua saúde é tão imoral assim? Em clínicas populares o médico ganha por produtividade, o que quer dizer que é mais rentável atender 200 pessoas de qualquer jeito do que praticar medicina de verdade. O barato tende a sair caro. Pense nisso.

    • @paulofelipe8060
      @paulofelipe8060 4 ปีที่แล้ว +3

      @@DownWithThePlague para mim o que existe é uma anomalia de mercado, uma bolha. E ela está se desfazendo. Aliás, várias anomalias econômicas no Brasil estão se corrigindo. Vide o tesouro direto, que, sem risco, rendia mais que ações. Um médico em uma clínica popular tem plenas condições de tirar mais de um salário mínimo por dia de trabalho, já descontando tudo. Isso é pouco? Só alguém que vive em uma bolha social pode julgar esse valor como sendo baixo.

    • @gelsonpita1768
      @gelsonpita1768 4 ปีที่แล้ว +3

      @@DownWithThePlague vc botou no mesmo pacote os 10% que gastam 400 reais em salão de beleza com os 90% que não ganham nem 2000 por mês? Tu achas mesmo que tua comparação fez algum sentido?

    • @gustavomarra9401
      @gustavomarra9401 3 ปีที่แล้ว

      "Salários de 30, 40 salários mínimos só reforçam a desigualdade social". A sua solução então é nivelar por baixo?

  • @Gabriel-tu7xz
    @Gabriel-tu7xz ปีที่แล้ว +3

    Eu acredito que não... Vou fazer um comparativo:
    Eu tenho 28 anos.
    Cursei engenharia civil.
    Tenho mestrado na área e pós graduação.
    Atuo na área faz 3 anos e trabalho em média 60 horas por semana.
    Meu salário é 2k/mês;
    Minha amiga Bruna, ex colega de aula;
    Cursou medicina e apenas medicina;
    Trabalha 44 horas semanais;
    Tira 17k / mês;
    Tire suas conclusões.

  • @gustavoprepper9373
    @gustavoprepper9373 4 ปีที่แล้ว +11

    Faz mais vídeos assim pra eu ter menos concorrentes no Sisu kkkk vlw

  • @endeavorsuplementos
    @endeavorsuplementos ปีที่แล้ว +1

    minha opinião em geral, qualquer caminho que você escolher vai ser difícil, faculdade, concurso, empreender, então escolhe o que você deseja, mas encare que vai ser difícil.