Não sei como canais fúteis e vazios em termos de conteúdo tem mais prestígios do que canais que fazem obras de arte como essa! Excelente trabalho, como sempre!
Porque o TH-cam é dominado por jovens Ignorantes(no sentido de não buscar conhecimento), eles aderem ao movimento social "cool" de assistir canais de "curiosidades fúteis como o do menino ixpertinho" porque a maioria dos colegas cabeças vazias assistem também...mas só de ter likes no seu comentário já mostra que existe uma demanda para ótimos trabalhos como o desse canal, e isso me anima que em um futuro próximo o brasil possa evoluir mentalmente!
@@viniciusc.2744 vc precisa viver (e não seja um morto vivo) viva a vida é uma festa, não fique pensando no passado, e nem no futuro foque no agora oque vc sentiria da sua vida se morre-se agora?
@@brsubtitles1830 Eu estive pensando e n consigo concordar 100% com essa ideia de n se importar com o passado e nem o futuro. Se vc esquecer o passado, vc tende a cometer os mesmos erros, e se vc n se importar com o futuro uma hora vc fica em um beco sem saida
@@viniciusc.2744 sim acho que o equilíbrio é essencial vc não pode ficar pensando muito no futuro e nem no passado mais existe a hora de refletir pensar em tudo e a hora da ação
Esse filme representa como a humanidade está se matando aos poucos pela falta de um propósito. Estamos a cada dia mais solitários, deprimidos, dependentes e influenciáveis, substituímos a nossa essência por superficialidade e aparência, e se continuarmos assim a extinção em massa virá de nós mesmos.
Mas é claro, todo mundo ensina que o certo é seguir a massa, ser "normal", ser igual a todo mundo, ter uma vida completa num ciclo vicioso escola > faculdade > trabalho > família > nada! As pessoas só admiram o diferente quando este já se torna famoso. Todo mundo ignora que existe um Mozart / uma Lady Gaga / um Da Vinci / um Van Gogh / um Ingmar Bergman / um Shakespeare / etc. do nosso lado o tempo todo. Mas as pessoas sufocam esses seres diferentes em nome de uma ordem social fajuta que já se provou fracassada inúmeras vezes e mesmo assim essas pessoas insistem nessa ilusão de vida ideal.
onde está sua mente? 1° - você não fala sobre o clube da luta 2°- você não fala sobre o clube da luta 3° Se alguém gritar "Para, Fraquejar, Sinalizar, a luta esta ACABADA" 4°-apenas 2 cara numa luta 5°-uma luta de cada vez, pessoal 6°-sem camisa,sem sapatos 7°-as lutas duram o tempo que for necessário. 8°-se esta for a sua primeira noite no clube da luta, VOCÊ TEM QUE LUTAR.
@@gabriels5986 Foi ele que limpou o lugar , assim ele diminuiu o risco dos produtores atores e etc se contaminarem com doenças e do lugar ficar fedendo ou muito sujo diminuindo assim a produtividade de todos, ele é um herói em nem sabe, dê um oscar a ele.
O mais interessante é que os anos 90 foram onde mais fomos questionados de quem somos e se nosso redor é real, se estamos felizes ou apenas vivendo por viver. Tem uma porrada de filmes com essa temática na última década de 90. Saudades anos 90...
Excelente vídeo, ah no inicio do filme já fala tudo, a mensagem de atenção(Warning) que em tradução livre seria algo do tipo “Se você está lendo este aviso, então isto é para você. Cada palavra lida deste texto inútil é um segundo perdido da sua vida. Você não tem nada mais para fazer? Sua vida é tão vazia que você não consegue vivê-la melhor? Ou você está tão impressionado com a autoridade que você respeita em todos aqueles que a exercem em você? Você lê tudo o que deveria? Pensa tudo o que deveria? Compra tudo o que lhe dizem para comprar? Saia do seu apartamento. Encontre alguém do sexo oposto. Pare de comprar tanto e de se masturbar tanto. Peça demissão. Comece a brigar. Prove que você está vivo. Se você não reivindicar sua humanidade, você se tornará apenas estatística.
Não se trata de fanatismo! se trata da pessoa que fala secretamente conosco , A consciência, vc tem um tyler escondido ai! se negar que não, então vc está morto! consciências coletivas é o clube da luta. A sua consciência é livre é automata, poderosa, é o seu ¨eu¨ real! sendo que o seu eu externo é condicionado ao mundo de obrigações vazias e sem sentido.
CLUBE DA LUTA, assim como CISNE NEGRO, é uma das melhores releituras do tema do Doppelganger / Duplo da Literatura no século 20 e que rendeu, assim como o filme estrelado por Natalie Portman, uma excelente e inquietante adaptação para o Cinema. Excelente escolha de vídeo. Obrigado.
Clube da Luta virou um filme cult que continua, até hoje, despertando a atenção dos fãs, que criaram suas próprias teorias sobre ele. Uma bastante curiosa é a de que Tyler Durden era real e tinha se aproveitado de um homem solitário e com uma saúde mental frágil para manipulá-lo a liderar um grupo terrorista. Outra teoria muito popular é a de que Marla Singer era imaginária. Vários fãs e estudiosos de cinema acreditam que Marla também era fruto da imaginação do protagonista, materializando a sua culpa e o seu sofrimento. Caso esta teoria estivesse correta, o protagonista teria vivido um triângulo amoroso consigo mesmo e seria provável que tudo o que vemos no filme acontecesse apenas na sua mente. Sobre os Personagens principais... O verdadeiro nome do protagonista nunca é revelado durante o filme, sendo referido apenas como narrador (interpretado por Edward Norton). É um homem comum, consumido pelo trabalho, o cansaço e a solidão, que sofre de insônias e começa a perder a sanidade. Sua vida muda quando seu caminho se cruza com os de Tyler Durden e Marla Singer. Tyler Durden (Brad Pitt) é um homem que o narrador conhece no avião. Fabricante de sabonetes, projetista no cinema e garçom em hotéis de luxo, Tyler vai sobrevivendo com vários trabalhos, mas não esconde o seu desprezo pelo sistema social e financeiro. Fundador do Clube da Luta e líder do Projeto Caos, descobrimos que se trata de uma outra personalidade do narrador que, enquanto ele dormia, planejava meticulosamente a revolução. Marla Singer (Helen Bonham Carter) é uma mulher solitária e perturbada que conhece o narrador quando ambos se faziam passar por doentes em grupos de apoio, em busca de algum consolo para o vazio em suas vidas. Depois de uma tentativa falhada de suicídio, se envolve com Tyler, outra personalidade do narrador, e forma assim o terceiro vértice de um bizarro triângulo.
Sempre me questionei sobre Marla ser mais um "personagem" criado pelo narrador. Assim como Tyler Durden ela era "livre" das amarras sociais, etc. Mas tenho dúvidas, por que parece-me que alguma cena invalida esta possibilidade. De qualquer forma , tirando Matrix, é o melhor filme dos anos 90 e só ganhou um premio de melhor melhor atriz no BAFTA .
Vc acha q a Marla era fictícia? Imaginação do narrador? Eu acho q era pq ela fica no meio da rua e os carros passa sem pararem e tb ela fica em.um.grupo de pessoas com. câncer e ela fica fumando...qual sua opinião?
Esse filme é daqueles de explodir cabeças e mudar perspectivas por uma vida. O livro tbm é ótimo, ainda mais pela possibilidade de passearmos um pouco mais pela cabeça do ''Tyler''.
"Eu pergunto: esta noite nós chegamos ao fundo? Tyler, deitado de costas no banco, pergunta: - Se Marilyn Monroe estivesse viva agora, o que ela estaria fazendo? Eu digo: boa noite. Tyler diz: - Se agarrando à tampa do próprio caixão." O rolê é chegar no fundo do poço.
13:02 "Afinal, depois de perdermos TUDO é que somos realmente livres para fazermos o que quisermos". As ÚNICAS coisas que conferem liberdade absoluta são: não estar preso a uma cama de hospital, portanto, estar plenamente saudável e dinheiro, MUITO dinheiro - que aí fazemos o que queremos, na hora que queremos, da melhor forma possível - com respeito a sociedade, claro! Uma pessoa que não tem dinheiro para nada, não consegue nem sair do lugar, nem sair de uma cidade para chegar a uma praia. Até para comer precisa da boa vontade dos outros. Aliás, a pessoa que é muito ignorante, que sai da escola mal sabendo ler e escrever, também não é livre. É fácil vítima da manipulação de qq um. Sabedoria tbm confere imensa liberdade!
livre arbítrio! as escolhas da vida! estar preso numa cama de hospital não te deixa sem escolhas, stephen hawking que o diga, e dinheiro é muito subjetivo! já o saber ler e escrever em comparação direta a ignorância, ela é uma benção o agente syfer que o diga! TUDO QUE VOCÊ DIGITOU O FILME FALA , OU SEJA VOCÊ ESTA SENDO CONSUMIDO PELO QUE VOCÊ CONSUMI O, tyler durden que o diga...
@@matador314 Bom Charles, então vou me corrigir... já que você citou o Stephen Hawking... a maior liberdade possível para um ser humano é ter um cérebro similar ao dele com, no mínimo, 160 pontos de Q.I. Já que em "terra de cego quem tem um olho é rei", no mundo em que vivemos quem é muito mais inteligente que a maioria domina a por** toda!! Maior liberdade que ser muito, muito, muito mais inteligente e capacitado que 97%, 98% da população mundial, desconheço.
@@lirioamarelo não existe liberdade absoluta, e mesmo com muito dinheiro não é possível fazer/tudo que quer, inclusive, fazer tudo oq quer não sinônimo de liberdade
@@brunoamorim1514 Com certeza! Vc está corretíssimo! Na verdade - o que eu deveria ter dito - é que tanto saúde quanto dinheiro em abundância são o que que há de mais significativo para se estar, o mais próximo possível, de uma "liberdade" que talvez qualqueis outras coisas não possam conferir aos seres humanos. Mas até esta afirmação é muito simplista. Afinal, como dois de inúmeros exemplos que eu poderia citar, ter saúde invejável e dinheiro a perder de vista e não ter "paz de espírito", do que adiantaria? Ou ter saúde e dinheiro e não ter amigos... enfim, há muitas elucubrações possíveis!
"Só depois de perdemos tudo é que estamos livres para fazer qualquer coisa" Exemplo real: Eu era uma pessoa mimada e que vivia na aba da minha mãe, depois que ela morreu, eu perdi tudo (ela) Daí, resolvi ligar o foda-se pra tudo (no bom sentido) e corri atrás dos meus objetivos de vida. Me mudei de cidade, passei fome etc. Experimentei a dor, solidão, humilhação e por aí vai. Hoje sou formado, tenho um bom trabalho, sou um cara atraente, atraio qualquer mulher que desejo, tenho poucas posseções materiais, sou sociável e livre. DETALHE: sou bem mais feliz de que quando era mimado por minha mãe. Abraço e sucesso! Esse filme mudou minha vida es
Não existe revolução em nível pessoal. Mudança social só de forma coletiva. E se formos pensar enquanto país a verdade é que o Brasil nunca viu uma Revolução Popular de monta que fosse capaz de sequer arranhar a ordem socio-economica estabelecida.
@@jrenatosan o que o irmão falou ali,está além do que tu disse mano,mas entendo,o lance é todos mudarem interiormente,para assim, a sociedade evoluir,tornando-se um lugar bom para todos.
O conteúdo desse canal sempre foi muito bom, mas é impressionante como a qualidade só aumenta conforme o tempo passa, obrigado por fornecer um serviço de forma tão impecável
Eu simplesmente amo as partes do livro/filme em que o narrador fica citando a revista que ele leu e fica tipo: "Eu sou o estômago embrulhado de Joe", "Eu sou o sangue fervendo de Jack", É PERFEITO
Um dos melhores filmes que já vi na vida. Roteiro, crítica e encenação se preenchem de forma extasiante. Uma obra que todo mundo deveria ver. Obrigada novamente, Elegante! 💕
eu percebi vendo o filme q o tyler n era apenas um alter ego do narrador, mas um sentimento q todos os trabalhadores invisíveis e sem nome tem. qndo o narrador fala q o tyler trabalhava juntando fitas de filmes e colocando cortes de porno em milesimos de segundo e sendo garçom q urina na sopa ou algo assim, ele falava de todas as pessoas q passavam escondidas, despercebidas em um mundo com cores e luzes e q precisavam se extravasar. qndo o narrador está no restaurante com a marta e pede um a sopa, ele pede uma limpa para o garçom
Lembro que uma vez perguntei se sairia um vídeo sobre Mr. Robot nesse canal, vc me respondeu que atualmente era sua série preferida há 1 ou 2 anos, depois de alguns meses saiu o vídeo. A maior inspiração da série foi esse filme, Clube de Luta.
As regras do clube: 1. A primeira regra do Clube da Luta é: Ninguém fala sobre o Clube da Luta. 2. A segunda regra do Clube da Luta é: Nenhum membro fala sobre o Clube da Luta. 3. A terceira regra do Clube da Luta é: A luta termina quando um dos competidores grita "o suficiente", desmaia ou faz um sinal. 4. A quarta regra do Clube da Luta é: Apenas dois homens por luta. 5. A quinta regra do Clube da Luta é: Apenas uma luta de cada vez. 6. A sexta regra do Clube da Luta é: Você vai lutar sem camisa e sem sapatos. 7. A sétima regra do Clube da Luta é: Cada luta durará o tempo que for necessário. 8 .A oitava regra do Clube da Luta é: Se esta é sua primeira noite no Clube da Luta ... você tem que lutar.
10:53 se voces repararem, tem uma cena logo a seguir de um cara desviando apenas do tyler, no narrador ele passa quase que por cima, entao o que esta "dominando" o corpo nessa cena é o tyler.
as vezes precisamos ter um equilíbrio entre o Tyler e o protagonista, pois a gente viver de maneira sistemática que nem o protagonista é muito desanimador, trabalhar para comprar, isso faz você se tornar um cara solitário, porque seu único objetivo é acumular riquezas, você deixa de ser racional, você deixa de ver as oportunidades na sua frente, você deixa de fazer questão de ter relações amorosas e sexuais e começa pregar uma filosofia materialista, eu me identifico demais com o protagonista, e preciso despertar o subconsciente Tyler para equilibrar a vida.
@@ViniciusJS Eu quis dizer "ser alguém" no sentido das pessoas te notarem e te darem valor, e eu acho (só acho mesmo) que o CABEÇA CHATA quis dizer a mesma coisa.
Marla Singer é uma outra personalidade dele. Por isso é encontrado o vibrador na mala do protagonista. Além do que, quando ele sai do apartamento dela (quando foi ver se ela tinha câncer de mama), na parede do prédio está escrito várias vezes "MY SELF". No livro o protagonista nota que a Marla possui as mesmas queimaduras de cigarro no braço. Além de outras passagens (no livro), que tornam este fato muito mais evidente. Excelente análise, mas vale se aprofundar na Marla Singer, que é um anagrama de Resing Alarm. Ah, gostei de ver você no Inteligência Ltda.
É um clássico, porém para poucos. Eu o tenho em VHS, Laserdisc, DVD e recentemente adquiri o Blu Ray. É semelhante a trilogia do Poderoso Chefão, ao menos uma ou duas vezes ao ano deve ser assistido.
Voltando pra esse vídeo aq também, mn. Seus pontos sobre o filme sempre vai ser algo de elogiar e de se aplaudir de pé. Mais uma e como sempre em sua toda no canal, parabéns Elegas.
Mr. Robot tem uma similaridade pesada com Clube da Luta, desde o protagonista criando personalidades para fazer o que ele não tem coragem de fazer, até o plano de derrubar o sistema financeiro, eu não sei se você já fez um sobre Mr. Robot, mas se não fez, devia fazer
Suas análises cinematográficas são as melhores! Esse filme realiza uma série de críticas a nosso padrão de vida consumista, pautado nas aparências, na vaidade e no vazio existencial. Certamente daria muito pano pra manga a quantidade de ilações que poderíamos absorver desta magnífica obra. Aprecio muito a filmes que realizam abordagens psicológicas e psicoanalíticas, especialmente aqueles que focam em personagens psicóticos que criam alter egos, como em Clube da Luta do David Fincher, Psicose do Alfred Hitchcock e o Ilha do Medo do Martin Scorsese.
Quando assisti na época, esse filme já havia mexido comigo, me fez ver um mundo de forma diferente, isso já se fazem uns 20 anos, mas foi quando eu me divorciei em 2018-2019 que perdi completamente tudo que tinha construído por anos foi quando eu comecei a levar o filme mais a sério, me senti livre para poder fazer o que quiser mesmo começando do zero.
Vive em prol do trabalho, economizar seu salário para gastar em coisas não precisa, mais a sociedade o pressiona a ter, por causa desse ciclo vicioso os indivíduos são números escravo de um sistema que define o valor e o status de cada um com base do que ele possuí
Esse é o tipo de filme que não te faz sentir duas vezes aquele mesmo sentimento como se masturbar lendo MAD e logo depois ir dormir, pensando que o mundo a seguir é melhor que o da nossa realidade.
Um dos melhores filmes que eu já assisti e a melhor explicação que já tive. Eu só comecei a sacar na terceira vez que assisti. Pois é. Considerando que na época que lançaram o filme, eu era um total "protagonista do filme", demorou um pouco pra eu me ver naquele personagem, já que se tratava duma marretada na cara, diante duma realidade cristalina. Foi como aquela metáfora de estarmos de fora, observando a nos mesmos. Alias, fica a dica! Enquanto não aceitarmos a presença e a interferência constante do ego, jamais entenderemos os efeitos devastadores causados por ele. Onde existe ego não existe liberdade ou verdade ou integridade. Viver pelo ego é viver dentro da Matrix.
Uau, e eu achava que o vídeo antigo já tava bom, tanto que usei ele como um dos meus materiais de estudo principais no meu trabalho sobre no ano passado, meus parabéns, Elegante!
Viver em prol de economizar seu salário para gastar em coisas que não precisa, más que a sociedade o pressiona a ter, sendo assim escravo de um sistema que define o valor e status de cada um com base no que possui
Tenho 15 anos,sonho em viver da minha arte(música,pintura) mas minha família ao meu redor,está sempre falando que isso não dá futuro (futuro dizendo em termos de dinheiro) mas não ligo pra dinheiro,eu nunca quis dinheiro,eu quero ser feliz,quando faço minha arte,me faz feliz,mas pras pessoas normais precisamos só do dinheiro,só seremos feliz com dinheiro, esse pensamento e idiota,galera VIVA pra ser feliz,não pra ganhar DINHEIRO... OBS: se leu até aqui obrigado por escutar meu desabafo ❤
A maior prova de que tayler e o protagonista são a mesma pessoa,é quando o protagonista fala todo o trabalho de tayler vivenciando aquilo e contando para o ouvinte.
Apresenta um conflito dualista entre o consciente e o inconsciente de como a própria mente cria a ilusão de identidade e de individualidade, por vezes. Sobretudo a falta de controle ao externo, das coisas a sua volta, dificulta o autodomínio do auto-controle do exterior.
Vi que em matrix vc recorre às obras paralelas para aprofundar o conhecimento da obra. SE vc fizer isso com Clube da Luta 2, em quadrinhos, e conseguir demonstrar o valor e a pregnância dessa extensão da obra, e iria ficar realmente impressionado, pois achei que o autor do livro viajou na maionese neste quadrinho e por pouco não destrói todo o simbolismo que criou no livro/filme.
Infelizmente queria ter visto esse video antes porque este é um dos meus filmes que eu guardo no meu coração, logo sei que você não virá a responder, mas queria parabenizar pelo ótimo trabalho, tanto que eu só fui ver esse filme anos atras apartir do seu primeiro video sobre ele em que eu vi o inicio e fui logo assistir e depois voltei no video para assistir ele todo e até hoje posso dizer que suas analises são demais, continue com o excelente trabalho.
Excelente análise! Partilho da imensa maior parte das constatações feitas a respeito da dinâmica protagonizada por Tyler/Narrador e dos significados implícitos presentes no icônico "O Clube da Luta".
Recusar uma oferta de otimo salário e se juntar a um amigo em uma microempresa confundindo todos ao seu redor e sentir que está vivendo de vdd É... Faz 19 anos que eu estava comprando e imitando e esse ano eu comecei a viver...comecei a sentir e deixar rolar ...yoga, estudo mais atitude= visao Fé em cada segundo que Deus tem escrito pra mim e me deixado viver
@@LuizCarlos-zg6bp Eu entendi o que ele quis dizer, se a religião não estiver interferindo nas decisoes dele nao tem problema, ele so deixou claro a fé que ele tem em Deus e quem nao tem fé em Deus é um ignorante.
Achei seu canal hoje mas já virei fã assíduo! Que análise mais perfeita e aprofundada desse filmaço! Cara, tu deve ser professor pra explicar assim tão bem! Parabéns e obrigado pelo ótimo conteúdo!
Não sei como canais fúteis e vazios em termos de conteúdo tem mais prestígios do que canais que fazem obras de arte como essa! Excelente trabalho, como sempre!
realmente mano, outro canal igualmente bom é o entre planos, recomendo
valeu carlos
Mas o canal dele tmb não é bom 😊
Porque o TH-cam é dominado por jovens Ignorantes(no sentido de não buscar conhecimento), eles aderem ao movimento social "cool" de assistir canais de "curiosidades fúteis como o do menino ixpertinho" porque a maioria dos colegas cabeças vazias assistem também...mas só de ter likes no seu comentário já mostra que existe uma demanda para ótimos trabalhos como o desse canal, e isso me anima que em um futuro próximo o brasil possa evoluir mentalmente!
porque eles estão na matrix,mas nos estamos livres carlos.
" Trabalhamos em empregos que odiamos para comprar porcarias de que não precisamos. "
Clube da Luta
Nè?
Mas aí eu me pergunto, o que precisamos então ?
@@viniciusc.2744 vc precisa viver
(e não seja um morto vivo)
viva a vida é uma festa,
não fique pensando no passado, e nem no futuro foque no agora
oque vc sentiria da sua vida se morre-se agora?
@@brsubtitles1830 Eu estive pensando e n consigo concordar 100% com essa ideia de n se importar com o passado e nem o futuro. Se vc esquecer o passado, vc tende a cometer os mesmos erros, e se vc n se importar com o futuro uma hora vc fica em um beco sem saida
@@viniciusc.2744 sim acho que o equilíbrio é essencial vc não pode ficar pensando muito no futuro e nem no passado mais existe a hora de refletir pensar em tudo
e a hora da ação
Esse filme representa como a humanidade está se matando aos poucos pela falta de um propósito. Estamos a cada dia mais solitários, deprimidos, dependentes e influenciáveis, substituímos a nossa essência por superficialidade e aparência, e se continuarmos assim a extinção em massa virá de nós mesmos.
Caraca, melhor comentário, vou anotar
Mas é claro, todo mundo ensina que o certo é seguir a massa, ser "normal", ser igual a todo mundo,
ter uma vida completa num ciclo vicioso escola > faculdade > trabalho > família > nada!
As pessoas só admiram o diferente quando este já se torna famoso. Todo mundo ignora que existe um Mozart / uma Lady Gaga / um Da Vinci / um Van Gogh / um Ingmar Bergman / um Shakespeare / etc. do nosso lado o tempo todo. Mas as pessoas sufocam esses seres diferentes em nome de uma ordem social fajuta que já se provou fracassada inúmeras vezes e mesmo assim essas pessoas insistem nessa ilusão de vida ideal.
@@thaissacysne6509 O problema é que as pessoas aprenderam a viver dentro de uma sociedade mas não como uma.
Carolina que comentário mais necessário!!!
A extinção vira de nós mesmos porém não veremos tal extinção
Faltou a cena do balconista intimado a fazer da vida o que realmente gosta, sob ameaça de morte do Tyler.
Hal San nossa cara, melhor cena do filme, uma obra de arte da filosofia!
Vou até pesquisar pq eu n me lembro dessa.
boa, essa cena foi fantastica tambem!
Essa cena marcou minha vida.
Viver é exatamente isto 👍🏽!
Caralho, 20 minutos de vídeo, sem clickbait e com qualidade, bem feito e com conteúdo, parabéns mano
...mas sempre tem um pussy pra dizer "faltou mencionar...tal coisa"...
@@laercios.379 chamar alguém de pussy é meio sem ponto, né, mas vai dar certo
onde está sua mente?
1° - você não fala sobre o clube da luta
2°- você não fala sobre o clube da luta
3° Se alguém gritar "Para, Fraquejar, Sinalizar, a luta esta ACABADA"
4°-apenas 2 cara numa luta
5°-uma luta de cada vez, pessoal
6°-sem camisa,sem sapatos
7°-as lutas duram o tempo que for necessário.
8°-se esta for a sua primeira noite no clube da luta, VOCÊ TEM QUE LUTAR.
Vlw eu fiquei um tempão tentando ver oq tava escrito naquele frame Jequiti do final
e vc acabou de quebrar a primeira regra
@@kamen6009 a primeira e a segunda.
@Cezar Campos So se pode lutar sem sua camisa e seu sapato, apenas de calça/shorts.
Já violou a regra kk
"Quando se tem insônia você nunca dorme de verdade e você nunca acorda de verdade."
Fight Club é um filme tão foda que até o faxineiro do estúdio merecia um prêmio 😎
Concordo plenamente.
carai kkkk gostei do teu comentário
Ele lutava também?
@@gabriels5986 Foi ele que limpou o lugar , assim ele diminuiu o risco dos produtores atores e etc se contaminarem com doenças e do lugar ficar fedendo ou muito sujo diminuindo assim a produtividade de todos, ele é um herói em nem sabe, dê um oscar a ele.
@@morrimaspassobemkkk9808 kkkkk verdade...
Assisti esse filme com 12 anos pela primeira vez. Não tinha entendido nada kkkk
Mas passaram os anos e hoje , é o melhor filme da minha vida
Marla era invenção dele tb?
@@priigfortnite5249 não
Peguei pra ver com 12 anos também porque "meu, olha as lutas, meu!!!!"
Eu também pelo mesmo
Digo o mesmo
O mais interessante é que os anos 90 foram onde mais fomos questionados de quem somos e se nosso redor é real, se estamos felizes ou apenas vivendo por viver.
Tem uma porrada de filmes com essa temática na última década de 90.
Saudades anos 90...
*Esse filme mudou minha filosofia de vida!*
A minha também
Gente aonde acha esse filme na internet?
@@CarlosEduardo-iw9yf filmes cult lá tem legendado em full hd
canal do mula valeu mano
@@CarlosEduardo-iw9yf de nada mano
Excelente vídeo, ah no inicio do filme já fala tudo, a mensagem de atenção(Warning) que em tradução livre seria algo do tipo “Se você está lendo este aviso, então isto é para você. Cada palavra lida deste texto inútil é um segundo perdido da sua vida. Você não tem nada mais para fazer? Sua vida é tão vazia que você não consegue vivê-la melhor? Ou você está tão impressionado com a autoridade que você respeita em todos aqueles que a exercem em você? Você lê tudo o que deveria? Pensa tudo o que deveria? Compra tudo o que lhe dizem para comprar?
Saia do seu apartamento. Encontre alguém do sexo oposto. Pare de comprar tanto e de se masturbar tanto. Peça demissão. Comece a brigar. Prove que você está vivo. Se você não reivindicar sua humanidade, você se tornará apenas estatística.
Samuel Gregório obra de arte! Melhor filme de longe, critica foda, texto foda!
Só não concordo com o "encontre alguem do sexo oposto", o ideal é encontrar qualquer um que te faça feliz
@@Caveirazul kkk
Obrigada. Muito foda
@@Caveirazul em.1999 não tem liberdade LGBT
Sou contra qualquer tipo de "comportamento fanático" mas não consigo deixar de admirar essa bela obra.
Não se trata de fanatismo! se trata da pessoa que fala secretamente conosco , A consciência, vc tem um tyler escondido ai! se negar que não, então vc está morto! consciências coletivas é o clube da luta. A sua consciência é livre é automata, poderosa, é o seu ¨eu¨ real! sendo que o seu eu externo é condicionado ao mundo de obrigações vazias e sem sentido.
Não é fanatismo. É senso crítico. Mas pelo visto você não sabe o que é isso.
Concordo não é fanatismo é senso crítico onde o seu subconsciente leva ao extremo assim como na vida do protagonista...
@@wagnerjahel5189 já leu o livro do ego,certeza
então você é ateu? Pq o Cristianismo é pautado no fanatismo.
CLUBE DA LUTA, assim como CISNE NEGRO, é uma das melhores releituras do tema do Doppelganger / Duplo da Literatura no século 20 e que rendeu, assim como o filme estrelado por Natalie Portman, uma excelente e inquietante adaptação para o Cinema. Excelente escolha de vídeo. Obrigado.
Obrigado pela recomendação. Abraços
Os filmes da época do milênio são incríveis!
Realmente são, não se faz filmes hoje como se fazia naqueles tempos mais ou menos até 2010.
As músicas também eram melhores antigamente.
que época do milênio como assim ?
@@mauricioabyara4171 saudosista
@@josenildoferreiraassuncao8963 saudosista 2
Eu sou o dedo do Jack, cheguei dando like
Melhor comentário.
Quando ele fala isso ele não diz o próprio nome ? Jack
@@Naomeleveaseriopodcast não, ele está fazendo uma referência à um livro que ele ler na casa de tyler
@@heroioculto9670 mas vai que ele se chama jack tbm né KKKKKKKK
eu sou o dedo médio do Jack e mando você se fuder . Nada pessoal.
Clube da Luta virou um filme cult que continua, até hoje, despertando a atenção dos fãs, que criaram suas próprias teorias sobre ele.
Uma bastante curiosa é a de que Tyler Durden era real e tinha se aproveitado de um homem solitário e com uma saúde mental frágil para manipulá-lo a liderar um grupo terrorista.
Outra teoria muito popular é a de que Marla Singer era imaginária. Vários fãs e estudiosos de cinema acreditam que Marla também era fruto da imaginação do protagonista, materializando a sua culpa e o seu sofrimento. Caso esta teoria estivesse correta, o protagonista teria vivido um triângulo amoroso consigo mesmo e seria provável que tudo o que vemos no filme acontecesse apenas na sua mente.
Sobre os Personagens principais...
O verdadeiro nome do protagonista nunca é revelado durante o filme, sendo referido apenas como narrador (interpretado por Edward Norton). É um homem comum, consumido pelo trabalho, o cansaço e a solidão, que sofre de insônias e começa a perder a sanidade. Sua vida muda quando seu caminho se cruza com os de Tyler Durden e Marla Singer.
Tyler Durden (Brad Pitt) é um homem que o narrador conhece no avião. Fabricante de sabonetes, projetista no cinema e garçom em hotéis de luxo, Tyler vai sobrevivendo com vários trabalhos, mas não esconde o seu desprezo pelo sistema social e financeiro.
Fundador do Clube da Luta e líder do Projeto Caos, descobrimos que se trata de uma outra personalidade do narrador que, enquanto ele dormia, planejava meticulosamente a revolução.
Marla Singer (Helen Bonham Carter) é uma mulher solitária e perturbada que conhece o narrador quando ambos se faziam passar por doentes em grupos de apoio, em busca de algum consolo para o vazio em suas vidas. Depois de uma tentativa falhada de suicídio, se envolve com Tyler, outra personalidade do narrador, e forma assim o terceiro vértice de um bizarro triângulo.
Sempre me questionei sobre Marla ser mais um "personagem" criado pelo narrador. Assim como Tyler Durden ela era "livre" das amarras sociais, etc. Mas tenho dúvidas, por que parece-me que alguma cena invalida esta possibilidade.
De qualquer forma , tirando Matrix, é o melhor filme dos anos 90 e só ganhou um premio de melhor melhor atriz no BAFTA .
Eu sempre vejo que a partir que tyler é introduzido,ele é a pesso real,e o narrador a imaginária,até o final onde ocorre a luta entre os 2
Tyler é uma entidade
Façam igual eu e leiam a HQ do clube da luta 2, talvez algumas coisas possam ser esclarecidas
Vc acha q a Marla era fictícia? Imaginação do narrador?
Eu acho q era pq ela fica no meio da rua e os carros passa sem pararem e tb ela fica em.um.grupo de pessoas com. câncer e ela fica fumando...qual sua opinião?
Esse filme é daqueles de explodir cabeças e mudar perspectivas por uma vida. O livro tbm é ótimo, ainda mais pela possibilidade de passearmos um pouco mais pela cabeça do ''Tyler''.
passear pela cabeça do tyler ou do narrador?
@@dragon-man5616 narrador!
"Eu pergunto: esta noite nós chegamos ao fundo? Tyler, deitado de costas no
banco, pergunta:
- Se Marilyn Monroe estivesse viva agora, o que ela estaria fazendo?
Eu digo: boa noite.
Tyler diz:
- Se agarrando à tampa do próprio caixão."
O rolê é chegar no fundo do poço.
Como assim o rolé e chegar no fundo do poço?
Essa cena é PERFEITAAAAAAAAAAAAAAAAA
@@endrewrafael6700 no fundo do poço tem mola "poderosissimo ninja"
13:02 "Afinal, depois de perdermos TUDO é que somos realmente livres para fazermos o que quisermos". As ÚNICAS coisas que conferem liberdade absoluta são: não estar preso a uma cama de hospital, portanto, estar plenamente saudável e dinheiro, MUITO dinheiro - que aí fazemos o que queremos, na hora que queremos, da melhor forma possível - com respeito a sociedade, claro! Uma pessoa que não tem dinheiro para nada, não consegue nem sair do lugar, nem sair de uma cidade para chegar a uma praia. Até para comer precisa da boa vontade dos outros.
Aliás, a pessoa que é muito ignorante, que sai da escola mal sabendo ler e escrever, também não é livre. É fácil vítima da manipulação de qq um. Sabedoria tbm confere imensa liberdade!
livre arbítrio! as escolhas da vida! estar preso numa cama de hospital não te deixa sem escolhas, stephen hawking que o diga, e dinheiro é muito subjetivo! já o saber ler e escrever em comparação direta a ignorância, ela é uma benção o agente syfer que o diga! TUDO QUE VOCÊ DIGITOU O FILME FALA , OU SEJA VOCÊ ESTA SENDO CONSUMIDO PELO QUE VOCÊ CONSUMI O, tyler durden que o diga...
@@matador314 Bom Charles, então vou me corrigir... já que você citou o Stephen Hawking... a maior liberdade possível para um ser humano é ter um cérebro similar ao dele com, no mínimo, 160 pontos de Q.I.
Já que em "terra de cego quem tem um olho é rei", no mundo em que vivemos quem é muito mais inteligente que a maioria domina a por** toda!!
Maior liberdade que ser muito, muito, muito mais inteligente e capacitado que 97%, 98% da população mundial, desconheço.
@@lirioamarelo não existe liberdade absoluta, e mesmo com muito dinheiro não é possível fazer/tudo que quer, inclusive, fazer tudo oq quer não sinônimo de liberdade
@@brunoamorim1514 Com certeza! Vc está corretíssimo! Na verdade - o que eu deveria ter dito - é que tanto saúde quanto dinheiro em abundância são o que que há de mais significativo para se estar, o mais próximo possível, de uma "liberdade" que talvez qualqueis outras coisas não possam conferir aos seres humanos. Mas até esta afirmação é muito simplista. Afinal, como dois de inúmeros exemplos que eu poderia citar, ter saúde invejável e dinheiro a perder de vista e não ter "paz de espírito", do que adiantaria? Ou ter saúde e dinheiro e não ter amigos... enfim, há muitas elucubrações possíveis!
"Só depois de perdemos tudo é que estamos livres para fazer qualquer coisa"
Exemplo real:
Eu era uma pessoa mimada e que vivia na aba da minha mãe, depois que ela morreu, eu perdi tudo (ela)
Daí, resolvi ligar o foda-se pra tudo (no bom sentido) e corri atrás dos meus objetivos de vida. Me mudei de cidade, passei fome etc. Experimentei a dor, solidão, humilhação e por aí vai.
Hoje sou formado, tenho um bom trabalho, sou um cara atraente, atraio qualquer mulher que desejo, tenho poucas posseções materiais, sou sociável e livre.
DETALHE: sou bem mais feliz de que quando era mimado por minha mãe.
Abraço e sucesso!
Esse filme mudou minha vida es
Não existe revolução popular. A verdadeira revolução deve ser pessoal., revoltas são infalivelmente usadas contra revoltosos.
Foi um comentário bem profundo
Meus parabéns.
Ufa...Grato pelo comment...Difícil é explicar isso pra galera.
Não existe revolução em nível pessoal. Mudança social só de forma coletiva. E se formos pensar enquanto país a verdade é que o Brasil nunca viu uma Revolução Popular de monta que fosse capaz de sequer arranhar a ordem socio-economica estabelecida.
@@jrenatosan o que o irmão falou ali,está além do que tu disse mano,mas entendo,o lance é todos mudarem interiormente,para assim, a sociedade evoluir,tornando-se um lugar bom para todos.
Esse Brad Pitt roubou a beleza de todo mundo n é possível
O conteúdo desse canal sempre foi muito bom, mas é impressionante como a qualidade só aumenta conforme o tempo passa, obrigado por fornecer um serviço de forma tão impecável
Quando eu li o livro , eu pensei que tyler e o narrador estavam vivendo um bromance , se conhecendo tão bem a ponto de parecerem a mesma pessoa
Vdd
em certa hora do filme o narrador fala que eles pareciam um casal
Quando assisti a primeira vez, na cena que o Cornelius ajeita a gravata do Tyler, eu pensei que eles iam se beijar.
No começo eu pensei a mesma coisa
@@leonardocamilo2110 eu senti um leve bromance no ar também kkkkkkkkkkkkkkkk
Saudades do Elegante raiz.
Foi a melhor análise de Clube da Luta que já vi.
" Às vezes, você acorda e precisa perguntar onde está. "
O melhor filme e livro também.
Eu simplesmente amo as partes do livro/filme em que o narrador fica citando a revista que ele leu e fica tipo: "Eu sou o estômago embrulhado de Joe", "Eu sou o sangue fervendo de Jack", É PERFEITO
Um dos melhores filmes que já vi na vida. Roteiro, crítica e encenação se preenchem de forma extasiante. Uma obra que todo mundo deveria ver. Obrigada novamente, Elegante! 💕
Só quero deixar registrado que quem criou, ou usa, a expressão “dormiu como um bebê” nunca teve um…
eu percebi vendo o filme q o tyler n era apenas um alter ego do narrador, mas um sentimento q todos os trabalhadores invisíveis e sem nome tem. qndo o narrador fala q o tyler trabalhava juntando fitas de filmes e colocando cortes de porno em milesimos de segundo e sendo garçom q urina na sopa ou algo assim, ele falava de todas as pessoas q passavam escondidas, despercebidas em um mundo com cores e luzes e q precisavam se extravasar. qndo o narrador está no restaurante com a marta e pede um a sopa, ele pede uma limpa para o garçom
Não nego que a luta nós tornas Homens. Vivos.
Clube da Luta foi um dos melhores filmes que já vi, tirando o Seven Os Sete crimes capitais
que susto pensei que você era eu, iria estar maluca igual o tyler kkkkkkkkkk
ótimo!
Esse filme mexeu comigo... Passam os anos, continua mechendo.
Lembro que uma vez perguntei se sairia um vídeo sobre Mr. Robot nesse canal, vc me respondeu que atualmente era sua série preferida há 1 ou 2 anos, depois de alguns meses saiu o vídeo. A maior inspiração da série foi esse filme, Clube de Luta.
As regras do clube:
1. A primeira regra do Clube da Luta é: Ninguém fala sobre o Clube da Luta.
2. A segunda regra do Clube da Luta é: Nenhum membro fala sobre o Clube da Luta.
3. A terceira regra do Clube da Luta é: A luta termina quando um dos competidores grita "o suficiente", desmaia ou faz um sinal.
4.
A quarta regra do Clube da Luta é: Apenas dois homens por luta.
5. A quinta regra do Clube da Luta é: Apenas uma luta de cada vez.
6. A sexta regra do Clube da Luta é: Você vai lutar sem camisa e sem sapatos.
7. A sétima regra do Clube da Luta é: Cada luta durará o tempo que for necessário.
8
.A oitava regra do Clube da Luta é: Se esta é sua primeira noite no Clube da Luta ... você tem que lutar.
minha duvida o filme inteiro e no fim dele foi: O clube existia mesmo????
Sim
claro
como ele ia arregimentar seus soldados e ganhar seu respeito. Literalmente ele deu a cara a tapa.
Tu tem algum história de problema mental?
nao pode falar do clube da luta
irmão com todo respeito, vc tem mto bom gosto, vc aborda os meus filmes favoritos, bora quebrar a primeira regra.
Confesso, quando eu assisti este filme eu saquei 0.0001% do que está relatado neste vídeo excelente! Parabéns!
10:53
se voces repararem, tem uma cena logo a seguir de um cara desviando apenas do tyler, no narrador ele passa quase que por cima, entao o que esta "dominando" o corpo nessa cena é o tyler.
- Matrix
- Clube da luta
- Pulp Fiction
Minha lista dos 3 maiores filmes dos anos 90.
Natural Born Killers...
assiste aí depois.
Os Bons Companheiros
Titanic po kkkk
Jurassic park
Somos uma geração sem peso nenhum na história.
Boa sacada!
Dps de encararmos uma pandemia, isso n é mais tão verdade kkkkkkk
Sai dai, mané. É engraçado como manés como você tiram frases de efeito de filmes, e saem por aí recitando como se fossem grandes poesias. Mané.
@@alexandref.7022 o que essa geração fez
Alexandre F. C. Nassar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
as vezes precisamos ter um equilíbrio entre o Tyler e o protagonista, pois a gente viver de maneira sistemática que nem o protagonista é muito desanimador, trabalhar para comprar, isso faz você se tornar um cara solitário, porque seu único objetivo é acumular riquezas, você deixa de ser racional, você deixa de ver as oportunidades na sua frente, você deixa de fazer questão de ter relações amorosas e sexuais e começa pregar uma filosofia materialista, eu me identifico demais com o protagonista, e preciso despertar o subconsciente Tyler para equilibrar a vida.
Faz sentido.
Boa análise. Eu só fui me tocar que o Tyler era o alter ego do narrador no final qd ele estava no hotel, nem com todas as pistas eu percebi kkkkkkkk
Eu percebi quando o narrador conversava com a Marla e repetiu as mesmas palavras do Tyler kkkk
Eu percebir pq meu irmão disse que o filme parecia a série mr robot
Eu também kk
A pior coisa no mundo capitalista é não ser ninguem
A pior coisa do mundo comunista é não ser ninguém
se vc for mais rico que todo mundo vc vai ser alguém!
Se vc lutar por alguma coisa vai ser alguém.
@@herongb22 é morrer de fome rsrsrsrs.
@@ViniciusJS Eu quis dizer "ser alguém" no sentido das pessoas te notarem e te darem valor, e eu acho (só acho mesmo) que o CABEÇA CHATA quis dizer a mesma coisa.
Esse canal vai fazer tanta falta
Não sei porque, mas eu sempre volto aqui.
Marla Singer é uma outra personalidade dele. Por isso é encontrado o vibrador na mala do protagonista. Além do que, quando ele sai do apartamento dela (quando foi ver se ela tinha câncer de mama), na parede do prédio está escrito várias vezes "MY SELF".
No livro o protagonista nota que a Marla possui as mesmas queimaduras de cigarro no braço. Além de outras passagens (no livro), que tornam este fato muito mais evidente.
Excelente análise, mas vale se aprofundar na Marla Singer, que é um anagrama de Resing Alarm.
Ah, gostei de ver você no Inteligência Ltda.
É um clássico, porém para poucos.
Eu o tenho em VHS, Laserdisc, DVD e recentemente adquiri o Blu Ray.
É semelhante a trilogia do Poderoso Chefão, ao menos uma ou duas vezes ao ano deve ser assistido.
Voltando pra esse vídeo aq também, mn. Seus pontos sobre o filme sempre vai ser algo de elogiar e de se aplaudir de pé. Mais uma e como sempre em sua toda no canal, parabéns Elegas.
Mr. Robot tem uma similaridade pesada com Clube da Luta, desde o protagonista criando personalidades para fazer o que ele não tem coragem de fazer, até o plano de derrubar o sistema financeiro, eu não sei se você já fez um sobre Mr. Robot, mas se não fez, devia fazer
Suas análises cinematográficas são as melhores!
Esse filme realiza uma série de críticas a nosso padrão de vida consumista, pautado nas aparências, na vaidade e no vazio existencial. Certamente daria muito pano pra manga a quantidade de ilações que poderíamos absorver desta magnífica obra.
Aprecio muito a filmes que realizam abordagens psicológicas e psicoanalíticas, especialmente aqueles que focam em personagens psicóticos que criam alter egos, como em Clube da Luta do David Fincher, Psicose do Alfred Hitchcock e o Ilha do Medo do Martin Scorsese.
DONNIE DARKO, Clube da Luta, filmes muito bons
Quando assisti na época, esse filme já havia mexido comigo, me fez ver um mundo de forma diferente, isso já se fazem uns 20 anos, mas foi quando eu me divorciei em 2018-2019 que perdi completamente tudo que tinha construído por anos foi quando eu comecei a levar o filme mais a sério, me senti livre para poder fazer o que quiser mesmo começando do zero.
Vários insights sobre coisas que eu nem tinha percebido no filme! Obrigada pelo vídeo!!!
Vive em prol do trabalho, economizar seu salário para gastar em coisas não precisa, mais a sociedade o pressiona a ter, por causa desse ciclo vicioso os indivíduos são números escravo de um sistema que define o valor e o status de cada um com base do que ele possuí
Isto é uma aula de literatura!
Algo que nunca teriamos dentro de uma sala de aula
esse tipo de conteúdo é tão raro hoje em dia, perfeito seu vídeo
Esse é o tipo de filme que não te faz sentir duas vezes aquele mesmo sentimento como se masturbar lendo MAD e logo depois ir dormir, pensando que o mundo a seguir é melhor que o da nossa realidade.
Vou compartilhar. Outras pessoas merecem essa análise.
1 da manha: Aa *bocejando* Q soninho
4: da manha: Eta, PORRA ELEGANTE
Brinks melhor canal
Foi o que aconteceu agora
Como um canal tão bom igual a esse ainda nao tem 1milhão de inscritos.. você é foda cara
Sem dúvidas o melhor vídeo do canal
Torço pelo seu sucesso, seus vídeos são muito bons, aquele primeiro frame ilustra exatamente o que penso! Boa sorte
O narrador se chama Sebastian. Li o livro e o quadrinho, mas aqui me liguei em alguns fatos! Muito boa análise!!
Elegante , valeu por fazer mais um vídeo sobre " O Clube da luta ".
Mais um vídeo sensacional !
Tu é o cara !
Marla também é imaginária na minha opinião, uma terceira personalidade.
Um dos melhores filmes que eu já assisti e a melhor explicação que já tive. Eu só comecei a sacar na terceira vez que assisti. Pois é. Considerando que na época que lançaram o filme, eu era um total "protagonista do filme", demorou um pouco pra eu me ver naquele personagem, já que se tratava duma marretada na cara, diante duma realidade cristalina. Foi como aquela metáfora de estarmos de fora, observando a nos mesmos. Alias, fica a dica! Enquanto não aceitarmos a presença e a interferência constante do ego, jamais entenderemos os efeitos devastadores causados por ele. Onde existe ego não existe liberdade ou verdade ou integridade. Viver pelo ego é viver dentro da Matrix.
Esse filme é meio no estilo da Ilha do Medo,a gente pensa de uma forma,aí o desfecho é outro Rs
Uau, e eu achava que o vídeo antigo já tava bom, tanto que usei ele como um dos meus materiais de estudo principais no meu trabalho sobre no ano passado, meus parabéns, Elegante!
ora se não é a análise do melhor filme que já vi
Viver em prol de economizar seu salário para gastar em coisas que não precisa, más que a sociedade o pressiona a ter, sendo assim escravo de um sistema que define o valor e status de cada um com base no que possui
Tenho 15 anos,sonho em viver da minha arte(música,pintura) mas minha família ao meu redor,está sempre falando que isso não dá futuro (futuro dizendo em termos de dinheiro) mas não ligo pra dinheiro,eu nunca quis dinheiro,eu quero ser feliz,quando faço minha arte,me faz feliz,mas pras pessoas normais precisamos só do dinheiro,só seremos feliz com dinheiro, esse pensamento e idiota,galera VIVA pra ser feliz,não pra ganhar DINHEIRO...
OBS: se leu até aqui obrigado por escutar meu desabafo ❤
Uma análise muito boa, vários aspectos relacionados com partes do filme!! parabéns.
pqp cara, tu é um arauto de todo nossos sentimentos perante a filmes como esses hahahah que doidera
O vídeo sobre o clube da luta foi a razão de eu ter me inscrito no seu canal, estou muito feliz por ter voltado a falar dele, obrigado!
Estou com orgasmo psicológico só de assistir um vídeo foda desses,o cara é elegante mesmo.👍
A maior prova de que tayler e o protagonista são a mesma pessoa,é quando o protagonista fala todo o trabalho de tayler vivenciando aquilo e contando para o ouvinte.
Saudade de quando era essa voz!
ele tem um canal de filmes "Elegas"
Conteúdo espetacular. Simplesmente incrível esse filme. Um dos maiores de todos os tempos!
Onde está a sua mente? Saquei Elegante!
Apresenta um conflito dualista entre o consciente e o inconsciente de como a própria mente cria a ilusão de identidade e de individualidade, por vezes. Sobretudo a falta de controle ao externo, das coisas a sua volta, dificulta o autodomínio do auto-controle do exterior.
cê me fez voltar várias vezes aos 0:21 pra ver o que tinha escrito
Vi que em matrix vc recorre às obras paralelas para aprofundar o conhecimento da obra. SE vc fizer isso com Clube da Luta 2, em quadrinhos, e conseguir demonstrar o valor e a pregnância dessa extensão da obra, e iria ficar realmente impressionado, pois achei que o autor do livro viajou na maionese neste quadrinho e por pouco não destrói todo o simbolismo que criou no livro/filme.
Infelizmente queria ter visto esse video antes porque este é um dos meus filmes que eu guardo no meu coração, logo sei que você não virá a responder, mas queria parabenizar pelo ótimo trabalho, tanto que eu só fui ver esse filme anos atras apartir do seu primeiro video sobre ele em que eu vi o inicio e fui logo assistir e depois voltei no video para assistir ele todo e até hoje posso dizer que suas analises são demais, continue com o excelente trabalho.
Excelente análise! Partilho da imensa maior parte das constatações feitas a respeito da dinâmica protagonizada por Tyler/Narrador e dos significados implícitos presentes no icônico "O Clube da Luta".
muita gente achand q "é só um filme de lutinha" kkk'
Eu tenho o livro. Nunca me interessei porque pensava isso.
Seu trampo foi fantástico muito bem elaborado e contou detalhes que nem percebi muito bom mesmo parabéns !!!
Fiquei triste do Tyler ser um Alter ego... Ate eu queria ser Tyler
Incrível como o cara desse canal cria um roteiro incrível sobre um filme
Cada palavra sua me deixa de cara
Melhor filme (junto com magnólia e matrix) q fechou o ano de 1999
as branquelas e clube da luta. os melhores filmes da decada
Recusar uma oferta de otimo salário e se juntar a um amigo em uma microempresa confundindo todos ao seu redor e sentir que está vivendo de vdd
É... Faz 19 anos que eu estava comprando e imitando e esse ano eu comecei a viver...comecei a sentir e deixar rolar ...yoga, estudo mais atitude= visao
Fé em cada segundo que Deus tem escrito pra mim e me deixado viver
se deus escreveu para vc
então vc n é livre, mas está acorretando no destino que a religião pois em vc
@@LuizCarlos-zg6bp Eu entendi o que ele quis dizer, se a religião não estiver interferindo nas decisoes dele nao tem problema, ele so deixou claro a fé que ele tem em Deus e quem nao tem fé em Deus é um ignorante.
@@leonardodias9571 foda-se
@@LuizCarlos-zg6bp vc acabou de mostrar que é um ignorante, o que é seu esta guardado.
Os títulos dos seus vídeos são perfeitos
Na real, o narrador acha que tyler come a marla por isso ele não da atenção a marla, pelo simples fato de ela transar com tyler e não com ele
Achei seu canal hoje mas já virei fã assíduo! Que análise mais perfeita e aprofundada desse filmaço! Cara, tu deve ser professor pra explicar assim tão bem! Parabéns e obrigado pelo ótimo conteúdo!
Só eu que achei muito foda esse Easter Egg do Tyler no filme?? 6:52
do nada os cara lança um pixis no final, a vibe bateu forte p krl
Primeira regra do Clube da Luta, não se fala sobre o clube da luta