A maioria dessa galera na real já está sofrendo, perceba que muita gente após layoffs não estão conseguindo se realocar. Eu acho que a questão nem é "gostar" ou ver como algo "legal", mas sim ter pré disposição pra trabalhar com isso.
O que eu acho que houve um "boom" na área, que foi justamente na pandemia. Na época, as empresas pagavam pra você aprender. Houveram aqueles que aproveitaram a oportunidade e aqueles tiveram-na e não se desenvolveram em cima delas. Estas, provavelmente foram excluídas do mercado. Mas o que eu vejo são algumas coisas bem peculiares. A primeira delas é que nessa carreira quem não tem disciplina e paciência e desiste no primeiro bug de dois dias quando na verdade era apenas uma virgula no lugar errado fatalmente vai ser excluído no mercado. Outra coisa que também me vem à mente e que ocorreu comigo é que a maioria das pessoas parece que só vê "desenvolvimento web". Então, todo mundo fica querendo essa área e quando você abre o LinkedIn está repleto de "olá rede... estou vindo mostrar esse projeto(que 90% dos devs já fizeram)". Tem muita gente mas nem todos vão ter resiliência pra estudar por muito tempo(Estou há 2 anos estudando mas com a mão na massa apenas há 1 ano) e que estão olhando para onde todos olham. Acho que quem trabalha com programação, seja ela em qual seguimento for, tem um futuro brilhante no médio e longo prazo. Cada dia que se passa o mundo se torna mais tecnológico e dependente desta.
Eu sou um desses, entrei na área durante a pandemia, aproveitei a onda, a empresa oferecia um curso para ensinar e depois entrar para trabalhar. Realmente agora a situação está diferente.
Não diria que virou moda. Teve uma certa glamourização no tiktok e instagram do pessoal acordando 9horas da manhã, indo a empresa só pra comer, escrever duas linhas de código e voltar pra casa 17hrs. E isso criou uma impressão equivocada da área. E tem um pessoal que não entende que T.I é uma ramo de profissional como qualquer outro. Vejo muita gente emocionada. T.I te dá certas liberdades que outras profissões não tem. Você pode estudar sem precisar de faculdade, faz um EAD e vai estudando por fora. Mas tem que estudar mesmo. você não precisa gastar com grandes insumos, como é o caso das biológicas/saúde. Você só precisa de um notebook. Você pode trabalhar pra gringa e não depende de empresas do Bananil ( odeio esse termo, mas infelizmente....). E como você falou, se T.I era do cara nerd esquisitão ( muitas das vezes também geek ou otaku) hoje virou até requisito de relacionamento para algumas mulheres (vi um perfil de uma mulher dizendo para suas seguidoras procurar se relacionar com homens da área da Tecnologia. Sim... Sério.).
Acredito que em torno de 90% que tenta, vai desistir. Por ser algo extremamente rigoroso, até mesmo para coisas simples e triviais. Estou lutando para sair do tutorial hell e desenvolver as coisas com autonomia. Bem, não tem sido fácil. Mas é aquilo, com resiliência e paciência, os resultados vêm com o tempo.
Concordo! Conheço vários que tão indo na onda da programação, querendo aprender, mas estão engatinhando... Não adianta só ir na onda, tem que ter garra, tem que saber que é isso que você quer ser, pelomenos por um tempo. Vontade.
Últimamente venho lendo e assistindo algumas coisas sobre esse tal "Tutorial hell", me sinto um pouco forçado a achar que isso é um pouco de mito, mesmo porque nessa área você vai ler e assistir tutoriais eternamente ou vai escrever e gravar tutoriais. Parece ser algo eterno, variando o tamanho dos tutoriais.
Eu sempre gostei de tecnologia, cresci na frente de um pc desde 2007, aprendi a programar o básico em 2012 e até me arriscava em edições, meu sonho era trabalhar com tecnologia, ser um programador, qualquer área na TI. Quando completei 18 anos sofri uma grande pressão dos meus pais para arrumar um trabalho qualquer, por quê? Naquela época o home-office (e acredito que até hoje) não era bem-visto, não era um "trabalho" aceitável. Tive que trabalhar no ramo da administração, fazia um bom serviço, mas nunca gostava, não parava para pensar se tinha milhares de administradores disputando comigo, porque focava apenas no meu serviço. Eu consegui fazer um acordo com a empresa para ser dispensado, estou aplicando o meu dinheiro para os meus estudos e fazer algo que realmente gosto, nem tudo na vida é movido ao dinheiro.
È algo que tenho muita vontade pq gosto de tecnologia. Começo esse mês a faculdade de ADS porem ja comecei alguns cursos de programação. Ja tem uns 2 anos que assisto muitos video falando sobre a area e parece que a galera ta bem perdida principalmente agora com a IA. Gostei bastante da sua reflexão no video. Conheci agora o canal e vou começar a acompanhar.
Boa pauta Leonardo, eu desde novo sabia que queria trabalhar com informática, não tinha o conhecimento que tenho hoje, no início não tinha a noção de quão ampla é a área. Hoje vejo que minha formação serviu para ver o que realmente queria dentro da área de tecnologia, não se baseie em determinada tecnologia ou o que somente o teu curso propõe a caminhada é mais auto didática do que seguindo uma grade de um curso que em pouco tempo pode se desatualizar, o que fica é a base.
Cara sua fala é genial, a analogia com o gol quadrado é ótima também. Apesar do boom da "bolha tec" por conta da pandemia, a maioria das pessoas continua sua rotina normal e nem de longe ti é a área mais cobiçada de todas, e apesar de ter aumentado a quantidade de pessoas ingressando outros cursos como direito e médicina ainda são muito mais cobiçados, o brasileiro comum não sabe nem como um computador funciona.
Acho que sou um caso raro de mulher interessada por tecnologia, porque sempre fui interessada e encantada por computador dês de infância, nunca cheguei a fazer curso de informática pois não foi necessário eu sempre fuçava tudo e descobria sozinha, já trabalhei em outras áreas e foi extremamente estressante já que não sou muito comunicativa, o que me fez pensar que TI seja uma opção, devido a esse interesse obsessivo por trabalhar com computador, pois lidar com ele é a única coisa que eu sei fazer de melhor, até que eu passei a estudar programação e ver que não era tão difícil no meu ponto de vista, lá no curso me deparei com muita gente com dificuldade em informática e até mesmo com hardware coisa que pra mim sempre foi rotineiro, e foi a partir disso que tive certeza absoluta que TI é pra mim. No meu caso não tive nenhuma influência, tanto por parte de parentes quanto de amigos, vim de uma família sem nenhum grau de escolaridade, se nem eles estudaram quem dirá me influenciram a ter uma profissão que depende de curso superior. Mas apesar disso já teve algumas vezes onde amigos/colegas me diziam que um dia eu iria abrir minha própria assistência técnica pq eu resolvia todos os problemas de celular, computador, softwares e etc para eles... 😂😂😂😂
Graças a Deus sempre fui da área tech 😂😂, sempre fui antenado com coisas geek tecnologia, jogos. Quando conclui o ensino médio fiz um vestibular para cursar engenharia da computação, não passei, mas me arrependo de não ter seguido na área de t.i pois sempre amei tecnologia, fui fazer curso técnico em outro segmento algum tempo dps. Hj estou recuperando o tempo que não investi na área, comecei no curso de engenharia de software, estou estudando java e fazendo projetos reais para que me ajudem a conseguir minha primeira oportunidade, aprendendo inglês para internacionalizar minha carreira. Programação é a profissão do presente mas não é pra todo mundo, estou nessa pq realmente gosto.
Passei exatamente pela mesma coisa, a vida toda sempre fui antenada em tecnologia, já trabalhei com outras coisas e só ai bateu o arrependimento de não ter feito faculdade de engenharia da computação que eu já pensava quando tinha 17/18 anos, mas como eu não tive nenhuma referência da área pra saber como era de fato eu acabei não seguindo em frente principalmente por não ter muitas mulheres e eu fiquei com medo dos homens me diminuirem por isso, mas depois que entrei no curso e vi homens com mais dificuldade que eu não pensei duas vezes em seguir em frnete a todo vapor, agora tô recuperando o tempo perdido e fazendo projetos em C# + SQL ❤
concordo, tem pessoas que ja vem de outras ares bem consolidadas , entra na área com a intenção , de ganhar muito e trabalhar home offices , entrar sem nem amar a profissão por apenas ego , i com isso tira a oportunidade de quem realmente ama
Vou te dizer que praticamente já desisti da área de programação! Estudei por praticamente dois anos uma série de assuntos voltados ao backend. Como eu sou físico de formação eu tive muita facilidade de aprender a programar, já tinha tido algumas cadeiras na universidade sobre o tema e a lógica e a matemática são meu ponto forte. Fiz alguns projetos para empresas como autonomo. Apliquei pra vagas por um ano a fio e não consegui nenhuma oportunidade de emprego fixo. Como minhas reservas financeiras foram se comprometendo nesse espaço de tempo eu me vi obrigado a procurar alguma outra coisa pra fazer. Acabei me mudando pra França e consegui uma ótima renda na área indústrial que era a área onde eu já tinha muito tempo de experiência profissional. Com o dinheiro que ganho aqui já consegui atingir meu objetivo financeiro e hoje eu me pergunto se realmente vale a pena eu voltar a tentar algo na programação mesmo achando muito interessante o assunto. O que eu percebi é que tem muitas vagas pra senior mas para junior realmente é bem difícil. Se um dia eu resolver voltar a estudar eu vou tentar direto dentro da empresa que eu já trabalho pois existem vagas pra programador aqui e dentro do assunto que eu estava estudando.
Conseguir um emprego vai muito alèm de estudar e saber a habilidade, tem todo um processo de entender o mercado e saber se vender, etc... è tudo bem complexo, entao super entendo a frustraçao. Como eu disse, realmente nao è para todo mundo. E de qualquer maneira, fico feliz de saber que conseguiu se dar bem e saiba que qualquer coisa, pode contactar-me por instagram e vejo se posso ajudar de alguma forma. Abraços e sucesso!
@@LeonardoTeruels concordo com você. Entender o mercado realmente é o mais difícil do processo. Saber se vender também é bem importante. Obrigado pela força, desejo muito sucesso pra você também! Um abraço!
A questão não é ser moda ou não, mas sim é a profissão do futuro como você disse no vídeo, o mundo está vivendo a "era digital" como alguns dizem. Profissões novas estão surgindo e essas profissões são da área da internet
@elodin5478 Mas eu nenhum momento ele falou que é o único caminho a seguir e nem que é a mais remunerada. Ele disse é o futuro em sentido de crescimento de coisas novas e profissões novas na área de TI surgindo. E que o conteúdo será necessário dentro de outras profissões.
Eu sou muito novo na área de TI tenho 17 anos e programo há pouco mais de 4 anos apenas, sempre fui interessado em tecnologia e matemática e não me imagino fazendo mais nada, mas conheço muitos pessoas que estão entrando na área só por "interesse" isso fiac óbvio e essa é a maioria, infelizmente teremos profissionais medíocres e crescimento da competitividade, mas a programação também é bem maldoso e pessoas que entrando achando que é dinheiro fácil com certeza desistiram e o mercado vai se auto regular, isso que eu acho
Cara, você não sabe o quanto fiquei feliz com esse comentário, porque é justamente esse o propósito desse canal. E me alegra muito saber que pelo menos algumas pessoas pegam isso. Que massa! Valeu demais por comentar
Eu comecei a estudar programação porque me falaram que era fácil e rápido e que ganhava bem, depois de um mês eu vi que não era nada fácil. Tô estudando há 3 meses e gostei bastante da área, mas não é nada fácil como dizem, e acho que preciso de mais uns 6 meses pra me candidatar à algumas vagas que vejo no Linkedin. As vagas são muito exigentes e pedem bastante experiência. Quem quer começar nessa área eu recomendo pesquisar bastante sobre o mercado e sobre as vagas e não sair acreditando em vídeos de pessoas que só querem vender cursos. Tmj
No meu caso foi porque eu sempre fui interessada e encantada por computador dês de infância, até eu perceber que infelizmente a área de tecnologia é a melhor opção pra mim pois é oq sei fazer de melhor e é a area onde eu me encontro em casa, já trabalhei com outras coisas e foi extremamente estressante devido eu não ser uma pessoa muito comunicativa, o que me fez pensar que o TI era a unica coisa que iria dar certo comigo, até que eu passei a estudar programação e ver que não era difícil pra mim, mas eu só tive o insight disso depois q entrei no curso e vi um monte de gente com dificuldade em informática e até mesmo com hardware coisa que pra mim sempre foi rotineiro, então ai eu tive a certeza absoluta que TI é pra mim, mas no meu caso eu não tive nenhuma influência, tanto por parte de parentes quanto de amigos, porém no caso de amigos sempre diziam que um dia eu teria uma assistência técnica pq eu resolvia todos os problemas de celular, computador, softwares e etc... 😂😂😂😂
@@avellany2969 legal, mas a parte de ser comunicativa vai ser muito necessária, programador faz reuniões todos os dias pra definir os rumos dos projetos e para as entrevistas. Isso é algo que estou desenvolvendo em mim, pois tenho bastante dificuldade em me comunicar, mas é algo que trabalhando dá pra desenvolver. Boa sorte.
Minha humilde opinião. Existe o programador e o "dev". O programador é quem realmente resolve problemas, entende os fundamentos, não é apegado a linguagem. Não discute que X é melhor do que Y. Não é expert em framework X, Y ou Z. Já o "dev", é a pessoa que fala que X é melhor do que Y. Expert em framework e defenda ela com unhas e dentes. Se perguntar nem vai saber o que é thread e o que é processo. É o que foi no hype. Fala mal de C++, mas usa Node.js. Sempre vai existir dev, mas nem todo dev é um programador. Hoje existem muitos devs, mas poucos programadores.
@jttuboi2 Na vrdd o que eu quis trazer com meu comentário é justamente sobre o boom de escolas de programação trazendo as soluções para a tal "transição" de carreira. Além disso, trazem o "glamour" da profissão, de poder trabalhar de casa, de ganhar 6k em 6 meses. Porém, o que surge com esse boom de escolas de programação é justamente muitos profissionais, em sua grande maioria, despreparados e com pouco conhecimentos. Eu realizo muitas entrevistas e vejo a incapacidade de pessoas não conseguindo resolver coisas simples para uma vaga de estágio, ou algo que seria simples para uma vaga de pleno. O básico do básico eu me refiro a questões de lógica. Nos níveis superiores poucos sabem responder sobre banco de dados, web, processos, threads, memória e etc... De 20 pessoas que eu entrevisto, 1 conseguem responder e debater sobre esses conceitos. No fim das contas todos nós somos jogados como programadores. E o que eu quis trazer é uma brincadeira com a palavra "dev", pois é o que todas as escolas de programação mais famosas da atualidade usam como termo para se referenciar aos profissionais. Logo, o mercado está cheio de pessoas que foram "formadas" e sem preparo. Poucos são realmente solucionadores de problemas.
Meu amigo Deus abençoe então preciso muito da sua ajuda,acabei de começa o curso de análise e desenvolvimento do sistema (COMECEI HOJE) teria como vc gravar algum vídeo do básico ?? Ou indicar um ? Forte abraço gostei muito do seu vídeo
Tenho 23 anos tô estudando programação a alguns meses, tô bem no início ainda mas eu to gostando muito e acho q é essa a carreira que quero seguir. Quero fazer ADS na uninter queria saber sua opinião sobre esse tecnologo se é bom pra conseguir estágios, etc....
@@LeonardoTeruels mas eu entendi sim oque vc quis dizer sobre essa ideia de estar em uma bolha. Isso é bem real mesmo e acredito que faça parte da vida. Quando você está seguindo um caminho e normal encontrar outras pessoas que tbm estão seguindo.
Video meio atrasado kk já voltou ao normal, os grupos que estou estão vazios, praticamente só os adm do grupo interagem, na moral um grupo de whatsapp java que estou, 700 pessoas, 6 estão interagindo, 2023 2022 os grupos eram infestados de gente todo dia tinha dezenas de pessoas entrando e pedindo ajuda o tempo todo, hoje são seleiros gigantes com apenas migalhas de devs interagindo.
Esse é exatanente o sentkmento wue tenho. 1- Reslmente é uma area que tem bastante vaga e olortunidsde.. mas isso só se reflete aos Seniores. Os juniores nao têm oportunidade. Como vitar senior se nao tem oportunidade? 2- Parece que hoje em dia, qualquer um que faz im cursinho tem mais chance do que quem se mata rrslmente porque escolheu a area, e nao pelo Hype, as vezes ate mentem no curriculo. 3- Vejo vagas no linkedin de outras areas, com candidaturas as vezes zeradas, ja para a area de tecnologia, todas elas com mais de 100 candidatiras Ta virando bagunça e é desmotivador.
Não é real. A atração é só pelos salários, considerados altos. No entanto, é extremamente difícil e a maioria desiste antes de quebrar a primeira curva de aprendizado.
Eu amo tec desde meus 18 anos mas me achava burro. Hoje com internet e muitos cursos to aprendendo. Por enquanto vi Python, Javascript mas to partindo de vez pro java. Um dia eu chego la
No Brasil, qualquer coisa vira moda desde que vc consiga criar conteúdos e vender para milhares de ingênuos que estão na luta por uma vida melhor. Por isso tem uns idiotas aí forçando a barra com cursos o do tipo: "se torne programar em 21 dias", "07 dias". vire programador e ganhe de 7 a 8 mil reais etc....
To querendo entrar no mundo da programacao e to a 1 passo de entrar em ADS, mas vi alguns videos falando que a IA ta vindo forte, qual sua opiniao sobre? Agora estou com muita duvida sobre ir pra IA e ADS :/
Primeiro que não são coisas separadas, IA faz parte de TI, dentro de ADS inclusive. Segundo que não vejo IA tomando lugar da profissão não, só basta saber usá-la a seu favor.
10 PRÍNCIPIOS QUE TE TORNARÃO UM PROGRAMADOR MELHOR>
th-cam.com/video/LNwSQD1i4Ls/w-d-xo.html
Aos que querem entrar na área, o segredo é não desistir jamais, não importa a dificuldade que tenha.
Falou e disse, meu caro!
Auto exploração.
@@dehatgames tudo pode ser considerado auto exploração. Logo não acho que esse conceito faça sentido.
@@dehatgames Teoricamente todos os seres vivos enquanto vivos estão se "auto explorando".
A questão é que TI não é fácil ..
A Grande maioria que entrou "na onda" não vai DURAR
Exatamente!
A maioria dessa galera na real já está sofrendo, perceba que muita gente após layoffs não estão conseguindo se realocar. Eu acho que a questão nem é "gostar" ou ver como algo "legal", mas sim ter pré disposição pra trabalhar com isso.
Tbm acho
O que eu acho que houve um "boom" na área, que foi justamente na pandemia. Na época, as empresas pagavam pra você aprender. Houveram aqueles que aproveitaram a oportunidade e aqueles tiveram-na e não se desenvolveram em cima delas. Estas, provavelmente foram excluídas do mercado. Mas o que eu vejo são algumas coisas bem peculiares. A primeira delas é que nessa carreira quem não tem disciplina e paciência e desiste no primeiro bug de dois dias quando na verdade era apenas uma virgula no lugar errado fatalmente vai ser excluído no mercado. Outra coisa que também me vem à mente e que ocorreu comigo é que a maioria das pessoas parece que só vê "desenvolvimento web". Então, todo mundo fica querendo essa área e quando você abre o LinkedIn está repleto de "olá rede... estou vindo mostrar esse projeto(que 90% dos devs já fizeram)". Tem muita gente mas nem todos vão ter resiliência pra estudar por muito tempo(Estou há 2 anos estudando mas com a mão na massa apenas há 1 ano) e que estão olhando para onde todos olham. Acho que quem trabalha com programação, seja ela em qual seguimento for, tem um futuro brilhante no médio e longo prazo. Cada dia que se passa o mundo se torna mais tecnológico e dependente desta.
Acho ótima sua visão e concordo. ☝️
Eu sou um desses, entrei na área durante a pandemia, aproveitei a onda, a empresa oferecia um curso para ensinar e depois entrar para trabalhar. Realmente agora a situação está diferente.
Não diria que virou moda. Teve uma certa glamourização no tiktok e instagram do pessoal acordando 9horas da manhã, indo a empresa só pra comer, escrever duas linhas de código e voltar pra casa 17hrs. E isso criou uma impressão equivocada da área. E tem um pessoal que não entende que T.I é uma ramo de profissional como qualquer outro. Vejo muita gente emocionada. T.I te dá certas liberdades que outras profissões não tem. Você pode estudar sem precisar de faculdade, faz um EAD e vai estudando por fora. Mas tem que estudar mesmo. você não precisa gastar com grandes insumos, como é o caso das biológicas/saúde. Você só precisa de um notebook. Você pode trabalhar pra gringa e não depende de empresas do Bananil ( odeio esse termo, mas infelizmente....). E como você falou, se T.I era do cara nerd esquisitão ( muitas das vezes também geek ou otaku) hoje virou até requisito de relacionamento para algumas mulheres (vi um perfil de uma mulher dizendo para suas seguidoras procurar se relacionar com homens da área da Tecnologia. Sim... Sério.).
Pois é mano, isso é vdd
Acredito que em torno de 90% que tenta, vai desistir.
Por ser algo extremamente rigoroso, até mesmo para coisas simples e triviais.
Estou lutando para sair do tutorial hell e desenvolver as coisas com autonomia. Bem, não tem sido fácil.
Mas é aquilo, com resiliência e paciência, os resultados vêm com o tempo.
Concordo! Conheço vários que tão indo na onda da programação, querendo aprender, mas estão engatinhando...
Não adianta só ir na onda, tem que ter garra, tem que saber que é isso que você quer ser, pelomenos por um tempo. Vontade.
E eu concordo contigo
Isso mesmo que também acredito.
Últimamente venho lendo e assistindo algumas coisas sobre esse tal "Tutorial hell", me sinto um pouco forçado a achar que isso é um pouco de mito, mesmo porque nessa área você vai ler e assistir tutoriais eternamente ou vai escrever e gravar tutoriais. Parece ser algo eterno, variando o tamanho dos tutoriais.
Você estuda Inglês também?
Eu sempre gostei de tecnologia, cresci na frente de um pc desde 2007, aprendi a programar o básico em 2012 e até me arriscava em edições, meu sonho era trabalhar com tecnologia, ser um programador, qualquer área na TI. Quando completei 18 anos sofri uma grande pressão dos meus pais para arrumar um trabalho qualquer, por quê? Naquela época o home-office (e acredito que até hoje) não era bem-visto, não era um "trabalho" aceitável. Tive que trabalhar no ramo da administração, fazia um bom serviço, mas nunca gostava, não parava para pensar se tinha milhares de administradores disputando comigo, porque focava apenas no meu serviço. Eu consegui fazer um acordo com a empresa para ser dispensado, estou aplicando o meu dinheiro para os meus estudos e fazer algo que realmente gosto, nem tudo na vida é movido ao dinheiro.
È algo que tenho muita vontade pq gosto de tecnologia. Começo esse mês a faculdade de ADS porem ja comecei alguns cursos de programação. Ja tem uns 2 anos que assisto muitos video falando sobre a area e parece que a galera ta bem perdida principalmente agora com a IA. Gostei bastante da sua reflexão no video. Conheci agora o canal e vou começar a acompanhar.
@@valdineitecnico303 legal! Fico feliz em ajudar! Seja bem-vindo
Boa pauta Leonardo, eu desde novo sabia que queria trabalhar com informática, não tinha o conhecimento que tenho hoje, no início não tinha a noção de quão ampla é a área. Hoje vejo que minha formação serviu para ver o que realmente queria dentro da área de tecnologia, não se baseie em determinada tecnologia ou o que somente o teu curso propõe a caminhada é mais auto didática do que seguindo uma grade de um curso que em pouco tempo pode se desatualizar, o que fica é a base.
Sucesso!
Cara sua fala é genial, a analogia com o gol quadrado é ótima também. Apesar do boom da "bolha tec" por conta da pandemia, a maioria das pessoas continua sua rotina normal e nem de longe ti é a área mais cobiçada de todas, e apesar de ter aumentado a quantidade de pessoas ingressando outros cursos como direito e médicina ainda são muito mais cobiçados, o brasileiro comum não sabe nem como um computador funciona.
Obrigado, meu fera! Grande abraço e muito sucesso aí!
Acho que sou um caso raro de mulher interessada por tecnologia, porque sempre fui interessada e encantada por computador dês de infância, nunca cheguei a fazer curso de informática pois não foi necessário eu sempre fuçava tudo e descobria sozinha, já trabalhei em outras áreas e foi extremamente estressante já que não sou muito comunicativa, o que me fez pensar que TI seja uma opção, devido a esse interesse obsessivo por trabalhar com computador, pois lidar com ele é a única coisa que eu sei fazer de melhor, até que eu passei a estudar programação e ver que não era tão difícil no meu ponto de vista, lá no curso me deparei com muita gente com dificuldade em informática e até mesmo com hardware coisa que pra mim sempre foi rotineiro, e foi a partir disso que tive certeza absoluta que TI é pra mim. No meu caso não tive nenhuma influência, tanto por parte de parentes quanto de amigos, vim de uma família sem nenhum grau de escolaridade, se nem eles estudaram quem dirá me influenciram a ter uma profissão que depende de curso superior. Mas apesar disso já teve algumas vezes onde amigos/colegas me diziam que um dia eu iria abrir minha própria assistência técnica pq eu resolvia todos os problemas de celular, computador, softwares e etc para eles... 😂😂😂😂
Top! Parabéns pela jornada, vai fundo! Sucesso a ti!
Graças a Deus sempre fui da área tech 😂😂, sempre fui antenado com coisas geek tecnologia, jogos. Quando conclui o ensino médio fiz um vestibular para cursar engenharia da computação, não passei, mas me arrependo de não ter seguido na área de t.i pois sempre amei tecnologia, fui fazer curso técnico em outro segmento algum tempo dps. Hj estou recuperando o tempo que não investi na área, comecei no curso de engenharia de software, estou estudando java e fazendo projetos reais para que me ajudem a conseguir minha primeira oportunidade, aprendendo inglês para internacionalizar minha carreira. Programação é a profissão do presente mas não é pra todo mundo, estou nessa pq realmente gosto.
Eu também, sempre fui! Graças a Deus haha
Passei exatamente pela mesma coisa, a vida toda sempre fui antenada em tecnologia, já trabalhei com outras coisas e só ai bateu o arrependimento de não ter feito faculdade de engenharia da computação que eu já pensava quando tinha 17/18 anos, mas como eu não tive nenhuma referência da área pra saber como era de fato eu acabei não seguindo em frente principalmente por não ter muitas mulheres e eu fiquei com medo dos homens me diminuirem por isso, mas depois que entrei no curso e vi homens com mais dificuldade que eu não pensei duas vezes em seguir em frnete a todo vapor, agora tô recuperando o tempo perdido e fazendo projetos em C# + SQL ❤
concordo, tem pessoas que ja vem de outras ares bem consolidadas , entra na área com a intenção , de ganhar muito e trabalhar home offices , entrar sem nem amar a profissão por apenas ego , i com isso tira a oportunidade de quem realmente ama
Sim! Boa
caraca mano c tá ficando bonitão kkkk me lembro do inicio do canal, tmj
Hahahahah pô, valeu demais kkk
Um dos profissionais mais sensatos da bolha Tech Br aqui no youtube
Poxa, valeu. Muito obrigado!
Vou te dizer que praticamente já desisti da área de programação! Estudei por praticamente dois anos uma série de assuntos voltados ao backend. Como eu sou físico de formação eu tive muita facilidade de aprender a programar, já tinha tido algumas cadeiras na universidade sobre o tema e a lógica e a matemática são meu ponto forte.
Fiz alguns projetos para empresas como autonomo. Apliquei pra vagas por um ano a fio e não consegui nenhuma oportunidade de emprego fixo. Como minhas reservas financeiras foram se comprometendo nesse espaço de tempo eu me vi obrigado a procurar alguma outra coisa pra fazer. Acabei me mudando pra França e consegui uma ótima renda na área indústrial que era a área onde eu já tinha muito tempo de experiência profissional. Com o dinheiro que ganho aqui já consegui atingir meu objetivo financeiro e hoje eu me pergunto se realmente vale a pena eu voltar a tentar algo na programação mesmo achando muito interessante o assunto.
O que eu percebi é que tem muitas vagas pra senior mas para junior realmente é bem difícil. Se um dia eu resolver voltar a estudar eu vou tentar direto dentro da empresa que eu já trabalho pois existem vagas pra programador aqui e dentro do assunto que eu estava estudando.
Conseguir um emprego vai muito alèm de estudar e saber a habilidade, tem todo um processo de entender o mercado e saber se vender, etc... è tudo bem complexo, entao super entendo a frustraçao. Como eu disse, realmente nao è para todo mundo. E de qualquer maneira, fico feliz de saber que conseguiu se dar bem e saiba que qualquer coisa, pode contactar-me por instagram e vejo se posso ajudar de alguma forma. Abraços e sucesso!
@@LeonardoTeruels concordo com você. Entender o mercado realmente é o mais difícil do processo. Saber se vender também é bem importante. Obrigado pela força, desejo muito sucesso pra você também! Um abraço!
A questão não é ser moda ou não, mas sim é a profissão do futuro como você disse no vídeo, o mundo está vivendo a "era digital" como alguns dizem. Profissões novas estão surgindo e essas profissões são da área da internet
Total!
@elodin5478 Mas eu nenhum momento ele falou que é o único caminho a seguir e nem que é a mais remunerada. Ele disse é o futuro em sentido de crescimento de coisas novas e profissões novas na área de TI surgindo. E que o conteúdo será necessário dentro de outras profissões.
Eu sou muito novo na área de TI tenho 17 anos e programo há pouco mais de 4 anos apenas, sempre fui interessado em tecnologia e matemática e não me imagino fazendo mais nada, mas conheço muitos pessoas que estão entrando na área só por "interesse" isso fiac óbvio e essa é a maioria, infelizmente teremos profissionais medíocres e crescimento da competitividade, mas a programação também é bem maldoso e pessoas que entrando achando que é dinheiro fácil com certeza desistiram e o mercado vai se auto regular, isso que eu acho
Concordo 100%, fera!
Inscrito só pelo título kkkkkkkk já sei que vai ser bom.
Gahahaha valeu’
Vídeo excelente! Muito além de fala só sobre programação, seus vídeos tem me gerado grandes insights sobre a vida de modo geral.
Cara, você não sabe o quanto fiquei feliz com esse comentário, porque é justamente esse o propósito desse canal. E me alegra muito saber que pelo menos algumas pessoas pegam isso. Que massa! Valeu demais por comentar
@@LeonardoTeruels Eu que agradeço irmão. Continue!
Eu gostei demais dessa linha de raciocínio Leo, parei pra pensar nisso, fora da bolha, co heço apenas 1 que tem interesse por essa área
Pois é, cara. É a realidade.
Virou moda mesmo, principalmente a turma do low-code e no-code, Leo.
Caraca, low-code e no-code è muito tenso hahahaha
@@LeonardoTeruels Sim, hahaha XD
Acho que só vai ficar na área quem realmente já tem afinidade com TI
Eu comecei a estudar programação porque me falaram que era fácil e rápido e que ganhava bem, depois de um mês eu vi que não era nada fácil.
Tô estudando há 3 meses e gostei bastante da área, mas não é nada fácil como dizem, e acho que preciso de mais uns 6 meses pra me candidatar à algumas vagas que vejo no Linkedin.
As vagas são muito exigentes e pedem bastante experiência.
Quem quer começar nessa área eu recomendo pesquisar bastante sobre o mercado e sobre as vagas e não sair acreditando em vídeos de pessoas que só querem vender cursos.
Tmj
Ótimo! É isso mesmo!
6 meses pra se candidatar a uma vaga é facil, imagina que pra ser engenheiro tu precisa de 4-5 anos pra ter CHANCE
No meu caso foi porque eu sempre fui interessada e encantada por computador dês de infância, até eu perceber que infelizmente a área de tecnologia é a melhor opção pra mim pois é oq sei fazer de melhor e é a area onde eu me encontro em casa, já trabalhei com outras coisas e foi extremamente estressante devido eu não ser uma pessoa muito comunicativa, o que me fez pensar que o TI era a unica coisa que iria dar certo comigo, até que eu passei a estudar programação e ver que não era difícil pra mim, mas eu só tive o insight disso depois q entrei no curso e vi um monte de gente com dificuldade em informática e até mesmo com hardware coisa que pra mim sempre foi rotineiro, então ai eu tive a certeza absoluta que TI é pra mim, mas no meu caso eu não tive nenhuma influência, tanto por parte de parentes quanto de amigos, porém no caso de amigos sempre diziam que um dia eu teria uma assistência técnica pq eu resolvia todos os problemas de celular, computador, softwares e etc... 😂😂😂😂
@@avellany2969 legal, mas a parte de ser comunicativa vai ser muito necessária, programador faz reuniões todos os dias pra definir os rumos dos projetos e para as entrevistas. Isso é algo que estou desenvolvendo em mim, pois tenho bastante dificuldade em me comunicar, mas é algo que trabalhando dá pra desenvolver.
Boa sorte.
Minha humilde opinião.
Existe o programador e o "dev".
O programador é quem realmente resolve problemas, entende os fundamentos, não é apegado a linguagem. Não discute que X é melhor do que Y. Não é expert em framework X, Y ou Z.
Já o "dev", é a pessoa que fala que X é melhor do que Y. Expert em framework e defenda ela com unhas e dentes. Se perguntar nem vai saber o que é thread e o que é processo. É o que foi no hype. Fala mal de C++, mas usa Node.js.
Sempre vai existir dev, mas nem todo dev é um programador. Hoje existem muitos devs, mas poucos programadores.
É uma maneira de ver o mercado e tendo a concordar. Tirando a classificação das palavras mas colocando como tipo de profissional mesmo, é isso aí
@jttuboi2 Na vrdd o que eu quis trazer com meu comentário é justamente sobre o boom de escolas de programação trazendo as soluções para a tal "transição" de carreira. Além disso, trazem o "glamour" da profissão, de poder trabalhar de casa, de ganhar 6k em 6 meses.
Porém, o que surge com esse boom de escolas de programação é justamente muitos profissionais, em sua grande maioria, despreparados e com pouco conhecimentos. Eu realizo muitas entrevistas e vejo a incapacidade de pessoas não conseguindo resolver coisas simples para uma vaga de estágio, ou algo que seria simples para uma vaga de pleno. O básico do básico eu me refiro a questões de lógica. Nos níveis superiores poucos sabem responder sobre banco de dados, web, processos, threads, memória e etc... De 20 pessoas que eu entrevisto, 1 conseguem responder e debater sobre esses conceitos.
No fim das contas todos nós somos jogados como programadores. E o que eu quis trazer é uma brincadeira com a palavra "dev", pois é o que todas as escolas de programação mais famosas da atualidade usam como termo para se referenciar aos profissionais.
Logo, o mercado está cheio de pessoas que foram "formadas" e sem preparo. Poucos são realmente solucionadores de problemas.
Meu amigo Deus abençoe então preciso muito da sua ajuda,acabei de começa o curso de análise e desenvolvimento do sistema (COMECEI HOJE) teria como vc gravar algum vídeo do básico ?? Ou indicar um ? Forte abraço gostei muito do seu vídeo
Se puder compra o curso do Nélio Alves na Udemy, sobre Java e Orientação a Objetos. Está 29,90 se não me engano. O segredo é não desistir.
Eu não conheço esse curso citado,mas já ouvi falar bem mesmo. Pelo preço, acho que vale a tentativa!
Tenho 23 anos tô estudando programação a alguns meses, tô bem no início ainda mas eu to gostando muito e acho q é essa a carreira que quero seguir. Quero fazer ADS na uninter queria saber sua opinião sobre esse tecnologo se é bom pra conseguir estágios, etc....
Que ótimo que está gostando. Isso já é meio caminho andado e bom de mais. Sim, é uma boa o tecnólogo
Houve sim um aumento de pessoas entrando na area, porem ainda e muito pouco no brasil.
Sim, concordo
@@LeonardoTeruels mas eu entendi sim oque vc quis dizer sobre essa ideia de estar em uma bolha. Isso é bem real mesmo e acredito que faça parte da vida. Quando você está seguindo um caminho e normal encontrar outras pessoas que tbm estão seguindo.
Video meio atrasado kk já voltou ao normal, os grupos que estou estão vazios, praticamente só os adm do grupo interagem, na moral um grupo de whatsapp java que estou, 700 pessoas, 6 estão interagindo, 2023 2022 os grupos eram infestados de gente todo dia tinha dezenas de pessoas entrando e pedindo ajuda o tempo todo, hoje são seleiros gigantes com apenas migalhas de devs interagindo.
😧
Esse é exatanente o sentkmento wue tenho.
1- Reslmente é uma area que tem bastante vaga e olortunidsde.. mas isso só se reflete aos Seniores. Os juniores nao têm oportunidade. Como vitar senior se nao tem oportunidade?
2- Parece que hoje em dia, qualquer um que faz im cursinho tem mais chance do que quem se mata rrslmente porque escolheu a area, e nao pelo Hype, as vezes ate mentem no curriculo.
3- Vejo vagas no linkedin de outras areas, com candidaturas as vezes zeradas, ja para a area de tecnologia, todas elas com mais de 100 candidatiras
Ta virando bagunça e é desmotivador.
Não vejo muito programador por aí só na internet é mais comum ver engenheiro, arquiteto, engenheiro, médico…
Pois é, cara. É a bolha
Não é real. A atração é só pelos salários, considerados altos. No entanto, é extremamente difícil e a maioria desiste antes de quebrar a primeira curva de aprendizado.
A atração é a moda.
Queria ser Hacker, Web designer ou cientista de dados...mas ai lembro do QI ( quem indica)😢...nem começo....
Tem sim essa questão e sim, faz diferença, mas não é a única opção e não se pode deixar desanimar por isso
Eu amo tec desde meus 18 anos mas me achava burro. Hoje com internet e muitos cursos to aprendendo. Por enquanto vi Python, Javascript mas to partindo de vez pro java. Um dia eu chego la
Chega, sim! Não desista, foque em algo e vai fundo. Abraços! Qualquer dúvida estamos por aqui
O tempo vai filtrar
O mercado sempre filtra
No Brasil, qualquer coisa vira moda desde que vc consiga criar conteúdos e vender para milhares de ingênuos que estão na luta por uma vida melhor. Por isso tem uns idiotas aí forçando a barra com cursos o do tipo: "se torne programar em 21 dias", "07 dias". vire programador e ganhe de 7 a 8 mil reais etc....
Não acho que seja só isso que faz algo virar moda hehe mas faz parte.
To querendo entrar no mundo da programacao e to a 1 passo de entrar em ADS, mas vi alguns videos falando que a IA ta vindo forte, qual sua opiniao sobre? Agora estou com muita duvida sobre ir pra IA e ADS :/
Primeiro que não são coisas separadas, IA faz parte de TI, dentro de ADS inclusive. Segundo que não vejo IA tomando lugar da profissão não, só basta saber usá-la a seu favor.
Virou moda , mais nem.todos os modelos kkk se tornaram uma celebridade.
Hahahahahhahahhahahhahahaha
A resposta é sim
hehehe
Hj qualquer zé ruela afrescalhado se diz dev. Mas poucos são bons mesmo
Isso!
Minha mãe até hoje não acha legal hahaha
HAHAHAHAHAHAHAHHAHA 🤣
Quero dinheiro =D
E quem nao quer? haha
Opa
Opa!