Olá Evandro! Ótimo canal, exatamente o que eu estava procurando. Estou estudando sobre o curso de Estatística por que possivelmente vou escolher ele, quero seguir na área de Dados. Estatística seria um bom curso para isso? Ou seria melhor algum curso mais especifico para dados ou computação? Se sim, como posso direcionar melhor meus estudos durante a faculdade para isso? Se poder me responder eu agradeço, além disso seria um ótimo tema de vídeo.
Boa tarde, amigo! Posso te garantir que sim, é uma ótima opção para seguir também na carreia de cientista de dados. Primeiro porque estatística é um dos pilares fortes e extensos da CD. Qualquer um que queira autar na área precisa aprender o mínimo de estatística, e quanto mais souber, melhor. Segundo que a estatística e computação andam de mãos dadas na nossa era - claro, especialmente pela CD. E terceiro que, desde minhas primeiras aulas na UFMG, o que eu mais ouvi falar foi de CD, e ouvi professores e colegas aconselhando e seguirindo seguir na carreira. Porque, uma vez formado em estatística, tudo o que te faltará é a parte da computação. Por isso tenho vários e vários colegas que são CD ou AD, ou que pelo menos trabalham com áreas de TI correlatas (engenharia de software, por exemplo). E aqui entra a minha dica/conselho. Complemente sua graduação em estatística estudando programação. Python, MySQL, PowerBI e se conseguir até JAVA. Porque, ainda que as faculdades incluam computação na grade, não chega no nível que o mercado pede (pelo menos não na UFMG), por isso estude sozinho. E não, não precisa de preocupar com C, C# ou C++. Apesar de ter sido acrescentado na nova grade da UFMG, C, C# e C++ nunca foram critérios essenciais para trabalhar como CD. Todos os que conheço que atuam com o CD começaram sem saber essas. Por fim, preciso te dizer que *imagino* que o novo curso da UFMG "Ciência de Dados" vai te direcione bem mais pro mercado como cientista de dados (ou seja, vai te preparar bem mais pro que você pode encontrar nas empresas trabalhando nessa área). Se esse é seu sonho e você pensa em estatística só pra trabalhar em CD, te aconselho a se inscrever primeiro em CD e colocar como 2a opção EST (imaginando que você vá pelo SISU). Mas lembre-se de que estatística não vai te impedir de jeito nenhum e, ao meu ver, é mais vantajosa, porque além dos motivos que citei: - O estatístico tem uma profissão regularizada, com sindicato e conselho regional. - Existe uma fatia de mercado enorme e bem remunerada voltada exclusivamente para estatísticos (ou seja, vagas que só aceitam estatísticos), totalmente diferente de CD, que é uma nova área e ainda tem muito a evoluir. - Além de tudo, você não vai ficar "em desvantagem" em relação a eles (formados em CD), porque normalmente o critério das empresas para vaga em CD não é um diploma em CD, e sim a capacidade de cumprir o que eles pedem. Espero ter ajudado. Talvez eu faça um vído falando mais sobre! Abraços e sucesso!
Boa tarde, amigo! Acabei de postar um vídeo detalhando mais a minha resposta, depois dá uma olhada se tiver interesse: th-cam.com/video/PseJSzV1Rak/w-d-xo.htmlsi=8_YFW74xvzx8J-E2 Abraços!
Po, no primeiro semestre deixei as matérias acumularem e hesitei muito em trancar...resultado: reprovei em tudo Recomeçarei o semestre de novo a partir da próxima semana, esse primeiro semestre falho pode me prejudicar no futuro? como por exemplo para tentar bolsa de IC.
Infelizmente, para alguns processos seletivos, sim... Pode te prejudicar. Mas no geral, esse impacto vai ser mínimo desde que você continue no curso e se dedique pra melhorar. Conheço pessoas que começaram muito mal no curso, mas que continuaram e conseguiram bolsas, estágio e etc... Não desista e tente ir melhorando. Até pela demanda de profissionais, esse histórico acaba não sendo tão significativo dependendo da seleção.
Olá Evandro! Ótimo canal, exatamente o que eu estava procurando. Estou estudando sobre o curso de Estatística por que possivelmente vou escolher ele, quero seguir na área de Dados. Estatística seria um bom curso para isso? Ou seria melhor algum curso mais especifico para dados ou computação? Se sim, como posso direcionar melhor meus estudos durante a faculdade para isso?
Se poder me responder eu agradeço, além disso seria um ótimo tema de vídeo.
Boa tarde, amigo! Posso te garantir que sim, é uma ótima opção para seguir também na carreia de cientista de dados.
Primeiro porque estatística é um dos pilares fortes e extensos da CD. Qualquer um que queira autar na área precisa aprender o mínimo de estatística, e quanto mais souber, melhor.
Segundo que a estatística e computação andam de mãos dadas na nossa era - claro, especialmente pela CD.
E terceiro que, desde minhas primeiras aulas na UFMG, o que eu mais ouvi falar foi de CD, e ouvi professores e colegas aconselhando e seguirindo seguir na carreira. Porque, uma vez formado em estatística, tudo o que te faltará é a parte da computação. Por isso tenho vários e vários colegas que são CD ou AD, ou que pelo menos trabalham com áreas de TI correlatas (engenharia de software, por exemplo).
E aqui entra a minha dica/conselho. Complemente sua graduação em estatística estudando programação. Python, MySQL, PowerBI e se conseguir até JAVA. Porque, ainda que as faculdades incluam computação na grade, não chega no nível que o mercado pede (pelo menos não na UFMG), por isso estude sozinho. E não, não precisa de preocupar com C, C# ou C++. Apesar de ter sido acrescentado na nova grade da UFMG, C, C# e C++ nunca foram critérios essenciais para trabalhar como CD. Todos os que conheço que atuam com o CD começaram sem saber essas.
Por fim, preciso te dizer que *imagino* que o novo curso da UFMG "Ciência de Dados" vai te direcione bem mais pro mercado como cientista de dados (ou seja, vai te preparar bem mais pro que você pode encontrar nas empresas trabalhando nessa área). Se esse é seu sonho e você pensa em estatística só pra trabalhar em CD, te aconselho a se inscrever primeiro em CD e colocar como 2a opção EST (imaginando que você vá pelo SISU).
Mas lembre-se de que estatística não vai te impedir de jeito nenhum e, ao meu ver, é mais vantajosa, porque além dos motivos que citei:
- O estatístico tem uma profissão regularizada, com sindicato e conselho regional.
- Existe uma fatia de mercado enorme e bem remunerada voltada exclusivamente para estatísticos (ou seja, vagas que só aceitam estatísticos), totalmente diferente de CD, que é uma nova área e ainda tem muito a evoluir.
- Além de tudo, você não vai ficar "em desvantagem" em relação a eles (formados em CD), porque normalmente o critério das empresas para vaga em CD não é um diploma em CD, e sim a capacidade de cumprir o que eles pedem.
Espero ter ajudado. Talvez eu faça um vído falando mais sobre! Abraços e sucesso!
Boa tarde, amigo! Acabei de postar um vídeo detalhando mais a minha resposta, depois dá uma olhada se tiver interesse: th-cam.com/video/PseJSzV1Rak/w-d-xo.htmlsi=8_YFW74xvzx8J-E2
Abraços!
@@e.rubert Vou assistir agora mesmo, amigo! Continua com o ótimo trabalho!
Po, no primeiro semestre deixei as matérias acumularem e hesitei muito em trancar...resultado: reprovei em tudo
Recomeçarei o semestre de novo a partir da próxima semana, esse primeiro semestre falho pode me prejudicar no futuro? como por exemplo para tentar bolsa de IC.
Infelizmente, para alguns processos seletivos, sim... Pode te prejudicar.
Mas no geral, esse impacto vai ser mínimo desde que você continue no curso e se dedique pra melhorar.
Conheço pessoas que começaram muito mal no curso, mas que continuaram e conseguiram bolsas, estágio e etc...
Não desista e tente ir melhorando. Até pela demanda de profissionais, esse histórico acaba não sendo tão significativo dependendo da seleção.