Não, o importante não é que criança coma, a introdução alimentar é para que o bebê conheça os alimentos e tenha uma boa relação com a cômoda e não para que encha barriga (dos 6 aos 12 meses a comida é completar ao leite materno e não principal), errado e forçar o bebê a comer para satisfazer os adultos, o que só faz com que eles percam a auto regulação energética (não é atoa que a compulsão alimentar é algo tão comum em crianças e adultos)
Tentei isso e nao funcionou minha bebê nao comia nada! Ficava brincando com a comida se passou um mes assim , decidi dar a papinha e ela come , acho que não tem método certo ou errado se a criança esta ingerindo os nutrientes seja amassado, triturado ou inteiro é o que importa. Pior do que comer amassado é nao comer nada! Eu sempre comi assim e fui uma criança que o que me desse eu comia.
@@cyntiasaraiva5221 a questão é buscar informação. O bebê está conhecendo comida. Um mês não é suficiente pra que o bebê saiba oque fazer com um alimento. Pra isso vc tem que estimular e não desistir. Também sempre comi papinha quando bebê . Mas a questão desse método em si é a criança conhecer os alimentos. O gosto puro de cada um. Minha irmã so comia papinha. Resultado: hoje aos 7 não coloca um legume na boca e a única coisa saudável que come é banana ou maçã. Claro que CADA criança é uma criança pode ser que vc não tenha tido problema na sua alimentação quando criança. Mas existe outras milhares que tem por falta de conhecer os alimentos.
@@IaraSoarez concordo plenamente. Hoje em dia pros antigos tudo é frescura. Acho esse método maravilhoso. E aliás tem vários cursos grátis na internet pra começar uma introdução boa. Cada bebê tem seu tempo de descobrir os alimentos. Achar que tá ótimo o bebê só enfiando comida pra dentro é egoísmo da nossa parte.
Minha filha tem hoje 3 anos e fizemos BLW com ela. O conhecimento deve ser usado para facilitar nossa vida e pra dar o melhor suporte para o bebê crescer saudável. Esse método é muito bom se a criança aceitar e se a mãe souber como proceder em caso de engasgo. A natureza é perfeita, os bebês naturalmente tem o gag reflex que faz com que os alimentos maiores não sejam engolidos. O que eu fazia era observar se o alimento está macio o suficiente pra ser esmagado na boca da criança. Eu dava a ela a comida separada, como eu gosto de comer. A autonomia que a criança ganha é fantástica, pimeiro só comia com as mãos e depois com os talheres. Ela sabe o sabor do alimento mesmo que processado, por exemplo um suco de fruta. Além disso ela sabe quando não está com fome e quando parar, diminuindo os riscos de obesidade infantil. Antes de começar qualquer método é preciso pesquisar, se informar das vantagens e desvantagens e avaliar se vale a pena iniciar na rotina familiar. Ah...pra quem pensa que é pra preguiçosos se engana pois dá uma sugeira danada.
eu confesso que morro de medo e esse método exige muito mais atenção a princípio, pq a mãe não vai dar o alimento e sair de perto, não tem nada de preguiça, pelo contrário é mais trabalhoso... eu admiro quem faz
@@tamaragarcia1632 É verdade, quando mal posicionados, mal alimentados, passando da hora de comer, vão bem lascivos e gananciosos no leite até engasgar!
Acho muito drástico sair do leite e ir para alimentação com pedaços. Aqui em casa tô fazendo por etapas: até os seis meses leite materno exclusivo Dos 6 aos 8 meses papinha triturada no mixer (ele tá nessa fase) Dos 8 aos 9 meses vou dar papinha amassada com garfo A partir dos 9 meses eu vou dar os pedaços. Prefiro assim, posso estar errada, mas acho que vai ser mais tranquilo pra ele essa mudança ser gradativa.
Faço exatamente assim , até os 6 meses foi amamentação exclusiva, dos 6 aos 8 meses papinha (passava na peneira) dos 9 em diante amasso com o garfo, graças a Deus meu bebê sempre comeu de tudo, e dou o peito. Vou mudando o modo dele comer conforme ele vai crescendo. Meu bebê está completando 10 meses hoje, e amasso com o garfo , morro de medo dele engasgar, não tem o pq tanta pressa.
Nem sabia que tinha feito esse método com minha bebê. Tive muita dificuldade pra introduzir a alimentação pra minha bebê. Ela rejeitava a papinha, foi então que comecei a da pedaço de legumes cozido, ela começou a comer com mais facilidade. Hj com 10 meses ela come de tudo. Faz uma bagunça, mas ver ela comendo é oq vale.
A minha tem 22 anos. Nunca passei no liquidificador. Só esmagava. Nunca me deu proble.a para comer. Sempre evitei besteiras. Os meus outros filhos tb n u da deram trabalho para comer. Sempre fiz a carne com molho e assim facilitava no esmagar com garfo.. E eles gostsvambmuito de carnes em tiras ou coxinha de asa.
Meu bebê tbm não aceitou a papinha quando comecei a introduzir comida e comecei a amassar e come super bem hoje com nove meses ele come uma banana inteira super bem
Mães que não tem tempo para nada só sabe colocar filho no mundo, e não quer fazer porra nenhuma,e essas médica não tem o que fazer fica inventando moda.
Meu neném de 16 meses sempre comeu sozinho. Minha mae acha ruim ate hoje rs.... porem meu filho senta comigo na mesa eu como minha comida e ele a dele. Ele ama os vegetais, come uma pera sozinho e tira a parte q não come SOZINHO. Algumas vezes tentei cortar a pera, e ele recusa em comer... quer comer a pera inteira . Nunca se engasgou , teve sensação de anciãos nos seus 6 meses ? sim teve! mais eu nao apavorava e esperar ela cuspir sozinho , ele aprendeu. E nunca houve um acidente. Bastante sujeira , porem, faz parte! Outra coisa q sempre fiz questão de ensinar ele 'e comer sentado, ate mesmo no park paramos de brincar e sentamos para comer juntos. Agora, se voce 'e tradicional e tudo isso te parece loura, faz oq vc mamãe se sente melhor. EU particularmente me adaptei com BLW e acho q foi benção pra mim e minha familia.
Sou professora e minha filha come solidos desde os 6 meses. Hoje, com 1 ano ela come de tudo! Engasgo é diferente de reflexo gag. E até nós, adultos, podemos engasgar. Não vejo problema! Tenho curso de primeiros socorros que fiz antes de engravidar. Minha filha tem a coordenação motora fina super desenvolvida, por segurar os alimentos cortados em palito. Este metofo alimentar fortalece o maxilar, ajudando no desenvolvimento da fala também.
É muito legal ...faço isso desde o início da introdução alimentar e está sendo um sucesso . Meu bebê está com 1 ano e 2 meses, chupa laranja divididas ao meio sem se molhar, come várias frutas e verduras e já pega no talher para pegar o alimento prato, mas ainda está com dificuldade de pegar, mas deixo ele se esforçar. É muito divertido esse momento. Grata pelo vídeo.
Perfeito, pedaços grandes ou separados e apenas levemente amassados com o garfo. Quem tem medo de engasgos saiba que o risco com papinha ou alimentos inteiros é o mesmo, tanto que até com líquidos pode acontecer engasgos.
Gostei!! estou gravida de 7 meses ,Já me preparando pra essa maratona da papinha, mas olhando esse vídeo,sim com certeza é melhor e mais gostosa a comida..
Cleide Rosa estude bastante! Cortes seguros, tipos de alimentos, até mesmo desengasgo(que deveríamos aprender na maternidade, pq bebês engasgam com leite!)
th-cam.com/video/SBAhXdayihk/w-d-xo.html Se inscreva no meu canal e acompanhe nossos videos de dicas alimentar pra bebê, no próximo vídeo iremos mostrar uma receita maravilhosa!
Somos cobaias mesmo, vão testando os estudos, uma hora manda desenrolar a criança para acalmar, outra manda enrolar, uma hora amassa a papinha, outra hora não amassar, e nós mãe vamos ficando perdidas. É muito difícil 😢
Siga seu bom senso amiga! E aos poucos você vá conhecendo os limites do seu bebê. Também não vejo com bons olhos essas mudanças repentinas generalizadas. O que é bom para um bebê, não necessariamente é indicado para o outro.
Verdade , a 4 anos tive meu bebê e na maternidade deixava ele de lado no berçinho, fui ter minha bebê esse ano e colocaram de barriga pra cima . Dai perguntei mas sempre falavam era pra deixar de lado , dai enfermeira disse ah mas teve uma pesquisa e bla bla .vai entender . Segui meu instinto e nao deixei de barriga pra cima !!
Daniela Faria se a criança ta engolindo tudo inteiro nao ta aproveitando nada. O estomago ainda fragil de um bebe nao e igual de adulto e mesmo que fosse, os alimentos precisam.ser mastigados ois o estomago nao mastiga, o intestino tambem nao, entao as vitaminas nao setao absorvidas. Se fosse ao contrario nao teriamos dentes. Acho que a mae qama fax painja sim.
Tantos relatos de crianças que não têm relação boa com a comida pq no início as mãezinhas optaram pelo mais fácil, dar tudo batido e misturado. Como que uma criança vai querer comer uma Cenoura, por exemplo, se laaa no início tava escondido na papinha misturada com outros legumes etc?????? Não, e ainda li aqui uma mãezinha dizendo que o filho come de tudo pq ela força ele a comer até o que não gosta, pq a criação dela foi assim.... não é legal criar uma guerra com a comida. Esse momento tem que ser de prazer. Gente falando que é método de preguiçoso. Pessoal, isso dá um trabalho. Uma outra mãezinha falando "ah faz isso bem pra ficar no celular" mdssss não, momento da comida é sempre de olho no bebê, seja qual for o método... Outras pessoas comentando "ah conheci fulano que o filho morreu com esse método aí " mas não dá maiores detalhes, e nem sabem a forma que esse alimento foi oferecido se tinha os cortes seguros. Mas não, preferem meter o medo e invalidar o método. Outras mãezinhas falando "mas nem dente tem" por Deus Gente, vcs não observam o bebê de vcs não? Eles nunca levaram um dedo de vcs a boca e apertaram? Dói pra caramba! É uma gengiva fortíssima! Outras mãezinhas falando "ah meu bebê vivia engasgando " quando leio relatos assim, tá nítido que a criança tava tendo reflexo de gag e a pessoa achando que era engasgo. Maezinhas que aqui comentaram, por vezes até desdenhando do método, vcs que deram tudo triturado e misturado, sejam sinceras não pra comigo, mas sejam sinceras consigo mesmas..... COMO ESTÃO SEUS BEBES HOJE COM RELAÇÃO À COMIDA? E MÃEZINHAS QUE TRABALHAM OU POR QUALQUER OUTRO MOTIVO, ATE POR MEDO MESMO, QUE NÃO PODEM OFERECER O ALIMENTO DESSA FORMA A SEUS BEBES, EU TENHO EMPATIA POR VCS. É UM METODO QUE EXIGE ATENÇÃO (COMO QUALQUER OUTRO MÉTODO) E TEMPO, MUUUUUITO TEMPO DISPONÍVEL, PQ O BEBE DEMORA, E DEPOIS AINDA FICA AQUELA SUJEIRA BÁSICA PRA LIMPAR (por isso não faz sentido algumas pessoas aqui comentarem que é um método de "preguiçoso ", é muita ignorância pensar assim. Enfim, a INTRODUÇÃO ALIMENTAR é para o bebê conhecer o alimento, desenvolver uma boa relação com a comida, desenvolver suas habilidades manuais (o movimento de pinça, importantíssimo isso), dentição etc. Não é pra encher barriga. O LEITE MATERNO OU DE FÓRMULA CONTINUA SENDO O ALIMENTO PRINCIPAL.
@@missionariaana8504 mas o método BWL só deve ser aplicado a partir de 6 meses + sinais de prontidão, se vc faz a introdução alimentar no bb de 3 meses você está errada.
@@missionariaana8504 mds a bebê nem estava preparada, que perigoooo😢 Como a informação é importante! Se soubesse da idade mínima para introduzir os alimentos e soubesse dos sinais de prontidão para se iniciar a IA, não teria colocado o bebê em risco de vida. Se informem gente pelo amor de deus
Primeiro que os pais deveriam aprender diferenciar engasgo real de gag reflex, todos deveriam aprender o básico de primeiro socorros pra desengasgo de bebê, criança e adultos, e que o bebê pode engasgar com qualquer coisa, leite, água, papinha, ou comida sólida. Bebês só estão preparados pra alimentação a partir do 6 mês de vida, ou idade corrigida pra prematuro. Blw não é só pegar qualquer coisa e dar pra criança, você precisa pesquisar e aprender sobre o método, que há varios cortes seguros para cada alimento, e que nem todo bebê vai corresponder a esse método, que se for o caso passar a dar as comidas amassadas você mesmo para o bebê.
Arrasou no comentário. O pessoal aqui tá escrevendo cada coisa baseado em "fonte:vozes da cabeça" não são capazes de estudar para poder formar uma opinião sobre outros métodos
Melhor comentário. É a preguiça de estudar e fazer tudo de qualquer jeito para a criança. Cada criança é única e é só conhecer as características dela.
Exatamente. Engasgo é diferente de Gag. Porém engasgos são raros. Perigosos, mas raros. Todos os cuidadores deveriam saber desengasgar um bebê. A técnica BLW não “favorece” o engasgo. As mamães que pretendem utilizar esta técnica devem estudar sobre o assunto. É muito fofo ver um bebê de 8 meses comendo sozinho, é muito bom desenvolver a autonomia e a coordenação motora do bebê. Mas as críticas de quem não entende do assunto …. são imeeeeeensas
Eu dou pouco amassado, separado, bem cozido e algumas coisas eu ofereço nessa técnica BLW, como frutas cortadas de comprido e brócolis... Ela ama comer sozinha, fica toda feliz! Eu prefiro fazer um pouco dos 2. Mas nao concordo com misturar tudo ou triturar.....Só trituto um pouco a carne e folhas porque acho difícil ela mastigar sem dentes.Mas com o tempo tem que ir oferecendo pedaços maiores pq afinal, com 1 ano ela tem que estar comendo comida da família, se saudável.
Concordo. As mães tem instinto, vai acontecendo naturalmente. Querem dar tanta autonomia para as crianças que não é a toa que estão ficando do jeito que estão hj.
@@cristianesousa7254 amassado ou não como ela vai conhecer esse alimento depende da maneira que você vai oferecer não precisa de fazer uma mistureba é só dar separadinho e pronto! A verdade é que não existe receita de mãe Cada um faz como achar melhor...
Vcs falando q é modinha, mais não sei vcs sabem q esse método ajuda a criança entender o ela gosta ou não gosta da alimentação, e tbm ajuda na coordenação motora dela
As pessoas tem que fazer aulas de interpretação de texto e vídeo. Fala sério, parece que não assistiram e não ouviram nada do que as pessoas falaram na reportagem. Insistem em comentários dizendo que o importante é que o bebê coma e que quem sabe é a mãe. As mães não são seres sobrenaturais. Tirem essa responsabilidade de cima de vocês e principalmente essa auto estima tão elevada, de quem sabe tudo. Claro, o importante é que o bebê coma. Mas o objetivo é que o bebê seja acostumado a ter CURIOSIDADE pelo alimento, provando, pegando com as próprias mãos, sem ninguém forçando. Isso é em tudo na vida. A papinha vem sempre pronta e a criança só engole, mas no caso da comida em pedaços, faz mais sentido!! A reportagem não tá dizendo que é errado comer papinha e sim que existe uma forma muito melhor!! É uma lição de vida, serve pra qualquer coisa. Muitos adultos não comem abóbora, vagem, brócolis porque não foram acostumados quando crianças com a aparência e o cheiro. Até comiam, mas não sabiam que estavam comendo... Enfim, lá pelos 4 anos a criança vai tá acostumada com o tipo de comida que ela vai ver pelo resto da vida: inteira! E não amassadinha. E também vai saber que pode gostar mesmo que não seja tão bonito de olhar. O médico até fala no final que tem que ter bom senso! Um bebê sem dente pode até tentar comer, mas tu não vai ser tão "inteligente" a ponto de dar uma coisa dura de mais, achando que a natureza vai fazer o seu papel. Tem que ter cuidado e saber o que fazer no caso de engasgo. Por isso que poucas pessoas usam esse método. Tem medo que os bebês se machuquem. Falta investimento na educação e preparo das pessoas. Um curso de primeiro socorros, para quem ligar, aulas sobre nutrição, Maria Montessori... Ihhhh tá longe da gente chegar lá.
O meu problema com meus filhos sempre foi o contrário, o problema é que eles comem demais, comem o tempo todo,minha filha de 6 anos tá tomando o café da manhã e já pergunta o que vai ter pro almoço.Quando vou a feira com ela,ela quer comprar tudo o bom é que os dois comem muitos legumes, frutas só verduras que não.
Pra mim não existem regras na maternidade, cada mãe e bebê de adaptam de um jeito diferente. O importante é que o bebê se alimente e de forma saudável!
Sou professora e minha filha come solidos desde os 6 meses. Hoje, com 1 ano ela come de tudo! Engasgo é diferente de reflexo gag. E até nós, adultos, podemos engasgar. Não vejo problema! Tenho curso de primeiros socorros que fiz antes de engravidar. Minha filha tem a coordenação motora fina super desenvolvida, por segurar os alimentos cortados em palito. Este metodo alimentar fortalece o maxilar, ajudando no desenvolvimento da fala também.
Eu sou abençoa,sempre dei de tudo para meu filho,até peixe cru antes mesmo dele ter dentes, kkk...... a pediatra dele era uma japonesa e ela me falava pode da de tudo,inclusive peixes,dês q eu soubesse onde estava comprando,hj ele come de tudo de frutas a legumes. Ama picles kkk...... hj com 11 anos 😍🤗... acredito q acda mãe vai vendo o q é mais fácil para ela. Tudo é diferente para cada mãe
Ana Paula Pereira não são não viu mãe? Quando amassados perdemos muitas das fibras. Quando peneira então vc acaba perdendo MUITO... Bebê engasga até quando tá mamando, quando tá bebendo água
Larissa Oliveira se a criança mao tem dente também nao vai aproveitar nada engolindo tudo inteiro,Pode ser até bonitinho criança levando alimentos inteiros à boca , esperimentando, mas a papinha acho que deve ser mantida sim ate que a criança tenha boa parte dos dentes. Imagine uma criança de poucos meses comendo comida de adulto, ela deve provar sim, mas jamais se alimentar desse jeito.
Jonatas Mariano Aí é que vc se engana, a gengiva do bebê tem uma força de mastigação muito forte! Minha sobrinha não tem dente e a mae segura o morango e ela morde e moe completamente, apenas com gengiva. Não tem nem um dentinho! Bebês são muito mais capazes do que vc pensa
Tbm prefiro amassar..morro d medo que se engasgue.. Amassar cm o garfinho fica muito melhor. Pensa se acaba se afogando cm um bagaço d laranja?? Aconteceu já..prefiro evitar, ñ gosto nem d lembrar. Até dou frutinhas inteiras, mas eu seguro pra ele. Coisas de mãe né. Qdo ele tiver dentinho, com certeza eu darei..
Se engasgar é só ajudar, a minha come amassado mas fruta eu dou na mão dela, qdo tem um pedaço grande ela mesma separa na boca e cospe, ela engasga mais mamando do q comendo kkkkk... Procurem na internet como desengasgar uma criança isso salva vidas! Os pais tem que saber .
@@fabianamoreira9169 ñ é bem assim, as vezes apenas ver vídeos da internet não basta para proceder o desengasgo...No meu caso ninguém conseguiu desengasgar, apenas o bombeiro, e todos tinham esse tipo de treinamento da internet....Procure na internet o movimento Vai Lucas, lá vc terá bastante informações sobre engasgo e treinamento eficaz para desengasgo.
A 9 anos atrás não havia método blw, ou não conhecia, e meu filho come de tudo, graças a Deus. A diferença da Clara e da Bárbara, provavelmente é a curiosidade inata de um bebê, não tem como comprar com o desenvolvimento de uma criança maior, sem contar com a personalidade de cada uma, mesmo sendo irmãs não são iguais, obviamente.
Qual foi a parte do 'triturar tudo ou misturar tudo causa problemas pra eles mais tarde' que não entenderam? O problema depois fica bem pior, crianças chatas na hora de comer, selecionam a comida antes mesmo de provar, rejeitam tudo, e aí, vai triturar tudo ou comer tudo misturado ate 8, 10 anos de idade?? A gente tem que entender que na nossa época era diferente, hoje as coisas mudaram, amanhã vão mudar de novo, os ciclos se renovam, desde que seja para melhorias é bem válido. Tiro por eu mesma, não cresci comendo papinhas e triturados, hoje me alimento super bem e de tudo, minha irmã foi diferente e tem dificuldades para se alimentar melhor, rejeita alimentos sem nunca ter provado.
@@JuhValley Super verdade!!! Fiz BLW com meus 2 filhos e nem tudo são flores, claro! São pessoas, tem seus dias ruins... mas nem se compara o desenvolvimento com os alimentos, as texturas, o medo de experimentar coisas novas praticamente não existe. Dá trabalho no início, mas vale muito a pena. Um dia todo mundo vai ter que aprender a comer sozinho. Quanto mais cedo, mais vantagens
5°mês comecei com um tipo de fruta por dia (maçã, banana, mamão e pêra) depois fui adicionado outras 6° mês papinha amassada no garfo e Mixer 8° papinha no garfo com os legumes separados.
A diferença entre as meninas da reportagem pode ser simplesmente uma diferença natural de uma pra outra. Tenho dois filhos, uma menina e um menino. Comecei com sucos, depois papinhas mas não demorei muito pra passar para alimentos sólidos. Apesar de ter usado exatamente o mesmo método, hoje com 7 e 5 anos eles se alimentam de forma bem diferente. A menina dá trabalho pra comer enquanto o menino come muito de tudo. As refeições não devem virar uma guerra dentro de casa, mas aqui vale a regra... Se está no prato é pra comer e pronto! Sem mimimi eles acabam experimentando de tudo!
Mas quando a gte opta por amassar deve fazer nos alimentos separados, isso ajuda eles a desenvolverem o paladar, qdo os alimentos são amassados e misturados a criança não aprende a identificar os sabores e pode acontecer de qdo crescerem mais acabarem ficando enjoados com algumas coisas. Meu terceiro filho aconteceu isso, como teve anemia eu achava mais fácil fazer a papinha com todos os alimentos misturados, resultado: depois que cresceu comia apenas arroz e feijão, começou a aceitar alguns alimentos depois dos 4 anos, e ainda hj aos 9 anos não come nenhuma fruta, nenhuma carne que tenha osso, batata só frita, o único legume q come é cenoura cozida, verdura de uns meses pra cá tá comendo couve refogada e alface, mas em compensação se deixar come salgadinhos todo dia, só que permito apenas de vez em qdo. Dava até desespero de ver aquele menino grandão comendo apenas arroz, feijão e farofa, com carnes, saladas e legumes na mesa.
@@omelhorestaporvir5810 tudo na vida pode se tornar perigoso se for feito errado. O método blw tem várias regras de corte e cozimento para justamente evitar isso. Detalhe: bebês se engasgam mais fácil com líquidos. Pois no sólido eles tem o reflexo de gag que ajuda a evitar o engasgo
Hoje em dia as mães não querem cortar o cordão umbilical emocional,tudo tem medo de engasgo sem confiar na criança. Acho tão hilário quando deixar um bebê brincar com chocalhos e brinquedos mais duros que um alimento,mas ficam com frescura em dar um brócolis,uma batata,um cenoura enfim... A criança ainda tem poucos meses ela ainda está conhecendo os alimentos não adianta forçar a alimentação com papinhas,tem que deixar a criança explorar para não ter dificuldades no futuro.
Sou muito criticada por algumas pessoas, pois sou se tu do para meu bebê de 8 meses. Só não aceito doces e guloseimas, mas o que é saudável ele come. O segundo filho é mais fácil
Meu bebê tem 7 meses, iniciei a introdução alimentar dele com 4, mas agora n ta querendo comer a papinha, ja tem 2 dentinhos, não mama mais o leite materno, só mesmo o leite com o engrossante, sucos ele gosta bastante, to na dúvida se devo tentar este método ou não
morena flor tenta! Estude bastante! Tem alguns perfis ótimos no Instagram, @carmemcotrim @mundoblw, @bebedenutri, @blwoque. Elas fazem com os próprios filhos e é lindo de ver!
Conheço muitas adolescentes e adultos que foram criados com comida peneirada, amassada e misturada d hoje não comem 50% do que comiam na infância. É importante que os nutrientes dos alimentos perderem durante desde ja infância até a fase adulta . Por isso é necessário deixar q a criança percebe o sabor individual de cada alimento.
Ninguém entende esse povo ,o que é certo hoje , amanhã e considerado errado e vice versa, acho bom cada um cuidar da sua própria vida e família , Solivre desse povo.
Cruz credo se agente for dar ouvidos a esses estudos ficamos malucas com tanto pode não pode, na verdade cada mãe sabe como criar exatamente seu filho.
A medida que a ciência faz novas descobertas as coisas mudam quase sempre pra melhor. Quem está disposto a se adaptar pode usufruir benefícios destes avanços mas , ninguém é obrigado a nada .
Isso dai é coisa pra quem tem muito tempo sobrando... fiz um dia com minha filha, foi comida no chão, na parede. o body tive que jogar no lixo pq manchou tudo de cenoura. além do mais não me senti segura, achei que ela pudesse engasgar. no outro dia, voltou a comer papinha mesmo!
Meu bebê não aceitou bem a introdução alimentar, eu faço hamburguer de carne moída, cozinho os legumes e deixo no pratinho, e ele mesmo leva para a boca.
Vou começar a fazer a introdução alimentar da minha bebê. Vou começar com a papinha pra ela se acostumar ( mas tudo separado), e depois eu começo a dar o alimento em pedacinhos( sem misturar).
Não entendo essa necessidade de querer ACELERAR o desenvolvimento da criança. A fase da papinha faz parte da vida dela, e é a melhor maneira de alimentar um bebê. Ele não tem dentes. Não tem que mastigar mesmo não. A autonomia da mastigação vai acontecer NATURALMENTE quando ele tiver dentinhos. Vejo esse método BLW como preguiça das mães pra não fazerem papinha, que é algo tão simples de preparar! Minha filha começou com as papinhas com 3 meses de idade (além da amamentação), e foi a melhor coisa que eu fiz!
Preguiçosas?Queria saber o que tem de tão dificil em cozinhar legumes,bater no liquidificador e fazer uma gororoba pra criança pra você chamar mães que utilizam o metódo blw de preguiçosas?
@@meiremoreira9359 O método BLW é o triplo de mais difícil,pois você além de ter que variar mais o cardápio,você tem que ver a forma de cortar os alimentos que não pode ser de qualquer jeito, e a criança suja o triplo e a mãe leva mais tempo para limpar.É muito mais fácil bater liquidificador e não ensinar a criança a mastigar.
Minhas filhas sempre comeram bem com papinhas .hoje tenho minhas netas uma de15 e outra de 8mesesa de 15 nunca gostou de carne . Desde pequena mas a pediatra sempre falou que ela precisava da carne.a outra de 8meses come de tudo gosta de papinha. Apartir dos 3 anos a criança já tem seu próprio paladar. A crianca que inicia comendo bem
Muito bom se num momento o bebê não morder mesmo com a gengiva um pedaço grande e acabar engasgando. Penso que tem bebês mais espertos que outros. Eu tenho medo. Eu vi num vídeo a nenê com um bifão na mão comendo sozinha, e se ela pegar um pedaço bem grande e engasgar e a mãe ou cuidadora não conseguir socorrê-la e demorar chegar o socorro. Eu não consigo não dar pro meu bebê que acabou de fazer 6 meses, nem consegue segurar direito as coisas, nem tem noção se vai morder pedaço grande ou não. Pra quem consegue, parabéns, tiro o chapéu.
Atenção com esse método, isso é um perigo!! Perdi meu filho de 2 anos engasgado porque comeu um morango de uma colega na escola que a mãe mandou inteiro por adotar esse método..
Amei o metodo, pois o Meu está quase nós 6 meses, vou explorar o melhor método e o qual ele vai se adaptar melhor. Mas creio que seja esse, pois ele é muito independente desde bebê. Acho que vai gostar. Estou muito ansiosa.
Gente, para de mimimi " aí isso é coisa de gente preguiçosa" Cada um sabe de suas necessidades,se vc acha ruim é só não fazer esse método. Gente chata da p.
É tanto blá blá blá na nossa cabeça que vira uma confusão só! O que me dizem da criança que comia de tudo quando era bebê amassado ou não e depois não comi nada então aonde que está o erro? Porque pelos comentários que vi aqui parece-me que o maior erro é dar todo amassado, no meu caso não foi assim dava amassado e em pedaços para minha primeira filha e ela comia de tudo hoje não comi nada que preste! Então eu particularmente entendo que cada ser humano é único Independente de como será administrada essa alimentação só ele vai decidir o que quer comer ou não, não quero aqui dizer que oferecer todos os alimentos não seja certo mas dizer que é errado isso ou aquilo não concordo, cada um faz de acordo com suas necessidades e confiança...
th-cam.com/video/SBAhXdayihk/w-d-xo.html Se inscreva no meu canal e acompanhe nossos videos de dicas alimentar pra bebê, no próximo vídeo iremos mostrar uma receita maravilhosa!
Por isso que muuitoos adultos comem mal, tem diversas dificuldades com verduras e legumes, vivem se boicotando com dietas.. só pq antigamente faziam não quer dizer q é o certo, o mundo evolui, antigamente fumar era chique ;)
A minha come comida desde os 5meses, ela tbm sempre gostou de papinha aquelas que compram no mercado, porém feita em casa não,optei por manter a comida então.
th-cam.com/video/SBAhXdayihk/w-d-xo.html Se inscreva no meu canal e acompanhe nossos videos de dicas alimentar pra bebê, no próximo vídeo iremos mostrar uma receita maravilhosa!
Eu tentei seguir o que a Nutri me indicou, mais na prática a rotina da minha filha foi bem diferente. Ela quer comer tudo que vê a gente comer. Mais eu dou praticamente tudo q eu acho q n vai fazer mal.
Se deixar por conta deles, aí é que não comem nada! Tem que ter paciência e amor! Cada criança tem seu tempo e come uma quantidade... Então paciência aliada à vontade de fazer dar certo é o remédio.
Eu nunca dei pedaços grandes. Sempre bem amassado. Mas enfelismente. Meu filho tem dois anos, e o alimento principal ainda é o leite de 05 a 06 mamadeiraa por dia. Estou bem assim sem culpa meu filho e saudável com 16 kilos um bebezao
Eu gostei muito dessaa técnica. O problema é que eu fui a pediatria e meu filho está com anemia por deficiência de ferro😢 ele come sozinho, mas come mais legumes. O arroz e feijão não quer saber de comer. Come carne mas pouco. Estou preocupado mas não sei o que fazer😢
Deem uma olhada em alguns canais você pode ver que os engasgo pode acontecer dos vários tipos de alimentação eu mesma prefiro separar a minha comida quando criança a minha família achava esquisito pois não gostava de misturar a comidas até hoje
A partir do momento que o bebe se alimenta e a mãe nao sente medo dele engasgar esta ótimo...morro de medo da minha engasgar. Então amasso tudo no garfo e tento dar verduras e frutas em pedaços ..mas morro de medo fico em cima direro até ela comer tudo ,a minha come de tudo menos mamão que ela nao gostou mais tirando isso tudo mesmo com temperos frescos nada industrializado
Oi Hanna. O BLW precisa que a família se sinta confortável, pra que seja bom para os dois lados. Se vc não se sente bem, pode amassar, sem problemas. A gente só orienta que não amasse demais, para ficar como se tivesse passado no liquidificador. E com o passar das semanas, amassar menos ainda. Os bebês tem mecanismos de defesa contra o engasgo e a gente tem que ficar do ladinho deles sempre. Chegar a 9, 10 meses sem ter o que amassar com os dentes ou a gengiva, dificulta que o bebê aprenda a lidar com tido tipo de alimento, sabe? É tipo andar de bicicleta enquanto criança e quando grande. Quanto mais cedo, mais fácil, menos medo, se aventura com mais prazer. Com o bebê também é assim na alimentação. =)
@@hannaparker4099 medo a gente sempre vai ter rsrsrs. O importante é aprender a desengasgar e não deixar o bebê comer sem a gente perto. Passei um sustinho essa semana com meu filho de quase 4 anos... mas é como andar. Se a gente não deixar que eles tentem, mesmo que caiam, como vai andar? Vida de mãe é sempre um dilema entre dar asas aos filhos ou colocá-los debaixo das nossas asas ❤
Acho que os bebês podem até comer alguns alimentos cortados em cubos tal, mas na maior parte prefiro dar a papinha, pois acredito que a criança pode sim engasgar.
Desde os 4 meses dou nesse método BLW, meu filho com 1 ano e 7 meses agora, ele come tudoooo!!! Se ele ver a gente comendo fica roubando do nosso prato Rss, ele começou a comer cedo pq teve desmame precoce
Este metado deveria chamar CMG kkkk as iniciais do meu nome porque eu já faço isso a 14 anos e olha tenho um rapaz lindo e mto forte nunca fiz papinha meu prato era igual o dele
nem todas as mães têm como seguir BLW, mãe que trabalha das 7 da manhã as cinco da tarde e deixa filho na escolinha, creche ou com avós não consegue seguir esse método. Pra seguir BLW, só a mãe tem paciência. Gostaria muito de acompanhar a introdução alimentar de minha filha, mas infelizmente não posso, tenho que trabalhar. Vou deixar a comidinha pronta e tentar fazer o mais saudável possível. Mas, o BLW não vai rolar.
Meu bebê como comida normal des do 5 meses nunca tive problema nunca introduzir papinha,também nunca gostei de papinha e meu filho adora comer comida normal
Estou tentando com meu BB de 6 meses,da uma aflição pq ele comeu banana maçã sozinho estava amando porém, mordeu um pedaço maior e ficou fazendo ânsia até q vomitou,tentei novamente e do msm jeito começa comendo bem e novamente mordeu um pedaço maior e deixei com q ele colocasse pra fora,nas duas vezes me tremi toda 😂😂😂😂😂
Pecado! Se trema toda mas não assuste a criança com gritos ou sacudir, pq daí pode ser perigoso. Assustar e ela engasgar.. Eles têm o reflexo de gag que protege do engasgo. Quando estiverem fazendo isso por favor não assustem! Confie na sua criança, passe segurança pra ela.
dei comida para minha filha normal, pq ela não comia papinha de jeito nenhum. Aí o pediatra me disse para de início amassar a comida.... e deu super certo. Raquel comeu e come de tudo. sempre experimenta. de tudo sem frescura. agora com meu segundo filho vou seguir na mesma reta.
Gente eu to pirandooooo, comecei a introdução alimentar na minha beber mas não seio o que oferecer, como oferecer, apesar de o pediatra dela me dizer. Mas o medie ata consumindo 😭
Oi ... Vc tenta os métodos...E veja qual mais o bb se adapta... o importante é q coma... sempre fiz sopa pra minhas filhas... amassadas ou peneiradas.. . E hj uma com 10 e 5 anos... comem de tudo.
Não consigo. Imagina dar um pedaço de carne desse tamanho na mão da bebê?! Sigo com a papinha amassada com pedacinhos mas não corro esse risco de jeito nenhum. Muito fácil engasgar e aí só Deus.
th-cam.com/video/SBAhXdayihk/w-d-xo.html Se inscreva no meu canal e acompanhe nossos videos de dicas alimentar pra bebê, no próximo vídeo iremos mostrar uma receita maravilhosa!
Eu e minha irmã come de tudo e foi por causa que minha mãe obrigou a gente comer e a gente comeu "obrigada" e depois hoje comemos de tudo. Tenho um filho de 5 anos que come de tudo. Quando ele não quer , faço ele comer de tudo também. Muitos alimentos que ele não gosta eu continuo insistindo e ele se acostumou. Eu digo pra ele que a gente não come tudo que gosta e se o que tem pra comer. Hoje fico olhando esse povo deixando as crianças mandarem, conheço uma que caiu desmaiada porque a mãe perguntava e deixava a menina comer só o que queria. Resultado a menina que só vivia de arroz desmaiou com anemia profunda. Eu acredito que a gente tem que ensinar as nossas crianças a terem autonomia em outras coisas na vida. Comida tem que ensinar o motivo e o valor de cada alimento. Porque não adianta achar que vai deixar criança comer assim e ela vai comer assim a vida toda. Tem muito mimi nessa coisa de alimentação e criança. As crianças tem que saber o que elas precisam de comer e não o que gostam. Porque se nós vivesse somente com o que é gostoso ia ser pizza. Essa é a verdade. Meu filho conhece as propriedades dos alimentos e entende que mesmo se não for delicioso é importante pra Saúde dele. Acho que isso é fundamental a informação pra criança.
Pra mim, amassado ou em pedaço o importante é que a criança coma. O que não deve é julgar a mãe que amassa o alimento, isso sim.
Hoje em dia e uma frescura danada cada criança e de um jeito.
Não, o importante não é que criança coma, a introdução alimentar é para que o bebê conheça os alimentos e tenha uma boa relação com a cômoda e não para que encha barriga (dos 6 aos 12 meses a comida é completar ao leite materno e não principal), errado e forçar o bebê a comer para satisfazer os adultos, o que só faz com que eles percam a auto regulação energética (não é atoa que a compulsão alimentar é algo tão comum em crianças e adultos)
Tentei isso e nao funcionou minha bebê nao comia nada! Ficava brincando com a comida se passou um mes assim , decidi dar a papinha e ela come , acho que não tem método certo ou errado se a criança esta ingerindo os nutrientes seja amassado, triturado ou inteiro é o que importa. Pior do que comer amassado é nao comer nada! Eu sempre comi assim e fui uma criança que o que me desse eu comia.
@@cyntiasaraiva5221 a questão é buscar informação. O bebê está conhecendo comida. Um mês não é suficiente pra que o bebê saiba oque fazer com um alimento. Pra isso vc tem que estimular e não desistir. Também sempre comi papinha quando bebê . Mas a questão desse método em si é a criança conhecer os alimentos. O gosto puro de cada um. Minha irmã so comia papinha. Resultado: hoje aos 7 não coloca um legume na boca e a única coisa saudável que come é banana ou maçã. Claro que CADA criança é uma criança pode ser que vc não tenha tido problema na sua alimentação quando criança. Mas existe outras milhares que tem por falta de conhecer os alimentos.
@@IaraSoarez concordo plenamente. Hoje em dia pros antigos tudo é frescura. Acho esse método maravilhoso. E aliás tem vários cursos grátis na internet pra começar uma introdução boa. Cada bebê tem seu tempo de descobrir os alimentos. Achar que tá ótimo o bebê só enfiando comida pra dentro é egoísmo da nossa parte.
Minha filha tem hoje 3 anos e fizemos BLW com ela. O conhecimento deve ser usado para facilitar nossa vida e pra dar o melhor suporte para o bebê crescer saudável. Esse método é muito bom se a criança aceitar e se a mãe souber como proceder em caso de engasgo. A natureza é perfeita, os bebês naturalmente tem o gag reflex que faz com que os alimentos maiores não sejam engolidos. O que eu fazia era observar se o alimento está macio o suficiente pra ser esmagado na boca da criança. Eu dava a ela a comida separada, como eu gosto de comer. A autonomia que a criança ganha é fantástica, pimeiro só comia com as mãos e depois com os talheres. Ela sabe o sabor do alimento mesmo que processado, por exemplo um suco de fruta. Além disso ela sabe quando não está com fome e quando parar, diminuindo os riscos de obesidade infantil. Antes de começar qualquer método é preciso pesquisar, se informar das vantagens e desvantagens e avaliar se vale a pena iniciar na rotina familiar. Ah...pra quem pensa que é pra preguiçosos se engana pois dá uma sugeira danada.
exato. E acho incrível ainda ler comentários de mães que falam que essa autonomia que os filhos recebem só fazem ser adultos problemáticos.
Gente ???
eu confesso que morro de medo e esse método exige muito mais atenção a princípio, pq a mãe não vai dar o alimento e sair de perto, não tem nada de preguiça, pelo contrário é mais trabalhoso... eu admiro quem faz
@@nataliadominguuessos psicólogos de internet kkkk
Melhor método q já inventaram estimula a independência logo cedo..uma maravilha..
@@comosairdolabirintocriadon776 então a independência é algo ruim pra nossas crianças? Explica mais um pouco.
Amo esse método. Minha bebê se adaptou muito bem graças a Deus. Fico emocionada de ve-la se alimentando tão bem.
Até o dia que ela engasgar e vc ficar aparvalhada.
@@comosairdolabirintocriadon776 Para de falar asneira!!Bebes se engasgam até com leite
@@comosairdolabirintocriadon776 sua Loka, para de desejar mal para uma criança
@@tamaragarcia1632 É verdade, quando mal posicionados, mal alimentados, passando da hora de comer, vão bem lascivos e gananciosos no leite até engasgar!
Alcl Rosalima vai se tratar doente
Esse método é o que mais faz as crianças se engasgarem, pode crer. Testemunho.
Acho muito drástico sair do leite e ir para alimentação com pedaços. Aqui em casa tô fazendo por etapas:
até os seis meses leite materno exclusivo
Dos 6 aos 8 meses papinha triturada no mixer (ele tá nessa fase)
Dos 8 aos 9 meses vou dar papinha amassada com garfo
A partir dos 9 meses eu vou dar os pedaços.
Prefiro assim, posso estar errada, mas acho que vai ser mais tranquilo pra ele essa mudança ser gradativa.
Se quiser te mando um link que tem a receita de 50 papinhas diferentes. A bebê da minha tia adorou.
@@CarnageGamer quero sim
Francine Nunes manda pra mim tb
Concordo com vc.
Minha bebê tem 8 meses mais ainda não tem nenhum dente.
Tenho medo de dar assim é ela engasgar
Faço exatamente assim , até os 6 meses foi amamentação exclusiva, dos 6 aos 8 meses papinha (passava na peneira) dos 9 em diante amasso com o garfo, graças a Deus meu bebê sempre comeu de tudo, e dou o peito. Vou mudando o modo dele comer conforme ele vai crescendo. Meu bebê está completando 10 meses hoje, e amasso com o garfo , morro de medo dele engasgar, não tem o pq tanta pressa.
Nem sabia que tinha feito esse método com minha bebê. Tive muita dificuldade pra introduzir a alimentação pra minha bebê. Ela rejeitava a papinha, foi então que comecei a da pedaço de legumes cozido, ela começou a comer com mais facilidade. Hj com 10 meses ela come de tudo. Faz uma bagunça, mas ver ela comendo é oq vale.
Andresa Ayara comigo foi a mesma coisa.
A minha tem 22 anos. Nunca passei no liquidificador. Só esmagava. Nunca me deu proble.a para comer. Sempre evitei besteiras. Os meus outros filhos tb n u da deram trabalho para comer. Sempre fiz a carne com molho e assim facilitava no esmagar com garfo.. E eles gostsvambmuito de carnes em tiras ou coxinha de asa.
Meu bebê tbm não aceitou
a papinha quando comecei a introduzir comida e comecei a amassar e come super bem hoje com nove meses ele come uma banana inteira super bem
Sabe o que eu acho isso é prequisa das mães, tudo tem seu tempo
Mães que não tem tempo para nada só sabe colocar filho no mundo, e não quer fazer porra nenhuma,e essas médica não tem o que fazer fica inventando moda.
Meu neném de 16 meses sempre comeu sozinho. Minha mae acha ruim ate hoje rs.... porem meu filho senta comigo na mesa eu como minha comida e ele a dele. Ele ama os vegetais, come uma pera sozinho e tira a parte q não come SOZINHO. Algumas vezes tentei cortar a pera, e ele recusa em comer... quer comer a pera inteira . Nunca se engasgou , teve sensação de anciãos nos seus 6 meses ? sim teve! mais eu nao apavorava e esperar ela cuspir sozinho , ele aprendeu. E nunca houve um acidente. Bastante sujeira , porem, faz parte! Outra coisa q sempre fiz questão de ensinar ele 'e comer sentado, ate mesmo no park paramos de brincar e sentamos para comer juntos. Agora, se voce 'e tradicional e tudo isso te parece loura, faz oq vc mamãe se sente melhor. EU particularmente me adaptei com BLW e acho q foi benção pra mim e minha familia.
Confio no tradicional , na velha e certa orientação da minha avó ♡
Certíssima pois os bebês engasga muito
Dilea Marschner Marschner eu tbm. A da minha vó sempre foi essa, nunca amassar ou dar papa 🤣
Sou professora e minha filha come solidos desde os 6 meses. Hoje, com 1 ano ela come de tudo!
Engasgo é diferente de reflexo gag. E até nós, adultos, podemos engasgar. Não vejo problema! Tenho curso de primeiros socorros que fiz antes de engravidar.
Minha filha tem a coordenação motora fina super desenvolvida, por segurar os alimentos cortados em palito. Este metofo alimentar fortalece o maxilar, ajudando no desenvolvimento da fala também.
Tamos juntos minha bebê quase q fica entalada de eu cair nessa fiquei traumatizada
@@missionariaana8504 mas tbm foi dar comida pra neném de 3 meses né
É muito legal ...faço isso desde o início da introdução alimentar e está sendo um sucesso . Meu bebê está com 1 ano e 2 meses, chupa laranja divididas ao meio sem se molhar, come várias frutas e verduras e já pega no talher para pegar o alimento prato, mas ainda está com dificuldade de pegar, mas deixo ele se esforçar. É muito divertido esse momento.
Grata pelo vídeo.
Perfeito, pedaços grandes ou separados e apenas levemente amassados com o garfo. Quem tem medo de engasgos saiba que o risco com papinha ou alimentos inteiros é o mesmo, tanto que até com líquidos pode acontecer engasgos.
gente meu bb come tudo sólido começou com 8 meses. Deu super certo. E dente não quer dizer muita coisa. Eles vão chutando até engolir.
À minha bebê se engasga com tudo ,como eu faço pra ela não se engasga ?
@@jaquelinepaixao1738 qual idade?
@@jaquelinepaixao1738 eu só amassava no garfo...e observava se engasgava e nunca engasgou..😄👍👍
Gostei!! estou gravida de 7 meses ,Já me preparando pra essa maratona da papinha, mas olhando esse vídeo,sim com certeza é melhor e mais gostosa a comida..
Cleide Rosa estude bastante! Cortes seguros, tipos de alimentos, até mesmo desengasgo(que deveríamos aprender na maternidade, pq bebês engasgam com leite!)
Aqui comecei com o blw e da tudo certo! Confio na minha bebê e ela me surpreende demais ♥️ toda vez q ela vai comer me emociono e filmo tudo kkkk
th-cam.com/video/SBAhXdayihk/w-d-xo.html
Se inscreva no meu canal e acompanhe nossos videos de dicas alimentar pra bebê, no próximo vídeo iremos mostrar uma receita maravilhosa!
Somos cobaias mesmo, vão testando os estudos, uma hora manda desenrolar a criança para acalmar, outra manda enrolar, uma hora amassa a papinha, outra hora não amassar, e nós mãe vamos ficando perdidas. É muito difícil 😢
Siga seu bom senso amiga! E aos poucos você vá conhecendo os limites do seu bebê. Também não vejo com bons olhos essas mudanças repentinas generalizadas. O que é bom para um bebê, não necessariamente é indicado para o outro.
É isso mesmo, penso a mesma coisa! uma confusão terrível!
Verdade , a 4 anos tive meu bebê e na maternidade deixava ele de lado no berçinho, fui ter minha bebê esse ano e colocaram de barriga pra cima . Dai perguntei mas sempre falavam era pra deixar de lado , dai enfermeira disse ah mas teve uma pesquisa e bla bla .vai entender . Segui meu instinto e nao deixei de barriga pra cima !!
Eu fiz esse método com meu primeiro filho sem saber kkkkkkk,vou fazer com meu segundo com certeza,coisa linda ver um bebê se deliciar com a comida
Daniela Faria se a criança ta engolindo tudo inteiro nao ta aproveitando nada. O estomago ainda fragil de um bebe nao e igual de adulto e mesmo que fosse, os alimentos precisam.ser mastigados ois o estomago nao mastiga, o intestino tambem nao, entao as vitaminas nao setao absorvidas. Se fosse ao contrario nao teriamos dentes. Acho que a mae qama fax painja sim.
Minha bebe começou com 5 meses os solidos, dei assim pq rejeitou as papas e nunca engasgou, come de tudo ❤
Tantos relatos de crianças que não têm relação boa com a comida pq no início as mãezinhas optaram pelo mais fácil, dar tudo batido e misturado.
Como que uma criança vai querer comer uma Cenoura, por exemplo, se laaa no início tava escondido na papinha misturada com outros legumes etc??????
Não, e ainda li aqui uma mãezinha dizendo que o filho come de tudo pq ela força ele a comer até o que não gosta, pq a criação dela foi assim.... não é legal criar uma guerra com a comida. Esse momento tem que ser de prazer.
Gente falando que é método de preguiçoso. Pessoal, isso dá um trabalho. Uma outra mãezinha falando "ah faz isso bem pra ficar no celular" mdssss não, momento da comida é sempre de olho no bebê, seja qual for o método...
Outras pessoas comentando "ah conheci fulano que o filho morreu com esse método aí " mas não dá maiores detalhes, e nem sabem a forma que esse alimento foi oferecido se tinha os cortes seguros. Mas não, preferem meter o medo e invalidar o método.
Outras mãezinhas falando "mas nem dente tem" por Deus Gente, vcs não observam o bebê de vcs não? Eles nunca levaram um dedo de vcs a boca e apertaram? Dói pra caramba! É uma gengiva fortíssima!
Outras mãezinhas falando "ah meu bebê vivia engasgando " quando leio relatos assim, tá nítido que a criança tava tendo reflexo de gag e a pessoa achando que era engasgo.
Maezinhas que aqui comentaram, por vezes até desdenhando do método, vcs que deram tudo triturado e misturado, sejam sinceras não pra comigo, mas sejam sinceras consigo mesmas..... COMO ESTÃO SEUS BEBES HOJE COM RELAÇÃO À COMIDA?
E MÃEZINHAS QUE TRABALHAM OU POR QUALQUER OUTRO MOTIVO, ATE POR MEDO MESMO, QUE NÃO PODEM OFERECER O ALIMENTO DESSA FORMA A SEUS BEBES, EU TENHO EMPATIA POR VCS. É UM METODO QUE EXIGE ATENÇÃO (COMO QUALQUER OUTRO MÉTODO) E TEMPO, MUUUUUITO TEMPO DISPONÍVEL, PQ O BEBE DEMORA, E DEPOIS AINDA FICA AQUELA SUJEIRA BÁSICA PRA LIMPAR (por isso não faz sentido algumas pessoas aqui comentarem que é um método de "preguiçoso ", é muita ignorância pensar assim.
Enfim, a INTRODUÇÃO ALIMENTAR é para o bebê conhecer o alimento, desenvolver uma boa relação com a comida, desenvolver suas habilidades manuais (o movimento de pinça, importantíssimo isso), dentição etc. Não é pra encher barriga. O LEITE MATERNO OU DE FÓRMULA CONTINUA SENDO O ALIMENTO PRINCIPAL.
Quando eu tiver um filho aplicarei o método blw, minha sobrinha só comia papinha e nega muito alimento sem nem mesmo ter provado.
A minha BB d3 meses fui cair nessa quase ficou entalada agora é tudo amassado
@@missionariaana8504 mas o método BWL só deve ser aplicado a partir de 6 meses + sinais de prontidão, se vc faz a introdução alimentar no bb de 3 meses você está errada.
@@missionariaana8504 pelo o amor de Deus... Você deu comida pra um Bebê de 3 meses.. 🙄🙄🙄🙄
3 meses kkkkkkkkk ah não
@@missionariaana8504 mds a bebê nem estava preparada, que perigoooo😢
Como a informação é importante!
Se soubesse da idade mínima para introduzir os alimentos e soubesse dos sinais de prontidão para se iniciar a IA, não teria colocado o bebê em risco de vida.
Se informem gente pelo amor de deus
Primeiro que os pais deveriam aprender diferenciar engasgo real de gag reflex, todos deveriam aprender o básico de primeiro socorros pra desengasgo de bebê, criança e adultos, e que o bebê pode engasgar com qualquer coisa, leite, água, papinha, ou comida sólida.
Bebês só estão preparados pra alimentação a partir do 6 mês de vida, ou idade corrigida pra prematuro.
Blw não é só pegar qualquer coisa e dar pra criança, você precisa pesquisar e aprender sobre o método, que há varios cortes seguros para cada alimento, e que nem todo bebê vai corresponder a esse método, que se for o caso passar a dar as comidas amassadas você mesmo para o bebê.
Arrasou no comentário. O pessoal aqui tá escrevendo cada coisa baseado em "fonte:vozes da cabeça" não são capazes de estudar para poder formar uma opinião sobre outros métodos
Melhor comentário. É a preguiça de estudar e fazer tudo de qualquer jeito para a criança. Cada criança é única e é só conhecer as características dela.
Exatamente. Engasgo é diferente de Gag. Porém engasgos são raros. Perigosos, mas raros.
Todos os cuidadores deveriam saber desengasgar um bebê.
A técnica BLW não “favorece” o engasgo. As mamães que pretendem utilizar esta técnica devem estudar sobre o assunto.
É muito fofo ver um bebê de 8 meses comendo sozinho, é muito bom desenvolver a autonomia e a coordenação motora do bebê.
Mas as críticas de quem não entende do assunto …. são imeeeeeensas
Amo esse metodo. E muito mais prático
Eu dou pouco amassado, separado, bem cozido e algumas coisas eu ofereço nessa técnica BLW, como frutas cortadas de comprido e brócolis... Ela ama comer sozinha, fica toda feliz! Eu prefiro fazer um pouco dos 2. Mas nao concordo com misturar tudo ou triturar.....Só trituto um pouco a carne e folhas porque acho difícil ela mastigar sem dentes.Mas com o tempo tem que ir oferecendo pedaços maiores pq afinal, com 1 ano ela tem que estar comendo comida da família, se saudável.
Eu tbm faço assim
Meu bb come ate carne de porco e batata fritura come tudo e tem saaude frescura de papinha
O importante é o bb se akimentar, com a mamae dando, com o bb comendo, amassado, nao amassado
O importante é o bb comer
Concordo com vc
Concordo. As mães tem instinto, vai acontecendo naturalmente. Querem dar tanta autonomia para as crianças que não é a toa que estão ficando do jeito que estão hj.
Sara Souza e não é à toa que tanta criança come mal tbm. Não conhece os alimentos.
@@cristianesousa7254 amassado ou não como ela vai conhecer esse alimento depende da maneira que você vai oferecer não precisa de fazer uma mistureba é só dar separadinho e pronto! A verdade é que não existe receita de mãe Cada um faz como achar melhor...
miriam valente acho que você não entendeu o meu comentário, ou se fez
Vcs falando q é modinha, mais não sei vcs sabem q esse método ajuda a criança entender o ela gosta ou não gosta da alimentação, e tbm ajuda na coordenação motora dela
sim e ela vai escolher batata e banana! KKKK criança não tem q escolher não!
@@isabebel3867 fala isso quando o a criança tiver grande e vc ter que ficar escondendo legumes no feijão kkk
As pessoas tem que fazer aulas de interpretação de texto e vídeo. Fala sério, parece que não assistiram e não ouviram nada do que as pessoas falaram na reportagem.
Insistem em comentários dizendo que o importante é que o bebê coma e que quem sabe é a mãe. As mães não são seres sobrenaturais. Tirem essa responsabilidade de cima de vocês e principalmente essa auto estima tão elevada, de quem sabe tudo.
Claro, o importante é que o bebê coma. Mas o objetivo é que o bebê seja acostumado a ter CURIOSIDADE pelo alimento, provando, pegando com as próprias mãos, sem ninguém forçando. Isso é em tudo na vida. A papinha vem sempre pronta e a criança só engole, mas no caso da comida em pedaços, faz mais sentido!!
A reportagem não tá dizendo que é errado comer papinha e sim que existe uma forma muito melhor!!
É uma lição de vida, serve pra qualquer coisa.
Muitos adultos não comem abóbora, vagem, brócolis porque não foram acostumados quando crianças com a aparência e o cheiro. Até comiam, mas não sabiam que estavam comendo... Enfim, lá pelos 4 anos a criança vai tá acostumada com o tipo de comida que ela vai ver pelo resto da vida: inteira! E não amassadinha. E também vai saber que pode gostar mesmo que não seja tão bonito de olhar.
O médico até fala no final que tem que ter bom senso! Um bebê sem dente pode até tentar comer, mas tu não vai ser tão "inteligente" a ponto de dar uma coisa dura de mais, achando que a natureza vai fazer o seu papel. Tem que ter cuidado e saber o que fazer no caso de engasgo. Por isso que poucas pessoas usam esse método. Tem medo que os bebês se machuquem. Falta investimento na educação e preparo das pessoas. Um curso de primeiro socorros, para quem ligar, aulas sobre nutrição, Maria Montessori... Ihhhh tá longe da gente chegar lá.
O meu problema com meus filhos sempre foi o contrário, o problema é que eles comem demais, comem o tempo todo,minha filha de 6 anos tá tomando o café da manhã e já pergunta o que vai ter pro almoço.Quando vou a feira com ela,ela quer comprar tudo o bom é que os dois comem muitos legumes, frutas só verduras que não.
Descreveu a minha filha 😁
Só que ela come tudo literalmente... Legumes, todo tipo de hortaliças, frutas... Limpa o prato.
👏👏👏
Tudo o que chega de novidade para fazer as crianças se tornarem miniadultos faz sucesso, sempre foi e sempre será.
Minha neta começou essa semana a introdução alimentar...estou amassando sim...
Gostei muito desse vídeo. Parabéns adorei nota 10
Pra mim não existem regras na maternidade, cada mãe e bebê de adaptam de um jeito diferente. O importante é que o bebê se alimente e de forma saudável!
BLW é vida ! Se eu tiver mais filhos com certeza eu vou fazer isso.
Sou professora e minha filha come solidos desde os 6 meses. Hoje, com 1 ano ela come de tudo!
Engasgo é diferente de reflexo gag. E até nós, adultos, podemos engasgar. Não vejo problema! Tenho curso de primeiros socorros que fiz antes de engravidar.
Minha filha tem a coordenação motora fina super desenvolvida, por segurar os alimentos cortados em palito.
Este metodo alimentar fortalece o maxilar, ajudando no desenvolvimento da fala também.
Fiz e foi ótimo, 1 ano e 8 meses, nunk tomou sopa... come de tudo
Eu sou abençoa,sempre dei de tudo para meu filho,até peixe cru antes mesmo dele ter dentes, kkk...... a pediatra dele era uma japonesa e ela me falava pode da de tudo,inclusive peixes,dês q eu soubesse onde estava comprando,hj ele come de tudo de frutas a legumes. Ama picles kkk...... hj com 11 anos 😍🤗... acredito q acda mãe vai vendo o q é mais fácil para ela. Tudo é diferente para cada mãe
Amassado ou inteiro nutrientes são os mesmos . Prefiro amassar. Evitar engasgo.
Ana Paula Pereira não são não viu mãe? Quando amassados perdemos muitas das fibras. Quando peneira então vc acaba perdendo MUITO...
Bebê engasga até quando tá mamando, quando tá bebendo água
Larissa Oliveira se a criança mao tem dente também nao vai aproveitar nada engolindo tudo inteiro,Pode ser até bonitinho criança levando alimentos inteiros à boca , esperimentando, mas a papinha acho que deve ser mantida sim ate que a criança tenha boa parte dos dentes. Imagine uma criança de poucos meses comendo comida de adulto, ela deve provar sim, mas jamais se alimentar desse jeito.
Jonatas Mariano Aí é que vc se engana, a gengiva do bebê tem uma força de mastigação muito forte! Minha sobrinha não tem dente e a mae segura o morango e ela morde e moe completamente, apenas com gengiva. Não tem nem um dentinho!
Bebês são muito mais capazes do que vc pensa
Concordo!!! Isso é modinha! Prefiro seguir a tradição! Eles não tem dente! Nunca vou me arriscar!
Tbm prefiro amassar..morro d medo que se engasgue..
Amassar cm o garfinho fica muito melhor.
Pensa se acaba se afogando cm um bagaço d laranja?? Aconteceu já..prefiro evitar, ñ gosto nem d lembrar.
Até dou frutinhas inteiras, mas eu seguro pra ele.
Coisas de mãe né.
Qdo ele tiver dentinho, com certeza eu darei..
Muito bem , isso e super vdd , a minha filha come de tudo assim desde os 6 ms
Vrdd , o segredo é ñ ter medo de engasgar...a minha BB tem 7m e come d tudo assim.BLW amei a técnica.lidiamello
Adorei está tática
E se engasgar? Não é bem assim não.
@@juliegealves2952 exatamente..
Se engasgar é só ajudar, a minha come amassado mas fruta eu dou na mão dela, qdo tem um pedaço grande ela mesma separa na boca e cospe, ela engasga mais mamando do q comendo kkkkk... Procurem na internet como desengasgar uma criança isso salva vidas! Os pais tem que saber .
@@fabianamoreira9169 ñ é bem assim, as vezes apenas ver vídeos da internet não basta para proceder o desengasgo...No meu caso ninguém conseguiu desengasgar, apenas o bombeiro, e todos tinham esse tipo de treinamento da internet....Procure na internet o movimento Vai Lucas, lá vc terá bastante informações sobre engasgo e treinamento eficaz para desengasgo.
A 9 anos atrás não havia método blw, ou não conhecia, e meu filho come de tudo, graças a Deus. A diferença da Clara e da Bárbara, provavelmente é a curiosidade inata de um bebê, não tem como comprar com o desenvolvimento de uma criança maior, sem contar com a personalidade de cada uma, mesmo sendo irmãs não são iguais, obviamente.
Qual foi a parte do 'triturar tudo ou misturar tudo causa problemas pra eles mais tarde' que não entenderam? O problema depois fica bem pior, crianças chatas na hora de comer, selecionam a comida antes mesmo de provar, rejeitam tudo, e aí, vai triturar tudo ou comer tudo misturado ate 8, 10 anos de idade?? A gente tem que entender que na nossa época era diferente, hoje as coisas mudaram, amanhã vão mudar de novo, os ciclos se renovam, desde que seja para melhorias é bem válido. Tiro por eu mesma, não cresci comendo papinhas e triturados, hoje me alimento super bem e de tudo, minha irmã foi diferente e tem dificuldades para se alimentar melhor, rejeita alimentos sem nunca ter provado.
O pagamento do achar que o método é modinha vem depois, quando crescem e começam a dar trabalho pra comer, são estudos, anos de profissão.
@@JuhValley Super verdade!!! Fiz BLW com meus 2 filhos e nem tudo são flores, claro! São pessoas, tem seus dias ruins... mas nem se compara o desenvolvimento com os alimentos, as texturas, o medo de experimentar coisas novas praticamente não existe. Dá trabalho no início, mas vale muito a pena. Um dia todo mundo vai ter que aprender a comer sozinho. Quanto mais cedo, mais vantagens
todas as mães tem seu jeito de cuidar do seu bebê ..
5°mês comecei com um tipo de fruta por dia (maçã, banana, mamão e pêra) depois fui adicionado outras
6° mês papinha amassada no garfo e Mixer
8° papinha no garfo com os legumes separados.
A diferença entre as meninas da reportagem pode ser simplesmente uma diferença natural de uma pra outra. Tenho dois filhos, uma menina e um menino. Comecei com sucos, depois papinhas mas não demorei muito pra passar para alimentos sólidos. Apesar de ter usado exatamente o mesmo método, hoje com 7 e 5 anos eles se alimentam de forma bem diferente. A menina dá trabalho pra comer enquanto o menino come muito de tudo.
As refeições não devem virar uma guerra dentro de casa, mas aqui vale a regra... Se está no prato é pra comer e pronto! Sem mimimi eles acabam experimentando de tudo!
Mas quando a gte opta por amassar deve fazer nos alimentos separados, isso ajuda eles a desenvolverem o paladar, qdo os alimentos são amassados e misturados a criança não aprende a identificar os sabores e pode acontecer de qdo crescerem mais acabarem ficando enjoados com algumas coisas. Meu terceiro filho aconteceu isso, como teve anemia eu achava mais fácil fazer a papinha com todos os alimentos misturados, resultado: depois que cresceu comia apenas arroz e feijão, começou a aceitar alguns alimentos depois dos 4 anos, e ainda hj aos 9 anos não come nenhuma fruta, nenhuma carne que tenha osso, batata só frita, o único legume q come é cenoura cozida, verdura de uns meses pra cá tá comendo couve refogada e alface, mas em compensação se deixar come salgadinhos todo dia, só que permito apenas de vez em qdo. Dava até desespero de ver aquele menino grandão comendo apenas arroz, feijão e farofa, com carnes, saladas e legumes na mesa.
Reportagem top👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
minhas filhas depois dos 6 meses comiam de tudo e ate o feijao ,e a banana inteira na mao e nunca se engasgavao.
Sorte sua
Graças a Deus. Mais é perigoso
@@juliegealves2952 sorte a minha tbm, nunca se engasgou, come tudo pega cm a mãozinha e come.
@@omelhorestaporvir5810 tudo na vida pode se tornar perigoso se for feito errado. O método blw tem várias regras de corte e cozimento para justamente evitar isso. Detalhe: bebês se engasgam mais fácil com líquidos. Pois no sólido eles tem o reflexo de gag que ajuda a evitar o engasgo
A minha quase q fica entalada minha mãe q desengasgou😔
Hoje em dia as mães não querem cortar o cordão umbilical emocional,tudo tem medo de engasgo sem confiar na criança. Acho tão hilário quando deixar um bebê brincar com chocalhos e brinquedos mais duros que um alimento,mas ficam com frescura em dar um brócolis,uma batata,um cenoura enfim... A criança ainda tem poucos meses ela ainda está conhecendo os alimentos não adianta forçar a alimentação com papinhas,tem que deixar a criança explorar para não ter dificuldades no futuro.
Sou muito criticada por algumas pessoas, pois sou se tu do para meu bebê de 8 meses. Só não aceito doces e guloseimas, mas o que é saudável ele come. O segundo filho é mais fácil
Meu bebê tem 7 meses, iniciei a introdução alimentar dele com 4, mas agora n ta querendo comer a papinha, ja tem 2 dentinhos, não mama mais o leite materno, só mesmo o leite com o engrossante, sucos ele gosta bastante, to na dúvida se devo tentar este método ou não
morena flor tenta! Estude bastante! Tem alguns perfis ótimos no Instagram, @carmemcotrim @mundoblw, @bebedenutri, @blwoque. Elas fazem com os próprios filhos e é lindo de ver!
@@danielysilva106 . X
Vc.". ç
. &""""
O segundo ta mais difícil,meu bb tem 11 meses e não come de jeito nenhum😔
Minha filha come bem. Eu iniciei com legumes e caldo de carne peneirado...hj ela come tudo👐
No eu segundo filho, farei igual!
Conheço muitas adolescentes e adultos que foram criados com comida peneirada, amassada e misturada d hoje não comem 50% do que comiam na infância. É importante que os nutrientes dos alimentos perderem durante desde ja infância até a fase adulta . Por isso é necessário deixar q a criança percebe o sabor individual de cada alimento.
Eu dei papinha amassada e foi sucesso. Não existe regra.
Ninguém entende esse povo ,o que é certo hoje , amanhã e considerado errado e vice versa, acho bom cada um cuidar da sua própria vida e família , Solivre desse povo.
São estudos, e cada dia descobrem uma coisa diferente.
Cruz credo se agente for dar ouvidos a esses estudos ficamos malucas com tanto pode não pode, na verdade cada mãe sabe como criar exatamente seu filho.
A medida que a ciência faz novas descobertas as coisas mudam quase sempre pra melhor. Quem está disposto a se adaptar pode usufruir benefícios destes avanços mas , ninguém é obrigado a nada .
Isso dai é coisa pra quem tem muito tempo sobrando...
fiz um dia com minha filha, foi comida no chão, na parede. o body tive que jogar no lixo pq manchou tudo de cenoura. além do mais não me senti segura, achei que ela pudesse engasgar. no outro dia, voltou a comer papinha mesmo!
Minha bebe completa 7 meses hoje. Iniciei aos 6 com metodo BLW. Aí de vez em quando quero dar na colher e ela nao quer kkkk
Ual.... maravilhosa reportagem!
Meu bebê não aceitou bem a introdução alimentar, eu faço hamburguer de carne moída, cozinho os legumes e deixo no pratinho, e ele mesmo leva para a boca.
Vou começar a fazer a introdução alimentar da minha bebê. Vou começar com a papinha pra ela se acostumar ( mas tudo separado), e depois eu começo a dar o alimento em pedacinhos( sem misturar).
Não entendo essa necessidade de querer ACELERAR o desenvolvimento da criança. A fase da papinha faz parte da vida dela, e é a melhor maneira de alimentar um bebê. Ele não tem dentes. Não tem que mastigar mesmo não. A autonomia da mastigação vai acontecer NATURALMENTE quando ele tiver dentinhos. Vejo esse método BLW como preguiça das mães pra não fazerem papinha, que é algo tão simples de preparar! Minha filha começou com as papinhas com 3 meses de idade (além da amamentação), e foi a melhor coisa que eu fiz!
Preguiçosas?Queria saber o que tem de tão dificil em cozinhar legumes,bater no liquidificador e fazer uma gororoba pra criança pra você chamar mães que utilizam o metódo blw de preguiçosas?
Acelerar? quem tá acelerando seu bebê é você, até 6 meses é só leite
Veja esse método como uma forma de beneficiar não o bebê, mas os pais que não têm tempo de cuidar deles...
@@meiremoreira9359 O método BLW é o triplo de mais difícil,pois você além de ter que variar mais o cardápio,você tem que ver a forma de cortar os alimentos que não pode ser de qualquer jeito, e a criança suja o triplo e a mãe leva mais tempo para limpar.É muito mais fácil bater liquidificador e não ensinar a criança a mastigar.
Preguiçosa é vc que dá papinha pro BB nao se sujar , pq no BLW o BB se suja todo e fora os cortes e o trabalho de fazer as comidas
Minhas filhas sempre comeram bem com papinhas .hoje tenho minhas netas uma de15 e outra de 8mesesa de 15 nunca gostou de carne . Desde pequena mas a pediatra sempre falou que ela precisava da carne.a outra de 8meses come de tudo gosta de papinha. Apartir dos 3 anos a criança já tem seu próprio paladar. A crianca que inicia comendo bem
Pq estou assistindo isso não quero ter mas filhos
Kkkk
Assista amiga já vai aprendendo a cuidar la na frente "Os netos " eu tbm não queria mais filhos veio 4 netos de uma vez soh esse ano
@@andrearodrigues8490 😍verdade
Também não sei porque tô aqui , nem tenho filhos , e nem pretendo ter 😂😂😂
Idem kkkkkkkk
@@andrearodrigues8490 quem tem que cuidar são os pais!
Muito bom se num momento o bebê não morder mesmo com a gengiva um pedaço grande e acabar engasgando. Penso que tem bebês mais espertos que outros. Eu tenho medo. Eu vi num vídeo a nenê com um bifão na mão comendo sozinha, e se ela pegar um pedaço bem grande e engasgar e a mãe ou cuidadora não conseguir socorrê-la e demorar chegar o socorro. Eu não consigo não dar pro meu bebê que acabou de fazer 6 meses, nem consegue segurar direito as coisas, nem tem noção se vai morder pedaço grande ou não. Pra quem consegue, parabéns, tiro o chapéu.
Na verdade antigamente comia do prato das mães.
Verdade
Hoje mudou tudo antigamente comia no prato das mames e era saldáveis hoje é tudo mimi
Excelente reportagem!
Por aqui bebê aceitando mais blw que a papinha. A salgada ele chorava e rejeitava muito.
Atenção com esse método, isso é um perigo!! Perdi meu filho de 2 anos engasgado porque comeu um morango de uma colega na escola que a mãe mandou inteiro por adotar esse método..
Sou professora de educação infantil e na minha sala é proibido crianças provarem lanches uns dos outros. Morro de medo dessas coisas.
Lamento sua dor!
Cláudia Prado meus sentimentos.
2 anos?
@@grazielasenna1886 sim 2 anos e 4 meses
@@claudiaprado2251 sinto mito 🙁
Amei o metodo, pois o Meu está quase nós 6 meses, vou explorar o melhor método e o qual ele vai se adaptar melhor. Mas creio que seja esse, pois ele é muito independente desde bebê. Acho que vai gostar. Estou muito ansiosa.
Prefiro amassar mesmo. ...Tenho td tempo pra isso. ..😌
Acho bom fazer e ir tentando pra ver se a criança se adapta, eu quero tentar, apesar dos palpiteiros de plantao e teimoso..
Gente, para de mimimi " aí isso é coisa de gente preguiçosa"
Cada um sabe de suas necessidades,se vc acha ruim é só não fazer esse método.
Gente chata da p.
Ja fiquei desesperado em ver a menina arrancando um pedaço de carne kkkk
É tanto blá blá blá na nossa cabeça que vira uma confusão só! O que me dizem da criança que comia de tudo quando era bebê amassado ou não e depois não comi nada então aonde que está o erro? Porque pelos comentários que vi aqui parece-me que o maior erro é dar todo amassado, no meu caso não foi assim dava amassado e em pedaços para minha primeira filha e ela comia de tudo hoje não comi nada que preste! Então eu particularmente entendo que cada ser humano é único Independente de como será administrada essa alimentação só ele vai decidir o que quer comer ou não, não quero aqui dizer que oferecer todos os alimentos não seja certo mas dizer que é errado isso ou aquilo não concordo, cada um faz de acordo com suas necessidades e confiança...
th-cam.com/video/SBAhXdayihk/w-d-xo.html
Se inscreva no meu canal e acompanhe nossos videos de dicas alimentar pra bebê, no próximo vídeo iremos mostrar uma receita maravilhosa!
Povo inventa demais todo mundo comia papinha e nem por isso deixou de se desenvolver cada coisa ao seu tempo só acho
coisa de gente preguiçosa...
@@comosairdolabirintocriadon776 preguiçosa? kkkkk e a bagunça que o bebê faz depois?
Nenhum método é errado !!!! O bebê se alimentando é o que importa
Por isso que muuitoos adultos comem mal, tem diversas dificuldades com verduras e legumes, vivem se boicotando com dietas.. só pq antigamente faziam não quer dizer q é o certo, o mundo evolui, antigamente fumar era chique ;)
Jessica Oliveira minha mãe teve 4 e nenhum comeu papa. 32 anos, 30, 26 e eu 24 e os 4 comem absolutamente de tudo. Nunca tivemos problemas pra comer.
A minha come comida desde os 5meses, ela tbm sempre gostou de papinha aquelas que compram no mercado, porém feita em casa não,optei por manter a comida então.
th-cam.com/video/SBAhXdayihk/w-d-xo.html
Se inscreva no meu canal e acompanhe nossos videos de dicas alimentar pra bebê, no próximo vídeo iremos mostrar uma receita maravilhosa!
Top 😍😍
Eu tentei seguir o que a Nutri me indicou, mais na prática a rotina da minha filha foi bem diferente. Ela quer comer tudo que vê a gente comer. Mais eu dou praticamente tudo q eu acho q n vai fazer mal.
Se deixar por conta deles, aí é que não comem nada! Tem que ter paciência e amor! Cada criança tem seu tempo e come uma quantidade... Então paciência aliada à vontade de fazer dar certo é o remédio.
Eu nunca dei pedaços grandes. Sempre bem amassado. Mas enfelismente. Meu filho tem dois anos, e o alimento principal ainda é o leite de 05 a 06 mamadeiraa por dia. Estou bem assim sem culpa meu filho e saudável com 16 kilos um bebezao
comece a introduzir uma alimentação normal e diminuir a mamadeira. Isso estimula a mastigação, os dentes e o paladar da criança.
Amo BLW😍
Eu gostei muito dessaa técnica. O problema é que eu fui a pediatria e meu filho está com anemia por deficiência de ferro😢 ele come sozinho, mas come mais legumes. O arroz e feijão não quer saber de comer. Come carne mas pouco. Estou preocupado mas não sei o que fazer😢
Deem uma olhada em alguns canais você pode ver que os engasgo pode acontecer dos vários tipos de alimentação eu mesma prefiro separar a minha comida quando criança a minha família achava esquisito pois não gostava de misturar a comidas até hoje
Minha filha filha quando era bebê comia amassada e papinha. Ela agora tá com 4 anos e comi de tudo...
A partir do momento que o bebe se alimenta e a mãe nao sente medo dele engasgar esta ótimo...morro de medo da minha engasgar. Então amasso tudo no garfo e tento dar verduras e frutas em pedaços ..mas morro de medo fico em cima direro até ela comer tudo ,a minha come de tudo menos mamão que ela nao gostou mais tirando isso tudo mesmo com temperos frescos nada industrializado
Oi Hanna. O BLW precisa que a família se sinta confortável, pra que seja bom para os dois lados. Se vc não se sente bem, pode amassar, sem problemas. A gente só orienta que não amasse demais, para ficar como se tivesse passado no liquidificador. E com o passar das semanas, amassar menos ainda. Os bebês tem mecanismos de defesa contra o engasgo e a gente tem que ficar do ladinho deles sempre. Chegar a 9, 10 meses sem ter o que amassar com os dentes ou a gengiva, dificulta que o bebê aprenda a lidar com tido tipo de alimento, sabe? É tipo andar de bicicleta enquanto criança e quando grande. Quanto mais cedo, mais fácil, menos medo, se aventura com mais prazer. Com o bebê também é assim na alimentação. =)
@@mamaequeropapa938 o mei problema é medo mesmo ...mais aos poucos eu estou dando na mãozinha dela sem sair de perto
@@hannaparker4099 medo a gente sempre vai ter rsrsrs. O importante é aprender a desengasgar e não deixar o bebê comer sem a gente perto. Passei um sustinho essa semana com meu filho de quase 4 anos... mas é como andar. Se a gente não deixar que eles tentem, mesmo que caiam, como vai andar? Vida de mãe é sempre um dilema entre dar asas aos filhos ou colocá-los debaixo das nossas asas ❤
As papinhas de vidro ainda vem triturado ..detesto aquilo mas reparei isso qua dó vi uma criança comer
Tô fora.. muito medo do engasgo !!!
Verdade
Vd
a minha filha engasgou! Também sou contra
Falar é fácil! Só uma mãe que já teve o susto de um engasgo para saber! Quem falar q esse método n aumenta o risco de engasgo está por fora!
Malu Paiva acho que quem está por fora são as mães que nunca procuram aprender manobra Heimlich. Elas sim estão por fora!!
Pois nos churrasco aq em casa desde dos 5 meses dou a carne inteira pra mimha nunca engasgou ..
não pode dar churrasco pra criança! Tem alcatrão, aquela mesma substancia do cigarro :(
Acho que os bebês podem até comer alguns alimentos cortados em cubos tal, mas na maior parte prefiro dar a papinha, pois acredito que a criança pode sim engasgar.
Poliana M. Rossetti Rocha exatamente!!!
Antes de irem aderir esse metodo,è sempre bom consultar um pediatra.
Desde os 4 meses dou nesse método BLW, meu filho com 1 ano e 7 meses agora, ele come tudoooo!!! Se ele ver a gente comendo fica roubando do nosso prato Rss, ele começou a comer cedo pq teve desmame precoce
Ah e ele nuuunca engasgou!! Só teve contado nos dedos reflexos de GAG
Minha filha vai começar a introdução alimentar, tô pensando em testar esse método. Tô com um medinho
Fica mesmo. Perigoso
Eu fiz com meu bebê e funcionou
Vc fez?
Mim emocionei com esses vidio
Este metado deveria chamar CMG kkkk as iniciais do meu nome porque eu já faço isso a 14 anos e olha tenho um rapaz lindo e mto forte nunca fiz papinha meu prato era igual o dele
nem todas as mães têm como seguir BLW, mãe que trabalha das 7 da manhã as cinco da tarde e deixa filho na escolinha, creche ou com avós não consegue seguir esse método.
Pra seguir BLW, só a mãe tem paciência.
Gostaria muito de acompanhar a introdução alimentar de minha filha, mas infelizmente não posso, tenho que trabalhar.
Vou deixar a comidinha pronta e tentar fazer o mais saudável possível.
Mas, o BLW não vai rolar.
Meu bebê como comida normal des do 5 meses nunca tive problema nunca introduzir papinha,também nunca gostei de papinha e meu filho adora comer comida normal
Eu tenho um bebê de sete meses,e eu dou do meu prato quando estou comendo, ele não gosta de papinha, não tenho besteira não 👍
Estou tentando com meu BB de 6 meses,da uma aflição pq ele comeu banana maçã sozinho estava amando porém, mordeu um pedaço maior e ficou fazendo ânsia até q vomitou,tentei novamente e do msm jeito começa comendo bem e novamente mordeu um pedaço maior e deixei com q ele colocasse pra fora,nas duas vezes me tremi toda 😂😂😂😂😂
É normal. É o reflexo de GAG
E justamente esse reflexo q ajuda o bebe a nao engasgar
Pecado!
Se trema toda mas não assuste a criança com gritos ou sacudir, pq daí pode ser perigoso.
Assustar e ela engasgar..
Eles têm o reflexo de gag que protege do engasgo.
Quando estiverem fazendo isso por favor não assustem! Confie na sua criança, passe segurança pra ela.
dei comida para minha filha normal, pq ela não comia papinha de jeito nenhum. Aí o pediatra me disse para de início amassar a comida.... e deu super certo. Raquel comeu e come de tudo. sempre experimenta. de tudo sem frescura. agora com meu segundo filho vou seguir na mesma reta.
Gente eu to pirandooooo, comecei a introdução alimentar na minha beber mas não seio o que oferecer, como oferecer, apesar de o pediatra dela me dizer. Mas o medie ata consumindo 😭
Oi ... Vc tenta os métodos...E veja qual mais o bb se adapta... o importante é q coma... sempre fiz sopa pra minhas filhas... amassadas ou peneiradas.. . E hj uma com 10 e 5 anos... comem de tudo.
Dou uva inteira desde dos 5 meses. ela mesma come sozinha . Deu super certo .Chupa joga casca fora
..
Deus me livre!!! Já vi casos de crianças que engasgaram com uva inteira e faleceram.
É quando o bebê não come nem de um jeito nem de outro
pois minha filha come tudo em cubinhos nunca engasgou ....
Não consigo. Imagina dar um pedaço de carne desse tamanho na mão da bebê?!
Sigo com a papinha amassada com pedacinhos mas não corro esse risco de jeito nenhum. Muito fácil engasgar e aí só Deus.
th-cam.com/video/SBAhXdayihk/w-d-xo.html
Se inscreva no meu canal e acompanhe nossos videos de dicas alimentar pra bebê, no próximo vídeo iremos mostrar uma receita maravilhosa!
O risco de se engasgar com blw e com papinha é o mesmo
Eu e minha irmã come de tudo e foi por causa que minha mãe obrigou a gente comer e a gente comeu "obrigada" e depois hoje comemos de tudo. Tenho um filho de 5 anos que come de tudo. Quando ele não quer , faço ele comer de tudo também. Muitos alimentos que ele não gosta eu continuo insistindo e ele se acostumou. Eu digo pra ele que a gente não come tudo que gosta e se o que tem pra comer. Hoje fico olhando esse povo deixando as crianças mandarem, conheço uma que caiu desmaiada porque a mãe perguntava e deixava a menina comer só o que queria. Resultado a menina que só vivia de arroz desmaiou com anemia profunda. Eu acredito que a gente tem que ensinar as nossas crianças a terem autonomia em outras coisas na vida. Comida tem que ensinar o motivo e o valor de cada alimento. Porque não adianta achar que vai deixar criança comer assim e ela vai comer assim a vida toda. Tem muito mimi nessa coisa de alimentação e criança. As crianças tem que saber o que elas precisam de comer e não o que gostam. Porque se nós vivesse somente com o que é gostoso ia ser pizza. Essa é a verdade. Meu filho conhece as propriedades dos alimentos e entende que mesmo se não for delicioso é importante pra Saúde dele. Acho que isso é fundamental a informação pra criança.