Há muitos professores bons no TH-cam. Sei que entendem muito do assunto, mas com essa didática são muito poucos.!!! Parabéns Professor, vc merece este título com honra. Uma pessoa que faz vídeos dessa qualidade é porque ama o que faz.
Parabéns pelo vídeo, didático e objetivo. Como crítica construtiva, só faria duas pequenas observações. 1- Os BCS são equipamentos relativamente caros, e utilizados estrategicamente para "obrigar" o fluxo seguir uma direção ( intercâmbio entre subsistemas) 2- Geralmente os BCS possuem capacidade inferior a da LT que está conectado em série, e a médio/longo prazo podem virar gargalos sistêmicos devido a sobrecarga. Mais uma vez parabéns pelo vídeo!
Excelente vídeo-aula professor, parabéns. Seus conteúdos são excelentes,a sua didática é de fácil entendimento. Muito bom, obrigado por compartilhar seus conhecimentos sobre Alta Tensão. Abraços!!!!!!
Parabens por estes conteudos só o seu ca nal que tras esses detalhes finos de substações de altas tensões. Sou seguidor e indico o seu canal para varias pessoas que gosta dezte tipo de conteudos.
Valeu Cleber, aproveite o canal. Agradeço as indicações 😁 Abração! Sugestão de video th-cam.com/video/ugky0tnx_BA/w-d-xo.html th-cam.com/video/DNh9qUF5-pM/w-d-xo.html
Pergunta Num sistema que interliga varias regioés como é feita ,na prática, a variação de angulos para a transmissão de fluxo de potencia ativa de uma região para outra.
Olá, Luiz, a variação de ângulo ocorre através da elevação de geração de uma usina. Por exemplo, considere duas usinas interligadas, A e B. Se quisermos elevar a diferença angular de A para B, basta elevar a geração de A e reduzir a geração de B. Sempre tomando o cuidado para que o ângulo de carga numa barra não ultrapasse limites de estabilidade. Abraço ⚡
Valeu Samuel, seja bem vindo. Aproveite o canal. Uma dica de vídeo interessante: th-cam.com/video/bu4QZFaNbDg/w-d-xo.html th-cam.com/video/Bp2UPc8C9d4/w-d-xo.html
Parabéns pela aula brilhante. Transmite de maneira simples o conhecimento, sem deixar de lado as demonstrações matemáticas importantes. Entretanto fiquei com uma dúvida. Se em um modelo de LT temos ao longo de seu percurso a indutância capacitiva natural pela distância cabo-solo, como é que aumentar a LT deixa ela mais indutiva?
Olá, Ricardo. O comprimento da LT impacta no aumento dos parâmetros do modelo da linha: resistência, indutância e capacitância. E uma LT longa submetida a elevado carregamento, faz com que a reatância indutiva série provoque acentuada queda de tensão e reduza a estabilidade angular. Nesse cenário, o banco de capacitor série é a solução. Abração ⚡ Sugestão: th-cam.com/video/Bp2UPc8C9d4/w-d-xo.htmlsi=zBKDiLUwh4kvQxC4
Eles são instalados em série (para reduzir a tensão) formando módulos, que formam válvulas e que são acoplados, formando um conversor AC/DC ou DC/AC. Nós bipolos de Itaipu existem ao todo quase 37 mil tiristores. Abração!
Excelente., meu Nobre! Parece-me q aí o capacitor série c sua XC, tem tendência de criar uma ressonância c a XL da linha, p c efeito deixar a linha mais R, aumentando o fluxo de potência ativa - P e reduzindo perdas. Estou certo?! Abraço, meu querido!!!
Olá meu nobre Raimundo, a ressonância pode acontecer em algum transitório com frequência múltipla de 60 Hz, e mesmo assim existem filtros. Já em condições normais de operação, em 60Hz, a BCS é projetada para não haver ressonância, o que acontece é somente a redução da reatância indutiva série da linha e o consequente aumento do fluxo de potência. Forte abraço!
Aparti de 8 minutos o esquema é bem semelhante ao filtro snubber? Eu uso no contator de transferência somente capacitor x2 330nf, pelo que vi se colocar muito capacitor atera o fato de potência?
Ao aumentar o fluxo de potência nos cabos não irá aumentar também a corrente e portanto o aquecimento dos mesmos, ou os cabos já são projetados antes para isso?
Na apresentação temos a proteção primária dos equipamentos do capacitor. Para configuração da LT sem o BCS tem a proteção secundária por meios de reles 21 67 de fase neutro e teleprotecao 85. Como fica as proteções secundárias 21 67 85 com o BCS? A curva quadriláteral do 21 se aplica a está configuração?
A linha de transmissão e a BCS têm proteções próprias, com garantia de coordenação e seletividade. No caso do relé de distância, uma das estratégias é utilizar a impedância resultante (LT + BCS) no relé convencional Mho. Abração ⚡
No 1° exemplo, a reatância indutiva série (Xl) era de j50Ω. Se inseríssemos uma reatância capacitiva (Xc) de -j50Ω, o denominador seria igual a zero? O que isso significa na prática? Os transformadores perderiam a capacidade de gerar seus campos magnéticos?
Tem algo viavel ($$$) para uso residencial que possa manter a tensão que vem da rede mais estável ? Porque moro no sítio e a variação é constante e estraga os equipamentos. Obrigado
Seria você ter seu transformador próprio e receber energia em média tensão, mas aí só seria viável se a demanda da instalação for maior que 75 kW. Abração ⚡
Não podem, neto. Pois o disjuntor tem a função de inserir/baypassar a BCS, e o centelhador é como uma chave acionada pelo nível de tensão, onde surge um arco elétrico entre seus terminais. Abração ⚡
Excelente explicação do que é um BCS. Parabéns Cláudio!
Valeu, Bruno. Que bom que você curtiu. E meu nome é Cláudio 😸 Abração ⚡
Não querendo ser reduntante, mais sendo, tenho que dizer: parabéns muito bom as explicações.
Obrigado por mais essa grande aula professor Deus abençoe sempre
Sou pós-graduando em Proteção e Controle de Sistema Elétrico. Está me ajudando muito essas aulas. Excelente didática. Parabéns!
Muito bom ,Mauro. Aproveite o canal. Abração ⚡
Impressionante as técnicas que são aplicadas na elétrica atual. Parabéns!
Há muitos professores bons no TH-cam.
Sei que entendem muito do assunto, mas com essa didática são muito poucos.!!!
Parabéns Professor, vc merece este título com honra.
Uma pessoa que faz vídeos dessa qualidade é porque ama o que faz.
Valeu Márcio. Grato por suas palavras. Forte abraço!
Sugestões:
th-cam.com/video/ugky0tnx_BA/w-d-xo.html
th-cam.com/video/7P6_rA7o1Qk/w-d-xo.html
Muito bom, conheci a pouco tempo o seu canal, até agora só vídeos de extrema qualidade
Obrigado Felipe, forte abraço!
Parabéns pelo vídeo, didático e objetivo. Como crítica construtiva, só faria duas pequenas observações.
1- Os BCS são equipamentos relativamente caros, e utilizados estrategicamente para "obrigar" o fluxo seguir uma direção ( intercâmbio entre subsistemas)
2- Geralmente os BCS possuem capacidade inferior a da LT que está conectado em série, e a médio/longo prazo podem virar gargalos sistêmicos devido a sobrecarga.
Mais uma vez parabéns pelo vídeo!
Olá Rafael, obrigado pelos comentários valiosos. Assino embaixo. Forte abraço.
Conteúdo de alta qualidade!
Valeu SM, aproveite o canal. Abração!
Excelente vídeo-aula professor, parabéns. Seus conteúdos são excelentes,a sua didática é de fácil entendimento. Muito bom, obrigado por compartilhar seus conhecimentos sobre Alta Tensão. Abraços!!!!!!
Valeu, Anderson. Aproveite o canal 👍
Excelente didática e ótimos conteúdos! Parabéns!!!
Parabens por estes conteudos só o seu ca nal que tras esses detalhes finos de substações de altas tensões.
Sou seguidor e indico o seu canal para varias pessoas que gosta dezte tipo de conteudos.
Valeu Cleber, aproveite o canal. Agradeço as indicações 😁 Abração!
Sugestão de video
th-cam.com/video/ugky0tnx_BA/w-d-xo.html
th-cam.com/video/DNh9qUF5-pM/w-d-xo.html
Ótimo vídeo, muito rico. Bastante técnico! Parabéns!
Que bom que você curtiu, aproveite o canal. Bom dia Moisés!
Parabéns, professor! mais uma aula incrível.
Valeu, Vinícius 👍⚡
Perfeito Dr. Direto ao ponto!
Valeu mestre Erivaldo, companheiro de sala de controle, forte abraço!
Parabéns pela explicação mestre
Valeu Leister 👍
Adorei seu canal, é bem direto, fácil de entender, Parabéns, continue com esse ótimo trabalho.
Valeu Lucas 👍
Sugestões:
th-cam.com/video/vKRio3onL2Y/w-d-xo.html
th-cam.com/video/QqX8X1qb9ZU/w-d-xo.html
Pergunta
Num sistema que interliga varias regioés como é feita ,na prática, a variação de angulos para a transmissão de fluxo de potencia ativa de uma região para outra.
Olá, Luiz, a variação de ângulo ocorre através da elevação de geração de uma usina. Por exemplo, considere duas usinas interligadas, A e B. Se quisermos elevar a diferença angular de A para B, basta elevar a geração de A e reduzir a geração de B. Sempre tomando o cuidado para que o ângulo de carga numa barra não ultrapasse limites de estabilidade. Abraço ⚡
Parabéns pelo trabalho conheci seu canal hoje ganhou mais um inscrito
Valeu Samuel, seja bem vindo. Aproveite o canal.
Uma dica de vídeo interessante:
th-cam.com/video/bu4QZFaNbDg/w-d-xo.html
th-cam.com/video/Bp2UPc8C9d4/w-d-xo.html
Que legal, outra aplicação para os tiristores que não conhecia...
Sempre aprendemos algo novo. Abração!
Sugestões:
th-cam.com/video/ugky0tnx_BA/w-d-xo.html
th-cam.com/video/Bp2UPc8C9d4/w-d-xo.html
Top demais sua aula! Parabéns!!!!
Valeu Aslanderson, aproveite o canal. Abração!
Sugestões:
th-cam.com/video/T-0L1zk04eM/w-d-xo.html
th-cam.com/video/ugky0tnx_BA/w-d-xo.html
th-cam.com/video/7P6_rA7o1Qk/w-d-xo.html
Muito boa a explicação.
Valeu Jardenes, forte abraço!
Parabéns pela aula brilhante. Transmite de maneira simples o conhecimento, sem deixar de lado as demonstrações matemáticas importantes.
Entretanto fiquei com uma dúvida. Se em um modelo de LT temos ao longo de seu percurso a indutância capacitiva natural pela distância cabo-solo, como é que aumentar a LT deixa ela mais indutiva?
Olá, Ricardo. O comprimento da LT impacta no aumento dos parâmetros do modelo da linha: resistência, indutância e capacitância.
E uma LT longa submetida a elevado carregamento, faz com que a reatância indutiva série provoque acentuada queda de tensão e reduza a estabilidade angular.
Nesse cenário, o banco de capacitor série é a solução. Abração ⚡
Sugestão:
th-cam.com/video/Bp2UPc8C9d4/w-d-xo.htmlsi=zBKDiLUwh4kvQxC4
Valeu. Obrigado!
magnifico professor
Valeu mestre, vc e o cara
Disponha! Abração ⚡
Excelente vídeo.
Que bom que curtiu. Abração ⚡
Muito bom. Obrigado professor.
Eu que agradeço. Bons estudos!
Obrigado!
Excelente.
obrigado mais uma vez
Que bacana, fico imaginando a técnica de construção desses tiristores para alta tensão...
Eles são instalados em série (para reduzir a tensão) formando módulos, que formam válvulas e que são acoplados, formando um conversor AC/DC ou DC/AC. Nós bipolos de Itaipu existem ao todo quase 37 mil tiristores. Abração!
Muito bom
Valeu Thiago, abração!
Show
Valeu, Jacinto ⚡
Excelente., meu Nobre! Parece-me q aí o capacitor série c sua XC, tem tendência de criar uma ressonância c a XL da linha, p c efeito deixar a linha mais R, aumentando o fluxo de potência ativa - P e reduzindo perdas.
Estou certo?!
Abraço, meu querido!!!
Olá meu nobre Raimundo, a ressonância pode acontecer em algum transitório com frequência múltipla de 60 Hz, e mesmo assim existem filtros. Já em condições normais de operação, em 60Hz, a BCS é projetada para não haver ressonância, o que acontece é somente a redução da reatância indutiva série da linha e o consequente aumento do fluxo de potência.
Forte abraço!
@@eletrica-sem-limitesEntendido, meu nobre...achei q aí a intenção era tendenciar XC ser igual a XL.
Abraço!
Aparti de 8 minutos o esquema é bem semelhante ao filtro snubber? Eu uso no contator de transferência somente capacitor x2 330nf, pelo que vi se colocar muito capacitor atera o fato de potência?
Ao aumentar o fluxo de potência nos cabos não irá aumentar também a corrente e portanto o aquecimento dos mesmos, ou os cabos já são projetados antes para isso?
Alguma sugestão de bibliografia para um estudo mais aprofundado?
Na apresentação temos a proteção primária dos equipamentos do capacitor. Para configuração da LT sem o BCS tem a proteção secundária por meios de reles 21 67 de fase neutro e teleprotecao 85.
Como fica as proteções secundárias 21 67 85 com o BCS? A curva quadriláteral do 21 se aplica a está configuração?
A linha de transmissão e a BCS têm proteções próprias, com garantia de coordenação e seletividade. No caso do relé de distância, uma das estratégias é utilizar a impedância resultante (LT + BCS) no relé convencional Mho. Abração ⚡
No 1° exemplo, a reatância indutiva série (Xl) era de j50Ω. Se inseríssemos uma reatância capacitiva (Xc) de -j50Ω, o denominador seria igual a zero? O que isso significa na prática? Os transformadores perderiam a capacidade de gerar seus campos magnéticos?
O circuito entraria em ressonância magnética.
O centelhador protege o capacitor por meio do rompimento da rigidez dielétrica passando a conduzir?
Isso mesmo 👍
Tem algo viavel ($$$) para uso residencial que possa manter a tensão que vem da rede mais estável ? Porque moro no sítio e a variação é constante e estraga os equipamentos. Obrigado
Seria você ter seu transformador próprio e receber energia em média tensão, mas aí só seria viável se a demanda da instalação for maior que 75 kW. Abração ⚡
Uma pergunta neste último exemplo o centelhador e disjuntor não poderia fazer a mesma função?
Não podem, neto. Pois o disjuntor tem a função de inserir/baypassar a BCS, e o centelhador é como uma chave acionada pelo nível de tensão, onde surge um arco elétrico entre seus terminais. Abração ⚡
Professor qual limite pelo cálculo?
Olá Wilson, não entendi sua pergunta.
A U L A
Grande Alonso, vindo de um professor como você, eu aceito com muita humildade. Forte abraço meu nobre.
Eu assistindo e não entendo quase nada. Kkkk
Eita Jonas. Uma sugestão mais light então:
th-cam.com/video/ugky0tnx_BA/w-d-xo.html
th-cam.com/video/7P6_rA7o1Qk/w-d-xo.html
Abração!
Muito bom
Valeu Joaquim!