Pré Inscrição para nossa Comunidade de treinamento do dia 08/04 as 08h: form.jotform.com/240413692033650 Todas as informações sobre nosso treinamento: www.gmsupialboredo.com.br/
Essa parte em que o Supi fala sobre deixar o ego de falo e se "despir das armaduras" para conseguir de fato aprender é muito real e eu vou dar um exemplo meu, porém que não tem nada a ver com xadrez. Eu gosto bastante de desenhar e ja faço isso há uns bons anos, ano passado resolvi adquirir um curso de desenho, até ai tudo ok, quando comecei a ver as aulas os primeiros capítulos eram sobre alguns fundamentos do desenho que eram necessários para compreender e aplicar de fomra mais eficaz o restante do assunto do curso, todavia na minha arrogância eu so olhei e pensei "eu n preciso disso ja desenho há anos, isso é pra iniciante" fui vendo outras aulas e ainda arrogante achei q ja sabia de tudo e fui pulando, resultado foi q n aprendi nd e naquele ano pensei "esse curso é uma porcaria, so serve pra quem ta começando" por alguns problemas que ocorreram eu parei de desenhar e so voltei no cmc desse ano, como eu tava mt tempo sem desmehar nada pensei "vou ver aquele curso lá pra pegar a manha dnovo", só q dessa vez eu fui c a cabeça aberta pra aprender tudo desde o zero e sem achar q eu ja sabia de tudo, resultado foi que esse foi um dos melhores cursos q eu ja fiz na área e nao só isso, durante as aulas eu fui vendo que um ano atras eu n sabia de NADA, alem disso consegui ver vários erros nos meus desenhos antigos, que pasmem, estavam ligados justamente aos fundamentos 😂😂
Supi, entenda uma coisa: as suas divagações/filosofias, são importantes pro sucesso dos seus vídeos. Ao menos pra mim. Adoro assitir como espectador sempre tentado melhorar o meu jogo. Pra mim vc não é só um sábio no xadrez como também é um exemplo de inteligência.
que droga, não tenho dinheiro pra comprar o curso mas vou fazer uma prova pro concurso do banco próximo mês e é quase certeza que vou passar, q pena q vou ter q esperar mais 4 meses pra poder comprar o curso.
Muito legal as reflexões filosóficas do Supi ao final dos vídeos. E não existe nada perjorativo nisso. A evolução no xadrez traz uma visão nova e diferente a respeito da vida. Você cresce no xadrez, você tem potencial de crescer nas outras áreas que você atua. Os bloqueios mentais que você vence aqui já estarão vencidos também no seu trabalho, nos seus relacionamentos, etc. Então muito válido toda a visão do supi.
Supi ou Platão?! Digam vocês!! Rsrs... Supi, você é phoda, cara!!! Jogo xadrez desde os 4 anos, hoje tenho 43 anos e, evoluí muito nestes vídeos seus e da série em busca dos 3000k. Eu jogo pra um ELO de 2k geralmente, mas... nem se compara com a profundidade de conhecimento e cálculo de um GM da sua grandeza! Uma honra ter um GM como você para nos ensinar de forma tão holística e com tanto comprometimento! Parabéns, Supi!!!
Supi, parabéns pelo seu trabalho. Além de um fã e entusiasta de xadrez, também sou psiquiatra e vejo que você tem uma mentalidade e maturidade muito bacanas. Sua fala final nesse vídeo é extremamente pertinente, e sim, infelizmente alguns não vão conseguir alcançar. Mas pelo que vejo para muitos de nós são sensacionais. Abraços
O Supi é um (verdadeiro) mestre. Se o objetivo de um (verdadeiro) líder é formar outros líderes, o mesmo se passa com um mestre, seja em que área for - neste caso, o xadrez. Obrigado, Supi. Tenho aprendido muito, mestre!
Supi voce é sensacional, uma figura impar e que me inspira não somente no Xadrez, mas na vida ! Obrigado por sempre compartilhar do seu conhecimento, que Deus continue te dando mais e mais sabedoria. O melhor do Brasil ! 🇧🇷
que aula, não é comum encontrar uma pessoa tão categórica a nível de destrinchar o processo epistêmico do conhecimento. não te conhecia, mas ganhou um inscrito, parabéns professor
Exato tenho 2250 de rating e sou bem orgulhoso, tanto é que odeio analisar minhas próprias partidas(só pra não ver meus erros), eu só busco analisar a partidas dos outros e buscar os erros, isso pode ser partida de quem foi, sempre supervalorizo a força do meu cálculo e muitas vezes meu cálculo falha em poucos lances, esse video foi realmente pra mim. Outra coisa é que odeio perder pra jogadores de rating menor, tanto é que joguei um ou outro torneio e podia terminar com 6 vitórias em 7 partidas e uma derrota, se a derrota fosse contra um rating menor ficava muito irritado com se as 6 vitórias não valessem de nada, é complicado chega a parecer uma doença. Mas sabe que ultimamente to lendo um livro 100 finais do Jesus De la villa, e quando chegou no capitulo 5 do livro teve um final que no final a análise dele diz que é empate, mas tem a linha do computador que diz ser vitória, ai confesso que fiquei mal, por causa disso perdi o interesse pelo livro, mas antes disso o livro vinha me dando muita e muita vontade de estudar finais, vou tentar me manter firme e ler o livro até o final e tentar absorver todo o conhecimento, tentar tirar essas armaduras 😅
4 วันที่ผ่านมา
A maioria das pessoas aqui estão abaixo do teu rating. Muitos queriam ter sua capacidade de ver o jogo. Olhe por esse lado e valorize o que tem, e seja humilde pra continuar crescendo, como o supi disse. Foque nas ideias e no que o autor pensa e não se tá certo ou errado.
O ruim é que já tô a anos nesse rating não varia muito, xadrez é cruel para você melhorar 100 pontos quando chega nos 2000 é muito estudo e treino, a diferença de 100 pontos parece pouco mas quando eu enfrento jogadores com 100 pontos a mais eu tenho dificuldades enormes, uma coisa que tô fazendo é parar de estudar abertura nos torneios presenciais que joguei vi que jogadores do meu nível sabem bem menos de abertura, então tô focando mais é no cálculo e estratégia.
Para os que ainda não estão convencidos e não entendem o por que os adversarios do Supi "Jogam tão mal", vou exemplificar. Estou nessa faixa de rating dos 1700 e o Supi faz lances aparentemente simples e depois que ele explica são super naturais, porem, no meio da partida são muito dificeis de serem exergados. Um exemplo disso é o conceito de não colocar o pião em D5 imediatamente justamente pelo receio do seu adversario ter o controle do centro, outra lance dificil foi a troca do pião no centro, apesar de ser conhecida a ideia de romper o centro quando o seu adversario estiver com o rei exposto, não é tão simples encontrar a roptura correta, fora que ainda fica aquela duvida entre seguir seu desenvolvimento ou ja romper o centro. Enfim esse comentario foi para dizer que qualquer um que jogar contra um grande mestre do nivel do Supi vai parecer um jogador ruim e que não é facil explorar as debilidades como parece.
Oi mestre , mais doque com a partida em si todo seu comentário sobre a postura de como se portar quando estudar para absorver e melhorar foram de grande ajuda para abrir a mente , muito obrigado 🫂
Somente quem de fato quer aprender, se aperfeiçoar, xadrez assistiu ao vídeo até o fim. E, esses, entenderam. Obrigado Supi!
7 หลายเดือนก่อน
Que vídeo sensacional! A reflexão do final roubou a cena da partida brilhante. Meu nível de rating é 1650 e enfrentar um adversário de 1700 é sempre um desafio pra mim… levei pra vida essa reflexão no final.
Realmente Supi. Eu percebo também que o problema acontece quando vamos a uma leitura pra resolver um dilema específico. Quando temos uma única dúvida ou poucas e queremos encontrar a resposta. Porque ao nos satisfazermos com ela, podemos nos engrandecer e achar que todo o resto do conteúdo não nos serve, e ao considerar esse restante, a visão crítica se torna turva dentro do próprio alcance do conhecimento que temos, que perto destes grandes estudiosos e mestres, é apenas um pequeno ponto no espaço.
por mais que eu não tenha ambição de competir, nem de ter rating fide, eu me identifico muito quando supi fala que ama o xadrez, xadrez se tornou uma obsessão na minha vida de uns anos pra cá. comecei a jogar em 2020 na pandemia sou de 1993, tava velho já, não sabia nada, não sabia teoria de nada, sabia no máximo como andavam as peças, e do nada xadrez virou um negócio tão absurdo, eu desenvolvi uma paixão tão grande, que hoje eu m astigo conteúdo de xadrez quase sempre nas horas livres, e tenho a ambição de um dia me tornar um jogador forte de 2000+ de rating, já cheguei nos 1700 e depois acabei dropando porque infelizmente por estar muito empolgado com tudo que tenho aprendido na comunidade do supi, fico querendo jogar muitas partidas seguidas e acabo cometendo deslizes, as vezes por estar cansado demais, ou só desatento mesmo, mas não importa, eu tenho percebido mudanças significativas tanto na forma de jogar como na forma de perceber o jogo, estou longe ainda de me tornar um grande jogador, mas entendo que o xadrez não deve ser assim pra todo mundo, a maioria das pessoas deve achar até entediante, mas eu realmente fico encantado quando vejo o supi explicando algum detalhe de alguma posição, curto muito você supi, pretendo me manter aluno na plataforma por muito tempo, mesmo praticamente zerando os conteúdos de lá, as aulas de abertura principalmente eu sinto que assistir 1 vez só não basta, tenho que rever e rever, comecei a acompanhar as aulas com o chessbase, coias q eu não utilizava antes, então agora estou criando meus próprios pgns, estou criando bons hábitos e por mais que meu rating tenha dropado do 1700 pros 1400, não importa, sei que no fundo sou um jogador muito mais forte hoje do que quando atingi a marca dos 1700, e em breve vou atingir meu objetivo de superar os 2000 de rating, e conforme for conseguindo atingir as metas ai eu vou dimensionando o quão bom eu acho que poderei ser no xadrez ainda um dia, por enquanto como sou capivara, as ambições são baixas, mas qm sabe um dia, no mais valeu pro tudo supi, e desculpa pelo textão
To eu vendo o video no alto falante, passa os 11:50 tá o supi falando de abrir o centro e o outro fechar o centro e meu pai passou aqui e só mandou um "lá ele eterno"
Eu acho que uma coisa importante também de se notar em relação aos adversário não cometerem os mesmos erros: Pessoas de mesmo rating também não colocam tanta pressão e fazem lances tão precisos. Se você continuar fazendo bons lances, melhorando suas peças e melhorando a posição, inevitavelmente o adversário vai cometer algum erro. Um jogador desse rating com certeza encontrou a maneira de punir o erro, mas esse jogador não pressionaria o adversário da mesma forma. Depois que o erro aconteceu todo mundo viu, mas quantos desse mesmo rating, ou inferior, teriam navegado a posição tão bem?
"... existe uma única maneira de eu fracassar dentro do xadrez, que é eu continuar pensando do jeito que eu penso." Não só dentro do Xadrez. Valeu Supi!!! Obrigado!
Aí põe na revisão e vai ver um tanto de lance errado para ambos. Nas partidas que perco e ponho revisão, achando que o adversário estava até usando engine, vejo que ele foi extremamente capivara também 😂
Eu nao estou no grupo dos que querem se aprofundar mais,mas ouvi atentamente o que vc disse,e acho que esta completamente certo Supi.Quer aprender?Feche a boca,abra os ouvidos e tente entender,ate pq se vc achar que tem algo errado,o mais provavel eh que vc nao tenha entendido direito
Olá, Supi! Admiro imensamente você e sua carreira brilhante, mas concordo com seu aluno. Devemos ter a humildade de estudar os grandes e considerar suas ideias, mas a verdade deve ser o juiz. O conhecimento sempre avançou assim.
Muito obrigado! Como foi mencionado no vídeo, o comportamento gerou estagnação e o xadrez não permite ilusões: Os resultados não acontecem, e ali não aconteceram. Pra chegar até o ponto que você está mencionando, o caminho não é tão linear, e é necessário pensar e repensar a respeito de muita coisa. Todos os estágios que uma pessoa passa, exige esse comportamento de procurar escutar/aprender, e deixar um pouco de lado isto de concordar ou discordar de alguma coisa. Pode chegar o dia onde estaremos em condições de fazer isto, até lá, resta apenas respeitar a etapa que nos encontramos, e se limitar apenas ao aprendizado, só assim estaremos em condições de opinar, antes disto, é apenas o nosso ego tentando atrapalhar o processo todo.
Obrigado pela resposta, Supi! Como prof. já encontrei muitos alunos arrogantes que perguntavam pra derrubar o professor. Talvez, seja um caso que se aproxime desse. Mudando de assunto, te admiro muito e torço muito pelo seu sucesso! Ansioso pelo próximo vídeo! Abraço!
Olá Supi, esse vídeo realmente me fez abrir a mente sobre o que eu fazia e ainda faço. Mas eu gostaria de dizer que defendo o ponto que realmente não devemos entrar em um "debate" com o docente, mas acredito que as opiniões que nós ouvimos acrescente com as nossas. Acredito que se alguém pensou de um jeito e eu pensei de outro, então eu deveria usar o todo para gerar uma resposta. Sei que não tenho muita propriedade pra falar sobre xadrez porque estou na faixa de 1100 de rating kkkkkkkkk. Mas eu realmente gostaria de saber o que vocês acham dessa minha visão, se puderem me responder 😁 Abraços!!
Estou com 1800 no chess mais nao passo disso agora resolvi fazer estudo pra poder avançar mais nao tenho essa grana pra investir no curso alguém indica livros ow uma outra opção mais enconta?
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por seu estilo de jogo,agressivo,gosto muito de vê-lo jogando na sua fx de rating,porém minha opinião sobre esse tipo de conteúdo não mudou,acho que no Max vou aprender a ganhar das pessoas desse nível,quem quer aprender de verdade deve ver partidas de alto nível,pq se vc esperar por erros grotescos não é um bom caminho,no caso desse vídeo,o cara estava sendo fortemente atacado e simplesmente ignorou,continuo achando q esse conteúdo não ajuda ninguém,me perdoe,continuo admirando seu trabalho ,mas esse tipo de conteúdo não.abraço.
Obrigado pelo feedback Marcelo, No entanto, é importante que voce compreenda uma coisa. Eu não posto conteúdos aqui para te agradar, ou para agradar outras pessoas, Posto porque gosto, E porque o conteúdo desperta em muitas pessoas o mesmo sentimento que despertou em mim no passado, de querer sair da superficialidade, e aprender mais sobre xadrez, que é o que fazemos dentro da nossa Comunidade de treinamento. Quanto a parte de não ajudar ninguém, estes conteúdos levaram e ajudaram a construirmos o que hoje é a Maior comunidade de xadrez do País (Supi&Alboredo) Que vem transformando a visão de xadrez de milhares de jogadores, Bem como os que ainda não são alunos, mas uma simples olhada nos comentários deveria ser o suficiente para que voce entenda que o problema está na sua visão, e não fora dela. Voce pode continuar deixando retornos assim, mas é importante que voce compreenda que não vai causar qualquer tipo de alteração nas postagens ou em qualquer outro tipo de coisa. Apenas vejo de maneira muito clara que voce está fazendo mal uso do que acompanha por aqui, E quanto a isto não vou poder te ajudar, se trata de uma questão mais complicada, e que só pode ser resolvida por voce caso queira sair do estágio em que se encontra dentro do Xadrez. Abraço!
Eu gostaria de adicionar a minha vivência AK Marcelo. Eu tenho hj em torno de 1100. E essa série, do jeito que é foi fundamental pra eu conseguir sair dos 700. Além de me inspirar, é muito instrutiva. E sinto que a cada episódio avanço considerávelmente. Nem tanto no rating, mas principalmente na compreensão e visão do xadrez.
@@GMLuisPauloSupi Nossa, que resposta grosseira! O cara deu apenas uma opinião. A propósito, eu sou da turma que AMA esses vídeos de speedrun. Me ajudam demais! Mas entendo o ponto do cara e realmente achei sua resposta super mal criada e desproporcional. Eu, heim?!
Pré Inscrição para nossa Comunidade de treinamento do dia 08/04 as 08h: form.jotform.com/240413692033650
Todas as informações sobre nosso treinamento: www.gmsupialboredo.com.br/
Supi, enviei uma mensagem pra você no Instagram sobre o curso. por favor responde
pq ele ainda não começou a analisar os lances?
Essa parte em que o Supi fala sobre deixar o ego de falo e se "despir das armaduras" para conseguir de fato aprender é muito real e eu vou dar um exemplo meu, porém que não tem nada a ver com xadrez. Eu gosto bastante de desenhar e ja faço isso há uns bons anos, ano passado resolvi adquirir um curso de desenho, até ai tudo ok, quando comecei a ver as aulas os primeiros capítulos eram sobre alguns fundamentos do desenho que eram necessários para compreender e aplicar de fomra mais eficaz o restante do assunto do curso, todavia na minha arrogância eu so olhei e pensei "eu n preciso disso ja desenho há anos, isso é pra iniciante" fui vendo outras aulas e ainda arrogante achei q ja sabia de tudo e fui pulando, resultado foi q n aprendi nd e naquele ano pensei "esse curso é uma porcaria, so serve pra quem ta começando" por alguns problemas que ocorreram eu parei de desenhar e so voltei no cmc desse ano, como eu tava mt tempo sem desmehar nada pensei "vou ver aquele curso lá pra pegar a manha dnovo", só q dessa vez eu fui c a cabeça aberta pra aprender tudo desde o zero e sem achar q eu ja sabia de tudo, resultado foi que esse foi um dos melhores cursos q eu ja fiz na área e nao só isso, durante as aulas eu fui vendo que um ano atras eu n sabia de NADA, alem disso consegui ver vários erros nos meus desenhos antigos, que pasmem, estavam ligados justamente aos fundamentos 😂😂
O mais louco de toda essa reflexão é que ela provavelmente não se aplica somente ao xadrez🥶
Oou, cara🥶🥶
Xadrez Nunca, é só, sobre xadrez.
Foi espetacular essa partida! Top demais!👏🙌
Reúno aqui os verdadeiros fãs do GM Luis Supi ♥️
euuu!
Tmj!
é nós
Supi: vou resumir em uma palavra só, "orgulho puro".
eu dei uma risada bastante sincera nesse trecho kasdaksd
Supi, entenda uma coisa: as suas divagações/filosofias, são importantes pro sucesso dos seus vídeos. Ao menos pra mim. Adoro assitir como espectador sempre tentado melhorar o meu jogo. Pra mim vc não é só um sábio no xadrez como também é um exemplo de inteligência.
Muito legal o teu comentário ao final da partida. Realmente a falta de humildade é o grande empecilho para o conhecimento.
que droga, não tenho dinheiro pra comprar o curso mas vou fazer uma prova pro concurso do banco próximo mês e é quase certeza que vou passar, q pena q vou ter q esperar mais 4 meses pra poder comprar o curso.
Muito legal as reflexões filosóficas do Supi ao final dos vídeos. E não existe nada perjorativo nisso. A evolução no xadrez traz uma visão nova e diferente a respeito da vida. Você cresce no xadrez, você tem potencial de crescer nas outras áreas que você atua. Os bloqueios mentais que você vence aqui já estarão vencidos também no seu trabalho, nos seus relacionamentos, etc. Então muito válido toda a visão do supi.
Supi ou Platão?! Digam vocês!! Rsrs... Supi, você é phoda, cara!!!
Jogo xadrez desde os 4 anos, hoje tenho 43 anos e, evoluí muito nestes vídeos seus e da série em busca dos 3000k. Eu jogo pra um ELO de 2k geralmente, mas... nem se compara com a profundidade de conhecimento e cálculo de um GM da sua grandeza! Uma honra ter um GM como você para nos ensinar de forma tão holística e com tanto comprometimento!
Parabéns, Supi!!!
Além de enxadrista, o homem é um grande filósofo.
Supi, parabéns pelo seu trabalho. Além de um fã e entusiasta de xadrez, também sou psiquiatra e vejo que você tem uma mentalidade e maturidade muito bacanas. Sua fala final nesse vídeo é extremamente pertinente, e sim, infelizmente alguns não vão conseguir alcançar. Mas pelo que vejo para muitos de nós são sensacionais. Abraços
O Supi é um (verdadeiro) mestre. Se o objetivo de um (verdadeiro) líder é formar outros líderes, o mesmo se passa com um mestre, seja em que área for - neste caso, o xadrez. Obrigado, Supi. Tenho aprendido muito, mestre!
Supi voce é sensacional, uma figura impar e que me inspira não somente no Xadrez, mas na vida !
Obrigado por sempre compartilhar do seu conhecimento, que Deus continue te dando mais e mais sabedoria. O melhor do Brasil ! 🇧🇷
Como sempre o Supi da uma aula. Só palavras que agregam no xadrez e na vida da gente. Obrigado por tudo mestre
que aula, não é comum encontrar uma pessoa tão categórica a nível de destrinchar o processo epistêmico do conhecimento.
não te conhecia, mas ganhou um inscrito, parabéns professor
Exato tenho 2250 de rating e sou bem orgulhoso, tanto é que odeio analisar minhas próprias partidas(só pra não ver meus erros), eu só busco analisar a partidas dos outros e buscar os erros, isso pode ser partida de quem foi, sempre supervalorizo a força do meu cálculo e muitas vezes meu cálculo falha em poucos lances, esse video foi realmente pra mim. Outra coisa é que odeio perder pra jogadores de rating menor, tanto é que joguei um ou outro torneio e podia terminar com 6 vitórias em 7 partidas e uma derrota, se a derrota fosse contra um rating menor ficava muito irritado com se as 6 vitórias não valessem de nada, é complicado chega a parecer uma doença. Mas sabe que ultimamente to lendo um livro 100 finais do Jesus De la villa, e quando chegou no capitulo 5 do livro teve um final que no final a análise dele diz que é empate, mas tem a linha do computador que diz ser vitória, ai confesso que fiquei mal, por causa disso perdi o interesse pelo livro, mas antes disso o livro vinha me dando muita e muita vontade de estudar finais, vou tentar me manter firme e ler o livro até o final e tentar absorver todo o conhecimento, tentar tirar essas armaduras 😅
A maioria das pessoas aqui estão abaixo do teu rating. Muitos queriam ter sua capacidade de ver o jogo. Olhe por esse lado e valorize o que tem, e seja humilde pra continuar crescendo, como o supi disse. Foque nas ideias e no que o autor pensa e não se tá certo ou errado.
O ruim é que já tô a anos nesse rating não varia muito, xadrez é cruel para você melhorar 100 pontos quando chega nos 2000 é muito estudo e treino, a diferença de 100 pontos parece pouco mas quando eu enfrento jogadores com 100 pontos a mais eu tenho dificuldades enormes, uma coisa que tô fazendo é parar de estudar abertura nos torneios presenciais que joguei vi que jogadores do meu nível sabem bem menos de abertura, então tô focando mais é no cálculo e estratégia.
Muito obrigado pelas palavras, Supi.
Perfeito, por isso a importância de após o jogo, analisar nossa partida, só assim consigo enxergar...
Isso que você falou serve para tudo na vida, e tem estudos que conceituam isso como Mind set fixo ou de crescimento. Obrigado por mais um ótimo vídeo
Deu uma aula grátis, obrigado pela reflexão
Como é eloquente esse querido Supi. Boa sorte em todas suas empresas.
Para os que ainda não estão convencidos e não entendem o por que os adversarios do Supi "Jogam tão mal", vou exemplificar. Estou nessa faixa de rating dos 1700 e o Supi faz lances aparentemente simples e depois que ele explica são super naturais, porem, no meio da partida são muito dificeis de serem exergados. Um exemplo disso é o conceito de não colocar o pião em D5 imediatamente justamente pelo receio do seu adversario ter o controle do centro, outra lance dificil foi a troca do pião no centro, apesar de ser conhecida a ideia de romper o centro quando o seu adversario estiver com o rei exposto, não é tão simples encontrar a roptura correta, fora que ainda fica aquela duvida entre seguir seu desenvolvimento ou ja romper o centro. Enfim esse comentario foi para dizer que qualquer um que jogar contra um grande mestre do nivel do Supi vai parecer um jogador ruim e que não é facil explorar as debilidades como parece.
Lição de humildade extraordinária❤
Uma aula de xadrez e também pra vida.
Parabéns pelo trabalho Supi
👏🏻
Muito legal a abertura falando do seu treinamento
Oi mestre , mais doque com a partida em si todo seu comentário sobre a postura de como se portar quando estudar para absorver e melhorar foram de grande ajuda para abrir a mente , muito obrigado 🫂
Somente quem de fato quer aprender, se aperfeiçoar, xadrez assistiu ao vídeo até o fim. E, esses, entenderam. Obrigado Supi!
Que vídeo sensacional! A reflexão do final roubou a cena da partida brilhante. Meu nível de rating é 1650 e enfrentar um adversário de 1700 é sempre um desafio pra mim… levei pra vida essa reflexão no final.
Gostei da reflexão sobre humildade Supi, realmente as vezes essa virtude fica meio de lado, especialmente em um jogo competitivo e tal..
Realmente Supi. Eu percebo também que o problema acontece quando vamos a uma leitura pra resolver um dilema específico. Quando temos uma única dúvida ou poucas e queremos encontrar a resposta. Porque ao nos satisfazermos com ela, podemos nos engrandecer e achar que todo o resto do conteúdo não nos serve, e ao considerar esse restante, a visão crítica se torna turva dentro do próprio alcance do conhecimento que temos, que perto destes grandes estudiosos e mestres, é apenas um pequeno ponto no espaço.
Excelente, como sempre.
por mais que eu não tenha ambição de competir, nem de ter rating fide, eu me identifico muito quando supi fala que ama o xadrez, xadrez se tornou uma obsessão na minha vida de uns anos pra cá. comecei a jogar em 2020 na pandemia sou de 1993, tava velho já, não sabia nada, não sabia teoria de nada, sabia no máximo como andavam as peças, e do nada xadrez virou um negócio tão absurdo, eu desenvolvi uma paixão tão grande, que hoje eu m astigo conteúdo de xadrez quase sempre nas horas livres, e tenho a ambição de um dia me tornar um jogador forte de 2000+ de rating, já cheguei nos 1700 e depois acabei dropando porque infelizmente por estar muito empolgado com tudo que tenho aprendido na comunidade do supi, fico querendo jogar muitas partidas seguidas e acabo cometendo deslizes, as vezes por estar cansado demais, ou só desatento mesmo, mas não importa, eu tenho percebido mudanças significativas tanto na forma de jogar como na forma de perceber o jogo, estou longe ainda de me tornar um grande jogador, mas entendo que o xadrez não deve ser assim pra todo mundo, a maioria das pessoas deve achar até entediante, mas eu realmente fico encantado quando vejo o supi explicando algum detalhe de alguma posição, curto muito você supi, pretendo me manter aluno na plataforma por muito tempo, mesmo praticamente zerando os conteúdos de lá, as aulas de abertura principalmente eu sinto que assistir 1 vez só não basta, tenho que rever e rever, comecei a acompanhar as aulas com o chessbase, coias q eu não utilizava antes, então agora estou criando meus próprios pgns, estou criando bons hábitos e por mais que meu rating tenha dropado do 1700 pros 1400, não importa, sei que no fundo sou um jogador muito mais forte hoje do que quando atingi a marca dos 1700, e em breve vou atingir meu objetivo de superar os 2000 de rating, e conforme for conseguindo atingir as metas ai eu vou dimensionando o quão bom eu acho que poderei ser no xadrez ainda um dia, por enquanto como sou capivara, as ambições são baixas, mas qm sabe um dia, no mais valeu pro tudo supi, e desculpa pelo textão
O adversário quis manter seu centro fechado o tempo todo mas o Supi, cheio de vontade, abriu o centro do rapaz na força.
Vale para aprender xadrez e aprender qualquer coisa nessa vida! Valeu Supi!
Uma aula!
To eu vendo o video no alto falante, passa os 11:50 tá o supi falando de abrir o centro e o outro fechar o centro e meu pai passou aqui e só mandou um "lá ele eterno"
Mesmo sem o consentimento do seu adversário, o Supi forçou e o centro abriu.
Adorei a reflexão
Melhor podcast da semana 🙌👏👏
Verdade, as vezes estamos olhando na direção errada
QUE AULA!
Top demais
Eu acho que uma coisa importante também de se notar em relação aos adversário não cometerem os mesmos erros: Pessoas de mesmo rating também não colocam tanta pressão e fazem lances tão precisos. Se você continuar fazendo bons lances, melhorando suas peças e melhorando a posição, inevitavelmente o adversário vai cometer algum erro. Um jogador desse rating com certeza encontrou a maneira de punir o erro, mas esse jogador não pressionaria o adversário da mesma forma. Depois que o erro aconteceu todo mundo viu, mas quantos desse mesmo rating, ou inferior, teriam navegado a posição tão bem?
Excelentes reflexões!
não consigo pensar em um titulo melhor que este.
"... existe uma única maneira de eu fracassar dentro do xadrez, que é eu continuar pensando do jeito que eu penso."
Não só dentro do Xadrez.
Valeu Supi!!!
Obrigado!
Ótima reflexão mestre não só pra xadrez
dito isso, todo 1300 que joga comigo encarna o Bobby Fischer
Aí põe na revisão e vai ver um tanto de lance errado para ambos.
Nas partidas que perco e ponho revisão, achando que o adversário estava até usando engine, vejo que ele foi extremamente capivara também 😂
@@talesameno5469 nao é engine nao, eu que sou pior mesmo kkkkk e parece que os caras sao genios
Quando vejo alguém jogando, fico imaginando todas as boas jogadas possíveis, aí quando vou jogar, parece q esqueci tudo kkkk
Eu nao estou no grupo dos que querem se aprofundar mais,mas ouvi atentamente o que vc disse,e acho que esta completamente certo Supi.Quer aprender?Feche a boca,abra os ouvidos e tente entender,ate pq se vc achar que tem algo errado,o mais provavel eh que vc nao tenha entendido direito
Vou me tornar aluno em julho
vc é genio ntj
cheguei. melhor aula 😀
Olá, Supi! Admiro imensamente você e sua carreira brilhante, mas concordo com seu aluno. Devemos ter a humildade de estudar os grandes e considerar suas ideias, mas a verdade deve ser o juiz. O conhecimento sempre avançou assim.
Muito obrigado!
Como foi mencionado no vídeo, o comportamento gerou estagnação e o xadrez não permite ilusões: Os resultados não acontecem, e ali não aconteceram.
Pra chegar até o ponto que você está mencionando, o caminho não é tão linear, e é necessário pensar e repensar a respeito de muita coisa.
Todos os estágios que uma pessoa passa, exige esse comportamento de procurar escutar/aprender, e deixar um pouco de lado isto de concordar ou discordar de alguma coisa.
Pode chegar o dia onde estaremos em condições de fazer isto, até lá, resta apenas respeitar a etapa que nos encontramos, e se limitar apenas ao aprendizado, só assim estaremos em condições de opinar, antes disto, é apenas o nosso ego tentando atrapalhar o processo todo.
Obrigado pela resposta, Supi! Como prof. já encontrei muitos alunos arrogantes que perguntavam pra derrubar o professor. Talvez, seja um caso que se aproxime desse. Mudando de assunto, te admiro muito e torço muito pelo seu sucesso! Ansioso pelo próximo vídeo! Abraço!
Supi, belo vídeo como sempre. Só me restou a dúvida: qual o nome do livro do Alekhine?
Também quero saber.
ótimo vídeo. se o cara ta criticando um gm e não é um gm n tem nem o q discutir
Olá Supi, esse vídeo realmente me fez abrir a mente sobre o que eu fazia e ainda faço. Mas eu gostaria de dizer que defendo o ponto que realmente não devemos entrar em um "debate" com o docente, mas acredito que as opiniões que nós ouvimos acrescente com as nossas. Acredito que se alguém pensou de um jeito e eu pensei de outro, então eu deveria usar o todo para gerar uma resposta. Sei que não tenho muita propriedade pra falar sobre xadrez porque estou na faixa de 1100 de rating kkkkkkkkk.
Mas eu realmente gostaria de saber o que vocês acham dessa minha visão, se puderem me responder 😁
Abraços!!
Mestre, excelente vídeo e reflexão! Pode pfvr informar qual o nome desse livro? :)
Supi, qual a sua opinião sobre o Bent Larsen, jogador muito forte que era conhecido por jogar aberturas inferiores e correr certos riscos?
ei moço Supi, qual o nome do livro ao qual se referiu aqui: 22:10
Muito bom o video, eu teria jogado d5 " ao toque"
Podia jogar. Como ele diz, jogadores do seu nivel pode não saber explorar o erro "d5".
Adversário: e4
Supi: aqui ele está completamente perdido, aqui tem mate em 56 lances com 7 brilhantes.
Estou com 1800 no chess mais nao passo disso agora resolvi fazer estudo pra poder avançar mais nao tenho essa grana pra investir no curso alguém indica livros ow uma outra opção mais enconta?
Esses atores pagos….#sqn.
É muita diferença de conhecimento.
no final o adversario não tinha um perpetuo de torre cavalo e piao?
Se botar o Carlsen pra jogar contra o Stockfish, vão aparecer os erros do peixe.
Eu fico pensando como o xadrez é infinito. Será que uma engine rating 99999 derrubaria todas as teorias atuais?
Ok, mas qual livro é esse que o supi disse ? Só sei que é do alekhine, mas pelo que sei alekhine escreveu vários
Mais uma vez o Supi precisando explicar que ele é um super GM e esta jogando contra pessoas normais nessa série kkkkk
Não é este o objetivo do que foi falado neste vídeo.
me da um desespero ver o tempo dele caindo e ele falando um monte de coisa kkkkkkj
1700 de rating e o adversário joga igual o elo perdido, homem das cavernas
Fala meu amigo! Adoro seus vídeos mas confesso que me da uma agonia ver seu tempo caindo enquanto vc explica com toda calma do mundo 😂
algm pode/sabe me explicar o motivo do nome dessa conta do supi, por quê jô soares
Ele disse que escolheu ao acaso, sem nenhuma razão especial.
4:40 >//////< para com isso supi assim fico com vergonha
atores pagos
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por seu estilo de jogo,agressivo,gosto muito de vê-lo jogando na sua fx de rating,porém minha opinião sobre esse tipo de conteúdo não mudou,acho que no Max vou aprender a ganhar das pessoas desse nível,quem quer aprender de verdade deve ver partidas de alto nível,pq se vc esperar por erros grotescos não é um bom caminho,no caso desse vídeo,o cara estava sendo fortemente atacado e simplesmente ignorou,continuo achando q esse conteúdo não ajuda ninguém,me perdoe,continuo admirando seu trabalho ,mas esse tipo de conteúdo não.abraço.
Obrigado pelo feedback Marcelo, No entanto, é importante que voce compreenda uma coisa.
Eu não posto conteúdos aqui para te agradar, ou para agradar outras pessoas, Posto porque gosto, E porque o conteúdo desperta em muitas pessoas o mesmo sentimento que despertou em mim no passado, de querer sair da superficialidade, e aprender mais sobre xadrez, que é o que fazemos dentro da nossa Comunidade de treinamento.
Quanto a parte de não ajudar ninguém, estes conteúdos levaram e ajudaram a construirmos o que hoje é a Maior comunidade de xadrez do País (Supi&Alboredo) Que vem transformando a visão de xadrez de milhares de jogadores, Bem como os que ainda não são alunos, mas uma simples olhada nos comentários deveria ser o suficiente para que voce entenda que o problema está na sua visão, e não fora dela.
Voce pode continuar deixando retornos assim, mas é importante que voce compreenda que não vai causar qualquer tipo de alteração nas postagens ou em qualquer outro tipo de coisa. Apenas vejo de maneira muito clara que voce está fazendo mal uso do que acompanha por aqui, E quanto a isto não vou poder te ajudar, se trata de uma questão mais complicada, e que só pode ser resolvida por voce caso queira sair do estágio em que se encontra dentro do Xadrez.
Abraço!
Eu gostaria de adicionar a minha vivência AK Marcelo.
Eu tenho hj em torno de 1100. E essa série, do jeito que é foi fundamental pra eu conseguir sair dos 700. Além de me inspirar, é muito instrutiva. E sinto que a cada episódio avanço considerávelmente. Nem tanto no rating, mas principalmente na compreensão e visão do xadrez.
@@GMLuisPauloSupi Nossa, que resposta grosseira! O cara deu apenas uma opinião. A propósito, eu sou da turma que AMA esses vídeos de speedrun. Me ajudam demais! Mas entendo o ponto do cara e realmente achei sua resposta super mal criada e desproporcional. Eu, heim?!