Dívida Pública (I) - aula

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 24 ก.ย. 2024
  • Conceitos, leis, formas de financiamento do déficit, mensuração da dívida pública, dívida externa, dívida interna, histórico da dívida pública brasileira, cenário recente da dívida pública federal, custo da dívida, volume de juros nominais e reais, composição da dívida, variáveis que influenciam o nível de endividamento, resultado fiscal recente, comparação internacional de endividamento de outros países, prazo da dívida brasileira, etc.

ความคิดเห็น • 11

  • @raizaxavier548
    @raizaxavier548 ปีที่แล้ว +1

    Aula muito boa !

  • @michelleferreira8251
    @michelleferreira8251 3 ปีที่แล้ว +3

    Ótima aula ❤

  • @lizianiiturriet2308
    @lizianiiturriet2308 4 ปีที่แล้ว +2

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @isabelateixeira5465
    @isabelateixeira5465 3 ปีที่แล้ว +2

    É um assunto difícil pra quem está fora da roda da economia mas foi uma excelente introdução, entendi o principal o aumento da dívida está relacionado principalmente a queda de atividade econômica. Me parece que se utilizam do senso comum para superfaturarem nas vendas de empresas estatais.
    Sobre a rigidez nas regras fiscais, me parece que isso é ruim para um país em desenvolvimento. O que achas?
    Eu notei que esta havendo um crescimento de propagandas incentivando as pessoas a investirem através de cursos, isso tem haver com algum incentivo do governo federal ou uma sacada das empresas de que diante das crises as pessoas buscam formas de ter mais dinheiro?
    Obrigada por compartilhar professor.

    • @Roberiturriet
      @Roberiturriet  3 ปีที่แล้ว +2

      Oi, Isabela. Esse tema é um pouco mais complexo mesmo e utilizei uma linguagem um pouco mais árida. A variação da atividade econômica é uma das variáveis que influencia a dívida, no período presente, tem exercido muita influência, embora não seja sempre assim. Acho que temos que diminuir nossa rigidez fiscal e colocar apenas uma regra e não três. Sua segunda questão eu não sei responder os motivos. Acredito que vá ocorrer ampliação de cursos de formação a baixo custo. Um abraço

    • @isabelateixeira5465
      @isabelateixeira5465 3 ปีที่แล้ว +1

      @@Roberiturriet Obrigada!

  • @lucasgoncalves6423
    @lucasgoncalves6423 3 ปีที่แล้ว +3

    Gostei bastante do conteúdo professor, sou totalmente leigo no assunto e consegui entender com total clareza, parabéns! Só um ponto, essa avaliações de agências de risco, levam em conta a dívida externa ou interna? Porque ultimamente parece que a nota brasileira caiu e se tem como idéia de senso comum, que essa nota é basicamente a capacidade do país pagar suas dívidas. Como isso funciona?

    • @Roberiturriet
      @Roberiturriet  3 ปีที่แล้ว

      Olá, @lucas, obrigado pelas considerações. Na avaliação do risco soberano, são considerados: o risco político, civil e institucional, a dinâmica econômica, o setor externo, a estabilidade monetária e financeira e a situação fiscal. Ou seja, tanto as contas externas (em dólares), quanto a dívida interna são consideradas.