Como que em uma altitude dessas não tem neve? Com 5 mil metros na região e com algumas elevações com mais de 6 mil metros e o próprio Aconcágua com quase 7 mil metros com pouca neve? Era pra ter muita neve nessa localidade mas parece um deserto quente!
Boa noite, vcs me incentivaram a voltar a treinar e desejar montanhas, já estou treinando todos os dia de 2 a 4hrs de caminhada com mochila cargueira com 10 kg por enquanto, pretendo final do ano subir uns vulcões no Chile, obrigado pelo incentivo que vcs dão, parabéns ao canal 🥳🥳🥳🥳🏞️
No Atacama tenho amigos guias. Que são profissionais. Trabalhei numa agência de turismo com eles. Pena eu não ter escalado nenhum vulcão com eles. Quando estive, teve a guerra civil, fui obrigado a sair do país e deixar meu trabalho lá
Começo do ano fiz uma trilha curta no Peru, na montanha Vinicunca. O ponto de partida é a 4600m e altitude máxima atingida no trekking fica em torno de 5100m. Nunca tinha feito esforço físico em altitude tão grande, embora já tivesse visitado lugares com mais de 4 mil metros. O impacto da altitude é brutal, mas a sensação de estar "perdido" no meio das montanhas é algo único.
Opa Pedro! Estive no Aconcagua na temporada de 2007 e realmente é uma experiência incrível e não é brincadeira mesmo. Gostaria de complementar algo que é muito importante pra quem pretende fazer alta montanha que é a preparação mental. A preparação física, sem dúvida, é algo essencial mas junto com preparação física é necessário estar muito consciente da necessidade de uma preparação mental. É necessário ter paciência, muuuuuita paciência, domínio da ansiedade, da frustração e do cansaço extremo de uma empreitada como essa. Treinei por um ano e meio, estava na minha melhor forma física e ainda sim o que me fez dar a volta foi o esforço mental para se escalar essa montanha. Tudo tem que estar fluindo bem, se algum "elo da corrente" não suportar, as coisas desandam muito rapidamente. Parabéns pelo canal e o trabalho que faz pela comunidade do montanhismo. Um forte abraço!
Esse canal é precioso!! Fui escoteira por 07 anos, já fiz diversas trilhas e acampamentos. Em altitude, fiz o trekking de 05 dias Salkantay (Peru), Hiking Laguna 69 e Nevado Pastoruri (Huscarán) e Vulcão Lascar (Atacama). Este último foi a maior altitude que cheguei (5.592 m). Agora, assistindo seu canal, estou me interessando pelo Aconcágua, porém tenho um pouco de insegurança pela altitude, já que vemos tantas tragédias... Mas eu amo trekking, natureza e as montanhas! Eventualmente vou para Curitiba. Quando estiver por aí, vou passar na loja para trocar uma ideia e quem sabe me encorajar! Hehe Abraços Beatriz.
Pedro só uma observação como médico do esporte: O estímulo metabólico do treinamento de um maratonista é o mesmo estímulo metabólico de quem faz uma atividade como escalar o aconcagua. Ambos, nas devidas proporções, são esportes de endurance. Obrigado pelos vídeos.
Pedro! Seu canal é "viciante", no bom sentido, óbvio. Comecei assistindo a sua explicação sobre o acidente do montanhista Marcelo e a partir de então estou vendo um vídeo atrás do outro. Parabéns!
Sou ciclista, e caminhante também. Não sou montanhista, mas simpatizo muito com o esporte. Por enquanto, no máximo, eu subo alguns "potreiros" bem altos aqui nos interiores da minha região, e já acho legal pra caramba a vista deles pro horizonte. Assisto todos os videos do AM aqui. Valeu!
Show Pedro muito legal esse vídeo,se Deus quiser um dia estarei aí na sua expedição conhecendo esse gigante que é o aconcagua👍 meu nome é José Airton sou seu fã, Deus te abençoe 🙏
Pedrão, meu xará, tudo certo? Eu conheci esse canal há pouco tempo, e já fiquei muito fã e de tudo que envolve montanhismo. Passei a ter muita vontade de escalar, principalmente essas montanhas famosas. Grande abraço.
Parabéns pelos vídeos do canal... De excelente qualidade e informações! Depois de fazer as principais montanhas do Brasil, qual montanha vc sugere fazer fora?
Olá Éliton, As montanhas de mais fácil acesso para iniciar em Alta Montanha são o Cerro Plata na Argentina e o Huayna Potosi na Bolívia, consulte a agência do Pedro Hauck e da Maria Tereza para roteiros como esses e tbm o Curso de Alta Montanha , segue o Whatsapp da Soul Outdoor 41 9 9596-8981
Subi o Cerro Toco no Chile, subimos apenas 400 m de elevação, chegamos a 5600, em 2 horas subimos e descemos e já foi o suficiente para saber quanto subestimamos a natureza. Imagino escalar o Aconcágua, 16 horas por dia por mais de 10 dias, deve ser muito desafiador.
Queria só fazer o trekking até Mirador Plaza Francia. Já estaria feliz demais se conseguisse. Subir o Aconcagua pra mim não dá. Sou consciente e sei dos meus limites físicos, mas admiro demais o esporte.
"Mozart Catão, o primeiro brasileiro fazer cume no Everest, em 1998". Correção: "Mozart Catão, um dos dois primeiros brasileiros, junto com Waldemar Niclevitz, a fazer cume no Everest, em 1995".
Pedro, "só" o Curso de Alta Montanha, com as 3 montanhas que são feitas no Curso, já dá experiência suficiente para o Aconcágua? Ou acha necessário mais alguma experiência em outra montanha antes?
Este curso já dá uma base boa. Em termos de experiencia já é um degrau entre ter experiencia somente no Brasil e o Aconcagua. Ele fica no meio. Então a resposta é sim desde que vc esteja bem fisicamente
Mera curiosidade... será que daria pra subir o Aconcágua com aquelas bikes de competição off road? O terreno não me parece impossível pra esse tipo de veículo.
Fala meu querido, (não sou profissional e tenho muito, mas muito que aprender ainda) Seguindo suas orientações aqui. Faço a mais de 2 anos subidas nos picos (PP; Itapiroca; Ferraria; Taipabuçu e Caratuva) pois são os mais perto de Curitiba onde eu moro; faço um por mês todo mês sem falhar. corro pelo menos uma vez por semana 15 km, ja cheguei nos 21 km mas foi meu limite; Faço todo dia academia. Vc aconselhou a subir montanhas mais altas antes de ir para o Aconcagua, mas não vejo mais altas por aqui. Será que essas aí ja não me ajudam ? Único problema que sinto algumas vezes são "caimbras" nas pernas durante os ataques ao cume, infelizmente. To querendo subir o Aconcagua em janeiro de 2025.
Olá, segue o contato da Soul Outdoor, agência do Pedro Hauck e da Maria Tereza Whatsapp (41) 99596 8981, Eles tem o roteiro do Aconcagua, podem te orientar quanto ao preparo. No vídeo ele estava se referindo a montanhas de altitude, a cima de 5 mil metros.
@@AltaMontanha Tentei contato com vocês pelo número de celular que me passaram, como ninguém atende e não aparece a possibilidade de whats, fui até a loja AltaMontanha na Fagundes Varela e pedi informações lá. Me foi passado o mesmo número de telefone e um contato de e-mail. enviei o e-mail e até agora vcs não responderam. Imagino que devem estar em alguma montanha, sei lá. mas vou aguardar o contato de voces para ver se da certo de eu ir na próxima expedição ao Aconcagua. Parabéns pela loja, comprei um tênis da La Sportiva maravilhoso. Fico no aguardo. Forte abraço.
Ela vem sendo escalada, mas muito raramente, há que se fazer um deposito de 30 mil dolares para escalar. Fora que está muito perigoso. Nao sei quando foi a ultima escalada.
Ei amigo. Vejo sempre os seus vídeos. Já lhe enviei alguns comentários, inclusive lhe sensurando por vc. Ter falado mal do HANS RUDEL. Ele é um dos meus Heróis. Mas deixa pra lá. Eu quero escalar o Everest com a turma que vc. Está formando pra 2.024. Devo lhe dizer que não sou montanhista. Nunca escalei nada, mas como Eu tenho o MEU HEROI DA NEVE, General EDWARD DITTL,,,,,que foi um Grande Montanhista, me apaixonei por montanhas. Mas quero escalar o Everest. Gosto de atingir o ÁPICE. Quero começar pela maior. Já botei meu Coração lá no TOPO. Quero ir busca.lo. Gostaria de ir com vc. Grato, Manoel.
Olá Manoel, o Pedro está em expedição no Chile, segue o contato da Soul Outdoor 41 9 9596-8981, agência do Pedro Hauck, para fazer um planejamento e preparo. Eles tem agora no meio do ano o Curso de Alta Montanha na Bolívia.
Olá, depende do condicionamento físico e de como o teu corpo reage a aclimatação, segue o contato da Soul Outdoor agência do Pedro Hauck e da Maria Tereza Whatsapp 41 9 9596-8981
Salve! Eu tenho experiência com altitude e com endurance, mas fora do montanhismo: Ciclismo de Longa Distância e Cicloviagens. Inclusive, tive o prazer de em duas ocasiões subir o Paso Los Libertadores, justamente o caminho que chega próximo ao Parque do Aconcágua, sendo uma na primavera (setembro) e outra no inverno (julho). Não tenho absolutamente nenhuma experiência com montanhismo, mas tenho ficado cada vez mais interessado...será que você tem (ou planeja ter) algum vídeo (ou série) de uma espécie de "via crucis"...um guideline para sair do zero ao Aconcágua em, digamos, dois anos de prática? Grande abraço!
Olá Fabio, após começar a praticar montanhismo, pode se especializar em montanhas de altitude com o Curso de Alta Montanha, vou deixar o whatsapp da Soul Outdoor 41 9 9596-8981, agência do Pedro, onde te orientarão com os roteiros que tornarão possível essa ascensão em dois anos.
Veja o itinerário da minha expedição Itinerário: Dia 1: Chegada em Mendoza - 800m. Dia reservado para sua chegada em Mendoza, na Argentina. Nossa equipe vai te buscar no aeroporto e levar para o Hotel. A noite realizaremos um jantar de boas-vindas. Incluído: Transfer, hotel e jantar de boas-vindas.
Dia 2: Preparação em Mendoza - 800m. Neste dia iremos checar seus equipamentos. Se precisar, te ajudaremos a alugar equipamentos de escalada em Mendoza. Caso já tenha todos os equipamentos, é possível usar este dia para descanso e passeios. Também usaremos este dia para obter as permissões para escalar o Aconcágua. Incluído: Café da manhã.
Dia 3: Ida a Penitentes - 2600m. Percorremos 180 km pela Ruta 7, a estrada internacional que atravessa os Andes ligando Mendoza na Argentina à Santiago no Chile. A estrada apresenta lindas vistas que podemos apreciar. Chegando em Penitentes vamos separar nossos equipamentos que serão transportados por mulas e recuperados no acampamento base do Aconcágua. Incluído: Café da manhã, jantar e hotel em Penitentes.
Dia 4: Horcones x Confluência - 3200m. Enfim começamos nossa jornada na montanha. Neste dia ingressaremos no Parque Provincial do Aconcágua com destino ao primeiro acampamento, Confluência. São cerca de 7 km que são percorridos em, no máximo, 4 horas. Ao chegar no acampamento seremos recepcionados com um lanche. A partir daqui começamos a dormir em barracas e estar envoltos no ambiente de montanha. Distância: 7 km Ganho altimétrico: 400 metros Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 5: Confluência x Plaza Francia x Confluência - 4200m. São 7 km que separam Confluência de Plaza Francia, a base da parede sul, de nosso acampamento. Este caminho serpenteia o vale de Horcones superior e chega na base da geleira da maior parede dos Andes, com quase 3 km de altura. Lanchamos em Plaza Francia e retornaremos ao acampamento ao entardecer. Este trekking é importante para nossa aclimatação e uma provação para nossa caminhada do dia seguinte. Distância: 14 km Ganho altimétrico: 1000 metros Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 6: Confluência x Plaza de Mulas - 4300m. São 18 km que separam Confluência do acampamento base do Aconcágua e cerca de mil metros de desnível. Só por estes parâmetros você já pode esperar que não será um dia fácil! Boa parte do caminho a ser percorrido se desenvolve em um vale amplo e desértico chamado de “Playa Ancha”, que termina em uma encosta de rochas soltas chamada de “Cuesta Brava” onde a maior parte do desnível se concentra. A boa notícia é que o peso maior está sendo transportado pelas mulas e você apenas precisa carregar alguns pertences pessoais. Distância: 18 km Ganho altimétrico: 1000 metros Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 7: Plaza de Mulas - 4300m. Após o dia anterior, de muito cansaço, teremos um tempo para descansar no confortável acampamento de Plaza de Mulas, onde teremos barracas/refeitório com mesas, cadeiras e boas refeições para nos recuperar, comer bem e manter. Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 8: Porteio até Plaza Canadá - 5000m. Hoje faremos nossa primeira investida em um acampamento de altura, saindo de Plaza de Mulas e levando parte de nossos equipamentos para Canadá, a 5000 metros. Caso você esteja cansado, pode ir sem carregar peso, apenas para melhorar sua aclimatação e contratar um porteador para levar seus equipamentos no dia seguinte (verificar custo com nosso atendimento). Distância: 5 km Ganho altimétrico: 700 metros Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 9: Plaza de Mulas x Canadá - 5000m. Carregando o resto de equipamentos que necessitamos para os acampamentos de altitude, iremos mover acampamento indo para Canadá e pernoitando neste local, a 5 mil metros. Prepare-se, as noites começam a ficar muito geladas! Distância: 2,5 km Ganho altimétrico 700 metros Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 10: Canadá x Nido de Condores - 5500m. Neste dia moveremos acampamento até Nido de Condores, uma enorme plataforma localizada na região alta da montanha. A ascensão se dá por trilha em zig zag e, ao chegar, seremos brindados pela vista panorâmica, a qual é possível enxergar diversas outras montanhas dos Andes, como o Mercedário, Ramada e Mesa ao norte. Distância: 2,7 km Ganho altimétrico 500m. Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 11: Nido de Condores. 5500m. Dia de descanso e aclimatação em Nido de Condores. Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 12: Aclimatação - 6000m. Hoje pela manhã iremos até o acampamento Cólera, situado na altitude de 6000 metros, para melhorar nossa aclimatação. Já podemos adiantar e levar parte de nossos equipamentos, mas também tem a opção de ir sem carga nenhuma. Regressaremos a Nido de Condores antes da tarde e descansamos o resto do dia. Distância: 4 km Ganho altimétrico 500m. Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 13: Nido de Condores x Cólera - 6000m. Percorremos os 2 km que separam os dois acampamentos e montamos nossas barracas em Cólera. Ao chegar, iremos comer, nos preparar e descansar para o momento final da nossa escalada. Distância: 2 km Ganho altimétrico 500m. Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 14: Ataque ao cume - 6962 m. Acordaremos de madrugada e, após um breve café da manhã, começaremos nossa lenta marcha rumo à montanha mais alta dos Andes. Espere um dia longo e difícil, às vezes superior a 14 ou até 16 horas de atividades extenuantes e frio extremo. Mas todo este sofrimento será recompensado. Você fez cume no Aconcágua! Distância: 2 km Ganho altimétrico 1000m. Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 15: Descida até Plaza de Mulas - 4300m. Após o cume, é hora de voltar à base. Desmontamos nosso acampamento e rumamos à Plaza de Mulas, com expectativa de chegar no fim da tarde. Distância: 7 km Ganho altimétrico -1700m. Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 16: Retorno a Mendoza - 800m. Hora de voltar tudo rumo à Horcones. Não será fácil, mas precisamos percorrer os 25 km de descida até a entrada do parque do Aconcágua. Você apenas precisará carregar sua água e poucos pertences, uma vez que todo o peso será levado pelas mulas. Distância: 25 km Ganho altimétrico -1500m. Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 17: Dia extra. Este dia está reservado para ser usado em caso de mau tempo. Incluído: Alimentação completa, noite em barracas se você ainda estiver na montanha ou Hotel se estiver em Mendoza.
Dia 18. Retorno Este é o dia reservado para seu retorno à casa. Incluído: Café da manhã e transfer aeroporto.
@@pedrohauck obrigado por mandar o detalhamento da expedição. Somei tudo chegamos a 91.2 km percorridos num total em 16 dias. Média de 5.7 km/dia. Nada demasiado. Da pra concluir que oq derruba mesmo os despreparados não é a distância, e sim uma soma do cansaço pela caminhada em um terreno com forte inclinação, frio, ar rarefeito. Dá uma vontade de ir...
Acho que o que derruba mesmo são a altitude, o frio e a falta de preparo, físico e psicológico. Essa montanha é gigantesca e você tem que estar 100% consigo mesmo em todos os sentidos para conquistar o cume e voltar em segurança. Eu planejo assumir essa ''bronca'' de escalar o aconcágua mas não tenho data definida. Só é apenas um projeto que tenho para os próximos 5 - 7 anos.@@jhovane100
Como que em uma altitude dessas não tem neve? Com 5 mil metros na região e com algumas elevações com mais de 6 mil metros e o próprio Aconcágua com quase 7 mil metros com pouca neve? Era pra ter muita neve nessa localidade mas parece um deserto quente!
Boa noite, vcs me incentivaram a voltar a treinar e desejar montanhas, já estou treinando todos os dia de 2 a 4hrs de caminhada com mochila cargueira com 10 kg por enquanto, pretendo final do ano subir uns vulcões no Chile, obrigado pelo incentivo que vcs dão, parabéns ao canal 🥳🥳🥳🥳🏞️
Opa, venha com a gente. Um roteiro legal é o Nevado San Francisco. Montanha de 6 mil metros bem legal! Vou fazer video a respeito em breve
@@pedrohauck Ah sim sim agradeço desde já, faz o vídeo sim 🙌🏻🙌🏻🏞️🏞️
No Atacama tenho amigos guias. Que são profissionais. Trabalhei numa agência de turismo com eles. Pena eu não ter escalado nenhum vulcão com eles. Quando estive, teve a guerra civil, fui obrigado a sair do país e deixar meu trabalho lá
Começo do ano fiz uma trilha curta no Peru, na montanha Vinicunca. O ponto de partida é a 4600m e altitude máxima atingida no trekking fica em torno de 5100m. Nunca tinha feito esforço físico em altitude tão grande, embora já tivesse visitado lugares com mais de 4 mil metros. O impacto da altitude é brutal, mas a sensação de estar "perdido" no meio das montanhas é algo único.
Opa Pedro! Estive no Aconcagua na temporada de 2007 e realmente é uma experiência incrível e não é brincadeira mesmo. Gostaria de complementar algo que é muito importante pra quem pretende fazer alta montanha que é a preparação mental. A preparação física, sem dúvida, é algo essencial mas junto com preparação física é necessário estar muito consciente da necessidade de uma preparação mental. É necessário ter paciência, muuuuuita paciência, domínio da ansiedade, da frustração e do cansaço extremo de uma empreitada como essa. Treinei por um ano e meio, estava na minha melhor forma física e ainda sim o que me fez dar a volta foi o esforço mental para se escalar essa montanha. Tudo tem que estar fluindo bem, se algum "elo da corrente" não suportar, as coisas desandam muito rapidamente.
Parabéns pelo canal e o trabalho que faz pela comunidade do montanhismo. Um forte abraço!
Ou seja, a parte física te leva mas quem garante o sucesso ( descontando os fatores climáticos ) é a cabeça.
O Mental é a sustentação de tudo.@@caiocbraga
Esse canal é precioso!! Fui escoteira por 07 anos, já fiz diversas trilhas e acampamentos. Em altitude, fiz o trekking de 05 dias Salkantay (Peru), Hiking Laguna 69 e Nevado Pastoruri (Huscarán) e Vulcão Lascar (Atacama). Este último foi a maior altitude que cheguei (5.592 m). Agora, assistindo seu canal, estou me interessando pelo Aconcágua, porém tenho um pouco de insegurança pela altitude, já que vemos tantas tragédias... Mas eu amo trekking, natureza e as montanhas! Eventualmente vou para Curitiba. Quando estiver por aí, vou passar na loja para trocar uma ideia e quem sabe me encorajar! Hehe
Abraços
Beatriz.
Pedro só uma observação como médico do esporte:
O estímulo metabólico do treinamento de um maratonista é o mesmo estímulo metabólico de quem faz uma atividade como escalar o aconcagua. Ambos, nas devidas proporções, são esportes de endurance.
Obrigado pelos vídeos.
Olá Pedro, ótimo conteúdo, farei o aconcágua nessa temporada, obrigado
Pedro! Seu canal é "viciante", no bom sentido, óbvio. Comecei assistindo a sua explicação sobre o acidente do montanhista Marcelo e a partir de então estou vendo um vídeo atrás do outro. Parabéns!
Tá maluco, essa montanha mata gente pra kct!!
Virou meta a partir de hoje. Eu vou para o cume do Aconcágua com o Pedro.
Admiro muito esse cara e quero buscar essa evolução espiritual.
Olá Felipe, segue o contato da Soul Outdoor (41) 99596-8981 www.souloutdoor.com.br/ para se ir transformando em realidade
🎉
Muito maneiro!!! Pra ver da tela do meu celular no quente da minha cama e o ar gelado rsss Tem que querer muito!!!
Vou ver de novo. E mais uma vez.
Sou ciclista, e caminhante também. Não sou montanhista, mas simpatizo muito com o esporte. Por enquanto, no máximo, eu subo alguns "potreiros" bem altos aqui nos interiores da minha região, e já acho legal pra caramba a vista deles pro horizonte. Assisto todos os videos do AM aqui. Valeu!
Essa montanha é meu sonho
Só escalo o morro pra chegar no bar, mas Alta Montanha é mt legal!
Tem bar no Aconcagua tb. Mas melhor tomar umas só na descida
imagino o sabor de tomar uma cerveja estupidamente gelada depois de ter alcançado o cume do aconcágua! Uma das metas de vida. @@pedrohauck
@@LM-up5pi melhor sensação do mundo
sempre aqui
Show Pedro muito legal esse vídeo,se Deus quiser um dia estarei aí na sua expedição conhecendo esse gigante que é o aconcagua👍 meu nome é José Airton sou seu fã, Deus te abençoe 🙏
Será muito bem vindo Zé Airton
Olá José, já anota o whatsapp 41 9 9596-8981 da agencia Soul Outdoor do Pedro e da Maria
Pedrão, meu xará, tudo certo? Eu conheci esse canal há pouco tempo, e já fiquei muito fã e de tudo que envolve montanhismo. Passei a ter muita vontade de escalar, principalmente essas montanhas famosas. Grande abraço.
Olá Pedro, segue o whatsapp 41 9 9596-8981 da Soul Outdoor agência do Pedro e da Maria Tereza para começar a realizar essas viagens
Um dia escalando o Aconcágua, irei numa expedição contigo Pedro.
idem.
José Airton de Fortaleza/ceará, show
Amei todas as informações! Super interessante! Com certeza não é só pegar uma mochila, colocar nas costas e sair andando...rsrsrs
que por do sol bonito!, muito bonito mesmo.
E muito arido. Muitos Rolings Stones. Rsrsrs.
Pretendo começar a me preparar fisicamente para realizar esse desafio. Parabéns aos que já realizaram.
eaí, como está a preparação? vais subir o aconcágua?
Gostei muito do vídeo! Parabéns
Para mim, o mais difícil, não é a questão física mas a questão financeira.
tem que por no seu norte como um projeto concreto e juntar dinheiro para isso.
Amo seus videos e aventuras
Pedrão, você é muito foda! ainda mais agora com tudo isso se despontando!
A ideia vai desenrolar, e vai virar febre, irmão!.. sabe pra onde?
Bora começar do Início!
Show 👏🏻👏🏻👏🏻. Sábado antes do show do metallica passo aí comprar um mochila e acessórios . Valeuuu
Venha mesmo, nossa loja física fica na Rua Fagundes Varela 1321, Jardim Social, Curitiba - PR Estaremos abertos das 9h as 13h
Parabéns Pedro, adoro seus vídeos, muito bem esplanada, realmente vivo uma aventura ao ouvi-lo. Muito obrigada !
💯💯💯
like e inscrito.em 6:54 você quiz dizer que o gelo está cada vez mais mole não é?
Parabéns pelos vídeos do canal... De excelente qualidade e informações!
Depois de fazer as principais montanhas do Brasil, qual montanha vc sugere fazer fora?
Olá Éliton, As montanhas de mais fácil acesso para iniciar em Alta Montanha são o Cerro Plata na Argentina e o Huayna Potosi na Bolívia, consulte a agência do Pedro Hauck e da Maria Tereza para roteiros como esses e tbm o Curso de Alta Montanha , segue o Whatsapp da Soul Outdoor 41 9 9596-8981
@@AltaMontanhavaleu pelo retorno
Subi o Cerro Toco no Chile, subimos apenas 400 m de elevação, chegamos a 5600, em 2 horas subimos e descemos e já foi o suficiente para saber quanto subestimamos a natureza. Imagino escalar o Aconcágua, 16 horas por dia por mais de 10 dias, deve ser muito desafiador.
sim, é bastante dificil. Muito esforço físico. Porém possivel para amadores que se preparam bem
Toco é o mais fácil kkkk difícil é subir o Licancabur ou o Lascar
@@josenetobike concordo
Que legal! Pretendo ir lá nos próximos anos!
Pode ir pra conhecer e ir até a primeira base e voltar pra trás
Queria só fazer o trekking até Mirador Plaza Francia. Já estaria feliz demais se conseguisse. Subir o Aconcagua pra mim não dá. Sou consciente e sei dos meus limites físicos, mas admiro demais o esporte.
Oi Mauricio, segue o Whatsapp da Soul Outdoor 41 9 9596-8981, empresa do Pedro e da Maria eles fazem este roteiro
@@AltaMontanha vou entrar em contato com eles. Obrigado 👍
''o limite é uma fronteira criada só pela mente''. Abraço ao amigo.@@mfelicio1
min 4:48, um amigo acabou de comprar uma Osprey dessa nos EUA.
Pico da bandeira face minas 4 horas topo
"Mozart Catão, o primeiro brasileiro fazer cume no Everest, em 1998".
Correção: "Mozart Catão, um dos dois primeiros brasileiros, junto com Waldemar Niclevitz, a fazer cume no Everest, em 1995".
Pedro, "só" o Curso de Alta Montanha, com as 3 montanhas que são feitas no Curso, já dá experiência suficiente para o Aconcágua? Ou acha necessário mais alguma experiência em outra montanha antes?
Este curso já dá uma base boa. Em termos de experiencia já é um degrau entre ter experiencia somente no Brasil e o Aconcagua. Ele fica no meio. Então a resposta é sim desde que vc esteja bem fisicamente
Fiz o pico parana sozinho e em duas etapas pra nao da zebra hahahaha
eu ja fiquei exausto no huayna potosi, aconcangua só c for pra contemplar a visão la do campo base mesmo ta ótimo kkkkk
Mera curiosidade... será que daria pra subir o Aconcágua com aquelas bikes de competição off road? O terreno não me parece impossível pra esse tipo de veículo.
Ja tentaram, mas nunca conseguiram
Ja fiz uma caminhada de 80km. É terrivelmente cansativo e desgastante. Imagino que deva ser dificil
Fala meu querido, (não sou profissional e tenho muito, mas muito que aprender ainda) Seguindo suas orientações aqui. Faço a mais de 2 anos subidas nos picos (PP; Itapiroca; Ferraria; Taipabuçu e Caratuva) pois são os mais perto de Curitiba onde eu moro; faço um por mês todo mês sem falhar. corro pelo menos uma vez por semana 15 km, ja cheguei nos 21 km mas foi meu limite; Faço todo dia academia. Vc aconselhou a subir montanhas mais altas antes de ir para o Aconcagua, mas não vejo mais altas por aqui. Será que essas aí ja não me ajudam ? Único problema que sinto algumas vezes são "caimbras" nas pernas durante os ataques ao cume, infelizmente. To querendo subir o Aconcagua em janeiro de 2025.
Olá, segue o contato da Soul Outdoor, agência do Pedro Hauck e da Maria Tereza Whatsapp (41) 99596 8981, Eles tem o roteiro do Aconcagua, podem te orientar quanto ao preparo. No vídeo ele estava se referindo a montanhas de altitude, a cima de 5 mil metros.
@@AltaMontanha Tentei contato com vocês pelo número de celular que me passaram, como ninguém atende e não aparece a possibilidade de whats, fui até a loja AltaMontanha na Fagundes Varela e pedi informações lá. Me foi passado o mesmo número de telefone e um contato de e-mail. enviei o e-mail e até agora vcs não responderam. Imagino que devem estar em alguma montanha, sei lá. mas vou aguardar o contato de voces para ver se da certo de eu ir na próxima expedição ao Aconcagua. Parabéns pela loja, comprei um tênis da La Sportiva maravilhoso. Fico no aguardo. Forte abraço.
Existe algum dado estatístico, de quantos montanhistas acima de 50 anos fizeram cume no Aconcagua?
Não conheço nenhum dado deste tipo. Porém é algo bastante comum pessoas com mais de 50 anos em minhas expedições.
tenho interesse fazer aconcagua breve, 52a😮😮
Desde que ano a face sul do Aconcágua não é escalada?
Ela vem sendo escalada, mas muito raramente, há que se fazer um deposito de 30 mil dolares para escalar. Fora que está muito perigoso. Nao sei quando foi a ultima escalada.
Ei amigo. Vejo sempre os seus vídeos.
Já lhe enviei alguns comentários, inclusive lhe sensurando por vc. Ter falado mal do HANS RUDEL. Ele é um dos meus Heróis.
Mas deixa pra lá.
Eu quero escalar o Everest com a turma que vc. Está formando pra 2.024.
Devo lhe dizer que não sou montanhista.
Nunca escalei nada, mas como Eu tenho o MEU HEROI DA NEVE, General EDWARD DITTL,,,,,que foi um Grande Montanhista, me apaixonei por montanhas.
Mas quero escalar o Everest.
Gosto de atingir o ÁPICE.
Quero começar pela maior.
Já botei meu Coração lá no TOPO. Quero ir busca.lo.
Gostaria de ir com vc. Grato, Manoel.
Olá Manoel, o Pedro está em expedição no Chile, segue o contato da Soul Outdoor 41 9 9596-8981, agência do Pedro Hauck, para fazer um planejamento e preparo. Eles tem agora no meio do ano o Curso de Alta Montanha na Bolívia.
O iniciante pode ir pro pico do Aconcagua?
Olá, depende do condicionamento físico e de como o teu corpo reage a aclimatação, segue o contato da Soul Outdoor agência do Pedro Hauck e da Maria Tereza Whatsapp 41 9 9596-8981
Valeu Cara tamo junto
Boa tarde Pedro
Ganhei um patrocínio pra fazer essa expedição
Acho q vc nao vai lembra d mim.
T mandei currículo qando morava ai em Curitiba
Opa, então vamos comigo
Da pra fazer dois videos do aconcagua por ano e ta tudo certo (y)
Dá sim!
Salve!
Eu tenho experiência com altitude e com endurance, mas fora do montanhismo: Ciclismo de Longa Distância e Cicloviagens. Inclusive, tive o prazer de em duas ocasiões subir o Paso Los Libertadores, justamente o caminho que chega próximo ao Parque do Aconcágua, sendo uma na primavera (setembro) e outra no inverno (julho).
Não tenho absolutamente nenhuma experiência com montanhismo, mas tenho ficado cada vez mais interessado...será que você tem (ou planeja ter) algum vídeo (ou série) de uma espécie de "via crucis"...um guideline para sair do zero ao Aconcágua em, digamos, dois anos de prática?
Grande abraço!
Olá Fabio, após começar a praticar montanhismo, pode se especializar em montanhas de altitude com o Curso de Alta Montanha, vou deixar o whatsapp da Soul Outdoor 41 9 9596-8981, agência do Pedro, onde te orientarão com os roteiros que tornarão possível essa ascensão em dois anos.
Então melhor fazer o curso na Bolívia.
Em torno de quantos km da entre o início do trekking e o topo da montanha?
Acredito que em torno de 60km até o topo, contando algumas subidas e descidas para aclimatação.
Veja o itinerário da minha expedição
Itinerário:
Dia 1: Chegada em Mendoza - 800m.
Dia reservado para sua chegada em Mendoza, na Argentina.
Nossa equipe vai te buscar no aeroporto e levar para o Hotel.
A noite realizaremos um jantar de boas-vindas.
Incluído: Transfer, hotel e jantar de boas-vindas.
Dia 2: Preparação em Mendoza - 800m.
Neste dia iremos checar seus equipamentos.
Se precisar, te ajudaremos a alugar equipamentos de escalada em Mendoza.
Caso já tenha todos os equipamentos, é possível usar este dia para descanso e passeios.
Também usaremos este dia para obter as permissões para escalar o Aconcágua.
Incluído: Café da manhã.
Dia 3: Ida a Penitentes - 2600m.
Percorremos 180 km pela Ruta 7, a estrada internacional
que atravessa os Andes ligando Mendoza na Argentina à Santiago no Chile.
A estrada apresenta lindas vistas que podemos apreciar.
Chegando em Penitentes vamos separar nossos equipamentos que serão
transportados por mulas e recuperados no acampamento base do Aconcágua.
Incluído: Café da manhã, jantar e hotel em Penitentes.
Dia 4: Horcones x Confluência - 3200m.
Enfim começamos nossa jornada na montanha.
Neste dia ingressaremos no Parque Provincial do Aconcágua
com destino ao primeiro acampamento, Confluência.
São cerca de 7 km que são percorridos em, no máximo, 4 horas.
Ao chegar no acampamento seremos recepcionados com um lanche.
A partir daqui começamos a dormir em barracas
e estar envoltos no ambiente de montanha.
Distância: 7 km
Ganho altimétrico: 400 metros
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 5: Confluência x Plaza Francia x Confluência - 4200m.
São 7 km que separam Confluência de Plaza Francia, a base
da parede sul, de nosso acampamento. Este caminho serpenteia
o vale de Horcones superior e chega na base da geleira da maior
parede dos Andes, com quase 3 km de altura. Lanchamos
em Plaza Francia e retornaremos ao acampamento ao entardecer.
Este trekking é importante para nossa aclimatação
e uma provação para nossa caminhada do dia seguinte.
Distância: 14 km
Ganho altimétrico: 1000 metros
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 6: Confluência x Plaza de Mulas - 4300m.
São 18 km que separam Confluência do acampamento base
do Aconcágua e cerca de mil metros de desnível. Só por
estes parâmetros você já pode esperar que não será um
dia fácil! Boa parte do caminho a ser percorrido se
desenvolve em um vale amplo e desértico chamado
de “Playa Ancha”, que termina em uma encosta de
rochas soltas chamada de “Cuesta Brava” onde a maior parte
do desnível se concentra. A boa notícia é que o peso maior
está sendo transportado pelas mulas e você apenas
precisa carregar alguns pertences pessoais.
Distância: 18 km
Ganho altimétrico: 1000 metros
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 7: Plaza de Mulas - 4300m.
Após o dia anterior, de muito cansaço, teremos
um tempo para descansar no confortável acampamento
de Plaza de Mulas, onde teremos barracas/refeitório com mesas,
cadeiras e boas refeições para nos recuperar, comer bem e manter.
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 8: Porteio até Plaza Canadá - 5000m.
Hoje faremos nossa primeira investida em um acampamento
de altura, saindo de Plaza de Mulas e levando parte de nossos
equipamentos para Canadá, a 5000 metros.
Caso você esteja cansado, pode ir sem carregar
peso, apenas para melhorar sua aclimatação e
contratar um porteador para levar seus equipamentos
no dia seguinte (verificar custo com nosso atendimento).
Distância: 5 km
Ganho altimétrico: 700 metros
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 9: Plaza de Mulas x Canadá - 5000m.
Carregando o resto de equipamentos que necessitamos
para os acampamentos de altitude, iremos mover acampamento
indo para Canadá e pernoitando neste local, a 5 mil metros.
Prepare-se, as noites começam a ficar muito geladas!
Distância: 2,5 km
Ganho altimétrico 700 metros
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 10: Canadá x Nido de Condores - 5500m.
Neste dia moveremos acampamento até Nido de Condores,
uma enorme plataforma localizada na região alta da montanha.
A ascensão se dá por trilha em zig zag e, ao chegar,
seremos brindados pela vista panorâmica, a qual é possível
enxergar diversas outras montanhas dos Andes,
como o Mercedário, Ramada e Mesa ao norte.
Distância: 2,7 km
Ganho altimétrico 500m.
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 11: Nido de Condores. 5500m.
Dia de descanso e aclimatação em Nido de Condores.
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 12: Aclimatação - 6000m.
Hoje pela manhã iremos até o acampamento Cólera, situado
na altitude de 6000 metros, para melhorar nossa aclimatação.
Já podemos adiantar e levar parte de nossos equipamentos,
mas também tem a opção de ir sem carga nenhuma.
Regressaremos a Nido de Condores antes
da tarde e descansamos o resto do dia.
Distância: 4 km
Ganho altimétrico 500m.
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 13: Nido de Condores x Cólera - 6000m.
Percorremos os 2 km que separam os dois acampamentos
e montamos nossas barracas em Cólera. Ao chegar, iremos comer,
nos preparar e descansar para o momento final da nossa escalada.
Distância: 2 km
Ganho altimétrico 500m.
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 14: Ataque ao cume - 6962 m.
Acordaremos de madrugada e, após um breve café da manhã,
começaremos nossa lenta marcha rumo à montanha
mais alta dos Andes. Espere um dia longo e difícil,
às vezes superior a 14 ou até 16 horas de atividades
extenuantes e frio extremo. Mas todo este sofrimento
será recompensado. Você fez cume no Aconcágua!
Distância: 2 km
Ganho altimétrico 1000m.
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 15: Descida até Plaza de Mulas - 4300m.
Após o cume, é hora de voltar à base. Desmontamos
nosso acampamento e rumamos à Plaza de Mulas,
com expectativa de chegar no fim da tarde.
Distância: 7 km
Ganho altimétrico -1700m.
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 16: Retorno a Mendoza - 800m.
Hora de voltar tudo rumo à Horcones. Não será fácil, mas
precisamos percorrer os 25 km de descida até a entrada
do parque do Aconcágua. Você apenas precisará carregar
sua água e poucos pertences, uma vez que todo
o peso será levado pelas mulas.
Distância: 25 km
Ganho altimétrico -1500m.
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas.
Dia 17: Dia extra.
Este dia está reservado para ser usado em caso de mau tempo.
Incluído: Alimentação completa, noite em barracas se
você ainda estiver na montanha ou Hotel se estiver em Mendoza.
Dia 18. Retorno
Este é o dia reservado para seu retorno à casa.
Incluído: Café da manhã e transfer aeroporto.
@@pedrohauck obrigado por mandar o detalhamento da expedição. Somei tudo chegamos a 91.2 km percorridos num total em 16 dias. Média de 5.7 km/dia. Nada demasiado. Da pra concluir que oq derruba mesmo os despreparados não é a distância, e sim uma soma do cansaço pela caminhada em um terreno com forte inclinação, frio, ar rarefeito.
Dá uma vontade de ir...
Acho que o que derruba mesmo são a altitude, o frio e a falta de preparo, físico e psicológico. Essa montanha é gigantesca e você tem que estar 100% consigo mesmo em todos os sentidos para conquistar o cume e voltar em segurança. Eu planejo assumir essa ''bronca'' de escalar o aconcágua mas não tenho data definida. Só é apenas um projeto que tenho para os próximos 5 - 7 anos.@@jhovane100
NÃO PODE SUBIR DE MOTO ATÉ PROXIMO DO CUME?
Pode sim, de preferência Harley Davidson
Não
Cara, achei o vídeo muito desmotivador e negativo. Se eu tivesse visto o do Pico Paraná não teria feito.