LABOUR - PARIS PALOMA | Carolline Sardá

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ส.ค. 2024
  • Nesse vídeo, assistiremos juntos o lançamento de uma música feminista, ou seja, que aborda uma pauta feminista e aproveitaremos para falar um pouco sobre trabalho doméstico e complementar informações da collab que fiz com o Ian Neves no canal História Pública.
    🔗 Referências:
    1. Collab com Ian Neves do História Pública: • TRABALHO DOMÉSTICO NÃO...
    2. Indicação de livros sobre o assunto citados no vídeo:
    ⭐Betty Friedan - Mística Feminina
    ⭐bell hook - Teoria Feminista da Margem ao Centro (trás um bom contraponto a Mística Feminina)
    ⭐bell hooks - O Feminismo é para Todo Mundo: Políticas Arrebatadoras
    ⭐Silvia Federici - O Ponto Zero da Revolução
    ⭐Colette Dowling - Complexo de Cinderela
    3. Conversa entre Simone e Betty sobre trabalho doméstico:
    www.bibliotech...
    4. Artigos muito bons sobre trabalho doméstico:
    www.marxists.o...
    www.marxists.o...
    www.novacultur...
    periodicos.uff...
    periodicos.ufb...
    dspace.mackenz...
    Meu nome é Carolline Sardá, tenho 25 anos, sou criadora de conteúdo feminista, ativista do Movimento Feminista da Diversidade, suplente do atual deputado estadual de Santa Catarina e criadora de conteúdo sobre história da mulher e direitos feministas.
    🔥 Adquira o e-book “GUIA PARA DESMENTIR ANTIFEMINISTAS” que contém 50 mentiras antifeministas desmentidas: carollinesarda...
    🗝️ Abra a caixa de Pandora e comece a estudar feminismo de maneira descomplicada comigo:
    carollinesarda...
    📄 Faça o DOWNLOAD GRATUITO da minha lista de leitura feminista: carollinesarda...
    📲 Me acompanhe nas REDES SOCIAIS para estudar sobre feminismo comigo.
    ✨INSTAGRAM: / carollinesarda
    ✨TWITTER: / carollinesarda
    ✨TIKTOK: tiktok.com/caro...
    ✨TWITCH: / carollinesarda

ความคิดเห็น • 208

  • @thaisaraujo8431
    @thaisaraujo8431 ปีที่แล้ว +60

    Na cena que ela começa a comer fervorosamente e ele dá risada, em muitos filmes/séries de época, esse tipo de atitude é levado como uma forma mais selvagem da mulher e sexy até, ignorando completamente, ou melhor, ressignificando nossos ativismos e rebeldias. E quando ele percebe que não é algo para satisfazê-lo, ele fecha a cara. Acho sensacional!

  • @thaisaraujo8431
    @thaisaraujo8431 ปีที่แล้ว +21

    Tem 2 semanas que ensinei meu pai a lavar o banheiro pela primeira vez na vida. A PRIMEIRA VEZ QUE MEU PAI LAVOU UM BANHEIRO, FOI DEPOIS DE 56 ANOS. Cronometrei para ele ver o quão trabalhoso é e levou 40 min. Nós mulheres perdemos horas, horas, horas de vida limpando a casa.

  • @belbarbosa2320
    @belbarbosa2320 ปีที่แล้ว +93

    Uma coisa interessante do vídeo é que mesmo faminta ela só come depois que ele termina de comer, o que é um costume bem comum entre as mulheres da minha família, minha vó, por exemplo, só colocava a comida dela quando todas as pessoas já estavam servidas e minha mãe sempre colocava a comida do meu pai primeiro, por que segundo ela, ele tinha prioridade por ser o chefe da família.

  • @claudiabcarvalho
    @claudiabcarvalho ปีที่แล้ว +42

    Isso me fez pensar em como esperam que nós só tenhamos filhos e sejamos responsáveis por cuidar da família e da casa sozinha, mas como esperam que nós consigamos nos manter lindas e saudáveis. E aí, o cara trai e culpam a mulher por não ter se cuidado, quando ela passou o tempo todo cuidando de todo mundo, e não teve tempo nem quem cuidasse de si. É como carregar o mundo nas costas, e ser julgada por não ter carregado um pouquinho mais.

  • @Ella-mc5ly
    @Ella-mc5ly ปีที่แล้ว +31

    As vozes no fundo lembram muito vozes de meninas mais jovens, dando a impressão de estarem repetindo aquilo que foram ensinadas desde sempre. Foi uma coisa que me chamou atenção.

  • @Pzmax_91
    @Pzmax_91 ปีที่แล้ว +291

    Quando falamos sobre esse tema, as antifeministas e alguns homens retrucam dizendo q somos vagabundas q só queremos ficar sem fazer nada, sem trabalhar. E no fim apenas queremos a compreensão de que essas tarefas também são cansativas e precisamos da ajuda de nossos parceiros. É muito difícil de entender que tarefas domésticas e cuidar dos filhos é algo a se fazer por dois e/ou em comunidade? A mulher nao é empregada e não teve o filho sozinha. O q custa o parceiro cooperar e os dois se ajudarem?

    •  ปีที่แล้ว +52

      Sem contar que muitas ainda falam que não olhamos com atenção para a dona de casa! É muito absurdo, diversas feministas teorizam sobre o trabalho doméstico há anos e de formas diferentes (até complementares).

    • @hardwors11
      @hardwors11 ปีที่แล้ว

      @
      Labor domestico=mito
      Toda a infraestrutura moderna que mantem cidades funcionanando são feita por homens. Onde de 98/99% de trabalhos devastadores são feitos por estes mesmos. Onde esta a opressão domestica!?
      Nos kibutz judaicos a igualdade laboral matava mulheres 15/20 anos antes dos homens.
      Demonizando homens e desejando mais bonus sem onus algum teremos mais dos territorio fertil onde nasce as "MCSs" pipoquinha.
      Midia do descerviço em ação.

    • @renatodesouza4304
      @renatodesouza4304 ปีที่แล้ว +4

      e o trabalho do homem em relação a cada caso, vamo por um exemplo, pedreiro e esposa dona-de casa...qual é a mansão que essa pessoa ta limpado pra ta cansando tanto ou mais que o esposo???

    • @laura4166
      @laura4166 ปีที่แล้ว

      ​@@renatodesouza4304 mulheres têm jornada dupla,trabalham fora o dia inteiro e ainda em casa,claromais um homem falando bosta

    • @Pzmax_91
      @Pzmax_91 ปีที่แล้ว +27

      @@renatodesouza4304 isso não tira a responsabilidade do parceiro de apoiar sua esposa da mesma forma q ela o apoia. As mulheres são seres humanos como qualquer outro, elas adoecem, elas se cansam, elas ficam tristes, como os homens também, mas a dona do lar não pode se dar o luxo de ter uma gripe ou de dar um passeio final de semana q tudo desanda dentro de casa, isso quando o parceiro não fica irritado por ela não dar conta dos afazeres e acaba descontando as frustrações nela. Ninguém está pedindo pra ficar em casa sem fazer nada, isso é coisa de filho e esposa de burguês. trabalho doméstico é questão de sobrevivência e não tarefa feminina. estou falando de cooperação e compreensão. É difícil de entender quando se está mergulhado no estado quo. Mas relaxe, todos podemos aprender uns com os outros :). Você mesmo deve ter algum exemplo na sua casa ou q passou por sua vida, escondido lá no seu sub inconsciente e q em algum momento te incomodou para nos contar.

  • @thiagoduarte1240
    @thiagoduarte1240 ปีที่แล้ว +9

    Amei quando ela fala sobre ela trabalhar para que ele viva seus sonhos. Porque é muito comum as mulheres sustentarem toda a casa para o cara ir para fora “enriquecer” mas depois os cretinos acham que fizeram tudo sozinhos. Se não fosse essa base enorme de ter casa organizada o ser humano não tem nem cabeça para produzir

  • @isabelleerbert1895
    @isabelleerbert1895 ปีที่แล้ว +78

    Eu passei por isso, a relação não gerou filhos, não fui obrigada a cuidar de casa nem nada e trabalhava fora, mas se não fosse eu que limpasse, cozinhasse, pagasse todas as contas praticamente sozinha, literalmente viveríamos num caos maior.
    Tudo estava nas minhas costas e eu sentia a responsabilidade de criar nos dois, eu sou nova e me culpo por ter me posto nessa situação.
    Os abusos psicológicos eram tantos, e tento não pensar muito nisso pois me sinto uma burra, antes do relacionamento eu sempre dizia que não aceitaria essas coisas, mas no começo você não percebe e vai deixando os pequenos atos acontecerem até todas as pequenas coisas se tornarem um sofrimento insuportável diário.
    Eu não podia ter sentimentos, não existia romantismo, apenas a minha dependência enorme dele, se eu chorasse ou tivesse alguma crise, ouvia que fazia isso só para deixar ele irritado e o fazer mal.
    O amor ainda existia, e isso me fazia tão mal, queria deixar de amar mas ao mesmo tempo me sentia culpada por querer isso.
    Estou aprendendo a viver só novamente, é muito difícil, mesmo com toda a dor, as vezes sinto falta de estar com alguém mesmo que estando infeliz e sobrecarregada, estou me tratando, minha família está me ajudando, mas ainda sim é muito difícil, a solidão que o relacionamento causou é enorme.
    Enfim, estou comentando sobre isso pois de alguma forma esse canal me reconforta um pouco, depois do relacionamento perdi absolutamente vontade de conhecimento, mas por algum motivo, aqui, sinto vontade de aprender sobre o feminismo, coisa que achava que sabia o básico, mas estou percebendo que não, eu não sabia.
    O que eu disse acima é muito vago sobre tudo que aconteceu e eu ainda estou tentando entender tudo e assimilar, ainda não sei validar todo o sofrimento que passei e é muito difícil dividir todas as situações.
    Obrigada pelo conhecimento e o reconforto Carolline.

  • @hia1900
    @hia1900 ปีที่แล้ว +118

    Eu adoro as musicas que estão surgindo em cima do tema "feminine rage", a forma que mesmo sem viver as coisas que são ditas na música, conseguimos nos conectar de forma intima com os temas pelo simples fato de conhecermos outra mulher que passou por isso.
    E quando as outras vozes entram na música, nossa, me arrepia ouvir as vozes das crianças junto, dá uma dor e uma sensação de derrota... boa demais a música.

    •  ปีที่แล้ว +5

      Essa parte também me causou essa sensação! Fiquei arrepiada.

  • @marinalemosscaeiro255
    @marinalemosscaeiro255 ปีที่แล้ว +99

    A parte que ela fala “armar a falsa incompetência é domínio disfarçado” (2:25)me arrepiou todinha, não tem como. Que força pqp.

    •  ปีที่แล้ว +31

      Nessa parte eu me questionei se ela está falando sobre alguns homens fingirem que não sabem fazer certas coisas na casa e com os filhos (falsa incompetência) para que as mulheres façam por eles (domínio disfarçado). Pode ser uma interpretação.

    • @Artemis_1138
      @Artemis_1138 ปีที่แล้ว +17

      ​@ foi a parte que me pegou mais, eu interpretei exatamente dessa forma, mas não necessáriamente em fingimento. Muitos homens são criados sem nunca ter q lavar uma louça em casa, fazer um ovo e quando saem de casa não sabem fazer essas coisas e usam isso pra jogar o trabalho na mulher em vez de se esforçar para aprender a fazer.

    • @claudiabcarvalho
      @claudiabcarvalho ปีที่แล้ว +3

      @ foi isso que eu entendi também

    • @SchiratoBio
      @SchiratoBio 7 หลายเดือนก่อน

      é exatamente isso do meu ponto de vista @

  • @andressaviana490
    @andressaviana490 ปีที่แล้ว +38

    Essa música é muito forte.
    Ele não move um dedo sequer até que toda a mesa estivesse posta, ele come tudo enquanto ele só observa. Depois que ele termina se comer e já está saciado ele ainda espera um pouco pra poder permitir que ela coma, e ela devora os restos.

    •  ปีที่แล้ว +14

      Me dei conta disso depois de ler seu comentário. ELA ESPERA ELE COMEÇAR A COMER ATÉ ELA PODER COMER.

    • @Waah071
      @Waah071 ปีที่แล้ว +13

      ​@ Em muitas sociedades existiu o costume da mulher comer DEPOIS do homem, mesmo entre nobres ricos que não faziam a própria comida. Maria Antonieta, que se casou com o rei da França (casalzin morto da Revolução Francesa), era obrigada a esperar o marido comer para depois começar, bizarra etiqueta da época.

  • @tortadebacaxi
    @tortadebacaxi ปีที่แล้ว +57

    Carol, eu vi no tktk um recorte desse "coral" ao fundo e da pra ouvir vozes infantis. juro q chorei e nem tinha ouvido a musica inteira kkkkk

    •  ปีที่แล้ว +12

      Vi também esse recorte e contei os dias pela estréia!

  • @luanita307
    @luanita307 ปีที่แล้ว +7

    Eu tava ouvindo essa musica em loop essa semana, virou minha obsessão, meu hiperfoco. Mas ela ficou mais impactante quando eu estava lendo os comentários do clipe e alguém disse a frase "Para que ele nunca levante um dedo" pode significar tanto ele nunca ter de trabalhar, mas também ele nunca *levantar a mão* dele.

  • @MrYAGO95
    @MrYAGO95 ปีที่แล้ว +8

    Pensando no clipe: ela serve e não pode se servir, não pode se alimentar enquanto ele não começa/termina ou a autoriza. Além disso, os dois portarretratos de cada um, separados. Mesmo casados, separados. Muito bom!

  • @dubai-6760
    @dubai-6760 ปีที่แล้ว +12

    Uma coisa que eu percebi é que quando els começa a devorar a comida de uma maneira selvagem, ele ri de uma maneira divertida, como se tivesse por alguns instantes gostado da atitude dela. Só que a expressão de diversão dele muda para incomodo e seriedade quando ela continua comendo de forma selvagem. Isso me parece aqueles caras que no inicio do relacionamento dizem que gostam de mulher forte, decidida etc, só que quando esses caras convivem com uma mulher assim diariamente, eles começam a nao gostar tanto dessa mulher tao autosuficiente.

  • @brunomelopessoa
    @brunomelopessoa ปีที่แล้ว +22

    Depois dessa recomendamos os filmes com temática feminista

  • @RodrigoPikatron
    @RodrigoPikatron ปีที่แล้ว +75

    A expressão "make her" também pode ter outro duplo sentido. Geralmente é usado como uma forma bastante prejorativa para se referir ao ato sexual. Na maior parte das vezes, envolvendo submissão forçada. Poderia ser traduzido como "Não é um ato de amor se você fode ela." Desculpe pela linguagem

  • @cassioleohonorato9788
    @cassioleohonorato9788 ปีที่แล้ว +20

    A questão racial no feminismo é o letramento que precisa ser avivado intensamente, esse trecho da série é a realidade que ainda se mantém. corrigido, escrevi vibrando com a música.

  • @amandavitorino2172
    @amandavitorino2172 ปีที่แล้ว +3

    Eu adoraria ver você analisando séries que abordam essa temática!

  • @Surya0301
    @Surya0301 ปีที่แล้ว +10

    Enquanto isso uma das musicas
    que Ana Campgnolo usou no curso antifeminista dela se chamava : Ai que saudades da Amélia. A musica é bem antiga e foi criada por um homen anti feminista. A letra defendia que apenas as mulheres donas de casa do passado Amélia que eram mulheres de verdade antes do feminismo. Mais em 2009 a cantora Pitty lançou uma musica feminista chamada descontruindo Amélia falam que foi em resposta a musica Ai que saudades da Amélia.

    • @Waah071
      @Waah071 ปีที่แล้ว +6

      Tem uma música do Chico Buarque chamada "mulheres de Atenas", essas mulheres em Atenas tem um comportamento muito parecido com a "Amelia", entretanto, Chico Buarque faz uma crítica a essa repressão do comportamento feminino.

  • @claudiabcarvalho
    @claudiabcarvalho ปีที่แล้ว +7

    Esse trocadilho com labor é genial

  • @Ana-ho9le
    @Ana-ho9le ปีที่แล้ว +11

    Canal maravilhoso! Aprendo demais! A parte que fala sobre o feminismo negro me lembrou o filme " Histórias Cruzadas".

  • @MrRyanCruz
    @MrRyanCruz ปีที่แล้ว +14

    Melhor parte do react é a Carol entrando na música kkk amo

  • @isabellp.5730
    @isabellp.5730 ปีที่แล้ว +9

    Hello! This is my first time coming across your channel, I'm listening with autotranslate lol. But you are the ONLY woman on youtube who has thus far reacted to this song, and I got tired to listening to men being shocked about it. You have great thoughts! Subscribed, though I don't know a word of Portuguese!

    • @CamillaCrzL
      @CamillaCrzL 7 หลายเดือนก่อน +3

  • @thisanx
    @thisanx ปีที่แล้ว +37

    Teu conteúdo é muito bom!!! Espero que a Ana Campagnolo aprenda com vc agora que ela está te acompanhando e usando suas referências kkkkkkk

    • @alissonalves2234
      @alissonalves2234 ปีที่แล้ว +5

      Hahaha, o que será que a Gafanhoto diz sobre a Carolline?
      Eu tô perguntando pq eu deu block na Ganhafoto em todas as redes kkk.

    • @Waah071
      @Waah071 ปีที่แล้ว +2

      ​@@alissonalves2234 eu gostaria de saber também, mas sem chance eu ir atrás, tenho medo de vomitar

  • @stanleylelis415
    @stanleylelis415 ปีที่แล้ว +10

    Espero ver você crescer cada vez mais rumo aos 100 mil e contando 🚩✊

  • @acardosobio
    @acardosobio ปีที่แล้ว +3

    Boa noite Carol, vídeo curto, super didático e mais do que necessário! Parabéns pelo trabalho camarada!

  • @Pzmax_91
    @Pzmax_91 ปีที่แล้ว +26

    Vcs não tem noçao da quantia de vezes q eu vi e ouvi homens falando q estavam exaustos e q a mulher nao tinha do q reclamar porq ela não fazia nada na vida.

    •  ปีที่แล้ว +7

      Imagina se eles trabalhassem fora e ainda tivessem todos os afazeres domésticos...

  • @RbbDeiane
    @RbbDeiane ปีที่แล้ว +3

    Show demais a música e as reflexões Carolline...✨🥰✨

  • @OldestDream520
    @OldestDream520 ปีที่แล้ว +13

    Carol, queria destacar algo que foi mencionado no tiktok gringo: as vozes de fundo no coro final são vozes de crianças. Isso faz alusão ao fato de que meninas são criadas, desde pequenas, para saberem seus "lugares" ou "papéis" (já que ela lista os vários papéis desempenhados pelas mulheres nessa parte) na dinâmica patriarcal.
    Acho também interessante mencionar o duplo sentido em "never lifts a finger" que pode significar tanto o homem não fazer nada quanto ele não machucá-la.
    "Appendage" na letra significa algo do tipo quando os homens ficam com mulheres somente para serem "troféus" ou ficarem ao lado deles somente para eles terem mais "status" social (tipo o rei do camarote falando que mulher "agrega", que carro esportivo "agrega"), além de objetificá-las ao fazer isso.
    ...É melhor eu parar, eu amo muito essa música e poderia ficar falando dela por horas hashahahah

    • @karlalaureana6704
      @karlalaureana6704 6 หลายเดือนก่อน +4

      Vi também alguém com a interpretação de que as vozes das meninas poderia simbolizar também os tantos lugares onde ainda ocorrem os casamentos de crianças (na maioria meninas) com homens muito mais velhos. Achei bem interessante esse ponto de vista 👀

  • @pr3ttyboyswag
    @pr3ttyboyswag ปีที่แล้ว +6

    Carol, faz uma coleb com a Laura Sabino pvvvvvvvr

  • @kakomunista
    @kakomunista ปีที่แล้ว +4

    QUEREMOS MAIS REVIEWS COM ESSES CONTEUDOS!!

  • @paaatys
    @paaatys ปีที่แล้ว +7

    Carooolll, faz por favor um video falando sobre a série "coisa mais linda''. Eu VOU ADORAR!!

  • @KarolinePCosta
    @KarolinePCosta ปีที่แล้ว +3

    Esse vídeo me deu forças pra continuar estudando hoje.
    Passar nesse concurso e alcançar minha autonomia.
    Braba d+, Carol!

  • @valquíriavictor
    @valquíriavictor ปีที่แล้ว +3

    A cantora tem uma voz muito bonita, gostei da maneira como ela usou os seus graves. É bonito.
    Deveria ser difícil viver nesses tempos ( ou nas comunidades mais pobres que ainda vivem da mesma maneira actualmente). Os pobres eram obrigados a casar mais cedo por causa da fome, a espectativa de vida também não era alta. Enquanto alguns cuidavam da casa o dia todo, calejando as mãos, limpar, arrumar e cuidar dos filhos, outros iam caçar, ou ir em batalhas, também para os campos cultivar. Imagino que tenha sido difícil para ambos os lados. Mas, a sociedade de hoje permite que uma parte maior que a desses séculos já não viva assim. Homens e mulheres podem ter uma vida estável sem terem um relacionamento, mas, por acreditarmos ( e precisarmos) na saúde, ainda vamos calejar as nossas mãos por causa da limpeza, cozinhar e lavar.

  • @milhoverde9522
    @milhoverde9522 ปีที่แล้ว +10

    Posso tá maluco,mais quando ela pega começa a comer e ela pega uma fruta e despedaça e se lambuza,na minha mente essa cena é a da eva comendo o fruto proibido (logicamente se adão e eva fosse real e tivesse existido) .

    • @koi.222
      @koi.222 ปีที่แล้ว +1

      e ai entramos na questão em q na biblia é culpa da MULHER ter desobedecido deus por comer o fruto proibido, e por esse motivo ele dá maldição pra mulher de sentir a pior dor do mundo (parto) e sangrar todo mês (sentindo dor de novo, pra variar). antes disso a mulher n tinha nada disso e dar a luz a um bebê era algo muito simples e sem dor.
      óbvio que isso é história da bíblia, mas vemos isso simbolicamente significa mais ou menos como se a mulher merecesse todo o sofrimento q deus deu a ela (da maldição q falei acima), é como se fosse mais q uma obrigação "básica" da mulher, já q foi ELA q errou comendo o fruto.
      tbm podemos ressaltar q deus é homem, representado como homem, e ai não preciso falar mais nada...

    • @anabella3109
      @anabella3109 ปีที่แล้ว +2

      Observação a fruta que ela despedaça e se lambuza é uma romã, fruta que simboliza o amor em muitas culturas.

  • @Shoujofan
    @Shoujofan ปีที่แล้ว +9

    Muito bom o vídeo, Carolline. Eu sou um ZERO à esquerda quando o assunto é música e realmente foi muito interessante conhecer esta música em especial. A letra é muito contundente. Quanto à Coisa Mais Linda, eu assisti a primeira temporada, ela levanta questões muito boas, o vídeo que você separou é uma das melhores cenas, agora a série em geral (*e eu não consegui aturar a segunda temporada*) ainda trás um olhar muito branco e mesmo idealizado das coisas. Eu fiz resenha para o meu blog. Descobri você recentemente e assisti muitos dos seus vídeos, minha filha de 9 anos, às vezes está comigo e gosta, também.

    •  ปีที่แล้ว +6

      Qual seu blog Valéria? Gostaria de conhecer! Acho que cancelaram a série né? :( Seria bom se tivesse uma terceira temporada trazendo mais intersecção de classe e raça, uma crítica que tenho sobre a série também é ser muito centrada na vida da Malu e das mulheres de classes mais elitizadas. Comenta aqui sua resenha pra gente ler :D

    • @Shoujofan
      @Shoujofan ปีที่แล้ว

      @ Meu blog é o Shoujo Café. É fácil de achar, acredito. Tentei colocar o link, mas acho que não entrou.

    • @Shoujofan
      @Shoujofan ปีที่แล้ว

      @@Luciana-pi9lp Ah! Obrigada! Comentários como o seu esquentam meu coração.

  • @__clAudiA.
    @__clAudiA. ปีที่แล้ว +8

    Carol, comecei assistir a série Coisa mais Linda, e estou gostando muito. É chocante a forma como os homens tratavam as mulheres. E era tão normal e até obrigatório "coisificar" a mulher. Hoje as situação não mudou muito, mas tratar a mulher como uma "coisa" hoje é mais disfarçado. E por isso, as mulheres desavisadas (a maioria) acham que são "poderosas". Gostei muito. Manda mais indicações!👍

    •  ปีที่แล้ว +5

      Ebaaa! Pena que a série não renovou, eu queria ver mais intersecção racial e de classe nela nas próximas temporadas, vou fazer uma playlist de review de séries aqui pra vocês!

    • @__clAudiA.
      @__clAudiA. ปีที่แล้ว +2

      @ Valeu, Carol !!!!

  • @lucianahubel5512
    @lucianahubel5512 ปีที่แล้ว +4

    Muito bom o video Carol, me arrepiei/indignei com a parte que ela termina de colocar as coisas na mesa e ele começa a comer primeiro e ela precisa esperar. Parece que ela nao queria comer, porque um momento ela levanta e mostra o prato vazio, depois ela volta a sentar quando ele faz uma ação, parece "ah é?! Você quer que eu coma entao vou comer...."
    Ela fala algo tipo "se o nosso amor morresse seria tão ruim assim?!", eu acho que esse momento é o de retomada, eu acho que ela percebe como a vida dela é uma servidão eterna, e ela sumindo no final, eu acho que ela saindo dessa situação e deixando que ele se vire

  • @ClauVenturi
    @ClauVenturi ปีที่แล้ว +3

    Embora a minha avó paterna seja de origem italiana, criada em colônia italiana, ela sempre me disse que o sonho de sua vida era estudar. Mas nunca pode, porque mulher não precisava estudar, não era necessário para limpar a casa. E desde criança ela trabalhou na casa dos outros. Ou limpando, ou cuidando de outras crianças. E como é a vida, ela repetiu o ciclo com a filha mulher, que também não estudou para poder trabalhar desde cedo. Minha avó teve 9 filhos, sendo duas mulheres. Todos, inclusive elas, trabalhavam na roça, ou na casa de outros. Só elas trabalhavam na própria casa, porque limpar casa não é coisa de macho.
    Uma tia conseguiu romper o ciclo e estudar, porque falou que queria ser freira. Outro sonho de família humilde. Ela saiu do convento e casou com um juiz com síndrome de Deus. Não desejo a ninguém o sofrimento que ela teve antes de enviuvar...

  • @NascimentoKarina23
    @NascimentoKarina23 ปีที่แล้ว +4

    Fala mais sobre a serie coisa mais linda

  • @empresagabriel
    @empresagabriel ปีที่แล้ว +2

    Obrigado pelo vídeo, Caroline!

  • @wellersonoliveira5334
    @wellersonoliveira5334 ปีที่แล้ว +5

    Excelente video como sempre carol❤

  • @ritaalmeida6000
    @ritaalmeida6000 ปีที่แล้ว +4

    Muito boa a música, não conhecia! Amei essa série, está incrivel. Por favor faça esse vídeo!!!

  • @tiagovianachaves3282
    @tiagovianachaves3282 ปีที่แล้ว +4

    Finalmente ♥️♥️🙏🙏

  • @mox__art
    @mox__art ปีที่แล้ว +3

    MEU DEUS EU AMO A PARIS PALOMA E TE OUVIR FALANDO DESSA MUSICA, CARA Q INCRIVEL AAAAAAAAAAAAAAAA

  • @cassioleohonorato9788
    @cassioleohonorato9788 ปีที่แล้ว +5

    Que música! li o complexo de cinderela há um tempo.

  • @mamaomma
    @mamaomma ปีที่แล้ว +6

    Aquilo que ela come no final é uma romã? Pq se for é muito simbólico, tipo, certamente seria uma referência à romã que Perséfone comeu depois de ser raptada por Hades ao submundo, e então se tornado esposa dele (mas enfim, não sei se é uma romã)

    •  ปีที่แล้ว +3

      É uma romã!!!! Muito bem analisado a referência que poderia ser!

    • @mamaomma
      @mamaomma ปีที่แล้ว +2

      @ Eu gosto muito de mitologia grega então lembrei na hora kkkkk Obrigada pelo vídeo, camarada Carol, esse formato de análise ficou muito legal 🥰

  • @juliatrajano2703
    @juliatrajano2703 ปีที่แล้ว +10

    Affe tô viciada nessa música, amo dms

    •  ปีที่แล้ว +3

      Igual por aqui!

  • @ismaeldahora
    @ismaeldahora ปีที่แล้ว +3

    Obrigado Carol

  • @alokastrologica2727
    @alokastrologica2727 ปีที่แล้ว +2

    A fotografía tbm é excelente ao retratar o escuro sufocante da relação abusiva. Os detalhes do cenário com uma pegada mais de época, como algo antigo e velho que ainda não mudou

  • @kisamehoshikage9166
    @kisamehoshikage9166 ปีที่แล้ว +4

    Se ta maluco. Eu tava vendo o video e jogando, mas parei de jogar pra apreciar a musica, muito boa e me arrepiei aqui.

  • @Samuelson86
    @Samuelson86 ปีที่แล้ว +2

    Carol, faz um react da música "A dança" de legião urbana

  • @landmineyui
    @landmineyui ปีที่แล้ว +3

    eu arrepiei com essa msc

  • @liandrohenrique5846
    @liandrohenrique5846 ปีที่แล้ว +5

    Ótimo vídeo, Carol

    •  ปีที่แล้ว +3

      Obrigada Liandro!

  • @rodrigodealmeidaneves7426
    @rodrigodealmeidaneves7426 ปีที่แล้ว +1

    Eu me lembrei-me do poema Calçada de Carriche, de António Gedeão, que retrata à perfeição o trabalho invisível - ou aquele que não se quer ver - o interminável trabalho de Sísifo doméstico, o trabalho de Luísa que sobe que sobe... sobe a calçada...

  • @fabianafsousa
    @fabianafsousa ปีที่แล้ว +2

    Eu ameeeeei

  • @diana_n66
    @diana_n66 ปีที่แล้ว +2

    Mulher tu tem que ouvir e analisar duas musicas da Kiki Rockwell ( Same Old Energy e Burn You Village). Você não vai se arrepender!

  • @deivisonaj
    @deivisonaj ปีที่แล้ว +2

    Foda demais, já baixei e vou divulgar

  • @thisanx
    @thisanx ปีที่แล้ว +2

    up up up!!!

  • @SrZava
    @SrZava ปีที่แล้ว +3

    Ótimo vídeo!

  • @SchiratoBio
    @SchiratoBio 7 หลายเดือนก่อน +4

    essa musica pra mim é sempre visceral não importa quantas vezes eu ouço. outra parte que eu penso quando diz "não é um ato de amor se você obriga" está relacionado a coerção de maridos para prática sexual (estupr0 marital que costuma ser minimizado e normalizado) e tbm questões relativas a legalização do abort0 ao impor a obrigação de parir se vc sofre algum abus0 ou falha de método contraceptivo.
    essa parte do "para alguém que deveria ser meu salvador" também me pega muito pq eu sempre falo que queria um Gomes se fosse me relacionar, mas a maioria dos homens acham piada ou ofensivo tratar uma mulher como se ela fosse a coisa mais importante no mundo ou como se a amasse. geralmente somos convenientes e até mesmo desumanizadas. não sei dizer qual pagina do insta q eu vi mas tem inclusive discussão sobre homem ficar revoltado quando a esposa fica doente e isso afeta a rotina dela de servir. enfim um show de horrores.
    mas eu gosto muito dessa sensação de que são as vozes de uma legião de mulheres pq me faz valorizar as que lutaram antes e querer lutar por um futuro melhor para as próximas. Assim eu escolho e abraço toda a liberdade que me é concedida não só por mim mas por elas também

  • @lorenaa6084
    @lorenaa6084 ปีที่แล้ว +6

    Caroll, sugestão de vídeo p vc: oq acha de fazer uma série sobre pensadores que são citados hj em dia como pessoas boas, (ex: Chesterton) mas na vdd tinham opiniões bem ruins, principalmente sobre mulheres. 🤗

    •  ปีที่แล้ว +9

      Já li o livro dele "O que há de errado com o mundo" e posso trazer uma resenha do livro sobre a misoginia dele! Principalmente em relação ao voto feminino!

    • @lorenaa6084
      @lorenaa6084 ปีที่แล้ว +2

      @ arrasou, tenho certeza q será um conteúdo de qualidade 🙃♥️

  • @barbarahhelena
    @barbarahhelena 3 หลายเดือนก่อน +1

    Eu sei que o vídeo já tem 1 ano, mas só encontrei ele agora e queria contribuir com uma interpretação interessante que eu fiz.
    Na parte em que ela fala “para que ele nunca levante um dedo”, é um duplo sentido.
    É tanto para que o homem não precise fazer nenhum trabalho doméstico, quanto para que ele não precise agredir a esposa fisicamente.
    Levantar um dedo, de agredir.
    Muitas mulheres são obrigadas a fazer o que o homem quer, senão são agredidas. 3:22

  • @joaorodolfoneves
    @joaorodolfoneves ปีที่แล้ว +4

    Carol recomendo ouvir Supercombo Cela do ultimo album

  • @mox__art
    @mox__art ปีที่แล้ว +2

    por mais camaradas q fazem react de musica

  • @victoriaanastaciamoreirago4710
    @victoriaanastaciamoreirago4710 ปีที่แล้ว +3

    bom obviamente que n tem nada melhor doq mulheres falando sobre a experiência de mulheres, mas tem duas músicas que pra mim provam como homens podem ser aliados da causa sem roubar o protagonismo, é a música do Ed Sheeran- The A Team e a música do hozier- Cherry Wine. são músicas que sempre chegam de voadora quando se lê a letra e entende as camadas doq tá sendo dito, junto com a atuação das atrizes e a direção foda.

  • @mimstarkgaryen6182
    @mimstarkgaryen6182 หลายเดือนก่อน

    Feminismo não tem cor, seu vídeo me deu a dor e força que eu precisava hoje, lutando contra câncer e outras doenças autoimune mas nao consigo nao pensar nessa causa e como eu queria ser mais útil nessa luta, fazer algo que ajude a mudar tudo isso, por menor que fosse, mesmo doente…

  • @juniorfranca5499
    @juniorfranca5499 ปีที่แล้ว +2

    Eu conheço uma banda feminista russa chamada Pussy Riot, elas são incríveis, volta e meia estão postando vídeos aqui no TH-cam (e sendo presas pela polícia russa 😅).

  • @MarcosVinicius-hg4uz
    @MarcosVinicius-hg4uz ปีที่แล้ว +2

    nossa eu assisti uns pedaços pq minha irmã tava assistindo

  • @Guilherme-mg7io
    @Guilherme-mg7io ปีที่แล้ว +1

    Muito bom!

  • @berique23
    @berique23 ปีที่แล้ว +3

    Muito boa música e letra

  • @jadedias6957
    @jadedias6957 ปีที่แล้ว +2

    Amei o vídeo 👏👏👏

  • @berique23
    @berique23 ปีที่แล้ว +2

    Valeu!

    •  ปีที่แล้ว +1

      Eu que agradeço pelo apoio Henrique!

  • @SOL7031_
    @SOL7031_ ปีที่แล้ว +2

    Meu pai as vezes chega do trabalho e diz que minha mãe não faz nd, minha mãe limpa as bagunças dele pq ele faz bagunça igual criança, lava as roupas dele inclusive a cueca dele aff que num nem a coragem de lavar, faz a comida dele, ajuda pagar as contas e na cabeça dele ela não faz nd, e teve uma época que minha tava trabalhando como babá e ele fazia questão de dizer quem trabalhava era só ele minha chegava no final do dia morrendo de cançanso e na cabeça dele só ele que trabalhava🙄🙄

  • @lessonstolivefor
    @lessonstolivefor ปีที่แล้ว +3

    Melhor ASMR mds ñ consigo ñ prestar atenção

  • @karinaqueiroz3019
    @karinaqueiroz3019 ปีที่แล้ว +3

    Sensacional, o vídeo e a música!

  • @YuckFouBih
    @YuckFouBih ปีที่แล้ว +1

    Quero reviews das séries e demais conteúdos do gênero comentado no vídeo.

  • @h0rr0rshow
    @h0rr0rshow ปีที่แล้ว +2

    I sometimes wonder how long I can keep doing this. 😭

  • @valtercintra4914
    @valtercintra4914 ปีที่แล้ว +1

    Obrigada Paulo kogos conheci você por ele

  • @afabi_martins
    @afabi_martins ปีที่แล้ว +2

    Perfeito, Carol! Gostei da música, da análise e, principalmente, do corte racial. A série A coisa mais linda foi muito boa, mesmo. Tem muito conteúdo ali.

  • @leticiadummer920
    @leticiadummer920 ปีที่แล้ว +1

    Carol, tem uma música que aborda esse tema, se chama Triste, Louca ou Má... é linda a música, fala dela, é muito interessante a letra.

  • @laracezario4687
    @laracezario4687 ปีที่แล้ว

    "Se vcs quiserem ..." queremos, n precisa n falar o q é confio em vc

  • @ellaxwh
    @ellaxwh ปีที่แล้ว +2

    Carol já viu o clipe de breakfest da dove cameron? eu amo esse clipe e acho que merece uma análise sua

  • @manuelacarrer4832
    @manuelacarrer4832 ปีที่แล้ว +1

    Eu acho que na parte que ela fala que é para ele não levantar um dedo também fala sobre violência doméstica

  • @anac.6859
    @anac.6859 ปีที่แล้ว +1

    Ótima análise Carol 👏👏👏 parabéns pelo seu trabalho

  • @roberta8314
    @roberta8314 ปีที่แล้ว +2

    Vou fazer umas recomendações: The man da Taylor Swift, boys Will be boys da Dua lipa,
    Mrs. Potato Head e Strawberry Shortcake da Melanie

  • @ACLyoko
    @ACLyoko 4 หลายเดือนก่อน

    Pra mim representa muito sobre como ela faz toda a comida, arruma a mesa, acende as velas, ele não faz NADA e ainda sim ela precisa esperar autorização dele pra comer (a batida no copo) e quando ele finalmente deixa ela comer, só tem os restos da comida. Ou seja, ela fez todo o trabalho, ele degustou tudo e ela ficou com as sobras. Nem se dar ao trabalho de acender a vela dele ele se deu. Quando ela some é pq ela cansou e foi embora, nessa hora, a vela dela tá queimada até o talo enquanto a dele tá inteira, nem mesmo acesa. Ou seja, enquanto ela se desgastou (queimou o seu pavio), ele só ficou aproveitando e só percebeu ela quando a vela dela queima até apagar e o pavio acaba, e então ela já não está mais ali.
    Quantos homens vc ja não conheceu que depois que a mulher termina e decide fazer por ela, de repente diz que vai mudar e ser melhor?

  • @josevictor6619
    @josevictor6619 ปีที่แล้ว +2

    Não sei se ja viu, mas analisa a musica da melanie martinez straw berry shortcake ou the principal, fala muito sobre.

  • @gabykitsune
    @gabykitsune ปีที่แล้ว +1

    Carol, você perguntou se a gente tem interesse em resenhas suas sobre obras do audiovisual, e simmm, queremooos. Seria muito bacana começar por Coisa mais linda, inclusive (digo porque, entre outros motivos, nunca parei pra ver, me parecia muito focada na personagem da Maria Casadevall e isso me leva a libfem... enfim, preconceitos).
    Quanto ao seu conteúdo, tem me influenciado a ler livros feministas que nem conhecia, tipo o da Anuradha Gandhi. E o mais bacana, além desse contato mais amplo, é que quando meus amigos pedirem novas recomendações, eu vou citar tais obras (e recomendar seu canal, óbvio).
    Obrigada pelo seu trabalho, pela força e pela vulnerabilidade demonstradas e, acima de tudo, pelo encorajamento. Sonhar é possível E necessário. Me parece que cresce. Um beijo.

  • @isabeldealmeida333
    @isabeldealmeida333 ปีที่แล้ว +1

    Você conhece "malo" da Babe, uma cantora espanhola com uma voz incrível. Violência doméstica escancarada. È de uns 15 anos atrás , mas dá pra encontrar no yt.

  • @williamthompson8108
    @williamthompson8108 ปีที่แล้ว +2

    Eduardo abc do feminicidio e a lágrima da Rosa,Eduardo é um rapper e escritor formado em direito e por muitos considerado o maior letrista de rap do Brasil, são músicas pesadas e com dados sobre feminicidio e eu gostaria que você fize se um react ou comentar sobre oque achou

  • @achopes
    @achopes ปีที่แล้ว +2

    Música e vídeos perfeitos e ótima recomendação de série, obrigado por esse trabalho LINDO que salvou o domingo!
    Pequeno detalhe: Nas transições de 14:21 e 15:12 teve uns bugzinhos de edição

    •  ปีที่แล้ว +2

      Percebi! Haha

  • @ratrindade3617
    @ratrindade3617 ปีที่แล้ว +2

    forte

  • @professoranagomes
    @professoranagomes ปีที่แล้ว +3

    Música M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.AAAA‼️

  • @Antifascista33
    @Antifascista33 ปีที่แล้ว +1

    Ótimo vídeo Gostei muito

  • @brunoribeiro2245
    @brunoribeiro2245 ปีที่แล้ว +2

    cada vez que me recomendão esse canal o assunto nunca muda sempre o mesmo😢

  • @albertogodoi6853
    @albertogodoi6853 ปีที่แล้ว +1

    nossa show

  • @LuxymoonS2
    @LuxymoonS2 2 หลายเดือนก่อน +1

    Eu até hoje não superei as vozes de crianças no coro.

  • @rodrigodealmeidaneves7426
    @rodrigodealmeidaneves7426 ปีที่แล้ว +1

    Silvia Frederici: "Eles chamam de amor, nós chamamos de trabalho não remunerado" → th-cam.com/video/bFSI4nEB6jI/w-d-xo.html