Lembro que o professor Emerson Bruno vem falando sobre isso há pouco mais de um ano. Eu descreditei depois da aprovação, mas estes levantamentos presentes dão a entender que a coisa vai regredir
Eu sou nível médio e minha ideia sempre foi a mesma: estudar, inscrever no TSE, fazer um tecnólogo e se eu for nomeado antes de conseguir o diploma, eu iria atrás da inconstitucionalidade difusa. Eu iria ajuizar uma ação em juiz de 1 instância. Agora, o PGR fez a boa e pode me poupar um bom dinheiro ao não pagar honorários e custas judiciais.
Falam que o cargo de técnico tem que exigir nível superior devido a grande responsabilidade e conhecimento em direito. Porém, o cargo de Técnico Área Administrativa exige qualquer nível superior não faz sentido, políticos deveriam no mínimo ser formado em direito.
exato. até pq p alguns concursos já exigem nível superior para certas funções na esfera pública. como por exemplo p delegado da PF, vc precisa ter nível supeior em direito, o que é justo né. precisa saber de leis etc.
Meu caro, @Hugo-xe8rn Tem tudo a ver! Servidor público serve ao povo, assim como os políticos! Ou seja, se informe, estude, para não ser mais um ignorante ao ponto de vir falar bobagens!
Eu estou tentando o cargo de técnico e tenho nivel superior. Tenho objetivos de cargos mais difíceis, por enquanto, fico com o cargo de técnico, mesmo que com nível médio.
Fora que a prova de técnico médio já está vindo muito difícil, são poucas pessoas que só fazendo o ensino médio conseguem ir bem nesse tipo de concurso
o que tem de gente de ensino superior fazendo p técnico kkkkk primeiro pq nenhum emprego nível médio e até pra nível superior na esfera particular dá uma remuneração tão boa como a esfera pública kkkk isso é normal. o que tem de gente que faz concurso p caixa e bb tendo nível superior também kkkk
Depois que desisti do cargo de técnico, passei para analista. É mais difícil passar para técnico, devido a concorrência. Quanto menor a concorrência, melhor a oportunidade
se reconher a inconst vai ter que modular os efeitos, não tem anular os concursos já feitos ou em andamento com inscrição encerrada, pois o prejuízo para adm seria absurdo
Eu acredito que será o mais provável. Anulação de concursos praticamente impossível, creio. O que me preocupa são concursos em andamento, mas o STF deve modular os efeitos para manter os concursos em andamento.
Todo esse celeuma com os concursos lançados podia ter sido evitado se Fachin tivesse apreciado a primeira ADI proposta pela associação de analistas federais claro que eles detinham legitimidade, pertinência temática e caráter nacional, quando a associação é de magistrados o entendimento é outro, inclusove, a questão é que se privilegiou jurisprudência defensiva e não prevalência da decisão de mérito, nem segurança jurídica, e nem pacificação social@@proftorques
Professor, as atribuições de técnicos e analistas no PJU são muito diferentes. Leia a 11416/06. Além disso, atribuir curso superior aos técnicos não alterará a qualidade dos serviços porque não interferirá no quadro de lotação, substituindo os servidores de nível médio por outros de nível superior. Esse PL tem o único objeto de se apropriar de atribuições dos analistas por técnicos, conquistando ascensão funcional e remuneração sem concurso, em desrespeito à súmula 43 do STF e o artigo 37,II da CRFB/88.
O técnico já desempenha as mesmas atribuições que o analista faz tempo. Não querem atualizar o cargo, coloquem a disposição todos os técnicos e nomeie apenas analistas no lugar. Não existe ascensão e todos sabem disso. Não querem recolher o óbvio, então que os analistas façam todo o trabalho sozinho!!!
Vai ser uma salada de fruta danada, o que ocorre com a remuneração dos cargos , exemplo: ambos do poder judiciário federal, o técnico do TSE que exigiu nível superior e um do TRT que na hipótese da ADI sendo aprovada exigir o nível médio?
Meu Deus do céu. O problema é estamos numa ansiedade grande, porque estudar requer tempo, e eu sou nível médio e não gosto de perder tempo. Então fica uma coisa chata, é incomoda. Não tô gostando de estudar atoa. Existem milhares de pessoas que estão na mesma vibe. Isso está afetando o psicológico de muitos candidatos, é uma sensação de impotência "infelizmente", cargos que deveria ter nível superior era de vereador e também fazer prova de título acabando com essa votação besta. Queria que alguém pudesse me responder se continuará cargos para nível "MÉDIO "para o MPU OU NÃO!. PELO AMOR DE DEUS, ALGUMA PESSOA INTERADA SOBRE O ASSUNTO. SE FOR SÓ PRA SUPERIOR FECHO MEU MATERIAL E PRONTO " COISA CHATA" DEUS DO CÉU, ISSO TÁ UMA VERDADEIRA NOVELA
Calma irmão, segue sua preparação e não se preocupa com isso. Mesmo que os cargos de técnico continuem assim vc vai aproveitar matérias em qualquer outro concurso do legislativo ou do executivo federal ou de qualquer outro poder da esfera estadual ou municipal. E caso volte ao nível médio vc tbm terá os cargos do judiciário federal. De um jeito ou de outro, se vc continuar a estudar, vc sai ganhando. NÃO PARA
Professor, se uma pessoa com nível médio fizer a prova e for classificada, há possibilidade de judicializar para entrar no cargo de técnico com nível médio?
Minha dúvida é a seguinte, se realmente o STF considerar a lei inconstitucional, como é que fica o candidato que passou pra médio sendo exigido dele o nível superior?
Esse tema daria uma ótima questão de certo ou errado. A banca faria a seguinte assertiva: O legitimado para propor a iniciativa legislativa pode avocar, a fim de sanar tal vício de iniciativa. E aí? Certo ou errado? 😜
A essa altura com edital do TSE publicado, vários concursos em andamento de tribunais federais aparece essa palhaçada. Como disse o cantor Guilherme Arantes: "são coisas do Brasil..."
No TJSP, havia vários agentes judiciários que era cargo de nível fundamental. Esses agentes faziam serviço que não era de sua alçada e o desvio de função era frequente. O TJSP em uma canetada do órgão especial fez concurso interno para transformar cargo de agente em escrevente para diminuir as ações judiciais por desvio de função. Ou seja, o tribunal não cumpriu a lei e o STJ proibiu a continuidade dessa prática. E mesmo assim vários escreventes ganharam o cargo sem nem prestar concurso para escrevente, apenas por concurso interno. Até hoje ainda existem agentes que não fizeram esse concurso interno e continuam como agentes. A conclusão é que os órgãos só gastam seu tempo para regular as classes de servidores do alto escalão como juizes e promotores. A classe baixa fica sempre nessa seara de ilegalidade e com migalhas do orçamento.
Pelo histórico do nosso "maravilhoso" STF, não seria nada surpreendente se ignorassem a inconstitucionalidade e ratificassem a Lei, como também é pouco provável que concursos com edital publicado voltem a exigir apenas ensino médio.
Governo federal tem planos de acabar com cargos de nível médio e não é de agora. Concurseiro que ainda não fez pelo menos um superior em tecnologia - tecnólogo - vai ficar para trás.
Acontece a parte política da coisa, se pensar que tem interesse de classe a coisa foi muito mal feita. Hoje se um técnico entrar com ensino médio e ter o curso superior ( que é o que mais acontece) ele vai ter um adicional de qualificação bom e vai ganhar praticamente o que o analista vai ganhar. Esse assunto é espinhoso rsrsrs
@@RICKBERGAMO Atualmente nenhum técnico entra com nível médio, pois o requisito mudou para nível superior. E mesmo assim, não tem nenhum adicional por "possuir diploma de nível superior", pois é um requisito obrigatório. ANTES da implantação desse requisito, aí sim o novo servidor de nível médio, que tivesse nível superior, ganharia um adicional de qualificação - AQ, de 5% sobre o vencimento Basico; pouca coisa, uns R$ 180,00. Além de tudo isso, a diferença salarial de um analista e um técnico e de no mínimo uns 4,5 mil reais, longe de próximo. Falo todas essas coisas porque já fui Técnico e hoje sou Analista.
@@hugoferreira7539 tem toda a questão de pedido das categorias envolvidas, ter o nível superior para técnico valoriza a categoria. Eu vejo várias coisas que envolvem essa discussão.
@@hugoferreira7539 um técnico com nível superior pode pedir um aumento por ter a qualificação e fazer atividades complexas. O governo sabe que tem muito mais técnicos que analistas, e os analistas por sua vez também têm suas queixas e ambições.. o certo é a pessoa que vai prestar o concurso estudar, e claro fazer um superior, nem que seja tecnólogo como eu fiz.. e acredito que eu tenha que entrar logo por que isso pode ser a próxima discussão...aceita tecnólogo ou não? Rsrsrsrs
Atualmente não existem mais cargos de nível médio no MPU e no judiciário da União. O requisito agora é de nível superior para o cargo de Técnico. Procure não tomar decisões baseadas numa suposta decisão do STF sobre essas ações. Vai por mim: caso ainda não tenha curso superior, faça o quanto antes um tecnólogo de 2 ou 3 anos e comece a estudar pra ontem!
@@claudineiaalves711 Perfeitamente viável. Quando fiz o concurso do MPU para o cargo de Analista, só tinha o nível médio. No mesmo mês que fiz a inscrição no certame eu já fui atrás do Curso de Gestão Pública(faculdade Estácio). Minha estratégia deu certo: peguei o diploma no mês de agosto de 2016 e fui nomeado em novembro do mesmo ano. O que você precisa ter em mente é que o concurso vale por 4 anos e o órgão vai nomeando os candidatos durante todo este prazo.
@@bktkss Alexandre de Moraes não é mais presidente do TSE, saiu esse ano. E outra quando mudou de ensino médio para superior não afetou os concursos vigentes na época.
do jeito que o mercado está sem oportunidades pra quem tem ensino superior, é até saudável pra nossa economia exigir formação universitária pra um cargo que paga acima de 7 mil reais. e analista bem q deveria ser pra quem tem mestrado e doutorado, pq são títulos com cada vez menos sentido de se sacrificar pra ter
Que coisa louca acontece nesse pais ,exigir diploma para um cargo q n tem nenhuma especificidade de qualquer formacao ,q coisa sem sentido ,ou melhor , sentido tem ne ? qnt mais pessoas entrando em faculdades sem objetivo nenhum ,mais os baroes da educacao ganham dinheiro com as unesquinas .
Lembro que o professor Emerson Bruno vem falando sobre isso há pouco mais de um ano. Eu descreditei depois da aprovação, mas estes levantamentos presentes dão a entender que a coisa vai regredir
Eu sou nível médio e minha ideia sempre foi a mesma: estudar, inscrever no TSE, fazer um tecnólogo e se eu for nomeado antes de conseguir o diploma, eu iria atrás da inconstitucionalidade difusa. Eu iria ajuizar uma ação em juiz de 1 instância. Agora, o PGR fez a boa e pode me poupar um bom dinheiro ao não pagar honorários e custas judiciais.
Estou na mesma situação! Se Deus quiser vai dar tudo certo para nós dois.
Mas aí é dar um tiro no escuro
Tô no mesmo caminho kkkkkkkkkk
Deixem nível médio para os cargos de técnico! Para os políticos não exigem nenhum tipo de escolaridade!!!
Verdade ganham 41k para assinar documentos com a digital
Falam que o cargo de técnico tem que exigir nível superior devido a grande responsabilidade e conhecimento em direito. Porém, o cargo de Técnico Área Administrativa exige qualquer nível superior não faz sentido, políticos deveriam no mínimo ser formado em direito.
exato. até pq p alguns concursos já exigem nível superior para certas funções na esfera pública. como por exemplo p delegado da PF, vc precisa ter nível supeior em direito, o que é justo né. precisa saber de leis etc.
Exato
Meu caro, @Hugo-xe8rn Tem tudo a ver! Servidor público serve ao povo, assim como os políticos! Ou seja, se informe, estude, para não ser mais um ignorante ao ponto de vir falar bobagens!
Obrigado pelos esclarecimentos técnicos e possíveis repercussões jurídicas, bem como pelo despertar das reflexões derivadas deste tema.
Obrigada pelas informações professor.
Se for reabrir as inscrições espero que não abram pra de analista, ja q esse cargo nao pode ensino médio de jeito nenhum mesmo
Tem que reabrir sim para Analista, pois tem pessoas que só fizeram para técnico por ser nível superior. Seria um prejuízo para essas pessoas.
Notícia boa. Espero que seja declarada inconstitucional e as pessoas consigam se inscrever nos concursos. 👏👏👏
Eu estou tentando o cargo de técnico e tenho nivel superior. Tenho objetivos de cargos mais difíceis, por enquanto, fico com o cargo de técnico, mesmo que com nível médio.
Fora que a prova de técnico médio já está vindo muito difícil, são poucas pessoas que só fazendo o ensino médio conseguem ir bem nesse tipo de concurso
o que tem de gente de ensino superior fazendo p técnico kkkkk primeiro pq nenhum emprego nível médio e até pra nível superior na esfera particular dá uma remuneração tão boa como a esfera pública kkkk isso é normal. o que tem de gente que faz concurso p caixa e bb tendo nível superior também kkkk
O de técnico ja vai ser difícil suficiente, deve ter dado mais de 1000 por vaga
Depois que desisti do cargo de técnico, passei para analista. É mais difícil passar para técnico, devido a concorrência. Quanto menor a concorrência, melhor a oportunidade
vc e 95% dos que são nomeados possuem superior completo, quando não são pós graduados.
acho justo! nível médio pra técnico judiciário. justissímo!
Duvido muito que reabram inscrições. O STF deve decidir com modulação de efeitos.
Se eu não me engano foi um projeto de lei da, Dep Erika Kokai do DF.
se reconher a inconst vai ter que modular os efeitos, não tem anular os concursos já feitos ou em andamento com inscrição encerrada, pois o prejuízo para adm seria absurdo
Eu acredito que será o mais provável. Anulação de concursos praticamente impossível, creio. O que me preocupa são concursos em andamento, mas o STF deve modular os efeitos para manter os concursos em andamento.
Todo esse celeuma com os concursos lançados podia ter sido evitado se Fachin tivesse apreciado a primeira ADI proposta pela associação de analistas federais claro que eles detinham legitimidade, pertinência temática e caráter nacional, quando a associação é de magistrados o entendimento é outro, inclusove, a questão é que se privilegiou jurisprudência defensiva e não prevalência da decisão de mérito, nem segurança jurídica, e nem pacificação social@@proftorques
Concurseiro não tem um dia de paz.😊😅
Professor, as atribuições de técnicos e analistas no PJU são muito diferentes. Leia a 11416/06. Além disso, atribuir curso superior aos técnicos não alterará a qualidade dos serviços porque não interferirá no quadro de lotação, substituindo os servidores de nível médio por outros de nível superior. Esse PL tem o único objeto de se apropriar de atribuições dos analistas por técnicos, conquistando ascensão funcional e remuneração sem concurso, em desrespeito à súmula 43 do STF e o artigo 37,II da CRFB/88.
O técnico já desempenha as mesmas atribuições que o analista faz tempo. Não querem atualizar o cargo, coloquem a disposição todos os técnicos e nomeie apenas analistas no lugar. Não existe ascensão e todos sabem disso. Não querem recolher o óbvio, então que os analistas façam todo o trabalho sozinho!!!
Vai ser uma salada de fruta danada, o que ocorre com a remuneração dos cargos , exemplo: ambos do poder judiciário federal, o técnico do TSE que exigiu nível superior e um do TRT que na hipótese da ADI sendo aprovada exigir o nível médio?
Se abrir de novo pro TSE, melhor que tbm devolvam a inscrição, pois pedirei de volta o que eu paguei, esse concurso ja virou uma palhaçada.
Não acredito que irão reabrir inscrições.
Dúvido kkkkk
o concurso do TSE já está certo. já encerrou as inscrições. vai valer o que a lei disse no momento do edital.
Meu Deus do céu. O problema é estamos numa ansiedade grande, porque estudar requer tempo, e eu sou nível médio e não gosto de perder tempo. Então fica uma coisa chata, é incomoda. Não tô gostando de estudar atoa. Existem milhares de pessoas que estão na mesma vibe. Isso está afetando o psicológico de muitos candidatos, é uma sensação de impotência "infelizmente", cargos que deveria ter nível superior era de vereador e também fazer prova de título acabando com essa votação besta. Queria que alguém pudesse me responder se continuará cargos para nível "MÉDIO "para o MPU OU NÃO!. PELO AMOR DE DEUS, ALGUMA PESSOA INTERADA SOBRE O ASSUNTO. SE FOR SÓ PRA SUPERIOR FECHO MEU MATERIAL E PRONTO " COISA CHATA" DEUS DO CÉU, ISSO TÁ UMA VERDADEIRA NOVELA
Calma irmão, segue sua preparação e não se preocupa com isso.
Mesmo que os cargos de técnico continuem assim vc vai aproveitar matérias em qualquer outro concurso do legislativo ou do executivo federal ou de qualquer outro poder da esfera estadual ou municipal.
E caso volte ao nível médio vc tbm terá os cargos do judiciário federal.
De um jeito ou de outro, se vc continuar a estudar, vc sai ganhando.
NÃO PARA
Professor, se uma pessoa com nível médio fizer a prova e for classificada, há possibilidade de judicializar para entrar no cargo de técnico com nível médio?
Quem tem nível superior é melhor fazer concurso de nível superior, visto que os concursos de nível médio são mais difíceis do que aqueles.
A grana que gastam com Heineken, dá pra pagar um tecnólogo EAD e parar de chorar se é nível médio ou superior. Quem tá com o diploma não tá nem aí
A vida das pessoas num geral não é tão simples como vc parece acreditar.
A lei é inconstitucional, mas tudo bem, porque o que importa é o que a Alina Freitas pensa
Minha dúvida é a seguinte, se realmente o STF considerar a lei inconstitucional, como é que fica o candidato que passou pra médio sendo exigido dele o nível superior?
Eu sou nível médio e continuo estudando
Oq mais desanima e pensar que podem reabrir as inscrições para TSE.
😢
Se abrir terá que adiar
@@PauloRoberto-ln7bx isso. Por isso minha preocupação
Eu sou leigo, mas acho que não reabrem inscrição.
@@thiagobarreto6642 tomara mesmo
O vício de forma desta lei não poderia ser convalidado, caso seja de interesse do legitimado?
Concordo em manter nivel médio, mas quiseram realizar na marra e agora isso traz insegurança pra nós estudantes.
Esse tema daria uma ótima questão de certo ou errado.
A banca faria a seguinte assertiva:
O legitimado para propor a iniciativa legislativa pode avocar, a fim de sanar tal vício de iniciativa.
E aí? Certo ou errado? 😜
Eu não vi o ponto de interrogação se é que me entendem.😅😅
Põe casaco, tira casaco 😢
Ja escreveu isso no bitolei 😅😅
😂😂😂😂@@carlosalbertocontieri9228
@@carlosalbertocontieri9228 fofoqueiro... kkk
@@mrcosta e que a piada é a mesma kkk,
@@carlosalbertocontieri9228 kkk bora rir... que vida de concurseiro não é fácil
Labashurikanta!
O nome disso é ir adiando cada vez mais....
Pessoal façam um curso tecnólogo de 2 anos porque os concursos de nivel médio vai acabar ! Assim como os concursos de nivel fundamental .
A essa altura com edital do TSE publicado, vários concursos em andamento de tribunais federais aparece essa palhaçada. Como disse o cantor Guilherme Arantes: "são coisas do Brasil..."
Culpa do Aras que lavou as mãos diante de leis claramente inconstitucionais. Gonet está correto.
No TJSP, havia vários agentes judiciários que era cargo de nível fundamental. Esses agentes faziam serviço que não era de sua alçada e o desvio de função era frequente. O TJSP em uma canetada do órgão especial fez concurso interno para transformar cargo de agente em escrevente para diminuir as ações judiciais por desvio de função. Ou seja, o tribunal não cumpriu a lei e o STJ proibiu a continuidade dessa prática. E mesmo assim vários escreventes ganharam o cargo sem nem prestar concurso para escrevente, apenas por concurso interno. Até hoje ainda existem agentes que não fizeram esse concurso interno e continuam como agentes. A conclusão é que os órgãos só gastam seu tempo para regular as classes de servidores do alto escalão como juizes e promotores. A classe baixa fica sempre nessa seara de ilegalidade e com migalhas do orçamento.
Nem vou comentar,pq meu adv não deixa rsrs
Pelo histórico do nosso "maravilhoso" STF, não seria nada surpreendente se ignorassem a inconstitucionalidade e ratificassem a Lei, como também é pouco provável que concursos com edital publicado voltem a exigir apenas ensino médio.
Pergunta pro Fackin de novo
Já deu isso o StF não vai pronto
*Te amo, Paulo Gonet*
Governo federal tem planos de acabar com cargos de nível médio e não é de agora. Concurseiro que ainda não fez pelo menos um superior em tecnologia - tecnólogo - vai ficar para trás.
Tudo é PT. Erika Kokay .Gonet ..Zanin e Dino.
Professor poderia me tirar uma dúvida o certificado de graduação EAD vale para o concursos de nível superior?
Se for reconhecido pelo MEC, sim.
Graças a Deus, não aguento mais adiarem esse certame.
Som está baixo .
Teríamos uma previsão da apreciação dessa ADI?
Infelizmente, não. Eu acredito que a decisão da cautelar deve vir por breve, em cerca de uma ou duas semanas. Mas o mérito pode demorar meses.
E os concursos que já tiveram como ficam? Vão ser cancelados ?
a justiça não retroage. o que vale é o presente e futuro. mesmo repetindo o passado. passa a valer a partir da promulgação
A PGR 'comeu bola' na época, em 2022, por não ter se manifestado. Daí agora me ven com essa... melhor ter ficado quieta (a PGR).
Acontece a parte política da coisa, se pensar que tem interesse de classe a coisa foi muito mal feita. Hoje se um técnico entrar com ensino médio e ter o curso superior ( que é o que mais acontece) ele vai ter um adicional de qualificação bom e vai ganhar praticamente o que o analista vai ganhar. Esse assunto é espinhoso rsrsrs
@@RICKBERGAMO Atualmente nenhum técnico entra com nível médio, pois o requisito mudou para nível superior. E mesmo assim, não tem nenhum adicional por "possuir diploma de nível superior", pois é um requisito obrigatório. ANTES da implantação desse requisito, aí sim o novo servidor de nível médio, que tivesse nível superior, ganharia um adicional de qualificação - AQ, de 5% sobre o vencimento Basico; pouca coisa, uns R$ 180,00. Além de tudo isso, a diferença salarial de um analista e um técnico e de no mínimo uns 4,5 mil reais, longe de próximo. Falo todas essas coisas porque já fui Técnico e hoje sou Analista.
@@hugoferreira7539 tem toda a questão de pedido das categorias envolvidas, ter o nível superior para técnico valoriza a categoria. Eu vejo várias coisas que envolvem essa discussão.
@@RICKBERGAMO sob essa perspectiva, até faz sentido.
@@hugoferreira7539 um técnico com nível superior pode pedir um aumento por ter a qualificação e fazer atividades complexas. O governo sabe que tem muito mais técnicos que analistas, e os analistas por sua vez também têm suas queixas e ambições.. o certo é a pessoa que vai prestar o concurso estudar, e claro fazer um superior, nem que seja tecnólogo como eu fiz.. e acredito que eu tenha que entrar logo por que isso pode ser a próxima discussão...aceita tecnólogo ou não? Rsrsrsrs
O negócio é continuar estudando, concurseiro não tem um dia de paz.
Pode vim um outro edital TSE professor ?
Nao.
O áudio ta ruim
Esse novo concurso do MPU vai ter nível médio também ?!
Pode ser que sim, pode ser que não! :)
@@proftorques obrigada prof
Atualmente não existem mais cargos de nível médio no MPU e no judiciário da União. O requisito agora é de nível superior para o cargo de Técnico. Procure não tomar decisões baseadas numa suposta decisão do STF sobre essas ações. Vai por mim: caso ainda não tenha curso superior, faça o quanto antes um tecnólogo de 2 ou 3 anos e comece a estudar pra ontem!
@@hugoferreira7539 Então. Estou pensando em começar a estudar pro MPU e tbm iniciar um tecnólogo de 2 anos você acha viável eu fazer isso ?
@@claudineiaalves711 Perfeitamente viável. Quando fiz o concurso do MPU para o cargo de Analista, só tinha o nível médio. No mesmo mês que fiz a inscrição no certame eu já fui atrás do Curso de Gestão Pública(faculdade Estácio). Minha estratégia deu certo: peguei o diploma no mês de agosto de 2016 e fui nomeado em novembro do mesmo ano. O que você precisa ter em mente é que o concurso vale por 4 anos e o órgão vai nomeando os candidatos durante todo este prazo.
Isso nao ira atingir o TSE Unificado
Vai atingir sim.
@@bktkssvai não
Vai ou não vai?
@@111Ferreira1 Vai sim, Alexandre de Morais. Quer apostar?
@@bktkss Alexandre de Moraes não é mais presidente do TSE, saiu esse ano. E outra quando mudou de ensino médio para superior não afetou os concursos vigentes na época.
HOUVE O VETO, MAS DERRUBARAM O VETO
Vou estudar para o MPU só tendo o médio, somente na esperança de que volte! 😂
Faz um tecnólogo.
Essa decisão pode afetar o concurso do TRF 1?
É o que eu queria saber tb.
Continua a novela mexicana…😂😂
Que esculhambacao
Claro que vai cair...
do jeito que o mercado está sem oportunidades pra quem tem ensino superior, é até saudável pra nossa economia exigir formação universitária pra um cargo que paga acima de 7 mil reais. e analista bem q deveria ser pra quem tem mestrado e doutorado, pq são títulos com cada vez menos sentido de se sacrificar pra ter
Que coisa louca acontece nesse pais ,exigir diploma para um cargo q n tem nenhuma especificidade de qualquer formacao ,q coisa sem sentido ,ou melhor , sentido tem ne ? qnt mais pessoas entrando em faculdades sem objetivo nenhum ,mais os baroes da educacao ganham dinheiro com as unesquinas .