Zeca Afonso vol 01 - a morte saiu à rua, vejam bem, vampiros, venham mais cinco, grândola... (letra)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 14 ธ.ค. 2024
- 00:39 - Canção de embalar
Concerto no Coliseu de Lisboa, 1983.
04:02 - Vejam bem
Excertos do “Filme do Desassossego”, de João Botelho, 2010.
08:06 - Vampiros
Originalmente gravada no álbum Baladas de Coimbra (EP II), 1963.
09:39 - Venham mais cinco
Concerto no Coliseu de Lisboa, 1983.
15:52 - Os índios da Meia Praia
Excertos do documentário de longa-metragem "Continuar a Viver ou Os Índios da Meia-Praia", de António da Cunha Teles, 1976.
19:30 - Traz outro amigo também
23:22 - A morte saiu à rua
Canção de homenagem a José Dias Coelho, artista plástico morto pela PIDE em 1961.
26:23 - Cantar alentejano
Canção de homenagem a Catarina Eufémia (Baleizão, Beja, 13 de fevereiro de 1928 - Monte do Olival, Baleizão, 19 de maio de 1954), trabalhadora agrícola que, na sequência de uma greve de assalariadas rurais, foi assassinada com três tiros, pelas costas, por um agente da Guarda Nacional Republicana. Excertos do filme “O Trigo e o Joio”, de Manuel Guimarães, 1965.
31:52 - Menina dos olhos tristes
Excertos dos filmes portugueses: “Non, ou a vã glória de mandar”, de Manoel de Oliveira e “Deus não quis”, de António Ferreira.
36:16 - Menino do Bairro Negro
39:30 - Menino d’oiro
41:45 - Grândola Vila Morena
Excerto do documentário “Torre Bela”, do realizador alemão Thomas Harlan, 1977.
José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos - Zeca Afonso (Aveiro, 2 de agosto de 1929 - Setúbal, 23 de fevereiro de 1987), foi um cantor e compositor português.
Frequentou o Liceu Nacional D. João III e a Faculdade de Letras de Coimbra, e integrou o Orfeon Académico de Coimbra e a Tuna Académica da Universidade de Coimbra.
Em 1953 grava o seu primeiro disco, Fados de Coimbra.
Entre 1962 e 1968, Zeca inicia o seu período musicalmente mais rico, criando as primeiras músicas de intervenção. Conhece o seu amigo e guitarrista Rui Pato, estudante de Medicina, com quem grava 49 temas e percorre todo o país em dezenas de espetáculos em coletividades operárias, associações de estudantes, cineclubes, por toda a parte onde era chamado para utilizar a sua canção como arma contra a ditadura salazarista.
Em 1963, são editados os primeiros temas de carácter vincadamente político, Os Vampiros e Menino do Bairro Negro (o primeiro, contra a opressão do capitalismo; o segundo, inspirado na miséria do Bairro do Barredo, no Porto) integravam o disco Baladas de Coimbra que viria a ser proibido pela Censura.
Em 1964, atua na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, onde se inspira para fazer Grândola, Vila Morena. A música viria a ser a senha do Movimento das Forças Armadas no golpe de 25 de abril de 1974, permanecendo como uma das músicas mais significativas do período revolucionário.
Em 1967, é colocado como professor em Setúbal, onde fica a lecionar pouco tempo, pois acaba por ser expulso do ensino oficial. A partir desse ano, torna-se definitivamente um símbolo da resistência democrática. Mantém contactos com a Liga de Unidade e Ação Revolucionária e o Partido Comunista Português, ainda que se mantenha independente de partidos.
Em 1969, participa no 1º Encontro da Chanson Portugaise de Combat, em Paris, e grava Cantares do Andarilho, recebendo o prémio da Casa da Imprensa pelo Melhor Disco do Ano e Melhor Interpretação.
Em 1971, edita Cantigas do Maio, no qual surge Grândola, Vila Morena, que acaba por interpretar pela primeira vez num concerto celebrado a 10 de maio de 1972, na residência universitária Burgo das Nações, hoje Auditório da Galiza, em Santiago de Compostela.
Em 1973, canta no III Congresso da Oposição Democrática e grava o álbum Venham mais Cinco.
Entre abril e maio de 1973, esteve detido no Forte-prisão de Caxias pela PIDE/DGS.
Após a Revolução de 25 de abril de 1974, acentua a sua defesa da liberdade, tendo realizado várias sessões de apoio a diversos movimentos, em Portugal e no estrangeiro.
Os seus últimos espetáculos terão lugar nos coliseus de Lisboa e Porto, em 1983, numa fase avançada da sua doença (esclerose lateral amiotrófica).
Em 1985, é editado o seu último álbum de originais Galinhas do Mato, no qual, devido ao estado da doença, Zeca não consegue interpretar todas as músicas previstas.
Faleceu em 23 de fevereiro de 1987, no Hospital de São Bernardo, em Setúbal.
“Música feita em Portugal”
Criei este canal apenas para divulgar a música nacional, a língua portuguesa e a cultura lusófona. A seleção do repertório retrata uma opção estética meramente pessoal… Como não pretendo ganhar qualquer dinheiro com os vídeos, todos os benefícios são rentabilizados pelos “proprietários dos direitos de autor”.
A música de José Afonso é a chamada música de contestação e revolta à Ditadura de Salazar. Só entende o conteúdo quem viveu esse período nos anos 70 do século passado. Linda sempre!..
Maravilhoso Zeca Afonso.
Sou emigrante alentejano,moro na Espanha há quase 58 anos, estive nas guerras de Ultramar, regressei de lá da Guiné em Dezembro de 1.973, quando já se estava a preparar o 25 de Abril, e o Zeca Afonso foi uma especie de Deus para nós, as suas canções foram uma referencia e um ponto de partida para a liberdade e a ilusão de um mundo mais justo.
Tenho a sua discografía completa, e sempre que tenho oportunidade de o poder ouvir, é um prazer enorme para os meus ouvidos.
¡¡ Sempre na minha memória Zeca Afonso !! ....🇵🇹🇵🇹✌️🇪🇦🇪🇦..
Obrigada, Portuscalept, por nos proporcionar a alegria de ouvir estas músicas e letras extraordinárias na voz deste homem, grande lutador pela democracia. Lutou com todas as suas forças e será sempre lembrado por muitos de nós. ZECA SEMPRE. Maria.
Obrigado pelo comentário, Maria! É realmente um privilégio poder compartilhar as músicas e a voz deste grande lutador, que sempre usou a arte como arma na defesa da liberdade e da democracia. Zeca Afonso será eternamente lembrado pela marca profunda que deixou nas nossas vidas e na nossa história. Zeca Sempre!
Um grande abraço, do Porto!!!
Arrepia ouvir esta voz
Muito orgulho dos portugueses
Vejam bem ,àquele homem desbravando....
Quem lá vem dorme à noite ao relento na areia,dorme à noite ao relento no mar....infinita canção pra sempre
a voz mais bonita que ouvi até hoje com o coração e muito sentido verdadeiro ❣️
Aqui no Brasil, conheci e me apaixonei pela obra de Zeca Afonso há muitos anos. É um gênio e os gênios não morrem. Muito obrigado pelo belo presente.
É isso, Aldo de Cairo Antonio, "os génios não morrem"... O Zeca Afonso será sempre um farol em tempo de trevas. Abraço para todos os irmãos brasileiros, do Porto!
🙏
✌
A força das letras e a força com que as canta, arrasam-me a alma. Estas músicas transportam-me para os tempos de pobreza, de medo e de desesperança que então vivi.
ZECA é único.
Infelizmente, existe mais de um milhão de portugueses e portuguesas que querem fazer regressar esses tempos de tristeza, medo e miséria . Como é possível a eleição de 48 deputados de extrema-direita no ano em que Abril completa 50 anos?!
Maravilhoso Zeca Afonso❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Sou brasileira do Rio de Janeiro, já morrem Portugal,aí conheci meu marido, casamos fomos imensamente felizes!! Faleceu sem voltar a Portugal, levou uma saudade imensa, da terra, era do Marco de Canaveses!! Joalheiro perfeito!! Aprendeu a profissão, numa oficina no Porto, morava com os pais, em Via Nova de Gaia!! Vida de imigrante, é só saudade,do seu pedacinho de chão!! Levou a saudade apertada no peito!
Maria Adelaide Duarte Pinto, agradeço o seu simpático comentário!!! A Saudade é um sentimento intrínseco da alma lusitana... Abraço amigo e felicidades, do Porto!!!
Fraterno abraço.
Maria Adelaide, de Lisboa, enorme e fraterno abraço 🥰 tudo de bom amiga... Bem haja pelo seu comentário. Beijinhos 😘
Asim é, um artista único e genial. Saudaçoes desde a Galiza
Maria Adelaide, até me fizeste chorar, porque uma história indentica é a do meu pai.. que também foi para o Brasil quando eu era pequeno, casou aí com uma brasileira excelente, de Curitiba, entretanto tenho irmaos lá, foi imensamente feliz, mas infelizmente faleceu antes de voltar a Portugal! O meu maior desejo agora é poder ir ao Brasil conhecer a minha família de Curitiba!
Sinto todas as tuas palavras! Um grande e forte abraco!
(desculpa a falta de acentos, também eu sou emigrante, mas na Alemanha) Beijos!
Todos os PORTUGUESES o adoram, por ser bom português, ótimo cantor/ compositor anti-faschista um amigo para sempre.
, , , parabéns, por esta compilação de excelência!!!!!! Acrescentado o sentido estético, a beleza e contemporeinidade de cada vídeo!!!!!!!!!!!
Lindoo de se ouvir e ver !!!
👏🙆👌🤗
Obrigado, Filomena Bilber! Estou a compilar uma segunda edição de músicas do Zeca, mas a seleção está a revelar-se uma tarefa difícil ... Abraço e felicidades!
@@portuscalept É que a grandeza da obra de Zeca Afonso realmente pede várias edições... Grata por sua compilação e partilha! Um abraço do Brasil.
@@lucieliapaiva5592 , obrigado pelas simpáticas palavras! Já publiquei uma segunda edição mas, perante a vasta obra do Zeca, terei que compilar um terceiro volume. Felicidades e um bom Ano Novo, do Porto.
@@portuscalept Opa! Que maravilha! Já me inscrevi em seu canal para aguardar a terceira edição e para apreciar os duetos Portugal-Brasil.
Um dos maiores compositores do mundo. Não deveriam os portugueses misturar a genialidade de Zeca Afonso com suas posições políticas. Um gênio só deve ser visto pela sua obra. Do Brasil, um abraço a todos.
Obrigado pelo comentário, Aldo de Cairo Antonio! É verdade, a obra de José Afonso vale por si só... Porém, é difícil para qualquer português desvincular o Zeca da revolução de 25 de abril de 1974. O tema “Grândola Vila Morena” foi uma das senhas utilizadas pelo Movimento das Forças Armadas no golpe de abril. Abraço fraterno, do Porto!!!
Viva o Zeca, Viva a revolução, fascismo nunca mais
Na realidade a.música do Z.Afonso é mais do que política. É amor pelo próximo. E ele deixou-o tão claro nas suas canções. Era um poeta acima de tudo.
E quais seriam "as suas posições politicas", que nós portugueses não deviamos misturar com a sua genialidade?
Ainda se confunde liberdade com política, esse foi e ainda é um dos nossos grandes males! Comunistas e fascistas deixem-nos trabalhar e viver em paz com os nossos irmãos e irmãs.
Um dos maiores compositores da lingua Portuguesa e um amigo de coracao de oiro. Mil obrigados por partilhar.
Obrigado,Hu Soi! É um prazer divulgar a obra do Zeca... Abraço!
Parabéns a quem montou este vídeo de 10 canções do nosso Zeca! Foi um prazer revê-lo!!! Gratidão!!!
Obrigado, Isabel Pereira!!! Abraço e feliz Ano Novo.
Ô,Ô,Ô
Outra que eu soubesse numa noite escura
Sobre o seu sorriso encantado
Simplesmente SÓ ELE,com a canção de embalar e recordar velhas amizades e tempos
Como sempre adoro tudo. Mas a canção "A morte saiu à rua" tem um.lugar especial no meu coração . De eleição tenho " Vocábulo Redondo" e mais ainda "Como se fora seu filho". Obrigada na mesma por nos recordarem Zeca Afonso. E, claro, os músicos fantásticos que o acompanhavam.🙏
Obrigado, Teresa Ribeiro! Estou a compilar mais 12 músicas do Zeca Afonso, mas a escolha é difícil... Abraço e felicidades!!!
Queridíssimo amigo, sempre presente!!!
Obrigada
Uma voz excepcional que nos acompanhará para sempre! Meu professor de História Universal quando a PIDE o foi prender ao Liceu Nacional de Setúbal.
Lindo! Lindo! Lindo! Espectáculo 👏👏👏! Sempre fui sua fã! Obrigada pela partilha 🙏👏! Não há palavras para definir o que sinto ao ouvir esta voz única! 🙏👏🌟🍀. Espero por mais...
Obrigado, Cecília Grabulho! Já somos dois fãs... Estou a organizar mais 12 músicas do Zeca. Abraço e felicidades!!!
@@portuscalept igualmente muito obrigada! 🙏👏👏👏
Ao vivo, a melhor voz que ouvi. Absolutamente extraordinário!!
Zeca Afonso por vossa excelência. CIÊNCIAS da JUSTIÇA, SAÚDE e EDUCAÇÃO.
👏👏👏🤗
Unha preciosa voz a do Zeca e fermosas as súas composición. Un placer escoitalo.
Sin suas posições políticas não existiria o seu trabalho... antes que o trabalho e as posições políticas hai que honrar ao HOMEM. ÚNICO.
Todo o contrario. Se non manifestara as súas ideas políticas tería moito máis éxito e evitaría o boicot de xente con ideas de dereitas e fascistas.
@@manuelrodriguez106 sim, é se não tivesse olhos, fosse mudo ou não tivesse coração muito milhor, né?
Maravilhosa canção
Lindo! Lindo! Lindo! Espectáculo 👏👏👏! Sempre fui sua fã! Obrigada pela partilha 🙏👏! Não há palavras para definir o que sinto ao ouvir esta voz única! 🙏👏🌟🍀
🙏🌟👏
Amo te ouvir, representa por excelência Portugal
Ouvir nossas músicas, é um bálsamo pra nosso coração!! Grata por preencher com sua música, nossas vidas!!
Um dos melhores compositores.
Muito bom! Zeca para sempre... sempre!!!
Génio
Muchísimas gracias
Magnifico! Amei!!
José/Zeca Afonso - 12 músicas (letra)
00:39 - Canção de embalar
04:02 - Vejam bem
08:06 - Vampiros
09:39 - Venham mais cinco
15:52 - Os índios da Meia Praia
19:30 - Traz outro amigo também
23:22 - A morte saiu à rua
26:23 - Cantar alentejano
31:52 - Menina dos olhos tristes
36:16 - Menino do Bairro Negro
39:30 - Menino d’oiro
41:45 - Grândola Vila Morena
Amorte saio a rua e saio um gra de da nossa revolução vamos recordalo pra sempre
Como é possível com tanto estudo voltarmos ao mesmo.
Zeca Afonso podia ter cantado frente ao rei D. Afonso o sabio num tempo de juglares e trobadores.
"Juglares"? :D
Gratidao adorei!
Obrigado Portuscale, belíssima qualidade de edição e obras, bem haja!
Obrigado, Buteos!!! É um prazer divulgar a obra de Zeca Afonso... Abraço, do Porto.
Que Os Portugueses Nunca Esqueçam
Que Quem Realmente Os Resgatou Da Ditadura Dos Porcos
Foram Estas Entidades Sábias Quase Místicas
A Nata Que Na Altura Era De Uma Riqueza Única
Sofreu Na Pele A Dor Infligida Pelos Porcos Durante Cinquenta Anos
E Nunca Se Deixou Subverter
Sendo Que Aqueles A Quem Deram Toda A Glória
Demorou Os Mesmos Anos Para Fazer O Que Deveria Ter Feito
No Máximo Ao Fim De Cinco
Para Os Verdadeiros Só Estes HOMENS Merecem Essa Glória
Draco Veritatis
Trovador da liberdade
Âncora da liberdade em tempos de opressão
A letra destas canções, espelha o Portugal de hoje.
As pessoas na altura temiam pela vida...por vezes estava nas mãos dum vizinho desesperado, o medo espreitava em qualquer esquina...Não estamos bem mas também não tão mal!
🤔😱
Estão de volta os vampiros ZÉCA: Andam por aí uns a dizer chega, outros que se tome a iniciativa de vender Portugal liberal. O plano deles é exatamente siga a roubalheira e viva Portugal. A luta continua amigo viva Portugal e os que o defendem verdadeiramente. 🇨🇭🇵🇹✌️
Eles nunca foram embora, vestiram foi a pele de cordeiro e por aí caminham.
Álvaro Cunhal, Mário Soares, Emídio Guerreiro, Jorge Sampaio e Adriano Moreira, que sempre lutaram para que o país provredisse, partiram sem que nos deixassem estadistas com valores morais e políticos, sem serem formados nas universidades políticas de Verão.
2/11/23
Onde consegueste as imagens do "Menindo d´ouro"? Ate onde tenho entendido as unicas participacoes do Zeca na televisao antes do 1974 foram apagadas e é lost media irrecuperavel
Um dos maiores génios da música era Português.
Obrigado, Jorge Gomes!!! É verdade, só trocava o tempo do verbo... Um dos maiores génios da música é Português (e viverá para sempre nas nossas memórias). Abraço!
Bem visto.
O mais é ver os portugueses cantarem as músicas muitas vezes ruins do Brasil e músicos brasileiros nem falam de Zeca Afonso....a não ser Chico Buarque e olha lá
fascismo nunca mais!
O Brasil excomungou o genocida. Glória!!!!!