Sou pequeno produtor e afirmo que o êxodo rural não é for falta de trabalho. Hoje na roça, a coisa mais difícil é conseguir alguém pra trabalhar. É um cenário generalizado, as pessoas não querem esse tipo de trabalho braçal.
É o fato de receberem pouco, não vale a pena você trabalhar na informalidade e ganhar pouco com um trabalho difícil, braçal, é mais viável ir para a cidade e arrumar um emprego formal, onde não lhe exige muito de sua força quanto no ambiente rural e lhe proporciona um salário fixo e mais benefícios referentes a CLT.
Então todos concordam que o êxodo rural não é devido à mecanização, concentração de terras ou algo similar. As pessoas estão saindo do campo em busca de outras formas de vida, porquê o trabalho rural continua o mesmo. É pesado, difícil e incerto...como sempre foi desde de os tempos bíblicos.
Não confunda emprego com trabalho escravo, geralmente oferecem um o Prato de comida por dia de trabalho, péssima a remuneração qdo há e sem qualquer formalização pra pessoa ter o direitos basicos,
Adorei a sua explicação, professor Ricardo Marcílio! Até então não tinha encontrado nenhum canal tão didático e com embasamentos de fácil compreensão. Adorei a aula.
Resumindo MST é um bando de vagabundo! Nasci em 1986 Santa Bárbara d Oeste! Meus amigos e pessoas que conheci na vida e se esforçaram para trabalhar , hoje tem casas e terras , quem não se esforçou l, hoje não tem nada! Quem foi para o caminho do crime morreu ou está preso, o que é uma pena! Eles tinham saúde e oportunidade para conquistar o mundo, mas eles queriam dinheiro fácil ! Ou seja , roubar o dinheiro de quem trabalha todos os dias! E se hoje tem gente que compra terras como investimentos sim, e como eles tem dinheiro para isso é daí? se 40% de tudo ainda é do governo, eles tem que desenvolver á reforma agrária em suas terras e construir infraestrutura para o povo produzir riqueza! Investir nisso é como investir nos próprios impostos!
Cara estou cursando História licenciatura, e sua aula foi de grande importância! Vc colocou os pontos e deixou q nós tirássemos nossas conclusões de acordo com nossas opiniões. Sua aula foi mto didática, muito obrigada viu!
Eu sou um pequeno agricultor e sou a favor da distribuição de terras improdutivas, e ao mesmo tempo a favor de políticas econômicas voltada aos pequenos agricultores, para que os mesmos tenham condições de fazer investimentos em suas terras!
Caro professor Ricardo, agradeço imensamente pela aula tão explicativa e leve. Estava pesquisando sobre o conteúdo e encontrei seu canal, já estou vendo outros vídeos de sua autoria. Parabéns, didática fascinante e imparcial! 👏🏻
Uma boa tarde a tidhs/as! Caro prof Ricardo! Um muito obrigado por esplanares de maneira tão brilhante toda essa temática ref a reforma agrária e movimentos sociais no campo. Masci em um berço composto por agricultores/as!entre meus 17 pra 18 anos,migrei pra grande megalopole do SE permaneci por 30 anos e mesmo sem ter aposentado resolvi retornar pro m lugar de origem e isso já a 10 anos , por ter circulado por várias cidades incluindo um pouco as áreas turaus delas na reg metropolitana de SP.
Assistindo a esse vídeo em 2023! Defendo plenamente o MST! não defendo desvios de conduta, acredito que temos de "discernir" uma coisa da outra. Todo brasileiro deveria defender a reforma agrária. Parabéns pelo vídeo professor
aula excepcional!! Parabéns professor pela didática excelente! Já vi esse vídeo várias vezes no ano quando preciso relembrar sobre esse assunto para vestibulares
O que eu penso? Que você é um excelente professor, precisei de apenas um vídeo para ter o melhor "norte" sobre o assunto, parabéns professor você tem talento para comunicação
A forma mais viável de resolver isso seria com políticas de interiorização. Nem grandes produtores encaram a falta de infraestrutura do Brasil, quem dirá o pequeno. Distribuir terras sem pensar num ecossistema econômico é inútil. Ninguém vive bem sem trocas voluntárias.
Verdade , e sem contar as terras na região norte que está ilegalmente na posso de fazendeiros e garimpeiros , poderiam dar essas terras ao MST , pós e terra do estado
Mas não é simplesmente colocar eles nesses prédios. Geralmente se encontram em centros urbanos, onde a comida, roupas e demais serviços são mais caros, não atoa moram pessoas de maior poder aquisitivo na região. A renda dos sem tetos não é compatível com o preço dos comércios ao redor. Seria melhor construir moradias em regiões mais residenciais e que os preços se aproximassem mais a realidade aquisitiva dos sem tetos.
@@alissonvieira4271Eu acho que na verdade deveria ser o contrário do que você disse. Por exemplo, o governo fez o programa de moradias populares, mas em regiões distantes de tudo. As pessoas que vão morar lá não têm trabalho, não têm acesso fácil à educação, à saúde, ao lazer, o que dificulta que essas pessoas vivam vidas normais. As moradias populares deveriam ser criadas nas cidades. O governo tem condições de comprar terrenos e fazer prédios populares. Aqui no Japão, o governo tem muitos prédios e aluga os apartamentos a preços baixos nas cidades. É o que deveria ser feito no Brasil. Além disso, Olo governo também deveria estimular que as empresas se espalhem pelo país e saiam dos centros urbanos que já estão superlotados para que mais cidades se formem de forma ordenada e essas moradias populares sejam criadas nessas cidades a preços mais baixos. Mas para isso, o governo também tem que investir em boa infraestrutura para que essas empresas tenham como escoar a sua produção. Aqui no Japão, investiram muito em transporte férreo, o que facilita muito o escoamento de produtos por todo o país. O Brasil deveria seguir os exemplos de boas ideias que funcionam em outros lugares.
Eu finalmente entendi esse assunto com sua aula! Muito didática e explica muito bem a relação causa consequência envolvida nesse problema estrutural, muito bom!
acho genuinamente interessante (não digo positivo) como nosso sistema é estruturado para pensar nos mínimos detalhes. as pessoas costumam acreditar que essas lacunas do capitalismo (pobreza, má distribuição de propriedades, falta de empregos) são falhas e problemas a serem solucionados, quando na verdade o sistema foi pensado para que hajam essas lacunas e ele só se mantém de pé por causa delas. é necessário que haja desigualdade para que o capitalismo sobreviva e infelizmente é a ideologia que prevalece. aula excelente professor! muito enriquecedora, agradeço demais pelos seus ensinamentos
Entendo esse posicionamento, mas infelizmente é o pilar de qualquer sociedade, pensar que haja algo diferente é no mínimo utopia... Pegando países com outros sistemas implementados, por mais ''igual'' que seja, ainda existirá uma parcela que irá compor a ''elite'' da sociedade (Políticos, por exemplo) havendo assim as diferenças sociais.
Professor, muitíssimo obrigado por esta aula! O senhor foi fantástico. Como você disse no finalzinho, precisamos formar uma opinião/posição sobre esse tema que é tão importante no país. Para melhorar ainda mais eu só colocaria as fontes dos dados estatísticos apresentados. Essas redes tem tantos dados exagerados (fake news) que me preocupa sair falando sem consultar. Aula massa, abraço!
@@victor-wt5ul Na verdade não chega a ser roubo... Na Constituição Federal prevê que caso ''Não cumpra a função social'' (oq inclui produzir, se desenvolver), o governo DEVE pagar por ela de forma integral... Em outras palavras, se a terra não é produtiva, não há nada nela sendo feito, se tá apenas ''existindo'', por que não comprar (PELO GOVERNO) e o mesmo entregar a quem possui interesse em fazer algo que seja benéfico para o desenvolvimento da região? Acredito... Enfim, é algo a se pensar
sobre os lados da moeda tem vários pontos a se pensar, e um deles é a preservação do ecossistema. mas em contrapartida acredito q de fato deve-se haver mais incentivos do Estado para a produção familiar e vise sempre uma lógica ecologicamente correta.
Ótima explicação, é como vc disse, existe muitos influencia política e por falta de conhecimento e de envolvimento das pessoas com a política, sabendo que o poder emana do povo, teríamos uma sociedade melhor, mas vai além de tudo isso, entramos num círculo vicioso como vc disse onde as pessoas por mais simples que sejam ou querem um pedaço de terra mas falta conhecimento, falta de apoio, etc, não conseguem fazer a terra produzir. Aqui no interior do Paraná muitas cidade foram criadas as vilas rurais , pequenas propriedades subsidiada pelo governo para favorecer a subsistência familiar mas muitos terrenos por falta de geração de renda ou produção as famílias vendiam por preço baixo e voltavam pra cidades. Isso é um lapso na sociedade brasileira. É cultural.
o MST já conseguiu assentar mais de 350 mil famílias que hoje vivem com dignidade, participam ativamente em suas comunidades e fomentam o comércio local com seus alimentos orgânicos.
Completamente inviável, concordo que a constituição deve ser seguida, mas o governo não consegue cumprir nem com o teto de gastos, vai conseguir esse dinheiro de onde? Projeto pro futuro, bem lá na frente, quando o governo tiver com as contas em dia, com aposentados, professores e policiais recebendo um salário digno, talvez possamos pensar em investir nisso.
Aqui a nossa produção é no sistema e ou modelo de sequeiro!! não temos acesso a aguavpra finalidade de produção e principalmente em ieriodo de verão!! Quando os períodos de estiagem se prolongam e a coisa fica difícil!! Temos um pouquinho de palma pra fazer uma semente e devido a isso estamos completando a ração ou trato de 4 animais com mandacaru!! Porém pra cada pé que corramis pelo menos 2 ou 3 pedaços plantamos pra que aumente a quantidade de exemplares.
Ótima ponderação. Acho que deveria abordar o histórico do surgimento da propriedade. Nem sempre ela existiu. O Brasil só existe a partir de 1822. A Geografia do presente não se explica sem a História
Eu moro em assentamento desde que nasci , MST estava junto com o PT por anos no poder . Eles só ficaram invadindo terras e trancado rodovias más viraram as costas p quem já estava assentado e Deicharam o povo a Deus dará , o governo estava fazendo obras no mundo todo mas nossas vicinais ninguém transitava, oq forçou primeiro as famílias com crianças pequenas abandonar a terra e foi esvaziando os assentamentos e menos pessoas onde dava p andar de carroça as pontes apodreceu e caiu . Antes tinha outros movimentos pela terra que não praticava terrorismo com a população, nessa época sumiram todos de vergonha de ser chamado de sem terra e ser associados com esses bandidos. Até nós já assentados ainda hoje gera desconfiança da população e com razão . Hoje temos coragem de criticar o MST , antes quem contace as barbaridade que o MST fazia, ia pro saco.
Chamou me e muito a atenção o fato de ter constatado a presença de muitos micromaquinarios e isso mesmo nas micropropriedades por onde passei ao passo que aqui na área rural da cid de saloá -PÉ por ex: apesar de a pop ser majoritariamente de características rural o número de equipamentos por residência junto às áreas rurais é proporcionalmente quase zero! E pior aquebes/as que desistiram de viver na e da terra pra irem pros centros urbanos dificilmente retornam até pq muitíssimo venderam suas áreas e migraram pro SE e SUL do país; uma outra situação que dói e muito é a falta de acesso a água q pra uso em residência e animais quer pra produzir alimentos! Acreditamos qye com a chegado desse nosso governo LULA, haverá uma grande transformação pro melhor no seguimento rural!! Mas nem tudo é flores pois o fatos de alguns lideranças as quais se diziam nos defender mas o não ergueram a voz pra verberar a respeito daquilo que tanto clamamos a ex: do acesso a água, assistência técnica permanente, acesso a micromaquinarios diversos dentre outras demandas... nus deixavam dúvidas a ex: se nós representar pq que não mencionam essas demandas q se referem aos temas rel às atividades rurais? Briguei tanto mais tanto com o GOV E O BNB, que agora ele BNB, já permite que um/a agricultir/as possa requerer crédito Bira perfurar um poço artesiano pra que tem a dap ou CAF B.
Permita-me responde-lo, Santiago. Recomendo muito a própria curadoria do MST sobre o assunto. O material está disponível no site e gratuitamente para que o assunto seja democrático e livre. mst.org.br/biblioteca-da-questao-agraria/?tipo=Livro
Professor, tenho uma dúvida sincera. Vamos supor que o Estado decida executar seu papel, desapropriar todas as terras improdutivas do país e ainda financiar todos os novos pequenos produtores com maquinas, infraestrutura e capital de giro necessários a continuidade destes produtores. O custo aos cofres do Estado seriam altíssimos. Não seria mais barato dar um bolsa financeira a estes produtores que não possuem terras? Ou seja, deixamos os grandes produtores que detém os ganhos da produção em escala concentrar terras, mas os tributamos de maneira justa e aplicamos os tributos com seu devido propósito social.
Falando em Reforma Agrária, fazendo adendo ao caso de Marielle Franco e por sua luta referente aos lotes ilegais, como o governo pode reformar a lei de terras com tamanhas atrocidades que acontecem no Brasil??
Sou totalmente favorável ao MST, à reforma agrária. Claro, que é necessário que haja um bom direcionamento das ações para que não aconteça aquilo que você citou sobre cobranças indevidas de terras particulares. Isso é um desvio de finalidade e certamente de um pequeno grupo. A produção do MST é sim de muita qualidade, e por se tratar de orgânicos, não só não usam agrotóxicos como também fazem o cultivo correto para que os alimentos possam ter todos os nutrientes que possuem. Há um equilíbrio de todos eles e assim, a qualidade destes produtos é infinitamente melhor que os tradicionais. Quanto à infraestrutura, é preciso sim haver um bom programa e incentivo para que os pequenos produtores possam fazer os seus plantios e a distribuição deles. Ou seja: um programa excelente, mas que precisa de adequações e que seria fácil se houvesse interesse e boa vontade do estado.
Professor Ricardo... Novamente excelente aula. Não conhecia a dinâmica agraria e agora sou uma pessoa melhor informada. Obrigado. Contudo, quero aplicar um feedback kkkkkkk Vamos lá! Aos 5:52 você fala sobre a entrada do Sarney e relaciona de forma generalizada o Militar com gestão ruim. Penso que não é porque o Sarney foi militar e que por este fato "ser Militar" a gestão foi ruim e, como vc disse: "começamos mal". Começamos mal por causa da ganancia dos políticos e não por causa dos militares. Começamos mal porque o Brasil é uma mina de ouro e não temos políticos interessados no pais, mas sim em seus bolsos (tb não quero generalizar). Peço desculpa aos colegas aqui. Isso não é uma opinião politica, mas sim uma análise crítica do assunto. Devemos lembrar que, se houver uma insatisfação geral das pessoas com os 3 poderes políticos, quem vai garantir a ordem de uma democracia? Era só esta ponderação que queria fazer. Do resto, excelente aula. Penso que hoje você é uma referencia em educação digital, suas "tiradinhas" são legais e transforma a aula em um vídeo gostoso de assistir. Parabéns!
Sou pequeno produtor e afirmo que o êxodo rural não é for falta de trabalho. Hoje na roça, a coisa mais difícil é conseguir alguém pra trabalhar. É um cenário generalizado, as pessoas não querem esse tipo de trabalho braçal.
Sim,mas na roça você trabalha muito para ganhar pouco. O trabalho é ainda mais pesado
Essa é a opinião de quem realmente vive isso, nessa aula existe várias contradições.
É o fato de receberem pouco, não vale a pena você trabalhar na informalidade e ganhar pouco com um trabalho difícil, braçal, é mais viável ir para a cidade e arrumar um emprego formal, onde não lhe exige muito de sua força quanto no ambiente rural e lhe proporciona um salário fixo e mais benefícios referentes a CLT.
Então todos concordam que o êxodo rural não é devido à mecanização, concentração de terras ou algo similar. As pessoas estão saindo do campo em busca de outras formas de vida, porquê o trabalho rural continua o mesmo. É pesado, difícil e incerto...como sempre foi desde de os tempos bíblicos.
Não confunda emprego com trabalho escravo, geralmente oferecem um o
Prato de comida por dia de trabalho, péssima a remuneração qdo há e sem qualquer formalização pra pessoa ter o direitos basicos,
Adorei a sua explicação, professor Ricardo Marcílio! Até então não tinha encontrado nenhum canal tão didático e com embasamentos de fácil compreensão. Adorei a aula.
Resumindo MST é um bando de vagabundo! Nasci em 1986 Santa Bárbara d Oeste! Meus amigos e pessoas que conheci na vida e se esforçaram para trabalhar , hoje tem casas e terras , quem não se esforçou l, hoje não tem nada! Quem foi para o caminho do crime morreu ou está preso, o que é uma pena! Eles tinham saúde e oportunidade para conquistar o mundo, mas eles queriam dinheiro fácil ! Ou seja , roubar o dinheiro de quem trabalha todos os dias!
E se hoje tem gente que compra terras como investimentos sim, e como eles tem dinheiro para isso é daí? se 40% de tudo ainda é do governo, eles tem que desenvolver á reforma agrária em suas terras e construir infraestrutura para o povo produzir riqueza! Investir nisso é como investir nos próprios impostos!
Muito boa aula! Obrigado pelo serviço social prestado.
Cara estou cursando História licenciatura, e sua aula foi de grande importância! Vc colocou os pontos e deixou q nós tirássemos nossas conclusões de acordo com nossas opiniões. Sua aula foi mto didática, muito obrigada viu!
Excelente explicação, professor. Parabéns
Esse professor e o do parabólica são os melhores do TH-cam
O Noslen de português tbm é ótimo.
@@aryandiego8814 Siiim
verdade
Eu sou um pequeno agricultor e sou a favor da distribuição de terras improdutivas, e ao mesmo tempo a favor de políticas econômicas voltada aos pequenos agricultores, para que os mesmos tenham condições de fazer investimentos em suas terras!
Obrigado Professor, sou acadêmico do Curso de Direito no Paraná, e sua aula ajudou muito e contribuiu para o processo de formação de opinião!
Caro professor Ricardo, agradeço imensamente pela aula tão explicativa e leve. Estava pesquisando sobre o conteúdo e encontrei seu canal, já estou vendo outros vídeos de sua autoria. Parabéns, didática fascinante e imparcial! 👏🏻
Muito boa a sua explicação, uma forma leve de compreender, uma visão holística da história da reforma agrária no Brasil
Excelente explicação Professor, seus videos são sempre abrangente e fácil de entender.
aula objetiva e super esclarecedora, além de faz a gente se concentrar no tema sem ver os minutos passarem, obrigada e q Deus te abençoe sempre, prof!
Uma boa tarde a tidhs/as! Caro prof Ricardo! Um muito obrigado por esplanares de maneira tão brilhante toda essa temática ref a reforma agrária e movimentos sociais no campo. Masci em um berço composto por agricultores/as!entre meus 17 pra 18 anos,migrei pra grande megalopole do SE permaneci por 30 anos e mesmo sem ter aposentado resolvi retornar pro m lugar de origem e isso já a 10 anos , por ter circulado por várias cidades incluindo um pouco as áreas turaus delas na reg metropolitana de SP.
Assistindo a esse vídeo em 2023! Defendo plenamente o MST! não defendo desvios de conduta, acredito que temos de "discernir" uma coisa da outra. Todo brasileiro deveria defender a reforma agrária. Parabéns pelo vídeo professor
aula excepcional!! Parabéns professor pela didática excelente! Já vi esse vídeo várias vezes no ano quando preciso relembrar sobre esse assunto para vestibulares
Essa aula trouxe muitos esclarecimentos que não consegui entender na aula da faculdade. Muito bom!
O que eu penso? Que você é um excelente professor, precisei de apenas um vídeo para ter o melhor "norte" sobre o assunto, parabéns professor você tem talento para comunicação
Prof., estou maravilhada com esta aula...muito boa, parabéns!
Meus parabéns professor, unica explicação parcial, conseguir entender melhor 👏👏👏
Se o campo não planta, a cidade não janta✊🚩
lembrando que o campo recebe por isso
A forma mais viável de resolver isso seria com políticas de interiorização. Nem grandes produtores encaram a falta de infraestrutura do Brasil, quem dirá o pequeno. Distribuir terras sem pensar num ecossistema econômico é inútil. Ninguém vive bem sem trocas voluntárias.
O governo só não resolve o problema de sem tetos por falta de vontade, olha o tanto de prédio publico q tem abandonado por ai
Verdade , e sem contar as terras na região norte que está ilegalmente na posso de fazendeiros e garimpeiros , poderiam dar essas terras ao MST , pós e terra do estado
Mas não é simplesmente colocar eles nesses prédios. Geralmente se encontram em centros urbanos, onde a comida, roupas e demais serviços são mais caros, não atoa moram pessoas de maior poder aquisitivo na região. A renda dos sem tetos não é compatível com o preço dos comércios ao redor. Seria melhor construir moradias em regiões mais residenciais e que os preços se aproximassem mais a realidade aquisitiva dos sem tetos.
@@alissonvieira4271Eu acho que na verdade deveria ser o contrário do que você disse. Por exemplo, o governo fez o programa de moradias populares, mas em regiões distantes de tudo. As pessoas que vão morar lá não têm trabalho, não têm acesso fácil à educação, à saúde, ao lazer, o que dificulta que essas pessoas vivam vidas normais. As moradias populares deveriam ser criadas nas cidades. O governo tem condições de comprar terrenos e fazer prédios populares. Aqui no Japão, o governo tem muitos prédios e aluga os apartamentos a preços baixos nas cidades. É o que deveria ser feito no Brasil. Além disso, Olo governo também deveria estimular que as empresas se espalhem pelo país e saiam dos centros urbanos que já estão superlotados para que mais cidades se formem de forma ordenada e essas moradias populares sejam criadas nessas cidades a preços mais baixos. Mas para isso, o governo também tem que investir em boa infraestrutura para que essas empresas tenham como escoar a sua produção. Aqui no Japão, investiram muito em transporte férreo, o que facilita muito o escoamento de produtos por todo o país. O Brasil deveria seguir os exemplos de boas ideias que funcionam em outros lugares.
Eu finalmente entendi esse assunto com sua aula! Muito didática e explica muito bem a relação causa consequência envolvida nesse problema estrutural, muito bom!
Vc e um otimo profesor explica muito obg 😊
Amando Todas As Suas Explicações Sou Nova Aqui No Canal 💜❤️💜❤️
Muito boa explicação professor!!
Muito boa a explicação. Obrigada professor, me ajudou bastante
acho genuinamente interessante (não digo positivo) como nosso sistema é estruturado para pensar nos mínimos detalhes. as pessoas costumam acreditar que essas lacunas do capitalismo (pobreza, má distribuição de propriedades, falta de empregos) são falhas e problemas a serem solucionados, quando na verdade o sistema foi pensado para que hajam essas lacunas e ele só se mantém de pé por causa delas. é necessário que haja desigualdade para que o capitalismo sobreviva e infelizmente é a ideologia que prevalece.
aula excelente professor! muito enriquecedora, agradeço demais pelos seus ensinamentos
Entendo esse posicionamento, mas infelizmente é o pilar de qualquer sociedade, pensar que haja algo diferente é no mínimo utopia... Pegando países com outros sistemas implementados, por mais ''igual'' que seja, ainda existirá uma parcela que irá compor a ''elite'' da sociedade (Políticos, por exemplo) havendo assim as diferenças sociais.
Professor, muitíssimo obrigado por esta aula! O senhor foi fantástico. Como você disse no finalzinho, precisamos formar uma opinião/posição sobre esse tema que é tão importante no país. Para melhorar ainda mais eu só colocaria as fontes dos dados estatísticos apresentados. Essas redes tem tantos dados exagerados (fake news) que me preocupa sair falando sem consultar. Aula massa, abraço!
Excelente aula, professor!
Parabéns professor, aula excelente, e de muito fácil compreensão. 👏🏻👏🏻👏🏻
maravilhosa aula professor!!!!
Aula top..2023.
Parabéns professor
Ótima explicação, professor!
Eu concordo plenamente , se a terra não está sendo produtiva, porquê não doar? e ser moradia para aqueles q não tem às condições fundiárias.
Por que e roubo
@@victor-wt5ul na verdade a propriedade em si já é um roubo. Como já dizia Proudhon, então se ela está improdutiva, mais motivo ainda para confisco.
@@mcxandy6003 O Brasil é um país com constituição e qualquer fuga daquilo que é dito, é um golpe ou algo ilegal. O direito de propriedade é garantido.
@@victor-wt5ul Na verdade não chega a ser roubo... Na Constituição Federal prevê que caso ''Não cumpra a função social'' (oq inclui produzir, se desenvolver), o governo DEVE pagar por ela de forma integral... Em outras palavras, se a terra não é produtiva, não há nada nela sendo feito, se tá apenas ''existindo'', por que não comprar (PELO GOVERNO) e o mesmo entregar a quem possui interesse em fazer algo que seja benéfico para o desenvolvimento da região? Acredito... Enfim, é algo a se pensar
Top sua explicação amei ficou muito voará a compreensão
Entendi tudo do assunto obg professor
Que aulinha reducionista, meu Deus do céu porque cliquei
Excelente explicação, mestre!
Esse tema é tão necessário, aula incrível, parabéns pelo trabalho!!
sobre os lados da moeda tem vários pontos a se pensar, e um deles é a preservação do ecossistema. mas em contrapartida acredito q de fato deve-se haver mais incentivos do Estado para a produção familiar e vise sempre uma lógica ecologicamente correta.
Ótima explicação, é como vc disse, existe muitos influencia política e por falta de conhecimento e de envolvimento das pessoas com a política, sabendo que o poder emana do povo, teríamos uma sociedade melhor, mas vai além de tudo isso, entramos num círculo vicioso como vc disse onde as pessoas por mais simples que sejam ou querem um pedaço de terra mas falta conhecimento, falta de apoio, etc, não conseguem fazer a terra produzir. Aqui no interior do Paraná muitas cidade foram criadas as vilas rurais , pequenas propriedades subsidiada pelo governo para favorecer a subsistência familiar mas muitos terrenos por falta de geração de renda ou produção as famílias vendiam por preço baixo e voltavam pra cidades. Isso é um lapso na sociedade brasileira. É cultural.
Professor como fica a falta de investimentos na exportação?
Obrigado por esta aula!
o MST já conseguiu assentar mais de 350 mil famílias que hoje vivem com dignidade, participam ativamente em suas comunidades e fomentam o comércio local com seus alimentos orgânicos.
Completamente inviável, concordo que a constituição deve ser seguida, mas o governo não consegue cumprir nem com o teto de gastos, vai conseguir esse dinheiro de onde? Projeto pro futuro, bem lá na frente, quando o governo tiver com as contas em dia, com aposentados, professores e policiais recebendo um salário digno, talvez possamos pensar em investir nisso.
excelente aula, muito boa.Parabéns professor
Aqui a nossa produção é no sistema e ou modelo de sequeiro!! não temos acesso a aguavpra finalidade de produção e principalmente em ieriodo de verão!! Quando os períodos de estiagem se prolongam e a coisa fica difícil!! Temos um pouquinho de palma pra fazer uma semente e devido a isso estamos completando a ração ou trato de 4 animais com mandacaru!! Porém pra cada pé que corramis pelo menos 2 ou 3 pedaços plantamos pra que aumente a quantidade de exemplares.
muito educativo, obg por transmitir conhecimento para nós, estou deveras agradecidos
Sou nova no canal e estou amando suas aulas,queria ter descoberto antes.Ótimo professor
Professor eu vi uma notícia sobre e fui procurar pra saber como é , ainda bem que achei vídeo do senhor kkk♥️♥️♥️
Obrigada pela aula!
Obrigado pelo vídeo, professor. !!!
Fantástico professor. Ótimas explicações.
Faz um vídeo sobre a crise de divida pública do Rio Grande Do Sul
Explicação maravilhosa!
Amo suas aulas! Eu concordo com a consto!
Ótima ponderação. Acho que deveria abordar o histórico do surgimento da propriedade. Nem sempre ela existiu. O Brasil só existe a partir de 1822. A Geografia do presente não se explica sem a História
Finalmente entendi o que é especulação imobiliária. Obrigado!
Melhor video sobre o assunto! Parabéns pelo trabalho!!
obrigado pelo conteúdo, nota 10
um aluno dando nota pra um professor KKKKKKKKKKKK
Que aula maravilhosa!!!!
Ótima aula muitos pontos legais, mas os termos é agrotóxicos ou defensiva agricola
Aula é boa, o que bagunça é a imparcialidade
Ótima explicação 💙💙 obrigadaaaa
Parabéns, por ser tão coerente. Bem analítico.
Caraca vey agora que eu entendi ... bgd prof☺
Excelente video aula
Como podemos resolver a situação dos sem terras no Brasil ?
Tipo Reforma Agrária é: Meio Que Um Processo Que Consiste Em Retribuir Terras, E Oferecer Condições Para Trabalhadores Rurais
Mto boa a aula❤
Professor gostei da sua neutralidade! Parabens!
Ótima explicação.
Ótima explicação
perfeito, prof!
Aula top 👏🏻👏🏻👏🏻
Aula excelente!!
O Brasil foi mal distribuído,o MST infelizmente é mal visto e mal aplicado, mas eu defendo essa ideologia até discuto com meus amigos kkkk
Eu moro em assentamento desde que nasci , MST estava junto com o PT por anos no poder . Eles só ficaram invadindo terras e trancado rodovias más viraram as costas p quem já estava assentado e Deicharam o povo a Deus dará , o governo estava fazendo obras no mundo todo mas nossas vicinais ninguém transitava, oq forçou primeiro as famílias com crianças pequenas abandonar a terra e foi esvaziando os assentamentos e menos pessoas onde dava p andar de carroça as pontes apodreceu e caiu . Antes tinha outros movimentos pela terra que não praticava terrorismo com a população, nessa época sumiram todos de vergonha de ser chamado de sem terra e ser associados com esses bandidos. Até nós já assentados ainda hoje gera desconfiança da população e com razão . Hoje temos coragem de criticar o MST , antes quem contace as barbaridade que o MST fazia, ia pro saco.
Mais aula de Geografia Agrária professor. Muito difícil de achar no youtube.
Aqui na minha cidade as pessoas estam sendo retiradas das casas que elas construíram . É Palhano CE
Chamou me e muito a atenção o fato de ter constatado a presença de muitos micromaquinarios e isso mesmo nas micropropriedades por onde passei ao passo que aqui na área rural da cid de saloá -PÉ por ex: apesar de a pop ser majoritariamente de características rural o número de equipamentos por residência junto às áreas rurais é proporcionalmente quase zero! E pior aquebes/as que desistiram de viver na e da terra pra irem pros centros urbanos dificilmente retornam até pq muitíssimo venderam suas áreas e migraram pro SE e SUL do país; uma outra situação que dói e muito é a falta de acesso a água q pra uso em residência e animais quer pra produzir alimentos! Acreditamos qye com a chegado desse nosso governo LULA, haverá uma grande transformação pro melhor no seguimento rural!! Mas nem tudo é flores pois o fatos de alguns lideranças as quais se diziam nos defender mas o não ergueram a voz pra verberar a respeito daquilo que tanto clamamos a ex: do acesso a água, assistência técnica permanente, acesso a micromaquinarios diversos dentre outras demandas... nus deixavam dúvidas a ex: se nós representar pq que não mencionam essas demandas q se referem aos temas rel às atividades rurais? Briguei tanto mais tanto com o GOV E O BNB, que agora ele BNB, já permite que um/a agricultir/as possa requerer crédito Bira perfurar um poço artesiano pra que tem a dap ou CAF B.
Professor, você teria alguma indicação de livro pra eu entender um pouco mais sobre a reforma agrária? Obrigado!
Permita-me responde-lo, Santiago. Recomendo muito a própria curadoria do MST sobre o assunto. O material está disponível no site e gratuitamente para que o assunto seja democrático e livre. mst.org.br/biblioteca-da-questao-agraria/?tipo=Livro
@@neowardd Muito obrigado!!
Tenho em PDF. Te mando
@@edsonrocha11 me manda?
@@caiiogabriel3373 não consigo por meu contato aqui.
Está voando professor 🚀
Gostaria de verificar esses numeros que foram apresentados, teria a fonte oficial ?!
Explicação boa consegui entender
👏👏👏👏👏 agora vai lá comprar um pedaço de terra e vai trabalhar no campo
@@elizeucastro8871 vai você
Professor, tenho uma dúvida sincera. Vamos supor que o Estado decida executar seu papel, desapropriar todas as terras improdutivas do país e ainda financiar todos os novos pequenos produtores com maquinas, infraestrutura e capital de giro necessários a continuidade destes produtores. O custo aos cofres do Estado seriam altíssimos. Não seria mais barato dar um bolsa financeira a estes produtores que não possuem terras? Ou seja, deixamos os grandes produtores que detém os ganhos da produção em escala concentrar terras, mas os tributamos de maneira justa e aplicamos os tributos com seu devido propósito social.
Olá Gustavo tudo bem, entra na playlist anterior a este vídeo que ele explica melhor sobre isto.
Falando em Reforma Agrária, fazendo adendo ao caso de Marielle Franco e por sua luta referente aos lotes ilegais, como o governo pode reformar a lei de terras com tamanhas atrocidades que acontecem no Brasil??
Ótima a explicação.
Sou totalmente favorável ao MST, à reforma agrária. Claro, que é necessário que haja um bom direcionamento das ações para que não aconteça aquilo que você citou sobre cobranças indevidas de terras particulares. Isso é um desvio de finalidade e certamente de um pequeno grupo. A produção do MST é sim de muita qualidade, e por se tratar de orgânicos, não só não usam agrotóxicos como também fazem o cultivo correto para que os alimentos possam ter todos os nutrientes que possuem. Há um equilíbrio de todos eles e assim, a qualidade destes produtos é infinitamente melhor que os tradicionais. Quanto à infraestrutura, é preciso sim haver um bom programa e incentivo para que os pequenos produtores possam fazer os seus plantios e a distribuição deles. Ou seja: um programa excelente, mas que precisa de adequações e que seria fácil se houvesse interesse e boa vontade do estado.
o problema que o pessoal vota em rico da bancada rural, dai eles impede a repartiçâo de terra
Aula sensacional parabéns
apoio, com as ideologias corretas e tal, avisando os latifundiários, dando tempo para se organizarem.
Professor Ricardo... Novamente excelente aula. Não conhecia a dinâmica agraria e agora sou uma pessoa melhor informada. Obrigado. Contudo, quero aplicar um feedback kkkkkkk Vamos lá! Aos 5:52 você fala sobre a entrada do Sarney e relaciona de forma generalizada o Militar com gestão ruim. Penso que não é porque o Sarney foi militar e que por este fato "ser Militar" a gestão foi ruim e, como vc disse: "começamos mal". Começamos mal por causa da ganancia dos políticos e não por causa dos militares. Começamos mal porque o Brasil é uma mina de ouro e não temos políticos interessados no pais, mas sim em seus bolsos (tb não quero generalizar).
Peço desculpa aos colegas aqui. Isso não é uma opinião politica, mas sim uma análise crítica do assunto.
Devemos lembrar que, se houver uma insatisfação geral das pessoas com os 3 poderes políticos, quem vai garantir a ordem de uma democracia?
Era só esta ponderação que queria fazer. Do resto, excelente aula. Penso que hoje você é uma referencia em educação digital, suas "tiradinhas" são legais e transforma a aula em um vídeo gostoso de assistir. Parabéns!
Ciro Gomes tem uma projeto prefeito sobre reforma agrária, muito bom ler.
Quem é a favor de reforma agrária da like
Meus deus do céu eu ganhei um coração
Eca
Mst movimento terrorista
@@pedrohenriqueseelig7366 Shiu
Incra onde se encaixa?
O MTP também luta a favor da reforma agrária no país.
Falta fiscalização na reforma agrária no Brasil
Amei a aula
Parabéns muito bom
Falta fiscalização na reforma agrária no Brasil pois há muitos ricos envolvidos no movimento sem terra