"A origem da família, da propriedade privada e do Estado" (Parte 2) | Aula 88

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 19

  • @adrianobasslux6072
    @adrianobasslux6072 4 ปีที่แล้ว +6

    Parabéns pela excelente resenha de um livro tão complexo e até paradoxal! Realmente é uma leitura difícil, mas é um livro contributivo para a história e a relevância de Engels é atemporal na minha opinião. São poucos que fizeram vídeo tão prestativo sem distorcer a obra, muito "youtubers" cagam pela boca em sua resenhas a troco de sei lá o que, fora o mico histórico. Esse livro tem um grande encontro com Sapiens do Yuval Noah Harari. Mais uma vez, Parabéns pelo vídeo.

  • @jorgeoliveiradonascimento882
    @jorgeoliveiradonascimento882 4 ปีที่แล้ว +4

    Aqui um assistente social marxista em busca de embasar mais a leitura de mundo. Parabéns pelas 2 aulas.

  • @cheinaf.434
    @cheinaf.434 3 ปีที่แล้ว +1

    Muito Obrigada por essas duas aulas. Muito necessário! Que nível de ensinamento incrível. Parabéns!

  • @dinoristock838
    @dinoristock838 2 ปีที่แล้ว

    Discordo absolutamente de tudo que vc apresentou no vídeo, mas reconheço o seu empenho nos estudos e a sua dedicação de transmiti-los.
    Portanto, sempre terá meu like e respeito!

    • @ProfRonaldoBastos
      @ProfRonaldoBastos  2 ปีที่แล้ว

      Então, discorda das ideias do livro. Só sou o explicador. Like pra vc também. Kkk

  • @rodrigocarvalho5939
    @rodrigocarvalho5939 4 ปีที่แล้ว +1

    Obrigado, muito bom o vídeo!

  • @programkillerbr6275
    @programkillerbr6275 5 ปีที่แล้ว +2

    A divisão social do trabalho, em Marx e Engels, diz mais a respeito a divisão entre trabalho manual e intelectual do que eficiência e especialização na produção.
    O ponto crucial para o entendimento, está entre a reflexão e a execução.

  • @CABELODEPIPOCA
    @CABELODEPIPOCA 6 ปีที่แล้ว +2

    Então, se eu entendi bem, a propriedade privada antecede o surgimento do estado na teoria marxista, é isso? Pergunto porque eu vi um vídeo de um rapaz falando que só existe propriedade privada por causa do estado, aí fiquei confuso.

    • @programkillerbr6275
      @programkillerbr6275 5 ปีที่แล้ว +1

      De certa forma, a manutenção da propriedade privada é feita pelo Estado, por meio do Direito. Dessa forma, o Estado é a garantia de que se pode aplicar uma sanção a quem descumprir as leis que a protegem e a regulam.
      Imagine, o proprietário tentando garantir isso apenas pelo uso da sua força, seus soldados e tal. Impera a lei do mais forte, mas o mais forte um dia dorme, então vem outro e o pega de surpresa.
      O corpo jurídico formado pelo Estado, mantém a propriedade de forma "legal" e garante a "sanção".
      Por isso mesmo, todo "proprietário" que reclama do Estado, não quer o seu fim, mas apenas reduzir ao mínimo o Estado para que ele funcione apenas fazer valer os contratos, isto é, as diferentes formas de transferências da propriedade.

  • @eoliver32
    @eoliver32 5 ปีที่แล้ว +2

    Gostei do video. Só uma pergunta, você é da gens do Randolfo Rodrigues? Kkk

    • @ProfRonaldoBastos
      @ProfRonaldoBastos  5 ปีที่แล้ว

      Não. Politicamente, sou de centro. ABS.

    • @eoliver32
      @eoliver32 5 ปีที่แล้ว +2

      @@ProfRonaldoBastos não foi uma pergunta política. Foi uma brincadeira porque vc parece fisicamente com ele.

    • @ProfRonaldoBastos
      @ProfRonaldoBastos  5 ปีที่แล้ว

      @@eoliver32 kkkkk

    • @yonezjorge2077
      @yonezjorge2077 5 ปีที่แล้ว

      @@eoliver32 kkkkkk... verdade.

  • @luizaugustoprado1358
    @luizaugustoprado1358 6 ปีที่แล้ว +1

    Entendo que para a economia de qualquer recurso seja necessário a especialização e isso implica na formação de uma sociedade. No caso o Estado. segundo o vídeo anterior é denunciado por Marx que no Estado sempre haverá luta de classes. Algo que eu não concordo. A direita mais radical até critica Marx por ele denunciar o modelo atual, onde os patrícios usam a força pra subjugar os mais fracos, mas não acredito que sempre deve haver luta de classes. Podem haver diferenças sempre mas lutas não são regra.
    Muitos, incluindo na Esquerda (anarquistas ignorantes), acreditam que todo o problema social é essa luta de classe e acreditam que os Estados devem acabar para que a humanidade possa voltar ao estado natural. Ai... eu na minha paciência tenho que pegar pela mãozinha e explicar que o problema da luta de classes não tem o Estado como culpado e sim as configurações internas dele. Estado por definição acadêmica é:
    Um povo com uma lei em seu território reconhecido internacionalmente.
    Povo
    Leis
    Território

    • @junilsonsilva4609
      @junilsonsilva4609 6 ปีที่แล้ว

      Discordo, creio que o problema, não é o estado, mas sim, o indivíduo, pertencente ao mesmo!!!!

    • @tasserimat
      @tasserimat 6 ปีที่แล้ว +1

      Calma ai colega! Acho que houve um equivoco grande da sua parte em generalizar a Esquerda e linhas Anarquistas, sobre a luta de classe rs. Autores que essas teorias caminham, são a base inicial para os estudos de compreender a sociedade moderna. Assim, inseridos numa sociedade capitalista, obviamente que não é só a luta de classe que seria a solução de todo problema social, o buraco é bem mais fundo. Para começar fomos colonizados pela galera de rosto pálido "civilizada", ou seja, nossa cultura é bem complexa, vivemos numa dinâmica social. Teorias absolutas não justificam e não resolvem, apenas apontam o caminho olhando para tal ciência. Tome cuidado ao generalizar, se for para pegar na mão que seja para andar junto e respeitar as opiniões contrarias as nossas!

    • @programkillerbr6275
      @programkillerbr6275 5 ปีที่แล้ว +1

      Sociologicamente e filosoficamente falando, o Estado não é a sociedade.
      A sociedade, pode-se dizer, é a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas.
      A questão é que no modo de produção capitalista, o acumulo de bens materiais é valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo não.
      Assim, os interesses de classe estão presentes no Estado, na forma das suas instituições jurídicas e políticas, que hegemonizam uma determinada classe em detrimento da outra.
      Para Marx, a sociedade compõe-se de um sistema complexo de relações sociais, e esta acepção parte de uma premissa simples, porém, deveras importante: de que a análise do objeto não é um conceito "idealista", mas o estudo in loco de como os homens, a partir da experiência prática, se constituem em sociedade e produzem sua vida material e espiritual.
      Por vias empíricas, é notória a existência do antagonismo de classes no decorrer da história. Negar isso, é negar o movimento real do objeto.
      Esse conceito de Estado: "Um povo com uma lei em seu território reconhecido internacionalmente", é uma ideia obtida por mera abstração e não de análise. É um conceito metafísico que representa uma realidade, fica com a essencia entendida como conceito fixo, eterno e imutável, ao abstrair toda a materialidade fenomenica do objeto.

    • @programkillerbr6275
      @programkillerbr6275 5 ปีที่แล้ว

      @@junilsonsilva4609 Sim, Robison Crusoé fazendo história isoladamente. kkkkk
      Tudo começou na ilha de Robison... o indivíduo isolado e sem determinações sociais.