Gostaria de sugerir uma playlist de vídeos, onde você analisa os partidos brasileiros, sua origem, sua ideologia, nomes, cargos nos municípios, Estados e governo... sei que vai dar trabalho, mas a sua linguagem é muito boa e facilita o entendimento. Parabéns pelo seu trabalho.
Eu acho que daria muito problema. O computador do TSE já tá com problema só pra calcular votos de uma simples eleição majoritária. Imagina uma eleição que precisa executar calculos nos milhões de vezes, ia dar pau no PC. sem contar que ia ter muita alegação de fraude.
@@htsaul1569 Ah mano, independente do tipo de votação adotada sempre há acusação de fraude. Eu não vejo um modo de haver fraude justamente por se trata de muitos votos. Eu particularmente gostei desse método mas tem algumas barreiras, Brasil precisaria investir pesado na computação pra ter PCs que conseguissem calcular os votos sem queimar KSKSKSK
Já tentaram por isso na reforma eleitoral mais recente... Muita gente que viu a "mídia tradicional" provavelmente viu que tinha uma proposta do "fim do segundo turno", e muita gente acreditou que esta proposta seria o distritão... rsrsrs Por isso o destaque do novo não foi para frente, pois houve uma desinformação na época...
O destaque aconteceu pouco tempo depois de eu sugerir a proposta do voto preferencial no e-cidadania na época... E parece que o deputado do novo viu a minha proposta e decidiu acatar lá em plenário... só acho uma pena não ter sido aprovado...
@@diegoaugusto6598 nem tanto ué. você coloca uma preferência por candidatos. o candidato que recebeu menos votos como 1ª opção é eliminado e os votos vão para os candidatos que foram votados como segunda opção.
03:00 : deve ser isso que aconteceu nas eleições, muito falaram que iriam votar no Ciro, por exemplo, mas quando chegou no dia, eles decidiram votar ou no Bolsonaro, ou no Lula. Por isso que pesquisa de primeiro turno não pode ter muitas expectativas, já que oscila um pouco.
@@c.arlucass Senhor (imagino), eu até concordo com o seu comentário, pois temos que parar de ficar desvalorizando o Brasil e ao invés disso, lutar por um país melhor. Entretanto, o moço ali em cima até que tem razão: hoje em dia a maioria da população não liga mais para isso ou só não tem muito interesse. O plano piloto já fez um vídeo sobre isso ( th-cam.com/video/043Jb5qCYUI/w-d-xo.html ) e realmente ele tem razão. A saída desse problema está no propósito desse canal: incentivar o interesse político e lecionar educação política, de modo a conscientizar a população que eleições, cobrança de propostas, avaliação de candidatos e a política em geral são assuntos sérios que decidem o rumo que o país vai tomar, até porque a política está em tudo... Obs: editei o link porque não estava funcionando.
Vendo o exemplo de Manaus ficou claro como o método usando hoje aqui no Brasil é injusto. Sempre achei que tinha algo errado, mas só agora entendi o que era. Já quero esse outro método pra ontem.
Algumas sugestões Sindicalismo Anarcocapitalismo Diferença entre socialismo e comunismo Sistema da Rússia Sistema do Japão Sistema da Alemanha Sistema do Canadá Populismo Democracia social Liberalismo Conservadorismo Só isso mesmo😆
ate hoje estou esperando um video sobre o anarco capitalismo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gostei muito do modelo do voto preferencial para escolhas onde o nível do eleitor seja mais uniforme. Seria excelente para escolher o Procurador Geral da República em eleição feita apenas com procuradores da república. Neste caso a classe iria escolher quem melhor a representa para ser o procurador-geral. Em um modelo sem lista tríplice e sem indicação presidencial.
Esse vídeo está sendo muito muito útil para entender o que estou vendo em Ciência Política na faculdade. Sou muito grata ao canal, meus parabéns pela clareza!! Tenho uma sugestão: vocês podiam fazer um vídeo sobre o voto único transferível, que parece com o voto preferencial mas se aplica às candidaturas parlamentares, do sistema proporcional; seria bem interessante!
Olá, por favor, continue a série em que você explica os países! É minha preferida, obrigado pelos serviços prestados a sociedade brasileira! Gosto muito de você!
Acho que o método de ranking ficaria melhor se tivesse uma espécie de pontuação (a sua escolha 1 ganha 1 ponto, escolha 2 ganha 2 pontos, e assim sucessivamente), e quem tivesse menos pontos ganha a eleição. Assim, um partido que ficaria em último considerando apenas a 1ª escolha, poderia ainda ganhar se tivesse vários votos na 2ª escolha. De qualquer forma, muito obrigado por fazer este vídeo, sou muito fã do seu canal e da sua forma de falar sobre política
Eu tenho uma sugestão de vídeo, muita gente fala que precisamos cobrar os nossos políticos que a gente elege, mas... como fazer isso? como vigiar e cobrar os meus políticos que eu votei??
@@zortopus kkkkkkkkkk isso não funciona! Reclamei pra uma petista dizendo que os salários dos políticos deveriam ser reduzidos em 50% e sabe o q ela me falou? Que eles DEVEM receber estes altos salários... Ai eu não quis mais falar nada pq ja notei que aquela petista é uma vaca de político!
12:52 Eu criei um sistema que resolve isso!! Basicamente é a introdução dos votos que valem menos que um voto inteiro, por exemplo: 1: 1,0 2: 0,75 3: 0,50 4: 0,25 Com esse sistema os votos inteiros (votados em "1") são colocados ao mesmo tempo que os outros 2, 3 e 4 com seus respectivos valores, fiz isso, calculei e o resultado foi de que Florianópolis teria ganhado!!! Como você disse seria ainda mais difícil fazer as pessoas entenderem esse, mas esse seria o sistema de eleições perfeito na minha opinião!
@Plano Piloto, no próximo vídeo sobre Approval Voting (voto por aprovação), seria interessante falar sobre um sistema eleitoral que "descende" deste: o Score/Range Voting (Pontuação). Inclusive, Kenneth Arrow (que desenvolveu o teorema da impossibilidade de Arrow), afirmou uma vez que o melhor sistema eleitoral provavelmente seria o score voting.
@@stanleycarvalhof A conclusão é que todo sistema de escolha ranqueada (como no exemplo do sabor do sorvete) acaba por não cumprir todos os requisitos que o Arrow elenca pra que as preferências individuais sejam representativas das preferências sociais/coletivas. É um pouco complicado.
Algumas outras desvantagens desse método: Eleição baseada na estratégia - chega a um ponto que talvez as eleições fique só na base da estratégia mesmo com as propostas ficando de lado, já que um Candidato irá tentir garantir o apoio do eleitorado de outro candidato para ir ganhando votos com a saída mesmo. Resultado previsível - essa pode ser meio rara mas ainda assim tem muitas chances de ocorrer, por exemplo digamos que uma eleição tenha 9 candidatos de esquerda e 1 de direita, é meio lógico que a esquerda ganhará Isso não significa que o método é ruim, eu particularmente gostei bastante, só tentei mostrar outros contras
Olá! A minha interpretação dos contras citados são: - No primeiro, essa eleição baseada em estratégia só vai funcionar se os partidos tiverem a mesma linha de raciocínio político, pq se temos um partido de direita e outro de esquerda (obs: detesto esses termos), o de direita perderá o apoio próprio se tentar agradar o eleitorado da oposição. Se eles tiverem o mesmo "lado político", é mais provável que ele seja eleito pelo eleitorado do outro (em 2°, de acordo com o ranking) mesmo sem essa estratégia, pois o interesse desse método é a liberdade de listar de modo decrescente seu apoio aos candidatos. - Mesmo em uma situação na qual tivermos 40 partidos de direita e 3 partidos de esquerda (de novo, detesto esses termos kkk), se os partidos de esquerda tiverem o apoio da maioria da população, tem mais chances de ganhar do que a direita. O interessante aqui é que o número de partidos de um lado é irrelevante, pois o que importa é o apoio da população, e como temos o "center squeeze", os partidos de centro têm menos chances de ganhar. Enfim, é isso. Espero que tenha entendido a minha visão kkk. Eu gostei bastante desse método, mas estou curioso para ver no que daria se fosse colocado em prática aqui no Brasil (por causa da polarização política). Acho que seria no mínimo interessante.
@@guilhermesantana9078 Eu também acho que este termo simplista já não é mais 100% ideal nos dias de hoje, mas costumo usar ele para ficar mais fácil a compreensão e tals.
@@LuizAntonio-mg3wx Compreendo e compartilho do mesmo pensamento. Infelizmente temos que direcionar uma conversa política com esses termos, senão a outra pessoa (não generalizando) nem tenta entender o ponto.
@@guilhermesantana9078 até mesmo quando formos conversar com uma pessoa que ainda não entende muito de Política, daí o uso inicial desses termos é necessário para não complicar o entendimento
Parabéns pelo excelente trabalho, aprendo muito com seus vídeos. Mas uma coisa me chamou a atenção, em tese a eleição majoritária favorece candidatos mais centristas enquanto a de ranking pode favorecer candidatos mais extremos. Mas na atualidade temos vivido a era dos extremos na eleição majoritária. Não sei se vai se manter ou não mas foi o que vivemos. Seria muito bacana um vídeo que abordasse esse assunto.
A evidência que temos de resultados de eleições ranqueadas ao redor do mundo sugere que eleições ranqueadas tendem a beneficiar candidatos mais moderados/centristas, pois são os que conseguem angariar mais apoio genérico, diferente dos extremos.
Estava estudando partidos políticos na Constituição Federal e vim pro youtube entender um pouco melhor nosso sistema eleitoral. Fiquei surpreso com o conteúdo tão bem feito. Ajudou demais!!! Como e por onde você estuda os assuntos pra criar os vídeos?
Eu particularmente concordo com a ideia de você fazer uma eleição de dois canditados entre si, ao invés de votar só no canditado A em detrimento dos outros, você vota no A em relação á outros. Daí, você pode achar que o A é melhor que o B, mas não é melhor que o C, daí tu vota no C. O canditado que mais vencer é o que se elege, mas esse que você disse é bom. O maior problema é que nenhum desses sistemas será perfeito sem a mentalidade da população mudar, sem a mentalidade mudar, não dá. Cada método tem seu erro, incluindo esse, mas com mudança de pensamento da população, pode ser perfeito!!
Esse talvez seja o assunto mais importante na política mundial. Não porque ele sozinho resolva os problemas das pessoas, mas só com ele poderemos ter uma democracia representativa de verdade e assim os políticos eleitos resolver realmente os problemas da sociedade que governam.
Muito obrigada pelo seu vídeo! E por favor, não pare com eles. Sinto que eles estão ajudando muitas pessoas(principalmente jovens) a entender mais de político e entrar nesse meio.
Plano piloto adorei este método. Inclusive deveria no congresso ser aprovado uma lei de ensino política pois se olhamos para antiga Grécia a polis só podia votar pessoas que tinhas conhecimento. Muito bom seu vídeo eu consegui entender o voto por ranking
Bonito vídeo e explicativo. Para materializar esse tipo de eleição seria necessário usar tecnologia para apuramento final (uma urna eletrônica, por exemplo). Entretanto num mundo onde as urnas eletrônicas viraram alvo de desconfiança então esse metodo nao ia funcionar, pois para fazer apuramento dos votos no papel demoraria uma eternidade e as falhas humanas na contagem seriam mais frequentes.
@@lowrhyan567Muito Obrigado pelo seu esclarecimento. Pra confirmar, fui assistir uns vídeos aqui pra entender melhor e achei uns explicando as eleições na Austrália. Percebi que o voto preferencial ajuda a combater o problema do "voto útil", evita possíveis "segundo turno", entre outros benefícios. Pesa a favor da Austrália o facto de eles não terem eleição directa para presidente, no caso votam apenas para câmara dos representantes e senado. Mais, eles dividem a votação em colégios eleitorais que são bem menores comparados aos do eleitorais do Brasil graças ao número reduzido da população comparativamente à população brasileira. Outro facto, o número de candidatos é bem menor quando comparado ao número de candidatos no Brasil. Mas mesmo assim os boletins de voto chegam a ter 1 metro de comprimento pra albergar todos candidatos. No fim, tem a complicação de contagem. Pode levar até 10 dias para se ter a apuração final. Claro que nesse processo são usados computadores para auxiliar na contagem.
Ótimo vídeo. Não existe sistema eleitoral perfeito, e vc deixa isso claro também. Contudo, assim como no voto útil, creio que devemos buscar o sistema + útil, ou seja, o menos pior! Ainda não vi o outro vídeo, mas fica evidente que esse sistema, dito preferencial, é mais eficiente que o majoritário. Vim pesquisar pq foi aprovado na PEC da Reforma Eleitoral. Mas ainda pode ser alterado amanhã. Veremos...
6:00 eu ja vi pessoas falando que votaram no França no primeiro turno, mesmo gostando mais do Boulos, pq acreditavam que no segundo turno o França tinha mais chance de ganhar do Covas
@@PlanoPiloto Grêmio estudantil é a organização responsável por representar o interesse de estudantes do ensino fundamental e médio E Tipo Politica So Que Na Escola
Este foi a primeira vez que houve o 2º turno nas eleições municipais em minha cidade, entre dois candidatos com quem eu não me identifico, tive que aderir ao voto útil, votando no menos pior.
Método do Oscar, outro problema é que muitas vezes o mediano ganha, porquê algumas avaliaram como bom ou razoável, porém esse sistema valoriza os que estão acima da média, fazendo com que aquele que agrada muitas pessoas, porém não agrada totalmente, leve vantagem. Um candidato polêmico dificilmente ganha, porquê agrada muito algumas pessoas e ao mesmo tempo é odiado por muitos outros ( que colocarão ele entre os últimos )
Acho q numa urna eletrônica mostrando todos os candidatos, e ir pedindo p/ eleitor ir votando em quem têm mais preferência por sequência, até não sobrar mais opções, facilitaria demais o processo, até p/ eleitor mais leigo.
Eu considero a votação por aprovação a mais simples e mais justa. Por ranking eu acho que causaria muita confusão tipo gente colocando se embolando todo e votando em quem não quer ou votando de trás pra frente. A votação que usamos é obviamente a mais injusta. Então a por aprovação é tão simples que utilizamos o tempo todo e nem sabemos. Quem nunca esteve em com os amigos e perguntou: quem gosta de pizza levanta a mão, agora quem gosta de Yakisoba levanta a mão e hambúrguer? Quem teve mais mão levantada ganhou e pronto. Simples.
Muito bom o vídeo. Concidentemente eu vi um vídeo do canal gringo chamado primer falando exatamente desse tipo de votação. Eu acho que você se baseou nele e quis trazer uma versão brasileira desse vídeo. Portanto, está de parabéns!
Eu acho que o center squeeze poderia ser um problema menor se o metodo fosse modificado para: 1- a contagem ser feita rodando todas as hipóteses de candidatos eliminados (ex: o candidato com a maior votação sendo retirado para ver onde vão os votos), e o com maior número de vitórias vencendo ou 2- fazer uma contagem geral, se a pessoa pode escolher em quantos candidatos ela vai votar ela poderia votar em quantos ela quiser, e o com a maior porcentagem ganhando (ex: o primeiro teve 70% dos votos enquanto o segundo teve 60% e o terceiro 55%)
Esse voto de ranking me parece q funcionaria melhor se ao invés de eliminar (e dai sim contar as segundas opções), se ele atribuísse pontuação de acordo com a posição no ranking... vamos dizer por exemplo q a primeira opção vale 5 pontos a segunda vale 3 e a terceira vale 1 e da quarta em diante não pontua... dai vc soma os pontos de todos e vence o q tiver mais pontos... assim no seu exemplo Florianópolis sairia vitoriosa pois teria 42% dos votos com 3 pontos + 26% com 5 pontos + 15% com 1 ponto e + 17% também com 1 ponto... imaginando q invés de percentuais os 42, 26, 15 e 17 fossem o numero inteiro de eleitores, teríamos como resultado em primeiro Florianópolis com 288 pontos, seguida por Joinville com 246 pontos, depois Porto Alegre com 210 e por último Curitiba com 156...
Esse método é muito melhor que o majoritário, é não teríamos problema em implantá-lo, vez que temos as urnas eletrônicas. O problema é explicar pro povo. Com o método mais simples de todos, que é usado aqui desde sempre, o gado tá chorando até hoje, imagina com esse. É a ignorância impedindo o avanço.
talvez o ideal seja esse sistema de ranking para cargos com muitas vagas (verador, deputado e etc) e o de aprovação para cargos com única vaga (prefeito, governador, presidente, etc)
Plano piloto, tem algum vídeo que fala sobre como são eleitos os deputados, como funciona a fila partidária e se tem como acabar com o cargo de suplente nos cargos eletivos do legislativo?
- Heeee Minha Manaus foi homenageada É assim mesmo, a população ficou muito dividida, o David só ganhou porque os outros não quiseram votar no Amazonino q já é um cacique grande daqui. Eu e muito votaram nulo :(
Caso modelo aconteceu em 2006 no RS. O então governador, Germano Rigotto, era o favorito para ganhar a reeleição. Como havia a dualidade PMDB x PT à época, os apoiadores de Rigotto acharam que seria melhor que no segundo turno fosse a Yeda Crusius, do PSDB. Votaram tanto nela que acabaram tirando o próprio Rigotto do segundo turno.
Gostaria de sugerir uma playlist de vídeos, onde você analisa os partidos brasileiros, sua origem, sua ideologia, nomes, cargos nos municípios, Estados e governo... sei que vai dar trabalho, mas a sua linguagem é muito boa e facilita o entendimento. Parabéns pelo seu trabalho.
É uma boa ideia!! Obrigado 🙂
Gostei.
Gostei dessa ideia
@Valdıleı não é não
@@PlanoPiloto já fez? Se já fez, manda o link.
O Deputado Federal Tiago Mitraud escreveu sobre o eleição pelo método de Ranking que conheci neste vídeo. Bacana ver isso sendo debatido publicamente.
Melhor canal de ciência política do TH-cam
😍
devia ter o metodo "torneio do dragon ball Z"
Se o número de candidatos não for potência de 2?
@@avatarvirtual7126 faz um cada um por si com 3 caras até ser :)
@@avatarvirtual7126 Battle royale
Aí o gás fecha lá na Praça dos Três Poderes
isso porra
na minha opinião esse é o melhor método de votação e deveria ter mais visibilidade aqui no Brasil
Gosto muito também!
Esse é um modelo bom, deveria ser introduzido aqui.
@Bruno Henrique Almeida kkkk
Eu acho que daria muito problema. O computador do TSE já tá com problema só pra calcular votos de uma simples eleição majoritária. Imagina uma eleição que precisa executar calculos nos milhões de vezes, ia dar pau no PC. sem contar que ia ter muita alegação de fraude.
@@htsaul1569 Ah mano, independente do tipo de votação adotada sempre há acusação de fraude. Eu não vejo um modo de haver fraude justamente por se trata de muitos votos. Eu particularmente gostei desse método mas tem algumas barreiras, Brasil precisaria investir pesado na computação pra ter PCs que conseguissem calcular os votos sem queimar KSKSKSK
Já tentaram por isso na reforma eleitoral mais recente...
Muita gente que viu a "mídia tradicional" provavelmente viu que tinha uma proposta do "fim do segundo turno", e muita gente acreditou que esta proposta seria o distritão... rsrsrs
Por isso o destaque do novo não foi para frente, pois houve uma desinformação na época...
O destaque aconteceu pouco tempo depois de eu sugerir a proposta do voto preferencial no e-cidadania na época...
E parece que o deputado do novo viu a minha proposta e decidiu acatar lá em plenário... só acho uma pena não ter sido aprovado...
Favorece bastante ao centrão e a propostas genéricas, mas realmente gostei muito dessa forma, interessantíssimo.
Mas também lembre-se do fenômeno "center squeeze" onde o centro é "esmagado" para fora.
@@PlanoPiloto esse método seu é muito complicado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu buguei aqui
deixa do jeito que ta msm 50% e um voto e já era
@@diegoaugusto6598 nem tanto ué. você coloca uma preferência por candidatos.
o candidato que recebeu menos votos como 1ª opção é eliminado e os votos vão para os candidatos que foram votados como segunda opção.
@@Cr7Micto o problema é que o povo sempre escolhe o caminho mais fácil, isso que acaba ferrando com o país :/
@@diegoaugusto6598 eu entendi de primeira e ez
10:06 Curiosamente o partido Arará é o meu preferido 😲
Eu gosto do pernilongo
Eu tbm gosto do partido Arara
03:00 : deve ser isso que aconteceu nas eleições, muito falaram que iriam votar no Ciro, por exemplo, mas quando chegou no dia, eles decidiram votar ou no Bolsonaro, ou no Lula. Por isso que pesquisa de primeiro turno não pode ter muitas expectativas, já que oscila um pouco.
Eu mesmo gosto muito da proposta do Ciro tanto pra sociedade quanto pro meio ambiente. Ele não é radical e também é sério.
Oi eu sou uma mulher tenho 10 anos que eu sou muito interessado por política Eu adorei o seu canal desde quando eu vi o primeiro vídeo
Muito bom vc se interessar
Que legal!! 🙂
Tb tenho 10 anos
Mulher? INTERESSADO? 🤔
Política não é só pra homem, todos devem se informar
Que massa! Kkkk mas bem longe de acontecer no Brasil, as pessoas não sabem votar em uma única pessoa, imagina para ranquear, pensando e analisando.
😂 #educaçãopolítica
@@c.arlucass Senhor (imagino), eu até concordo com o seu comentário, pois temos que parar de ficar desvalorizando o Brasil e ao invés disso, lutar por um país melhor. Entretanto, o moço ali em cima até que tem razão: hoje em dia a maioria da população não liga mais para isso ou só não tem muito interesse. O plano piloto já fez um vídeo sobre isso ( th-cam.com/video/043Jb5qCYUI/w-d-xo.html ) e realmente ele tem razão.
A saída desse problema está no propósito desse canal: incentivar o interesse político e lecionar educação política, de modo a conscientizar a população que eleições, cobrança de propostas, avaliação de candidatos e a política em geral são assuntos sérios que decidem o rumo que o país vai tomar, até porque a política está em tudo...
Obs: editei o link porque não estava funcionando.
As pessoas mais burras são as que tem a idade avançada, não é atoa que eles votaram no Lula em vez do Dr Eneas.
@@PlanoPiloto deveria ter mesmo essa educação política, ensinar as pessoas jovens a votar direito e analisar.
Vendo o exemplo de Manaus ficou claro como o método usando hoje aqui no Brasil é injusto. Sempre achei que tinha algo errado, mas só agora entendi o que era. Já quero esse outro método pra ontem.
Concordo injusto
Plano piloto, você poderia fazer um vídeo explicando o voto único transferível.
Algumas sugestões
Sindicalismo
Anarcocapitalismo
Diferença entre socialismo e comunismo
Sistema da Rússia
Sistema do Japão
Sistema da Alemanha
Sistema do Canadá
Populismo
Democracia social
Liberalismo
Conservadorismo
Só isso mesmo😆
@Guilherme A. vdd gostaria de ver tbm o sistema da Itália
gente só uma coisa:
socialismo democratico e social democracia não são a mesma coisa ta ok?
ate hoje estou esperando um video sobre o anarco capitalismo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@SCP--tl2hu ok mas.. eu nem pedi socialismo democrático e sim democracia social
Up
Isso é genial!!! Por que nossas eleições não são assim???
Neh!?
Aqui em Manaus a gente até ria da desgraça "vamos ter que escolher um tiro na mão, ou um tiro no pé"
Eu moro em Manaus e isso foi verdade extrema
Né??!
Desde quando eu vi esse método no seu canal eu me apaixonei por ele, apesar que não lembro do por aprovação, vamos ver
Gostei muito do modelo do voto preferencial para escolhas onde o nível do eleitor seja mais uniforme. Seria excelente para escolher o Procurador Geral da República em eleição feita apenas com procuradores da república. Neste caso a classe iria escolher quem melhor a representa para ser o procurador-geral. Em um modelo sem lista tríplice e sem indicação presidencial.
Esse vídeo está sendo muito muito útil para entender o que estou vendo em Ciência Política na faculdade. Sou muito grata ao canal, meus parabéns pela clareza!!
Tenho uma sugestão: vocês podiam fazer um vídeo sobre o voto único transferível, que parece com o voto preferencial mas se aplica às candidaturas parlamentares, do sistema proporcional; seria bem interessante!
Olá, por favor, continue a série em que você explica os países! É minha preferida, obrigado pelos serviços prestados a sociedade brasileira! Gosto muito de você!
Japão está chegando! (em duas semanas) 🎌
Excelente vídeo! Só precisamos lembrar que não existe segundo turno nas cidades com menos de 100.000 eleitores, o que é um completo absurdo
Acho que o método de ranking ficaria melhor se tivesse uma espécie de pontuação (a sua escolha 1 ganha 1 ponto, escolha 2 ganha 2 pontos, e assim sucessivamente), e quem tivesse menos pontos ganha a eleição. Assim, um partido que ficaria em último considerando apenas a 1ª escolha, poderia ainda ganhar se tivesse vários votos na 2ª escolha. De qualquer forma, muito obrigado por fazer este vídeo, sou muito fã do seu canal e da sua forma de falar sobre política
Interessante!
Eu tenho uma sugestão de vídeo, muita gente fala que precisamos cobrar os nossos políticos que a gente elege, mas... como fazer isso? como vigiar e cobrar os meus políticos que eu votei??
Uma forma de vigiar e cobrar é pelas redes sociais, observando o que os políticos estão postando.
para vigiar: esteja informado sobre os feitos dos políticos (pela imprensa)
para cobrar: manifestações em ruas e redes sociais
@@zortopus kkkkkkkkkk isso não funciona!
Reclamei pra uma petista dizendo que os salários dos políticos deveriam ser reduzidos em 50% e sabe o q ela me falou?
Que eles DEVEM receber estes altos salários...
Ai eu não quis mais falar nada pq ja notei que aquela petista é uma vaca de político!
Como eu queria que essa eleição por ranking fosse a nossa padrão!
Muito interessante o método. Uma pena que nunca se conseguiria apoio para implementá-lo.
Fale sobre O sistema da República Romana
Interessante
12:52 Eu criei um sistema que resolve isso!! Basicamente é a introdução dos votos que valem menos que um voto inteiro, por exemplo:
1: 1,0
2: 0,75
3: 0,50
4: 0,25
Com esse sistema os votos inteiros (votados em "1") são colocados ao mesmo tempo que os outros 2, 3 e 4 com seus respectivos valores, fiz isso, calculei e o resultado foi de que Florianópolis teria ganhado!!! Como você disse seria ainda mais difícil fazer as pessoas entenderem esse, mas esse seria o sistema de eleições perfeito na minha opinião!
ward. (este é apenas um comentário para eu voltar aqui mais tarde)
@@abacax bruh
Mas e no Brasil com 35 partidos, como os pontos seriam divididos?
@@kleytonbernan2984 Acredito que teria um limite de votos, provavelmente 4
@Plano Piloto, no próximo vídeo sobre Approval Voting (voto por aprovação), seria interessante falar sobre um sistema eleitoral que "descende" deste: o Score/Range Voting (Pontuação). Inclusive, Kenneth Arrow (que desenvolveu o teorema da impossibilidade de Arrow), afirmou uma vez que o melhor sistema eleitoral provavelmente seria o score voting.
Qual é mesmo esse teorema?
Interessante!
@@stanleycarvalhof th-cam.com/video/849u239O5yo/w-d-xo.html
@@pedrovinicius7554 Eu poderia resumi-lo dizendo que todo sistema eleitoral "aceitável" é injusto em algum sentido?
@@stanleycarvalhof A conclusão é que todo sistema de escolha ranqueada (como no exemplo do sabor do sorvete) acaba por não cumprir todos os requisitos que o Arrow elenca pra que as preferências individuais sejam representativas das preferências sociais/coletivas. É um pouco complicado.
Ótimo vídeo! Vou compartilhar para todo mundo
Legal! Obrigado Henrique!!! 😃
Nem vi o vídeo mas já sei que ele é bom, então já vim dando o like
Algumas outras desvantagens desse método:
Eleição baseada na estratégia - chega a um ponto que talvez as eleições fique só na base da estratégia mesmo com as propostas ficando de lado, já que um Candidato irá tentir garantir o apoio do eleitorado de outro candidato para ir ganhando votos com a saída mesmo.
Resultado previsível - essa pode ser meio rara mas ainda assim tem muitas chances de ocorrer, por exemplo digamos que uma eleição tenha 9 candidatos de esquerda e 1 de direita, é meio lógico que a esquerda ganhará
Isso não significa que o método é ruim, eu particularmente gostei bastante, só tentei mostrar outros contras
Olá! A minha interpretação dos contras citados são:
- No primeiro, essa eleição baseada em estratégia só vai funcionar se os partidos tiverem a mesma linha de raciocínio político, pq se temos um partido de direita e outro de esquerda (obs: detesto esses termos), o de direita perderá o apoio próprio se tentar agradar o eleitorado da oposição. Se eles tiverem o mesmo "lado político", é mais provável que ele seja eleito pelo eleitorado do outro (em 2°, de acordo com o ranking) mesmo sem essa estratégia, pois o interesse desse método é a liberdade de listar de modo decrescente seu apoio aos candidatos.
- Mesmo em uma situação na qual tivermos 40 partidos de direita e 3 partidos de esquerda (de novo, detesto esses termos kkk), se os partidos de esquerda tiverem o apoio da maioria da população, tem mais chances de ganhar do que a direita. O interessante aqui é que o número de partidos de um lado é irrelevante, pois o que importa é o apoio da população, e como temos o "center squeeze", os partidos de centro têm menos chances de ganhar.
Enfim, é isso. Espero que tenha entendido a minha visão kkk. Eu gostei bastante desse método, mas estou curioso para ver no que daria se fosse colocado em prática aqui no Brasil (por causa da polarização política). Acho que seria no mínimo interessante.
@@guilhermesantana9078 Eu também acho que este termo simplista já não é mais 100% ideal nos dias de hoje, mas costumo usar ele para ficar mais fácil a compreensão e tals.
@@LuizAntonio-mg3wx Compreendo e compartilho do mesmo pensamento. Infelizmente temos que direcionar uma conversa política com esses termos, senão a outra pessoa (não generalizando) nem tenta entender o ponto.
@@guilhermesantana9078 até mesmo quando formos conversar com uma pessoa que ainda não entende muito de Política, daí o uso inicial desses termos é necessário para não complicar o entendimento
Eu amei esse exemplo daqui da minha cidade ❤ Manaus ❤
Realmente eu tive que escolher no candidato menos pior daqui. Ou seja, o meu candidato não foi pro 2° turno 😑
Parabéns pelo excelente trabalho, aprendo muito com seus vídeos.
Mas uma coisa me chamou a atenção, em tese a eleição majoritária favorece candidatos mais centristas enquanto a de ranking pode favorecer candidatos mais extremos. Mas na atualidade temos vivido a era dos extremos na eleição majoritária. Não sei se vai se manter ou não mas foi o que vivemos. Seria muito bacana um vídeo que abordasse esse assunto.
A evidência que temos de resultados de eleições ranqueadas ao redor do mundo sugere que eleições ranqueadas tendem a beneficiar candidatos mais moderados/centristas, pois são os que conseguem angariar mais apoio genérico, diferente dos extremos.
Interessante!
Gostei muito do seu vídeo! Ele ficou tão bem explicado! Todos deveriam assistir!
Estava estudando partidos políticos na Constituição Federal e vim pro youtube entender um pouco melhor nosso sistema eleitoral. Fiquei surpreso com o conteúdo tão bem feito. Ajudou demais!!!
Como e por onde você estuda os assuntos pra criar os vídeos?
10:38 é o sonho do mestre Tiago Santinelli
Mestre?
Eu particularmente concordo com a ideia de você fazer uma eleição de dois canditados entre si, ao invés de votar só no canditado A em detrimento dos outros, você vota no A em relação á outros. Daí, você pode achar que o A é melhor que o B, mas não é melhor que o C, daí tu vota no C. O canditado que mais vencer é o que se elege, mas esse que você disse é bom. O maior problema é que nenhum desses sistemas será perfeito sem a mentalidade da população mudar, sem a mentalidade mudar, não dá. Cada método tem seu erro, incluindo esse, mas com mudança de pensamento da população, pode ser perfeito!!
Esse talvez seja o assunto mais importante na política mundial.
Não porque ele sozinho resolva os problemas das pessoas, mas só com ele poderemos ter uma democracia representativa de verdade e assim os políticos eleitos resolver realmente os problemas da sociedade que governam.
Muito obrigada pelo seu vídeo! E por favor, não pare com eles. Sinto que eles estão ajudando muitas pessoas(principalmente jovens) a entender mais de político e entrar nesse meio.
Obrigado :)
Nunca ouvi falar desse método antes, existe algum país que o utiliza?
Ótimo vídeo a propósito.
Esqueci de falar isso! Austrália, Irlanda, algumas partes dos EUA, Reino Unido e Nova Zelândia.
Qual Irlanda
@@ianalmada4869 olha no Google mano
@@PlanoPiloto uau
@@ianalmada4869 Ué, se o reino unido utiliza só tem uma Irlanda
Plano piloto adorei este método. Inclusive deveria no congresso ser aprovado uma lei de ensino política pois se olhamos para antiga Grécia a polis só podia votar pessoas que tinhas conhecimento. Muito bom seu vídeo eu consegui entender o voto por ranking
Obrigado Danielo!
Gostei bastante, mas nada supera a eleição de um rei por duelo ao estilo viking 😂😂😂
Excelente vídeo, realmente seria muito interessante tal sistema
Amo esse canal! Muito sucesso ❤👏🏽
Obrigado!!
Gostei do video. O método de eleição que você disse é bem interessante. Obrigado por fazer esses videos.
Que bom que gostou, obrigado por assistir :)
Bonito vídeo e explicativo. Para materializar esse tipo de eleição seria necessário usar tecnologia para apuramento final (uma urna eletrônica, por exemplo). Entretanto num mundo onde as urnas eletrônicas viraram alvo de desconfiança então esse metodo nao ia funcionar, pois para fazer apuramento dos votos no papel demoraria uma eternidade e as falhas humanas na contagem seriam mais frequentes.
Os países que aplicaram está ideia apuram no papel.
@@lowrhyan567 só por curiosidade. Quais países aplicaram essa forma de eleição?
@@unexpectedfox Austrália, Nova Zelândia e Japão, vi em um mapa e sei que tem mais só que eu esqueci quais são e para achar este mapa pior ainda.
@@lowrhyan567Muito Obrigado pelo seu esclarecimento. Pra confirmar, fui assistir uns vídeos aqui pra entender melhor e achei uns explicando as eleições na Austrália. Percebi que o voto preferencial ajuda a combater o problema do "voto útil", evita possíveis "segundo turno", entre outros benefícios.
Pesa a favor da Austrália o facto de eles não terem eleição directa para presidente, no caso votam apenas para câmara dos representantes e senado. Mais, eles dividem a votação em colégios eleitorais que são bem menores comparados aos do eleitorais do Brasil graças ao número reduzido da população comparativamente à população brasileira. Outro facto, o número de candidatos é bem menor quando comparado ao número de candidatos no Brasil. Mas mesmo assim os boletins de voto chegam a ter 1 metro de comprimento pra albergar todos candidatos. No fim, tem a complicação de contagem. Pode levar até 10 dias para se ter a apuração final. Claro que nesse processo são usados computadores para auxiliar na contagem.
Ótimo vídeo. Não existe sistema eleitoral perfeito, e vc deixa isso claro também. Contudo, assim como no voto útil, creio que devemos buscar o sistema + útil, ou seja, o menos pior! Ainda não vi o outro vídeo, mas fica evidente que esse sistema, dito preferencial, é mais eficiente que o majoritário. Vim pesquisar pq foi aprovado na PEC da Reforma Eleitoral. Mas ainda pode ser alterado amanhã. Veremos...
6:00 eu ja vi pessoas falando que votaram no França no primeiro turno, mesmo gostando mais do Boulos, pq acreditavam que no segundo turno o França tinha mais chance de ganhar do Covas
Fui uma dessas pessoas
Adorei esses novos métodos de votação. O atual é o mais ilusório, nos condicionando à uma falsa democracia.
Legal excelente vídeo 💪💪💪
Faz um vídeo explicando como é o voto impresso auditavel!
Essa ideia é genial
Tbm gosto !
Melhor canal que fala de políticano mundo!
Por isso sou assinante.
Muito interessante o método de ranking. Melhor que o majoritário.
Vale apena analisar.
esperando os proximos videos
Mano, que canal fod@ !!! Muito explicativo e coerente ! Amei o vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 !
Plano Piloto Poderia Fazer Um Vídeo Sobre Grêmio Estudantil?
Por Favor Me Responda
Ou do Grêmio de Porto Alegre!!!😃
@@CGodoyy Aí tem que pedir para o Desimpedidos
Sobre o que são?
@@PlanoPiloto no idea...
@@PlanoPiloto Grêmio estudantil é a organização responsável por representar o interesse de estudantes do ensino fundamental e médio
E Tipo Politica So Que Na Escola
Esse método e genial manooo vc e top cara
Obrigado!! 😊
Este foi a primeira vez que houve o 2º turno nas eleições municipais em minha cidade, entre dois candidatos com quem eu não me identifico, tive que aderir ao voto útil, votando no menos pior.
Método do Oscar, outro problema é que muitas vezes o mediano ganha, porquê algumas avaliaram como bom ou razoável, porém esse sistema valoriza os que estão acima da média, fazendo com que aquele que agrada muitas pessoas, porém não agrada totalmente, leve vantagem. Um candidato polêmico dificilmente ganha, porquê agrada muito algumas pessoas e ao mesmo tempo é odiado por muitos outros ( que colocarão ele entre os últimos )
6:45 Poots, nunca tinha visto por esse ângulo 🤔interessante
Neh!?
Só de imaginar minha vó votando no tipo ranking já começo a ver problemas. Mas também parece mais econômico, sendo que que só tem um turno.
Acho q numa urna eletrônica mostrando todos os candidatos, e ir pedindo p/ eleitor ir votando em quem têm mais preferência por sequência, até não sobrar mais opções, facilitaria demais o processo, até p/ eleitor mais leigo.
Eu considero a votação por aprovação a mais simples e mais justa. Por ranking eu acho que causaria muita confusão tipo gente colocando se embolando todo e votando em quem não quer ou votando de trás pra frente. A votação que usamos é obviamente a mais injusta. Então a por aprovação é tão simples que utilizamos o tempo todo e nem sabemos. Quem nunca esteve em com os amigos e perguntou: quem gosta de pizza levanta a mão, agora quem gosta de Yakisoba levanta a mão e hambúrguer? Quem teve mais mão levantada ganhou e pronto. Simples.
EU REALMENTE PRECISO VER O OUTRO!
Eba serie de eleições
Oi plano piloto fais um vídeo sobre os partido políticos no Brasil
Muito bom o vídeo. Concidentemente eu vi um vídeo do canal gringo chamado primer falando exatamente desse tipo de votação. Eu acho que você se baseou nele e quis trazer uma versão brasileira desse vídeo. Portanto, está de parabéns!
Eu já conhecia antes, tanto que falei no vídeo sobre eleição majoritária. Mas esse canal Primer é muito bom mesmo! :)
@@PlanoPiloto Ah bom, então foi extremamente uma coincidência!
Ótimo vídeo, Obrigado pelo elucidativo.
Obrigado Maruzan :)
Acredito que seria melhor dessa forma...
Eu acho que o center squeeze poderia ser um problema menor se o metodo fosse modificado para:
1- a contagem ser feita rodando todas as hipóteses de candidatos eliminados (ex: o candidato com a maior votação sendo retirado para ver onde vão os votos), e o com maior número de vitórias vencendo
ou
2- fazer uma contagem geral, se a pessoa pode escolher em quantos candidatos ela vai votar ela poderia votar em quantos ela quiser, e o com a maior porcentagem ganhando (ex: o primeiro teve 70% dos votos enquanto o segundo teve 60% e o terceiro 55%)
Muito interessante esses sistema de votação.
Muito boa essa a animação
Faz um video sobre municipalismo ou sobre federalismo
Eai quando sai o vídeo da política do Japão 🤔
Em duas semanas 🎌
Esse voto de ranking me parece q funcionaria melhor se ao invés de eliminar (e dai sim contar as segundas opções), se ele atribuísse pontuação de acordo com a posição no ranking... vamos dizer por exemplo q a primeira opção vale 5 pontos a segunda vale 3 e a terceira vale 1 e da quarta em diante não pontua... dai vc soma os pontos de todos e vence o q tiver mais pontos... assim no seu exemplo Florianópolis sairia vitoriosa pois teria 42% dos votos com 3 pontos + 26% com 5 pontos + 15% com 1 ponto e + 17% também com 1 ponto... imaginando q invés de percentuais os 42, 26, 15 e 17 fossem o numero inteiro de eleitores, teríamos como resultado em primeiro Florianópolis com 288 pontos, seguida por Joinville com 246 pontos, depois Porto Alegre com 210 e por último Curitiba com 156...
Esse método é muito melhor que o majoritário, é não teríamos problema em implantá-lo, vez que temos as urnas eletrônicas. O problema é explicar pro povo. Com o método mais simples de todos, que é usado aqui desde sempre, o gado tá chorando até hoje, imagina com esse. É a ignorância impedindo o avanço.
Bem melhor esse método que foi mostrado no vídeo
talvez o ideal seja esse sistema de ranking para cargos com muitas vagas (verador, deputado e etc) e o de aprovação para cargos com única vaga (prefeito, governador, presidente, etc)
8:57 genial, gostei
Plano piloto, tem algum vídeo que fala sobre como são eleitos os deputados, como funciona a fila partidária e se tem como acabar com o cargo de suplente nos cargos eletivos do legislativo?
6:22 nesta eleição, em particular, se você contabilizar, para o segundo turno, votos brancos + nulos + quem não foi votar = mais votos que o eleito.
Olá! Tudo bem? Poderias fazer um vídeo sobre como funciona as eleições e o sistema político da Suíça?
realmente parece ser bom esse método por rankings
Muito interessante
bota pra sugerir no portal e cidadania, esse metodo de ranking é muito interessante
Ótimo vídeo!!!
Obrigado!!! :)
7:04 com esse sistema quem será que teria ganhado as eleições municipais?
O método mais justo é uma batalha de dança entre os candidatos!
🕺
Genial! Só é um pouco complicado.
Meu deus eu amei esse sistema de votação
Estou muito ansioso para o vídeo de semipresidencialismo
Semana que vem :)
Ansioso pro outro vídeo!
- Heeee
Minha Manaus foi homenageada
É assim mesmo, a população ficou muito dividida, o David só ganhou porque os outros não quiseram votar no Amazonino q já é um cacique grande daqui. Eu e muito votaram nulo :(
Caso modelo aconteceu em 2006 no RS. O então governador, Germano Rigotto, era o favorito para ganhar a reeleição. Como havia a dualidade PMDB x PT à época, os apoiadores de Rigotto acharam que seria melhor que no segundo turno fosse a Yeda Crusius, do PSDB. Votaram tanto nela que acabaram tirando o próprio Rigotto do segundo turno.
Tantas formas de melhoras as eleições e ainda nos prendemos ao passado
Ótimo canal! Imparcial de verdade e na sessão de comentários tem pouco bozogado ou petralha
Esse sistema de ranking é muito melhor do que o nosso vi essa sugestão num documentário do Leonardo DiCaprio
Legal :D
@@PlanoPiloto acho que o nome é como salvar a democracia e tem na Netflix, fala sobre o sistema nos Estados Unidos é bem interessante.