BIBLIOGRAFIA Barren Metal. E. Michael Jones; Debt: the first 5000 years. David Graeber; The Bubble and Beyond. Michael Hudson; And forgive them their debts. Michael Hudson; Usury in Christendom. Michael Hoffman; The Culture of Usury in Renaissance England. David Hawkes; Tragedy and Hope. Carrol Quigley; La Cara Oculta de la historia moderna. Jean Lombard Couerderoy.
@@muriloresende82 Entao nao seria agradavel a Deus que nenhum catolico investisse em nenhum ativo que nao estivesse lastreado em algum bem produtivo real? E o bendito do dinheiro sobrando com cada vez mais moeda sendo criada e inflaçao la nas alturas, ja que os salarios nao tem previsao de uma justa alta?
Sou comerciante, minha família vem do comércio. E intuitivamente, agora com embasamento, sempre percebi a centralização do crédito pelos bancos com auxílio do estado. Antigamente para adquirir um bem, recorríamos aos familiares. O compromisso além de financeiro era moral. Lembro que tínhamos antes de convencer os familiares da necessidade do crédito. Onde fazíamos melhores negociações por termos um contraponto financeiro. Com esta centralização, anularam este poder familiar de ajudar uns aos outros nos negócios. "O crédito indiscriminado é o ópio do povo."
Essas 3 aulas foram um verdadeiro choque de realidade. Muito, muito, muito o que se estudar, meditar e compartilhar com quem nos cerca. Obrigado ao IB e ao professor Murilo por tudo isso, e ainda gratuitamente. Vocês são mesmo ponto fora da curva, a verdadeira mudança no país. Obrigado de coração
Sim!!! Estou revendo meus conhecimentos econômicos! A parte do Karl Marx gerar uma curtina de ferro ao sistema financeiro foi algo que nunca nem imaginei!
Parabéns Murilo!! Deu uma chacoalhada forte no inferno com essa sequência de aulas! Que Deus te abençoe desmedidamente e sempre pela generosidade! Um abraço!
Rapaz, dentre todo o conteúdo fantástico aqui do canal do IB eu digo que essa foi sem dúvida nenhuma uma das melhores palestras que eu já vi. Vale a pena ser re-assistida várias vezes, simplesmente espetacular.
Excelente vídeo... Aristóteles já dizia: "Moeda não foi feita para vender e comprar, pois não é produto, nem para emprestar a juros, pois, isto além de desviar sua finalidade, faz com que perca seu valor original - causa inflação... Emprestar o que te sobra, para ajudar um amigo, a comunidade, ou, o estado sem recursos para realizar uma obra em benefício do povo pode, mas, sem a cobrança antinatural de juros... Seu melhor aluno Alexandre Magno, considerava a Usura um crime hediondo contra a economia, e o agiota um criminoso - proibiu essa prática dizendo que: "Torna o rico cada vez mais rico - sem produzir coisa alguma - e transforma o pobre em miserável"... Até Cristo que ensinava a dar a outra face, foi tomado de ira contra os vendilhões usurários do templo... Embora filósofos e alguns religiosos fossem contra a Usura, a Igreja convencida pelos fariseus dos benefícios que lhe traria, permitiu aliando-se por interesse... Essa aliança da Igreja & Usura provocou essa antinomia bancária nefasta, e a escravidão financeira dos povos no mundo distópico em que vivemos... Gnóthi S'Auton!
Estas aulas geraram um grande dilema moral em mim porque trabalho no mercado financeiro e sou católico. Fiquei um mês sem vender nenhum produto de investimento e vendo o que fazer com minha carreira... mas nesta aula percebi que o produto que ofereço não é usurário. É aquela alternativa de comprar 50% de um imóvel e depois revenda-lo via "alugueis" ao dono original. O empréstimo acaba sendo limitado a um bem real. Fora que nós só emprestamos aquilo que temos, não criamos dinheiro do nada. O mais incrível (pra quem não é católico) é que acaba sendo bem melhor financeiramente do que qualquer outro investimento no mercado financeiro. Em média, pagamos 1,8% ao mês e a segurança é bem alta, comparável com a poupança, porque sempre tem lastro num bem real. Nesta semana, me encontrarei pessoalmente com o professor Murilo para ver se nao estou dando uma de personagem machadiano e caindo no autoengano.
Entendo que o mais importante é sua busca genuína pela verdade e sua salvação. Deus te abençoe e te guie bem em suas decisões. Eu passei pelo mesmo, emprestava a juro e abandonei a prática, perdoei dívidas, etc… e nunca mais emprestei a juro. Eu trabalhava em banco e tmb nunca mais. Abraço
Parabéns aos fundadores deste Instituto. Palestras excelentes, Murilo. Estudo este assunto faz muito tempo. Desde que conheci a obra de um certo presidente da Academia Brasileira de Letras. Suas associações estão muito acertadas. Existe realmente uma luta espiritual pelas almas. Abraço e continue firme.
Nossa!! Temos muito o que aprender, ouvi sobre usura nas aulas de confissão que o professor Mateus me passou, esclareceu ainda mais. Muito obrigada e que Deus o abençoe sempre.
Parabéns aos fundadores do Inst. Borborema por convidar um palestrante da grandeza de um Olavo de Carvalho. Esta palestra durou 4:00h com profundidade e fôlego que não se vê mais. Que MARIA esteja sempre em teu coração Murilo. Maranatha.
Mas que trabalho fantástico! Muito boa exposição, altíssimo nível a palestra do Murilo. Muito obrigada! Nossa Senhora de Aparecida recompense vocês por trazerem o Murilo a nós com tantos esclarecimentos sobre esse tema espinhoso e sobre o qual pairam tantas confusões e mentiras.
Reescutando essa trilogia, que é uma pérola. Seria ótimo ter também a versão em podcast para compartilhar de maneira que outros pudessem escutar em quaisquer lugares e situações, on ou off line.
Essa série das três aulas, foi fantástica.... Um aprendizado tremendo.... Tenho o pensamento contrário em alguns pontos, mas não tem como não parabenizar ao Instituto Borborema e ao Professor! Deus abençoe todos vocês 🙏
Murilo!!!! Este teu curso tem que ser transformado num livro, obrigatoriamente, consegui entender todo o conteúdo de forma particular, pois trabalho com planejamento de uma IF e me iluminou absurdamente, não vejo que todos tenham entendido tão claramente as verdadeiras consequências dessa ignorância, espero estar errado, mas se você não publicar isto, eu acho que seria um pecado imperdoável. PS: Sugiro um gráfico de pelo menos 20 anos dos totais de ativos e evolução do PL, líquido de PDD, com e sem TVM.
Bom dia! A usura é cometida impunemente por governantes de estados,municipios,bancos,petrolifera...em casos de cobranças abusivas onde os contribuintes não obtem retorno de suas contribuições e taxas vinculadas e supostamente direcionadas ao bem comum de todos ou terciros. Nova Iguaçu RJ.
As aulas estão fantásticas! Parabéns aos envolvidos. Vou fazer uma pergunta que talvez seja simplória, mas é uma dúvida minha: Seria possível ao Brasil (ou qualquer outro país), hoje, "resetar" sua moeda e lastreá-la em seus recursos naturais conhecidos (minérios, água, e talvez, até alimentos) e condicionar a emissão de papel moeda à descoberta de novas quantidades desses bens? Muito obrigado!
Creio que sim, pois isso aconteceu na alemanha de Hitler. Era chamado de Titulos de Trabalho ou algo assim, em que o governo emitia em troca de recursos naturais ou comprovação de serviço. Por exemplo, vc traz ao gov 1 tonelada de feijão e vc recebe x em titulos. Logo, vc tb vai usar esses titulos para pagar quem colheupra vc, quem transportou etc
@joao goncalves a inflação não depende unicamente do lastreamento. Mas sim, da usura e do sistema de emrestimo fracionário. Além disso, o ouro é passível de controle pois as jazidas são mais raras do que as de prata por exemplo. Logo, são controláveis os preços do ouro. Essa foi uma discussão que rolou nos EUA no sec XIX pq eles queriam lastro na prata enqunto os banqueiros no ouro
Esta ideia não faz sentido, porque é inteiramente contrária à natureza e definição de moeda. Esse tipo de ideia parte de uma crença na escassez enquanto base do "valor" da moeda, propagada por "economistas" a serviço de usurários.
Já estou revendo meus conhecimentos da escola austríaca e até o abstrato e impraticável Karl Marx com essa " cortina de fumaça "de fato que ele fez sobre o sistema financeiro ( CAPITALISMO FINANCEIRO) .👍👍
E gostaria de saber também porque o professor diz que os impostos e a dívida externa não precisariam existir, de onde viria o dinheiro para as benfeitorias públicas e como o país poderia fazer compras internacionais?
Especulação imobiliária: existe o imposto sobre lucro imobiliário. E é caro. A maior parte das prefeituras tem um valor de referência que impede passar a escritura "por baixo". O sistema ganha com o lucro imobiliário e o IPTU.
Agora percebi que meus amigos que ficaram entusiasmados porque tiveram acesso à faculdade com o FIES na verdade viraram escravos. Uma amiga médica, já formada há 10 anos, ainda hoje paga seus FIES, e ela é a que está em bão situação, porque outroa amigos sofrem com desemprego e a dívida (que, pelo que ouvi, o pai dos pobres, Mula, 'desperdoou').
Gostaria de perguntar ao professor Murilo porque ele diz que a usura dos juros bancários é definida pela falta de risco, quando na verdade o banco corre o risco da inadimplência do pagamento do empréstimo. Uma vez ouvi o professor Gianetti do IBMEC dizer que os juros bancários correspondiam a taxa de inadimplência. E gostaria de saber também se a questão do jubileu, que ele levanta, que é o perdão da dívida, se já não existiria na figura da prescrição da dívida após 5 anos.
Quando eu praticava usura, eu considerava: quebrar o carro do devedor, mandar bater nele, até mesmo considerava mandar matar, quando parei de emprestar esses pensamentos desapareceram.
Se todo o dinheiro é de César, podemos ser expropriados a qualquer momento e não teremos do que reclamar. Os bancos e impostos seriam apenas instrumentos diferentes de César pegar de volta aquilo que já é dele ou de distribuir o dinheiro para os seus amigos.
2:42:00 então seria válido entregar um saco de alimento e depois da valorização da moeda local ,entregar mais de um saco de alimento? E se for o contrário? Então a correção de juros por mérito da desvalorização da moeda continua injusto ?
Os ganhos financeiros obtidos com o bitcoin são consequência da falta de adoção inicial pelo público, que não percebeu seu potencial no momento de sua criação. Na verdade, o bitcoin representa uma solução significativa para muitos dos problemas discutidos nesta aula.
Pergunta: Na época de Jesus existia inflação? Pergunto porque ele condena o empréstimo visando lucro, mas hoje a questão muitas das vezes é não perder o poder de compra da tua poupança e não um lucro exorbitante. Outra coisa é quando você empresta a terceiros apostando no projeto deles de empreendimento, e não emprestando aos pobres… a condenação de Jesus não seria voltada a empréstimos a quem está carente de recursos para viver?
BIBLIOGRAFIA
Barren Metal. E. Michael Jones;
Debt: the first 5000 years. David Graeber;
The Bubble and Beyond. Michael Hudson;
And forgive them their debts. Michael Hudson;
Usury in Christendom. Michael Hoffman;
The Culture of Usury in Renaissance England. David Hawkes;
Tragedy and Hope. Carrol Quigley;
La Cara Oculta de la historia moderna. Jean Lombard Couerderoy.
O ir ou só amanhã é Jjhtusj
Prof Murilo, qual o nome da enciclica que o senhor citou na aula??
@@csarchannel7681 Vix Pervenit
@@muriloresende82 Entao nao seria agradavel a Deus que nenhum catolico investisse em nenhum ativo que nao estivesse lastreado em algum bem produtivo real? E o bendito do dinheiro sobrando com cada vez mais moeda sendo criada e inflaçao la nas alturas, ja que os salarios nao tem previsao de uma justa alta?
Sou comerciante, minha família vem do comércio. E intuitivamente, agora com embasamento, sempre percebi a centralização do crédito pelos bancos com auxílio do estado. Antigamente para adquirir um bem, recorríamos aos familiares. O compromisso além de financeiro era moral. Lembro que tínhamos antes de convencer os familiares da necessidade do crédito. Onde fazíamos melhores negociações por termos um contraponto financeiro. Com esta centralização, anularam este poder familiar de ajudar uns aos outros nos negócios. "O crédito indiscriminado é o ópio do povo."
Família que ajuda uns aos outros? minha família deve ser uma aberração, tem algo muito errado.
Parabéns ao grupo. Finalmente, estão fazendo a distinção entre o liberalismo conservador e a tradição católica.
Finalmente. E muitos estão acordando para isso.
Verdade. Essa ideia se esquerda e direita já, em si, liberal. Católico não é conservador. Católico é católico.
Sim, as escamas estão caindo dos meus olhos. As lives de Evandro Pontes sobre o liberalismo ser pecado foram o começo dessa mudança de visão em mim.
Perfeito.
Essas 3 aulas foram um verdadeiro choque de realidade. Muito, muito, muito o que se estudar, meditar e compartilhar com quem nos cerca. Obrigado ao IB e ao professor Murilo por tudo isso, e ainda gratuitamente. Vocês são mesmo ponto fora da curva, a verdadeira mudança no país. Obrigado de coração
A visão política de ninguém será a mesma depois dessas 3 aulas
Sim!!! Estou revendo meus conhecimentos econômicos! A parte do Karl Marx gerar uma curtina de ferro ao sistema financeiro foi algo que nunca nem imaginei!
Foi nível Olavão.
Murilo Resende é um show de professor, gosto da forma que ele aborda o assunto com muita humildade e sabedoria. Uma pérola! Parabéns, Murilo!
TODO HOMEM QUER SER PATRÃO, TODO PATRÃO QUER SER REI, TODO REI QUER
DEUS...
...SÓ DEUS QUIS SER HOMEM!
aut. desc.
Depois desta trilogia de aulas, não se pode assistir ao MERCADOR DE VENEZA com os mesmos olhos.
Parabéns Murilo!! Deu uma chacoalhada forte no inferno com essa sequência de aulas! Que Deus te abençoe desmedidamente e sempre pela generosidade! Um abraço!
Eu como um libertário no quesito economia, estou revendo alguns pensamentos!
Excelente aula!!! Assistir várias vezes é fundamental!!!
também fui libertário e é tiro e queda: quanto mais você conhece a verdade, mais vê o quanto o liberalismo e seus derivados distorcem o ser humano.
Realmente, estou revendo bastante conceitos
Rapaz, dentre todo o conteúdo fantástico aqui do canal do IB eu digo que essa foi sem dúvida nenhuma uma das melhores palestras que eu já vi. Vale a pena ser re-assistida várias vezes, simplesmente espetacular.
Sou neta de um casal que teve 16 filhos! Sou muito feliz em fazer parte de uma família numerosa.
Excelente! Parabéns e muito obrigado, Murilo.
Ontem assisti ao documentário Príncipes do Yene recomendado pelo professor. Amplia o entendimento das palestras aqui dadas
Fiquei de queixo caído! Obrigada Murilo pela exposição tão clara do mercado Financeiro
Excelente vídeo... Aristóteles já dizia: "Moeda não foi feita para vender e comprar, pois não é produto, nem para emprestar a juros, pois, isto além de desviar sua finalidade, faz com que perca seu valor original - causa inflação... Emprestar o que te sobra, para ajudar um amigo, a comunidade, ou, o estado sem recursos para realizar uma obra em benefício do povo pode, mas, sem a cobrança antinatural de juros... Seu melhor aluno Alexandre Magno, considerava a Usura um crime hediondo contra a economia, e o agiota um criminoso - proibiu essa prática dizendo que: "Torna o rico cada vez mais rico - sem produzir coisa alguma - e transforma o pobre em miserável"... Até Cristo que ensinava a dar a outra face, foi tomado de ira contra os vendilhões usurários do templo... Embora filósofos e alguns religiosos fossem contra a Usura, a Igreja convencida pelos fariseus dos benefícios que lhe traria, permitiu aliando-se por interesse... Essa aliança da Igreja & Usura provocou essa antinomia bancária nefasta, e a escravidão financeira dos povos no mundo distópico em que vivemos... Gnóthi S'Auton!
O que significa a expressão que encerra seu comentário?
@@amandaamanda3979 Significa: Conheça-te a ti mesmo!
Estas aulas geraram um grande dilema moral em mim porque trabalho no mercado financeiro e sou católico. Fiquei um mês sem vender nenhum produto de investimento e vendo o que fazer com minha carreira... mas nesta aula percebi que o produto que ofereço não é usurário. É aquela alternativa de comprar 50% de um imóvel e depois revenda-lo via "alugueis" ao dono original. O empréstimo acaba sendo limitado a um bem real. Fora que nós só emprestamos aquilo que temos, não criamos dinheiro do nada. O mais incrível (pra quem não é católico) é que acaba sendo bem melhor financeiramente do que qualquer outro investimento no mercado financeiro. Em média, pagamos 1,8% ao mês e a segurança é bem alta, comparável com a poupança, porque sempre tem lastro num bem real. Nesta semana, me encontrarei pessoalmente com o professor Murilo para ver se nao estou dando uma de personagem machadiano e caindo no autoengano.
Faz bastante sentido. Em geral, os banqueiros são os usurários da nossa economia.
Entendo que o mais importante é sua busca genuína pela verdade e sua salvação. Deus te abençoe e te guie bem em suas decisões. Eu passei pelo mesmo, emprestava a juro e abandonei a prática, perdoei dívidas, etc… e nunca mais emprestei a juro. Eu trabalhava em banco e tmb nunca mais. Abraço
@@renatowg10 muito obrigado pelo teu depoimento 🙏
Aluguel é comodato, e não mutuo, casa não é um bem fungível, então não é usura.
Que alegria!
Murilo tem muita profundidade neste assunto! As palestras anteriores foram muito elucidativas!
Cara essas palestras estão sensacionais. Queria ter como baixar todas e salvar kk mas haja memória
Só baixar em mp3
Se baixar numa qualidade baixa pega pouco espaço.
Impressionante a clareza e a riqueza de conteúdo!! E tudo, exposto com extrema simplicidade. PARABÉNS ao Palestrante e ao Instituto Borborema
Eu já vim aqui agradecer, mas preciso fazer isso mais uma vez. Essa aula foi uma das mais importantes que já assisti até hoje na vida.
Parabéns aos fundadores deste Instituto. Palestras excelentes, Murilo. Estudo este assunto faz muito tempo. Desde que conheci a obra de um certo presidente da Academia Brasileira de Letras. Suas associações estão muito acertadas. Existe realmente uma luta espiritual pelas almas. Abraço e continue firme.
Estou compartilhando adoidado, rsrs
Parabéns ! Importantes notícias. Força e coragem sempre. ✌🏻🇧🇷🇧🇷✌🏻
Sensacional!! Gratidão por dividir conosco essa riqueza de conhecimento. A verdade liberta🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Este é um dos vídeos mais importantes da plataforma.
Excepcional!!!
sensacional todos os ensinamentos 👏👏👏
Obrigado, nobre professor! Nosso Deusāo gigante é generoso conosco.
Meu irmão....perfeito.
Que Deus te abençoe
Nossa!!
Temos muito o que aprender, ouvi sobre usura nas aulas de confissão que o professor Mateus me passou, esclareceu ainda mais. Muito obrigada e que Deus o abençoe sempre.
Parabéns aos fundadores do Inst. Borborema por convidar um palestrante da grandeza de um Olavo de Carvalho. Esta palestra durou 4:00h com profundidade e fôlego que não se vê mais. Que MARIA esteja sempre em teu coração Murilo.
Maranatha.
Agradeço ao professor Murilo e ao IB pelas excelentes aulas.
Cara, como sou um ameba perto de vcs
Parabéns pelo trabalho de vocês.
Essa foi uma das aulas mais importantes que vi na vida, junto com várias do Prof. Olavo e do Jordan Peterson. Muito obrigado!
Feliz em ver o tanto de homens que buscam este tipo de conteúdo ! Deus vos abençoe !
Aulas incríveis!! Parabéns, professor Murilo. Vou procurar o senhor nas redes sociais
Mas que trabalho fantástico! Muito boa exposição, altíssimo nível a palestra do Murilo. Muito obrigada! Nossa Senhora de Aparecida recompense vocês por trazerem o Murilo a nós com tantos esclarecimentos sobre esse tema espinhoso e sobre o qual pairam tantas confusões e mentiras.
Passando novamente para parabenizar o IB e o professor Murilo. Show de aula!
Obrigado Deus!
Muito obrigado! Realmente um tema relevantissimo para todos nós atualmente.
Excelentes aulas!!!!👏👏👏👏
3:14:00 Bitcoin.
3:44:00 Perguntas reflexivas para identificar usura.
Esta série foi sensacional
Parabéns-Murilo-nunca-ninguém-esclareceu-o-quão-cruel-e-absurdo-é-este-pecado.
Obrigado IB pir ne proporcionar tanto conhecimentos!!
Obrigado.
Parabéns ao Murilo!
Eu não tinha o mínimo conhecimento sobre o assunto.
Sensacional!
Uma aula verdadeiramente estupenda e útil.
Gratidão IB.
Reescutando essa trilogia, que é uma pérola. Seria ótimo ter também a versão em podcast para compartilhar de maneira que outros pudessem escutar em quaisquer lugares e situações, on ou off line.
Curso bom, curso bem feito, parabéns.
Essa série das três aulas, foi fantástica.... Um aprendizado tremendo.... Tenho o pensamento contrário em alguns pontos, mas não tem como não parabenizar ao Instituto Borborema e ao Professor! Deus abençoe todos vocês 🙏
Obrigada !!!
Mais uma vez, muito obrigada.Aula brilhante e muito útil para todos nós. Parabéns
Parabéns, Instituto Borborema, essa aula é para ser guardada e revista
Fantástico. Parabéns e muito obrigado!
Muito obrigada por este conteúdo a cada dia a verdade de Nosso Senhor nos encontra.!
Murilo!!!! Este teu curso tem que ser transformado num livro, obrigatoriamente, consegui entender todo o conteúdo de forma particular, pois trabalho com planejamento de uma IF e me iluminou absurdamente, não vejo que todos tenham entendido tão claramente as verdadeiras consequências dessa ignorância, espero estar errado, mas se você não publicar isto, eu acho que seria um pecado imperdoável. PS: Sugiro um gráfico de pelo menos 20 anos dos totais de ativos e evolução do PL, líquido de PDD, com e sem TVM.
Ótima live . Obrigado por compartilhar conosco o seu conhecimento!
Muito obrigada por este conteúdo, a cada dia a verdade de de Nosso Senhor nos encontra!!
Excelente !
Muito Bom
Que riqueza! Obrigado e parabéns!
ESSENCIAL.
Bitcoin é a nova tulipa 🌷
Kkk
Impressionante essas aulas!!!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente. Obrigada
Bom dia!
A usura é cometida impunemente por governantes de estados,municipios,bancos,petrolifera...em casos de cobranças abusivas onde os contribuintes não obtem retorno de suas contribuições e taxas vinculadas e supostamente direcionadas ao bem comum de todos ou terciros.
Nova Iguaçu RJ.
Eu gostei muito da aula!!
Que aula fantástica
amei
As aulas estão fantásticas! Parabéns aos envolvidos. Vou fazer uma pergunta que talvez seja simplória, mas é uma dúvida minha: Seria possível ao Brasil (ou qualquer outro país), hoje, "resetar" sua moeda e lastreá-la em seus recursos naturais conhecidos (minérios, água, e talvez, até alimentos) e condicionar a emissão de papel moeda à descoberta de novas quantidades desses bens? Muito obrigado!
Possível tudo é. Viável, não.
Creio que sim, pois isso aconteceu na alemanha de Hitler. Era chamado de Titulos de Trabalho ou algo assim, em que o governo emitia em troca de recursos naturais ou comprovação de serviço. Por exemplo, vc traz ao gov 1 tonelada de feijão e vc recebe x em titulos. Logo, vc tb vai usar esses titulos para pagar quem colheupra vc, quem transportou etc
@joao goncalves a inflação não depende unicamente do lastreamento. Mas sim, da usura e do sistema de emrestimo fracionário. Além disso, o ouro é passível de controle pois as jazidas são mais raras do que as de prata por exemplo. Logo, são controláveis os preços do ouro. Essa foi uma discussão que rolou nos EUA no sec XIX pq eles queriam lastro na prata enqunto os banqueiros no ouro
Fizeram isso na Alemanha e foi um sucesso. O dinheiro era lastreado no trabalho, essa foi a verdadeira causa da segunda guerra.
Esta ideia não faz sentido, porque é inteiramente contrária à natureza e definição de moeda. Esse tipo de ideia parte de uma crença na escassez enquanto base do "valor" da moeda, propagada por "economistas" a serviço de usurários.
Parabéns! Melhor aula que já assisti.
Excelente aula.
❤
Já estou revendo meus conhecimentos da escola austríaca e até o abstrato e impraticável Karl Marx com essa " cortina de fumaça "de fato que ele fez sobre o sistema financeiro ( CAPITALISMO FINANCEIRO) .👍👍
O livro citado em 3h23 é o do Michael Jones "Modernos Degenerados"??
Na bolsa de ações, papéis de empresas, seria economia real ou não? Especialmente os de empresas que produzem algum bem com físico real.
👏👏👏👏
E gostaria de saber também porque o professor diz que os impostos e a dívida externa não precisariam existir, de onde viria o dinheiro para as benfeitorias públicas e como o país poderia fazer compras internacionais?
Caralho, q soco
Especulação imobiliária: existe o imposto sobre lucro imobiliário. E é caro.
A maior parte das prefeituras tem um valor de referência que impede passar a escritura "por baixo". O sistema ganha com o lucro imobiliário e o IPTU.
Por favor, disponibiliza o texto também para os ouvintes pelo TH-cam.
Agora percebi que meus amigos que ficaram entusiasmados porque tiveram acesso à faculdade com o FIES na verdade viraram escravos. Uma amiga médica, já formada há 10 anos, ainda hoje paga seus FIES, e ela é a que está em bão situação, porque outroa amigos sofrem com desemprego e a dívida (que, pelo que ouvi, o pai dos pobres, Mula, 'desperdoou').
Gostaria de perguntar ao professor Murilo porque ele diz que a usura dos juros bancários é definida pela falta de risco, quando na verdade o banco corre o risco da inadimplência do pagamento do empréstimo. Uma vez ouvi o professor Gianetti do IBMEC dizer que os juros bancários correspondiam a taxa de inadimplência.
E gostaria de saber também se a questão do jubileu, que ele levanta, que é o perdão da dívida, se já não existiria na figura da prescrição da dívida após 5 anos.
ORANGE IS THE NEW RED
Com todo respeito, gostaria de saber como fica a situação da assinatura do Instituto Borborema, que cobra juros ao oferecer parcelamento.
Não é o instituto, é empresa de adquirencia que processa os pagamentos. E advinha a quem pertencem? Sim, aos bancos.
🙏👍
Excelente aula. Gostaria de receber as 8 patinas Distribuidor no presente.
muito bom aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Quando eu praticava usura, eu considerava: quebrar o carro do devedor, mandar bater nele, até mesmo considerava mandar matar, quando parei de emprestar esses pensamentos desapareceram.
Se todo o dinheiro é de César, podemos ser expropriados a qualquer momento e não teremos do que reclamar. Os bancos e impostos seriam apenas instrumentos diferentes de César pegar de volta aquilo que já é dele ou de distribuir o dinheiro para os seus amigos.
Quem disse que Jesus disse "todo dinheiro é de César"? A César, apenas o que é de César, de fato e direito: nada.
Alguém sabe dizer se o Murilo ele é Distributista ?
2:42:00 então seria válido entregar um saco de alimento e depois da valorização da moeda local ,entregar mais de um saco de alimento? E se for o contrário? Então a correção de juros por mérito da desvalorização da moeda continua injusto ?
Os ganhos financeiros obtidos com o bitcoin são consequência da falta de adoção inicial pelo público, que não percebeu seu potencial no momento de sua criação. Na verdade, o bitcoin representa uma solução significativa para muitos dos problemas discutidos nesta aula.
50:00
Meu Deus! Que palhaçada de som de fundo é esse? O professor tem sangue frio. Ainda bem!
Sobre a regra de bolso, o valor da garantia também não deveria ser proporcional ao empréstimo ?
Sem dúvida
Pergunta: Na época de Jesus existia inflação? Pergunto porque ele condena o empréstimo visando lucro, mas hoje a questão muitas das vezes é não perder o poder de compra da tua poupança e não um lucro exorbitante. Outra coisa é quando você empresta a terceiros apostando no projeto deles de empreendimento, e não emprestando aos pobres… a condenação de Jesus não seria voltada a empréstimos a quem está carente de recursos para viver?
A questão da finalidade se aplica em todos os casos? Mesmo os aparentemente lícitos?
Esse empréstimo funcionaria como um aluguel do teu dinheiro para outros usarem para o fim que desejarem
eu gostei mt do vídeo, só não ficou claro se é lícito uma pessoa física investir em renda fixa e variável a fim de complementar renda.