Alê do Rosário, presente!
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 26 พ.ย. 2024
- *FOTOS ALÊ DO ROSÁRIO: LORI FIGUEIRÓ*
EM MAIO DE 2024, O PROGRAMA CAMINHOS ENTREGA PARA BELO HORIZONTE MAIS UMA ESCULTURA EM HOMENAGEM A UMA IMPORTANTE PERSONALIDADE MINEIRA.
APESAR DE SUA RELEVÂNCIA PARA A DEFESA DOS DIREITOS DAS POPULAÇÕES QUILOMBOLAS, MUITA GENTE AINDA NÃO CONHECE A HISTÓRIA DE ALESSANDRO BORGES DE ARAÚJO.
Alessandro Borges de Araújo (1988-2019), mais conhecido como Alê do Rosário, foi um ativista cultural e uma importante liderança na luta em prol das comunidades quilombolas, na musicalidade regional e na arte do Vale do Jequitinhonha e de Minas Gerais.
Desde jovem, sempre demonstrou grande interesse pelos livros, pela escrita e pelo social, o que fez com que sua família o apoiasse a continuar estudando, diferente de muitos da sua região. Esse fato, mais adiante, o tornaria uma pessoa bem articulada e de grande força, um expoente e uma voz para comunidades tantas vezes esquecidas.
Pai de quatro filhos, Alê foi Capitão da Congada de Nossa Senhora do Rosário dos Quilombolas, Coordenador Municipal de Cultura do município de Berilo, Diretor de Cultura da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais - N’Golo e um dos criadores dos Roteiros Turísticos da Rota dos Quilombos. Seu legado inclui ainda diversas outras atuações e ações efetivas em favor da juventude quilombola e das mulheres.
Além disso, Alê também articulava centenas de comunidades quilombolas, sendo responsável por monitorar os processos de regulação territorial e realizar um trabalho de base, como a conscientização sobre a necessidade de luta pelo reconhecimento enquanto comunidade quilombola e a preservação do congado, parte essencial na construção da cultura plural brasileira.
Infelizmente, em 2019, Alê veio a falecer, ainda aos 30 anos, devido a complicações renais. Uma perda imensurável para a cultura mineira e para a luta das comunidades quilombolas. No entanto, como afirma sua amiga Magda, ainda que se foi o mestre do congado, em cada território ele deixou seu legado.
Saiba mais: cemais.org.br/...
Produção: CeMAIS
Diretora-presidente: Marcela Giovanna
Diretora executiva: Aline Seoane
Diretora financeira: Ustane Martins
Analista Programa Caminhos: Kênia Araújo
Roteiro: Vinícius Micheletto e Mariana Pimenta (Nenhum Destes Comunicação para o 3º Setor)
Entrevista e Filmagens: Leandro Sales Machado
Direção de vídeo e Filmagens: Policarpo Francisco Amaral Brito
Edição: RMBR Comunicação
Fotos Alê do Rosário: Lori Figueiró
Imagens Obra: Diego Torres Maciel
Entrevistados:
Adão Raimundo dos Santos
Anelice Sales Pereira
Magda Martuche
Maria Neide Borges de Araújo
Santa Lúcia Borges de Araújo
Depoimentos finais:
Adalberto Nunes de Oliveira
André Cândido Teixeira
José Claudionor dos Santos Pinto
Maria das Neves Rodrigues Couto
O Programa Caminhos tem o objetivo de abrir possibilidades para a inclusão socioeconômica da pessoa em situação de vulnerabilidade social por meio do acesso ao trabalho, à cultura e à arte. É resultado do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público do Trabalho (MPT),Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e CeMAIS.
Muito Axé meu irmão, amigo Alê do Rosário, você foi, é espetacular, essas homenagens são muito pouca, pelo seu tamanho, pelo legado que deixou, só quem viveu na luta ao seu lado sabe que soldado valente, defensor dos seus, e dos outros, gratidão meu amigo, obrigado por tudo, Alê vivi Eternamente
Merecidíssima homenagem! Alê além de todas as ações citadas era um grande parceiro da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte. Por anos seguidos a gente com meses de antecedência ia articulando a participação da Congada de Berilo em Chapada e vice-versa. Comunidades quilombolas, ICMS, Irmandades...eram alguns dos temas das conversas que tivemos. Um guerreiro que contribuiu demais para o fortalecimento de conquistas como a certificação de comunidades quilombolas entre tantas outras. Fez história e deixou um valioso legado!
Aah que saudades de você meu grande amigo
Meu amigo e mestre merece esta homenagem. Que saudade mestre!
Um exemplo de pessoa,muito dedicado para as comunidades quilombolas.Fazendo muita falta para nosso vale.
Nunca será esquecido.
Que saudades de você amigo!! Seu legado jamais será esquecido!!!🥺❤️