O Hartmann tinha uma frase : A guerra é um lugar onde jovens q não se conhecem e não se odeiam se matam por causa de velho q se conhecem e se odeiam mas não se matam Porém , um desses velhos era Hitler , q já foi soldado , na primeira gm , e virou general , do qual Hartmann era fiel . Talvez , ele só dissesse isso , por q estava do lado errado da guerra , e queria continuar Não se faz filme homenageando bandido
@@dangofullgdc Tendo um tipo de opinião assim mostra que o bosta da história é você. Ele não era bandido, não roubou, não estuprou ou fez algo do tipo... Como militar fez seu papel com maestria, um piloto de alta habilidade. Se você tivesse nascido naquela época, teria lutado a mando de Hitler do mesmo jeito.
Se não me engano os americanos tinham uma doutrina que tirava os pilotos do campo de batalha a partir de uma certa quantidade de abates e levava eles de volta para o país, pra virarem instrutores e promoverem o exército. Os alemães, que não se podiam dar ao luxo de perder homens no ar, mantiam os pilotos em ação. Por isso os maiores ases da guerra são exatamente os alemães.
@O analista militar Olá. Vou me inscrever nele se você fazer vídeos sobre pilotos, tais quais Galland, Marseille, , Stigler, Clostermann, Beurling, Johnnie Johnson, Bong... se fizer, prometo me inscrever.
O contexto histórico e geopolítico do Brasil não favorece aos pilotos brasileiros nesse sentido, o que de maneira alguma desmerece as habilidades técnicas e o patriotismo de nossos pilotos.
Muito boa Pedida ,realmente merece um vídeo , foi ele que Hitler pediu pra ele não voar mais, mesmo assim ele voltou aos campos de Batalhas...Ele afundou diversas embarcações , muitos Blindados, ele foi muito bom nesse plano de Ataques com mergulhos ao Solo , Hans UIrick Rudel foi o único a ter a mais alta condecoração , "A Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalhos em Ouro com Espadas de Diamantes" Esse merece um Vídeo muito especial depois quando a Alemanha se rendeu ele deu o ninja e veio morar na Argentina,um Piloto formidável e foi ele que ajudou a projetar o A-10 do EUA .O melhor Avião de Ataque o Solo do Mundo,Tudo haver com Rudel... Vale e muito apena falar desse cara .. Aí Júlio deixa aí Na Fila ...A História do melhor às de todos os tempo !!!!! Hans Rudel ... Sucesso!!!!
Cara muito emocionante a história desse aviador !!! Tem minha continência... Independente da posição da Alemanha na guerra, ele foi um homem de vasta bravura !!! Excelente história, tá de parabéns pelo conteúdo do vídeo 👏👏👏
Meu padrasto austríaco falecido já há 13 anos lutou na frente leste, o sonho dele era entrar para a luftwaffe, mas acabou indo para a brigada paraquedista no final da guerra, ele me contava muitas histórias dele.
Faz um vídeo tbm de Egon Albrecht um piloto de caça alemão, nascido no Brasil, que combateu na Segunda Guerra Mundial pela Luftwaffe. Já deixei meu like no vídeo como sempre muito bom, parabéns.
Olá deixo um sugestão de vídeo : poderia falar da História do piloto alemão Martin Drewes - cruz de ferro da segunda guerra , que depois da guerra veio morar no sul do Brasil e conta a sua história no livro caçador noturno.
Não sei se foi este o caso, mais houve sim, confronto entre americanos e sovieticos nos ceus da Yogoeslavia, os numeros variam, mais houve pelo menos 6 aviões destruidos.
Parabéns por mais um magnífico vídeo. No fragor da guerra e do combate não importa o país de origem do combatente, importa o próprio combatente. Erich Hartmann combateu pela sua pátria nos teatros de acção onde os seus superiores entenderam que ele seria mais útil e ele revelou todo o seu génio, coragem e inteligência. No ar, no mar e em terra, num ou noutro dos lados em conflito, houve muitos heróis, muitos ases - mas Erich Hartmann é dos poucos que fica no panteão superior da História. Um abraço desde Lisboa!
Incrível! Sobreviver a guerra, a 10 anos de prisão na União Soviética e com todo os feitos históricos que realizou durante a WWII... o cara era diferenciado!!
Fascinante! Imortalizado na guerra aérea pra sempre. O maior de todos os guerreiros dos céus na sua função. Nunca mais a aviação mundial conheceu alguém como ele. Erich Hartmann foi único.
Já conhecia a história do Hartmann, mas nunca é demais relembrar. Muito bacana e emocionante. Merecia um filme!! Mas Hollywood jamais faria um, onde um alemão fosse o protagonista, sem demonizá-lo. Outro cara que merecia um filme é o Fritz Christen. Esse último, não era da Luftwaffe, mas o que fez, foi impressionante. Existem soldados que parecem ter poderes especiais. Se vê muito disso nos filmes da atualidade ; porém, a realidade supera a ficção em muito, quando se trata de Eric Hartmann e Fritz Christen. Abraços!
Curto muito todas as historias da sala de guerra... mas esta de Eric HARTMANN foi a melhor... o cara era muito bom piloto de caça e temido durante a segunda guerra mundial... show
Olá! Parabéns pelo seus vídeos! São muito bem planejados e a história é muito bem conduzida. Gostaria de sugerir que você nos conte a história de dois outros ases alemães. O primeiro já foi sugerido antes, Hans-Ulrich Rudel, imbatível em missões e resultados impressionantes. O segundo, Hans-Joachim Marseille. Esse piloto, embora não muito conhecido, foi considerado um verdadeiro às pois desenvolveu uma técnica própria de combate aéreo contra a RAF, única, sendo considerado até pelo General Galante como uma espécie de gênio. Mestre do tiro desviado, gastava pouca munição e abatia seus alvos de forma surpreendente. Essa história vale a pena ser contada...
Acho este canal ótimo para todos os sentidos, em especial para não deixar a história se repetir... parabéns aos idealizadores.... quanto ao povo que digamos descurte sempre fiquei me perguntando por que não obrigá-los a comentar o motivo antes de desmerecerem o trabalho alheio?? Que tal essa TH-cam?
O pior não é nem não terem feito um filme sobre Hartmann. O pior mesmo foi terem pegado a história de Michael Wittmann, que derrotou uma divisão inimiga inteira com apenas um tanque imobilizado, e invertido o lado, colocando a mesma história como um feito de um americano, no vergonhoso filme "Corações de Ferro".
@@marcosferraz1479 Falou tudo!! Os russos também tem essa mania de serem os melhores e os alemães burros, mas os filmes conseguem serem piores que os filmes americanos kk.
Podemos considerar que Erich Hartmann está no Top 10 dos Ases mundiais e sempre servirá de inspiração não só para aviadores e militares, mas para todos aqueles que amam à sua Pátria. Figura de personalidade e técnicas únicas, manteve seus ideais intocados, não se deixando corromper por nada ou ninguém. Teve a felicidade de fazer o que mais amava durante toda a sua vida, algo realmente invejável. Uma história maravilhosa abrilhantada ainda mais com sua apresentação Júlio. Como se diz, não poderia esperar nada diferente vindo de você. Um forte abraço!
Documentário excelente,um verdadeiro testemunho sobre esses guerreiros que se enfrentavam um a um..como nos torneios medievais...se eram heróis ou não isso pouco interessa..punham sua vida em jogo...e Hartmann fez isso 1000 vezes ou mais..muito loko...
Parabéns. Muito bem feito e narrado este vídeo. Sou um daqueles que leu na década de 60 "O Circo Aéreo" do francês Pierre Clostermann, "Dos Primeiros aos Últimos Ases do Messerschmitt" do Adolf Galland, "No Tempo das Carabinas" do Renne Chambe e ainda possui a primeira edição portuguesa (1971) do "A História da Luftwaffe" do autor Cajus Bekker dentre vários outros .
Caro Júlio César gostei muito dessa segunda parte. Estou pronto para a terceira ! Parabéns pela apresentação sensacional. Erich Hartmann era um excelente piloto e militar alemão.
Gosto muito de militaria, tenho muito material, pesquiso desde a adolescência, em especial o material germânico da Segunda Grande Guerra, tenho os livros de Galland, de Rudel, de Clostermann, .... dificilmente entro na plataforma para deixar um comentário ..... e estou fazendo isso para elogiar a qualidade do que vc apresenta, extremamente fiel aos fatos e rico nos detalhes da apresentação pessoal ... extemamente agradável assistir seus vídeos. É claro que o sininho está ativado.....kkkkk. Forte abraço e os melhores votos.
Os soldados alemães recebiam chocolate com metanfetamina pra ficarem alertas durante marchas e combates, um pouquinho de álcool é o de menos hahahahahaha
@@pedror598 mas essas drogas eram consideradas medicamentos. E não foram usadas durante toda a guerra por conta de seus efeitos colaterais. O Pervitin, como era chamado, causava efeitos muito semelhantes a uma ressaca, que deixavam o soldado inutilizado por dias. Por isso em 1941 seu uso foi proibido, sendo usado apenas por alguns soldados que conseguiam clandestinamente.
Muito obrigado por nos trazer tantas informações. Somos bombardeados todos os dias com histórias, filmes, reportagens, livros etc onde nunca aparecem os soldados alemães. É compreensível pois, a História é escrota pelos vencedores!
13:25 Hartmann em sua última entrevista antes de falecer : P: O que aconteceu naquela missão? R: Partimos em uma missão para interceptar bombardeiros soviéticos atacando Praga, e contamos com muitas aeronaves americanas com Red Stars, parte de seu Lend & Lease. Mas também havia caças americanos por perto, e eu estava mil metros acima de todos eles. Parecia que americanos e russos estavam ocupados examinando uns aos outros e não sabiam que estávamos por perto. Eu dei a ordem de descer pelos Mustangs, depois pelos caças russos e pelos bombardeiros em apenas um ataque de ataque e fuga, então sairíamos dali já que éramos apenas nós dois. Eu abati dois P-51s rapidamente em meu mergulho e, em seguida, atirei em um bombardeiro de Boston, acertei bem, mas não foi uma morte. O segundo elemento também marcou uma vitória contra os Mustangs, e meu ala e eu estávamos bem. De repente, a coisa mais incrível aconteceu. Os combatentes soviéticos e americanos começaram a lutar entre si, e a confusão funcionou para nós. Eles não devem ter percebido que foi um Schwarm de alemães que começou a coisa toda! Os bombardeiros russos lançaram suas bombas em pânico e se viraram. Eu vi três Yaks serem abatidos e um Mustang danificado deixando um rastro de fumaça branca. Essa foi minha última luta contra os americanos.
Caraca Júlio, mais uma vez me desculpe pelo comentário de semana passada e por duvidar da qualidade do seu vídeo. Grande trabalho cara, mais que satisfeito com a conclusão da história do Hartmann. Parabéns pela sua dedicação e por trazer documentários que não perdem em nada para qualquer programa de tv, na verdade são até mais completos.
Nessa semana teremos no dia 04/07 a memória dos 75 anos da tragédia do Cruzador "Bahia". Teria como fazer um vídeo sobre essa triste página da História Naval brasileira?
O maior da história, imagino se os americanos tivessem um piloto do mesmo calibre, existiria mil filmes sobre o mesmo.
Quem faz filme de bandido é o cine Brasil...uma pessoa meramente decente , não faz a menor importância em lembrar desses bostas alemãs....
O Hartmann tinha uma frase :
A guerra é um lugar onde jovens q não se conhecem e não se odeiam se matam por causa de velho q se conhecem e se odeiam mas não se matam
Porém , um desses velhos era Hitler , q já foi soldado , na primeira gm , e virou general , do qual Hartmann era fiel .
Talvez , ele só dissesse isso , por q estava do lado errado da guerra , e queria continuar
Não se faz filme homenageando bandido
@@dangofullgdc Tendo um tipo de opinião assim mostra que o bosta da história é você. Ele não era bandido, não roubou, não estuprou ou fez algo do tipo... Como militar fez seu papel com maestria, um piloto de alta habilidade. Se você tivesse nascido naquela época, teria lutado a mando de Hitler do mesmo jeito.
@@profjoaop Exatamente!, Falou tudo.
Se não me engano os americanos tinham uma doutrina que tirava os pilotos do campo de batalha a partir de uma certa quantidade de abates e levava eles de volta para o país, pra virarem instrutores e promoverem o exército. Os alemães, que não se podiam dar ao luxo de perder homens no ar, mantiam os pilotos em ação. Por isso os maiores ases da guerra são exatamente os alemães.
Merecia um filme a história deste guerreiro...extraordinário!
Nunca mais haverá outro Erich Hartmann em número de vitórias aéreas. Erich Hartmann é único.
O Erich foi muito mais que um ás da aviação, será uma lenda eterna !
@O analista militar Olá. Vou me inscrever nele se você fazer vídeos sobre pilotos, tais quais Galland, Marseille, , Stigler, Clostermann, Beurling, Johnnie Johnson, Bong... se fizer, prometo me inscrever.
Barão vermelho
Abateu mais aeronaves do que muita força aérea inteira.
À do Brasil não abateu um decimo do que hartimann abateu
O contexto histórico e geopolítico do Brasil não favorece aos pilotos brasileiros nesse sentido, o que de maneira alguma desmerece as habilidades técnicas e o patriotismo de nossos pilotos.
@@wallacebernardo671 Brasil mal tinha força aérea nessa época
@@SoldadoPatriota448 As operações brasileiras era mais de bombardeio
@@wallacebernardo671a do Brasil não abateu nada
Faz um vídeo falando também sobre o às dos stukas da luftwaffe Hans Ulrich Rudel
Muito boa Pedida ,realmente merece um vídeo , foi ele que Hitler pediu pra ele não voar mais, mesmo assim ele voltou aos campos de Batalhas...Ele afundou diversas embarcações , muitos Blindados, ele foi muito bom nesse plano de Ataques com mergulhos ao Solo , Hans UIrick Rudel foi o único a ter a mais alta condecoração ,
"A Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalhos em Ouro com Espadas de Diamantes" Esse merece um Vídeo muito especial depois quando a Alemanha se rendeu ele deu o ninja e veio morar na Argentina,um Piloto formidável e foi ele que ajudou a projetar o A-10 do EUA .O melhor Avião de Ataque o Solo do Mundo,Tudo haver com Rudel... Vale e muito apena falar desse cara .. Aí Júlio deixa aí Na Fila ...A História do melhor às de todos os tempo !!!!! Hans Rudel ... Sucesso!!!!
Hans, get the luger
*Podia falar dos outros ases também.*
Deveria ter uma vez ao mes
Um video..."as do mes"
Os maiores de cada país
Hans é top, um dos aviadores que mais admiro da segunda guerra mundial.
Cara muito emocionante a história desse aviador !!!
Tem minha continência... Independente da posição da Alemanha na guerra, ele foi um homem de vasta bravura !!!
Excelente história, tá de parabéns pelo conteúdo do vídeo 👏👏👏
O cara era foda, se fosse aliado ia ser mais terrível!!
Meu padrasto austríaco falecido já há 13 anos lutou na frente leste, o sonho dele era entrar para a luftwaffe, mas acabou indo para a brigada paraquedista no final da guerra, ele me contava muitas histórias dele.
Ele serviu na Fallschirmjager né?? Pouco se fala deles no fronte oriental.
Fantástico esse Ás alemão.
Excelente! Hartmann independente do lado em que lutou merece o respeito de toda a comunidade aeronáutica1
Faz um vídeo tbm de Egon Albrecht um piloto de caça alemão, nascido no Brasil, que combateu na Segunda Guerra Mundial pela Luftwaffe. Já deixei meu like no vídeo como sempre muito bom, parabéns.
Um absurdo não existir um filme sobre essa lenda ! Excelente trabalho !
Não fazem por q é alemão.
Viva a minha Deutschland 🇩🇪🇩🇪🇩🇪 orgulho de ter nascido neste país.
Uma das maiores potências mundiais!
@@allanpieper1858tem um filme do barão vermelho e ele é alemão
Homens de honra como esse alemão Erich não existem mais . 🇩🇪
Olá deixo um sugestão de vídeo : poderia falar da História do piloto alemão Martin Drewes
- cruz de ferro da segunda guerra , que depois da guerra veio morar no sul do Brasil e conta a sua história no livro caçador noturno.
Muito bom! Apesar da posição da Alemanha na guerra, esse honroso piloto serviu ao seu país fazendo um trabalho incrível e merece muito respeito!
Pera, quer dizer então que teve um episódio onde as duas frentes se encontraram no ar e os americanos lutaram contra os soviéticos?
Tem que ter um vídeo sobre isso.
Sim, mas provavelmente não foi intencional. A coordenação entre a USAAF e a VVS eram nulas, e muito provavelmente os aviadores se confundiram.
@@hgsp sim, provavelmente. Acho bacana ter um vídeo disso
Não sei se foi este o caso, mais houve sim, confronto entre americanos e sovieticos nos ceus da Yogoeslavia, os numeros variam, mais houve pelo menos 6 aviões destruidos.
Meio difícil os americanos não verem aquela estrelona vermelha nos aviões soviéticos...
Parabéns por mais um magnífico vídeo. No fragor da guerra e do combate não importa o país de origem do combatente, importa o próprio combatente. Erich Hartmann combateu pela sua pátria nos teatros de acção onde os seus superiores entenderam que ele seria mais útil e ele revelou todo o seu génio, coragem e inteligência. No ar, no mar e em terra, num ou noutro dos lados em conflito, houve muitos heróis, muitos ases - mas Erich Hartmann é dos poucos que fica no panteão superior da História. Um abraço desde Lisboa!
Falou corretamente
Incrível! Sobreviver a guerra, a 10 anos de prisão na União Soviética e com todo os feitos históricos que realizou durante a WWII... o cara era diferenciado!!
Essa história daria um excelente filme
Hartmann não se vendeu as potencias vencedoras igual Werner from Braun e companhia ótimo vídeo que história parabéns 👏
A diferença entre um soldado que luta por seu pais e um cara que luta por si próprio...
Werner von Braun não se vendeu, ta me sacaneando.
Fascinante! Imortalizado na guerra aérea pra sempre.
O maior de todos os guerreiros dos céus na sua função. Nunca mais a aviação mundial conheceu alguém como ele. Erich Hartmann foi único.
Já conhecia a história do Hartmann, mas nunca é demais relembrar. Muito bacana e emocionante. Merecia um filme!! Mas Hollywood jamais faria um, onde um alemão fosse o protagonista, sem demonizá-lo.
Outro cara que merecia um filme é o Fritz Christen. Esse último, não era da Luftwaffe, mas o que fez, foi impressionante.
Existem soldados que parecem ter poderes especiais. Se vê muito disso nos filmes da atualidade ; porém, a realidade supera a ficção em muito, quando se trata de Eric Hartmann e Fritz Christen.
Abraços!
Perfeito o vídeo! Me pegou quando disse que ele jamais veria o filho, pensei que tivesse morrido no final da guerra
O melhor de todos os pilotos em todos os tempos e muito dificilmente seu número de abates será batido.
Gosto muito das histórias sobre a II Guerra Mundial. Foi uma época de muita tristeza no mundo todo, mas também de aprendizado.
Que história fantástica, parabéns pelo vídeo!
Curto muito todas as historias da sala de guerra... mas esta de Eric HARTMANN foi a melhor... o cara era muito bom piloto de caça e temido durante a segunda guerra mundial... show
Um grande homem.
Exemplo de perseverança e personalidade.
Olá! Parabéns pelo seus vídeos! São muito bem planejados e a história é muito bem conduzida. Gostaria de sugerir que você nos conte a história de dois outros ases alemães. O primeiro já foi sugerido antes, Hans-Ulrich Rudel, imbatível em missões e resultados impressionantes.
O segundo, Hans-Joachim Marseille. Esse piloto, embora não muito conhecido, foi considerado um verdadeiro às pois desenvolveu uma técnica própria de combate aéreo contra a RAF, única, sendo considerado até pelo General Galante como uma espécie de gênio. Mestre do tiro desviado, gastava pouca munição e abatia seus alvos de forma surpreendente. Essa história vale a pena ser contada...
Fico me perguntando como alguém consegue dar dislike em um vídeo desse. Ótimo vídeo Júlio.
É a concorrência 🤣🤣🤣
Acho este canal ótimo para todos os sentidos, em especial para não deixar a história se repetir... parabéns aos idealizadores.... quanto ao povo que digamos descurte sempre fiquei me perguntando por que não obrigá-los a comentar o motivo antes de desmerecerem o trabalho alheio?? Que tal essa TH-cam?
otimo documentário.
Grande piloto que defendeu seu país com dignidade e honra.
Exemplo de coragem e dedicação.
O pior não é nem não terem feito um filme sobre Hartmann. O pior mesmo foi terem pegado a história de Michael Wittmann, que derrotou uma divisão inimiga inteira com apenas um tanque imobilizado, e invertido o lado, colocando a mesma história como um feito de um americano, no vergonhoso filme "Corações de Ferro".
Mania de americano...eles são os bons e os inimigos são idiotas e criminosos
@@marcosferraz1479 Falou tudo!! Os russos também tem essa mania de serem os melhores e os alemães burros, mas os filmes conseguem serem piores que os filmes americanos kk.
@@pedroarthur919 e pega mal pra eles mesmos...se o seu inimigo não passa de um idiota, vc tem muito pouco mérito por ter o derrotado kkk
@@marcosferraz1479 Desculpa a demora por responder!! Mas se os alemães fossem burros igual nos filmes tinham perdido a guerra em 1940 jkkkkk
@@pedroarthur919 kkkk na mosca kkk
Seus vídeos deveriam ser INSTITUÍDOS no ensino público brasileiro, tamanha a QUALIDADE e a RIQUEZA de conhecimento e informação, parabéns
Já pensou? 👀
Concordo, muito bem explicativo os vídeos e com qualidade excelente!!
Podemos considerar que Erich Hartmann está no Top 10 dos Ases mundiais e sempre servirá de inspiração não só para aviadores e militares, mas para todos aqueles que amam à sua Pátria. Figura de personalidade e técnicas únicas, manteve seus ideais intocados, não se deixando corromper por nada ou ninguém. Teve a felicidade de fazer o que mais amava durante toda a sua vida, algo realmente invejável. Uma história maravilhosa abrilhantada ainda mais com sua apresentação Júlio. Como se diz, não poderia esperar nada diferente vindo de você. Um forte abraço!
Documentário excelente,um verdadeiro testemunho sobre esses guerreiros que se enfrentavam um a um..como nos torneios medievais...se eram heróis ou não isso pouco interessa..punham sua vida em jogo...e Hartmann fez isso 1000 vezes ou mais..muito loko...
Cultura bélica Obrigado
Sempre bom de ver... Obrigado.
Parabéns. Muito bem feito e narrado este vídeo. Sou um daqueles que leu na década de 60 "O Circo Aéreo" do francês Pierre Clostermann, "Dos Primeiros aos Últimos Ases do Messerschmitt" do Adolf Galland, "No Tempo das Carabinas" do Renne Chambe e ainda possui a primeira edição portuguesa (1971) do "A História da Luftwaffe" do autor Cajus Bekker dentre vários outros .
Que história massa... Cheguei a torcer pro cara não tivesse morrido em batalha. E foi o que aconteceu. Um verdadeiro guerreiro. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Incrível. Mais de 300 vitórias!
Jamais será igualado.
Caramba. essa sequência de vídeos está muito boa. Ele e o barão vermelho são realmente exemplos de combatentes que masterizaram suas habilidades.
Caro Júlio César gostei muito dessa segunda parte. Estou pronto para a terceira ! Parabéns pela apresentação sensacional. Erich Hartmann era um excelente piloto e militar alemão.
Gosto muito de militaria, tenho muito material, pesquiso desde a adolescência, em especial o material germânico da Segunda Grande Guerra, tenho os livros de Galland, de Rudel, de Clostermann, .... dificilmente entro na plataforma para deixar um comentário ..... e estou fazendo isso para elogiar a qualidade do que vc apresenta, extremamente fiel aos fatos e rico nos detalhes da apresentação pessoal ... extemamente agradável assistir seus vídeos. É claro que o sininho está ativado.....kkkkk. Forte abraço e os melhores votos.
Que baita vídeo! Que baita ás! Ainda maior que o lendário Barão Vermelho! E ainda morreu de morte natural sem ser abatido! Realmente, o maior!
eu fico imaginando esse Hartmann recebendo de Hitler uma condecoração em plena embriagues!!
Os soldados alemães recebiam chocolate com metanfetamina pra ficarem alertas durante marchas e combates, um pouquinho de álcool é o de menos hahahahahaha
Teve um ex piloto depois professor universitario que, em visita ao Brasil, secou uma garrafa de pinga.
@@pedror598 recebiam também testosterona e anabólicos pra força e desempenho fisico, os soldados alemães eram muito a frente do seu tempo
Pois é kkkkk, justo o Hitler que era abstêmio
@@pedror598 mas essas drogas eram consideradas medicamentos.
E não foram usadas durante toda a guerra por conta de seus efeitos colaterais.
O Pervitin, como era chamado, causava efeitos muito semelhantes a uma ressaca, que deixavam o soldado inutilizado por dias.
Por isso em 1941 seu uso foi proibido, sendo usado apenas por alguns soldados que conseguiam clandestinamente.
Muito obrigado por nos trazer tantas informações. Somos bombardeados todos os dias com histórias, filmes, reportagens, livros etc onde nunca aparecem os soldados alemães. É compreensível pois, a História é escrota pelos vencedores!
13:25 Hartmann em sua última entrevista antes de falecer :
P: O que aconteceu naquela missão?
R: Partimos em uma missão para interceptar bombardeiros soviéticos atacando Praga, e contamos com muitas aeronaves americanas com Red Stars, parte de seu Lend & Lease. Mas também havia caças americanos por perto, e eu estava mil metros acima de todos eles. Parecia que americanos e russos estavam ocupados examinando uns aos outros e não sabiam que estávamos por perto. Eu dei a ordem de descer pelos Mustangs, depois pelos caças russos e pelos bombardeiros em apenas um ataque de ataque e fuga, então sairíamos dali já que éramos apenas nós dois. Eu abati dois P-51s rapidamente em meu mergulho e, em seguida, atirei em um bombardeiro de Boston, acertei bem, mas não foi uma morte. O segundo elemento também marcou uma vitória contra os Mustangs, e meu ala e eu estávamos bem. De repente, a coisa mais incrível aconteceu. Os combatentes soviéticos e americanos começaram a lutar entre si, e a confusão funcionou para nós. Eles não devem ter percebido que foi um Schwarm de alemães que começou a coisa toda! Os bombardeiros russos lançaram suas bombas em pânico e se viraram. Eu vi três Yaks serem abatidos e um Mustang danificado deixando um rastro de fumaça branca. Essa foi minha última luta contra os americanos.
A tradução é automática mas deu pra entender perfeitamente
Parabéns Sala de Guerra, mas um vídeo riquíssimo em informações e dados históricos.
Trabalho excelente de pesquisa!
Sucesso!!!!
Mais um excelente vídeo e lançado em um horário bem apropriado !!! Parabéns.
Parabéns pelo episódio, esse garoto, Hartmann, era destemido!
Assistindo de Londrina PR
Show de bola pesquisa muito bem elaborado e muito bem explicada em fim muito boa
faz um vídeo sobre o brasileiro que foi piloto da luftwafe na ww2
Que piloto!!
História incrível e muito bem contada
Que história lida e maravilhosa já que na guerra não existem bonzinhos,sem dúvida um grande piloto.
O maior dos maiores pilotos de caça. Sugiro um vídeo sobre outro alemão, ás dos Stukas, Hans-Ulrich Rudel. Muito bom seu canal. Obrigado pelo vídeo!
Caraca Júlio, mais uma vez me desculpe pelo comentário de semana passada e por duvidar da qualidade do seu vídeo. Grande trabalho cara, mais que satisfeito com a conclusão da história do Hartmann. Parabéns pela sua dedicação e por trazer documentários que não perdem em nada para qualquer programa de tv, na verdade são até mais completos.
Linda historia de vida, até chorei!!!!
História incrível
Que história sensacional!!! Parabéns pelo maravilhoso documentário mais que merecido a Hartmann
Excelente documentário e perfeita exposição em oratória e didática. Bravíssimos!
impressionante como piloto e como personalidade. Grande Bubi.
Oscar Lima Alpha Julio, muito bom esses videos sobre o Erich Hartmann.
Esse cara realmente nasceu para voar.
Já ouvi vários relatos sobre o grande Ás alemão, mas o seu foi disparado o melhor. Parabéns por ter sempre a História em suas mãos!
Ahhhh como eu amo esse canal, domingão almoçando ouvindo a voz do Júlio com essa baita história n tem coisa melhor ❤👏🏻👏🏻
Excelente.
Isso é que é carreira! Muito bom!
Luftwaffe..Los mejores pilotos de guerra!!
Homem de valor e honra
Parabéns pelos 2 vídeos contando esta incrível história...
uma lenda da aviação de caça.
Muito interessante a história do maior dos ases.
Parabéns ao Sala de Guerra por mais essa grande aula!
Nessa semana teremos no dia 04/07 a memória dos 75 anos da tragédia do Cruzador "Bahia". Teria como fazer um vídeo sobre essa triste página da História Naval brasileira?
No ponto de espera, pronto. Fox Alpha November.
garoto bom, deus o tenha
Um grande trabalho na documentação. Parabéns!
Sensacional como sempre!!!
Seria super legal um vídeo sobre o grande piloto e goleiro Herman Graf. Parabéns!!!
Pqp que honra, que determinação.
Uma pena não ter conhecido seu filho.
Eu como piloto PP imagino o sacrifício.
Não me canso de ver seus vídeos muito ricos em detalhes parabéns
Merecia um filme esse herói.
Hartman merece um filme
Show! 👏👏👏👏👏👏👏👏
Sensacional.
Emocionante
Amigo do Sala de Guerra sua narrativa é Brilhante voz imponente
Cara, seu canal é disparado um dos senão o MELHOR canal sobre esses temas. Parabéns, sucesso e vida longa ao canal!!!!!
Continuar a instrução de vôo.
Muito compensador Julio.
Excelente vídeo!
Parabéns!
Excelente comentário!!!
Belos vídeos sobre um valoroso Piloto! Fora de série! Parabéns!
Sensacional! Parabéns pelo ótimo documentário.
Que história sensacional, parabéns por trazê-la tão rica em detalhes.
Sensacional!
Agora sim! Ficou completo! Parabéns!
Júlio César, parabéns por mais esse trabalho. Sugiro um vídeo sobre o ás alemão Hans-Joachim Marseille.
Xará mandou bem - parte 2
352 vitórias aéreas do Erich.
352 era tambem o numero da divisão alemã que causou mais baixas no Dia D,na praia de Omaha.
Herói alemão, não se curvou aos eslavos.
Merece todo o meu respeito !
Si gostei! Amei . parabéns pelo vídeos uma aula história..👏🏼👏🏼👏🏼
Maravilhosa aula