Me fez lembrar de um professor católico que eu tive na faculdade de teologia, ele dizia: não se enganem com a mentalidade do nosso tempo, discipulado só se dá em pequenos grupos, igreja grande não significa igreja eficaz!
Interessante esse assunto até pra quem não é de mega igreja, como eu! Minha igreja é pequena e pelo fato de ser aqui na Inglaterra, ela tem outros problemas como o distanciamento dos líderes para com os membros por questões culturais já que somos pessoas de diferentes culturas e países! Por favor Vitor, se puder faça um vídeo sobre como a cultura influencia da forma da igreja! Obrigada por nos ajudar a entender tantas coisas aqui! 🙏🏻
Igrejas grandes demais: 1- os membros n se conhecem 2- o culto chega ser muito extenso 3- os patores n conhcem a vida dos fies 4- os pastores n sabem quem ta visitando 5- N da pra saber q esta vivendo na doutrina 6- se a pessoa fica sem ir , nimguem percebe 7- nao tem como visitar todo mundo 8- O acesso ao gabinete e dificil 9- O dizimo e alto mais nimguem n ve 10- Pessoas vao a igreja com outros interesses
Morei em Ctba um tempo nos anos 2000 e dps uns 5 anos atrás. Na 2a vez pude perceber como as igrejas pequenas e médias encolheram e como as mega igrejas cresceram ainda mais. Pelo q pude perceber os grupos de jovens sumiram, exceto das maiores igrejas. Outro segmento foi o de casais com filhos que tb migraram pra PIB, Bat. Alameda e outras. Finalmente, acredito q os membros mais abastados tb foram para as q tem maior infraestrutura, agravando a crise das pequenas. Parece q em muitos casos essas trocas aconteceram por encarar a igreja local como um serviço q vc recebe, numa mentalidade consumista.
Interessante que trabalhei de segurança em uma mega igreja aqui em Brasília, onde é frequentada por gente que tem grana, só é focada em auto ajuda, coaching e essas modas, e só vai pregar e cantar " grandes nomes" do Gospel, obs: não é só uma mega igreja, sim várias que focam no antropocentrismo
Posso dizer que vi o crescimento da Lagoinha, que atraiu membro de muuuuita igreja de BH (inclusive da minna pequena igreja na época)! Mas o foco vai mudando e outras mega vão se tornando a igreja da moda com o tempo. Hoje estou no sertão, mas fiquei muito feliz das vezes que voltei a Minas e visitei a Oitava Presbiteriana pela primeira vez e vi que, apesar de grande, você se sentia de fato em uma igreja, com louvor de igreja e Palavra, e não em uma boate assistindo a um show.
Com as paredes pintadas de preto, louvores comoventes levando a maioria aos prantos mais da metade do culto e no final pregação coach com umas pitadas de bíblia. O André valadão falou abertamente no The Noite que pintou a igreja dele de preto pq era uma tendência, ou seja é um mercado.
aqui em bh estou frequentando a Batista Central por ser perto aqui de casa mas as vezes sinto falta da intimidade de uma igreja menor como a que eu frequentava no interior…
Querido Victor, que vídeo precioso para uma boa reflexão. Seguindo nesse espírito, quero trazer um complemento sobre o assunto. 1 - Com relação à medição do sucesso ou não da igreja por meio do número de membros, infelizmente essa é muitas vezes uma realidade que deve ser analisada junto aos fatores que foram trazidos por você. Porém o que também acontece muito é a falta de desejo e atitudes missionárias de muitas igrejas que impedem ela de avançar na sua comunidade/cidade. "Mas a igreja está pregando o Evangelho" porém por vezes não está comunicando na língua das pessoas... Igrejas que estão há vários anos em um mesmo local estagnadas devem se questionar se estão buscando REALMENTE cumprir a missão de FAZER DISCÍPULOS. Temos que tomar cuidado para não achar que as melhores igrejas são pequenas (e nem as grandes), mas sim olharmos para sua centralidade bíblica E sua fidelidade a ordem de Jesus. 2 - O crescimento nem sempre é associado a evangelismo, isso é fato. Porém a realidade que vejo nessas igrejas é sempre haver uma boa organização e coordenação de evangelização, pequenos grupos, acolhimento, etc. 3 - Nem sempre igreja grande é saudável, mas isso não está associado somente ä igreja grande... Não sejamos ingênuos, quantas e quantas são as pequenas igrejas onde há muita fofoca, comodismo e vaidade... Existem igrejas tóxicas em ambos os contextos... 4 - Com relação a ajustar às pessoas a estrutura esse é um assunto polêmico pois isso é o que acontece historicamente. A música tradicional de hoje é a música ATUAL de anos atrás. Temos que cuidar e pensar com muita cautela com isso, mas não podemos ser hipócritas. OBS.: Sou pastor de uma igreja pequena com menos de 50 pessoas.
Não sei se vou conseguir contribuir em algo, mesmo pq o Vitor falou maravilhosamente bem sobre o tema, mas vejo esse fenômeno de "mega churchs" de forma bem peculiar!? Todas as vezes que penso sobre esse assunto, penso em mim, pois, estou enorme e ao mesmo tempo, por inúmeras intempéries, profundamente desnutrida. A reversão dessa situação é extremamente difícil, porém essencial, seja para um indivíduo seja para uma organização religiosa, mas e cadê a coragem para começar? Já congreguei numa igreja grande e não foi a melhor das experiências e sou prova viva, ou cambaleante, de que o tamanho não é documento.
Gostei Victor, muito bom! Parabéns inclusive tbm pelo Canal, sempre com informações de grande relevância, numa didática clara e teologicamente sadia. Que Deus siga o abençoando e usando!
Opa. O Victor voltou! Eu sempre entro no You Tube esperando seus vídeos. Pra ser sincero eu não gosto de igrejas grandes de mais e é mais difícil de criar vínculo com as pessoas. E me parece que a liderança fica um pouco distante do povo também. Sempre ocupados com assuntos administrativos. Gosto de grupos pequenos, assim como Jesus tinha. (Me refiro aos 12 e não aos 70 kkkk) mas enfim, espero que possamos crescer não só em número mais em maturidade também. Que Deus o abençoe!
Aqui em Curitiba se pegar as 5,6 ,7... megas igrejas.... Vc percebe muita influência política... Crescimento e lucro nessa igreja vc dificilmente consegue contato com a liderança....ate mesmo a forma de grupos familiares, célula se tornam massificante, mas como foi colocado é sempre uma forma de consumo por causa da estrutura oferecida. E as comunidades mais pequenas acabam mais estagnadas muitas ate ficam com poucos membros. Inclusive igrejas que no passado eram maiores ou passaram por algum crescimento.
Já frequentei uma igreja grande por mais de 35 anos. Chegou a ter 2 mil membros, mas era uma estrutura muito boa, todos se conheciam, o trabalho com crianças e adolescentes era muito bom, saíra muitos pastores de lá. Até que... chegou um pastor com umas coisas estranhas, falava de maldições hereditárias, prosperidade, tirou todos os lideres de seus postos e colocou pessoas recém convertidas no lugar, começou a criar uma milícia de membros que faziam tudo e aceitavam tudo que ele queria. Isso provocou um racha na igreja, porque o tesoureiro o confrontou sobre alguns gastos exorbitantes, e quase todos os membros mais participantes sairam. Por fim, esse pastor faleceu antes de concluir seu período e a igreja permaneceu rachada. Dos membros antigos, alguns foram para outras igrejas, outros saíram e não voltaram a congregar, uns poucos retornaram. Mudei para outra por questões pessoais (principalmente por questões de segurança, a região foi dominada por milícia) mas até hoje me pergunto como chegou a esse ponto. Depois foram chegando novos os pastores e parece que voltou um pouco ao que era.
Se não cuidar do corpo de Cristo , isso pode acontecer até com uma igreja pequenas.Com bem dito no vídeo, igrejas grandes, os membros tem cause nenhum contato com o líder da igreja, esse por sua vez tem uma liberdade para executar o que bem entender sem ter quem se oponham
No seminário que frequentei em 1995, tinha já uma disciplina sobre Crescimento de Igreja. Liamos textos do Donald MacGravan e Peter Wagner, além das vantagens da aplicação dos métodos de publicidade e marketing para "ganhar" mais pessoas. Por exemplo, era nos dito que Paulo escolhia metrópoles para, a partir do grande centro, plantar igrejas menores; o apóstolo não "perdia tempo, energia e recursos" com lugares insignificantes.
se o Espírito não te direcionar para um lugar específico, acho que é uma abordagem que até faz sentido, pregar para o maior número possível de pessoas.
Victor, sou Pastor Batista e tenho tentado convencer o corpo pastoral ali de ações de evangelização mais efetivas pois, o crescimento quase inexistente é algo que tambem deve estar errado, parte de sua fala sobre criar uma igreja pro mercado ja foi falado ali, mas a verdadeira duvida é Por que não posso ser Igreja saudavel e crescer em numero ao mesmo tempo? se posso o que devo fazer para alcançar isso? ou é errado querer isso? é errado querer que irmaos que moram em outros municipios se desloquem 20 km ou mais por que na cidade aqui so existe uma Igreja Batista (saudavel) ? Parabens pelo video, um dia vou ao seus eventos para abraça-lo ! Graça e Paz!
Isso é muito interessante de se pensar e analisar. Eu vou mudar de cidade mês que vem e estou acompanhando uma igreja que pretendo congregar nela. Porém tenho notado um fato, ela é uma igreja jovem de 3 anos, e cresceu muito em pouco tempo. Tipo, já tem 400 membros. E isso me deixou balançada, porque penso se realmente há como se cuidar de 400 almas que chegaram em pouco tempo.
Até dar para cuidar. Mas o pastoreio teria que ser descentralizado, teria que haver na igreja um quadro de lideres preparados para discipular e orientar uma quantidade especifica de membros, como o conselho dado a Moises pelo sogro Jetro. É claro tem que ser bem criterioso nas escolhas de líderes no mesmo padrão que Paulo recomenda a Timóteo. O pastor teria que ser bem sábio para mentoriar, treinar e capacitar tais lideres para que eles também possam no futuro replicar o mesmo processo. Por fim, a preocupação maior não é pela grande quantidade membros e sim se há lideres capazes suficientes para cuidar desse povo.
Bem não sei, mas a maioria das vezes e o cuidado através de células, pq até mesmo o Pr que tem igreja pequena não cuida de 70 almas, muitas vezes e daí que os filhos saem da igreja, pq vê o pai cuidando de fora e não cuida de quem está dentro
o Victor foi cauteloso em sempre falar dos problemas como “pode ser…”, algumas igrejas se tornam grandes por motivos positivos, como oferecerem um evangelho puro e simples, serem acolhedoras e outras coisas que certas denominações permanecem pequenas exatamente por terem frieza espiritual e/ou estarem falhando em alguns pontos fundamentais
A paz Victor. Faz um vídeo reagindo a um dos vídeos do canal filosofia EX(Akel). Ele não é ateu, porém a visão dele sobre algumas passagens na bíblia e um pouco estranhas. Tenho certeza que reagindo a um vídeo dele, irar nós ensinar muita coisa. Forte abraço. (^^)^_^
Victor, com relação a Saddleback Church, um dos pilares dela é o crescimento por evangelização e não a transferência. A maioria dos convertidos de lá são de não evangelizados.
Victor (ou alguem dos comentários), por favor, preciso muito de uma fonte teórica pra estudar o movimeto seeker sensitive, é pra minha dissertação! Me indica?
Com as paredes pintadas de preto, louvores comoventes levando a maioria aos prantos mais da metade do culto e no final pregação coach com umas pitadas de bíblia. O André valadão falou abertamente no The Noite que pintou a igreja dele de preto pq era uma tendência, ou seja é um mercado.
ninguém frequenta um lugar por conta da cor das paredes, a própria igreja do Victor não tem uma estética caricatural de igrejinha típica, usar uma “cor da moda” não tem problema se a pessoa não apoiar seu ministério nisso
@@KhayteProfeta o problema não está na cor da parede em si mas na tentativa de sempre estar atualizado com a modinha numa tentativa de atrair ou agradar tratando igreja como um negócio. No passado a igreja se reunia nas catacumbas, escondido em casas ou seja o que menos importa é o exterior, as atratividades devem ser sempre o que é pregado e como se cultua a Deus nesses lugares.
E as igrejas pentecostais que tem parede branca, mas a maioria dos cultos parecem rituais em terreiros de macumba, com pessoas rodopiando, falando em línguas, fazendo o tal de ritual de descarrego, sendo que isso nem base bíblica tem.
O primeiro mito é verdade, as justificativas para dizer o que são os mito seguintes, na verdade, dão razão para dizer que isso é verdade (exceto o último). Quando se tem uma cultura de consumo, a missão de uma igreja é números e a evangelização pode (ou tende a) ficar em paralelo, como se vê.
ONDE ESTIVEREM , DOIS OU TRÊS REUNIDOS EM MEU NOME, ALI ESTAREI EU MATEUS 18V20- A QUESTÃO, NÃO É O TAMANHO DO TEMPLO E SIM A QUALIDADE DA COMUNHÃO, VALEU - SOLDADOS DE CRISTO IDE E PREGAI
Com todo respeito . Estou fora de grandes DENOMINAÇÕES. GRANDE PARTE CORROMPIDAS E COMÉRCIO DA FÉ . NÃO QUERO TOTALIZAR AS GRANDES DENOMINAÇÕES MAS QUEM JÁ PARTICIPOU DESSAS " FAMOSAS IGREJAS MUNDIAIS , UNIVERSAIS ETC SABEM QUAL O PROPÓSITO DOS SEUS LÍDERES !
Victor tu topa participar de um debate sobre se existe ou não compatibilidade em ser cristão e ao mesmo tempo Redpill??? tem um cara inteligentíssimo que acho que você gostaria de debater sobre! Vou te mandar lá pelo privado!
@@thiagoclmoreira cara é totalmente compatível o que é incompatível é ser Feminazi e cristã ao mesmo tempo, o grande problema é que a igreja hoje em dia pra cobrar dos Homens é um monstro agora pra cobrar Mulher é um bicho inofensivo! Se você pesquisasse afundk saberia que não existe incompatibilidade
Me fez lembrar de um professor católico que eu tive na faculdade de teologia, ele dizia: não se enganem com a mentalidade do nosso tempo, discipulado só se dá em pequenos grupos, igreja grande não significa igreja eficaz!
Interessante esse assunto até pra quem não é de mega igreja, como eu!
Minha igreja é pequena e pelo fato de ser aqui na Inglaterra, ela tem outros problemas como o distanciamento dos líderes para com os membros por questões culturais já que somos pessoas de diferentes culturas e países!
Por favor Vitor, se puder faça um vídeo sobre como a cultura influencia da forma da igreja!
Obrigada por nos ajudar a entender tantas coisas aqui! 🙏🏻
Igrejas grandes demais:
1- os membros n se conhecem
2- o culto chega ser muito extenso
3- os patores n conhcem a vida dos fies
4- os pastores n sabem quem ta visitando
5- N da pra saber q esta vivendo na doutrina
6- se a pessoa fica sem ir , nimguem percebe
7- nao tem como visitar todo mundo
8- O acesso ao gabinete e dificil
9- O dizimo e alto mais nimguem n ve
10- Pessoas vao a igreja com outros interesses
Morei em Ctba um tempo nos anos 2000 e dps uns 5 anos atrás. Na 2a vez pude perceber como as igrejas pequenas e médias encolheram e como as mega igrejas cresceram ainda mais. Pelo q pude perceber os grupos de jovens sumiram, exceto das maiores igrejas. Outro segmento foi o de casais com filhos que tb migraram pra PIB, Bat. Alameda e outras. Finalmente, acredito q os membros mais abastados tb foram para as q tem maior infraestrutura, agravando a crise das pequenas. Parece q em muitos casos essas trocas aconteceram por encarar a igreja local como um serviço q vc recebe, numa mentalidade consumista.
Interessante que trabalhei de segurança em uma mega igreja aqui em Brasília, onde é frequentada por gente que tem grana, só é focada em auto ajuda, coaching e essas modas, e só vai pregar e cantar " grandes nomes" do Gospel, obs: não é só uma mega igreja, sim várias que focam no antropocentrismo
O capital é o Deus do mundo no século 21
Posso dizer que vi o crescimento da Lagoinha, que atraiu membro de muuuuita igreja de BH (inclusive da minna pequena igreja na época)! Mas o foco vai mudando e outras mega vão se tornando a igreja da moda com o tempo. Hoje estou no sertão, mas fiquei muito feliz das vezes que voltei a Minas e visitei a Oitava Presbiteriana pela primeira vez e vi que, apesar de grande, você se sentia de fato em uma igreja, com louvor de igreja e Palavra, e não em uma boate assistindo a um show.
Com as paredes pintadas de preto, louvores comoventes levando a maioria aos prantos mais da metade do culto e no final pregação coach com umas pitadas de bíblia. O André valadão falou abertamente no The Noite que pintou a igreja dele de preto pq era uma tendência, ou seja é um mercado.
@@julianomp3 🙄😮💨
Fiz parte da IBL há mais de 15 anos, cansei desse modelo, cansa mesmo.
aqui em bh estou frequentando a Batista Central por ser perto aqui de casa mas as vezes sinto falta da intimidade de uma igreja menor como a que eu frequentava no interior…
Querido Victor, que vídeo precioso para uma boa reflexão. Seguindo nesse espírito, quero trazer um complemento sobre o assunto.
1 - Com relação à medição do sucesso ou não da igreja por meio do número de membros, infelizmente essa é muitas vezes uma realidade que deve ser analisada junto aos fatores que foram trazidos por você. Porém o que também acontece muito é a falta de desejo e atitudes missionárias de muitas igrejas que impedem ela de avançar na sua comunidade/cidade. "Mas a igreja está pregando o Evangelho" porém por vezes não está comunicando na língua das pessoas... Igrejas que estão há vários anos em um mesmo local estagnadas devem se questionar se estão buscando REALMENTE cumprir a missão de FAZER DISCÍPULOS. Temos que tomar cuidado para não achar que as melhores igrejas são pequenas (e nem as grandes), mas sim olharmos para sua centralidade bíblica E sua fidelidade a ordem de Jesus.
2 - O crescimento nem sempre é associado a evangelismo, isso é fato. Porém a realidade que vejo nessas igrejas é sempre haver uma boa organização e coordenação de evangelização, pequenos grupos, acolhimento, etc.
3 - Nem sempre igreja grande é saudável, mas isso não está associado somente ä igreja grande... Não sejamos ingênuos, quantas e quantas são as pequenas igrejas onde há muita fofoca, comodismo e vaidade... Existem igrejas tóxicas em ambos os contextos...
4 - Com relação a ajustar às pessoas a estrutura esse é um assunto polêmico pois isso é o que acontece historicamente. A música tradicional de hoje é a música ATUAL de anos atrás. Temos que cuidar e pensar com muita cautela com isso, mas não podemos ser hipócritas.
OBS.: Sou pastor de uma igreja pequena com menos de 50 pessoas.
Ótima análise. Aqui no Brasil as pessoas estão muito tentadas com a ilusão de ser mega igreja esquecendo a essência e os princípios do evangelho
Vídeo necessário! Recomendo o livro: "Uma Igreja Chamada TOV"
A maior verdade sobre as grandes igrejas é que os "pequeninos" são esquecidos e os "grandes" são exaltados.Isso é totalmente tóxico
Não sei se vou conseguir contribuir em algo, mesmo pq o Vitor falou maravilhosamente bem sobre o tema, mas vejo esse fenômeno de "mega churchs" de forma bem peculiar!? Todas as vezes que penso sobre esse assunto, penso em mim, pois, estou enorme e ao mesmo tempo, por inúmeras intempéries, profundamente desnutrida. A reversão dessa situação é extremamente difícil, porém essencial, seja para um indivíduo seja para uma organização religiosa, mas e cadê a coragem para começar? Já congreguei numa igreja grande e não foi a melhor das experiências e sou prova viva, ou cambaleante, de que o tamanho não é documento.
Esse vídeo foi necessário pra mim e veio segundo oq eu precisava.
Muito obrigado.
Já estava me achando louco por pensar assim
Vídeo bastante pertinente. Obrigada! Estou sentindo falta dos devocionais diários. Deus abençoe ricamente sua vida e te dê cada dia mais saúde
Gostei Victor, muito bom! Parabéns inclusive tbm pelo Canal, sempre com informações de grande relevância, numa didática clara e teologicamente sadia. Que Deus siga o abençoando e usando!
Gosto dos temas levantados,nos leva a refletirmos o verdadeiro evangelho de Cristo!
Opa. O Victor voltou! Eu sempre entro no You Tube esperando seus vídeos. Pra ser sincero eu não gosto de igrejas grandes de mais e é mais difícil de criar vínculo com as pessoas. E me parece que a liderança fica um pouco distante do povo também. Sempre ocupados com assuntos administrativos. Gosto de grupos pequenos, assim como Jesus tinha. (Me refiro aos 12 e não aos 70 kkkk) mas enfim, espero que possamos crescer não só em número mais em maturidade também. Que Deus o abençoe!
Parabéns pela lucidez! Deus abençoe muito seu ministério 🙏
Voltooou, Victor! Uhuuuu
Aqui em Curitiba se pegar as 5,6 ,7... megas igrejas.... Vc percebe muita influência política... Crescimento e lucro nessa igreja vc dificilmente consegue contato com a liderança....ate mesmo a forma de grupos familiares, célula se tornam massificante, mas como foi colocado é sempre uma forma de consumo por causa da estrutura oferecida. E as comunidades mais pequenas acabam mais estagnadas muitas ate ficam com poucos membros. Inclusive igrejas que no passado eram maiores ou passaram por algum crescimento.
Excelente!!!
Obrigado por compartilhar isso!
sdds dos vídeos devocionais com a bíblia 365 😢
Tem 365 vídeos do ano passado todinho
Que bom que voltou!!!
Bom trabalho Vitor, tema interessante
AEEEEEEEEEE O VICTOR VOLTOOOOOOOU
Excelente vídeo, Victor. Gosto quando vc fala sobre a parte prática de vida de igreja e afins. Faça mais, seu puder.
Abraços
Excelente... prestação de contas
Já frequentei uma igreja grande por mais de 35 anos. Chegou a ter 2 mil membros, mas era uma estrutura muito boa, todos se conheciam, o trabalho com crianças e adolescentes era muito bom, saíra muitos pastores de lá. Até que... chegou um pastor com umas coisas estranhas, falava de maldições hereditárias, prosperidade, tirou todos os lideres de seus postos e colocou pessoas recém convertidas no lugar, começou a criar uma milícia de membros que faziam tudo e aceitavam tudo que ele queria. Isso provocou um racha na igreja, porque o tesoureiro o confrontou sobre alguns gastos exorbitantes, e quase todos os membros mais participantes sairam. Por fim, esse pastor faleceu antes de concluir seu período e a igreja permaneceu rachada. Dos membros antigos, alguns foram para outras igrejas, outros saíram e não voltaram a congregar, uns poucos retornaram. Mudei para outra por questões pessoais (principalmente por questões de segurança, a região foi dominada por milícia) mas até hoje me pergunto como chegou a esse ponto. Depois foram chegando novos os pastores e parece que voltou um pouco ao que era.
O ministério é impróprio para pessoas carnais.
Se não cuidar do corpo de Cristo , isso pode acontecer até com uma igreja pequenas.Com bem dito no vídeo, igrejas grandes, os membros tem cause nenhum contato com o líder da igreja, esse por sua vez tem uma liberdade para executar o que bem entender sem ter quem se oponham
Esclarecedor , Obg Victor
No seminário que frequentei em 1995, tinha já uma disciplina sobre Crescimento de Igreja. Liamos textos do Donald MacGravan e Peter Wagner, além das vantagens da aplicação dos métodos de publicidade e marketing para "ganhar" mais pessoas. Por exemplo, era nos dito que Paulo escolhia metrópoles para, a partir do grande centro, plantar igrejas menores; o apóstolo não "perdia tempo, energia e recursos" com lugares insignificantes.
se o Espírito não te direcionar para um lugar específico, acho que é uma abordagem que até faz sentido, pregar para o maior número possível de pessoas.
Victor, sou Pastor Batista e tenho tentado convencer o corpo pastoral ali de ações de evangelização mais efetivas pois, o crescimento quase inexistente é algo que tambem deve estar errado, parte de sua fala sobre criar uma igreja pro mercado ja foi falado ali, mas a verdadeira duvida é Por que não posso ser Igreja saudavel e crescer em numero ao mesmo tempo? se posso o que devo fazer para alcançar isso? ou é errado querer isso? é errado querer que irmaos que moram em outros municipios se desloquem 20 km ou mais por que na cidade aqui so existe uma Igreja Batista (saudavel) ? Parabens pelo video, um dia vou ao seus eventos para abraça-lo ! Graça e Paz!
Isso é muito interessante de se pensar e analisar. Eu vou mudar de cidade mês que vem e estou acompanhando uma igreja que pretendo congregar nela. Porém tenho notado um fato, ela é uma igreja jovem de 3 anos, e cresceu muito em pouco tempo. Tipo, já tem 400 membros. E isso me deixou balançada, porque penso se realmente há como se cuidar de 400 almas que chegaram em pouco tempo.
Interessante pensamento
Até dar para cuidar. Mas o pastoreio teria que ser descentralizado, teria que haver na igreja um quadro de lideres preparados para discipular e orientar uma quantidade especifica de membros, como o conselho dado a Moises pelo sogro Jetro. É claro tem que ser bem criterioso nas escolhas de líderes no mesmo padrão que Paulo recomenda a Timóteo. O pastor teria que ser bem sábio para mentoriar, treinar e capacitar tais lideres para que eles também possam no futuro replicar o mesmo processo. Por fim, a preocupação maior não é pela grande quantidade membros e sim se há lideres capazes suficientes para cuidar desse povo.
Bem não sei, mas a maioria das vezes e o cuidado através de células, pq até mesmo o Pr que tem igreja pequena não cuida de 70 almas, muitas vezes e daí que os filhos saem da igreja, pq vê o pai cuidando de fora e não cuida de quem está dentro
@@celicsa Isso mesmo. O cenário de organização que eu falei, na maioria das vezes só é possível em uma igreja em células.
o Victor foi cauteloso em sempre falar dos problemas como “pode ser…”,
algumas igrejas se tornam grandes por motivos positivos, como oferecerem um evangelho puro e simples, serem acolhedoras e outras coisas que certas denominações permanecem pequenas exatamente por terem frieza espiritual e/ou estarem falhando em alguns pontos fundamentais
Na minha experiência igrejas grandes são frias e vivem de eventos , enquanto a igreja pequena os jovens sumiram
@Marcelo Rodrigues bom dia irmão ... Como eu disse na minha vivência (experiência) de frequenta-las.
BAITA TRABALHO! 👏🏼👏🏼
Concordo💯👍🏼🙌🏼 Ótimo vídeo
Faltou citar versículos para embasar
A paz Victor. Faz um vídeo reagindo a um dos vídeos do canal filosofia EX(Akel). Ele não é ateu, porém a visão dele sobre algumas passagens na bíblia e um pouco estranhas. Tenho certeza que reagindo a um vídeo dele, irar nós ensinar muita coisa. Forte abraço. (^^)^_^
Victor, com relação a Saddleback Church, um dos pilares dela é o crescimento por evangelização e não a transferência. A maioria dos convertidos de lá são de não evangelizados.
Mano peguei agr que tu usou um trecho de celebration de kanye no Outro do video FICOU DEMAIS
O Vitor não está mais fazendo as reflexões com a bíblia 365?!
Victor (ou alguem dos comentários), por favor, preciso muito de uma fonte teórica pra estudar o movimeto seeker sensitive, é pra minha dissertação! Me indica?
Victor Cirúrgico Fontana
🤣🤣
Com as paredes pintadas de preto, louvores comoventes levando a maioria aos prantos mais da metade do culto e no final pregação coach com umas pitadas de bíblia. O André valadão falou abertamente no The Noite que pintou a igreja dele de preto pq era uma tendência, ou seja é um mercado.
ninguém frequenta um lugar por conta da cor das paredes,
a própria igreja do Victor não tem uma estética caricatural de igrejinha típica,
usar uma “cor da moda” não tem problema se a pessoa não apoiar seu ministério nisso
@@KhayteProfeta o problema não está na cor da parede em si mas na tentativa de sempre estar atualizado com a modinha numa tentativa de atrair ou agradar tratando igreja como um negócio. No passado a igreja se reunia nas catacumbas, escondido em casas ou seja o que menos importa é o exterior, as atratividades devem ser sempre o que é pregado e como se cultua a Deus nesses lugares.
E as igrejas pentecostais que tem parede branca, mas a maioria dos cultos parecem rituais em terreiros de macumba, com pessoas rodopiando, falando em línguas, fazendo o tal de ritual de descarrego, sendo que isso nem base bíblica tem.
11- n da pra convidar todo mundo nos niveres
13- pessoas querem se esconder ( pecados ) pra nimguem sabet da sua vida
👏🏾💚
Para quem não sabe mega-igreja é quando 5 igrejas se unem e forma um Megazord abençoado ou 1024 kb igreja. Brincadeiras a parte, bem observado
kkkkkkkkkkkkkk mt bom. É tipo um Exodia das igrejas, junta 5 denominações: Luteranos, Presbiterianos, Batistas, Metodistas e Assembleianos.
O primeiro mito é verdade, as justificativas para dizer o que são os mito seguintes, na verdade, dão razão para dizer que isso é verdade (exceto o último). Quando se tem uma cultura de consumo, a missão de uma igreja é números e a evangelização pode (ou tende a) ficar em paralelo, como se vê.
Faz 4 mentiras sobre igreja pequena
👏🏻👏🏻
ONDE ESTIVEREM , DOIS OU TRÊS REUNIDOS EM MEU NOME, ALI ESTAREI EU MATEUS 18V20- A QUESTÃO, NÃO É O TAMANHO DO TEMPLO E SIM A QUALIDADE DA COMUNHÃO, VALEU - SOLDADOS DE CRISTO IDE E PREGAI
Com todo respeito . Estou fora de grandes DENOMINAÇÕES. GRANDE PARTE CORROMPIDAS E COMÉRCIO DA FÉ . NÃO QUERO TOTALIZAR AS GRANDES DENOMINAÇÕES MAS QUEM JÁ PARTICIPOU DESSAS " FAMOSAS IGREJAS MUNDIAIS , UNIVERSAIS ETC SABEM QUAL O PROPÓSITO DOS SEUS LÍDERES !
12- viram verd. Stardup ou pessoas vao pra ver cooult
Victor tu topa participar de um debate sobre se existe ou não compatibilidade em ser cristão e ao mesmo tempo Redpill??? tem um cara inteligentíssimo que acho que você gostaria de debater sobre! Vou te mandar lá pelo privado!
Quem?
Ele já tem um video falando que são incompatíveis... acho que não necessita debate 😁
@@thiagoclmoreira cara é totalmente compatível o que é incompatível é ser Feminazi e cristã ao mesmo tempo, o grande problema é que a igreja hoje em dia pra cobrar dos Homens é um monstro agora pra cobrar Mulher é um bicho inofensivo! Se você pesquisasse afundk saberia que não existe incompatibilidade
Primeiro a chegar