FAÃAM EXERCÃCIOS!!! (Vindo de uma pessoa que sofreu 1 ano com uma bursite no ombro/tendinite no braço pÃģs pandemia). O exercÃcio ÃĐ extremamente importante para a parte fÃsica - sim, dores podem fazer com que vc perca MESES de trabalho, principalmente para nÃģs, onde nosso braço ÃĐ nossa ferramenta de trabalho - para a sua imunidade e para sua saÚde mental!!! ExercÃcio produz endorfina, dopamina, serotonina e outros hormÃīnios super importante PRINCIPALMENTE para vc, neurodivergente! ExercÃcio fÃsico te traz rotina, dÃĄ disposiçÃĢo, melhora sua atençÃĢo e vc consegue viver uma vida muito mais leve. NÃĢo precisa virar o Cbum, ÃĐ sÃģ parar 3x por semana pra se movimentar durante uma hora com propÃģsito. Ter força muscular, saÚde em geral para poder viver, trabalhar, envelhecer e ter uma qualidade de vida muito melhor ÃĐ essencial.
Cara, esses vÃdeos de como estudar abriram minha mente um ano atrÃĄs. HorÃĄrio apertado, trabalhando todo dia com algo que nÃĢo ÃĐ arte (nÃĢo sÃģ durante o dia, a noite tambÃĐm, e demandas imprevisÃveis), casado, e sÃģ ter um norte de como fazer e com a expectativa correta foi essencial. Passei esse ano inteiro estudando todo dia, e com o trem andando agora ÃĐ sÃģ nÃĢo parar ð hoje em dia me dÃĄ angÚstia pensar em nÃĢo estudar algo um dia sequer. E acho que pra quem vai meter o pÃĐ com tudo a partir de agora, o que mais ficou pra mim do que o Marco ensinou foi: âConverse com as pessoas prÃģximas de vocÊ, externalize a sua intençÃĢo e mostre pra elas todos os dias o seu compromisso com aquela decisÃĢoâ. à inspirador ver alguÃĐm se dedicando. E seus familiares, parceiros e amigos vÃĢo ajudar se vocÊ se comprometer consigo mesmo. - NÃĢo dÃĄ pra dizer que vai se dedicar a algo e depois tÃĄ jogando lolzinho sempre que pode ð
Eu ate estava comentando com o pessoal no chat do servidor, trabalhei 11 anos como designer, me deu uma satisfaçÃĢo por um tempo mas conforme eu voltava a desenhar o trabalho foi virando uma frustraçÃĢo, eu passei um tempo estudando de madrugada porque durante o dia tinha o trabalho e meus filhos, entÃĢo nÃĢo tinha outra opçÃĢo, atÃĐ que eu arrumei um trampo como artista 2D em uma empresa americana de aulas para medicina com animaçÃĢo. Deu muito certo nos Últimos 3 anos, atÃĐ que eles disseram que iam fechar a empresa, e ai eu resolvi que precisava focar de novo na evoluçÃĢo, acabei encontrando vocÊ e o seu servidor em novembro e tem me ajudado demais, tanto as aulas, quando os grupos e toda a ideia que a gente troca com o pessoal. Sou muito grato por participar do seu projeto, tem sido uma injeçÃĢo de animo. Agora entre uma entrega e outro do trabalho (que acaba no começo de fevereiro) eu tento encaixar um estudo, um trabalho pro portfolio. Enfim, valeu d+.
Curioso que eu trabalho com ilustraçÃĢo tem mais de 20 anos, e eu achava que realmente nÃĢo tinha tempo! AtÃĐ ter filho e descobrir que ISSO SIM faz vc nÃĢo ter mais tempo!!! hahahahaha Como eu era ingÊnua! ð Se eu nÃĢo tivesse ROTINA, eu tava lascada, nem ia comer!
Nossa, com certeza! AÃ sim o negÃģcio fica sÃĐrio. E a gente ainda tem o costume de se cobrar por nÃĢo estar estudando ou algo assim, mas simplesmente nÃĢo dÃĄ. ObrigadÃĢo pelo seu comentÃĄrio, Sabrina.
@ a gente se cobra por nÃĢo estar estudando quando estÃĄ com o filho ou quando estÃĄ trabalhando, a gente se cobra por nÃĢo estar com o filho, por estar trabalhando ou estudando e a gente se cobra por nÃĢo estar trabalhando, por estar com o filho ou estudando! E E E ainda tem que dar atençÃĢo pra marido, famÃlia, cuidar da saÚde fÃsica e mental.... Simplesmente nÃĢo dÃĄ pra vencer!!! hahahahaha *rindo de nervoso com tique no olho
Voltei pra comentar depois de ter visto o vÃdeo e posso afirmar que ÃĐ mt legal te acompanhar por bastante tempo e ouvir as historias repetidamente. Inclusive no meu caso foi legal ouvir coisas repetidas, mas agora como estou em outro momento da vida, posso absorver e aplicar coisas condizentes. Entrei para trabalhar na ÃĄrea de jogos, mais especificamente no mercado independente brasileiro e senti muita dificuldade de acompanhar o volume e qualidade do trabalho com o fato de ter que evoluir para crescer, somado a isso ter filhos bagunça um pouco a rotina. Tenho uma questÃĢo de nÃĢo poder postar trabalhos porque sÃĢo coisas em andamento ou jogos que nÃĢo foram lançados, tudo demora e meu portfolio fica parado. Sinto uma necessidade de produzir coisas para melhorar e ser condizente com meu nÃvel atual para prospectar trabalhos melhores. Mas tudo no seu tempo, consegui me organizar com a familia para me dedicar esse ano em formatar projetos e estudos. Valeu Marco, a ÃĄrea de membros e seu canal sempre me ajudou muito!
Eu acabei de fazer essa transiçÃĢo, de outro trabalho (videomaker) para Ilustrador, infelizmente o que realmente fez diferença, foi eu conversar com meu chefe da ÃĐpoca e pedir para ficar meio turno no trampo, daà eu estudava de manhÃĢ e trampava de tarde, e de noite academia, e marcha, eventualmente funcionou para mim, acho que fazer um curso formal (no meu caso Arte Revide) me ajudou no foco tambÃĐm... inclusive Belo Balu
Eu acordei 5h30 da manhÃĢ por alguns meses para realizar um projeto... Me sentia Ãģtimo no começo, dia rendia legal, parecia ter mais energia, depois de algum tempo simplesmente se esgotou e atÃĐ hoje parece que tenho dificuldade de voltar pra um ritmo similar. Quando quero estudar ou realizar algum projeto pessoal, demanda muita energia. Espero que consiga recuperar esse gÃĄs em algum momento
JÃĄ quero vÃdeo com a Paula... eu tÃī tentando fazer essa migraçÃĢo de carreira e tenho 30+. Mas sÃģ vale se tiver o Balu tambÃĐm!! FamÃlia Alvares completa, por favor!
No final de 2021, comecei a estudar desenho. Desde aquela ÃĐpoca trabalho em uma clÃnica de saÚde, mas sempre tive o desejo de sair desse emprego para fazer algo que realmente me trouxesse satisfaçÃĢo. Foram dois anos intensos, cheios de estudo, dedicaçÃĢo e muito investimento financeiro. PorÃĐm, com o "boom" da IA, fui tomado por um medo tremendo e uma afliçÃĢo gigantesca. Achei prudente abandonar meu sonho e correr atrÃĄs de dinheiro. em 2023 decidi que nunca mais desenharia, nunca mais pintaria. Mas, quando menos espero, me pego analisando shapes de sombra, pensando em como as cores dos objetos interagem entre si e, de repente, percebo que estou com um lÃĄpis na mÃĢo, desenhando de novo. Fiquei de 2023 atÃĐ 2024 sem desenhar, mas nunca deixei de consumir e pensar em arte. Em 2024, voltei lentamente, e agora estou tentando investir tempo nisso novamente. Todo dia reservo uma hora, 40 minutos... Ãs vezes mais, à s vezes menos. Sigo tentando substituir o vÃcio em jogos por um hobby mais saudÃĄvel, que nÃĢo seja apenas uma explosÃĢo de luz no meu rosto e uma bateria de estÃmulos hormonais. NÃĢo sei qual fruto nascerÃĄ dessa ÃĄrvore que estou semeando mas cuido dela com muito carinho. Estou no Alla Primes desde 2021, acumulando 1 kick por inatividade kkk. Mesmo estando um pouco distante do chat geral, acompanho diversos artistas que estÃĢo progredindo fortemente. Ver essa evoluçÃĢo, mesmo que da sombra da minha timidez, me enche de orgulho e mantÃĐm viva a fagulha de que isso ÃĐ possÃvel - e que logo darÃĄ certo para muitos. Quem sabe para mim tambÃĐm, nÃĢo ÃĐ? Quero deixar um abraço especial para o Emanuel, que, no momento em que eu estava decidido a largar tudo, teve um papo muito legal comigo e me fez dar tempo para que as coisas se ajeitassem. E tambÃĐm para o Cledson, que ÃĐ um exemplo inspirador. Minha esposa ouve, pelo menos uma vez por semana, a versÃĢo breve e resumida dessa histÃģria que eu conto kkk. Obrigado Marco pelo espaço genuinamente acolhedor e especial. VocÊ tambÃĐm inspira e promove a iniciativa naqueles que sonham ou um dia sonharam em transformar-se em pessoas um pouquinho mais interessantes. Acho que a sua verdadeira arte ÃĐ o que resultarÃĄ disso tudo: vÃvidos sonhos e esperança de um lugar melhor, um mundo melhor.
Eu sou um desses ai que trabalho e estuda. Os estudos em si vÃĢo entrar num novo roteiro, pois atÃĐ entÃĢo tava indo por osmose, ou seja ... eu assistia um vÃdeo ou ficava vendo imagens e processos especÃficos pra entender como eu resolvia um problema em trabalhos que eu estava fazendo para um projeto, porÃĐm ta me faltando organizaçÃĢo e isso que vocÊ comenta de planejar o que vai estudar ÃĐ muito importante (farei isso). Sobre sacrifÃcios, sim ÃĐ real isso ... jÃĄ tive que fazer isso algumas vezes (ÃĐ normal), mas ÃĐ legal olhar a palavra sacrifÃcio como uma oferenda, uma oferta, ÃĐ algo que se faz para receber outras coisas de volta. Vale a pena!
Primeiramente obrigado por responder meu comentÃĄrio :') Cara, eu posso traçar um paralelo bem parecido a ÃĐpoca na qual estava tentando faculdade de medicina, quando era impossÃvel nÃĢo fazer sacrifÃcios, principalmente os que envolviam a parte social. E hoje, como artista, enfrento exatamente a mesma coisa, levo a sÃĐrio o que eu faço e quero 'grindar' bastante para poder ganhar mais com meus desenhos e isso demanda esses sacrifÃcios . NÃĢo deixei claro no Último comentÃĄrio, mas no meu caso eu jÃĄ trabalho com desenho/comissÃĢo e sinto que atÃĐ tenho certa vantagem porque ao menos estou trampando com algo que tem a ver com os estudos. O problema ÃĐ que a ÃĄgua bate na bunda e a vida adulta chega. Como vocÊ disse, temos problemas de vida adulta e contas a pagar, entÃĢo vira um luxo eu deixar de pegar comissÃĢo e ceder esse tempo somente para me dedicar aos estudos. Assim como vocÊ, jÃĄ tenho meus 30 e poucos e graças a Deus minha esposa ajuda bastante nas questÃĩes burocrÃĄticas da vida que vocÊ citou e que se nÃĢo fosse por ela seria tudo muito mais complicado pro meu lado kk De fato, nÃĢo tem formula mÃĄgica. à fazer um jogo de cintura e encaixar os estudos onde dÃĄ. O esquema que vocÊ citou no vÃdeo de pontuar e estudar todas as dificuldades que vocÊ teve na ilustraçÃĢo ÃĐ uma dica boa e faço isso com frequÊncia. Outra dica legal ÃĐ fazer um 'estudo teste rÃĄpido' antes de fazer a ilustra (especificamente o que vocÊ acha que vai ter dificuldade). Exemplo: na Última comissÃĢo eu sabia que teria dificuldade com iluminaçÃĢo noturna, entÃĢo antes de começar fiz thumbnails beeeem simples de cenas noturnas sÃģ pra ter ideia de como as cores funcionariam no ambiente antes de passar pro trabalho de fato. Agiliza bastante e tu meio que "estuda" por tabela kkk Bicho, a minha ideia ÃĐ ter uma leva de cliente o suficiente pra começar a cobrar mais e bater a meta de gastos (com sobra) no mÊs MAIS RÃPIDO com MENOS TRABALHO para que o tempo de sobra seja usado em estudos na intençÃĢo de melhorar a qualidade do meu trabalho. Isso, na minha visÃĢo, vai virar uma bola de neve positiva. Dessa forma vou poder dedicar esse tempo de sobra pra qualquer coisa (o seu caso ÃĐ com lÃnguas e youtube, pelo que entendi). Essa ÃĐ minha meta. Posso estar equivocado ou sonhando um pouco alto, mas ÃĐ o objetivo. E recado pra geral ai dos comentÃĄrios.. pelo amor de santo cristo SE EXERCITEM PORQUE FAZ DIFERENÃA, CARAI. Hoje com certeza eu produzo mais diretamente por causa da academia. NÃĢo precisa ser musculaçÃĢo. Caminhada, calistenia, qualquer porra tÃĄ valendo. Levem saÚde a sÃĐrio! NÃĢo vou me desculpar pelo textÃĢo. ð
Ah, outra dica paralela aos exercÃcios. Estudem educaçÃĢo financeira quando puderem. Sei que nÃĢo ÃĐ a realidade de muito brasileiro poder juntar ou ter de sobra no final do mÊs, mas eventualmente (assim espero) quando geral aqui tiver ganhando bem, aprendam como lidar com dinheiro e como fazer esse monei trabalhar por vocÊ porque isso vai te poupar tempo futuramente para poder se dedicar a coisas que, inclusive, estÃĢo diretamente ligadas a ilustraçÃĢo ou atÃĐ mesmo a vida pessoal, como famÃlia etc.
Acho que no momento estou na fase "caverninha". Faz pouco mais de um ano que estou estudando todos os dias, com estudos mais direcionados para o que eu quero. Ã bem cansativo conciliar com trabalho, hÃĄ momentos de extrema ansiedade e medo de dar errado. Mas este ano pra me animar voltei pra terapia, comecei um projeto pessoal focado em card game (estou fazendo junto com os membros do canal), sÃģ falta a academia agora. E vamos ver como serÃĄ daqui pra frente. ðĨ°
Po Marcos, estou no mesmo processo da Paula, comecei a estudar pra me tornar artista 3D aos 30, e tenho feito o mesmo que vocÊ ao acordar mais cedo pra estudar! TrÃĄs ela pra gravar um vÃdeo e falar sobre esse processo vai ser daora
Salve MarcÃĢo, seus vÃdeos recentemente estÃĢo me ajudando bastante em a refletir em muitas coisas. PorÃĐm, NÃĢo trabalho na ÃĄrea ainda e sempre estou muito desanimado pra fazer qualquer coisa, mesmo sabendo que meu sonho ÃĐ ser ilustrador, nÃĢo sinto o mÃnimo de vontade de estudar. Tem alguma dica pra ter mais animo?
Marco(ou qualquer pessoa do chat), eu sempre usei o krita, caso eu vÃĄ trabalhar com uma empresa que use photoshop, ÃĐ interessante eu abrir o arquivo do krita no photoshop e corrigir algumas falhas? Ou eu tenho que aprender a usar o photoshop(preguiça)?
Comecei com comissÃĩes faz ums 4 anos quando tava no ensino medio e de la prÃĄ cÃĄ eu quase nunca tenho tempo de treinar aà acaba q os trabalhos acabam virando os treinos e ÃĐ uma evoluçÃĢo muito lenta e me sinto estagnado no meu proprio estilo por causa disso Quero mudar isso nesse ano e treinar pra valer!
Bom, eu tento viver de commissions jÃĄ tem uns 2 anos, no meu caso enquanto estÃĄ aparecendo cliente eu sÃģ trabalho, aà quando estou sem, eu tiro tempo pra estudar, realmente ÃĐ bem difÃcil conciliar estudo + trabalho, tem que ter muito foco e tirar a prioridade de certas coisas
Eu acabei substituindo os meus estudos e projetos pessoais pelos estudos e projetos da escola que eu dou aula, ÃĐ bom que me mantem ativo o tempo todo, mas agora sinto que cheguei em um platÃī. A minha maior dificuldade ÃĐ na organizacao e dedicaçÃĢo para ser mais produtivo no meu dia e fazer a semana render. O meu maior ladrÃĢo de tempo e energia ÃĐ o celular, quem tem TDAH vai me entender.
cara eu nao sou tao esperiente e nao sei tanto começei a trabalhar recentimente a um ano mais ou menos, e cara eu nao vejo a melhoria da minha arte como uma forma de ganhar mais, eu vejo como o meu proposito de vida o dinheiro seria uma desculpa social pra ter o direito de desenhar o dia inteiro, eu me divirto ate com os trabalhos que todo mundo odeia o dia inteiro fazendo model shet de prop por messe, e eu sou feliz ate fazendo isso, eu ainda sou um bosta mas juro que daqui a setenta anos vou entrar pra estoria
FAÃAM EXERCÃCIOS!!! (Vindo de uma pessoa que sofreu 1 ano com uma bursite no ombro/tendinite no braço pÃģs pandemia).
O exercÃcio ÃĐ extremamente importante para a parte fÃsica - sim, dores podem fazer com que vc perca MESES de trabalho, principalmente para nÃģs, onde nosso braço ÃĐ nossa ferramenta de trabalho - para a sua imunidade e para sua saÚde mental!!!
ExercÃcio produz endorfina, dopamina, serotonina e outros hormÃīnios super importante PRINCIPALMENTE para vc, neurodivergente!
ExercÃcio fÃsico te traz rotina, dÃĄ disposiçÃĢo, melhora sua atençÃĢo e vc consegue viver uma vida muito mais leve.
NÃĢo precisa virar o Cbum, ÃĐ sÃģ parar 3x por semana pra se movimentar durante uma hora com propÃģsito. Ter força muscular, saÚde em geral para poder viver, trabalhar, envelhecer e ter uma qualidade de vida muito melhor ÃĐ essencial.
Tenho certeza que a galera vai adorar o vÃdeo com a Paula!!
A Paula ÃĐ maravilhosa
Cara, esses vÃdeos de como estudar abriram minha mente um ano atrÃĄs.
HorÃĄrio apertado, trabalhando todo dia com algo que nÃĢo ÃĐ arte (nÃĢo sÃģ durante o dia, a noite tambÃĐm, e demandas imprevisÃveis), casado, e sÃģ ter um norte de como fazer e com a expectativa correta foi essencial.
Passei esse ano inteiro estudando todo dia, e com o trem andando agora ÃĐ sÃģ nÃĢo parar ð hoje em dia me dÃĄ angÚstia pensar em nÃĢo estudar algo um dia sequer.
E acho que pra quem vai meter o pÃĐ com tudo a partir de agora, o que mais ficou pra mim do que o Marco ensinou foi: âConverse com as pessoas prÃģximas de vocÊ, externalize a sua intençÃĢo e mostre pra elas todos os dias o seu compromisso com aquela decisÃĢoâ.
à inspirador ver alguÃĐm se dedicando. E seus familiares, parceiros e amigos vÃĢo ajudar se vocÊ se comprometer consigo mesmo.
- NÃĢo dÃĄ pra dizer que vai se dedicar a algo e depois tÃĄ jogando lolzinho sempre que pode ð
vou ter q ver o video pela segunda vez pq fiquei muito concentrada na fofura do balu
Ele tÃĄ cada vez mais solto na frente das cÃĒmeras... ð
Eu ate estava comentando com o pessoal no chat do servidor, trabalhei 11 anos como designer, me deu uma satisfaçÃĢo por um tempo mas conforme eu voltava a desenhar o trabalho foi virando uma frustraçÃĢo, eu passei um tempo estudando de madrugada porque durante o dia tinha o trabalho e meus filhos, entÃĢo nÃĢo tinha outra opçÃĢo, atÃĐ que eu arrumei um trampo como artista 2D em uma empresa americana de aulas para medicina com animaçÃĢo. Deu muito certo nos Últimos 3 anos, atÃĐ que eles disseram que iam fechar a empresa, e ai eu resolvi que precisava focar de novo na evoluçÃĢo, acabei encontrando vocÊ e o seu servidor em novembro e tem me ajudado demais, tanto as aulas, quando os grupos e toda a ideia que a gente troca com o pessoal. Sou muito grato por participar do seu projeto, tem sido uma injeçÃĢo de animo. Agora entre uma entrega e outro do trabalho (que acaba no começo de fevereiro) eu tento encaixar um estudo, um trabalho pro portfolio. Enfim, valeu d+.
Curioso que eu trabalho com ilustraçÃĢo tem mais de 20 anos, e eu achava que realmente nÃĢo tinha tempo!
AtÃĐ ter filho e descobrir que ISSO SIM faz vc nÃĢo ter mais tempo!!! hahahahaha
Como eu era ingÊnua! ð
Se eu nÃĢo tivesse ROTINA, eu tava lascada, nem ia comer!
Nossa, com certeza! AÃ sim o negÃģcio fica sÃĐrio. E a gente ainda tem o costume de se cobrar por nÃĢo estar estudando ou algo assim, mas simplesmente nÃĢo dÃĄ. ObrigadÃĢo pelo seu comentÃĄrio, Sabrina.
@ a gente se cobra por nÃĢo estar estudando quando estÃĄ com o filho ou quando estÃĄ trabalhando, a gente se cobra por nÃĢo estar com o filho, por estar trabalhando ou estudando e a gente se cobra por nÃĢo estar trabalhando, por estar com o filho ou estudando! E E E ainda tem que dar atençÃĢo pra marido, famÃlia, cuidar da saÚde fÃsica e mental.... Simplesmente nÃĢo dÃĄ pra vencer!!!
hahahahaha *rindo de nervoso com tique no olho
Mais um vÃdeo maravilhoso
E ainda produzir conteÚdo maravilhoso pro TH-cam, e ainda sair pra tomar um cafÃĐzinho com o teu amigo... à muita coisa pra fazer!
@MarcoAlvares cÊ entendeu? à muita coisa hahaha Mas o cafÃĐ com meu amigÃĢo eu nunca abrirei mÃĢo (atÃĐ rimou)
Voltei pra comentar depois de ter visto o vÃdeo e posso afirmar que ÃĐ mt legal te acompanhar por bastante tempo e ouvir as historias repetidamente. Inclusive no meu caso foi legal ouvir coisas repetidas, mas agora como estou em outro momento da vida, posso absorver e aplicar coisas condizentes. Entrei para trabalhar na ÃĄrea de jogos, mais especificamente no mercado independente brasileiro e senti muita dificuldade de acompanhar o volume e qualidade do trabalho com o fato de ter que evoluir para crescer, somado a isso ter filhos bagunça um pouco a rotina. Tenho uma questÃĢo de nÃĢo poder postar trabalhos porque sÃĢo coisas em andamento ou jogos que nÃĢo foram lançados, tudo demora e meu portfolio fica parado. Sinto uma necessidade de produzir coisas para melhorar e ser condizente com meu nÃvel atual para prospectar trabalhos melhores. Mas tudo no seu tempo, consegui me organizar com a familia para me dedicar esse ano em formatar projetos e estudos. Valeu Marco, a ÃĄrea de membros e seu canal sempre me ajudou muito!
Que vÃdeo incrÃvel, Marco nÃĢo desanime desse tipo de vÃdeo ajuda muito
Aeee comentei ontem em call no servidor que tava esperando esse vÃdeo aaaaah
Queria um vÃdeo sobre isso a um tempo, trabalho CLT e as vezes ÃĐ muito difÃcil tu chegar em casa acabado e estudar. Mas ÃĐ o que tem que ser feito.
Eu acabei de fazer essa transiçÃĢo, de outro trabalho (videomaker) para Ilustrador, infelizmente o que realmente fez diferença, foi eu conversar com meu chefe da ÃĐpoca e pedir para ficar meio turno no trampo, daà eu estudava de manhÃĢ e trampava de tarde, e de noite academia, e marcha, eventualmente funcionou para mim, acho que fazer um curso formal (no meu caso Arte Revide) me ajudou no foco tambÃĐm... inclusive Belo Balu
Muito obrigado! Seu trabalho ÃĐ sensacional, fico inseguro de ser membro pois sÃģ desenho no tradicional por enquanto.
Obrigado ððŧ
Eu acordei 5h30 da manhÃĢ por alguns meses para realizar um projeto... Me sentia Ãģtimo no começo, dia rendia legal, parecia ter mais energia, depois de algum tempo simplesmente se esgotou e atÃĐ hoje parece que tenho dificuldade de voltar pra um ritmo similar. Quando quero estudar ou realizar algum projeto pessoal, demanda muita energia. Espero que consiga recuperar esse gÃĄs em algum momento
SÃģ dicas maravilhosas!
JÃĄ quero vÃdeo com a Paula... eu tÃī tentando fazer essa migraçÃĢo de carreira e tenho 30+.
Mas sÃģ vale se tiver o Balu tambÃĐm!! FamÃlia Alvares completa, por favor!
No final de 2021, comecei a estudar desenho. Desde aquela ÃĐpoca trabalho em uma clÃnica de saÚde, mas sempre tive o desejo de sair desse emprego para fazer algo que realmente me trouxesse satisfaçÃĢo.
Foram dois anos intensos, cheios de estudo, dedicaçÃĢo e muito investimento financeiro. PorÃĐm, com o "boom" da IA, fui tomado por um medo tremendo e uma afliçÃĢo gigantesca. Achei prudente abandonar meu sonho e correr atrÃĄs de dinheiro.
em 2023 decidi que nunca mais desenharia, nunca mais pintaria. Mas, quando menos espero, me pego analisando shapes de sombra, pensando em como as cores dos objetos interagem entre si e, de repente, percebo que estou com um lÃĄpis na mÃĢo, desenhando de novo.
Fiquei de 2023 atÃĐ 2024 sem desenhar, mas nunca deixei de consumir e pensar em arte. Em 2024, voltei lentamente, e agora estou tentando investir tempo nisso novamente. Todo dia reservo uma hora, 40 minutos... Ãs vezes mais, Ã s vezes menos. Sigo tentando substituir o vÃcio em jogos por um hobby mais saudÃĄvel, que nÃĢo seja apenas uma explosÃĢo de luz no meu rosto e uma bateria de estÃmulos hormonais. NÃĢo sei qual fruto nascerÃĄ dessa ÃĄrvore que estou semeando mas cuido dela com muito carinho.
Estou no Alla Primes desde 2021, acumulando 1 kick por inatividade kkk. Mesmo estando um pouco distante do chat geral, acompanho diversos artistas que estÃĢo progredindo fortemente. Ver essa evoluçÃĢo, mesmo que da sombra da minha timidez, me enche de orgulho e mantÃĐm viva a fagulha de que isso ÃĐ possÃvel - e que logo darÃĄ certo para muitos. Quem sabe para mim tambÃĐm, nÃĢo ÃĐ?
Quero deixar um abraço especial para o Emanuel, que, no momento em que eu estava decidido a largar tudo, teve um papo muito legal comigo e me fez dar tempo para que as coisas se ajeitassem. E tambÃĐm para o Cledson, que ÃĐ um exemplo inspirador. Minha esposa ouve, pelo menos uma vez por semana, a versÃĢo breve e resumida dessa histÃģria que eu conto kkk.
Obrigado Marco pelo espaço genuinamente acolhedor e especial. VocÊ tambÃĐm inspira e promove a iniciativa naqueles que sonham ou um dia sonharam em transformar-se em pessoas um pouquinho mais interessantes. Acho que a sua verdadeira arte ÃĐ o que resultarÃĄ disso tudo: vÃvidos sonhos e esperança de um lugar melhor, um mundo melhor.
NÃĢo joguei a toalha, ainda mais hj!
Vindo ver o vÃdeo depois do puxÃĢo de orelha na Live de hoje
Eu sou um desses ai que trabalho e estuda. Os estudos em si vÃĢo entrar num novo roteiro, pois atÃĐ entÃĢo tava indo por osmose, ou seja ... eu assistia um vÃdeo ou ficava vendo imagens e processos especÃficos pra entender como eu resolvia um problema em trabalhos que eu estava fazendo para um projeto, porÃĐm ta me faltando organizaçÃĢo e isso que vocÊ comenta de planejar o que vai estudar ÃĐ muito importante (farei isso). Sobre sacrifÃcios, sim ÃĐ real isso ... jÃĄ tive que fazer isso algumas vezes (ÃĐ normal), mas ÃĐ legal olhar a palavra sacrifÃcio como uma oferenda, uma oferta, ÃĐ algo que se faz para receber outras coisas de volta. Vale a pena!
Primeiramente obrigado por responder meu comentÃĄrio :')
Cara, eu posso traçar um paralelo bem parecido a ÃĐpoca na qual estava tentando faculdade de medicina, quando era impossÃvel nÃĢo fazer sacrifÃcios, principalmente os que envolviam a parte social. E hoje, como artista, enfrento exatamente a mesma coisa, levo a sÃĐrio o que eu faço e quero 'grindar' bastante para poder ganhar mais com meus desenhos e isso demanda esses sacrifÃcios .
NÃĢo deixei claro no Último comentÃĄrio, mas no meu caso eu jÃĄ trabalho com desenho/comissÃĢo e sinto que atÃĐ tenho certa vantagem porque ao menos estou trampando com algo que tem a ver com os estudos. O problema ÃĐ que a ÃĄgua bate na bunda e a vida adulta chega. Como vocÊ disse, temos problemas de vida adulta e contas a pagar, entÃĢo vira um luxo eu deixar de pegar comissÃĢo e ceder esse tempo somente para me dedicar aos estudos. Assim como vocÊ, jÃĄ tenho meus 30 e poucos e graças a Deus minha esposa ajuda bastante nas questÃĩes burocrÃĄticas da vida que vocÊ citou e que se nÃĢo fosse por ela seria tudo muito mais complicado pro meu lado kk De fato, nÃĢo tem formula mÃĄgica. à fazer um jogo de cintura e encaixar os estudos onde dÃĄ.
O esquema que vocÊ citou no vÃdeo de pontuar e estudar todas as dificuldades que vocÊ teve na ilustraçÃĢo ÃĐ uma dica boa e faço isso com frequÊncia. Outra dica legal ÃĐ fazer um 'estudo teste rÃĄpido' antes de fazer a ilustra (especificamente o que vocÊ acha que vai ter dificuldade). Exemplo: na Última comissÃĢo eu sabia que teria dificuldade com iluminaçÃĢo noturna, entÃĢo antes de começar fiz thumbnails beeeem simples de cenas noturnas sÃģ pra ter ideia de como as cores funcionariam no ambiente antes de passar pro trabalho de fato. Agiliza bastante e tu meio que "estuda" por tabela kkk Bicho, a minha ideia ÃĐ ter uma leva de cliente o suficiente pra começar a cobrar mais e bater a meta de gastos (com sobra) no mÊs MAIS RÃPIDO com MENOS TRABALHO para que o tempo de sobra seja usado em estudos na intençÃĢo de melhorar a qualidade do meu trabalho. Isso, na minha visÃĢo, vai virar uma bola de neve positiva. Dessa forma vou poder dedicar esse tempo de sobra pra qualquer coisa (o seu caso ÃĐ com lÃnguas e youtube, pelo que entendi). Essa ÃĐ minha meta. Posso estar equivocado ou sonhando um pouco alto, mas ÃĐ o objetivo.
E recado pra geral ai dos comentÃĄrios.. pelo amor de santo cristo SE EXERCITEM PORQUE FAZ DIFERENÃA, CARAI. Hoje com certeza eu produzo mais diretamente por causa da academia. NÃĢo precisa ser musculaçÃĢo. Caminhada, calistenia, qualquer porra tÃĄ valendo. Levem saÚde a sÃĐrio!
NÃĢo vou me desculpar pelo textÃĢo. ð
Ah, outra dica paralela aos exercÃcios. Estudem educaçÃĢo financeira quando puderem. Sei que nÃĢo ÃĐ a realidade de muito brasileiro poder juntar ou ter de sobra no final do mÊs, mas eventualmente (assim espero) quando geral aqui tiver ganhando bem, aprendam como lidar com dinheiro e como fazer esse monei trabalhar por vocÊ porque isso vai te poupar tempo futuramente para poder se dedicar a coisas que, inclusive, estÃĢo diretamente ligadas a ilustraçÃĢo ou atÃĐ mesmo a vida pessoal, como famÃlia etc.
Acho que no momento estou na fase "caverninha". Faz pouco mais de um ano que estou estudando todos os dias, com estudos mais direcionados para o que eu quero. Ã bem cansativo conciliar com trabalho, hÃĄ momentos de extrema ansiedade e medo de dar errado. Mas este ano pra me animar voltei pra terapia, comecei um projeto pessoal focado em card game (estou fazendo junto com os membros do canal), sÃģ falta a academia agora. E vamos ver como serÃĄ daqui pra frente. ðĨ°
Eu adoraria esse vÃdeo com a Paula pois tambÃĐm atuo em uma outra ÃĄrea e estou buscando fazer uma transiçÃĢo de carreira para o 3D.
Po Marcos, estou no mesmo processo da Paula, comecei a estudar pra me tornar artista 3D aos 30, e tenho feito o mesmo que vocÊ ao acordar mais cedo pra estudar! TrÃĄs ela pra gravar um vÃdeo e falar sobre esse processo vai ser daora
Salve MarcÃĢo, seus vÃdeos recentemente estÃĢo me ajudando bastante em a refletir em muitas coisas. PorÃĐm, NÃĢo trabalho na ÃĄrea ainda e sempre estou muito desanimado pra fazer qualquer coisa, mesmo sabendo que meu sonho ÃĐ ser ilustrador, nÃĢo sinto o mÃnimo de vontade de estudar. Tem alguma dica pra ter mais animo?
Marco(ou qualquer pessoa do chat), eu sempre usei o krita, caso eu vÃĄ trabalhar com uma empresa que use photoshop, ÃĐ interessante eu abrir o arquivo do krita no photoshop e corrigir algumas falhas? Ou eu tenho que aprender a usar o photoshop(preguiça)?
Video sobre transiçÃĢo de carreira com a Paula seria bem bacana.
Video muito importante!!
sejam membros, vou virar jÃĄ jÃĄ
falei que ia virar membro
Seja bem vindo!!
hehe vlww
Comecei com comissÃĩes faz ums 4 anos quando tava no ensino medio e de la prÃĄ cÃĄ eu quase nunca tenho tempo de treinar aà acaba q os trabalhos acabam virando os treinos e ÃĐ uma evoluçÃĢo muito lenta e me sinto estagnado no meu proprio estilo por causa disso
Quero mudar isso nesse ano e treinar pra valer!
Bom, eu tento viver de commissions jÃĄ tem uns 2 anos, no meu caso enquanto estÃĄ aparecendo cliente eu sÃģ trabalho, aà quando estou sem, eu tiro tempo pra estudar, realmente ÃĐ bem difÃcil conciliar estudo + trabalho, tem que ter muito foco e tirar a prioridade de certas coisas
Eu acabei substituindo os meus estudos e projetos pessoais pelos estudos e projetos da escola que eu dou aula, ÃĐ bom que me mantem ativo o tempo todo, mas agora sinto que cheguei em um platÃī. A minha maior dificuldade ÃĐ na organizacao e dedicaçÃĢo para ser mais produtivo no meu dia e fazer a semana render. O meu maior ladrÃĢo de tempo e energia ÃĐ o celular, quem tem TDAH vai me entender.
Deixem o like, bom dia
cara eu nao sou tao esperiente e nao sei tanto começei a trabalhar recentimente a um ano mais ou menos, e cara eu nao vejo a melhoria da minha arte como uma forma de ganhar mais, eu vejo como o meu proposito de vida o dinheiro seria uma desculpa social pra ter o direito de desenhar o dia inteiro, eu me divirto ate com os trabalhos que todo mundo odeia o dia inteiro fazendo model shet de prop por messe, e eu sou feliz ate fazendo isso, eu ainda sou um bosta mas juro que daqui a setenta anos vou entrar pra estoria
Minha vontade ÃĐ chegar no platÃī de mestrao para nao ter que estudar nunca mais.
NÃĢo ÃĐ ser mestrÃĢo nÃĢo, ÃĐ simplesmente a vida que acontece
Falar em abajur, eu sou doido pelo teu Irritator!
Esse Irritator ainda tÃĄ com pintura que eu customizei!! Preciso fazer o mesmo com o Carcarodontossauro