Trabalhei numa empresa onde a maioria dos funcionários eram brancos, no meu setor por exemplo, eram 6 negros para 150 brancos. E eu era a única mulher negra do departamento. Minha companheira de trabalho era branca então era CLARO a diferença de tratamento. Desde a gentileza em carregar uma cadeira de um escritório a outro até precisar ouvir os elogios tecidos a ela, quando ausente, como sendo uma "bonequinha", toda delicada, "ah, ela não vai aguentar fazer este serviço, parece tão frágil! Você vai né?! é maior e mais fortona!", nas filas sempre cediam lugar pra ela, que me puxava junto como gesto de amizade. Tem base????? Era uma droga. Minha ficha demorou a cair que era por conta da cor que me viam como forte, brava...
@@alinelavoe1885 Eu sei disso. Cientistas já fizeram muitos estudos sobre e as conclusões são as mesmas mas, aqui estamos discutindo racismo, em um contexto social bem racista onde a mulher negra, mesmo sendo muito bonita, sofre as consequências do estigma de "negra forte".
Olá meninas do Papo de Preta. Vocês duas me abriram uma janelinha no meu cérebro. É no piloto automático que a mulher negra é taxada de "mais forte". Que muita gente (negra ou branca) veja este vídeo que eu comento. Parabéns!
Esse vídeo me causou uma reflexão enorme, porque nem eu mesma estava ciente do quanto eu internalizei pra mim esse discurso da mulher negra forte. Um exemplo disso, é quando eu estava fazendo meu TCC e enfrentei problemas com a depressão e ansiedade, eu pedi aos meus orientadores para pausar porque não estava tendo condições de prosseguir, mas não os expliquei o porquê. Alguns meses depois, quando finalmente me senti bem pra continuar, contatei-os e nós conversamos sobre tudo o que aconteceu, eles me falaram que eu poderia ter contado com eles e que eles poderiam ser menos rígidos comigo. Conclusão, eu me formei um ano atrasada porque não queria que me vissem como se eu estivesse me vitimizando, quando, na verdade, eu precisava sim de ajuda. :/
Vcs sabem que eu acredito que é melhor eu saber quem é racista, porque aí não me envolvo. O grande problema é o racista que acredita que tem que exterminar o negro, e o governo que não dá condição ao negro, pobre e periférico pra se manter em boas condições para concorrer com o branco. Então estamos correndo risco de vida cada vez mais quando o nosso presidente faz colocações racistas e ignorantes a mídia.
Eu não imaginava que era desta maneira. É um ponto de vista muito esclarecedor. Eu, como mulher branca, sempre fui tratada como frágil, incapaz de me virar sozinha. Sempre fui superprotegida pela família e pelos rapazes com os quais já me relacionei. Isto sempre me incomodou bastante. Tive que lutar muito para mostrar que eu podia sozinha. Ver o relato de vocês, abriu minha mente para outras realidades que eu nunca tinha parado para pensar. Me fez refletir muito.
Pois é, isso realmente nos difere muito. Ser tratada como incapaz de realizar coisas sozinha, com certeza é uma marca do machismo sob as mulheres brancas, não é nada saudável nem agradável, com certeza. Mas ser aquela que as pessoas nem mesmo se importam em ajudar, aquela que tem que aguentar tudo e sem reclamar e muito cruel.
@@PapodePreta Nossa, é cruel e desumano. Quem pensa que somos pessoas como qualquer outra que têm suas carências e vulnerabilidades diante de tanto racismo?
Isso é verdade. A minha noiva faz um monte de coisas. A dificuldade dela em se abrir, emocionalmente e psicologicamente, no relacionamento, foi extremamente difícil. Ela estava passando por uma dificuldade na vida dela e quando ela desabou, ela não queria demonstrar "fraqueza". Ela é uma mulher incrível. Mas hoje ela sabe que pode contar comigo. Graças ao canal de vocês eu aprendo cada mais sobre como tratar as pessoas.
SEMPRE q sai uma notícia de alguém que anda 10 km a pé todos os dias pra poder estudar pq n consegue pagar um ônibus aparece uma caralhada de gente falando "nossa, q guerreira", "inspirador", "quem quer consegue" como se fosse bonito e invejável uma pessoa precisar lutar tanto uma luta que ela nem mesmo escolheu. O povo precisa entender que não é inspirador você PRECISAR ser 10 vezes "mais forte" que todo mundo pra poder sobreviver
Verdade. Essa maldita romantização da miséria tem que acabar. Não tem nada de lindo e gratificante em lutar mais do que todo mundo para ter o mínimo. Isso é cruel e desumano. E tenho dito!
Esse vídeo me fez pensar na minha vida toda praticamente dizendo para mim mesma: você precisa ser forte. 😪 Amo vocês meninas, obrigada por lançar assuntos que nos fazem parar e refletir!! 😘
Gostei muito desse tema, nos ajuda a refletir e não aceitar esse fardo pesado nós nossos ombros. Esse estereótipo de mulher guerreira, é pra nos adoecer, de tanta sobrecarga, como se não pudéssemos chorar, sentir dor. Parabéns pelo vídeo!
Nossa é exatamente isso 😪 desde criança eu resolvo meus problemas sozinha, e pedir ajudar dentro do meu âmbito familiar ( mãe e avó negra) pedir ajudar era fraqueza, porque eu tinha que incômodar os outros com meus problemas, mas sempre estávamos lá pra ajudar e resolver os problemas doa outros. É uma coisa que até hj eu tento mudar, com ajudar de terapia 😪
Verdade! Me orgulho por fazer sozinha o que preciso, quando recebo ajuda parece que estou em débito eterno com o outro, ou que sou fraca. Me cobro. Sofro. E no fim me vejo sozinha de novo. E olha que sou casada. Preciso de terapia...!
@@carolinef8391 mana te aconselho procurar terapia se puder. O racismo estrutural ainda que muitas vezes velado nos adoece. Embora estamos cercadas de pessoas fisicamente, muitas das vezes nos pegamos sozinhas no campo emocional. A terapia é como uma ferramenta para o autoconhecimento e pode ajudar muito nesse processo de descoberta. Muitas das vezes a nós mulheres negras é negado o carinho, afeto ainda crianças, e consequentemente nos afeta já na vida adulta. Espero que tu consiga exercer o ato de pedir ajuda, enxergar uma mulher que precisa sim ser amparada e porque não mimada de vez em quando hehehe ✊🏾🖤
Bom dia, meninas! Que discurso altruísta e pertinente! Só mulheres negras como vocês, sabem como costurar esse assunto, trazendo à superfície dos fatos, exemplos verdadeiros de quem sofre concomitantemente com o racismo. Vocês, sim, sabem o que diz! Parabéns mais uma vez pelo canal!
Cara. Como essa discussão é importante pra entender como o racismo entranha em nossas formas sociais. A minha mãe falava "Eu não morri...". E aí isso me empurrava para o esforço sobre-humano. Muito bom meninas! Estamos juntas. Vou lá no apoie-se de vocês
Precisam sim da vaquinha. É natural para manter o canal de vcs. Qualquer pessoa deve ser remunerada pelo seu trabalho. Aqui no TH-cam é natural o apoia-se. O trabalho das duas é maravilhoso e muito importante para reflexão da sociedade. Parabéns. Todos nós precisamos de ajuda o tempo todo. Nós somos mulheres. Apenas ❤
Putz... me sinto até envergonhada pois nunca pensei sobre isso. E como mulher branca realmente sempre tive privilégios quanto a isso. Vcs são maravilhosas meninas. Grata!
Meninas vocês me levaram a entender a minha situação atual. Hoje sofro com um transtorno de ansiedade e uma tristeza que não consigo por fim, exatamente por isso, tive que começar a fazer terapia. Sempre cobrei de mim mesma ser forte, resolver tudo sozinha, eu vi o exemplo da minha mãe que criou 3 filhos sozinha: trabalhando, cuidando de casa, dos filhos e da minha avó que ficou doente por muito tempo; consequência, ela também adoeceu, entrou em uma depressão de tão cansada, e pior, as pessoas veem isso como se fosse motivo de orgulho, "nossa que mulher guerreira", mas na verdade isso é triste.
Esse estereótipo de mulher negra forte contribui e muito para que as mulheres negras não denunciem abusos em suas relações interpessoais. Muitas nem sequer saem de um relaciobamento abusivo e permanecem em um ciclo cada vez mais tôxico e adoecedor porque "aguentam o tranco". Isso é desumano. Por conta desse mesmo estigma, muitas entram em um relacionamento dispostas a apoiarem financeiramente caras folgados e acabam mantendo os abusados, preguiçosos e parasitas que acham que elas têm que dar conta de tudo! Parabéns pelo vídeo e pelo trabalho pra lá de solidário de vcs, mulheres!
Eu não me permito pedir ajuda, me sinto incapaz, me tornei uma pessoa orgulhosa! Eu ensino a minha filha ser diferente, pq sei o peso que carrego nas costas e na mente 😟
Por muito tempo achava normal, pois sempre tive que correr atrás, principalmente no ambito profissional. Passo isso no trabalho, o tratamento das funcionárias brancas é diferente do meu. Difícil. Sinto - me sozinha esm todos os aspectos. PARABÉNS meninas.
meninas, serio, eu acompanho voces a um bom tempo mas nunca comento mas hj vou comentar: obrigada por esse video, eu estava, e muito, precisando ouvir essas palavras. de verdade, obrigada. eu me castigo muito por pedir ajuda as vezes sabe, vejo muito isso como um sinal de fraqueza pq eu TENHO que fazer tudo sozinha e por mais que meu consciente saiba o porque eu não consigo me livrar sabe, é horrível ser assim, se sentir menos por não conseguir pq isso é tão real que a gente acaba pegando o papel sem nem perceber. estou tentando aos poucos mudar isso sabe, quem sabe um dia eu consiga.
Muito interessante esse assunto. Super importante ter trazido a tona. Eu mesmo nunca visto a força da raça negra como sendo uma cobrança com origens históricas e extremamente desumana. Parabéns.
Eu entendo perfeitamente o que estão dizendo, eu dou cansada com um homem branco (meu amor), toda vez que estou doente eu comento com ele e fala "Mas vc e Negra" e acha que está me elogiando 😭 já quebrei muitas vassouras nas costa dele até ele entender 🥰
Lamentável! Não aceito que digam uma coisa dessa pra mim nunca mais! Sou mulher, sou humana e vc também é. E todo ser humano tem suas vulnerabilidades, é normal. Faz parte da vida.
Imagina pra mim que sou uma mulher negra e deficiente,sempre escuto o quanto sou guerreira,forte e que sou exemplo pra muitos . Eu fico tipo "quê"?não quero ser exemplo pra ninguém irmão só tô vivendo rs
Meninas arrasaram com mais esse vídeo. Sabe que eu nunca gosto que falam que sou guerreira, e é exatamente isso, pq parece que com esse título vc tem que aguentar tudo , ser forte e nunca mostrar sentimentos de fragilidade, isso dói muito. Sempre que vejo uma mulher que diz que tem que ser forte , eu digo a ela que mostrar que precisa do outro ou que não vão dar conta é muito necessário porque somos seres humanos. Bjs meninas .
Excelente canal. Eu amo vocês. Bah . . . Não é só a questão Racial, mas também machismo, homofobia e outros assuntos de suma importância na nossa vida social. Parabéns mulheres. Vocês são demais.
Kkkk... Já to rindo aqui. É bem isso aí meninas. A mulher em si já tem que ser forte só pelo fato de ser mulher, imagina ser mulher e negra então, nessa sociedade machista e preconceituosa.
@@tamiresbarreto9604 Acho que tu não entendeu meu comentário amiga. Eu achei engraçado a forma como elas contaram. Eu não to rindo do problema. Não é isso.
Q vídeo senhoras! 🏆 Estou passando por esse momento, desde q me separei com uma filha pequena p criar vesti essa fantasia da super mulher, como sempre tive muito suporte familiar desde q arrumei um emprego, (cujo sou a única mulher e negra do setor) eu resolvi q ia andar com as próprias pernas e conquistar tudo q tivesse vontade. Resultado: trabalho até 12 horas por dia, sou a "faz tudo da empresa" meus colegas me chamam de guerreira, falam q eu sou foda. Mas e eu? Extremamente cansada fisica e psicologicamente, sem tempo e paciência com meus filhos, emagreci uns 4 kilos, estou com um comportamento mais arredio ( q n era um traço da minha personalidade). Enfim esse vídeo foi um bálsamo, parem de romantizar a figura da mulher negra forte.... Tá tudo errado mesmo e só me dei conta agora com esse maravilhoso video de vcs! Vcs são muito necessárias meninas! ❤
Isso também está relacionado as princesas Disney. Enquanto as brancas são tidas como delicadas que alguém cuida, a Tiana, a unica princesa negra, é a batalhadora, que luta, que engole choro, que aguenta sofrimento. E eu nunca entendi porque na escola eu era melhor tratada que as outras alunas, com mais privilegio. Na faculdade, Uerj, de pedagogia, me explicaram que faziam essa merda porque eu tinha olhos verdes, e as outras castanho. Só que toda criança, branca ou negra ou qualquer outra etnia precisa ter a mesma quantidade de amor e carinho. Sempre percebo que quando pergunto a algumas mulheres negras "que filme gostam" "gosta de que comida?" "Quer um pouco do meu lanche?" elas arregalam os olhos. Uma vez na escola, eu bati um bom papo com as mediadoras dos outros autistas, sempre gostei de conversar com gente mais velha, ambas eram negras, perguntaram se eu sentia algo negativo ao conversar com elas. Eu não entendi, ai elas perguntaram se eu gostava de negro. eu respondi "gosto de pessoas boazinhas, não ligo pro exterior da pessoa". Vendo vocês explicarem, eu entendo porque muitos possam desconfiar de mim. É culpa dos europeus na elite brasileira racista e cagões.
@@anadaviladossantos6012 Eba! Acertei a realidade! Sempre evito comentar, pois aqui é espaço de voz as mulheres negras, mas quando tenho relato de coisas racistas, comento para ajudar, mas sempre com medo de falar algo que não existe pois não vivo isso. Que bom que acertei. Obrigada!
@@sterszpilman a não ser q elas eram retintas pele muita escura,sou negra da cor da tais cabelo cacheado, mas as retinta sofre muito mais,a ponto de ter gente q nem senta ao lado deles no ônibus já vi muito relato aqui.
Este vídeo fez muito sentido. Estou passando pelo processo de entrega do meu trabalho de graduação, mas estou passando por dificuldades financeiras e psicológicas e isso acabou comigo de uma maneira absurda, senti que se eu pedisse ajuda estaria sendo fraca
Eu me vi nesse vídeo... O endurecimento aconteceu, o sofrimento tornou-se latente em mim, por não ser forte sempre, e o sofrer tornou-se solitário, mais doído!!! Triste: percebo que muitas pessoas esnobam e vivem catando a nossa dor, e expõem essa dor, o que faz doer mais ainda... Parece querer a queda, a quebra, a infelicidade...
Nossa, como lameeeento ter demorado uns 24 anos pra começar a entender e materiliazar com palavras essas percepções. Quase qualquer negra que conhecemos falará a mesma vivência. Sempre me vi nesse local de ser um tipo frio de humano, aguentar tudo sozinha e de ter a obrigação de ser forte o tempo tooodo. Endurecendo por resiliência, tentando não sofrer e sem parecer me fazer de vítima com circunstâncias adversas que me pesaram demais durante a vida. Na minha casa, meu pai só teve filhas. Somos 3. Sempre vivemos em dificuldades e hoje vejo essa construção de que nem dentro de casa a gente era tratada com essa distinção e regalias de princesa. Só meu pai trabalhava. Com salário mínimo a sustentar 5 pessoas... Nem preciso falar do quão "delicadas" eu e minhas irmãs éramos incentivadas a ser. Sempre fui muito magra na infância. Porém, sempre com esse estereótipo de "mulher, moça" que é forte e não precisa de gentileza, de carinho, de respeito, tratamento especial... Não tive o prazer de desfrutar de uma infância sem culpas ou cobranças. Fui doutrinada a me portar com uma maturidade que eu era muito nova pra demonstrar, quem não precisava e nem deveria ter. Mas, como fora o que os nossos viveram antes de nós, foi o que nos ensinaram e tmbm o que reproduzimos. Lembro de quando meu pai construiu nossa casa com muuuuuuuuuita dificuldade . Mesmo doente e debilitado era o pedreiro. Imaginem quem eram os ajudantes de "pedreiro"??!!! "A gente" que era criança! As meninas. Puxávamos material de construção morro acima. Isso lá pelos meu 8, 9, 10 anos. Faltando uma semana pra completar 11, mestruei a primeira vez. E não contei em casa, porque não tinha nenhum tipo de diálogo que me desse confiaça pra falar de algo tão íntimo. Mas havia tido aulas de educação sexual na escola, então já sabia o que fazer. Sempre estávamos em apertos. Quando não era sem luz, era sem gás, ou água, ou chuveiro, armário quase puro. Tinha que ter maturidade pra ser compreensiva com o fato de meus pais não terem dinheiro pra me comprar um pacote de absorventes, não era um motivo pra eu me demonstrar a sensação dilacerante de indignidade e marginalidade social que vivíamos. Se um pacote de absorventes era luxo, sendo necessidade básica, imagina as coisas supérfluas... Sempre aguentei as barras sozinha, desde criança (o que me resultou em depressão e ansiedade, sem que ninguém percebesse e eu tmbm não me desse o direito de me abrir, temendo julgamentos sobre o quanto eu era fresca e fraca. Até hoje ainda não tenho ajuda profissional, mas terei e vou conseguir de um profissional negro habilitado a nossa história). Enfim, minhas 2 primeiras menstruações vieram certas e eu continuava nas minhas atividades exautivamente sobrecarregantes pra uma menina de 11, 12, 13 anos que nunca mais teria uma menstruação regular. Quantos baldes pesados de concreto, caixas de piso, quantos tijolos pra cima de andaime... e cada vez, em silêncio, sangrando mais e mais, a cada pequeno esforço. Eu achava que podia aguentar sozinha, que era vergonha pedir socorro. Que era minga obrigação ser saudável ora ajudar, e se não fosse, deveria me desgastar assim mesmo. Até hoje não tenho diagnóstico preciso, ainda sofro demais com esse problema que pode ter começado nesses ultra esforços quando a situação já era grave e potencializou outros problemas de saúde que afetaram meu psicológico, emocional e meu corpo físico. Até hoje ainda me cobro por não ter falado, porque não sabia o que fazer, mas tenho entendido que não tinha como saber sem o esclarecimento que tenho agora. Mesmo meu pai falecido, minha mãe ainda viva e toda indignação que eu atribuia simplesmente a eles por me ferirem com cobranças de que eu era: "a preguiçosa, malandra, fazia corpo mole"... quando só eu, Deus e meu travesseiro molhado sabíamos o quanto vim morrendo todos estes anos. Conseguir desbafar num comentário quase invisível na Internet, assim como a dor que sempre senti por todas as coisas que já me feriram, sendo que minha família não faz ideia disso (porque pra mim que tô estudando, tô sendo reconstruída socialmente e pessoalmente já é um processo doloroso que não tem sido de uma noite pro dia... Imagina pra todos eles quem estão leigos na militância?). Tmbm mostra o quanto tenho amadurecido em entender, como pedagoga, esclarecidadente esse tipo de questão necessária sobre saúde mental do povo preto que vcs abordaram (sendo que nem na faculdade sequer faz-se menção sobre). Hoje, saber explicar com palavras essa situação que sempre foi um misto de auto cobrança em silêncio e só me trouxe prejuízo no meu corpo, saúde, na auto estima, dificuldade de confiar, pedir ajuda, de me olhar com carinho, cuidar de mim, de me permitir fracassar, sentir dor, criar expectativas, viver situações que me desumanizam e reduzem a condição de mercadoria colonial... Ufaaaaa! Ainda tenho tentado lidar com um gatilho de cada vez, me descobrindo a cada dia. Escrever me ajuda muiiiiito, embora quase sempre seja pras gavetas pros blocos de notas no celular. Me vejo muuuuuito em vocês! Da mesma forma que muitas negras aqui (ou quase todas) podem se ver umas nas outras também. Obrigada por nos permitirem sermos ministradas e curadas por essa nossa causa militada através de vcs. Obrigada. Muito obrigadaaaaa 💙
@Kate S. Obrigada por toda empatia. Desejo que vc em vida alcance conquistas extraordinárias que façam valer a pena tudo que vcs passaram tmbm. Ótima tarde 💙💙💙💙
Ah!! Um artigo sobre mulheres negras que não estão recebendo anestesia de forma adequada. Acho que existe uma reportagem no El país também,que, rubrica este problema.
Pois é nossas Mãe negras sofrem no seu emprego humilhações e é vista como a forte que aguenta sempre... Isso é tão cruel que as vezes penso em assaltar pra ter um bom dinheiro e nao precisar ver ela trabalhando pra fdp nenhum.. As faxinas são pra mim é de corta o coração 😔
Amor, a polícia e todo sistema judiciário não tem dó de nos não. Vai apodrecer ou vão matar vc (negro não tem segunda chance, tem gente negra presa há anos pelo crime que não cometeu ou é simplesmente morto por ser negro). Segui a pagina saude da população negra no Instagram e ouve o podcast da Gabi de Pretas no Spotify. Faz terapia e algo para não adoecer.
Meninas cito aqui um fato ocorrido comigo. Realizei há dois anos uma cirurgia de reconstrução da mama e precisei utilizar drenos , no dia da retirada dos mesmos eu fui até a clínica da cirurgiã plástica ela retirou os drenos e seria necessário dar pontos nos lugares, simplesmente ela me disse que não daria anestesia pois os pontos seriam pequenos, senti um incômodo enorme mas pensei que fosse normal. Aí fiquei pensando e se fosse com uma mulher branca?.
Ninguém aguenta ser forte o tempo todo as vezes ser frágil sensível é preciso ninguém é de ferro expor vulnerabilidades poderia ser normal na nossa sociedade o sofrimento a dor as angústias fazem parte da vida e só queremos ser amparados e ouvidos por uma pessoa a empatia nós faz mais humanos e ela é essencial para ter bons relacionamentos
Sempre assumi esse papel, de mulher negra forte. Sempre fui a que deu um jeito. Hoje estou grávida de 8 meses, esses dias a ficha caiu. Eu estava com o meu material e o multimídia da escola indo pra sala de aula, subindo as escadas, e NENHUM dos meus alunos, nenhum colega, nenhum dos funcionários da escola sequer perguntou se eu precisava de ajuda. Comecei a pensar nisso, na imagem que eu construí sobre mim nos 4 anos em que leciono nessa escola. Agora peço ajuda, mas tenho muito o que mudar...
@@rafaelasimao8364 absurdo, quando vou no shopping com minhas amigas brancas na praça de alimentação os garçons só oferecem o cardápio pra elas eu percebo, e também só olham pra elas quando vão agradecer,esse mundo é podre.
Esse vídeo é tão necessário que me dá vontade de chorar! Acho que só na terapia irei conseguir desconstruir essa ideologia da mulher preta guerreira! Dói muito sentir as coisas e não conseguir falar deles pq se sente vulnerável.
É verdade meninas como esse lugar de "mulher forte" que nos deram é cruel e desumano.Vcs nos fazem repensar sobre coisas que acontecem corriqueiramente. Iai normatizamos essas crenças impostas por essa sociedade racista como se isso fosse bom,bom nada é cruel mesmo!
Pretas lindas! Concordo. Acredito que se a gente assume esse papel acaba ficando endurecido mesmo e sem empatia. A gente fica achando que o outro tb não precisa de ajuda. Real. Menina esse turbante vermelho?????? Que lindo, onde compro?
Meu filho com 5 anos sofreu racismo pelo filho da minha vizinha quando tentei procurar apoio da minha família da família do meu marido minha sogra virou para mim e me disse que eu era fraca que ela tinha passado por tudo isso e nunca reclamou nunca falou para ninguém o que estava acontecendo aguentou tudo firme quieta na dela e ainda falou para mim que além de fraca eu ainda estava colocando meu filho numa situação ruim porque ele poderia não precisar passar por isso , como se tudo fosse minha culpa , como se quem estivesse colocando tudo fazendo tudo o racismo fosse eu e não a minha vizinha . Claro que fiquei muito chateada cortei assuntos com ela e até hoje não converso com ela pois não achei certo o que ela fez e ficar do lado de uma pessoa que estava promovendo racismo contra uma criança de 5 anos mas é bem isso, você tem que ser forte não tem como ser outra coisa pelo menos é assim que somos ensinadas desde criança por sermos negras
Bem, eu sou negra e não sinto essa diferença. No meu estado e mais comum mulheres negras e pardas. Mas eu sei que tudo isso existe sim e sinto que a sociedade precisa de um despertar.
Tem tragédia que não dá pra prever, porém muitas sinais estão presentes antes de acontecer caso assim, primeiro vc deve analisar se existe relação abusiva, se tem ameaças que devem ser levadas a sério. Homem nem dinheiro nem filho deve fazer uma mulher aguentar humilhação por nada nesse mundo. Se cuida!
Se o homem for de direita e eleitor do bolsonaro, você pode fugir dele pq é certeza que uma surra vai receber. Se ele for de esquerda, estudado, empático, não-racista, não-homofóbico e não-machista, a chance dele ser um cara decente é muito maior.
Estava fazendo tratamento com uma psicóloga branca e ela sempre insistia em dizer q sou forte n eu n sou eu n quero mais carregar esse peso, n voltei mais lá quando eu ia lá voltava mais triste parece q ela fazia de propósito
Eu já me sentia incomodada, pois queria ser uma princesinha pois me sentia muito grande. Na verdade eu era até magra mas me sentia bem ogra, só que pela minha cor, eu me via totalmente fora do padrão. Eu era uma criança frágil no corpo "errado"
Pretas lindas,posso dar uma sugestão de vídeo? Gostaria que vocês dessem dicas de filmes,desenhos e livros para as crianças negras. Não apenas para crianças negras,mas com ênfase no nosso povo,na nossa cor. Desenhos,filmes e livros que tragam a valorização de ser uma criança negra,do cabelo crespo e linda. Porque para nós adultos,temos filmes ótimos,um exemplo é “Estrelas além do tempo”. Mas eu fico procurando filmes infantis e quase,ou não,consigo encontrar nada. Por hora,minhas lindas,agradeço por cada vídeo. Um beijo no coração de vcs.
Trabalhei numa empresa onde a maioria dos funcionários eram brancos, no meu setor por exemplo, eram 6 negros para 150 brancos. E eu era a única mulher negra do departamento. Minha companheira de trabalho era branca então era CLARO a diferença de tratamento. Desde a gentileza em carregar uma cadeira de um escritório a outro até precisar ouvir os elogios tecidos a ela, quando ausente, como sendo uma "bonequinha", toda delicada, "ah, ela não vai aguentar fazer este serviço, parece tão frágil! Você vai né?! é maior e mais fortona!", nas filas sempre cediam lugar pra ela, que me puxava junto como gesto de amizade.
Tem base?????
Era uma droga. Minha ficha demorou a cair que era por conta da cor que me viam como forte, brava...
Sem contar a falta de respeito com os nossos corpo
@@rihannaalacradoradaslacrad8410 Nossa, verdade isso. É revoltante.
Isso aconte com pessoas mais bonitas tbm, sempre são tratadas com maior gentileza, nem sempre por causa da cor
@@alinelavoe1885 Eu sei disso. Cientistas já fizeram muitos estudos sobre e as conclusões são as mesmas mas, aqui estamos discutindo racismo, em um contexto social bem racista onde a mulher negra, mesmo sendo muito bonita, sofre as consequências do estigma de "negra forte".
@@b_b_b5146 sim , até porque ser bonita é ser branca para nossa sociedade
Olá meninas do Papo de Preta. Vocês duas me abriram uma janelinha no meu cérebro. É no piloto automático que a mulher negra é taxada de "mais forte". Que muita gente (negra ou branca) veja este vídeo que eu comento. Parabéns!
Esse vídeo me causou uma reflexão enorme, porque nem eu mesma estava ciente do quanto eu internalizei pra mim esse discurso da mulher negra forte. Um exemplo disso, é quando eu estava fazendo meu TCC e enfrentei problemas com a depressão e ansiedade, eu pedi aos meus orientadores para pausar porque não estava tendo condições de prosseguir, mas não os expliquei o porquê. Alguns meses depois, quando finalmente me senti bem pra continuar, contatei-os e nós conversamos sobre tudo o que aconteceu, eles me falaram que eu poderia ter contado com eles e que eles poderiam ser menos rígidos comigo. Conclusão, eu me formei um ano atrasada porque não queria que me vissem como se eu estivesse me vitimizando, quando, na verdade, eu precisava sim de ajuda. :/
Sim, vc precisava de ajuda e muita! Graças a Deus que, apesar de tudo, vc se formou.
Por mais que tenho consciência de toda essa situação, me emocionei aqui, é algo tão íntimo, mas que tantas outras pessoas passam.
Vcs sabem que eu acredito que é melhor eu saber quem é racista, porque aí não me envolvo. O grande problema é o racista que acredita que tem que exterminar o negro, e o governo que não dá condição ao negro, pobre e periférico pra se manter em boas condições para concorrer com o branco.
Então estamos correndo risco de vida cada vez mais quando o nosso presidente faz colocações racistas e ignorantes a mídia.
Eu não imaginava que era desta maneira. É um ponto de vista muito esclarecedor. Eu, como mulher branca, sempre fui tratada como frágil, incapaz de me virar sozinha. Sempre fui superprotegida pela família e pelos rapazes com os quais já me relacionei. Isto sempre me incomodou bastante. Tive que lutar muito para mostrar que eu podia sozinha. Ver o relato de vocês, abriu minha mente para outras realidades que eu nunca tinha parado para pensar. Me fez refletir muito.
Pois é, isso realmente nos difere muito. Ser tratada como incapaz de realizar coisas sozinha, com certeza é uma marca do machismo sob as mulheres brancas, não é nada saudável nem agradável, com certeza. Mas ser aquela que as pessoas nem mesmo se importam em ajudar, aquela que tem que aguentar tudo e sem reclamar e muito cruel.
@@PapodePreta Nossa, é cruel e desumano. Quem pensa que somos pessoas como qualquer outra que têm suas carências e vulnerabilidades diante de tanto racismo?
Nossa, que vídeo necessário!!!!Estou aqui emocionadissima lembrando de como eu com 14 anos "percebi" que era eu por mim mesma pra sempre!!!😭
Infelizmente é assim, pois existe uma empatia com a mulher branca que não vejo para com a mulher negra.
Isso é verdade. A minha noiva faz um monte de coisas. A dificuldade dela em se abrir, emocionalmente e psicologicamente, no relacionamento, foi extremamente difícil. Ela estava passando por uma dificuldade na vida dela e quando ela desabou, ela não queria demonstrar "fraqueza". Ela é uma mulher incrível. Mas hoje ela sabe que pode contar comigo. Graças ao canal de vocês eu aprendo cada mais sobre como tratar as pessoas.
SEMPRE q sai uma notícia de alguém que anda 10 km a pé todos os dias pra poder estudar pq n consegue pagar um ônibus aparece uma caralhada de gente falando "nossa, q guerreira", "inspirador", "quem quer consegue" como se fosse bonito e invejável uma pessoa precisar lutar tanto uma luta que ela nem mesmo escolheu. O povo precisa entender que não é inspirador você PRECISAR ser 10 vezes "mais forte" que todo mundo pra poder sobreviver
Pois é, não é normal nem bonito alguém ter de passar por isso.
É o discurso da meritocracia, né!?
Sadismo mesmo.
Verdade. Essa maldita romantização da miséria tem que acabar. Não tem nada de lindo e gratificante em lutar mais do que todo mundo para ter o mínimo. Isso é cruel e desumano. E tenho dito!
Falou tudo, romantizam o sofrimento do negro.
Esse vídeo me fez pensar na minha vida toda praticamente dizendo para mim mesma: você precisa ser forte. 😪
Amo vocês meninas, obrigada por lançar assuntos que nos fazem parar e refletir!! 😘
Gostei muito desse tema, nos ajuda a refletir e não aceitar esse fardo pesado nós nossos ombros.
Esse estereótipo de mulher guerreira, é pra nos adoecer, de tanta sobrecarga, como se não pudéssemos chorar, sentir dor.
Parabéns pelo vídeo!
Nossa é exatamente isso 😪 desde criança eu resolvo meus problemas sozinha, e pedir ajudar dentro do meu âmbito familiar ( mãe e avó negra) pedir ajudar era fraqueza, porque eu tinha que incômodar os outros com meus problemas, mas sempre estávamos lá pra ajudar e resolver os problemas doa outros. É uma coisa que até hj eu tento mudar, com ajudar de terapia 😪
Pois é. A gente sempre sente que está incomodando e que nossos problemas não são tão importantes. Isso é cruel com a gente.
Verdade!
Me orgulho por fazer sozinha o que preciso, quando recebo ajuda parece que estou em débito eterno com o outro, ou que sou fraca. Me cobro. Sofro. E no fim me vejo sozinha de novo. E olha que sou casada.
Preciso de terapia...!
@@carolinef8391 mana te aconselho procurar terapia se puder. O racismo estrutural ainda que muitas vezes velado nos adoece. Embora estamos cercadas de pessoas fisicamente, muitas das vezes nos pegamos sozinhas no campo emocional. A terapia é como uma ferramenta para o autoconhecimento e pode ajudar muito nesse processo de descoberta. Muitas das vezes a nós mulheres negras é negado o carinho, afeto ainda crianças, e consequentemente nos afeta já na vida adulta. Espero que tu consiga exercer o ato de pedir ajuda, enxergar uma mulher que precisa sim ser amparada e porque não mimada de vez em quando hehehe ✊🏾🖤
@@islandia25 vc não é negra
@@perolanegra1270 ta bom. Se vc tá dizendo né....
Bom dia, meninas! Que discurso altruísta e pertinente! Só mulheres negras como vocês, sabem como costurar esse assunto, trazendo à superfície dos fatos, exemplos verdadeiros de quem sofre concomitantemente com o racismo. Vocês, sim, sabem o que diz! Parabéns mais uma vez pelo canal!
Cara. Como essa discussão é importante pra entender como o racismo entranha em nossas formas sociais. A minha mãe falava "Eu não morri...". E aí isso me empurrava para o esforço sobre-humano. Muito bom meninas! Estamos juntas. Vou lá no apoie-se de vocês
Precisam sim da vaquinha. É natural para manter o canal de vcs. Qualquer pessoa deve ser remunerada pelo seu trabalho. Aqui no TH-cam é natural o apoia-se. O trabalho das duas é maravilhoso e muito importante para reflexão da sociedade. Parabéns. Todos nós precisamos de ajuda o tempo todo. Nós somos mulheres. Apenas ❤
Putz... me sinto até envergonhada pois nunca pensei sobre isso. E como mulher branca realmente sempre tive privilégios quanto a isso. Vcs são maravilhosas meninas. Grata!
Ai meninas! Nunca deixem d brilhar! Vcs são incríveis! Sério!
Meninas vocês me levaram a entender a minha situação atual. Hoje sofro com um transtorno de ansiedade e uma tristeza que não consigo por fim, exatamente por isso, tive que começar a fazer terapia. Sempre cobrei de mim mesma ser forte, resolver tudo sozinha, eu vi o exemplo da minha mãe que criou 3 filhos sozinha: trabalhando, cuidando de casa, dos filhos e da minha avó que ficou doente por muito tempo; consequência, ela também adoeceu, entrou em uma depressão de tão cansada, e pior, as pessoas veem isso como se fosse motivo de orgulho, "nossa que mulher guerreira", mas na verdade isso é triste.
Isso tudo é desigualdade social.
Meninas, vocês são absolutamente incríveis!! Como branca, agradeço cada tapa na cara que tomamos a cada vídeo!! Vida longa ao Papo de Preta!
Nossa que vídeo triste, eu chorei muito assistindo. Eu não sou negra mas a empatia bateu forte. 🥺
Nossa me emocionei de verdade com o relato da Mari😭😭sociedade infeliz
Esse estereótipo de mulher negra forte contribui e muito para que as mulheres negras não denunciem abusos em suas relações interpessoais. Muitas nem sequer saem de um relaciobamento abusivo e permanecem em um ciclo cada vez mais tôxico e adoecedor porque "aguentam o tranco". Isso é desumano. Por conta desse mesmo estigma, muitas entram em um relacionamento dispostas a apoiarem financeiramente caras folgados e acabam mantendo os abusados, preguiçosos e parasitas que acham que elas têm que dar conta de tudo!
Parabéns pelo vídeo e pelo trabalho pra lá de solidário de vcs, mulheres!
Esse vídeo é uma aula da importância do feminismo negro. Aprendo muito aqui. 👏👏👏
To aqui se precisarem de ajuda manas... Juntas somos
fortes ✊👊
A sociedade nos fez ficar endurecidos.
Esse vídeo foi esclarecedor pra minha vida, nunca ia imaginar
Eu não me permito pedir ajuda, me sinto incapaz, me tornei uma pessoa orgulhosa! Eu ensino a minha filha ser diferente, pq sei o peso que carrego nas costas e na mente 😟
Que conteúdo indispensável... amooooh esse canal 💖 que turbantes maravilhosos😍💖 abraçoss meninas
Por muito tempo achava normal, pois sempre tive que correr atrás, principalmente no ambito profissional.
Passo isso no trabalho, o tratamento das funcionárias brancas é diferente do meu. Difícil. Sinto - me sozinha esm todos os aspectos. PARABÉNS meninas.
meninas, serio, eu acompanho voces a um bom tempo mas nunca comento mas hj vou comentar: obrigada por esse video, eu estava, e muito, precisando ouvir essas palavras. de verdade, obrigada.
eu me castigo muito por pedir ajuda as vezes sabe, vejo muito isso como um sinal de fraqueza pq eu TENHO que fazer tudo sozinha e por mais que meu consciente saiba o porque eu não consigo me livrar sabe, é horrível ser assim, se sentir menos por não conseguir pq isso é tão real que a gente acaba pegando o papel sem nem perceber. estou tentando aos poucos mudar isso sabe, quem sabe um dia eu consiga.
Sabe o que tem me deixado feliz? Qdo descobri vcs eram 109 mil seguidores. Em pouquíssimas semanas vcs já têm 111 mil! Para o alto e avante!
Totalmente impactada com esse vídeo, muito forte... 👏🏾👏🏾👏🏾
Muito interessante esse assunto. Super importante ter trazido a tona. Eu mesmo nunca visto a força da raça negra como sendo uma cobrança com origens históricas e extremamente desumana. Parabéns.
Uma luz... o vídeo ajudará muita gente🙌
Eu entendo perfeitamente o que estão dizendo, eu dou cansada com um homem branco (meu amor), toda vez que estou doente eu comento com ele e fala "Mas vc e Negra" e acha que está me elogiando 😭 já quebrei muitas vassouras nas costa dele até ele entender 🥰
Lamentável! Não aceito que digam uma coisa dessa pra mim nunca mais! Sou mulher, sou humana e vc também é. E todo ser humano tem suas vulnerabilidades, é normal. Faz parte da vida.
Mais um vídeo esclarecedor sobre as construções q fizeram sobre a gente ao longo da história. Grata por desconstruir isso! Vcs são lindas!
Imagina pra mim que sou uma mulher negra e deficiente,sempre escuto o quanto sou guerreira,forte e que sou exemplo pra muitos .
Eu fico tipo "quê"?não quero ser exemplo pra ninguém irmão só tô vivendo rs
Nossa, Thayná...que vontade de enfiar a porrada em quem diz isso pra vc.
@@b_b_b5146 é foda kkk
@Kate S. exatamente isso
E lei da sobrevivência
Meninas arrasaram com mais esse vídeo.
Sabe que eu nunca gosto que falam que sou guerreira, e é exatamente isso, pq parece que com esse título vc tem que aguentar tudo , ser forte e nunca mostrar sentimentos de fragilidade, isso dói muito.
Sempre que vejo uma mulher que diz que tem que ser forte , eu digo a ela que mostrar que precisa do outro ou que não vão dar conta é muito necessário porque somos seres humanos.
Bjs meninas .
Nossa, vcs descreveram minhas tias paternas, minha avó por parte de pai, minha sogra, minhas cunhadas e amigas :(
Vcs são maravilhosas!! Agradeço por compartilhar seus conhecimentos e experiências conosco
Esse vídeo me fez chora e sentir uma dor na alma,Como queria conversar pessoalmente com vcs sobre isso ,muito amor as três mulheres da minha familha
Disseram tudo....
Parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Excelente canal. Eu amo vocês. Bah . . . Não é só a questão Racial, mas também machismo, homofobia e outros assuntos de suma importância na nossa vida social. Parabéns mulheres. Vocês são demais.
Gratidão por esse vídeo meninas!!!!! ♥️
Obrigada! Me vi várias vezes nas falas de vocês.
Kkkk... Já to rindo aqui. É bem isso aí meninas. A mulher em si já tem que ser forte só pelo fato de ser mulher, imagina ser mulher e negra então, nessa sociedade machista e preconceituosa.
O que tem de engraçado nisso?
@@tamiresbarreto9604 Acho que tu não entendeu meu comentário amiga. Eu achei engraçado a forma como elas contaram. Eu não to rindo do problema. Não é isso.
@Danilo Beckson Meu Deus, ta difícil a compreensão. Nem vou perder meu tempo explicando.
Estava pensando nisso hj 🤦 amo vcs sucesso ❤️❤️❤️
Vocês são 2 guerreiras . Admiro vocês . Parabéns pelo canal
Quando a pele é mais escura e se for acima do peso "ideal" então... Seja bem vinda ao inferno
Nossa Maristela me identifiquei muito com o que vc disse sobre os livros.
Q vídeo senhoras! 🏆 Estou passando por esse momento, desde q me separei com uma filha pequena p criar vesti essa fantasia da super mulher, como sempre tive muito suporte familiar desde q arrumei um emprego, (cujo sou a única mulher e negra do setor) eu resolvi q ia andar com as próprias pernas e conquistar tudo q tivesse vontade. Resultado: trabalho até 12 horas por dia, sou a "faz tudo da empresa" meus colegas me chamam de guerreira, falam q eu sou foda. Mas e eu? Extremamente cansada fisica e psicologicamente, sem tempo e paciência com meus filhos, emagreci uns 4 kilos, estou com um comportamento mais arredio ( q n era um traço da minha personalidade). Enfim esse vídeo foi um bálsamo, parem de romantizar a figura da mulher negra forte.... Tá tudo errado mesmo e só me dei conta agora com esse maravilhoso video de vcs! Vcs são muito necessárias meninas! ❤
👏👏👏👏
tu tá sendo é besta,na empresa cada um faz o seu
@@perolanegra1270 besta eu não diria. Mas comecei a rever meus conceitos sobre isso. E já não me sinto tão sobrecarregada física e emocionalmente. 😉
Isso também está relacionado as princesas Disney. Enquanto as brancas são tidas como delicadas que alguém cuida, a Tiana, a unica princesa negra, é a batalhadora, que luta, que engole choro, que aguenta sofrimento. E eu nunca entendi porque na escola eu era melhor tratada que as outras alunas, com mais privilegio. Na faculdade, Uerj, de pedagogia, me explicaram que faziam essa merda porque eu tinha olhos verdes, e as outras castanho. Só que toda criança, branca ou negra ou qualquer outra etnia precisa ter a mesma quantidade de amor e carinho. Sempre percebo que quando pergunto a algumas mulheres negras "que filme gostam" "gosta de que comida?" "Quer um pouco do meu lanche?" elas arregalam os olhos. Uma vez na escola, eu bati um bom papo com as mediadoras dos outros autistas, sempre gostei de conversar com gente mais velha, ambas eram negras, perguntaram se eu sentia algo negativo ao conversar com elas. Eu não entendi, ai elas perguntaram se eu gostava de negro. eu respondi "gosto de pessoas boazinhas, não ligo pro exterior da pessoa". Vendo vocês explicarem, eu entendo porque muitos possam desconfiar de mim. É culpa dos europeus na elite brasileira racista e cagões.
Verdade
@@anadaviladossantos6012 Eba! Acertei a realidade! Sempre evito comentar, pois aqui é espaço de voz as mulheres negras, mas quando tenho relato de coisas racistas, comento para ajudar, mas sempre com medo de falar algo que não existe pois não vivo isso. Que bom que acertei. Obrigada!
@@sterszpilman sou negra e nunca q vou perguntar se um branco gosta de negro,coisa estranha
@@perolanegra1270 vdd, isso é estranho. Da pra perceber se o branco é racista de primeira.
@@sterszpilman a não ser q elas eram retintas pele muita escura,sou negra da cor da tais cabelo cacheado, mas as retinta sofre muito mais,a ponto de ter gente q nem senta ao lado deles no ônibus já vi muito relato aqui.
Amei o laranja de vocês!
Aprendo com vocês e as admiro muito!
GRAÇAS A DEUS QUE EU DESCOBRI O CANAL DE VCS. GRATIDÃO ETERNA ❤
Este vídeo fez muito sentido. Estou passando pelo processo de entrega do meu trabalho de graduação, mas estou passando por dificuldades financeiras e psicológicas e isso acabou comigo de uma maneira absurda, senti que se eu pedisse ajuda estaria sendo fraca
Não faça isso consigo mesma. Todo mundo precisa de ajuda em algum momento e isso não é fraqueza.
Eu me vi nesse vídeo... O endurecimento aconteceu, o sofrimento tornou-se latente em mim, por não ser forte sempre, e o sofrer tornou-se solitário, mais doído!!! Triste: percebo que muitas pessoas esnobam e vivem catando a nossa dor, e expõem essa dor, o que faz doer mais ainda... Parece querer a queda, a quebra, a infelicidade...
Concordo com vocês, parabéns pelo vídeo meninas! Adoro o Canal 😊👏💕
Eu amo o canal de vcs ❤️❤️❤️❤️
Esse vídeo foi um tapa na minha cara...sempre quero resolver td
Vdd, cresci ouvindo isso.
Minha grande admiracao por voces. Belissimo video. Grande abraco.
Já estou compartilhando o vídeo, meninas.
Nossa, como lameeeento ter demorado uns 24 anos pra começar a entender e materiliazar com palavras essas percepções. Quase qualquer negra que conhecemos falará a mesma vivência.
Sempre me vi nesse local de ser um tipo frio de humano, aguentar tudo sozinha e de ter a obrigação de ser forte o tempo tooodo. Endurecendo por resiliência, tentando não sofrer e sem parecer me fazer de vítima com circunstâncias adversas que me pesaram demais durante a vida.
Na minha casa, meu pai só teve filhas. Somos 3. Sempre vivemos em dificuldades e hoje vejo essa construção de que nem dentro de casa a gente era tratada com essa distinção e regalias de princesa.
Só meu pai trabalhava. Com salário mínimo a sustentar 5 pessoas... Nem preciso falar do quão "delicadas" eu e minhas irmãs éramos incentivadas a ser.
Sempre fui muito magra na infância. Porém, sempre com esse estereótipo de "mulher, moça" que é forte e não precisa de gentileza, de carinho, de respeito, tratamento especial...
Não tive o prazer de desfrutar de uma infância sem culpas ou cobranças. Fui doutrinada a me portar com uma maturidade que eu era muito nova pra demonstrar, quem não precisava e nem deveria ter. Mas, como fora o que os nossos viveram antes de nós, foi o que nos ensinaram e tmbm o que reproduzimos.
Lembro de quando meu pai construiu nossa casa com muuuuuuuuuita dificuldade . Mesmo doente e debilitado era o pedreiro.
Imaginem quem eram os ajudantes de "pedreiro"??!!!
"A gente" que era criança! As meninas. Puxávamos material de construção morro acima. Isso lá pelos meu 8, 9, 10 anos.
Faltando uma semana pra completar 11, mestruei a primeira vez. E não contei em casa, porque não tinha nenhum tipo de diálogo que me desse confiaça pra falar de algo tão íntimo. Mas havia tido aulas de educação sexual na escola, então já sabia o que fazer. Sempre estávamos em apertos. Quando não era sem luz, era sem gás, ou água, ou chuveiro, armário quase puro. Tinha que ter maturidade pra ser compreensiva com o fato de meus pais não terem dinheiro pra me comprar um pacote de absorventes, não era um motivo pra eu me demonstrar a sensação dilacerante de indignidade e marginalidade social que vivíamos.
Se um pacote de absorventes era luxo, sendo necessidade básica, imagina as coisas supérfluas...
Sempre aguentei as barras sozinha, desde criança (o que me resultou em depressão e ansiedade, sem que ninguém percebesse e eu tmbm não me desse o direito de me abrir, temendo julgamentos sobre o quanto eu era fresca e fraca.
Até hoje ainda não tenho ajuda profissional, mas terei e vou conseguir de um profissional negro habilitado a nossa história).
Enfim, minhas 2 primeiras menstruações vieram certas e eu continuava nas minhas atividades exautivamente sobrecarregantes pra uma menina de 11, 12, 13 anos que nunca mais teria uma menstruação regular.
Quantos baldes pesados de concreto, caixas de piso, quantos tijolos pra cima de andaime... e cada vez, em silêncio, sangrando mais e mais, a cada pequeno esforço.
Eu achava que podia aguentar sozinha, que era vergonha pedir socorro. Que era minga obrigação ser saudável ora ajudar, e se não fosse, deveria me desgastar assim mesmo.
Até hoje não tenho diagnóstico preciso, ainda sofro demais com esse problema que pode ter começado nesses ultra esforços quando a situação já era grave e potencializou outros problemas de saúde que afetaram meu psicológico, emocional e meu corpo físico.
Até hoje ainda me cobro por não ter falado, porque não sabia o que fazer, mas tenho entendido que não tinha como saber sem o esclarecimento que tenho agora. Mesmo meu pai falecido, minha mãe ainda viva e toda indignação que eu atribuia simplesmente a eles por me ferirem com cobranças de que eu era: "a preguiçosa, malandra, fazia corpo mole"... quando só eu, Deus e meu travesseiro molhado sabíamos o quanto vim morrendo todos estes anos.
Conseguir desbafar num comentário quase invisível na Internet, assim como a dor que sempre senti por todas as coisas que já me feriram, sendo que minha família não faz ideia disso (porque pra mim que tô estudando, tô sendo reconstruída socialmente e pessoalmente já é um processo doloroso que não tem sido de uma noite pro dia... Imagina pra todos eles quem estão leigos na militância?). Tmbm mostra o quanto tenho amadurecido em entender, como pedagoga, esclarecidadente esse tipo de questão necessária sobre saúde mental do povo preto que vcs abordaram (sendo que nem na faculdade sequer faz-se menção sobre).
Hoje, saber explicar com palavras essa situação que sempre foi um misto de auto cobrança em silêncio e só me trouxe prejuízo no meu corpo, saúde, na auto estima, dificuldade de confiar, pedir ajuda, de me olhar com carinho, cuidar de mim, de me permitir fracassar, sentir dor, criar expectativas, viver situações que me desumanizam e reduzem a condição de mercadoria colonial...
Ufaaaaa!
Ainda tenho tentado lidar com um gatilho de cada vez, me descobrindo a cada dia.
Escrever me ajuda muiiiiito, embora quase sempre seja pras gavetas pros blocos de notas no celular.
Me vejo muuuuuito em vocês!
Da mesma forma que muitas negras aqui (ou quase todas) podem se ver umas nas outras também.
Obrigada por nos permitirem sermos ministradas e curadas por essa nossa causa militada através de vcs.
Obrigada. Muito obrigadaaaaa
💙
@Kate S. Obrigada por toda empatia. Desejo que vc em vida alcance conquistas extraordinárias que façam valer a pena tudo que vcs passaram tmbm.
Ótima tarde 💙💙💙💙
Nossa, que história ,que Deus te abençoe muito e te ajude linda.
@@anadaviladossantos6012 Amém. Que ajude a todas nós 💙
Sensacional 👏👏👏
Ah!! Um artigo sobre mulheres negras que não estão recebendo anestesia de forma adequada. Acho que existe uma reportagem no El país também,que, rubrica este problema.
CONCORDO PLENAMENTE COM VOCES.
Pois é nossas Mãe negras sofrem no seu emprego humilhações e é vista como a forte que aguenta sempre...
Isso é tão cruel que as vezes penso em assaltar pra ter um bom dinheiro e nao precisar ver ela trabalhando pra fdp nenhum..
As faxinas são pra mim é de corta o coração 😔
Amor, a polícia e todo sistema judiciário não tem dó de nos não. Vai apodrecer ou vão matar vc (negro não tem segunda chance, tem gente negra presa há anos pelo crime que não cometeu ou é simplesmente morto por ser negro). Segui a pagina saude da população negra no Instagram e ouve o podcast da Gabi de Pretas no Spotify. Faz terapia e algo para não adoecer.
Pensar em arranjar emprego,❌
Pensar em assaltar ✔️
Com certeza a sua mãe ficaria orgulhosa né?
QUE FALA MARAVILHOSA!!!!
Meninas cito aqui um fato ocorrido comigo. Realizei há dois anos uma cirurgia de reconstrução da mama e precisei utilizar drenos , no dia da retirada dos mesmos eu fui até a clínica da cirurgiã plástica ela retirou os drenos e seria necessário dar pontos nos lugares, simplesmente ela me disse que não daria anestesia pois os pontos seriam pequenos, senti um incômodo enorme mas pensei que fosse normal. Aí fiquei pensando e se fosse com uma mulher branca?.
Nem em momentos tão delicados quanto estes conseguimos nos desvencilhar do olhar racista. :(
Vocês me responderam!! Que honra!
Faz a louca e questione tudo e smp
Ninguém aguenta ser forte o tempo todo as vezes ser frágil sensível é preciso ninguém é de ferro expor vulnerabilidades poderia ser normal na nossa sociedade o sofrimento a dor as angústias fazem parte da vida e só queremos ser amparados e ouvidos por uma pessoa a empatia nós faz mais humanos e ela é essencial para ter bons relacionamentos
Eu tbm tenho essa dificuldade de pedir ajudar e sempre meu chefe fala que eu preciso pedir mais ajuda esse tipo de coisa e me irrita...
eu sou essa mulher, como tantas outras negras, que tem que ser forte para sobreviver.
Sempre assumi esse papel, de mulher negra forte. Sempre fui a que deu um jeito. Hoje estou grávida de 8 meses, esses dias a ficha caiu. Eu estava com o meu material e o multimídia da escola indo pra sala de aula, subindo as escadas, e NENHUM dos meus alunos, nenhum colega, nenhum dos funcionários da escola sequer perguntou se eu precisava de ajuda. Comecei a pensar nisso, na imagem que eu construí sobre mim nos 4 anos em que leciono nessa escola. Agora peço ajuda, mas tenho muito o que mudar...
Se fosse branca a maioria perguntaria.
@@perolanegra1270 Sem dúvidas. Vi acontecendo com outras professoras gestantes.
@@rafaelasimao8364 absurdo, quando vou no shopping com minhas amigas brancas na praça de alimentação os garçons só oferecem o cardápio pra elas eu percebo, e também só olham pra elas quando vão agradecer,esse mundo é podre.
Esse vídeo é tão necessário que me dá vontade de chorar! Acho que só na terapia irei conseguir desconstruir essa ideologia da mulher preta guerreira! Dói muito sentir as coisas e não conseguir falar deles pq se sente vulnerável.
Fugindo de toda importância do vídeo, adorei o "bibelô".
Divas maravilhosas, deusas de ébano!
Amo.
É verdade meninas como esse lugar de "mulher forte" que nos deram é cruel e desumano.Vcs nos fazem repensar sobre coisas que acontecem corriqueiramente. Iai normatizamos essas crenças impostas por essa sociedade racista como se isso fosse bom,bom nada é cruel mesmo!
Pretas lindas!
Concordo. Acredito que se a gente assume esse papel acaba ficando endurecido mesmo e sem empatia. A gente fica achando que o outro tb não precisa de ajuda. Real.
Menina esse turbante vermelho?????? Que lindo, onde compro?
isso mesmo meninas 😍
Porque os brancos ganham o mundo com a sua pele ,nós negros conquistamos pelo nosso esforço é a realidade
Meu filho com 5 anos sofreu racismo pelo filho da minha vizinha quando tentei procurar apoio da minha família da família do meu marido minha sogra virou para mim e me disse que eu era fraca que ela tinha passado por tudo isso e nunca reclamou nunca falou para ninguém o que estava acontecendo aguentou tudo firme quieta na dela e ainda falou para mim que além de fraca eu ainda estava colocando meu filho numa situação ruim porque ele poderia não precisar passar por isso , como se tudo fosse minha culpa , como se quem estivesse colocando tudo fazendo tudo o racismo fosse eu e não a minha vizinha . Claro que fiquei muito chateada cortei assuntos com ela e até hoje não converso com ela pois não achei certo o que ela fez e ficar do lado de uma pessoa que estava promovendo racismo contra uma criança de 5 anos mas é bem isso, você tem que ser forte não tem como ser outra coisa pelo menos é assim que somos ensinadas desde criança por sermos negras
Mais um video que arrasa!
É triste esses coisas dói muito só quem é negro sabe o quê é isso .
esse me fez chorar
Bem, eu sou negra e não sinto essa diferença. No meu estado e mais comum mulheres negras e pardas. Mas eu sei que tudo isso existe sim e sinto que a sociedade precisa de um despertar.
Como uma mulher faz para saber se o homem vai mata lá quanto ela quiser terminar???
Tem tragédia que não dá pra prever, porém muitas sinais estão presentes antes de acontecer caso assim, primeiro vc deve analisar se existe relação abusiva, se tem ameaças que devem ser levadas a sério. Homem nem dinheiro nem filho deve fazer uma mulher aguentar humilhação por nada nesse mundo. Se cuida!
Se o homem for de direita e eleitor do bolsonaro, você pode fugir dele pq é certeza que uma surra vai receber. Se ele for de esquerda, estudado, empático, não-racista, não-homofóbico e não-machista, a chance dele ser um cara decente é muito maior.
@@Caveirazul e o esquerdista, ator que cuspiu na cara de uma mulher. Nesse é para as mulheres podem confiar?
Grande verdade! É mito!
Estava fazendo tratamento com uma psicóloga branca e ela sempre insistia em dizer q sou forte n eu n sou eu n quero mais carregar esse peso, n voltei mais lá quando eu ia lá voltava mais triste parece q ela fazia de propósito
Ótimo vídeo!
Gostaria de saber se vocês vão falar sobre esse que assumiu o Palmares.
Já falamos em nossas redes sociais.
@@PapodePreta obrigada.
Eu tambem tenho dificuldade de pedir ajuda.
Eu já me sentia incomodada, pois queria ser uma princesinha pois me sentia muito grande. Na verdade eu era até magra mas me sentia bem ogra, só que pela minha cor, eu me via totalmente fora do padrão. Eu era uma criança frágil no corpo "errado"
Pretas lindas,posso dar uma sugestão de vídeo?
Gostaria que vocês dessem dicas de filmes,desenhos e livros para as crianças negras.
Não apenas para crianças negras,mas com ênfase no nosso povo,na nossa cor.
Desenhos,filmes e livros que tragam a valorização de ser uma criança negra,do cabelo crespo e linda.
Porque para nós adultos,temos filmes ótimos,um exemplo é “Estrelas além do tempo”.
Mas eu fico procurando filmes infantis e quase,ou não,consigo encontrar nada.
Por hora,minhas lindas,agradeço por cada vídeo.
Um beijo no coração de vcs.
Quantas vezes e quantas eu me sinto assim.
Nem sou negra, mas o título de "guerreira" me incomoda demais!!!
Ser titulada de algo que vc não é deve ser um ó, mesmo.
Cansada de ser forte guerreira o tempo todo...Como você disse de copiar livros a mão e ralar até por 3 sem pedir ajuda..
😍😍😍😍😍😍Lindas
Eu concordo,mas algumas pessoas negras naturalizam isso e não aceitam ajuda dos outros por achar que não precisam !!!