Essa questão 62 eu não tinha noção, mas como pedia pela "respectivamente pela oposição entre" eu interpretei que no texto 1 não estava sendo defendido liberdade ou equidade, mas sim dominação dos corpos e sua oposição seria justamente a igualdade humana entre homens e mulheres.
Saiu o gabarito oficial hoje e eu acertei 40 questões em ciências humanas. Não fechei história por conta de uma questão: aquela da inserção das mulheres na literatura ( marquei a certa que era letra A e depois mudei pra letra E ). Enfim, estou passando pra te agradecer, professor, pois seu canal tem sido uma fonte de grande conhecimento pra minha preparação. Infelizmente eu não fui bem no segundo dia de prova então já até desisti da vaga de medicina na federal ( o que é irônico pq eu sou uma pessoa de exatas ). Por conta disso, estarei mais um ano acompanhando bastante seu canal e compartilhando suas ótimas resoluções. Abraço.
@@poliana_ps Oi Poliana, acabou que eu passei em medicina na UFMA pois apesar de não ter tido tantos acertos no segundo dia, meu TRI foi ótimo. Obrigado pelo carinho e bons estudos ❤️
Na questão sobre a educação das meninas e meninos no século XIX, seria necessário considerar o "respectivamente" do enunciado, com relação aos textos I e II.
Então, essa questão eu quero realmente ver o gabarito oficial, porque tem cara de casca de banana na prova. Inclusive depois da Live fui olhar um gabarito feito por uma rede de ensino e essa questão ainda não estava com indicação de resposta. Teve uma de 2 textos que deu controvérsia em uma resolução em 2015, eu e mais 5 professores fazendo a prova, deu 3 x 3 entre 2 alternativas. O coordenador decidiu, e postou a alternativa que depois se viu estar errada. Mas é isso, em um debate deu controvérsia, imagino o aluno fazendo sozinho.
Questão 58: a letra A e B já deveriam ser descartadas de início! Elas fazem sentido, mas fogem nitidamente do que o comando pede: ideias divergentes RESPECTIVAMENTE entre a oposição […]. É uma questão confusa porque também não concordo com o termo “dominação de corpos”, mas excluiria todas as outras e acabaria chutando nessa
Mandei muito bem 🙏👏👏só tive alguns probleminhas com as questões que poderão divergir os gabaritos;embora eu tivesse prestado essa prova,as questões com problema não seriam priorizadas pelo TRI porque foram as mais difíceis
Sou do tempo também onde os vestibulares eram feitos por cada Universidade. Não fiz o enem, porém acompanhei a resolução por este canal. No meu ponto de vista vi apenas uma questão de história relativa a Getúlio Vargas e diga-se de passagem mal elaborada por professores conservadores, pois falar da era Vargas é falar do NACIONALISMO, pois Getúlio foi o maior presidente do Brasil.
Questões de humanas só Deus mesmo! Kkkk Muito cansativa essa prova de humanas, quando terminei português já estava morto. Estou tentando entrar na engenharia civil e já tenho graduação em matemática. A impressão que tive é que os conteúdos de humanas sofreram uma reviravolta em relação ao tempo que estudei.
Eu acho que a prova de linguagem e a de matemática deveriam ser em dias invertidos, fica muito cansativo, um dia de muito texto, outro de muito cálculo.
Eu faço faculdade de História e sempre que possível eu tento resolver as questões do Enem/Federal sem olhar o gabarito, na questão 58 eu também coloquei a letra A e concordo com o que tu disse, acredito que vai ter bastante erro. Mas adorei o conteúdo Prof! Obrigada
Eu discordo, acredito que seja a opção B, pois o contexto de liberdade de gênero é algo muito amplo, expandindo até para homosexuais , logo acho que a Equidade de escolha e a Imposição Cultura seriam as opção mais adequadas para a questão.
@@AlyssonGamer12 justamente por isso disse que vai ter bastante gente marcando ambas. Mas liberdade de gênero não pressupõe questões de sexualidade, mas por exemplo considerar que uma mulher que até então era vista como inapta para o estudo de exatas ter plenas condições de fazer o mesmo que um homem. Ao mesmo tempo que gênero pode ser mais amplo julgar que não há uma questão pontual de gênero é uma simplificação.
@@AlyssonGamer12 Acredito que essa questão seja bem discutível, o gabarito oficial nos mostra que a correta seria a C. Então se a gente já tá se debatendo e discutindo, imagina o aluno na hora da prova né
Eu não assinalei a alternativa "D" na 75 por se afirmar uma estrutura sindical, ideia essa que se consolidou no Brasil na Era Vargas. Caberia recurso? Trata-se de um erro de redação?
@@profbrunomedeiros Mas essa não chutei, foi certeira. O que pegou que fiquei lendo as de português e não consegui ler todas de ciências naturais, acertei apenas 47 questões, e na última troquei 3 questões que tinha marcado certo. A de escala, a do Quincas Borba, do inventário. Nossa essa do inventário não acredito que errei, e a outra da escala fiz a conta e tudo.
Professor, boa noite, tudo bem!! como o senhor acha que deve ser o estudo para humanas, principalmente, história esse ano? indica fazer outras bancas para treinar para o enem, se sim, quais? estou bem perdida com as mudanças do Enem e estudo sozinha em casa!! achei o canal do senhor e gostei mt!! o senhor tem alguma plataforma de estudos?
Oi Mari, em 2023 eu vou montar um curso para o ENEM e Vestibulares. Isso ainda está sendo formatado. Logo tem novidade sobre isso aqui e no meu Instagram.
Oi! Se vc está comentando sobre o enem passar a ter questões discursivas tbm, e ser por áreas específicas, essas mudançasestão pro ano de 2024... ent esse ano (2023) ainda vai ser o mesmo modelo
@@intartaruguinha oi, com a mudança de governo, novas equipes nos Ministérios, etc... ainda é cedo para dizer que mudanças vão acontecer. Mas realmente pensando nos cronogramas de preparação da prova é provável que não aconteçam mudanças significativas na prova de 2023. Mudar a prova com um dia comum e um dia específico é até simples, a questão de uma parte dissertativa já exige uma estrutura de correção, etc... que pode demandar mais planejamento.
Na 62, eu marquei a A... Também não vejo sentido nenhum em dizer que o cara é íntimo à Caatinga ao interpretar as condições ambientais, sendo que o texto diz que ele lança suas previsões em experimentos feitos com pedra de sal em que os resultados me parecem completamente ALEATÓRIOS ou, dentro do olhar religioso, SAGRADO. Que questãozinha mal feita.
"Respectivamente". As outras opções apesar de melhores não estavam de acordo com os respectivos texto. Mas para mim a "c" também não descreve da melhor maneira com "dominação de corpos". Acho que todas estavam erradas.
SOBRE A QUESTÃO 58: Resposta C - Dominação de corpos e igualdade humana. Na sentença fala sobre a oposição, logo, a oposição nós dois textos. No texto I que as meninas não são capazes, sendo sub entendível o domínio delas - seja por parte do governo ou não. E no texto II que as brasileiras devem sim ter esse direito sobre igualdade educacional.
Essa questão 62 eu não tinha noção, mas como pedia pela "respectivamente pela oposição entre" eu interpretei que no texto 1 não estava sendo defendido liberdade ou equidade, mas sim dominação dos corpos e sua oposição seria justamente a igualdade humana entre homens e mulheres.
Pensei exatamente da mesma forma... kkkk
e acertou luigi, era letra c mesmo! na hora que apareceu o "respectivamente" eu já saquei logo
Saiu o gabarito oficial hoje e eu acertei 40 questões em ciências humanas. Não fechei história por conta de uma questão: aquela da inserção das mulheres na literatura ( marquei a certa que era letra A e depois mudei pra letra E ). Enfim, estou passando pra te agradecer, professor, pois seu canal tem sido uma fonte de grande conhecimento pra minha preparação. Infelizmente eu não fui bem no segundo dia de prova então já até desisti da vaga de medicina na federal ( o que é irônico pq eu sou uma pessoa de exatas ).
Por conta disso, estarei mais um ano acompanhando bastante seu canal e compartilhando suas ótimas resoluções. Abraço.
O ENEM é uma prova cansativa, longa. Amanhã vou olhar com atenção o gabarito oficial.
Mas é isso mesmo, não desista.
Bons estudos.
Oi, passando aqui depois de 7 meses do teu comentário apenas para te parabenizar pela pontuação. Foi excelente e tu sabes disso! Não desista nunca.
@@poliana_ps Oi Poliana, acabou que eu passei em medicina na UFMA pois apesar de não ter tido tantos acertos no segundo dia, meu TRI foi ótimo. Obrigado pelo carinho e bons estudos ❤️
oi, poderia me ajudar como acertou tantas questão assim? estratégias?
Na questão sobre a educação das meninas e meninos no século XIX, seria necessário considerar o "respectivamente" do enunciado, com relação aos textos I e II.
Então, essa questão eu quero realmente ver o gabarito oficial, porque tem cara de casca de banana na prova.
Inclusive depois da Live fui olhar um gabarito feito por uma rede de ensino e essa questão ainda não estava com indicação de resposta.
Teve uma de 2 textos que deu controvérsia em uma resolução em 2015, eu e mais 5 professores fazendo a prova, deu 3 x 3 entre 2 alternativas. O coordenador decidiu, e postou a alternativa que depois se viu estar errada. Mas é isso, em um debate deu controvérsia, imagino o aluno fazendo sozinho.
Isso é o que mais me pegou na hora da prova
Questão 58: a letra A e B já deveriam ser descartadas de início! Elas fazem sentido, mas fogem nitidamente do que o comando pede: ideias divergentes RESPECTIVAMENTE entre a oposição […]. É uma questão confusa porque também não concordo com o termo “dominação de corpos”, mas excluiria todas as outras e acabaria chutando nessa
vdd, fui na c tbm por conta do respectivamente. é por isso q os prof dizem q o comando é a parte mais importante da questão
Bruno, obrigado pelas excelentes análises e abordar as ambiguidades.
Jesus Cristo em breve voltará
Professor , até agr acertei todas...muito feliz🤗
Mandei muito bem 🙏👏👏só tive alguns probleminhas com as questões que poderão divergir os gabaritos;embora eu tivesse prestado essa prova,as questões com problema não seriam priorizadas pelo TRI porque foram as mais difíceis
Sou do tempo também onde os vestibulares eram feitos por cada Universidade.
Não fiz o enem, porém acompanhei a resolução por este canal.
No meu ponto de vista vi apenas uma questão de história relativa a Getúlio Vargas e diga-se de passagem mal elaborada por professores conservadores, pois falar da era Vargas é falar do NACIONALISMO, pois Getúlio foi o maior presidente do Brasil.
Parabéns pela explicação professor 🙏👏
Na 62 continua fazendo mais sentido pra mim a letra a também, mas o gabarito oficial marcou a d :(
parabéns pelo vídeo, amei muito
Muito obrigado, professor
Questões de humanas só Deus mesmo! Kkkk
Muito cansativa essa prova de humanas, quando terminei português já estava morto. Estou tentando entrar na engenharia civil e já tenho graduação em matemática. A impressão que tive é que os conteúdos de humanas sofreram uma reviravolta em relação ao tempo que estudei.
Eu acho que a prova de linguagem e a de matemática deveriam ser em dias invertidos, fica muito cansativo, um dia de muito texto, outro de muito cálculo.
Eu faço faculdade de História e sempre que possível eu tento resolver as questões do Enem/Federal sem olhar o gabarito, na questão 58 eu também coloquei a letra A e concordo com o que tu disse, acredito que vai ter bastante erro.
Mas adorei o conteúdo Prof! Obrigada
Faz história onde Myllena?
Eu discordo, acredito que seja a opção B, pois o contexto de liberdade de gênero é algo muito amplo, expandindo até para homosexuais , logo acho que a Equidade de escolha e a Imposição Cultura seriam as opção mais adequadas para a questão.
@@AlyssonGamer12 justamente por isso disse que vai ter bastante gente marcando ambas. Mas liberdade de gênero não pressupõe questões de sexualidade, mas por exemplo considerar que uma mulher que até então era vista como inapta para o estudo de exatas ter plenas condições de fazer o mesmo que um homem. Ao mesmo tempo que gênero pode ser mais amplo julgar que não há uma questão pontual de gênero é uma simplificação.
@@profbrunomedeiros Uninter em Curitiba (não recomendo) shuauhasuh mas só faço lá pq ganhei bolsa 100%
@@AlyssonGamer12 Acredito que essa questão seja bem discutível, o gabarito oficial nos mostra que a correta seria a C. Então se a gente já tá se debatendo e discutindo, imagina o aluno na hora da prova né
Prof obrigadaaa pela resolução, só errei uma questão
Eu não assinalei a alternativa "D" na 75 por se afirmar uma estrutura sindical, ideia essa que se consolidou no Brasil na Era Vargas. Caberia recurso? Trata-se de um erro de redação?
Não, porque sindicato não é uma criação do governo Vargas.
@@profbrunomedeiros mas a minha dúvida é referente ao que antecede a continuidade da alternativa, pois fala-se em *Consolidação*
Questão 62 ... respondi A
62 D, acertei se para o professor causa dúvidas imagina os reles estudantes.
Realmente, é que o estudente acaba chutando, mas se for analisar sempre tem uma ou outra que tem um detalhe complicado.
@@profbrunomedeiros Mas essa não chutei, foi certeira.
O que pegou que fiquei lendo as de português e não consegui ler todas de ciências naturais, acertei apenas 47 questões, e na última troquei 3 questões que tinha marcado certo. A de escala, a do Quincas Borba, do inventário. Nossa essa do inventário não acredito que errei, e a outra da escala fiz a conta e tudo.
@@profbrunomedeiros Não fiquei triste com meu desempenho já que nem estudei, mas esperava ter acertado mais.
@@196ze linguagens sempre tem umas bem complicadas, tem um canal bom para estudar português, o @questaodelinguagem
Muito boa aula
Valeu, Prof😉!
Que vc receba uma ótima nota no enem silvane
Muito bom👏👏
Questão 75 o gabarito é E
A 58 eu acho que é A... EXCLUINDO COMPETÊNCIA....
41:50
Pq ele está falando de fé
Professor, boa noite, tudo bem!! como o senhor acha que deve ser o estudo para humanas, principalmente, história esse ano? indica fazer outras bancas para treinar para o enem, se sim, quais? estou bem perdida com as mudanças do Enem e estudo sozinha em casa!! achei o canal do senhor e gostei mt!! o senhor tem alguma plataforma de estudos?
Oi Mari, em 2023 eu vou montar um curso para o ENEM e Vestibulares.
Isso ainda está sendo formatado.
Logo tem novidade sobre isso aqui e no meu Instagram.
Oi! Se vc está comentando sobre o enem passar a ter questões discursivas tbm, e ser por áreas específicas, essas mudançasestão pro ano de 2024... ent esse ano (2023) ainda vai ser o mesmo modelo
@@intartaruguinha oi, com a mudança de governo, novas equipes nos Ministérios, etc... ainda é cedo para dizer que mudanças vão acontecer. Mas realmente pensando nos cronogramas de preparação da prova é provável que não aconteçam mudanças significativas na prova de 2023. Mudar a prova com um dia comum e um dia específico é até simples, a questão de uma parte dissertativa já exige uma estrutura de correção, etc... que pode demandar mais planejamento.
Eu marquei a A na 58 mais o gabarito deu letra C
Na 62, eu marquei a A... Também não vejo sentido nenhum em dizer que o cara é íntimo à Caatinga ao interpretar as condições ambientais, sendo que o texto diz que ele lança suas previsões em experimentos feitos com pedra de sal em que os resultados me parecem completamente ALEATÓRIOS ou, dentro do olhar religioso, SAGRADO. Que questãozinha mal feita.
Acertei e a letra E)
vc errou algumas questões sobre o simulado, vi o gabarito oficial
Essa prova de historia ta mais interpretativa do que historica, será que vai ser desse jeito esse ano?
Mas é uma interpretação que pressupõe conhecimentos.
Acertei a letra A
ainda sem entender como a 58 é a a C no gabarito oficial????
Amo suas resoluções Prof!!
"Respectivamente". As outras opções apesar de melhores não estavam de acordo com os respectivos texto. Mas para mim a "c" também não descreve da melhor maneira com "dominação de corpos". Acho que todas estavam erradas.
Mas professor esse termo raça existe?
Errei a questão das mulheres brancas e negras porque a minha professora falou que o termo raça não existe.
@@luanmiranda4921 caro Luan o termo raça existe, tanto que estamos falando dele.
Eu fui de A
Fui de "A" também
Letra A)
SOBRE A QUESTÃO 58: Resposta C - Dominação de corpos e igualdade humana.
Na sentença fala sobre a oposição, logo, a oposição nós dois textos.
No texto I que as meninas não são capazes, sendo sub entendível o domínio delas - seja por parte do governo ou não. E no texto II que as brasileiras devem sim ter esse direito sobre igualdade educacional.
75 foi E de enganado.
Fui de B
Letra A)