A bola sai na lateral, você corre pra pegar antes do adversário, recua na mão do goleiro, que liga o contra-ataque pro atacante na banheira já que não existe impedimento, ele faz o gol que empata o jogo e aí o juíz decide o vencedor no cara ou coroa.
As 5 substituições apesar de ser temporário, é algo que eu aprovo demais por esses motivos Com mais 5 jogadores no time o jogo não esfria pq a metade ainda terá muito gás, então o segundo tempo não será mais aql futebol morto Fora que o time que estiver em vários campeonatos, podem poupar alguns jogadores se a partida já estiver praticamente ganha
Melhor ainda será na Copa do mundo. Quando começa a chegar na fase de quartas, as seleções já estão mortas. As finais são sempre um saco, pq os jogadores estão exauridos.
Eu vi um vídeo de um cara que é contra as 5 substituições: segundo ele, 5 substituições muda muito a tática e quebra o ritmo do jogo e que demoram muito para serem realizadas. Eu particularmente não concordo com essa análise dele pois depende do jogador que entra e não a regra em si. As substituições demoram mesmo mas temos os acréscimos.
@@natandsantos96 o time que tá vencendo sempre fica tentando enrolar. Imagina com 5 substituições + tempo de jogador deitado no chão simulando dor e etc. Não concordo com a regra, deveria voltar a ser 3 substituições apenas, nem +5 min. de tempo de jogo resolve.
Muito legal, só faltou falar da regra do sobrepasso, que durou de 1982 a 2000. Nessa regra o goleiro não podia dar mais que quatro passos segurando a bola com as mãos. Fui goleiro entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90, em times juvenis. Essa regra era um pé no saco haha
Lembro da minha adolescência, quando assisti muitos jogos onde era permitido o recuo da bola com os pés para o goleiro. Era terrível! Chegava a ser vergonhoso como as equipes catimbavam. Foi uma das melhores mudanças de regra! Particularmente, eu ainda acho que o futebol deveria mudar totalmente sua contagem de tempo e valer somente o tempo de bola rolando, como ocorre em outros esportes como basquete e futsal. Algo como cair de 45 para 25 ou 30 minutos (seria o caso fazer experimentos. Enfim, ainda é vergonhoso como os times ganhadores abusam desse expediente para fazer passar o tempo...
@@JavraK.Z.L o cara toca a bola pro goleiro intencionalmente e ele pega na mão ..... Isso é recuo . Antes valia ... Então os jogadores ficavam O JOGO INTEIRO assim , do jogador pro goleiro , que pega na mão , solta , da a bola pro zagueiro , que dá pro goleiro pegar na mão denovo 🤣
A Copa de 94 trouxe muita novidade: 1) Vitória valendo 3 pontos; 2) Número do jogador na frente da camisa; 3) Nome do jogador nas costas; 4) Os times tinham que jogar vestindo cores contrastantes (tipo azul x amarelo) porque muita gente assistia aos jogos por TV preto e branco. Teve mais mudança, mas não lembro de todas agora.
Regras do jogo de fim de semana: se a quadra n estar disponível pegue 4 chinelos e joga no asfalto quente ou paralelepípedo, n vale gol quando a bola vai alta, quem chuta busca, quem chegar primeiro na bola de lateral tem q pedir espaço para o oponente, e 3 gols acaba a partida.
Há não muito tempo, em pleno 2004, teve um campeonato gaúcho com este regulamento. Se não me engano, foi uma final inter x 15 de novembro. Só que não tinha terceiro jogo, era prorrogação de 30 minutos e gerava contando só o resultado da prorrogação. O Inter ganhou por 2x0 o primeiro jogo, mas não era tão tranquilo pra volta porque qualquer vitoria por 1x0 do adversário levaria pra prorrogação e pênaltis. Outro regulamento bizarro é saldo qualificado, até para times da mesma cidade, teve tbm um campeonato Gaúcho em 2006que foi definido assim, até quartas de Champions em clássico entre Milan x Inter no auge dos dois já teve isto. Espero que seja uma ideia que fique definitivamente no passado.
Gustavo, você tem razão mas erra em uma coisa: no quadrangular final da Copa-1950 o Uruguai teve duas vitórias e um empate enquanto o Brasil teve duas vitórias e uma derrota, ou seja, se fosse hoje o Uruguai teria sido campeão do mesmo jeito (sete pontos contra seis). O Brasil passou o carro na Espanha e na Suécia (6x0 e 7x1) mas perdeu pra quem não podia, já que o Uruguai também vencera suas duas partidas até então. O Brasil foi muito mais brilhante mas o Uruguai foi mais regular.
O Palmeiras perdeu uma final de libertadores nesse regulamento em 1968. Perdeu um jogo pro Estudiantes o primeiro jogo por 2x1 e ganhou o segundo jogo em SP por 3x1. Na regulamento atual seria campeão, mas teve um terceiro jogo que o Esdutiantes venceu de novo e foi campeão.
@Gustavo Araujo Palmeiras na final da Libertadores de 1968 foi desse jeito, somando os resultados dois dois jogos contra o Peñarol o Palmeiras venceu, mas no terceiro jogo perdeu e eles levaram o título
Tinha tbm Juventus x Porto, o Porto venceu o jogo de ida por 2x1, na volta a Juve tbm fez 2x1 no tempo normal, foi pra prorrogação, cada timre fez 1 gols e o jogo acabou 3x2 para Juventus. detalhe: foi 4x4 e o Porto fez 2 gols na partida. Mas a Juve só fez 1 gol na partida de ida, ou seja, o Porto ia pras quartas de final, que foi o que aconteceu.
Por isso comparar seleções e jogadores de épocas diferentes requer ponderação. Muitos dos jogadores lendários jogaram em épocas bem complicadas. O próprio Pelé era muito visado em campo. Era só "quebrar" uns dois sujeitos do time adversário que já sem poder substituir, o jogo já ficaria favorável ao time faltoso.
A regra mais foda que eu vejo, é sobre o impedimento. A regra vem com a visao de justiça nas partidas, para evitar de espertinhos ficar apenas na banheira. Alem disso, essa regra vem influenciando ate hj na evoluçao do futebol, como por exemplo, a tal "linha alta" que se fala muito atualmente; "avanço das linhas", "linha burra" , "jogadas ensaiadas" etc
9:40 Creio ter sido um pouco antes, mas mesmo depois da final da Euro. Em agosto de 92, o São Paulo foi jogar o torneio Teresa Herrera e na final contra o Barça, o zagueiro recuou de PEITO pro Zubizarreta e o juizão se confundiu todo e marcou falta dentro da área (tiro livre indireto). Na transmissão da Band, o Silvio Luiz tava se confundindo também, falando que o juiz estava certo, mas o Juarez Soares tentava corrigir que com o peito podia. No fim, falta e 4º gol do Tricolor.
Na final do Mundial Interclubes, no mesmo ano, aconteceu algo parecido. O zagueiro do Barcelona recuou para o goleiro Zubizarreta, com o pé. O Zubizarreta foi pegar com a mão, mas lembrou da regra e deixou ela passar, e sair em escanteio. No final não saiu gol no escanteio, mas a bola passou muito perto do gol no recuo.
Cara acompanho seu trabalho desde o BitFut e esses vídeos que você faz de curiosidades sobre o futebol são muito bacanas. Sem falar as pérolas humorísticas que sempre rolam que me fazem rir demais. Valeu pelo ótimo trabalho.
O Brasil também foi beneficiado pela moedinha, na Copa América 1983, quando, na semifinal, empatou com o Paraguai duas vezes e foi para a final no cara ou coroa.
2:51 Imagina isso hoje no Brasileirão. Se com VAR árbitro bandeirinha já é ruim imagina dois caras representando cada time. O jogo não iria acabar nunca
O tempo de descontos também apareceu de uma situação caricata em Inglaterra. Supostamente, uma equipa para não sofrer um golo de falta, atiraram a bola para longe e quando a encontraram o jogo já tinha acabado. Se quiseres pesquisar e confirmar agradecia porque também não tenho a certeza de estar correto 😅
Na Libertadores de 1968, o Náutico havia se classificado pra segunda fase, mas perdeu pontos pois em uma partida, a equipe fez duas substituições, regra que estava quase oficializada, mas foi punido pois pra Conmebol só podia uma, e foi eliminado.
Houve um teste bizarro em um paulistão aonde o goleiro, ao espalmar, não podia mais usar aos mãos para fazer uma segunda defesa, ele se tornava um jogador igual aos de linha, sem puder pegar a bola com as mãos. Era patético.
@Eduardo Freitas Eduardo, o dinheiro só circula no futebol e tudo funciona do jeito que é devido ao marketing e o dinheiro que os patrocinadores colocam nele. A proibição de tirar a camisa é pra que as marcas que pagam pra colocar a marca na camisa apareçam na câmera no momento mais importante da transmissão, que é o gol !
Uma regra que eu alteraria: quando a bola saísse pela linha de fundo. Marcava-se escanteio do local onde ela tinha saído. Isto até ao começo da pequena área. Tinha mais chance de golo
Isso ia ser horrível. Toda falta e escanteio os dois times iam encher o campo de zagueiro pra cabecear na área. Isso iria criar novas posições no futebol,. de jogador que só entra em campo pra fazer determinada coisa e depois sai. Um jogador que tá no time só pra bater falta, e por aí vai. Ia ficar uma bagunça igual ao futebol americano que eles tem um time pra defender, outro pra atacar, um jogador que só entra pra chutar, etc
Faltou falar sobre a regra do tempo de jogo, da virada de lado do campo entre as equipes (que bem antigamente ocorria toda vez que saía um gol) e da implantação do pênalti (antes disso, quando ocorria uma falta dentro da área, era mais difícil sair gol, com o paredão de jogadores que a equipe infratora formava junto à trave, tirando disso uma vantagem injusta).
Acho que o futebol demora muito para implantar mudanças. Eis minhas sugestões. 1 Impedimento: o jogador só estará impedido se estiver um corpo a frente do último defensor. Isso acaba com este negócio de linha. 2 ponham um placar parecido com o do basquete. Parou o jogo para a contagem voltou retorna a contagem. Isso resolveria o problema com "cera" e reclamações com o juiz quanto a acréscimo no final dos tempos. Já fiz o teste de cronometrar um jogo, parando e reiniciando a contagem e o resultado foi de 25 minutos de jogo de fato. 3 aumentar o espaço de onde se bate o escanteio que é muito pequeno. Acabaria com a chatice de ter de ficar fiscalizando se a bola está no espaço limitado.
@@raipragana4037 Mano tem muintas duplas que ganharam mais títulos que eles pele e garrincha ganharam poucos títulos jogando juntos. E tanto que pele perdeu a Final do brasileirão pro bahia
@@kaiquenunesbahiano5568 ele disse melhor, não maior! Título pra mim significa quem é maior, pelo menos hoje em dia. Por exemplo: tal time ganhou 30 títulos no passado, mas hj em dia não ganha nada e perde pra um com 5 títulos....
Na verdade, na origem, o futebol e o rugbi eram o mesmo esporte. Mas em uma dessas reuniões aí, nos anos 1800, havia os interessados em manter o jogo com as mãos, e os interessados em abolir essa característica. Cada um seguiu um caminho. O futebol tornou-se mais popular, mas o rugbi tem imensa relevancia tbm
Em 1966, em uma copa onde tudo estava preparado para a Inglaterra ganhar, o juiz alemão que tinha fama de expulsar muitos jogadores, marcou uma falta e advertiu o Rattin, capitão da Argentina. Ele não entendeu o que o juiz falou e pediu e insistiu em um intérprete. Daí o juiz perdeu a paciência e então expulsou o jogador argentino. O Rattin não queria sair e chamaram a polícia para retira-lo de campo. A confusão foi formada e na saída de campo o argentino fez "gestos obcenos" para a torcida e de quebra ao passar pela bandeirinha de escanteio que era uma bandeira inglesa, deu uma cuspida nela.
Uma regra experimental que eu gostava era a que mexia com os pontos por vitória. Antes de ficar estabelecidos os 3 pontos por vitória, houve campeonatos em que a vitória valia dois pontos e um ponto extra se a vitória fosse por 2 ou mais gols de differença. Os campeonatos brasileiros de 1975 e 1978 foram assim. Na década de 90, alguns campeonatos Paulistas e as Copinhas também tinham este sistema. Na extinta A-League na América do Norte, depois de 1995, a vitória passou a valer 3 pontos, e vitórias por 3 ou mais gols de diferença valiam 4 pontos. Eram jogos bem ofensivos! E no anos de 1995 a 1997, quando eu morava em Toronto, empates em 0x0 valia 0 pontos! Só empates com gols valiam um ponto!
sim. Antes o futebol era um termo genérico com vários ''futebóis'' junto. Depois dessas regras de Cambridge em 1848 que foi se separando o esportes, nascendo o futebol americano, gaélico, rugby e etc.
Tem um detalhe, que antes do Golden Gol já existia a prorrogação com penaltis. Só lembrar a Argentina e Italia em 1990 onde o jogo ficou empatado e Goicochea após do tempo normal garantiu a classificação da Argentina defendendo penalti. Nessa mesma copa a Colômbia foi eliminada pelos Camarões na prorrogação, mas não era Golden Gol. Também teve o jogo contra a Iuguslávia.
O gol marcado fora de casa como critério de desempate, já faz uns 3 anos que a CBF tirou aqui da Copa do Brasil. Provavelmente a Conmebol vai fazer a mesma coisa.
0:18 eu já sabia que teve jogo sendo decidido no cara e coroa foi na Eurocopa de 1968 entre Itália e União Soviética na semi-final e deu Itália no cara e coroa e ganhou aquela Eurocopa
O gol de ouro eu lembro, o de prata pra mim era assim ainda haha. E algumas eu já ouvi falar como essas dos cartões antes de 70 e de não ter substituição nas copas antigas, e tbm ouvi dizer q o segundo uniforme passou a ter depois da copa 58 por causa da final Brasil e Suécia, nunca pesquisei só ouvi um jogador do Brasil contando q eles arrumaram a camisa azul e costuraram o logo antes da final.
A Red Bull fez um campeonato chamado Soccer Future com novas regras que eles queriam testar, nada oficial. Delas a única que eu concordei foi em diminuir de 45 para 30 minutos em cada tempo, mas parando o relógio quando a bolsa saísse de campo ou quando um jogador cai ou quando a bola está parada. Muito bom para acabar com aquela maldita cera.
Imagina se essas regras contínuasse existindo. Ia ser engraçado Gol de Prata,Recuo pro goleiro e ele podia pegar com mão ainda bem que isso não existe mais kk
Faltaram algumas regras alteradas recentemente como o goleiro poder dar mais de 3 passos com a bola nas mãos, a bola no tiro de meta não precisar mais sair da área para entrar em jogo e a saída do jogo poder ser chutada para trás. Ainda existiram algumas mais sutis como mesma linha que antes era impedimento e o rebote do goleiro que tirava o impedimento do atacante.
Odeio esse gol fora de casa namoral, ainda bem que na Copa do Brasil já não tem essa regra mas na Libertadores ainda tem, infelizmente meu time foi eliminado 2x da Libertadores (2018 & 2019) graças a essa regra horrorosa que faz com que os times visitantes não vençam por mérito, espero que a CONMEBOL siga as decisões da UEFA também.
O Futebol Gaélico ou Futebol Irlandês é o futebol tradicional com as regras iniciais Você só pode fazer gol com o pé mas pode conduzir a bola com a mão Como no século 19 a comunicação não era como hoje, foram surgindo várias maneiras de jogar o mesmo esporte. Assim surgiu rugby(não sei se está escrito certo), futebol gaélico, futebol americano e o próprio futebol
4:55 Depois desse título, em 1924, a seleção do Uruguai resolveu dar a volta em torno do campo pra saudar os espectadores. Aí surgiu a VOLTA OLÍMPICA. Curiosidade 2: foi no estádio de Colombes, que teve a final de 1938 e que vai ser o palco do campeonato e hóquei na grama nas Olimpíadas de 2024.
Curiosidade 3 (relacionada à isso): tem dois setores do Estádio Centenario chamados "Colombes" e "Amsterdã" em homenagem aos dois títulos olímpicos do Uruguai (Paris-1924 é Amsterdã-1928).
1826 - Convocação de representantes das novas Nações para um Congresso para unir os países latinos (panamericanismo) [4/8 16:24] Luis: 1828 - Reconhecimento do Brasil sobre a independência do Uruguai [4/8 16:24] Luis: 1830 - Morte de Simón Bolívar [4/8 16:25] Luis: 1831 - Retorno de D. Pedro I a Portugal (Que portanto perdeu o seu título de Imperador) [4/8 16:26] Luis: 1850 - Início do processo de Emancipação política de Cuba [4/8 16:27] Luis: 1895 - Confronto que levou Cuba a independência [4/8 16:27] Luis: 1897 - Reconhecimento da Espanha em relação a independência de Cuba [4/8 16:28] Luis: 1901 - Fim do processo de Emancipação política de Cuba
10:05 E se em um torneio por pontos corridos os dois primeiros empatarem em tudo, até número de cartões, confronto direto, etc... Como é decidido quem é campeão? Já aconteceu algo do tipo 🤔
acho que isso depende do regulamento de cada campeonato, já vi campeonato que era no sorteio, outros que realizam um novo jogo entre as equipes. Mas a maioria é sorteio, o Brasileirão por exemplo é no sorteio.
A bola sai na lateral, você corre pra pegar antes do adversário, recua na mão do goleiro, que liga o contra-ataque pro atacante na banheira já que não existe impedimento, ele faz o gol que empata o jogo e aí o juíz decide o vencedor no cara ou coroa.
Kkkkkkkkkk
Mds kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sugestão de vídeo : jogadores de futebol que foram para outro esporte
Kkkkkkk
Kkkkkkkkk
O Gol de Ouro era louco kkkkkkkkkkkkk, pior que é bem emocionante
Ainda acontece no bomba patch :)
Lembra do fifa ?ahahahah mto bom
Era massa
@@Joic3pr0 Nossa véi, lembro bem, eu nem sabia o que era gol de ouro na época fui descobrir isso jogando o bomba patch
No fifa tem isso no kic-off.
Outra mudança, que veio em 1994, foi a vitória passar a valer 3 pontos. Quando comecei a me interessar por futebol, valia apenas 2 pontos.
As 5 substituições apesar de ser temporário, é algo que eu aprovo demais por esses motivos
Com mais 5 jogadores no time o jogo não esfria pq a metade ainda terá muito gás, então o segundo tempo não será mais aql futebol morto
Fora que o time que estiver em vários campeonatos, podem poupar alguns jogadores se a partida já estiver praticamente ganha
Melhor ainda será na Copa do mundo. Quando começa a chegar na fase de quartas, as seleções já estão mortas. As finais são sempre um saco, pq os jogadores estão exauridos.
Eu vi um vídeo de um cara que é contra as 5 substituições: segundo ele, 5 substituições muda muito a tática e quebra o ritmo do jogo e que demoram muito para serem realizadas.
Eu particularmente não concordo com essa análise dele pois depende do jogador que entra e não a regra em si. As substituições demoram mesmo mas temos os acréscimos.
@@natandsantos96 o time que tá vencendo sempre fica tentando enrolar. Imagina com 5 substituições + tempo de jogador deitado no chão simulando dor e etc.
Não concordo com a regra, deveria voltar a ser 3 substituições apenas, nem +5 min. de tempo de jogo resolve.
@@natandsantos96 mas atualmente eles até tem 5 substituições mas os técnicos só podem parar o jogo 3x
@@PauloRicardo-js1ci o problema não é a parada, e sim a demora dos jogadores em sair do campo.
Sujestão: maiores traições do futebol
Coloca o Pedro Silveira indo do Atlético pro real
MDS mano
Kkkk perfeito
@Klayven Silva Santos sim vdd
Kkkkkkk
Ah cara tu deu spoiler
Muito legal, só faltou falar da regra do sobrepasso, que durou de 1982 a 2000. Nessa regra o goleiro não podia dar mais que quatro passos segurando a bola com as mãos. Fui goleiro entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90, em times juvenis. Essa regra era um pé no saco haha
No começo dos anos 2000 ainda tinha essa regra.
@@JavraK.Z.L foi oque ele falou
E tinha de dar duas quicadas
Lembro da minha adolescência, quando assisti muitos jogos onde era permitido o recuo da bola com os pés para o goleiro. Era terrível! Chegava a ser vergonhoso como as equipes catimbavam. Foi uma das melhores mudanças de regra! Particularmente, eu ainda acho que o futebol deveria mudar totalmente sua contagem de tempo e valer somente o tempo de bola rolando, como ocorre em outros esportes como basquete e futsal. Algo como cair de 45 para 25 ou 30 minutos (seria o caso fazer experimentos. Enfim, ainda é vergonhoso como os times ganhadores abusam desse expediente para fazer passar o tempo...
O conceito de estratégia do grego stratēgia, em latim strategi, em francês stratégie… kkkkkkk tô brincando, isso aí é vergonhoso mesmo
Como assim recuo pro goleiro? Como é isso?
Futebol não tem que ser igual basquete.
Futebol é o maior , melhor e mais reconhecido esporte do mundo , não atoa .
@@JavraK.Z.L o cara toca a bola pro goleiro intencionalmente e ele pega na mão ..... Isso é recuo .
Antes valia ... Então os jogadores ficavam O JOGO INTEIRO assim , do jogador pro goleiro , que pega na mão , solta , da a bola pro zagueiro , que dá pro goleiro pegar na mão denovo 🤣
No futsal se bate lateral com o pé, não tem impedimento, tem substituições ilimitadas, venha jogar futsal!!
Futsal é td ao contrário do futebol😑🤣
Acho que isso se deve ao fato do futebol de salão exigir mais habilidade, mais técnica e a quadra ser menor
@@aryrocha3459 psé
Bem isso kkkkkk
sabia não lkkk
A Copa de 94 trouxe muita novidade: 1) Vitória valendo 3 pontos; 2) Número do jogador na frente da camisa; 3) Nome do jogador nas costas; 4) Os times tinham que jogar vestindo cores contrastantes (tipo azul x amarelo) porque muita gente assistia aos jogos por TV preto e branco. Teve mais mudança, mas não lembro de todas agora.
" por isso é importante os goleiros saberem se saírem sabendo com os pés" Fut, Bit 2021
René higita
Se hj em dia o futebol não tivesse mais cartão Felipe Melo reinava kkkk
Imagina o Sergio Ramos
E o ibra
E o pepe
@Inosuke Edits_nicolaus concordo kkkkk meu Pitbull e foda kkk
Kkk ele tava no lucro
Sugestão de vídeo:
Jogadores que fizeram sucesso no mesmo time como jogador e como treinador
Ex. Guardiola no Barça
Zidane no Real, etc...
Up
Up
Up
Up
Up
2 anos dps desse vídeo, ngm mais fala sobre 3 substituições, 5 substituições parece q tá há 200 anos no esporte kkkkkkkkk
Correr para pegar a bola é regra se jogo de fim de semana
de*
O clássico "quem chuta busca"
Regras do jogo de fim de semana: se a quadra n estar disponível pegue 4 chinelos e joga no asfalto quente ou paralelepípedo, n vale gol quando a bola vai alta, quem chuta busca, quem chegar primeiro na bola de lateral tem q pedir espaço para o oponente, e 3 gols acaba a partida.
@@ygoroficial6057 3 gols OU 7 minutos
Regra de futebol de rua: se quebrar a vidraça da vizinha chata, desaparece todo mundo que nem fumaça...
Imagina o Pepê e o Sérgio Ramos na fase matadora deles sem cartão
Adiciona o Felipe mello nesse time ae tbm
Pepê ou Pepe?
E o Felipe Melo
@@doutorx71 O nome se escreve Peppe e se pronuncia pêpe em espanhol, o feminino é Peppa e se pronuncia pêpa.
@@ricardobraga3400 mas o Pepe é brasileiro naturalizado português
Faltou a mudança de 2 pra 3 pontos por vitória, a maior evolução q teve.
Há não muito tempo, em pleno 2004, teve um campeonato gaúcho com este regulamento. Se não me engano, foi uma final inter x 15 de novembro. Só que não tinha terceiro jogo, era prorrogação de 30 minutos e gerava contando só o resultado da prorrogação. O Inter ganhou por 2x0 o primeiro jogo, mas não era tão tranquilo pra volta porque qualquer vitoria por 1x0 do adversário levaria pra prorrogação e pênaltis.
Outro regulamento bizarro é saldo qualificado, até para times da mesma cidade, teve tbm um campeonato Gaúcho em 2006que foi definido assim, até quartas de Champions em clássico entre Milan x Inter no auge dos dois já teve isto. Espero que seja uma ideia que fique definitivamente no passado.
Gustavo, você tem razão mas erra em uma coisa: no quadrangular final da Copa-1950 o Uruguai teve duas vitórias e um empate enquanto o Brasil teve duas vitórias e uma derrota, ou seja, se fosse hoje o Uruguai teria sido campeão do mesmo jeito (sete pontos contra seis). O Brasil passou o carro na Espanha e na Suécia (6x0 e 7x1) mas perdeu pra quem não podia, já que o Uruguai também vencera suas duas partidas até então. O Brasil foi muito mais brilhante mas o Uruguai foi mais regular.
O Palmeiras perdeu uma final de libertadores nesse regulamento em 1968. Perdeu um jogo pro Estudiantes o primeiro jogo por 2x1 e ganhou o segundo jogo em SP por 3x1. Na regulamento atual seria campeão, mas teve um terceiro jogo que o Esdutiantes venceu de novo e foi campeão.
@Gustavo Araujo 😊
@Gustavo Araujo Palmeiras na final da Libertadores de 1968 foi desse jeito, somando os resultados dois dois jogos contra o Peñarol o Palmeiras venceu, mas no terceiro jogo perdeu e eles levaram o título
Sugestão de Vídeo: Jogadores q tiveram seu auge muito cedo: Dybala, Isco, Gotze
Asensio
Ronaldinho Gaucho
Tobey Maguire
Impressionante como o bit encaixou o Tottenham no vídeo kkkkkk
Bit nunca perde a chance de incluir o Tottenham no vídeo
Kaaakk
@Coelho Teixeira que humor avançado 👏
@@pedrofreitasrezende3477 Pedro, O fiscal de humor
Tinha tbm Juventus x Porto, o Porto venceu o jogo de ida por 2x1, na volta a Juve tbm fez 2x1 no tempo normal, foi pra prorrogação, cada timre fez 1 gols e o jogo acabou 3x2 para Juventus. detalhe: foi 4x4 e o Porto fez 2 gols na partida. Mas a Juve só fez 1 gol na partida de ida, ou seja, o Porto ia pras quartas de final, que foi o que aconteceu.
Por isso comparar seleções e jogadores de épocas diferentes requer ponderação.
Muitos dos jogadores lendários jogaram em épocas bem complicadas. O próprio Pelé era muito visado em campo. Era só "quebrar" uns dois sujeitos do time adversário que já sem poder substituir, o jogo já ficaria favorável ao time faltoso.
Um dos melhores canais do TH-cam!!!❤️❤️❤️
A regra mais foda que eu vejo, é sobre o impedimento. A regra vem com a visao de justiça nas partidas, para evitar de espertinhos ficar apenas na banheira. Alem disso, essa regra vem influenciando ate hj na evoluçao do futebol, como por exemplo, a tal "linha alta" que se fala muito atualmente; "avanço das linhas", "linha burra" , "jogadas ensaiadas" etc
Amo seu canal
Fds e Cruzeiro é maior do Brasil
@@MyLittlePomni n
@@MyLittlePomni vddd
Tbm
@@MyLittlePomni vdd
9:40 Creio ter sido um pouco antes, mas mesmo depois da final da Euro. Em agosto de 92, o São Paulo foi jogar o torneio Teresa Herrera e na final contra o Barça, o zagueiro recuou de PEITO pro Zubizarreta e o juizão se confundiu todo e marcou falta dentro da área (tiro livre indireto). Na transmissão da Band, o Silvio Luiz tava se confundindo também, falando que o juiz estava certo, mas o Juarez Soares tentava corrigir que com o peito podia. No fim, falta e 4º gol do Tricolor.
Na final do Mundial Interclubes, no mesmo ano, aconteceu algo parecido. O zagueiro do Barcelona recuou para o goleiro Zubizarreta, com o pé. O Zubizarreta foi pegar com a mão, mas lembrou da regra e deixou ela passar, e sair em escanteio. No final não saiu gol no escanteio, mas a bola passou muito perto do gol no recuo.
Sugestão:jogadores bons que começaram a aparecer tarde demais
Tipo bruno Henrique né
@@mateussouzaserra8667 é
Vardy é melhor exemplo kkkk
vardy da vida
Vardy
Cara acompanho seu trabalho desde o BitFut e esses vídeos que você faz de curiosidades sobre o futebol são muito bacanas. Sem falar as pérolas humorísticas que sempre rolam que me fazem rir demais. Valeu pelo ótimo trabalho.
O Brasil também foi beneficiado pela moedinha, na Copa América 1983, quando, na semifinal, empatou com o Paraguai duas vezes e foi para a final no cara ou coroa.
2:51 Imagina isso hoje no Brasileirão. Se com VAR árbitro bandeirinha já é ruim imagina dois caras representando cada time. O jogo não iria acabar nunca
O tempo de descontos também apareceu de uma situação caricata em Inglaterra. Supostamente, uma equipa para não sofrer um golo de falta, atiraram a bola para longe e quando a encontraram o jogo já tinha acabado. Se quiseres pesquisar e confirmar agradecia porque também não tenho a certeza de estar correto 😅
Na Libertadores de 1968, o Náutico havia se classificado pra segunda fase, mas perdeu pontos pois em uma partida, a equipe fez duas substituições, regra que estava quase oficializada, mas foi punido pois pra Conmebol só podia uma, e foi eliminado.
Houve um teste bizarro em um paulistão aonde o goleiro, ao espalmar, não podia mais usar aos mãos para fazer uma segunda defesa, ele se tornava um jogador igual aos de linha, sem puder pegar a bola com as mãos. Era patético.
Enfim, o pessoal dos próximos anos vão achar estranho os goleiros ficar dançando no gol…
gol de ouro = tirar a camisa
nada a ver
@Eduardo Freitas Eduardo, o dinheiro só circula no futebol e tudo funciona do jeito que é devido ao marketing e o dinheiro que os patrocinadores colocam nele. A proibição de tirar a camisa é pra que as marcas que pagam pra colocar a marca na camisa apareçam na câmera no momento mais importante da transmissão, que é o gol !
"Em 1866 só podia tocar pro lado e pra trás"
Então é essa tática do Fernando Diniz, querendo voltar aos velhos tempos
Kkkkkkkkkk
boa kkkk
Como que fazia o gol kkk so toca pra trás e pro lado.
@@rafaelnascimentolopes6716 Você podia correr com a bola pra frente
eu amo esse tipo de vídeo, sério...
Jogador pacífico: Quantos cartões você tomou? Jogador:Menos que 10
Jogador violento de 1900: Quantos cartões na carreira? Jogador:Como assim cartão?
Uma regra que eu alteraria: quando a bola saísse pela linha de fundo. Marcava-se escanteio do local onde ela tinha saído. Isto até ao começo da pequena área. Tinha mais chance de golo
Tu é doido cara? Kakakakakakaakkaaka isso tiraria até as regras de linha
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso ia ser horrível. Toda falta e escanteio os dois times iam encher o campo de zagueiro pra cabecear na área. Isso iria criar novas posições no futebol,. de jogador que só entra em campo pra fazer determinada coisa e depois sai. Um jogador que tá no time só pra bater falta, e por aí vai. Ia ficar uma bagunça igual ao futebol americano que eles tem um time pra defender, outro pra atacar, um jogador que só entra pra chutar, etc
Se hj em dia o futebol não tivesse mais cartão Sergio Ramos reinava kkkkk
8:38 goleiro achando que a marca do pênalti era a bola kkkkkkkkkk
Kkkkk
Altas histórias!! Top o canal, me inscrevi 😁👍🏻
Faltou falar sobre a regra do tempo de jogo, da virada de lado do campo entre as equipes (que bem antigamente ocorria toda vez que saía um gol) e da implantação do pênalti (antes disso, quando ocorria uma falta dentro da área, era mais difícil sair gol, com o paredão de jogadores que a equipe infratora formava junto à trave, tirando disso uma vantagem injusta).
Acho que o futebol demora muito para implantar mudanças. Eis minhas sugestões. 1 Impedimento: o jogador só estará impedido se estiver um corpo a frente do último defensor. Isso acaba com este negócio de linha. 2 ponham um placar parecido com o do basquete. Parou o jogo para a contagem voltou retorna a contagem. Isso resolveria o problema com "cera" e reclamações com o juiz quanto a acréscimo no final dos tempos. Já fiz o teste de cronometrar um jogo, parando e reiniciando a contagem e o resultado foi de 25 minutos de jogo de fato. 3 aumentar o espaço de onde se bate o escanteio que é muito pequeno. Acabaria com a chatice de ter de ficar fiscalizando se a bola está no espaço limitado.
Sugestao de video:
As melhores duplas do futebol
Melhor dupla da história :Pelé e garrincha
@@raipragana4037 Mano tem muintas duplas que ganharam mais títulos que eles pele e garrincha ganharam poucos títulos jogando juntos. E tanto que pele perdeu a Final do brasileirão pro bahia
@@kaiquenunesbahiano5568 claro amigão, estou falando na plástica. Pra mim a dupla mais bonita de se ver jogar
@@kaiquenunesbahiano5568 ele disse melhor, não maior! Título pra mim significa quem é maior, pelo menos hoje em dia. Por exemplo: tal time ganhou 30 títulos no passado, mas hj em dia não ganha nada e perde pra um com 5 títulos....
Aí ná thumb ele vai colocar o son com o Kane kkkk
Melhor canal de futebol de todo o TH-cam,amo muito seu canal cara❤
Eu gosto das 5 substituições deixa o jogo mais animado no final
Mas prejudica os clubes menores
Na verdade, na origem, o futebol e o rugbi eram o mesmo esporte. Mas em uma dessas reuniões aí, nos anos 1800, havia os interessados em manter o jogo com as mãos, e os interessados em abolir essa característica. Cada um seguiu um caminho. O futebol tornou-se mais popular, mas o rugbi tem imensa relevancia tbm
É muito incrível ver o tanto que o futebol mudou e evoluiu
Em 1966, em uma copa onde tudo estava preparado para a Inglaterra ganhar, o juiz alemão que tinha fama de expulsar muitos jogadores, marcou uma falta e advertiu o Rattin, capitão da Argentina. Ele não entendeu o que o juiz falou e pediu e insistiu em um intérprete. Daí o juiz perdeu a paciência e então expulsou o jogador argentino. O Rattin não queria sair e chamaram a polícia para retira-lo de campo. A confusão foi formada e na saída de campo o argentino fez "gestos obcenos" para a torcida e de quebra ao passar pela bandeirinha de escanteio que era uma bandeira inglesa, deu uma cuspida nela.
13:09 e eu todo iludido pensando que ele não iria falar do Tottenham ;-;
;-;
Uma regra experimental que eu gostava era a que mexia com os pontos por vitória. Antes de ficar estabelecidos os 3 pontos por vitória, houve campeonatos em que a vitória valia dois pontos e um ponto extra se a vitória fosse por 2 ou mais gols de differença.
Os campeonatos brasileiros de 1975 e 1978 foram assim. Na década de 90, alguns campeonatos Paulistas e as Copinhas também tinham este sistema.
Na extinta A-League na América do Norte, depois de 1995, a vitória passou a valer 3 pontos, e vitórias por 3 ou mais gols de diferença valiam 4 pontos. Eram jogos bem ofensivos! E no anos de 1995 a 1997, quando eu morava em Toronto, empates em 0x0 valia 0 pontos! Só empates com gols valiam um ponto!
Faz um vídeo falando sobre as piores ligas da europa 😳😳
Muito bom o vídeo😎
Up
Up
Up
@Alerta Nantes up
Up
Quando eu era criança eu jurava que existia um cartão verde, que permitia o jogador expulso voltar pro jogo se o juiz se arrependesse KKKKKKKKKKKKKK
Detalhe que demorou mais de 20 anos (1848-1873) desde que bola na mão passou a ser proibido, até criarem a função de goleiro kkkkkkkk
Imagina a várzea. Jogo de futebol de criança de 4 anos
Seu canal é muito bom mano, parabéns 👏
Que incrível a evolução de futebol 😯🙃
Que vídeo sensacional, quanta informação sobre futebol, show demaaaaaais
Então o futebol de hoje era basicamente o futebol gaélico irlandês
Verdade
sim. Antes o futebol era um termo genérico com vários ''futebóis'' junto. Depois dessas regras de Cambridge em 1848 que foi se separando o esportes, nascendo o futebol americano, gaélico, rugby e etc.
Muito bom o vídeo, como sempre. Valeu bit
Melhor canal😎
Cara q vídeo maravilhoso.
Parabéns !!!
Curti muito show
Sucesso pro canal
3:43 tipo na minha antiga escola
Tem um detalhe, que antes do Golden Gol já existia a prorrogação com penaltis.
Só lembrar a Argentina e Italia em 1990 onde o jogo ficou empatado e Goicochea após do tempo normal garantiu a classificação da Argentina defendendo penalti.
Nessa mesma copa a Colômbia foi eliminada pelos Camarões na prorrogação, mas não era Golden Gol.
Também teve o jogo contra a Iuguslávia.
Se o gol fora de casa nunca tivesse sido feito,o fluminense ja teria 3 sulamericanas e a juventus 2 champions com o cr7
O gol marcado fora de casa como critério de desempate, já faz uns 3 anos que a CBF tirou aqui da Copa do Brasil. Provavelmente a Conmebol vai fazer a mesma coisa.
Nas copas na europa e na respescagem na copa do mundo ainda não há isso
0:18 eu já sabia que teve jogo sendo decidido no cara e coroa foi na Eurocopa de 1968 entre Itália e União Soviética na semi-final e deu Itália no cara e coroa e ganhou aquela Eurocopa
Vídeo muito bom cara, parabéns
A escalada de poder do árbitro: nada diferente de qualquer outro cargo - dê a mão para alguém, ela logo pegará seu braço.
O gol de ouro eu lembro, o de prata pra mim era assim ainda haha. E algumas eu já ouvi falar como essas dos cartões antes de 70 e de não ter substituição nas copas antigas, e tbm ouvi dizer q o segundo uniforme passou a ter depois da copa 58 por causa da final Brasil e Suécia, nunca pesquisei só ouvi um jogador do Brasil contando q eles arrumaram a camisa azul e costuraram o logo antes da final.
Pele ganhou duas copas sem impedimento KKKKKKKKK
Fonte?
A Red Bull fez um campeonato chamado Soccer Future com novas regras que eles queriam testar, nada oficial. Delas a única que eu concordei foi em diminuir de 45 para 30 minutos em cada tempo, mas parando o relógio quando a bolsa saísse de campo ou quando um jogador cai ou quando a bola está parada. Muito bom para acabar com aquela maldita cera.
Essas regras eram muito engraçadas 🤣😂
Em 1983 o Brasil também passou de fase na Copa América no cara ou coroa, contra o Paraguai.
Mano, aqui já decidiram o campeão (campeonato acreano) no sorteio kkkkkkkkk
Quem ganhou Tiranossauro Rex ou velociraptor?
@@franciscogomes2029 Eu acho q foram as avestruzes
@@barbas7269 Tbm
@@barbas7269 Tbm
Muito bom esse vídeo. Parabéns
Poderia falar sobre a disputa de pênaltis também.
Um forte abraço
8:01 Pepe e sério ramos: seria um mundo fantástico
Kkkkk
E sério ramos?kkkkkkkk
Vídeo super necessário 👏❤
Imagina se essas regras contínuasse existindo. Ia ser engraçado Gol de Prata,Recuo pro goleiro e ele podia pegar com mão ainda bem que isso não existe mais kk
Faltaram algumas regras alteradas recentemente como o goleiro poder dar mais de 3 passos com a bola nas mãos, a bola no tiro de meta não precisar mais sair da área para entrar em jogo e a saída do jogo poder ser chutada para trás. Ainda existiram algumas mais sutis como mesma linha que antes era impedimento e o rebote do goleiro que tirava o impedimento do atacante.
Poh Bit eu ainda estou me recuperando daquele jogo do AjaxXTotenham😭😭😭😭eu sou torcedor do Ajax
Já faz 2 anos e meio, supera aí kkkkk
@@aquitemfutebol2710 🤣😅😁😊🙂😐😞😔😣😖😫🥺😢😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
Finalmente novo vídeo! :)
Gol qualificado é a melhor regra! Emoção pura!
Eu sou ateu no futebol, mas seu canal é muito bom. Já aprendi um monte coisa.
Parabéns 👍🏼🇧🇷
saudades do gol de ouro...
Não
@@barbas7269 legal sua opinião sobre gol de ouro...
Odeio esse gol fora de casa namoral, ainda bem que na Copa do Brasil já não tem essa regra mas na Libertadores ainda tem, infelizmente meu time foi eliminado 2x da Libertadores (2018 & 2019) graças a essa regra horrorosa que faz com que os times visitantes não vençam por mérito, espero que a CONMEBOL siga as decisões da UEFA também.
Primeiro
Adolecente moderno 🤝🏻
Informações da hora mano!
Man, a minha professora de educação física recomendou ver esse vídeo, achei muito legal, pq acompanho esse canal a muito tempo!!
O Futebol Gaélico ou Futebol Irlandês é o futebol tradicional com as regras iniciais
Você só pode fazer gol com o pé mas pode conduzir a bola com a mão
Como no século 19 a comunicação não era como hoje, foram surgindo várias maneiras de jogar o mesmo esporte.
Assim surgiu rugby(não sei se está escrito certo), futebol gaélico, futebol americano e o próprio futebol
Essa regra do gol fora de casa como critério de desempate nos mata-mata graças a Deus foi extinta era a coisa mais injusta que tinha no futebol.
Imagina um Grenal sem árbitro com os dois capitães tentando entrar em acordo kkk
Grêmio Série B😎👍🔥
Que vídeo incrível, parabéns👏
4:55 Depois desse título, em 1924, a seleção do Uruguai resolveu dar a volta em torno do campo pra saudar os espectadores. Aí surgiu a VOLTA OLÍMPICA.
Curiosidade 2: foi no estádio de Colombes, que teve a final de 1938 e que vai ser o palco do campeonato e hóquei na grama nas Olimpíadas de 2024.
Curiosidade 3 (relacionada à isso): tem dois setores do Estádio Centenario chamados "Colombes" e "Amsterdã" em homenagem aos dois títulos olímpicos do Uruguai (Paris-1924 é Amsterdã-1928).
1826 - Convocação de representantes das novas Nações para um Congresso para unir os países latinos (panamericanismo)
[4/8 16:24] Luis: 1828 - Reconhecimento do Brasil sobre a independência do Uruguai
[4/8 16:24] Luis: 1830 - Morte de Simón Bolívar
[4/8 16:25] Luis: 1831 - Retorno de D. Pedro I a Portugal (Que portanto perdeu o seu título de Imperador)
[4/8 16:26] Luis: 1850 - Início do processo de Emancipação política de Cuba
[4/8 16:27] Luis: 1895 - Confronto que levou Cuba a independência
[4/8 16:27] Luis: 1897 - Reconhecimento da Espanha em relação a independência de Cuba
[4/8 16:28] Luis: 1901 - Fim do processo de Emancipação política de Cuba
Muito bom o vídeo. Parabéns...
Salve euro fut,amo o seu canal
10:05 E se em um torneio por pontos corridos os dois primeiros empatarem em tudo, até número de cartões, confronto direto, etc... Como é decidido quem é campeão? Já aconteceu algo do tipo 🤔
acho que isso depende do regulamento de cada campeonato, já vi campeonato que era no sorteio, outros que realizam um novo jogo entre as equipes. Mas a maioria é sorteio, o Brasileirão por exemplo é no sorteio.
Sugestão de vídeo - a história do TOTTENHAM HOTSPUR
Futebol é o esporte perfeito, sem regras loucas, jogo totalmente fluido. E o único que te dá aquela emoção.
Parabéns video muito bem trabalhado 👍
esse canal eh bom demais. conteúdo de verdade