Como se a vida não fosse um imenso mistério para ter gente falando de ovo misteriosamente. Se morasse na favela não teria tempo para isso pq ovo é alimento. Clarice linda mas um pouco fútil às vezes. Calma aí os fanáticos por ela. Adoro seus livros e aprecio sua dedicação literária.
Entretanto, podesse entender a lógica por trás dessa ideologia, te dando o entendimento daquilo que é inteligível. O importante é a compreensão indireta do conceito, pois ser "direto" é um erro.
"O ovo é branco mesmo, mas não pode ser chamado de branco. Não porque isso faça mal a ele, mas as pessoas que chamam o ovo de branco, essas pessoas morrem para a vida. Chamar de branco aquilo que é branco pode destruir a humanidade." Ela tem um senso de humor super original! A racionalidade é óbvia demais, a vida é um mistério! O fato de Clarice Lispector dizer que também não entendeu o conto, para mim, é uma declaração de humildade, colocando-se na posição de todo ser humano perplexo diante do mistério da vida, ninguém tem todas as respostas...
Pode ser uma analogia entre branco e preto num país escravocrata. Se Clarice deixa o sentido para ser sentido vejo o branco como supremacia branca que silencia o negro; este último fica assim impossibilitado de dizer o branco.
o ovo simboliza o sobrenatural e a galinha o corpo físico. Nós sempre buscamos entender o sobrenatural,mas se entendessemos continuaria sendo sobrenatural? Não,pois o nome sobrenatural e a junção de sobre= o que está acima e natural= o que é "normal" o que é compreensivo. Logo tudo o que é sobrenatural é incompreensível. É como sabemos tudo é um pouco incompreensível. Passamos a vida abrigando a alma,ou seja nossa parte sobrenatural e quando morremos ela é tiradas de nós para reiniciar um novo ciclo e abtar uma nova galinha, até a eternidade. Vivemos e morremos sem entender o mistério do ovo(alma) quem sabe se entendessemos não séria tão facinante viver a cada dia um misterio novo.
"Natural" e "Normal" não são sinônimos. Natural é aquilo que está no seu estado de pureza plena. Normal é aquilo que foi corrompido e padronizado sócio-histórico-culturalmente.
De tempos em tempos eu volto aqui para reassistir. Esse texto diz algo muito profundo que eu não sei exatamente o quê é, mas que me deixa deslumbrado toda vez que leio. São tantas camadas, metáforas, interpretações, tanta coisa sendo dita ao mesmo tempo e no fim eu não sei se realmente alguma coisa foi dita. Mas me acalma saber que "entender é a prova do erro".
O incrível nesta obra é que cada um tira para si o seu entendimento, para cada um de nós essa obra fala de uma maneira única, singular. Veja que uns falaram que o ovo é a alma pela sua fragilidade, ovo é Deus ou algum ciclo da vida que passou, que passa em nossos olhos tantas vezes que já estão adormecidos com isso. E não vejo certo e errado mas sim que nessa expressão da alma muitos se identificaram com os sentimentos e as complexidades da alma habitado em nosso interior. Eu acho que não há um significado em si na obra, e quem procura de certo irá ficar louco. Ao meu ver Clarice expressou tantos sentimentos, deixou a alma falar pelos seus dedos que até mesmo para ela a obra foi confusa e complexa, pois é assim nossa alma, nosso ser, não há uma pessoa na Terra que não tenha conflitos internos em si.
O ovo é o amor, é o eu, é a própria vida e a galinha é o outro, somos nós e tbm é a vida. Como é incrível que apenas um texto nos permita tanta reflexão e tantas vertentes divergentes ♥️
Nossa que lindo! Ela observou tanto o ovo q enxergou além de um simples ovo.. em um simples o ovo para muitos ele viu várias virtudes no ovo.. exemplo:. Cor, esperança, recomeço, vida,amor e por aí vai.. morrendo de vontade de ler esse livro agora ❤️
"O dia que é o nosso Sal, e nós, que somos o sal do dia" Meu Deus... Que genialidade... O dia é pesado pra nós, mas nós damos sentido ao dia, pq a vida é estranhamente muito tolerável. Clarice fala com tanta pureza humana, com uma certa maternidade pela vida, e ao mesmo tempo com muitos segredos do sentimento humano, algo oculto... sempre gostei, vou comprar mais obras dela
que lindo! para mim, a galinha são as pessoas, e o ovo a representação da realidade, que se perde quando interpretada de maneira limitada pelos nossos sentidos ou conjecturada através da nossa mente. A realidade vai além das palavras e da percepção e qualquer tentativa de entendê-la a reduz em mero objeto utilitário, ignorando sua vastidão.
Eu entendi que o ovo é inspiração, que às vezes vêm e quando você percebe já perdeu. A galinha Clarice compara com ela que serve para a inspiração crescer e tomar a forma de seus trabalhos, suas obras. Às vezes ela nem percebe que algo está crescendo dentro de si, e nos seus devaneios, suas distrações acontece. Quando a galinha sabe que tem um ovo dentro de si e pressente perigo sai gritando, assim era com Clarisse quando estava com uma idéia crescendo e derepente aparece alguém a distraindo ela quase perdia aquela inspiração se desesperava para não ser interrompida. A inspiração para ela não pode ser interpretada, precisa ser sentida. Não pode ser explicada, não pode ser objetivada, é algo que sai natural como o ovo, e depois que sai ela morre. A lua é habitada por ovos, a lua é uma fonte de inspiração. Quando Clarisse não via nada no ovo além de comida, é a parte da vida onde ela procura uma inspiração para escrever, mas nada vêm. Clarice é muito linda ❤
Afff... qta masturbação diante de um ovo. Estou brincando! Verdade é que essa adoração pela Clarice e seus mistérios parece coisa de manada, todos babando igual. Respeito que assim seja.
Que linda essa interpretação! Esse texto da Clarice Lispector é um mistério, assim como a vida é, o saber e o não saber, o viver e o morrer, mistério que permeia a frágil e potente condição humana.
o ovo é a vida e a galinha somos nós tolos que não enxergamos a essência complexa daquilo que existe em nós... Clarice Lispector! simplesmente fantástica
Esse entendimento é interno, e não externo. Vai além, muito "inside". Cada um entenderá essa mensagem de várias formas. Cada um recebe conforme seu grau de frequência, expansão de conhecimento, consciência. O mesmo me fez refletir, me fez ser o ovo. Somos o ovo. Perceberás que nada foi, nada será... apenas é, existência.
Profundo... tudo dá entendimento .É preciso ter sentimento para entender o sentido da visão da Grande lispector, nao só sobre o ovo mas como a vida é vivida ,vinda do âmago da profundeza da alma de cada entendimento unitário ou apenas o sentimento e sentido de Lispector.
O ovo é o vazio que existe em nós, nos nossos pensamentos em busca de saber quem realmente somos. Já a galinha somos nós como corpo físico. Isso foi o que eu sentir dessa obra.
E para você, o que é o ovo de Clarice? Nem ela sabia. Nem ela entendeu. O ovo continua incógnito. Talvez seja essa a grande virtude do ovo e a galinha, a provocação que Clarice nos deixou. Nem tudo na vida tem uma explicação clara. A vida não é clara...nem gema. A vida é um grande mistério com várias perguntas. E a resposta cabe suas diversas interpretações. E a cada um cabe a interpretação que quiser fazer da propria vida. Afinal, o que é o ovo de Clarice Lispector?
O ovo é um mistério, muito embora seja ovo se lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Trata-se de uma palavra simples e minúscula, mas com um sem-número de mistérios em seu interior.
Como ela mesma disse, não é necessário entender e sim ser tocado... Em cada trecho o ovo e a galinha ganham um significado com o qual o leitor pode vir a se identificar...
esse texto é tão lindo,cada parte dele fala um pouco sobre algum. Fiz um pequeno resumo do que entendi no começo dele: O ovo representa a frágil barreira que separa o mundo do nosso verdadeiro eu. Pois enquanto fundido,o "ovo" abriga dentro da sua frágil casca os nossos segredos e anseios. A galinha nós representa. Seu cuidado com o ovo, de andar lentamente para não quebra-lo, representa nossa insegurança e medo de mostrar para o mundo nossas opiniões intimas e nossos desejos. Demonstra nosso cuidado com nossas palavras e pensamentos. E por fim após nossa morte o ovo é tirado de nós,ou seja, um hora ou outra seremos caso público.
As vezes ela faz parecer que o ovo é a esperança, outras vezes, uma inspiração, uma hora chega até parecer que o ovo é a alma, em outros momentos aparenta ser a vida. Mas é que, esperança, inspiração e alma faz parte da vida, e no fim, a vida é caótica. Mas a verdade mesmo é que, se nem Clarice conseguiu entender essa obra de arte, quem somos nós ?! Rsrs
No meu entendimento o ovo representa muitas coisas diferentes, vai depender de que forma o interpretamos e de como isso se aplica a nossa vida. Tinha ouvido falar sobre esse texto da Clarice e de sua polêmica. Não achei tão difícil, nem também tão fácil, só bastante enigmático. Gostei muito, assim como as demais obras dessa escritora maravilhosa.
De fato, essa obra é inexplicável para nos mortais, tanto que nem a própria criadora dela conseguiu explicar-lá com palavras. Logo, não precisamos entender ou interpretar, precisamos sentir-lá!
ELA NÃO É SÓ INTELIGENTE,ELA É GENIAL,VOCÊS JAMAIS COMPREENDERÃO A POÉTICA,A LÍRICA E INTENSA E SURPREENDENTE CLARICE LISPECTOR,ELA É UM EINSTEIN DE SAIA QUE ESCREVE.
Estou em 2021 e começando a ver textos da Clarice motivado por uma musica... Cheguei neste texto e vi que muitos tentam encontrar o significado nessa obra da Clarice, acho que afinal o objetivo dela foi atingido, passará mil anos e se ainda houver vida na terra tentaremos entender este texto.
O texto parece de uma compreensão subjetiva, como uma música instrumental, sem letra. Cada leitor vai ouvindo seus acordes e, imprimindo significados. Fica difícil bater o martelo e conceituar, quando a própria Clarice dizia não entendê-lo.
hoje, 27/08/2021, e a primeira vez que vejo esse escrito de Clarice ... sinto em mim um entendimento, mas ao mesmo tempo, inexplicável... eu sei o que entendi, mas não sou capaz de repassar esse entendimento a uma outra pessoa, nem mesmo sei qual linha de raciocínio segui para chegar a conclusão, as palavras existente não são suficiente pra explicar o que de fato eu entendi, fascinante !
Para mim o ovo e a galinha, significa maternidade!! O interessante é que para cada um, tem um significado, transcendendo o poder da autora em falar com cada um de nós!!isso é brilhante!!
"Se soubesse que tem em si mesma um ovo, ela se salvaria?" hahhhahaha me lembrei do livro "o mundo de sofia" quando ela toma consciência de que é personagem de um livro
Mãe e filho, filho e mãe, o cuidado entre si, sacrifício, escolhas, saciar, dor, escolhas abruptas, matar ou morrer. Mesmo que tudo isso tenha sido parte de você.
Para mim fala sobre a existência, de como é existir, n só no olhar humano, mais a existência total apartir de tudo oq existe na terra... eu entendi assim, e com a existência se experimenta a dor a alegria várias emoções...
O ovo representa a vida, em que ao mesmo tempo que existe, pode não existir mais, em suas variáveis formas, percepções, reações, compõe esse mundo... A vida é um enigma, tão igual e tão diferente ao mesmo tempo... Essa foi a minha percepção "resumidamente" do conto
nunca mais vou enxergar um ovo e uma galinha do mesmo jeito. É uma forma profunda de não se vê como algo confuso, mais sim ter a certeza de que: não se entender é ser uma forma de ser quem é, por que isso é pura poesia.
Esse conto e um enigma que me dá medo! É algo tão simples ao mesmo tempo tão mirabolante, seu real significado está escondido atrás de uma cortina de fumaça envolto a trevas! É algo que não consigo descrever, mas consigo sentir! A sensação e avassaladora que toma conta do meu ser a ponto de me causar calafrios na espinha. E neutralizante sobrenatural! Clarice foi uma mulher incrível de alma profunda.
Texto enigmático. Provavelmente elaborado durante um período de alucinação e devaneio. Não há nada de secreto nesse texto, havendo apenas uma combinação de redundância interminável........ O texto é tão estranho, que fica difícil até pra escrever sobre o texto. Contudo amo Clarice.
mas acontece que tudo que vive, e que chamamos de natural, é, em última instância, sobrenatural" emocionada em pleno domingo. eu quero MORAR nesse texto, que mulher sensacional!
Clarice viajou na hellmmans. E estava certa quando disse que, qualquer bobagem que dissesse, tornaria-se genialidade. Há muita obra legal para se lembrar quando se falar em Clarice Lispector, do que algo que nem ela mesmo entendeu depois que terminou de escrever.
Sinto que ali ela de deparou com algo maior A VIDA. A vida é sagrada um dia a humanidade irá respeitar toda a forma de vida em nosso planeta tão lindo que nos seres racionais estamos doentes por um consumismo exagerado e ensinando as nossas crianças a um mundo de ilusões está é a história da humanidade a humanidade desumana mas ainda temos chance porquê? O sol nasce para todos. Podemos ser melhor hoje.. Trabalho INCRÍVEL de uma reflexão... profunda da realidade. ..... Que é óbvio aos olhos...... Tão simples e tão profundo..... A vida o sacrifício de vidas..... simplesmente vidas..... Porém a vida de uma galinha.
O ovo vem como simbologia, retratando a vida e a alma, ovo visto , ovo perdido, como dizer tempo perdido , não tem como recuperar.Ler os livros de Clarisse nos torna solitário, porque a leitura é maravilhosa. Escritora como A Clarisse estará eternamente em nossos corações!!
O ovo é o ovo e . Ovo sempre será ovo e galinha, galinha. Se a galinha virasse ovo e vice versa entenderíamos melhor ambos. Mas como cada um está no seu quadrado , não se entendem, mas se protegem.
Entendo muito nesse conto a relação da mãe com o filho e todo o processo de luto e nascimento que existe neste universo da maternidade. Te amo minha Ovo (Maria Antônia 🐣)
Clarice, essa louquinha! Amo-a tanto quanto amo o ovo. Saudações ao inesquecível amigo Marcio Cetrangolo Rodrigues por me apresentar Clarice e Nova Petropolis/RJ.
Ovo está representando a mulher? Que faz tudo e é incrível e mesmo assim a maioria diz que não serve para nada, que não tem valor ou que a mulher sempre será submissa mesmo tendo toda a inteligência e dando a luz a todos nós.
Conheci seus livros e tive dificuldade em lê-los porque os reconhecia tão abstrato e também tão parecido com minhas ideias vagas e soltas. Hoje, muitos anos depois entendo que somos um pouco de Clarice. Só escrevo o que eu quero esse é meu lema
Num tempo passado que visita meu presente, era numa época na casa de meus pais que havia um galinheiro. papai cuidado tão bem das galinhas, tinha que dar o alimento. Tinha que pôr água nas tigelas que eram de mamãe, que passaram a ser das galinhas. Papai tinha cuidado e afeto com todo aquele bando de galinhas. Lembro do cheiro do galinheiro. Das penas, cores e canto. Elas eram tão bem cuidadas. Às 17h todos os dias, me punha a observa-las. Elas se arrumavam para dormir. Pulavam num tronco de madeira. Dormia em pé. Eu sabia que logo às 05 da madrugada, o galo iria cantar e me acordar.
CLARICE VOCÊ É UMA DIVA, DIVINA INTELIGÊNCIA 🤟🤟🌟🌟🌟👏👏👏👏👏👏👏👏🙏🙏🙏👏👏👏👏👏👏👏✨✨✨✨✨✨✨PROFESSORA E TRADUTORA INTÉRPRETE FABÍOLA MADONNA,E TAMBÉM SOU ESCRITORA,VOCÊ É UMA INSPIRAÇÃO,COM CERTEZA 👏👏👏👏👏👏✨🙏🙏😍😍😍😘😘😍💫💫💫💫💫💫💫💫💫💫🤝🤝🤝🙃🙃🙃🤝😉😉😉😉😉🥰🌟👏👏👏👏👏👏👏👏TEATRAL,PROFUNDA E POÉTICA 👏👏👏👍👍👍👍😎😎😎😎😎🌞🌞🙃🙃😘👏👏👏👏👏👏
Não precisam ofender se não conseguem olhar com olhos mais profundos. Ao meu ver o ovo tem diferentes apreciações por cada olhar que passa, e diferentes significados pra cada um
O ovo é o desconhecido, é a essência, é o que precisamos, é o tempo, é o divino, é o oculto, é o poder, é o amor. A galinha somos nós, que não sabemos do Ovo, não o compreendemos, Tudo que sabemos é que ele é branco ( Exite!). E o que fazemos com o Ovo é o pouco que sabemos fazer, moldando ele a nosso compreensão limitada. Resumindo o Ovo é tudo que desconhecemos profundamente. Só sabemos que ele existe pq tem casca, se não, seria só mais um líquido da galinha. Sabemos do Amor pq sentimos isso e demos um nome! Amor=Branco. Mas sabe exatamente o que é amor? Não sabemos nada. Mas se você tentar explicar... é só alguém fritando um ovo. Mas quem sou eu? Só tô viajando aqui. 😅 acho que no final o ovo serve apenas para comer mesmo, e Clarice só estava amando o Ovo pq estava com fome.
Esse poema foi inspirado pelo mais profundo do ovo . Este que está em tudo e em nada. Em realidade só existe o ovo e a galinha é só uma forma temporária deste ovo. O ovo também é só uma janela para transitar entre o real e o ilusório.
Devemos entender que, na maioria das vezes q Clarice escreveu, ela estava em conflitos com ela mesma.... Perturbações que a atingiam, atrapalhavam ela na hora de produzir. Por isso, muitos textos dela são de difícil compreensão.
Perturbações essas que fazem com que o texto em si não tenha um sentido único, mas cada parágrafo traga uma reflexão nova. Eu adoro, não cai na rotina. Não acho um atrapalhamento!
A Noite Estrelada de Van Gogh foi feita enquanto ele estava institucionalizado e sabidamente em catarsis emocional. Penso que esses conflitos são importantes, senão indispensáveis, à criação. Em meio ao caos, a razão adormece e emerge a subjetividade. Só através da subjetividade, creio eu, podemos expressar o incognoscível.
Esse conto é um paradoxo, há muitos significados. Ela pode não ter tido o estudo em magia, mas todos nós temos contato com a magia, em pequenas coisas quais não percebemos diariamente. O contato com nosso íntimo, natureza, Deuses... No estudo de cartomancia por exemplo, há uma carta que se denomina "O mundo", existe um baralho de pinturas de Da Vinci, e esse arcano possui uma moça despida em volta de cascas de ovos. Nós somos o ontem, e quando estamos, já deixamos de estar. Assim então, amamos aquilo que achamos que possuimos, quando na verdade o outro nos possui.
Esse texto só é "belo" porque foi a Clarice Lispector que escreveu. Se fosse escrito por mim eu seria motivo de piada e viraria meme. Na prova de redação do Enem tiraria zero.
"As coisas que nos parecem naturais em última instância são sobrenaturais". Penso que a Clarice queria mostrar isso, através do ovo: a dimensão sobrenatural que permeia os objetos e situações mais comuns do dia a dia. Contudo, além de lidarmos com o " sobrenatural" todos os dias, só o entramos em contato com ele, em profunda meditação e reflexão, quando deixamos de olhar o "ovo", pelo que é e explorar infinitas possibilidades.
acho q o brilho é nao entender o texto como um todo, mas em cada fragmento o ovo ganhar um novo significado
Thalyne penso assim tbm. Em cada parágrafo ela uso a mesma palavra Ovo com vários significados.
O brilho é do meu ovo!!
Penso que esse é o mistério não entender o texto como um todo mas em seus vários fragmentos.
*sim*
Exatamente. Há várias minúcias no texto que para uns passam despercebidas. Na verdade, é consideravelmente difícil entendê-lo integralmente.
Se a própria Clarice não entendeu... imagine eu. rsrsrs
Deise Flavia verdade kkkkkkkkk
@@marisadia777 Eu discordo totalmente, mas respeito.
As análises atuais ajudam a ter uma base do que ela queria dizer. Mas é realmente bastante difícil!
Como se a vida não fosse um imenso mistério para ter gente falando de ovo misteriosamente. Se morasse na favela não teria tempo para isso pq ovo é alimento. Clarice linda mas um pouco fútil às vezes. Calma aí os fanáticos por ela. Adoro seus livros e aprecio sua dedicação literária.
@@coronatempo721 Há sempre um ovo podre...
A vida é um ovo. Frágil ao ponto de qualquer descuido se quebrar, resistente o bastante para carregar em si, esperança.
Pedro Netuno
Por isso que éla diz que n se vê o ovo, mas se o viu? E que se olha os detalhes já é que é fome?
Obrigado, pois ñ estava entendendo
Ninguém ama a Vida.
@@marcelosoaresdasilva3336 nós resumimos o ovo a fome
"Entendendo" Clarice citando Clarice:
"Sinto que sou muito mais completa quando não entendo".
_"entender é a prova do erro"_
Entretanto, podesse entender a lógica por trás dessa ideologia, te dando o entendimento daquilo que é inteligível. O importante é a compreensão indireta do conceito, pois ser "direto" é um erro.
"O ovo é branco mesmo, mas não pode ser chamado de branco. Não porque isso faça mal a ele, mas as pessoas que chamam o ovo de branco, essas pessoas morrem para a vida. Chamar de branco aquilo que é branco pode destruir a humanidade." Ela tem um senso de humor super original! A racionalidade é óbvia demais, a vida é um mistério! O fato de Clarice Lispector dizer que também não entendeu o conto, para mim, é uma declaração de humildade, colocando-se na posição de todo ser humano perplexo diante do mistério da vida, ninguém tem todas as respostas...
Pode ser uma analogia entre branco e preto num país escravocrata. Se Clarice deixa o sentido para ser sentido vejo o branco como supremacia branca que silencia o negro; este último fica assim impossibilitado de dizer o branco.
Bmk
É sobre falar a verdade.
o ovo é branco ne hmmm nazista
Se ela não entendeu imagina eu kkkkkkkkkkkkkkk ! Quando ela escreveu esse conto , provavelmente estava fora do corpo só pode ! Mistério .....
Acho que vou dar mais valor ao carro do ovo que passa aqui na minha rua.
😂
🤣🤣🤣
KKKKKKK
😂😂😂😂
a rua ta passando no carro do seu ovo
o ovo simboliza o sobrenatural e a galinha o corpo físico. Nós sempre buscamos entender o sobrenatural,mas se entendessemos continuaria sendo sobrenatural? Não,pois o nome sobrenatural e a junção de sobre= o que está acima e natural= o que é "normal" o que é compreensivo. Logo tudo o que é sobrenatural é incompreensível. É como sabemos tudo é um pouco incompreensível. Passamos a vida abrigando a alma,ou seja nossa parte sobrenatural e quando morremos ela é tiradas de nós para reiniciar um novo ciclo e abtar uma nova galinha, até a eternidade.
Vivemos e morremos sem entender o mistério do ovo(alma) quem sabe se entendessemos não séria tão facinante viver a cada dia um misterio novo.
reflexão muito boa
Assim como continuo a não entender o que escreveu.
"Natural" e "Normal" não são sinônimos. Natural é aquilo que está no seu estado de pureza plena. Normal é aquilo que foi corrompido e padronizado sócio-histórico-culturalmente.
Keven Gabryel Candido Batista muito obrigado pela sua interpretação poética é tão sensível!
Tive a mesma interpretação. Liguei ao espiritual e suas formas.
De tempos em tempos eu volto aqui para reassistir. Esse texto diz algo muito profundo que eu não sei exatamente o quê é, mas que me deixa deslumbrado toda vez que leio. São tantas camadas, metáforas, interpretações, tanta coisa sendo dita ao mesmo tempo e no fim eu não sei se realmente alguma coisa foi dita. Mas me acalma saber que "entender é a prova do erro".
O incrível nesta obra é que cada um tira para si o seu entendimento, para cada um de nós essa obra fala de uma maneira única, singular. Veja que uns falaram que o ovo é a alma pela sua fragilidade, ovo é Deus ou algum ciclo da vida que passou, que passa em nossos olhos tantas vezes que já estão adormecidos com isso. E não vejo certo e errado mas sim que nessa expressão da alma muitos se identificaram com os sentimentos e as complexidades da alma habitado em nosso interior.
Eu acho que não há um significado em si na obra, e quem procura de certo irá ficar louco. Ao meu ver Clarice expressou tantos sentimentos, deixou a alma falar pelos seus dedos que até mesmo para ela a obra foi confusa e complexa, pois é assim nossa alma, nosso ser, não há uma pessoa na Terra que não tenha conflitos internos em si.
Concordo em número, gênero e grau com o seu comentário. A interpretação depende do eu de cada um.
O ovo é o amor, é o eu, é a própria vida e a galinha é o outro, somos nós e tbm é a vida. Como é incrível que apenas um texto nos permita tanta reflexão e tantas vertentes divergentes ♥️
Nossa que lindo! Ela observou tanto o ovo q enxergou além de um simples ovo.. em um simples o ovo para muitos ele viu várias virtudes no ovo.. exemplo:. Cor, esperança, recomeço, vida,amor e por aí vai.. morrendo de vontade de ler esse livro agora ❤️
"O dia que é o nosso Sal, e nós, que somos o sal do dia" Meu Deus... Que genialidade... O dia é pesado pra nós, mas nós damos sentido ao dia, pq a vida é estranhamente muito tolerável. Clarice fala com tanta pureza humana, com uma certa maternidade pela vida, e ao mesmo tempo com muitos segredos do sentimento humano, algo oculto... sempre gostei, vou comprar mais obras dela
que lindo! para mim, a galinha são as pessoas, e o ovo a representação da realidade, que se perde quando interpretada de maneira limitada pelos nossos sentidos ou conjecturada através da nossa mente. A realidade vai além das palavras e da percepção e qualquer tentativa de entendê-la a reduz em mero objeto utilitário, ignorando sua vastidão.
Eu entendi que o ovo é inspiração, que às vezes vêm e quando você percebe já perdeu. A galinha Clarice compara com ela que serve para a inspiração crescer e tomar a forma de seus trabalhos, suas obras. Às vezes ela nem percebe que algo está crescendo dentro de si, e nos seus devaneios, suas distrações acontece. Quando a galinha sabe que tem um ovo dentro de si e pressente perigo sai gritando, assim era com Clarisse quando estava com uma idéia crescendo e derepente aparece alguém a distraindo ela quase perdia aquela inspiração se desesperava para não ser interrompida. A inspiração para ela não pode ser interpretada, precisa ser sentida. Não pode ser explicada, não pode ser objetivada, é algo que sai natural como o ovo, e depois que sai ela morre. A lua é habitada por ovos, a lua é uma fonte de inspiração. Quando Clarisse não via nada no ovo além de comida, é a parte da vida onde ela procura uma inspiração para escrever, mas nada vêm. Clarice é muito linda ❤
Afff... qta masturbação diante de um ovo. Estou brincando! Verdade é que essa adoração pela Clarice e seus mistérios parece coisa de manada, todos babando igual. Respeito que assim seja.
Interessante.
@@coronatempo721 ta bravo pq?
Ovo é vida galinha é mãe e Clarice os observa no caos de tudo repetidamente.
Que linda essa interpretação! Esse texto da Clarice Lispector é um mistério, assim como a vida é, o saber e o não saber, o viver e o morrer, mistério que permeia a frágil e potente condição humana.
trata-se o ovo do entendimento, do não saber, do inevitável estado de ignorância. Somos a galinha, a vida é o ovo.
ROMULO BENICIO Além de lindo, é inteligente.😳❤
Boa interpretação, sem viajar no ovo.
@@coronatempo721 o ovo é a viajem.
@@joaogabriellemkeconciglier7682 hahahaha
Mas nem a clarice entendeu assim kkk
Pois ela mesma disse que não entendia kkkkkk
o ovo é a vida e a galinha somos nós tolos que não enxergamos a essência complexa daquilo que existe em nós... Clarice Lispector! simplesmente fantástica
Esse entendimento é interno, e não externo. Vai além, muito "inside". Cada um entenderá essa mensagem de várias formas. Cada um recebe conforme seu grau de frequência, expansão de conhecimento, consciência. O mesmo me fez refletir, me fez ser o ovo. Somos o ovo. Perceberás que nada foi, nada será... apenas é, existência.
Duas frases me parecem essenciais: "Entender é a prova do erro" e "O que não sei do ovo é o que importa ".
As obras de Clarice exprimem a vida em toda a sua amplitude. Se na historia da literatura contemporânea há autores foda ela é o orgasmo. Inigualável.
Arrasou no seu entendimento de Clarice.
Assistindo, ouvindo e meditando de novo aqui em 2022 num dia fatídico. Emocionado com essa produção!
Profundo... tudo dá entendimento .É preciso ter sentimento para entender o sentido da visão da Grande lispector, nao só sobre o ovo mas como a vida é vivida ,vinda do âmago da profundeza da alma de cada entendimento unitário ou apenas o sentimento e sentido de Lispector.
O ovo é o vazio que existe em nós, nos nossos pensamentos em busca de saber quem realmente somos. Já a galinha somos nós como corpo físico. Isso foi o que eu sentir dessa obra.
E para você, o que é o ovo de Clarice? Nem ela sabia. Nem ela entendeu. O ovo continua incógnito.
Talvez seja essa a grande virtude do ovo e a galinha, a provocação que Clarice nos deixou.
Nem tudo na vida tem uma explicação clara. A vida não é clara...nem gema.
A vida é um grande mistério com várias perguntas. E a resposta cabe suas diversas interpretações. E a cada um cabe a interpretação que quiser fazer da propria vida.
Afinal, o que é o ovo de Clarice Lispector?
Eu não sei, mas adorei a piada com a clara... e gema 😹♥️
O ovo é um mistério, muito embora seja ovo se lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Trata-se de uma palavra simples e minúscula, mas com um sem-número de mistérios em seu interior.
A vida.
Ela disse que não entende por causa do teor ocultista.... O ovo é o Tao... incompreensível pela própria natureza
Como ela mesma disse, não é necessário entender e sim ser tocado... Em cada trecho o ovo e a galinha ganham um significado com o qual o leitor pode vir a se identificar...
esse texto é tão lindo,cada parte dele fala um pouco sobre algum. Fiz um pequeno resumo do que entendi no começo dele:
O ovo representa a frágil barreira que separa o mundo do nosso verdadeiro eu. Pois enquanto fundido,o "ovo" abriga dentro da sua frágil casca os nossos segredos e anseios. A galinha nós representa. Seu cuidado com o ovo, de andar lentamente para não quebra-lo, representa nossa insegurança e medo de mostrar para o mundo nossas opiniões intimas e nossos desejos. Demonstra nosso cuidado com nossas palavras e pensamentos. E por fim após nossa morte o ovo é tirado de nós,ou seja, um hora ou outra seremos caso público.
As vezes ela faz parecer que o ovo é a esperança, outras vezes, uma inspiração, uma hora chega até parecer que o ovo é a alma, em outros momentos aparenta ser a vida. Mas é que, esperança, inspiração e alma faz parte da vida, e no fim, a vida é caótica.
Mas a verdade mesmo é que, se nem Clarice conseguiu entender essa obra de arte, quem somos nós ?! Rsrs
Pelo que entendi o " Ovo " é a vida e a "Galinha" somos nós tentando entender a vida, SEM NUNCA ENTENDERMOS !!
No meu entendimento o ovo representa muitas coisas diferentes, vai depender de que forma o interpretamos e de como isso se aplica a nossa vida. Tinha ouvido falar sobre esse texto da Clarice e de sua polêmica. Não achei tão difícil, nem também tão fácil, só bastante enigmático. Gostei muito, assim como as demais obras dessa escritora maravilhosa.
De fato, essa obra é inexplicável para nos mortais, tanto que nem a própria criadora dela conseguiu explicar-lá com palavras. Logo, não precisamos entender ou interpretar, precisamos sentir-lá!
ELA NÃO É SÓ INTELIGENTE,ELA É GENIAL,VOCÊS JAMAIS COMPREENDERÃO A POÉTICA,A LÍRICA E INTENSA E SURPREENDENTE CLARICE LISPECTOR,ELA É UM EINSTEIN DE SAIA QUE ESCREVE.
Parece lembranças de alguém que nunca chegou há viver, como se para existir não bastasse apenas nascer. Como se ela falasse de alguém
Parece que você a descreve.
E eu sei de quem ela tá falando
Estou em 2021 e começando a ver textos da Clarice motivado por uma musica... Cheguei neste texto e vi que muitos tentam encontrar o significado nessa obra da Clarice, acho que afinal o objetivo dela foi atingido, passará mil anos e se ainda houver vida na terra tentaremos entender este texto.
O texto parece de uma compreensão subjetiva, como uma música instrumental, sem letra. Cada leitor vai ouvindo seus acordes e, imprimindo significados.
Fica difícil bater o martelo e conceituar, quando a própria Clarice dizia não entendê-lo.
Essa foi a análise mais bem feita que eu li parabéns
Sua análise me fez entender porque gosto tanto de músicas sem letras...
Foi a análise mais sensata q li nessa gemada de gente rsrsrs
hoje, 27/08/2021, e a primeira vez que vejo esse escrito de Clarice ... sinto em mim um entendimento, mas ao mesmo tempo, inexplicável... eu sei o que entendi, mas não sou capaz de repassar esse entendimento a uma outra pessoa, nem mesmo sei qual linha de raciocínio segui para chegar a conclusão, as palavras existente não são suficiente pra explicar o que de fato eu entendi, fascinante !
Nunca mais verei o ovo com os mesmos olho com que olhava. Obrigado Clarice Lispector. 🙏
Para mim o ovo e a galinha, significa maternidade!!
O interessante é que para cada um, tem um significado, transcendendo o poder da autora em falar com cada um de nós!!isso é brilhante!!
Essa foi a primeira interpretação que me veio à mente também. :)
"Se soubesse que tem em si mesma um ovo, ela se salvaria?" hahhhahaha me lembrei do livro "o mundo de sofia" quando ela toma consciência de que é personagem de um livro
ai eu choro tanto lendo esse conto. absolutamente todas as vezes que eu leio. clarice eu te amo tanto 🥺
Parabéns pelo video. Vocês conseguiram fazer um bom recorte da pluralidade do povo brasileiro. Representatividade !!!
Mãe e filho, filho e mãe, o cuidado entre si, sacrifício, escolhas, saciar, dor, escolhas abruptas, matar ou morrer. Mesmo que tudo isso tenha sido parte de você.
É isso
Para mim fala sobre a existência, de como é existir, n só no olhar humano, mais a existência total apartir de tudo oq existe na terra... eu entendi assim, e com a existência se experimenta a dor a alegria várias emoções...
A primeira vez que eu li esse conto, chorei feito criança. Me identifiquei de uma forma indescritível.
Você entende mas não entende esse texto .
Simplesmente sem palavras para descrever
Que grande equivico : minha querida amiga é um portal de sensibilidade , ternura ,beleza , graça e inspiraçao ...
O ovo representa a vida, em que ao mesmo tempo que existe, pode não existir mais, em suas variáveis formas, percepções, reações, compõe esse mundo... A vida é um enigma, tão igual e tão diferente ao mesmo tempo...
Essa foi a minha percepção "resumidamente" do conto
NÃO É A MINHA LINHA DE ESCRITA,MAS ELA É FENOMENAL.
Essa foi a forma dela explicar o não explicável é o que eu acho, nem tudo na vida tem que ter explicação...... kkkkkkkkkkkk🐛🦋🌻
nunca mais vou enxergar um ovo e uma galinha do mesmo jeito.
É uma forma profunda de não se vê como algo confuso, mais sim ter a certeza de que: não se entender é ser uma forma de ser quem é, por que isso é pura poesia.
Esse conto e um enigma que me dá medo! É algo tão simples ao mesmo tempo tão mirabolante, seu real significado está escondido atrás de uma cortina de fumaça envolto a trevas! É algo que não consigo descrever, mas consigo sentir! A sensação e avassaladora que toma conta do meu ser a ponto de me causar calafrios na espinha. E neutralizante sobrenatural! Clarice foi uma mulher incrível de alma profunda.
É muito profundo... genial! 👏🏼🙏🏼🖤
Eu imagino o ovo como o Universo. Misterioso e que muda as nossas vidas. E não há como entende-lo, é autêntico e organiza fatos em nossas vidas
Texto enigmático.
Provavelmente elaborado durante um período de alucinação e devaneio.
Não há nada de secreto nesse texto, havendo apenas uma combinação de redundância interminável........
O texto é tão estranho, que fica difícil até pra escrever sobre o texto.
Contudo amo Clarice.
Meuzovo kkkkk
@@evasantos2888 , boa!!
Quer dizer: OVO!!
Sim!!! Penso que assim acontece as todos algumas vezes. Embora muitos bem sabendo externar ficando apenas passados.😞😞😞
@@cesarmachado8720 Perfeito.
mas acontece que tudo que vive, e que chamamos de natural, é, em última instância, sobrenatural" emocionada em pleno domingo.
eu quero MORAR nesse texto, que mulher sensacional!
Simplesmente fantástico! Toca no fundo da alma!
Clarice viajou na hellmmans. E estava certa quando disse que, qualquer bobagem que dissesse, tornaria-se genialidade. Há muita obra legal para se lembrar quando se falar em Clarice Lispector, do que algo que nem ela mesmo entendeu depois que terminou de escrever.
Lindo!
Não olhar com os olhos do passado nem com a perspectiva do futuro,porém sempre sempre estar agora.
Sinto que ali ela de deparou com algo maior A VIDA.
A vida é sagrada um dia a humanidade irá respeitar toda a forma de vida em nosso planeta tão lindo que nos seres racionais estamos doentes por um consumismo exagerado e ensinando as nossas crianças a um mundo de ilusões está é a história da humanidade a humanidade desumana mas ainda temos chance porquê?
O sol nasce para todos.
Podemos ser melhor hoje..
Trabalho INCRÍVEL de uma reflexão... profunda da realidade. .....
Que é óbvio aos olhos......
Tão simples e tão profundo.....
A vida o sacrifício de vidas..... simplesmente vidas.....
Porém a vida de uma galinha.
"Ovo visto, ovo perdido." Parem de tentar vê-lo. Obrigado
O ovo vem como simbologia, retratando a vida e a alma, ovo visto , ovo perdido, como dizer tempo perdido , não tem como recuperar.Ler os livros de Clarisse nos torna solitário, porque a leitura é maravilhosa. Escritora como A Clarisse estará eternamente em nossos corações!!
O ovo é o ovo e . Ovo sempre será ovo e galinha, galinha. Se a galinha virasse ovo e vice versa entenderíamos melhor ambos. Mas como cada um está no seu quadrado , não se entendem, mas se protegem.
Sigam o fluxo...
Entendo muito nesse conto a relação da mãe com o filho e todo o processo de luto e nascimento que existe neste universo da maternidade. Te amo minha Ovo (Maria Antônia 🐣)
Amei ! Eu que era louca pra conhecer o poema, o conheci da melhor forma. Obrigada gente!
É um Conto,não é poema.
O ovo é a alma. A galinha é o corpo que faz a alma atravessar milênios.
Terceiro Olímpico Tive esse mesmo pensamento
Nada a ver ! nada ver mesmo vendo nada.
Parece que alguém chegou perto. O povo acha que o ovo é a vida, mas o ser humano ama a vida?
@@FabricioBlau Eu amo a vida mesmo considerando que life is a bitch!
@@FabricioBlau penso que seja nos mesmos
Vou ter que ouvir mais vezes.
Clarice, essa louquinha! Amo-a tanto quanto amo o ovo. Saudações ao inesquecível amigo Marcio Cetrangolo Rodrigues por me apresentar Clarice e Nova Petropolis/RJ.
Que especial! E tem participação da querida e tocante Raquel Iantas e do talentoso e inspirador Otto! 🥰
Ovo está representando a mulher? Que faz tudo e é incrível e mesmo assim a maioria diz que não serve para nada, que não tem valor ou que a mulher sempre será submissa mesmo tendo toda a inteligência e dando a luz a todos nós.
Conheci seus livros e tive dificuldade em lê-los porque os reconhecia tão abstrato e também tão parecido com minhas ideias vagas e soltas. Hoje, muitos anos depois entendo que somos um pouco de Clarice. Só escrevo o que eu quero esse é meu lema
O ovo de Clarice é uma metáfora para *espírito*, para o espírito e a alma interna que está sendo Agora-agorinha mesmo.
Em quase todas as frases, parece que ela fala da vida
"viver ultrapassa todo entendimento"
Esse é o mágico da literatura: não se compreende, se sente!
Bom, então descobrimos q o ovo vem antes da galinha, suas dúvidas de criança estão respondidas, obrigada claroce
O ovo parece ser no meu entendimento é a vida. Mas como ela disse o maior erro é entender o ovo.
O maior erro é entender a vida.
Não seria maior erro entender a alma?
Assim como é um erro entender a vida. Se é que seja possível...
@@eduardop.886 A vida não é para ser entendida e sim vivida.
O segredo é não entender a vida, é viver apesar das circunstâncias
Essa foi a historia de Felicidade Clandestina que me fez emocionar muito. Clarice é fascinante!
Incrível e único. Quase uma mantra 🙌
"... ovo é a lembrança de um ovo... Individualmente ele não existe".
O quão magnífico é a obscuridade desse conto.
Num tempo passado que visita meu presente, era numa época na casa de meus pais que havia um galinheiro. papai cuidado tão bem das galinhas, tinha que dar o alimento. Tinha que pôr água nas tigelas que eram de mamãe, que passaram a ser das galinhas. Papai tinha cuidado e afeto com todo aquele bando de galinhas. Lembro do cheiro do galinheiro. Das penas, cores e canto. Elas eram tão bem cuidadas. Às 17h todos os dias, me punha a observa-las. Elas se arrumavam para dormir. Pulavam num tronco de madeira. Dormia em pé. Eu sabia que logo às 05 da madrugada, o galo iria cantar e me acordar.
CLARICE VOCÊ É UMA DIVA, DIVINA INTELIGÊNCIA 🤟🤟🌟🌟🌟👏👏👏👏👏👏👏👏🙏🙏🙏👏👏👏👏👏👏👏✨✨✨✨✨✨✨PROFESSORA E TRADUTORA INTÉRPRETE FABÍOLA MADONNA,E TAMBÉM SOU ESCRITORA,VOCÊ É UMA INSPIRAÇÃO,COM CERTEZA 👏👏👏👏👏👏✨🙏🙏😍😍😍😘😘😍💫💫💫💫💫💫💫💫💫💫🤝🤝🤝🙃🙃🙃🤝😉😉😉😉😉🥰🌟👏👏👏👏👏👏👏👏TEATRAL,PROFUNDA E POÉTICA 👏👏👏👍👍👍👍😎😎😎😎😎🌞🌞🙃🙃😘👏👏👏👏👏👏
Coisa boa de se tornar "imortal": escreve qualquer coisa, diz qualquer coisa e todo mundo geniaaaaaaaaalllll kkkkkkkk
Exatamente. Uma loucura esse texto. Nada com nada.
Vi o vídeo completo, e sinto que nunca estarei perto de entender, ao menos um pouco, a genialidade por trás de Clarice
Parabéns pessoal!
Que O Ovo nos abençoe : )
Cada um vê a vida (ovo) a sua maneira...nessa premência a vida é como água....Deliciosa de beber mas não Seguro em minha mão
Depois de ler seu comentário encontrei nexo. 👏
A galinha é o ser humano, ele e sua subjetividade sobre a realidade, o ovo é a verdade e a objetividade.
Àh muita gente dizendo oque é o ovo, mas entender o ovo é a prova do erro, e não pensar no ovo, é uma forma de tê-lo visto
Não precisam ofender se não conseguem olhar com olhos mais profundos. Ao meu ver o ovo tem diferentes apreciações por cada olhar que passa, e diferentes significados pra cada um
O ovo é o desconhecido, é a essência, é o que precisamos, é o tempo, é o divino, é o oculto, é o poder, é o amor. A galinha somos nós, que não sabemos do Ovo, não o compreendemos, Tudo que sabemos é que ele é branco ( Exite!). E o que fazemos com o Ovo é o pouco que sabemos fazer, moldando ele a nosso compreensão limitada. Resumindo o Ovo é tudo que desconhecemos profundamente. Só sabemos que ele existe pq tem casca, se não, seria só mais um líquido da galinha. Sabemos do Amor pq sentimos isso e demos um nome! Amor=Branco. Mas sabe exatamente o que é amor? Não sabemos nada. Mas se você tentar explicar... é só alguém fritando um ovo.
Mas quem sou eu? Só tô viajando aqui. 😅 acho que no final o ovo serve apenas para comer mesmo, e Clarice só estava amando o Ovo pq estava com fome.
Pra mim eu sou a galinha, e o ovo, a alma, o conhecimento, a consciência... Pode ser tanta coisa, não podem ter só um significado.
Tô tentando entender o porquê de eu ter chorado
Esse poema foi inspirado pelo mais profundo do ovo . Este que está em tudo e em nada. Em realidade só existe o ovo e a galinha é só uma forma temporária deste ovo. O ovo também é só uma janela para transitar entre o real e o ilusório.
mas nada é real e nada é ilusório
Devemos entender que, na maioria das vezes q Clarice escreveu, ela estava em conflitos com ela mesma.... Perturbações que a atingiam, atrapalhavam ela na hora de produzir. Por isso, muitos textos dela são de difícil compreensão.
Perturbações essas que fazem com que o texto em si não tenha um sentido único, mas cada parágrafo traga uma reflexão nova. Eu adoro, não cai na rotina. Não acho um atrapalhamento!
A Noite Estrelada de Van Gogh foi feita enquanto ele estava institucionalizado e sabidamente em catarsis emocional. Penso que esses conflitos são importantes, senão indispensáveis, à criação. Em meio ao caos, a razão adormece e emerge a subjetividade. Só através da subjetividade, creio eu, podemos expressar o incognoscível.
O OVO é atemporal, vê-lo não significa tê-lo visto...
Rapaz, até Clarice afirmou não entender esse conto...
Como vou eu entender?
Rsrssrsr
Esse conto é um paradoxo, há muitos significados. Ela pode não ter tido o estudo em magia, mas todos nós temos contato com a magia, em pequenas coisas quais não percebemos diariamente. O contato com nosso íntimo, natureza, Deuses... No estudo de cartomancia por exemplo, há uma carta que se denomina "O mundo", existe um baralho de pinturas de Da Vinci, e esse arcano possui uma moça despida em volta de cascas de ovos. Nós somos o ontem, e quando estamos, já deixamos de estar. Assim então, amamos aquilo que achamos que possuimos, quando na verdade o outro nos possui.
Ótimo. Agora toda vez que eu vejo um ovo eu tenho medo e vontade de chorar.
eu vejo o ovo relacionado a infância e nossa criança interior, o início de tudo que não se pode mais voltar, mas está sempre presente.
Esse texto só é "belo" porque foi a Clarice Lispector que escreveu. Se fosse escrito por mim eu seria motivo de piada e viraria meme. Na prova de redação do Enem tiraria zero.
Hahahaha boba
Talvez alguém achasse belo. Existe hipocrisia, mas se há hipocrisia coletiva, começou com alguém sincero.
Ela mesma disse q não entendeu esse texto 😂😂 e que não se considerava profissional e sim amadora
@@jasminelimasantiago Há paixão no amador, algo mágico, no profissional eu creio que isso se perde em algum momento.
De verdade tá kkk
Quando começo a pensar que entendi, começo a tentar a entender de novo. Bendita hora que fui ouvir esse conto kkkkk
o ovo faz parte do caráter imanente do universo: o ovo é passado, presente e futuro, o ovo é a galinha e a galinha é o ovo
"As coisas que nos parecem naturais em última instância são sobrenaturais". Penso que a Clarice queria mostrar isso, através do ovo: a dimensão sobrenatural que permeia os objetos e situações mais comuns do dia a dia. Contudo, além de lidarmos com o " sobrenatural" todos os dias, só o entramos em contato com ele, em profunda meditação e reflexão, quando deixamos de olhar o "ovo", pelo que é e explorar infinitas possibilidades.