Sua sinceridade na análise sobre a utilização do seu conhecimento é algo fascinante. Não estou analisando se sua nova posição é certa ou errada, mas sim a capacidade de ser humilde e corajoso para reavaliar e, se preciso for, mudar.
São pessoas como você, que me faz ainda ter fé na humanidade. Que pessoa que tem sua origem profissional no mercado e põe o discurso humanista acima de viés político ou interesses pessoais? Um homem realmente iluminado. Caí no seu canal de paraquedas e que queda suave. Aprendendo muito com seus ensinamentos. Parabéns 🙏🙏🙏
O professor foi preciso. Eu ouvi algumas vezes sobre a classificação das pessoas pelo seu CEP. Moro próximo a linha Prata do metrô. Demorou décadas para o metrô chegar aqui e ainda trouxeram um trem de baixa eficiência (sempre tem problemas e é pequeno), mas com a chegada desta linha, o mercado imobiliário passou a comprar as propriedades daqueles moradores de baixa renda para lançar condomínios mais caros. Estas pessoas pobres da região, paulatinamente são empurrados para regiões mais periféricas, e justamente quando a região onde moravam melhora em serviços. E estes mais carentes acabam morando em lugares baratos, e assim o são é porque tem enchente, deslizamento, não tem escolas e as que existem, os professores tem medo de ir lá trabalhar.
Aproveitando a temática sobre desigualdade e livros: "Uma História de Desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil (1926 - 2013)", de Pedro H. G. Ferreira de Souza. Esse livro ganhou o Prêmio Jabuti; "A Economia dos Pobres: uma nova visão sobre desigualdade", de Banerjee e Duflo - Prêmio Nobel de Economia; "Extremos: um mapa da desigualdade no Brasil", de Pedro Fernando Nery (minha próxima leitura sobre o tema). Que bom que há um espaço como esse; há carência de discussões como essa. Parabéns, Sr. Kobori.
O que houve para sua mudança de posicionamento José. th-cam.com/video/RN7naqu3q_U/w-d-xo.html Aqui a sua biblioteca era bem diferente, até as suas indicações eram outras. Me parece que você vive de acordo com a banda que está tocando. Não tem problema mudar de opinião, mas tenha caráter de ser claro no seu posicionamento atual.
O IRRF começou com a aliquota de 10 salários mínimos e hoje começa a partir de 2, o que é um absurdo, e ganhando mais que 6mil reais vc está no MAXIMO DE ALIQUOTA, como se fosse o mais rico do brasil, é um absurdo
Para calcular use a alíquota real, não a que você está sujeito agora. Quem ganha 5000 reais paga a alíquota real muito menor que quem ganha muito mais. Mas estes têm interesse em fazer quem ganha 5k achar que a alíquota é a mesma.
@@carolinas8886 mas a análise do Murilo não diz sobre o valor incidente da alíquota, mas sim com a relação que a alíquota teve em relação ao número de salários mínimos ao longo do tempo. A alíquota mínima ter saído de 10 S.M. para 2 S.M ao longo do tempo é algo problemático, pois além do aumento da alíquota, tivemos a redução no número de salários necessários para entrar nela. Hoje já é sabido que pobres pagam mais impostos do que ricos em relação a sua renda, não unicamente pelo imposto de renda, visto que esse se corrige em porcentagem e, como você mesma disse, de acordo com a alíquota real. Mas o problema está no aumento nos impostos sobre consumo, o que tornam, quando olhamos para o percentual do salário gasto em imposto, algo superior ao pago pelos considerados mais ricos.
Mas tem que considerar tbm que o valor real do salario minimo se multiplicou nas ultimas decadas. Lembro que durante o governo FHC não chegava a 100 dolares. Com esse cambio depreciado de hoje dá uns 250 dolares, mas já chegou acima de 300.
@@luizantoniodeoliveira9974 é só trabalhar duro que dá pra ficar rico, governo administra mal por isso que tem que ser tudo privatizado, existe meritocracia, etc.
Parabéns Professor por ter a opinião contrária a privatização da Sabesp. Uma pessoa séria age e opina de forma impacial e sem a visão bipartidaria. Deus o Abençoe Sempre
5 หลายเดือนก่อน +6
Muito obrigado pelo carinho, Samuel. Forte abraço!
Este homem (o dono deste canal, e este meu comentário é um elogio e não uma crítica) é de esquerda. Graças a Deus! Pois é exatamente isso o que verdadeiramente significa ser de esquerda: A LUTA EM DEFESA DOS POBRES E DOS TRABALHADORES. A busca por justiça social. E não aquelas bobagens por exemplo de aceitação ou não da linguagem neutra ("amigues"). Eu particularmente não tenho nada contra a existência da linguagem neutra, desde que ela seja uma OPÇÃO, e não uma IMPOSIÇÃO (jamais). Desde que ela fique restrita somente ao pequenino grupo dos transexuais, e não que seja imposta em cima de todos nós.
Prezado Prof José Kobori Muito obrigado pela resposta sobre o aumento de impostos e memes do Haddad. O que o Professor respondeu, é o que tento passar para meus clientes e conhecidos, porém eles veem com descrédito minhas palavras. Por isso quis enviar essa pergunta para ser respondida por um Mestre do mercado. Espero que as pessoas entendam agora. Obrigado
Grande professor. Fazia tempo que o TH-cam não me mandava seus vídeos. Vejo que o Sr está muito bem e se colocando mais firmemente na defesa do bem estar da humanidade, doa a quem doer. Parabéns para performance. Abraços!
Quem está reclamando são os mais pobres que compravam algo e agora estão tendo que pagar um preço de imposto superior ao das compras, que pagava 5% trabalhando no app e irão pagar 27%. A vontade enorme o professor está em defender a política do governo é impressionante.
Amigo, isto não é achismo teu? Onde você se baseou para falar que são os pobres que estão reclamando da taxação? Ou a taxação, política adotada pelos países (para proteger a economia interna e, sim, de quebra gerar arrecadação), não estaria sendo utilizada pela oposição atual simplesmente para criar engajamento político?
tambem acredito, porque o projeto voce ainda pode separar e a necessidade de urgencia em implementar e investir é de quem comprou, se ja esta feito porque vou investir alto e melhorar se ja esta caminhando.
@@Leo-hi7jl quando tinha lido pouco. Escola austríaca é economia de jardim de infância para adolescente preguiçoso e debochado. Explica toda complexidade do mundo com filosofia de boteco e deboche. É a mais mastigada, panfletária e fácil de ler, por isso hita no youtubenomics. Aliás, não precisa nem ler. É só ter uma ideia ruim o suficiente para não ser mentira, em alemão, adorná-la com cinismo barato, e usar o mesmo plotwist em que atrás de todo esse verniz o indivíduo babaca e egoísta salva o mundo.
Se as pessoas fizessem jejum para fazer baixar os preços dos alimentos, os produtores jogariam sua produção fora ou não colheriam para deixar estragar no pé mesmo. Pera, os produtores já fazem isso.
@@danieldaanna Fora que a especulação não iria parar só porque resolveram fechar a boca kkk. O rentismo ainda continuaria a altas taxas, sugando os impostos, o valor da moeda, portanto a estrutura posta do Estado de coisas. Isso é exatamente o que já ocorre com os famigerados apagões em meio a uma estrutura com capacidade ociosa...
Encontrei o argumento "Faria Lima Empreendimentos" 😂 Muito obrigado pelos vídeos, professor! Minha visão é idêntica à sua. Vc completa a visão com dados técnicos. Sucesso!
Tenho vontade de fazer bacharel em economia..../...é um curso difícil, tem muitas matérias de exata?...sou adepto das humanas..professor de geografia.entao já viu né.rsrs..forte abraço
Parabenizo o prof. Kobori pela sua honestidade e coragem em mostrar uma realidade vivida pelo povo brasileiro. Somos e fomos sempre massacrados pelo noticiário dos donos do poder. Gosto de ouvir tuas novas visões econômicas e sociais. 😊
Professor, até eu que sou uma "ameba em matemática" entendo perfeitamente suas explicações técnicas e consequências lógicas desses disparates financeiros e ideologias suprem@cista$. Gratidão por esse canal. Ele nos é fundamental. Sucesso e vida longa! 🙌🏻
5 หลายเดือนก่อน +1
Muito obrigado pelo carinho, Vagner. Forte abraço!
Professor Kobori tem bela história de vida. Acelerou na primeira etapa da vida dentro do sistema e, percebendo ser uma exceção e não a regra, na segunda etapa traduz, com clareza exemplar e sinceridade, os ensinamentos de economia. Parabéns. Mais velho, o critiquei na primeira fase, mas hoje só elogios.
Professor José Kobori! Parabéns pelo canal e pela sincera opinião sobre o modelo de mercado atual em nosso país! Estou acompanhando o canal do senhor a pouco tempo! Muito Obrigado pelo preocupação de esclarecer como funciona a economia brasileiro e mundial! Obrigado! Desejo muita saúde e sucesso para o senhor!!!
Parabéns Professor! Pela clareza nas informações e por falar a verdade que muitos economistas mascaram. Não se vê nenhum país sério abrindo mão de setores essenciais para sua nação, ou privatizando empresas públicas a preço promocionais, como ja vimos diversas vezes.
@@luizantoniodeoliveira9974desculpe, mas a venda da Sabesp, por exemplo, foi uma doação para uma empresa que não dá conta de gerir a área de energia, imagina o saneamento. Quando temos problemas com a energia elétrica, demoram demais a resolver, às vezes, quatro dias. Sou privilegiada por morar numa área comercial, o máximo aqui são oito horas. Mas, outras regiões..😢😢
Eu gosto do equilíbrio, e acredito nele, devemos sempre buscá-lo, nem sempre o estado é a melhor solução, do mesmo jeito que o setor privado também não. Se não conseguir um equilíbrio não tem solução.
Exato, não existe bala de prata. Se você lê autores liberais mais antigos, você vê eles defendendo a atuação do mercado em setores estratégicos pro funcionamento do país. Imagina se geração de energia ou extração de petróleo estivesse na mão de empresas dos EUA, os EUA poderiam sancionar a gente internamente. É um tiro no pé perder autonomia como nação. Se for PPP, tem que ser com empresas BR
O problema é quando você vai observar o princípio do serviço, a coisa pública age fora da lógica de mercado...que é muito incompatível com a iniciativa privada.
O grande problema do Estado (em especial o Estado brasileiro) *é a corrupção envolvida,* onde o público e o privado se misturam para saquear riqueza em detrimento do resto da população (que sempre paga a conta).
Eu achei muito interessante uma fala do guitarrista Kiko Loureiro sobre como o Estado evita a gentrificação na Finlândia. Moro em São Paulo e acredito que um dos piores fenômenos que ocorre na cidade é a gentrificação.
Kobori, conheci seu canal recentemente por acaso e foi uma grata supresa conhecer mais um operador do "Mercado" com uma visão humanista, preocupado com o atual modelo capitalista, com a acumulação desenfreada de capital e com a desigualdade social. É um alento ver gente como você e Eduardo Moreira, do ICL, que também foi do "Mercado", usarem seu conhecimento e sua experiência para contribuir pra uma sociedade mais justa.
Professor, Sobre os memes do Haddad, dentro da minha bolha, sinto que tudo é muito orgânico. Eu mesmo já falei e brinquei sobre isso várias vezes nos últimos meses. Para ter uma ideia, sou da área de TI e vejo as reclamações diariamente em grupos de revenda, tecnologia e compras. Acredito que grande parte das pessoas que compram ou já compraram peças para informática, adaptadores, microfones, cabos para celular ou carregadores já pesquisaram algum vídeo sobre esses acessórios, perceberam as taxas e agora reclamam de forma orgânica. Acho que mexeram com quem é mais ativo nas redes. O "pobre" mesmo não tem tempo para isso: se quebra o celular, vai a uma loja; se quebra o carregador, compra um barato na feira. O rico, por outro lado, quando um novo celular é lançado, viaja e compra no exterior sem pagar imposto. Se quebra um carregador, vai na loja da marca e compra outro. Agora, a "faixa que pesquisa", que é composta por quem quer um bom produto sem pagar muito, é quem tem acesso à internet e é ativo nas redes sociais. Essas pessoas foram atingidas diretamente e, se tem alguém que pode fazer barulho ou memes, são elas. Uma coisa que gostaria de ter recursos para pesquisar é o volume de frete dos Correios após os novos impostos e como estão as contas dos Correios hoje. Ouvi falar que há informações que foram colocadas em sigilo.
Parabéns, professor Kobori. Muito obrigado pela coragem de se posicionar contra a corrente dominante. Também acho que se o Roberto Campos (Avô) estivesse entre nós teria mudado de posição, sou otimista rsrsrs. A concentração de renda junta com a extrema pobreza é a receita para o fracasso de uma nação e o nascedouro de governos autoritários.
Prezado Prof. Kobori. O conheci recentemente através desse canal. Em primeiro lugar eu gostaria de parabenizá-lo pela grandeza intelectual e a coragem de colocar seu pensamento e conhecimento com toda a honestidade e isento de pré-conceitos estabelecidos. Nessa onda fútil e superficial que tomou de assalto a internet e nossas vidas por consequência, eu simplesmente fico a cada dia mais incrédulo de como o Ser humano chegou a um nível tão baixo de sua capacidade intelectual. A grande maioria das pessoas, acha que a vida e a solução dos problemas é binária, numa perspectiva que chega a ser infantil, típica de quem ainda não tem a maturidade e o discernimento para entender que a vida é muito mais complexa do que isso. Mas surpreendentemente quem reproduz essas sandices são pessoas adultas cujo mínimo de maturidade se pressupõe. Hoje, quando se faz uma análise crítica, honesta e independente ou se é comunista esquerdopata ou capitalista liberal sanguinário. É um frescor e um alento encontrar o seu canal em meio a tantos canais dos ditos "influenciadores" de mercado que na sua quase totalidade são de liberais cegos, lunáticos e absolutamente desconectados com a realidade. Seu trabalho é de uma importância ímpar nesses tempos estranhos.
Acredito que a grande concentração de renda acontece porque as empresas mais poderosas sempre patrocinam os políticos, dessa forma ganham protecionismo e outras regalias
Ótimo conteúdo José, torço por mais pessoas como você e o Eduardo Moreira se exporem mais e propagar essa visão mais clara em relação ao sistema econômico que vivemos.
Sempre gostei dos seus videos e agora mais ainda! Parabens pela sua visao honesta do mercado. Eu sempre pensei isso, nem sempre o que é bom pra o Brasil, para os indicadores, é bom para os pobres.
Sou novo no canal! Muito interessante teu contraponto! A minha formação escolar até meus 18 anos foi aquela básica dada pelo estado, onde aprendi que tudo é resolvido pelo estado e por isso pagamos impostos. Depois de alguns anos, me deparei com as visões libertárias e anarcocapitalistas que tem como premissa tudo fora do estado e que imposto é roubo. Foi um choque para mim quando vi esse contraponto pela primeira vez, pois comecei a enxergar pontos de vista que eu nunca havia imaginado antes. Agora vendo teu contraponto, mais uma vez estou expandindo minha visão e começando a analisar esses novos contrapontos que você vem levantando ao longo dos teus vídeos! O ponto que me marcou nesse vídeo foi: Nem tudo é resolvido pelo estado e nem tudo é resolvido pelo mercado. Tem que haver um equilíbrio, pois há situações que não são viáveis economicamente, porém são necessárias para a vida das pessoas, como é o caso de fornecer saneamento básico que por sua característica é um monopólio natural. A telefonia/comunicação até pouco tempo era inviável economicamente em certas regiões, levando o governo a obrigar que as empresas vencedoras de concessões em grandes regiões também prestassem o serviço nessas regiões pouco adensadas. Com o advento da internet via satélites de baixa órbita, agora tornou-se viável a prestação desses serviços por conta da evolução da tecnologia e da infraestrutura satelital. Essa tecnologia de internet satelital de baixa órbita foi desenvolvida por uma necessidade mercadológica, já a internet foi desenvolvida por uma necessidade militar (estatal). Um dos grandes problemas atuais consiste nesse antagonismo entre o estado que quer centralizar tudo na sua mão versus o mercado que quer tirar tudo das mãos do estado, o que gera um atraso evolutivo na sociedade. Não seria o caso de adotar um modelo econômico de cooperação entre estado e mercado sempre que possível, onde ambos fomentem a pesquisa aplicada e pesquisa de base para desenvolver novas tecnologias que resolvam os problemas da sociedade? Essa competição impede empresas de investir em universidades para captar talentos e acaba forçando esses talentos a ir embora do país, pois o estado faz de tudo para dificultar a vida das empresas, legislando de forma proibitiva para permitir que somente amigos do rei consigam se relacionar com o estado. Há brasileiros altamente capacitados mundo afora e quem perde com essa fuga é o país e a sociedade, pois a grande maioria dos brasileiros que sai do país, prospera e se torna referência na sua área de atuação enquanto aqui fica o gap de profissionais que poderiam estar agregando valor à nossa sociedade.
Estado e iniciativa privada operam sob lógicas e com objetivos diferentes. O Estado tem como objetivo a saúde, segurança e bem-estar da população, as empresas buscam lucros. Isso não é "certos" ou "errado", mas apenas como as coisas funcionam. Se uma empresa decide investir em uma universidade, ela não está interessada só na qualidade da formação acadêmica, porque isso vai beneficiar também as concorrentes, mesmo que elas não invistam um centavo. A iniciativa privada só investe no interesse coletivo quando há incentivo ao seu resultado individual. Então ela pode por exemplo financiar pesquisas que sejam de seu interesse. O problema é que raramente o interesse da empresa coincide com o interesse PÚBLICO. A pandemia de COVID-19 foi um bom exemplo! Grandes laboratórios desenvolveram vacinas a um ritmo jamais visto antes financiadas por dinheiro público. E aqui no Brasil, só tivemos doses suficientes por causa da parceria do Butantan com um laboratório chinês no desenvolvimento da Coronavac. Laboratórios só investem no desenvolvimento de vacinas porque os governos garantem a compra de milhões de doses para imunizar sua população. É o tipo de situação em que o Estado e Iniciativa privada devem fazer parcerias. Mas se o governo brasileiro fosse depender exclusivamente das parcerias com laboratórios para cumprir seu esquema vacinal, gastaríamos no mínimo o dobro, porque teríamos que pagar, além do custo da pesquisa, o lucro da empresa. No Brasil, o Instituto Butantan e a Fiocruz por exemplo, desenvolvem pesquisas, motivados pela necessidade da população e não na perspectiva do lucro. Então se a iniciativa privada tem interesse em desenvolver uma pesquisa dentro de uma universidade pública, não basta pagar por isso, mas também convencer o Estado de que a estrutura física, o quadro docente e a reputação da instituição não favoreceriam mais a população empenhados em outros estudos.
Todas as areas podem ser lucrativas, seja com incentivos governamentais ou cruzados... Parcerias Público-Privadas (PPP) sempre será necessária, ou como acha que os países desenvolvidos superaram os problemas de saneamento. O Prof. também está abrindo minha mente, mas seria importante não difundir informações também enviesada. Não comentar das taxações que impactam os mais pobres ou não mencionar o valor PAGO pela privatização e seus benefícios para a população de areas remotas e até mesmo inóspitas.
@@virtualpa3552 a privatização da luz, em Goiás, primeiro para a Enel, agora Equatorial, só causou prejuízo ao consumidor. São péssimas empresas e com tarifas altas. Tudo precarizou... Cheguei a rir quando vi que a Sabesp tinha só a Equatorial no leilão. Devem ser parças do governador que tem gana por privatização. Que Deus tenha misericórdia do povo paulista e de todos nós. A Sabesp foi dada, não vendida.
Para agregar ao seu comentário A ideia disseminada hoje de que a Internet foi criada exclusivamente por e para fins militares está errada. Embora a internet tenha suas origens em pesquisas militares durante a Guerra Fria, sua evolução e desenvolvimento envolveram uma ampla gama de atores, incluindo pesquisadores universitários, estudantes, empresas de tecnologia e políticos Em 1958 foi criada nos Estados Unidos (EUA) a Advanced Research Projects Agency (ARPA), subordinada ao Departamento de Defesa (Department of Defense [DOD]). Até hoje, seu principal objetivo é evitar que os EUA sejam surpreendidos por outros países, tratando-se de tecnologias civis e militares de vulto. Ao longo de sua história, a ARPA trocou de nome algumas vezes e, desde 1996, chama-se DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency). Na década de 1960, existiam muitos computadores de grande porte, conhecidos como mainframes, espalhados pelos centros de pesquisa dos EUA. Havia um profundo desejo de interligar essas máquinas. E dai surgiu a ideia de criar a ARPANET, a precursora da internet.
Uma honra conhecer mais um intelectual, especialmente em economia, que tem empatia com o próximo. Pessoas como o José Kobori, André Lara Resende e Ciro Gomes são as quais ainda mantém viva a minha esperança em um país mais justo no futuro.
Um contrato bem feito de privatização pode exigir da empresa ganhadora fazer as “entregas “ nos locais deficitários. Por exemplo, as distribuidoras de energia entregam em bairros periféricos. Para isso existem as empresas reguladoras, para corrigir as distorções do mercado.
Muito bom, confesso que comecei assistir meio receoso do que viria a ser a narrativa, porém me surpreendi, e achei muito coerente e agregador a análise do professor, parabéns pelo conteúdo, +1 inscrito!
Eu gosto deste canal de esquerda, me divirto muito com o posicionamento do professor e com os comentários dos inscritos, parece que a culpa de existir pobreza é de todo mundo menos do pobre 😂😂😂
A empresa sendo estatal ou não, a periferia já tem um atendimento ruim. Na periferia não tem 100% de esgoto tratado e o atendimento é ruim, agência dos correios fica quilômetros dos bairros. Não vai mudar nada.😢
Isso é só mais um motivo para lutar pelo serviço público de qualidade. Pois, o serviço público, tu ainda tem o total direito de se organizar e manifestar contra as organizações públicas responsáveis por isso, além de fazer campanha por pessoas que te tragam uma perspectiva de que vai trabalhar em mudanças nisso. Já pelo setor privado, ele vai olhar para tudo isso e falar "Ok, tu tá aí reclamando, mas me conta como tu vai me dar lucro?"
Privatizando muita cidade simplesmente não vai ter agência. Não é que vai ser longe, simplesmente não teria porque economicamente não há o incentivo. Verdade que é ruim estatal, mas pode, sim, piorar.
Parabéns prof. Sempre correto do ponto de vista de uma sociedade mais igualitária ou pelo menos o fosso entre as camadas fosse mais estreito . Gostei da ironia do "Bom coração " . Obrigado por compartilhar sabedoria é o que precisamos.
José meu xará, é a primeira vez que vejo seu vídeo e até os primeiros 20 min. estava gostando, quando você diz que fez pós graduação em filosofia aí simplesmente virei seu seguidor, pretendo cursar filosofia.
Eu curso filosofia e eu lhe garanto que não há o menor arrependimento (para quem gosta de estudar). Obviamente se a pessoa não gosta de estudar, ou não gosta de fadigar o cérebro, não vale a pena. Atualmente a filosofia no Brasil carrega diversos problemas. Existem muitos charlatães. Professores(as) renomados(as), que não valem a pena ficar citando. A filosofia lhe permite um rigor de leitura, todo aquele que se presta a estudar/viver a filósofia se torna um crítico por natureza. Eu digo por mim, que pela minha educação sempre fui manso sem muito rigor ao que aparecia em questão de conteúdo para meu consumo. Agora mais não, sinto que tenho um maior rigor e uma mais bravia criticidade para não aceitar ou gostar de qualquer coisa
A meritocracia é tão furada, que vc consegue ver sua discrepância em qualquer exemplo simples, pois o mérito é subjetivo. O esforço que um cadeirante faz para subir uma escada é infinitamente maior que uma pessoa normal. No entanto, a meritocracia não valoriza o esforço do cadeirante, mas as oportunidades maiores que o bípede já possuía.
Parabéns pelas análises.. Uma pessoa do mercado com o real entendimento do que é o mercado e que consegue enxergar para além do próprio umbigo!! Por mais pessoas humanitárias no mercado como vc 👏👏👏
5 หลายเดือนก่อน
Muito obrigado pelo carinho, Cristini. Forte abraço!
O real entendimento todos tem, porém, não querer que os mais pobres comecem a ocupar os mesmos espaços (afinal, é isso o que o conservador deseja conservar), é uma chaga que se impõe. Os colonialista querem se manter como topo, manter os colonizados, os escravizados... É o único meio que consideram.
Justificar a redução da carga tributária pelo PIB não faz sentido, pois o PIB é formado pelos gastos do governo. Então se os gastos do governo aumentaram e a carga continua a mesma, isso é um sinal que ela aumentou, e se ela aumentou em 2022 quer dizer que ela se manteve ou até diminuiu dependendo dos outros fatores do PIB. Agora é só olhar qual governo está gastando mais do que arrecada. Tenho certeza se fizer esse cálculo tirando os gastos do governo e comparando ano a ano, veremos um aumento na carga tributária...
Exato! Faltou honestidade intelectual ao professor, seu lado político fala mais alto que a razão. Quem sabe ele não esteja cavando uma vaga no banco central?
Bolsa família custa 40 bilhões por ano e o beneficiário precisa comprovar diversas obrigações pra se manter nele, já o bolsa empresário aqui em SP, custa 200 bilhões por ano e o empresário só tem a obrigação de "prometer" que vai gerar emprego e o estado sequer fiscaliza se os recursos foram aplicados pra gerar emprego e renda ou se foi para comprar mais um jatinho ou a SUV para o filho estudar medicina em SP pagando 10 mil mensais!
Verdade, inclusive conheço uma mulher que perdeu o bolsa família devido as faltas de aula de sua filha. Portanto fica claro que se as obrigações não forem cumpridas, a pessoa perde.
Obrigado pelo vídeo, professor. I felizmente as pessoas tratam o complexo como simples, porque pensar dói e exige ir contra as nossas opiniões prévias e aparentes.
Bem vindo ao grupo José Kobori 👏👏✊️ Eduardo Moreira ICL tbm passou pelo mercado financeiro , depois de um tempo neste, deu um start e hj um divulgador pela causa social.
A Carga tributária nominal aumentou, o que não aumentou foi a carga tributária relativa ao PIB, pois este veio esse ano praticamente pelas exportações do Agronegócio, setor que recebe incentivo fiscal para favorecer balança comercial e câmbio. O problema é que os “gastos” aumentaram ainda mais que a arrecadação, por isso estamos batendo record de déficit, mesmo com economia rodando. Então por que essa conta não fecha? Será que os bilhões para as emendas parlamentares, estatais que davam lucro agora dando prejuízo, criação de novos ministérios, cabides de emprego para uso político, inúmeras outras formas de corrupção ajuda a explicar isso?!? Sobre a reforma tributária, a lista de aumento e criançao de novos impostos é enorme, tanto para os ricos quanto para os pobres e infelizmente o retorno dessa gigante carga tribuataria, que pode ser a maior do mundo, quase nada é revertida ao povo e quase tudo fica no bolso dos corruptos e “amigos do rei”, como o professor gosta de falar. Segue alguns exemplos: Retomou imposto sobre carros elétricos e híbridos; Retomou seguro obrigatório DPVAT, que, assim como IPVA, nada é praticamente revertido ao motorista que ainda tem que pagar pedágio para ter uma estrada em boas condições; Retomada PIS/COFIS gasolina/etanol Aumento do imposto de importação acima de $50USD; CRIAÇÃO do imposto de importação abaixo de $50USD; Criação tributação apostas esportivas; Aumento do imposto sobre Lucro Líquido - CSLL Mais que dobrou imposto sobre armas e munição; Fim da isenção imposto de renda PJ e CSLL sobre benefícios fiscais; Dobrou ITCMD e já estão querendo dobrar novamente imposto sobre herança e doações - vão dobrar a meta! Imposto sobre compra/venda de imóveis que pode chegar a 20%; Criou imposto de Importação painel solar em mais de 10%; Nova regra para limitar o JPC (juros sobre capital próprio) Criação do “come-cotas” nos fundos exclusivos (pagamento dos impostos semestralmente mesmo sem realização de lucro - apenas o Brasil usa essa modalidade de cobrança de impostos); Cobrança antecipada dos impostos das offshore mesmo sem realização de lucro e fim da isenção de realização de lucros abaixo de 35mil mensais; Criação de impostos nas criptomoedas; Criação do Imposto do pecado para poder incluir subjetivamente e taxar o produto/serviço que quiserem, como feito recentemente aumentando impostos em alimentos ultraprocessados, cerveja, cigarros e outros produtos; Já tramita cobrança de impostos sobre o PIX e da previdência privada; Etc… Etc… Etc…
Rapaz... Estou quase acreditando que você é um dos responsáveis pelos memes do Haddad. Kkkk...Deve ser um dos tais privilegiados a que se refere o vídeo.
Imposto sobre cigarro ,bebidas e ultraprocessados sempre foi alto ja que é uma política de gerar restrição mesmo, em 2020 foram arrecadados 15 bi com cigarros ,isso é quase nada no montante geral arrecadado...Casas de aposta não deveriam pagar imposto como qualquer empresa porque?
@@luisalbertolopesdesousa5213 claro que tem que pagar, o ponto é que esse governo está aumentando impostos como nunca e retornando menos (record em déficit fiscal). Ou vc tb discorda desse fato?!?? Mandei dezenas de criações/aumentos de imaootso e vc comentou apenas 2 pontos. Quer falar sobre os demais ou já entendeu meu ponto?!?
@@carlosalbertosilva5205 Rapaz…. Estou quase acreditando que você é um dos imbecís que acredita que a criação de novos impostos serao revertidos ao povo kkkkkkkk Deve ser um daqueles que ficam passando pano pra governo corrupto
Vou aproveitar o espaço para falar sobre a privatização de certos setores. Nem todos certos podem ou devem operar sobre a lógica do lucro. Um exemplo bem simples é a coleta de lixo. A empresa que lucrar, para a empresa o aumento de produção de lixo é lucro para ela. Estamos aqui pensando em como resolver a problema ambiental, fazer pelo lucro não é viável, meio que a empresa estaria procurando o próprio. O mesmo com a Sabesp, o incentivo é aumentar o lucro, seja aumentando as taxas ou fornecendo até a última gota de água. Enquanto o Estado não opera sobre essa lógica. Outro exemplo é setor de defesa, praticamentos dos os países soberanos possuem estatais para isso, não é algo que se delega para alguém que visa o saldo bancário no final do dia. Bom, espero que comentário possa contribuir. Acabei de conhecer o canal e estou maravilhado com o conhecimento e a sensatez em apresenta as coisas como geralmente são.
É um posicionamento justo. Dá para se analisar sobre uma perspectiva de Balanced Scorecard. Pegar as perspectivas: financeira, CLIENTES (a que você citou), aprendizado e melhoria, processos internos. Só que o foco de todo serviço público, deveria buscar reduzir o máximo possível o aspecto financeiro, enquanto maximiza os resultados desta aplicação. Só que sabemos que não é assim. No que pode dar lucro, contanto que o valor do serviço ou produto estejam a um preço acessível, ele precisa dar lucro. Ele não pode ''ignorar'' lucrar onde é possível, simplesmente, porque ele está prestando um serviço essencial. Lucro é a capacidade de reinvestimento e manutenção do capital já existente, porque naturalmente, todo negócio vive em processo de depreciação. Se você não busca o lucro, você acaba imputando o peso das despesas para outros pagarem. Faça isso com frequência e se torna um efeito bola de neve.
A empresa que é a anos estatal não resolveu o esse problema das periferias a anos... se continuar estatal vai resolver ? E outra, o nivel de investimento que a estatual tem q fazer não da conta. Mais imposto no c#
A ideia do comunismo é essa. Por isso, quando vejo pessoas falando que o governo é comunista, percebo a falta de noção. Tal qual quando falam do Paulo Freire sem conhecerem sua obra. A desigualdade social é maléfica para todos.
Sua sinceridade na análise sobre a utilização do seu conhecimento é algo fascinante. Não estou analisando se sua nova posição é certa ou errada, mas sim a capacidade de ser humilde e corajoso para reavaliar e, se preciso for, mudar.
Queria ver aquele Storm caindo na real também.
@@Luruchquem é storm?
@@sidneysilva9148grande trader do mercado financeiro
Muito obrigado pelo carinho, Henrique..
Forte abraço!
Belíssimo.
Professor, o senhor é um homem q tem empatia. Muito admirável!
Um dos poucos educadores nessa área que manifesta integridade e posição crítica da realidade! PARABÉNS, KOBORI!
São pessoas como você, que me faz ainda ter fé na humanidade. Que pessoa que tem sua origem profissional no mercado e põe o discurso humanista acima de viés político ou interesses pessoais? Um homem realmente iluminado. Caí no seu canal de paraquedas e que queda suave. Aprendendo muito com seus ensinamentos. Parabéns 🙏🙏🙏
Fico feliz em ser útil, Andre!
Forte abraço!
Não se engane, o discurso humanista, a consideração do fator humano por si só é parte do viés político! A economia é política não importa para onde vá
Excelente explicação. Grata por disponibizar este conhecimento aqui no TH-cam.
O professor foi preciso. Eu ouvi algumas vezes sobre a classificação das pessoas pelo seu CEP. Moro próximo a linha Prata do metrô. Demorou décadas para o metrô chegar aqui e ainda trouxeram um trem de baixa eficiência (sempre tem problemas e é pequeno), mas com a chegada desta linha, o mercado imobiliário passou a comprar as propriedades daqueles moradores de baixa renda para lançar condomínios mais caros. Estas pessoas pobres da região, paulatinamente são empurrados para regiões mais periféricas, e justamente quando a região onde moravam melhora em serviços. E estes mais carentes acabam morando em lugares baratos, e assim o são é porque tem enchente, deslizamento, não tem escolas e as que existem, os professores tem medo de ir lá trabalhar.
Se não me engano, você acabou de descrever o processo de gentrificação
@@danieldaannaExatamente.
Excelente! Morei 7 anos em Londres e vi claramente os benefícios de taxar mais a renda ao invés do consumo.
Aproveitando a temática sobre desigualdade e livros:
"Uma História de Desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil (1926 - 2013)", de Pedro H. G. Ferreira de Souza. Esse livro ganhou o Prêmio Jabuti;
"A Economia dos Pobres: uma nova visão sobre desigualdade", de Banerjee e Duflo - Prêmio Nobel de Economia;
"Extremos: um mapa da desigualdade no Brasil", de Pedro Fernando Nery (minha próxima leitura sobre o tema).
Que bom que há um espaço como esse; há carência de discussões como essa. Parabéns, Sr. Kobori.
Thomas Piketty - "Economia da desigualdade" dentre outros livros...
Esse primeiro é INCRÍVEL
Obrigado pela participação, Marcelo.
Forte abraço!
O que houve para sua mudança de posicionamento José.
th-cam.com/video/RN7naqu3q_U/w-d-xo.html
Aqui a sua biblioteca era bem diferente, até as suas indicações eram outras. Me parece que você vive de acordo com a banda que está tocando.
Não tem problema mudar de opinião, mas tenha caráter de ser claro no seu posicionamento atual.
Sem dúvida. A ignorância se afoga em meio copo d'água...
Professor José Kobori, parabéns pela sua empatia e preocupação com os mais pobres.
O IRRF começou com a aliquota de 10 salários mínimos e hoje começa a partir de 2, o que é um absurdo, e ganhando mais que 6mil reais vc está no MAXIMO DE ALIQUOTA, como se fosse o mais rico do brasil, é um absurdo
Para calcular use a alíquota real, não a que você está sujeito agora. Quem ganha 5000 reais paga a alíquota real muito menor que quem ganha muito mais. Mas estes têm interesse em fazer quem ganha 5k achar que a alíquota é a mesma.
@@carolinas8886 mas a análise do Murilo não diz sobre o valor incidente da alíquota, mas sim com a relação que a alíquota teve em relação ao número de salários mínimos ao longo do tempo. A alíquota mínima ter saído de 10 S.M. para 2 S.M ao longo do tempo é algo problemático, pois além do aumento da alíquota, tivemos a redução no número de salários necessários para entrar nela. Hoje já é sabido que pobres pagam mais impostos do que ricos em relação a sua renda, não unicamente pelo imposto de renda, visto que esse se corrige em porcentagem e, como você mesma disse, de acordo com a alíquota real.
Mas o problema está no aumento nos impostos sobre consumo, o que tornam, quando olhamos para o percentual do salário gasto em imposto, algo superior ao pago pelos considerados mais ricos.
Mas tem que considerar tbm que o valor real do salario minimo se multiplicou nas ultimas decadas. Lembro que durante o governo FHC não chegava a 100 dolares. Com esse cambio depreciado de hoje dá uns 250 dolares, mas já chegou acima de 300.
O melhor é tributar a Renda. O problema é que no Brasil a tributação do consumo também é alta?
Zé Carlos de guarulhos . Se o sistema cantareira secar o mercado devolve a Sabesp pro estado
Professor, é sempre uma grande satisfação ouvir o Senhor.
O pessoal nos comentários revoltado pq estão acostumados com o pensamento superficial e tosco dos "econocoachs" famosos
Quais?
@@luizantoniodeoliveira9974 é só trabalhar duro que dá pra ficar rico, governo administra mal por isso que tem que ser tudo privatizado, existe meritocracia, etc.
@@leirton.alves1essa comversa engana muito pobre iludido
Exatamuente👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
@@Leo-hi7jl Te garanto que para alguém com o trabalho dele, ter esse posicionamento não é nada conveniente.
Parabéns Professor por ter a opinião contrária a privatização da Sabesp. Uma pessoa séria age e opina de forma impacial e sem a visão bipartidaria. Deus o Abençoe Sempre
Muito obrigado pelo carinho, Samuel.
Forte abraço!
😂😂😂😂
O bot representou bem o autor 😂😂😂
Este homem (o dono deste canal, e este meu comentário é um elogio e não uma crítica) é de esquerda. Graças a Deus! Pois é exatamente isso o que verdadeiramente significa ser de esquerda: A LUTA EM DEFESA DOS POBRES E DOS TRABALHADORES. A busca por justiça social. E não aquelas bobagens por exemplo de aceitação ou não da linguagem neutra ("amigues"). Eu particularmente não tenho nada contra a existência da linguagem neutra, desde que ela seja uma OPÇÃO, e não uma IMPOSIÇÃO (jamais). Desde que ela fique restrita somente ao pequenino grupo dos transexuais, e não que seja imposta em cima de todos nós.
Uma chama de sanidade nesse nosso mundo do mercado financeiro que é dominado por gente doida meritocrata. Conheci o canal hoje e estou encantada!
Até amor e água matam quando dosados em excesso.
Meritocracia também é importante.
Professor, você tem uma classe nas respostas, que traz luz essencial ao debate sistêmico. Parabéns pela postura e serenidade.
Prezado Prof José Kobori
Muito obrigado pela resposta sobre o aumento de impostos e memes do Haddad.
O que o Professor respondeu, é o que tento passar para meus clientes e conhecidos, porém eles veem com descrédito minhas palavras.
Por isso quis enviar essa pergunta para ser respondida por um Mestre do mercado.
Espero que as pessoas entendam agora.
Obrigado
Espero que não seja o caso, mas "nenhum argumento será suficiente para quem não quer entender"...
@@marques_runverdade…
Muito obrigado pelo carinho! Forte abraço!
@@marques_runExatamente, o trunfo da ideologia neoliberal é este, transformar a população em gado sem o mínimo de visão crítica.
Que bom te ouvir Professor José . Obrigada por n9s esclarecer sobre situação que vivemos
Sou pobre, e comprei um chão no morro não porque eu quis, e sim porque meu dinheiro só deu pra isso naquele momento!
Nada mais agradável do que escutar uma explanação com honestidade intelectual.
Grande professor. Fazia tempo que o TH-cam não me mandava seus vídeos. Vejo que o Sr está muito bem e se colocando mais firmemente na defesa do bem estar da humanidade, doa a quem doer. Parabéns para performance. Abraços!
Para mim também. 😢
37:02 concordo plenamente o que precisa é justiça social para os trabalhadores.
Quem está reclamando são os mais pobres que compravam algo e agora estão tendo que pagar um preço de imposto superior ao das compras, que pagava 5% trabalhando no app e irão pagar 27%. A vontade enorme o professor está em defender a política do governo é impressionante.
Amigo, isto não é achismo teu? Onde você se baseou para falar que são os pobres que estão reclamando da taxação? Ou a taxação, política adotada pelos países (para proteger a economia interna e, sim, de quebra gerar arrecadação), não estaria sendo utilizada pela oposição atual simplesmente para criar engajamento político?
Mais uma vez, o Professor expõe um exemplo excelente sobre as privatizações.
O Exemplo da construção da casa própria. Parabéns Professor pelas aulas.
Eu penso, que, o prof. Está no melhor do seu momento. Falando tudo que pensa. Sem conflito e sem hipocrisia!🙏
Sou da área de História, já me encantei com a Escola Austríaca e outros contos... Obrigado por trazer mais lucidez
O que tem que ser privatizado é o PROJETO e não a empresa pronta.
O povo acredita em conto de fadas quando o assunto é economia real.
Kobori emburacou pra esquerda tapada. Que decepção.
tambem acredito, porque o projeto voce ainda pode separar e a necessidade de urgencia em implementar e investir é de quem comprou, se ja esta feito porque vou investir alto e melhorar se ja esta caminhando.
@@otartaro1 É sério?!?!?!🤦🤦🤦🤦
@@otartaro1 "Não tem a mesma opnião que a minha, é esquerda"
@@otartaro1Tapado é você que não tem o mínimo de interpretação de texto para entender o quê ele está falando no vídeo.
[Escola Austríaca]: "...eu colocaria na área dos romances.." rsrs eu adorei essa, parabéns Professor.
Não contive a gargalhada na citação dele.
th-cam.com/video/RN7naqu3q_U/w-d-xo.html
E ele amava romances, olha atrás os livros
Ainda bem q ele buscou mis conhecimento e evoluiu né?!
hahahaha bom demais!
@@Leo-hi7jl quando tinha lido pouco. Escola austríaca é economia de jardim de infância para adolescente preguiçoso e debochado. Explica toda complexidade do mundo com filosofia de boteco e deboche. É a mais mastigada, panfletária e fácil de ler, por isso hita no youtubenomics. Aliás, não precisa nem ler. É só ter uma ideia ruim o suficiente para não ser mentira, em alemão, adorná-la com cinismo barato, e usar o mesmo plotwist em que atrás de todo esse verniz o indivíduo babaca e egoísta salva o mundo.
Professor, já pensou se as pessoas pobres tivessem que fazer jejum para "baixar preços "? Incrível! Mas é o que parece que nossa sociedade imagina.
Se as pessoas fizessem jejum para fazer baixar os preços dos alimentos, os produtores jogariam sua produção fora ou não colheriam para deixar estragar no pé mesmo. Pera, os produtores já fazem isso.
@@danieldaanna Fora que a especulação não iria parar só porque resolveram fechar a boca kkk. O rentismo ainda continuaria a altas taxas, sugando os impostos, o valor da moeda, portanto a estrutura posta do Estado de coisas.
Isso é exatamente o que já ocorre com os famigerados apagões em meio a uma estrutura com capacidade ociosa...
Encontrei o argumento "Faria Lima Empreendimentos" 😂 Muito obrigado pelos vídeos, professor!
Minha visão é idêntica à sua. Vc completa a visão com dados técnicos.
Sucesso!
CRESCIMENTO ECONÔMICO não é DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, isso aprendi na Faculdade de Economia.
Tenho vontade de fazer bacharel em economia..../...é um curso difícil, tem muitas matérias de exata?...sou adepto das humanas..professor de geografia.entao já viu né.rsrs..forte abraço
É duro ser honesto. Te entendo TOTAL!
Professor, o senhor junto com André Roncaglia e Paulo Gala são minha referência hoje em dia. Muito obrigado pelo conhecimento.
2, Paulo Gaia de quando em quando.
Paulo Gala kk
Excelente professor como sempre.
Eu que sou leiga no assunto ,consigo compreender e gostar dos saberes transmitidos.
Parabenizo o prof. Kobori pela sua honestidade e coragem em mostrar uma realidade vivida pelo povo brasileiro. Somos e fomos sempre massacrados pelo noticiário dos donos do poder. Gosto de ouvir tuas novas visões econômicas e sociais. 😊
Já deixei meu like e fiz minha inscrição. Até que enfim alguém lúcido nesse TH-cam.
Conheci o canal pelo Tamir Felipe e tive o mesmo sentimento.
Jose se tivesse mais pessoas honesta como você talvez o Brasil fosse melhor.
Professor, até eu que sou uma "ameba em matemática" entendo perfeitamente suas explicações técnicas e consequências lógicas desses disparates financeiros e ideologias suprem@cista$.
Gratidão por esse canal. Ele nos é fundamental.
Sucesso e vida longa!
🙌🏻
Muito obrigado pelo carinho, Vagner.
Forte abraço!
...é muito dinossauro torcendo pelo meteoro! Excelente video como sempre! Visão crítica é muito necessário! Obrigado pelo excelente conteúdo.
Passageiro do Titanic torcendo pelo iceberg
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal, Marco.
Forte abraço!
Professor Kobori tem bela história de vida. Acelerou na primeira etapa da vida dentro do sistema e, percebendo ser uma exceção e não a regra, na segunda etapa traduz, com clareza exemplar e sinceridade, os ensinamentos de economia. Parabéns. Mais velho, o critiquei na primeira fase, mas hoje só elogios.
Esse canal serve para desintoxicação dessas porcarias que falam de Economia & Finanças pela Internet.
Parabéns e obrigado pelo conteúdo.
Professor José Kobori! Parabéns pelo canal e pela sincera opinião sobre o modelo de mercado atual em nosso país! Estou acompanhando o canal do senhor a pouco tempo! Muito Obrigado pelo preocupação de esclarecer como funciona a economia brasileiro e mundial! Obrigado! Desejo muita saúde e sucesso para o senhor!!!
Parabéns Professor! Pela clareza nas informações e por falar a verdade que muitos economistas mascaram. Não se vê nenhum país sério abrindo mão de setores essenciais para sua nação, ou privatizando empresas públicas a preço promocionais, como ja vimos diversas vezes.
Isso se faz devido a incompetência do estado, ao longo de sua existência
@@luizantoniodeoliveira9974desculpe, mas a venda da Sabesp, por exemplo, foi uma doação para uma empresa que não dá conta de gerir a área de energia, imagina o saneamento. Quando temos problemas com a energia elétrica, demoram demais a resolver, às vezes, quatro dias. Sou privilegiada por morar numa área comercial, o máximo aqui são oito horas. Mas, outras regiões..😢😢
@@luizantoniodeoliveira9974Mas o projeto neoliberal estatal é de desmonte, não eficiência...
Excelente!
O melhor professor de todos os tempos. Honestidade, coerente e solidário aos que mais necessitam.
Muito obrigado pelo carinho, Marcos.
Forte abraço!
Diariamente ouço o pod cast do professor JK Suas mensagens agregam valor para o público geral.
Eu gosto do equilíbrio, e acredito nele, devemos sempre buscá-lo, nem sempre o estado é a melhor solução, do mesmo jeito que o setor privado também não. Se não conseguir um equilíbrio não tem solução.
Parcerias Público-Privadas (PPP)
Penso assim também.
Exato, não existe bala de prata. Se você lê autores liberais mais antigos, você vê eles defendendo a atuação do mercado em setores estratégicos pro funcionamento do país. Imagina se geração de energia ou extração de petróleo estivesse na mão de empresas dos EUA, os EUA poderiam sancionar a gente internamente. É um tiro no pé perder autonomia como nação. Se for PPP, tem que ser com empresas BR
O problema é quando você vai observar o princípio do serviço, a coisa pública age fora da lógica de mercado...que é muito incompatível com a iniciativa privada.
O grande problema do Estado (em especial o Estado brasileiro) *é a corrupção envolvida,* onde o público e o privado se misturam para saquear riqueza em detrimento do resto da população (que sempre paga a conta).
Lucidez e sinceridade exemplares!
Parabéns, professor!👏👏👏👏
ótimo conteúdo ! esse podcast deveria passar na TV aberta
No bostil é barrado qualquer conteúdo nobre. 😢
Parabéns Kobore pela resposta sobre subsídio cruzado, vc foi cirúrgico 👏👏👏
Eu achei muito interessante uma fala do guitarrista Kiko Loureiro sobre como o Estado evita a gentrificação na Finlândia. Moro em São Paulo e acredito que um dos piores fenômenos que ocorre na cidade é a gentrificação.
Kobori,
conheci seu canal recentemente por acaso e foi uma grata supresa conhecer mais um operador do "Mercado" com uma visão humanista, preocupado com o atual modelo capitalista, com a acumulação desenfreada de capital e com a desigualdade social.
É um alento ver gente como você e Eduardo Moreira, do ICL, que também foi do "Mercado", usarem seu conhecimento e sua experiência para contribuir pra uma sociedade mais justa.
Professor,
Sobre os memes do Haddad, dentro da minha bolha, sinto que tudo é muito orgânico. Eu mesmo já falei e brinquei sobre isso várias vezes nos últimos meses. Para ter uma ideia, sou da área de TI e vejo as reclamações diariamente em grupos de revenda, tecnologia e compras. Acredito que grande parte das pessoas que compram ou já compraram peças para informática, adaptadores, microfones, cabos para celular ou carregadores já pesquisaram algum vídeo sobre esses acessórios, perceberam as taxas e agora reclamam de forma orgânica.
Acho que mexeram com quem é mais ativo nas redes. O "pobre" mesmo não tem tempo para isso: se quebra o celular, vai a uma loja; se quebra o carregador, compra um barato na feira. O rico, por outro lado, quando um novo celular é lançado, viaja e compra no exterior sem pagar imposto. Se quebra um carregador, vai na loja da marca e compra outro. Agora, a "faixa que pesquisa", que é composta por quem quer um bom produto sem pagar muito, é quem tem acesso à internet e é ativo nas redes sociais. Essas pessoas foram atingidas diretamente e, se tem alguém que pode fazer barulho ou memes, são elas.
Uma coisa que gostaria de ter recursos para pesquisar é o volume de frete dos Correios após os novos impostos e como estão as contas dos Correios hoje. Ouvi falar que há informações que foram colocadas em sigilo.
Ele deixou claro: taxar RENDA e PATRIMÔNIO/ taxar menos CONSUMO e PRODUÇÃO..
Bom, já sou suspeito em falar do Kobori, sou seu fã. Esse canal foi um achado do TH-cam. Amo! ❤❤
Obrigado, professor Kobori, por compartilhar suas recomendações de leitura.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal, Henrique.
Forte abraço!
Grata grande professor, que explica para leigos em economia....
A ideologia da pessoa ser for rico eu ate entendo, mas se for pobre tem que ser sabotador de si mesmo. Parabéns professor
Parabéns, professor por esclarecer de forma didática
Parabéns, professor Kobori. Muito obrigado pela coragem de se posicionar contra a corrente dominante. Também acho que se o Roberto Campos (Avô) estivesse entre nós teria mudado de posição, sou otimista rsrsrs. A concentração de renda junta com a extrema pobreza é a receita para o fracasso de uma nação e o nascedouro de governos autoritários.
Prezado Prof. Kobori. O conheci recentemente através desse canal. Em primeiro lugar eu gostaria de parabenizá-lo pela grandeza intelectual e a coragem de colocar seu pensamento e conhecimento com toda a honestidade e isento de pré-conceitos estabelecidos. Nessa onda fútil e superficial que tomou de assalto a internet e nossas vidas por consequência, eu simplesmente fico a cada dia mais incrédulo de como o Ser humano chegou a um nível tão baixo de sua capacidade intelectual. A grande maioria das pessoas, acha que a vida e a solução dos problemas é binária, numa perspectiva que chega a ser infantil, típica de quem ainda não tem a maturidade e o discernimento para entender que a vida é muito mais complexa do que isso. Mas surpreendentemente quem reproduz essas sandices são pessoas adultas cujo mínimo de maturidade se pressupõe. Hoje, quando se faz uma análise crítica, honesta e independente ou se é comunista esquerdopata ou capitalista liberal sanguinário. É um frescor e um alento encontrar o seu canal em meio a tantos canais dos ditos "influenciadores" de mercado que na sua quase totalidade são de liberais cegos, lunáticos e absolutamente desconectados com a realidade. Seu trabalho é de uma importância ímpar nesses tempos estranhos.
SOU TARDIAMENTE novata , MAS ANTES TARDE QUE NUNCA! OBRIGADA PELOS ENSINAMENTOS
Acredito que a grande concentração de renda acontece porque as empresas mais poderosas sempre patrocinam os políticos, dessa forma ganham protecionismo e outras regalias
o capital tende a se concentrar, usar a política é um dos meios
Parabéns por esse vídeo edificante ❤
Orgulhoso de ver alguém tão preparado mudar de opinião.... Continuo acompanhando... 👍👏👏👏🙏
Ótimo conteúdo José, torço por mais pessoas como você e o Eduardo Moreira se exporem mais e propagar essa visão mais clara em relação ao sistema econômico que vivemos.
Excelente vídeo, professor! Extremamente didático!
Fico feliz que tenha gostado.
Forte abraço!
Sempre gostei dos seus videos e agora mais ainda! Parabens pela sua visao honesta do mercado. Eu sempre pensei isso, nem sempre o que é bom pra o Brasil, para os indicadores, é bom para os pobres.
Sou novo no canal! Muito interessante teu contraponto! A minha formação escolar até meus 18 anos foi aquela básica dada pelo estado, onde aprendi que tudo é resolvido pelo estado e por isso pagamos impostos. Depois de alguns anos, me deparei com as visões libertárias e anarcocapitalistas que tem como premissa tudo fora do estado e que imposto é roubo. Foi um choque para mim quando vi esse contraponto pela primeira vez, pois comecei a enxergar pontos de vista que eu nunca havia imaginado antes. Agora vendo teu contraponto, mais uma vez estou expandindo minha visão e começando a analisar esses novos contrapontos que você vem levantando ao longo dos teus vídeos!
O ponto que me marcou nesse vídeo foi: Nem tudo é resolvido pelo estado e nem tudo é resolvido pelo mercado. Tem que haver um equilíbrio, pois há situações que não são viáveis economicamente, porém são necessárias para a vida das pessoas, como é o caso de fornecer saneamento básico que por sua característica é um monopólio natural.
A telefonia/comunicação até pouco tempo era inviável economicamente em certas regiões, levando o governo a obrigar que as empresas vencedoras de concessões em grandes regiões também prestassem o serviço nessas regiões pouco adensadas. Com o advento da internet via satélites de baixa órbita, agora tornou-se viável a prestação desses serviços por conta da evolução da tecnologia e da infraestrutura satelital.
Essa tecnologia de internet satelital de baixa órbita foi desenvolvida por uma necessidade mercadológica, já a internet foi desenvolvida por uma necessidade militar (estatal). Um dos grandes problemas atuais consiste nesse antagonismo entre o estado que quer centralizar tudo na sua mão versus o mercado que quer tirar tudo das mãos do estado, o que gera um atraso evolutivo na sociedade. Não seria o caso de adotar um modelo econômico de cooperação entre estado e mercado sempre que possível, onde ambos fomentem a pesquisa aplicada e pesquisa de base para desenvolver novas tecnologias que resolvam os problemas da sociedade?
Essa competição impede empresas de investir em universidades para captar talentos e acaba forçando esses talentos a ir embora do país, pois o estado faz de tudo para dificultar a vida das empresas, legislando de forma proibitiva para permitir que somente amigos do rei consigam se relacionar com o estado. Há brasileiros altamente capacitados mundo afora e quem perde com essa fuga é o país e a sociedade, pois a grande maioria dos brasileiros que sai do país, prospera e se torna referência na sua área de atuação enquanto aqui fica o gap de profissionais que poderiam estar agregando valor à nossa sociedade.
Estado e iniciativa privada operam sob lógicas e com objetivos diferentes.
O Estado tem como objetivo a saúde, segurança e bem-estar da população, as empresas buscam lucros. Isso não é "certos" ou "errado", mas apenas como as coisas funcionam.
Se uma empresa decide investir em uma universidade, ela não está interessada só na qualidade da formação acadêmica, porque isso vai beneficiar também as concorrentes, mesmo que elas não invistam um centavo. A iniciativa privada só investe no interesse coletivo quando há incentivo ao seu resultado individual. Então ela pode por exemplo financiar pesquisas que sejam de seu interesse. O problema é que raramente o interesse da empresa coincide com o interesse PÚBLICO.
A pandemia de COVID-19 foi um bom exemplo! Grandes laboratórios desenvolveram vacinas a um ritmo jamais visto antes financiadas por dinheiro público. E aqui no Brasil, só tivemos doses suficientes por causa da parceria do Butantan com um laboratório chinês no desenvolvimento da Coronavac.
Laboratórios só investem no desenvolvimento de vacinas porque os governos garantem a compra de milhões de doses para imunizar sua população. É o tipo de situação em que o Estado e Iniciativa privada devem fazer parcerias.
Mas se o governo brasileiro fosse depender exclusivamente das parcerias com laboratórios para cumprir seu esquema vacinal, gastaríamos no mínimo o dobro, porque teríamos que pagar, além do custo da pesquisa, o lucro da empresa.
No Brasil, o Instituto Butantan e a Fiocruz por exemplo, desenvolvem pesquisas, motivados pela necessidade da população e não na perspectiva do lucro.
Então se a iniciativa privada tem interesse em desenvolver uma pesquisa dentro de uma universidade pública, não basta pagar por isso, mas também convencer o Estado de que a estrutura física, o quadro docente e a reputação da instituição não favoreceriam mais a população empenhados em outros estudos.
Todas as areas podem ser lucrativas, seja com incentivos governamentais ou cruzados... Parcerias Público-Privadas (PPP) sempre será necessária, ou como acha que os países desenvolvidos superaram os problemas de saneamento. O Prof. também está abrindo minha mente, mas seria importante não difundir informações também enviesada. Não comentar das taxações que impactam os mais pobres ou não mencionar o valor PAGO pela privatização e seus benefícios para a população de areas remotas e até mesmo inóspitas.
@@virtualpa3552 a privatização da luz, em Goiás, primeiro para a Enel, agora Equatorial, só causou prejuízo ao consumidor. São péssimas empresas e com tarifas altas. Tudo precarizou... Cheguei a rir quando vi que a Sabesp tinha só a Equatorial no leilão. Devem ser parças do governador que tem gana por privatização. Que Deus tenha misericórdia do povo paulista e de todos nós. A Sabesp foi dada, não vendida.
Para agregar ao seu comentário
A ideia disseminada hoje de que a Internet foi criada exclusivamente por e para fins militares está errada.
Embora a internet tenha suas origens em pesquisas militares durante a Guerra Fria, sua evolução e desenvolvimento envolveram uma ampla gama de atores, incluindo pesquisadores universitários, estudantes, empresas de tecnologia e políticos
Em 1958 foi criada nos Estados Unidos (EUA) a Advanced Research Projects Agency (ARPA), subordinada ao Departamento de Defesa (Department of Defense [DOD]). Até hoje, seu principal objetivo é evitar que os EUA sejam surpreendidos por outros países, tratando-se de tecnologias civis e militares de vulto.
Ao longo de sua história, a ARPA trocou de nome algumas vezes e, desde 1996, chama-se DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency).
Na década de 1960, existiam muitos computadores de grande porte, conhecidos como mainframes, espalhados pelos centros de pesquisa dos EUA. Havia um profundo desejo de interligar essas máquinas.
E dai surgiu a ideia de criar a ARPANET, a precursora da internet.
Que comentário Bom obrigado 🫂 @@mochileirochapolim
Estou PTista, socialista quase comunista. Ateu, vegano (organico|). Admiro sua paciencia em passar conhecimentos, fora da caixinha. Parabéns.
Bom dia
Não tenho estudo. Mas gosto de ler.
Gostei muito de sua resposta a este estudante de economia . Espalhei seu vídeo ppara amigos e inimigos
Muito obrigado por compartilhar, Vicente.
Forte abraço!
Uma honra conhecer mais um intelectual, especialmente em economia, que tem empatia com o próximo. Pessoas como o José Kobori, André Lara Resende e Ciro Gomes são as quais ainda mantém viva a minha esperança em um país mais justo no futuro.
Um contrato bem feito de privatização pode exigir da empresa ganhadora fazer as “entregas “ nos locais deficitários. Por exemplo, as distribuidoras de energia entregam em bairros periféricos. Para isso existem as empresas reguladoras, para corrigir as distorções do mercado.
Empresa privada visa lucro
@@paulomml e para isso ela precisa entregar qualidade, se não a concorrencia leva. Nesse governo cada estatal é só uma oportunidade de corrupção.
Nossa, professor, muito muito obrigado! Compartilhamos das mesmas ideias e hoje somos muitos! Obrigado ❤ Grande abraço!!!
Muito bom, parabéns pelo conteúdo e didática . Não o conhecia mas a partir de hoje sou mais um dos inscritos.
Seja bem-vindo!
Forte abraço!
Muito bom, confesso que comecei assistir meio receoso do que viria a ser a narrativa, porém me surpreendi, e achei muito coerente e agregador a análise do professor, parabéns pelo conteúdo, +1 inscrito!
Eu gosto deste canal de esquerda, me divirto muito com o posicionamento do professor e com os comentários dos inscritos, parece que a culpa de existir pobreza é de todo mundo menos do pobre 😂😂😂
Muito obrigado professor por compartilhar seu conhecimento e visão!!! Você é gigante!!
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal, Danilo.
Forte abraço!
Que maravilha ter descoberto este canal 🙏🏻
A empresa sendo estatal ou não, a periferia já tem um atendimento ruim.
Na periferia não tem 100% de esgoto tratado e o atendimento é ruim, agência dos correios fica quilômetros dos bairros.
Não vai mudar nada.😢
Engano seu meu amigo. Mais um dinossauro torcendo para o meteoro. Vai atrás da meritocracia aí, depois me conta.
Isso é só mais um motivo para lutar pelo serviço público de qualidade. Pois, o serviço público, tu ainda tem o total direito de se organizar e manifestar contra as organizações públicas responsáveis por isso, além de fazer campanha por pessoas que te tragam uma perspectiva de que vai trabalhar em mudanças nisso. Já pelo setor privado, ele vai olhar para tudo isso e falar "Ok, tu tá aí reclamando, mas me conta como tu vai me dar lucro?"
Privatizando muita cidade simplesmente não vai ter agência. Não é que vai ser longe, simplesmente não teria porque economicamente não há o incentivo. Verdade que é ruim estatal, mas pode, sim, piorar.
Ele acredita em conto de fadas quando quem tem o poder é um político ou burocrata, mas o contrário é ser leviano kakkakaka
@@vinipolaca5190melhor comentário. Parabéns por sua visão. Sucesso!!
15:15 Não conhecia o professor, me apareceu aleatoriamente. Mas após essas falas ganhou meu respeito e mais um seguidor!!! Sucesso sempre!!!
o argumento deles sempre vai ser dizer que no Brasil o neoliberalismo não deu certo porque nunca foi implantando de verdade, e sim o socialismo.
Parabéns prof. Sempre correto do ponto de vista de uma sociedade mais igualitária ou pelo menos o fosso entre as camadas fosse mais estreito . Gostei da ironia do "Bom coração " . Obrigado por compartilhar sabedoria é o que precisamos.
Chefão, vc é um moooonsttro !!!, obrigado meu nobre !
Muito obrigado pelo carinho, Silvio.
Forte abraço!
José meu xará, é a primeira vez que vejo seu vídeo e até os primeiros 20 min. estava gostando, quando você diz que fez pós graduação em filosofia aí simplesmente virei seu seguidor, pretendo cursar filosofia.
Eu curso filosofia e eu lhe garanto que não há o menor arrependimento (para quem gosta de estudar). Obviamente se a pessoa não gosta de estudar, ou não gosta de fadigar o cérebro, não vale a pena. Atualmente a filosofia no Brasil carrega diversos problemas. Existem muitos charlatães. Professores(as) renomados(as), que não valem a pena ficar citando. A filosofia lhe permite um rigor de leitura, todo aquele que se presta a estudar/viver a filósofia se torna um crítico por natureza. Eu digo por mim, que pela minha educação sempre fui manso sem muito rigor ao que aparecia em questão de conteúdo para meu consumo. Agora mais não, sinto que tenho um maior rigor e uma mais bravia criticidade para não aceitar ou gostar de qualquer coisa
A meritocracia é tão furada, que vc consegue ver sua discrepância em qualquer exemplo simples, pois o mérito é subjetivo. O esforço que um cadeirante faz para subir uma escada é infinitamente maior que uma pessoa normal. No entanto, a meritocracia não valoriza o esforço do cadeirante, mas as oportunidades maiores que o bípede já possuía.
Parabéns pelas análises.. Uma pessoa do mercado com o real entendimento do que é o mercado e que consegue enxergar para além do próprio umbigo!! Por mais pessoas humanitárias no mercado como vc 👏👏👏
Muito obrigado pelo carinho, Cristini.
Forte abraço!
O real entendimento todos tem, porém, não querer que os mais pobres comecem a ocupar os mesmos espaços (afinal, é isso o que o conservador deseja conservar), é uma chaga que se impõe.
Os colonialista querem se manter como topo, manter os colonizados, os escravizados...
É o único meio que consideram.
Justificar a redução da carga tributária pelo PIB não faz sentido, pois o PIB é formado pelos gastos do governo. Então se os gastos do governo aumentaram e a carga continua a mesma, isso é um sinal que ela aumentou, e se ela aumentou em 2022 quer dizer que ela se manteve ou até diminuiu dependendo dos outros fatores do PIB. Agora é só olhar qual governo está gastando mais do que arrecada. Tenho certeza se fizer esse cálculo tirando os gastos do governo e comparando ano a ano, veremos um aumento na carga tributária...
Exato! Faltou honestidade intelectual ao professor, seu lado político fala mais alto que a razão. Quem sabe ele não esteja cavando uma vaga no banco central?
que aula. obrigado professor
Bolsa família custa 40 bilhões por ano e o beneficiário precisa comprovar diversas obrigações pra se manter nele, já o bolsa empresário aqui em SP, custa 200 bilhões por ano e o empresário só tem a obrigação de "prometer" que vai gerar emprego e o estado sequer fiscaliza se os recursos foram aplicados pra gerar emprego e renda ou se foi para comprar mais um jatinho ou a SUV para o filho estudar medicina em SP pagando 10 mil mensais!
Isso só prova o quanto o Estado é inútil
Não! Depende de quem colocamos nele .
Verdade, inclusive conheço uma mulher que perdeu o bolsa família devido as faltas de aula de sua filha. Portanto fica claro que se as obrigações não forem cumpridas, a pessoa perde.
Obrigado pelo vídeo, professor. I felizmente as pessoas tratam o complexo como simples, porque pensar dói e exige ir contra as nossas opiniões prévias e aparentes.
Bem vindo ao grupo José Kobori 👏👏✊️
Eduardo Moreira ICL tbm passou pelo mercado financeiro , depois de um tempo neste, deu um start e hj um divulgador pela causa social.
A união desses dois gigantes seria incrível.
@@luanmarques494aí ele iria "se estragar".
ICL é para a extrema esquerda somente.
é por isso que esse canal é referência demais. você é excelente, meu professor. obrigado por tudo meu nobre.
A Carga tributária nominal aumentou, o que não aumentou foi a carga tributária relativa ao PIB, pois este veio esse ano praticamente pelas exportações do Agronegócio, setor que recebe incentivo fiscal para favorecer balança comercial e câmbio. O problema é que os “gastos” aumentaram ainda mais que a arrecadação, por isso estamos batendo record de déficit, mesmo com economia rodando. Então por que essa conta não fecha? Será que os bilhões para as emendas parlamentares, estatais que davam lucro agora dando prejuízo, criação de novos ministérios, cabides de emprego para uso político, inúmeras outras formas de corrupção ajuda a explicar isso?!?
Sobre a reforma tributária, a lista de aumento e criançao de novos impostos é enorme, tanto para os ricos quanto para os pobres e infelizmente o retorno dessa gigante carga tribuataria, que pode ser a maior do mundo, quase nada é revertida ao povo e quase tudo fica no bolso dos corruptos e “amigos do rei”, como o professor gosta de falar. Segue alguns exemplos:
Retomou imposto sobre carros elétricos e híbridos;
Retomou seguro obrigatório DPVAT, que, assim como IPVA, nada é praticamente revertido ao motorista que ainda tem que pagar pedágio para ter uma estrada em boas condições;
Retomada PIS/COFIS gasolina/etanol
Aumento do imposto de importação acima de $50USD;
CRIAÇÃO do imposto de importação abaixo de $50USD;
Criação tributação apostas esportivas;
Aumento do imposto sobre Lucro Líquido - CSLL
Mais que dobrou imposto sobre armas e munição;
Fim da isenção imposto de renda PJ e CSLL sobre benefícios fiscais;
Dobrou ITCMD e já estão querendo dobrar novamente imposto sobre herança e doações - vão dobrar a meta!
Imposto sobre compra/venda de imóveis que pode chegar a 20%;
Criou imposto de Importação painel solar em mais de 10%;
Nova regra para limitar o JPC (juros sobre capital próprio)
Criação do “come-cotas” nos fundos exclusivos (pagamento dos impostos semestralmente mesmo sem realização de lucro - apenas o Brasil usa essa modalidade de cobrança de impostos);
Cobrança antecipada dos impostos das offshore mesmo sem realização de lucro e fim da isenção de realização de lucros abaixo de 35mil mensais;
Criação de impostos nas criptomoedas;
Criação do Imposto do pecado para poder incluir subjetivamente e taxar o produto/serviço que quiserem, como feito recentemente aumentando impostos em alimentos ultraprocessados, cerveja, cigarros e outros produtos;
Já tramita cobrança de impostos sobre o PIX e da previdência privada;
Etc… Etc… Etc…
Rapaz... Estou quase acreditando que você é um dos responsáveis pelos memes do Haddad. Kkkk...Deve ser um dos tais privilegiados a que se refere o vídeo.
@@carlosalbertosilva5205 e eu to quase acreditando que você é um imbecil que acredita que os impostos no Brasil são revertidos ao povo kkkkkkk
Imposto sobre cigarro ,bebidas e ultraprocessados sempre foi alto ja que é uma política de gerar restrição mesmo, em 2020 foram arrecadados 15 bi com cigarros ,isso é quase nada no montante geral arrecadado...Casas de aposta não deveriam pagar imposto como qualquer empresa porque?
@@luisalbertolopesdesousa5213 claro que tem que pagar, o ponto é que esse governo está aumentando impostos como nunca e retornando menos (record em déficit fiscal). Ou vc tb discorda desse fato?!?? Mandei dezenas de criações/aumentos de imaootso e vc comentou apenas 2 pontos. Quer falar sobre os demais ou já entendeu meu ponto?!?
@@carlosalbertosilva5205 Rapaz…. Estou quase acreditando que você é um dos imbecís que acredita que a criação de novos impostos serao revertidos ao povo kkkkkkkk Deve ser um daqueles que ficam passando pano pra governo corrupto
Obrigado Mestre, por essa aula, para um bom entendedor,
kobori basta.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal.
Forte abraço!
Vou aproveitar o espaço para falar sobre a privatização de certos setores. Nem todos certos podem ou devem operar sobre a lógica do lucro. Um exemplo bem simples é a coleta de lixo. A empresa que lucrar, para a empresa o aumento de produção de lixo é lucro para ela. Estamos aqui pensando em como resolver a problema ambiental, fazer pelo lucro não é viável, meio que a empresa estaria procurando o próprio. O mesmo com a Sabesp, o incentivo é aumentar o lucro, seja aumentando as taxas ou fornecendo até a última gota de água. Enquanto o Estado não opera sobre essa lógica. Outro exemplo é setor de defesa, praticamentos dos os países soberanos possuem estatais para isso, não é algo que se delega para alguém que visa o saldo bancário no final do dia. Bom, espero que comentário possa contribuir. Acabei de conhecer o canal e estou maravilhado com o conhecimento e a sensatez em apresenta as coisas como geralmente são.
Algumas cidades, terceirizam o serviço da coleta de lixo
É um posicionamento justo. Dá para se analisar sobre uma perspectiva de Balanced Scorecard. Pegar as perspectivas: financeira, CLIENTES (a que você citou), aprendizado e melhoria, processos internos.
Só que o foco de todo serviço público, deveria buscar reduzir o máximo possível o aspecto financeiro, enquanto maximiza os resultados desta aplicação. Só que sabemos que não é assim. No que pode dar lucro, contanto que o valor do serviço ou produto estejam a um preço acessível, ele precisa dar lucro. Ele não pode ''ignorar'' lucrar onde é possível, simplesmente, porque ele está prestando um serviço essencial.
Lucro é a capacidade de reinvestimento e manutenção do capital já existente, porque naturalmente, todo negócio vive em processo de depreciação. Se você não busca o lucro, você acaba imputando o peso das despesas para outros pagarem. Faça isso com frequência e se torna um efeito bola de neve.
Obrigado pela honestidade 🙏🏼
Não entendi o malabarismo para justificar a taxação do Haddad, já que é justamente a taxação de consumo que o sr. Falou tão mal...
Vídeo excelente. Visão que se aproxima da realidade e mantém honestidade intelectual.
A empresa que é a anos estatal não resolveu o esse problema das periferias a anos... se continuar estatal vai resolver ? E outra, o nivel de investimento que a estatual tem q fazer não da conta. Mais imposto no c#
E é a privada que vai resolver, né?
Canal muito necessário
Não existe um modelo econômico que elimine a desigualdade social, se existisse já estaria sendo utilizado.
Essa é uma “premissa” liberal para que as coisas fiquem como são. Não é feito pq a desigualdade enriquece os mais ricos.
@@paulamirla qual seria a solução para extinguir a desigualdade?
A ideia do comunismo é essa. Por isso, quando vejo pessoas falando que o governo é comunista, percebo a falta de noção. Tal qual quando falam do Paulo Freire sem conhecerem sua obra. A desigualdade social é maléfica para todos.
@@selmitapaiva340a desigualdade social advém da desigualdade natural entre as pessoas.
Ah tá... Se acha q os burguesão quer igualdade social???? Inocente isso tem q ser conquistado na força assim como esse modelo foi imposto para nós