Me desculpe grande Aly, eu comecei a treinar o Jiu-Jitsu na década de 1990, e na época já havia uma diferenciação do estilo, tanto no nome "Jiu-jitsu", como na denominação de "Jiu-jitsu estilo Gracie", ou mesmo "Gracie Jiu-jitsu'... O Brazilian Jiu-jitsu se difere sim do Ju-Jutsu original, da mesma forma que o judô se difere do Ju-Jutsu, uma vez que existem regras, priorização de movimentos, priorização de posições... Etc... Resumindo... O Ju-Jutsu prioriza o ensino das torções em pé e de golpes traumáticos O Judô prioriza o clinche e a queda O Brazilian Jiu-jitsu (mesmo quando tem a parte de defesa pessoal) prioriza o clinche, e o domínio em solo Agora... O tal do American Jiu-jitsu esse realmente não existe, isso é só uma jogada de marketing, o estadunidense tem um sentimento forte de nacionalismo, e uma aversão ao que vem de fora, ao rotular como AJJ, eles apelam para isso... Tanto não se difere do BJJ que usa as mesmas regras, competem nas mesmas federações, priorizam as mesmas movimentações... Vide o Keenan...
O jujutso era chamado de jiu jitsu japonês e tinha uma academia chamada morganti jiu jitsu que tinha socos quedas e chão.. Mas na verdade a história. É outra.. Os japoneses depois da segunda guerra ae abriram para o mundo... Ensinaram a arte pela metade.. E Jigoro Kano organizou os golpes e torções por faixa...as torções de cotovelos após a roxa punho, ombro e pescoço apos a marrom. Joelhos, tornozelos e pescoço e cervical apos 2 dan da preta... Ai veio a ideia de firar olimpico.. Ai cagou.. Pontuaram as quedas e as mobilizações.. A partir dai so se treinou isso.. E em paralelo os fada e uns anos depois mitsue maeda difundiram as tecnicas "secretas" separando de vês uma arte que ja foi unica... Utilizada pela quarda pessoal do imperador que era sagrado e nao podia ver sangue e depois utilizado pela marinha japonesa sente para oficiais utilizarem em caso de motim... Oque li foi isso e parte desta historia tem num documentário sobre os fadas TH-cam...oss.
@@cesarmistro4831 uma correção, os Fadda vieram bem depois de Maeda (já que foi ele quem trouxe o Ju-Jutsu para o Brazil), e antes dos Fadda já haviam os Gracie's, posto que Carlos Gracie foi iniciado no Jiu-jitsu em 1916 enquanto que Oswaldo Fadda só começou a treinar em 1937.
@@saulowarrior essa por muito tempo as torções de joelho e pé era mal visto, se o cara usasse era chamado de sapateiro, pois era a especialidade de quem vinha da escola dos fadas, priorizaram quesães especificas, como no judô que era basicamente 4 partes so que hoje prioriza uma parte que é a de projeção e um pouco de solo, mais foi esquecido a parte de soco, chute e a parte da massagem!
@@filippesodremonteiro5134 e verdade como os fadas tinham academia na periferia pegar pé era meio encarado como jiu jitsu de periferia com um certo preconceito..
Robert Drysdale deu a opnião interessante num podcast, em resumo o "B"do Brazilian Jiu-Jitsu, é a vibe do brasileiro, é a malemolência, a resenha antes do treino, o açaí após, aquela enrolada antes do aquecimento... é o ambiente acolhedor de se estar, por isso ele explodiu mundo afora tbm (e claro todos os resultados dos Gracie no mma).
Comecei recentemente , mas já conheci muitos jiujitero, e uma coisa e verdade jiujitero é gente boa, já fiz todas as lutas sou preta em Taekwondo, mas o lugar mais acolhedor é academia de jiu-jitsu
Concordo totalmente, pratiquei judo no começo da adolescência. E depois pratiquei karate por 10 anos e é visível a diferença dessa força. O karate se subdividiu em diferentes escolas, federações e "modos diferentes" que acabou por atrasar bastante coisa, onde um quer ter mais atenção que o outro.
O Judo é muito forte no que diz respeito a tradição, ao respeito à hierarquia e à sua filosofia. Por isso nunca foi feita essa divisão. A base do Judo é muito sólida. Infelizmente o Jiu-Jitsu praticado aqui no Brasil é em sua maioria muito zoneado nestes quesitos.
O jiu jitsu brasileiro é reconhecido até pelos japoneses, é diferente, o brasileiro é menos cerimonioso que o japonês que apenas reproduz o que o professor ensinou, o brasileiro já chama um aluno que desenvolveu um movimento pra ensinar pra todo mundo, é mais flexível, mas não quer dizer que seja um outro tipo de jiu jitsu. O Kenan tá querendo aparecer com o American, nem tem nada de novo nesse American. Esse é business, apenas. O brasileiro realmente existe e é diferente do japonês. Mas é jiu jitsu, apenas com uma evolução mais flexível.
o K......(nem vou terminar de falar o nome dele,ele nao merece atenção),é um mongól que quer se aparecer e ele deve ser xenofóbico deve ter preconceito e inveja contra os brasileiros e asiáticos,todo mundo sabe q foi os asiáticos q inventaram o jiu-jitsu e foi graças a divulgação dos Gracie e dos Fadda que o JIU É O ESPORTE MAIS LINDO E DEMOCRATICO DO MUNDO,e não só como esporte é uma BAITA ARTE MARCIAL A NIVEL DO MUAY THAI,SANDA,WRESTTLING, nem liguem para o CORNOAMERICANELIUS
O jiu jitsu no brasil tem a origem no judo japones, aquele do jigoro kano. Já, inclusive li, que o judo já foi tão modificado, que o jiu jitsu hoje é mais similar ao judo, do que o judo atual.
@@carlosmoretti2800 Esse Ju Jutsu ou Ju Jitsu sao varias artes marciais japonesa. Tanto faz escrever Ju Jutsu ou Jiu Jitsu. São o conjuntos das artes japonesas, entendeu?
Concordo com o que vc falou. Acho que essa questão de divisão do jiu-jitsu é por uma questão comercial, principalmente em um país como os EUA onde tudo é capitalizado, monetizado, você precisa ser o melhor, o rei em alguma coisa, e como fazer isso quando outros são tão bons quanto? Dê uma roupagem "nova" faça um bom marketing e bote seu nome nisso!! Eles não tem a ligação que temos aqui no Brasil com o jiu-jitsu, somos muito mais coração. Infelizmente, como você disse, isso divide, e dividir algo que é pequeno, enfraquece. Mas ainda acho que nada vence o coração, a alma que colocamos na arte suave, é só mais um capítulo dessa história! Oss
Interessantíssimo essa questão do americano categorizar tudo, você pode ver isso de maneira clara nos filmes, imagine morando aí ! Sábias palavras Mano!
Cara. Você é uma fonte de pesquisa fantástica. Continue sendo esse poço de sensatez num universo que a cada dia precisa mais de conhecimento. Máximo respeito a você, mano. Um dia te dou um abraço de agradecimento. Abraço da galera da Alliance Vila Madalena (SP) Oss
1- divisão nunca é bom. Vai sempre gerar uma dificuldade maior no crescimento. 2- Keenan e outros, e toda a falta de respeito histórico existente no Jiu Jitsu é na minha visão culpa dos Brasileiros , que são os melhores lutadores mais que deixaram de lado a filosofia da hierarquia marcial para traz.
Você esta certo sim. A ligação do que conhecemos como BJJ é inequivica e sua historia começa aqui com o Mitsuyo Maeda em Belém do Pará. aqui acho que ja podemos enteder como o brasileiro provoca as divisoes. Wuem recuperou a historia do aluno do Jigoro Kano, Mitsuyo Maeda, e toda a linhagem foi a Federação de Judo. Os gracies sequer celebravam o mestre. Alias, quando o estilo se tornou popular no mundo com os primeiros UFCs, eles chamavam de Gracie JJ. Agora vem negar que ha um BJJ e tudo é somente jiu jitsu? Nem em Belém, onde esta o tumulo do Mitsuyo Maeda, os atletas de BJJ se dignam a honrar a historia. My opinion
Que mentalidade foda a sua! é raro encontrar esse tipo de ideia no mundo das LUTAS hoje! Falando pelo mma,que agora é bem comerciável,precisamos de mais gente assim no mundo das lutas e que os que já são,resistam! Você é um exemplo.
Esses dias meu pai perguntou se eu achava que o Jiu-Jitsu ainda iria evoluir (no sentido de técnicas). Eu respondi que o Jiu-Jitsu tem um um potencial de evolução infinito, pois todo dia se criam e adaptam novas formas de executar finalizações, raspagens, ganchos e etc. Coisas simples como uma pegada em certa parte da calça, ajustes, pequenos detalhes fazem o esporte evoluir ( um exemplo seria no vídeo em que você repasa um estragulamento do Norte-Sul e diz para ir soltando o ar pra não queimar o braço), cada atleta tem um jeito de rolar pouco diferente, mas sempre ligados a raiz do esporte e aos mestres. Não devemos dividir e sim multiplicar o Jiu-Jitsu, mantendo as origens e mirando o futuro.
O problema é que querem se apropriar do jj, pois perceberam a bagunça...as federações deveriam unificar a raiz dos nomes das técnicas em japonês , padronizar a raiz e evitar a apropriação
Mano primeiramente, parabéns pelo canal e pelo atleta de alta qualidade que vc é. Essa parada de brazilian JJ nasceu com os próprios Gracie irmão quando foram pra i, quando eles pisaram ai, ficaram sabendo de um jiu jitsu que ja tinha nos USA, que nada tinha haver com o nosso jiu, para diferenciar ai (USA) usaram esse termos pros gringos BJJ. tem uma entrevista que o Rigan fala sobre. abraços! (Jorge)
Dos caminhos da Índia para o Japão até aqui, se passaram MILÊNIOS, cujos incontáveis pessoas dedicaram sua vidas ao hoje esporte, mas antes, sobrevivência. Vidas inteiras dedicadas, por geraçoes. Posso afirmar que qualquer golpe que você possa imaginar, já tenha sido feito antes. Ossssssssssss
Uma ótima análise! A discussão é relevante mas com embasamento e inteligência, não apenas como torcida vendo o próprio lado e negando a oposição! Temos a chance de fazer nosso esporte crescer ainda mais com profissionais como vc! Obrigado Oss
O ju Jutsu é único!!! Como sempre suas opiniões muito sensatas!!! Mais mano isso talvez seja a evolução saca !!! Eles querem tirar esse carimbo de bjj!!! Acho eu até por que o ju jutsu nunca foi mencionada muito !!! Acho injusto porém o Mestre dos Mestre jigoro kano difundiu no mundo o judo justamente pela falta de disciplina e de lealdade e a escola de judo prima por isso !!! Acho que vc nunca viu ninguém falar de brasílian judo ou American judo ou.muito.menos judo japones e nossa escola de judo e.muito forte lá fora !!! Falta a disciplina que Mestre kano pregou !!! Osss Tamj
Mahamed, eu sempre fui seu fã, mas a cada novo vídeo, sua postura ponderada e inteligente sobre nosso esporte tem me feito admira-lo ainda mais! Parabéns pela conduta tão necessária em nosso esporte! grande abraço!
Fala Mahamed!!! Muito bom o vídeo. Eu concordo contigo, eu não saio de casa falando que vou treinar "Brazilian Jiu-Jitsu". Falo com a patroa "to indo pro Jiu" kkkk. Mas gosto de como abreviam o Jiu-Jitsu como BJJ. Não acho que alguém vai falar AJJ ou PJJ, acho que o BJJ já está cravado, como brasileiro eu fico até feliz de chamarem de Brazilian Jiu-Jitsu por que rola um respeito por nós. Lembro de um vídeo que o Edwin falava que quando ele era faixa branca e ia lutar com brasileiro dava até um medo (lógico que o bicho hoje é bruto e não tem mais disso). Comercialmente pra nós, BJJ é positivo, ainda mais com famosos de Hollywood treinando. Acaba ajudando o Brasil em outros aspectos. Mas é inegável como a cultura americana transformou o Jiu-Jitsu num business com futuro promissor né. Continuarei treinando meu Jiu por aqui =D
Boa análise colega. Eu pessoalmente treinei um pouco de judô e karatê, mas em relação ao Jiu Jitsu, eu vejo que essas divisões são mais pra efeito de campeonatos e esporte.... no karatê existem vários estilos por isso já estou acostumado com diversas formas da mesma arte marcial... parabéns
Muito massa este assunto e muitos dos comentários aqui foram interessantíssimos, mostrando que tem muita gente sensata no meio esportivo e da arte marcial. A união faz a força. OSS
Aly fala um pouco pra gente sobre como foi lutar contra o Mikey, foi uma luta muito top, queria saber como foi lutar com essa diferença de estatura e peso... faz um vídeo contando como vc se sentiu durante a luta
Ele falou a respeito no penúltimo (não cheguei a escutar o último pra ver se ele falou) podcast que ele postou no Spotify. Se não me engano, ele disse que, apesar de não ter sido uma luta fácil, ele conseguiu administrar muito bem ela.
Mahamed teria como você fazer um vídeo explicando como você cuida dos seus equipamentos, kimono (você comentou que lava todos no final de semana, mas se não lavo o meu no dia que uso o cheiro impregna) mouth guard (se você usa) e outros. Seria muito bom 😊👍🏼🙏🏼
Eu cantei esta bola desde a década de 80. O Jiu Jitsu é a única marcial que insiste em usar TRÊS línguas (Português, Japonês e Inglês) para nomear suas técnicas e sempre soubemos que isto ia acabar dando merda. Americanos do norte, infelizmente têm esta tradição de querer ser a origem de tudo, apesar de terem a mesma idade que nós Brasileiros. E a "Simbiose" com o Wrestiling também contribui para isto. Sim , é verdade que o ROLLES primeiro agregou técnicas desta luta no Jiu Jitsu porém ele NUNCA deixou de trabalhar Tawara Gaeshi, Yoko Tomoe, Tomoe Nage etc.PQP!!! Atualmente só se treina SPRAW pra defender baiana. Lamentável... Draculino esta coberto de razão.
Concordo. Como o jiu jitsu evolui organicamente em varios locais, a falta do padrão e da disciplina permite desde os nomes redundantes pra cada variaçãozinha como tb facilita os praticantes a batizarem suas variantes como lhes convem e consequentemente quererem ser maiores do que o eaporte. O judô até que passa por uns apertos de nomenclaturas devido o aparecimento de variações que decorreram de adaptações às regras vigentes ou pegadas e entradas fora do tradicional. Por exemplo: Seoi Nage... tem mais de dez formas de se executar este princípio/ projeção. Por isso temos algumas variações tradicionais ja batizadas pela kodokan, como o Ippon( no.1 ; primeira forma), eri, morote, mas também temos formas ainda nao oficialmente batizadas, mas globalmente apelidadas como o invertido, coreano etc etc Obviamente, precisamos muitas vezes usar apelidos pra algumas dessas técnicas, mas por ser um esporte unico e tradicional, cada país vai reconhecer aquele golpe com o mesmo nome.
pra nao falar q a postura do aluno no ambiente do dojo; as liberdades, a forma de se cumprimentar... horrivel. Cada academia tem da um nivel de valor diferente a isso. Umas fazem uma demagogia com um aspecto ou outro da disciplina, mas o fato é q sem padronização, dificilmente o Jiujitsu sera um esporte olimpico unificado, e a cada dia q passar vai ter mais desses Cornelius querendo roubar os louros por meritos de evoluções que ja sao previstas como parte do esporte!
Mahamed, eu já gostava de você mais neste comentário você foi perfeito e faço das suas palavras as minhas ...falta humildade para determinadas pessoas ....ossssss
O jiu-jitsu Brasileiro ( Brazilian jiu-jitsu Bjj ) é uma bandeira que eu quero colocar porque... Faz referência ao meu país terras que me criou até hoje o 4 maior do planeta país tropical abençoado e bonito por natureza !
Muito explicativo o vídeo, prático JJ e concordo que essa divisão só atrapalhará o profissionalismo do mesmo e hj pode ser levado como uma jogada de market pelo Keenan, porém pensando bem, como a maior potência do mundo é os EUA pode ser q esse mal venha para o bem, pois a verdade nunca será oculta por quem realmente a pavimentou e foi passando de de bastão em bastão, acredito que houve uma evolução sim, e a última parte dessa evolução deverá ter o impulso estadunidense, por questão de internacionalização profissional: o Ju jitsu foi criado no Japão, o jiu jitsu que uma perna do Ju jitsu foi aperfeiçoado no Brasil, cresceu nos EUA e agora está na última fase dessa evolução e como a maior potência do mundo é a Americana precisamos deles para internacionalizar mundialmente e unificar o PJJ ( planet jiu jitsu) como arte marcial, defesa pessoal e esporte de contato.
o maior exemplo que o Jiu Jitsu não se divide e, sim, se aperfeiçoa são os irmãos Mendes (bruxos) que mesclam "Old vs New" e entopem meio mundo de porrada. >>>
Não tinha visto o post do Prof. Draculino, soube do assunto aqui por este vídeo e estou 110% de acordo que divisões nunca são boas. Aconteceu com o Karate (shotokan, shotokai, shukokai, wado ryu, gojo ryu, etc.) e penso que o mesmo só perdeu força. Oss 🤙🥋 #jiujitsu
Muito sério, Muito reflexivo. Toda a colocação do texto do Draculino e a opinião do Mahamed Aly, muito acertiva. Muito estranho mesmo. "CASA DIVIDIDA NÃO PROSPERA". (Bíblico)
Existe o Koryû (também chamado de kobudô) e dentro do Koriû existem diversos estilos, sendo um deles o de corpo-a-corpo chamado de JuJutsu ou JuJitsu (tendo golpes em pé, quedas e solo). Essa era a arte dos samurais e dela se originou o Karatê e o Judô. Jigoro Kano vinha de uma família de samurais e utilizando golpes do JuJutsu, criou o Judô. Daí sabemos a história com Conde koma, os Gracie e os Fadda que originaram o estilo do Jiu-Jitsu brasileiro. Fora isso, ainda exite outros estilos de JuJutsu como o Small-circle, o Danzou-riû, o Morganti JuJitsu e por aí vai, todos englobando o JuJutsu tradicional. A gente é tudo um só dentro do jiu-jitsu, concordo com Draculino e Aly, tem que manter a origem por mais que a arte evolua com novas técnicas vai ser sempre aquilo que nos passaram lá atrás na raiz do BJJ. Oss
Ju-Jutsu (avô), Judo (pai), Jiu-Jitsu (filho). Acho que existem distinções entre as 3 artes que me fazem entender que essa é a "árvore genealógica". Em especial tenho muito respeito pelo Ju-Jutsu principalmente ao fator histórico. Em certos meios no Japão, você aceitava um desafio e não sabia se voltava vivo pra casa. É óbvio que era uma loucura do nosso ponto de vista. Fora o uso de armas e outras técnicas que foram retiradas no Judo, ou readaptadas pelo Jigoro Kano. Não esquecendo dos Gracies e demais primeiros discípulos dos Japoneses que trouxeram a arte suave. Temos sim que agradecer a quem pavimentou o caminho. Essa obsessão pelo dinheiro ou por ser algo, não faz parte da filosofia das artes marciais. Como dizem "tudo é kung-fu".
mas eu vi no google q o judo é mais novo q o jiu-jistu,primeiro veio ju jutsu e depois jiu jitsu e depois judo e depois os gracie falaram q fizeram o gracie jiu jitsu,sendo q o os fadda os derrotaram e usavam as mesmas técnicas e tb até mais opção a chave de calcanhar por exemplo
Excelente!! Concordo com tudo que foi dito, mesmo eu sendo um novato no Jiujtsu. Porém, essas discussões de posse, conheço bem. Isso aconteceu com o Kung fu à muito tempo onde existiam mais de 300 estilos de Kung fu e com o Yoga que tem vários estilos hoje em dia. Kung fu (trabalho árduo) é um conceito, assim como o Yoga (unir/atrelar). Shaolin do Norte, Tai Chi Chuan, Hung Gar são exemplos de wu shu (técnicas de luta) para desenvolver seu Kung Fu, assim como Hatha, Tantra, Kundalini, são escolas de yoga que procuram o mesmo objetivo por práticas distintas, moksha (libertação). A base desse problema está quando essas práticas vêm para o ocidente sem o devido atrelamento aos mestres e ou escolas, ou seja, a base dessa discussão sobre BJJ, AJJ etc, é o dilema entre tradição e modernidade. Quando retiro a linhagem dos ancestrais, deixo os conceitos/escolas/estilos livres para qualquer manipulação. No ocidente, temos dificuldades com a relação “mestre/discípulos” por causa de nossas tradições, já para o oriente isso é algo básico. “Jiujtsu ou Ju-jutsu”, me parecem tb ser conceitos, “arte suave”. Estamos conseguindo desenvolver essa habilidade nas nossas relações? O que uma guarda tradicional tem haver com minhas relações? Consegui utilizar o que aprendo com meu mestre na vida? Penso que se nós brasileiros investíssemos no conceito, além do combate, seríamos mais destacados. Penso que teríamos que começar resgatando a relação mestre/discípulo, o tradicional e conjugar com o moderno. O filme”O Último Samurai” trata disso tb. Os orientais já passaram por essas brigas, por isso eles não se “metem”. Já nós, ainda estamos muitos imaturos nesse processo. É um pouco da minha experiência e vivência. Parabéns pelo trabalho. Oss.
Pra mim jiu-jitsu brasileiro é uma vertente do jujutsu japonês. Simples assim. Dentro do jiu-jitsu brasileiro tem duas subvertentes: Jiu-jitsu Grace e jiu-jitsu Fadda ( treinei com várias equipes e notei que são diferentes , porém os que seguem a mesma família tem muito em comum.)
Jujutsu, Judô e BJJ são basicamente a mesma arte, mas com foco diferente. Você não vê o foco na defesa pessoal tão forte no Judô quanto no Jujutsu clássico, nem vê o foco nas quedas tão forte no BJJ como é no Judô, da mesma forma que o Judô, apesar de possuir a maioria das técnicas do BJJ, não foca muito na luta de chão como o último.
A verdade é que a arte marcial é japonesa o Brasil tomou de assalto e agora outros países estão fazendo o mesmo! Vamos parar de hipocrisia ,oq é do Brasil é a capoeira!
Araki-ryu ko gusoku Daito-ryu aikijujutsu Hontai Yushin-Ryu jujutsu Seikiguchi Shinshin-ryu jujutsu Sosuishitsu-ryu jujutsu Takenouchi-ryu jujutsu Tatsumi-ryu heiho Takamura-ha Shindo Yoshin-ryu Tenjin Shinyo-ryu jujutsu Yagyu Shingan-ryu Taijutsu Takagi Yoshin-ryu jutaijustu Então, como assim, todos os jujutsu são iguais? Desconfio que pelo menos 98% do pessoal do jiu-jitsu brasileiro não sabe que existe tantos outros jujutsu mesmo dentro do Japão. Jujutsu é uma arte marcial e existem várias escolas que ensinavam o seu estilo próprio de jujutsu. Eu mesmo estudo em uma instituição que possui Takagi Yoshin-ryu Jutaijustu/Jujutsu como umas das escolas que devemos estudar. Mais informação de verdade por favor e menos achismo. Admiro demais o jiu-jitsu brasileiro e o Mahamad, mas devemos presar pelo que é verdade e nesse vídeo tem muita desinformação. Arte Marcial não é esporte, não é só técnica, é estudo, é história, filosofia, cultura, etc.
Jigoro Kano, fundador do Judo, havia estudado dois estilos tradicionais de JuJutsu (Koryus), sendo que um deles já possuía alguma coisa de submissões e imobilizações, mas foi por conta da interação com Mataemom Tanabe, de uma escola chamada de Fusen Ryu que a casa do judô, o Kodokan, começou a dar mais importância ao jogo de chão. Posteriormente o judocas do Kodokan, Tsunetane Oda, Isogai Hajime, Kaishiro Samura e Suite Nagaoóka aprimoram o katame waza, que são as técnicas de submissão e domínio, como os estrangulamentos, chaves de articulações e imobilizações, bem como o newaza, o trabalho no solo, como as raspagens, passagens e outros recursos estratégicos para ter sucesso na luta de chão.
Pra mim o jiuJitsu é como religião, alguns vão respeitar como os Emirados Árabes fazem, e outros simplesmente querem sua marca e ganhar dinheiro. Mais o verdadeiro jiuJitsu é crescimento, é respeito e é a arte que mais se destaca no MMA mundial. Maiores campeões mundiais estão aqui Brasil. Nada vai mudar isso. E as maiores equipes de jiuJitsu estarão aqui Brasil. Oss
Concordo com o que você e os Mestres Draculino e Fábio Gurgel acham! Tenho 66 anos e mesmo antes de praticar a arte suave, já conhecia o jiu- jitsu, pois morava na rua Figueiredo Magalhães em Copacabana , onde ficava a academia do saudoso Mestre Carlson Gracie. Acho que tem academias com diferentes focos, ou seja, umas direcionam para o lado da competição, outras para simplesmente a prática e outras focam as duas modalidades. Depende da pessoa escolher. Assim como com ou sem kimono. Outras dão mais ênfase em defesa pessoal, tudo bem! Devemos sim enaltecer os Grandes Mestres que começaram o Jiu - jitsu no Brasil, como o GM Carlos Gracie e os que o aperfeiçoaram como o Grande Rolls Gracie. Esse último, em uma reportagem com o Renzo, ele fala que foi quem fêz o jiu - jitsu ficar mais competitivo . Acho que deve- se parar com esse negócio de ficar dividindo essa arte!
Dude you are exactly right, when you talked about how is part of American culture to categorized every little thing. And that can truly be detrimental to Jiu-jitsu overall as a sport.
Brother isso tá parecendo até briguinha de crianças, os caras ao invés de se unir estão querendo separa ainda mais o esporte, todos treinamos JJ em academias diferentes mas o ensinamento é sempre o mesmo, todos bebemos da mesma fonte. Como mahamed mesmo disse no vídeo "no mundo nada se cria, tudo se cópia." Mais união no Jiu Jitsu e forte abraço Aly 👊🏿
Mestre entendo o que vc quis dizer, pratico varias artes algumas me graduei outras foi experiencia hoje sigo meus degraus no jiu-jutsu. Mestre não não posso falar pelo jiu pois não tenho tanta experiencia mas isto aconteceu com o karate se vc olhar foi dividindo de uma forma que ate o shotokan ja não tem força como antes, os mais novos como o kiokushin tem mais força mas mesmo assim etão desfragmentado que é uma loucura arbitrar em um campeonato pela variação de kata. Isto meio que prova o que vc falou nenhuma arte ganha nada se dividindo pelo contrario ganha se juntando, veja que o MMA, kudo, sambo varias outras artes hibridas estão só crescendo.
Olá meu amigo, tudo tranquilo? Sucesso sempre força, foco e confiança sempre! Jiujitsu é japonês e pronto, nasceu na Ásia, o Brasil foi o país que através da família Gracie difundiu está valiosa técnica de combate, minha visão sobre o assunto é que, o Jiujitsu se define em defesa pessoal e competição, as pessoas buscam aquilo que elas estão a fim no momento, partindo do princípio que 75% são praticantes comerciais, o que significa que estão pagando pelo serviço que vai atendê-los! Então para deixar bem claro todos os golpes básicos, que existem no Jiujitsu, são de origem japonesa, Exemplo: a chave de braço americana, que aprendemos no Jiujitsu, chama-se ude-garami no judô! Assim como arm Lock é uma palavra América, em japonês bem antes já se chamava e aí d se chama no judô de juji- tatame, agora eu gostaria de saber porque americanizar os golpes? Se já foram batizados com os nomes de origem! Creio que existe uma jogada de marketing nessa questão de renomear golpes que já tem nome! Um exemplo, quando se treina karatê, aprendemos o nome dos golpes em japonês, até hoje me recordo dos nomes! Mae Geri = ( chute frontal) Yoko Geri ( chute lateral com a parte externa do pé) Então o karatê não sofreu a mudança na nomenclatura, ao contrário do Jiujitsu, fico por aqui. Oss!
Filme de animação é um só, mas o filme de animação japonês se chama Anime, e todo mundo que gosta de animação sabe diferenciar bem o estilo, pelo traço, timing e talz. Só que no japão não existe essa diferenciação para eles, tudo tem um nome só, animação. Então aí, de forma correlata, é que o nome Brazilian Jiu-jitsu faz, ou fazia sentido. Porque o braço brasileiro, que aprendeu com alguns japoneses, como no caso dos Gracies com o conde Koma, foi se desenvolvendo e se modificando de uma forma bem particular até chegar ao ponto de essa diferenciação ser relevante, não apenas meras notas de rodapé. Lembrando que antigamente não havia internet e a comunição pelo mundo era uma coisa precária, comparada a hoje, que a gente posta uma posição no youtube e automaticamente alguém do outro lado do mundo já vê. Então não havia intercâmbio de informações e as coisas iam ficando por ali mesmo. Para nós que moramos no Brasil, não faria sentido de chamarmos Brazilian Jiu-Jitsu, assim como os japoneses não diferenciam a animação deles dos outros. Mas fora do Brasil isso fazia sentido sim, como no caso do anime, porque a gente ficava sabendo que era a vertente adaptada do Brasil, com todas as sua técnicas e adaptações particulares. Cada país, região tem um estilo e talz, daí pode-se falar em American Jiu-jitsu, European Jiu-Jitsu mas essas pequenas variações, com a internet hoje, já são automaticamente incorporadas ao universo de conhecimento do Jiu-jitsu, como uma coisa única, todo mundo absorvendo os novos conteúdos gerados por todo mundo. Podem querer apagar a importância da variação que os brasileiros criaram a parti do original japonês. Mas o nome da principal confederação hoje em dia, mesmo que em algum momento eles mudem ou criem um a nova, esta aí para provar essa relevânica. No futuro se eles quiserem saber o quem foi campeão nos anos 90 e 2000 eles vaõ ter que ir pra o ranking da IBJJF. E num quero nem lembrar o UFC, que foi um dos grandes difusores da modalidade, um dos propósitos inciais foi esse, e que foi criado pelos Gracies.
Vdd irmão, você aprende e passa o bastão, agora o cara achar que criou é sacanagem... Alguém deu a base pra ele, ensinou a engatinhar, depois a andar e ele seguiu. Assim ele nem honra com quem o ensinou. Exato?!
Muito interessante o assunto! Como o jiu jitsu tende a crescer exponencialmente, utilizarei o exemplo do futebol para ilustrar a minha opinião. No futebol existem escolas que, de fato, diferenciam os países. O futebol brasileiro preza pela plasticidade dos movimentos (o drible, a firula, toques rebuscados, etc). Na Alemanha, por outro lado, a objetividade impera (toque, toque e gol). No futebol inglês a bola rola solta (a arbitragem só marca falta se a jogada for muito forte). E POR AÍ VAI. Essas diferenças no futebol se dão pela forma como o esporte cresceu em cada país, MAS NÃO TORNA UM FUTEBOL MELHOR QUE O OUTRO. Na verdade, essas diferenças não foram criadas e ANUNCIADAS por cada país: elas foram simplesmente notadas no decorrer da história. Resumindo, essa ideia de criar escolas para se destacar das demais, no meu ponto de vista, busca o mercado, a grana, a hegemonia do poder. Portanto, concordo com a tua opinião, Mahamed.
Ter essa visão é muito sensato, tudo é Jiu Jitsu e nada mais... Aquilo que se divide, tratando desse contexto acaba ficando fraco e é ruim para o nosso esporte. Osss!!
Você deveria falar essas coisas em inglês, para o pessoal da gringa tomar um banho dessa sabedoria tmb. Muito sensato e acho que essa opinião encerra o assunto.
O jiu-jitsu é um só, mas cada um desenvolve suas próprias adaptações, de acordo com suas deficiências, sua estatura, sua força, sua capacidade de assimilar algumas técnicas. O Hélio Gracie praticava o mesmo jiu-jitsu desenvolvido no Japão, mas como ele era magro, baixo, e não tinha muita força física, ele adaptou as técnicas às suas condições físicas, assim como qualquer um de nós faz. Alguns são ótimos para executar guilhotina, outros mata leão, outros chave de braço, outros chaves visando as pernas, outros triângulo, e assim por diante. Judô, Jiu-jitsu, algumas técnicas do hapkido, vieram todas do mesmo pai, as antigas técnicas de projeção, queda, torção, estrangulamento, usadas no Japão, conhecida como Ju jutsu. Depois cada um foi adaptando as técnicas conforme sua necessidade.
Acho que tem coisas que realmente é exagero, mas acredito em categorizar e isso para mim é que torna a coisa mais profissional ou não! Eu não acho o Jiu-Jitsu maior do que nós pelo contrário, nós somos maiores do que o Jiu-Jitsu e isso faz com que cada um coloque seu estilo e faça a diferença como por exemplo a 10th Planet que demonstra um estilo próprio!!!
Pelo que Hélio Gracie disse. Há sim a diferença do Jiu-jitsu para o jiu-jitsu Brasileiro. Até então o jiu-jitsu era como o judô com mais tempo no chão, porém o foco era derrubar e finalizar em determinado tempo. Então mudou para o jiu-jitsu Brasileiro, onde o foco mudou para derrubar, imobilizar e finalizar no chão. Foi isso que o Hélio criou e tem diferença. De acordo com essa premissa, nós não aprendemos jiu-jitsu, mas sim, jiu-jitsu Brasileiro, aquele que derruba e busca finalizar no chão. 👍😉
Me desculpe grande Aly, eu comecei a treinar o Jiu-Jitsu na década de 1990, e na época já havia uma diferenciação do estilo, tanto no nome "Jiu-jitsu", como na denominação de "Jiu-jitsu estilo Gracie", ou mesmo "Gracie Jiu-jitsu'... O Brazilian Jiu-jitsu se difere sim do Ju-Jutsu original, da mesma forma que o judô se difere do Ju-Jutsu, uma vez que existem regras, priorização de movimentos, priorização de posições... Etc...
Resumindo...
O Ju-Jutsu prioriza o ensino das torções em pé e de golpes traumáticos
O Judô prioriza o clinche e a queda
O Brazilian Jiu-jitsu (mesmo quando tem a parte de defesa pessoal) prioriza o clinche, e o domínio em solo
Agora... O tal do American Jiu-jitsu esse realmente não existe, isso é só uma jogada de marketing, o estadunidense tem um sentimento forte de nacionalismo, e uma aversão ao que vem de fora, ao rotular como AJJ, eles apelam para isso... Tanto não se difere do BJJ que usa as mesmas regras, competem nas mesmas federações, priorizam as mesmas movimentações... Vide o Keenan...
E verdade o ju jutso lembra um pouco o Rap ki do.. Desculpe se escrevi errado...
O jujutso era chamado de jiu jitsu japonês e tinha uma academia chamada morganti jiu jitsu que tinha socos quedas e chão.. Mas na verdade a história. É outra.. Os japoneses depois da segunda guerra ae abriram para o mundo... Ensinaram a arte pela metade.. E Jigoro Kano organizou os golpes e torções por faixa...as torções de cotovelos após a roxa punho, ombro e pescoço apos a marrom. Joelhos, tornozelos e pescoço e cervical apos 2 dan da preta... Ai veio a ideia de firar olimpico.. Ai cagou.. Pontuaram as quedas e as mobilizações.. A partir dai so se treinou isso.. E em paralelo os fada e uns anos depois mitsue maeda difundiram as tecnicas "secretas" separando de vês uma arte que ja foi unica... Utilizada pela quarda pessoal do imperador que era sagrado e nao podia ver sangue e depois utilizado pela marinha japonesa sente para oficiais utilizarem em caso de motim... Oque li foi isso e parte desta historia tem num documentário sobre os fadas TH-cam...oss.
@@cesarmistro4831 uma correção, os Fadda vieram bem depois de Maeda (já que foi ele quem trouxe o Ju-Jutsu para o Brazil), e antes dos Fadda já haviam os Gracie's, posto que Carlos Gracie foi iniciado no Jiu-jitsu em 1916 enquanto que Oswaldo Fadda só começou a treinar em 1937.
@@saulowarrior essa por muito tempo as torções de joelho e pé era mal visto, se o cara usasse era chamado de sapateiro, pois era a especialidade de quem vinha da escola dos fadas, priorizaram quesães especificas, como no judô que era basicamente 4 partes so que hoje prioriza uma parte que é a de projeção e um pouco de solo, mais foi esquecido a parte de soco, chute e a parte da massagem!
@@filippesodremonteiro5134 e verdade como os fadas tinham academia na periferia pegar pé era meio encarado como jiu jitsu de periferia com um certo preconceito..
Robert Drysdale deu a opnião interessante num podcast, em resumo o "B"do Brazilian Jiu-Jitsu, é a vibe do brasileiro, é a malemolência, a resenha antes do treino, o açaí após, aquela enrolada antes do aquecimento... é o ambiente acolhedor de se estar, por isso ele explodiu mundo afora tbm (e claro todos os resultados dos Gracie no mma).
Incluo o improviso brasileiro. Quantas novas chaves e estrangulamentos foram deselvovidas no Brasil?
@@pier9842 quase zero
@@pier9842 man os Gracie eram foda e improvisaram e mostraram q é possivel o mais fraco se defender bem
@@igor6226 Estamos vendo esportes diferentes.
Comecei recentemente , mas já conheci muitos jiujitero, e uma coisa e verdade jiujitero é gente boa, já fiz todas as lutas sou preta em Taekwondo, mas o lugar mais acolhedor é academia de jiu-jitsu
E por não dividir que o Judô, por exemplo, é tão forte.
?????
Concordo totalmente, pratiquei judo no começo da adolescência. E depois pratiquei karate por 10 anos e é visível a diferença dessa força. O karate se subdividiu em diferentes escolas, federações e "modos diferentes" que acabou por atrasar bastante coisa, onde um quer ter mais atenção que o outro.
Concordo!
O Judo é muito forte no que diz respeito a tradição, ao respeito à hierarquia e à sua filosofia. Por isso nunca foi feita essa divisão. A base do Judo é muito sólida. Infelizmente o Jiu-Jitsu praticado aqui no Brasil é em sua maioria muito zoneado nestes quesitos.
Forte aonde?
O judô hoje é engessado cheio de regrinhas....
Judo é filho do jiu jitsu...nunca sera melhor
Oss
O jiu jitsu brasileiro é reconhecido até pelos japoneses, é diferente, o brasileiro é menos cerimonioso que o japonês que apenas reproduz o que o professor ensinou, o brasileiro já chama um aluno que desenvolveu um movimento pra ensinar pra todo mundo, é mais flexível, mas não quer dizer que seja um outro tipo de jiu jitsu. O Kenan tá querendo aparecer com o American, nem tem nada de novo nesse American. Esse é business, apenas. O brasileiro realmente existe e é diferente do japonês. Mas é jiu jitsu, apenas com uma evolução mais flexível.
o K......(nem vou terminar de falar o nome dele,ele nao merece atenção),é um mongól que quer se aparecer e ele deve ser xenofóbico deve ter preconceito e inveja contra os brasileiros e asiáticos,todo mundo sabe q foi os asiáticos q inventaram o jiu-jitsu e foi graças a divulgação dos Gracie e dos Fadda que o JIU É O ESPORTE MAIS LINDO E DEMOCRATICO DO MUNDO,e não só como esporte é uma BAITA ARTE MARCIAL A NIVEL DO MUAY THAI,SANDA,WRESTTLING, nem liguem para o CORNOAMERICANELIUS
O jiu jitsu no brasil tem a origem no judo japones, aquele do jigoro kano. Já, inclusive li, que o judo já foi tão modificado, que o jiu jitsu hoje é mais similar ao judo, do que o judo atual.
Sim irmão, o Jiu-Jitsu tem origem no Judô, e o Judô tem origem no JuJutsu ou JuJitsu, assim como o Karatê.
@@carlosmoretti2800 Esse Ju Jutsu ou Ju Jitsu sao varias artes marciais japonesa. Tanto faz escrever Ju Jutsu ou Jiu Jitsu. São o conjuntos das artes japonesas, entendeu?
E mais deficiente , tem que ter trocação de porrada
Concordo com o que vc falou. Acho que essa questão de divisão do jiu-jitsu é por uma questão comercial, principalmente em um país como os EUA onde tudo é capitalizado, monetizado, você precisa ser o melhor, o rei em alguma coisa, e como fazer isso quando outros são tão bons quanto? Dê uma roupagem "nova" faça um bom marketing e bote seu nome nisso!! Eles não tem a ligação que temos aqui no Brasil com o jiu-jitsu, somos muito mais coração. Infelizmente, como você disse, isso divide, e dividir algo que é pequeno, enfraquece. Mas ainda acho que nada vence o coração, a alma que colocamos na arte suave, é só mais um capítulo dessa história! Oss
Interessantíssimo essa questão do americano categorizar tudo, você pode ver isso de maneira clara nos filmes, imagine morando aí ! Sábias palavras Mano!
Jiu Jitsu nasceu no Japão, Cresceu no Brasil e está amadurecendo no mundo.... Oss
JJ nasceu na india
@@davialliancedavir745 Oss
não existia jiu jitsu no japão, lá era jujutsu
@@igor6226 o brazilian jiujitsu vem do jujitsu japonês , conde koma era aluno direto de Jigoro kano
@@Tony-zz7np errado, conde koma era mestre de "kano jujutsu", que alguns anos depois começou a ser chamado de "judô".
Cara.
Você é uma fonte de pesquisa fantástica. Continue sendo esse poço de sensatez num universo que a cada dia precisa mais de conhecimento.
Máximo respeito a você, mano.
Um dia te dou um abraço de agradecimento.
Abraço da galera da Alliance Vila Madalena (SP)
Oss
1- divisão nunca é bom. Vai sempre gerar uma dificuldade maior no crescimento.
2- Keenan e outros, e toda a falta de respeito histórico existente no Jiu Jitsu é na minha visão culpa dos Brasileiros , que são os melhores lutadores mais que deixaram de lado a filosofia da hierarquia marcial para traz.
Eles mesmos deixam de postar coisas em português. Vão para os estamos unidos e viram "americanos" esquecem da galera daqui!
Sempre cirúrgico!
Você esta certo sim. A ligação do que conhecemos como BJJ é inequivica e sua historia começa aqui com o Mitsuyo Maeda em Belém do Pará. aqui acho que ja podemos enteder como o brasileiro provoca as divisoes. Wuem recuperou a historia do aluno do Jigoro Kano, Mitsuyo Maeda, e toda a linhagem foi a Federação de Judo. Os gracies sequer celebravam o mestre. Alias, quando o estilo se tornou popular no mundo com os primeiros UFCs, eles chamavam de Gracie JJ. Agora vem negar que ha um BJJ e tudo é somente jiu jitsu? Nem em Belém, onde esta o tumulo do Mitsuyo Maeda, os atletas de BJJ se dignam a honrar a historia. My opinion
Que mentalidade foda a sua! é raro encontrar esse tipo de ideia no mundo das LUTAS hoje! Falando pelo mma,que agora é bem comerciável,precisamos de mais gente assim no mundo das lutas e que os que já são,resistam! Você é um exemplo.
Esses dias meu pai perguntou se eu achava que o Jiu-Jitsu ainda iria evoluir (no sentido de técnicas). Eu respondi que o Jiu-Jitsu tem um um potencial de evolução infinito, pois todo dia se criam e adaptam novas formas de executar finalizações, raspagens, ganchos e etc. Coisas simples como uma pegada em certa parte da calça, ajustes, pequenos detalhes fazem o esporte evoluir ( um exemplo seria no vídeo em que você repasa um estragulamento do Norte-Sul e diz para ir soltando o ar pra não queimar o braço), cada atleta tem um jeito de rolar pouco diferente, mas sempre ligados a raiz do esporte e aos mestres. Não devemos dividir e sim multiplicar o Jiu-Jitsu, mantendo as origens e mirando o futuro.
Penso che a palavra chave e adptar !!! Nao criar !!!
O problema é que querem se apropriar do jj, pois perceberam a bagunça...as federações deveriam unificar a raiz dos nomes das técnicas em japonês , padronizar a raiz e evitar a apropriação
Mano primeiramente, parabéns pelo canal e pelo atleta de alta qualidade que vc é. Essa parada de brazilian JJ nasceu com os próprios Gracie irmão quando foram pra i, quando eles pisaram ai, ficaram sabendo de um jiu jitsu que ja tinha nos USA, que nada tinha haver com o nosso jiu, para diferenciar ai (USA) usaram esse termos pros gringos BJJ. tem uma entrevista que o Rigan fala sobre. abraços! (Jorge)
Ousssss
Dos caminhos da Índia para o Japão até aqui, se passaram MILÊNIOS, cujos incontáveis pessoas dedicaram sua vidas ao hoje esporte, mas antes, sobrevivência. Vidas inteiras dedicadas, por geraçoes. Posso afirmar que qualquer golpe que você possa imaginar, já tenha sido feito antes. Ossssssssssss
PORRA Aly, muita sensatez nas palavras dos grandes mestres e muito legal da sua parte proliferar esses pensamentos e sempre incutir a sua opinião! 🤜🤛
Uma ótima análise!
A discussão é relevante mas com embasamento e inteligência, não apenas como torcida vendo o próprio lado e negando a oposição!
Temos a chance de fazer nosso esporte crescer ainda mais com profissionais como vc! Obrigado
Oss
O ju Jutsu é único!!! Como sempre suas opiniões muito sensatas!!! Mais mano isso talvez seja a evolução saca !!! Eles querem tirar esse carimbo de bjj!!! Acho eu até por que o ju jutsu nunca foi mencionada muito !!! Acho injusto porém o Mestre dos Mestre jigoro kano difundiu no mundo o judo justamente pela falta de disciplina e de lealdade e a escola de judo prima por isso !!! Acho que vc nunca viu ninguém falar de brasílian judo ou American judo ou.muito.menos judo japones e nossa escola de judo e.muito forte lá fora !!! Falta a disciplina que Mestre kano pregou !!! Osss Tamj
Mahamed, eu sempre fui seu fã, mas a cada novo vídeo, sua postura ponderada e inteligente sobre nosso esporte tem me feito admira-lo ainda mais! Parabéns pela conduta tão necessária em nosso esporte! grande abraço!
Fala Mahamed!!! Muito bom o vídeo. Eu concordo contigo, eu não saio de casa falando que vou treinar "Brazilian Jiu-Jitsu". Falo com a patroa "to indo pro Jiu" kkkk. Mas gosto de como abreviam o Jiu-Jitsu como BJJ. Não acho que alguém vai falar AJJ ou PJJ, acho que o BJJ já está cravado, como brasileiro eu fico até feliz de chamarem de Brazilian Jiu-Jitsu por que rola um respeito por nós. Lembro de um vídeo que o Edwin falava que quando ele era faixa branca e ia lutar com brasileiro dava até um medo (lógico que o bicho hoje é bruto e não tem mais disso). Comercialmente pra nós, BJJ é positivo, ainda mais com famosos de Hollywood treinando. Acaba ajudando o Brasil em outros aspectos. Mas é inegável como a cultura americana transformou o Jiu-Jitsu num business com futuro promissor né.
Continuarei treinando meu Jiu por aqui =D
Boa análise colega. Eu pessoalmente treinei um pouco de judô e karatê, mas em relação ao Jiu Jitsu, eu vejo que essas divisões são mais pra efeito de campeonatos e esporte.... no karatê existem vários estilos por isso já estou acostumado com diversas formas da mesma arte marcial... parabéns
faço jiu jitsu desde 1963, e jiu jitsu sempre foi jiu jitsu, simples assim.
Sempre com excelentes colocações parabéns Aly
Sua mente é de campeão. Por essa razão tantas pessoas, inclusive eu, param para te ouvir. Parabéns Aly.
Esse realmente é um guerreiro do bjj fiz um seminário com ele desvendado os segredos do jiu-jítsu e nunca mas perdi lutas oss!!!
Se o Brasil não tivesse relevância no esporte, ninguém reclamaria...
Excelente. Concordo plenamente. Valeu Ali! Por um jiu-jitsu q agrega! Oss!
Muito massa este assunto e muitos dos comentários aqui foram interessantíssimos, mostrando que tem muita gente sensata no meio esportivo e da arte marcial. A união faz a força. OSS
Faixa preta no jiu-jitsu e no caráter.Gosto muito de te ouvir Ali.Sempre sensato e honesto.oss
Aly fala um pouco pra gente sobre como foi lutar contra o Mikey, foi uma luta muito top, queria saber como foi lutar com essa diferença de estatura e peso... faz um vídeo contando como vc se sentiu durante a luta
Kelvin Milioni ve o podcast dele. Lá ele fala com detalhes.
Ele falou a respeito no penúltimo (não cheguei a escutar o último pra ver se ele falou) podcast que ele postou no Spotify. Se não me engano, ele disse que, apesar de não ter sido uma luta fácil, ele conseguiu administrar muito bem ela.
@@matheusfagundes-mineracaoe1950 top mano meu tempo é meio corrido e podcast costuma ser longo, más vou tentar ouvir, valeu!!
@@Carl000s top mano meu tempo é meio corrido e podcast costuma ser longo, más vou tentar ouvir, valeu!!!
Keenan fazendo gracinha, como sempre. E a flograppling bate palmas.
Eu fico impressionado como vc, sendo um cara tão jovem, é um cara tão sensato. Parabéns. Oss!
Mahamed teria como você fazer um vídeo explicando como você cuida dos seus equipamentos, kimono (você comentou que lava todos no final de semana, mas se não lavo o meu no dia que uso o cheiro impregna) mouth guard (se você usa) e outros. Seria muito bom 😊👍🏼🙏🏼
Excelente seu posicionamento. 👍👍👍
Eu cantei esta bola desde a década de 80. O Jiu Jitsu é a única marcial que insiste em usar TRÊS línguas (Português, Japonês e Inglês) para nomear suas técnicas e sempre soubemos que isto ia acabar dando merda. Americanos do norte, infelizmente têm esta tradição de querer ser a origem de tudo, apesar de terem a mesma idade que nós Brasileiros. E a "Simbiose" com o Wrestiling também contribui para isto. Sim , é verdade que o ROLLES primeiro agregou técnicas desta luta no Jiu Jitsu porém ele NUNCA deixou de trabalhar Tawara Gaeshi, Yoko Tomoe, Tomoe Nage etc.PQP!!! Atualmente só se treina SPRAW pra defender baiana. Lamentável... Draculino esta coberto de razão.
Concordo. Como o jiu jitsu evolui organicamente em varios locais, a falta do padrão e da disciplina permite desde os nomes redundantes pra cada variaçãozinha como tb facilita os praticantes a batizarem suas variantes como lhes convem e consequentemente quererem ser maiores do que o eaporte. O judô até que passa por uns apertos de nomenclaturas devido o aparecimento de variações que decorreram de adaptações às regras vigentes ou pegadas e entradas fora do tradicional. Por exemplo: Seoi Nage... tem mais de dez formas de se executar este princípio/ projeção. Por isso temos algumas variações tradicionais ja batizadas pela kodokan, como o Ippon( no.1 ; primeira forma), eri, morote, mas também temos formas ainda nao oficialmente batizadas, mas globalmente apelidadas como o invertido, coreano etc etc
Obviamente, precisamos muitas vezes usar apelidos pra algumas dessas técnicas, mas por ser um esporte unico e tradicional, cada país vai reconhecer aquele golpe com o mesmo nome.
pra nao falar q a postura do aluno no ambiente do dojo; as liberdades, a forma de se cumprimentar... horrivel. Cada academia tem da um nivel de valor diferente a isso. Umas fazem uma demagogia com um aspecto ou outro da disciplina, mas o fato é q sem padronização, dificilmente o Jiujitsu sera um esporte olimpico unificado, e a cada dia q passar vai ter mais desses Cornelius querendo roubar os louros por meritos de evoluções que ja sao previstas como parte do esporte!
Mahamed, eu já gostava de você mais neste comentário você foi perfeito e faço das suas palavras as minhas ...falta humildade para determinadas pessoas ....ossssss
Você e muito fera professor oss
Parabéns...sou iniciante no jiu-jitsu mais concordo plenamente com vc,estou aprendendo Jiu-jitsu e ponto final...Oss
O jiu-jitsu Brasileiro ( Brazilian jiu-jitsu Bjj ) é uma bandeira que eu quero colocar porque... Faz referência ao meu país terras que me criou até hoje o 4 maior do planeta país tropical abençoado e bonito por natureza !
Muito explicativo o vídeo, prático JJ e concordo que essa divisão só atrapalhará o profissionalismo do mesmo e hj pode ser levado como uma jogada de market pelo Keenan, porém pensando bem, como a maior potência do mundo é os EUA pode ser q esse mal venha para o bem, pois a verdade nunca será oculta por quem realmente a pavimentou e foi passando de de bastão em bastão, acredito que houve uma evolução sim, e a última parte dessa evolução deverá ter o impulso estadunidense, por questão de internacionalização profissional: o Ju jitsu foi criado no Japão, o jiu jitsu que uma perna do Ju jitsu foi aperfeiçoado no Brasil, cresceu nos EUA e agora está na última fase dessa evolução e como a maior potência do mundo é a Americana precisamos deles para internacionalizar mundialmente e unificar o PJJ ( planet jiu jitsu) como arte marcial, defesa pessoal e esporte de contato.
Se a gente se incomoda imagine o japonês kkkkkkkkk
Aly Deus abençoe sempre vc!!!!
Perfeita colocação ✨
o maior exemplo que o Jiu Jitsu não se divide e, sim, se aperfeiçoa são os irmãos Mendes (bruxos) que mesclam "Old vs New" e entopem meio mundo de porrada. >>>
Não tinha visto o post do Prof. Draculino, soube do assunto aqui por este vídeo e estou 110% de acordo que divisões nunca são boas. Aconteceu com o Karate (shotokan, shotokai, shukokai, wado ryu, gojo ryu, etc.) e penso que o mesmo só perdeu força. Oss 🤙🥋 #jiujitsu
Excelente análise como sempre!!
Muito bacana a linha de pensamento.
Muito sério, Muito reflexivo. Toda a colocação do texto do Draculino e a opinião do Mahamed Aly, muito acertiva. Muito estranho mesmo. "CASA DIVIDIDA NÃO PROSPERA". (Bíblico)
Perfeito, concordo com vc Aly 100%
Mano, tu és um sábio.
Pensamento foda.
Melhor vídeo sobre filosofia do jiu jitsu no yt
ótimo ponto!!! É tenso demais , a galera é phoda! A qualidade de imagem ta massa monstro!
Existe o Koryû (também chamado de kobudô) e dentro do Koriû existem diversos estilos, sendo um deles o de corpo-a-corpo chamado de JuJutsu ou JuJitsu (tendo golpes em pé, quedas e solo). Essa era a arte dos samurais e dela se originou o Karatê e o Judô. Jigoro Kano vinha de uma família de samurais e utilizando golpes do JuJutsu, criou o Judô. Daí sabemos a história com Conde koma, os Gracie e os Fadda que originaram o estilo do Jiu-Jitsu brasileiro. Fora isso, ainda exite outros estilos de JuJutsu como o Small-circle, o Danzou-riû, o Morganti JuJitsu e por aí vai, todos englobando o JuJutsu tradicional. A gente é tudo um só dentro do jiu-jitsu, concordo com Draculino e Aly, tem que manter a origem por mais que a arte evolua com novas técnicas vai ser sempre aquilo que nos passaram lá atrás na raiz do BJJ. Oss
Ju-Jutsu (avô), Judo (pai), Jiu-Jitsu (filho). Acho que existem distinções entre as 3 artes que me fazem entender que essa é a "árvore genealógica".
Em especial tenho muito respeito pelo Ju-Jutsu principalmente ao fator histórico. Em certos meios no Japão, você aceitava um desafio e não sabia se voltava vivo pra casa. É óbvio que era uma loucura do nosso ponto de vista. Fora o uso de armas e outras técnicas que foram retiradas no Judo, ou readaptadas pelo Jigoro Kano. Não esquecendo dos Gracies e demais primeiros discípulos dos Japoneses que trouxeram a arte suave. Temos sim que agradecer a quem pavimentou o caminho. Essa obsessão pelo dinheiro ou por ser algo, não faz parte da filosofia das artes marciais.
Como dizem "tudo é kung-fu".
mas eu vi no google q o judo é mais novo q o jiu-jistu,primeiro veio ju jutsu e depois jiu jitsu e depois judo e depois os gracie falaram q fizeram o gracie jiu jitsu,sendo q o os fadda os derrotaram e usavam as mesmas técnicas e tb até mais opção a chave de calcanhar por exemplo
ju jutsu = jiu jitsu. é a mesma tradução do japones
Judo saiu do jiu jitsu
@@ThiagoRodrigues-ww4vg judo saiu do jujutsu ( jujutsu kano)
Excelente!! Concordo com tudo que foi dito, mesmo eu sendo um novato no Jiujtsu. Porém, essas discussões de posse, conheço bem. Isso aconteceu com o Kung fu à muito tempo onde existiam mais de 300 estilos de Kung fu e com o Yoga que tem vários estilos hoje em dia. Kung fu (trabalho árduo) é um conceito, assim como o Yoga (unir/atrelar). Shaolin do Norte, Tai Chi Chuan, Hung Gar são exemplos de wu shu (técnicas de luta) para desenvolver seu Kung Fu, assim como Hatha, Tantra, Kundalini, são escolas de yoga que procuram o mesmo objetivo por práticas distintas, moksha (libertação). A base desse problema está quando essas práticas vêm para o ocidente sem o devido atrelamento aos mestres e ou escolas, ou seja, a base dessa discussão sobre BJJ, AJJ etc, é o dilema entre tradição e modernidade. Quando retiro a linhagem dos ancestrais, deixo os conceitos/escolas/estilos livres para qualquer manipulação. No ocidente, temos dificuldades com a relação “mestre/discípulos” por causa de nossas tradições, já para o oriente isso é algo básico. “Jiujtsu ou Ju-jutsu”, me parecem tb ser conceitos, “arte suave”. Estamos conseguindo desenvolver essa habilidade nas nossas relações? O que uma guarda tradicional tem haver com minhas relações? Consegui utilizar o que aprendo com meu mestre na vida? Penso que se nós brasileiros investíssemos no conceito, além do combate, seríamos mais destacados. Penso que teríamos que começar resgatando a relação mestre/discípulo, o tradicional e conjugar com o moderno. O filme”O Último Samurai” trata disso tb. Os orientais já passaram por essas brigas, por isso eles não se “metem”. Já nós, ainda estamos muitos imaturos nesse processo. É um pouco da minha experiência e vivência. Parabéns pelo trabalho. Oss.
Oss mestre. Melhor canal
Flavio canto voltou no tempo pra treinar judo hahahaha, tirando a brincadeira valeu o videozao aly vc é fera
Parabéns pela postura campeão!
Oss
Pra mim jiu-jitsu brasileiro é uma vertente do jujutsu japonês. Simples assim. Dentro do jiu-jitsu brasileiro tem duas subvertentes: Jiu-jitsu Grace e jiu-jitsu Fadda ( treinei com várias equipes e notei que são diferentes , porém os que seguem a mesma família tem muito em comum.)
Jujutsu, Judô e BJJ são basicamente a mesma arte, mas com foco diferente.
Você não vê o foco na defesa pessoal tão forte no Judô quanto no Jujutsu clássico, nem vê o foco nas quedas tão forte no BJJ como é no Judô, da mesma forma que o Judô, apesar de possuir a maioria das técnicas do BJJ, não foca muito na luta de chão como o último.
A verdade é que a arte marcial é japonesa o Brasil tomou de assalto e agora outros países estão fazendo o mesmo!
Vamos parar de hipocrisia ,oq é do Brasil é a capoeira!
Reizinho 💛 vc é demais aly
sensacional, tema muito pertinente, mesmo 11 meses depois.
Araki-ryu ko gusoku
Daito-ryu aikijujutsu
Hontai Yushin-Ryu jujutsu
Seikiguchi Shinshin-ryu jujutsu
Sosuishitsu-ryu jujutsu
Takenouchi-ryu jujutsu
Tatsumi-ryu heiho
Takamura-ha Shindo Yoshin-ryu
Tenjin Shinyo-ryu jujutsu
Yagyu Shingan-ryu Taijutsu
Takagi Yoshin-ryu jutaijustu
Então, como assim, todos os jujutsu são iguais?
Desconfio que pelo menos 98% do pessoal do jiu-jitsu brasileiro não sabe que existe tantos outros jujutsu mesmo dentro do Japão.
Jujutsu é uma arte marcial e existem várias escolas que ensinavam o seu estilo próprio de jujutsu. Eu mesmo estudo em uma instituição que possui Takagi Yoshin-ryu Jutaijustu/Jujutsu como umas das escolas que devemos estudar. Mais informação de verdade por favor e menos achismo.
Admiro demais o jiu-jitsu brasileiro e o Mahamad, mas devemos presar pelo que é verdade e nesse vídeo tem muita desinformação.
Arte Marcial não é esporte, não é só técnica, é estudo, é história, filosofia, cultura, etc.
Sábias palavras dos mestres e a tua mano!👏🏼👏🏼
Jigoro Kano, fundador do Judo, havia estudado dois estilos tradicionais de JuJutsu (Koryus), sendo que um deles já possuía alguma coisa de submissões e imobilizações, mas foi por conta da interação com Mataemom Tanabe, de uma escola chamada de Fusen Ryu que a casa do judô, o Kodokan, começou a dar mais importância ao jogo de chão. Posteriormente o judocas do Kodokan, Tsunetane Oda, Isogai Hajime, Kaishiro Samura e Suite Nagaoóka aprimoram o katame waza, que são as técnicas de submissão e domínio, como os estrangulamentos, chaves de articulações e imobilizações, bem como o newaza, o trabalho no solo, como as raspagens, passagens e outros recursos estratégicos para ter sucesso na luta de chão.
Pra mim o jiuJitsu é como religião, alguns vão respeitar como os Emirados Árabes fazem, e outros simplesmente querem sua marca e ganhar dinheiro. Mais o verdadeiro jiuJitsu é crescimento, é respeito e é a arte que mais se destaca no MMA mundial. Maiores campeões mundiais estão aqui Brasil. Nada vai mudar isso. E as maiores equipes de jiuJitsu estarão aqui Brasil. Oss
Concordo com o que você e os Mestres Draculino e Fábio Gurgel acham! Tenho 66 anos e mesmo antes de praticar a arte suave, já conhecia o jiu- jitsu, pois morava na rua Figueiredo Magalhães em Copacabana , onde ficava a academia do saudoso Mestre Carlson Gracie. Acho que tem academias com diferentes focos, ou seja, umas direcionam para o lado da competição, outras para simplesmente a prática e outras focam as duas modalidades. Depende da pessoa escolher. Assim como com ou sem kimono. Outras dão mais ênfase em defesa pessoal, tudo bem! Devemos sim enaltecer os Grandes Mestres que começaram o Jiu - jitsu no Brasil, como o GM Carlos Gracie e os que o aperfeiçoaram como o Grande Rolls Gracie. Esse último, em uma reportagem com o Renzo, ele fala que foi quem fêz o jiu - jitsu ficar mais competitivo . Acho que deve- se parar com esse negócio de ficar dividindo essa arte!
Sábias palavras Mahamed Aly OSS
Dude you are exactly right, when you talked about how is part of American culture to categorized every little thing. And that can truly be detrimental to Jiu-jitsu overall as a sport.
Sim entendo que nao pode dividir, porem nao vemos isso na prática por exemplo se voce é do Japones voce começa na branca no Brasileiro
Você está certo meu amigo OSS.
Brother isso tá parecendo até briguinha de crianças, os caras ao invés de se unir estão querendo separa ainda mais o esporte, todos treinamos JJ em academias diferentes mas o ensinamento é sempre o mesmo, todos bebemos da mesma fonte.
Como mahamed mesmo disse no vídeo "no mundo nada se cria, tudo se cópia."
Mais união no Jiu Jitsu e forte abraço Aly 👊🏿
Parabéns mahamed por sua posição, concordo plenamente com isso, tem gente olhando muito pela grana...
Mestre entendo o que vc quis dizer, pratico varias artes algumas me graduei outras foi experiencia hoje sigo meus degraus no jiu-jutsu. Mestre não não posso falar pelo jiu pois não tenho tanta experiencia mas isto aconteceu com o karate se vc olhar foi dividindo de uma forma que ate o shotokan ja não tem força como antes, os mais novos como o kiokushin tem mais força mas mesmo assim etão desfragmentado que é uma loucura arbitrar em um campeonato pela variação de kata. Isto meio que prova o que vc falou nenhuma arte ganha nada se dividindo pelo contrario ganha se juntando, veja que o MMA, kudo, sambo varias outras artes hibridas estão só crescendo.
Polêmico! Mas eu tbm treino Jiu Jitsu, e treino por amor ao esporte. Draculino falou muito bem!
Olá meu amigo, tudo tranquilo?
Sucesso sempre força, foco e confiança sempre!
Jiujitsu é japonês e pronto, nasceu na Ásia, o Brasil foi o país que através da família Gracie difundiu está valiosa técnica de combate, minha visão sobre o assunto é que, o Jiujitsu se define em defesa pessoal e competição, as pessoas buscam aquilo que elas estão a fim no momento, partindo do princípio que 75% são praticantes comerciais, o que significa que estão pagando pelo serviço que vai atendê-los!
Então para deixar bem claro todos os golpes básicos, que existem no Jiujitsu, são de origem japonesa,
Exemplo: a chave de braço americana, que aprendemos no Jiujitsu, chama-se ude-garami no judô! Assim como arm Lock é uma palavra América, em japonês bem antes já se chamava e aí d se chama no judô de juji- tatame, agora eu gostaria de saber porque americanizar os golpes?
Se já foram batizados com os nomes de origem! Creio que existe uma jogada de marketing nessa questão de renomear golpes que já tem nome!
Um exemplo, quando se treina karatê, aprendemos o nome dos golpes em japonês, até hoje me recordo dos nomes! Mae Geri = ( chute frontal) Yoko Geri ( chute lateral com a parte externa do pé)
Então o karatê não sofreu a mudança na nomenclatura, ao contrário do Jiujitsu, fico por aqui.
Oss!
Isso aí mesmo!!! Concordo com você! Continue assim, Oss!
Aly, faz um vídeo contando um pouco da história da família Gracie, tem muita gente que não conhece.. abraço !
Que espírito enorme o Mahamed tem, quanta coisa bonita dita!
Não importa o que está errado vamos valorizar o certo , correto
Jiu-Jitsu é japonês e só deveria ser chamado de Jiu-jitsu, respeitando sua história. Os brasileiros é que começaram essa divisão, agora aguenta...
Filme de animação é um só, mas o filme de animação japonês se chama Anime, e todo mundo que gosta de animação sabe diferenciar bem o estilo, pelo traço, timing e talz. Só que no japão não existe essa diferenciação para eles, tudo tem um nome só, animação. Então aí, de forma correlata, é que o nome Brazilian Jiu-jitsu faz, ou fazia sentido.
Porque o braço brasileiro, que aprendeu com alguns japoneses, como no caso dos Gracies com o conde Koma, foi se desenvolvendo e se modificando de uma forma bem particular até chegar ao ponto de essa diferenciação ser relevante, não apenas meras notas de rodapé.
Lembrando que antigamente não havia internet e a comunição pelo mundo era uma coisa precária, comparada a hoje, que a gente posta uma posição no youtube e automaticamente alguém do outro lado do mundo já vê. Então não havia intercâmbio de informações e as coisas iam ficando por ali mesmo. Para nós que moramos no Brasil, não faria sentido de chamarmos Brazilian Jiu-Jitsu, assim como os japoneses não diferenciam a animação deles dos outros. Mas fora do Brasil isso fazia sentido sim, como no caso do anime, porque a gente ficava sabendo que era a vertente adaptada do Brasil, com todas as sua técnicas e adaptações particulares. Cada país, região tem um estilo e talz, daí pode-se falar em American Jiu-jitsu, European Jiu-Jitsu mas essas pequenas variações, com a internet hoje, já são automaticamente incorporadas ao universo de conhecimento do Jiu-jitsu, como uma coisa única, todo mundo absorvendo os novos conteúdos gerados por todo mundo.
Podem querer apagar a importância da variação que os brasileiros criaram a parti do original japonês. Mas o nome da principal confederação hoje em dia, mesmo que em algum momento eles mudem ou criem um a nova, esta aí para provar essa relevânica. No futuro se eles quiserem saber o quem foi campeão nos anos 90 e 2000 eles vaõ ter que ir pra o ranking da IBJJF. E num quero nem lembrar o UFC, que foi um dos grandes difusores da modalidade, um dos propósitos inciais foi esse, e que foi criado pelos Gracies.
Pô continua falando sobre pô,assunto irado
Vdd irmão, você aprende e passa o bastão, agora o cara achar que criou é sacanagem... Alguém deu a base pra ele, ensinou a engatinhar, depois a andar e ele seguiu. Assim ele nem honra com quem o ensinou. Exato?!
Muito interessante o assunto! Como o jiu jitsu tende a crescer exponencialmente, utilizarei o exemplo do futebol para ilustrar a minha opinião. No futebol existem escolas que, de fato, diferenciam os países. O futebol brasileiro preza pela plasticidade dos movimentos (o drible, a firula, toques rebuscados, etc). Na Alemanha, por outro lado, a objetividade impera (toque, toque e gol). No futebol inglês a bola rola solta (a arbitragem só marca falta se a jogada for muito forte). E POR AÍ VAI. Essas diferenças no futebol se dão pela forma como o esporte cresceu em cada país, MAS NÃO TORNA UM FUTEBOL MELHOR QUE O OUTRO. Na verdade, essas diferenças não foram criadas e ANUNCIADAS por cada país: elas foram simplesmente notadas no decorrer da história. Resumindo, essa ideia de criar escolas para se destacar das demais, no meu ponto de vista, busca o mercado, a grana, a hegemonia do poder. Portanto, concordo com a tua opinião, Mahamed.
Eu sempre treinei o Ju jitsu de forma tradicional tendo as 3 fases da luta , alto , queda e chão e tipo foi amor a primeira vista cara !
Show. Mandou muito bem
Super sensato parabéns Brother! Oss
tmj oss jiu-jitsu e pronto
assisti Daniel beleza x ricardo vieira ali já era feita a guarda de lapela , roleta x margarida já tina a 50/50 assisti lá.
Ter essa visão é muito sensato, tudo é Jiu Jitsu e nada mais... Aquilo que se divide, tratando desse contexto acaba ficando fraco e é ruim para o nosso esporte. Osss!!
Jiu jitsu começou a séculos de anos, e tá ae e desde lá vem sofrendo mutação e evoluindo !!tudo na vida sofre esse mesmo processo.. oss
Video irado mano!
OSSS
Vc é ó cara, concordo plenamente com vc.
Você deveria falar essas coisas em inglês, para o pessoal da gringa tomar um banho dessa sabedoria tmb. Muito sensato e acho que essa opinião encerra o assunto.
O jiu-jitsu é um só, mas cada um desenvolve suas próprias adaptações, de acordo com suas deficiências, sua estatura, sua força, sua capacidade de assimilar algumas técnicas.
O Hélio Gracie praticava o mesmo jiu-jitsu desenvolvido no Japão, mas como ele era magro, baixo, e não tinha muita força física, ele adaptou as técnicas às suas condições físicas, assim como qualquer um de nós faz.
Alguns são ótimos para executar guilhotina, outros mata leão, outros chave de braço, outros chaves visando as pernas, outros triângulo, e assim por diante.
Judô, Jiu-jitsu, algumas técnicas do hapkido, vieram todas do mesmo pai, as antigas técnicas de projeção, queda, torção, estrangulamento, usadas no Japão, conhecida como Ju jutsu.
Depois cada um foi adaptando as técnicas conforme sua necessidade.
Falou bonito!!! Parabéns!! OSS!
Acho que tem coisas que realmente é exagero, mas acredito em categorizar e isso para mim é que torna a coisa mais profissional ou não! Eu não acho o Jiu-Jitsu maior do que nós pelo contrário, nós somos maiores do que o Jiu-Jitsu e isso faz com que cada um coloque seu estilo e faça a diferença como por exemplo a 10th Planet que demonstra um estilo próprio!!!
✌️Independente da nacionalidade jiu jitsu é o melhor esporte! Ossssss✌️
Pelo que Hélio Gracie disse. Há sim a diferença do Jiu-jitsu para o jiu-jitsu Brasileiro. Até então o jiu-jitsu era como o judô com mais tempo no chão, porém o foco era derrubar e finalizar em determinado tempo. Então mudou para o jiu-jitsu Brasileiro, onde o foco mudou para derrubar, imobilizar e finalizar no chão. Foi isso que o Hélio criou e tem diferença. De acordo com essa premissa, nós não aprendemos jiu-jitsu, mas sim, jiu-jitsu Brasileiro, aquele que derruba e busca finalizar no chão. 👍😉
show, muito bom.
Concordo plenamente com vc.
Osssss