10:55 Ô gente... Holanda passou lá, Espanha passou lá... mas foram uma *fração minúscula* de exploração comparadas a Portugal. Não achei que precisasse falar cada sílaba pra mensagem geral ser entendida. Brigado por assistir e brigado pela discussão saudável entre os dois países no chat!
Aula de história (com portuguesa ao lado) a gente vê por aqui. KKKK Mas que a Holanda poderia ter ficado um bucadim mais, poderia né...ja pensou ter duas línguas pátrias 😅😅👌🏻
Vcs já pensaram em fazer vídeos reagindo a cantores famosos atualmente do Brasil e de Portugal? E a Marisa poderia mostrar também algumas bandas ou cantores das antigas famosos daí também :)
Sou indígena mas,assisto essas comédias também. Os caras contam a história de uma forma que fique engraçado mas foi uma história tão triste para o meu povo. Adorei o canal de vocês!! Ganhou um indígena inscrito!
@@julianocowboyplayboy1930 aí fica complicado, meus avós são ribeirinhos do interior da Amazônia, meus pais também, ou seja, descendentes diretos dos indígenas, e uma mistura completa, minha avó é mais escura, meu pai também, minha mãe mais clarinha, e meu irmão por ser mais escuro, e eu só por ter nascido mais claro não sou considerado descendente, as vezes é complicado
@Diego Pinho na vdd História e Geografia msm. Pede pra um norte-americano apontar o Brasil no mapa pra vc ver... Aliás, pede pra apontar a América Latina pra vc ver... a grande maioria erra.
@@atillaramos os cara só gravam coisa relevante mano... pede pra algum brasileiro apontar no mapa aí onde fica a Georgia pra vc ver... a grande maioria vai errar. Nós somos a "Georgia" deles
@@matheusoliveira7154 Georgia é um estado, Brasil é um país kkkkkkkkk É a msm coisa q pedir prum americano apontar onde é Brasilia, pra q q vão saber? Agr n saber onde fica o Brasil é o auge.
O RN que é o estado onde eu vivo foi onde aconteceu o maior genocídio indígena do país, conhecido como guerra dos bárbaros. Pois, os indígenas foram muito resistentes a ocupação portuguesa, o que resultou em vários conflitos. Praticamente toda população indígena do estado foi aniquilada. E o triste é que até os dias atuais isso continua sendo feito, não como na época da colonização, mas eles ainda continuam perdendo suas casas e terras devido a ganância humana. Adoro o react de vocês, e a Marisa é a portuguesa mais fofa que eu conheço. Um beijo do RN para o casal mais top do youtube.
@@dias5486E o fato foi qual? Uma analogia: Se eu invadir sua casa e te estuprar, te roubar , estuprar sua filha e sua mãe, matar teu marido e colocar seu filho para trabalhar vai ser algo super normal e você ai ser a a culpada então.? Não a vítima? Tonanoseucu, é cada imbecil que aparece querendo justificar a barbárie, você é mais uma imbecil. Até hoje você deveria reverenciar os donos da terra, em verdade você nem deveria morar aqui no Brasil pois não tem nem merecimento e nem moral.
É inacreditável a imbecilidade desses cidadãos negando que indios eram, de fato, vítimas. Justificam o genocídio indígena no país dizendo que eles tinham uma cultura violenta e atrasada (como se os europeus não tivessem sérios problemas morais). Esses caras comem merda, não é possível... a ponto de meter um "socialista de i-phone" na conversa. Via de regra qm manda esse papo aí é defensor de injustiças, pura escrotidão.
Eu sou portuguesa e ainda me lembro de fazer uma apresentação para a aula de história em que tive de falar sobre a escravidão entre as colónias. Além disso, mais especificamente sobre o Brasil, aprendemos sobre a troca dos escravos, o comércio e industrialização. Mas na realidade, no geral é difícil aprender mais na aula de história porque nós aprendemos a história da Europa, da península ibérica, e toda a época dos descobrimentos. Por isso muitas das vezes os professores saltam capítulos porque não têm tempo suficiente para ensinar tudo.
Eu compreendo totalmente. É muito achsimo achar que Portugal com muitas histórias além do Brasil. Nós não aprendemos a história de Portugal. Aprendemos o minimo sobre o etorno da era das navegações mas pouco conhecemos sobre esse país.
Eu acho que também tem uma questão "cultural" nisso de não estudar a colonização da América e África. Porque são aspectos muito relevantes na história de Portugal e que foram fundamentais no seu desenvolvimento além de outros aspectos curiosos como a fuga de dom João. Essa conversa de que a história de Portugal vai além de suas colônias tem uma carga ideológica de não se querer visitar certos aspectos espinhosos de Portugal que envolvem o genocídio indígena e a diáspora negra
Acontece a mesma coisa conosco quando estudamos sobre A Guerra do Paraguai, uma guerra que destruiu um país e matou milhares de pessoas, incluindo crianças, onde nós fomos os principais protagonistas, e a única coisa que vemos sobre é que foi por questões territoriais e que após ela o exército ficou mais reconhecido e passou a ter mais poder, o que futuramente teria relação com o fim da monarquia
@@Henrique-gh1wf bem, eu estudei a guerra do Paraguai na escola e o professor falou todas as coisas que o Brasil fez por lá. Não acho que o nosso currículo de história esconda as nossas cagadas. Ele é inclusive bem crítico
@@julianagomes8889 eu estudei em um dos melhores colégios aqui do Estado e literalmente tivemos uma aula sobre a guerra, acho que teu caso é uma exceção pois não conhece ninguém daqui que tenha um conhecimento aprofundado sobre. Aprofundado que eu digo de verdade, como se tem por exemplo das guerras de independência
@@mateusdesousav.8277 Literatura portuguesa é quase toda estudada junto com a brasileira, a Reconquista, as Navegações... Tudo isso sobre Portugal além da colonização.
No Brasil só se estuda basicamente a história de 1500 em diante... quase nada do que tinha aqui antes. Já os portugueses tem que estudar o que aconteceu antes disso, além da colonização deles de outros lugares, então é esperado que a parte brasileira não seja tão grande.
A genre nao estuda muito de Portugal, tanto é que a maioria nao sabe nada de Portugal, a gente estuda só a colonização e tal.... Depois disso é outro assunto ja
A Espanha participou sim da invasão. Na verdade, muitos outros países europeus também. Portugal continua sendo o principal, mas aqui teve participação espanhola, holandesa, francesa e muitos outros.
Uma das consequências do Tratado de Tordesilhas foi exatamente não deixar ter essa briga entre Portugal e Espanha nas colônias. Então a área inicial do Brasil já estava bem definida. Só que por causa da União Ibérica (1580 - 1640) quando Portugal e Espanha se unificaram por um tempo em um só Reino, que aconteceu a grande confusão... que por um lado fez o Brasil acabar ficando bem maior. Depois, outros países como França e Holanda tentaram invadir algumas áreas, mas os portugueses conseguiram expulsar eles.
@@MarcioNSantos ñ considerei isso pq aí Portugal e Hispania eram reinos unidos e Espanha ñ estava invadindo, além de q o território foi inteiramente devolvido qd dá separação.
@@ferocks Essa questão de Pinzón ainda é questionada e apesar de eu acreditar ñ entra no caso do coment pq nem ele ou Hispania reclamaram terras no Brasil. Pisar por pisar váruos pisaram. Existem pelo menos outros 2 q possivelmente aqui vieram antes de Cabral e fora Pinzon.
Diz a lenda que chamar a rola de rola veio do abito da caça deses pássaros pra alimentação.E como a rola era menor era guardada nos bolsos das calças dando volume na rola.😳🌿
@@MatheusLeit3 Só que eu não sei se é o mesmo. Porque a Pomba-Rola que ele falou é tipo uma pomba em miniatura, mas marrom. O pardal é o pássaro que eles se referiram no vídeo.
@@Quidproquo1143Percebo uma deselegância e falta de educação neste comentário, e um grande teor de Eurocentrismo com pitadas de arrogância. “Quem bate esquece, quem apanha, não esquece.”
@@Quidproquo1143 fico lisongeado pela rapidez em sua resposta. Entretanto, creio que, não chegaremos a lugar algum em nossos pontos de vista. Sendo assim, espero que vc me desculpe. Não foi minha intenção lhe ofender.
Pelo o que eu lembro dos tempos de escola, mais de 20 anos atrás, há uma linearidade óbvia em história. Começamos estudando a história do mundo, mais especificamente na Grécia antiga até chegar em 1500 e nas grandes navegações. Daí o ensino se divide em duas frentes, história mundial e história do Brasil (as aulas se alternavam entre estes dois assuntos)
O índio: brasileiro O nome: Rafael _Portugal_ Sentido? nenhum, apenas aproveitem o vídeo! (Mas falando sério, eu me apaixonei por esse canal, acho que é o segundo ou terceiro vídeo que vejo e estou adorando! Sucesso pra vocês dois ^^
Ah, gente, que legal esse vídeo. Primeiro, sou sua conterrânea, Kayo. Vos falo de Maceió. Segundo, eu sempre tive curiosidade de saber o que os portugueses estudaram, no colégio, sobre o Brasil. Foi uma grata surpresa. Já seguindo! ❤
10:29 "-O que você estudou sobre o descobrimento do Brasil - Absolutamente tudo" O bicho é brabo. As pessoas que conheço não lembram quase nada de quase tudo que estudaram, se estudaram isso em algum momento! kkkkkkk
Os portugueses não falam da parte "brasileira" pq provavelmente a narrativa não interessa. E o mais bizarro disso é que o Rio foi o maior porto a receber escravizados no mundo. Eles limpam as mãos e seguem a sua jornada fedendo a ouro
Ai gente, supera! Já foi. A história do mundo é bárbara em geral. Agora, se ela quer que paremos de pedir o ouro de volta, então que eles parem de pedir que voltemos para o nosso país quando estamos lá!
A América seria colonizada, inevitavelmente, que bom que foram os portugueses, porque eu acabei aqui, onde adoro. Foi um momento maravilhoso de reencontro dos seres humanos depois de mil~enios separados, e sim, não foi fácil para ninguém, mas os nativos vivem no sangue dos brasileiros, muito, muito muito. Brasileiro mesmo tm sangue português, índio e negro.
ISSO É UMA PIADA DO PORTA DOS FUNDOS QUE ACHO MUITO DIVERTIDO. MAS NA VERDADE ELES TINHAM ARMAS DE FOGO , CANHÕES ESPADAS ETC., E OS INDIOS ARCO E FLEXAS, MAS NÃO SE RENDERAM ASSIM COMO TODOS FALAM, HOUVE VARIAS BATALHAS SANGUENTAS
A palavra "colonização" hoje é mais usada naa escolas primária, na Área universitaria já usa o termo invasão. Porta dos fundos sempre a frente né kkk. Adorei a vídeo e é bom ver como os portugueses vem a forma como fazemos piada até com a "colonização"
"Dar o chapéu", no Brasil, significa passar alguém para trás! E foi isso que os portugueses fizeram com os índios. Em seguida, exterminaram com eles, claro.
Rs.. é burrice pura na verdade! Os caras falam como se tivessem 90% de sangue índio ou que foram os antepassados da Marisa ou qlqr português por exemplo e não deles mesmos, como se fossemos descendentes diretos de índios e não portugueses TB! Portanto culpar portugueses atuais por isso, por seus antepassados é exatamente igual a culpar nossos antepassados, mas brasileiros burros tratam como se não tivéssemos qlqr relação ou sangue português. Nem fenótipo indígena esse povo, ou seja nós brasileiros temos como bolivianos ou parte dos mexicanos... Mas enfim, acreditem no q quiserem rs... Mas q é patético o cara meio q se doer contra portugueses é.
Vá lá mais umas correçõezitas, só para ajudar a Marisa... Em Portugal ensinamos 800 anos de história, desde a independência conquistada por Afonso Henriques, até à ida do Marcelo à posse do Lula no mês passado. A passagem de Cabral pelo Brasil em 1500, foi um pequeno episódio provocado pela necessidade de os barcos à vela, usados na época, terem de navegar perto da costa brasileira para entrarem no oceano Índico com vento a favor. Já Vasco da Gama tinha passado antes perto da costa do Brasil e provavelmente outros navegadores portugueses também o fizeram antes de Cabral. No tratado de Tordesilha em 1494 já Portugal tinha exigido 370 léguas a oeste de Cabo Verde para integrar o Brasil no "nosso" hemisfério. O poder económico, militar e tecnológico dos portugueses, que lhes permitiu grandes vitórias militares contra os venezianos, turcos, egípcios e indus, em grandes batalhas navais, como a grande batalha de Diu, naturamente diferenciava-os dos nativos do Brasil, à época. Também aprendemos que a religião católica foi muito influente em todo o contacto dos portugueses com o mundo (África, Brasil, Índia, China, Japão) nos séculos 15 e 16, bem como o importante papel dos jesuitas na recusa à escravização dos nativos brasileiros.
Ha dois canais Brasileiros ,muito devertidos e que nos contam a Historia do Brazil /Portugal com muita originalidade e verdade historica !! -----Brazil Paralelo {serio} e Buenas Ideias (divertido) os dois canais contam a Historia dos dois Paises ,desde a descoberta do caminho maritimo para o Brasil ate ao GOLPE e consequentemente a espulsao do vosso Imperador para o DEGREDO em Franca (Paris) para quem gosta de saber mais, vale muito a pena
pra mim "absolutamente tudo" significa "absolutamente tudo", não "bastante" Fora que o cara do vídeo LITERALMENTE repete várias vezes "foi só portugal", quando a moça fala outros países ele reafirma "não, só portugal". Isso não é ser levado ao pé da letra, é estar errado mesmo.
A questão é que outros países foi uma porcentagem ínfima da nossa colonização, e foram logo expulsos por Portugal. Não foi como na América do Norte, por exemplo, que houveram guerras pra valer pelas terras e que a França conseguiu de fato conquistar grande parte do território da Inglaterra e ficar por lá por muito tempo, aqui foi coisa pequena.
Foi só Portugal. Holanda, França e Espanha não tiveram tanto peso. Os holandeses e franceses foram expulsos pelos... portugueses. A interferência desses povos na formação do Brasil foi irrisória
(16:38) Na verdade pardal é um e rolinha é outra. A Pomba Rola (também chamamos de rola aqui) é da família dos pombos e muitas vezes confundidas com seus parentes . Existem mais de 15 espécies de pombas rola. A rolinha é uma delas.
O povo fala como se Portugal fosse totalmente diferente do Brasil, neh. Quando na verdade a grande maioria de nós é justamente descendente desses portugueses q vieram pra cá kkkkkk
Daora é pensar em uma briga de casal de vocês: Mas também, tudo começou quinhentos e vinte e um anos atrás, o problema começou aí!!! Ela: Nao vai começar com esse papo de descobrimento de novo!
11:00 na verdade outras nações tbm colonizaram algumas localidades do Brasil por exemplo, São Luís, a capital do Maranhão, foi fundada e colonizada pela frança, posteriormente pela holanda, e depois por portugal
Eu também. Pelo visto estudam este assunto bem menos do que nós. Não sei como funciona em outras escolas, mas na minha época, tínhamos uma matéria específica chamada "História do Brasil" que durava quase todo o ensino fundamental e detalhava bastante coisa sobre o período da colonização.
Eu já li TANTOS deles falando que trouxeram civilização ao Brasil então isso me preocupa muito. Eles ficam chocados quando a gente fala que fizeram estupros e genocídios. Então também difícil dizer se é algo de ignorância individual ou é ensinado assim.
Nós só estudamos o básico, ou seja aprendemos nomes e datas importantes (para nós) e depois passamos para o caminho para a india. Em relação a colonização mesmo dita só que eles chegaram ao Brasil e construíram e "desenvolveram" o Brasil e que passados uns anos a família real se mudou para ai e voltamos para a história de Portugal e a implantação da república e está estudado o tema.
@@alexandraramos6779 nossa, bem diferente da gente. Nós estudamos toda a história de Portugal até a Independência do Brasil, mais ou menos. Muito interessante perceber essas diferenças. Obrigada por responder ♥️
No Nordeste Pardal é chamado de Pardal, mas tem um pássaro que se assemelha à uma pequena pomba silvestre, mas não tem nada a ver com pomba, que chamamos de Rolinha. Tem um lindo canto inconfundível que se houve em toda à Caatinga.
@Willian Queiroz Mesmo que em algum lugar ela, ou uma variedade parecida com ela, seja chamada de pomba-rola não significa que seja um pombo. Nomes são dados muitas vezes baseados em aparências ou sons dos animais. Ela, assim como as várias espécies de pombo, asa-brancas e inúmeras outras espécies são Columbídeos. Pombo é pombo. Inclusive é um grande vetor de doenças. Rolinha apenas compartilha o fato de ser um columbídeo. Aliás, não há só um tipo desses pássaros. Existem muitas subespécies e elas são muito menores e bem diferentes de pombos.
Aqui onde eu moro Pardal e o passarinho marrom e ROLA é a Pombinha marrom com uma golinha preta, ela pode ser chamada de Rolinha tbm pra não ficar tão agressivo OBS eu estudei bem mal o "Descobrimento" do Brasil pelo menos na minha escola as explicações eram bem porcas e a classe não ajudava tbm coitada da professora
Pardal é de maioria cinza, com pintas pretas ao redor do bico e no topo da cabeça e a assas marrons. Rolinha que é marrom com argola no pescoço e pintas pretas nas assas.
Os holandeses estiveram aqui em Recife. Tomaram, durante um tempo o que hoje é conhecido como Recife Antigo, mas foram expulsos pelos portugueses. Inclusive fundaram a primeira sinagoga das américas, que hoje é um museu na Rua do Bom Jesus (umas das mais tradicionais e antigas deste bairro). Depois de expulsos daqui, migraram para a américa e fundaram a cidade de Manhattam.
Quem me dera ao menos uma vez Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem Conseguiu me convencer que era prova de amizade Se alguém levasse embora até o que eu não tinha…
Super Casal Xou... qdo puderem assistam o documentário do canal BRASIL PARALELO, sobre a história verdadeira, infelizmente o que foi ensinado nas escolas não foi a verdade, me emocionei muito, é devemos todo o respeito e admiração pelos portugueses e pela nossa pátria mãe.
Se o Brasil fosse cobrar e fazer a correção de valores do ouro que levaram do Brasil para devolver nos dias atuais, teriamos que ficar com uma parte de Portugal ou mais. Mas isso aconteceria mais cedo ou mais tarde, ou seriamos uma colônia espanhola, holandesa, francesa ou americana, mas ainda bem que fomos colonizados por um povo humilde e querido como os portugueses. 🇧🇷🤝🏼🇵🇹
@@nathan_408 Blz!!! Estudarei mais para te responder melhor algum dia. Claramente te responderei na visão dos colonizados,e não nas dos colonizadores. Fé>3✌🏽
@@clarajuliane1362 Mas tu de fato tá errada, após o fim das guerras napoleônicas, pra não perder o trono (pois as potências europeias, como Dom João havia fugido, consideraram que ele havia abandonado a guerra e não merecia o trono). Assim, ele elevou o Brasil à reino unido à Portugal para falar "olha, eu não havia fugido, estava dentro do meu reino!". Isso foi dito por professores graduados na UFRJ, assim como aprendi isso de outros graduados em outras excelentes faculdades.
E o que tu disse sobre ponto de vista nem faz sentido, pois exatamente a elevação da condição do Brasil que criou o início do processo de independência do nosso país, já que após isso teve início a Abertura dos Portos às Nações amigas
Ola pessoal do Super Casal XOU. Primeiramente gostaria de dizer a vocês que sou fissurado nesse canal e dou muita risada com vocês. Sou Professor de História e como seu noivo disse ensinamos algo um pouco mais complexo e detalhado sobre esse período que tanto nos ligam a Portugal e que apesar das cicatrizes históricas que nos unem e isso (para mim) é sensacional, pois como dizia um intelectual aqui de nosso pais a muito tempo : "Os Irmãos as vezes se olham torto, as vezes brigam e tem desavença, porem ambos são filhos da mesma mãe e isso possuem os mesmos laços de sangue". Bom chega de bla bla bla e vamos direto ao assunto. Gostaria de dizer lhe algo para que se defenda (com classe) daqueles brasileiros que possam aporrinha la as vezes com a tal historia do OURO. Quando acontecer isso novamente apenas diga: -No processo Histórico envolvendo nossos países no que tange ao ouro retirado de suas minas, Portugal foi apenas um mero personagem central desse ciclo dourado, onde por depender tecnologicamente da produção e comercio manufatureiro da Inglaterra (onde já começava um esboço daquilo que veio a ser a revolução industrial e inicio do capitalismo) fazia com que os orçamentos nunca batessem. Portugal importava produtos tecnologicamente mais importantes e sofisticados (nesse período) e para saldar essas contas, pagava as com produtos básicos (matéria prima) o que fazia com que essa conta nunca fechasse de forma lucrativa . Para ajustar essas despesas Portugal utilizava a cada vez mais as riquezas minerais existentes em sua colonia , ainda mais durante o seculo XVII onde o comércio de cana de açúcar estava em baixa no mundo e os engenhos do Brasil já não davam mais tanto lucro a Portugal que via no auge da extração de Ouro (vindos de Ouro Preto MG ) sua saída para a crise econômica. E você pode ir mais longe dizendo que foi essa relação de Portugal (Espanha também) que favoreceu a explosão Industrial no fim do mesmo século e proporcionou a Inglaterra dominar durante o período Vitoriano o comercio mundial onde se dizia que "O COMERCIO INGLÊS NÃO DORMIA NUNCA POIS DOMINAVA ATE O OUTRO LADO DO MUNDO". Grande abraços a vocês e a todo seu pais. Amo Portugal! PS - Quem Vos fala é Marcos R Alonso. Haaaaa tenho uma sugestão já pensou em colocar esse video th-cam.com/video/U0PCxt_pfPs/w-d-xo.html
Acrescento para alguns poucos brasileiros que vierem aqui xingar os nossos irmãos portugueses; a colonização e processos de escravatura, guerras, exploração e outros; não são fatos históricos exclusivos do Brasil. Portugal mesmo, foi uma nação que sofreu e muito com ataques, guerras, tomada de território e exploração de diversos recursos que a abalou histórica e financeiramente. Portanto; torna-se uma discussão inócua. Cursei geografia e amo também história; mesmo estudado muito o passado dos dois países, sei que a maioria dos portugueses contemporâneos, deve respeitar e até mesmo admirar o Brasil, seu povo e costumes; tome de exemplo essa portuguesa fofa e educada que escolheu um brasileiro para casar e adora o nosso país. Eu também sou suspeito a falar, pois amo a história, a cultura, belezas naturais e arquitetônicas de Portugal; assim como sou apaixonado pela língua e pelo povo português. Aqui por coincidência, acabei vendendo uma moto minha a um irmão português e fiquei fascinado em poder conversar um pouco com alguém que veio de outro continente, porém poder compreender o que ele falava. PS: o canal me ajudou muito a conversar com esse português e saber distinguir o jeito mais direto de falar do arrogante ou ignorante...rs...
@@canalrevolts Seria bom se fosse assim mesmo, mas como se não bastasse toda exploração e sofrimento, ainda somos submetidos a descriminação pelos mesmos.
Como Historiador digo que devemos entender os acontecimentos históricos como algo pertinente e preso a seu tempo. Os conflitos vividos só puderam ser vividos mediante aos acontecimentos a qual eles estavam intrínsecos naquele período (MERCANTILISMO) e que nao cabe qualquer julgamento (pró ou contra) por nós, o que temos que fazer é romper com preconceitos e criar pontes, pois o que restou dessa amalgama cultural foi algo bom, ou seja, nossa Lingua, nossa musica, nossa culinaria, a forma de pensar e a admiração que temos um pelo outro pois somos Historicamente IRMÃOS.
Parem com essa síndrome de vira lata o ouro é o de menos e outra quem mais deveria proclamar o ouro são os nativos do Brasil que foram massacrados e tiveram sua cultura, milhares de línguas destruídas, um genocídio. Parem de chamar os invasores genocidas escravocatas de irmãos.
@@arielcardoso4694 tens consciencia de que TU és o invasor e escravocatas. Os colonos que praticaram esses actos horriveis tiveram descendentes, que continuaram e em alguns casos ainda continuam a praticar actos horrendos com os indios em pleno sec. 21. Os indios certamente saberao que as familias mais ricas e antigas do Brasil foram os actores dessa exploraçao. Ja avisastes os indios ke afinal o estrupador, explorador afinal nao tem culpa? Ke a culpa está nas familias portuguesas ke nunca sairam da europa?
"Estudamos" a colonização, dependendo da escola o assunto é tratado beeem por cima, eu msm me lembro mais da história de Roma mais do q de Portugal, n sei como q é por aí kkkkkkkk E é uma questão bem interessante de saber como os países colonizadores estudam a colonização em comparação aos colonizados
Depende da linha de pensamento pedagógica que a escola adota, eu lembro que com 11 anos li um livro que relatava tudo o que aconteceu, inclusive com ilustrações mostrando os portugueses roubando, matando... Aquilo me impressionou muito
@@vicentemoliterno8759 Tb tem ilustrações do Tiradentes sendo enforcado e tal nunca aconteceu, para além de que esse indivíduo existiu décadas antes da passagem do poder do João VI para o filho D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal, o Rei Soldado
Foi só Portugal. Holanda, França e Espanha não tiveram tanto peso. Os holandeses e franceses foram expulsos pelos... portugueses. A interferência desses povos na formação do Brasil foi irrisória
Vocês podiam fazer um react dos vídeos sobre Portugal e Brasil do canal IMPERIOS AD, pois tem um verdadeiro professor de História e mostra muitos fatos, inclusive documentado, sobre Portugal e o descobrimento com muito humor e criatividade, vocês vão se divertir.
Quando oiço um brasileiro que percebe melhor espanhol que português só me dá vontade de rir. Tenta perceber um espanhol a falar rápido e aí vais ver que não entendes mesmo nada.
O irônico disso tudo é que muitos de nós brasileiros não consideram que apesar de os portugueses que mataram, escravizaram e invadiram as terras tupiniquins não foram os que ficaram na Europa e sim os que se tornaram colonos e que deixaram descendentes aqui, ou seja, quem fez tudo isso e ao mesmo tempo foi vítima disso tudo também (afinal somos mestiços na maior parte, sendo descendentes de senhores e de escravos ao mesmo tempo) foram na maioria os nossos ancestrais e não os ancestrais dos portugueses de hoje. Outra ironia se dá da estorinha do "devolva o nosso ouro". O ouro que ia pra Portugal era o imposto de 20% do que era extraído, o famigerado "quinto dos infernos". Os demais 80% ficavam na colônia, assim ao invés de perguntar pros portugueses onde estaria o ouro levado à coroa portuguesa, na verdade deveríamos nos perguntar onde está o que ficou, que é a maior parte, ou melhor, 5x mais. Não duvido que tenha ficado com a classe da elite política, artística e intelectual do nosso país, e uma boa parte estaria provavelmente com o Estado brasileiro, o que me leva à outra ironia, de que reclamávamos de pagar 20% de imposto à Portugal e agora que somos "independentes" e "livres" como nação, já podemos dizer "contentes" que pagamos no mínimo 40% ao famigerado Estado Brasileiro. E como sempre, sem retorno nenhum, mas muita lagosta para políticos e magistrados que nos governam e julgam.
10:55 Ô gente... Holanda passou lá, Espanha passou lá... mas foram uma *fração minúscula* de exploração comparadas a Portugal. Não achei que precisasse falar cada sílaba pra mensagem geral ser entendida.
Brigado por assistir e brigado pela discussão saudável entre os dois países no chat!
Aula de história (com portuguesa ao lado) a gente vê por aqui.
KKKK
Mas que a Holanda poderia ter ficado um bucadim mais, poderia né...ja pensou ter duas línguas pátrias 😅😅👌🏻
Vcs já pensaram em fazer vídeos reagindo a cantores famosos atualmente do Brasil e de Portugal? E a Marisa poderia mostrar também algumas bandas ou cantores das antigas famosos daí também :)
Kkkkkkkkkkkkkkk gastaram.
Portugal explorou uma terra que ele conquistou, normal.
A Holanda passou construiu umas parada legal e Portugal foi lá e colocou a placa de é meu e chutou eles do Brasil.
O mais irônico é o Rafael PORTUGAL fazendo o papel do índio 🤣🤣😂
Acho que essa foi a ideia kskskks
Kkkkkk eu achei sensacional essa ironia kkkk
indio carioca kkkkk
Eu não sabia desse detalhe 😂
Kkkkkkk enfim a hipocrisia
Sou indígena mas,assisto essas comédias também.
Os caras contam a história de uma forma que fique engraçado mas foi uma história tão triste para o meu povo.
Adorei o canal de vocês!! Ganhou um indígena inscrito!
''meu povo'' onde mais de 46% da populacao brasileira é parda, ou seja uma mistura de negros, brancos,indigenas e asiaticos, entao ''nosso'' povo
Juliano Cowboy Playboy
@@RomuloFarias37 ok! "Meu povo Guarani Mbya" corrigindo. Foi a que sofreu o primeiro impacto.
@@julianocowboyplayboy1930 aí fica complicado, meus avós são ribeirinhos do interior da Amazônia, meus pais também, ou seja, descendentes diretos dos indígenas, e uma mistura completa, minha avó é mais escura, meu pai também, minha mãe mais clarinha, e meu irmão por ser mais escuro, e eu só por ter nascido mais claro não sou considerado descendente, as vezes é complicado
As aulas de Geografia do Brasil são umas das mais completas do mundo.
História do Brasil
@Diego Pinho na vdd História e Geografia msm. Pede pra um norte-americano apontar o Brasil no mapa pra vc ver... Aliás, pede pra apontar a América Latina pra vc ver... a grande maioria erra.
@@atillaramos os cara só gravam coisa relevante mano... pede pra algum brasileiro apontar no mapa aí onde fica a Georgia pra vc ver... a grande maioria vai errar. Nós somos a "Georgia" deles
@@matheusoliveira7154 Georgia é um estado, Brasil é um país kkkkkkkkk É a msm coisa q pedir prum americano apontar onde é Brasilia, pra q q vão saber? Agr n saber onde fica o Brasil é o auge.
@@giovannaazevedo1793 Talvez ele tenha se referido ao país Georgia no oriente
O RN que é o estado onde eu vivo foi onde aconteceu o maior genocídio indígena do país, conhecido como guerra dos bárbaros. Pois, os indígenas foram muito resistentes a ocupação portuguesa, o que resultou em vários conflitos. Praticamente toda população indígena do estado foi aniquilada. E o triste é que até os dias atuais isso continua sendo feito, não como na época da colonização, mas eles ainda continuam perdendo suas casas e terras devido a ganância humana.
Adoro o react de vocês, e a Marisa é a portuguesa mais fofa que eu conheço. Um beijo do RN para o casal mais top do youtube.
Reforço todo o carinho do RN para os portugueses!
Parabéns pelo comentário.
@Lê Sardi Aquí no Brasil as pessoas tratam índios como vítimas kkk
@@dias5486E o fato foi qual? Uma analogia: Se eu invadir sua casa e te estuprar, te roubar , estuprar sua filha e sua mãe, matar teu marido e colocar seu filho para trabalhar vai ser algo super normal e você ai ser a a culpada então.? Não a vítima?
Tonanoseucu, é cada imbecil que aparece querendo justificar a barbárie, você é mais uma imbecil.
Até hoje você deveria reverenciar os donos da terra, em verdade você nem deveria morar aqui no Brasil pois não tem nem merecimento e nem moral.
É inacreditável a imbecilidade desses cidadãos negando que indios eram, de fato, vítimas. Justificam o genocídio indígena no país dizendo que eles tinham uma cultura violenta e atrasada (como se os europeus não tivessem sérios problemas morais). Esses caras comem merda, não é possível... a ponto de meter um "socialista de i-phone" na conversa. Via de regra qm manda esse papo aí é defensor de injustiças, pura escrotidão.
@@dias5486 falo muito, inclusive muita merda
Eu sou portuguesa e ainda me lembro de fazer uma apresentação para a aula de história em que tive de falar sobre a escravidão entre as colónias. Além disso, mais especificamente sobre o Brasil, aprendemos sobre a troca dos escravos, o comércio e industrialização. Mas na realidade, no geral é difícil aprender mais na aula de história porque nós aprendemos a história da Europa, da península ibérica, e toda a época dos descobrimentos. Por isso muitas das vezes os professores saltam capítulos porque não têm tempo suficiente para ensinar tudo.
Eu compreendo totalmente. É muito achsimo achar que Portugal com muitas histórias além do Brasil.
Nós não aprendemos a história de Portugal. Aprendemos o minimo sobre o etorno da era das navegações mas pouco conhecemos sobre esse país.
Eu acho que também tem uma questão "cultural" nisso de não estudar a colonização da América e África. Porque são aspectos muito relevantes na história de Portugal e que foram fundamentais no seu desenvolvimento além de outros aspectos curiosos como a fuga de dom João. Essa conversa de que a história de Portugal vai além de suas colônias tem uma carga ideológica de não se querer visitar certos aspectos espinhosos de Portugal que envolvem o genocídio indígena e a diáspora negra
Acontece a mesma coisa conosco quando estudamos sobre A Guerra do Paraguai, uma guerra que destruiu um país e matou milhares de pessoas, incluindo crianças, onde nós fomos os principais protagonistas, e a única coisa que vemos sobre é que foi por questões territoriais e que após ela o exército ficou mais reconhecido e passou a ter mais poder, o que futuramente teria relação com o fim da monarquia
@@Henrique-gh1wf bem, eu estudei a guerra do Paraguai na escola e o professor falou todas as coisas que o Brasil fez por lá. Não acho que o nosso currículo de história esconda as nossas cagadas. Ele é inclusive bem crítico
@@julianagomes8889 eu estudei em um dos melhores colégios aqui do Estado e literalmente tivemos uma aula sobre a guerra, acho que teu caso é uma exceção pois não conhece ninguém daqui que tenha um conhecimento aprofundado sobre. Aprofundado que eu digo de verdade, como se tem por exemplo das guerras de independência
Porchat e Rafael Portugal encarnam os personagem kkkk
@@rosimarsousa4916 Não muito, o Gregorio eu sinto que faz muito personagem igual parecido com ele, o tipo de cara que tenta levar tudo na ironia.
Rir é um ato de resistência
(Paulo Gustavo)🇧🇷😔
ai.. :(
@@catty3799 ;( Oh Deus.... Que saudade do Paulo, meu Deus.
A gnt fica anos na escola estudando Portugual-Brasil e vcs não estudam a gnt direito??? Q absurdoo kkkkkkk
Nós que somos os colonizados então faz sentido.🤷
@@mateusdesousav.8277 Literatura portuguesa é quase toda estudada junto com a brasileira, a Reconquista, as Navegações... Tudo isso sobre Portugal além da colonização.
No Brasil só se estuda basicamente a história de 1500 em diante... quase nada do que tinha aqui antes. Já os portugueses tem que estudar o que aconteceu antes disso, além da colonização deles de outros lugares, então é esperado que a parte brasileira não seja tão grande.
@@mateusdesousav.8277 É amigo, dormiu muito durante as aulas então
A genre nao estuda muito de Portugal, tanto é que a maioria nao sabe nada de Portugal, a gente estuda só a colonização e tal.... Depois disso é outro assunto ja
"Eu não tenho o seu ouro,então pelo amor de Deus parem de pedir" KAKAKAKAKAKA MORRI
me da a cadeira gamer então
@AbyssinDath
@@Abyssinth Dá -me a cadeira!!!
Como eu rir agora vendo a cara da Marisa escutando q a torre de Belém virou uma igreja universal 😂😂😂😂
A Espanha participou sim da invasão. Na verdade, muitos outros países europeus também. Portugal continua sendo o principal, mas aqui teve participação espanhola, holandesa, francesa e muitos outros.
espanha ñ pisou no brasil. Ñ viaja doido.
Uma das consequências do Tratado de Tordesilhas foi exatamente não deixar ter essa briga entre Portugal e Espanha nas colônias. Então a área inicial do Brasil já estava bem definida.
Só que por causa da União Ibérica (1580 - 1640) quando Portugal e Espanha se unificaram por um tempo em um só Reino, que aconteceu a grande confusão... que por um lado fez o Brasil acabar ficando bem maior.
Depois, outros países como França e Holanda tentaram invadir algumas áreas, mas os portugueses conseguiram expulsar eles.
@@ramoncardoso8180 Vicent Yanez Pinzon no nordeste...
@@MarcioNSantos ñ considerei isso pq aí Portugal e Hispania eram reinos unidos e Espanha ñ estava invadindo, além de q o território foi inteiramente devolvido qd dá separação.
@@ferocks Essa questão de Pinzón ainda é questionada e apesar de eu acreditar ñ entra no caso do coment pq nem ele ou Hispania reclamaram terras no Brasil. Pisar por pisar váruos pisaram. Existem pelo menos outros 2 q possivelmente aqui vieram antes de Cabral e fora Pinzon.
Obs: Esse pássaro que ela falou aqui no Brasil tem também principalmente no nordeste. E se chama rolinha e pardal aqui e pardal mesmo
Diz a lenda que chamar a rola de rola veio do abito da caça deses pássaros pra alimentação.E como a rola era menor era guardada nos bolsos das calças dando volume na rola.😳🌿
Isso é verdade
@@mahoshi3679 poha kkkkkkkkkkk AE e foda chef
@Willian Queiroz que massa achei que só tinha aqui no nordeste!!
@@MatheusLeit3 Só que eu não sei se é o mesmo. Porque a Pomba-Rola que ele falou é tipo uma pomba em miniatura, mas marrom. O pardal é o pássaro que eles se referiram no vídeo.
6:11 "quem bate esquece quem apanha não"
O mundo é redondo pra português nenhum se esconder na esquina.
@@Quidproquo1143Percebo uma deselegância e falta de educação neste comentário, e um grande teor de Eurocentrismo com pitadas de arrogância.
“Quem bate esquece, quem apanha, não esquece.”
@@Quidproquo1143 fico lisongeado pela rapidez em sua resposta.
Entretanto, creio que, não chegaremos a lugar algum em nossos pontos de vista. Sendo assim, espero que vc me desculpe.
Não foi minha intenção lhe ofender.
kkkkkkkk
@@Quidproquo1143 tá desajustado?
Pelo o que eu lembro dos tempos de escola, mais de 20 anos atrás, há uma linearidade óbvia em história. Começamos estudando a história do mundo, mais especificamente na Grécia antiga até chegar em 1500 e nas grandes navegações. Daí o ensino se divide em duas frentes, história mundial e história do Brasil (as aulas se alternavam entre estes dois assuntos)
Coitada.. "eu não tenho seu ouro, se não eu devolvia" ..KKKKKK
Mas eu não...
O índio: brasileiro
O nome: Rafael _Portugal_
Sentido? nenhum, apenas aproveitem o vídeo!
(Mas falando sério, eu me apaixonei por esse canal, acho que é o segundo ou terceiro vídeo que vejo e estou adorando! Sucesso pra vocês dois ^^
Obrigada, Melissa ❤️ bem vinda
MANO, É IMPOSSIVEL NAO GOSTAR DA MARISA. AAHAHHAH QUE FOFAA
Ain que fofi!
Seu nome é Zélio?
Nossa nunca tinha visto meu nome no masculino
@@zelassuncao572 ahahah Que eu saiba tem só eu e meu pai
@@zeliojunior1 legal🌹
Mano, esse casal é muito fofinho. Da gosto de ver como eles são entrosados e a parceria entre eles é muito evidente. Lindo casal.
Ah, gente, que legal esse vídeo. Primeiro, sou sua conterrânea, Kayo. Vos falo de Maceió. Segundo, eu sempre tive curiosidade de saber o que os portugueses estudaram, no colégio, sobre o Brasil. Foi uma grata surpresa. Já seguindo! ❤
10:29 "-O que você estudou sobre o descobrimento do Brasil - Absolutamente tudo" O bicho é brabo. As pessoas que conheço não lembram quase nada de quase tudo que estudaram, se estudaram isso em algum momento! kkkkkkk
Os portugueses não falam da parte "brasileira" pq provavelmente a narrativa não interessa.
E o mais bizarro disso é que o Rio foi o maior porto a receber escravizados no mundo. Eles limpam as mãos e seguem a sua jornada fedendo a ouro
16:45 no Brasil tem um pássaro idêntico ao que a Marisa descreveu, a gente chama de Rolinha.
PS:: Pardal é Pardal, Caio.
Vc gosta da rolinha?
Ai gente, supera! Já foi. A história do mundo é bárbara em geral. Agora, se ela quer que paremos de pedir o ouro de volta, então que eles parem de pedir que voltemos para o nosso país quando estamos lá!
Quem diria que Kayão iria conquistar a Ma, lá nos anos de mil novecentos e não interessa, com o vídeo 'Rola' do Porta KKKKKKKKKKKKKKK
Quase igual a gente aprendendo sobre a Guerra do Paraguai... a gente, se aprende, ve bem por cima
A América seria colonizada, inevitavelmente, que bom que foram os portugueses, porque eu acabei aqui, onde adoro. Foi um momento maravilhoso de reencontro dos seres humanos depois de mil~enios separados, e sim, não foi fácil para ninguém, mas os nativos vivem no sangue dos brasileiros, muito, muito muito. Brasileiro mesmo tm sangue português, índio e negro.
Ai, nunca me canso dos vídeos de vocês dois! Hahahahahha Queria conhecer os tugas gente boa assim.
Objetivo: não gostar de portugueses
Obstáculo: Marisa
A Ma não é uma portuguesa, é um Anjo ahahahha
Hahaha muito obrigada, mas que objetivo ruim 🤣 paz e amor, Rafa!
Marisa é uma fofa! Amo ela.💛🇧🇷❤🇵🇹
eu me recuso a aceitar que ela é Portuguesa kkkk, tem muita bondade naquele ser
@Enzo Farias meme
ISSO É UMA PIADA DO PORTA DOS FUNDOS QUE ACHO MUITO DIVERTIDO. MAS NA VERDADE ELES TINHAM ARMAS DE FOGO , CANHÕES ESPADAS ETC., E OS INDIOS ARCO E FLEXAS, MAS NÃO SE RENDERAM ASSIM COMO TODOS FALAM, HOUVE VARIAS BATALHAS SANGUENTAS
Pardal é pardal, rolinha é rolinha. São pássaros completamente distintos.
pra mim esse é de longe o melhor vídeo do porta dos fundos
A palavra "colonização" hoje é mais usada naa escolas primária, na Área universitaria já usa o termo invasão.
Porta dos fundos sempre a frente né kkk.
Adorei a vídeo e é bom ver como os portugueses vem a forma como fazemos piada até com a "colonização"
"Dar o chapéu", no Brasil, significa passar alguém para trás! E foi isso que os portugueses fizeram com os índios. Em seguida, exterminaram com eles, claro.
Gosto muito de você Marisa mas o "devolva o nosso ouro" já faz parte de mim, é patriotismo kkkkkkkkkkkkk
Ótimo vídeo.
Não tem nada de patriotismo essa frase ridícula.
Tá mais pra esquerdismo.
@@camila_costa12 nada a ver pow é só uma frase engraçada foi, tudo coloca politica
Rs.. é burrice pura na verdade! Os caras falam como se tivessem 90% de sangue índio ou que foram os antepassados da Marisa ou qlqr português por exemplo e não deles mesmos, como se fossemos descendentes diretos de índios e não portugueses TB! Portanto culpar portugueses atuais por isso, por seus antepassados é exatamente igual a culpar nossos antepassados, mas brasileiros burros tratam como se não tivéssemos qlqr relação ou sangue português.
Nem fenótipo indígena esse povo, ou seja nós brasileiros temos como bolivianos ou parte dos mexicanos... Mas enfim, acreditem no q quiserem rs... Mas q é patético o cara meio q se doer contra portugueses é.
Vá lá mais umas correçõezitas, só para ajudar a Marisa... Em Portugal ensinamos 800 anos de história, desde a independência conquistada por Afonso Henriques, até à ida do Marcelo à posse do Lula no mês passado.
A passagem de Cabral pelo Brasil em 1500, foi um pequeno episódio provocado pela necessidade de os barcos à vela, usados na época, terem de navegar perto da costa brasileira para entrarem no oceano Índico com vento a favor. Já Vasco da Gama tinha passado antes perto da costa do Brasil e provavelmente outros navegadores portugueses também o fizeram antes de Cabral.
No tratado de Tordesilha em 1494 já Portugal tinha exigido 370 léguas a oeste de Cabo Verde para integrar o Brasil no "nosso" hemisfério. O poder económico, militar e tecnológico dos portugueses, que lhes permitiu grandes vitórias militares contra os venezianos, turcos, egípcios e indus, em grandes batalhas navais, como a grande batalha de Diu, naturamente diferenciava-os dos nativos do Brasil, à época. Também aprendemos que a religião católica foi muito influente em todo o contacto dos portugueses com o mundo (África, Brasil, Índia, China, Japão) nos séculos 15 e 16, bem como o importante papel dos jesuitas na recusa à escravização dos nativos brasileiros.
DEVOLVAM O NOSSO OOOOOUUURO! Brinks! kkkk
Esses vídeos do porta são os melhores, a reação da Marisa sobre a universal foi perfeita 🤣🤣🤣🤣🤣
Reage a algum vídeo do Eduardo Bueno,o Peninha,que conta a história do Brasil de forma bem humorada!
UP! Seria mt bom, peninha é mt engraçado tbm, daria um ótimo video
Buenas idéias é top
Opa Buenas ideias é uma BAITA ideia, apoio
Verdade
Up
10:19 Primeiro vídeo que eu vejo nesse canal e gostei bastante de vocês, vou gostar muito mais quando a moça devolver o nosso ouro. Forte Abraço.
Em Portugal não falam sobre a colonização, pq iria mostrar algumas partes ruins hahah
Ha dois canais Brasileiros ,muito devertidos e que nos contam a Historia do Brazil /Portugal com muita originalidade e verdade historica !! -----Brazil Paralelo {serio} e Buenas Ideias (divertido)
os dois canais contam a Historia dos dois Paises ,desde a descoberta do caminho maritimo para o Brasil ate ao GOLPE e consequentemente a espulsao do vosso Imperador para o DEGREDO em Franca (Paris) para quem gosta de saber mais, vale muito a pena
"a gente estudou absolutamente tudo"
"foi só portugal"
educação brasileira resumida
Leva ao pé da letra e ignora completamente o comentário fixado antes de comentar.
Comentários do TH-cam resumidos
pra mim "absolutamente tudo" significa "absolutamente tudo", não "bastante"
Fora que o cara do vídeo LITERALMENTE repete várias vezes "foi só portugal", quando a moça fala outros países ele reafirma "não, só portugal".
Isso não é ser levado ao pé da letra, é estar errado mesmo.
A questão é que outros países foi uma porcentagem ínfima da nossa colonização, e foram logo expulsos por Portugal. Não foi como na América do Norte, por exemplo, que houveram guerras pra valer pelas terras e que a França conseguiu de fato conquistar grande parte do território da Inglaterra e ficar por lá por muito tempo, aqui foi coisa pequena.
Foi só Portugal. Holanda, França e Espanha não tiveram tanto peso. Os holandeses e franceses foram expulsos pelos... portugueses. A interferência desses povos na formação do Brasil foi irrisória
(16:38) Na verdade pardal é um e rolinha é outra. A Pomba Rola (também chamamos de rola aqui) é da família dos pombos e muitas vezes confundidas com seus parentes . Existem mais de 15 espécies de pombas rola. A rolinha é uma delas.
O povo fala como se Portugal fosse totalmente diferente do Brasil, neh. Quando na verdade a grande maioria de nós é justamente descendente desses portugueses q vieram pra cá kkkkkk
Grande maioria onde?
Brasil é um pais miscigenado não só de português
Tonico, o comentário mais correto e inteligente 👋👋👋...
@@palomaramosc Isso aconteceu muito depois dos portugueses terem colonizado.
Fazia muito tempo que eu está esperando por esse video ,Adoro o canal de vcs 😍😍😍😍😍
Aqui temos um pássaro chamado Rolinha, rola, rolinha-roxa... depende da região, mas, não é um pardal... É rola mesmo ahsdufhsudhf
Pensava que a Marisa tinha sotaque de Portugal! Excelente vídeo!!!
Daora é pensar em uma briga de casal de vocês: Mas também, tudo começou quinhentos e vinte e um anos atrás, o problema começou aí!!! Ela: Nao vai começar com esse papo de descobrimento de novo!
Coloquem os pés na europa para perceberem como é q a maioria dos portugueses tratam os brasileiros por lá.
a colinização ao contrário seria assim mesmo. kkkk Chegar falando alto pra crlh . video foda kkkk
“…Portugal era meio foda né…”
Rapaz, essa frase me pegou de jeito! Tô rindo horrores kkkkkk
Gente, eu sou apaixonado por esse casal! 😍
P.S.: Esse guri tem a voz IGUAL do LubaTV.
06:05 - caramba a pergunta de supetão deixou ela mt sem graça, rsrsrs
"é muito básico"
Como se o próprio governo português fosse falar as cagada que fizeram com os índios brasileiros
Se temos que devolver o ouro, vocês têm que devolver o espelho, o tecido é o chapéu! 😂😂😂
"Cagada tá toda no braço de vcs" kkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk
11:00 na verdade outras nações tbm colonizaram algumas localidades do Brasil por exemplo, São Luís, a capital do Maranhão, foi fundada e colonizada pela frança, posteriormente pela holanda, e depois por portugal
Eu sempre tive curiosidade em saber como os portugueses estudam esse assunto
Eu também. Pelo visto estudam este assunto bem menos do que nós. Não sei como funciona em outras escolas, mas na minha época, tínhamos uma matéria específica chamada "História do Brasil" que durava quase todo o ensino fundamental e detalhava bastante coisa sobre o período da colonização.
Eu já li TANTOS deles falando que trouxeram civilização ao Brasil então isso me preocupa muito. Eles ficam chocados quando a gente fala que fizeram estupros e genocídios. Então também difícil dizer se é algo de ignorância individual ou é ensinado assim.
Nós só estudamos o básico, ou seja aprendemos nomes e datas importantes (para nós) e depois passamos para o caminho para a india.
Em relação a colonização mesmo dita só que eles chegaram ao Brasil e construíram e "desenvolveram" o Brasil e que passados uns anos a família real se mudou para ai e voltamos para a história de Portugal e a implantação da república e está estudado o tema.
@@clarim.5949 claramente é ensinado assim né 😅
@@alexandraramos6779 nossa, bem diferente da gente. Nós estudamos toda a história de Portugal até a Independência do Brasil, mais ou menos. Muito interessante perceber essas diferenças. Obrigada por responder ♥️
16:32 esse pássaro no interior de minas chamamos de “pomba do ar” ou rola (não confundir com a rolinha, a pomba do ar é do tamanho de uma codorna).
No Nordeste Pardal é chamado de Pardal, mas tem um pássaro que se assemelha à uma pequena pomba silvestre, mas não tem nada a ver com pomba, que chamamos de Rolinha. Tem um lindo canto inconfundível que se houve em toda à Caatinga.
@Willian Queiroz Mesmo que em algum lugar ela, ou uma variedade parecida com ela, seja chamada de pomba-rola não significa que seja um pombo. Nomes são dados muitas vezes baseados em aparências ou sons dos animais. Ela, assim como as várias espécies de pombo, asa-brancas e inúmeras outras espécies são Columbídeos. Pombo é pombo. Inclusive é um grande vetor de doenças. Rolinha apenas compartilha o fato de ser um columbídeo. Aliás, não há só um tipo desses pássaros. Existem muitas subespécies e elas são muito menores e bem diferentes de pombos.
Não me canso de ver esses caras falando palavrões da maneira mais engraçado .
Sugiro react das gravações antigas do Hermes e Renato
Up
Já falei
Caçadores de Zica é o filme
hahahahaha, "eu não tenho ouro, gastaram tudo, se eu tivesse eu dava" hahahaha, amei
Mesmo tendo também ascendência portuguesa, eu mesmo não consigo levar esse vídeo na comédia inteiramente. A colonização portuguesa foi também brutal.
Toda colonização americana foi brutal, à lusa, a hispânica e a saxã!
@@felixdeoliveirajunio o que é saxã?
@@yohanapereira1629 saxônica
O nome dele era Rafael Brasil. Depois que se vendeu pra Cabral por um chapéu, virou Rafael Portugal .
Reage ao canal Boenas ideias que conta em detalhes a história da colonização. E top demais.
Os Holandeses foram expulsos pelos portugueses inclusive KKKKKKKKKKKK
Um Salve pra galera de Portugal!
Kkkkkkkk merece o like kkkk só por assistir portas dos fundos kkkkk
16:30 mas aqui no CE também chamam esse passaro que ela descrevel de rolinha
meo, eu tô amando os vídeos de react dos comediantes daqui de vcs AAKAKKAKAAKAKKAKAKAKKAKAK MT BOMMM
"hummmm...ééé...Portugal era meio foda né?" - Marisa hahahahaha (11min)
"Gastaram tudo" hahahhahahhaha meu deus, eu ri muito
Aqui onde eu moro Pardal e o passarinho marrom e ROLA é a Pombinha marrom com uma golinha preta, ela pode ser chamada de Rolinha tbm pra não ficar tão agressivo OBS eu estudei bem mal o "Descobrimento" do Brasil pelo menos na minha escola as explicações eram bem porcas e a classe não ajudava tbm coitada da professora
Aí onde vc mora e no Brasil inteiro né, ele que se confundiu.
Pardal é de maioria cinza, com pintas pretas ao redor do bico e no topo da cabeça e a assas marrons.
Rolinha que é marrom com argola no pescoço e pintas pretas nas assas.
Os holandeses estiveram aqui em Recife. Tomaram, durante um tempo o que hoje é conhecido como Recife Antigo, mas foram expulsos pelos portugueses. Inclusive fundaram a primeira sinagoga das américas, que hoje é um museu na Rua do Bom Jesus (umas das mais tradicionais e antigas deste bairro). Depois de expulsos daqui, migraram para a américa e fundaram a cidade de Manhattam.
16:38 Não, aqui em Pernambuco tem o pardal e a rolinha... são passaros diferentes
O ouro está armazenado nos cofres portugueses... Pode devolver sim more KSKSKSKKS
Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha…
Super Casal Xou... qdo puderem assistam o documentário do canal BRASIL PARALELO, sobre a história verdadeira, infelizmente o que foi ensinado nas escolas não foi a verdade, me emocionei muito, é devemos todo o respeito e admiração pelos portugueses e pela nossa pátria mãe.
Se o Brasil fosse cobrar e fazer a correção de valores do ouro que levaram do Brasil para devolver nos dias atuais, teriamos que ficar com uma parte de Portugal ou mais. Mas isso aconteceria mais cedo ou mais tarde, ou seriamos uma colônia espanhola, holandesa, francesa ou americana, mas ainda bem que fomos colonizados por um povo humilde e querido como os portugueses. 🇧🇷🤝🏼🇵🇹
Não te esqueças que na altura o Brasil fazia parte de Portugal.
@@clarajuliane1362 Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarve, joga no google ai, passamos do status de colônia para reino, estude minha filha.
@@nathan_408 Blz!!!
Estudarei mais para te responder melhor algum dia.
Claramente te responderei na visão dos colonizados,e não nas dos colonizadores.
Fé>3✌🏽
@@clarajuliane1362 Mas tu de fato tá errada, após o fim das guerras napoleônicas, pra não perder o trono (pois as potências europeias, como Dom João havia fugido, consideraram que ele havia abandonado a guerra e não merecia o trono). Assim, ele elevou o Brasil à reino unido à Portugal para falar "olha, eu não havia fugido, estava dentro do meu reino!". Isso foi dito por professores graduados na UFRJ, assim como aprendi isso de outros graduados em outras excelentes faculdades.
E o que tu disse sobre ponto de vista nem faz sentido, pois exatamente a elevação da condição do Brasil que criou o início do processo de independência do nosso país, já que após isso teve início a Abertura dos Portos às Nações amigas
O video estava tão bom que quando acabou eu pensei Ué cadê?🤣🤣🤣🤣🤣
Ola pessoal do Super Casal XOU. Primeiramente gostaria de dizer a vocês que sou fissurado nesse canal e dou muita risada com vocês. Sou Professor de História e como seu noivo disse ensinamos algo um pouco mais complexo e detalhado sobre esse período que tanto nos ligam a Portugal e que apesar das cicatrizes históricas que nos unem e isso (para mim) é sensacional, pois como dizia um intelectual aqui de nosso pais a muito tempo : "Os Irmãos as vezes se olham torto, as vezes brigam e tem desavença, porem ambos são filhos da mesma mãe e isso possuem os mesmos laços de sangue". Bom chega de bla bla bla e vamos direto ao assunto. Gostaria de dizer lhe algo para que se defenda (com classe) daqueles brasileiros que possam aporrinha la as vezes com a tal historia do OURO. Quando acontecer isso novamente apenas diga: -No processo Histórico envolvendo nossos países no que tange ao ouro retirado de suas minas, Portugal foi apenas um mero personagem central desse ciclo dourado, onde por depender tecnologicamente da produção e comercio manufatureiro da Inglaterra (onde já começava um esboço daquilo que veio a ser a revolução industrial e inicio do capitalismo) fazia com que os orçamentos nunca batessem. Portugal importava produtos tecnologicamente mais importantes e sofisticados (nesse período) e para saldar essas contas, pagava as com produtos básicos (matéria prima) o que fazia com que essa conta nunca fechasse de forma lucrativa . Para ajustar essas despesas Portugal utilizava a cada vez mais as riquezas minerais existentes em sua colonia , ainda mais durante o seculo XVII onde o comércio de cana de açúcar estava em baixa no mundo e os engenhos do Brasil já não davam mais tanto lucro a Portugal que via no auge da extração de Ouro (vindos de Ouro Preto MG ) sua saída para a crise econômica. E você pode ir mais longe dizendo que foi essa relação de Portugal (Espanha também) que favoreceu a explosão Industrial no fim do mesmo século e proporcionou a Inglaterra dominar durante o período Vitoriano o comercio mundial onde se dizia que "O COMERCIO INGLÊS NÃO DORMIA NUNCA POIS DOMINAVA ATE O OUTRO LADO DO MUNDO". Grande abraços a vocês e a todo seu pais. Amo Portugal! PS - Quem Vos fala é Marcos R Alonso. Haaaaa tenho uma sugestão já pensou em colocar esse video th-cam.com/video/U0PCxt_pfPs/w-d-xo.html
Acrescento para alguns poucos brasileiros que vierem aqui xingar os nossos irmãos portugueses; a colonização e processos de escravatura, guerras, exploração e outros; não são fatos históricos exclusivos do Brasil. Portugal mesmo, foi uma nação que sofreu e muito com ataques, guerras, tomada de território e exploração de diversos recursos que a abalou histórica e financeiramente. Portanto; torna-se uma discussão inócua. Cursei geografia e amo também história; mesmo estudado muito o passado dos dois países, sei que a maioria dos portugueses contemporâneos, deve respeitar e até mesmo admirar o Brasil, seu povo e costumes; tome de exemplo essa portuguesa fofa e educada que escolheu um brasileiro para casar e adora o nosso país. Eu também sou suspeito a falar, pois amo a história, a cultura, belezas naturais e arquitetônicas de Portugal; assim como sou apaixonado pela língua e pelo povo português. Aqui por coincidência, acabei vendendo uma moto minha a um irmão português e fiquei fascinado em poder conversar um pouco com alguém que veio de outro continente, porém poder compreender o que ele falava. PS: o canal me ajudou muito a conversar com esse português e saber distinguir o jeito mais direto de falar do arrogante ou ignorante...rs...
@@canalrevolts Seria bom se fosse assim mesmo, mas como se não bastasse toda exploração e sofrimento, ainda somos submetidos a descriminação pelos mesmos.
Como Historiador digo que devemos entender os acontecimentos históricos como algo pertinente e preso a seu tempo. Os conflitos vividos só puderam ser vividos mediante aos acontecimentos a qual eles estavam intrínsecos naquele período (MERCANTILISMO) e que nao cabe qualquer julgamento (pró ou contra) por nós, o que temos que fazer é romper com preconceitos e criar pontes, pois o que restou dessa amalgama cultural foi algo bom, ou seja, nossa Lingua, nossa musica, nossa culinaria, a forma de pensar e a admiração que temos um pelo outro pois somos Historicamente IRMÃOS.
Parem com essa síndrome de vira lata o ouro é o de menos e outra quem mais deveria proclamar o ouro são os nativos do Brasil que foram massacrados e tiveram sua cultura, milhares de línguas destruídas, um genocídio. Parem de chamar os invasores genocidas escravocatas de irmãos.
@@arielcardoso4694 tens consciencia de que TU és o invasor e escravocatas. Os colonos que praticaram esses actos horriveis tiveram descendentes, que continuaram e em alguns casos ainda continuam a praticar actos horrendos com os indios em pleno sec. 21. Os indios certamente saberao que as familias mais ricas e antigas do Brasil foram os actores dessa exploraçao. Ja avisastes os indios ke afinal o estrupador, explorador afinal nao tem culpa? Ke a culpa está nas familias portuguesas ke nunca sairam da europa?
O europeu jamais falará das suas atrocidades. A história é sempre escrita pelos vencedores, o que necessariamente implica em omissões.
Né, chega a incomodar
@@valdineidasilvadavid864 E muito!
"Estudamos" a colonização, dependendo da escola o assunto é tratado beeem por cima, eu msm me lembro mais da história de Roma mais do q de Portugal, n sei como q é por aí kkkkkkkk
E é uma questão bem interessante de saber como os países colonizadores estudam a colonização em comparação aos colonizados
Eu ia falar isso kkklkkk q escola q ele estudou pq eu só estudei igual a Marisa, muuuuuuito por cima
Na minha escola fala tudo sobre a colonização, acho que vcs faltaram a essas aulas!!😅😅😅
Depende da linha de pensamento pedagógica que a escola adota, eu lembro que com 11 anos li um livro que relatava tudo o que aconteceu, inclusive com ilustrações mostrando os portugueses roubando, matando... Aquilo me impressionou muito
@@vicentemoliterno8759 Tb tem ilustrações do Tiradentes sendo enforcado e tal nunca aconteceu, para além de que esse indivíduo existiu décadas antes da passagem do poder do João VI para o filho D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal, o Rei Soldado
Kkkkkkkk a carinha dela "Cabral.. Cabral..." Kkk mto bom
Vocês vão adorar o fado improvável do barbixas!! Se não assistiram ainda assistam kkkkkkkkkk
Namoral esse vídeo é muito bom assistir mil vezes que continua engraçado
Só um lembrete Caio: Teve Holanda e França, mas foram expulsos.
Vdd
holanda foi expulsa de pernambuco e ajudou a fundar a cidade de nova york
@BatJoker n, suriname é melhor pra vc? o fato do Brasil ser bem sucedido é pelo seu tamanho q os luso-brasileiros conseguiram
Foi só Portugal. Holanda, França e Espanha não tiveram tanto peso. Os holandeses e franceses foram expulsos pelos... portugueses. A interferência desses povos na formação do Brasil foi irrisória
Vocês podiam fazer um react dos vídeos sobre Portugal e Brasil do canal IMPERIOS AD, pois tem um verdadeiro professor de História e mostra muitos fatos, inclusive documentado, sobre Portugal e o descobrimento com muito humor e criatividade, vocês vão se divertir.
É verdade, ele é bom.
Reage ao standUp do Rodrigo marques sobre Portugal, tem dois vídeos falando sobre Portugal, tenho certeza que vocês vão gostar.
Up ai pra eles verem
A cara do Rafael Portugal é impagável. Amo o POrta
"Rafael Portugal é Fábio Porchat São os melhores comediantes. " Tá boa de referência viu...
Ctz são um dos melhores do BR e principalmente do porta dos fundos
Melhor é a Portuguesa falando que nunca gostou do Cabral, muito bom, relaxa moça sabemos que você não esta com nosso OURO.
kkkkk
Entendo melhor o espanhol do que o português de Portugal.
Espanhol não é uma língua .
Tu refereste a Castelhano!
Hehe
@@romulomendesferreiravale2657 hein??? Não te entendi.
@@fernandadecarvalhorocha8386 Eu disse que espanhol não é uma língua , mas sim Castelhano !
Pois tens Euskadi , Catalão, Galego ...
Idem kkk
Quando oiço um brasileiro que percebe melhor espanhol que português só me dá vontade de rir. Tenta perceber um espanhol a falar rápido e aí vais ver que não entendes mesmo nada.
16:30 No Rio Grande do Sul essa mesa Pomba, chamamos de "Pomba Rola" .
Mariza, não precisa devolver o ouro, devolva em sorrisos...
Precisa sim, e os diamantes também
País extermina índios, rouba as riquezas e nos traz uma péssima colonização.
O gado: devolva em sorrisos
Não foi apenas Pedro Alves Cabral, foram 300 anos de colonização portuguesa, levaram todo ouro.
O irônico disso tudo é que muitos de nós brasileiros não consideram que apesar de os portugueses que mataram, escravizaram e invadiram as terras tupiniquins não foram os que ficaram na Europa e sim os que se tornaram colonos e que deixaram descendentes aqui, ou seja, quem fez tudo isso e ao mesmo tempo foi vítima disso tudo também (afinal somos mestiços na maior parte, sendo descendentes de senhores e de escravos ao mesmo tempo) foram na maioria os nossos ancestrais e não os ancestrais dos portugueses de hoje.
Outra ironia se dá da estorinha do "devolva o nosso ouro".
O ouro que ia pra Portugal era o imposto de 20% do que era extraído, o famigerado "quinto dos infernos".
Os demais 80% ficavam na colônia, assim ao invés de perguntar pros portugueses onde estaria o ouro levado à coroa portuguesa, na verdade deveríamos nos perguntar onde está o que ficou, que é a maior parte, ou melhor, 5x mais.
Não duvido que tenha ficado com a classe da elite política, artística e intelectual do nosso país, e uma boa parte estaria provavelmente com o Estado brasileiro, o que me leva à outra ironia, de que reclamávamos de pagar 20% de imposto à Portugal e agora que somos "independentes" e "livres" como nação, já podemos dizer "contentes" que pagamos no mínimo 40% ao famigerado Estado Brasileiro.
E como sempre, sem retorno nenhum, mas muita lagosta para políticos e magistrados que nos governam e julgam.
Descobrimento é aquela personificação do amigo que não quer ficar mal com o amigo e com a esposa!