Pelas ações do CONIC , já se vê , de longe que a TL continua firme e forte , para perdição da igreja toda ! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre !
Deus continue sustentando a CONIC! Um sopro de consciência e de evangelho em tempos tão egoistas, tão materialistas, tão ateus em sua essência. . Tempos em que dinheiro se tornou um “deus”; tempos em que o culto é ao capital; tempos em que “cristãos” traçam uma relação de causa e efeito entre capitalismo e cristianismo com uma paixão demoníaca avassaladora. . Tempos em que empatia e alteridade tornaram-se ofensa; em que ajuda aos mais necessitados tornou-se “gasto”; em que dignidade se tornou “despesa”; em que justiça social tornou-se “comunismo”/“socialismo” para os incautos. . Deus nos livre do culto ao capital!
@@gabrielITI9005 faço minhas , as suas palavras ! Temos que rezar pra que o Espírito Santo de Deus Altíssimo , desamarre a Igreja dessa CONIC ANTICRISTÃ ! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre ! Amém !
@@mariaaparecidacordeirorull728 temos que orar para que mais pessoas sejam tocadas pelo sopro do Espírito Santo que vêm através da Teologia da Libertação.
@@charlesmarques71 Dom Odilo é adepto da Teologia da Libertação, um verdadeiro seguidor de Cristo fala a verdade sobre essa maldição que entrou na Santa Igreja (assim como Nossa Senhora nos avisou, que a fumaça de satanás entraria na Santa Igreja de Cristo), e que nem sequer deveria ser chamada de teologia porque é uma total relativização e herética, quer transformar a Santa Igreja em ativismo social; a obra sem fé é morta. Nada tem a ver a TL com caridade Católica, e não só a Teologia da Libertação continua a existir como é um tremendo perigo aos Católicos ainda nos dias atuais. A TL nasceu do comunismo e marxismo, então como vem Dom Odilo dizer que quem pratica caridade é chamado de comunista, está misturando laranja com cebolas, nada tem relação uma coisa com outra. Nossa Senhora diz no livro azul (com as mensagens do Movimento Sacerdotal Mariano), que o MARXISMO É DEMONÍACO. "Estes meus filhos Sacerdotes que traíram o Evangelho para favorecer o grande erro demoníaco do marxismo... Será sobretudo por causa deles que virá, em breve, o castigo do comunismo, que despojará a todos de tudo..." (Nossa Senhora, 28 de julho de 73 - com aprovação eclesiástica). Entre o que diz Dom Odilo e Nossa Senhora, eu com toda certeza absoluta fico com Nossa Mãe e Rainha Maria Santíssima! 🙏🏻 Jesus nos ensinou que nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus, aliás Ele reafirma o que diz em Deuteronômio 8, 3 depois de terem comido o maná, que nem só de pão vive o homem. A Teologia da Libertação é uma total subversão da fé Católica Apostólica Romana, já foi duramente condenada pelo Papa Bento XVI e por São João Paulo II. E sobre a caridade, a Santa Igreja Católica sempre foi a maior instituição de caridade do mundo, agora não precisa virem certos padres à grande mídia demonstrar virtude por darem alimento aos moradores de rua, isso é obrigação da Santa Igreja (e de cada católico pessoalmente) e sempre foi feito, sempre! A caridade deve ser feita em silêncio, não publicamente para demonstrar virtudes pessoais. "Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, irá recompensar-te." (Mateus, 6; 1-4) Óh, Virgem Dolorosíssima, as Vossas lágrimas derrubaram o império infernal! Amém! 🙏🏻
Esse Bispo petista militante e abortista está perseguindo um excelente padre, o Padre Fábio Fernandes, somente por ele seguir à Dourtina verdadeira da Igreja, e por celebrar a Missa Tridentina. procure a carta que ele publicou pedindo perdão aos fiéis por ter celebrado a missa falsa por tantos anos. Esses infiltrados não querem a verdadeira tradição Católica, querem essa missa falsa e de qualidade inferior, que remete à militância esquerdista, e não é a missa sagrada. Ele mente quando fala da Teología da Libertação, pois necessita dissimular o trabalho de destruição dos seus comparsas. A "doutrina social" não tem nada de social, na verdade, não passa do marxismo militante infiltrado. A Teología da Libertação foi inventada na União Soviética. Quem inventou o termo "teología da libertação" foi o Nikita Khrushchov, que chamou meia dúzia de funcionários prá implantar essa falsa religião, corroer a verdadeira religião e implantar a técnica do Antonio Gramsci: "não devemos combater à religião, mas combatê-la por dentro, prá fazer dela uma caixa de ressonância das nossas propostas". Em 1968 Nikita criou um congresso internacional onde aquelas idéias foram apresentadas e três anos depois aparece o primeiro livro dele sobre o assunto, escrito pelo padre Gustavo Gutiérrez.
Bem....se Dom Odilo nao consegue ou finge nao ver, a diferença da ajuda aos necessitados com as ideias apregoadas pela TL, entao temos um grande problema!
Claro se ele é adepto da teologia da libertação a prova disso ele deixar aquele comunista desgraçado do Júlio Lancellotti como padre suspender a sua ordem
@@suzetecerqueira5410 que comentário infeliz, desprovido de Deus… Mas é assim mesmo, quem ousa seguir a Cristo é vilipendiado. Principalmente quando se ajuda a “escória” da sociedade, quando não se junta ao ódio. Normal, fizeram isso com Jesus, também. Deus continue a sustentar o Padre Júlio Lancelotti. Espero que você se converta algum dia a Cristo, é muito bom! Um abraço.
@@FernandoLuzSinimbuPortugal esperamos que voce se converata à verdadeira doutrina de Crusto Jesus ! Jesus veio salvar pobres e ricos e um tem que ter caridade com o outro , como o próprio Jesus teve ! A TL só pensa nos pobres e na pessoa humana , sem se imporqtar com Jesus ! Pobres sempre tivemos e srmpre teremos , assim disse Jesus , quando a mulher lhe lavou os pés com perfume ! Temos que socorrer o pobre e o rico ; cada um nas suas necessidades espirituais e materiais , mas ,.nossa missão é endinar o Caminho da Vida Eterna , com Cristo e não só pensar em comida e condições sociais ! Esse tipo de caridade , não é a caridade ensinada por Cristo !
Mas a TL é um blá blá blá que nao serve pra nada. Desvia as pessoas da espiritualidade e é inutil para os pobres, que diz ajudar. Alguém já viu algum pobre q deixou de ser menos pobre pela TL? Não conheço, mas conheço quem já deixou de ser catolico por causa dessa porcaria.
@@mariaaparecidacordeirorull728 São João Paulo II convidou todos os cristãos à Teologia da Libertação. “Na medida em que se empenha por encontrar aquelas respostas justas - penetradas de compreensão para com a rica experiência da Igreja neste País, tão eficazes e construtivas quanto possível e ao mesmo tempo consonantes e coerentes com os ensinamentos do Evangelho, da Tradição viva e do perene Magistério da Igreja - estamos convencidos, nós e os Senhores, de que a teologia da libertação é não só oportuna mas útil e necessária.” Está disponível no site do Vaticano. “CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS BISPOS DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL DOS BISPOS DO BRASIL, 1986”
@@FernandoLuzSinimbuPortugal A então Teologia da Libertação marxista que se formou hoje não existia na época. Papa João Paulo II se referia ao estudo da Teologia da Libertação baseada na DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA e não à ideologia MARXISTA propriamente dita. O problema é que vocês pegam essas frases soltas e tentam provar seus pontos assim como fazem os protestantes.
Tenho grande admiração pela Teologia da Libertação, quando se consegue ler com calma, respeito e olhar social, sem fatalismos, conseguimos entender a contribuição da TL, para a igreja.
A caridade e a ajuda aos necessitados é bíblico. É dever do cristão! Mas a teologia da libertação é heresia! Ela não é cristocêntrica, ela coloca a luta de classes no centro de tudo.
Perguntar a um Bispo da TL se a TL é página virada é o mesmo que perguntar para um músico de rock se o rock morreu. Da pergunta à resposta, um festival de horrores
"A teologia da Libertação não é apenas uma heresia, é algo diferente." Pois usam a linguagem, e tudo mais, e fingem serem católicos, mas eles mudam os sentidos das palavras, enquanto utilizam as mesmas palavras. Eles fingem assim: "Estou beijando Jesus." tudo falso, é uma traição, o beijo é um sinal que O entregará a seus inimigos, é isto o que está acontecendo, essa infiltração não é apenas algo que ocorre há 200 anos. Isto está na raiz da mensagem cristā. Jesus disse: "Haverá lobos em pele de cordeiro" haver falsos profetas, falsos messias, Jesus disso que tudo isso aconteceria. É isto que nos encoraja. Há quem diga, como os protestantes os cismaticos... dizem: "Olhe a corrupção na Igreja Católica, como poderia esta ser a Verdadeira lgreja?" Cristo, o Rei da lgreja, disse: "Haverá pastores falsos" lobos, haverá ervas daninhas no trigo. Não é surpresa alguma que a lgreja, em cada geração adquira novas colheitas de ervas daninhas, novas colheitas de infiltrações ocorrerão repetidamente. O Comunismo é a manifestação política das coisas espirituais de que falamos aqui, se nivelarmos todas as religiões, todos os deuses, todas as escrituras, todas as tradições, serão todas iguais, NÃO haverá mais nada. Comunismo é levar isto ao nivel político e econômico, ao remover todas as hierarquias, toda a estrutura, todo o mérito, não poderá dizer que este trabalhador é melhor que aquele trabalhador, porque ambos receberão o mesmo. Da mesma forma, não poderá dizer que O Catolicismo igreja de Cristo é melhor que o Islamismo, que as religiões indigenas pagās, que o Hinduismo... Os inimigos declarados de Deus e de sua lgreja, hereges, e cismáticos devem ser criticados tanto quanto for possível, contanto que a Verdade não seja negada. "E um serviço de caridade dizer: 'Aqui está o lobo!" quando este se aproxima do rebanho, ou de qualquer outro Iugar."
Atos dos Apóstolos 20:29 Eu sei que, logo após minha partida, lobos ferozes se infiltrarão por entre a vossa comunidade e não terão piedade do rebanho.
Discordo do Bispo. A TL está aí em nossas paróquias, as vezes disfarçadas, mas está aí, vemos isso claramente no Santuário de Aparecida, que infelizmente está muito atuante entre seus administradores.
A Teologia da Libertação, infelizmente, é muito forte na Igreja, porém, Jesus fundou a igreja sobre a pedra que é Pedro e disse que as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. Eu creio em cada palavra dita por Jesus e tenho absoluta convicção e fé que o demônio será esmagado pelo poder do Senhor.
Graças a Deus. A Palavra de Deus sempre persistirá, mesmo com tantos “cristãos” contrários a Ela. O Espírito Santo inspirou a Teologia da Libertação em tempos de culto idólatra ao capital, ao dinheiro e à ganância. Obrigado, Senhor! 🙏
Ele disse que a TL faz parte do "ensino social da igreja", ja que ele nao a condenou e apresentou esse tipo de fala entao sim, ele é a favor da corrupção da igreja por uma doutrina de caráter marxista
"Depende" "As preocupações são outros" "ensino social da igreja" Claramente esse bispo ou não sabe nado sobre o tema eu já um teólogo da libertação e quer se esquivar. Um tema muito sério pra ser tratado de forma leviana! Eu, como católico que zela pela tradição como um dos pilares de nossa Igreja, deixo aqui meu total desagrado frente à conduta deste bispo!
A doutrina social da igreja prega igualdade, justiça social, zelo pelos pobres, políticas públicas para diminuir desigualdades, distribuição de renda, Etc. Fonte: compêndio da doutrina social da igreja ( site do Vaticano ), rerum novarum e demais encíclicas sociais. Além disso, Papa João Paulo II em abril de 1986 enviou uma carta ao episcopado brasileiro posicionando-se a favor, de forma expressa, quanto à teologia da libertação. Teologia da Libertação é autêntica, necessária e incomoda a quem cultua o capitalismo/capital mais do que a Deus; quem vê o dinheiro como senhor (mamon) e os seres humanos como servos dele. Basta analisar os bastiões do reacionarismo contra a libertação do povo e seus frutos… Deus te oriente e te guarde. Abraço. Deus nos livre do culto ao capital! www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/justpeace/documents/rc_pc_justpeace_doc_20060526_compendio-dott-soc_po.html
@@FernandoLuzSinimbuPortugal A igreja prega igualdade de dignidade e não igualdade em tudo, pois a própria igreja reconhece que homem e mulher NÃO são iguais! Ademais, existe diferença entre desigualdade e pobreza. Quando falamos de desigualdade devemos sempre perguntar em quê? Em direitos e deveres políticos? Civis? A Constituição Federal já garante igualdade nesse âmbito. Por sinal, a mulher tem mais direitos que o homem HOJE! Tem hospital da mulher, benefícios trabalhistas etc. Já âmbito econômico, no artigo 2211 do Catecismo da Igreja Católica garante o direito a propriedade privada. No artigo 2006, reconhece o mérito. No Artigo 1883 garante o direito a liberdade do cidadão frente a imposição do estado. No artigo 2265, garante o legítima defesa. Fica claro o posicionamento da igreja aqui sendo contrário ao que essa ideologia imoral prega! Outrossim, a desigualdade é algo NATURAL, pois indivíduos têm escolhas diferentes, gostos diferentes, desejos diferentes, logo suas decisões pessoais vão gerar resultados diferentes e isso vai acarretar em desigualdade financeira. Todavia, a desigualdade é diferente de pobreza. Pobreza é o indivíduo que não tem recursos mínimos. Isso sim temos que combater: a pobreza! Já se um indivíduo ganha 10 mil mês e outro 100 mil mês, há uma relação de desigualdade financeira, mas NÃO há pobreza. Pois, o de 10 mil tem recursos para sanar suas necessidades e não há pobreza. Tá tudo ok nisso! Por sinal, os países com maior número de desigualdade são os com menos pobreza. Já os que são mais iguais são os mais pobres. Logo, igualdade econômica é pobreza coletivista forçada! Comunismo! Ademais, o Papa nunca foi favorável a ideologia da libertação. Isso vai colossalmente contra a doutrina cristã. O artigo 1885 diz: "O princípio de subsidiariedade opõee-se a todas as formas de coletivismo; traça os limites da intervenção do Estado; ..." O comunism0 é coletivismo forçado, logo fica claro que a Igreja rejeita o comunismo e promove a propriedade privada e o mérito (capitalismo). Minhas argumentações são por meio de provas de um documento OFICIAL. Por sinal, de acordo com o oitavo mandamento, prestar falso testemunho é um pecado grave. Então, vamos parar de mentir!
@@marciopontes_ “Carta do Papa João Paulo II ao Episcopado Brasileiro sobre a Teologia da Libertação (…) a Teologia da Libertação é não só oportuna, mas útil e necessária. Ela deve constituir uma nova etapa - em estreita conexão com as anteriores - daquela reflexão teológica iniciada com a tradição apostólica e continuada com os grandes padres e doutores, com o magistério ordinário e extraordinário e, na época mais recente, com o rico patrimônio da doutrina social da igreja, expressa em documentos que vão da Rerum Novarum à Laborem Exercens. Penso que, neste campo, a Igreja do Brasil possa desempenhar um papel importante e delicado ao mesmo tempo: o de criar espaço e condições para que se desenvolva, em perfeita sintonia com a fecunda doutrina contida nas duas citadas Instruções (libertatits Nuntius e Libertatis Conscientiae), uma reflexão teológica plenamente aderente ao constante ensinamento da Igreja em matéria social e, ao mesmo tempo, apta a inspirar uma práxis eficaz em favor da justiça social e da equidade, da salvaguarda dos direitos humanos, da construção de uma sociedade humana, baseada na fraternidade e na Concórdia, na verdade e na caridade.” (A Carta é datada em 9 de abril de 1986 e foi publicada em Revista Eclesiástica Brasileira, 46, 1986, páginas 396 a 402. Tanto a Editora Paulinas como a Editora Vozes publicaram a Carta em anexo à Instrução sobre a liberdade cristã e a libertação.)
@@marciopontes_ capitalismo é essencialmente ateu. . O único valor capitalista é o acúmulo de capital (lucro). . O único objetivo capitalista é ficar rico. . O capitalismo adequa toda a vida, de forma totalizante, ao capital. Tudo ganha preço e a vida das pessoas se molda em torno do “sonho de ser rico”, em torno do dinheiro. . Axiologicamente, surge esse discurso abstrativizante, esse discurso indignificante quanto ao ser humano: falou em justiça social, há ofensa ao sistema. Ao se ofender o sistema, dói em quem ainda sonha em se inserir nas elites. (No caso, parece ter doído muito em você) . Correlacionar determinações e escolhas SOCIAIS com condições naturais (genéticas) foi algo muito aclamado no último século pelos sistemas totalitários (fascistas e nazistas). Ocorre que estudos sociológicos, antropológicos de expoentes (Durkheim, Weber, Franco Berardi, Mazzari, etc) indicam que as desigualdades sociais são escolhas sociais e não imposições deterministas “naturais”. Isto é: são estabelecidas consensual ou impositivamente como parâmetro. Não são necessidades, quiçá resultados fisiológicos. . Segundo pesquisa da FGV, o Brasil conta com 27 milhões de pessoas miseráveis em 2021. Eu gostaria de colocar você em frente a cada uma delas para você lhes explicar sobre serem naturalmente desiguais. Justificar, outrossim, a “coincidência” de que, tradicionalmente, as pesquisas demonstram que esses miseráveis vieram de nichos de extrema pobreza, sem pais com condições sociais, sob descaso político, sem educação formal… mas isso é mero detalhe. “Natural”. . A linguagem capitalista é a sua , mesmo. Atribui-se à desigualdade status natural, status obrigatório ao ser humano, como se fosse um determinismo lombrosiano aos moldes traçados no século XVIII. Regozijam-se do acúmulo de capital como se riqueza fosse algo infinito; como se o preço atribuído às coisas fosse algo natural, distante de fatores sociais. Nas suas premissas, percebe-se que dinheiro é algo infinito, basta conquista-lo. Até o exemplo é esdrúxulo perante a realidade: 10.000 e 100.000 por mês. Complicado. Sinto te informar, mas dinheiro acaba e, quase sempre, acaba no bolso de bilionários, a despeito de massas famélicas pelo mundo, em todas as gerações capitalistas que houveram. Antes, sob manto mercantil, antes do capitalismo, a lógica era diferente. Segregacionista, mas diferente. Enfim, Deus nos livre do culto ao capital. Quanto ao “falso testemunho”, eu te perdoo. A ignorância (falta de conhecimento), aliada a objetivos que não sejam a justiça social de Deus nos leva a más práticas. Você está embriagado de capitalismo. Espero que se abstenha por um tempo. Basta se afastar um pouco disso para se perceber como é um sistema aviltante ao ser humano. . O capitalismo, infelizmente, está agarrado na cultura. Criticar soa sacrílego a muitos. As pessoas se sentem ofendidas pessoalmente, sendo que os detentores do capital deitam e rolam sobre seus explorados… Que sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres, com confiança em Deus.
@@marciopontes_ “5 O amor tem diante de si um vasto campo de trabalho e a Igreja, nesse campo, quer estar presente também com a sua doutrina social, que diz respeito ao homem todo e se volve a todos os homens. Tantos irmãos necessitados estão à espera de ajuda, tantos oprimidos esperam por justiça, tantos desempregados à espera de trabalho, tantos povos esperam por respeito: «Como é possível que ainda haja, no nosso tempo, quem morra de fome, quem esteja condenado ao analfabetismo, quem viva privado dos cuidados médicos mais elementares, quem não tenha uma casa onde abrigar-se? E o cenário da pobreza poderá ampliar-se indefinidamente, se às antigas pobrezas acrescentarmos as novas que freqüentemente atingem mesmo os ambientes e categorias dotadas de recursos econômicos, mas sujeitos ao desespero da falta de sentido, à tentação da droga, à solidão na velhice ou na doença, à marginalização ou à discriminação social. [...] E como ficar indiferentes diante das perspectivas dum desequilíbrio ecológico, que torna inabitáveis e hostis ao homem vastas áreas do planeta? Ou em face dos problemas da paz, freqüentemente ameaçada com o íncubo de guerras catastróficas? Ou frente ao vilipêndio dos direitos humanos fundamentais de tantas pessoas, especialmente das crianças? » [4] . 6 O amor cristão move à denúncia, à proposta e ao compromisso de elaboração de projetos em campo cultural e social, a uma operosidade concreta e ativa, que impulsione a todos os que tomam sinceramente a peito a sorte do homem a oferecer o próprio contributo. A humanidade compreende cada vez mais claramente estar ligada por um único destino que requer uma comum assunção de responsabilidades, inspirada em um humanismo integral e solidário: vê que esta unidade de destino é freqüentemente condicionada e até mesmo imposta pela técnica ou pela economia e adverte a necessidade de uma maior consciência moral, que oriente o caminho comum. Estupecfatos pelas multíplices inovações tecnológicas, os homens do nosso tempo desejam ardentemente que o progresso seja votado ao verdadeiro bem da humanidade de hoje e de amanhã.” (Doutrina Social da Igreja) Releia ela e as escrituras. Apague essa ideia fascista, que atribui a genótipos e a fenotipos desigualdades SOCIAIS. O próprio conceito de desigualdade social afasta eventuais dúvidas sobre o tema. Mesmo havendo diferenças naturais entre os seres humanos, são as escolhas SOCIAIS que determinam a profunda injustiça entre os seres humanos. É a escolha pela egolatria e não o DNA que concretizam a desigualdade opressora entre seres humanos. Sei que não é um mandamento, mas fica como sugestão: estude. Mas, não estude para ser rico, estude para conhecer a Criação e para levar Justiça. Tenha “sede de justiça”, como Jesus nos falou. A sede por justiça vai te afastar desses discursos estranhos que correlacionam condições fisiológicas a opressão, a pobreza, etc. Deixe esse determinismo biológico com Hitler, com Stálin, com Mussolini, com Salazar, etc. Essas ideias esdrúxulas já ceifaram muitos futuros, deixe elas pra lá.
É uma interpretação marxista da Sagrada Escritura voltada apenas para o lado humano, social e político, retirando toda parte mística do cristianismo, ao mesmo tempo em que promove o sincretismo religioso. Uma verdadeira aberração! É a essência do marxismo, para quê esperar por um paraíso transcendente se podemos lutar por um paraíso emanente, ao nosso alcance imediato. E então Jesus, apesar de ser sido claro quando disse que o Seu reino não é deste mundo, é transformado pela Teologia da Libertacao num reformador social, num líder sindical, num líder da guerrilha do pobres pela terra, num Che Guevara católico. Enquanto Sua mãe passa a “madre de la revolución”. Heresia pura. A TL tem ainda um outro defeito que não é muito comentado, é o apoio ao marxismo indigenista no campo religioso e espiritual é uma espécie de evangelho da TL. Os índios viviam bem e em paz no seu paraíso selvagem, num estado espiritual elevado, até que vieram os europeus, com a sua religião, com a sua salvação desnecessária, com a sua moral hipócrita, para perturbar a pureza moral e espiritual dos índios. E esta linha de pensamento, obviamente, tende sempre a omitir as barbaridades que se cometiam nas civilizações indígenas do Continente Americano do período pré-colonial. A Teologia da Libertação: Relativamente, à Maçonaria Eclesiástica: negação dos milagres, negação dos Dogmas, negação da Presença Real de Jesus Cristo na Eucaristia, negação da Ressurreição… e até, a negação da Divindade de Jesus Cristo, que não passa de um Homem Extraordinário! Teologia da libertação: - A ldeologia da Libertação • Não temos "teologia", mas sim, IDEOLOGIA! Não temos "teólogos", mas sim IDEOLOGOS. Assim funciona a TL. Assim eles trabalham para perverter e destruir a fé católica em vista da implantação de seus ideais partidários que são o fundamento da REVOLUÇÃO. São demônios sob as vestes da "igualdade, liberdade, fraternidade". ACORDEM CATOLICOS A IGREJA JA TEM DOUTRINA E TRADIÇÃO.
Nao eh uma questao de teologia da libertaçao. Eh uma questao de seguir os ensinamentos de Jesus. Eh pegar ou largar. Quem acha que lutar por justiça social eh subversao entao siga o diabo porque Jesus eh partilha e justiça.
Ele e dá teologia dá libertação o Papa também padres dá basílica dê aparecida também e muitos bispos também essa TL tá acabando com a verdadeira igreja católica
por isso a opinião deles não contam são fariseus que escondem injustiças sob manto de ortodoxia ''ai mas o catecismo diz isso e isso '' Se fingem não percebem que catecismo e os tempos mudam, prova é que cessou fogueiras. Mas quem tem fome tem pressa e o amor impede a indiferença, fato.
@@Willshakejunt Deu oportunidades, se moldou. Apesar de que a maioria dos que saíram do mapa da fome foram chineses, a China que vive sob regime comunista haha.
Dom Odilo tem razão , ajudar os pobres é o catolicismo mais elementar , desde de Jesus Quanto a TL eu como seguidor e propagador digo : é impossível ler o evangelho e dizer que TL não é doutrina , esta no magnificar de Maria, está na pregação de João Batista , de Jesus em Atos,... tudo .A real é que a verdade tem cara diferente conforme a classe, afinal que rico ou racista vai gostar quando Jesus escolhe os pobres e os dignifica ? Os fariseus do passado são os opositores da TL de hoje assim mascaram dentro de uma aparente ortodoxia doutrinaria todo tipo de preconceito, maldade e noj0. Mas Cristo nos garante a vitória nessa caminhada pela vida.
A Teologia da Libertação foi a melhor coisa a acontecer à Igreja Católica. Claro que todos os preconceituosos, elitistas, avaros e idólatras não percebem isso.
A TL é completamente incompatível com a Doutrina Católica. Dizer que foi a melhor coisa que aconteceu com a Igreja é a mesma coisa que desejar a destruição da mesma. Se soubesse o básico sobre a verdadeira doutrina saberia disso.
A teologia da libertação é socialismo. Mas o conservadorismo também é coletivista e, logo, errado. Devemos defender a racionalidade, o realismo, o sistema de mercado, o capitalismo e o ateísmo.
Ligar racionalidade com sistema de mercado não tem lógica nenhuma, o capitalismo leva a concentração da riqueza nas mãos de alguns, e a destruição do planeta, isso não é racional e é anticientífico.
@@Santiago-hz8tx Engana-se na sua avaliação. Monopólio e " concentração de riqueza' é algo impossível no sistema de mercado. A própria livre competição de empresas impede o monopólio. Quanto à noção de " destruição do planeta" é algo errado defendido pela propaganda catastrofista ecologista holista. Na verdade, é com o capitalismo que podemos aplicar a ciência e medidas adequadas, como os parques nacionais ( por exemplo, o de Yellowstone), as áreas de preservação e tecnologias eficientes e inovadoras.
@@guilhermesilveira5254 Os EUA começaram aplicar as leis antitrustes no início do século XX para acabar com algumas anomalias do laissez-faire. Acho que a mão invisível é uma ideia bem ultrapassada, aliás na academia já se fala há anos, como também os consultores do FMI.
@@felipeangelo6073 Excomunga São João Paulo II, também. “Na medida em que se empenha por encontrar aquelas respostas justas - penetradas de compreensão para com a rica experiência da Igreja neste País, tão eficazes e construtivas quanto possível e ao mesmo tempo consonantes e coerentes com os ensinamentos do Evangelho, da Tradição viva e do perene Magistério da Igreja - estamos convencidos, nós e os Senhores, de que a teologia da libertação é não só oportuna mas útil e necessária.” Está disponível no site do Vaticano. “CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS BISPOS DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL DOS BISPOS DO BRASIL, 1986”
Eu sou cristão e latino-americano, e a teologia da libertação não é necessária e nem bem vinda para mim. Aliás, isso é um pensamento tão antigo, que pertence às décadas de 70 e 80 do século passado, que é bem difícil encontrar no seio da Igreja quem ainda pensa assim. Precisamos evoluir, e teologia da libertação pertence ao passado...
@@wellingtongomes2003 sim. Inclusive, tive o prazer de conhecer o padre Júlio e ajudá-lo com os necessitados. Recomendo, é melhor que odiar virtualmente nesses “institutos” que de “católicos” só têm o nome. Um abraço.
Pelas ações do CONIC , já se vê , de longe que a TL continua firme e forte , para perdição da igreja toda ! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre !
Deus continue sustentando a CONIC!
Um sopro de consciência e de evangelho em tempos tão egoistas, tão materialistas, tão ateus em sua essência.
.
Tempos em que dinheiro se tornou um “deus”; tempos em que o culto é ao capital; tempos em que “cristãos” traçam uma relação de causa e efeito entre capitalismo e cristianismo com uma paixão demoníaca avassaladora.
.
Tempos em que empatia e alteridade tornaram-se ofensa; em que ajuda aos mais necessitados tornou-se “gasto”; em que dignidade se tornou “despesa”; em que justiça social tornou-se “comunismo”/“socialismo” para os incautos.
.
Deus nos livre do culto ao capital!
@@gabrielITI9005 faço minhas , as suas palavras ! Temos que rezar pra que o Espírito Santo de Deus Altíssimo , desamarre a Igreja dessa CONIC ANTICRISTÃ ! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre ! Amém !
@@mariaaparecidacordeirorull728 temos que orar para que mais pessoas sejam tocadas pelo sopro do Espírito Santo que vêm através da Teologia da Libertação.
@@charlesmarques71 Dom Odilo é adepto da Teologia da Libertação, um verdadeiro seguidor de Cristo fala a verdade sobre essa maldição que entrou na Santa Igreja (assim como Nossa Senhora nos avisou, que a fumaça de satanás entraria na Santa Igreja de Cristo), e que nem sequer deveria ser chamada de teologia porque é uma total relativização e herética, quer transformar a Santa Igreja em ativismo social; a obra sem fé é morta.
Nada tem a ver a TL com caridade Católica, e não só a Teologia da Libertação continua a existir como é um tremendo perigo aos Católicos ainda nos dias atuais. A TL nasceu do comunismo e marxismo, então como vem Dom Odilo dizer que quem pratica caridade é chamado de comunista, está misturando laranja com cebolas, nada tem relação uma coisa com outra. Nossa Senhora diz no livro azul (com as mensagens do Movimento Sacerdotal Mariano), que o MARXISMO É DEMONÍACO. "Estes meus filhos Sacerdotes que traíram o Evangelho para favorecer o grande erro demoníaco do marxismo... Será sobretudo por causa deles que virá, em breve, o castigo do comunismo, que despojará a todos de tudo..." (Nossa Senhora, 28 de julho de 73 - com aprovação eclesiástica). Entre o que diz Dom Odilo e Nossa Senhora, eu com toda certeza absoluta fico com Nossa Mãe e Rainha Maria Santíssima! 🙏🏻
Jesus nos ensinou que nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus, aliás Ele reafirma o que diz em Deuteronômio 8, 3 depois de terem comido o maná, que nem só de pão vive o homem.
A Teologia da Libertação é uma total subversão da fé Católica Apostólica Romana, já foi duramente condenada pelo Papa Bento XVI e por São João Paulo II.
E sobre a caridade, a Santa Igreja Católica sempre foi a maior instituição de caridade do mundo, agora não precisa virem certos padres à grande mídia demonstrar virtude por darem alimento aos moradores de rua, isso é obrigação da Santa Igreja (e de cada católico pessoalmente) e sempre foi feito, sempre! A caridade deve ser feita em silêncio, não publicamente para demonstrar virtudes pessoais.
"Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, irá recompensar-te."
(Mateus, 6; 1-4)
Óh, Virgem Dolorosíssima, as Vossas lágrimas derrubaram o império infernal! Amém! 🙏🏻
Esse Bispo petista militante e abortista está perseguindo um excelente padre, o Padre Fábio Fernandes, somente por ele seguir à Dourtina verdadeira da Igreja, e por celebrar a Missa Tridentina. procure a carta que ele publicou pedindo perdão aos fiéis por ter celebrado a missa falsa por tantos anos.
Esses infiltrados não querem a verdadeira tradição Católica, querem essa missa falsa e de qualidade inferior, que remete à militância esquerdista, e não é a missa sagrada. Ele mente quando fala da Teología da Libertação, pois necessita dissimular o trabalho de destruição dos seus comparsas. A "doutrina social" não tem nada de social, na verdade, não passa do marxismo militante infiltrado.
A Teología da Libertação foi inventada na União Soviética. Quem inventou o termo "teología da libertação" foi o Nikita Khrushchov, que chamou meia dúzia de funcionários prá implantar essa falsa religião, corroer a verdadeira religião e implantar a técnica do Antonio Gramsci: "não devemos combater à religião, mas combatê-la por dentro, prá fazer dela uma caixa de ressonância das nossas propostas". Em 1968 Nikita criou um congresso internacional onde aquelas idéias foram apresentadas e três anos depois aparece o primeiro livro dele sobre o assunto, escrito pelo padre Gustavo Gutiérrez.
Bem....se Dom Odilo nao consegue ou finge nao ver, a diferença da ajuda aos necessitados com as ideias apregoadas pela TL, entao temos um grande problema!
Claro se ele é adepto da teologia da libertação a prova disso ele deixar aquele comunista desgraçado do Júlio Lancellotti como padre suspender a sua ordem
Dom Odílio é totalmente adepto
Exatamente ! Temos um ENORME problema ! Cego , é aquele que não quer ver !
@@suzetecerqueira5410 que comentário infeliz, desprovido de Deus…
Mas é assim mesmo, quem ousa seguir a Cristo é vilipendiado.
Principalmente quando se ajuda a “escória” da sociedade, quando não se junta ao ódio. Normal, fizeram isso com Jesus, também.
Deus continue a sustentar o Padre Júlio Lancelotti. Espero que você se converta algum dia a Cristo, é muito bom!
Um abraço.
@@FernandoLuzSinimbuPortugal esperamos que voce se converata à verdadeira doutrina de Crusto Jesus ! Jesus veio salvar pobres e ricos e um tem que ter caridade com o outro , como o próprio Jesus teve ! A TL só pensa nos pobres e na pessoa humana , sem se imporqtar com Jesus ! Pobres sempre tivemos e srmpre teremos , assim disse Jesus , quando a mulher lhe lavou os pés com perfume ! Temos que socorrer o pobre e o rico ; cada um nas suas necessidades espirituais e materiais , mas ,.nossa missão é endinar o Caminho da Vida Eterna , com Cristo e não só pensar em comida e condições sociais ! Esse tipo de caridade , não é a caridade ensinada por Cristo !
Desculpa! Mas o Dom Odilo não respondeu nada com nada. Traduzindo: Ele também é TL e ponto final.
Mas a TL é um blá blá blá que nao serve pra nada. Desvia as pessoas da espiritualidade e é inutil para os pobres, que diz ajudar. Alguém já viu algum pobre q deixou de ser menos pobre pela TL? Não conheço, mas conheço quem já deixou de ser catolico por causa dessa porcaria.
Alguém já perguntou a uma criança com a boca suja de chocolate, quem comeu o chocolate?? Kkkkkk.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Teologia da libertação foi e será um grande mau da igreja só Jesus salva homem na sua totalidade
99,9% das pessoas não sabem o que é teologia da libertação
Exato!!!
Sabemos sim e por isso mesmo , queremos distancia dela !
@@mariaaparecidacordeirorull728 São João Paulo II convidou todos os cristãos à Teologia da Libertação. “Na medida em que se empenha por encontrar aquelas respostas justas - penetradas de compreensão para com a rica experiência da Igreja neste País, tão eficazes e construtivas quanto possível e ao mesmo tempo consonantes e coerentes com os ensinamentos do Evangelho, da Tradição viva e do perene Magistério da Igreja - estamos convencidos, nós e os Senhores, de que a teologia da libertação é não só oportuna mas útil e necessária.”
Está disponível no site do Vaticano. “CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS BISPOS DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL DOS BISPOS DO BRASIL, 1986”
@@FernandoLuzSinimbuPortugal A então Teologia da Libertação marxista que se formou hoje não existia na época. Papa João Paulo II se referia ao estudo da Teologia da Libertação baseada na DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA e não à ideologia MARXISTA propriamente dita. O problema é que vocês pegam essas frases soltas e tentam provar seus pontos assim como fazem os protestantes.
@@mariaaparecidacordeirorull728 se realmente soubesse estaria em comunhão com ela.
Tenho grande admiração pela Teologia da Libertação, quando se consegue ler com calma, respeito e olhar social, sem fatalismos, conseguimos entender a contribuição da TL, para a igreja.
Nosso pastor não convenceu a sua resposta sobre a teologia da Libertação, que tristeza
Poisé, achei a resposta muito vaga, mas fazer o que 🤷
#boicotacf2021
Ele é da panela, só irá se fazer de bobo ou passar pano.
A caridade e a ajuda aos necessitados é bíblico. É dever do cristão! Mas a teologia da libertação é heresia! Ela não é cristocêntrica, ela coloca a luta de classes no centro de tudo.
Colocaram um entrevistador gago?
Não, não, é inábil mesmo
Ela esta parecendo uma Vemaguet 🤦♂
Perguntar a um Bispo da TL se a TL é página virada é o mesmo que perguntar para um músico de rock se o rock morreu. Da pergunta à resposta, um festival de horrores
"A teologia da Libertação não é apenas uma heresia, é algo diferente." Pois usam a linguagem, e tudo mais, e fingem serem católicos, mas eles mudam os sentidos das palavras, enquanto utilizam as mesmas palavras. Eles fingem assim: "Estou beijando Jesus." tudo falso, é uma traição, o beijo é um
sinal que O entregará a seus inimigos, é isto o que está acontecendo, essa infiltração não é apenas algo que ocorre há 200 anos. Isto está na raiz da mensagem cristā.
Jesus disse:
"Haverá lobos em pele de cordeiro" haver falsos profetas, falsos messias, Jesus disso que tudo isso aconteceria. É isto que nos encoraja.
Há quem diga, como os protestantes os cismaticos... dizem: "Olhe a corrupção na Igreja Católica, como poderia esta ser a Verdadeira lgreja?"
Cristo, o Rei da lgreja, disse:
"Haverá pastores falsos" lobos, haverá ervas daninhas no trigo.
Não é surpresa alguma que a lgreja, em cada geração adquira novas colheitas de ervas daninhas, novas colheitas de infiltrações ocorrerão repetidamente.
O Comunismo é a manifestação política das coisas espirituais de que falamos aqui, se nivelarmos todas as religiões, todos os deuses, todas as escrituras, todas as tradições, serão todas iguais, NÃO haverá mais nada. Comunismo é levar isto ao nivel político e econômico, ao remover todas as hierarquias, toda a estrutura, todo o mérito, não poderá dizer que este trabalhador é melhor que aquele trabalhador, porque ambos receberão o mesmo. Da mesma forma, não poderá dizer que O Catolicismo igreja de Cristo é melhor que o Islamismo, que as religiões indigenas pagās, que o Hinduismo...
Os inimigos declarados de Deus e de sua lgreja, hereges, e cismáticos devem ser criticados tanto quanto for possível, contanto que a Verdade não seja negada.
"E um serviço de caridade dizer: 'Aqui está o lobo!" quando este se aproxima do rebanho, ou de qualquer outro Iugar."
PARABENS PELAS SUA RESPOSTA , e te digo seja firme siga assim caminhando com a verdade e no final Deus te honrará
É exatamente isso que está acontecendo. Nivelar todos e para baixo.
Eita mente miúda.
Atos dos Apóstolos 20:29 Eu sei que, logo após minha partida, lobos ferozes se infiltrarão por entre a vossa comunidade e não terão piedade do rebanho.
Exatamente isso.
Discordo do Bispo. A TL está aí em nossas paróquias, as vezes disfarçadas, mas está aí, vemos isso claramente no Santuário de Aparecida, que infelizmente está muito atuante entre seus administradores.
Gaguejar tanto pra fazer uma pergunta é normal entre jornalistas profissionais?
Ele, Dom, confirmou que a teologia da libertação está aí e sendo aceita por grande parte da Igreja!
A Teologia da Libertação, infelizmente, é muito forte na Igreja, porém, Jesus fundou a igreja sobre a pedra que é Pedro e disse que as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. Eu creio em cada palavra dita por Jesus e tenho absoluta convicção e fé que o demônio será esmagado pelo poder do Senhor.
Teologia da libertação só afasta as pessoas do propósito cristão, mais voltada s política progressista do Que cristã...
Esta teologia libertação e um grande mau da igreja vamos nos libertar dela
Oh meu Deus 😱
Gente, a CNBB é teologia da libertação pura... Este Bispo é da TL.
Obrigado Roda Viva. Deus proteja vocês
duvido chamar o pe Paulo ricardo
CONTINUA NA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO... TRISTEZA
A Teologia da libertação está viva
Mas acabará.
Infelizmente.
Graças a Deus. A Palavra de Deus sempre persistirá, mesmo com tantos “cristãos” contrários a Ela.
O Espírito Santo inspirou a Teologia da Libertação em tempos de culto idólatra ao capital, ao dinheiro e à ganância.
Obrigado, Senhor! 🙏
Video de 2:55, pergunta de 1:30
Simmm
Pregar evangelho revolucionário é totalmente antibiblico!
Exato
@@thesenhorita100 Jesus não foi revolucionário?
Respondeu muito bem,e não vai cair na isca de quem defende direitos humanos e pobres ,sejam comunistas.
Direitos humanos não, direitos naturais sim
Se refere aos mesmos que falam em cima de um palco com cartazes grandes de Marx e Lênin?
@@maurojunior3346 é exatamente essa baderna que ele se refere
Se fala muito em fome , fome e fome, não se fala mas de Cristo infelizmente sacerdotes estão se perdendo mesmo, oremos para que o comunismo não cresça
@@MrLecoop qual Direito natural o "racional" que os liberais pregam ou o divino que São Tomás de Aquino e Agostinho defendiam ?
Mas ele não é membro da Teologia da Libertação?
Ele disse que a TL faz parte do "ensino social da igreja", ja que ele nao a condenou e apresentou esse tipo de fala entao sim, ele é a favor da corrupção da igreja por uma doutrina de caráter marxista
Ora, porra!
A TL está fundida à Igreja Católica Brasileira
#boicotacf2021
"Depende"
"As preocupações são outros"
"ensino social da igreja"
Claramente esse bispo ou não sabe nado sobre o tema eu já um teólogo da libertação e quer se esquivar.
Um tema muito sério pra ser tratado de forma leviana!
Eu, como católico que zela pela tradição como um dos pilares de nossa Igreja, deixo aqui meu total desagrado frente à conduta deste bispo!
A doutrina social da igreja prega igualdade, justiça social, zelo pelos pobres, políticas públicas para diminuir desigualdades, distribuição de renda, Etc.
Fonte: compêndio da doutrina social da igreja ( site do Vaticano ), rerum novarum e demais encíclicas sociais.
Além disso, Papa João Paulo II em abril de 1986 enviou uma carta ao episcopado brasileiro posicionando-se a favor, de forma expressa, quanto à teologia da libertação.
Teologia da Libertação é autêntica, necessária e incomoda a quem cultua o capitalismo/capital mais do que a Deus; quem vê o dinheiro como senhor (mamon) e os seres humanos como servos dele.
Basta analisar os bastiões do reacionarismo contra a libertação do povo e seus frutos…
Deus te oriente e te guarde. Abraço.
Deus nos livre do culto ao capital!
www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/justpeace/documents/rc_pc_justpeace_doc_20060526_compendio-dott-soc_po.html
@@FernandoLuzSinimbuPortugal A igreja prega igualdade de dignidade e não igualdade em tudo, pois a própria igreja reconhece que homem e mulher NÃO são iguais!
Ademais, existe diferença entre desigualdade e pobreza. Quando falamos de desigualdade devemos sempre perguntar em quê? Em direitos e deveres políticos? Civis? A Constituição Federal já garante igualdade nesse âmbito. Por sinal, a mulher tem mais direitos que o homem HOJE! Tem hospital da mulher, benefícios trabalhistas etc.
Já âmbito econômico, no artigo 2211 do Catecismo da Igreja Católica garante o direito a propriedade privada. No artigo 2006, reconhece o mérito. No Artigo 1883 garante o direito a liberdade do cidadão frente a imposição do estado. No artigo 2265, garante o legítima defesa.
Fica claro o posicionamento da igreja aqui sendo contrário ao que essa ideologia imoral prega!
Outrossim, a desigualdade é algo NATURAL, pois indivíduos têm escolhas diferentes, gostos diferentes, desejos diferentes, logo suas decisões pessoais vão gerar resultados diferentes e isso vai acarretar em desigualdade financeira. Todavia, a desigualdade é diferente de pobreza. Pobreza é o indivíduo que não tem recursos mínimos. Isso sim temos que combater: a pobreza! Já se um indivíduo ganha 10 mil mês e outro 100 mil mês, há uma relação de desigualdade financeira, mas NÃO há pobreza. Pois, o de 10 mil tem recursos para sanar suas necessidades e não há pobreza. Tá tudo ok nisso!
Por sinal, os países com maior número de desigualdade são os com menos pobreza. Já os que são mais iguais são os mais pobres. Logo, igualdade econômica é pobreza coletivista forçada! Comunismo!
Ademais, o Papa nunca foi favorável a ideologia da libertação. Isso vai colossalmente contra a doutrina cristã.
O artigo 1885 diz: "O princípio de subsidiariedade opõee-se a todas as formas de coletivismo; traça os limites da intervenção do Estado; ..."
O comunism0 é coletivismo forçado, logo fica claro que a Igreja rejeita o comunismo e promove a propriedade privada e o mérito (capitalismo).
Minhas argumentações são por meio de provas de um documento OFICIAL.
Por sinal, de acordo com o oitavo mandamento, prestar falso testemunho é um pecado grave. Então, vamos parar de mentir!
@@marciopontes_ “Carta do Papa João Paulo II ao Episcopado Brasileiro sobre a Teologia da Libertação
(…) a Teologia da Libertação é não só oportuna, mas útil e necessária. Ela deve constituir uma nova etapa - em estreita conexão com as anteriores - daquela reflexão teológica iniciada com a tradição apostólica e continuada com os grandes padres e doutores, com o magistério ordinário e extraordinário e, na época mais recente, com o rico patrimônio da doutrina social da igreja, expressa em documentos que vão da Rerum Novarum à Laborem Exercens.
Penso que, neste campo, a Igreja do Brasil possa desempenhar um papel importante e delicado ao mesmo tempo: o de criar espaço e condições para que se desenvolva, em perfeita sintonia com a fecunda doutrina contida nas duas citadas Instruções (libertatits Nuntius e Libertatis Conscientiae), uma reflexão teológica plenamente aderente ao constante ensinamento da Igreja em matéria social e, ao mesmo tempo, apta a inspirar uma práxis eficaz em favor da justiça social e da equidade, da salvaguarda dos direitos humanos, da construção de uma sociedade humana, baseada na fraternidade e na Concórdia, na verdade e na caridade.”
(A Carta é datada em 9 de abril de 1986 e foi publicada em Revista Eclesiástica Brasileira, 46, 1986, páginas 396 a 402. Tanto a Editora Paulinas como a Editora Vozes publicaram a Carta em anexo à Instrução sobre a liberdade cristã e a libertação.)
@@marciopontes_ capitalismo é essencialmente ateu.
.
O único valor capitalista é o acúmulo de capital (lucro).
.
O único objetivo capitalista é ficar rico.
.
O capitalismo adequa toda a vida, de forma totalizante, ao capital. Tudo ganha preço e a vida das pessoas se molda em torno do “sonho de ser rico”, em torno do dinheiro.
.
Axiologicamente, surge esse discurso abstrativizante, esse discurso indignificante quanto ao ser humano: falou em justiça social, há ofensa ao sistema. Ao se ofender o sistema, dói em quem ainda sonha em se inserir nas elites. (No caso, parece ter doído muito em você)
.
Correlacionar determinações e escolhas SOCIAIS com condições naturais (genéticas) foi algo muito aclamado no último século pelos sistemas totalitários (fascistas e nazistas).
Ocorre que estudos sociológicos, antropológicos de expoentes (Durkheim, Weber, Franco Berardi, Mazzari, etc) indicam que as desigualdades sociais são escolhas sociais e não imposições deterministas “naturais”.
Isto é: são estabelecidas consensual ou impositivamente como parâmetro. Não são necessidades, quiçá resultados fisiológicos.
.
Segundo pesquisa da FGV, o Brasil conta com 27 milhões de pessoas miseráveis em 2021. Eu gostaria de colocar você em frente a cada uma delas para você lhes explicar sobre serem naturalmente desiguais.
Justificar, outrossim, a “coincidência” de que, tradicionalmente, as pesquisas demonstram que esses miseráveis vieram de nichos de extrema pobreza, sem pais com condições sociais, sob descaso político, sem educação formal… mas isso é mero detalhe. “Natural”.
.
A linguagem capitalista é a sua , mesmo.
Atribui-se à desigualdade status natural, status obrigatório ao ser humano, como se fosse um determinismo lombrosiano aos moldes traçados no século XVIII.
Regozijam-se do acúmulo de capital como se riqueza fosse algo infinito; como se o preço atribuído às coisas fosse algo natural, distante de fatores sociais. Nas suas premissas, percebe-se que dinheiro é algo infinito, basta conquista-lo. Até o exemplo é esdrúxulo perante a realidade: 10.000 e 100.000 por mês. Complicado.
Sinto te informar, mas dinheiro acaba e, quase sempre, acaba no bolso de bilionários, a despeito de massas famélicas pelo mundo, em todas as gerações capitalistas que houveram.
Antes, sob manto mercantil, antes do capitalismo, a lógica era diferente. Segregacionista, mas diferente.
Enfim, Deus nos livre do culto ao capital.
Quanto ao “falso testemunho”, eu te perdoo. A ignorância (falta de conhecimento), aliada a objetivos que não sejam a justiça social de Deus nos leva a más práticas.
Você está embriagado de capitalismo. Espero que se abstenha por um tempo. Basta se afastar um pouco disso para se perceber como é um sistema aviltante ao ser humano.
.
O capitalismo, infelizmente, está agarrado na cultura. Criticar soa sacrílego a muitos. As pessoas se sentem ofendidas pessoalmente, sendo que os detentores do capital deitam e rolam sobre seus explorados…
Que sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres, com confiança em Deus.
@@marciopontes_ “5 O amor tem diante de si um vasto campo de trabalho e a Igreja, nesse campo, quer estar presente também com a sua doutrina social, que diz respeito ao homem todo e se volve a todos os homens. Tantos irmãos necessitados estão à espera de ajuda, tantos oprimidos esperam por justiça, tantos desempregados à espera de trabalho, tantos povos esperam por respeito: «Como é possível que ainda haja, no nosso tempo, quem morra de fome, quem esteja condenado ao analfabetismo, quem viva privado dos cuidados médicos mais elementares, quem não tenha uma casa onde abrigar-se? E o cenário da pobreza poderá ampliar-se indefinidamente, se às antigas pobrezas acrescentarmos as novas que freqüentemente atingem mesmo os ambientes e categorias dotadas de recursos econômicos, mas sujeitos ao desespero da falta de sentido, à tentação da droga, à solidão na velhice ou na doença, à marginalização ou à discriminação social. [...] E como ficar indiferentes diante das perspectivas dum desequilíbrio ecológico, que torna inabitáveis e hostis ao homem vastas áreas do planeta? Ou em face dos problemas da paz, freqüentemente ameaçada com o íncubo de guerras catastróficas? Ou frente ao vilipêndio dos direitos humanos fundamentais de tantas pessoas, especialmente das crianças? » [4] .
6 O amor cristão move à denúncia, à proposta e ao compromisso de elaboração de projetos em campo cultural e social, a uma operosidade concreta e ativa, que impulsione a todos os que tomam sinceramente a peito a sorte do homem a oferecer o próprio contributo. A humanidade compreende cada vez mais claramente estar ligada por um único destino que requer uma comum assunção de responsabilidades, inspirada em um humanismo integral e solidário: vê que esta unidade de destino é freqüentemente condicionada e até mesmo imposta pela técnica ou pela economia e adverte a necessidade de uma maior consciência moral, que oriente o caminho comum. Estupecfatos pelas multíplices inovações tecnológicas, os homens do nosso tempo desejam ardentemente que o progresso seja votado ao verdadeiro bem da humanidade de hoje e de amanhã.” (Doutrina Social da Igreja)
Releia ela e as escrituras. Apague essa ideia fascista, que atribui a genótipos e a fenotipos desigualdades SOCIAIS.
O próprio conceito de desigualdade social afasta eventuais dúvidas sobre o tema.
Mesmo havendo diferenças naturais entre os seres humanos, são as escolhas SOCIAIS que determinam a profunda injustiça entre os seres humanos.
É a escolha pela egolatria e não o DNA que concretizam a desigualdade opressora entre seres humanos.
Sei que não é um mandamento, mas fica como sugestão: estude. Mas, não estude para ser rico, estude para conhecer a Criação e para levar Justiça.
Tenha “sede de justiça”, como Jesus nos falou.
A sede por justiça vai te afastar desses discursos estranhos que correlacionam condições fisiológicas a opressão, a pobreza, etc.
Deixe esse determinismo biológico com Hitler, com Stálin, com Mussolini, com Salazar, etc. Essas ideias esdrúxulas já ceifaram muitos futuros, deixe elas pra lá.
Na CNBB está viva a Teologia da libertação, por lá os Bispos ateus dominam as regras, a igreja católica já era 🤷🏽♂️
Não podemos condenar o mundo por causa de meia dúzia de incapacitados e pecadores
Excelente resposta! As pessoas precisam estudar mais a Doutrina Social da Igreja. Parabéns, Dom Odilo!
É uma interpretação marxista da Sagrada Escritura voltada apenas para o lado humano, social e político, retirando toda parte mística do cristianismo, ao mesmo tempo em que promove o sincretismo religioso. Uma verdadeira aberração!
É a essência do marxismo, para quê esperar por um paraíso transcendente se podemos lutar por um paraíso emanente, ao nosso alcance imediato. E então Jesus, apesar de ser sido claro quando disse que o Seu reino não é deste mundo, é transformado pela Teologia da Libertacao num reformador social, num líder sindical, num líder da guerrilha do pobres pela terra, num Che Guevara católico. Enquanto Sua mãe passa a “madre de la revolución”. Heresia pura.
A TL tem ainda um outro defeito que não é muito comentado, é o apoio ao marxismo indigenista no campo religioso e espiritual é uma espécie de evangelho da TL. Os índios viviam bem e em paz no seu paraíso selvagem, num estado espiritual elevado, até que vieram os europeus, com a sua religião, com a sua salvação desnecessária, com a sua moral hipócrita, para perturbar a pureza moral e espiritual dos índios. E esta linha de pensamento, obviamente, tende sempre a omitir as barbaridades que se cometiam nas civilizações indígenas do Continente Americano do período pré-colonial.
A Teologia da Libertação:
Relativamente, à Maçonaria Eclesiástica: negação dos milagres, negação dos Dogmas, negação da Presença Real de Jesus Cristo na Eucaristia, negação da Ressurreição… e até, a negação da Divindade de Jesus Cristo, que não passa de um Homem Extraordinário!
Teologia da libertação:
- A ldeologia da Libertação • Não temos "teologia", mas sim, IDEOLOGIA!
Não temos "teólogos", mas sim IDEOLOGOS.
Assim funciona a TL. Assim eles trabalham para perverter e destruir a fé católica em vista da implantação de seus ideais partidários que são o fundamento da REVOLUÇÃO.
São demônios sob as vestes da "igualdade, liberdade, fraternidade".
ACORDEM CATOLICOS A IGREJA JA TEM DOUTRINA E TRADIÇÃO.
@@carapalidaoficial6099 kkkkkkkkkkkkkk
Corretíssimo!
@@carapalidaoficial6099 Parabéns realmente essa Teologia da Liberação e uma aberração..... resumindo
@Louis Henrik kkkkkkkkkkkkk
Há uma grande diferença entre TL e a DSI, muito visível diga-se de passagem.
Teologia dos hereges
O cara demorou mais na pergunta do que o Cardeal para responder
Prega caridade aos pobres, prega direitos humanos; só não prega o Evangelho
Gente o que é esse jornalista fazendo a pergunta , pelo amor de Deus
Exatamente!
Há padres que só se ocupam dos ricos e de titulos e viram o nariz para os que se ocupam dos pobres!
Não foi ele que disse que era só um declaração infeliz do Lula quando ele defendeu o aborto?
MORRE GUSTAVO GUTIERREZ, O INFELIZ PAI DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO...DA JUSTIÇA DIVINA NAO TEM COMO FUGIR
TL tá viva (olha o papa Chacrinha!)
Sábia resposta, Dom Odilo! Deus abençoe seu ministério pela intercessão do glorioso São Paulo.
vc precisa conhecer o documento LIBERTATIS NUNTIUS e pare de apoiar o erro Deus tudo vê
Nao eh uma questao de teologia da libertaçao. Eh uma questao de seguir os ensinamentos de Jesus. Eh pegar ou largar. Quem acha que lutar por justiça social eh subversao entao siga o diabo porque Jesus eh partilha e justiça.
A igreja já condenou em várias ocasiões essa tara doentia e sem escrupulo pela igualdade a qualquer custo.
@@marcossportiello357 não há igualdade no Céu. Deus é superior.
@@lfrn1532 E quem falou o contrário?
@@marcossportiello357 então. Só complementando
@@marcossportiello357 e onde que na resposta do amigo ele falou disso?
Onde arranjaram um entrevistador tão ruim?!?!
Ridículo, defendendo a TL abertamente
Politicos tem o direito de conversar com todas linhas de atuação da igreja...?!
Ele e dá teologia dá libertação o Papa também padres dá basílica dê aparecida também e muitos bispos também essa TL tá acabando com a verdadeira igreja católica
Ajudar pobre sem foi visto como comunismo, principalmente pelos ditos "cidadãos de bem".
por isso a opinião deles não contam são fariseus que escondem injustiças sob manto de ortodoxia ''ai mas o catecismo diz isso e isso '' Se fingem não percebem que catecismo e os tempos mudam, prova é que cessou fogueiras. Mas quem tem fome tem pressa e o amor impede a indiferença, fato.
Página virada? Vai nessa.
Muda o conteúdo da Bíblia,já está desatualizada. Né Dom Odilo!
Quem sabe o que é Tl de punho maxista
Essa estórias são para melhor passar
0:28 da guerra fria pra cá a pobreza diminuiu?
Sim!
@@andrediego1142 resolveu o problema então?
@@Willshakejunt Deu oportunidades, se moldou. Apesar de que a maioria dos que saíram do mapa da fome foram chineses, a China que vive sob regime comunista haha.
@@Willshakejunt , a pobreza caiu vertiginosamente da Guerra Fria para cá, mas é óbvio que o problema ainda existe.
Excelente resposta. Dom Odilo sabe tudo
Sabe de nada , inocente !
excelente resposta
#boicotacf2021
Explica mas não justifica..tá Muito raso isso.
Isto e uma chaga na igreja ...tiraram Cristo para por outros no lugar theguevara talves
Que pergunta mal feita!!!!!! Horrível!!!
Aff...
Me poupe
Dom Odilo tem razão , ajudar os pobres é o catolicismo mais elementar , desde de Jesus
Quanto a TL eu como seguidor e propagador digo : é impossível ler o evangelho e dizer que TL não é doutrina , esta no magnificar de Maria, está na pregação de João Batista , de Jesus em Atos,... tudo .A real é que a verdade tem cara diferente conforme a classe, afinal que rico ou racista vai gostar quando Jesus escolhe os pobres e os dignifica ? Os fariseus do passado são os opositores da TL de hoje assim mascaram dentro de uma aparente ortodoxia doutrinaria todo tipo de preconceito, maldade e noj0. Mas Cristo nos garante a vitória nessa caminhada pela vida.
Jornalista ruim de entrevista
Essa pergunta foi como perguntar p cachorro se ele quer linguiça.
Esse bispo aí coitado, tá atolado até o pescoço na TL.
Tergiversou. Fugiu.
Resposta vazia.
A Teologia da Libertação foi a melhor coisa a acontecer à Igreja Católica. Claro que todos os preconceituosos, elitistas, avaros e idólatras não percebem isso.
Alemanha e seus Bispos que o digam.
Está apenas transformando a igreja em seita, por isso a acessão do protestantismo
Sabias palavras ipsis literis
A TL é completamente incompatível com a Doutrina Católica. Dizer que foi a melhor coisa que aconteceu com a Igreja é a mesma coisa que desejar a destruição da mesma. Se soubesse o básico sobre a verdadeira doutrina saberia disso.
A teologia da libertação é socialismo. Mas o conservadorismo também é coletivista e, logo, errado. Devemos defender a racionalidade, o realismo, o sistema de mercado, o capitalismo e o ateísmo.
Ligar racionalidade com sistema de mercado não tem lógica nenhuma, o capitalismo leva a concentração da riqueza nas mãos de alguns, e a destruição do planeta, isso não é racional e é anticientífico.
@@Santiago-hz8tx Engana-se na sua avaliação. Monopólio e " concentração de riqueza' é algo impossível no sistema de mercado. A própria livre competição de empresas impede o monopólio. Quanto à noção de " destruição do planeta" é algo errado defendido pela propaganda catastrofista ecologista holista. Na verdade, é com o capitalismo que podemos aplicar a ciência e medidas adequadas, como os parques nacionais ( por exemplo, o de Yellowstone), as áreas de preservação e tecnologias eficientes e inovadoras.
@@Santiago-hz8tx Se quer entender o capitalismo, leia Carl Snyder.
@@Santiago-hz8tx Para uma visão cética em relação ao ecologismo, leia End of Doom.
@@guilhermesilveira5254 Os EUA começaram aplicar as leis antitrustes no início do século XX para acabar com algumas anomalias do laissez-faire. Acho que a mão invisível é uma ideia bem ultrapassada, aliás na academia já se fala há anos, como também os consultores do FMI.
Teologia da Libertação é necessária e bem vinda aos cristãos, principalmente aos latinoamericanos! 🙏
Bem vinda para tomar uma excomunhão
@@felipeangelo6073 Excomunga São João Paulo II, também. “Na medida em que se empenha por encontrar aquelas respostas justas - penetradas de compreensão para com a rica experiência da Igreja neste País, tão eficazes e construtivas quanto possível e ao mesmo tempo consonantes e coerentes com os ensinamentos do Evangelho, da Tradição viva e do perene Magistério da Igreja - estamos convencidos, nós e os Senhores, de que a teologia da libertação é não só oportuna mas útil e necessária.”
Está disponível no site do Vaticano. “CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS BISPOS DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL DOS BISPOS DO BRASIL, 1986”
Eu sou cristão e latino-americano, e a teologia da libertação não é necessária e nem bem vinda para mim. Aliás, isso é um pensamento tão antigo, que pertence às décadas de 70 e 80 do século passado, que é bem difícil encontrar no seio da Igreja quem ainda pensa assim. Precisamos evoluir, e teologia da libertação pertence ao passado...
@@FernandoLuzSinimbuPortugal Então vc concorda com os Bispos alemães , santa trans como disse o Padre Julio Lancelotti e essas outras heresias.
@@wellingtongomes2003 sim. Inclusive, tive o prazer de conhecer o padre Júlio e ajudá-lo com os necessitados. Recomendo, é melhor que odiar virtualmente nesses “institutos” que de “católicos” só têm o nome. Um abraço.