Amado irmão e Professor Jonathan o Espírito de Sabedoria, Conhecimento e excelência repousa sobre sua vida; O Eterno te usa para nos ensinar Verdades que infelizmente não aprendemos em nossas Congregações, e de forma um tanto um pouco superficial nos seminários teológicos. Que o Eterno o abençoe no Nome de Yeshua Ha'Mashiah (Jesus O Ungido); um grande abraço!
Vídeo muito bom! Me esclareceu sobre o Concílio de Jâmina e me colocou uma curiosidade: eu não sabia que havia os capítulos 13 e 14 de Daniel. Agora eu quero conhecê-los, hehe. Parabéns! Ganhou um seguidor.
Deixa ver se eu entendi ... Os livros para os judeus, foram escolhidos levando em consideração o nacionalismo, o Anti cristianismo e principalmente para que ñ reconhecessem mazelas sobre o próprio povo. Já por parte dos católicos: Foi escolhido baseado na Septuaginta que continha todos os 46 livros desde sempre, independente do idioma no qual foi escrito e período no qual foram desenvolvidos... o cristianismo surge em meio aos 46 textos. E para os protestantes: Foi escolhido levando em consideração os textos hebraicos, que queriam justamente deixar os cristãos de fora .kkk...!!
Professor, gostaria muito de um vídeo sobre comer sangue ou comidas impuras de acordo com a Bíblia e nas religiões que seguem algumas proibições alimentares.
Amei o canal e a explicação! Comecei a fazer faculdade de teologia, e minha matéria foi introdução as sagradas escrituras e fala sobre o cânon! Maravilhosa aula! Ganhou uma inscrita! Parabéns;
formando a Tanak: 1)primeiramente a Lei escrita, em hebraico Torah, antes do exílio babilônico, 2)Depois os profetas (ou Neviín), no retorno deste e, 3)finalmente, os Escritos (Ketuvím) ou Hagiógrafos,
Quando questiono a autoridades eclesiásticas sobre a canonização dos livros, tanto judeus quanto os cristãos, se foi em base à dedução ou por votação de maioria apesar de muitos na oposição, a resposta é unânime: triunfa a "inspiração de Deus", ou seja a maioria que votou estava "inspirada por Deus" 😃 e a maioria deve ser pelo Diabo... E o mundo se guia de acordo a esses cânons. Já conversando com um musulmano, foi interessante o que ele disse: "o povo necessita algum ponto de referência"....
Olá Clécio! Você poderá se aprofundar nestes temas adquirindo bons livros - como o Dicionário Enciclopédico da Bíblia, publicado pela editora Loyola em parceria com a Paulos, Paulinas e Academia Cristã -, junto a edições bíblicas com notas de introdução como, por exemplo, a Bíblia de Jerusalém, a Bíblia TEB versão estendida, ou a Bíblia Judaica Stone Edition versão de estudante. Abraços!
Ah, sou cristão católico, mas gosto muito de estudar hebraico e sobre os judeus, pois como o senhor disse, existem algumas ligações entre a religião cristã e a judaica. Sem falar que é bela a religião Judaica...
Interessante sua explicação no minuto 10. Reforço aqui que, até onde levantei, os judeus consideraram aspectos nacionalistas como: Ser escrito em hebraico e no território de Israel. Então textos escritos no período do exílio babilônico estariam fora. Esta informação pode fazer sentido?
Porque os livros dos macabeus não está no Canon se a festa de hanukah consta no calendário ? Muito obrigado pelos vídeos . Fechei o canal em uma semana , de tão bom que foi .
Professor. Seus vídeos são muito bons. Algum conteúdo sobre a textualidade dos escritos antigos aprendi com eruditos de minha igreja (A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) e seus vídeos tem comprovado o que aprendi por meio deles, e que foi ridicularizado em conversas minhas com certos religiosos. O senhor conhece o estudioso Bart D. Ehrnan? Assisti alguns vídeos dele e me lembram os seus. Boa noite.
Olá, professor, tudo bem? A belíssimas músicas que tocam no fundo deste vídeo têm no youtube pra baixar? Quais os nomes delas? Também achei lidas as músicas que tocam no fundo do seu vídeo "Lei Judaica".
Olá Jonas! Um livro abordando mais especificamente o Concílio de Jamnia eu particularmente não conheço. Eu utilizei como fontes alguns artigos da Enciclopédia Judaica on-line (versão em inglês: jewishencyclopedia.com/), e algumas obras de Geza Vermes e John Dominic Crossan como referências, além de outros artigos, também em inglês, disponíveis na internet - pois em português, infelizmente ainda é raro encontrar bons materiais. Grande abraço!
Olá, sou inscrito no canal a algum tempo e assisto com frequência, excelente conteúdo, gostaria de aprender o hebraico com a tua ajuda, me oriente como faz para ter acesso ao curso.
Professor, somente no pós exílio foram juntadas as diversas tradições dando forma aos cinco livros da Torah. Esses Textos ou tradições separadas sobreviveram? Temos por exemplo algum texto que contenha somente a Tradição Javita por exemplo ou a Eloista? Como temos textos que possuem as interligações de Daniel ou Estér, com textos que não as contém. Temos esses elos de ligação documentos?
Olá, shalom José Luiz! Sendo uma pergunta, se quiseres, podes escrever aqui pelo TH-cam, pois em breve estarei gravando uma série de pequenos vídeos contendo respostas dos inscritos aqui do canal. Todavia, pode também me escrever via inbox pelo facebook, pela página do canal. Segue o link: facebook.com/canaldojonathan/?ref=aymt_homepage_panel Abraços!
Muito bom mesmo eu amo aprender sobre a biblia a palavra de Deus eu espero um dia me especializar em Bibliologia eu sou inscrito no seu canal é uma bencao de DEUS .
Segundo Flávio Josefo o Canon do AT foi fechado entre 400 a.C e 500 a.C, fora que existe também o maior achado arqueológico do AT, pesquise sobre os manuscritos do mar morto, foi achado todo o antigo testamento, exceto o livro de Ester, mas o livro de Ester foi achado em grego, o que já mostra que ele foi copiado de um hebraico original.
@@franciscodacosta1333 desculpa, mas... PRIMEIRA??? Esta informação está errada! As 3 primeiras traduções para o Português são: 1-Bíblia de Alcobaça - Século XIII 2-Bíblia de D. João I - Século XIV 3-Bìblia de D. Leonor - 1505
suponho que seja uma tradução do termo latino Vetus testamentum, já que basicamente todas as cópias em língua vernacular se inspiraram na vulgata latina.
Tenho uma dúvida, talvez bastante ignorante... Hebreu ou Judeu? São sinônimos? Tem alguma diferença? Pq em alguns momentos notei q vc fala, nesse vídeo, hebreu ou Judeu.
Olá Giselle Monteiro! Sim, hebreu e judeu são praticamente sinônimos. Entretanto, o termo hebreu é um pouco mais abrangente, sendo que na antiguidade, poderia ser utilizada como referência aos fenícios, dentre outros povos de Israel-Palestina e arredores. Grande abraço!
Hebreus era o termo usado aos filhos de Israel(Jacó) quando estavam no Egito. O termo muda quando eles entram a terra prometida, passam a se chamar Israelitas. O termo "judeu" foi criado após a divisão das 12 tribos de Israel quando o o reino foi dividido, 10 tribos ficaram com o reino do Norte (Samaria) E só duas permaneceram no reino do Sul (Judá) Jerusalém, apenas a tribo de Judá e Benjamin ficaram lá, e daí vem o termo judeu. Quem nasce em Israel é Israelense, mas ser judeu basta nascer de um ventre judeu, independente de onde ele nascer, circuncidado, seguidor do judaísmo, é dessa linha que vem os Judeus, mas todos eles são povo de Deus, descendentes de Abraão
A bíblia com os 73 livros foi a igreja católica , igual ele falou depois da reforma protestante , tiraram esses livros que os judeus que não aceitaram Jesus e muito menos esses livros que está na sepituaginta .
@@luisguilhermebelemgomes5654 não confundo não. Aliás, a Septuaginta é um codex no sentido rigoroso da palavra. Você está fazendo aquela confusão de tratar Bombril como sinônimo de palha de aço.
O curso de hebraico que você ministra é arcaico.? Se for eu quero me inscrever. O outro hebraico,o classico ou moderno tem muitas ramificaçoes contraditorias
Eu acredito que os livros do antigo testamento ja eram reconhecidos na epoca de jesus so que nao aviam sido reunidos e tambem os livros foram escritos no idioma dos hebreus se existe uma prova que foram escritos em hebraico os livros apocrifos eu quero ver entao
Boa noite respeitável professor, me tira uma dúvida com sinceridade, existe alguma menção da vinda de jesus em algum livro do antigo testamento, abraços........
@Robson Airom se vc está se referindo ao cristianismo católico apistolico romano. Concordo é uma seita. Porém, após a reforma protestante um novo seguimento surgiu e não é enquadrado no conceito de seita não. A igreja católica ainda é
Porque assim como os povos indígenas, os judeus passavam a lei através de sábio da linguagem oral, com as perseguições, ouve a necessidade de criar a Torah Escrita para que a lei não se altera-se o se perde-se com o tempo, mais tarde veio o Talmuld que são em 2, depois do fim da era dos profetas, a chamada Lei Oral que sofreu muita resistência para ser escrita, mas conseguiram escrever, anos até mais tarde que a Torah
Isso é como se fosse uma casa, a Lei Escrita ( a Torah ) os tijolos e a Lei Oral ( Talmuld ) as colunas, para se entender a Torah tem que entender a Lei Oral, um não existe sem outro
Pelo que entendi o cânon do antigo testamento que a igreja católica usa já estava pronto na sepituaginta os judeus que converteram para o cristianismo usavam esses 46 livros , aí os judeus do judaísmo não aceitavam por questão de ciúme dos cristãos , já o novo testamento foi a igreja católica que canonizou os 27 livros é o que entendi .
professor Jonathan quando se diz Biblia hebraica é o antigo testamento é isso. . ? mas porque os hebreus praticantes do judaismo que só acreditam no antigo testamento usam tantos outros nomes em hebraico em relação ao que eles consideram como canon. . ? posta aqui o que é ° torah ° pentateuco ° tanach ° midrash °guemara ° talmud ° Mishna
Na verdade a Septuaginta não contém só 46 livros, lê existe muitos outros livros apócrifos. E se ela for a regra pra dizer que livro é inspirado ou não então os católicos teriam que incluir muitos outros além desses sete. A Bíblia da igreja Ortodoxa Russa por exemplo contém outros apócrifos.
1- Quem tem autoridade pra definir quais livros são inspirados é, primeira e unicamente, a Santa Igreja, judeus não estão inclusos pois não receberam o batismo depois da nova aliança e não foi a eles que Jesus prometeu enviar o Consolador, mas à Sua Igreja, e só é membro efetivo d'Ela quem foi validamente batizado. E o SUPOSTO cânon do SUPOSTO concílio(tava mais pra sínodo) de Jamnia ocorreu em 90 D.C, sendo assim, depois da Nova Aliança, a Inspiração Divina para escrever e, tbm, DISCERNIR quais livros são canônicos, já não estava com eles, mas com a Igreja fundada por Cristo. 2- E sim, a Igreja reconhece TODOS os livros da Septuaginta como inspirados, pois a Igreja reconhece que foi ela a versão usada pelos apóstolos e que eles a consideravam como inspirada. 3- Oq a Igreja NÃO RECONHECE é que TODOS OS LIVROS DOS CODEX que chegaram até nós são livros inspirados e/ou fazem(ou faziam) parte da Septuaginta. Ela entende que os códex que chegaram até nós tiveram sim, acréscimos. Ou seja, nós não temos códex correspondente à Septuaginta usada pelos apóstolos, mas consideramos que os livros que foram aprovados no Concílio de Roma e em concílio regional(sínodo) de Hípona(393) que, posteriormente, foi elevado ao status de Concílio Ecumênico em Calcedônia(451) SÃO OS LIVROS DA SEPTUAGINTA que, infelizmente, não chegaram até nós em codéx fidedigno no que diz respeito aos livros.
Aliás, sendo mais preciso, a autoridade pra definir o cânon é do Papa, pois é ele quem tem a inspiração divina para reconhecer as decisões dos concílios como sendo ecumênicas, a infalibilidade sobre questões doutrinárias está com o Papa, não com o colegiado de bispos ... Já um ortodoxo diria que tal autoridade estaria com os concílios ecumênicos. Mas ambos, católicos e ortodoxos, concordam que a autoridade está com a Igreja, não com os judeus. Oq eu não entendo é pq os ortodoxos não aceitam o cânon seguido pelos católicos que é o mesmo aprovado no concílio de Hipona(393), o mesmo que, assim como outros sínodos, como o de Constantinopla(381), ganharam status de concílio ecumênico em Calcedônia(451), sendo que eles estavam em plena comunhão com Roma(portanto, com a Igreja) e, consequentemente, reconhecem esses 3 concílios ecumênicos.
Tenho uma grande dúvida, se falam que a bíblia é uma expiração divina, porque muitos livros (apócrifos) não faz parte da bíblia sagrada? Quem decidiu que esses livros não foi uma aspiração?
@@franciscodacosta1333 simples a igreja católica teve inspiração divina para escolher os 27 livros do Novo Testamento aí Deus não inspirou ela para escolher os livros do antigo testamento simples.
Os livros da Bíblia foram definidos em concílios ecumênicos da Santa e única Igreja fundada por Deus, esta que foi inspirada pelo Espírito Santo na hora de decidir oq era e oq não era inspirado. Em 393, no sínodo de Hipona( posteriormente elevado ao status de Concílio Ecumênico em 451, no Concílio de Calcedônia) o cânon já estava definido. Tanto do novo qto do antigo testamento, o mesmo contou com a participação de São Jerônimo e Santo Agostinho.
os livros que vcs chamam de apócrifos são escrituras inspiradas chamadas de deuterocanônicos e fazem parte da septuaginta e já haviam sido reconhecidos pelo concílio de Roma(382) e Hipona(393), este último que contou com a participação de Santo Agostinho e São Jerônimo e começou como sínodo, mas posteriormente foi elevado ao status de Concílio Ecumênico, em Calcedônia(451), assim como tantos outros sínodos, como o de Constantinopla(381), que só foi reconhecido como Concílio em Calcedônia. Oq Trento fez não foi discutir qual livro era inspirado e qual deveria entrar pro cânon bíblico, oq Trento fez foi REAFIRMAR a canonicidade de todos os livros aprovados pela Igreja nestes 2 concílios supracitados(Roma, Hipona) para combater heresias protestantes e a mutilação das sagradas escrituras que estava sendo feita por eles. Tanto é que nos códices de concílios passados, essa lista(72 livros) já havia cito citada, um exemplo claro disso foi o Concílio de Ferrara-Florença... O mesmo ocorreu nos concílios vaticano I e II, sempre listam, antes dos debates, quais livros devem ser considerados válidos como inspirados, TAMANHO O ZELO DA SANTA IGREJA PELA INTEGRIDADE DELAS.
Em Lucas 24:27 e 44 Jesus diz q importava q se cumprisse tudo o q dele estava escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos. Estes livros abarcam estes 24 e excluem os apócrifos ? E começando por Moisés discorrendo por todos os Profetas expunha--lhes o q a seu respeito constava em todas as Escrituras.
10:01 e aí os protestantes, que são cristãos, rejeitam esses livros... Eu considero a bíblia católica "redondinha", os livros de Macabeus são leitura obrigatória pra qualquer cristão ou interessado em estudos religiosos
nós protestantes temos só oq é canonizado pelo os judeus no antigo testamento, os livros apócrifos tiramos conclusão que não são inspirados por questões me entram em contradições com os atributos de Deus, e ficam meio estranho pq Deus não entra em contradições pq ele é imutável. mas nós acreditamos que os livros apócrifos são livros Históricos, mas não inspirados.
@@gabrieldonizette6970 eu penso o seguinte Deus confiou a igreja para definir os 27 livros do Novo Testamento , porque ela ia errar no antigo testamento , por isso eu fico com a bíblia católica que tem 73 livros.
@@marceloramos6577 ta bom, mas pq os católicos não canonizaram todos os apócrifos da SEPTUAGINTA? acho curiosos. nós protestantes vemos os apócrifos como livros Históricos, não inspirados por Deus, por isso não ta no Canon nosso, se não deveríamos aceitar todos os apócrifos.
@@gabrieldonizette6970 1- Quem tem autoridade pra definir quais livros são inspirados é, primeira e unicamente, a Santa Igreja, judeus não estão inclusos pois não receberam o batismo depois da nova aliança e não foi a eles que Jesus prometeu enviar o Consolador, mas à Sua Igreja, e só é membro efetivo d'Ela quem foi validamente batizado. E o SUPOSTO cânon do SUPOSTO concílio(tava mais pra sínodo) de Jamnia ocorreu em 90 D.C, sendo assim, depois da Nova Aliança, a Inspiração Divina para escrever e, tbm, DISCERNIR quais livros são canônicos, já não estava com eles, mas com a Igreja fundada por Cristo. 2- E sim, a Igreja reconhece TODOS os livros da Septuaginta como inspirados, pois a Igreja reconhece que foi ela a versão usada pelos apóstolos e que eles a consideravam como inspirada. 3- Oq a Igreja NÃO RECONHECE é que TODOS OS LIVROS DOS CODEX que chegaram até nós são livros inspirados e/ou fazem(ou faziam) parte da Septuaginta. Ela entende que os códex que chegaram até nós tiveram sim, acréscimos. Ou seja, nós não temos códex correspondente à Septuaginta usada pelos apóstolos, mas consideramos que os livros que foram aprovados no Concílio de Roma e em concílio regional(sínodo) de Hipona(393) que, posteriormente, foi elevado ao status de Concílio Ecumênico em Calcedônia(451) SÃO OS LIVROS DA SEPTUAGINTA que, infelizmente, não chegaram até nós em codéx fidedigno no que diz respeito aos livros.
@@gabrieldonizette6970 Vc confunde códex da septuaginta com a septuaginta em si, e são coisas completamente distintas, a começar pelo fato de que há mais de um códex da septuaginta. O critério usado pra discernir as escrituras inspiradas e que faziam parte das escrituras foi a sagrada TRADIÇÃO(originada dos apóstolos) passada de geração em geração por SUCESSÃO APOSTÓLICA(mecanismo que se dá pelo terceiro grau do sacramento da ordem, o episcopado/bispado) e amplo debate nos concílios ecumênicos onde, obviamente, todos os padres, bispos e/ou diáconos que estivessem presentes pediam a inspiração do Espírito Santo, antes de dar início às discussões.
Cristo é judeu e, veio também para os gêntios. Cristo e, os apóstolos usaram a septuangita e, por isso fico com a biblia católica como toda a escritura.
Jesus não veio para os gentios. Não há nenhuma evidência que diga que Jesus usasse a Septuaginta, pois o que temos é o uso dela pelo Novo Testamento ter sido escrito em grego. Jesus não pregava em grego, então seria estranho se ele no meio de uma pregação em aramaico confessasse a falar grego citando a Septuaginta. A Septuaginta apenas é usada por ela ser grega e o Novo Testamento estar em grego. Quando ocorria citação de pesagens do Antigo Testamento feitas por Jesus, os autores dos textos do Novo Testamento traziam esse trecho em grego como aparece na Septuaginta. Você pode usar a Bíblia que quiser, só não existe uma que seja melhor que a outra.
E muito gente acha de que Deus desceu lá no dia da canonização e disse:escolher esse escolhe àquele ,a canonização foi humana ,Deus não escolheu nada ,imagina se os outros livros tivesse entrado no cânon
Olá Kakota Gaspar! Obviamente que NÃO! O último livro que fora escrito do Antigo Testamento foi Daniel, em torno de 164 AEC, sendo que os primeiros escritos cristãos surgiram dois séculos depois, em torno de 50-60EC. Não comentaste no vídeo errado? Onde encontrou essa informação?
Amado irmão e Professor Jonathan o Espírito de Sabedoria, Conhecimento e excelência repousa sobre sua vida; O Eterno te usa para nos ensinar Verdades que infelizmente não aprendemos em nossas Congregações, e de forma um tanto um pouco superficial nos seminários teológicos. Que o Eterno o abençoe no Nome de Yeshua Ha'Mashiah (Jesus O Ungido); um grande abraço!
Muito bom obrigado!
Agradecido José Schastk!
Muito bom o conteúdo parabéns 👏
Excelente Professor!!!
Cara acabei de me escrever, seus vídeos são realmente uma aula 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 que nosso Deus é criador te abençoe
E que ele creia .
Vídeo muito bom! Me esclareceu sobre o Concílio de Jâmina e me colocou uma curiosidade: eu não sabia que havia os capítulos 13 e 14 de Daniel. Agora eu quero conhecê-los, hehe. Parabéns! Ganhou um seguidor.
Só você ler uma biblia católica. Ela contém exatamente o mesmo Canon da septuaginta.
@@pablosoares8570 sim, depois eu reparei isso. Interessante! Obrigado!
Eu tbm não sabia. Descobri nesse vídeo akakksaks é da Septuaginta mesmo
Excelente, mais um inscrito!
Muito boa aula
Agradecido Donizete Mariano!
Deixa ver se eu entendi ... Os livros para os judeus, foram escolhidos levando em consideração o nacionalismo, o Anti cristianismo e principalmente para que ñ reconhecessem mazelas sobre o próprio povo.
Já por parte dos católicos: Foi escolhido baseado na Septuaginta que continha todos os 46 livros desde sempre, independente do idioma no qual foi escrito e período no qual foram desenvolvidos... o cristianismo surge em meio aos 46 textos.
E para os protestantes: Foi escolhido levando em consideração os textos hebraicos, que queriam justamente deixar os cristãos de fora .kkk...!!
Pois é...os protestantes rejeitam o Canon cristão e adotam o judeu. Kkkkk
Isso mesmo. O católico tem o Canon bíblico original dos judeus.
Te admiro muito. tens muito conhecimento e sabe passar para o proximo. Parabens
Deus te abençoe meu amigo !
muito bom seus videos meu chaver
Muito agradecido William Keffa!
Professor, gostaria muito de um vídeo sobre comer sangue ou comidas impuras de acordo com a Bíblia e nas religiões que seguem algumas proibições alimentares.
Boa a explicação
Amei o canal e a explicação! Comecei a fazer faculdade de teologia, e minha matéria foi introdução as sagradas escrituras e fala sobre o cânon! Maravilhosa aula! Ganhou uma inscrita! Parabéns;
Por favor professor. Fale sobre o canôn da igreja cristã. Sempre pensei que foi no conselho de Nicéia.
Faça uma live sobre a. Mitologia. Dentro da Bíblia cristã e Ebraica
formando a Tanak:
1)primeiramente a Lei escrita, em hebraico Torah, antes do
exílio babilônico,
2)Depois os profetas (ou Neviín), no retorno deste e,
3)finalmente, os Escritos (Ketuvím) ou Hagiógrafos,
Quando questiono a autoridades eclesiásticas sobre a canonização dos livros, tanto judeus quanto os cristãos, se foi em base à dedução ou por votação de maioria apesar de muitos na oposição, a resposta é unânime: triunfa a "inspiração de Deus", ou seja a maioria que votou estava "inspirada por Deus" 😃 e a maioria deve ser pelo Diabo... E o mundo se guia de acordo a esses cânons. Já conversando com um musulmano, foi interessante o que ele disse: "o povo necessita algum ponto de referência"....
show de bola !
Agradecido Ivã Pavilanis Batista!
Muito bom
Excelente e respeitoso o seu trabalho.
Muito bom!
Muito interessante a história do Cânon da Bíblia Hebraica. Obrigado!😊
Agradecido Anderson França!
Como faço para me aprofundar mas nos temas? Gostei muito.
Olá Clécio! Você poderá se aprofundar nestes temas adquirindo bons livros - como o Dicionário Enciclopédico da Bíblia, publicado pela editora Loyola em parceria com a Paulos, Paulinas e Academia Cristã -, junto a edições bíblicas com notas de introdução como, por exemplo, a Bíblia de Jerusalém, a Bíblia TEB versão estendida, ou a Bíblia Judaica Stone Edition versão de estudante.
Abraços!
Bom dia Professor. O canal é ótimo, obrigado por isso. Comprei uma Bíblia Hebraica Stuttgartensia, mas percebi que não tem o livro de Macabeus.
Ah, sou cristão católico, mas gosto muito de estudar hebraico e sobre os judeus, pois como o senhor disse, existem algumas ligações entre a religião cristã e a judaica. Sem falar que é bela a religião Judaica...
Esse livro,para os judeus,é apocrifo.
@@franciscodacosta1333 claro que não
Sou da cidade de Sobral - Ceará
Interessante sua explicação no minuto 10. Reforço aqui que, até onde levantei, os judeus consideraram aspectos nacionalistas como: Ser escrito em hebraico e no território de Israel. Então textos escritos no período do exílio babilônico estariam fora. Esta informação pode fazer sentido?
Porque os livros dos macabeus não está no Canon se a festa de hanukah consta no calendário ? Muito obrigado pelos vídeos . Fechei o canal em uma semana , de tão bom que foi .
Ele respondeu no vídeo. Assista de novo.
Professor. Seus vídeos são muito bons. Algum conteúdo sobre a textualidade dos escritos antigos aprendi com eruditos de minha igreja (A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) e seus vídeos tem comprovado o que aprendi por meio deles, e que foi ridicularizado em conversas minhas com certos religiosos. O senhor conhece o estudioso Bart D. Ehrnan? Assisti alguns vídeos dele e me lembram os seus. Boa noite.
Obrigada Jonathan!!
Agradecido Rosana! :D
Professor, o Tanach encontrado entre os escritos do mar morto não tem os mesmos livros, mesmo sendo anterior à EC ?
Olá, professor, tudo bem? A belíssimas músicas que tocam no fundo deste vídeo têm no youtube pra baixar? Quais os nomes delas? Também achei lidas as músicas que tocam no fundo do seu vídeo "Lei Judaica".
indica um livro que fale bem do concílio de Jâmia
Olá Jonas!
Um livro abordando mais especificamente o Concílio de Jamnia eu particularmente não conheço. Eu utilizei como fontes alguns artigos da Enciclopédia Judaica on-line (versão em inglês: jewishencyclopedia.com/), e algumas obras de Geza Vermes e John Dominic Crossan como referências, além de outros artigos, também em inglês, disponíveis na internet - pois em português, infelizmente ainda é raro encontrar bons materiais.
Grande abraço!
@@Jonathan14734 Poderia listar os artigos aqui, Professor?
Obrigado por compartilhar a sua sabedoria. 👋👏👏👏🙏
Surpreendente!
Poderia me dizer quais as fontes? Tem algum livro que aborde estas coisas que você falou?
Ótimo vídeo!
Obrigado.
Excelente! Mazal tov!
Agradecido Deivinson Bignon!
Abraços!
O seu penteado nesse vídeo ficou bem melhor.
Sobre o livro de macabeus Judite Tobias, eles são lidos pelos judeus?
Olá, sou inscrito no canal a algum tempo e assisto com frequência, excelente conteúdo, gostaria de aprender o hebraico com a tua ajuda, me oriente como faz para ter acesso ao curso.
📖
👏👏👏
Professor como faço para aprender o hebraico
Boa noite ! como faço para conseguir Torá em Português ????
Professor, somente no pós exílio foram juntadas as diversas tradições dando forma aos cinco livros da Torah. Esses Textos ou tradições separadas sobreviveram? Temos por exemplo algum texto que contenha somente a Tradição Javita por exemplo ou a Eloista? Como temos textos que possuem as interligações de Daniel ou Estér, com textos que não as contém. Temos esses elos de ligação documentos?
shalom chaver, como faco pra falar com vc via inbox
Olá, shalom José Luiz!
Sendo uma pergunta, se quiseres, podes escrever aqui pelo TH-cam, pois em breve estarei gravando uma série de pequenos vídeos contendo respostas dos inscritos aqui do canal. Todavia, pode também me escrever via inbox pelo facebook, pela página do canal. Segue o link:
facebook.com/canaldojonathan/?ref=aymt_homepage_panel
Abraços!
Muito bom mesmo eu amo aprender sobre a biblia a palavra de Deus eu espero um dia me especializar em Bibliologia eu sou inscrito no seu canal é uma bencao de DEUS .
Shalom professor, quando surgiu o nome Torá e quem deu este nome, tem fontes?
Há algum vídeo em que apresente a ordem cronológica em que os livros da Torá foram compostos?
Segundo Flávio Josefo o Canon do AT foi fechado entre 400 a.C e 500 a.C, fora que existe também o maior achado arqueológico do AT, pesquise sobre os manuscritos do mar morto, foi achado todo o antigo testamento, exceto o livro de Ester, mas o livro de Ester foi achado em grego, o que já mostra que ele foi copiado de um hebraico original.
Em qual dos seus vídeo fala sobre as quatro fonte que foram escrito o pentateuco?
Boa noite meu querido. Tudo bem? São ótimos seus vídeos. De onde saiu o termo velho testamento? Obrigado pela atenção.
Veio com a primeira traduçao da Biblia em português,por Joao Ferreira de Almeida,no sec17.
@@franciscodacosta1333 desculpa, mas... PRIMEIRA??? Esta informação está errada!
As 3 primeiras traduções para o Português são:
1-Bíblia de Alcobaça
- Século XIII
2-Bíblia de D. João I
- Século XIV
3-Bìblia de D. Leonor - 1505
suponho que seja uma tradução do termo latino Vetus testamentum, já que basicamente todas as cópias em língua vernacular se inspiraram na vulgata latina.
Vc pode me indicar algum livro ou artigo que conte sobre a história de cada livro do antigo testamento e suas datações?
agora queria muito saber porque ENOQUE nao ta na biblia catolica tbm pq se os outros estão, enoque mais ainda deveria estar
Fale sobre o shabat, é para cristãos?
Bom dia . Por que o povo judeu não realiza mas os sacrifício como forma de arrependimento de pecado?
Por q destruíram o templo deles
Tenho uma dúvida, talvez bastante ignorante... Hebreu ou Judeu? São sinônimos? Tem alguma diferença? Pq em alguns momentos notei q vc fala, nesse vídeo, hebreu ou Judeu.
Olá Giselle Monteiro!
Sim, hebreu e judeu são praticamente sinônimos. Entretanto, o termo hebreu é um pouco mais abrangente, sendo que na antiguidade, poderia ser utilizada como referência aos fenícios, dentre outros povos de Israel-Palestina e arredores. Grande abraço!
Hebreus era o termo usado aos filhos de Israel(Jacó) quando estavam no Egito. O termo muda quando eles entram a terra prometida, passam a se chamar Israelitas. O termo "judeu" foi criado após a divisão das 12 tribos de Israel quando o o reino foi dividido, 10 tribos ficaram com o reino do Norte (Samaria)
E só duas permaneceram no reino do Sul (Judá) Jerusalém, apenas a tribo de Judá e Benjamin ficaram lá, e daí vem o termo judeu. Quem nasce em Israel é Israelense, mas ser judeu basta nascer de um ventre judeu, independente de onde ele nascer, circuncidado, seguidor do judaísmo, é dessa linha que vem os Judeus, mas todos eles são povo de Deus, descendentes de Abraão
Amado: eu discordo. Judeu está relacionado com a raça, hebreu está relacionado com a língua. De uma lida em Genesis 14:13.
💯
@@sergiomilk7088 Gênesis 14:13 ... Abraão, o hebreu... Nada indica referência à língua. Apesar de que vc está certo. Só errou na referência bíblica.
Então vai além do que o Concílio de Jania 💆🏽♂️ olha só
Mais quem defeniu o Canon ?
Não se trata de quem, mas de quando, pois quem é difícil dizer.
A bíblia com os 73 livros foi a igreja católica , igual ele falou depois da reforma protestante , tiraram esses livros que os judeus que não aceitaram Jesus e muito menos esses livros que está na sepituaginta .
@@marceloramos6577 a Septuaginta tem mais livros que o cânon católico do século IV. Os reformadores apenas aceitaram o cânon judeu do século I.
@@andr3lz vc confunde códex com septuaginta, são coisas completamente distintas.
@@luisguilhermebelemgomes5654 não confundo não. Aliás, a Septuaginta é um codex no sentido rigoroso da palavra. Você está fazendo aquela confusão de tratar Bombril como sinônimo de palha de aço.
POR QUE O LIVRO DE GÊNESES,NA BIBLIA HEBRAICA,ESTÁ NO LUGAR DO ÚLTIMO LIVRO DO ANTIGO TESTAMENTO NAS BIBLIAS EM PORTUGUÊS?
O curso de hebraico que você ministra é arcaico.? Se for eu quero me inscrever. O outro hebraico,o classico ou moderno tem muitas ramificaçoes contraditorias
Eu acredito que os livros do antigo testamento ja eram reconhecidos na epoca de jesus so que nao aviam sido reunidos e tambem os livros foram escritos no idioma dos hebreus se existe uma prova que foram escritos em hebraico os livros apocrifos eu quero ver entao
Excelente explicação, como sempre!
Obrigado
Boa noite respeitável professor, me tira uma dúvida com sinceridade, existe alguma menção da vinda de jesus em algum livro do antigo testamento, abraços........
olá amigo tudo bem?? gostaria de te fazer uma pergunta. oq vc acha das divisões judaicas ou melhor das seitas judaicas?
@Robson Airom se vc está se referindo ao cristianismo católico apistolico romano. Concordo é uma seita. Porém, após a reforma protestante um novo seguimento surgiu e não é enquadrado no conceito de seita não. A igreja católica ainda é
@@Teologia-Fácil você está cego o ódio cega.
Se a tora foi organizada só no pós exílio de Babilônia então como explicar que os reis de Israel,antes do exílio, tinham a lei?
Porque assim como os povos indígenas, os judeus passavam a lei através de sábio da linguagem oral, com as perseguições, ouve a necessidade de criar a Torah Escrita para que a lei não se altera-se o se perde-se com o tempo, mais tarde veio o Talmuld que são em 2, depois do fim da era dos profetas, a chamada Lei Oral que sofreu muita resistência para ser escrita, mas conseguiram escrever, anos até mais tarde que a Torah
Isso é como se fosse uma casa, a Lei Escrita ( a Torah ) os tijolos e a Lei Oral ( Talmuld ) as colunas, para se entender a Torah tem que entender a Lei Oral, um não existe sem outro
Espero ter esclarecido
2 Timóteo 3,16 refere-se aos escritos da septuaginta ou aos hebraicos que rejeitava rejeitaram a septuaginta? Obrigado
a septuaginta
Quem fez o cânon do antigo testamento, ou bíblia hebraica ? Estou perguntando pq muitos católicos afirmam que fizeram todo Canon!
Pelo que entendi o cânon do antigo testamento que a igreja católica usa já estava pronto na sepituaginta os judeus que converteram para o cristianismo usavam esses 46 livros , aí os judeus do judaísmo não aceitavam por questão de ciúme dos cristãos , já o novo testamento foi a igreja católica que canonizou os 27 livros é o que entendi .
professor Jonathan
quando se diz
Biblia hebraica
é o antigo testamento
é isso. . ?
mas
porque
os hebreus
praticantes do judaismo que só acreditam no
antigo testamento usam tantos outros nomes em hebraico em relação ao que eles consideram como canon. . ?
posta aqui
o que é
° torah
° pentateuco
° tanach
° midrash
°guemara
° talmud
° Mishna
Ótimo trabalho
gostei !!
Professor Jonathan, parabéns pelo vídeo.
Gratidão pelas informações.
Deus te abençoe sempre.
Obrigado, pela aula. Muito revelador.
Adorei o vídeo,obrigado prof Jonathan
Porque o livro de Enoque não foi para o Cânon Bíblico ?
Vc viu o vídeo? 10:42
Na verdade a Septuaginta não contém só 46 livros, lê existe muitos outros livros apócrifos. E se ela for a regra pra dizer que livro é inspirado ou não então os católicos teriam que incluir muitos outros além desses sete. A Bíblia da igreja Ortodoxa Russa por exemplo contém outros apócrifos.
1- Quem tem autoridade pra definir quais livros são inspirados é, primeira e unicamente, a Santa Igreja, judeus não estão inclusos pois não receberam o batismo depois da nova aliança e não foi a eles que Jesus prometeu enviar o Consolador, mas à Sua Igreja, e só é membro efetivo d'Ela quem foi validamente batizado. E o SUPOSTO cânon do SUPOSTO concílio(tava mais pra sínodo) de Jamnia ocorreu em 90 D.C, sendo assim, depois da Nova Aliança, a Inspiração Divina para escrever e, tbm, DISCERNIR quais livros são canônicos, já não estava com eles, mas com a Igreja fundada por Cristo.
2- E sim, a Igreja reconhece TODOS os livros da Septuaginta como inspirados, pois a Igreja reconhece que foi ela a versão usada pelos apóstolos e que eles a consideravam como inspirada.
3- Oq a Igreja NÃO RECONHECE é que TODOS OS LIVROS DOS CODEX que chegaram até nós são livros inspirados e/ou fazem(ou faziam) parte da Septuaginta. Ela entende que os códex que chegaram até nós tiveram sim, acréscimos. Ou seja, nós não temos códex correspondente à Septuaginta usada pelos apóstolos, mas consideramos que os livros que foram aprovados no Concílio de Roma e em concílio regional(sínodo) de Hípona(393) que, posteriormente, foi elevado ao status de Concílio Ecumênico em Calcedônia(451) SÃO OS LIVROS DA SEPTUAGINTA que, infelizmente, não chegaram até nós em codéx fidedigno no que diz respeito aos livros.
Existem mais de um códex da septuaginta, todos eles tardios(por volta do século 4) e nenhum é igual ao outro.
Aliás, sendo mais preciso, a autoridade pra definir o cânon é do Papa, pois é ele quem tem a inspiração divina para reconhecer as decisões dos concílios como sendo ecumênicas, a infalibilidade sobre questões doutrinárias está com o Papa, não com o colegiado de bispos ... Já um ortodoxo diria que tal autoridade estaria com os concílios ecumênicos. Mas ambos, católicos e ortodoxos, concordam que a autoridade está com a Igreja, não com os judeus.
Oq eu não entendo é pq os ortodoxos não aceitam o cânon seguido pelos católicos que é o mesmo aprovado no concílio de Hipona(393), o mesmo que, assim como outros sínodos, como o de Constantinopla(381), ganharam status de concílio ecumênico em Calcedônia(451), sendo que eles estavam em plena comunhão com Roma(portanto, com a Igreja) e, consequentemente, reconhecem esses 3 concílios ecumênicos.
Tenho uma grande dúvida, se falam que a bíblia é uma expiração divina, porque muitos livros (apócrifos) não faz parte da bíblia sagrada? Quem decidiu que esses livros não foi uma aspiração?
Simples.pelo fato de serem apocrifos,ou seja sem inspiraçao,sem autenticidade divina.
@@franciscodacosta1333 simples a igreja católica teve inspiração divina para escolher os 27 livros do Novo Testamento aí Deus não inspirou ela para escolher os livros do antigo testamento simples.
Os livros da Bíblia foram definidos em concílios ecumênicos da Santa e única Igreja fundada por Deus, esta que foi inspirada pelo Espírito Santo na hora de decidir oq era e oq não era inspirado.
Em 393, no sínodo de Hipona( posteriormente elevado ao status de Concílio Ecumênico em 451, no Concílio de Calcedônia) o cânon já estava definido. Tanto do novo qto do antigo testamento, o mesmo contou com a participação de São Jerônimo e Santo Agostinho.
@@marceloramos6577 os livros do novo testamento foi definido por jesus cristo na escolha dos 12 apóstolos.
@@luisguilhermebelemgomes5654 luisguilherme, que define o Canon biblico foi os profetad que Deus escolheu.
Obrigado professor , ótima aula .
Boa tarde Jonathan, se ta complicando, ja ouvi dizer que a bíblia hebraica terminou de ser escrito 450 anos ace,
Em quem acreditar agora?
Na Igreja, o espírito Santo está com ela, não com o povo da antiga aliança.
@@luisguilhermebelemgomes5654 q igreja o q, O Povo escolhido são os Judeus
Há indícios que os apócrifos entraram para o cânon da Bíblia Católica pelo Concílio de Trento
os livros que vcs chamam de apócrifos são escrituras inspiradas chamadas de deuterocanônicos e fazem parte da septuaginta e já haviam sido reconhecidos pelo concílio de Roma(382) e Hipona(393), este último que contou com a participação de Santo Agostinho e São Jerônimo e começou como sínodo, mas posteriormente foi elevado ao status de Concílio Ecumênico, em Calcedônia(451), assim como tantos outros sínodos, como o de Constantinopla(381), que só foi reconhecido como Concílio em Calcedônia.
Oq Trento fez não foi discutir qual livro era inspirado e qual deveria entrar pro cânon bíblico, oq Trento fez foi REAFIRMAR a canonicidade de todos os livros aprovados pela Igreja nestes 2 concílios supracitados(Roma, Hipona) para combater heresias protestantes e a mutilação das sagradas escrituras que estava sendo feita por eles.
Tanto é que nos códices de concílios passados, essa lista(72 livros) já havia cito citada, um exemplo claro disso foi o Concílio de Ferrara-Florença... O mesmo ocorreu nos concílios vaticano I e II, sempre listam, antes dos debates, quais livros devem ser considerados válidos como inspirados, TAMANHO O ZELO DA SANTA IGREJA PELA INTEGRIDADE DELAS.
Em Lucas 24:27 e 44 Jesus diz q importava q se cumprisse tudo o q dele estava escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos. Estes livros abarcam estes 24 e excluem os apócrifos ? E começando por Moisés discorrendo por todos os Profetas expunha--lhes o q a seu respeito constava em todas as Escrituras.
Sim,os apócrifos não entram "nessa historia".
Excelente explicação. O fundo musical desnecessário
Interesante que 39 é incompleto, faltando 1 livro, o evangelho. 40 para judeus tem sua simbologia.
10:01 e aí os protestantes, que são cristãos, rejeitam esses livros... Eu considero a bíblia católica "redondinha", os livros de Macabeus são leitura obrigatória pra qualquer cristão ou interessado em estudos religiosos
nós protestantes temos só oq é canonizado pelo os judeus no antigo testamento, os livros apócrifos tiramos conclusão que não são inspirados por questões me entram em contradições com os atributos de Deus, e ficam meio estranho pq Deus não entra em contradições pq ele é imutável. mas nós acreditamos que os livros apócrifos são livros Históricos, mas não inspirados.
@@gabrieldonizette6970 eu penso o seguinte Deus confiou a igreja para definir os 27 livros do Novo Testamento , porque ela ia errar no antigo testamento , por isso eu fico com a bíblia católica que tem 73 livros.
@@marceloramos6577 ta bom, mas pq os católicos não canonizaram todos os apócrifos da SEPTUAGINTA? acho curiosos. nós protestantes vemos os apócrifos como livros Históricos, não inspirados por Deus, por isso não ta no Canon nosso, se não deveríamos aceitar todos os apócrifos.
@@gabrieldonizette6970 1- Quem tem autoridade pra definir quais livros são inspirados é, primeira e unicamente, a Santa Igreja, judeus não estão inclusos pois não receberam o batismo depois da nova aliança e não foi a eles que Jesus prometeu enviar o Consolador, mas à Sua Igreja, e só é membro efetivo d'Ela quem foi validamente batizado. E o SUPOSTO cânon do SUPOSTO concílio(tava mais pra sínodo) de Jamnia ocorreu em 90 D.C, sendo assim, depois da Nova Aliança, a Inspiração Divina para escrever e, tbm, DISCERNIR quais livros são canônicos, já não estava com eles, mas com a Igreja fundada por Cristo.
2- E sim, a Igreja reconhece TODOS os livros da Septuaginta como inspirados, pois a Igreja reconhece que foi ela a versão usada pelos apóstolos e que eles a consideravam como inspirada.
3- Oq a Igreja NÃO RECONHECE é que TODOS OS LIVROS DOS CODEX que chegaram até nós são livros inspirados e/ou fazem(ou faziam) parte da Septuaginta. Ela entende que os códex que chegaram até nós tiveram sim, acréscimos. Ou seja, nós não temos códex correspondente à Septuaginta usada pelos apóstolos, mas consideramos que os livros que foram aprovados no Concílio de Roma e em concílio regional(sínodo) de Hipona(393) que, posteriormente, foi elevado ao status de Concílio Ecumênico em Calcedônia(451) SÃO OS LIVROS DA SEPTUAGINTA que, infelizmente, não chegaram até nós em codéx fidedigno no que diz respeito aos livros.
@@gabrieldonizette6970 Vc confunde códex da septuaginta com a septuaginta em si, e são coisas completamente distintas, a começar pelo fato de que há mais de um códex da septuaginta.
O critério usado pra discernir as escrituras inspiradas e que faziam parte das escrituras foi a sagrada TRADIÇÃO(originada dos apóstolos) passada de geração em geração por SUCESSÃO APOSTÓLICA(mecanismo que se dá pelo terceiro grau do sacramento da ordem, o episcopado/bispado) e amplo debate nos concílios ecumênicos onde, obviamente, todos os padres, bispos e/ou diáconos que estivessem presentes pediam a inspiração do Espírito Santo, antes de dar início às discussões.
Então os protestantes aceitam uma autoridade judaica depois de Cristo? Wtf porque aceitam a autoridade da Igreja pro novo e rejeitam pro antigo?
Wtf mesmo kkk
Acho que realmente os protestante são meios loucos
Cristo é judeu e, veio também para os gêntios. Cristo e, os apóstolos usaram a septuangita e, por isso fico com a biblia católica como toda a escritura.
Jesus não veio para os gentios. Não há nenhuma evidência que diga que Jesus usasse a Septuaginta, pois o que temos é o uso dela pelo Novo Testamento ter sido escrito em grego. Jesus não pregava em grego, então seria estranho se ele no meio de uma pregação em aramaico confessasse a falar grego citando a Septuaginta. A Septuaginta apenas é usada por ela ser grega e o Novo Testamento estar em grego. Quando ocorria citação de pesagens do Antigo Testamento feitas por Jesus, os autores dos textos do Novo Testamento traziam esse trecho em grego como aparece na Septuaginta. Você pode usar a Bíblia que quiser, só não existe uma que seja melhor que a outra.
Resumindo judeus & católicos
Os judeus estão certos, quem tem q decidir que livros entra ou não é os judeus
Ele sabe tantas coisas só não compreende quem é Jesus Cristo is 29:13 por causa do sistema,será que ele é predestinado João 15:16,Rm9:27.
Então teve livro que entrou pelo cano.
P.vc que vive do DIZIMU cuidado a verdade chegou ate vc !
11':16" Momento ato-falho!
Pelo que sei muitos livros nao foram inspirado por Deus
E muito gente acha de que Deus desceu lá no dia da canonização e disse:escolher esse escolhe àquele ,a canonização foi humana ,Deus não escolheu nada ,imagina se os outros livros tivesse entrado no cânon
A Bíblia 66
nunca existiu cristãos no antigo testamento. discordo completamnte
Olá Kakota Gaspar!
Obviamente que NÃO! O último livro que fora escrito do Antigo Testamento foi Daniel, em torno de 164 AEC, sendo que os primeiros escritos cristãos surgiram dois séculos depois, em torno de 50-60EC. Não comentaste no vídeo errado? Onde encontrou essa informação?
PauLo feitosadeoLivra cABo sanegina 😒😍😍😍😍😍😍😍😍👤
O livro de Sabedoria, que os judeus excluíram, contém uma clara profecia sobre Jesus Cristo.
Kkkkkkkkkkkk
Macabeus não é apócrifo estude mais
O vídeo é sobre a Bíblia hebraica e não sobre a Bíblia católica, você é que tem que prestar atenção no vídeo em vez de mandar um historiador estudar.
Apocrifos são heréticos.
Péssimo
Que chato. Procura outro canal.