Você está satisfeito com a nona geração? Me conta sua experiência até o momento 👍 Tá no ar a sequência desse vídeo , Videogames ainda são divertidos? 👉 th-cam.com/video/hX8gE7AWS-Y/w-d-xo.html Meu outro canal 👉youtube.com/@@edtopzero
Compre seus games com 10% OFF na loja New Gammer! É só falar que veio do Aperte Start! Atendimento para todo Brasil pelo whats: 11955786595 Três endereços em São Paulo: Mooca Plaza (11)95578-6595 Patio Higienópolis (11)99136-8583 Jardim Sul (11)97248-3405
Não! Pior geração de todas até momento. Poucos jogos e pior, jogos que realmente são da atual geração realmente dá pra contar numa única mão. Geração que realmente eu estou mais desanimado. Jogo vídeo game desde Atari.
Eu tô nem um pouco confortável como está a situação atualmente com essa nona nova geração, mas sinto surpreso e saber sobre as notícias de novos projetos dos games saindo fico bem orgulhoso espero que nada seja questionável como foi no ano passado ao mesmo tempo preocupante.
Olá Eddie quero primeiro dizer jogo videogames desde criança e além disso coleciono os retrogames e gosto muito destes jogos retro. Tenho um PS5 até gosto dos jogos propiamente dele mas percebo que oque mais tenho jogado são jogos indies, remakes e remasters talvez pela nostalgia ou por simplesmente aquele sentimento de ir no mais certo. Mas também não vejo tantos titulos atuais que me chamem o interesse além de os achar caros demais pela diversão que eles os propõem. Enfim fico esperando que venham jogos bons que me despertem o interesse ou até mesmo que venha uma promoção descente ou a inclusão deles na psn plus.
alguns exclusivos da Sony me agradaram bastante. Acredito que o ps5 é o que mais entrega no quesito nova geração, com bons gráficos e jogos divertidos. Porém, parece que é só com exclusivos que as empresas se esforçam em fazer jogo bom, jogos multiplataforma estão bem abaixo do esperado. Sem contar os preços absurdos que os jogos saem. PC e gamepass ajudam a dar uma economizada
Estamos na geração anterior ainda, mas no segundo upgrade delas. Por isso a sensação de que os jogos não são novos e ainda por cima eles não aproveitam totalmente essa última geração do hardware, diferente da Nintendo que tira o leite de pedra até onde pode do seu dispositivo. Ainda estamos na geração passada, mas no segundo upgrade dela.
Eu só tenho uma pergunta, pq a galera mama tanto a Nintendo q anda fazendo jogos piores q os do mobile? Sejamos sinceros, isso q a Nintendo vende e um celular de 2017 por 3k, n faz sentido nenhum quem compra e trouxa igual se pá até pior
Essa geração mede satisfação por FPS, pixels, tempo completo do jogo. Isso nunca foi debatido até o Xbox 360. Esquecem da jogabilidade, da história, da novidade... Existem jogos antigos que dão show nos de hoje.
O foda é mais o preço mesmo, porra 350 reais num jogo que tecnicamente é inferior a os jogos das gerações anteriores que na época eram mais baratos é de fazer o cu cair da bunda, e olha que sou do tipo que valoriza mais a gameplay do que a parte técnica.
Videogame foi feito pra divertir e diversão não está atrelada em gráficos ultra realistas. Como o amigo disse acima, ainda bem que a Nintendo entende isso e foi por outro caminho.
Mas vcs são muito iludidos . Com a performance total da geração anterior ,ficou claro q a próxima geração não iria dar um salto significativo . Esta claro q a os games já chegou em seu máximo em iluminação e gráficos . Oqnpode mudar é a dinâmica dos jogos e só
O problema é ver alguns jogos de 2023 (2 gerações após os jogos de 2013) estando aquém em algumas coisas (inclusive até básicas). Então percebe-se que é possível extrair mais desses consoles e dos jogos atuais.
@@Bradock.250@Bradock.250 eu concordaria com você se não fosse os jogos ultra realista de tiro Unrecord e Bodycan. Esses jogos feitos por pequenos desenvolvedores já está mais do que provado que os games podem sim evoluir mais ainda graficamente.
@@jeffersonsmithjr.8197 exatamente, não tem muitos jogos e só faria sentindo, se eles lançar vídeo game com mais jogos, fora colocar leitor pra ler geração passada sem custo e por jogos.
Novas gerações não curtem consoles....só sabem jogar free fire ou roblox no celular. os consumidores hoje são nós, os trintões e quarentões, já com família, trabalho e etc....fica difícil se prender a algum jogo, mas tenho gostado de alguns do PS5, Alan Wake 2 foi sensacional.
@@vncsgn3869 eu vivi minha infância inteira dentro de uma locadora de vídeo game, joguei FF e hj jogo arena Breakout e jogo de simulador de caminhão pelo cllr, não tenho a menor intenção de comprar um console. Só jogo desinterante(pra mim) os que são mais hypedas não é pra jogadores como eu, sou para os jogadores de Pc, os soulslikes, cods, MMORPGs, Forza... são jogos que eu nunca gostei e nunca vou gostar, comecei a jogar entre a 5 e 6 geração de consoles, e só joguei ps1 e ps2
Essa é a pior geração de todas, até agora não vi motivo para comprar o PS5, só vou comprar pra jogar GTA6 pq nao quero esperar até sair pra PC. Excelente vídeo como sempre Ed.
@@edb-king Agora é uma boa hora de arrumar um PS5, já que FF7 Remake está incluso na PSN e FF7 Rebirth é bem melhor que o Remake. Claro que é fácil pra mim falar que moro em Portugal
@@Reros9330 o futebol por exemplo se quiser ter uma jogabilidade melhor tem que ficar comprando pack, pq se não no on-line não ganha uma, ou seja a gameplay ficou de lado
Não perderam, sempre foi isso. Só esquece que a realidade de antes era o piratex. Pega qualqer SNES, PS1 ou outro e corrige o preço para os valores atuais para ver.
Detalhe o PS2 era o que menos tinha hardware gráfico porque o Nintendo GameCube é Xbox tinham gráficos melhores é eram mais caros, e o Ps2 tinha gráficos piores mais a variedade de games de todos os tipos no catálogo era fenomenal!
O lance é que quem comanda as publishers hoje em dia são tecnocratas, que só querem saber de grana e não entendem do core do negócio. Isso já aconteceu com a indústria musical, audiovisual, softwares, e agora é a vez da indústria de jogos.
Acho que nunca mais veremos aquela diferença absurda de qualidade e quantidade de bons jogos como foi visto da geração do PS1 para o PS2! Quem concorda comigo?
Eu lembro de quando vi um jogo de show nintendo pela 1a vez. Foi em 1992 por aí. Fiquei em choque. Estava acostumado com os gráficos do atari e do Nintendinho. O salto gráfico da geração de 8 pra 16 bits foi bem grande também.
@@danielschimel7134 Acho que hoje em dia existe um emburrecimento coletivo, só pode. Hoje em dia o jogo não precisa evoluir no sentido gráfico. E sim no sentido de jogabilidade e elementos e complementos nos cenários. Nas gerações anteriores ainda tinha necessidade de evoluir pelo fato dos gráficos terem poucos polígonos e poucas texturas. Do ps3 pra frente já chegaram em um nível de polígonos e basta adicionar novas texturas que o jogo já atualiza. Chega em um ponto que não tem mais um salto grande e isso é normal. Nós saímos do 2d para o 3d e não existe nenhum passo além disso. É o mesmo que inventarem uma bicicleta, depois um carro que corre 100k/h, depois um que corre 200km/h. Daí pra frente vão focar em acessórios que vão trazer conforto mais acessíveis e não vamos ver um salto gigantesco como da bicicleta para o carro novamente. Não vamos ter um carro popular correndo 2.000 km/h e sim um carro com a mesma velocidade porém com mais tecnologia e bem mais acessível. Antes era só Ferrari que tinha Air bag, hoje é obrigatório todo carro ter. É assim nos consoles, eles vão evoluir nesse mesmo ritmo.
De fato foi uma mudança monstruosa... Mas eu digo sem medo que da 6ª pra 7ª geração a mudança foi igual, se não maior, o porém é que o ps2 já no começo tinha uma diferença enorme pro PS1, enquanto ps3 e xbox 360 foram crescendo ao longo dos anos. Comparar um jogo do fim do ps2 e do fim do 360/ps3 é ABSURDO. Comprar um jogo de fim de ps3/360 com o fim do xone e ps4 não é absurdo.
Eu acho q os gráficos já não surpreende mais os consumidores ...essa era a maior entusiasmos q existia ....como estamos bem próximo a realidade ...já não surpreende mais como anos atrás ....sem falar no alto custo !!! Por isso jogos retro fazem sucesso como antigamente
Porque videogames foram feitos pra divertir e diversão não está atrelada a gráficos ultra realistas. Parece que estão começando a entender agora meu caro! Kkkkkkk Ainda bem que a Nintendo foi por outro caminho.
Antigamente os consoles tinham a vantagem de serem um hardware extremamente enxuto com software totalmente dedicado. Hoje apenas são PCs, tanto em hardware, quanto em software.
Concordo plenamente. Isso é um dos fatores que faz com que as produtoras de jogos não invistam em otimização. Hoje, otimizar um jogo multiplataforma para que ele rode melhor no Xbox implica otimizá-lo para PC, visto que o hardware é essencialmente o mesmo. Isso subverte a lógica da obsolescência programada que já reina faz décadas no mercado de hardware de PC. Imagine se um jogo novo rodasse de modo aceitável num hardware de dez anos como roda num console... imagine a dor de cabeça para NVIDIA, AMD etc.
Na verdade são PCs medianos no momento do lançamento, o q é igual a um PC de entrada em uns três anos. Só que cada geração dura aproximadamente 7 anos.
as placas de video, e ate laṕtop gamer com o mesmo custo de se comprar um PS5 vc tem graficos similares, e a competição ficou no quesito graficos (fora a nintendo q ta seguindo tentando criar novas tendencias apesar de hardware mais defasado). eu mnesmo decidi comprar um Dell G15 de entrada e sinceramente, roda com basicamente a mesma qualidade q um PS5, fora a possibilidade de rodar emuladores, e se a questão é "quero jogar usando joystick na tv de casa), vc pode ligar o laptop no HDMI e usar o joystick q julgar melhor (eu uso de xbox 360). mas de fato o q vc falou é realidade, os consoles eram um hardware q basicamente superava o desempenho de computadores intermediarios, hj é basicamente um pc intermediario de entrada.
Mano, parabéns pelo seu canal! Um dos poucos que mantém a razão e faz críticas sem amarras de marcas, ou seja, vc é pró consumidor e colabora para o mercado melhorar suas práticas. Tenho algumas críticas, mas num geral concordo contigo! Força e não desista!
Da geração passada pra frente vai ser cada vez mais dificil conseguirem inovar alguma coisa em relação a gráficos e vão ficar inventando perfumarias cada vez mais detalhistas como o SSD do PS5 pra justificar o lançamento de um novo console. Isso sem falar nos jogos em si que sinceramente na minha opinião não avançaram quase nada em inovação desde a geração do PS3 e de lá pra cá só vem requentando marmita cada vez mais com Remaster e Remaster do Remaster.
Antes dos gráficos, a indústria hoje segue a receita farm de grana, vide EA, Take2 etc, q requentam jogos e enchem de micro transações, quando não é a falta de criatividade do estúdio na hora de produzir
Isso ocorre porque o salto de desempenho, quando vc sobe pouca coisa os gráficos, e ainda mais quando se sobe escala de resolução, é praticamente exponencial. A sensação é que quase nada mudou mas o poder de processamento mais do que quadriplica em alguns casos dependendo as poucas mudanças nos gráficos. 8K é insanidade até pra uma próxima geração, 4k nativo real ainda é um desafio a ser batido com texturas e efeitos espetaculares na tela.
Discordo que o SSD é perfumaria. Estava sendo preciso um modo pra carregar as texturas de forma a não alocar ela previamente na vram ou ram. O que é preciso realmente é o uso mais condizente desse mesmo recurso, pois o que mais vemos é games com visuais de geração passada exigindo cada vez mais memória. No caso do SSD já era visto desde a geração ps3 e 360 um grande atraso no loading das texturas em vários games. Enfim, minha opinião no tocante ao que vc disse, exclusivamente sobre SSD.
As raízes dessa situação começaram lá atrás. O último grande salto em termos de experiência foi do PS2 e Xbox para o PS3 e 360. Dali em diante tudo começou a parecer mais do mesmo - claro, com alguns aperfeiçoamentos aqui e acolá, mas nada que realmente causasse legítima surpresa e curiosidade. Talvez as diversas outras formas de entretenimento digital atuais também dificultem a vida dos jogos, assim como o zeitgeist merda da nossa atual sociedade. Foram crises atrás de crises, de modo que as pessoas estão cansadas e desacreditadas - até mesmo para se sentirem empolgadas com um videogame.
Nem só isso, havia a competição de hardware entre as empresas. Hoje é tudo fabricado pelas mesmas empresas que fabricam para PC. Do PS3 pra trás era a competição para ver quem tinha o processador e chips gráficos melhores. Hoje é tudo terceirizado, só o que compete é pra ver quem tem mais gráficos. Mas se comparar os gráficos do PS4 pro PS5 é uma diferença ridícula.
@@hayashiyu1439 10 anos se tornaram pouco pra uma geração. Mas aí existe vários conflitos de interesses. O salto tecnológico é cada vez menor e os jogos levam cada mais tempo para serem produzidos. Alguns jogos já levam 5 anos para serem feitos. Mas como eu disse, existe conflitos de interesses. Precisam vender mercadorias de qualquer jeito.
@@Joao_000 Acho que hoje em dia existe um emburrecimento coletivo, só pode. Hoje em dia o jogo não precisa evoluir no sentido gráfico. E sim no sentido de jogabilidade e elementos e complementos nos cenários. Nas gerações anteriores ainda tinha necessidade de evoluir pelo fato dos gráficos terem poucos polígonos e poucas texturas. Do ps3 pra frente já chegaram em um nível de polígonos e basta adicionar novas texturas que o jogo já atualiza. Chega em um ponto que não tem mais um salto grande e isso é normal. Nós saímos do 2d para o 3d e não existe nenhum passo além disso. É o mesmo que inventarem uma bicicleta, depois um carro que corre 100k/h, depois um que corre 200km/h. Daí pra frente vão focar em acessórios que vão trazer conforto mais acessíveis e não vamos ver um salto gigantesco como da bicicleta para o carro novamente. Não vamos ter um carro popular correndo 2.000 km/h e sim um carro com a mesma velocidade porém com mais tecnologia e bem mais acessível. Antes era só Ferrari que tinha Air bag, hoje é obrigatório todo carro ter. É assim nos consoles, eles vão evoluir nesse mesmo ritmo.
@@Joao_000 O Wii que por alguma razão você ignorou no seu comentário trouxe uma grande inovação com os controles de movimento, tanto que foi o mais vendido mundialmente, e de fato depois dessa época se não fosse o Switch trazer essa experiência híbrida não teria feito o sucesso que fez.
Considerar também desenvolvimento porco, alto investimento e enormes flops via Sweet baby que estão matando franquias. Deadpool está provando no cinema que o público quer consumir produtos autênticos, só que essa corrente só vai surtir efeito daqui 3anos😢
@paulomonteiro6849 sim, concordo também, acho que vai mais além de produtos autênticos, produtos que causem emoção, assim como falei no meu comentário.
No fim das contas as pessoas pagam por entretenimento pra se divertirem e não pra irem numa "palestra social", isso que as empresas precisam entender. Apesar de não ter problema ter uma mensagem ou outra, porém quando o foco é isso a coisa se perde.
@@GabrielCurityba Exatamente, a diversão tem de vir primeiro do que a mensagem, têm sim como trazer uma mensagem, só que eles focam na mensagem e deixam mais de lado o entreterimento
@@CSRultimate a sociedade americana mudou. Agora todo mundo lá quer ser representado no entretenimento. Não é o país da liberdade ?? Pois e... agora as pessoas lá querem exercer sua liberdade com mensagem de sua ideologia. Eu também não curto, mas é isso q está acontecendo no centro do entretenimento no mundo.
Problema é que os jogos não são feitos pra divertir, ou na intenção de criar uma obra artística que impressione e impacte o jogador. Exatamente porque as pessoas que criam os jogos não são mais quem decidem quais jogos criar e o que vai ter neles. Essas decisões agora são tomadas por grandes executivos que nem sequer jogam. Eles apenas enxergam números, de mercado potencial, publico alvo, número esperado de vendas e calculam o lucro em cima disso. Daí essas pessoas que não jogam e não são artistas ou mentes criativas decidem o que os verdadeiros artistas(desenvolvedores) vão colocar nos jogos. A indústria dos jogos se tornou totalmente industrial de verdade. Não há mais espaço pra criatividade, arte, sentimento, inventividade. Porque as pessoas que tem esses dons não podem mais criar, eles apenas são funcionários de engravatados que enxergam tudo como um mercado qualquer.
@@LUBRT A Nintendo enxerga que existe um gap no mercado pra games mais lúdicos e coloridos. Mas é mercenária igual as outras. Experimenta usar 5 segundos de música do Mario em um vídeo seu. Mesmo que seja falando bem de um jogo deles e recomendando. Nintendo é uma gigante, quanto maior é a empresa mais longe fica do consumidor e do fã as pessoas que fazem as tomadas de decisões.
@@GMMephisto Mais usar músicas autorais é proibido para qualquer um. A Nintendo é especialista em games somente, e minha experiência com ela sempre foi boa, até mesmo do suporte e acho que ela ta correta, em cobrar os valores, pois no mercado livre de jogos usados dar para conseguir bons preços.
Tenho o PS5 e dessa geração só joguei Final Fantasy XVI, Final Fantasy VII Rebirth, Marvel Spiderman 2, Ratchet Clank, Hogwarts Legacy e Stellar Blade, muitas das vezes que olho pro meu PS5 tenho vontade de trocar ele num Nintendo Switch, só não vendi ele ainda pq comprei ele novo na caixa lacrada e dá pena desfazer de um console comprado nessas condições. Essa geração é decepcionante e não parece que já tem quase 5 anos, pela quantidade de jogos lançados parece que a geração começou a menos de 1 ano. Detalhe importante meu PC gamer com uma placa de vídeo de 2019 entrega mais desempenho e qualidade gráfica do que esses consoles.
Compartilho da mesma opnião, essa nova geração só faz justificar mais ainda a compra de um PC gamer, (que às vezes sai o mesmo valor de uma console atual) e é possível jogar muito mais games.
@@brenermf essa é a justificativa que, mesmo eu tendo PS5 e Series X, estou até hoje jogando Xbox One X. Não vejo evolução gráfica de jogos de retrocompatibilidade quando comparo rodando, poe exemplo, Red Dead Redemption 2. É idêntico no One X, o 4k realmente é parrudo nesse console.
Exagero cara, tem muito jogo sendo lançado.. e comprar com Nintendo Switch é besteira, se falar dos jogos da Nintendo ok, mas os outros é puro sofrimento... eu tenho os 2
Nas últimas gerações você pega um jogo para se divertir mas não consegue, toda hora tem q ficar trocando de roupa, comprando arma, desvendando enigmas, cortar cabelo, ninguém aguenta ... Antigamente na minha época você ligava e se divertia horrores. Era ligar e jogar, sem frescura e olha que era muito mais difícil que esses novos aparelhos.
Eu sou um feliz dono de um séries S, onde paguei justíssimos R$1750,00. Confesso que sou um adulto sem tempo e que o meu switch me atende muito mais do que o SS, dessa forma posso opinar como m um jogador casual. Firmado isso é visível a falta de cuidado e criatividade das desenvolvedoras nos jogos exclusivos da Sony e MS, o que não acontece com a Nintendo, onde se tira leite de pedra e realmente encanta. Tomara que tenhamos um upgrade nos lançamentos para os últimos anos, senão essa será uma geração perdida. Obrigado pelo excelente vídeo Ed. Sucesso e sorte sempre!
Essa é uma geração que já surgiu morta! foi legal o lançamento etc.... porém os novos consoles (Series X, e PS5) não tiveram títulos de peso para que mostrasse a verdadeira diferença dessa geração para a anterior. Acho que cada console falta "O JOGO" para meter o pé na porta e dizer "eu sou da nova geração".
GTA 6 vem ai, rockstar sempre mostra o maximo do console. foi assim com GTA San Andreas, GTA IV, GTA V ( citei os mais jogados apenas ). O The Last Of US(TLOU) foi junto com o GTA V os games que marcaram o PS3 além dos exclusivos que lançaram... Mesmo o console tendo seus problemas para os desenvolvedores que tinha dificuldade em trabalhar com o processador do video game.
PS5 tá quase pareado com o PS4 no mesmo período de tempo PS5 61 milhões de unidades vendidas PS4 63 milhões de unidades vendidas no mesmo período de tempo, e 117 milhões de unidades vendidas no total, com o lançamento de GTA 6 o PS5 tem tudo para superar o PS4 em vendas
@@valdelicesantos8802 Em termos de vendas não há o que se negar, realmente vendeu muito, porém, continuo afirmando que não há um (ou uns) jogos que sejam trilple A para esses consoles, os jogos por mais atuais que sejam ainda tem cara de jogo de geração anterior. Espero muito que o GTA 6 traga mais vida a esses consoles.
Eu comprei pra jogar GTA V melhorado no PS5 e o jogo que eu mais gostei desses lançamentos até agora foi o Resident Evil 4 Remake. Platinei a versão PS5 e fiz Professional S+ na versão PS4 pra aproveitar o máximo. Agora um jogo novo pra chamar atenção, realmente não tem.
EDI as X eu fico dias esperando pra ver um vídeo pra me inspirar . Pois hj em dia cara tá foda . Vc tem uma ideia narrativa tão diferenciada. Cara essa rotina tá foda. Mas seu jeito de falar é totalmente diferente e me tira dessa monotonia. Obrigado cara. Sopreciso ouvir vc falar e já muitas coisas fazem mais sentido.
Ed se tem que mostrar em algum vídeo a sua coleção, pode até ser no canal secundário parece ser muito legal. Ótimo vídeo ED. Tem também a questão que tem muita gente jogando jogos free como: Valorant, Fortnite, Lol, Overwatch e essas pessoas não vem nenhuma razão para jogar, por exemplo, um Stellar Blade por causa do investimento necessário. Atualmente a indústria dos games está bastante diversificada e acredito que mesmo com grandes jogos essa geração ainda ia penar para fazer esses jogadores mudarem de plataforma.
Os motivos são vários, mas um motivo importante é a relação investimento x lucro, e isso está acontecendo com o cinema americano TB. O investimento é tão grande que as empresas e desenvolvedoras estão evitando a qualquer custo correr riscos. Além disso, os lucros no ramo chegaram a ser tão exorbitantes que as empresas se negam a aceitar fatias menores, ainda que elas sejam significativas... Então eles apostam em modelos que parecem ter dado certo comercialmente (é o caso dos jogos como serviço). O segmento está estagnado, sendo comandado pelo volume enorme de dinheiro investido e pelo medo dos engravatados de lucrar pouco (nem é perder dinheiro). Não existe espaço pra risco!
Faltou falar da lógica de "cassino online" dos jogos atuais. Isso realmente está matando a indústria. Os jogos são feitos apenas para arrancar o dinheiro do jogador, sem dar qualquer experiência relevante de entretenimento.
No caso da Sony a resposta é simples: Deixaram os valores japoneses de lado, tradicionais, e foram copiar " o que dá certo" seguindo o Jim Ryan que nem sabia o que estava fazendo. Bateram com a cara no muro em forma do Concord, o MAIOR flope já visto das grande pubs. ( Talvez perdendo para Babilon Fall) Microsoft é aquela máxima, tem dinheiro infinito mas não sabe entregar um produto de qualidade. Faz o básico!
A cada geração, a diversão fica deixada para traz, hoje para jogar precisa ser profissional. Diferente da Nintendo, os jogos do Mario continuam sendo divertidos.
Acho que as pessoas esqueceram que a diferença entre PS3 e PS4 NÃO foi tão grande, e teve um monte de remake e remaster também. O problema não está nos consoles e tecnologia, e sim no CUSTO dos jogos. Não dá para deixar de vender para a geração anterior, e como a diferença não é tão grande, dá para fazer, mais ou menos o mesmo jogo para ambas as gerações, coisa que na época do PS2 para o PS3, por exemplo, eles davam para uma segunda empresa criar, do zero, o port para a geração anteior, resultado em grandes diferenças. Cito como exemplo Star Wars, Force Unleashed, que chego a gostar mais, no aspecto gameplay, da versão PS2 sobre a PS3. Então, para cortar custos, as produtoras de jogos não fazem mais este tipo de coisa, simplesmente portando o mesmo jogo inúmeras vezes, e mantendo, de uma geração para a próxima, a mesma engine de game que usavam, apenas adicionando mais alguns pirilampos aqui e ali. A solução é fazer jogos mais baratos, e realmente usar o que cada console tem de melhor, ou simplesmente, como consumidor, focar apenas nos jogos first party que fazem isto. Vejam o caso do DualSense, basicamente só um jogo da Sony, Astro Playroom, fez uso completo dele.
Olha não tive muitos consoles, mas na minha humilde opinião, eu acho que estamos passando ainda na geração passada, mas tem muita gente pra fazer um jogo. Acho q precisamos fazer digamos, uma nova "atualização", no geral tem muitos jogos q não são tão bons e dá a impressão q são antigos. Eles fazem altos investimentos em jogos novos e gastam milhões numa franquia. Bom eles precisam vender não é...vídeo muito bom, tmj e um salve de SP Ed. 🥰😘
Gosto da década de 1980 até 1999 quando tínhamos lançamentos um atrás do outro. Sega, Nintendo, SNK. Depois mudou tudo a partir do PS1 e Sega Saturn. Boa noite!
@@GilmarJúnior-v4v Estamos falando dos incríveis saltos evolutivos a cada geração na década de 90. Coisa facilmente perceptível. Você está falando como se fosse um jovem Enzo.
Games :) Esse vídeo reflete 200% o que eu venho falando desde o lançamento bizarro do PS5 e eu complemento, a Nintendo tem seu próprio mercado lançando um jogo do italiano ou do cara verde com capuz que se vendem sozinhos! Se não fossem esses mascotes e o "retrogaming" com ports e remakes de jogos antigos ou joguinhos mais leves feitos pelas indies da vida, eu duvido muito que não ia entrar na mesma sensação de limbo dos outros
Pra mim que não tive console da sétima nem da oitava geração eu estou adorando o Xbox Series S que comprei em 2022, nele eu posso jogar além dos jogos mais atuais via Gamepass eu posso jogar jogos do 360 e do One que eu não joguei durante o tempo em que os consoles estavam em evidência, por exemplo eu só fui jogar o primeiro Red Dead Redemption recentemente, jogaço! De qualquer maneira eu entendo a frustração dos gamers com a falta de jogos novos nessa geração.
Assino em baixo quase tudo que vc falou. Seus videos e análises são muito bons. Estou sempre assistindo. Mas vc esqueceu de citar que a caixa antiga do Xbox series X tbm tem logo de 8k. E que tem um jogo " the tourist" que roda sim em 8k nativo no playstation e Xbox. Agora nunca vi um marketing prometendo que o foco da geração seria em 8k. Vi isso mais como possibilidade de recurso multimídia como um streaming visando o futuro. Só que a falta de notícia é de AAA é tanta. Que focaram no 8k da caixa
São muitos fatores, mas vou adicionar mais um (pessoal): Chegamos a um volume de jogos tão grande criado pelas gerações anteriores, que vendi meu Xbox pra jogar Games do começos dos anos 2000 pra pc, que me entregam muito mais diversão
@@manowilson rapaz, foi uma época divertida mesmo. Lembro quando montei um PC pra jogar em 2006, e joguei boas coisas de 2003, 2004 e 2005, como os clássicos Doom 3, Far Cry, Prince of Persia Warrior Within (este então perdi as contas de quantas vezes zerei rsrsr), Max Payne 2, The Punisher, FEAR e etc. Saudade... 😅
Video-game quando eu era criança, simplesmente era pura diversão, mas hoje em dia esta 90% competição e 10% diversão, a cada geração que chega fica pior! por isso o Retro esta com tanta força. caso não aconteça uma revolução significante na proxima geração, vai ficar mais sem graça ainda. + um inscrito, otimos vídeos.
Eu não sou perito para dizer porque eu sempre tive os consoles atrasado kkkk. Por exemplo, só comprei o ps4 esse ano e só de cabeça tem mais de 5 jogos que eu quero jogar. O foda disso é que a escolha de pegar um PS5 só vai pela melhoria de gráficos e alguns exclusivos que eu sinceramente não senti tanto apelo. Eu sinceramente só vou fazer o upgrade ainda esse ano pelo ps4 ser um forno ao jogar red dead e por conta do Gta VI, mas se não fosse por isso o ps4 ficaria comigo por mais uns bons anos viu kkkk
Boas Ed, parabéns pelo teu canal! Já tenho visto inúmeros canais no TH-cam a falarem do mesmo, mas faltou falar no risco que as produtoras correm atualmente para lançarem um jogo, são à volta de 200 milhões de dólares para um jogo AAA, o que forçosamente, faz com que as produtoras sejam super cautelosas no lançamentos dos seus jogos. Um flop de um jogo AAA poderá significar a bancarrota da empresa. E isto piora com o jogador a investir em jogos que ativem o 9 ou 10 nas reviews. Isto tudo conjugado faz com que os JOGOS que falaste saiam a conta gotas…
Canal muito maneiro. Achei a apresentação, o vocabulário, os temas, tudo muito bem feito. E tudo interessante. Vou dar uma vasculhada nos vídeos antigos. Top! 👏👏👏👏👏🤝💪🤌👌
Concordo, Ed. Eu tenho o Séries S, o menos poderoso da geração, e digo que, excetuando-se raríssimas exceções como Alan Wake 2 e Hellblade 2 (ambos que joguei e terminei) e o último Final Fantasy(que apenas vi gameplays), creio que todos os outros jogos rodariam tranquilamente na geração anterior - mesmo que com o carregamento mais lento. É realmente algo meio preocupante. Mas acho que ainda mais do que aspectos técnicos, o problema mesmo foi a mentira deslavada das empresas, prometendo coisas acima demais.
Rodar roda, mas a que custo? o one/ps4 usam processadores bulldozer da amd, que em 2013 já eram ruins, a amd estava em péssima fase na época, a nona geracao é bem necessária sim
@@pabluh18 um hardware mais antigo vai rodar algo mais lento, e com menos detalhes. Eu terminei “Control” no One, e ao jogar no Séries S, é óbvio que ele roda melhor, com mais partículas, detalhes, e principalmente o loading, quase inexistente. Mas é isso. Um console novo (ou um PC parrudo) custa caro, se tratando de nível médio salarial brasileiro, bem caro. Se você mora só, paga contas, tem filho, tem família, etc, inúmeras variáveis, pode pesar muito. Então, acaba sendo melhoria de “perfumaria” - excetuando alguns casos, como Ed citou, ou mesmo os que eu citei acima.
@@luisribeiro9885 Não é perfumaria, imagina o trabalho para fazer o port da geracao passada, o Jedi Survivor demorou mais de 1 ano, se toda empresa tivesse que dedicar mais 1 ano de desenvolvimento para tirar leite de pedra a situação seria bem pior. O hardware de 2013 é inviavel hoje. Só ver os requisitos minimos dos jogos na steam, pc de 2013 ja nao roda mais os jogos atuais faz um tempo. Se não tivesse a nova geração, a conversa seria inversa, "como assim estamos 7/8/9 anos sem uma nova geração?"
@@pabluh18 Você está fugindo do ponto da questão, do principal. Vamos por partes. 1. Jogos da geração anterior rodando melhor na nova geração é o mínimo esperado. O processo do “Jedi Survivor” que citastes foi exceção da exceção, o normal está sendo sair para ambas gerações juntos. 2. A questão é que, quase 4 anos de nova geração e você ter no máximo que seja, chutando alto, dez jogos que são exclusivos da geração, além de que desses 10, apenas metade no máximo usam do poder da mesma, é um número baixíssimo, limitado, e extremamente compreensível de não se entrar na nova geração. Dá menos de um jogo realmente “new” por ano! De resto, só remasters e remakes - e isso pode ser jogado na geração anterior. 3. Melhoria gráfica de remaster, remake ou jogo multigen é ótimo? Sim. Dá qualidade de vida? Sim, com certeza. Compensa a compra de console caro ou PC mais caro ainda? Varia de pessoa para pessoa, mas para cerca de 80% das pessoas aqui no Brasil, que ganham menos que dois salários mínimos, não compensa financeiramente, ainda mais se possui a geração anterior. São dados financeiros, não opiniões sobre. 4. Por fim, é de consenso quase geral que essa geração está devagar demais, atrasada, com poucos jogos reais. O vídeo trata sobre isso, tem muitos de mais por aí, artigos, de muitos canais. É quase uma certeza. Mesmo as empresas estão quase admitindo isso. Não é necessário defender empresa milionária (seja ela qual for) com atitude desrespeitosa conosco (clientes). Agora se você tem condições financeiras, e acha que vale a pena, é algo seu. Aproveite. Eu quero mais jogos novos, que usem do poder da nova geração e não SÓ viver de retro, remakes e remasters ou jogos que poderiam rodar na geração anterior. Tudo isso é bom, mas pode (e deve) ser beeeeeemmm melhor.
Desculpe dizer, mas o jogo não roda. Seria necessário cortar várias coisas dele para rodar. Os devs estão mais preguiçosos com a alta tecnologia. O Asset streaming em tempo de jogo é uma das coisas que muitos jogos atuais são construídos em cima. A falta da preocupação sobre a necessidade de decidir o que deve entrar na memória no momento certo e leituras no armazenamento é um culpado pelo qual certos jogos não saem na geração anterior.
Essa geração tem poucos jogos se comparada a geração ps2 e xbox 360 e PS 3. Esse ano de 2024 esta quase parando de lancamentos e os jogos não vem completos pois você precisa comprar DLCs em vários jogos e os jogos estão terrivelmente mal otimizados, tanto pra consoles quanto pra PCs.
Parabéns,... muito bem explanado, está questão dos novos console,... sou antigão no mundo dos videogame (telejogo foi o primeiro) pra quem ainda se lembra e nunca parei!!! Hoje tenho os dois principais e uma tela Oled, e depois de muito tempo consegui extrair o melhor de ambos, não me sinto plenamente satisfeito,... vou dar dois exemplos somente pra não estender demais,... forza motorsport atual é inferior em muito ao anterior o 7, e o pior é que eles falam ao contrário,... e pelo outro console a maior decepção é o VR2,... ADORO GAMES a vida toda, mais com tantas decepções acho que pra mim está chegando o fim,... principalmente pelas propagandas acima da realidade,... !!! Abraços
O negócio é que consoles viraram realmente computadores com upgrades desde o PS3/XBox 360, não tem aquele diferencial técnico real, e todo mundo fica focado em briga de exclusivos.
@@rsn A questão é que eles foram tornando os consoles cada vez mais parecidos com o pc, o que em tese barateia e simplifica o desenvolvimento e a portabilidade. Tanto o xbox quanto o ps5 tem as suas diferenças de arquitetura, mas na prática o funcionamento é semelhante.
Cara eu já não concordo muito com isso em falar que não teve um salto absurdo do ps3 em diante, The Last of Us 2 jamais rodaria no ps3 e tantos outros jogos
Achei que eu largaria o PC e entraria de cabeça nos consoles nessa geração. No lançamento adiei a compra devido ao alto custo e falta de produtos. Hoje agradeço de ter escapado.
@@Mrmr1268d PC o hardware fica muito mais barato ao longo do tempo, fora que um PC até mais básico roda um jogo de PS4 nas mesmas configurações gráficas. Pagando menos até mesmo q um ps4 usado.
Hoje não existe fã de jogos o que existe hoje é fã de marca, por maior que seja a merda que a marca do coração dele faça ou diga ele ainda estará com o sorriso de orelha a orelha dando seu dinheiro a ela cegamente.
Preciso como sempre Ed. O lançamento de um console sempre era a possibilidade de acesso a algo ainda não visto na tv da sala até o momento. E entre as desenvolvedoras parece que havia uma competição pra ver quem surpreendia mais.
Nessa geração so existe dois tipos de gamers, os q realmente tem dinheiro sobrando e pode comprar e ainda sim para ter por questao de gráfico e uma experiência o melhor possível e a galera q se esforçar para ter e depois q tem quer ter status e inflar o ego desmerecendo quem não tem mesmo sabendo q a galera n ta perdendo nada, eu mesmo tenho o Nintendo Switch Oled e o ps4 pro, pô se eu tenho esses eu tenho como ter o SX ou o ps5 mesmo q seja vendendo os q tenho e com esforço, é capaz de lerem isso e falarem q n tenho nova geração pq sou pobre,pq n tenho condições de ter e etc... Acho triste as pessoas q tentam desmerecer a galera q n tem condições de ter, com certeza muito sofrerem essa pressão e comoraram ou até mesmo deixam de dar opinião por essa opressão, triste triste triste isso! Eu nao tenho pq essa geração n ta valendo a pena, vc so falou verdades mas parte das pessoas tem a nova geração e n vão admitir isso, pq nao comoraram apenas um videogame de nova geração,comoraram status tb
Essa geração do PS5 e XSeries é uma continuação da passada com uma barreira ambiental dos jogos apenas para cobrar mais caro por título... Bem sem graça! Esperava jogar o segundo título da trilogia FF7 no meu PS4... Foi por água abaixo! Agora tenho q me desfazer do meu PS4 e achar um PS5 "novo"...
E pior! Quem vai querer comprar uma PS4 agora? Né melhor comprar um PS5 direto? Enquanto isso a Sony reclama das vendas de jogos no PS5... Bora portar pro PS4 pra ver se não vende?
Vendi meu one x para pegar um ps 5 na boa me arrependi poucos jogos da nova geração e o preço um absurdo resumindo deveria ter ficado. Na geração passada
Muito bom o vídeo e abordagem! Por isso acho o Switch um console sensacional e mostra a marca da Nintendo de ser mais criativa e não se preocupar tanto com 'potência de hardware' . Isso desde o Wii. Abração! Games, games e games ! rs
Você esqueceu de citar o Series S, ele também é da nova geração, é melhor console na minha opinião, em relação custo/benefício, roda as mesmas coisas, com uma qualidade muito boa e por um preço muito menor!
@@whiterunguard3246 Aqui na minha cidade ainda ta entre 2000 e 2500, o negócio é o mercado cinza amigo, essa conversa de preço oficial é conversa afiada
O que traz sucesso a um console não é só desempenho de hardware, o mais importante são jogos! E por conta da pandemia muitas desenvolvedoras, as que não fecharam, atrasaram seus desenvolvimentos sem contar, no caso da Sony, os jogos que seriam exclusivos do PS5 passaram para o PS4 ---> Horizon: Forbiden West, GoW: Ragnarok, Spider-man: Miles Morales... Então muitos dos jogos que seriam icônicos nesta geração foi compartilhada com a geração passada.
A gente joga pra fugir um pouco da realidade, quando se vê jogos que parecem que tem pessoas reais... bom, já vi gente magoada com o personagem que nem existe...
Nessa geração, aconteceu uma coisa interessante. Sempre tive Playstation, até o4, e nunca conheci os exclusivos da Microsoft. Aí, dessa vez, ao invés de migrar de videogame, migrei de plataforma, comprei um series s com assinatura. Continuo curtindo os jogos da Sony no ps4 e aproveito a assinatura do series, com uma infinidade de jogos. Realmente, não tem muito jogo icônico da geração, mas sim um catálogo absurdo 😊
O que aconteceu foi que há um catálogo quase infinito de jogos bons principalmente desde de o ps2. Pra que vou comprar um console de 3k se existe tanto jogo bom do ps3 e ps4 que ainda não deu tempo de jogar por conta da correria da vida de adulto? Isso é a realidade do Brasil e muitos outros países. É curioso como os canais de TH-cam falam como se a maioria dos jogadores fossem aposentados com todo o tempo livre pra jogar de tudo e depois exigir jogos novos
@@ousadia3575 Cara penso exatamente como vc hoje e por isso parei no ps4 , eu tenho jogos de ps1,ps2,ps3,ps4, Wii, Wii U , Game Cub, Nintendo 3ds, psp e jogos de PC pra que raios eu iria partir pra atual geração ? A cada dia que passa eu me torno mais e mais retrogamer.
Penso o problema foi realmente a corrida comercial, Sony vs MS, isso fez com que subissem para a 9ª geração apenas por competição. É óbvio que o PS4 deveria ainda estar sendo o ator principal e trabalhando no seu limite diga-se de passagem. O PS5 deveria chegar apenas em 2025 com GTA6 e seguir seu caminho com os exclusivos da Sony bem trabalhados. Mas enfim, vamos entrar rapidamente na 10ª geração em virtude da corrida comercial Sony vs MS, quando a MS sair dessa competição de hardware, ai sim a sony vai desacelerar a troca de gerações. Quanto a amada Nintendo, essa já criou sua própria linha do tempo e universo. Para finalizar, 2025 é o ano da virada positiva para o PS5 Fat, Slim e Pro.
Pra mim, foi a primeira que posso comprar console de geração atual, porém não comprei ainda pq não vi motivos ou jogos suficientes que valeriam o esforço e sacrifício de entrar na atual geração
@@Edu-fe3rs eu tbm, sempre quis poder comprar geração atual sem que isso custasse um mês inteiro de trabalho. Finalmente eu posso, aí a situação está assim. Fui lá e montei PC gamer mesmo.
Tambem temos que levar em consideraçao que todo mundo aqui ja ta mais velho , todo mundo trabalha , estuda , quando a gente era criança tudo era divertido e bom .
Em 2020 vendi meu PS4 pro e montei um PC, e até hoje não me arrependo, jogo vários jogos de PC a maioria com os melhores parâmetros e sem ter pressa pra zerar ou ficar olhando se vai ter lançamentos.
Obrigado pelo vídeo, eu migrei do PS4 pro PS5 no final de junho de 2024 e continuo jogando meus jogos mídia física do PS4 no PS5, porém, não notei uma diferença absurda entre esses consoles. Uma sugestão, quando você falar o nome dos games, coloque o texto na tela com o nome correto dos jogos, para facilitar a pesquisa sobre os jogos.
Migrei para o PC a 4 anos e foi a melhor decisão que tomei. Montei uma boa máquina e agora GAMES não faltam com a qualidade que os consoles não tem entregado. Recomendo a irem para o PC, nunca mais voltarão aos consoles.
Problema é gastar 15 mil em um pc e daqui a 3 anos ter que comprar outra placa de vídeo de 10 mil. Complicado cara. Prefiro esperar o ps6 mais 3 anos e já chega aí no mercado.
@@marcusvffonsecaexagerou e não foi pouco!! Coloque na sua conta os jogos super caros de consoles, e não se esqueça que a exclusividade de jogos praticamente acabou nos consoles
Eu vendi o meu PC e fui pro Playstation 5 cansei de PC so quero chegar em jogar no meu sofá dormir jogando, com um click eu jogo com 2 click eu adiciono Alguem pra jogar comigo ou como amigo, n me importo mais se vai rodar a 2k 4k 9k ou 60 ou 100 a 500fps se a placa ta tantos graus ou o processador n esta empurrando a placa sem noia de ficar comprando peças pq 90% d qm tem pc pouco joga fica mais pensando em como dar up no pc e olhando video de como melhorr o pc .. E n ta errado mas eu sai dessa vida.. Hj ate sobra dinheiro.
@@marcusvffonsecaEu vendi meu pc q era melhor q eu ps5 e n gastei 5mil qualquer 3060ti 6700xt ja e melhor q um ps5 esse negocio de 15 mil e complicado... A pessoa gasta 15mil pq ela fica noiada pc gamer vicia tu fica trocando peças fica toda hora vendo no youtube peças melhores da q vc ja tem.. E vai gastando gastando no fim tu nem joga os jogos ..
@@brunoreis9679 sim, de fato vc está correto, mas no meu comentário eu não disse que estou cheio de jogos somente de ps5 para jogar. Eu disse que não falta jogo para jogar. O que vc não percebe é que se eu ainda estivesse no ps4, eu só teria jogos de ps4 para jogar. Qualquer jogo já lançado e a lançar para ps5 eu posso comprar e jogar tranquilo.
Games. Um vídeo que exprime esse sentimento, é o da Colônia Contra Ataca, "Odiador: Dragon ball Sparking Zero". É exatamente o meu sentimento.
4 หลายเดือนก่อน +1
Tá realmente complicado Ed. Agora tudo é souls like, mapas de mundo aberto gigantescos, battle royal, etc. Tenho tanta coisa pra jogar e quando vejo tô jogando games de Xbox 360 no meu series x
a resposta é simples, o que estragou essa geração em relação as outras antes? uma mistura de tres coisas ridículas (cultura woke + jogos como serviço + falta de jogos focados na campanha), isso vale para todas as plataformas
Ed.. eu vivencio os consoles desde o atari 2600 e hoje vejo gráficos e mais gráficos...so nao vejo mais jogos divertindo e entretendo mais exceto nos jogos indies que cada vez mais salvam a geração atual. Abraços Ed.# games
Concordo plenamente. Eu ainda peguei o Odyssey. Table Tennis foi o primeiro jogo que joguei na vida. Diversão e criatividade passam longe das desenvolvedoras da atualidade. Infelizmente. _X_
Acho q a geração começou muito cedo a outra do PS4 ainda tinha muita coisa q conseguia lançar. O Ps5 foi lançado durante a pandemia q elevou os custos de produção e os estúdios de games levam muito tempo pra desenvolver um jogo, sendo assim muitos títulos remake e crossgen.
Se tudo correr como os rumores dizem, a Nintendo vai entrar forte nessa disputa com seu sucessor do Nintendo Switch. Ela não precisa de muito, só precisa trazer um hardware que facilite portar jogos de terceiros, atingindo essa meta, Sony e Microsoft vão ter que correr atrás e parar de dar tiro no pé.
@@wanderaugusto1342 hipótese simplista. As causas são diversas, como foco em jogo como serviço, custos de produção, tempo de desenvolvimento, falta de criatividade, corte de custos, etc. Se a hipótese fosse lacração, teríamos vários jogos "lacradores" sendo lançados e falhando em vendas onde poderíamos criar uma análise correlacionando tipo de jogo e número de vendas.
Algo que me ponho a perguntar, será que teremos muito mais a avançar em questões graficas, som e jogabilidade ? Digo, será que há muito mais margem o que avançar ?
Três motivos ao meu ver: 01 - Trabalho remoto por 2 anos devido a pandemia, jovem vagabundo trabalhando de casa...; 02 - Todo mundo querendo seu jogo sob serviço; 03 - Mudança de foco, console não anima a criançada. É só celular.
Acho q tem mais coisa além disso aí, os jogos pra terem uma grande melhora geracional (não tão grande assim) saem caros, e junto a pandemia isso se agravou. Fora q hj console n é em muitos casos o único que roda jogos, um pc mediano roda muita coisa de ps3 por exemplo
Primeiro que a gente não viu nenhum jogo no nível daquela demo do unreal 5 que mostraram pra gente. Além disso, gráficos muito realistas fazem perder a atmosfera do jogo. Além disso, as animações precisam ser muito detalhadas, pra não ficar estranho e deixam os jogos lentos e cinemáticos. Os jogos viram filmes. O gameplay é ruim e repetitivo e todos jogos só focam nos gráficos.
@@j.j.9538 Anos atrás eu achava ruim a Nintendo não ter gráficos realistas,hoje eu vejo que é a melhor coisa,as empresas hoje não lançam nada empolgante,e pra piorar cada console querem gráficos melhores o que a gente tá praticamente no limite, não tem muito mais o que melhorar,a Nintendo foca em diversão não em gráficos,hoje vejo que eles estão certos
Você está satisfeito com a nona geração? Me conta sua experiência até o momento 👍
Tá no ar a sequência desse vídeo , Videogames ainda são divertidos? 👉 th-cam.com/video/hX8gE7AWS-Y/w-d-xo.html
Meu outro canal 👉youtube.com/@@edtopzero
Compre seus games com 10% OFF na loja New Gammer! É só falar que veio do Aperte Start!
Atendimento para todo Brasil pelo whats: 11955786595
Três endereços em São Paulo: Mooca Plaza (11)95578-6595 Patio Higienópolis (11)99136-8583 Jardim Sul (11)97248-3405
Não!
Pior geração de todas até momento.
Poucos jogos e pior, jogos que realmente são da atual geração realmente dá pra contar numa única mão.
Geração que realmente eu estou mais desanimado.
Jogo vídeo game desde Atari.
Eu tô nem um pouco confortável como está a situação atualmente com essa nona nova geração, mas sinto surpreso e saber sobre as notícias de novos projetos dos games saindo fico bem orgulhoso espero que nada seja questionável como foi no ano passado ao mesmo tempo preocupante.
Olá Eddie quero primeiro dizer jogo videogames desde criança e além disso coleciono os retrogames e gosto muito destes jogos retro. Tenho um PS5 até gosto dos jogos propiamente dele mas percebo que oque mais tenho jogado são jogos indies, remakes e remasters talvez pela nostalgia ou por simplesmente aquele sentimento de ir no mais certo.
Mas também não vejo tantos titulos atuais que me chamem o interesse além de os achar caros demais pela diversão que eles os propõem.
Enfim fico esperando que venham jogos bons que me despertem o interesse ou até mesmo que venha uma promoção descente ou a inclusão deles na psn plus.
alguns exclusivos da Sony me agradaram bastante. Acredito que o ps5 é o que mais entrega no quesito nova geração, com bons gráficos e jogos divertidos. Porém, parece que é só com exclusivos que as empresas se esforçam em fazer jogo bom, jogos multiplataforma estão bem abaixo do esperado. Sem contar os preços absurdos que os jogos saem. PC e gamepass ajudam a dar uma economizada
Estamos na geração anterior ainda, mas no segundo upgrade delas. Por isso a sensação de que os jogos não são novos e ainda por cima eles não aproveitam totalmente essa última geração do hardware, diferente da Nintendo que tira o leite de pedra até onde pode do seu dispositivo. Ainda estamos na geração passada, mas no segundo upgrade dela.
Exatamente!
Mas não concordo com relação a nitendo.
Olha ele aê! Fala Ranieri!
@@hugofernandes8559Indies como Zelda Tears of the Kingdom, Xenoblade Chronicles 3, Mario Odyssey e Super Smash Bros. Ultimate?
Tirando os Pokémons do Switch né, parecendo jogo de ps2.
Eu só tenho uma pergunta, pq a galera mama tanto a Nintendo q anda fazendo jogos piores q os do mobile? Sejamos sinceros, isso q a Nintendo vende e um celular de 2017 por 3k, n faz sentido nenhum quem compra e trouxa igual se pá até pior
Essa geração mede satisfação por FPS, pixels, tempo completo do jogo. Isso nunca foi debatido até o Xbox 360. Esquecem da jogabilidade, da história, da novidade... Existem jogos antigos que dão show nos de hoje.
@@XatoPaKrai a Nintendo foi a única que entendeu isso
O foda é mais o preço mesmo, porra 350 reais num jogo que tecnicamente é inferior a os jogos das gerações anteriores que na época eram mais baratos é de fazer o cu cair da bunda, e olha que sou do tipo que valoriza mais a gameplay do que a parte técnica.
Videogame foi feito pra divertir e diversão não está atrelada em gráficos ultra realistas. Como o amigo disse acima, ainda bem que a Nintendo entende isso e foi por outro caminho.
@@DennysFranciscoe por isso os jogos são um lixo comparados aos domingoso super Nintendo e do Nintendo 64
@@XatoPaKrai Caramba, seu comentário deveria ser emoudurado. Resumiu os motivos da decadência da qualidade dos jogos hoje em dia.
4 anos nessa geração e não vimos nada excepcional.
Mas vcs são muito iludidos . Com a performance total da geração anterior ,ficou claro q a próxima geração não iria dar um salto significativo . Esta claro q a os games já chegou em seu máximo em iluminação e gráficos . Oqnpode mudar é a dinâmica dos jogos e só
Mas esses caras querem viver de ilusão @@Bradock.250
O problema é ver alguns jogos de 2023 (2 gerações após os jogos de 2013) estando aquém em algumas coisas (inclusive até básicas). Então percebe-se que é possível extrair mais desses consoles e dos jogos atuais.
Taca remake no PS5
@@Bradock.250@Bradock.250 eu concordaria com você se não fosse os jogos ultra realista de tiro Unrecord e Bodycan. Esses jogos feitos por pequenos desenvolvedores já está mais do que provado que os games podem sim evoluir mais ainda graficamente.
Na vdd, o principal problema, é a FALTA DE JOGO NOVO E JOGO BOM.
@@jeffersonsmithjr.8197 exatamente, não tem muitos jogos e só faria sentindo, se eles lançar vídeo game com mais jogos, fora colocar leitor pra ler geração passada sem custo e por jogos.
Novas gerações não curtem consoles....só sabem jogar free fire ou roblox no celular. os consumidores hoje são nós, os trintões e quarentões, já com família, trabalho e etc....fica difícil se prender a algum jogo, mas tenho gostado de alguns do PS5, Alan Wake 2 foi sensacional.
@@vncsgn3869 eu vivi minha infância inteira dentro de uma locadora de vídeo game, joguei FF e hj jogo arena Breakout e jogo de simulador de caminhão pelo cllr, não tenho a menor intenção de comprar um console. Só jogo desinterante(pra mim) os que são mais hypedas não é pra jogadores como eu, sou para os jogadores de Pc, os soulslikes, cods, MMORPGs, Forza... são jogos que eu nunca gostei e nunca vou gostar, comecei a jogar entre a 5 e 6 geração de consoles, e só joguei ps1 e ps2
Essa é a pior geração de todas, até agora não vi motivo para comprar o PS5, só vou comprar pra jogar GTA6 pq nao quero esperar até sair pra PC. Excelente vídeo como sempre Ed.
Eu tô quase vendendo o meu, só não vendi por causa desse bendito GTA 6
Cale a boca, porco linguiça. No caso, no caso, no caso... Kkkk.
@@edb-king Agora é uma boa hora de arrumar um PS5, já que FF7 Remake está incluso na PSN e FF7 Rebirth é bem melhor que o Remake. Claro que é fácil pra mim falar que moro em Portugal
exatamente e dragon ball sparking zero tbm ta chegando em outubro, um jogasso!
O problema é pagar 4000 em uma bosta de console com jogos na casa dos 300 conto. Perderam a noção da realidade do brasileiro.
com 4k da pra com uma boa maquina (sem placa de video) que roda varios jogos
sem contar que tem jogos que se quiser se dar bem no jogo tem que ficar comprando pack kkkk
E sempre é jogo incompleto. A gente compra jogo sabendo que terá uma penca de DLC
@@Reros9330 o futebol por exemplo se quiser ter uma jogabilidade melhor tem que ficar comprando pack, pq se não no on-line não ganha uma, ou seja a gameplay ficou de lado
Não perderam, sempre foi isso. Só esquece que a realidade de antes era o piratex. Pega qualqer SNES, PS1 ou outro e corrige o preço para os valores atuais para ver.
Nada vai superar a geração do PlayStation 2 aquilo sim mudou o patamar
@@t.pavani6066 cara não é atoa que comprei um play 2 esse mês. Jogar os clássicos.
Detalhe o PS2 era o que menos tinha hardware gráfico porque o Nintendo GameCube é Xbox tinham gráficos melhores é eram mais caros, e o Ps2 tinha gráficos piores mais a variedade de games de todos os tipos no catálogo era fenomenal!
Ainda tenho um caixotão guardado no guarda-roupa, tive dó de vender!
O lance é que quem comanda as publishers hoje em dia são tecnocratas, que só querem saber de grana e não entendem do core do negócio. Isso já aconteceu com a indústria musical, audiovisual, softwares, e agora é a vez da indústria de jogos.
Elas também estão obcecados com "diversidade e inclusão"...
Exato.
Acho que nunca mais veremos aquela diferença absurda de qualidade e quantidade de bons jogos como foi visto da geração do PS1 para o PS2! Quem concorda comigo?
Só quando implantes cerebrais estiverem disponíveis
Eu lembro de quando vi um jogo de show nintendo pela 1a vez. Foi em 1992 por aí. Fiquei em choque. Estava acostumado com os gráficos do atari e do Nintendinho. O salto gráfico da geração de 8 pra 16 bits foi bem grande também.
@@danielschimel7134 Acho que hoje em dia existe um emburrecimento coletivo, só pode. Hoje em dia o jogo não precisa evoluir no sentido gráfico. E sim no sentido de jogabilidade e elementos e complementos nos cenários. Nas gerações anteriores ainda tinha necessidade de evoluir pelo fato dos gráficos terem poucos polígonos e poucas texturas. Do ps3 pra frente já chegaram em um nível de polígonos e basta adicionar novas texturas que o jogo já atualiza. Chega em um ponto que não tem mais um salto grande e isso é normal. Nós saímos do 2d para o 3d e não existe nenhum passo além disso. É o mesmo que inventarem uma bicicleta, depois um carro que corre 100k/h, depois um que corre 200km/h. Daí pra frente vão focar em acessórios que vão trazer conforto mais acessíveis e não vamos ver um salto gigantesco como da bicicleta para o carro novamente. Não vamos ter um carro popular correndo 2.000 km/h e sim um carro com a mesma velocidade porém com mais tecnologia e bem mais acessível. Antes era só Ferrari que tinha Air bag, hoje é obrigatório todo carro ter. É assim nos consoles, eles vão evoluir nesse mesmo ritmo.
Chegamos a um ponto que um avanço pequeno gráfico exige muito mais poder de hardware. Não é culpa da Sony nem da Microsoft.
De fato foi uma mudança monstruosa... Mas eu digo sem medo que da 6ª pra 7ª geração a mudança foi igual, se não maior, o porém é que o ps2 já no começo tinha uma diferença enorme pro PS1, enquanto ps3 e xbox 360 foram crescendo ao longo dos anos. Comparar um jogo do fim do ps2 e do fim do 360/ps3 é ABSURDO. Comprar um jogo de fim de ps3/360 com o fim do xone e ps4 não é absurdo.
Eu acho q os gráficos já não surpreende mais os consumidores ...essa era a maior entusiasmos q existia ....como estamos bem próximo a realidade ...já não surpreende mais como anos atrás ....sem falar no alto custo !!!
Por isso jogos retro fazem sucesso como antigamente
Porque videogames foram feitos pra divertir e diversão não está atrelada a gráficos ultra realistas.
Parece que estão começando a entender agora meu caro! Kkkkkkk
Ainda bem que a Nintendo foi por outro caminho.
Antigamente os consoles tinham a vantagem de serem um hardware extremamente enxuto com software totalmente dedicado. Hoje apenas são PCs, tanto em hardware, quanto em software.
Concordo plenamente. Isso é um dos fatores que faz com que as produtoras de jogos não invistam em otimização. Hoje, otimizar um jogo multiplataforma para que ele rode melhor no Xbox implica otimizá-lo para PC, visto que o hardware é essencialmente o mesmo. Isso subverte a lógica da obsolescência programada que já reina faz décadas no mercado de hardware de PC. Imagine se um jogo novo rodasse de modo aceitável num hardware de dez anos como roda num console... imagine a dor de cabeça para NVIDIA, AMD etc.
E sem contar que eram montados com o que tinha de melhor e mais moderno no momento, hoje eles montam consoles com peças de entrada dos PCs.
@@vitmaubra só vi vantagens 😁😁
Na verdade são PCs medianos no momento do lançamento, o q é igual a um PC de entrada em uns três anos. Só que cada geração dura aproximadamente 7 anos.
as placas de video, e ate laṕtop gamer com o mesmo custo de se comprar um PS5 vc tem graficos similares, e a competição ficou no quesito graficos (fora a nintendo q ta seguindo tentando criar novas tendencias apesar de hardware mais defasado).
eu mnesmo decidi comprar um Dell G15 de entrada e sinceramente, roda com basicamente a mesma qualidade q um PS5, fora a possibilidade de rodar emuladores, e se a questão é "quero jogar usando joystick na tv de casa), vc pode ligar o laptop no HDMI e usar o joystick q julgar melhor (eu uso de xbox 360).
mas de fato o q vc falou é realidade, os consoles eram um hardware q basicamente superava o desempenho de computadores intermediarios, hj é basicamente um pc intermediario de entrada.
Ed, este teu vídeo está muito top. Parabéns pela abordagem inteligente sobre o tema.
Mano, parabéns pelo seu canal! Um dos poucos que mantém a razão e faz críticas sem amarras de marcas, ou seja, vc é pró consumidor e colabora para o mercado melhorar suas práticas. Tenho algumas críticas, mas num geral concordo contigo! Força e não desista!
Da geração passada pra frente vai ser cada vez mais dificil conseguirem inovar alguma coisa em relação a gráficos e vão ficar inventando perfumarias cada vez mais detalhistas como o SSD do PS5 pra justificar o lançamento de um novo console. Isso sem falar nos jogos em si que sinceramente na minha opinião não avançaram quase nada em inovação desde a geração do PS3 e de lá pra cá só vem requentando marmita cada vez mais com Remaster e Remaster do Remaster.
Precisa vender mercadorias.
Essa é a lógica do capital.
Antes dos gráficos, a indústria hoje segue a receita farm de grana, vide EA, Take2 etc, q requentam jogos e enchem de micro transações, quando não é a falta de criatividade do estúdio na hora de produzir
Isso ocorre porque o salto de desempenho, quando vc sobe pouca coisa os gráficos, e ainda mais quando se sobe escala de resolução, é praticamente exponencial. A sensação é que quase nada mudou mas o poder de processamento mais do que quadriplica em alguns casos dependendo as poucas mudanças nos gráficos. 8K é insanidade até pra uma próxima geração, 4k nativo real ainda é um desafio a ser batido com texturas e efeitos espetaculares na tela.
Discordo que o SSD é perfumaria. Estava sendo preciso um modo pra carregar as texturas de forma a não alocar ela previamente na vram ou ram. O que é preciso realmente é o uso mais condizente desse mesmo recurso, pois o que mais vemos é games com visuais de geração passada exigindo cada vez mais memória.
No caso do SSD já era visto desde a geração ps3 e 360 um grande atraso no loading das texturas em vários games.
Enfim, minha opinião no tocante ao que vc disse, exclusivamente sobre SSD.
Por isso eu boto muita fé nos jogos indie. Tem muito jogo excelente por ai.
As raízes dessa situação começaram lá atrás.
O último grande salto em termos de experiência foi do PS2 e Xbox para o PS3 e 360. Dali em diante tudo começou a parecer mais do mesmo - claro, com alguns aperfeiçoamentos aqui e acolá, mas nada que realmente causasse legítima surpresa e curiosidade.
Talvez as diversas outras formas de entretenimento digital atuais também dificultem a vida dos jogos, assim como o zeitgeist merda da nossa atual sociedade.
Foram crises atrás de crises, de modo que as pessoas estão cansadas e desacreditadas - até mesmo para se sentirem empolgadas com um videogame.
Nem só isso, havia a competição de hardware entre as empresas. Hoje é tudo fabricado pelas mesmas empresas que fabricam para PC.
Do PS3 pra trás era a competição para ver quem tinha o processador e chips gráficos melhores.
Hoje é tudo terceirizado, só o que compete é pra ver quem tem mais gráficos.
Mas se comparar os gráficos do PS4 pro PS5 é uma diferença ridícula.
@@hayashiyu1439 10 anos se tornaram pouco pra uma geração.
Mas aí existe vários conflitos de interesses.
O salto tecnológico é cada vez menor e os jogos levam cada mais tempo para serem produzidos. Alguns jogos já levam 5 anos para serem feitos.
Mas como eu disse, existe conflitos de interesses.
Precisam vender mercadorias de qualquer jeito.
@@Joao_000 Acho que hoje em dia existe um emburrecimento coletivo, só pode. Hoje em dia o jogo não precisa evoluir no sentido gráfico. E sim no sentido de jogabilidade e elementos e complementos nos cenários. Nas gerações anteriores ainda tinha necessidade de evoluir pelo fato dos gráficos terem poucos polígonos e poucas texturas. Do ps3 pra frente já chegaram em um nível de polígonos e basta adicionar novas texturas que o jogo já atualiza. Chega em um ponto que não tem mais um salto grande e isso é normal. Nós saímos do 2d para o 3d e não existe nenhum passo além disso. É o mesmo que inventarem uma bicicleta, depois um carro que corre 100k/h, depois um que corre 200km/h. Daí pra frente vão focar em acessórios que vão trazer conforto mais acessíveis e não vamos ver um salto gigantesco como da bicicleta para o carro novamente. Não vamos ter um carro popular correndo 2.000 km/h e sim um carro com a mesma velocidade porém com mais tecnologia e bem mais acessível. Antes era só Ferrari que tinha Air bag, hoje é obrigatório todo carro ter. É assim nos consoles, eles vão evoluir nesse mesmo ritmo.
@@Joao_000 O Wii que por alguma razão você ignorou no seu comentário trouxe uma grande inovação com os controles de movimento, tanto que foi o mais vendido mundialmente, e de fato depois dessa época se não fosse o Switch trazer essa experiência híbrida não teria feito o sucesso que fez.
@@elveskz é por isso que eu não falei em gráficos, senão na experiência do jogo.
Considerar também desenvolvimento porco, alto investimento e enormes flops via Sweet baby que estão matando franquias. Deadpool está provando no cinema que o público quer consumir produtos autênticos, só que essa corrente só vai surtir efeito daqui 3anos😢
@paulomonteiro6849 sim, concordo também, acho que vai mais além de produtos autênticos, produtos que causem emoção, assim como falei no meu comentário.
No fim das contas as pessoas pagam por entretenimento pra se divertirem e não pra irem numa "palestra social", isso que as empresas precisam entender. Apesar de não ter problema ter uma mensagem ou outra, porém quando o foco é isso a coisa se perde.
@@GabrielCurityba boa, tipo o jogo sempre foi fictício, por que agora querem espelhar com a realidade atual em grau e gênero
@@GabrielCurityba Exatamente, a diversão tem de vir primeiro do que a mensagem, têm sim como trazer uma mensagem, só que eles focam na mensagem e deixam mais de lado o entreterimento
@@CSRultimate a sociedade americana mudou.
Agora todo mundo lá quer ser representado no entretenimento.
Não é o país da liberdade ??
Pois e... agora as pessoas lá querem exercer sua liberdade com mensagem de sua ideologia.
Eu também não curto, mas é isso q está acontecendo no centro do entretenimento no mundo.
Parabéns ED! Um vídeo melhor que o outro.
Dahora seu canal, parabéns! Ótimo video.
Muito obrigado 😁
Acabei de " re-zerar" Ace Combat 5 Unsung War. Ainda me surpreendê e me diverte,que jogo Maravilhoso!
Problema é que os jogos não são feitos pra divertir, ou na intenção de criar uma obra artística que impressione e impacte o jogador. Exatamente porque as pessoas que criam os jogos não são mais quem decidem quais jogos criar e o que vai ter neles. Essas decisões agora são tomadas por grandes executivos que nem sequer jogam. Eles apenas enxergam números, de mercado potencial, publico alvo, número esperado de vendas e calculam o lucro em cima disso. Daí essas pessoas que não jogam e não são artistas ou mentes criativas decidem o que os verdadeiros artistas(desenvolvedores) vão colocar nos jogos.
A indústria dos jogos se tornou totalmente industrial de verdade. Não há mais espaço pra criatividade, arte, sentimento, inventividade. Porque as pessoas que tem esses dons não podem mais criar, eles apenas são funcionários de engravatados que enxergam tudo como um mercado qualquer.
Perfeito cara
Tragam um Oscar para este cara 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Nintendo enxerga isso. Por isso switch é o mais vendido.
@@LUBRT A Nintendo enxerga que existe um gap no mercado pra games mais lúdicos e coloridos. Mas é mercenária igual as outras. Experimenta usar 5 segundos de música do Mario em um vídeo seu. Mesmo que seja falando bem de um jogo deles e recomendando.
Nintendo é uma gigante, quanto maior é a empresa mais longe fica do consumidor e do fã as pessoas que fazem as tomadas de decisões.
@@GMMephisto Mais usar músicas autorais é proibido para qualquer um. A Nintendo é especialista em games somente, e minha experiência com ela sempre foi boa, até mesmo do suporte e acho que ela ta correta, em cobrar os valores, pois no mercado livre de jogos usados dar para conseguir bons preços.
Tenho o PS5 e dessa geração só joguei Final Fantasy XVI, Final Fantasy VII Rebirth, Marvel Spiderman 2, Ratchet Clank, Hogwarts Legacy e Stellar Blade, muitas das vezes que olho pro meu PS5 tenho vontade de trocar ele num Nintendo Switch, só não vendi ele ainda pq comprei ele novo na caixa lacrada e dá pena desfazer de um console comprado nessas condições. Essa geração é decepcionante e não parece que já tem quase 5 anos, pela quantidade de jogos lançados parece que a geração começou a menos de 1 ano.
Detalhe importante meu PC gamer com uma placa de vídeo de 2019 entrega mais desempenho e qualidade gráfica do que esses consoles.
Tenho os dois ps5 virou peso de papel
Compartilho da mesma opnião, essa nova geração só faz justificar mais ainda a compra de um PC gamer, (que às vezes sai o mesmo valor de uma console atual) e é possível jogar muito mais games.
@@brenermf essa é a justificativa que, mesmo eu tendo PS5 e Series X, estou até hoje jogando Xbox One X. Não vejo evolução gráfica de jogos de retrocompatibilidade quando comparo rodando, poe exemplo, Red Dead Redemption 2. É idêntico no One X, o 4k realmente é parrudo nesse console.
Venda seu PS5 e monte seu PC Gamer master race
Exagero cara, tem muito jogo sendo lançado.. e comprar com Nintendo Switch é besteira, se falar dos jogos da Nintendo ok, mas os outros é puro sofrimento... eu tenho os 2
Nas últimas gerações você pega um jogo para se divertir mas não consegue, toda hora tem q ficar trocando de roupa, comprando arma, desvendando enigmas, cortar cabelo, ninguém aguenta ... Antigamente na minha época você ligava e se divertia horrores. Era ligar e jogar, sem frescura e olha que era muito mais difícil que esses novos aparelhos.
Eu sou um feliz dono de um séries S, onde paguei justíssimos R$1750,00. Confesso que sou um adulto sem tempo e que o meu switch me atende muito mais do que o SS, dessa forma posso opinar como m um jogador casual.
Firmado isso é visível a falta de cuidado e criatividade das desenvolvedoras nos jogos exclusivos da Sony e MS, o que não acontece com a Nintendo, onde se tira leite de pedra e realmente encanta.
Tomara que tenhamos um upgrade nos lançamentos para os últimos anos, senão essa será uma geração perdida.
Obrigado pelo excelente vídeo Ed.
Sucesso e sorte sempre!
Essa é uma geração que já surgiu morta! foi legal o lançamento etc.... porém os novos consoles (Series X, e PS5) não tiveram títulos de peso para que mostrasse a verdadeira diferença dessa geração para a anterior. Acho que cada console falta "O JOGO" para meter o pé na porta e dizer "eu sou da nova geração".
GTA 6 vem ai, rockstar sempre mostra o maximo do console. foi assim com GTA San Andreas, GTA IV, GTA V ( citei os mais jogados apenas ). O The Last Of US(TLOU) foi junto com o GTA V os games que marcaram o PS3 além dos exclusivos que lançaram... Mesmo o console tendo seus problemas para os desenvolvedores que tinha dificuldade em trabalhar com o processador do video game.
PS5 tá quase pareado com o PS4 no mesmo período de tempo
PS5 61 milhões de unidades vendidas
PS4 63 milhões de unidades vendidas no mesmo período de tempo, e 117 milhões de unidades vendidas no total, com o lançamento de GTA 6 o PS5 tem tudo para superar o PS4 em vendas
@@TornadoZer0 Espero muito que o GTA 6 dê um fôlego a mais para essa geração.
@@valdelicesantos8802 Em termos de vendas não há o que se negar, realmente vendeu muito, porém, continuo afirmando que não há um (ou uns) jogos que sejam trilple A para esses consoles, os jogos por mais atuais que sejam ainda tem cara de jogo de geração anterior. Espero muito que o GTA 6 traga mais vida a esses consoles.
@@valdelicesantos8802 Eu ainda não comprei, justamente pq estou esperando o GTA 6... E aguardando uma possivel versão PRO.
Eu comprei pra jogar GTA V melhorado no PS5 e o jogo que eu mais gostei desses lançamentos até agora foi o Resident Evil 4 Remake. Platinei a versão PS5 e fiz Professional S+ na versão PS4 pra aproveitar o máximo. Agora um jogo novo pra chamar atenção, realmente não tem.
É que estão colocando 500 pessoas e gastando 400 milhões de dólares para fazer um só jogo.¯\_(ツ)_/¯
Games!
Exatamente, completamente extrapolado.
@@jrz.zrj1461 pois é. Todo mundo gosta de tecnologia e avanços gráficos e funcionais nos jogos, mas isso tem um baita efeito colateral: o custo 🤷🏻♂️
Red dead deu certo assim...
pois é e os jogos ficam imensos não que seja ruim mais parece que precisamos de 500 pessoas para jogar ele também rs
@@Mafagafos06 e ficou chato pra caralho rs
EDI as X eu fico dias esperando pra ver um vídeo pra me inspirar . Pois hj em dia cara tá foda . Vc tem uma ideia narrativa tão diferenciada. Cara essa rotina tá foda. Mas seu jeito de falar é totalmente diferente e me tira dessa monotonia. Obrigado cara. Sopreciso ouvir vc falar e já muitas coisas fazem mais sentido.
Ed se tem que mostrar em algum vídeo a sua coleção, pode até ser no canal secundário parece ser muito legal.
Ótimo vídeo ED. Tem também a questão que tem muita gente jogando jogos free como: Valorant, Fortnite, Lol, Overwatch e essas pessoas não vem nenhuma razão para jogar, por exemplo, um Stellar Blade por causa do investimento necessário. Atualmente a indústria dos games está bastante diversificada e acredito que mesmo com grandes jogos essa geração ainda ia penar para fazer esses jogadores mudarem de plataforma.
Os motivos são vários, mas um motivo importante é a relação investimento x lucro, e isso está acontecendo com o cinema americano TB. O investimento é tão grande que as empresas e desenvolvedoras estão evitando a qualquer custo correr riscos. Além disso, os lucros no ramo chegaram a ser tão exorbitantes que as empresas se negam a aceitar fatias menores, ainda que elas sejam significativas... Então eles apostam em modelos que parecem ter dado certo comercialmente (é o caso dos jogos como serviço). O segmento está estagnado, sendo comandado pelo volume enorme de dinheiro investido e pelo medo dos engravatados de lucrar pouco (nem é perder dinheiro). Não existe espaço pra risco!
Faltou falar da lógica de "cassino online" dos jogos atuais. Isso realmente está matando a indústria.
Os jogos são feitos apenas para arrancar o dinheiro do jogador, sem dar qualquer experiência relevante de entretenimento.
O que me afastou dos games atuais foi o motivo de ter que comprá-lo e viver pagando por acessórios ao invés de conquista-los.
Cara tua didática é perfeita nem todo reporter tem essa didática
Muito obrigado Matheus ❤
Esses vídeos fazem eu amar ainda mais meu PC❤
No caso da Sony a resposta é simples:
Deixaram os valores japoneses de lado, tradicionais, e foram copiar " o que dá certo" seguindo o Jim Ryan que nem sabia o que estava fazendo. Bateram com a cara no muro em forma do Concord, o MAIOR flope já visto das grande pubs. ( Talvez perdendo para Babilon Fall)
Microsoft é aquela máxima, tem dinheiro infinito mas não sabe entregar um produto de qualidade. Faz o básico!
A cada geração, a diversão fica deixada para traz, hoje para jogar precisa ser profissional. Diferente da Nintendo, os jogos do Mario continuam sendo divertidos.
Acho que as pessoas esqueceram que a diferença entre PS3 e PS4 NÃO foi tão grande, e teve um monte de remake e remaster também.
O problema não está nos consoles e tecnologia, e sim no CUSTO dos jogos. Não dá para deixar de vender para a geração anterior, e como a diferença não é tão grande, dá para fazer, mais ou menos o mesmo jogo para ambas as gerações, coisa que na época do PS2 para o PS3, por exemplo, eles davam para uma segunda empresa criar, do zero, o port para a geração anteior, resultado em grandes diferenças. Cito como exemplo Star Wars, Force Unleashed, que chego a gostar mais, no aspecto gameplay, da versão PS2 sobre a PS3.
Então, para cortar custos, as produtoras de jogos não fazem mais este tipo de coisa, simplesmente portando o mesmo jogo inúmeras vezes, e mantendo, de uma geração para a próxima, a mesma engine de game que usavam, apenas adicionando mais alguns pirilampos aqui e ali.
A solução é fazer jogos mais baratos, e realmente usar o que cada console tem de melhor, ou simplesmente, como consumidor, focar apenas nos jogos first party que fazem isto. Vejam o caso do DualSense, basicamente só um jogo da Sony, Astro Playroom, fez uso completo dele.
Perfeito, ressalto também que os primeiros 3 anos do ps4 foram fracos, ele embalou do meio pro fim
Amigo compara um red dead da vida com um jogo de ps3 kkkkkk tem como não
@@Teucu-n4zi RDR2 saiu com 5 anos de geracao, com um dos maiores orçamentos e crunchs da industria, tem coisa que não da para comparar mesmo
@@Teucu-n4zi E alguns jogos não tem como comparar mas nesse ponto eles já tava extraindo todo o potencial da nova geração
Um jogo que eu acho meio estranho é sofre um pouco desse tipo de efeito e o GTA5 ele já está desde o PS3, mas claro teve umas melhorias.
Otimo video Ed!
Olha não tive muitos consoles, mas na minha humilde opinião, eu acho que estamos passando ainda na geração passada, mas tem muita gente pra fazer um jogo. Acho q precisamos fazer digamos, uma nova "atualização", no geral tem muitos jogos q não são tão bons e dá a impressão q são antigos. Eles fazem altos investimentos em jogos novos e gastam milhões numa franquia. Bom eles precisam vender não é...vídeo muito bom, tmj e um salve de SP Ed. 🥰😘
PC (mediano) + Switch = não preciso de mais nada.
@@gutofreitas84 PC mediano + Yuzu 🤝🏻
@@gutofreitas84 penso isso também.
Gosto da década de 1980 até 1999 quando tínhamos lançamentos um atrás do outro. Sega, Nintendo, SNK. Depois mudou tudo a partir do PS1 e Sega Saturn. Boa noite!
Nada impede de vc continuar jogando essa velharia. Vai voltar a ser feliz amigão
@@GilmarJúnior-v4v Estamos falando dos incríveis saltos evolutivos a cada geração na década de 90. Coisa facilmente perceptível.
Você está falando como se fosse um jovem Enzo.
Games :)
Esse vídeo reflete 200% o que eu venho falando desde o lançamento bizarro do PS5 e eu complemento, a Nintendo tem seu próprio mercado lançando um jogo do italiano ou do cara verde com capuz que se vendem sozinhos! Se não fossem esses mascotes e o "retrogaming" com ports e remakes de jogos antigos ou joguinhos mais leves feitos pelas indies da vida, eu duvido muito que não ia entrar na mesma sensação de limbo dos outros
Pra mim que não tive console da sétima nem da oitava geração eu estou adorando o Xbox Series S que comprei em 2022, nele eu posso jogar além dos jogos mais atuais via Gamepass eu posso jogar jogos do 360 e do One que eu não joguei durante o tempo em que os consoles estavam em evidência, por exemplo eu só fui jogar o primeiro Red Dead Redemption recentemente, jogaço! De qualquer maneira eu entendo a frustração dos gamers com a falta de jogos novos nessa geração.
Assino em baixo quase tudo que vc falou. Seus videos e análises são muito bons. Estou sempre assistindo.
Mas vc esqueceu de citar que a caixa antiga do Xbox series X tbm tem logo de 8k. E que tem um jogo " the tourist" que roda sim em 8k nativo no playstation e Xbox. Agora nunca vi um marketing prometendo que o foco da geração seria em 8k. Vi isso mais como possibilidade de recurso multimídia como um streaming visando o futuro.
Só que a falta de notícia é de AAA é tanta. Que focaram no 8k da caixa
São muitos fatores, mas vou adicionar mais um (pessoal): Chegamos a um volume de jogos tão grande criado pelas gerações anteriores, que vendi meu Xbox pra jogar Games do começos dos anos 2000 pra pc, que me entregam muito mais diversão
@@manowilson concordo com você e estou fazendo o mesmo e não me arrependo
@@manowilson rapaz, foi uma época divertida mesmo. Lembro quando montei um PC pra jogar em 2006, e joguei boas coisas de 2003, 2004 e 2005, como os clássicos Doom 3, Far Cry, Prince of Persia Warrior Within (este então perdi as contas de quantas vezes zerei rsrsr), Max Payne 2, The Punisher, FEAR e etc. Saudade... 😅
Video-game quando eu era criança, simplesmente era pura diversão, mas hoje em dia esta 90% competição e 10% diversão, a cada geração que chega fica pior! por isso o Retro esta com tanta força. caso não aconteça uma revolução significante na proxima geração, vai ficar mais sem graça ainda. + um inscrito, otimos vídeos.
battletoads era pura diversão não KKKKKK
@@Rafaelkyosho É como eu disse hoje 90% é competição e 10% diversão, e já no passado era 90% diversão e 10% competição..rsrs👍👍minha opinião claro.
Online quase sempre foi competição, mesmo de pontos de vista diferentes.
Eu não sou perito para dizer porque eu sempre tive os consoles atrasado kkkk. Por exemplo, só comprei o ps4 esse ano e só de cabeça tem mais de 5 jogos que eu quero jogar. O foda disso é que a escolha de pegar um PS5 só vai pela melhoria de gráficos e alguns exclusivos que eu sinceramente não senti tanto apelo. Eu sinceramente só vou fazer o upgrade ainda esse ano pelo ps4 ser um forno ao jogar red dead e por conta do Gta VI, mas se não fosse por isso o ps4 ficaria comigo por mais uns bons anos viu kkkk
Boas Ed, parabéns pelo teu canal! Já tenho visto inúmeros canais no TH-cam a falarem do mesmo, mas faltou falar no risco que as produtoras correm atualmente para lançarem um jogo, são à volta de 200 milhões de dólares para um jogo AAA, o que forçosamente, faz com que as produtoras sejam super cautelosas no lançamentos dos seus jogos. Um flop de um jogo AAA poderá significar a bancarrota da empresa. E isto piora com o jogador a investir em jogos que ativem o 9 ou 10 nas reviews. Isto tudo conjugado faz com que os JOGOS que falaste saiam a conta gotas…
Canal muito maneiro. Achei a apresentação, o vocabulário, os temas, tudo muito bem feito. E tudo interessante. Vou dar uma vasculhada nos vídeos antigos. Top! 👏👏👏👏👏🤝💪🤌👌
A sensaçao é que só tem jogos FPS ou jogos de mundo aberto e exploraçao com upgrade de personagem, parece que todos os jogos viraram isso
Concordo, Ed. Eu tenho o Séries S, o menos poderoso da geração, e digo que, excetuando-se raríssimas exceções como Alan Wake 2 e Hellblade 2 (ambos que joguei e terminei) e o último Final Fantasy(que apenas vi gameplays), creio que todos os outros jogos rodariam tranquilamente na geração anterior - mesmo que com o carregamento mais lento. É realmente algo meio preocupante. Mas acho que ainda mais do que aspectos técnicos, o problema mesmo foi a mentira deslavada das empresas, prometendo coisas acima demais.
Rodar roda, mas a que custo? o one/ps4 usam processadores bulldozer da amd, que em 2013 já eram ruins, a amd estava em péssima fase na época, a nona geracao é bem necessária sim
@@pabluh18 um hardware mais antigo vai rodar algo mais lento, e com menos detalhes. Eu terminei “Control” no One, e ao jogar no Séries S, é óbvio que ele roda melhor, com mais partículas, detalhes, e principalmente o loading, quase inexistente. Mas é isso. Um console novo (ou um PC parrudo) custa caro, se tratando de nível médio salarial brasileiro, bem caro. Se você mora só, paga contas, tem filho, tem família, etc, inúmeras variáveis, pode pesar muito.
Então, acaba sendo melhoria de “perfumaria” - excetuando alguns casos, como Ed citou, ou mesmo os que eu citei acima.
@@luisribeiro9885 Não é perfumaria, imagina o trabalho para fazer o port da geracao passada, o Jedi Survivor demorou mais de 1 ano, se toda empresa tivesse que dedicar mais 1 ano de desenvolvimento para tirar leite de pedra a situação seria bem pior. O hardware de 2013 é inviavel hoje. Só ver os requisitos minimos dos jogos na steam, pc de 2013 ja nao roda mais os jogos atuais faz um tempo.
Se não tivesse a nova geração, a conversa seria inversa, "como assim estamos 7/8/9 anos sem uma nova geração?"
@@pabluh18 Você está fugindo do ponto da questão, do principal. Vamos por partes.
1. Jogos da geração anterior rodando melhor na nova geração é o mínimo esperado. O processo do “Jedi Survivor” que citastes foi exceção da exceção, o normal está sendo sair para ambas gerações juntos.
2. A questão é que, quase 4 anos de nova geração e você ter no máximo que seja, chutando alto, dez jogos que são exclusivos da geração, além de que desses 10, apenas metade no máximo usam do poder da mesma, é um número baixíssimo, limitado, e extremamente compreensível de não se entrar na nova geração. Dá menos de um jogo realmente “new” por ano! De resto, só remasters e remakes - e isso pode ser jogado na geração anterior.
3. Melhoria gráfica de remaster, remake ou jogo multigen é ótimo? Sim. Dá qualidade de vida? Sim, com certeza. Compensa a compra de console caro ou PC mais caro ainda? Varia de pessoa para pessoa, mas para cerca de 80% das pessoas aqui no Brasil, que ganham menos que dois salários mínimos, não compensa financeiramente, ainda mais se possui a geração anterior. São dados financeiros, não opiniões sobre.
4. Por fim, é de consenso quase geral que essa geração está devagar demais, atrasada, com poucos jogos reais. O vídeo trata sobre isso, tem muitos de mais por aí, artigos, de muitos canais. É quase uma certeza. Mesmo as empresas estão quase admitindo isso. Não é necessário defender empresa milionária (seja ela qual for) com atitude desrespeitosa conosco (clientes).
Agora se você tem condições financeiras, e acha que vale a pena, é algo seu. Aproveite. Eu quero mais jogos novos, que usem do poder da nova geração e não SÓ viver de retro, remakes e remasters ou jogos que poderiam rodar na geração anterior. Tudo isso é bom, mas pode (e deve) ser beeeeeemmm melhor.
Desculpe dizer, mas o jogo não roda. Seria necessário cortar várias coisas dele para rodar.
Os devs estão mais preguiçosos com a alta tecnologia.
O Asset streaming em tempo de jogo é uma das coisas que muitos jogos atuais são construídos em cima. A falta da preocupação sobre a necessidade de decidir o que deve entrar na memória no momento certo e leituras no armazenamento é um culpado pelo qual certos jogos não saem na geração anterior.
Essa geração tem poucos jogos se comparada a geração ps2 e xbox 360 e PS 3. Esse ano de 2024 esta quase parando de lancamentos e os jogos não vem completos pois você precisa comprar DLCs em vários jogos e os jogos estão terrivelmente mal otimizados, tanto pra consoles quanto pra PCs.
Parabéns,... muito bem explanado, está questão dos novos console,... sou antigão no mundo dos videogame (telejogo foi o primeiro) pra quem ainda se lembra e nunca parei!!! Hoje tenho os dois principais e uma tela Oled, e depois de muito tempo consegui extrair o melhor de ambos, não me sinto plenamente satisfeito,... vou dar dois exemplos somente pra não estender demais,... forza motorsport atual é inferior em muito ao anterior o 7, e o pior é que eles falam ao contrário,... e pelo outro console a maior decepção é o VR2,... ADORO GAMES a vida toda, mais com tantas decepções acho que pra mim está chegando o fim,... principalmente pelas propagandas acima da realidade,... !!! Abraços
Show de vídeo!! única consideração é que um PC para "rodar" os games da geração atual em 4k a 120 fps custaria bem mais que 6k....
O negócio é que consoles viraram realmente computadores com upgrades desde o PS3/XBox 360, não tem aquele diferencial técnico real, e todo mundo fica focado em briga de exclusivos.
@@rsn A questão é que eles foram tornando os consoles cada vez mais parecidos com o pc, o que em tese barateia e simplifica o desenvolvimento e a portabilidade.
Tanto o xbox quanto o ps5 tem as suas diferenças de arquitetura, mas na prática o funcionamento é semelhante.
@@LFC17091994 é isso aí, esse é o ponto, PCs embarcados como consoles.
Cara eu já não concordo muito com isso em falar que não teve um salto absurdo do ps3 em diante, The Last of Us 2 jamais rodaria no ps3 e tantos outros jogos
Achei que eu largaria o PC e entraria de cabeça nos consoles nessa geração. No lançamento adiei a compra devido ao alto custo e falta de produtos. Hoje agradeço de ter escapado.
Pcismo sempre Bro kkkkkk
Odeio PC, prefiro mil vezes os consoles
@@Mrmr1268d PC o hardware fica muito mais barato ao longo do tempo, fora que
um PC até mais básico roda um jogo de PS4 nas mesmas configurações gráficas.
Pagando menos até mesmo q um ps4 usado.
@@Michelllima-wp4xuQue maravilha brother, os jogos de console n me fazem falta msm, afinal, logo poderei emular eles em um pc 😂
@@ayrtonsennadobrasil5226 coloca sal na graça. Sem noção, bobo alegre.
Hoje não existe fã de jogos o que existe hoje é fã de marca, por maior que seja a merda que a marca do coração dele faça ou diga ele ainda estará com o sorriso de orelha a orelha dando seu dinheiro a ela cegamente.
Sensato! 👍🏽
Mais um vídeo Top!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Preciso como sempre Ed. O lançamento de um console sempre era a possibilidade de acesso a algo ainda não visto na tv da sala até o momento. E entre as desenvolvedoras parece que havia uma competição pra ver quem surpreendia mais.
Nessa geração so existe dois tipos de gamers, os q realmente tem dinheiro sobrando e pode comprar e ainda sim para ter por questao de gráfico e uma experiência o melhor possível e a galera q se esforçar para ter e depois q tem quer ter status e inflar o ego desmerecendo quem não tem mesmo sabendo q a galera n ta perdendo nada, eu mesmo tenho o Nintendo Switch Oled e o ps4 pro, pô se eu tenho esses eu tenho como ter o SX ou o ps5 mesmo q seja vendendo os q tenho e com esforço, é capaz de lerem isso e falarem q n tenho nova geração pq sou pobre,pq n tenho condições de ter e etc... Acho triste as pessoas q tentam desmerecer a galera q n tem condições de ter, com certeza muito sofrerem essa pressão e comoraram ou até mesmo deixam de dar opinião por essa opressão, triste triste triste isso! Eu nao tenho pq essa geração n ta valendo a pena, vc so falou verdades mas parte das pessoas tem a nova geração e n vão admitir isso, pq nao comoraram apenas um videogame de nova geração,comoraram status tb
O foda é não ter jogo, só tem porcaria online, skin, lacraçao, é triste vide o esquadrao suicida...
Essa geração do PS5 e XSeries é uma continuação da passada com uma barreira ambiental dos jogos apenas para cobrar mais caro por título... Bem sem graça!
Esperava jogar o segundo título da trilogia FF7 no meu PS4... Foi por água abaixo! Agora tenho q me desfazer do meu PS4 e achar um PS5 "novo"...
E pior! Quem vai querer comprar uma PS4 agora? Né melhor comprar um PS5 direto?
Enquanto isso a Sony reclama das vendas de jogos no PS5... Bora portar pro PS4 pra ver se não vende?
Normalmente quem reclama muito do ps5 é pq não tem um ps5
@@m41ck_esse argumento não faz sentido
Vendi meu one x para pegar um ps 5 na boa me arrependi poucos jogos da nova geração e o preço um absurdo resumindo deveria ter ficado. Na geração passada
Muito bom o vídeo e abordagem! Por isso acho o Switch um console sensacional e mostra a marca da Nintendo de ser mais criativa e não se preocupar tanto com 'potência de hardware' . Isso desde o Wii. Abração! Games, games e games ! rs
Microsoft tá nessa há 1 década. A grande surpresa negativa é a Sony msm
Você esqueceu de citar o Series S, ele também é da nova geração, é melhor console na minha opinião, em relação custo/benefício, roda as mesmas coisas, com uma qualidade muito boa e por um preço muito menor!
Era. Não é mais, séries s tá custando 3k hoje em dia, vale a pena juntar um pouco mais e pegar um ps5 semi novo
@@whiterunguard3246 Aqui na minha cidade ainda ta entre 2000 e 2500, o negócio é o mercado cinza amigo, essa conversa de preço oficial é conversa afiada
@@whiterunguard3246 só na sua cidade
A Nintendo dominou a cena com o switch mesmo com o hardware fraco.
O que traz sucesso a um console não é só desempenho de hardware, o mais importante são jogos!
E por conta da pandemia muitas desenvolvedoras, as que não fecharam, atrasaram seus desenvolvimentos sem contar, no caso da Sony, os jogos que seriam exclusivos do PS5 passaram para o PS4 ---> Horizon: Forbiden West, GoW: Ragnarok, Spider-man: Miles Morales... Então muitos dos jogos que seriam icônicos nesta geração foi compartilhada com a geração passada.
Ed, pode ter certeza de que eu já estou esperando esse suposto vídeo que você disse que seria pra outro dia!! Com certeza!!
A gente joga pra fugir um pouco da realidade, quando se vê jogos que parecem que tem pessoas reais... bom, já vi gente magoada com o personagem que nem existe...
Pra quem não curte realismo, não faltam jogos artisticamente ricos nos últimos 20 anos. Essa galera tá reclamando de barriga cheia.
Nessa geração, aconteceu uma coisa interessante. Sempre tive Playstation, até o4, e nunca conheci os exclusivos da Microsoft. Aí, dessa vez, ao invés de migrar de videogame, migrei de plataforma, comprei um series s com assinatura. Continuo curtindo os jogos da Sony no ps4 e aproveito a assinatura do series, com uma infinidade de jogos. Realmente, não tem muito jogo icônico da geração, mas sim um catálogo absurdo 😊
@@RobertoMagnoV tbm troquei de plataforma sai do ps4 para o pc e foi ótimo
Eu fiz o contrário sai do Xbox e miguei pro Play 5, pra mim foi a melhor escolha!
@@ademarmoreira7086 importante é q tah todo mundo feliz com a escolha q fez
O que aconteceu foi que há um catálogo quase infinito de jogos bons principalmente desde de o ps2. Pra que vou comprar um console de 3k se existe tanto jogo bom do ps3 e ps4 que ainda não deu tempo de jogar por conta da correria da vida de adulto? Isso é a realidade do Brasil e muitos outros países. É curioso como os canais de TH-cam falam como se a maioria dos jogadores fossem aposentados com todo o tempo livre pra jogar de tudo e depois exigir jogos novos
@@ousadia3575 Cara penso exatamente como vc hoje e por isso parei no ps4 , eu tenho jogos de ps1,ps2,ps3,ps4, Wii, Wii U , Game Cub, Nintendo 3ds, psp e jogos de PC pra que raios eu iria partir pra atual geração ? A cada dia que passa eu me torno mais e mais retrogamer.
Penso o problema foi realmente a corrida comercial, Sony vs MS, isso fez com que subissem para a 9ª geração apenas por competição.
É óbvio que o PS4 deveria ainda estar sendo o ator principal e trabalhando no seu limite diga-se de passagem.
O PS5 deveria chegar apenas em 2025 com GTA6 e seguir seu caminho com os exclusivos da Sony bem trabalhados.
Mas enfim, vamos entrar rapidamente na 10ª geração em virtude da corrida comercial Sony vs MS, quando a MS sair dessa competição de hardware, ai sim a sony vai desacelerar a troca de gerações.
Quanto a amada Nintendo, essa já criou sua própria linha do tempo e universo.
Para finalizar, 2025 é o ano da virada positiva para o PS5 Fat, Slim e Pro.
Perfeita análise.🎯
GAMES! Você fez um papo sobre videogames se transformar em um debate científico!! PARABÉNS!
Primeira geração q comprei o console antes dela completar 1 ano de vida e o resultado foi esse. 🤡🤡
Pra mim, foi a primeira que posso comprar console de geração atual, porém não comprei ainda pq não vi motivos ou jogos suficientes que valeriam o esforço e sacrifício de entrar na atual geração
@@Edu-fe3rs eu tbm, sempre quis poder comprar geração atual sem que isso custasse um mês inteiro de trabalho. Finalmente eu posso, aí a situação está assim. Fui lá e montei PC gamer mesmo.
Edd falando que a Sony está nós escondendo um segredo dos jogos que foram revelados?
Só vejo gente que foi uma vergonha o evento
Tambem temos que levar em consideraçao que todo mundo aqui ja ta mais velho , todo mundo trabalha , estuda , quando a gente era criança tudo era divertido e bom .
Em 2020 vendi meu PS4 pro e montei um PC, e até hoje não me arrependo, jogo vários jogos de PC a maioria com os melhores parâmetros e sem ter pressa pra zerar ou ficar olhando se vai ter lançamentos.
Obrigado pelo vídeo, eu migrei do PS4 pro PS5 no final de junho de 2024 e continuo jogando meus jogos mídia física do PS4 no PS5, porém, não notei uma diferença absurda entre esses consoles. Uma sugestão, quando você falar o nome dos games, coloque o texto na tela com o nome correto dos jogos, para facilitar a pesquisa sobre os jogos.
Realmente. Essa geração mal começou e já estão querendo lançar outra. O primeiro jogo realmente de nova geração foi o Alan Wake 2 e o Hellblade 2
Migrei para o PC a 4 anos e foi a melhor decisão que tomei. Montei uma boa máquina e agora GAMES não faltam com a qualidade que os consoles não tem entregado. Recomendo a irem para o PC, nunca mais voltarão aos consoles.
Problema é gastar 15 mil em um pc e daqui a 3 anos ter que comprar outra placa de vídeo de 10 mil. Complicado cara. Prefiro esperar o ps6 mais 3 anos e já chega aí no mercado.
@@marcusvffonsecaexagerou e não foi pouco!! Coloque na sua conta os jogos super caros de consoles, e não se esqueça que a exclusividade de jogos praticamente acabou nos consoles
Eu vendi o meu PC e fui pro Playstation 5 cansei de PC so quero chegar em jogar no meu sofá dormir jogando, com um click eu jogo com 2 click eu adiciono Alguem pra jogar comigo ou como amigo, n me importo mais se vai rodar a 2k 4k 9k ou 60 ou 100 a 500fps se a placa ta tantos graus ou o processador n esta empurrando a placa sem noia de ficar comprando peças pq 90% d qm tem pc pouco joga fica mais pensando em como dar up no pc e olhando video de como melhorr o pc .. E n ta errado mas eu sai dessa vida.. Hj ate sobra dinheiro.
@@marcusvffonsecaEu vendi meu pc q era melhor q eu ps5 e n gastei 5mil qualquer 3060ti 6700xt ja e melhor q um ps5 esse negocio de 15 mil e complicado... A pessoa gasta 15mil pq ela fica noiada pc gamer vicia tu fica trocando peças fica toda hora vendo no youtube peças melhores da q vc ja tem.. E vai gastando gastando no fim tu nem joga os jogos ..
@@marcusvffonseca15 mil pra jogar no PC é ser desonesto.
Estou muito satisfeito com meu PS5. Não me arrependo nenhum pouco em te-lo comprado, jogo não falta pra jogar o que falta é tempo.
A maioria dos jogos tem no PS4, então pare de se enganar mermão. Você não tem praticamente jogos realmente de PS5.
@@brunoreis9679 sim, de fato vc está correto, mas no meu comentário eu não disse que estou cheio de jogos somente de ps5 para jogar. Eu disse que não falta jogo para jogar. O que vc não percebe é que se eu ainda estivesse no ps4, eu só teria jogos de ps4 para jogar. Qualquer jogo já lançado e a lançar para ps5 eu posso comprar e jogar tranquilo.
Jogo de ps4 tem mesmo.
Games.
Um vídeo que exprime esse sentimento, é o da Colônia Contra Ataca, "Odiador: Dragon ball Sparking Zero".
É exatamente o meu sentimento.
Tá realmente complicado Ed. Agora tudo é souls like, mapas de mundo aberto gigantescos, battle royal, etc. Tenho tanta coisa pra jogar e quando vejo tô jogando games de Xbox 360 no meu series x
a resposta é simples, o que estragou essa geração em relação as outras antes? uma mistura de tres coisas ridículas (cultura woke + jogos como serviço + falta de jogos focados na campanha), isso vale para todas as plataformas
0:19 se tornaram artigos de luxo e então fora do alcance da maioria dos Br.
Se um ps5 fosse de luxo ele iria custar 300 milhões de reais e seria feito de ouro e diamante e não custaria 5000 reais e fosse feito de plástico
@@Lele-my9cp que comentário mais merda, se você tivesse noção de valores não diria isso.
Switch 2 vai salvar a gen
pow eu ia falar isso ai!!
Switch 2 > Steam > PS5/XBOXS
Ed.. eu vivencio os consoles desde o atari 2600 e hoje vejo gráficos e mais gráficos...so nao vejo mais jogos divertindo e entretendo mais exceto nos jogos indies que cada vez mais salvam a geração atual. Abraços Ed.# games
Concordo plenamente. Eu ainda peguei o Odyssey. Table Tennis foi o primeiro jogo que joguei na vida.
Diversão e criatividade passam longe das desenvolvedoras da atualidade. Infelizmente.
_X_
Games. Like e ganhou mais um inscroto. Excelente vídeo. Parabéns.
Esse é exatamente o sentimento que eu tenho sempre que ligo meu PS5. Eu nem sei pq comprei isso...
Dois.
Três.
Acho q a geração começou muito cedo a outra do PS4 ainda tinha muita coisa q conseguia lançar. O Ps5 foi lançado durante a pandemia q elevou os custos de produção e os estúdios de games levam muito tempo pra desenvolver um jogo, sendo assim muitos títulos remake e crossgen.
porque vc foi treinado para isso (vicio), hahahahah. "Compra que você terá prazer", como não veio, vem a frustração.
O que falta é mais uma opção para tirar as duas da comodidade. Sega cadê você? Dreamcast 2 kk
Se tudo correr como os rumores dizem, a Nintendo vai entrar forte nessa disputa com seu sucessor do Nintendo Switch. Ela não precisa de muito, só precisa trazer um hardware que facilite portar jogos de terceiros, atingindo essa meta, Sony e Microsoft vão ter que correr atrás e parar de dar tiro no pé.
@@matheusgutierrez2351 espero, mas sitei a Sega por sempre torcer por ela. Sonic merece voltar para casa.
Será que a lacração nos games está afastando os desenvolvedores dos consumidores? Será? Kkkkk
@@wanderaugusto1342 hipótese simplista. As causas são diversas, como foco em jogo como serviço, custos de produção, tempo de desenvolvimento, falta de criatividade, corte de custos, etc.
Se a hipótese fosse lacração, teríamos vários jogos "lacradores" sendo lançados e falhando em vendas onde poderíamos criar uma análise correlacionando tipo de jogo e número de vendas.
Games ... Parabéns pelo video 👏🏼
Algo que me ponho a perguntar, será que teremos muito mais a avançar em questões graficas, som e jogabilidade ? Digo, será que há muito mais margem o que avançar ?
Três motivos ao meu ver: 01 - Trabalho remoto por 2 anos devido a pandemia, jovem vagabundo trabalhando de casa...; 02 - Todo mundo querendo seu jogo sob serviço; 03 - Mudança de foco, console não anima a criançada. É só celular.
Acho q tem mais coisa além disso aí, os jogos pra terem uma grande melhora geracional (não tão grande assim) saem caros, e junto a pandemia isso se agravou. Fora q hj console n é em muitos casos o único que roda jogos, um pc mediano roda muita coisa de ps3 por exemplo
Nao tem jogo...
Primeiro que a gente não viu nenhum jogo no nível daquela demo do unreal 5 que mostraram pra gente. Além disso, gráficos muito realistas fazem perder a atmosfera do jogo. Além disso, as animações precisam ser muito detalhadas, pra não ficar estranho e deixam os jogos lentos e cinemáticos. Os jogos viram filmes. O gameplay é ruim e repetitivo e todos jogos só focam nos gráficos.
@@j.j.9538 Anos atrás eu achava ruim a Nintendo não ter gráficos realistas,hoje eu vejo que é a melhor coisa,as empresas hoje não lançam nada empolgante,e pra piorar cada console querem gráficos melhores o que a gente tá praticamente no limite, não tem muito mais o que melhorar,a Nintendo foca em diversão não em gráficos,hoje vejo que eles estão certos
Excelente Vídeo ❤
cara da pra ver essa paixão por videogames em todo vídeo mais um video incrivel GAMES