Receção aos estudantes internacionais do IPCB

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 6 ต.ค. 2024
  • A receção aos estudantes internacionais do Instituto Politécnico de Castelo Branco juntou mais de uma centena de alunos estrangeiros no auditório dos serviços centrais. Uma sessão de acolhimento, facilitadora da integração destes jovens, onde a preocupação foi a de os esclarecer acerca dos procedimentos a adotar na chegada à instituição, bem como divulgar os serviços e apoios disponíveis.
    Feitas as boas-vindas pelo presidente do IPCB, António Fernandes, seguiu-se o painel conduzido pela vice-presidente e pelo administrador da instituição e dos Serviços de Ação Social.
    Tendo o Politécnico de Castelo Branco a intenção de ser “um facilitador entre as instituições que promovem este apoio”, de acordo com Ana Vaz Ferreira, tratou-se de fornecer informação de forma “mais rápida e simplificada” a estes alunos “com tradições e convivências diferentes que vêm enriquecer a comunidade académica”, e que “trazem também novas experiências para a região, tornando-a tolerante às diferenças e aberta à integração de pessoas com culturas diversas”.
    Segundo Ricardo Batista, “o trabalho em rede com as instituições da cidade é uma mais-valia para responder às necessidades dos estudantes internacionais”, os quais representam uma realidade “diferente do estudante Erasmus”. A criação do estatuto do estudante internacional tem feito aumentar o interesse pelo IPCB, sendo a procura mais significativa nas áreas das engenharias, saúde e artes. O passa-palavra contribui também para a chegada de mais alunos estrangeiros, porque “são bem recebidos e por norma gostam da experiência”.
    Já os representantes das entidades parceiras da sociedade civil convidadas, entre elas a junta de freguesia da cidade, a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, a Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento e a Cáritas Interparoquial, puderam de igual modo dar resposta a algumas das questões que sempre preocupam os estudantes internacionais, da regularização de vistos e atestados de residência ao acesso aos serviços de saúde e a apoios sociais.
    Feitos os esclarecimentos à plateia, a iniciativa rematou com o habitual momento de convívio entre todos.
    Mantendo a tendência crescente, no presente ano letivo frequentam efetivamente o IPCB um total de 687 alunos estrangeiros ao abrigo do estatuto de estudante internacional, a maior parte provenientes de países africanos de língua oficial portuguesa e do Brasil.
    Jovens como a basileira Heloisa Lopes, do Amazonas, recém-chegada a Castelo Branco e a cursar Gestão Comercial na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, garantem ter procurado a instituição pela qualidade de ensino. Também no primeiro ano de licenciatura, mas do curso de Educação Básica da Escola Superior de Educação, a guineense Judimila Silva, de Bissau, admite que os apoios existentes a têm ajudado a ultrapassar barreiras. Para além disso, o angolano Estevão Dongala, de Lubango, aluno de Fisiologia Clínica na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, valoriza a receção “calorosa e afetiva”, essencial para “um ótimo aproveitamento escolar”. A frequentar pelo segundo ano Informática e Multimédia na Escola Superior de Tecnologia, depois de uma temporada dedicada ao estudo da língua portuguesa, a síria Marwa Hani Alkhatib valoriza a recetividade de colegas e professores, o que facilitou a integração.
    #ipcb #politecnicocastelobranco

ความคิดเห็น • 5

  • @edvaniaoliveira7101
    @edvaniaoliveira7101 ปีที่แล้ว

    Saudações!
    Gostaria de saber se quem terminou o ensino médio (ou secundário) em 2019 em Angola pode candidatar-se para uma vaga a licenciatura para o ano lectivo 2023/2024?

    • @ipcb
      @ipcb  ปีที่แล้ว +1

      A próxima fase de candidaturas para estudantes internacionais deverá iniciar a 16 de janeiro e nessa altura será divulgada toda a informação sobre as condições para candidatura. Sugerimos que consulte a informação nessa altura, uma vez que poderão haver modalidades de candidatura que permitam que se candidate.
      Boa sorte!

  • @domingoscacador2175
    @domingoscacador2175 ปีที่แล้ว

    Haverá algumas ajudas para estes jovens do governo português?
    É que para a minha filha, as ajudas deste país foram(0) cêntimos de euro.

    • @ipcb
      @ipcb  ปีที่แล้ว

      Bom dia. De facto, as bolsas de estudo do estado português apenas se aplicam aos estudantes nacionais.

    • @domingoscacador2175
      @domingoscacador2175 ปีที่แล้ว

      @@ipcb Nem a todos, de longe!..