Junho de 2013 foi uma "Guerra Híbrida" do imperialismo?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
  • Ajude a manter e melhorar o canal
    Apoia-se: apoia.se/jones...
    PIX: jonesmanoel.agenda@gmail.com
    Escute o Revolushow, o melhor Podcast: revolushow.com/
    Nossa lista do telegram: t.me/jonesmanoel
    Link do site da Baioneta Editora e o cupom "JONESMANOEL2019" ou "jonesmanoel2019": www.baionetaedi...
    Cupom de desconto na Autonomia Literária #JonesAutonomia :autonomialiter...
    Link para seguidores do canal comprar livros da Boitempo com desconto de 20% no cupom JONESMANOEL: www.boitempoed...
    Nosso curso online: "Domenico Losurdo e Frantz Fanon: introdução ao marxismo anticolonial" - classeesquerda...
    Colonialismo e luta anticolonial: desafios da revolução no século XXI: www2.boitempoe...
    Raça, classe e revolução - A luta pelo poder popular nos Estados Unidos: autonomialiter...
    A outra Rosa: estratégia e política revolucionária: lavrapalavra.c...
    Revolução Africana - Uma antologia do pensamento marxista: autonomialiter...

ความคิดเห็น • 214

  • @vincitomniaveritas7965
    @vincitomniaveritas7965 ปีที่แล้ว +118

    "nossa esquerda é uma esquerda de classe média" real demais!

    • @israelmachadodasilva3201
      @israelmachadodasilva3201 ปีที่แล้ว +9

      De acordo, por isso são esses que acham que ir para a rua é o "povo" e não possuem muita coisa para oferecer aos mais pobres em como ganhar a vida; enquanto isso grupos religiosos oferecem cursos de empreendedorismo, ensinam lições de finanças pessoas, grupos de apoio para relações sociais, e a esquerda está no que, dizendo que é neoliberalismo e coisa da burguesia?

    • @aluisiomotagodinho7155
      @aluisiomotagodinho7155 ปีที่แล้ว +9

      Tem um texto de Mauro Marini, de 1969, falando o mesmo.

    • @apartamentossalvador4226
      @apartamentossalvador4226 ปีที่แล้ว +2

      A lição que fica: não participe de protestos puxados pelos anarquistas, sem ligação com sindicatos ou trabalhadores organizados. Altas chances de dar ruim. Hehehehe.

    • @urdinaru
      @urdinaru ปีที่แล้ว

      Desconstruir o conceito de Guerra Híbrida só beneficia o Próprio Imperialismo. O conceito engloba financiamento e impulsionamento de mídias, Ok sempre foi assim, mas o que nos favorece descontruir o conceito que é contemporâneo, para além disso, questionar a diferença entre bolivia cuba venezuela entre outros paises, a diferença é simples a classe média nesses países é ainda mais reduzida, bem como o número de safados" OGSTAS"

    • @HeusthamFS
      @HeusthamFS ปีที่แล้ว

      @@aluisiomotagodinho7155 Saberia dizer o nome do texto, por favor? Gostaria de dar uma lida

  • @Geografando1103
    @Geografando1103 ปีที่แล้ว +7

    Apresentarei três pontos:
    1- A Guerra Híbrida não traz nada de novo? Traz a interpretação de novas formas e processos, esses que são elementos fundamentais para compreender a produção do espaço geográfico. Não há porque substituir o conceito de Guerra Híbrida pelo de Imperialismo, a Guerra Híbrida interpreta novas formas e processos associados a fase superior do imperialismo, por isso mesmo, é válida. Se assim fosse, deveríamos abandonar o conceito de Globalização pelo de Imperialismo, pois a Globalização é a fase superior do Imperialismo. A validade do conceito está em captar o movimento da realidade, e é valido pois chama a atenção a novas formas e processos.
    2- A Guerra Híbrida só funciona em países onde já existem contradições? O autor nunca disse o contrário, me refiro a Andrew Korybko, que trabalhou o conceito de forma mais inicial. Me parece ainda que é uma crítica feita sem recorrer ao seu texto, pois o conceito de "contradição" não aparece em nenhum momento em seu livro, então pressupor que o autor pretende que a Guerra Híbrida crie uma contradição no país, é um erro de método. Por outro lado o autor sempre falou em analisar relações e através da análise realizar intervenções, isto está lá no livro, portanto, não se trata de criar contradições, mas de estimular contradições já existentes.
    3- A Guerra Híbrida é um álibi para os governos? Bom, nesse caso, a ausência de Guerra Híbrida é, também, um álibi para os movimentos de esquerda que não querem admitir que, em parte, foram induzidos pelo império a favorecer as pautas da própria direita. Os governos não fazem autocrítica? Bom, parece que a esquerda, em geral, também não, pois não reconhecem a influência imperialista na condução de junho de 2013 através da ação de uma Guerra Híbrida.
    De fato, os governos não deveriam usar a Guerra Híbrida como um álibi, mas também, nem teria o porquê de usar, isso porque o conceito de Guerra Híbrida não pressupõe que todas as contradições existentes contra um governo foram produzidas, não descarta a existência de contradições nacionais, acredito que quando essa análise é feita, nesse sentido, é feita com um erro de escala, pois existem contradições internacionais, regionais, nacionais e urbanas nesse processo. A escala que eu utilizo para interpretar a realidade altera as formas e processos observados, que já existem, mas estão sujeitos, de acordo com a escala, a diferentes recortes da estrutura, por isso uma análise de múltiplas escalas é necessária, uma análise que considere as contradições internacionais a nível de imperialismo e guerras híbridas (não tem porque substituir um conceito por outro) e a nível nacional a partir das contradições entre o capitalismo brasileiro e a sociedade, ao fim, ao unir as duas análises perceberemos que no todo da estrutura, junho de 2013 pode ser interpretado a partir de diversas facetas, que no conjunto formam um movimento histórico que em seu conjunto não pressupõe que ao adotar o conceito de Guerra Híbrida estamos desconsiderando as contradições nacionais.
    Por: Leonardo Mendonça.

  • @marquescunha
    @marquescunha ปีที่แล้ว +20

    Apoio Salve Camaradas!
    Este mês estou comprometido a me esforçar para aumentar o engajamento deste camarada , grande comunicador, que tá arrebentando nos vídeos diários, enfrentando todas as adversidades sem desanimar e por isso conto com a ajuda de todos vcs!
    De que forma? Doando 1 real por pix a cada video que eu vejo, pode parecer pouco, mas cada pix é um voto de confiança.
    Não é só sobre a grana, a doação é um sinal de união e um incentivo pro camarada seguir na batalha, mais que números no algorítmico ele vai ver o nome daqueles que estão com ele. Vamos fortalecer nossos vínculos no virtual para poder manifestar no real e lutar para fazer a diferença para todos nós.
    🤝

  • @josuemarques4258
    @josuemarques4258 ปีที่แล้ว +35

    Melhor canal marxista

  • @donildo1917
    @donildo1917 ปีที่แล้ว +31

    Maravilha, estou lendo Clovis Moura e é impressionante como ele também bate muito na questão das contradições como elemento essencial do desenvolvimento social/histórico do Brasil. O interessante é notar como é semelhante a operação da esquerda hegemônica e do fascismo no sentido de buscar respostas fáceis aos problemas sociais e de ignorar os problemas gritantes como fome, desemprego, subemprego, analfabetismo, etc… Precisamos levar essa análise acertada pra todos os cantos desse país, parabéns pelo trabalho

    • @lucasrinaldi9909
      @lucasrinaldi9909 ปีที่แล้ว

      Quero ver você resolver problemas como fome, desemprego e analfabetismo no contexto de uma guerra híbrida. É por isso que a esquerda aqui só se fode.

  • @panxd26
    @panxd26 ปีที่แล้ว +49

    Jones, outra coisa que eu acho que estão subestimando, é a quantidade de pessoas (principalmente jovens) que estão saindo do Brasil. Eu conheço quatro pessoas que já meteram o pé daqui, porque não conseguem tankar o negócio.

    • @Alehzinhah
      @Alehzinhah ปีที่แล้ว +5

      Vix, eu conheço várias... 2 primos, minha irmã... Vazaram. Muito triste a perda de cerebros.

    • @panxd26
      @panxd26 ปีที่แล้ว

      @@Alehzinhah Todo mundo conhece pelo menos 1 que já saiu.

    • @andreluisguimaraesdias457
      @andreluisguimaraesdias457 ปีที่แล้ว +5

      Isso sempre teve no Brasil, aqui aonde moro já fechou muito estabelecimento e muita gente que era comerciante tá trabalhando CLT ou aplicativo de transporte

  • @Dialetikeee
    @Dialetikeee ปีที่แล้ว +13

    Vídeo maravilhoso, camarada. Sigamos.

  • @gabriellamalheiros9460
    @gabriellamalheiros9460 ปีที่แล้ว +9

    Lembro de quando via o Safatle no Jornal da Cultura (gostava de assistir o JC por causa dos convidados que comentavam as notícias, pois dava mais profundidade ao que estava acontecendo, permitia uma reflexão um pouco mais complexa) e teve uma época, antes de 2013 que lembro dele questionando o que ia acontecer quando as pessoas que melhoraram de vida não conseguissem mais pagar a escola do filho e outras coisas. Ou seja, já era previsível. Também lembro na época que as falas eram muito interrompidas.

  • @danielaraujo4585
    @danielaraujo4585 ปีที่แล้ว +10

    É camaradas, bons pontos são levantados, mas é dureza dizer que uma questão como a guerra híbrida é uma teoria simples e fácil de explicar. Vai vendo...

    • @LucasFonseca1
      @LucasFonseca1 ปีที่แล้ว +4

      Pois é, essa simplificação que vem deixando a direita fazer seus testes sociais sem uma resposta clara da esquerda. Steve Bannon dá risada.

    • @carlomenna7722
      @carlomenna7722 ปีที่แล้ว +3

      exato.

  • @pepafonico
    @pepafonico ปีที่แล้ว +12

    Excelente debate!

  • @leandrobastos6962
    @leandrobastos6962 ปีที่แล้ว +11

    Essa análise é correta até onde vai mas perde de vista duas coisas:1 as manifestações não começaram e terminaram iguais, elas sofreram uma inflexão que fica não explicada. 2 conflitos em épocas diferentes tem configurações, e exigem estratégias diferentes. Se a guerra híbrida não pode explicar tudo é inegável o aparato militar dominante nas comunicações, que determinou as eleições, à revelia da própria direita tradicional, pouco depois. E foi o primeiro grande fato político direcionado pela guerra de dados moderna. Deixar isso de lado seria tão inocente quanto Mao não usar guerrilha de manobras porque não foi usada por Lênin. Lutas com os mesmos fins, mas batalhas específicas exigem estratégias específicas.

    • @lucasrinaldi9909
      @lucasrinaldi9909 ปีที่แล้ว +4

      O resumo do vídeo é: a guerra híbrida é uma realidade, mas não gostamos do nome.

    • @robsoncardoso2804
      @robsoncardoso2804 ปีที่แล้ว

      Não concordo com a análise do Safatle. Eles não levam em consideração a popularização do Facebook, Cambridge Analitics, a espionagem da CIA contra a Dilma e contra a Petrobras, o patrocínio direto dos thinks tanks, a inflexão da mídia Folha e O Globo, o pleno emprego, etc

    • @lucasrinaldi9909
      @lucasrinaldi9909 ปีที่แล้ว +1

      @@cassianorezende2610Análises generalizantes são sempre mais cômodas (e fáceis) do que examinar as causas conjunturais concretas.

  • @alexandrecruz1333
    @alexandrecruz1333 ปีที่แล้ว +21

    Lembro ate hoja da cobertura 24 horas por dia da Globo chamando as pessoas para as ruas e direcionando por helicoptero para onde a policia estava indo , se isso nao é revoluçao collorida eu nao sei o que mais é . Esse povo tem memoria curta !

    • @danielaraujo4585
      @danielaraujo4585 ปีที่แล้ว +8

      falou tudo!

    • @convergenciaz
      @convergenciaz ปีที่แล้ว +11

      Sim. Em 2013 o povo ainda estava numa situação razoável, não fazia sentido aquela gente toda na rua.

    • @rafagoncalves3391
      @rafagoncalves3391 ปีที่แล้ว

      Isso é cooptação da pauta. Quem foi pras ruas foi a esq marxista e reformista, se opondo aos avanços neoliberais do gov. Como não houve diálogo do PT c a esq, como a esq q se manifestou não criou uma alternativa pra si se organizando, aí veio a extrema dir e cooptou uma galera pra anti política

    • @rafagoncalves3391
      @rafagoncalves3391 ปีที่แล้ว +6

      Inclusive havia um mov "não vai ter copa" q era de esq, bem antes dessas manifestações de 2013

    • @malquezare
      @malquezare 4 หลายเดือนก่อน

      Não importa o nome que se dê a este movimento, mas é evidente que houve intervenção oportunista e sempre haverá

  • @galeranifabio
    @galeranifabio ปีที่แล้ว +1

    Espetacular o react bicho!! Mto bom ahahah vou ter que assistir à entrevista com ctz! Pegou trechos mto bons! Parabéns demais!👏

  • @Syveon0302
    @Syveon0302 ปีที่แล้ว +4

    assistir os vídeos do Jones é foda pq tu passa 2 dias refletindo as pedradas

  • @brunopradosantos
    @brunopradosantos 2 หลายเดือนก่อน

    Bastante orgulhoso aqui de ter chegado a essas mesmas conclusões anos atrás, bem antes da minha radicalização.

  • @denisfigueiredo7919
    @denisfigueiredo7919 ปีที่แล้ว +12

    Video bom demais, obrigado professor Jones. Na sequencia vou assistir a entrevista com o professor Vladimir Safatle. Abraço. Gerra H!íbrida é o c...!

  • @pavel7700
    @pavel7700 ปีที่แล้ว +6

    Estava lá, lembro da fala do Jones nesse Conune de 2019, foi direto ao ponto!

  • @carlosrodrigues0106
    @carlosrodrigues0106 ปีที่แล้ว +5

    Excelentes ponderações do Professor Jones.

  • @vladimirmatheus6355
    @vladimirmatheus6355 ปีที่แล้ว +4

    Saravá camarada Jones! 🤘🏽

  • @Geografando1103
    @Geografando1103 ปีที่แล้ว +5

    Parece que o conceito foi extremamente mal compreendido! A teoria do caos foi deixada de lado, a técnica é um elemento extremamente importante, na geografia compreendemos isso, seria bom uma discussão com base no livro do Korybko. De qualquer forma, interessante os argumentos.
    A questão não é que não existem contradições, é que se estimulam as contradições. É preciso observar o processo do ponto de vista dialético.

  • @rodrigobarreto2477
    @rodrigobarreto2477 ปีที่แล้ว +2

    Isso mesmo
    Gostei da discussão

  • @robsoncardoso2804
    @robsoncardoso2804 ปีที่แล้ว +3

    A questão é que quem foi iludido e participou das manifestações tem vergonha de admitir que foi manipulado.

  • @_Jefs_
    @_Jefs_ ปีที่แล้ว +37

    Parabéns Jones!!! Boa parte das pessoas de esquerda desorganizada e esquerda ligada ao PT, abraçaram essa resposta fácil sobre as Jornadas de Junho, viram o quadro do país piorar ainda mais naquele intervalo pós Levy e Temer e culparam Junho de 2013(o documentário Democracia em Vertigem também tem peso nisso). Outro ponto pouco tocado ao meu ver, é o crescimento das redes sociais no país e consequentemente sua adoção pela direita e extrema direita pra propaganda e recrutamento de pessoas.

    • @jotanascimentojr
      @jotanascimentojr ปีที่แล้ว

      Apoiadores do governo lula estava apoiando os movimentos de 2013

    • @lucasrinaldi9909
      @lucasrinaldi9909 ปีที่แล้ว +3

      Chovendo no molhado. A única coisa que se pode concluir é: Houve guerra híbrida em 2013, mas não gostamos no nome.

    • @minerva6585
      @minerva6585 ปีที่แล้ว +1

      Imperialismo usa de guerra híbrida, desde sempre, e isso desdiz que haja guerra híbrida? Imperialismo é um termo extremamente batido e fraquíssimo em resultados para nossa causa. Quem está do outro lado, quando houve o termo imperialismo, já revira os olhos. Enxergar como guerra, é justamente o que pode dar força ao movimento, entender que estamos sendo atacados há séculos e devemos nos defender, unir nossas forças, agir de diversas formas, o que difere muito do papinho do vídeo. Falamos de imperialismo desde sempre, e continuamos inertes, e sem agregar volume ao movimento. O que nos tira da situação, diferentemente do disse Safatle e Jones, é justamente encarar como algo a ser enfrentado como guerra, ação de um inimigo a ser combatido de frente, não como ação de um "ente superior imperialista". O termo imperialismo incute uma noção implícita de superioridade do imperialista, numa guerra, o confronto é o foco, e não a desigualdade de forças.

  • @yohanmoroski
    @yohanmoroski ปีที่แล้ว +5

    Comentando para engajar!

  • @rafaeltripno08
    @rafaeltripno08 ปีที่แล้ว +3

    Bom vídeo!!!

  • @fabianamoraissantos326
    @fabianamoraissantos326 ปีที่แล้ว +6

    Engajamento 👏👏👏👏👏👏👏

  • @asondur23
    @asondur23 ปีที่แล้ว +9

    Ou seja guerra híbrida

  • @thiagopinho9519
    @thiagopinho9519 ปีที่แล้ว +6

    Excelente react!

  • @LucasGabriel-dq8xz
    @LucasGabriel-dq8xz ปีที่แล้ว +4

    Excelente reflexão camarada.

  • @papitopunklove
    @papitopunklove ปีที่แล้ว +5

    ótimo video. obrigado

  • @ryzv3240
    @ryzv3240 ปีที่แล้ว +4

    Estava havendo um começo de recessão, me lembro q eu trabalhava em clínica particular que estava diminuindo muito os pacientes. E a maioria dos pacientes vinham do interior que juntavam dinheiro o ano todo para se consultar lá. Me lembro q havia muitas greves escolares, ônibus, os alimentos aumentando, e a midia se aproveitou para tacar pau no governo Dilma, falavam muito em "pibinho". Tudo foi piorado ainda mais com o Temer. O q fez com q a maioria escolhesse o "messias" salvador da patria. E claro q hoje está pior q antes, mas essas políticas de austeridade é um perigo.

  • @MrLamxm
    @MrLamxm ปีที่แล้ว +15

    Carai, jones, tu foi no ponto: Safatle cada vez mais leninista! Antes desse react eu já tinha salvo essa entrevista pra ver de novo e só reforçou minha opinião de q essa entrevista foi sensacional. Pena q quem deveria ver não vai... Mas vamo q vamo, desistir não é opção pra transformar essa realidade

  • @silasbezerra6954
    @silasbezerra6954 ปีที่แล้ว +2

    19:26 - 21:04 - Uma fala certeira como faca quente na manteiga.
    Trago um exemplo: no início do ano, quem acompanhou movimentações dos entregadores de aplicativos até conseguirem um diálogo com o atual governo tá ligado nisso. Bastou ver comentários de uma galera nas redes sociais, quando pessoas como o Paulo Galo falaram sobre uma greve: acusações de golpismo, xingamentos, etc.
    É muito esquerda de classe média - e concordo pra caramba com Safatle - essa capacidade de pedir a quem tá ferrado que esqueça problemas urgentes porque “O governo novo precisa se estabilizar”. Eu já entendi que não adianta: posso mostrar uma centena de vezes o tweet do cara “com mais de 40 anos de experiência política (e quem é você pra querer ensinar?)” afirmando ser contra tapinha nas costas e liberando cobrança que, no fim das contas, sempre vão achar um meio de praticar desonestidade e até mesmo acusar.
    Sobre junho de 2013: eu estive lá e vi de quase tudo um pouco, caminhei até o marco zero do Recife (o que é um símbolo de uma ausência de direção, pra mim, e de como faltou disputa da esquerda). Gostaria muito de entender quem afirma com total convicção, hoje, que todo mundo que passou pelas ruas naquele período virou fascista... entender essa definição elástica, aliás, do que é fascismo.

  • @pepafonico
    @pepafonico ปีที่แล้ว +14

    Uma sugestão, camarada: chamar o João Pitillo p/ debater sobre esse conceito. Poderia ser numa live ou msm um vídeo-ensaio-react tal como esse. Caso seja possível, João Carvalho como mediador seria perfeito, já q ele tem histórico de colaboração c/ vcs 2. Parabéns à vc e Safatle pelas excelentes contribuições!

    • @kzeniapoznyak8075
      @kzeniapoznyak8075 ปีที่แล้ว

      O professor João Pitillo é muito próximo de autoridades russas, inclusive do Kremlin. O conceito de "guerras híbridas" foi desenvolvido por estrategistas da segurança nacional russa. Esse país tem um sério problema com interferência estrangeira, por motivos de segurança nacional mesmo. Não serve para a realidade brasileira.

  • @olivachumbo
    @olivachumbo ปีที่แล้ว +1

    Jones, como sempre, conteúdo top, discussão de alto nível. Mas qualidade do áudio nunca mais por aqui?!

  • @aryannacarvalho
    @aryannacarvalho ปีที่แล้ว +1

    Mais um importante vídeo e importante discussão.

  • @antonioflavio1049
    @antonioflavio1049 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns pelo trabalho

  • @maya_ktv
    @maya_ktv ปีที่แล้ว +1

    Ótima aula!

  • @igorc9746
    @igorc9746 ปีที่แล้ว +2

    A questão é que os problemas se colocam diante da esquerda de maneira prática e a esquerda tem que dar uma resposta funcional, não se colocam de uma forma teórica, nem a esquerda tem que dar uma resposta conceitual. Por isso, o conceito de guerra híbrida é preciso para entender o imperialismo na sua forma atual. Entender como o imperialismo atravessa a história da América Latina é determinante mas não é suficiente, conclusivo é entender como o imperialismo se apresenta hoje.

  • @rodolforaul4631
    @rodolforaul4631 ปีที่แล้ว +3

    Excelente vídeo

  • @S0amigos
    @S0amigos ปีที่แล้ว +9

    Gosto quando pessoas que admiro se elogiam, odeiam quando se atacam.

  • @gutolemos9413
    @gutolemos9413 ปีที่แล้ว +1

    Perfeito esses 9:40...

  • @jefersonduarte2064
    @jefersonduarte2064 ปีที่แล้ว +14

    Como não foi uma guerra híbrida? Toda revolução colorida começou com ideal justo e logo é sequestrado.

  • @siriusemanuel8300
    @siriusemanuel8300 ปีที่แล้ว +3

    A imagem dos videos do jones caíram muito de qualidade, ele tá sem grana para camera?

  • @apartamentossalvador4226
    @apartamentossalvador4226 ปีที่แล้ว

    Jones como sempre trazendo elementos importantíssimos para reflexão. Entrando no debate, me pergunto se o imperialismo (e sua manifestação atraves da guerra híbrida) pode mesmo ser descartado como elemento explicativo. Sim, é fato, como o Safatle e Jones destacam, que o imperialismo vai atuar sempre (é uma constante) contra governos não-alinhados. Porém, outros governos também tiveram situações sociais frustrantes (arrocho, perda de poder de compra, estelionato eleitoral etc) - o que falar do governo Temer, por exemplo?! Entao me parece que só o elemento da frustração e deterioração das condições de vida tampouco é suficiente para explicar junho de 2013. Parece-me ser necessário juntar as duas coisas (assim como, aliás, no caso da "Primavera Árabe" - protestos que se iniciam a partir de uma realidade material insatisfatória, mas que também não serviram para nada além de criar instabilidade local, minando a possibilidade de uma política externa não-alinhada). Ou seja, é inegável que havia elementos concretos para a insatisfação popular. Ao mesmo tempo, sem o imperialismo (e as elites locais associadas) estimulando e até financiando grupos de pressão, o resultado teria sido outro... Por exemplo, teria sido parecido com o resultado dos protestos contra a reforma trabalhista de Temer, ou contra a PEC-55. Acho que por mais que a ingerência norte-americana na nossa região seja uma constante, não é possível descartá-la como elemento explicativo, dado o seu peso, sua capacidade de, utilizando-se de descontentamentos reais, manipular as situações a seu favor.

  • @renandeoliveiradebrito7685
    @renandeoliveiradebrito7685 ปีที่แล้ว

    Salve camarada!!

  • @Eddie71883
    @Eddie71883 ปีที่แล้ว +7

    Sem noção de correlação de forças e organização, ir pra rua é apenas abrir caminho pro fascismo voltar. Assim como aconteceu em 2013.

    • @andreluisguimaraesdias457
      @andreluisguimaraesdias457 ปีที่แล้ว +5

      Vdd colega, em 2013 não tinha uma liderança, apesar que começou pelo movimento passe livre mas foi um protesto sem organização e lideranças

  • @faleitoleve6553
    @faleitoleve6553 ปีที่แล้ว

    Otimo vídeo!

  • @conradomantoani9458
    @conradomantoani9458 ปีที่แล้ว

    Perfeito, claro como água cristalina

  • @alefa
    @alefa ปีที่แล้ว

    Vídeo dos baum 🙅‍♂️

  • @diegoprofessor2337
    @diegoprofessor2337 ปีที่แล้ว +1

    Dá lhe!
    Lenin no coração, imperialista no caixão!

  • @felipeborgesnetto2018
    @felipeborgesnetto2018 ปีที่แล้ว +7

    Jones, em Junho de 2013 não teria sido uma manifestação que foi gerada espontâneamente pelos 16 anos do PT no Poder, por esses avanços democráticos nesse período? Mas que a esquerda não soube se servir disso mas sim a direita? Eis a questão.

    • @kzeniapoznyak8075
      @kzeniapoznyak8075 ปีที่แล้ว +2

      Ele já tem um vídeo que fala sobre isso.

    • @Alehzinhah
      @Alehzinhah ปีที่แล้ว

      ​@@kzeniapoznyak8075 pode por o link aqui pra nós?

    • @mateusfernandes6814
      @mateusfernandes6814 ปีที่แล้ว

      @@Alehzinhah th-cam.com/video/m98p1cjnWDQ/w-d-xo.html

  • @urdinaru
    @urdinaru ปีที่แล้ว +1

    A diferença Básica entre todos esses países é a classe média, Sabemos onde você estava em junho de 2013 !!! Esse video deverisa se chamar "meu passado me condena"

  • @17brunovinicius
    @17brunovinicius ปีที่แล้ว

    Note!🔥🔥

  • @marciojoserochaborges835
    @marciojoserochaborges835 ปีที่แล้ว +10

    Coisa mais fácil e que mais vemos é a crítica ao PT, queria ver fazer melhor (os radicais). Seria o paraíso na Terra

    • @gutolemos9413
      @gutolemos9413 ปีที่แล้ว +7

      Nossa difícil demais fazer melhor que essa agenda neoliberal, essa governabilidade que já não funciona mais, realmente, o neoliberalismo do PT é o melhor que temos!!! Kkkkll

    • @stn4181
      @stn4181 ปีที่แล้ว +1

      Tem que criticar manobras neoliberais do governo sim, ou você acha que é ok, só por vir de um partido dito de esquerda?

    • @cassianorezende2610
      @cassianorezende2610 ปีที่แล้ว

      @@stn4181 sim - desde que ninguém se iluda que um Ciro faria um governo menos liberal e mais à esquerda, engajado na luta de classes...

  • @gregoryfreitas591
    @gregoryfreitas591 ปีที่แล้ว +3

    Correção de um Cirista chato, são 80 milhões de endividados. Basicamente, 80% da população que poderia ter crédito. (Acima de 16 anos).

  • @leandrogomes1423
    @leandrogomes1423 ปีที่แล้ว +1

    🔥🔥🔥

  • @vicentejouclas2518
    @vicentejouclas2518 ปีที่แล้ว

    Pois então, Joned Manoel, por tudo que foi dito, a guerra híbrida é um conjunto de fatores culturais internos e externos.

  • @trabalhadorcansado
    @trabalhadorcansado ปีที่แล้ว +1

    Sensacional esse vídeo pqp

  • @julia-gabgomes
    @julia-gabgomes ปีที่แล้ว

    comentário do engajamento!

  • @jdss
    @jdss ปีที่แล้ว +4

    🎯💯

  • @amizade1972
    @amizade1972 ปีที่แล้ว +1

    É aquela armadilha do capitalismo de buscar a novidade o tempo todo. Ótimo vídeo.

  • @FormerYugoslav
    @FormerYugoslav ปีที่แล้ว +2

    O erro foi a condução ou a falta dela pelo MPL. Ou você esclarece o fundamento ideológico do movimento ou você deixa a insatisfação geral conduzi-lo. Como a gente sabe, não existe neutralidade ideológica. Logo, a insatisfação foi facilmente cooptada pela ideologia dominante.

  • @pamcj008
    @pamcj008 ปีที่แล้ว +6

    Irretocável esse vídeo e os argumentos apresentados nele pelo professor, amigos!!!

  • @BAIARJ
    @BAIARJ ปีที่แล้ว +6

    Guerra híbrida é a desculpa favorita da turma do Bar do Omar

    • @kzeniapoznyak8075
      @kzeniapoznyak8075 ปีที่แล้ว +2

      Essa galera do Bar do Omar não é confiável.

  • @jgnogueira
    @jgnogueira ปีที่แล้ว +1

    Jonas faz um comentario sobre como o daily wire esta usando o imperialismo no youtube, n importa o conteudo e o país que voce esta, tu tem 5 propagandas deles em qualquer video

  • @andrehora4979
    @andrehora4979 ปีที่แล้ว +3

    Eles estão organizando em igrejas.

  • @malquezare
    @malquezare 4 หลายเดือนก่อน

    Ok, não muda a natureza da intervenção mas é intervenção sutil de forças hegemonicas que se aproveitam de situações políticas para sufocar qualquer tentativa de mudança da estrutura da sociedade

  • @VictorHugoVideos
    @VictorHugoVideos ปีที่แล้ว +16

    O mais importante é: O governo Lula 3 repete os erros do governo Dilma. Vai dar merda de novo...

  • @alannovaes3962
    @alannovaes3962 ปีที่แล้ว

    Muito bom

  • @alefrwx
    @alefrwx ปีที่แล้ว

    Por mim podia ser mais longo

  • @jansecj9472
    @jansecj9472 ปีที่แล้ว +3

    mto bom

  • @gs-nq6mw
    @gs-nq6mw ปีที่แล้ว

    Pepe escobar adora essas teorias, junto com a supremacia asiática e sua cruzada anti-woke

  • @franciscomacedo2704
    @franciscomacedo2704 ปีที่แล้ว +14

    A traição do PT pra mim foi a maior causa da revolta de 2013 e posteriormente no segundo governo da dilma também

    • @reneeoliver1656
      @reneeoliver1656 ปีที่แล้ว +5

      Seria ótimo se fosse, mas não foi. Foi uma revolta colorida mesmo

    • @gutolemos9413
      @gutolemos9413 ปีที่แล้ว +4

      @@reneeoliver1656 senta lá Claudia. Todos os grandes pensadores da esquerda que debatem e teorizam sobre trabalho se opõem à essa narrativa fácil, mas o Renée acha que ta certo.

    • @kzeniapoznyak8075
      @kzeniapoznyak8075 ปีที่แล้ว +2

      Qual traição?
      É uma pergunta honesta.

    • @Almirantedopovo9977
      @Almirantedopovo9977 ปีที่แล้ว +1

      Foram as 2 coisas. Ao contrário da esquerda que fica discutindo nomes de fenômenos a direita se aproveita das situações e rapidamente toma o controle dos movimentos.

    • @danielaraujo4585
      @danielaraujo4585 ปีที่แล้ว

      @@gutolemos9413 fala meu caro, bom?
      Se importaria de nomear esses "todos grandes pensadores de esquerda"?
      E achei intrigante tb chamar de "narrativa fácil". Me lembrei daquele meme que diz algo como se vc acha que entendeu tudo, não deve ter entendido nada.
      Abraços e paz!

  • @eduardofroio9655
    @eduardofroio9655 ปีที่แล้ว

    Mais um pra ajudar a engajar

  • @RobertodeAlmeidaPereiraBarros
    @RobertodeAlmeidaPereiraBarros 11 หลายเดือนก่อน

    Não acho a noção trivial. Ela auxilia no processo de esclarecimento das relações políticas para aqueles que não a compreendem nas suas verdadeiras dinâmicas.

  • @ElGnomoBorracho
    @ElGnomoBorracho ปีที่แล้ว +2

    Eu sou músico e minha música narra as jornadas de 2013 pelos meus olhos. Eu sou Vini Duarte Blues.

  • @DariaNadezhda
    @DariaNadezhda 11 หลายเดือนก่อน

    melhor canal crítico ao governo Lula!

  • @resetomundo
    @resetomundo ปีที่แล้ว +3

    verdade mano

  • @jessealvesgaldino7915
    @jessealvesgaldino7915 ปีที่แล้ว

    Salve

  • @kovoscky
    @kovoscky ปีที่แล้ว +1

    sim, foi

  • @renato7184
    @renato7184 ปีที่แล้ว +2

    Achei justo

  • @gfsb420
    @gfsb420 ปีที่แล้ว

    perfeito

  • @rafaelgomeslopes6668
    @rafaelgomeslopes6668 ปีที่แล้ว

    Jones, boa noite. Sei que tu tens algumas divergências com Ciro Gomes, mas, também sei que tu reconhece que ele tem boas leituras do nosso cenário político/econômico. Uma vez que ele ja manifestou não ter mais pretensões eleitorais, seria possivel você e outras lideranças com viés de esquerda se agruparem para, desde já, desenvolver um projeto de candidaturas ao executivo/legislativo Federal em 2026, como alternativa ao pseudo esquerdismo do PT?

  • @gustavobarbosa5817
    @gustavobarbosa5817 ปีที่แล้ว

    Salve camaradas

  • @viniciusdejesuscorreiaesil2098
    @viniciusdejesuscorreiaesil2098 ปีที่แล้ว

    Camisa bonita!

  • @punkdofunk
    @punkdofunk ปีที่แล้ว

    safatle é top três.. .
    1berto & JM...

  • @igorpaulo7499
    @igorpaulo7499 ปีที่แล้ว

    COE GENTE VCS VAO NO DA LAVRAPALAVRA OU NO DA BOITEMPO?

  • @HenryofficialT_T
    @HenryofficialT_T ปีที่แล้ว +2

    Jones, o conceito de guerra híbrida deve ser abandonado por completo ou ele apenas deve ser abandonado quando se trata de classificar junho de 2013?

  • @luanrodolfo
    @luanrodolfo ปีที่แล้ว

    Esse negócio sempre me soou quase uma teoria da conspiração. Inclusive ja ouvi e li gente de esquerda ventilar isso!

  • @eliseucundes4996
    @eliseucundes4996 ปีที่แล้ว +1

    Entendi Jones faltou o PT fazer o governo mais de esquerda

  • @vibracaoitalproducoes838
    @vibracaoitalproducoes838 ปีที่แล้ว +1

    Essa esquerda petista tá mais pra centro direita, na moral!

  • @rodolfoow
    @rodolfoow ปีที่แล้ว

    Bom demais

  • @maisumuser
    @maisumuser ปีที่แล้ว

    boa!

  • @papitopunklove
    @papitopunklove ปีที่แล้ว

    eu foto na chapa Safatler/Manoel

  • @gcarreiro23
    @gcarreiro23 ปีที่แล้ว

    👏👏

  • @ventoefuracao
    @ventoefuracao ปีที่แล้ว

    👏👏👏✊✊✊

  • @vinikrausz
    @vinikrausz ปีที่แล้ว +4

    Também achei a entrevista excelente! Gostaria de destacar um ponto que está implícito no que se pode entender pelo aumento do custo de vida nas cidades, mas não tem a ver com a infraestrutura. É possível se identificar ao longo de sucessivas anos de governo uma inflaçâo considerável sobre os alimentosque vinha sendo parcialmente amortecida pelo aumento do salário mínimo e postos de trabalho, mas que em 2013, por conta de fatores que fugiam a responsabilidade direta da Dilma (a seca) acabaram se acentuando naquela época, fato que ganhou certa notoriedade na mídia e nas redes sociais, a partir de alguns alimentos como tomate e arroz que ficaram absurdamente caros por alguns meses. Esse fator teve tanta importância que foi explorado pelo Aécio Neves em 2014 e tendo Dilma certa dificuldade de se explicar, já que a seca parecia uma desculpa esfarrapada, sobrerudo porque nesse mesno contexto, Dilma também vinha sendo criticada pelo crescimento do desmatamento na Amazônia.

    • @esqueceisso
      @esqueceisso ปีที่แล้ว +1

      eu no período lembro que minha família trabalhava muito, mas ganha bem, em comparação com atualidade vivemos no limite da dignidade humana, mas lembro de ser influenciado pelas redes sociais, principalmente pelo facebook na época, acabando votando no aécio, e vivia compartilhando conteúdo de difamação da dilma, nem consigo encontrar o motivo pessoal, mas provavelmente foi por indução de propagandas, contra o pt, a esquerda, a dilma etc... lembro que no período a classe trabalhadora no bairro que moro, votava em peso no pt, hoje o bairro é o que mais vota no pt na cidade inteira, mas está atrás do numero de votantes no bolsonarismo, acredito que a internet teve sim, influencia no golpe, acho bem pequena a probabilidade apenas ser do governo dilma do período. (falei sem mencionar fatores econômicos nacionais do período)

    • @vinikrausz
      @vinikrausz ปีที่แล้ว

      @@esqueceisso não estou responsabilizando a Dilma unilateralmente por isso e muito menos insinuando que o Aécio tinha razão.

  • @jasontatu
    @jasontatu ปีที่แล้ว +12

    JUNHO DE 2013 FOI O INICIO , 2014 LAVA JATO , ISSO FACILITOU MUITO O IMPEACHMENT EM 2016

    • @gutolemos9413
      @gutolemos9413 ปีที่แล้ว

      Ñ amigo, junho de 2013 não derrubou Dilma, é só mais uma desculpa da esquerda hegemônica do PT de não fazer autocrítica que sua forma de governo já não funciona, que sua despolitização destrói qualquer forma de conseguir cooptar a revolta popular e direcionar para o verdadeiro inimigo da classe trabalhadora.

  • @ANTIAnarcocapitalista
    @ANTIAnarcocapitalista ปีที่แล้ว

    Não sei se teve ação internacional. Teve sim ação fa Globo.