Eu sou de Pernambuco, em como. ela falou né tbm tem quando agente, fala boy é quando agente não conhece, a pessoa ou quando é minina. agente fala fia ou acotrario das mininas ?
Ele, desde o outros vídeo, já demonstrou prepotência. Regionalismo é Regionalismo. Existem erros e acertos do ponto de vista linguístico, em todos estados.
É pelo Brasil ser muito grande, ou tem outro motivo? Quero dizer, é tanta diversidade, comida, linguagens. meio que existe "países" dentro do Brasil kkkkk.
Como reconhecer cearense: "IIIIEEEEEEEEEEEEEEEII" pronto. Se tu gritar vaia cearense, pode tá NO MEI DO MATO, mas se outra pessoa te responder, vai saber se eh cearense
Aqui em Brasília a gente entende praticamente todas a gírias, pq todo mundo q nasce aqui é misturado de vários estados e aqui é cheio principalmente de mais velhos q não nasceram e trouxeram seus sotaques pra cá.
Eu cresci em Curitiba mas com gente de tudo quanto é estado perto de mim, então eu falo "Uai", "Bah Tchê", "Pivete", "se pá", "mano", "véi", "trem" e outras expressões q não são do Paraná mas eu ouvi a vida toda
Meu irmão representando beeem nosso Pará. Chamar um Remista de Paysandu HAHAHAHAHA ÉGUAAAA é selado também. Biscoito é doce, Bolacha salgada. e Pão francês é Pão careca
Ok mas todas as embalagens só vem escrito biscoito🤷🏾 tenho uma vizinha que chama todo tipo d biscoito doce de Mirabel... aqui em Minas muita gente fala pão de sal e qndo criança só ficava pensando: como a pessoa aguenta comer um pão feito d sal❓😂
Gente eu amo todos sotaques do Brasil! e essas diferenças linguisticas é o que nos fazem tão interessantes. não vamos deixar essas diferenças morrerem e nem que elas sejam entraves entre nós. Coisa deliciosa que é sentar com amigos nordestinos e ficar aprendendo palavras novas e ensinando o que é cusco, capaz, peleia, china, chinelo, pago...
Sou paraense de Belém do Pará, dentro do próprio Pará há variantes linguísticas. Quem é do sul/sudeste do Pará tem um sotaque mais parecido com mineiro ou de alguma região do nordeste. Isso é influência das migrações que existem no Pará desde o período da Borracha. Na região do Tapajós, oeste do Pará, existem vocabulários diferentes. A ilha de Marajó também tem suas culturas específicas, nas danças, comidas, etc, é por isso que é chamado de cultura marajoara. Enfim, o Pará é um país.
Eu percebo isso , os S normais Até parece com o sotaque do norte do meu Piauí e com o Maranhão, Mas tem diferenças por quê a entonação é mineira ou caipira .
No Ceará, blusa é uma palavra genérica para se referir às peças que cobrem a parte de cima do corpo, assim como roupa é uma palavra genérica para qualquer tipo de vestimenta.
@@carinemaiaoliveira sim, aqui em sp blusa é um termo bem genérico tbm. Aí pra ajudar a distinguir melhor, as vezes falamos blusinha (ou brusinha para os mais íntimos 🤣) quando se trata de uma camisa ou camiseta feminina.
Que delícia de vídeo! Eu adoro ouvir sotaques, parece que acalenta a alma. Eu sou um mineiro da região central, e em Minas é legal porque a oeste e sul o povo tem o r mais retroflexo e puxa mais para o paulista de interior e/ou goiano, zona da mata tem muita influência fluminense, ao norte é bem baiano e no centro falam mais igual a mim. Acho incrível tudo isso. P.S.: Mandem áudio pra mim!
E a minha amiga do Piauí, que quando fala com a família ou qualquer outra pessoa do Piauí muda o dialeto totalmente e eu não consigo entender quase nada kkkkk amo isso!
Line, sou do Piauí se você estiver falando dos nomes e gírias sim acontece , E o povo mais antigo tem um jeito de falar muito diferente dependo da família e é prioridade falar igual eles por respeito e tem que falar com os Erros , tenho avós cearenses é sempre falo diferente com eles .
@@Line.548 sim que bom tem muitos que não dão valor mas depende da família , tinha um amigo de Brasília que começou a falar igual quando falo com meus familiares, é bom por quê é fácil ele disse como minha avó é cearense taco R em tudo que é V e no que é V se torna B e falando muito rápido kkk
@@Line.548 Tipo estava no Travesseiro mas ela mandou eu me levantar fica , estarra no trabessero marrela mandou eu me lerrantar, mas como digo nem todos falam assim depende da tua família se for de maranhenses é diferente .
@@Eleinvesteofc kkkkk mto daora! Já ouvi mtos falando assim, mas as vezes não sei identificar de onde é o sotaque. Minhas famílias tanto de pai quanto de mãe são pernambucanas, mas meus pais vieram pra SP criança, então perderam o sotaque de lá, mas eu me divirto com os áudios dos meus familiares pelo whatsapp 😂 aprendo um monte de palavra nova; mas não consigo pegar o sotaque pq não tenho contato diário com eles.
Não o significado de biscoito e cozido duas vezes vêm do latim biscoctus. Então se for cozido duas vezes é biscoito a palavra biscoito tb e usa em francês e italiano
Égua é a melhor palavra pra expressar absolutamente tudo kkkkk Éguaaa da raivaaa, Égua não!, Não é possível égua!! Éguuuaaa dirocha pode crer, Égua da make arrasou, Éeeegua tu é leso é?! É-G-U-A olha oq tu fizestes menino te aquieta!
Biscoito vem da junção de dois termos, "BIS" que significa "REPETIÇÃO"( 2x, 3x e etc ), + "COITO" que significa relação sexual ( aqui como figura de linguagem ) "CÓPULA" ( somado/juntado ) que tem como responsável o RECHEIO, e o que são essas partes que estão sendo juntadas? Duas bolachas, BOLACHA vem de "BOLO"[ bola ] ( massa que se pode ser manipulado na certa quantidade e tamanho ) + "LACHA" ( vergonha / pudor ) > sendo uma figura de linguagem para descrever um bolo envergonhado, bolo achatado, daí o termo BOLACHA. Logo, biscoito é a junção de duas bolachas por conta do recheio, bolacha é só bolacha mesmo.
@@raquelvytorya3478 vocês tem o sotaque sem o chiado na Letra S ?? , as vezes não entendo bem o sotaque de recife entendesse outra momento fala normal, Mas é massa o sotaque de vocês, Sou Piauíense com o Sotaque do norte do Estado parecido com o Maranhão .
@@raquelvytorya3478 eu acho bonito mas tem hora que dá vontade de rir é muito bonitinha a entonação, você de Arcoverde tem Sotaque igual o interior de Pernambuco é ?
Eu sou da Bahia. Bola de assoprar=balão. Bolo redondo=bolacha. Substância gelada em palito=Picolé. Substância gelada em saco plástico=geladinho. Laranja fácil de abrir e comer=tangerina. Pão francês=pão de sal. Poste com cores amarelo, vermelho e verde=Sinaleira.
A esposa do curitibano é um peixe fora d'água. Aqui em SP, todo mundo sabe a diferença entre blusa, casaco, camisa, camiseta... Quem não sabe é carioca. Hahahaha
@@Sabrina.Scherer culpe os pais!! Minha mãe desde pequeno sempre me falou q é muita falta de respeito se referir as pessoas usando "Tu" por isso sempre falo "Você "
Sou de Volta Redonda! 🤪 (VR/Interior do Rio de Janeiro/Brasil). Aqui às famílias são muito mistas mesmo. A minha, por exemplo, é mineira. Não temos um sotaque definido, rsrs.
Como mineiro posso afirmar que tem muita variação do nosso sotaque. Temos o do nordeste mineiro que se assemelha um pouco com o sotaque baiano, temos o sotaque do leste de Minas que é o mesmo de Belo Horizonte, o do Triângulo mineiro se assemelha muito com o sotaque do interior paulista, puxam muito o R.
Na verdade são três sotaques de acordo com a colonização da Região. Norte Geraizeiro sotaque dos primeiros colonos misto de sertanejos e bandeirantes. Centro colonizado pelos Emboabas e ciclo do ouro. Sul e triângulo caipira.
Eu sou da Paraíba e fui no Rio Grande do Sul, e quando eu conversava com o pessoal parecia que eu tava falando outro idioma kkkkkk tinha que explicar um monte de coisa 😂😂😂😂
Aqui no Ceará a gente não tem o costume de falar biscoito ou bolacha. Geralmente a gente fala o tipo. Ex.: não falamos "biscoito recheado" a gente fala só "Recheado", ou so "Wafer", "Cream Cracker" que na real a gente fala mesmo é "Creme Crack" kkkkkk. Em situações que o nome não remete diretamente a gente fala bolacha ou biscoito, depende. Tipo: Maizena é uma marca que aqui por metonímia a gente chama Amido de milho de Maizena, então a gente fala bolacha/biscoito maizena. Bolacha maria, biscoito Maria sla tbm, só nessas situações em que o nome não remete diretamente a uma bolacha/biscoito. E costumamos chamar de bolachas/bolachinhas aquelas que são "sortidos" pequenininhas, tanto as salgadas como as doces
Gente, sou carioca e o do Pará na maior parte do tempo tem o sotaque muito igual ao nosso KKKK muito parecido. Só nessas gírias locais (tipo "égua") e nessa questão de biscoito ou bolacha que dá pra perceber a diferença.
Eu tenho um amigo que fiz no trabalho, que ele veio de Piauí e se mudou para São Paulo, um certo dia ele soltou: "Pessoal, vamos marcar pra ir na boate?" Na hora todo mundo ficou em silêncio e perguntamos o que era boate, pois aqui pra gente de São Paulo, boate é o bordel/puteiro, pelo menos pra alguns, até ele explicar já estava geral rindo kkkkkkkkk
Podepá também se fala em MG e bolacha é de quitanda artesanal interiorana. O resto é biscoito recheado, biscoito doce, biscoito de polvilho, biscoito cream cracker, biscoito água e sal.
Sou paraense e aqui a gente chama tudo que não tem recheio de bolacha, e as com recheio são biscoito (não se aplica a biscoito de polvilho kkk), mas pode chamar do que quiser tbm, essa discussão aqui é quase inexistente
Vou falar por mim, sou gaúcho! Assim, biscoito eu uso geralmente para cookies, algo mais específico, biscoito de milho etc e tals… assim, num geral utilizo bolacha, tipo Maria, polvilho, e para aquelas em saquinhos, trakinas, oreo eu falo bolachinha. Kkkkkk, bem assim separadinho em categorias
Fala serio man, eu não consigo ver diferença só recife , vocês falam igual o sul do meu estado com o sotaque nordestino raiz , eu sou do norte do Piauí dizem que não temos esse sotaque inclusive estou em SP e me perguntam isso direto, mas a a gente só sabe quando saí do próprio estado ou se for um estado com mais de dois sotaques tipo o Piauí .
Aonde eu moro no interior de São Paulo, vale do Ribeira, tem sotaque até dependendo da cidade, mas muitas pessoas daqui usam "meu bom Jesus de Iguape", "maenga", "crendiospai". Acho que as cidades daqui que tem os sotaques mas fortes são Pariquera-Açu e Iguape.
Aqui no Pará a questão nem é o sotaques, sim as gírias que são muitas, tanto na capital quanto no interior, você encontrará várias palavras para se expressar.
Como catarinense, consigo entender o sotaque de todo mundo porque aqui a gente tem muitos sotaques no mesmo estado, ainda mais em Florianópolis. Dizem que eu tenho sotaque de paulista, mesmo vivendo a vida toda aqui.
Bolacha "sem recheio" - biscoito "recheado". A palavra "Biscoito" veio primeiro na língua portuguesa a bolacha veio bem depois. Historicamente, os biscoitos eram recheados. Mas como virou "polêmica" cada marca representa da sua forma, e também tanto faz! Dialeto e gírias são duas coisas completamente diferentes. Em São Paulo se fala mandioca, no nordeste se fala macaxeira e são a mesma coisa falada por dialetos locais. Gíria é mais sobre modismo, dialeto são expressões locais fixas. Adorei o vídeo!!!!
Maranhense, de forma geral, fala tanto bolacha quanto biscoito, depende do humor rsrsrs! Mas algumas pessoas vão diferenciar pelo sabor, se doce ou salgado.
Paulistano (como eu 💙) é quem nasce na cidade de São Paulo. Paulista é quem nasce nas outras cidades do estado de SP sem ser na capital. Eu nasci na capital (nasci no Belenzinho), então sou paulistano..
Paulista = nasceu no estado de São Paulo Paulistano= nasceu na cidade de São Paulo. Todo paulistano é paulista, mas nem todo paulista é paulistano kkkk
Aqui no MS é tanta influência geográfica e de migração que somos sempre confundidos, porém o lado interessante é que tem muitas coisas que entendemos dos outros sotaques (salvo os regionalismos bem específicos é claro). "Encarangando", "trem" etc a gente não fala mas reconhece.
Rapaz!! Sou mineiro da gema mesmo sabe!!? Bem do interior... E eu vendo esse rapaz de Goiás falando,ele fala igualzin nóis aqui!! Eu achava que só nós mineiros usávamos o "trem" pra se referir a "qualquer coisa". Tamo tudo junto e misturado.
Em minas depende de onde a pessoa mora, quem mora no Interior tem bastante diferença de quem Mora na região central, principalmente em BH e região metropolitana
Mandioca é venenosa, porém é com ela que se faz a goma pra fazer tapioca, a macaxeira não tem como extrair goma, mas serve para fritar e não é tóxica. Tem outros tipos, mas não é tão comum na feira.
@@jeffmesquita8237 Da região de MG que minha família veio, as duas são mandioca e mandioca brava (a que contém mais cianeto). Mas todas são da mesma espécie...
"É biscoito ou é bolacha?" É a mesma coisa que perguntar "É macarrão ou é espaguete?", assim como o espaguete é uma forma de macarrão, e a gente chama assim pra especificar, a bolacha é uma forma de biscoito, que em muitos lugares chama assim pra especificar biscoito achatados. Tbm usamos especificações com outras formas, ou gosto, ou ingrediente (rosquinhas, salgadinhos, porvilho...)
Nunca entendi essa discussão se é biscoito ou bolacha. Acho que quem iniciou tudo isso foi São Paulo e Rio. Aqui em Belém BOLACHA é bolacha água e sal, tipo cream craker. BISCOITO é doce, com recheio ou sem recheio, tanto faz, contanto que seja doce
11:18 Então... Achei que ela ia falar biscoito, porque aqui em Minas ta escrito biscoito nas embalagens kkk apesar de eu saber que no português se for industrializado é bolacha, se for feito em casa é biscoito. Mas aqui em BH todo mundo diz biscoito para tudo, porque vem escrito biscoito em tudo "biscoito recheado, biscoito cream cracker, biscoito de polvilho, biscoitão de queijo (esse que ela disse)". . . . . Por que ela foi falar do biscoitão??!! Agora eu quero um com um cafezinho.
quantos representantes do sul? 2 quantos representantes do sudeste? 3 quantos representantes do centro oeste? 1 quantos representantes do nordeste? 2 quantos representantes do norte? 1 eu sendo rondoniense agora 🤡🤡🤡 o norte é masseta, deveriam ter trazido pelo menos mais uma pessoinha daqui né
Mas a representatividade do RS não tava grande coisa tbm, a menina não falou nada com nada. Eu já preferia q tivesse um de cada estado no vídeo, mas aí o vídeo teria mais de uma hora
Por que talvez tu foi para a parte do Pará sem chiado, eu sou do Piauí e tem uma parte do Pará que fala parecido com a gente e o Maranhão também a diferença é que falam mais certinho e tem um jeito mineiro caipira , Já em Belém e por ali próximo chia .
Participantes da rodada:
instagram.com/kelvinmaues/
instagram.com/carmeniceleao/
instagram.com/lucasalveshumor/
instagram.com/nailatp/
instagram.com/xulis_/
instagram.com/oxeemanuh/
instagram.com/anaseerig/
instagram.com/jpteixeiram/
instagram.com/bruzzzin/
Eu sou de Pernambuco, em como. ela falou né tbm tem quando agente, fala boy é quando agente não conhece, a pessoa ou quando é minina. agente fala fia ou acotrario das mininas ?
"A gente de Curitiba fala as coisas muito certo", senti a mamacita falando. Credo!
🤣🤣😅
Em outro vídeo q vi desse canal, ele tbm falou q eles falam certo, n gostei dele, se acha
@@raissavictoria73 também não curti ele. Sinto uma arrogância.
"Nós de lá fala tudo curto"
Ele, desde o outros vídeo, já demonstrou prepotência. Regionalismo é Regionalismo. Existem erros e acertos do ponto de vista linguístico, em todos estados.
É pelo Brasil ser muito grande, ou tem outro motivo? Quero dizer, é tanta diversidade, comida, linguagens. meio que existe "países" dentro do Brasil kkkkk.
é por ele ser grande e as origrns, cada país recebeu imigrantes e teve misturas diferentes
País com dimensões continentais, influencias e com raízes diferentes.
Também pela cultura que foi herdada de cada região.
Tem nada haver. E da natureza humana países menores como Alemanha tem diversidade linguísticas maiores que o Brasil por exemplo.
É por conta da historia de colonização e guerras que existem essas diferenças linguisticas e culturais em qualquer país, até nos pequenos.
Nós do Nordeste temos essa habilidade de encurtar as frases kkkkk
Minas, às vezes, parece uma fusão de Nordeste, Centro-oeste e Sudeste (não sou mineiro, é o q parece quando escuto)
@@CarlosHenrique-co1ql concordo
A gente tem características em comum e nos damos bem com todos
nós de minas encurtamos e colocamos no diminutivo ao mesmo tempo kkkkk
MInas então, nem se fala
Como reconhecer cearense:
"IIIIEEEEEEEEEEEEEEEII"
pronto. Se tu gritar vaia cearense, pode tá NO MEI DO MATO, mas se outra pessoa te responder, vai saber se eh cearense
Aqui em Pernambuco a gente também faz. Depois de velha eu descobri que no Ceará tbm rola kkkkkkk
YEEEEEEEY, QUEIMA QUENGARAL!!
Nordestino em si, pq Piauí e Paraíba tbm fazem kkkkkkk
Vaia nordestina..nos outros estados nordestinos também tem vaia..ñ é exclusividade de vcs do Ceará
@@anacarolinapereira_s_ duvido ser igual a nossa, é tanto que a vaia CEARENSE é conhecida pelo país inteiro.
A menina de Recife nem precisou dizer que era daqui e eu já reconheci o sotaque logo kkkkk
N tem como confundir. Kkk eu conheço logo da minha terrinha
Eu pensei a mesma coisa kkkkk
Vosso sotaque é bem característico. Quando Ali estive, acharam que eu era estrangeiro, a despeito de falar português.
Só quem é de fora confunde, quem é daqui é impossível confundir KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKĶKKK
@@marcosmoreira7034 és de onde?
Aqui em Brasília a gente entende praticamente todas a gírias, pq todo mundo q nasce aqui é misturado de vários estados e aqui é cheio principalmente de mais velhos q não nasceram e trouxeram seus sotaques pra cá.
Eu cresci em Curitiba mas com gente de tudo quanto é estado perto de mim, então eu falo "Uai", "Bah Tchê", "Pivete", "se pá", "mano", "véi", "trem" e outras expressões q não são do Paraná mas eu ouvi a vida toda
Brasília é sem sotaque e sem gíria
@@Loboguara577 por experiência digo o contrário
No RJ nunca tem confusão
Doce: Biscoito
Salgado: Biscoito
O "égua" é um patrimônio do Norte e Nordeste,aqui no Maranhão a cada 5 frases,2 tem égua kkkkklk
O "égua" é exclusivo do norte, mas especificamente do Pará e do Amapá, ou seja apenas nortista pode se apoderar do "égua"
Não sabia que no Maranhão falaram égua, deve ser influência de paraense
aqui no Norte nunca vi ninguém falando isso
Maranhão estado q adora copiar os outro
Brasil inteiro: Biscoito de Povilho
Maranhão: PETA
No ceará é peta. Fazendo a média dos dois, piauí deve ser peta também.
Em goias também chamamos de peta
Pernambuco tbm é Peta
@@milarfo é biscoito de polvilho msm
@@Megascyter11 interior de Pernambuco é Peta
“Bolacha é um tapa na cara” foi foda papo reto kkkkkkkkkkk mt engraçado
Meu irmão representando beeem nosso Pará. Chamar um Remista de Paysandu HAHAHAHAHA ÉGUAAAA é selado também. Biscoito é doce, Bolacha salgada. e Pão francês é Pão careca
Finalmente alguém que pensa igual eu quanto a bolacha e biscoito! Obrigada!!!
Ok mas todas as embalagens só vem escrito biscoito🤷🏾 tenho uma vizinha que chama todo tipo d biscoito doce de Mirabel... aqui em Minas muita gente fala pão de sal e qndo criança só ficava pensando: como a pessoa aguenta comer um pão feito d sal❓😂
Pão careca😂😂 ameiii
Acho que as empresas fazem uma embalagem diferente pra cada estado tipo o Google maps deixando um mapa diferente em cada país
Sou paraense, pra mim, bolacha é a banda do biscoito, a parte que não tem recheio. Bolacha recheada seria uma banda de biscoito com recheio dentro
A gaúcha fala "cacetinho" e acha ridículo falar "pão francês"...
Em Portugal é cassete, antigamente era cassete
Adorei que a pessoa do Rio de Janeiro é do interior e não da capital!
percebi, pq o sotaque tbm muda
Eu tbm sou do Interior de Rio de Janeiro kk
Quem é??
@@vanessaxavier735 como muda sou do Rio capital
Volta redonda aq🤡
Gente eu amo todos sotaques do Brasil! e essas diferenças linguisticas é o que nos fazem tão interessantes. não vamos deixar essas diferenças morrerem e nem que elas sejam entraves entre nós. Coisa deliciosa que é sentar com amigos nordestinos e ficar aprendendo palavras novas e ensinando o que é cusco, capaz, peleia, china, chinelo, pago...
Sou paraense de Belém do Pará, dentro do próprio Pará há variantes linguísticas. Quem é do sul/sudeste do Pará tem um sotaque mais parecido com mineiro ou de alguma região do nordeste. Isso é influência das migrações que existem no Pará desde o período da Borracha. Na região do Tapajós, oeste do Pará, existem vocabulários diferentes. A ilha de Marajó também tem suas culturas específicas, nas danças, comidas, etc, é por isso que é chamado de cultura marajoara. Enfim, o Pará é um país.
Eu percebo isso , os S normais Até parece com o sotaque do norte do meu Piauí e com o Maranhão, Mas tem diferenças por quê a entonação é mineira ou caipira .
@@Eleinvesteofc falo mt bem , eu sou do interior do Pará e fala parecido com mineiro misturado com nordestino
FALOU TUDO 👏🏽👏🏽👏🏽
Eu também tenho esse problema com os paulistanos em relação as roupas, BLUSA NAO É CAMISETA
Eu sou de Sergipe e nunca ouvi muito essa palavra "blusa" eu só conheço "camisa" mesmo kskksks
No Ceará, blusa é uma palavra genérica para se referir às peças que cobrem a parte de cima do corpo, assim como roupa é uma palavra genérica para qualquer tipo de vestimenta.
Paulista é assim, é tudo blusa kkkkkkkkk
@@carinemaiaoliveira sim, aqui em sp blusa é um termo bem genérico tbm. Aí pra ajudar a distinguir melhor, as vezes falamos blusinha (ou brusinha para os mais íntimos 🤣) quando se trata de uma camisa ou camiseta feminina.
@@Line.548 SIM KKKKKKKKKKKKKK
1:03 Como assim não tem muita gíria na Bahia? Kkkkkk é o que mais tem
pô, nego, é gíria p tudo. "tá viajando, é" "você é barril" "qual foi, vei"
@@gabrielfreitas6240 não tem só essa gírias, tem muito mais
"Isso não da reggae"
"Comer água", "laela", "quem vai é coelho"...
Simmm, eu não acredito que ela disse isso
Que delícia de vídeo! Eu adoro ouvir sotaques, parece que acalenta a alma. Eu sou um mineiro da região central, e em Minas é legal porque a oeste e sul o povo tem o r mais retroflexo e puxa mais para o paulista de interior e/ou goiano, zona da mata tem muita influência fluminense, ao norte é bem baiano e no centro falam mais igual a mim. Acho incrível tudo isso.
P.S.: Mandem áudio pra mim!
Aqui no Norte do Paraná o R é beem puxado mesmo, mas em Curitiba não, é curioso isso.
Minas abrange o Brasil todo em um só estado, amo meu estado uai
Pernambucana aqui e digo: não é nem biscoito e nem bolacha... é bUlacha. Kkkk
EXATO! Ksskks
É futurinhos😎
🙄
Eu hein minha mae era pernambucana e falavamos biscoito!
Oxe aqui a gente fala biscoito
"que coisa ridícula falar pão francês"
mano
...
cacetinhokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@Lê Nunes acho feio tbm
Cacetinho é o certo ué
mas em sp ngm fala pão francês, a gente só fala pão mesmo
@@aamandacristinaa sou de São Paulo também, aqui falam e muito. Geralmente é pão, mas pra diferenciar específicam
"francês"
@@laur__666 sério??? eu só vejo falaram pão ou pão de sal
E a minha amiga do Piauí, que quando fala com a família ou qualquer outra pessoa do Piauí muda o dialeto totalmente e eu não consigo entender quase nada kkkkk amo isso!
Line, sou do Piauí se você estiver falando dos nomes e gírias sim acontece , E o povo mais antigo tem um jeito de falar muito diferente dependo da família e é prioridade falar igual eles por respeito e tem que falar com os Erros , tenho avós cearenses é sempre falo diferente com eles .
@@Eleinvesteofc é mto legal! As vezes me pego falando igual ela, acredita? Kkkk
@@Line.548 sim que bom tem muitos que não dão valor mas depende da família , tinha um amigo de Brasília que começou a falar igual quando falo com meus familiares, é bom por quê é fácil ele disse como minha avó é cearense taco R em tudo que é V e no que é V se torna B e falando muito rápido kkk
@@Line.548 Tipo estava no Travesseiro mas ela mandou eu me levantar fica , estarra no trabessero marrela mandou eu me lerrantar, mas como digo nem todos falam assim depende da tua família se for de maranhenses é diferente .
@@Eleinvesteofc kkkkk mto daora! Já ouvi mtos falando assim, mas as vezes não sei identificar de onde é o sotaque.
Minhas famílias tanto de pai quanto de mãe são pernambucanas, mas meus pais vieram pra SP criança, então perderam o sotaque de lá, mas eu me divirto com os áudios dos meus familiares pelo whatsapp 😂 aprendo um monte de palavra nova; mas não consigo pegar o sotaque pq não tenho contato diário com eles.
Biscoito é de polvilho. Se tem formato redondo é bolacha. Até existe o bicho redondo chamado bolacha do mar (e não biscoito do mar).
Não o significado de biscoito e cozido duas vezes vêm do latim biscoctus. Então se for cozido duas vezes é biscoito a palavra biscoito tb e usa em francês e italiano
Bolacha é um biscoito recheado, antes vc falar bolacha do que falar biscoito recheado e o resto que nn tem recheio é tudo biscoito.
Se fosse bolacha tinha na embalagem. Bolacha é salgada e biscoito é doce. Ponto.
Tá escrito na embalagem biscoito. Fim de papo.
@@biiasouza6827 Não, é o contrário , "🔃 Toma essa carta de reverter do uno"
EU FICO MEGA TRISTE! pelo fato de ser do Espírito Santo, e raramente alguém lembra da gente.. 😓
Pó espírito santo tem vitória e vila velha que são lindas cidades
mano, nunca entendi isso tbm, vcs são do "grupo" sudeste, junto com SP, RJ e MG, mas nn chegam nem perto de ter a midia q eles tem, mt doido isso
ES, significa ESquecidos.
@@arthuroarthur1996 Entre várias outras incríveis, Guarapari referencia no brasil todo, mas enfim. É isto
@@ericpaixao3503 POIS É CARA!!! tempos tanta cultura também, poxa
Égua é a melhor palavra pra expressar absolutamente tudo kkkkk Éguaaa da raivaaa, Égua não!, Não é possível égua!! Éguuuaaa dirocha pode crer, Égua da make arrasou, Éeeegua tu é leso é?! É-G-U-A olha oq tu fizestes menino te aquieta!
Egua mana, arrasastes!!!! Kkkkkk
Égua, totalmente!!!!
Égua ❤
égua de rocha
Mas o que seria essa expressão "égua de rocha" ou "égua dirocha"? 😅
Sou do Rio de Janeiro. 😅
Biscoito vem da junção de dois termos, "BIS" que significa "REPETIÇÃO"( 2x, 3x e etc ), + "COITO" que significa relação sexual ( aqui como figura de linguagem ) "CÓPULA" ( somado/juntado ) que tem como responsável o RECHEIO, e o que são essas partes que estão sendo juntadas? Duas bolachas, BOLACHA vem de "BOLO"[ bola ] ( massa que se pode ser manipulado na certa quantidade e tamanho ) + "LACHA" ( vergonha / pudor ) > sendo uma figura de linguagem para descrever um bolo envergonhado, bolo achatado, daí o termo BOLACHA.
Logo, biscoito é a junção de duas bolachas por conta do recheio, bolacha é só bolacha mesmo.
Cearense manda logo um :
"IAEEEEEEEEEEEEIIII"
"Mancho, Man"
"Arri égua"
"Aí dento"
Eu acho que a palavra que eu mais uso do amazonês é "fuleiragem"kkkkk
Acredito que é do norte e nordeste, pq aqui no Ceará essa palavra é bem presente dos cearenses
Em pernambuco tbm se fala isso bastante
Brabissimo, deve ser norte-nordeste mesmo
Belém tbm fala assim
Aqui em MT tbm usamos
O bom de morar em Goiás é que ele é quase no meio do Brasil, daí fica fácil de reconhecer gírias e expressões de outros estados.
Verdade kkkk vantagens de morar em GO
Sim, tem gente de tudo quanto é lugar.
Exatamente kkkk
Sou goiano e moro em SP a 4 anos e sei bem como é 😂
sim e aq é cheio de gente de todo estado eu mesmo n falo mto do goianes pq minha família é tocantinense e paraense maranhense ent eu falo uma loucura
Muito legal!!!
Sou de Pernambuco e é legal perceber que Recife, três horas da minha cidade tem o sotaque totalmente diferente do da minha cidade.
Tu fala de qual cidade de PE?
@@isabellemon7723 Arcoverde
@@raquelvytorya3478 vocês tem o sotaque sem o chiado na Letra S ?? , as vezes não entendo bem o sotaque de recife entendesse outra momento fala normal, Mas é massa o sotaque de vocês, Sou Piauíense com o Sotaque do norte do Estado parecido com o Maranhão .
@@Eleinvesteofc exatamente, quando fui lá pela primeira vez estranhei bastante isso kkkkkkk
@@raquelvytorya3478 eu acho bonito mas tem hora que dá vontade de rir é muito bonitinha a entonação, você de Arcoverde tem Sotaque igual o interior de Pernambuco é ?
Eu realmente não entendo quando a Carmenice tá no telefone com a família dela kkkk
Galera do Norte e Nordeste parece ser bem mais afinada com as particularidades linguísticas da região.
Nem pão francês nem cassetinho, aqui na baixada é média KKKKKK
Aqui é pão de sal
Pão careca kkkkkk
Que baixada?
@@paulo_ssouza_ Baixada santista, litoral de sp tipo Santos, São Vicente....
Kkk isso msm
Eu sou da Bahia. Bola de assoprar=balão. Bolo redondo=bolacha. Substância gelada em palito=Picolé. Substância gelada em saco plástico=geladinho. Laranja fácil de abrir e comer=tangerina. Pão francês=pão de sal. Poste com cores amarelo, vermelho e verde=Sinaleira.
A esposa do curitibano é um peixe fora d'água. Aqui em SP, todo mundo sabe a diferença entre blusa, casaco, camisa, camiseta... Quem não sabe é carioca. Hahahaha
Antigas gerações:Sotaque característico da região.
Geração z: Mistura bizarra de Sotaques.
Que raiva disso! O meu irmão assiste muito youtubers paulistas e cariocas e fica repetindo, é muito chato. Somos paraenses.
@@MariaOliveira-ld6di não é de propósito, de tanto consumir conteúdo acaba ficando impregnado na mente
@@MariaOliveira-ld6di Aqui no Rio Grande do Sul, também. Falamos "tu" aqui e essa nova geração vem falando "você"
Minha prima de 8 anos falando "tchipo assim" (sou de AL) 🙄
@@Sabrina.Scherer culpe os pais!! Minha mãe desde pequeno sempre me falou q é muita falta de respeito se referir as pessoas usando "Tu" por isso sempre falo "Você "
Sou de Volta Redonda! 🤪 (VR/Interior do Rio de Janeiro/Brasil).
Aqui às famílias são muito mistas mesmo. A minha, por exemplo, é mineira. Não temos um sotaque definido, rsrs.
Sou da cidade vizinha a mesma coisa aqui,ou e mineiro ou e de algum estado do nordeste kskaksk
Moro em Londres e todo mundo pergunta se sou do Pará (Sou de Manaus/AM)... e é vdd, falamos muito igual... claro cada um com suas particularidades.
Como aprendi (PB)
Recheado = biscoito
Sem recheio = bolacha
Tbm aprendi assim
@Elton Aqui bolacha no sentido de porrada é coisa que gente mais idosa fala xD Ou dublagem dos anos 80
aqui em Goiás e o contrário KJKJKJKKKKKK
Amo essa diversidade
Aqui em sp é o contrario tbm kkkkkkkkk
eu amo o sotaque do pessoal de Pernambuco
Como mineiro posso afirmar que tem muita variação do nosso sotaque. Temos o do nordeste mineiro que se assemelha um pouco com o sotaque baiano, temos o sotaque do leste de Minas que é o mesmo de Belo Horizonte, o do Triângulo mineiro se assemelha muito com o sotaque do interior paulista, puxam muito o R.
Verdd mas eu concigo reconhecer todos esses .
Na verdade são três sotaques de acordo com a colonização da Região. Norte Geraizeiro sotaque dos primeiros colonos misto de sertanejos e bandeirantes. Centro colonizado pelos Emboabas e ciclo do ouro. Sul e triângulo caipira.
@@nerdincorreto7233 ótima resposta.
Eu sou da Paraíba e fui no Rio Grande do Sul, e quando eu conversava com o pessoal parecia que eu tava falando outro idioma kkkkkk tinha que explicar um monte de coisa 😂😂😂😂
Sou do RS e é bem difícil pra gente entender mesmo 🤣💙💙
O Brasil é maravilhoso!
E os brasileiros "somos" tudo de bom.
Aqui no Ceará a gente não tem o costume de falar biscoito ou bolacha. Geralmente a gente fala o tipo. Ex.: não falamos "biscoito recheado" a gente fala só "Recheado", ou so "Wafer", "Cream Cracker" que na real a gente fala mesmo é "Creme Crack" kkkkkk. Em situações que o nome não remete diretamente a gente fala bolacha ou biscoito, depende. Tipo: Maizena é uma marca que aqui por metonímia a gente chama Amido de milho de Maizena, então a gente fala bolacha/biscoito maizena. Bolacha maria, biscoito Maria sla tbm, só nessas situações em que o nome não remete diretamente a uma bolacha/biscoito. E costumamos chamar de bolachas/bolachinhas aquelas que são "sortidos" pequenininhas, tanto as salgadas como as doces
5:23 já rodei são paulo inteira e jamais ouvi alguém dizer “guela” nessa sentido hahaha
Eu tb nunca ouvi kkkkk
24 anos nascida e criada e nunca usei nem ouvi
Também não
Não sei qual a região dessa moça, mas na Bahia tem gíria sim. Especialmente Salvador e região.
É isso que eu ia falar! Oq mais temos é gíria
Gente, sou carioca e o do Pará na maior parte do tempo tem o sotaque muito igual ao nosso KKKK muito parecido. Só nessas gírias locais (tipo "égua") e nessa questão de biscoito ou bolacha que dá pra perceber a diferença.
não é nem biscoito nem bolacha
é bulacha
Nando Moura be like:
Eu tenho um amigo que fiz no trabalho, que ele veio de Piauí e se mudou para São Paulo, um certo dia ele soltou:
"Pessoal, vamos marcar pra ir na boate?" Na hora todo mundo ficou em silêncio e perguntamos o que era boate, pois aqui pra gente de São Paulo, boate é o bordel/puteiro, pelo menos pra alguns, até ele explicar já estava geral rindo kkkkkkkkk
Sou do Piauí e boate que eu saiba é isso que tu falou mesmo é o famoso cabaré.
Essa mineira falou tudo, aqui no interior de sp, biscoito é de polvilho ou biscoitão, o resto é bolacha
O cara do Paraná tbm falou se eu não me engano..
Aqui no RS também
A menina de Recife fala igualzinho a todo mundo aqui, conheci de longe 🗣️
Verdade. KKKKKK me identifiquei de primeira.
O menino de Curitiba: gosto de falar as coisas certinhas
As embalagens escrito "biscoito": é bolacha
🤡
😅😅🤣🤣😂
Karol Conká: esse é meu garoto
Não importa o que está escrito, se o sudeste (principalmente SP) fala que é bolacha, é bolacha e acabou
aham cláudia senta lá
@@turismoeafins4376 o cara tá preso em 2016 puta merda
Pernambuco melhores gírias e melhor sotaque ❤️ amo demais 😍
Podepá também se fala em MG e bolacha é de quitanda artesanal interiorana. O resto é biscoito recheado, biscoito doce, biscoito de polvilho, biscoito cream cracker, biscoito água e sal.
A questão de bolacha pra mim é a mesma do menino do Pará
Sou paraense e aqui a gente chama tudo que não tem recheio de bolacha, e as com recheio são biscoito (não se aplica a biscoito de polvilho kkk), mas pode chamar do que quiser tbm, essa discussão aqui é quase inexistente
AMO estes sotaques diferentes. 🥰
Vou falar por mim, sou gaúcho! Assim, biscoito eu uso geralmente para cookies, algo mais específico, biscoito de milho etc e tals… assim, num geral utilizo bolacha, tipo Maria, polvilho, e para aquelas em saquinhos, trakinas, oreo eu falo bolachinha. Kkkkkk, bem assim separadinho em categorias
Em Minas (BH) se fala biscoito pra tudo, bolacha é tapa ou aquele biscoito q tá velho e murcho!
eu sou de alagoas e consigo perceber que o nosso sotaque é mais difícil de perceber, não é aquele sotaque nordestino padrão
Fala serio man, eu não consigo ver diferença só recife , vocês falam igual o sul do meu estado com o sotaque nordestino raiz , eu sou do norte do Piauí dizem que não temos esse sotaque inclusive estou em SP e me perguntam isso direto, mas a a gente só sabe quando saí do próprio estado ou se for um estado com mais de dois sotaques tipo o Piauí .
Verdade , ruim em Maceió e o sutaque nordestino é mais fraco
Sou da Colombia. Para mim todos falam igual. kkkkkkkkk. Formosos todos e todas.
🥰
é pq eles já moram fora dos estados deles há um tempo. Agora tenta entender o pessoal dp interior? só a misericórdia kkkkkkk
Não precisa falar pão francês em sp, vc só fala o número de paes que vc quer q o atendente vai entender kkkkk
Égua e Oxe são minhas vírgulas, pontos e pausas... Pernambucana crescida no Pará. Não poderia ter raízes em lugares melhores. Amo de rocha!
Bolacha recheada e Bolacha de água e sal. Fim do mistério. 😁
Mano e bolacha é mt paulista KKKKKKKKKLL
Pra mim, biscoito é doce e bolacha é salgado.
Mas eu vivo falando "bolacha recheada" kkkkkkkk
Sou gaucha, de porto alegre e falo direto "pode pa" e força de gente que eu conheço daqui falam tambem
Aonde eu moro no interior de São Paulo, vale do Ribeira, tem sotaque até dependendo da cidade, mas muitas pessoas daqui usam "meu bom Jesus de Iguape", "maenga", "crendiospai". Acho que as cidades daqui que tem os sotaques mas fortes são Pariquera-Açu e Iguape.
Aqui no Pará a questão nem é o sotaques, sim as gírias que são muitas, tanto na capital quanto no interior, você encontrará várias palavras para se expressar.
Por que o Norte só teve um representante do Pará e o Centro-Oeste um goiano? Cadê um amazonense, acreano, roraimense, brasiliense, mato-grossense?
Região Norte sempre esquecida no rolê.
Fiquei triste que não apareceu ninguém do Mato Grosso do Sul :(
@@fabisfabs mas o sotaque é igual, num é não ?
Como catarinense, consigo entender o sotaque de todo mundo porque aqui a gente tem muitos sotaques no mesmo estado, ainda mais em Florianópolis. Dizem que eu tenho sotaque de paulista, mesmo vivendo a vida toda aqui.
Sério obrigada por esse vídeo eu acho incrível a diversidade do nosso país é como se tivesse vários países dhshsh acho tão massa
dizem que no sul, principalmente em santa catarina, a gente fala cantando, nunca percebi isso kkkkk
No interior do RS os descendentes de italiano falam meio cantando
O moço do Paraná resume Paraná em Curitiba, me senti excluída morando no Paraná ksjkkk
Bolacha "sem recheio" - biscoito "recheado". A palavra "Biscoito" veio primeiro na língua portuguesa a bolacha veio bem depois. Historicamente, os biscoitos eram recheados. Mas como virou "polêmica" cada marca representa da sua forma, e também tanto faz! Dialeto e gírias são duas coisas completamente diferentes. Em São Paulo se fala mandioca, no nordeste se fala macaxeira e são a mesma coisa falada por dialetos locais. Gíria é mais sobre modismo, dialeto são expressões locais fixas. Adorei o vídeo!!!!
Aqui é Aipim
@@IgorNQNn você é do Rio de Janeiro? Acho que no Rio eles falam aipim também...
@@maherocha RS
@@IgorNQNn aprendi mais uma coisa, pensei que apenas os cariocas falassem assim! Bom saber 🙂
@@maherocha Boa, eu creio que o Sul Inteiro fala Aipim
Personagens novos foram adicionados ao jogo
Brazilian DLC
Maranhense, de forma geral, fala tanto bolacha quanto biscoito, depende do humor rsrsrs! Mas algumas pessoas vão diferenciar pelo sabor, se doce ou salgado.
No Piauí o que vier na cabeça primeiro kkkkk
Aqui em PE biscoito é doce e bolacha é salgada.
Quer dizer então que Volta Redonda é Minas no Rio igual Juiz de Fora é o Rio em Minas?
@Laryssa Carvalho kkkkkkk uma vez fui pra Joinville e falaram que eu era da Bahia! Vai entender (sou de x de fora)
qual a diferença do paulistano e do paulista?
Estado e cidade acho haha
Paulistano (como eu 💙) é quem nasce na cidade de São Paulo. Paulista é quem nasce nas outras cidades do estado de SP sem ser na capital. Eu nasci na capital (nasci no Belenzinho), então sou paulistano..
@@sinister2406 tamo junto, meu truta! 😃
Paulista = nasceu no estado de São Paulo
Paulistano= nasceu na cidade de São Paulo.
Todo paulistano é paulista, mas nem todo paulista é paulistano kkkk
Paulista é a pessoa que nasceu no estado de São Paulo. Paulistano é a pessoa que nasceu na cidade de São Paulo.
Aqui no MS é tanta influência geográfica e de migração que somos sempre confundidos, porém o lado interessante é que tem muitas coisas que entendemos dos outros sotaques (salvo os regionalismos bem específicos é claro). "Encarangando", "trem" etc a gente não fala mas reconhece.
Minas Gerais e Goiás falam quase igual pelo que percebi.
Rapaz!! Sou mineiro da gema mesmo sabe!!? Bem do interior...
E eu vendo esse rapaz de Goiás falando,ele fala igualzin nóis aqui!! Eu achava que só nós mineiros usávamos o "trem" pra se referir a "qualquer coisa". Tamo tudo junto e misturado.
Boa parte de Goiás foi colonizado por Mineiros e Paulistas
Ae sotaque deles e uma mistura dos dois.
Vishi, eu falo trem e sou de Brasília…
@@TheRenatinha83 e eu que nunca saí de Minas fala guri,mas mais ninguém aqui fala guri. Tem mais alguém por aí que tbm fala ''trem' ou só vc mesma?
@@brunoyama eu mesmo kkkkkkk, sou do Norte e falo " guri " e " uai "
Em minas depende de onde a pessoa mora, quem mora no Interior tem bastante diferença de quem Mora na região central, principalmente em BH e região metropolitana
1:47
Tbm tem o "arrudeia" aqui no Pará mas é usado um pouco diferente
O povo briga tanto por biscoito/bolacha e ninguém fala nada de mandioca/macaxeira, p.exemplo... Deixe cada região ter seu léxico...
Mas mandioca e macaxeira tem diferença e existe as duas na Paraíba, em uma se você come morre e a outra não.
Mandioca é venenosa, porém é com ela que se faz a goma pra fazer tapioca, a macaxeira não tem como extrair goma, mas serve para fritar e não é tóxica. Tem outros tipos, mas não é tão comum na feira.
@@jeffmesquita8237 Da região de MG que minha família veio, as duas são mandioca e mandioca brava (a que contém mais cianeto). Mas todas são da mesma espécie...
@@deborahirata4910 Isso!
Se alguém que estiver lendo for do centro-Oeste o que vcs falam
Biscoito ou Bolacha?
Bolacha.
"É biscoito ou é bolacha?" É a mesma coisa que perguntar "É macarrão ou é espaguete?", assim como o espaguete é uma forma de macarrão, e a gente chama assim pra especificar, a bolacha é uma forma de biscoito, que em muitos lugares chama assim pra especificar biscoito achatados. Tbm usamos especificações com outras formas, ou gosto, ou ingrediente (rosquinhas, salgadinhos, porvilho...)
Aqui no RJ é tudo biscoito, n importa se é doce ou salgado
Nunca entendi essa discussão se é biscoito ou bolacha. Acho que quem iniciou tudo isso foi São Paulo e Rio.
Aqui em Belém BOLACHA é bolacha água e sal, tipo cream craker. BISCOITO é doce, com recheio ou sem recheio, tanto faz, contanto que seja doce
Em SP tanto faz ser água e sal ou recheada, continua sendo bolacha
"Eu tava morren di fri porque eu tava encarangano" kkkkkkk que frase boa
“Que coisa ridícula falar pães franceses” HAHAHAHA me representa muito
Ridículo é falar cacetinho kkkkkkkkkkkkkkk
@@matheusleal5318 ne ksksksksks
Mais simples cortar o plural: " Me dá dois pão francês"
@Mayara de Oliveira Souza egua kskkkkk aqui é coisa de pobre msm
Aqui no interior de São Paulo é filão
Eu não falo tanto égua não , a gente fala mais mana ou mano.
11:18 Então... Achei que ela ia falar biscoito, porque aqui em Minas ta escrito biscoito nas embalagens kkk apesar de eu saber que no português se for industrializado é bolacha, se for feito em casa é biscoito. Mas aqui em BH todo mundo diz biscoito para tudo, porque vem escrito biscoito em tudo "biscoito recheado, biscoito cream cracker, biscoito de polvilho, biscoitão de queijo (esse que ela disse)".
.
.
.
.
Por que ela foi falar do biscoitão??!! Agora eu quero um com um cafezinho.
quantos representantes do sul? 2
quantos representantes do sudeste? 3
quantos representantes do centro oeste? 1
quantos representantes do nordeste? 2
quantos representantes do norte? 1
eu sendo rondoniense agora 🤡🤡🤡
o norte é masseta, deveriam ter trazido pelo menos mais uma pessoinha daqui né
Sim mano, norte é quase 50% do territorio brasileiro mas sempre é tao apagado
Mas a representatividade do RS não tava grande coisa tbm, a menina não falou nada com nada. Eu já preferia q tivesse um de cada estado no vídeo, mas aí o vídeo teria mais de uma hora
Aqui no centro este tem altas gíria e os maluco só leva o goiano kkkkk sfd 061
Foram 3 do nordeste
3 do nordeste na verdade
égua sendo representado 🥰
o que acho curioso é que sou do Amapá, mas quando vou pro Pará pessoal confunde meu chiado com o do RJ
Por que talvez tu foi para a parte do Pará sem chiado, eu sou do Piauí e tem uma parte do Pará que fala parecido com a gente e o Maranhão também a diferença é que falam mais certinho e tem um jeito mineiro caipira , Já em Belém e por ali próximo chia .
@@Eleinvesteofc geralmente vou pra Belém e redondezas, mas realmente, o Pará é bem grande, faz sentido ter variações do próprio sotaque
me diga se vc vê escrito em qualquer pacote de biscoito escrito bolacha..kkkkk
Bolacha e já era .
Consigo perceber sotaque de Pernambuco, Minas, RS e RJ é difícil eu errar
Sim, com certeza esses 4 estados são os que mais dão pra identificar os sotaques.
Adorei o vídeo!😍
Qro parte 2 com outros estados 🥰🥰