ja assisti esse video uma vez para uma entrevista de junior em 2020 e hoje em 2024 assistindo denovo para vagas de senior na gringa, voce é incrivel Balta, muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento
Sou um desenvolvedor híbrido. Entendo com profundidade injeção de dependência, e não respondo metade das perguntas para estagiário. Esse vídeo é um ótimo backlog de débito técnico! Gostei muito da pergunta final. Realmente as pessoas que tem o hábito de "Save Face" costumam trazer problemas para a equipe.
E quando não dá pra fazer teste prático? Tem processos com + 1k participantes, não tem como sentar e codar (Ou mesmo revisar um projeto enviado) com todos os candidatos, precisa-se de um filtro antes.
@@marquinhojunio são tantos conceitos, difícil lembrar de tudo isso, eu sei que são coisas básicas, mas um cara vivido domina isso e se vira, agora saber de cor o que são siglas e o que faz ou deixa de fazer é foda.
Desisti no final da minha graduação de análise de sistemas (no comeco da pandemia) e estou voltando agora, procurando estágio, comecei o curso fundamentos de C# e agora posso responder tranquilo todas as perguntas que um estagiário deveria saber responder. Obrigado
há um mês atrás quando eu votei a estudar C#, eu sabia responder as perguntas de estagiário e júnior na ponta da língua. Hoje, um mês depois, faço API's, mas esqueci as respostas das perguntas de estagiário kkk. Isso porque quando iniciei os estudos, eu apenas dei uma passada nesses fundamentos. Ainda bem que ainda no início da minha carreira eu me deparei com esse vídeo e certamente irei colocar mais energia nos fundamentos do que normalmente eu colocaria. Obrigado André.
Cara, que conteúdo maravilhoso, estou estudando C# e tentando me realocar no mercado. Essas perguntas que você citou me fizeram perceber que estou no caminho correto e deixar de lado a síndrome do impostor!!!
Balta, antes de tudo, muito obrigado! Estou fazendo entrevistas para processos seletivos de emprego e não está nada fácil. Seu vídeo me deu um "gole de paz"e mais fôlego para continuar tentando. Deu pra ver que tem gente séria, justa, qualificada e com bom senso! Você já deve ter notado como é grande o número de pessoas que estão em níveis "avançados" e não conseguem responder a perguntas de níveis "mais baixos". Quando percebi que estava nessa situação, parei e fui estudar para preencher os gaps. Agora, o fato de saber responder a todas até o nível júnior (onde me encontro), não me permitiram ser admitido nos processos seletivos. Quando passo da entrevista com o RH, a galera da técnica vem com perguntas do nível acima e dá pra ver a cara de decepção quando eu admito não ter experiência com o assunto em questão. Quando falei, na penúltima entrevista da semana passada, que tive não tenho experiência em criar APIs, parecia que eu não era capaz de ligar o computador. Fiz e faço um esforço danado para solidificar meus conhecimentos e acredito que não faço mais que minha obrigação, mas que a turma do lado empregador tinha que dar uma assistida nesse vídeo, a tinha! Pelo menos mil vezes! Outra lenda também que, no meu ponto de vista, não "cola"é o tal do Full Stack. Acredito 1000% que o profissional que o profissional engajado vai estar sempre estudando e adquirindo novos conhecimentos para agregar valor e ajudar no seu próprio desempenho, mas a descrição de requerimentos nas vagas de Full Stack me parecem mais exclusivas do que inclusivas e duvido que alguém que tenha todo aquele conhecimento/experiência queira trabalhar pelos salários oferecidos (pronto Falei rs). Abraço e to sempre na audiência!
Estou começando C# agora. Venho do Direito, então me falta carga teórica. Bom ter essas perguntas em mente para, além de saber o bruto do código, entender as minúcias. Muito obrigado por enunciar esse mínimo esperado!
Eu achei fantástico esse conteúdo. Com certeza vou usa-lo para estudar e botar em prática os conceitos nele apresentado que eu nunca ouvi falar. Obrigado Balta!
Balta, estou começando no C# e .NET com seus vídeos, espero estar trilhando o caminho certo, todas as perguntas relacionadas à POO eu consigo responder fácil, agora espero melhorar minhas habilidades com C# e .NET :D
Excelente conteúdo, no final a mais expressiva: "comportamental", em todas as empresas que atuei, tem sempre alguém que manda muito bem no desenvolvimento, análises, etc, mas o comportamento "queimou o filme", contagiou alguns. o chefe sabie e "deixou panos quentes", no fim das contas saíram alguns bons em tecnologia e comportamento e o gestor da equipe.
Pois é Ader, realmente temos vários casos assim, e cabe a nós também, conversarmos com estas pessoas e passarmos feedbacks a elas! Muito obrigado pelo feedback
Muito bom, Balta! Esse vídeo é uma ótima ferramenta para os desenvolvedores se alinharem para seguir bem na carreira como dev .net por aí. Conseguiu resumir aspectos que daria para abrir em um artigo gigante. Parabéns! Quero destacar a sua humildade ao expor o assunto demonstrando interesse em ajudar no crescimento profissional da sua audiência, e também por comentários que vi que fez aqui, em resposta a outros devs que preferem destacar apenas o que outros têm de pior. É de muita sabedoria de sua parte. Excelente conteúdo!
Bom, seu vídeo ajudou muitíssimo, pois estou utilizando ele para defender minhas teorias na faculdade e com meus colegas. Muitos acham que ter a faculdade e o diploma resolvem, na verdade não! Todas as suas perguntas se fossem feitas a mim era zero total... Gosto de C# e aprendo um pouco a cada dia, pois nas faculdades e universidades o cunho do ensino é para academia e o mercado de trabalho fica em segundo plano, não é uma regra, mas acontece em sua maioria. Se te consola, não acertei nenhuma pergunta para estagiário de C# .NET, porém não são o meu "carro chefe", mas serviu para ligar meu alerta e perceber que estou muito distante e que preciso delimitar meus trabalhos, pois estou fazendo diversas coisas e tenho certeza que poucas delas são de desenvolvimento de software. Sucesso Balta!!! Att Rogério
Eu tenho experiência em C# mas aprendi trabalhando mesmo... Ai percebo que a fundamentação teórica é o que eu preciso. De quebra, consigo notar más práticas que tive ao longo da profissão devido a esse aprendizado "xucro" que obtive. Sobre o SOLID nunca tinha ouvido falar, já estudei esses tópicos agora depois desse vídeo e percebi tudo o que fiz de errado na questão organizacional hahahah. Vídeo perfeito! Obrigado pelo conteúdo
Simplesmente fantástico e muito agradecido por ter feito este vídeo! Eu, que já uso algum tempo .Net e consigo entregar várias coisas, eu não consegui responder várias perguntas. Fez eu repensar o que eu sou e onde eu estou.Valeu! Aguardando de coração, muito mais vídeos com este conteúdo. Novamente o meu muito obrigado e um forte e longo abraço!
@@baltaio Fala Balta, realmente faz um tempo..rs. Cara, as continuam meio complicadas, porém eu confesso que está sendo um período muito bom para colocar a cabeça no lugar, repensar várias coisas e sair disso com mais força e foco, eu tenho plena certeza disso. Eu agradeço todo o empenho, tempo, respostas, carinho e aconselhamentos neste tempo que estamos juntos. Sinta um longo e forte abraço meu amigo! Um dia eu faço questão de fazer isso pessoalmente, você merece!
Conteúdo show, muito bom pra refletir um pouco sobre o estado atual da carreira e identificar os pontos em que há débito técnico. Fico muito feliz por em pouco tempo como dev júnior, conseguir responder as questões colocadas para um pleno.
Muito bom, sempre após realizar as perguntas eu questionava qual o maior desafio na carreia, e como fez pra superar! Isso te mostra o quanto o cara realmente gosta e tem prazer em desenvolver!
Um dos melhores vídeos do canal. Poderia fazer uma série de vídeos aprofundando em quais conhecimentos necessários para cada posição e como desenvolver-los...
Muito bom Balta!!! Depois que adicionei o feedback da minha entrevista progredi muito nos meus processos seletivos, é pra encerrar com chave de ouro mesmo! parabéns!
Confesso ter diversos assuntos que você comentou que não conheço, ou nunca precisei usar, ou nunca peguei pra estudar, pelo fato de grande parte do tempo ter trabalhado com projetos legados. Em relação a estimativa eu geralmente me saio bem, tenho esse lado analítico de pensar em tudo que possa dar errado e atrasar meu desenvolvimento, fazendo perguntas sobre tudo o que envolve esse simples "crud". De resto, acho que só dar uma atualizada em alguns assuntos. Bom pra seguir um plano de estudos com essas perguntas. Abraço!
Na questão do estagiário eu vi que as perguntas foram direcionadas mais pros fundamentos da linguagem e framework, acredito que isso seja bom porque muita gente foca mais na parte prática de codificar e esquece os fundamentos que são necessários para te tornar um profissional mais qualificado.
Grande André! Muito boa essas dicas que vc deu, muito dessas perguntas eu já não saberia responder, pois tem coisas que nem lembro mais por não usar no dia-a-dia, kkkk. Muito legal essa sua iniciativa, é nessas horas que temos que ver o que precisa ser revisado, por mais que já tenha estudado, com o passar do tempo muitas coisas caem no esquecimento. Valeu André e um grande abraço!
Este vídeo foi excelente. Desenvolvedores tem muita dificuldade em definir seus próprios níveis. Você como recrutador nos falando o que espera de cada nível nos dá uma base para sabermos em qual nível estamos. Uma pergunta, que acho importante: Existe uma nivelação global ou algum tipo de documentação que especifique o que cada nível deve saber?
Fala Marcos, muito obrigado pelo feedback... sobre o nivelamento, não existe algo, até por que depende muito do que a empresa exige... por exemplo, pode ser que você não atue em projetos com muitos usuários ou muito sensíveis
@@baltaio Obrigado pela resposta Balta. Tenho um ano e meio de experiência com desenvolvimento de software, e mais ou menos 3 anos de experiência com estudo. Ainda acho que errei em muitas fases do meu aprendizado, mas procuro corrigir isso dia após dia. Você falou uma coisa muito interessante no vídeo "o programador Junior tem que saber orientação a objetos", concordo plenamente neste ponto, meu primeiro livro de programação foi "Uma introdução abrangente a Java" onde pegava forte em orientação a objeto nos primeiros capítulos. Quando fui para o mercado, trabalhar com .NET (primeira oportunidade), essa base de orientação a objeto me ajudou muito para entender o que eu precisava fazer, de forma mais fácil conseguir debugar o código e conseguir entender a regra de negócio pelo código. Hoje se tivesse um amigo que se interessa por programação e ele me perguntasse como começar, eu diria, escolha uma linguagem e foque em entender muito bem sobre orientação a objeto, pois quase tudo é construído em cima disso. Já vi programadores Sr. com dificuldade nisso. Adoro o seu conteúdo e sou aluno do Balta IO! Aprendendo .NET e Angular com você! Abraço.
Top ,por enquanto ainda não tentei Estágio estou estudando C# e .NET a uns 3 meses , comecei no Front mas n gostei de JS , n entendia mts coisas , no C# o paradigma OO , me deixou mais a vontade e essa semana comecei a ler a documentação da Microsoft de asp.net , agora todas as peças tão se encaixando, mas ainda estou aprendendo C# ainda n vi nada de LINQ e Lambda
Muito bom Balta! Fui pausando o vídeo e respondendo mentalmente cada pergunta. Até o pleno acredito que fui muito bem, pra sênior teve algumas perguntas que não saberia responder. Vi também que tenho vários conhecidos técnicos mas falta experiência e cabelo branco ainda kkk Abs
POw Video sensacional! É bom ter um baseline de como outros profissionais olham o candidato. Sugestão! Fça uma serie de videos pautado nisso, dá até pra dividir em três carreiras na plataforma de curso. Abss!
Top!! Sensacional, era isso que eu estava procurando... valeu mesmo Balta, muito obrigado por compartilhar isso. Já prepara o outro vídeo, já passou das 1mil curtidas.
Muito bom!! Eu sou desenvolvedor Typescript, mas mesmo assim, me ajudou muito, até porque tudo o que você disse eu acredito que também pode ser encaixado para perguntas técnicas de do Typescript, até porque foi a microsoft quem desenvolveu o typescript.
muito bom o vídeo...pela cola que você usou você seria um Júnior..rss...o legal eh ser bom de grupo, trabalhar em equipe, até a nasa busca profissionais assim, mesmo não sabendo tanto. No dia a dia eh um ajudar o outro...Júnior pleno e sênior deixa pro RH
Acredito que temos que estar preparado sim para questões como estas. Mas infelizmente, ao longo das décadas conheci muitos candidatos, que responderam muito bem as perguntas como estas, mais infelizmente muitas das vezes essas pessoas não foram criativas e nem práticas em trazer uma solução final para o cliente. Não me entenda mau. Não estou em hipótese nenhuma tentando criar uma polêmica, porque aprecio muito seus vídeos e respeito muito seu conhecimento e sei como é difícil selecionar um candidato. Mas parabéns por mais um vídeo.
Muito interessante o vídeo balta, acho de extrema importância esses vídeos, peço até que se possível poste mais conteúdos desse tipo, é muito relevante! Apenas uma observação que eu faço e sou um pouco crítico a isso, é que já conheci alguns profissionais que são muito bons de lábia, os caras sabem vender muito bem o peixe, você pode fazer todas essas perguntas, o cara vai saber responder, ele vai ser contratado com um bom salário, porém quando você coloca o cara no dia a dia pra trabalhar, o cara só enrola, não consegue andar e resolver problemas. Ou seja, são bons palestrantes, mas não conseguem trabalhar bem, creio eu que teria que ter uma metodologia dentro do processo que consiga analisar isso. Do contrário também existe, já vi pessoas que já trabalhou com muitas tecnologias e é muito bom, mas na hora da entrevista o cara se enrola um pouco e acaba não passando
Perfeito Alexandre, muito bem colocado! Eu conheci alguns também que eram bons em falar! De qualquer forma, imagina um processo com 600 candidatos... estas perguntas já são uma espécie de triagem.. Mas concordo que elas não substituem codar junto com a pessoa para realmente saber o que ela conhece!
@@baltaio sim já filtra bastante na verdade não existe processo perfeito, vc só vai saber se o cara é bom no dia a dia ou se já conhece ele anteriormente
Excelente. Diria até que é um Norte para galera que leva .NET como carta principal de aprendizado e segurança para tocar qualquer coisa como eu. @balta tem como disponibilizar as outras perguntas não mostradas no vídeo? Vou complementar meu guia de estudo com os assuntos que não tinham.
Também queria saber se mudou alguma coisa nesses três anos, apesar de que tópicos fundamentais assim quase não vão cair em desuso, sem falar no tanto de código legado rodando a décadas...
cara, eu saberia somente uma resposta das perguntas do estagiário porem saberia quase todas que tu perguntaste para o junior. eu adorei o vídeo, estou começando a estudar dotNET e estou em busca do meu primeiro emprego, então esse vídeo me ajudou muito!
Sou programador Pleno,ja fiz inumeras API's tanto em C# quanto em nodeJS,experiencia em digamos bastante projeto,criando projetos do zero,e muitas das perguntas q ele citou eu não lembrei ou não sabia a resposta tecnica na hora,tendo q dar uma pesquisada pra lembrar, ou ate mesmo não tendo conhecimento,e anotando aq pra estudar .
rapaz, eu sou estagiário e dessas perguntas a melhorzinha q eu arriscaria tentar responder seria a primeira pois o resto eu boiei kkkk, porém as perguntas pra júnior eu achei mais fácil, não que eu seja um bom estagiário, me acho horrível, apanho mt pra fazer um crud na mão em si ¯\_(ツ)_/¯, mas tive mais noção de responder as de júnior do que de estagiário mesmo... ah, curti mt o vídeo, da pra ter uma noção do nível esperado dos dev
Bom dia Alexandre, como vai? Isto não é ruim... É normal ficar alguns gaps nos nossos estudos, comigo é assim também... tem muita coisa de algumas tecnologias que sei o avançado mas falta o básico. O importante é saber que precisamos estudar e evoluir
Gostei bastante do vídeo, Balta! Vou começar um estágio com C# e .NET, e vou procurar aprender, no mínimo, as peguntas para um estágiario que você passou!
@@CortessTvs Bom saber! Algumas coisas que eu fiz me ajudaram bastante no início: 1. Fuja de empresas que buscam estagiários com experiência/conhecimento em X tecnologia. Isso não é vaga de estágio e você não irá tirar o máximo de proveito que um estágio pode oferecer se você não tiver a oportunidade de aprender. 2. Crie projetos. Faça vários projetos com stacks diferentes, propósitos diferentes. Por mais que você não os finalize, isso vai te dar uma bagagem inicial bem ampla das tecnologias e também, quando for ser entrevistado, irá transparecer que você é focado em seu aprendizado. 3. Nas entrevistas, demonstrem motivação. Quando estava estagiando e mesmo depois de ser efetivado, vi muitos estagiários sendo mandado embora depois de um tempo porque não mostravam interesse, não iam atrás de entender os porquês e fazer melhor. Isso vai te destacar e com certeza irá garantir um lugar. Espero que esses pontos te ajudem! Desejo sucesso em sua carreira!!
Pergunta: "como faz passa passar um elefante por baixo de uma porta?" Rsrsrs Esses tipos de perguntas não técnicas seria mais para ver como a pessoa faz para procurar uma solução possível, mesmo em um contexto bem estranho.
Muito bom... Agora diz ai para gente, O Estagiário, Junior, Pleno e Senior que passarem na sua entrevista respondendo as perguntas, na sua opinião, baseado no mercado de hoje (15/06/2020) quanto eles merecem ganhar como PJ e/ou CLT?
Ótima pergunta, mas depende de várias outras coisas como como localização e benefícios. E não é apenas salário que mantém uma pessoa feliz! CLT faz um bom tempo que não lido, então não vou me arriscar a falar, mas PJ, em SP por exemplo as médias de salário são: Estagiário: 2k a 3k, Júnior: 3k a 5K Pleno: 5k a 7K, sênior entre 7k e 9k Fonte: www.glassdoor.com.br/Sal%C3%A1rios/analista-desenvolvedor-net-pleno-sal%C3%A1rio-SRCH_KO0,32.htm
Mas se demora uns 10 anos p virar senior acho q não vale a pena investir em uma carreira onde 10 anos após eu me formar, eu vá ganhar o equivalente ao que hoje é 9.000 reais sendo que esse valor nem é CLT, pq provavelmente ja terei familia, filhos, terei q sustentar casa, pagar escola. 9000 reais é um salario legal para inicio ou meio de carreira para quem é solteiro e tem uns 25 anos, para fim de carreira nao. Nesse caso vale mais a pena investir em uma carreira gerencial em que os salarios chegam a 15 ou 20 mil e ainda são com registro na carteira
Concordo plenamente! Se o foco é APENAS ganhar dinheiro, ai a pegada é outra mesmo! Talvez seja legal procurar sobre empreendedorismo e coisas do tipo!
Olá obrigado por compartilhar as perguntas! Eu sou junior no desenvolvimento .net, as perguntas para estagiários não consegui responder nenhuma. Eu sei entregar pequenas soluções em .net mas não consigo aprender de fato sobre a arquitetura de fato. Quando me refiro a aprender, eu digo sobre o fato de explicar em palavras para o que serve e como funciona entende? Como proceder nesse caso? Poderia compartilhar esse arquivo de perguntas conosco? Desde já lhe agradeço!
Boas David, isto é normal e acontece com todo mundo! Semana passada mesmo, eu estava montando um projeto com umas coisas bem avançadas de segurança e precisei parar. Eu tive exatamente a mesma sensação que você! A estrutura estava toda montada, mas muita coisa eu tinha corrido, algumas implementações eu havia copiado de outros projetos. A minha dica é o seguinte... para e estuda o que você ainda não aprendeu! Se você está usando algo no projeto que não sabe explicar o motivo dele estar ali, pode ser o que chamamos de Over Engineering. Neste caso, para, estuda o que precisa e depois retorna ao código. As vezes ainda, dentro de um assunto, você tem que parar para estudar outro e assim vai... Só continua sempre estudando e entendendo bem as coisas antes de usar.... as vezes usar o básico é melhor do que lotar seu projeto de padrões que você não sabe para que servem!
Tive essa mesma sensação. Percebi que consegui, de alguma forma, responder a pelo menos uma das perguntas de todos os níveis, porém, não respondi todas de estagiário e júnior, e que, em tese, eu deveria, considerando que sou pleno. O negócio é continuar estudando e fortalecendo as bases!
Balta, muito bom o vídeo. Além de ajudar bastante em uma entrevista, entrega uma boa linha de estudo pra quem deseja chegar em um nível sênior da vida. Minha maior dúvida: é possível um júnior conseguir alavancar na carreira, aprendendo bem tudo que um pleno/sênior deve saber, sem ter uma base pra ajudar? Uma base que eu falo é um pleno/sênior que tenha tais conhecimentos e consiga passar e guiar.
cara, que bizarro, atualmente eu sou trainee na esx, saber que um cara tão talentoso foi da mesma empresa me da até mais animação de continuar estudando. Seus conteúdos são otimos, quem sabe um dia a gente não desenvolve algo juntos.
Tem algo que você menciona que é muito importante para os demais profissionais que almejam evolução na carreira, quando você comenta "o profissional ficou muito tempo no mesmo projeto e não teve 'oportunidade' de trabalhar com outros projetos(09:26)"... É muito comum, um estagiário/JR acreditar na evolução natural da carreira por tempo de casa/projeto, mas pode ser exatamente a permanência no mesmo projeto que o impede de progredir. Apenas cumprir tarefas, completar cards não te trará promoção, poderá te dar um destaque de velocidade de entrega e só. Se envolver com discussões técnicas, projetos diferentes e demonstrar conhecimento técnico além do que você trabalha no projeto é mais importante do que simplesmente completar tarefas.
Eu concordo em boa parte, a parte que eu discordo completamente é a de estagiarios. Perguntar sobre IL, tem muito dev ai que já tem vários anos de .net não sabe o que é isso. Sobre o significado das coisas(primeira pergunta) tbm acho exagerado. De resto a partir do Junior concordo bastanto, obrigado pelo vídeo. Fora que isso não se aplica só a dotnet, tem boas perguntas para adequar a outras plataformas.
Muito obrigado pelos feedbacks Alberto! Talvez eu tenha dado uma puxada nos estagiários mesmo hahahah... Massss, melhor pra cima do que pra baixo né... quem assistir o vídeo já fica preparado :D
💜💜 Se chegar a 1000 curtidas eu vou fazer um vídeo com bem mais perguntas 💜💜
Excelente video. Vamos ter videos com as respostas tb...kkkk Parabens
Vamos sim, já preparei um hahahahah!
Já pode preparar o vídeo, que um vídeo excelente desses vai passar de 1000 curtidas fácil.
passou de mil curtidas e agora?!
Balta, pode preparar próximo. Excelente vídeo. Forte abraço.
ja assisti esse video uma vez para uma entrevista de junior em 2020 e hoje em 2024 assistindo denovo para vagas de senior na gringa, voce é incrivel Balta, muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento
Muito obrigado!!! 💜
Sou um desenvolvedor híbrido. Entendo com profundidade injeção de dependência, e não respondo metade das perguntas para estagiário. Esse vídeo é um ótimo backlog de débito técnico! Gostei muito da pergunta final. Realmente as pessoas que tem o hábito de "Save Face" costumam trazer problemas para a equipe.
Fala Diogo, como vai? Hahhahahaha o vídeo é para isto mesmo, causar aquele desconforto e lembrar que o básico é o mais importante!
também reprovei na entrevista para estagiario kkk
Me senti da mesma forma!
Reprovei no estagiário tbm, com 13 anos de mercado.
Muito bom Balta. Confesso que por eu ser pleno, algumas perguntas de estagiário não saberia responder kkkk. Abraços.
Que bom, isto significa que causou desconforto e você já sabe o que precisa consolidar de conhecimentos
Achei que era o único haha. Foi muito válido esses questionamentos
Que bom que não sou o único :/
eu tbm kkkkk, confesso que cheguei até ver se a vaga de emprego seria para instrutor.
A entrevista seria um show do milhão. As vezes é difícil lembrar dos conceitos. Teste prático é a melhor forma.
E quando não dá pra fazer teste prático? Tem processos com + 1k participantes, não tem como sentar e codar (Ou mesmo revisar um projeto enviado) com todos os candidatos, precisa-se de um filtro antes.
@@marquinhojunio são tantos conceitos, difícil lembrar de tudo isso, eu sei que são coisas básicas, mas um cara vivido domina isso e se vira, agora saber de cor o que são siglas e o que faz ou deixa de fazer é foda.
Se eu fosse estagiário teria ficado no caminho. Mas se fosse jr teria chances. Isso acendeu um alerta. Valeu pelo vídeo.
Não acredito que seja por este caminho... é normal ter gaps no conhecimento... eu também tenho... Nosso conteúdo de C# cobre boa parte disso! 🚀
Desisti no final da minha graduação de análise de sistemas (no comeco da pandemia) e estou voltando agora, procurando estágio, comecei o curso fundamentos de C# e agora posso responder tranquilo todas as perguntas que um estagiário deveria saber responder. Obrigado
Sensacional, Murilo!!! Vamos pra cima 🚀
As perguntas mais difíceis foram as do estagiário, ai é sacanagem!
ASHeuasheuasheuashuhase
Agradecer a este vídeo que me trouxe mais tranquilidade e decisão de me tratar como um pleno ao buscar vagas no mercado de trabalho.
Wowwwww
há um mês atrás quando eu votei a estudar C#, eu sabia responder as perguntas de estagiário e júnior na ponta da língua. Hoje, um mês depois, faço API's, mas esqueci as respostas das perguntas de estagiário kkk. Isso porque quando iniciei os estudos, eu apenas dei uma passada nesses fundamentos. Ainda bem que ainda no início da minha carreira eu me deparei com esse vídeo e certamente irei colocar mais energia nos fundamentos do que normalmente eu colocaria. Obrigado André.
Cara, que conteúdo maravilhoso, estou estudando C# e tentando me realocar no mercado. Essas perguntas que você citou me fizeram perceber que estou no caminho correto e deixar de lado a síndrome do impostor!!!
🚀🚀🚀🚀
Aqui assistindo pela 10 vez pq amanha tenho um teste, espero que seja nesse nível porque se for eu me garanto kkkkk valeu pelo vídeo balta
Boaaaa!! Boa sorte lá John!!! Que dê tudo certo 🙏
Precisar de algo, estamos aí
Balta, antes de tudo, muito obrigado! Estou fazendo entrevistas para processos seletivos de emprego e não está nada fácil. Seu vídeo me deu um "gole de paz"e mais fôlego para continuar tentando. Deu pra ver que tem gente séria, justa, qualificada e com bom senso! Você já deve ter notado como é grande o número de pessoas que estão em níveis "avançados" e não conseguem responder a perguntas de níveis "mais baixos". Quando percebi que estava nessa situação, parei e fui estudar para preencher os gaps. Agora, o fato de saber responder a todas até o nível júnior (onde me encontro), não me permitiram ser admitido nos processos seletivos. Quando passo da entrevista com o RH, a galera da técnica vem com perguntas do nível acima e dá pra ver a cara de decepção quando eu admito não ter experiência com o assunto em questão. Quando falei, na penúltima entrevista da semana passada, que tive não tenho experiência em criar APIs, parecia que eu não era capaz de ligar o computador. Fiz e faço um esforço danado para solidificar meus conhecimentos e acredito que não faço mais que minha obrigação, mas que a turma do lado empregador tinha que dar uma assistida nesse vídeo, a tinha! Pelo menos mil vezes! Outra lenda também que, no meu ponto de vista, não "cola"é o tal do Full Stack. Acredito 1000% que o profissional que o profissional engajado vai estar sempre estudando e adquirindo novos conhecimentos para agregar valor e ajudar no seu próprio desempenho, mas a descrição de requerimentos nas vagas de Full Stack me parecem mais exclusivas do que inclusivas e duvido que alguém que tenha todo aquele conhecimento/experiência queira trabalhar pelos salários oferecidos (pronto Falei rs). Abraço e to sempre na audiência!
Pois é... infelizmente alguns lugares ainda são totalmente focados em Frameworks.... Mas não desanima, ainda vai achar seu lugar
e aí mano conseguiu?
Estou começando C# agora. Venho do Direito, então me falta carga teórica. Bom ter essas perguntas em mente para, além de saber o bruto do código, entender as minúcias. Muito obrigado por enunciar esse mínimo esperado!
Show !
Obrigada pelo vídeo. Como profissional de RH seu conteúdo vai me ajudar muito!
Seus vídeos são ricos em informações, esse não fica de fora! Obrigado por compartilhar!
Muito obrigado!
Eu achei fantástico esse conteúdo. Com certeza vou usa-lo para estudar e botar em prática os conceitos nele apresentado que eu nunca ouvi falar.
Obrigado Balta!
hahahah muito bom!
Podemos perceber que as perguntas pra estagiário foram mais difíceis do que para DevJr. kkkkkk
hahahah peguei pesado né?
Eu tbm achei a mesma coisa. Às vezes esses conceitos passam despercebidos.
Balta, estou começando no C# e .NET com seus vídeos, espero estar trilhando o caminho certo, todas as perguntas relacionadas à POO eu consigo responder fácil, agora espero melhorar minhas habilidades com C# e .NET :D
Wow, fico feliz demais em sabem
Muito bom Andre, ajudara bastante a construir uma carreira com foco no que buscar para ser um dev .net! Orgulho de ter o Balta como professor!
Orgulho de ter alunos como você também meu querido
Top demais. Parabéns pela abordagem!
💜
Excelente conteúdo, no final a mais expressiva: "comportamental", em todas as empresas que atuei, tem sempre alguém que manda muito bem no desenvolvimento, análises, etc, mas o comportamento "queimou o filme", contagiou alguns. o chefe sabie e "deixou panos quentes", no fim das contas saíram alguns bons em tecnologia e comportamento e o gestor da equipe.
Pois é Ader, realmente temos vários casos assim, e cabe a nós também, conversarmos com estas pessoas e passarmos feedbacks a elas! Muito obrigado pelo feedback
Muito bom, Balta!
Esse vídeo é uma ótima ferramenta para os desenvolvedores se alinharem para seguir bem na carreira como dev .net por aí. Conseguiu resumir aspectos que daria para abrir em um artigo gigante. Parabéns!
Quero destacar a sua humildade ao expor o assunto demonstrando interesse em ajudar no crescimento profissional da sua audiência, e também por comentários que vi que fez aqui, em resposta a outros devs que preferem destacar apenas o que outros têm de pior. É de muita sabedoria de sua parte.
Excelente conteúdo!
Muito obrigado pelos feedbacks, fico feliz que gostou
Bom, seu vídeo ajudou muitíssimo, pois estou utilizando ele para defender minhas teorias na faculdade e
com meus colegas. Muitos acham que ter a faculdade e o diploma resolvem, na verdade não!
Todas as suas perguntas se fossem feitas a mim era zero total... Gosto de C# e aprendo um pouco a cada dia,
pois nas faculdades e universidades o cunho do ensino é para academia e o mercado de trabalho fica em segundo
plano, não é uma regra, mas acontece em sua maioria.
Se te consola, não acertei nenhuma pergunta para estagiário de C# .NET, porém não são o meu "carro chefe",
mas serviu para ligar meu alerta e perceber que estou muito distante e que preciso delimitar meus trabalhos,
pois estou fazendo diversas coisas e tenho certeza que poucas delas são de desenvolvimento de software.
Sucesso Balta!!! Att Rogério
Eu tenho experiência em C# mas aprendi trabalhando mesmo... Ai percebo que a fundamentação teórica é o que eu preciso. De quebra, consigo notar más práticas que tive ao longo da profissão devido a esse aprendizado "xucro" que obtive. Sobre o SOLID nunca tinha ouvido falar, já estudei esses tópicos agora depois desse vídeo e percebi tudo o que fiz de errado na questão organizacional hahahah.
Vídeo perfeito! Obrigado pelo conteúdo
Mesmo pra mim, tenho profunda dificuldade em alguns fundamentos teóricos, que as vezes sei mas não sei exatamente o que é
@@lekmagician tenta explicar a si mesmo o que aprendeu, isso me ajuda demais
Simplesmente fantástico e muito agradecido por ter feito este vídeo!
Eu, que já uso algum tempo .Net e consigo entregar várias coisas, eu não consegui responder várias perguntas. Fez eu repensar o que eu sou e onde eu estou.Valeu!
Aguardando de coração, muito mais vídeos com este conteúdo.
Novamente o meu muito obrigado e um forte e longo abraço!
Quanto tempo Marcelo, como estão as coisas?
@@baltaio Fala Balta, realmente faz um tempo..rs. Cara, as continuam meio complicadas, porém eu confesso que está sendo um período muito bom para colocar a cabeça no lugar, repensar várias coisas e sair disso com mais força e foco, eu tenho plena certeza disso.
Eu agradeço todo o empenho, tempo, respostas, carinho e aconselhamentos neste tempo que estamos juntos.
Sinta um longo e forte abraço meu amigo! Um dia eu faço questão de fazer isso pessoalmente, você merece!
Conteúdo show, muito bom pra refletir um pouco sobre o estado atual da carreira e identificar os pontos em que há débito técnico. Fico muito feliz por em pouco tempo como dev júnior, conseguir responder as questões colocadas para um pleno.
Wow, sensacional
Esclarecedor com certeza!
🚀🚀
Excelente conteúdo balta! Serve como um guia para descobrir quais conceitos não estão sólidos em nossa formação.
Parabéns pelo trabalho!!!
Muito obrigado Marcio! Fico feliz que gostou
Muito bom, sempre após realizar as perguntas eu questionava qual o maior desafio na carreia, e como fez pra superar! Isso te mostra o quanto o cara realmente gosta e tem prazer em desenvolver!
Muito obrigado
Um dos melhores vídeos do canal. Poderia fazer uma série de vídeos aprofundando em quais conhecimentos necessários para cada posição e como desenvolver-los...
Muito boa ideia hahhahaha vou tentar sim
Obrigada por compartilhar esses pontos importantes para estudar e evoluir! Parabéns! Muito bom!
Eu quem agradeço a visualização e comentário!
Muito bom Balta!!!
Depois que adicionei o feedback da minha entrevista progredi muito nos meus processos seletivos, é pra encerrar com chave de ouro mesmo!
parabéns!
Show demais! Talvez esta seja a parte mais importante!
Confesso ter diversos assuntos que você comentou que não conheço, ou nunca precisei usar, ou nunca peguei pra estudar, pelo fato de grande parte do tempo ter trabalhado com projetos legados. Em relação a estimativa eu geralmente me saio bem, tenho esse lado analítico de pensar em tudo que possa dar errado e atrasar meu desenvolvimento, fazendo perguntas sobre tudo o que envolve esse simples "crud". De resto, acho que só dar uma atualizada em alguns assuntos. Bom pra seguir um plano de estudos com essas perguntas. Abraço!
Fala Vinicius! Normal, muita coisa não usamos, ou passa batido nos estudos!
Se já tem uma base, só ir se atualizando :D
Vídeo bacana, até mesmo pra ajudar galera de RH de empresas de tech, show balta
Não tinha pensado nisso mas é verdade! Valeu o feedback!
Otimo conteúdo, sempre muito bem apresentado. Vou anotar as perguntar para determinar pontos de melhoria na minha carreira. Muito Obrigado!
🚀
Anotei tudo que está dentro da minha realidade como base de estudo, obrigado!!
💜💜💜💜
Na questão do estagiário eu vi que as perguntas foram direcionadas mais pros fundamentos da linguagem e framework, acredito que isso seja bom porque muita gente foca mais na parte prática de codificar e esquece os fundamentos que são necessários para te tornar um profissional mais qualificado.
🚀
Cara, parabéns pelo trabalho. Fico no aguardo do resto das perguntas. Estou querendo me especializar em .net e seu material tem sido muito importante.
Bom dia Guilherme, como vai?
Muito obrigado pelo feedback! Teremos mais conteúdo sobre o assunto :D
Excelente! Seus vídeos são ótimos. Parabéns.
Mto bom Balta!
O vídeo também ajuda ao dev a se posicionar e uma pequena dica do caminho a ser seguido
Muito obrigado Carlos!!
Grande André! Muito boa essas dicas que vc deu, muito dessas perguntas eu já não saberia responder, pois tem coisas que nem lembro mais por não usar no dia-a-dia, kkkk. Muito legal essa sua iniciativa, é nessas horas que temos que ver o que precisa ser revisado, por mais que já tenha estudado, com o passar do tempo muitas coisas caem no esquecimento. Valeu André e um grande abraço!
Com certeza... eu vivo precisando revisar muita coisa também, o importante é ter exatamente a humildade de entender que somos eternos aprendizes.
Este vídeo foi excelente. Desenvolvedores tem muita dificuldade em definir seus próprios níveis. Você como recrutador nos falando o que espera de cada nível nos dá uma base para sabermos em qual nível estamos.
Uma pergunta, que acho importante: Existe uma nivelação global ou algum tipo de documentação que especifique o que cada nível deve saber?
Fala Marcos, muito obrigado pelo feedback... sobre o nivelamento, não existe algo, até por que depende muito do que a empresa exige... por exemplo, pode ser que você não atue em projetos com muitos usuários ou muito sensíveis
@@baltaio Obrigado pela resposta Balta. Tenho um ano e meio de experiência com desenvolvimento de software, e mais ou menos 3 anos de experiência com estudo. Ainda acho que errei em muitas fases do meu aprendizado, mas procuro corrigir isso dia após dia. Você falou uma coisa muito interessante no vídeo "o programador Junior tem que saber orientação a objetos", concordo plenamente neste ponto, meu primeiro livro de programação foi "Uma introdução abrangente a Java" onde pegava forte em orientação a objeto nos primeiros capítulos. Quando fui para o mercado, trabalhar com .NET (primeira oportunidade), essa base de orientação a objeto me ajudou muito para entender o que eu precisava fazer, de forma mais fácil conseguir debugar o código e conseguir entender a regra de negócio pelo código.
Hoje se tivesse um amigo que se interessa por programação e ele me perguntasse como começar, eu diria, escolha uma linguagem e foque em entender muito bem sobre orientação a objeto, pois quase tudo é construído em cima disso.
Já vi programadores Sr. com dificuldade nisso.
Adoro o seu conteúdo e sou aluno do Balta IO! Aprendendo .NET e Angular com você! Abraço.
show! muito obrigado
Gostei muito!! Valeu!!
Eu que agradeço
Hoje sou pleno na empresa que trabalho..
mas respondendo as perguntas cheguei a conclusão que sou
50% Estagiario
70% Junior
50% Pleno
40% Senior
hahahah que mix de sentimentos!!
kkkkkkkk, desse jeito, também cheguei a esta conclusão, mas no desenvolvimento agente não precisa saber toda essa teoria não.
Top ,por enquanto ainda não tentei Estágio estou estudando C# e .NET a uns 3 meses , comecei no Front mas n gostei de JS , n entendia mts coisas , no C# o paradigma OO , me deixou mais a vontade e essa semana comecei a ler a documentação da Microsoft de asp.net , agora todas as peças tão se encaixando, mas ainda estou aprendendo C# ainda n vi nada de LINQ e Lambda
Muito bom Balta! Fui pausando o vídeo e respondendo mentalmente cada pergunta. Até o pleno acredito que fui muito bem, pra sênior teve algumas perguntas que não saberia responder. Vi também que tenho vários conhecidos técnicos mas falta experiência e cabelo branco ainda kkk
Abs
Que ótima notícia! Confesso que deixei a barra alta, então você foi muito bem!
Balta, muito obrigado cara! Me ajudou muito!
Cara, muito bom! Parabéns
Caraca , vc me deu uma base muito , dica de ouro .... mto obrigado mesmo.
Show Léoooo! Bora estudar então!
Perguntas bem difíceis, acredito mais pelo fato de lembrar de tudo!
🚀
Obrigado André! Amanhã farei uma entrevista como júnior, já vou me preparar para esse tipo de questionamento.
Wow! Boa sorte!
Sou estágiario em dotnet e soube responder melhor as perguntas de junior. Que coisa. Soube responder apenas 2 das de estagiario. Parabéns pelo video
Eu também kkk
O mais engraçado do LinkedIn são os Seniors com 25 anos, concordo com você grande André Baltieri.
Grandes perguntas Balta.
muito bom
🚀
Video top de mais!!!
POw Video sensacional!
É bom ter um baseline de como outros profissionais olham o candidato.
Sugestão! Fça uma serie de videos pautado nisso, dá até pra dividir em três carreiras na plataforma de curso.
Abss!
Obrigado pelo feedback Anderson! Vou tentar trazer mais coisas neste sentido aqui sim :D
Top!! Sensacional, era isso que eu estava procurando... valeu mesmo Balta, muito obrigado por compartilhar isso. Já prepara o outro vídeo, já passou das 1mil curtidas.
Muito show o vídeo, Balta! Compartilha com a gente num post no blog quando puder, seria ótimo!
Parabéns!!
Vou fazer! Muito obrigado
Bigest video Balta👏👏👏
Thanks!
Estou fazendo o curso gratuito de Fundamentos do C# e pelo menos consegui responder as perguntas p/ estagiário.
💜💜
To me preparando para uma prova amanhã, ai cai um vídeo desses do céu, valeu pelo conteúdo!! Vou com certeza acompanhar o canal.
como foi na entrevista?
Muito bom!! Eu sou desenvolvedor Typescript, mas mesmo assim, me ajudou muito, até porque tudo o que você disse eu acredito que também pode ser encaixado para perguntas técnicas de do Typescript, até porque foi a microsoft quem desenvolveu o typescript.
Com certeza Vinicius, você pode tomar como base este vídeo para várias linguagens!
Obrigado pelo feedback
Muito bom !
Ajudou sim, obrigada André!!!
Video de ouro!! Vlw balta!
Muito obrigado 💜
muito bom o vídeo...pela cola que você usou você seria um Júnior..rss...o legal eh ser bom de grupo, trabalhar em equipe, até a nasa busca profissionais assim, mesmo não sabendo tanto. No dia a dia eh um ajudar o outro...Júnior pleno e sênior deixa pro RH
hahahaha smpre.. somos eternos aprendizes!
Acredito que temos que estar preparado sim para questões como estas. Mas infelizmente, ao longo das décadas conheci muitos candidatos, que responderam muito bem as perguntas como estas, mais infelizmente muitas das vezes essas pessoas não foram criativas e nem práticas em trazer uma solução final para o cliente. Não me entenda mau. Não estou em hipótese nenhuma tentando criar uma polêmica, porque aprecio muito seus vídeos e respeito muito seu conhecimento e sei como é difícil selecionar um candidato. Mas parabéns por mais um vídeo.
💜
Nivel altíssimo!
Muito interessante o vídeo balta, acho de extrema importância esses vídeos, peço até que se possível poste mais conteúdos desse tipo, é muito relevante! Apenas uma observação que eu faço e sou um pouco crítico a isso, é que já conheci alguns profissionais que são muito bons de lábia, os caras sabem vender muito bem o peixe, você pode fazer todas essas perguntas, o cara vai saber responder, ele vai ser contratado com um bom salário, porém quando você coloca o cara no dia a dia pra trabalhar, o cara só enrola, não consegue andar e resolver problemas. Ou seja, são bons palestrantes, mas não conseguem trabalhar bem, creio eu que teria que ter uma metodologia dentro do processo que consiga analisar isso. Do contrário também existe, já vi pessoas que já trabalhou com muitas tecnologias e é muito bom, mas na hora da entrevista o cara se enrola um pouco e acaba não passando
Perfeito Alexandre, muito bem colocado! Eu conheci alguns também que eram bons em falar!
De qualquer forma, imagina um processo com 600 candidatos... estas perguntas já são uma espécie de triagem..
Mas concordo que elas não substituem codar junto com a pessoa para realmente saber o que ela conhece!
@@baltaio sim já filtra bastante na verdade não existe processo perfeito, vc só vai saber se o cara é bom no dia a dia ou se já conhece ele anteriormente
Excelente. Diria até que é um Norte para galera que leva .NET como carta principal de aprendizado e segurança para tocar qualquer coisa como eu.
@balta tem como disponibilizar as outras perguntas não mostradas no vídeo? Vou complementar meu guia de estudo com os assuntos que não tinham.
Muito obrigado pelos feedbacks Alex! Vou preparar um artigo com todas que fizemos
Curti o amplificador no fundão!!! hehehe
Mark V 25 💜
Oiii Balta, poderia fazer uma versão atualizada desse vídeo rsrs.
Vou tentar!
Também queria saber se mudou alguma coisa nesses três anos, apesar de que tópicos fundamentais assim quase não vão cair em desuso, sem falar no tanto de código legado rodando a décadas...
Muito bom tio Balta! Vou repassar esses pontos pra ver como estou, mas tecnicamente achei bem completo as perguntas :)
Showwww, bora estudar então
Boas perguntas!
Valeu Douglas
Muito bom o vídeo. Seria legal se fizesse também sobre outras tecnologias como Flutter, Ionic, Angular, etc. Abraços
Ótima ideia Otávio! Vou tentar pensar em algo sobre estes assuntos, principalmente Flutter!
Obrigado pelos feedbacks!
Valeu Balta, ótimo vídeo.
Se puder coloca mais perguntas q vc faria para Junior, Pleno e Senior.
Abs,
Valeu Fred! Coloquei um comentário ali... chegar a 1k likes eu faço a entrevista completa hahahah!
Muito bom Balta! Fiquei feliz pq achei que estava no nível de estagiário, mas percebi que já to no junior kkk
Sensacional!!! Bora estudar e progredir cada vez mais!
Fala @balta, seria bacana um vídeo falando sobre questões de performance em API. Não só monitoramento, mas tb questões de compreensão, caches, ...
Tem nos cursos! balta.io/cursos
cara, eu saberia somente uma resposta das perguntas do estagiário porem saberia quase todas que tu perguntaste para o junior. eu adorei o vídeo, estou começando a estudar dotNET e estou em busca do meu primeiro emprego, então esse vídeo me ajudou muito!
💜
Eu vou ser seu aluno, excelente vídeo, obrigado.
Vem
Sou programador Pleno,ja fiz inumeras API's tanto em C# quanto em nodeJS,experiencia em digamos bastante projeto,criando projetos do zero,e muitas das perguntas q ele citou eu não lembrei ou não sabia a resposta tecnica na hora,tendo q dar uma pesquisada pra lembrar, ou ate mesmo não tendo conhecimento,e anotando aq pra estudar .
🚀🚀🚀🚀
Geralmente quem estuda C++ voltado para objetos ja tem uma noção de C#, eu acredito que facilita um pouco !
Com certeza! Eu comecei com C!! 🚀
rapaz, eu sou estagiário e dessas perguntas a melhorzinha q eu arriscaria tentar responder seria a primeira pois o resto eu boiei kkkk, porém as perguntas pra júnior eu achei mais fácil, não que eu seja um bom estagiário, me acho horrível, apanho mt pra fazer um crud na mão em si ¯\_(ツ)_/¯, mas tive mais noção de responder as de júnior do que de estagiário mesmo... ah, curti mt o vídeo, da pra ter uma noção do nível esperado dos dev
Bom dia Alexandre, como vai?
Isto não é ruim... É normal ficar alguns gaps nos nossos estudos, comigo é assim também... tem muita coisa de algumas tecnologias que sei o avançado mas falta o básico.
O importante é saber que precisamos estudar e evoluir
Gostei bastante do vídeo, Balta! Vou começar um estágio com C# e .NET, e vou procurar aprender, no mínimo, as peguntas para um estágiario que você passou!
como está o trabalho? já foi efetivado ?
@@CortessTvs Já sim! Estou como Dev. Net Pleno no momento
@@igorbarros9620 bacana sucesso aí. Eu estou começando tbm tentando uma vaga de estágio, e ver seu comentário ajuda a ter fé
@@CortessTvs Bom saber! Algumas coisas que eu fiz me ajudaram bastante no início:
1. Fuja de empresas que buscam estagiários com experiência/conhecimento em X tecnologia. Isso não é vaga de estágio e você não irá tirar o máximo de proveito que um estágio pode oferecer se você não tiver a oportunidade de aprender.
2. Crie projetos. Faça vários projetos com stacks diferentes, propósitos diferentes. Por mais que você não os finalize, isso vai te dar uma bagagem inicial bem ampla das tecnologias e também, quando for ser entrevistado, irá transparecer que você é focado em seu aprendizado.
3. Nas entrevistas, demonstrem motivação. Quando estava estagiando e mesmo depois de ser efetivado, vi muitos estagiários sendo mandado embora depois de um tempo porque não mostravam interesse, não iam atrás de entender os porquês e fazer melhor. Isso vai te destacar e com certeza irá garantir um lugar.
Espero que esses pontos te ajudem! Desejo sucesso em sua carreira!!
@@igorbarros9620 obrigado , vou aplicar na minha carreira .
Pergunta: "como faz passa passar um elefante por baixo de uma porta?"
Rsrsrs
Esses tipos de perguntas não técnicas seria mais para ver como a pessoa faz para procurar uma solução possível, mesmo em um contexto bem estranho.
Boa hahahaha
Não pude deixar de notar o belo Head de guitarra no canto direito da sala.
Muito bom... Agora diz ai para gente, O Estagiário, Junior, Pleno e Senior que passarem na sua entrevista respondendo as perguntas, na sua opinião, baseado no mercado de hoje (15/06/2020) quanto eles merecem ganhar como PJ e/ou CLT?
Ótima pergunta, mas depende de várias outras coisas como como localização e benefícios. E não é apenas salário que mantém uma pessoa feliz!
CLT faz um bom tempo que não lido, então não vou me arriscar a falar, mas PJ, em SP por exemplo as médias de salário são: Estagiário: 2k a 3k, Júnior: 3k a 5K Pleno: 5k a 7K, sênior entre 7k e 9k
Fonte: www.glassdoor.com.br/Sal%C3%A1rios/analista-desenvolvedor-net-pleno-sal%C3%A1rio-SRCH_KO0,32.htm
Excelente pergunta!!! Fiquei curioso também!
Mas se demora uns 10 anos p virar senior acho q não vale a pena investir em uma carreira onde 10 anos após eu me formar, eu vá ganhar o equivalente ao que hoje é 9.000 reais sendo que esse valor nem é CLT, pq provavelmente ja terei familia, filhos, terei q sustentar casa, pagar escola. 9000 reais é um salario legal para inicio ou meio de carreira para quem é solteiro e tem uns 25 anos, para fim de carreira nao. Nesse caso vale mais a pena investir em uma carreira gerencial em que os salarios chegam a 15 ou 20 mil e ainda são com registro na carteira
Concordo plenamente! Se o foco é APENAS ganhar dinheiro, ai a pegada é outra mesmo! Talvez seja legal procurar sobre empreendedorismo e coisas do tipo!
Ótimo video Balta!
Valeu 😀
buen video! Saludos desde Argentina!
Gracias 🚀
Olá obrigado por compartilhar as perguntas! Eu sou junior no desenvolvimento .net, as perguntas para estagiários não consegui responder nenhuma. Eu sei entregar pequenas soluções em .net mas não consigo aprender de fato sobre a arquitetura de fato. Quando me refiro a aprender, eu digo sobre o fato de explicar em palavras para o que serve e como funciona entende? Como proceder nesse caso? Poderia compartilhar esse arquivo de perguntas conosco? Desde já lhe agradeço!
Boas David, isto é normal e acontece com todo mundo! Semana passada mesmo, eu estava montando um projeto com umas coisas bem avançadas de segurança e precisei parar. Eu tive exatamente a mesma sensação que você! A estrutura estava toda montada, mas muita coisa eu tinha corrido, algumas implementações eu havia copiado de outros projetos.
A minha dica é o seguinte... para e estuda o que você ainda não aprendeu! Se você está usando algo no projeto que não sabe explicar o motivo dele estar ali, pode ser o que chamamos de Over Engineering. Neste caso, para, estuda o que precisa e depois retorna ao código.
As vezes ainda, dentro de um assunto, você tem que parar para estudar outro e assim vai...
Só continua sempre estudando e entendendo bem as coisas antes de usar.... as vezes usar o básico é melhor do que lotar seu projeto de padrões que você não sabe para que servem!
Tive essa mesma sensação. Percebi que consegui, de alguma forma, responder a pelo menos uma das perguntas de todos os níveis, porém, não respondi todas de estagiário e júnior, e que, em tese, eu deveria, considerando que sou pleno. O negócio é continuar estudando e fortalecendo as bases!
Ufaaa.. não to sozinha nessa rsrs..
Balta, muito bom o vídeo. Além de ajudar bastante em uma entrevista, entrega uma boa linha de estudo pra quem deseja chegar em um nível sênior da vida.
Minha maior dúvida: é possível um júnior conseguir alavancar na carreira, aprendendo bem tudo que um pleno/sênior deve saber, sem ter uma base pra ajudar? Uma base que eu falo é um pleno/sênior que tenha tais conhecimentos e consiga passar e guiar.
Possível é sim, mas ter alguém pra ajudar encurta bem o caminho. Mas também não adianta trabalhar do lado de boas pessoas e não saber aproveitar....
Muito obrigado, me ajudou bastante 💜
Fico feliz
Engraçado... estou como pleno, mas as perguntas que eu menos soube responder foram as de estagiário kkk. As de Júnior e Pleno foram de boa. :D
hahahahahha é normal... e não é uma regra de ouro também... é só um norte!
cara, que bizarro, atualmente eu sou trainee na esx, saber que um cara tão talentoso foi da mesma empresa me da até mais animação de continuar estudando. Seus conteúdos são otimos, quem sabe um dia a gente não desenvolve algo juntos.
💜 é uma ótima empresa! Saudades!
Tem algo que você menciona que é muito importante para os demais profissionais que almejam evolução na carreira, quando você comenta "o profissional ficou muito tempo no mesmo projeto e não teve 'oportunidade' de trabalhar com outros projetos(09:26)"... É muito comum, um estagiário/JR acreditar na evolução natural da carreira por tempo de casa/projeto, mas pode ser exatamente a permanência no mesmo projeto que o impede de progredir. Apenas cumprir tarefas, completar cards não te trará promoção, poderá te dar um destaque de velocidade de entrega e só. Se envolver com discussões técnicas, projetos diferentes e demonstrar conhecimento técnico além do que você trabalha no projeto é mais importante do que simplesmente completar tarefas.
🚀
Eu concordo em boa parte, a parte que eu discordo completamente é a de estagiarios.
Perguntar sobre IL, tem muito dev ai que já tem vários anos de .net não sabe o que é isso.
Sobre o significado das coisas(primeira pergunta) tbm acho exagerado.
De resto a partir do Junior concordo bastanto, obrigado pelo vídeo.
Fora que isso não se aplica só a dotnet, tem boas perguntas para adequar a outras plataformas.
Muito obrigado pelos feedbacks Alberto! Talvez eu tenha dado uma puxada nos estagiários mesmo hahahah...
Massss, melhor pra cima do que pra baixo né... quem assistir o vídeo já fica preparado :D
@@baltaio hehe, só tem que tomar cuidado para não assustar ele 😄
Aguardando a lista completa =D
Vai colocar no github?
hahahaha verdade né! Quem estiver lendo isto, não se assuste!!
Vou colocar em um artigo no blog! Divulgo aqui também!
Valeu Alberto!
"Difícil lembrar tudo", imagina o candidato na hora de uma entrevista...