Provocações | Jorge Wilheim

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
  • Antônio Abujamra entrevista o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim. Ele nasceu na Itália em 1928 e aos 10 anos se mudou para São Paulo. Formou-se arquiteto em 1952 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Abriu seu escritório no ano seguinte ao vencer o concurso de projetos para a Santa Casa de Jaú. A partir daí, foi convidado para assumir postos da administração pública.
    Jorge Wilheim esteve no primeiro programa Provocações, há dez anos atrás. De lá pra cá, as grandes cidades brasileiras continuaram piorando, e ele certamente tem ideias de como reorganizá-las. Dez anos depois, o arquiteto declara que apesar dos problemas dessas cidades, elas oferecem maiores oportunidades e possuem uma efervescência cultural. “São cidades excitantes que eu acho bom viver!”.
    A respeito da segurança nas metrópoles, Jorge afirma ser uma paranóia da população impulsionada pelo mercado imobiliário. “Essa tendência de fechar condomínios e de murar casas achando que com isso ganha segurança, é primeiro uma falácia. Os ladrões já aprenderam a assaltar e entrar nessa fortaleza”.
    O arquiteto conta para Abujamra que foi o responsável pela descoberta do etanol. “Quem descobriu que havia uma tecnologia disponível fui eu na década de 70 em São José dos Campos”. Além disso, Jorge Wilheim critica a construção do Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, e defende a demolição do viaduto. “É uma obra cara e que só pode ser feita se houver uma alternativa. No entanto, todo mundo está de acordo que foi uma péssima solução naquela ocasião dada por Paulo Maluf”.
    Programa exibido em 16/11/2010.

ความคิดเห็น • 2

  • @gorettelira7150
    @gorettelira7150 9 หลายเดือนก่อน +1

    Que bom ouvir quem entende do assunto.

  • @3podcastsaodia525
    @3podcastsaodia525 2 หลายเดือนก่อน

    Gostei da frase dele: "As cidades não estão crescendo. São as favelas que estão crescendo."