@ Dr.Gustavo obrigada pela explicação. Fui em 3 ginecologistas, a primeira expliquei a minha situação (provável que estava no início ainda) mas ela simplesmente disse que não era endometriose sem nem fazer nenhum exame, fui em outros 3 e nada! Teve médico dizendo que era ansiedade, Alimentação. E hoje depois de 4 anos, uma médica que eu já fui desconfiada, passou uma ressonância, a ÚNICA, que passou uma ressonância pra eu fazer. Fiz e veio resultado... Muito avançado. É uma pena uma pessoa que sente, que tem sintomas, que até sugere ao médico, mas eles simplesmente não aceita, porque simplesmente acham que não estudamos, o paciente não estudou pra ser médico. Acontece que isso é falta de humildade da parte de muitos, amam passar remedinhos. Eu não estou em busca de remedinhos, eu estou em busca de um diagnóstico, eu não sou louca,não sou hipocondríaca como dizem alguns, eu tenho a doença, e a prova veio na RM. Pra mim, Deus orientou aquela simples médica pra me ajudar, passar um simples exame resolveu a boa parte do problema,agora é encontrar outros bons humanos médicos pra terminar o serviço.
Por mais profissionais como esse!Parabens pela explicação! Infelizmente,essa doença não atinge só a nossa fertilidade mas também a qualidade de vida e saúde emocional e psicológica também! Foram quase 10 anos de busca por 1 diagnóstico, perdi um ovário e hoje aos 35 anos vejo meu sonho de ser mãe cada vez menor...😓
Dr poderia me explicar o que significa isso por favor Presença de tecido em placa, caracterizado por sinal na sequência T2 localizada no espaço retrocervical, a determinando aderência entre o reto e os ovários direito e esquerdo medindo aproximadamente 1,8 x 2,7 x 0,9 cm, relacionado à área de endometriose profunda do compartimento posterior
Eu sinto, há muito tempo, uma dor que vai da parte da frente da pelve até atrás e só de um lado, sinto como se fosse do lado esquerdo. Sempre fazia os exames e nada, os ginecologistas diziam que era normal, que no período da ovulação é assim mesmo e tal. Só que eu sempre achei estranho sentir só de um lado. De uns meses para cá passei a sentir não só na ovulação, mas em outros períodos aleatórios também. Sem falar das cólicas que sempre senti no primeiro dia da menstruação, na adolescência eram bastantes intensas e recentemente (estou com 32 anos hoje) voltaram a ficar mais intensas, a ponto de, no mês passado, eu ter ficado quase 3 dias de cama e ter me rendido ao medicamento (coisa que sempre evitava e deixava passar naturalmente, fazia exercícios, posições e tals - mas dessa vez, nada estava passando). Uns 15 dias antes desses sintomas mais intensos tive o prazer de passar por um radiologista que fez minha transvaginal e fez o serviço maravilhoso de observar alguns detalhes e colocar a observação no laudo de se considerar a possibilidade de endometriose e me disse que se confirmasse o diagnóstico, poderia explicar essa minha dor - q ninguém até então tinha dado atenção mesmo eu sempre buscando e me queixando disso. O ginecologista então solicitou o exame de mapeamento. Fiz hoje e vi no laudo que estou, de fato, com foco de endometriose profunda na região do ligamento uterosacro, do lado direito (pelo que já vi em vídeo-aula de anatomia, se n me engano, acontece isso de o órgão atingido ser de um lado e processarmos como se fosse do outro, o q explica eu "sentir" do lado esquerdo - perguntei ao primeiro radiologista tb e ele disse que mesmo sendo de um lado poderia expandir p o outro o sentir), próximo a inserção uterina. E isso é incrível de tanto que faz sentido p mim, pq vendo a anatomia desse ligamento uterosacro, entendo perfeitamente a minha dor, pq essa parte das costas/lombar é na direção do lugar desse ligamento! Meu Deus, parece q eu achei a chave-mestra com essa informação! Por mais que seja um diagnóstico de uma doença, coisa q ninguém quer ter, mas encontrar a resposta para a "interrogação" q estava há tanto tempo em mim, é maravilhoso. Muito obrigada, Gustavo, por sua explicação, por explicitar que é uma região comum de ser atingida e muito obrigada aquele médico radiologista, Carlos Roberto, que teve todo o cuidado e delicadeza ao me examinar, me ouvir e entender e muito obrigada a Deus e o Universo por eu ter encontrado vocês (incluindo também um vídeo q vi anterior a esse com a anatomia dos ligamentos do sistema reprodutor feminino em 3D) que tiraram essa icógnita do meu pensamento! ♡, \o/, ♡, :*.
Tenho endométriose profunda. No útero sacro ..nós ovários ...isto é o q foi descoberto pq minha dor é bem maior....nunca foi vista em ultrassom ...foi vista em ressonância magnética e só qd se tornou profunda...pq antes eu já sentia muitas dores e não conseguia ver nem em ressonância
Olá, Mariana! Espero que você esteja bem! Nos estudos em que se comparou diagnóstico por Ressonância ou Ultrassom, os resultados são semelhantes para os dois métodos, porém, na prática, o que faz muita diferença é o exame ser realizado por profissional especializado no diagnóstico da endometriose. Se o profissional que vai interpretar o exame não tiver um treinamento para endometriose, este diagnóstico não será realizado em muitos casos. Abraços!
Tenho 13 anos sofro com muita cólica quando tomo remédio a dor do lado esquerdo passa ,só continua a do lado direito como se fosse a lombar e irradia pro ovário,fora dos períodos menstruais continua a dor, depende de cada dia,tem dias que essa dor da lombar vai pra bacia,tem dias que vai pro ovário e bacia,tem dias que vai pras pernas como é se fosse o nervo doendo Ja fiz vários exames,e não deu nada nos ovários,o médico disse que poder ser das costas essa dor
Minha flor, peça para sua mãe te levar a um ginecologista e peça pra ela solicitar a médica uma ressonância magnética de pelve com preparo intestinal pra você. Seus sintomas tem característica de endometriose nos ligamentos e muitas vezes a ultrassom com preparo não consegue identificar. Eu mesma, tenho essas dores radiadas e só foi possível confirmar a endometriose através desse exame que te falei, os demais sempre davam normais.
O que significa ligamentos uterossacros a direita onde há nidus tissular amorfo,de padrão endometriotico que possui contato e efeito de tração sobre o sigmoide, em envolvimento restrito a Serasa medindo 2,1×1,9 cm,agradeço MT se me responder,
Doutor você teria um email para falar contigo. Moro fora do Brasil e fiz um IRM estou com endometriose profunda ainda não passei com meu médico ginecologista para ver o resultado e não falo bem o idioma estou preocupada pois já é difícil entender a doença no português imagina no francês.
Dr. Gustavo, o vídeo já tem 3 anos, mas voce poderia me tirar uma dúvida por favor? Minha ressonância deu: -Considerar endometriose peritoneal no compartimento posterior, podendo haver aderência com o sigmóide. -Nódulo profundo no sigmóide distal, determinando leve estenose luminal. -Discretas alterações retrocervicais e ligamentares no uterossaceros, mais evidente no direito e na prega vesicouterina e no redondo esquerdo. As alterações são discretas, mas devem reapresentar endome em fase inicial. Esse "nódulo profundo no sigmóide distal" é endometriose ou pode ser outra coisa? Desde já agradeço!
Boa tarde, meu exame diz que a lesão é na regiao retrocorporal, pode me dizer que região é essa, a médica que me atendeu não me explicou nada sobre onde se encontra minha lesão. No exame consta endometriose profunda.
gostaria de uma explicação para citação abaixo : Endometriose pélvica profunda no compartimento posterior ,retrocervical uterina uterina, espessado os ligamentos uterossacros na região do torus e infiltrando profundamente a parede do reto
Olá, Rakel, a maioria dos casos é tratada com medicação apenas, mas todos casos devem ser avaliados individualmente por médico capacitado a diagnosticar e tratar a doença.
Olá, Rayanne! A endometriose pode dar dor lombar, sim, principalmente aquela relacionada ao período menstrual, pois um dos principais locais de lesão é em um ligamento que conecta o útero à coluna. Abraço!
TÉCNICA Exame realizado em equipamento de ressonância magnética de alto campo (1,5 Tesla) com sequências, ponderações e planos específicos para o segmento de interesse, antes e após a administração endovenosa de contraste paramagnético. INDICAÇÃO: pesquisa de endometriose. RELATÓRIO Compartimento anterior: Bexiga com paredes de espessura preservada e conteúdo homogêneo. Peritônio vesicouterino e ligamentos redondos sem alterações. Compartimento médio e posterior: Útero em retroversoflexão, medindo 6,7 x 4,6 x 3,7 cm (L x T x AP), com volume de 60 cm³. Apresenta contornos regulares, sinal miometrial habitual e anatomia zonal mantida. Endométrio com espessura de 0,3 cm. Ovários com dimensões normais e anatomia zonal preservada. Apresentam folículos subcentimétricos bilaterais. Não há cistos de conteúdo hemático. Volume ovariano direito: 3,4 cm³. Volume ovariano esquerdo: 8,4 cm³. Espessamento do ligamento uterossacro direito. Regiões retrocervicais, paracervicais e septo retovaginal livres. Fórnices vaginais livres. Ureteres pélvicos com calibre e trajeto preservados. Retossigmoide sem alterações. Fossas pararretais sem alterações. Não se observam linfonodomegalias. IMPRESSÃO Espessamento do ligamento uterossacro direito. Restante do exame sem alterações significativas Alguém sabe mim dizer se deu alguma coisa ?
@@niellymoura9236 ele colou remédio na veia não enquanto eu fazia o exame não mim recordo direito ,sinto dor na relação sexual ,colica normal e muita dor lombar .
@@carinesantana997 você tem endometriose no ligamento uterosacro direito, explica a dor na relação. Você tem dor fora do período menstrual (dor pelvica crônica)? Essa dor lombar só acontece no momento da cólica ou ela vai além do período menstrual?
No ligamento redondo atrapalha engravidar? Ou causa aborto? Pq eu tenho. E perdi um bb esse ano, com seis semanas, mas a médica disse q não foi por causa da endometriose
Dr. Boa tarde! Poderia me ajudar? Fiz uma Videolaparoscopia recente, e sinto muito dor do lado esquerdo e na cirurgia foi diagnosticado que meu ligamento o uterosacro está estirado e com fibrose da endometriose. Porém, nada foi feito no procedimento, neste caso não tem nada a ser feito mesmo? Ou o que poderia ser feito? Pois, minhas dores estão piores hoje. Obrigada
Elaine, obrigado por seu comentário! Realmente a endometriose pode ser muito debilitante, imagino a sua dor. É bastante difícil opinar sobre o que ocorreu na sua cirurgia sem um acompanhamento mais próximo do seu caso. Acho importante você perguntar ao seu médico o que ocorreu e se algo mais pode ser feito para aliviar sua dor. Abraço e estimo suas melhoras 🙏🏻
Olá, Alessandra, pode provocar, sim, alterações diversas no hábito intestinal, mesmo quando não há lesão de endometriose diretamente no intestino. Abraço!
@@agneswaterhouseaseteluas9233 Se tiver no reto causa muita dor , principalmente quando a gente vai defecar, dói demais na hora de defecar. Cuidar da alimentação ajuda muito a melhorar as dores.
@ Dr.Gustavo obrigada pela explicação. Fui em 3 ginecologistas, a primeira expliquei a minha situação (provável que estava no início ainda) mas ela simplesmente disse que não era endometriose sem nem fazer nenhum exame, fui em outros 3 e nada! Teve médico dizendo que era ansiedade, Alimentação. E hoje depois de 4 anos, uma médica que eu já fui desconfiada, passou uma ressonância, a ÚNICA, que passou uma ressonância pra eu fazer. Fiz e veio resultado... Muito avançado. É uma pena uma pessoa que sente, que tem sintomas, que até sugere ao médico, mas eles simplesmente não aceita, porque simplesmente acham que não estudamos, o paciente não estudou pra ser médico. Acontece que isso é falta de humildade da parte de muitos, amam passar remedinhos. Eu não estou em busca de remedinhos, eu estou em busca de um diagnóstico, eu não sou louca,não sou hipocondríaca como dizem alguns, eu tenho a doença, e a prova veio na RM. Pra mim, Deus orientou aquela simples médica pra me ajudar, passar um simples exame resolveu a boa parte do problema,agora é encontrar outros bons humanos médicos pra terminar o serviço.
Por mais profissionais como esse!Parabens pela explicação! Infelizmente,essa doença não atinge só a nossa fertilidade mas também a qualidade de vida e saúde emocional e psicológica também! Foram quase 10 anos de busca por 1 diagnóstico, perdi um ovário e hoje aos 35 anos vejo meu sonho de ser mãe cada vez menor...😓
Sinto muito por ouvir isso😞, Daniele, o diagnóstico precoce da endometriose é realmente fundamental.
🔝 parabéns pela explicação
Tenho Endometriose Profunda e foi descoberto na Endovaginal simples…na época fiz por conta própria e sabia que existia Endometriose.
Parabéns 👏👏👏
Muito obrigado. 🙏🙌❤
Obrigado a você, Angra, pelo comentário!!
Dr. Espessamento no útero sacro com e endometriose pode engravidar?
Dr poderia me explicar o que significa isso por favor
Presença de tecido em placa, caracterizado por sinal na sequência T2 localizada no espaço retrocervical, a determinando aderência entre o reto e os ovários direito e esquerdo medindo aproximadamente 1,8 x 2,7 x 0,9 cm, relacionado à área de endometriose profunda do compartimento posterior
Eu sinto, há muito tempo, uma dor que vai da parte da frente da pelve até atrás e só de um lado, sinto como se fosse do lado esquerdo. Sempre fazia os exames e nada, os ginecologistas diziam que era normal, que no período da ovulação é assim mesmo e tal. Só que eu sempre achei estranho sentir só de um lado. De uns meses para cá passei a sentir não só na ovulação, mas em outros períodos aleatórios também. Sem falar das cólicas que sempre senti no primeiro dia da menstruação, na adolescência eram bastantes intensas e recentemente (estou com 32 anos hoje) voltaram a ficar mais intensas, a ponto de, no mês passado, eu ter ficado quase 3 dias de cama e ter me rendido ao medicamento (coisa que sempre evitava e deixava passar naturalmente, fazia exercícios, posições e tals - mas dessa vez, nada estava passando). Uns 15 dias antes desses sintomas mais intensos tive o prazer de passar por um radiologista que fez minha transvaginal e fez o serviço maravilhoso de observar alguns detalhes e colocar a observação no laudo de se considerar a possibilidade de endometriose e me disse que se confirmasse o diagnóstico, poderia explicar essa minha dor - q ninguém até então tinha dado atenção mesmo eu sempre buscando e me queixando disso. O ginecologista então solicitou o exame de mapeamento. Fiz hoje e vi no laudo que estou, de fato, com foco de endometriose profunda na região do ligamento uterosacro, do lado direito (pelo que já vi em vídeo-aula de anatomia, se n me engano, acontece isso de o órgão atingido ser de um lado e processarmos como se fosse do outro, o q explica eu "sentir" do lado esquerdo - perguntei ao primeiro radiologista tb e ele disse que mesmo sendo de um lado poderia expandir p o outro o sentir), próximo a inserção uterina. E isso é incrível de tanto que faz sentido p mim, pq vendo a anatomia desse ligamento uterosacro, entendo perfeitamente a minha dor, pq essa parte das costas/lombar é na direção do lugar desse ligamento! Meu Deus, parece q eu achei a chave-mestra com essa informação! Por mais que seja um diagnóstico de uma doença, coisa q ninguém quer ter, mas encontrar a resposta para a "interrogação" q estava há tanto tempo em mim, é maravilhoso.
Muito obrigada, Gustavo, por sua explicação, por explicitar que é uma região comum de ser atingida e muito obrigada aquele médico radiologista, Carlos Roberto, que teve todo o cuidado e delicadeza ao me examinar, me ouvir e entender e muito obrigada a Deus e o Universo por eu ter encontrado vocês (incluindo também um vídeo q vi anterior a esse com a anatomia dos ligamentos do sistema reprodutor feminino em 3D) que tiraram essa icógnita do meu pensamento! ♡, \o/, ♡, :*.
Tenho endométriose profunda. No útero sacro ..nós ovários ...isto é o q foi descoberto pq minha dor é bem maior....nunca foi vista em ultrassom ...foi vista em ressonância magnética e só qd se tornou profunda...pq antes eu já sentia muitas dores e não conseguia ver nem em ressonância
Olá, Mariana! Espero que você esteja bem! Nos estudos em que se comparou diagnóstico por Ressonância ou Ultrassom, os resultados são semelhantes para os dois métodos, porém, na prática, o que faz muita diferença é o exame ser realizado por profissional especializado no diagnóstico da endometriose. Se o profissional que vai interpretar o exame não tiver um treinamento para endometriose, este diagnóstico não será realizado em muitos casos. Abraços!
Nossa tantos lugares que podem ser acometidos por endometriose.....vou fazer uma ressonância semana que vem para averiguação de endometriose....😞
Qual foi o seu resultado?
Tenho 13 anos sofro com muita cólica quando tomo remédio a dor do lado esquerdo passa ,só continua a do lado direito como se fosse a lombar e irradia pro ovário,fora dos períodos menstruais continua a dor, depende de cada dia,tem dias que essa dor da lombar vai pra bacia,tem dias que vai pro ovário e bacia,tem dias que vai pras pernas como é se fosse o nervo doendo
Ja fiz vários exames,e não deu nada nos ovários,o médico disse que poder ser das costas essa dor
Minha flor, peça para sua mãe te levar a um ginecologista e peça pra ela solicitar a médica uma ressonância magnética de pelve com preparo intestinal pra você. Seus sintomas tem característica de endometriose nos ligamentos e muitas vezes a ultrassom com preparo não consegue identificar. Eu mesma, tenho essas dores radiadas e só foi possível confirmar a endometriose através desse exame que te falei, os demais sempre davam normais.
Espessamento nodular hipoecogenico no septo retovaginal alto. Sugestivo a endometriose profunda. Onde fica essa localização?
O que significa ligamentos uterossacros a direita onde há nidus tissular amorfo,de padrão endometriotico que possui contato e efeito de tração sobre o sigmoide, em envolvimento restrito a Serasa medindo 2,1×1,9 cm,agradeço MT se me responder,
Olá, Silvana, essa é uma descrição de lesões de endometriose profunda em um ligamento e na camada mais superificial de uma porção do intestino.
Bom dia, Dr. Nódulo irregular na região uterossacro é "normal" quando há confirmação de endometriose?
Tem que ser o radiologista pra descobrir a endometriose
Doutor você teria um email para falar contigo. Moro fora do Brasil e fiz um IRM estou com endometriose profunda ainda não passei com meu médico ginecologista para ver o resultado e não falo bem o idioma estou preocupada pois já é difícil entender a doença no português imagina no francês.
Olá, você pode me enviar um direct no Instagram @drgustavovieira
Dr. Gustavo, o vídeo já tem 3 anos, mas voce poderia me tirar uma dúvida por favor? Minha ressonância deu: -Considerar endometriose peritoneal no compartimento posterior, podendo haver aderência com o sigmóide.
-Nódulo profundo no sigmóide distal, determinando leve estenose luminal.
-Discretas alterações retrocervicais e ligamentares no uterossaceros, mais evidente no direito e na prega vesicouterina e no redondo esquerdo. As alterações são discretas, mas devem reapresentar endome em fase inicial.
Esse "nódulo profundo no sigmóide distal" é endometriose ou pode ser outra coisa?
Desde já agradeço!
Dr. Me tira uma dúvida, na minha ressonância da pelve deu "Septo retovaginal fino" isso significa endometriose no reto?
Boa tarde, meu exame diz que a lesão é na regiao retrocorporal, pode me dizer que região é essa, a médica que me atendeu não me explicou nada sobre onde se encontra minha lesão. No exame consta endometriose profunda.
Olá, Renata! O útero é dividido em três partes: colo, corpo e fundo. “Retrocorporal” refere-se a atrás do corpo uterino.
Obrigada doutor, descobri a pouco tempo e não fui muito bem informada pelo meu médico
gostaria de uma explicação para citação abaixo : Endometriose pélvica profunda no compartimento posterior ,retrocervical uterina uterina, espessado os ligamentos uterossacros na região do torus e infiltrando profundamente a parede do reto
Olá, Rosilene! Mandei a resposta no direct do Instagram. Abraço!
Vc fez tratamento? A minha é retrocervical.
Doutor a solução para endometriose é só cirurgia???? Ou há medição?
Corrigindo... medicação?
Olá, Rakel, a maioria dos casos é tratada com medicação apenas, mas todos casos devem ser avaliados individualmente por médico capacitado a diagnosticar e tratar a doença.
Olá! Meu exame mostra "espessamento do espaço paracervicais". O que isso significa? Ahh, parabéns pelo vídeo.
Descobriu?
Endometriose pode causar dor na lombar ?
Olá, Rayanne! A endometriose pode dar dor lombar, sim, principalmente aquela relacionada ao período menstrual, pois um dos principais locais de lesão é em um ligamento que conecta o útero à coluna. Abraço!
TÉCNICA
Exame realizado em equipamento de ressonância magnética de alto campo (1,5 Tesla) com sequências, ponderações e planos
específicos para o segmento de interesse, antes e após a administração endovenosa de contraste paramagnético.
INDICAÇÃO: pesquisa de endometriose.
RELATÓRIO
Compartimento anterior:
Bexiga com paredes de espessura preservada e conteúdo homogêneo.
Peritônio vesicouterino e ligamentos redondos sem alterações.
Compartimento médio e posterior:
Útero em retroversoflexão, medindo 6,7 x 4,6 x 3,7 cm (L x T x AP), com volume de 60 cm³. Apresenta contornos regulares, sinal
miometrial habitual e anatomia zonal mantida.
Endométrio com espessura de 0,3 cm.
Ovários com dimensões normais e anatomia zonal preservada. Apresentam folículos subcentimétricos bilaterais. Não há cistos
de conteúdo hemático.
Volume ovariano direito: 3,4 cm³. Volume ovariano esquerdo: 8,4 cm³.
Espessamento do ligamento uterossacro direito.
Regiões retrocervicais, paracervicais e septo retovaginal livres.
Fórnices vaginais livres.
Ureteres pélvicos com calibre e trajeto preservados.
Retossigmoide sem alterações.
Fossas pararretais sem alterações.
Não se observam linfonodomegalias.
IMPRESSÃO
Espessamento do ligamento uterossacro direito.
Restante do exame sem alterações significativas
Alguém sabe mim dizer se deu alguma coisa ?
O que o radiologista pôs no final do exame? Espessamento do ligamento uterosacro é sugestivo de endometriose. Você sente dor?
@@niellymoura9236 ele colou remédio na veia não enquanto eu fazia o exame não mim recordo direito ,sinto dor na relação sexual ,colica normal e muita dor lombar .
@@carinesantana997 você tem endometriose no ligamento uterosacro direito, explica a dor na relação. Você tem dor fora do período menstrual (dor pelvica crônica)? Essa dor lombar só acontece no momento da cólica ou ela vai além do período menstrual?
@@niellymoura9236 cólica no período menstrual a dor lombar além do período menstrual.
No ligamento redondo atrapalha engravidar? Ou causa aborto? Pq eu tenho. E perdi um bb esse ano, com seis semanas, mas a médica disse q não foi por causa da endometriose
Olá, Adriane! A presença da endometriose na pelve pode estar relacionada a um risco maior de aborto.
Dr. Boa tarde!
Poderia me ajudar? Fiz uma Videolaparoscopia recente, e sinto muito dor do lado esquerdo e na cirurgia foi diagnosticado que meu ligamento o uterosacro está estirado e com fibrose da endometriose.
Porém, nada foi feito no procedimento, neste caso não tem nada a ser feito mesmo? Ou o que poderia ser feito? Pois, minhas dores estão piores hoje.
Obrigada
Elaine, obrigado por seu comentário! Realmente a endometriose pode ser muito debilitante, imagino a sua dor.
É bastante difícil opinar sobre o que ocorreu na sua cirurgia sem um acompanhamento mais próximo do seu caso. Acho importante você perguntar ao seu médico o que ocorreu e se algo mais pode ser feito para aliviar sua dor.
Abraço e estimo suas melhoras 🙏🏻
@@Ultrassomgestantesetentantes Muito obrigada pela atenção.
Endometriose prova gases , sobretudo em período menstrual?
Olá, Alessandra, pode provocar, sim, alterações diversas no hábito intestinal, mesmo quando não há lesão de endometriose diretamente no intestino. Abraço!
@@Ultrassomgestantesetentantes vc sabe se causa....dor retal?? Pois estou tendo dores direto
@@agneswaterhouseaseteluas9233 Se tiver no reto causa muita dor , principalmente quando a gente vai defecar, dói demais na hora de defecar. Cuidar da alimentação ajuda muito a melhorar as dores.
Sim