Pessoal, vou fixar aqui que fica mais fácil: Minha teoria é em cima de um novo ciclo, ou seja, novos mundos do qual NUNCA conhecemos. Ou seja, aquela árvore do "que haja luz" seria diferente, até porque nela não tem o Marek, por exemplo (que mesmo morto, existiu). Sobre as características: O Woller no mundo origem teve algum problema no olho, vamos supor uma alergia, isso no mundo A refletiu ele ter um problema no olho/faltava um olho, no mundo B a falta do olho virou uma característica da falta do braço. O Marek que conhecemos, do mundo origem, não era cego, mas poderia ser, como a característica do Woller ou Elisabeth falar em um mundo e no outro não. Sobre a Martha ser a esposa do Tannhaus (seja qual for o Tannhaus em questão), lembrem, é um novo mundo. Eu associei pelo Ariadne e pela olhada que ela dá que é equivalente a olhar do Jonas onde a Martha dele morre. Nessa teoria, eu parto do pressuposto que ao "tirar" a origem, você causa outra origem, logo outras realidades novas, mas os os personagens que conhecemos e fazem parte do nó, com outro papel. E a partir disso, existe a possibilidade da Charlotte nunca encontrada, ser uma intervenção desse novo ciclo. Pela ideia de crescimento da série: viagem no tempo > dois mundo > sobreposição de realidade > sobreposição de mundos. É isso! Eu sei que é MUITO pra processar, e também pode não estar certo, foi minha interpretação com a história toda, não acho os diálogos aleatórios e por isso conectei dessa forma
mas e as datas? o cego é filho do velho Tanhouse que mostra na cena da carruagem, eles estão 1800 e pouco, já o H. G Tannhouse é de 1900 e pouco, ou seja, um descendente do Tannhouse cego...
@@aaferreiira Mas se o Adam, que é supostamente de +2050, ele está no Sic Mundus em 1920 (na segunda temporada), não entendi a problemática do Tannhaus estar em 1888,
Natália Kreuser poderia até ser, mas ficou claro que o “sem nome” (filho da martha e jonas) matou ele pqe ele iria mandar um telegrama contando sobre os viajantes do futuro, ou seja, ele não era um dos viajantes, em nenhum momento a série dá indícios diaso, de que o H.G Tannhouse ou o filho dele (que havia morrido no acidente) viajaram no tempo.
@Simone Fernandes mas como a própria Claudia mencionou, o michael/mikkel era uma pequena parte de algo muito maior, ou seja ele só é uma pequena parte do nó, então não tem muita importância mesmo nesse ponto.
@@lucaschoucair acredito que ela de tanto viajar e observar, como ela mesmo disse, ela sabia que a Martha sabia da fenda, do momento de 1s que podia diferenciar as coisas, então acho que provavelmente uma hora ela experimentou isso e aí acabou descobrindo, viajando pro universo de origem.
O canal alemanizando fez até um vídeo sobre isso, que na série mostra como se a Alemanha chovesse muito, porém isso não é verdade, o que ocorre é o contrário, é muito difícil chover lá, e quando chove é um momento único.
Essa é minha filosofia de vida. E hoje depois do fim da série virei pro meu sobrinho e falei é por isso que falo que não dá para confiar nem em nós mesmo, afinal não sabemos nossas motivações em um futuro próximo.
Pode crer eu e minha mãe maratonamos a série em uma semana. E a gente falou exatamente isso no último episódio. Já não tava acreditando em nada nem ninguém. Duvidamos até do final. Kkkkkkk
Arthur Daher salvou não , ele deu a dica pra eles alterarem um fato que em consequência disso desencadearia uma situação semelhante aos dois mundos . Ex : se a mulher dele morre em decorrência dessa alteração , ada impede ele de tentar trazer ela de volta ocasionando um novo loop temporal com dois mundos com novos personagens tipo o novo pai do Jonas e etc...
Errado! Na bíblia o diabo engana apenas a Eva... O diabo nem mesmo fala com Adão em toda a bíblia. Mas tirando essa sua tentativa de analogia equivocada, a série é foda 😊💓
era tanta mentira que eu não sabia se a Cláudia, o Adam ou a Eva que tava mentindo pra mim. Nessa série aprendi que não se deve confiar em ninguém. Selascá viu
Eu fiquei com a impressão que tudo começa por causa de Hannah. Não sei se vocês perceberam, mas o nome Hannah ao contrário tbm é Hannah. O começo é o fim, e o fim é o começo.
@@guilhermecomg5581 não, amigo, o Jonas é um peão 😂 se não fosse a Cláudia com esse insight de mundo original, eles ficariam presos no looping dos dois mundos eternamente. A Cláudia é o personagem-chave da série. O diabo branco que enganou Adão e Eva.
@@davilopes5925 Não amigo. Claudia tbm era pião. Dela mesma!!! A única coisa que não era pião era o tempo. Pq até o Tannhaus foi movido pelos sentimentos. Abçs
A Hanna no final fica casada com aquele policial que está com o olho ferido, nos outros 2 mundos ele também tinha ferimento no olho mas toda vez que ele vai explicar como se machucou alguma coisa interrompe ele, alguém aí tem uma resposta ou teoria se tem alguma coisa a ver com a trama e os 3 mundos e a viagem no tempo? Me lembrou o episódio de chaves que quando ele vai falar o nome dele alguém interrompe ele kkkkk 😆😂👍 sei lá vai ver não tem nada a ver com a trama principal talvez seja só alívio cômico mesmo!
@@lilandraoliveira5317 foi pasei alguns dias quebrando a cabeça , mas descobri essa semana que ele o ator realmente machucou o olho, daí o diretor e os roteiristas resolveram inserir no filme como forma de brincadeira e pra trollar os fans , fazer com que nós ficaremos tentando descobrir e criar teorias , poxa vida brincadeira chata foi essa kkkk😂😆
A Claudia seria a "serpente" de Adão e Eva. Ela manipulou os dois através das informações que ela queria dar ou que ela manipulava a favor dela. Tanto que na Winden 1, os conhecimentos do Adam vem da própria Claudia que é a encarregada de "guiá-lo e depois ir contra ele". Será que, na verdade, o ciclo nunca foi quebrado e a Claudia apenas manipulou Jonas e Martha para que o mundo sobrevivente fosse o mundo que a Regina sobrevive? Isso explicaria o porquê deles se lembrarem da cena deles crianças vendo eles maiores pela porta (ja viveram antes, faz parte do ciclo) e o porquê da Claudia depois de tantos ciclos repetidos, do nada chegou o ciclo que ela resolveu quebra-lo. E ela precisa matar a Regina nas duas Windens para que ela consiga concretizar o desejo final dela que é um mundo em que a Regina não morra. Se ela não matasse a Regina na Winden 1, ela demoraria mais tempo no cuidado com a filha e não se empenharia tanto em estudar sobre a matéria escura e descobrir a saída em que a Regina vive sem o cancer. Fazendo isso, ela descobre essa brecha na criação da máquina do tempo do Tannhaus. Só que as tentativas do Adam e da Eva só dão errado porque a Claudia sempre tá no meio interferindo. Talvez, se ela não interferisse, fosse possível salvar qualquer um dos três mundos com suas devidas consequências. Mas a Claudia consegue ser a vencedora da guerra e salvar o mundo que interessa a ela - com a Regina viva.
Eu acho que o que explica o Martha e o Jonas se verem como criança e lembrarem disso é pq até aquele momento o ciclo n tinha sido completamente quebrado, havendo um 'brecha" para eles se manterem nele, mas ali sim tomaram a decisão de se sacrificarem. Acho que o mundo de interesse da Claudia ser o mundo original foi coincidência. Acho que de fato aquele era o mundo original, que ficava a parte do mundo de Adam e Eva, e por isso somente aqueles descendentes diretos deles que morreram.
Na verdade o que me aparentou foi que nesses mundos criados as pessoas criadas pelos nós eram priorizadas para que Adam e Eva fossem mantidos, notem que a maioria dos principais que não eram dos nós tiveram mortes trágicas, e de alguma forma as dos nós mesmo não tendo final feliz permaneceram vivas, talvez no mundo original não morreriam a favor dos "nós", por isso aparecem no final na mesa todos que morreram e por isso a certeza da Claudia em dizer que Regina permaneceria viva...
@@silvanareis7612 O Bartosz tem filhos com Silja(irmã de Cláudia e de Jonas) os filhos deles são Noah(Hanno) e Agnes. A Hannah mãe do Jonas é mãe da Silja também...a Silja é filha da Hannah com Egon(pai de Cláudia).
@@silvanareis7612 da uma olhada no vídeo do TH-cam Matheux Mendex ele tem um vídeo falando da árvore genealógica das famílias nesta 3 temporada e também tem um explicando o que aconteceu no final da série.
"O Homem é livre para fazer o que quer, mas não para querer o quer". O Estranho caso da serie que une suspense, filosofia, física quântica e teologia. Dark é fenomenal !
Por que teologia? Só se tu estiver considerando ela como algo dentro da filosofia... já que o próprio seriado não se preocupa em usar justificativas divinas para explicar as regras do seus universos, no máximo atrela ao tempo a figura divina, mas como uma alegoria, e não como uma entidade com consciência e vontade.
@@rvbbecker Acho por referências, Adão e Eva, um mundo construído por meio deles, Noah(ou Noé), paraíso, a própria maquina do tempo do mundo dois q parece uma maçã, sitações bíblicas, alguns personagens q "perderam a fé" o próprio Adam q se volta contra Deus, e resolve controlar o tempo, é mais referências mesmo!
Acho que é importante separar teologia de catolicismo. Teologia é o estudo de porque e como as pessoas criam deuses e religiões. E catolicismo é apenas 1 religião que existe no mundo. Primeiro: Não é porque um seriado cita elementos da mitologia católica, e judaica, que ele fala de teologia. No máximo ele falaria dessas duas religiões. Segundo: citar elementos de uma religião popular na europa não torna a série sobre religião, é como dizer que porque aparecem igrejas nos filmes Marvel, então eles são sobre religião. Não né. Esses elementos da religião católica e judaica aparecem no seriado Dark porque os personagens tem esses conceitos dentro da sua personalidade porque foram criados numa cidade do interior da alemanha, se a história se passasse na Ásia os personagens teriam outra religião, mas nem por isso a história de viagem no tempo e livre arbítrio seria diferente com outra religião de fundo.
O HG Tannhaus, ao contar para a Charlotte na década de 1980 sobre a morte do seu filho, diz que após o acidente somente o corpo do filho e da nora foi encontrado, o da bebê não. Estava pensando se essa bebê não foi levada para 1800 e pouco, e deu início à família Tannhaus, sendo mãe do Gustav, o menino/senhor cego. Isso pq, quando ele criança está na carroça com aparentemente seu pai, ele conta que sua mãe adoraria estar ali com ele, e olha o relógio escrito "para Charlotte". O nome da neta de sangue do HG Tannhaus tbm era Charlotte. Portanto penso que esse relógio nunca foi criado para a Charlotte Doppler, e sim para a Charlotte Tannhaus, e que aí temos tbm um nó na árvore genealógica da família Tannhaus.
Explicação mais maravilhosaaaaaa de todas! Maaas se for isso, esse looping deu em algo que fez a neta dele ser levada para o passado. Achei que como ela morreu em 71 e ele só fez a máquina 86, alguma outra pessoa comecou esse looping... Meus deus ... Várias perguntas sem respostas...
Faz sentido, mas provavelmente não é isso. Porque tanhaus existe no mundo de origem, logo ele não faz parte do looping nem da árvore genealógica que depende da viagem no tempo.
No final a viagem no tempo do Tannhaus deu certo, pois se ele não tivesse feito, Jonas e Martha não exisitiriam. Logo, não salvariam o filho dele do acidente.
E no terceiro mundo o tannhaus é deixado pela esposa então ela larga ele sendo assim o único motivo para ele criar a máquina do tempo é a morte do filho e família do filho. Podendo assim se dizer que dark acaba de forma que só há um mundo original
@@skynetgameplays Mas aí é tá, só não houve morte pq o Tanhaus criou a máquina, por consequência criando Jonas e Martha, salvando o marek, pq caso contrário, o marek ia morrer, levando ao looping infinito da série, a viagem no tempo acontece de qualquer forma, Tanhaus cria a máquina nos 3 mundos, a diferença é que em um dos finais, o Jonas e a Martha voltando a origem e salvam o Marek.
eu me incomodei um pouco com isso, pra mim faltou um pouco focar no sic mundus, ta que eles só nasceram pra fazer "merda" mais eu queria mt ver kkkkkkkkkk
Que serie perfeita. Acho muito difícil a Netflix fazer outra série com essa qualidade de enredo de fotografia. É muita perfeição. Eu chorei no final. Não poderia ter acabado de maneira melhor
Hey,o diretor e a roteirista (os co-criadores mais fodas ever) estão trabalhando em uma nova série para a Netflix. E estou feliz,pois eles são muito bons e merecem mais oportunidades. Vale dizer que essa série vai influenciar muitas produções daqui para frente,quem sabe vai acabar com aquele costume de sempre assumir que o público é muito burro/ingênuo para uma história complexa.
Leiam o livro "o mundo como vontade e como representação" do filosofo Arthur Schopehuaer. A frase no minuto 5:25 é dele. Suas obras influenciaram sigmund freud, a fisica quântica, o filme matrix, entre outros
Gente o fim é o começo e o começo é o fim, o plano do Tanhaus deu certo, ele conseguiu criar a máquina e por causa disso ele salvou o filho dele... Um paradoxo final ajushsush
Na verdade ele não precisou criar a máquina.. porque marcha e Jonas impediram o filho dele ir .. sendo assim não aconteceu o acidente.. e ele não morreu..
@@rakar9511 sim, mas com o filho dele não morrendo e ele não criando a máquina, como Martha e Jonas que não existiam viriam pra impedir o filho de morrer? c.c é um paradoxo
Eu acho que que quando a Hannah fala q Jonas é um bom nome, o Jonas irá nascer dela, da mesma forma a Martha pode nascer da Katharina é eles terem seu momento juntos sem as complicações do mundo antigo,é como se eles tivessem ganhado outra oportunidade de viver juntos soq no mundo e tempo certo
Mas aí não seriam eles mesmo pq Jonas é filho do Mikkel que não existe no mundo original e Martha é filha do Urich que tb não existe no mundo original,só seriam eles mesmos se esses não eram seus pais biológicos nos outros 2 mundos
@thiago brandes Ele é um galinha traídor, correto, mas no lugar dele acho que a maioria faria a mesma coisa, matar Helge Doppler de certa forma impediria que ele matasse no futuro..
Deve ter sido escrita por mais d uma pessoa e feita e refeita pra não deixar furo e com um consultor de física pra não fugir tanto da nossa realidade científica d hj em dia pra ter uma graça
A cena onde a Martha e o Jonas estão vendo eles mesmos quando criança, tem a mesma explicação que insterestelar por exemplo, onde a dimensão que eles se encontravam não está dentro do tempo e espaço cronologicamente, ou seja aquilo aconteceu simultaneamente na mesma hora que eles estavam vendo quando eles eram pequenos. E o fato da Martha se lembrar é porque as mememórias se encaixaram como se naquele momento ela ja tivesse vivido aquilo.
@@gabrielcordeiro2978 Perdeu sim, no futuro dele. Mas jonas e Martha voltam no passado para impedir a morte da família dele. E daí claro que ele não vai saber.
Minha interpretação é que quando a Hannah fala q Jonas é um bom nome, o Jonas irá nascer dela, da mesma forma a Martha pode nascer da Katharina é eles terem seu momento juntos sem as complicações do mundo antigo... Eles sempre ficam bem juntos, nunca duvidem disso
Siim, a música que toca no final também ajuda nessa teoria, a primeira estrofe é “Caindo no espaço e no tempo Rumo ao infinito Mariposas voam para a luz Assim como você e eu De alguma forma, em algum momento Em algum lugar o futuro começará Eu não tenho que esperar muito O amor é feito de coragem." Fora que o Jonas fala pra Martha que eles eram perfeitos um para o outro, acho que eles são predestinados..
Comprementam Lendo o livro "o mundo como vontade e como representação" do filosofo Arthur Schopehuaer. A frase no minuto 5:25 é dele. Suas obras influenciaram sigmund freud, a fisica quântica, o filme matrix, entre outros.
@@adriapamplona4926 eu pensei em tanta coisa pra essa terceira temporada, algumas coisas até foram verdade, mas o final foi tão surpreendente, que nem sei se é essa a palavra, sabe? Os diretores, roteiristas... enfim, toda a composição da série, da trilha sonora até o elenco foi tudo EXCEPCIONAL!
Eu também não!!!! Não entendi o motivo do Mads ter morrido,os olhos arrancados,sei lá.... Aquela máquina que mostrava o Helge criança,num banker colorido. O policial que suspeitou do dono da usina ter matado o irmão,ele sumiu..... muitas coisas não foram resolvidas. Aquele cara que tinha fenda labial que matou algumas pessoas com um fio. Sempre aparecia as 3 gerações dele.
Também não explicou pq o homem do lábio leporino matou a secretaria da Claudia e o Bernd Doppler. Nem pq os pássaros tinham pintas brancas nas penas quando caiam mortos. Nem como a Claudia estava viva tendo sido morta no mundo 1, tinha que ter mostrado como isso era possível. Eu tbm não entendi pq o Jonas fica mal e mata a própria mãe, sendo que ele sentia tanto pela morte do pai e nem porque a Silja tinha que ser mandada pro futuro
Pois pensei que fosse isso, e seria maravilhoso se o final fosse esse (não to dizendo q queria q eles morressem kkk), mas pense no paradoxo, tudo que o Tanhaus fez para evitar a morte deles culmina exatamente no que causou a morte. A série terminaria num looping espetacular. Pra mim o final moral da série é esse, só não o fizeram assim para deixar uma brecha caso no futuro decidam dar mais temporadas
Old School Eu achei que no final (no momento em que se evita o acidente de carro do filho de Tannhouse)ocorre o Paradoxo de Schrodinger novamente (que foi mostrado na própria série). Surgiram 2 realidades ali: uma em que a família do filho de Tannhouse se salva do acidente de carro e outra em que eles morrem (ao morrerem cria- se a máquina do tempo e toda a história da série - mesmo porque pra se salvarem é fundamental que Jonas e Martha existam, ou seja, é necessário que exista a máquina do tempo...). Portanto ali se inicia a realidade em que a série termina (com os personagens que não dependem do loop na mesa de jantar) e uma outra realidade que é a história da série e seus desdobramentos. Por isso Hannah tem o déjà vu, ou o erro na matrix, na mesa de jantar - há outra realidade paralela acontecendo - a realidade da própria série...
esse é o problema de se trabalhar com multiverso, a serie quis usar apenas 2 caminhos, mas o nome ja diz, multiverso... a cada escolha de algum personagem uma nova realidade se torna... pra mim a serie se perdeu ao abordar multiverso.
caralho, que GENIAL isso que tu falou!! achei muito foda!!!! inclusive isso explica a minha dúvida que era porque esse deja vu de hannah no jantar, o erro da matrix no jantar, acontece naquele momento (que devia ser 2020). então mesmo tudo tendo sido "consertado" em 1971 (não rolou a morte do Marek), o apocalipse ainda aconteceu (o mundo acabou e ficou tudo escuro, não havia mais desejo) na realidade dos outros mundos, e por isso ela teve essa conexão, esse acesso mental ao outro mundo, e se conectou com o Jonas, o filho dela na realidade paralela, e quis nomear o filho dela nessa outra realidade de Jonas também.
Até faria sentido, mas ficou bem claro na série que tudo foi desfeito e Jonas e Martha e todos os outros originários do loop também simplesmente deixaram de existir no melhor estilo Thanos.
@@Joao-ur7ey mas se tudo foi "desfeito" então eles nao existiram, a máquina do tempo nao existiu e nao teria como eles voltarem pra salvar o filho do Tanhaus. Tem que existir essas 2 realidades pra nao ocorrer o paradoxo do avô.
O Jonas e Marta quebraram o ciclo impedindo o acidente, mas quem garante que a viagem do tempo não será criada de qualquer maneira? Afinal, o Sic Mundus se iniciou pela família Tannhaus. 🤷🏻 A Hannah no final teve um déjà vu, já existe um erro na matrix? Já está acontecendo de novo, mas de maneira diferente? Fica pra nossa imaginação 😂
Mas a familia Tanhaus só criou a Sic mundus eles nunca conseguiram provar a viagem no tempo, não? O cara cego só descobriu sobre os viajantes pq a máquina do tempo do Tanhaus criou as anomalias é permitiu com que o Jonas e todo mundo fosse praquele tempo.
Kkkkkkkkk acho que acabei de entender o que vc quis dizer. Mas ainda sim creio que a Sic mundus ia ser findada ou ficar apenas na memória, até pq na realidade original ela n é mencionada. Merece um spinoff pra explicar isso pra gente KKKKKKKKKKKK
Mas vamos lá à pergunta mais importante que a série não respondeu: O que raios aconteceu com o olho do Wöller que ele nunca consegue contar?!? Só eu fiquei curiosa com isso?! Kkkkk
Recentemente li o livro "matéria escura", nele é explicado que de acordo com a teoria do multiverso cada mínima ação diferente da original cria um novo mundo, o que torna a quantidade de universos paralelos infinita, não se sabendo mais qual é o original. Pode ser que tenha sido exatamente isso que aconteceu em dark. Estou pensando em fazer um vídeo no meu canal para explicar um pouco melhor, mas não sei.
@@joaopaulosilva8910 A pergunta da Laryssa Ferreira foi no sentido que a Charlotte é mãe e filha de Elizabeth ao mesmo tempo. E da mesma maneira a Elizabeth é filha e mãe da charlotte. Esse é o paradoxo de Bootstrap
Eu adorei o final, achei que fechou a série de forma incrível. Os roteiristas de Dark são geniais, pois trabalhar tudo aquilo em tantas histórias interligadas e ainda finalizar tão bem, é digno de genialidade.
Pensei numa parada aqui Se aplicarmos o paradoxo do avô no final da série,o ciclo pode não ter sido quebrado. O paradoxo do avô funciona +- assim... Vc constrói uma máquina do tempo Vc viaja no tempo para uma época em que seu avô não teve seu pai ainda Vc mata seu avô Se vc matou seu avô antes de ter seu pai vc não nasceu Se vc não nasceu,vc não construiu a maquina do tempo,logo não voltou no tempo para matar seu avô Seu avô vivo tem seu pai como filho e vc como neto Vc constrói uma máquina do tempo e assim por diante.. Agora pensei em aplicar esse conceito na série e tive a seguinte ideia Tannhaus perde o filho e constrói uma máquina do tempo Nesse processo ele cria os 2 mundos com Jonas e Martha Jonas e Martha impedem a morte do filho do Tannhaus Tannhaus não contrói a máquina do tempo Jonas e Martha não existem Jonas e Martha não existindo,não impedem a morte do filho do Tannhaus Tannhaus perde o filho e constrói a máquina do tempo... Enfim,foi só um grande devaneio q tive kkkkk Comentem e questionem a vontade kkkk
Tenho esse pensamento, porém uma coisa não é bem esclarecida... No fim da sua teoria “ Jonas e Martha não existem, logo não salvam Marek”. Porém, a não existência de Jonas e Martha, só se dá após salvarem Marek. Não duvido que a máquina do tempo tenha sido criada em outro período, por outra motivação... aí que vem a grandiosidade de Dark, fica a nosso critério determinar o nosso “fim”
Tenho esse pensamento, porém uma coisa não é bem esclarecida... No fim da sua teoria “ Jonas e Martha não existem, logo não salvam Marek”. Porém, a não existência de Jonas e Martha, só se dá após salvarem Marek. Não duvido que a máquina do tempo tenha sido criada em outro período, por outra motivação... aí que vem a grandiosidade de Dark, fica a nosso critério determinar o nosso “fim”
Mas em um ponto teve um começo ou seja, o começo de tudo foi onde ele faz a máquina e a partir dali q tudo se forma ate voltar a estaca zero novamente e o ciclo ser quebrado. Eu entendi muito bem seu pensamento mas vc tem q saber q tudo teve um ponto de PARTIDA. Pra ser sincero já pensei assim mas depois de ter estudado a cronologia vc entende kkkk
Caio Maia essa e muito simples, eu entendi muito bem porq ja assisti muitos filmes assim e ja li sobre paradoxo. Caio em momento tem sempre um ponto de partida, Quando a máquina é criado e vc volta no tempo e muda algo A PARTIR DALI JA É CRIADA OUTRA LINHA DO TEMPO ou seja, “uma linha alternativa” entendeu ?! Se vc assistir os filmes “DE VOLTA PARA O FUTURO “ o dr brown explica essa teoria de maneira muito simples.
Ao meu ver Dark é uma excelente série, muito inteligente, daria nota 9,0, o que pra mim pesou em não dar o 10, foi que na terceira temporada eles deram uma “viajada” na minha opinião, envolveram duas teorias que é a de buraco de minhoca (viagem no tempo), e o multiverso. Na minha opinião as 2 primeiras temporadas foram excepcionais ao abordar o tema de viajem no tempo, e poderia terminar a 3ª nesse foco, mas infelizmente quiseram dar uma inovada e acabaram em deixar a série um pouco “ficção” demais, haja vista que buracos de minhoca é algo bastante estudado na ciência, e multiverso ainda é uma teoria mais próxima do surrealismo. Ressalto ainda que aquele mistério em torno do adam e noah se perdeu completamente na 3ª temporada, os dois personagens transmitiam um clima sombrio a série, e isso deixava o telespectador mais friccionado. Enfim, essa é minha opinião.
Esse é o que eu acho que fez desandar a serie, a serie quis tratar de multiverso com apenas uma bifurcação pega um unico ponto e divide em 2, mas o nome ja diz, multiverso, deveriam ser multiplos universos sendo criados a partir de varias escolhas diferentes tomadas pelos personagens... pra mim a serie se perdeu com isso. Outra coisa que me deixou frustrado foi a forma como resolveram a questão. A serie é toda voltada pra uma teoria de viagem no tempo, onde o passado não pode alterar o futuro pq simplesmente não se muda o passado, pois ele ja acontece dessa forma... ai eles resolvem a questão voltando no tempo e mudando o passado? pra mim não colou... as duas primeiras temporadas são fantásticas, mas a 3ª pra mim se perdeu.
Concordo , se acabasse na segunda ficaria mais genial, a terceira foi mais explicativa do que surpreendente, Afinal, milhares de coisas precisam ser explicadas, em fim, deram uma viajada(só não sei se no tempo kkk) nos primeiros episódios da terceira, mas de modo geral, a premissa da série é tão boa que isso passa batido.
Perfeito. E como o Bruno disse, usaram a 3 temp mais pra explicar tudo do que pra ser épica como as duas primeiras. E o Jonas e a segunda Marta que vão para o mundo original são os do próximo ciclo, nao os protagonistas (Jonas e segunda Martha) que acompanhamos. Achei meio palha
cara, n tem essa de "deram uma viajada", Dark é uma série completa, fechada, desde o inicio, os criadores sabiam o final desde o começo, n é aquelas series q começam e depois eles inventam o final, nessa ja estava tudo planejado... Quanto ao multiverso, n se pode falar de viajem no tempo e buracos de minhoca sem pelo menos citar o multiverso, uma vez que está tudo relacionado na fisica quantica
Uma coisa é certa, NÃO CRIEM MÁQUINAS DO TEMPO, já vimos que é furada, tudo perderia o sentido se pudéssemos mudar o passado e saber o que acontece no futuro. Fora saber que não poderemos morrer porque já existimos no futuro, perderia o real sentido de viver.
Eu não entendo nada, pra mim quando se viaja no tempo você cria outra linha temporal, nunca tem só uma, então tipo se você voltasse no tempo e matasse seu avô o seu eu daquela linha temporal não existiria, mas você continuaria vivo na sua. Sei lá é o meu achismo kkkkkkk
@@nobruapelomofisial3921 mas sua vida será "eterna" naquele tempo em que você tem certeza de que não vai morrer. Então você não se importaria com nada e faria de tudo, sem medo, e isso perde o sentido de viver de certa forma, que é ter medo ou anseio do que estará por vir
não necessáriamente... pq se tu criar uma maquina do tempo tu vai estar provando que todo conhecimento ciêntifico na área até agora é furada... A realidade seria outra e a forma que nós pensamos e interpretamos o mundo iria mudar radicalmente.
Conclusão: Não da pra mudar o evento das coisas, o Tannhaus devia aceitar a morte do filho dele e ficar quietinho sem tentar criar aquela máquina por conta própria. É triste, mas é a verdade.
Acho que no final mostra que nosso corpo físico morre, mas nossa "consciência" "alma" "átomos" ou "energia" ou o que vc quiser chamar haha, sempre vai ser eterno, o Jonas vai voltar claro em outro corpo, outra vida, talvez não se lembre de nada ou tenha apenas alguns dejavus, mas o importante que fazem parte de um todo, uma matriz infinita que nunca para ✨✨
A sua teoria da consciência acho que explica o deja vu da Hannah, mas não a existência do Jonas no mundo 3, o filho da Hannah, sem o Mikkel será outra pessoa apenas com o mesmo nome.
Acho que nem o criador da série conseguiu ir tão longe. Entendo sua teoria, mas acho que a série deixou tudo tão amarrado que toda essa história do Tannhaus não passa de um desejo em afirmar que tudo retorna. Todas as vezes que os personagens falam da impossibilidade em quebrar o nó, é porque desconhecem a origem. Quando Claudia apresenta a solução, mesmo que em dúvida porque nunca a havia realizado, nos é mostrado que há essa possibilidade de quebra, já que os dois mundos foram criados “artificialmente” por um ato específico. Quanto aos “dois anjos” e o “presente do céu”, achei muita viagem. Kkkk O final foi excelente. Amarrou tudo. E a cena final é só para nos mostrar que os mundos criados por Tannhaus eram espelhos do mundo real, logo, poderiam haver “coincidências” como o nome do filho da Hanna ou seu dejavu.
Concordo que foi viagem toda essa parte do Tannhaus cego e etc.. Mas na minha visão ainda há explicação sobre o dejavu final e o looping eterno. Pra mim, sob as regras impostas pela própria serie, onde o inicio é o fim e o fim é o começo, o mundo original também está em loop, tendo como evidencia a cena onde as crianças se veem pelas portas. O fato das outras realidades se desfazerem é justamente o motivo pelo qual elas começam: Quando não tem ninguém pra salvar o filho de Tannhaus, é desencadeado os eventos da série. Essas duas realidades ficaram interagindo entre si, até que solucionam o problema que resultou na sua origem, fazendo com que elas desapareçam.
Também acho que o nome da criança ser Jonas foi só parte do Deja Vu da Hannah. Coincidência de nomes existem, como a Charlotte Tannhaus que realmente é neta do H.G. Sem falar que, pro nosso Jonas nascer, seria necessário que o Michael existisse.
Vocês se atrapalham na próprias teoria que criam a partir da série. Toda vez que acontece um Deja-vu é por que está acontecendo um erro na Matrix (o mundo que nossos olhos é capaz de produzir pro cérebro). De qualquer forma o criador da máquina do tempo irá fazer ela ! Mesmo com os filhos morrendo ou não. Paradoxo de Boostsrap. Não existe futuro Não existe passado Só existe o presente
A melhor foi a Claudia do mundo 1 questionando a Claudia do mundo 2: "Eu fiquei pensando... você já se encontrou com ela?" Claudia 2 responde: "Quem?" Claudia 1 responde: "Meu eu mais velho..." Claudia 2 responde: "Não!!!". Claudia 1 deve ter sacado na hora o porque, kkkkkkkkkkkkk. Pow, bem na cabeça, kkkkkkkkkkk.
A melhor série da minha vida! Entrei em uma crise existencial quando assiti a 1 primeira vez! Assistindo pela 4 vez em um ciclo infinito! Complexa, questionável sobre nossa origem, conexão com tudo, simplesmente, perfeita ☺️😉😉😉
Para mim teria um final ainda melhor nessa abro prima, que seria o Jonas e Martha tentando salvar a família do acidente na ponte, fazendo assim com que o acidente acontecesse e tudo começaria dnv em um looping infinito e a série acabaria ali, sem redenção nenhuma, seria um final mais polêmico mais seria mais foda, não que esse final não seja bom.
Natália, eu acredito no seguinte: o termo "erro na Matrix" só é citado nos mundos A e B, os mundos derivados. Quando Hannah olha pra o casaco, ela não usa o termo "déjà vu", sugerindo que os termos só existiam nos mundos A e B. O fato dela ter dito o déjà vu explica o porquê de tudo acontecer do jeito que aconteceu nos dois mundos: o casaco amarelo, o nome "Jonas", a sensação do fim do mundo. Tudo isso que aconteceu naquele momento da mesa no mundo original foi o que influenciou os acontecimentos nos outros dois mundos. Outra coisa: Cláudia fala que se pudesse voltar no tempo mudaria algo. Porém, se pararmos pra pensar, esses mundos estão dentro do ciclo, um influencia o outro, uma época influencia outra e por isso não dá pra mudar literalmente o que acontece no passado. Partindo disso, a gente logo chega na linha de raciocínio de De Volta Para o Futuro, onde lá, no mundo original, é possível alterar o passado de forma que o futuro mude, diferente de Vingadores: Ultimato. Ou seja, no mundo original, se alguém voltar no passado, tudo muda de forma simples sem que o futuro ou passado influencie um ao outro. Quando Jonas e Martha voltam pra o tempo em que o filho do Tannhaus morre, ele mudou o futuro daquele mundo. Sendo assim, não vai existir mais a máquina que fez com que tudo aconteça. Lembrando que isso só era possível nos mundos derivados. Sobre o fato de Jonas e Martha terem se visto pequenos naquele momento não significa que aquilo aconteceu. Foi um rasgão no espaço-tempo que permitiu que futuro e passado interagissem, mas não significando que é um loop. Aquilo só foi possível uma vez, já que Jonas e Martha impediram a morte do filho do Tannhaus. A série não errou, não houve furo de roteiro quanto ao final. O que interessava a eles era que o filho do Tannhaus vivesse, e assim, nada aconteceria de novo.
Mas ela fala sim "dèjá vú" e aquilo na mesa só aconteceu porque o mundo original foi restaurado, lembrando que ele tinha acabado e se dividido em 1986 e no final da série era 2020!
Mas aí, resolvendo tudo no mundo original, impedindo assim que a máquina seja feita pelo H.G. Tan..., deixa a gente com uma sensação triste de que aquele povo todo, que a gente curtiu e se apaixonou na 1a temporada, nunca exitiu. Pensaram nisso? Neh triste isso? 😌 Ah... diferente de Lost que nos mostrou no final (na conversa de Jack com o pai) que tudo aconteceu, que eles viveram tudo aquilo na ilha, e a gente confirmou na hora que eles não estavam mortos.
o filho do relojoeiro só está vivo porque ele está morto, o loop sempre recomeça. teoria do gato, o ciclo se renova a cada 33 anos, o ciclo não foi quebrado só renovado, a cena deles crianças mostra isso, se a lembras é pq aqui já aconteceu.
@@filipeleal611 Talvez eles não lembrassem. Talvez a memória foi inserida exatamente naquele momento em que eles se veem pequenos. Como eu já tinha tido: aquilo só foi possível uma vez, eles romperam com o espaço tempo. Ou seja, ao mesmo tempo em que eles são crianças e veem estranhos no guarda-roupas, eles são adolescentes e estão vendo as crianças.
Melhor análise até agora. Sempre me perguntei pq apareceu o Thanhause e o filho no mundo do Jonas. Eu entendi que, pode ter acontecido que o Jonas e a Marta conseguiram mudar o fato de a família do Thanhause ter morrido e ele nunca criar a máquina com akele propósito. Mas que em outra época ele cria a máquina mesmo assim. Pq o desejo profundo dele era entender o tempo. Em todas as realidades ele contribui para isso sem questionar. Pq ele sempre quer a mesma coisa e eles dizem que não se pode fugir do desejo profundo. Qnd deparado com a escolha, vc sempre vai escolher a mesma. Por isso qnd a Cláudia chega com a planta da máquina ele constrói. Qnd o Jonas chega com a máquina quebrada ele arruma. Ele tira dúvidas do Jonas sobre o livro e escreve o livro que a Cláudia mostra pra ele. Em todos ele faz a escolha dele, que é entender o tempo. Por isso eu acho que ele adiando ali o motivo qnd o filho não morreu, faz a máquina assim mesmo. No dia do jantar do povo que restou ele cria outra triqueta. Não se sabe em que tempo. Mas onde as coisas serão diferentes mas irão acontecer de novo, em outro dia e lugar. Mas inevitavelmente irão acontecer. O que aconteceu ali é que, tbm podemos ver por outro ponto de vista, dentre as 3 motivações, a que prevaleceu foi a da Claudia, que manipulou os 2 para salvar a Regina. Num mundo onde ela pudesse fazer tudo diferente.
5:15 a chuva do jantar é a mesma de quando jonas e martha encontram o filho de tanhauss, o deja vu foi justamente a mudança com o fim dos mundos paralelos, o fim do loop.
Sim não existe, pois nessa realidade ela nunca foi construída, pois o projeto na prefeitura não foi aceito, Pq o filho da Martha e do Jonas não existem para obrigar o SeCretário a liberar sua construção.
Acho que não colou essa teoria aí do filho do Tanhauss... Na verdade quem perdeu a esposa e quis buscar ela de volta foi o ancestral dos Tanhauss, o primeiro de todos, não o H.G. A perda da esposa foi o motivo pra criação do Sic Mundus, diferente do H.G. que fez a máquina por causa da perda do filho.
Luan Pereira seria outra a charlotte haus bebê neta do h.g tanhaus que não foi encontrada no acidente e voltou no tempo, será? E não a charlotte doppler
Resumo de Dark: (spoilers) - Um mundo original onde é construído uma máquina do tempo, para voltar ao passado e impedir um desastre que resultou em morte. - Ao realizar essa alteração é criado dois mundos paralelos. - Primeiro mundo protagonizado por Jonas que é a representação de Adão. - Segundo mundo protagonizado por Martha que é a representação de Eva. - Em busca do paraíso tanto Jonas como Martha realizam milhares de viagem no tempo procurando a origem para desfazer o nó. - Mas somente Claudia descobre a chave para o paraíso, que na verdade é voltar no tempo e impedir que a máquina do tempo seja construída. - Jonas e Martha vão para a terceira dimensão onde impedem o desastre de carro e a máquina do tempo não é construída. - Todos os personagens que foram criados a partir do loop temporal se desintegram e na cena final do jantar só permanecem quem nunca sofreu alteração do tempo.
@@felipepereiramoura9442 nasce um novo jonas, novos personagens, novos loops, nao sei, é uma teoria. Talvez os mesmos personagens só q em tempos diferentes, tipo o Ulrich acertar o Helge em tempos diferentes, dependendo do mundo
A minha interpretação foi que o mundo origem não foi destruído e tudo permaneceu normal. Os dois mundos que formavam o nó desapareceram e todos os que não eram parte do nó, tiveram uma vida normal. O déjà-vu da Hanna ocorreu porque, mesmo que ciclo já não estivesse mais acontecendo, ela teve um vislumbre de quando ela deixou de existir no passado. Porque eu acredito que todos, mesmo os que não faziam parte do nó deixaram de existir, a diferença é que os que não faziam parte, foram realocados no tempo correto e, de alguma maneira, poderiam possuir algum fragmento de lembrança do ocorrido.
Pensei a mesma coisa, e aquilo do filho da Hanna poder se chamar Jonas seria por causa da frase que o Jonas e a Marta falam antes de desaparecerem ("você acha que ainda vai sobrar alguma coisa da gente?").
O problema é se aquele final ali com a Regina, Hanna, Katarina e compainha não é apenas um outro mundo com um outro looping, até porque, como você disse, a Claudia deixou explicito que não tem como alterar o passado sem haver consequências, e teoricamente, o desastre da viagem do Tannhaus já aconteceu, e nada garante que eles acabaram com todos os loopings evitando a morte do filho do Tannhaus. O que achei curioso na série, também, é que TODOS os personagens tem finais trágicos: Ulrich que passou o resto da vida no Asilo Psiquiátrico, Helgie que ficou demente, Hanna que foi morta pelo próprio filho, e a Katarina que morreu apedrejada pela própria mãe. Outra coisa que fiquei curioso para saber é: quem é a mãe do Peter? No seriado não mostra o Helgie tendo relacionamento com nenhuma mulher.
O que me intrigou foi: Se o Jonas e a Martha viajam para o mundo de origem e evitam o acidente do Marek, logo o Tanhaus não criará a máquina do tempo, logo Jonas e Martha não poderão existir, posteriormente não poderão evitar o acidente, logo o acidente ocorrerá e o Tanhaus criará a máquina do tempo e tudo voltará a se repetir, assim formando outro looping. Pelo que pesquisei isto está associado ao paradoxo de bootstrap, ficando assim um looping infinito sem origem ou fim.
Existem três mundos. O paradoxo do boostrap se refere a tentar alterar a própria linha do tempo. Quando o tempo é alterado, você cria uma nova realidade (como é o caso do mundo 2 onde não existe o Jonas). Ao alterar o mundo 3, é criado uma nova realidade onde não existirá a máquina do tempo
O acidente já foi evitado, independente se o Jonas e Martha não existam naquele mundo, eles viajaram só pra impedir o acidente do Marek, esposa e filha, então o Tanhause não vai inventar a máquina do tempo já que o filho não morreu
Acho que na verdade a série diz que: o homem não é livre porque não é livre dos seus desejos. Ou seja, a Hannah sempre, em todos os mundos, irá querer ter um filho Jonas. E aquela cena refaz Winden sem o buraco de minhoca e todas as vidas ao normal, como deveriam ser.
Mas se o Jonas e a Martha não tivessem interferido, aquele novo mundo nunca existiria. Fora que a Hanna teve o déjà-vu, ou seja, é como se no subconsciente dela estivesse gravado as outras realidades do apocalipse. Outra coisa que eu acho que não encaixou, a Regina é filha da Cláudia nos dois mundos. Não tem como a Regina existir se a Cláudia não existir. Os filhos podem não existir como no caso da Martha, Magnus e Mikkel no último mundo, mas os pais existem. Não tem como a Regina ser filha de outra pessoa sendo que ela está ligada à Cláudia.
O tempo que eu tô lendo aqui, os comentários e os debates da galera, ces num tem idéia kkkkkkk obrigado pessoas quem não conheço, por compartilharem suas teorias, vcs são fodas! SIC MVNDVS CREATVS EST 🖖🏿🤯
Só teve UMA coisa que eu realmente senti que faltou, que foi dar um desfecho real pra história do "Aleksander Kohler" Okay, o Aleksander Tiedelman (Que chama Boris) usava a identidade do irmão do Detetive Kohler, e sabemos que algo aconteceu antes, mas a segunda temporada teve um foco tão grande nisso me certo periodo, que eu realmente senti falta desse desfecho Não de saber o que acontece com o Aleksander Tiedelman (Porque ele claramente morre no apocalipse), mas como ele chegou a Winden e etc Se a segunda temporada não tivesse dado essa enfase nesse trecho em específico, essa história poderia passar como uma "piada" como foi com o olho do Woller, mas a gente tem a chantagem da Hanna em cima do Aleksander nos dos mundos :/ Pra mim foi o unico ponto que realmente ficou em branco
Bom, é um paradoxo em loop. Não tem começo nem fim, com um bootstrap implementado na história. Acho que a parte "o começo é o fim e o fim o começo" é algo realmente implementado apenas para o plano onde o mundo original foi dividido (mundo adms/mundo eva). Assim como a Claudia explica que as coisas sempre vão acontecer, seja de um jeito ou de outro, também parece ser algo muito voltado para o âmbito das duas dimensões, já que vale lembrar que essa frase dela faz muito mais sentido quando temos uma história rodando em ciclo onde tudo precisa acontecer exatamente como aconteceu. Logo não me parece que essa lei seja aplicada no mundo original onde Tannhaus teve seu filho salvo já que agora, naquele mundo, existiria o livre arbítrio e o tempo correria apenas em uma direção, diferente dos dois mundos criados ocasionalmente por ele. Por isso realmente acho que a série teve um ponto final, assim como também é interessante pra própria direção da série não deixar muitas pontas soltas. Desde a primeira temporada, quando é nos dada a informação que tudo não passa de um loop, logo deduzi que o único jeito de terminar essa história, era destruindo o próprio. É uma resposta fácil já que """""fisicamente"""""" (entre aspas porque não é algo possível kkkkkkk) esse é o único jeito de se interromper um ciclo sem início e fim, e Dark sempre foi muito cético nas suas explicações físicas e astronômicas, deixando claro que esse seria o único final possível, restando agora saber como a trama ia se desenvolver e qual seria o ponto para "desenrolar" o nó do tempo. De qualquer jeito, não saberemos se essas leis realmente se implementam fora do loop então só nos restas as especulações. Inclusive uma curiosidade: A motivação de Tannhaus para criar a maquina do tempo no mundo original, foi para salvar sua família. De uma visão geral, ele "conseguiu". Com ela, ele criou um ciclo infinito onde após anos e anos os seres do ciclo descobriram uma forma de sair, restaurar o mundo onde tudo se originou, no qual o único jeito de desfazer o nó, era evitar que o filho dele morresse, mudando assim o rumo do mundo original. Onde antes o filho do Tannhaus parecia não ter uma boa conexão com o pai e acabava por morrer junto com a família, agora está totalmente diferente. Logo nem o mundo original escapou de uma mexidinha na cronologia, e talvez isso pudesse ser um argumento para que aquelas leis do ciclo pudessem ser aplicadas ao mundo original, mesmo que ele não esteja em loop. Tudo é válido na especulação! kkkkkkkkkkk Parabéns pelo vídeo
Concordo com vc. Somente acredito que o mundo original também está em loop, tendo como evidencia a cena onde as crianças se veem pelas portas. Algo interessante é o fato das outras realidades se desfazerem é justamente o motivo pelo qual elas começam: Quando não tem ninguém pra salvar o filho de Tannhaus, é desencadeado os eventos da série, que permitem o inicio e o fim das outras realidades, bem como o prosseguimento do loop da realidade original.
Leiam o livro "o mundo como vontade e como representação" do filosofo Arthur Schopehuaer. A frase no minuto 5:25 é dele. Suas obras influenciaram sigmund freud, a fisica quântica, o filme matrix, entre outros
Você entendeu o final mas não compreendeu. Tudo tá em volta da vontade do pai querer ser aceito pelo filho, chegando a criar uma máquina do tempo, mas a intenção realmente não era somente salva-los, e sim o filho aceitar o brilhante pai que ele tem. Tudo que aconteceu no loop as diversas e diversas vezes só foi pra levar o Jonas não só pra impedir eles de passarem a ponte, mas fez com que o filho acreditasse no pai. E mais, acredito que o filho agora se interessa por ciências. A frase tudo que sabemos é uma gota e o que não sabemos um oceano, é do Isaac Newton.
Sim verdade, mas muitas vezes no cinema e série eles evitam colocar o msm nome em vários personagens, exatamente pra n causar confusão. Se eles decidem colocar, é pq faz diferença no enredo. No livro de GOT vários personagens tem o msm nome, quando virou série eles trocaram. É só uma escolha de roteiro.
Ser você verem novamente o T3 2p o senhor cego ele fala " naquele dia que encontrei vocês foi um sinal , um presente dos céus , não se esqueça do que vamos criar, o paraíso , todo desastre pode ser desfeito , toda dor extinta , antes mesmo de existe" . um mundo perfeito.ai da ênfase a frase "sic mundus , creatus est" como todo mundo sabe todas as frase que dita em dark não são ditas a toa , elas tão ali por algum propósito , eu acredito que na ida de Jonas e Martha criou outra linha temporal no 3 mundo onde que os filhos de H.G tannhaus e salvo , ele de toda forma tenta fazer o sempre repitir o ciclo , e usa a Cláudia como um peça pra fazer tudo isso acontece ,por não tem como resucita alguém dos mortos , quem assistiu flash sabe , o que acontece quando tenta salva alguém da morte , criar outra realidade.
A teoria é boa, mas tem algumas incoerências: 1. A Martha que visita o Jonas lá em 1800 e poucos morre pelo Adam. Ela não seria salva, como o vídeo deixa a entender; 2. Quando a Martha diz que foi o Jonas quem falou onde estava o Jonas lá no século 1800 e pouco ela se refere à primeira visita feita pelo Jonas, quando ele é salvo e levado pro mundo da Eva. Não é apenas aquele encontro que eles possuem quando ela tira ele do apocalipse. Aí ele fala para a Martha sobre a sede do Sic Mundus etc; 3. A carta para o Clausen pode ter sido enviada pela Sic Mundus para ele precisar investigar o Boris Niewald e pedir a abertura dos barris de lixo radioativo, causando o apocalipse; 4. A Martha olhando para o chão é ela olhando para o local onde o Jonas morre. Ela presenciou a cena um pouco antes, quando a Martha da realidade que não salva o Jonas o mata;
Gostei da sua resposta. Eu não entendi todo o mistério sobre o Boris do por que ele precisar de uma nova identidade, acho que perdi algo, e se ele era ou não parte do ciclo, uma vez que não estava na mesa na última cena nem casado com a Regina, estou com essa dúvida sobre o motivo/propósito dele, como ele chegou em winden, vc sabe responder? O papel dele pro apocalipse foi fundamental, mas mesmo assim não ficou claro tudo sobre ele
Concordo, bem colocado Já na 3... penso que: 3 - A Carta pode sido escrita pela Cláudia ( ela diz que amarrou as pontas para as coisas acontecerem ) essa foi uma frase meio q pra dizer que o que não foi explicado ... foi ela q fez
@@anonx7 ele diz q foi acidente ... Deve ter ficado com medo e fugiu pq imaginou que não ia ter como se defender (mas pode ser metira) ehhehe No fim das contas é um detalhe que nem interfere tanto assim na trama... já que é possível encaixar com outros acontecimentos Tipo o Peter chegando na cidade... Meio q não faz diferença (ao meu ver)
Existe uma metáfora sobre a criação do mundo a partir do gênesis da bíblia onde O doutor Tannhaus é a Deus, e então cria Adão e Eva a partir de sua imagem e semelhança, onde essa imagem são os mundos paralelos.
Essa é a beleza de Dark, múltiplos conceitos e metáforas, abrindo caminho para muitos "universos" conectados que nos levam a romper paradigmas no campo das ideias!
Se considerarmos o H.G. Tannhaus como "Deus", isso traz uma consequência interessante pra série, invertendo a lógica do que ocorre na bíblia. Quer dizer, segundo a bíblia, Deus sacrifica o próprio filho (Jesus) para salvar o mundo; na série, se Tannhaus for Deus, então ele faz o contrário: sacrifica o mundo para salvar o filho (Marek). Doido, rs
Acabei de terminar a série, e vendo esse vídeo fico feliz que eu tenha entendido o final! Hahaha. A Cláudia descobriu onde desatar o nó, deu um jeito de enviar o Jonas e a Martha (independente de qual mundo, desde que não fosse o que deveria prevalecer) para mudar o curso da história e assim mudar todo o processo. A cena final ficou muito clara, onde só estão na mesa quem não fazia parte desse nó, quem não dependia dele para existir. Um mundo onde não existe os Nilsen, Tiedemann, Doppler. Que série! Imaginem isso na vida real, onde cada pessoa estivesse ligada a um nó. Imaginem quantos nós e quantos mundos paralelos não existiriam? Complexo, mas fascinante...
Pessoal, vou fixar aqui que fica mais fácil: Minha teoria é em cima de um novo ciclo, ou seja, novos mundos do qual NUNCA conhecemos.
Ou seja, aquela árvore do "que haja luz" seria diferente, até porque nela não tem o Marek, por exemplo (que mesmo morto, existiu).
Sobre as características: O Woller no mundo origem teve algum problema no olho, vamos supor uma alergia, isso no mundo A refletiu ele ter um problema no olho/faltava um olho, no mundo B a falta do olho virou uma característica da falta do braço. O Marek que conhecemos, do mundo origem, não era cego, mas poderia ser, como a característica do Woller ou Elisabeth falar em um mundo e no outro não.
Sobre a Martha ser a esposa do Tannhaus (seja qual for o Tannhaus em questão), lembrem, é um novo mundo. Eu associei pelo Ariadne e pela olhada que ela dá que é equivalente a olhar do Jonas onde a Martha dele morre.
Nessa teoria, eu parto do pressuposto que ao "tirar" a origem, você causa outra origem, logo outras realidades novas, mas os os personagens que conhecemos e fazem parte do nó, com outro papel. E a partir disso, existe a possibilidade da Charlotte nunca encontrada, ser uma intervenção desse novo ciclo. Pela ideia de crescimento da série: viagem no tempo > dois mundo > sobreposição de realidade > sobreposição de mundos. É isso!
Eu sei que é MUITO pra processar, e também pode não estar certo, foi minha interpretação com a história toda, não acho os diálogos aleatórios e por isso conectei dessa forma
mas e as datas? o cego é filho do velho Tanhouse que mostra na cena da carruagem, eles estão 1800 e pouco, já o H. G Tannhouse é de 1900 e pouco, ou seja, um descendente do Tannhouse cego...
Meu, espero que o Baran Bo Dar faça um vídeo ou entrevista expondo coisas que não sabemos e que ficou no ar.
@@aaferreiira Mas se o Adam, que é supostamente de +2050, ele está no Sic Mundus em 1920 (na segunda temporada), não entendi a problemática do Tannhaus estar em 1888,
Natália Kreuser poderia até ser, mas ficou claro que o “sem nome” (filho da martha e jonas) matou ele pqe ele iria mandar um telegrama contando sobre os viajantes do futuro, ou seja, ele não era um dos viajantes, em nenhum momento a série dá indícios diaso, de que o H.G Tannhouse ou o filho dele (que havia morrido no acidente) viajaram no tempo.
@@gustavobotelho9818 Sim, também queria!!
Só tenho uma coisa a dizer:
Claudia não decepcionou no final, sempre acreditei naqueles olhos coloridos.
@Simone Fernandes mas como a própria Claudia mencionou, o michael/mikkel era uma pequena parte de algo muito maior, ou seja ele só é uma pequena parte do nó, então não tem muita importância mesmo nesse ponto.
O que ela fez ?
Claudia foi foda mesmo, mas tirou do nada aquilo sobre a terceira dimensão? Faltou explicarem isso kkk
@@lucaschoucair acredito que ela de tanto viajar e observar, como ela mesmo disse, ela sabia que a Martha sabia da fenda, do momento de 1s que podia diferenciar as coisas, então acho que provavelmente uma hora ela experimentou isso e aí acabou descobrindo, viajando pro universo de origem.
Rafael Bentivi “de tanto viajar e observar” pra uma série que entregou tantos detalhes, acredito que ficou bem mal explicado
O que eu entendi dessa série é uma gota, o que não entendi, um oceano...
Mim acabei de rir com seu comentário. Em meio a tantas teorias eu prefiro sua frase. Kkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
KKKKKKKK BOAAAA
Kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk bem isso!
KKKKK grito
Conclusão: chove muito na Alemanha. E alemão não usa guarda-chuva.
Vou aderir 🤣
Usa casaquinho amarelo kkk
E não tomam banho.
O canal alemanizando fez até um vídeo sobre isso, que na série mostra como se a Alemanha chovesse muito, porém isso não é verdade, o que ocorre é o contrário, é muito difícil chover lá, e quando chove é um momento único.
Tbem acho! 😂😂😂
A única coisa que eu sei é que polícia em alemão é polizei.
Da série nada entendi nada sei.
@@rosilenemariano9258 kkkk
@@rosilenemariano9258 KKKKKKKKKKKKKKKKKKK nem eu bicho, fui tentar criar uma teoria na minha cabeça chega fiquei com dor de cabeça
@@analara7829 vou assistir novamente ,vou tentar não perder nenhum detalhe.mas está difícil.
Essa informação custou ,70$ do meu plano de dados
"pode confiar em mim", depois de ouvir tantas vezes essa frase na série, eu acho que eu não vou confiar mais em ninguém
Hahahahahaha excelente
Essa é minha filosofia de vida. E hoje depois do fim da série virei pro meu sobrinho e falei é por isso que falo que não dá para confiar nem em nós mesmo, afinal não sabemos nossas motivações em um futuro próximo.
Nem diga... perdi as contas de qtas vezes eu li "ele estava mentindo, eu sei como quebrar o ciclo" kkkkk
Simmm, escutamos tanto que no final das contas não dava pra confiar em ninguém.kk
Pode crer eu e minha mãe maratonamos a série em uma semana. E a gente falou exatamente isso no último episódio. Já não tava acreditando em nada nem ninguém. Duvidamos até do final. Kkkkkkk
Eu sei qui em qualquer época ou tempo Ulrich sempre vai ser galinha
Uma vez talarico, sempre Talarico!Kkk
Eu gosto dele ;-;
Ulrich nem existe mais kkj
Kkkkk
Kkkk no mundo original ele nem existe.
O diabo enganou Adão e eva..... a Claudia é conhecida tb como diabo branco.... Muito foda vei
O diabo salvou tudo
Arthur Daher salvou não , ele deu a dica pra eles alterarem um fato que em consequência disso desencadearia uma situação semelhante aos dois mundos . Ex : se a mulher dele morre em decorrência dessa alteração , ada impede ele de tentar trazer ela de volta ocasionando um novo loop temporal com dois mundos com novos personagens tipo o novo pai do Jonas e etc...
@@arthurdaher4602 Kkkkkkkkkk
@@37712109 Rapaz, elabore melhor sua linha de raciocínio pq não deu pra entender nada.
Mas resumindo, o diabo salvou tudo, hahahahhahaha
Errado! Na bíblia o diabo engana apenas a Eva... O diabo nem mesmo fala com Adão em toda a bíblia. Mas tirando essa sua tentativa de analogia equivocada, a série é foda 😊💓
era tanta mentira que eu não sabia se a Cláudia, o Adam ou a Eva que tava mentindo pra mim. Nessa série aprendi que não se deve confiar em ninguém. Selascá viu
Eu fiquei com a impressão que tudo começa por causa de Hannah. Não sei se vocês perceberam, mas o nome Hannah ao contrário tbm é Hannah. O começo é o fim, e o fim é o começo.
caralho, muito bom
Pqp kkkkkk
Putz verdade Mari você é for krai
Mind blowing
e querendo ou não ela piquena e ela adulta é umas das que mais aparece na serie ...
Moral da História de Dark: Se você quer resolver um problema de viagem no tempo, é melhor ter Mestrado em Física primeiro que nem a Claudia.
Kkkkkkkkkkkkkkkk
FATOSSSS
Concordo. kkk
Kkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkk
Dá pra assimilar sua conclusão com a atual situação do Brasil em vários sentidos
A Cláudia deve ta com dor na coluna por carregar a série nas costas
Desde sempre ela é minha favorita, ainda bem que eu não estava errado kkkkkkkk
Jonas(jovem) tbm mano
@@guilhermecomg5581 não, amigo, o Jonas é um peão 😂 se não fosse a Cláudia com esse insight de mundo original, eles ficariam presos no looping dos dois mundos eternamente. A Cláudia é o personagem-chave da série. O diabo branco que enganou Adão e Eva.
@@davilopes5925 MDS tinha esquecido desse detalhe do diabo branco, GENIALL
@@davilopes5925 Não amigo. Claudia tbm era pião. Dela mesma!!! A única coisa que não era pião era o tempo. Pq até o Tannhaus foi movido pelos sentimentos. Abçs
Qualquer mundo: a
"A gente fica perfeito juntos, nunca duvide disso"...
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A Hanna no final fica casada com aquele policial que está com o olho ferido, nos outros 2 mundos ele também tinha ferimento no olho mas toda vez que ele vai explicar como se machucou alguma coisa interrompe ele, alguém aí tem uma resposta ou teoria se tem alguma coisa a ver com a trama e os 3 mundos e a viagem no tempo? Me lembrou o episódio de chaves que quando ele vai falar o nome dele alguém interrompe ele kkkkk 😆😂👍 sei lá vai ver não tem nada a ver com a trama principal talvez seja só alívio cômico mesmo!
@@nascimeto7156 kkk verdade kkk
@@lilandraoliveira5317 foi pasei alguns dias quebrando a cabeça , mas descobri essa semana que ele o ator realmente machucou o olho, daí o diretor e os roteiristas resolveram inserir no filme como forma de brincadeira e pra trollar os fans , fazer com que nós ficaremos tentando descobrir e criar teorias , poxa vida brincadeira chata foi essa kkkk😂😆
@@nascimeto7156 só daki a 33 anos
Qualquer mundo: A.
Ulrich: Você é linda!
Kkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Ulirch, o comedor de casadas multi dimensional
Acho interessante que a Agnes diz a mesma coisa pra Doris
Hannah nunca foi amada . Nem nos dois mundos kkkk. Achei ela maior psicopata
@@Alestupidx Hannah só escolhe boylixo, Mikkel foi o único decente
A Claudia seria a "serpente" de Adão e Eva. Ela manipulou os dois através das informações que ela queria dar ou que ela manipulava a favor dela. Tanto que na Winden 1, os conhecimentos do Adam vem da própria Claudia que é a encarregada de "guiá-lo e depois ir contra ele". Será que, na verdade, o ciclo nunca foi quebrado e a Claudia apenas manipulou Jonas e Martha para que o mundo sobrevivente fosse o mundo que a Regina sobrevive? Isso explicaria o porquê deles se lembrarem da cena deles crianças vendo eles maiores pela porta (ja viveram antes, faz parte do ciclo) e o porquê da Claudia depois de tantos ciclos repetidos, do nada chegou o ciclo que ela resolveu quebra-lo. E ela precisa matar a Regina nas duas Windens para que ela consiga concretizar o desejo final dela que é um mundo em que a Regina não morra. Se ela não matasse a Regina na Winden 1, ela demoraria mais tempo no cuidado com a filha e não se empenharia tanto em estudar sobre a matéria escura e descobrir a saída em que a Regina vive sem o cancer. Fazendo isso, ela descobre essa brecha na criação da máquina do tempo do Tannhaus. Só que as tentativas do Adam e da Eva só dão errado porque a Claudia sempre tá no meio interferindo. Talvez, se ela não interferisse, fosse possível salvar qualquer um dos três mundos com suas devidas consequências. Mas a Claudia consegue ser a vencedora da guerra e salvar o mundo que interessa a ela - com a Regina viva.
Muito bom!!!
Muito bom mesmo, mas é como ela sempre disse pro Adam, ele não sabia jogar aquele jogo. Ela por outro lado.....
Pois é,no final a Cláudia é que soube jogar o jogo do tempo
Eu acho que o que explica o Martha e o Jonas se verem como criança e lembrarem disso é pq até aquele momento o ciclo n tinha sido completamente quebrado, havendo um 'brecha" para eles se manterem nele, mas ali sim tomaram a decisão de se sacrificarem.
Acho que o mundo de interesse da Claudia ser o mundo original foi coincidência. Acho que de fato aquele era o mundo original, que ficava a parte do mundo de Adam e Eva, e por isso somente aqueles descendentes diretos deles que morreram.
Na verdade o que me aparentou foi que nesses mundos criados as pessoas criadas pelos nós eram priorizadas para que Adam e Eva fossem mantidos, notem que a maioria dos principais que não eram dos nós tiveram mortes trágicas, e de alguma forma as dos nós mesmo não tendo final feliz permaneceram vivas, talvez no mundo original não morreriam a favor dos "nós", por isso aparecem no final na mesa todos que morreram e por isso a certeza da Claudia em dizer que Regina permaneceria viva...
Quem não entendeu nada, entendeu tudo até porque tudo tá conectado kkk
Kkkkkkkk não entendi nadai bartoche teve a mãe do Jonas depois a mãe do Jonas aparece com uma filha que era a mulher do bartoche
@@silvanareis7612 O Bartosz tem filhos com Silja(irmã de Cláudia e de Jonas) os filhos deles são Noah(Hanno) e Agnes. A Hannah mãe do Jonas é mãe da Silja também...a Silja é filha da Hannah com Egon(pai de Cláudia).
@@silvanareis7612 da uma olhada no vídeo do TH-cam Matheux Mendex ele tem um vídeo falando da árvore genealógica das famílias nesta 3 temporada e também tem um explicando o que aconteceu no final da série.
@@silvanareis7612 Isso é de boas ainda... Pior é a Charlotte que é mãe e filha da Elisabeth ao mesmo tempo kkkkkkk
@@silvanareis7612 o Bartosz não é pai da Hanna, é pai da Agnes.
Todo mundo querendo achar o nó entre os mundos pra descobrir a tal origem e eu apenas querendo desfazer o nó que a série deu na minha cabeça!!
Se descobrir me avisa que eu desisti de entender
É dois kkk
🤣🤣🤣🤣🤣
Melhor resposta, estou igual...terminei agora esta série
Assisti duas vezes e desisto kkkikki
"O Homem é livre para fazer o que quer, mas não para querer o quer". O Estranho caso da serie que une suspense, filosofia, física quântica e teologia. Dark é fenomenal !
Sim, e quem discorda é pq tem preguiça de pensar kkkkk
Por que teologia? Só se tu estiver considerando ela como algo dentro da filosofia... já que o próprio seriado não se preocupa em usar justificativas divinas para explicar as regras do seus universos, no máximo atrela ao tempo a figura divina, mas como uma alegoria, e não como uma entidade com consciência e vontade.
@@rvbbecker Acho por referências, Adão e Eva, um mundo construído por meio deles, Noah(ou Noé), paraíso, a própria maquina do tempo do mundo dois q parece uma maçã, sitações bíblicas, alguns personagens q "perderam a fé" o próprio Adam q se volta contra Deus, e resolve controlar o tempo, é mais referências mesmo!
@@rvbbecker pq essa questão do livre arbítrio é um debate teológico milenar...
Acho que é importante separar teologia de catolicismo. Teologia é o estudo de porque e como as pessoas criam deuses e religiões. E catolicismo é apenas 1 religião que existe no mundo. Primeiro: Não é porque um seriado cita elementos da mitologia católica, e judaica, que ele fala de teologia. No máximo ele falaria dessas duas religiões. Segundo: citar elementos de uma religião popular na europa não torna a série sobre religião, é como dizer que porque aparecem igrejas nos filmes Marvel, então eles são sobre religião. Não né. Esses elementos da religião católica e judaica aparecem no seriado Dark porque os personagens tem esses conceitos dentro da sua personalidade porque foram criados numa cidade do interior da alemanha, se a história se passasse na Ásia os personagens teriam outra religião, mas nem por isso a história de viagem no tempo e livre arbítrio seria diferente com outra religião de fundo.
O HG Tannhaus, ao contar para a Charlotte na década de 1980 sobre a morte do seu filho, diz que após o acidente somente o corpo do filho e da nora foi encontrado, o da bebê não. Estava pensando se essa bebê não foi levada para 1800 e pouco, e deu início à família Tannhaus, sendo mãe do Gustav, o menino/senhor cego. Isso pq, quando ele criança está na carroça com aparentemente seu pai, ele conta que sua mãe adoraria estar ali com ele, e olha o relógio escrito "para Charlotte". O nome da neta de sangue do HG Tannhaus tbm era Charlotte. Portanto penso que esse relógio nunca foi criado para a Charlotte Doppler, e sim para a Charlotte Tannhaus, e que aí temos tbm um nó na árvore genealógica da família Tannhaus.
Exato! Por isso cogito ela ser a mãe que gosta de Ariadne também!
Andréa Ciampone Barros pensei a mesma coisa também
@Simone Fernandes Talvez a intenção era deixar a gente pensativo
Explicação mais maravilhosaaaaaa de todas! Maaas se for isso, esse looping deu em algo que fez a neta dele ser levada para o passado. Achei que como ela morreu em 71 e ele só fez a máquina 86, alguma outra pessoa comecou esse looping... Meus deus ... Várias perguntas sem respostas...
Faz sentido, mas provavelmente não é isso. Porque tanhaus existe no mundo de origem, logo ele não faz parte do looping nem da árvore genealógica que depende da viagem no tempo.
No final a viagem no tempo do Tannhaus deu certo, pois se ele não tivesse feito, Jonas e Martha não exisitiriam. Logo, não salvariam o filho dele do acidente.
E no terceiro mundo o tannhaus é deixado pela esposa então ela larga ele sendo assim o único motivo para ele criar a máquina do tempo é a morte do filho e família do filho.
Podendo assim se dizer que dark acaba de forma que só há um mundo original
Pois como não houve a morte não houve a criação da máquina assim rompendo o ciclo e acabando a série
@@skynetgameplays Mas aí é tá, só não houve morte pq o Tanhaus criou a máquina, por consequência criando Jonas e Martha, salvando o marek, pq caso contrário, o marek ia morrer, levando ao looping infinito da série, a viagem no tempo acontece de qualquer forma, Tanhaus cria a máquina nos 3 mundos, a diferença é que em um dos finais, o Jonas e a Martha voltando a origem e salvam o Marek.
Claudia Tiedemann carregou a série nas costas, quem concorda comenta.
Com certeza
SIM
Dmss, a protagonista era ela
Pra mim os melhores personagens foram o Noah e o Jonas velho
@@Santos-yj4bk nossa, achei os dois excelente
só faltou a rapaziada do sic mundus tirando a foto ahsuahsasa
eu me incomodei um pouco com isso, pra mim faltou um pouco focar no sic mundus, ta que eles só nasceram pra fazer "merda" mais eu queria mt ver kkkkkkkkkk
Fora que não explicou quem era casa um.
Será que isso não é um gancho para uma sub série?
@@nathybressan ahh, acho que não.
@@nathybressan acho que não,mas tem muita coisa que ficou vago e poderia ser mas explorado em um spinoff
Que serie perfeita. Acho muito difícil a Netflix fazer outra série com essa qualidade de enredo de fotografia. É muita perfeição. Eu chorei no final. Não poderia ter acabado de maneira melhor
Descreveu meus sentimentos , obrigado amigo 🖤
Hey,o diretor e a roteirista (os co-criadores mais fodas ever) estão trabalhando em uma nova série para a Netflix. E estou feliz,pois eles são muito bons e merecem mais oportunidades.
Vale dizer que essa série vai influenciar muitas produções daqui para frente,quem sabe vai acabar com aquele costume de sempre assumir que o público é muito burro/ingênuo para uma história complexa.
Leiam o livro "o mundo como vontade e como representação" do filosofo Arthur Schopehuaer. A frase no minuto 5:25 é dele. Suas obras influenciaram sigmund freud, a fisica quântica, o filme matrix, entre outros
Isso mesmo amg!!
Assiste 12 Monkeys e Fringe ;)
Gente o fim é o começo e o começo é o fim, o plano do Tanhaus deu certo, ele conseguiu criar a máquina e por causa disso ele salvou o filho dele... Um paradoxo final ajushsush
Na verdade ele não precisou criar a máquina.. porque marcha e Jonas impediram o filho dele ir .. sendo assim não aconteceu o acidente.. e ele não morreu..
Faz sentido kkkkkk
@@rakar9511 sim, mas com o filho dele não morrendo e ele não criando a máquina, como Martha e Jonas que não existiam viriam pra impedir o filho de morrer? c.c é um paradoxo
@@rakar9511 o filho dele não morreu, pq em um mundo ele criou a máquina, assim Martha e Jonas existiram e apareceram pra salvar o filho dele
@@rakar9511 mas Marta e Jonas só salvaram o filho pq ele criou a máquina para eles voltarem no tempo
Na série, metade das falas dos personagens é: "está tudo conectado" kkkk
Já eu acho que está tudo desconectado já que não entendi quase nada.
E "Você precisa confiar em mim"
@@jenniferrafaely4748 sim. e a Cláudia,a Eva,o próprio Jonas(Adam)mentiam pro Jonas jogando ele de um lado pro outro.
kkkkk e: "há um jeito de concertar tudo isso".
A internet deles deve ser muito boa kkk
O elenco de Dark disse não ter entendido o final da série. Pois bem, eu tô só o elenco de Dark. 😂🤣😂
To quem nem o Jonas novo, para lá e para cá procurando entender a história.
Tô nessa vibe tb kkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu também tô zureta 😱😂😂😂😂😂😂
Eu.
Eu acho que que quando a Hannah fala q Jonas é um bom nome, o Jonas irá nascer dela, da mesma forma a Martha pode nascer da Katharina é eles terem seu momento juntos sem as complicações do mundo antigo,é como se eles tivessem ganhado outra oportunidade de viver juntos soq no mundo e tempo certo
Mas aí não seriam eles mesmo pq Jonas é filho do Mikkel que não existe no mundo original e Martha é filha do Urich que tb não existe no mundo original,só seriam eles mesmos se esses não eram seus pais biológicos nos outros 2 mundos
@@Mayara_Queiroz fiquei puta do urich não existir afffff
@thiago brandes Ele é um galinha traídor, correto, mas no lugar dele acho que a maioria faria a mesma coisa, matar Helge Doppler de certa forma impediria que ele matasse no futuro..
@@doutorstephenvincentstrang5982 mas foi certo, os Nielsen não existem no mundo original.
Eu acho que é uma forma de homenagem, não que vá nascer o Jhonas Horiginal
Fico pensando como alguém consegue criar uma série assim, deve ser um gênio, e ao mesmo tempo, um maluco kkkkk
Vou ter que concordar hahahahaha mas dizem que os malucos são geniais mesmo!
Concordo .
A série é baseada no paradoxo de bootstrap
Deve ter sido escrita por mais d uma pessoa e feita e refeita pra não deixar furo e com um consultor de física pra não fugir tanto da nossa realidade científica d hj em dia pra ter uma graça
A série é complexa mesmo, eu sempre estudei física e astronomia, e mesmo assim tem coisas difíceis de entender
A cena onde a Martha e o Jonas estão vendo eles mesmos quando criança, tem a mesma explicação que insterestelar por exemplo, onde a dimensão que eles se encontravam não está dentro do tempo e espaço cronologicamente, ou seja aquilo aconteceu simultaneamente na mesma hora que eles estavam vendo quando eles eram pequenos. E o fato da Martha se lembrar é porque as mememórias se encaixaram como se naquele momento ela ja tivesse vivido aquilo.
Nossa foi lindo msm , vc acha que a mãe dele ainda teria um caso com o Iuric? Fiquei confusa 🤔
Tbm me lembrei ; essa cena foi linda
Tem razão! Faz todo sentido!
@@albuquerque7904 no mundo origem que sobrou os Nielsen não existem
Na verdade a Martha que aparece pequenininha naquela hora é a Martha pequenininha do mundo B (com cabelo mais escuro e de franja). Ela viveu aquilo.
O fato é que o Tannhaus realmente conseguiu trazer sua família de volta. Apenas aconteceu sem que ele soubesse.
Exatamente
Perfeito
Mas no caso ele não chega a trazer de volta,porque ele não chega nem a perder eles.sacou.
@@gabrielcordeiro2978 Poisé
@@gabrielcordeiro2978 Perdeu sim, no futuro dele. Mas jonas e Martha voltam no passado para impedir a morte da família dele. E daí claro que ele não vai saber.
Minha interpretação é que quando a Hannah fala q Jonas é um bom nome, o Jonas irá nascer dela, da mesma forma a Martha pode nascer da Katharina é eles terem seu momento juntos sem as complicações do mundo antigo... Eles sempre ficam bem juntos, nunca duvidem disso
É bonito!
Siim, a música que toca no final também ajuda nessa teoria, a primeira estrofe é “Caindo no espaço e no tempo
Rumo ao infinito
Mariposas voam para a luz
Assim como você e eu
De alguma forma, em algum momento
Em algum lugar o futuro começará
Eu não tenho que esperar muito
O amor é feito de coragem."
Fora que o Jonas fala pra Martha que eles eram perfeitos um para o outro, acho que eles são predestinados..
Só que os dois não teriam o mesmo pai, ou seja não seriam a mesma pessoa.
Aí que lindo caraaa
Mas não tem como o mesmo Jonas nascer do Woller e não do Mikkel, nem a Marta nascer sem o Ulrich.
Incrível, mas só sei de uma coisa... Quem escreveu essa série, com certeza estava perturbado pelo cão kkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkk
Kkkkkk tava mesmo 😂😂😂😂😂
Kkkkkkkkkkkk
Puro ele não tava
kkkkkkkkkkkk, acho que tinha fumado, uns baseados, nossa, que série confusa. 😜
Não tenho nem palavras pra descrever meu deus, que série foda!
Demais!!
Nossa, tambem, to chorando ainda de tão perfeita que foi! melhor série da vida
Comprementam Lendo o livro "o mundo como vontade e como representação" do filosofo Arthur Schopehuaer. A frase no minuto 5:25 é dele. Suas obras influenciaram sigmund freud, a fisica quântica, o filme matrix, entre outros.
@@mr.solitario5673 com certeza! Muito obrigada pela indicação ♡
@@adriapamplona4926 eu pensei em tanta coisa pra essa terceira temporada, algumas coisas até foram verdade, mas o final foi tão surpreendente, que nem sei se é essa a palavra, sabe? Os diretores, roteiristas... enfim, toda a composição da série, da trilha sonora até o elenco foi tudo EXCEPCIONAL!
se nem o elenco de dark entendeu o final dessa série, quem dirá eu
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quem falou isso?
Eu também não!!!!
Não entendi o motivo do Mads ter morrido,os olhos arrancados,sei lá....
Aquela máquina que mostrava o Helge criança,num banker colorido.
O policial que suspeitou do dono da usina ter matado o irmão,ele sumiu..... muitas coisas não foram resolvidas.
Aquele cara que tinha fenda labial que matou algumas pessoas com um fio.
Sempre aparecia as 3 gerações dele.
@@elzimaria8395 O cara que tinha os lábios cortados era filho do Jonas com a Martha do mundo B
Também não explicou pq o homem do lábio leporino matou a secretaria da Claudia e o Bernd Doppler. Nem pq os pássaros tinham pintas brancas nas penas quando caiam mortos. Nem como a Claudia estava viva tendo sido morta no mundo 1, tinha que ter mostrado como isso era possível. Eu tbm não entendi pq o Jonas fica mal e mata a própria mãe, sendo que ele sentia tanto pela morte do pai e nem porque a Silja tinha que ser mandada pro futuro
Pensava que quando eles aparecessem na frente do carro, eles iam causar o acidente dando inicio a tudo, para ter uma quarta temporada kkkkkkkk
Pensei exatamente isso, que desesperoooo 🤣🤣
@@carolinethome6442acho que ficaria top srsrsrsr
Eu também kkkkkkk
Eu quase infartei Kkķkkk. Pensei que eles iam ser a causa do acidente também
Pois pensei que fosse isso, e seria maravilhoso se o final fosse esse (não to dizendo q queria q eles morressem kkk), mas pense no paradoxo, tudo que o Tanhaus fez para evitar a morte deles culmina exatamente no que causou a morte. A série terminaria num looping espetacular. Pra mim o final moral da série é esse, só não o fizeram assim para deixar uma brecha caso no futuro decidam dar mais temporadas
Fiquei muito triste no ultimo ep da 3° temporada quando Ulric olha para o relógio esperando a katharina... ai gente fiquei com muita dó dele 😢😢
Acontece kkkkk o cara não ficava quieto no canto dele, mas não sei se merecia isso não viu
Resumindo o final da série: Thanos estala os dedos.
Kkkk
Kkkkkkk pensei o mesmo
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O cara que machucou o olho tá parecendo o Chaves quando vai contar o verdadeiro nome dele kkkkk
Sim hahahaha
Simm, uó kkkk
Kkkkk vdd
Quando ele vai contar a história dele ele é interrompido vc tem alguma teoria da história dele?
Old School
Eu achei que no final (no momento em que se evita o acidente de carro do filho de Tannhouse)ocorre o Paradoxo de Schrodinger novamente (que foi mostrado na própria série). Surgiram 2 realidades ali: uma em que a família do filho de Tannhouse se salva do acidente de carro e outra em que eles morrem (ao morrerem cria- se a máquina do tempo e toda a história da série - mesmo porque pra se salvarem é fundamental que Jonas e Martha existam, ou seja, é necessário que exista a máquina do tempo...). Portanto ali se inicia a realidade em que a série termina (com os personagens que não dependem do loop na mesa de jantar) e uma outra realidade que é a história da série e seus desdobramentos. Por isso Hannah tem o déjà vu, ou o erro na matrix, na mesa de jantar - há outra realidade paralela acontecendo - a realidade da própria série...
esse é o problema de se trabalhar com multiverso, a serie quis usar apenas 2 caminhos, mas o nome ja diz, multiverso... a cada escolha de algum personagem uma nova realidade se torna... pra mim a serie se perdeu ao abordar multiverso.
caralho, que GENIAL isso que tu falou!! achei muito foda!!!! inclusive isso explica a minha dúvida que era porque esse deja vu de hannah no jantar, o erro da matrix no jantar, acontece naquele momento (que devia ser 2020). então mesmo tudo tendo sido "consertado" em 1971 (não rolou a morte do Marek), o apocalipse ainda aconteceu (o mundo acabou e ficou tudo escuro, não havia mais desejo) na realidade dos outros mundos, e por isso ela teve essa conexão, esse acesso mental ao outro mundo, e se conectou com o Jonas, o filho dela na realidade paralela, e quis nomear o filho dela nessa outra realidade de Jonas também.
Até faria sentido, mas ficou bem claro na série que tudo foi desfeito e Jonas e Martha e todos os outros originários do loop também simplesmente deixaram de existir no melhor estilo Thanos.
@@acrisio00 acho que a série iria ficar muito longa se eles fizessem isso!
@@Joao-ur7ey mas se tudo foi "desfeito" então eles nao existiram, a máquina do tempo nao existiu e nao teria como eles voltarem pra salvar o filho do Tanhaus. Tem que existir essas 2 realidades pra nao ocorrer o paradoxo do avô.
A série fala muito sobre a dor da perda e o que o ser humano é capaz de fazer para reverter situações.....
O Ulrich e a Katharina eram as maiores provas disso, mas o Tanhaus chegou chutando os dois pra longe.
Simm!! Um dos maiores motivos de todos fazerem tudo igual novamente é porque eles não querem sentir a dor da perda, ate pq eles deixariam de existir.
O Jonas e Marta quebraram o ciclo impedindo o acidente, mas quem garante que a viagem do tempo não será criada de qualquer maneira? Afinal, o Sic Mundus se iniciou pela família Tannhaus. 🤷🏻
A Hannah no final teve um déjà vu, já existe um erro na matrix? Já está acontecendo de novo, mas de maneira diferente? Fica pra nossa imaginação 😂
Sim!!!!
Ja podem criar um spin off dessa sérieeeee
Mas a familia Tanhaus só criou a Sic mundus eles nunca conseguiram provar a viagem no tempo, não? O cara cego só descobriu sobre os viajantes pq a máquina do tempo do Tanhaus criou as anomalias é permitiu com que o Jonas e todo mundo fosse praquele tempo.
Kkkkkkkkk acho que acabei de entender o que vc quis dizer. Mas ainda sim creio que a Sic mundus ia ser findada ou ficar apenas na memória, até pq na realidade original ela n é mencionada. Merece um spinoff pra explicar isso pra gente KKKKKKKKKKKK
É bem isso. Nunca acaba, recomeça com outras pessoas.
Viagem no Tempo: - Olha só como eu consigo complicar a história de Dark.
Mundos Paralelos : - Segura a minha cerveja, filhão.
E eu que assisti a serie toda com uma sensação de déjà-vu, ate agora não tenho certeza se já assisti antes ou se estou ficando maluco.
KKKK
kkkkkkkkkkkkkkk
A série repetia alguns fatos, eu tbm tive uma sensação parecida
Depois que vi essa série, parece até que eu tô tendo dejavu constantemente
Ta ficando maluco
Mas vamos lá à pergunta mais importante que a série não respondeu: O que raios aconteceu com o olho do Wöller que ele nunca consegue contar?!? Só eu fiquei curiosa com isso?! Kkkkk
Pelo que eu vi o ator teve um problema de verdade no olho e isso virou piada na série kkk
Pelo que eu entendi, aconteceu no verão daí...
Claro que não foi só você haha. Inclusive o objetivo ali era deixar o mistério, tanto que no último episódio a luz corta no momento que ele ia contar
A série brincou com isso kkkkkkk
Eu fiquei querendo saber também sobre Mads, kkkkk
Recentemente li o livro "matéria escura", nele é explicado que de acordo com a teoria do multiverso cada mínima ação diferente da original cria um novo mundo, o que torna a quantidade de universos paralelos infinita, não se sabendo mais qual é o original. Pode ser que tenha sido exatamente isso que aconteceu em dark. Estou pensando em fazer um vídeo no meu canal para explicar um pouco melhor, mas não sei.
Nossa bem bacana!! Faça sim!
já li esse livro, amei. me inscrevi no seu canal, faça sim. 💗
tb me inscrevi, façaaa
Faça. E me avise 😍
O livro é de quem
Essa teoria do Tannhaus não é válida, o próprio velho tem um flashback da infância, vendo o pai e naquele momento ele já era cego.
Justamente.
Também acho
Quem nasceu primeiro a ELIZABETH ou a CHALOTE? KKKKK
Caraí bicho que confuso kkkk
@@joaopaulosilva8910 A pergunta da Laryssa Ferreira foi no sentido que a Charlotte é mãe e filha de Elizabeth ao mesmo tempo. E da mesma maneira a Elizabeth é filha e mãe da charlotte. Esse é o paradoxo de Bootstrap
@@rodrigoc3871 siiiim, obrigada ❤
Até agora não entendi como ela pode ser filha e mãe da Charlotte ao mesmo tempo kkkkkkkk
a pergunta não é quem...é quando
Só eu que achei um absurdo a nota do Thanraus sair com a Charlotte na chuva? Doida hahah
Nossa sim 😂
Tbm achei kkkkk
E se q criança fica resfriada, né? Kkk pensei a mesma coisa kkk
Siiiiimmmm
Também...
tô vendo os comentários todos complexos e analisando a série enquanto eu não consigo parar de chorar por causa desse final perfeito
Eu toda
O momento final do Jonas e Martha foi muito emocionante.
e o cara do olho, tiraram onda com a gente kkkk amei
Hahaha sim!
Poxa queria saber oq aconteceu
Victor Nascimento o ator machucou o olho antes das filmagens da série, aí eles aproveitaram e deixaram até o final e usaram para zoar o público rs
Bárbara quamdo vi o elg sem o olho! Ja tava criando minhas teorias que ele era o elg !kkk depois cancelei essa teoria!
"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano" única frase que explica essa série maravilhosa
Eu adorei o final, achei que fechou a série de forma incrível. Os roteiristas de Dark são geniais, pois trabalhar tudo aquilo em tantas histórias interligadas e ainda finalizar tão bem, é digno de genialidade.
Quando o Jonas pergunta ao Adam "que tempo nós estamos ?" .. Adam responde: "A pergunta não é que tempo mas SIC MUNDOS". KKKK
Putz kkkkkkkkkkkkkkk
mdsssssssssss kkkkk eu n li isso
Kkkkkkkkkk
Pensei numa parada aqui
Se aplicarmos o paradoxo do avô no final da série,o ciclo pode não ter sido quebrado.
O paradoxo do avô funciona +- assim...
Vc constrói uma máquina do tempo
Vc viaja no tempo para uma época em que seu avô não teve seu pai ainda
Vc mata seu avô
Se vc matou seu avô antes de ter seu pai vc não nasceu
Se vc não nasceu,vc não construiu a maquina do tempo,logo não voltou no tempo para matar seu avô
Seu avô vivo tem seu pai como filho e vc como neto
Vc constrói uma máquina do tempo e assim por diante..
Agora pensei em aplicar esse conceito na série e tive a seguinte ideia
Tannhaus perde o filho e constrói uma máquina do tempo
Nesse processo ele cria os 2 mundos com Jonas e Martha
Jonas e Martha impedem a morte do filho do Tannhaus
Tannhaus não contrói a máquina do tempo
Jonas e Martha não existem
Jonas e Martha não existindo,não impedem a morte do filho do Tannhaus
Tannhaus perde o filho e constrói a máquina do tempo...
Enfim,foi só um grande devaneio q tive kkkkk
Comentem e questionem a vontade kkkk
Pra mim esse é o final real. A tempestade no final, é o msm dia q o filho de Tanhauss morre. Tudo se iniciou novamente
Tenho esse pensamento, porém uma coisa não é bem esclarecida... No fim da sua teoria “ Jonas e Martha não existem, logo não salvam Marek”. Porém, a não existência de Jonas e Martha, só se dá após salvarem Marek. Não duvido que a máquina do tempo tenha sido criada em outro período, por outra motivação... aí que vem a grandiosidade de Dark, fica a nosso critério determinar o nosso “fim”
Tenho esse pensamento, porém uma coisa não é bem esclarecida... No fim da sua teoria “ Jonas e Martha não existem, logo não salvam Marek”. Porém, a não existência de Jonas e Martha, só se dá após salvarem Marek. Não duvido que a máquina do tempo tenha sido criada em outro período, por outra motivação... aí que vem a grandiosidade de Dark, fica a nosso critério determinar o nosso “fim”
Mas em um ponto teve um começo ou seja, o começo de tudo foi onde ele faz a máquina e a partir dali q tudo se forma ate voltar a estaca zero novamente e o ciclo ser quebrado. Eu entendi muito bem seu pensamento mas vc tem q saber q tudo teve um ponto de PARTIDA.
Pra ser sincero já pensei assim mas depois de ter estudado a cronologia vc entende kkkk
Caio Maia essa e muito simples, eu entendi muito bem porq ja assisti muitos filmes assim e ja li sobre paradoxo. Caio em momento tem sempre um ponto de partida, Quando a máquina é criado e vc volta no tempo e muda algo A PARTIR DALI JA É CRIADA OUTRA LINHA DO TEMPO ou seja, “uma linha alternativa” entendeu ?!
Se vc assistir os filmes “DE VOLTA PARA O FUTURO “ o dr brown explica essa teoria de maneira muito simples.
Ao meu ver Dark é uma excelente série, muito inteligente, daria nota 9,0, o que pra mim pesou em não dar o 10, foi que na terceira temporada eles deram uma “viajada” na minha opinião, envolveram duas teorias que é a de buraco de minhoca (viagem no tempo), e o multiverso. Na minha opinião as 2 primeiras temporadas foram excepcionais ao abordar o tema de viajem no tempo, e poderia terminar a 3ª nesse foco, mas infelizmente quiseram dar uma inovada e acabaram em deixar a série um pouco “ficção” demais, haja vista que buracos de minhoca é algo bastante estudado na ciência, e multiverso ainda é uma teoria mais próxima do surrealismo. Ressalto ainda que aquele mistério em torno do adam e noah se perdeu completamente na 3ª temporada, os dois personagens transmitiam um clima sombrio a série, e isso deixava o telespectador mais friccionado. Enfim, essa é minha opinião.
Esse é o que eu acho que fez desandar a serie, a serie quis tratar de multiverso com apenas uma bifurcação pega um unico ponto e divide em 2, mas o nome ja diz, multiverso, deveriam ser multiplos universos sendo criados a partir de varias escolhas diferentes tomadas pelos personagens... pra mim a serie se perdeu com isso.
Outra coisa que me deixou frustrado foi a forma como resolveram a questão. A serie é toda voltada pra uma teoria de viagem no tempo, onde o passado não pode alterar o futuro pq simplesmente não se muda o passado, pois ele ja acontece dessa forma... ai eles resolvem a questão voltando no tempo e mudando o passado? pra mim não colou... as duas primeiras temporadas são fantásticas, mas a 3ª pra mim se perdeu.
Concordo , se acabasse na segunda ficaria mais genial, a terceira foi mais explicativa do que surpreendente, Afinal, milhares de coisas precisam ser explicadas, em fim, deram uma viajada(só não sei se no tempo kkk) nos primeiros episódios da terceira, mas de modo geral, a premissa da série é tão boa que isso passa batido.
3 temporada entendi nada as duas primeiras interessadas.
Perfeito. E como o Bruno disse, usaram a 3 temp mais pra explicar tudo do que pra ser épica como as duas primeiras. E o Jonas e a segunda Marta que vão para o mundo original são os do próximo ciclo, nao os protagonistas (Jonas e segunda Martha) que acompanhamos. Achei meio palha
cara, n tem essa de "deram uma viajada", Dark é uma série completa, fechada, desde o inicio, os criadores sabiam o final desde o começo, n é aquelas series q começam e depois eles inventam o final, nessa ja estava tudo planejado... Quanto ao multiverso, n se pode falar de viajem no tempo e buracos de minhoca sem pelo menos citar o multiverso, uma vez que está tudo relacionado na fisica quantica
Dark é uma série tão genial que acho que tão cedo não irão criar uma tão boa quanto ela. CHOREMOS!!!
O que esperamos no final: um oceano, o que foi o final: uma gota...
Uma coisa é certa, NÃO CRIEM MÁQUINAS DO TEMPO, já vimos que é furada, tudo perderia o sentido se pudéssemos mudar o passado e saber o que acontece no futuro. Fora saber que não poderemos morrer porque já existimos no futuro, perderia o real sentido de viver.
Eu não entendo nada, pra mim quando se viaja no tempo você cria outra linha temporal, nunca tem só uma, então tipo se você voltasse no tempo e matasse seu avô o seu eu daquela linha temporal não existiria, mas você continuaria vivo na sua. Sei lá é o meu achismo kkkkkkk
kkkkk pq perder o sentido de viver? msm se viajar no tempo sua vida n vai ser eterna wtf
@@nobruapelomofisial3921 mas sua vida será "eterna" naquele tempo em que você tem certeza de que não vai morrer. Então você não se importaria com nada e faria de tudo, sem medo, e isso perde o sentido de viver de certa forma, que é ter medo ou anseio do que estará por vir
Eh impossivel viajar para o passado
não necessáriamente... pq se tu criar uma maquina do tempo tu vai estar provando que todo conhecimento ciêntifico na área até agora é furada... A realidade seria outra e a forma que nós pensamos e interpretamos o mundo iria mudar radicalmente.
Conclusão: Não da pra mudar o evento das coisas, o Tannhaus devia aceitar a morte do filho dele e ficar quietinho sem tentar criar aquela máquina por conta própria. É triste, mas é a verdade.
Muito ruim, serie horrivel perdi meu tempo vendo isso.
Mas o plano dele deu certo ué, ele criou uma máquina pra salvar o filho dele e a máquina salvou. Ou seja, ele mudou os eventos
@@viniciusfachini7407 Sim, pq apesar de toda a bagunça o filho foi salvo rsrs
@@viniciusfachini7407 miserável é um gênio kkkk
@@leexx4577 e eu o meu lendo seu comentário
Acho que no final mostra que nosso corpo físico morre, mas nossa "consciência" "alma" "átomos" ou "energia" ou o que vc quiser chamar haha, sempre vai ser eterno, o Jonas vai voltar claro em outro corpo, outra vida, talvez não se lembre de nada ou tenha apenas alguns dejavus, mas o importante que fazem parte de um todo, uma matriz infinita que nunca para ✨✨
Olha ai. Bem apontado.
Gostei
Nossa, gostei do seu ponto de vista. Muito bonito
@@vapo_oficial Não tem como, pois o pai desse jonas é o Woller, então é outro.
A sua teoria da consciência acho que explica o deja vu da Hannah, mas não a existência do Jonas no mundo 3, o filho da Hannah, sem o Mikkel será outra pessoa apenas com o mesmo nome.
Acho que nem o criador da série conseguiu ir tão longe. Entendo sua teoria, mas acho que a série deixou tudo tão amarrado que toda essa história do Tannhaus não passa de um desejo em afirmar que tudo retorna. Todas as vezes que os personagens falam da impossibilidade em quebrar o nó, é porque desconhecem a origem. Quando Claudia apresenta a solução, mesmo que em dúvida porque nunca a havia realizado, nos é mostrado que há essa possibilidade de quebra, já que os dois mundos foram criados “artificialmente” por um ato específico. Quanto aos “dois anjos” e o “presente do céu”, achei muita viagem. Kkkk O final foi excelente. Amarrou tudo. E a cena final é só para nos mostrar que os mundos criados por Tannhaus eram espelhos do mundo real, logo, poderiam haver “coincidências” como o nome do filho da Hanna ou seu dejavu.
Concordo que foi viagem toda essa parte do Tannhaus cego e etc.. Mas na minha visão ainda há explicação sobre o dejavu final e o looping eterno.
Pra mim, sob as regras impostas pela própria serie, onde o inicio é o fim e o fim é o começo, o mundo original também está em loop, tendo como evidencia a cena onde as crianças se veem pelas portas.
O fato das outras realidades se desfazerem é justamente o motivo pelo qual elas começam: Quando não tem ninguém pra salvar o filho de Tannhaus, é desencadeado os eventos da série. Essas duas realidades ficaram interagindo entre si, até que solucionam o problema que resultou na sua origem, fazendo com que elas desapareçam.
Também acho que o nome da criança ser Jonas foi só parte do Deja Vu da Hannah. Coincidência de nomes existem, como a Charlotte Tannhaus que realmente é neta do H.G. Sem falar que, pro nosso Jonas nascer, seria necessário que o Michael existisse.
E da onde veio a " terceira Cláudia"?
Vocês se atrapalham na próprias teoria que criam a partir da série.
Toda vez que acontece um Deja-vu é por que está acontecendo um erro na Matrix (o mundo que nossos olhos é capaz de produzir pro cérebro).
De qualquer forma o criador da máquina do tempo irá fazer ela ! Mesmo com os filhos morrendo ou não. Paradoxo de Boostsrap.
Não existe futuro
Não existe passado
Só existe o presente
Juliana de Sá Ela usou aquela possibilidade de criar outra realidade na fração de segundo que o tempo para na hora do apocalipse.
A melhor foi a Claudia do mundo 1 questionando a Claudia do mundo 2: "Eu fiquei pensando... você já se encontrou com ela?" Claudia 2 responde: "Quem?" Claudia 1 responde: "Meu eu mais velho..." Claudia 2 responde: "Não!!!". Claudia 1 deve ter sacado na hora o porque, kkkkkkkkkkkkk. Pow, bem na cabeça, kkkkkkkkkkk.
Eu não saquei
Explica ai !!
@@Leossj1 pq se a Claudia do mundo B, nunca teve contato com o seu EU mais velho significa q naquele ponto, ela deveria morrer
Icônico 🤣😂
@@Leossj1 A Cláudia 2 nunca viu ela mais velha pq a Claudia 1 sempre a matava
A melhor série da minha vida! Entrei em uma crise existencial quando assiti a 1 primeira vez! Assistindo pela 4 vez em um ciclo infinito!
Complexa, questionável sobre nossa origem, conexão com tudo, simplesmente, perfeita ☺️😉😉😉
Não consigo ver outro final pra uma série como essa, foi perfeito.
Para mim teria um final ainda melhor nessa abro prima, que seria o Jonas e Martha tentando salvar a família do acidente na ponte, fazendo assim com que o acidente acontecesse e tudo começaria dnv em um looping infinito e a série acabaria ali, sem redenção nenhuma, seria um final mais polêmico mais seria mais foda, não que esse final não seja bom.
@@carlossouza2387 no sentido da logíca e da razão esse seria o ideal. Mas no sentido de agradar os fãs, o final foi o mais apropriado.
Tanto tempo não tem uma série tão boa assim
@@carlossouza2387 sério que eu pensei isso ,eu fiquei não faz ,não faz ,não faz ,não fizeram ufa !
@@carlossouza2387 seria previsível pra caramba, ainda bem que não fizeram
Natália, eu acredito no seguinte: o termo "erro na Matrix" só é citado nos mundos A e B, os mundos derivados. Quando Hannah olha pra o casaco, ela não usa o termo "déjà vu", sugerindo que os termos só existiam nos mundos A e B. O fato dela ter dito o déjà vu explica o porquê de tudo acontecer do jeito que aconteceu nos dois mundos: o casaco amarelo, o nome "Jonas", a sensação do fim do mundo. Tudo isso que aconteceu naquele momento da mesa no mundo original foi o que influenciou os acontecimentos nos outros dois mundos.
Outra coisa: Cláudia fala que se pudesse voltar no tempo mudaria algo. Porém, se pararmos pra pensar, esses mundos estão dentro do ciclo, um influencia o outro, uma época influencia outra e por isso não dá pra mudar literalmente o que acontece no passado. Partindo disso, a gente logo chega na linha de raciocínio de De Volta Para o Futuro, onde lá, no mundo original, é possível alterar o passado de forma que o futuro mude, diferente de Vingadores: Ultimato. Ou seja, no mundo original, se alguém voltar no passado, tudo muda de forma simples sem que o futuro ou passado influencie um ao outro. Quando Jonas e Martha voltam pra o tempo em que o filho do Tannhaus morre, ele mudou o futuro daquele mundo. Sendo assim, não vai existir mais a máquina que fez com que tudo aconteça. Lembrando que isso só era possível nos mundos derivados.
Sobre o fato de Jonas e Martha terem se visto pequenos naquele momento não significa que aquilo aconteceu. Foi um rasgão no espaço-tempo que permitiu que futuro e passado interagissem, mas não significando que é um loop. Aquilo só foi possível uma vez, já que Jonas e Martha impediram a morte do filho do Tannhaus. A série não errou, não houve furo de roteiro quanto ao final. O que interessava a eles era que o filho do Tannhaus vivesse, e assim, nada aconteceria de novo.
Finalmente alguém que desbugou minha cabeça kkkkk vlwww
Mas ela fala sim "dèjá vú" e aquilo na mesa só aconteceu porque o mundo original foi restaurado, lembrando que ele tinha acabado e se dividido em 1986 e no final da série era 2020!
Mas aí, resolvendo tudo no mundo original, impedindo assim que a máquina seja feita pelo H.G. Tan..., deixa a gente com uma sensação triste de que aquele povo todo, que a gente curtiu e se apaixonou na 1a temporada, nunca exitiu. Pensaram nisso? Neh triste isso? 😌 Ah... diferente de Lost que nos mostrou no final (na conversa de Jack com o pai) que tudo aconteceu, que eles viveram tudo aquilo na ilha, e a gente confirmou na hora que eles não estavam mortos.
o filho do relojoeiro só está vivo porque ele está morto, o loop sempre recomeça. teoria do gato, o ciclo se renova a cada 33 anos, o ciclo não foi quebrado só renovado, a cena deles crianças mostra isso, se a lembras é pq aqui já aconteceu.
@@filipeleal611 Talvez eles não lembrassem. Talvez a memória foi inserida exatamente naquele momento em que eles se veem pequenos. Como eu já tinha tido: aquilo só foi possível uma vez, eles romperam com o espaço tempo. Ou seja, ao mesmo tempo em que eles são crianças e veem estranhos no guarda-roupas, eles são adolescentes e estão vendo as crianças.
Melhor análise até agora. Sempre me perguntei pq apareceu o Thanhause e o filho no mundo do Jonas.
Eu entendi que, pode ter acontecido que o Jonas e a Marta conseguiram mudar o fato de a família do Thanhause ter morrido e ele nunca criar a máquina com akele propósito.
Mas que em outra época ele cria a máquina mesmo assim.
Pq o desejo profundo dele era entender o tempo.
Em todas as realidades ele contribui para isso sem questionar. Pq ele sempre quer a mesma coisa e eles dizem que não se pode fugir do desejo profundo. Qnd deparado com a escolha, vc sempre vai escolher a mesma.
Por isso qnd a Cláudia chega com a planta da máquina ele constrói. Qnd o Jonas chega com a máquina quebrada ele arruma. Ele tira dúvidas do Jonas sobre o livro e escreve o livro que a Cláudia mostra pra ele.
Em todos ele faz a escolha dele, que é entender o tempo.
Por isso eu acho que ele adiando ali o motivo qnd o filho não morreu, faz a máquina assim mesmo. No dia do jantar do povo que restou ele cria outra triqueta. Não se sabe em que tempo. Mas onde as coisas serão diferentes mas irão acontecer de novo, em outro dia e lugar. Mas inevitavelmente irão acontecer.
O que aconteceu ali é que, tbm podemos ver por outro ponto de vista, dentre as 3 motivações, a que prevaleceu foi a da Claudia, que manipulou os 2 para salvar a Regina. Num mundo onde ela pudesse fazer tudo diferente.
5:15 a chuva do jantar é a mesma de quando jonas e martha encontram o filho de tanhauss, o deja vu foi justamente a mudança com o fim dos mundos paralelos, o fim do loop.
Pessoal não sei se só eu percebi isso, mas parece que a Usina Nuclear não existe na Winden original. Mais alguem percebeu isso?
Faz sentido porque o apocalipse é do bunker e não da usina, mas não tinha reparado!
Até pq a Usina só é criada pq o filho da Marta(o sem nome) faz o cara lá assinar a papelada.
Sim não existe, pois nessa realidade ela nunca foi construída, pois o projeto na prefeitura não foi aceito, Pq o filho da Martha e do Jonas não existem para obrigar o SeCretário a liberar sua construção.
Sim, acho que ainda não haviam dado o aval para construção da usina
provavelmente a usina que causa o câncer na Regina Tiedemann e sem a usina ela fica curada no mundo original
Acho que não colou essa teoria aí do filho do Tanhauss... Na verdade quem perdeu a esposa e quis buscar ela de volta foi o ancestral dos Tanhauss, o primeiro de todos, não o H.G. A perda da esposa foi o motivo pra criação do Sic Mundus, diferente do H.G. que fez a máquina por causa da perda do filho.
Verdade quem perdeu a esposa foi tanhauss de 1800 não o de 1980
Por isso ele olha o relógio escrito para Charlotte, só não entendo como a Charlotte chegou naquele tempo para ser mulher do tanhauss ancestral
Luan Pereira seria outra a charlotte haus bebê neta do h.g tanhaus que não foi encontrada no acidente e voltou no tempo, será? E não a charlotte doppler
o velho ali era o gustav tannhaus
darknetflix.io/pt
Resumo de Dark: (spoilers)
- Um mundo original onde é construído uma máquina do tempo, para voltar ao passado e impedir um desastre que resultou em morte.
- Ao realizar essa alteração é criado dois mundos paralelos.
- Primeiro mundo protagonizado por Jonas que é a representação de Adão.
- Segundo mundo protagonizado por Martha que é a representação de Eva.
- Em busca do paraíso tanto Jonas como Martha realizam milhares de viagem no tempo procurando a origem para desfazer o nó.
- Mas somente Claudia descobre a chave para o paraíso, que na verdade é voltar no tempo e impedir que a máquina do tempo seja construída.
- Jonas e Martha vão para a terceira dimensão onde impedem o desastre de carro e a máquina do tempo não é construída.
- Todos os personagens que foram criados a partir do loop temporal se desintegram e na cena final do jantar só permanecem quem nunca sofreu alteração do tempo.
Ai começa um novo loop
Yuri Kauê Como
@@felipepereiramoura9442 nasce um novo jonas, novos personagens, novos loops, nao sei, é uma teoria. Talvez os mesmos personagens só q em tempos diferentes, tipo o Ulrich acertar o Helge em tempos diferentes, dependendo do mundo
@@yurikaue6536 o novo Jonas é um Jonas diferente. Só tem o nome haha . Rlx aí...
Agora o duro é lembrar quem na série sofreu alteração com a crianção dos 2 mundos
"Vai acontecer de novo, vai acontecer de novo, tic tac, tic tac, tic, tac." 😁🤘🏽🎸😜
Véi chato da poha, não aguentei ver esse desgraçado não, cara chato velho... "tic tac, tic tac" é o caralho >:( tive que pular as partes dele pq pqp
KAAKAKAKKA
Como o Marek pode ser o velho Tannhaus cego se ele aparece cego desde a infância?
A minha interpretação foi que o mundo origem não foi destruído e tudo permaneceu normal. Os dois mundos que formavam o nó desapareceram e todos os que não eram parte do nó, tiveram uma vida normal. O déjà-vu da Hanna ocorreu porque, mesmo que ciclo já não estivesse mais acontecendo, ela teve um vislumbre de quando ela deixou de existir no passado. Porque eu acredito que todos, mesmo os que não faziam parte do nó deixaram de existir, a diferença é que os que não faziam parte, foram realocados no tempo correto e, de alguma maneira, poderiam possuir algum fragmento de lembrança do ocorrido.
Alguém q pensa igual a mim
Pensei a mesma coisa, e aquilo do filho da Hanna poder se chamar Jonas seria por causa da frase que o Jonas e a Marta falam antes de desaparecerem ("você acha que ainda vai sobrar alguma coisa da gente?").
Concordo
PERFEITO. É isso aí 👍
um erro na matrix
Essa temporada foi louca uma hora eu ficava no lado da Eva outra do Adam outra da Cláudia kkkk
Kkk. Nunca acreditei no Adam.
Achei a Martha e o Jonas jovens Insuportáveis nessa temporada, sou team Tiedemann toda vida hahaha
Nunca fiquei do lado da Martha velha nunca fui com a cara dela
Teve uma hora que achei q tinha ingerido alguma droga, pq... Mano kkk QQ foi aquilo ? Kkk aquele tanto de Martha tava bugando minha mente .
@@alinenayana8615 Né? Nessa hora que larguei o team Eva pra sempre
Como já dizia o grande filósofo Hungria: "Começo pode ser final, final pode ser começo"
hahahaha boaaaa
Hahahaha
O problema é se aquele final ali com a Regina, Hanna, Katarina e compainha não é apenas um outro mundo com um outro looping, até porque, como você disse, a Claudia deixou explicito que não tem como alterar o passado sem haver consequências, e teoricamente, o desastre da viagem do Tannhaus já aconteceu, e nada garante que eles acabaram com todos os loopings evitando a morte do filho do Tannhaus.
O que achei curioso na série, também, é que TODOS os personagens tem finais trágicos: Ulrich que passou o resto da vida no Asilo Psiquiátrico, Helgie que ficou demente, Hanna que foi morta pelo próprio filho, e a Katarina que morreu apedrejada pela própria mãe. Outra coisa que fiquei curioso para saber é: quem é a mãe do Peter? No seriado não mostra o Helgie tendo relacionamento com nenhuma mulher.
E o Noah mata o próprio pai, no 1 ep da 2 temporada
@@eliwestlife1 E o Bartosz é morto pelo próprio filho kkk
E o Peter é esfaqueado no pescoço
Fiquei lembrando da história que o Magnus conta no lago sobre a mulher morta no fundo, será que se tratava da Katharina? Amo essa série nmrl
@@juliohiago8102 eu acredito que sim, pensei a mesma coisa quando a mãe joga ela no lago
Parabéns pela cobertura foda Natzinha. Adorei seu BG :)
O que me intrigou foi: Se o Jonas e a Martha viajam para o mundo de origem e evitam o acidente do Marek, logo o Tanhaus não criará a máquina do tempo, logo Jonas e Martha não poderão existir, posteriormente não poderão evitar o acidente, logo o acidente ocorrerá e o Tanhaus criará a máquina do tempo e tudo voltará a se repetir, assim formando outro looping.
Pelo que pesquisei isto está associado ao paradoxo de bootstrap, ficando assim um looping infinito sem origem ou fim.
Existem três mundos. O paradoxo do boostrap se refere a tentar alterar a própria linha do tempo. Quando o tempo é alterado, você cria uma nova realidade (como é o caso do mundo 2 onde não existe o Jonas). Ao alterar o mundo 3, é criado uma nova realidade onde não existirá a máquina do tempo
Fiquei com a mesma dúvida. Partindo da ideia que o passado o presente e o futuro acontecem ao mesmo tempo não faz sentido eles terem quebrado isso.
Bianca Sobral Pois é, na minha opinião o ciclo não foi quebrado, tudo sempre acontecerá de novo.
@@biancasobral4090 é. É um paradoxo. Mas era a unica maneira da seria acabar ne, nao poderia ficar num ciclo infinito pra sempre.
O acidente já foi evitado, independente se o Jonas e Martha não existam naquele mundo, eles viajaram só pra impedir o acidente do Marek, esposa e filha, então o Tanhause não vai inventar a máquina do tempo já que o filho não morreu
A marta 2 olha para o chão do "Que haja luz" por que é lá que o Jonas morre por ela mesma
EXATO 👍
Acho que na verdade a série diz que: o homem não é livre porque não é livre dos seus desejos. Ou seja, a Hannah sempre, em todos os mundos, irá querer ter um filho Jonas. E aquela cena refaz Winden sem o buraco de minhoca e todas as vidas ao normal, como deveriam ser.
Palavras Chave: H-E-D-O-N-I-S-M-O.
errado, A Hannah sempre vai querer um polícial, maria algema.
Eu também acho. Que se iniciou um mundo sem o nó
Mas se o Jonas e a Martha não tivessem interferido, aquele novo mundo nunca existiria. Fora que a Hanna teve o déjà-vu, ou seja, é como se no subconsciente dela estivesse gravado as outras realidades do apocalipse. Outra coisa que eu acho que não encaixou, a Regina é filha da Cláudia nos dois mundos. Não tem como a Regina existir se a Cláudia não existir. Os filhos podem não existir como no caso da Martha, Magnus e Mikkel no último mundo, mas os pais existem. Não tem como a Regina ser filha de outra pessoa sendo que ela está ligada à Cláudia.
O tempo que eu tô lendo aqui, os comentários e os debates da galera, ces num tem idéia kkkkkkk obrigado pessoas quem não conheço, por compartilharem suas teorias, vcs são fodas!
SIC MVNDVS CREATVS EST 🖖🏿🤯
Isso sempre é uma estratégia dos criadores pare ''fechar'' a série, mas se quiserem, terem de onde recomeçar.
"A gente fica perfeito juntos, nunca duvidi disso" meu shipper impossível ❤
Só teve UMA coisa que eu realmente senti que faltou, que foi dar um desfecho real pra história do "Aleksander Kohler"
Okay, o Aleksander Tiedelman (Que chama Boris) usava a identidade do irmão do Detetive Kohler, e sabemos que algo aconteceu antes, mas a segunda temporada teve um foco tão grande nisso me certo periodo, que eu realmente senti falta desse desfecho
Não de saber o que acontece com o Aleksander Tiedelman (Porque ele claramente morre no apocalipse), mas como ele chegou a Winden e etc
Se a segunda temporada não tivesse dado essa enfase nesse trecho em específico, essa história poderia passar como uma "piada" como foi com o olho do Woller, mas a gente tem a chantagem da Hanna em cima do Aleksander nos dos mundos :/ Pra mim foi o unico ponto que realmente ficou em branco
O mais bizarro é cair um temporal em sp no lançamento de Dark
Opa
Venho do futuro para avisar que sim choveu muito no dia da estreia kkkkkkk (moro em sp e morri de medo)
Bom, é um paradoxo em loop. Não tem começo nem fim, com um bootstrap implementado na história. Acho que a parte "o começo é o fim e o fim o começo" é algo realmente implementado apenas para o plano onde o mundo original foi dividido (mundo adms/mundo eva). Assim como a Claudia explica que as coisas sempre vão acontecer, seja de um jeito ou de outro, também parece ser algo muito voltado para o âmbito das duas dimensões, já que vale lembrar que essa frase dela faz muito mais sentido quando temos uma história rodando em ciclo onde tudo precisa acontecer exatamente como aconteceu. Logo não me parece que essa lei seja aplicada no mundo original onde Tannhaus teve seu filho salvo já que agora, naquele mundo, existiria o livre arbítrio e o tempo correria apenas em uma direção, diferente dos dois mundos criados ocasionalmente por ele.
Por isso realmente acho que a série teve um ponto final, assim como também é interessante pra própria direção da série não deixar muitas pontas soltas.
Desde a primeira temporada, quando é nos dada a informação que tudo não passa de um loop, logo deduzi que o único jeito de terminar essa história, era destruindo o próprio.
É uma resposta fácil já que """""fisicamente"""""" (entre aspas porque não é algo possível kkkkkkk) esse é o único jeito de se interromper um ciclo sem início e fim, e Dark sempre foi muito cético nas suas explicações físicas e astronômicas, deixando claro que esse seria o único final possível, restando agora saber como a trama ia se desenvolver e qual seria o ponto para "desenrolar" o nó do tempo.
De qualquer jeito, não saberemos se essas leis realmente se implementam fora do loop então só nos restas as especulações.
Inclusive uma curiosidade: A motivação de Tannhaus para criar a maquina do tempo no mundo original, foi para salvar sua família. De uma visão geral, ele "conseguiu". Com ela, ele criou um ciclo infinito onde após anos e anos os seres do ciclo descobriram uma forma de sair, restaurar o mundo onde tudo se originou, no qual o único jeito de desfazer o nó, era evitar que o filho dele morresse, mudando assim o rumo do mundo original. Onde antes o filho do Tannhaus parecia não ter uma boa conexão com o pai e acabava por morrer junto com a família, agora está totalmente diferente.
Logo nem o mundo original escapou de uma mexidinha na cronologia, e talvez isso pudesse ser um argumento para que aquelas leis do ciclo pudessem ser aplicadas ao mundo original, mesmo que ele não esteja em loop. Tudo é válido na especulação! kkkkkkkkkkk
Parabéns pelo vídeo
Concordo com vc. Somente acredito que o mundo original também está em loop, tendo como evidencia a cena onde as crianças se veem pelas portas.
Algo interessante é o fato das outras realidades se desfazerem é justamente o motivo pelo qual elas começam: Quando não tem ninguém pra salvar o filho de Tannhaus, é desencadeado os eventos da série, que permitem o inicio e o fim das outras realidades, bem como o prosseguimento do loop da realidade original.
Leiam o livro "o mundo como vontade e como representação" do filosofo Arthur Schopehuaer. A frase no minuto 5:25 é dele. Suas obras influenciaram sigmund freud, a fisica quântica, o filme matrix, entre outros
melhor comentário, valeu :)
@@pedroffline carai é verdade
Nossa man e aquele final ??? "qual vai ser o nome do bb ???" "não sei, JONAS é um nome bonito" maaaaaan essa série merece mais episódios pqp
Achei que forçou o negócio do filho do tanhaus e as referência dos anjos... De resto faz sentido
TBM ACHO .
O lance dos anjos foi uma simbologia, tipo uma coisa que não entendemos pode ser explicado de várias maneiras.
Você entendeu o final mas não compreendeu.
Tudo tá em volta da vontade do pai querer ser aceito pelo filho, chegando a criar uma máquina do tempo, mas a intenção realmente não era somente salva-los, e sim o filho aceitar o brilhante pai que ele tem.
Tudo que aconteceu no loop as diversas e diversas vezes só foi pra levar o Jonas não só pra impedir eles de passarem a ponte, mas fez com que o filho acreditasse no pai. E mais, acredito que o filho agora se interessa por ciências.
A frase tudo que sabemos é uma gota e o que não sabemos um oceano, é do Isaac Newton.
sim, é bem legal essa abordagem da série da importância dos eventos emocionais dos personagens, tudo gira em volta disso.
Achei que tinha entendido tudo até assistir esse vídeo.
Hahahahaha desculpa ._.
Eu
Pois é, menina. To tentando entender essa teoria do Tanhaus ainda.
A Natália viajou muito! 😒
Algumas coisas batem, outras ela viajou legal na maionese kkkk
qualquer pessoa sobre dark: a
eu: puta merda q serie FODA! preciso assistir novamente...
Tem gente que não entende que não é pq a pessoa tem o mesmo nome que outra que seja a mesma
Nesse caso nem o mesmo nome, só o sobrenome
Sim verdade, mas muitas vezes no cinema e série eles evitam colocar o msm nome em vários personagens, exatamente pra n causar confusão. Se eles decidem colocar, é pq faz diferença no enredo. No livro de GOT vários personagens tem o msm nome, quando virou série eles trocaram. É só uma escolha de roteiro.
Gostei desse vídeo pq me deu esperança da Netflix fazer DARK temp 1v2 2v2 e 3v2
A mulher dos meus sonhos esta aqui tô brincando!!!!! Hahahahahhaha
Ja aprendi muito com seus vídeos Valeu :)
Exato kakakakak
Ser você verem novamente o T3 2p o senhor cego ele fala " naquele dia que encontrei vocês foi um sinal , um presente dos céus , não se esqueça do que vamos criar, o paraíso , todo desastre pode ser desfeito , toda dor extinta , antes mesmo de existe" . um mundo perfeito.ai da ênfase a frase "sic mundus , creatus est" como todo mundo sabe todas as frase que dita em dark não são ditas a toa , elas tão ali por algum propósito , eu acredito que na ida de Jonas e Martha criou outra linha temporal no 3 mundo onde que os filhos de H.G tannhaus e salvo , ele de toda forma tenta fazer o sempre repitir o ciclo , e usa a Cláudia como um peça pra fazer tudo isso acontece ,por não tem como resucita alguém dos mortos , quem assistiu flash sabe , o que acontece quando tenta salva alguém da morte , criar outra realidade.
E no final o plano dele deu certo, ressuscitou o filho
isso me lembra o filme senhor ninguém, várias realidades
@@micheleferreira8887 o anime steins;gate também tem essa abordagem
OMG. E eu achei que tinha entendido todo o final. Haha. Ótima análise.
Tava tão empolgada na 1ª e 2ª temporada tava entendendo tudo, na 3ª me perdi no oceano kkkkkkkkk só sei amar o romance magnus e franciska ❤️😂
A teoria é boa, mas tem algumas incoerências:
1. A Martha que visita o Jonas lá em 1800 e poucos morre pelo Adam. Ela não seria salva, como o vídeo deixa a entender;
2. Quando a Martha diz que foi o Jonas quem falou onde estava o Jonas lá no século 1800 e pouco ela se refere à primeira visita feita pelo Jonas, quando ele é salvo e levado pro mundo da Eva. Não é apenas aquele encontro que eles possuem quando ela tira ele do apocalipse. Aí ele fala para a Martha sobre a sede do Sic Mundus etc;
3. A carta para o Clausen pode ter sido enviada pela Sic Mundus para ele precisar investigar o Boris Niewald e pedir a abertura dos barris de lixo radioativo, causando o apocalipse;
4. A Martha olhando para o chão é ela olhando para o local onde o Jonas morre. Ela presenciou a cena um pouco antes, quando a Martha da realidade que não salva o Jonas o mata;
entendi que ela olhava pro local onde jonas morreu também....
Gostei da sua resposta. Eu não entendi todo o mistério sobre o Boris do por que ele precisar de uma nova identidade, acho que perdi algo, e se ele era ou não parte do ciclo, uma vez que não estava na mesa na última cena nem casado com a Regina, estou com essa dúvida sobre o motivo/propósito dele, como ele chegou em winden, vc sabe responder? O papel dele pro apocalipse foi fundamental, mas mesmo assim não ficou claro tudo sobre ele
Concordo, bem colocado
Já na 3... penso que:
3 - A Carta pode sido escrita pela Cláudia ( ela diz que amarrou as pontas para as coisas acontecerem ) essa foi uma frase meio q pra dizer que o que não foi explicado ... foi ela q fez
@@anonx7 ele diz q foi acidente ...
Deve ter ficado com medo e fugiu pq imaginou que não ia ter como se defender (mas pode ser metira) ehhehe
No fim das contas é um detalhe que nem interfere tanto assim na trama... já que é possível encaixar com outros acontecimentos
Tipo o Peter chegando na cidade...
Meio q não faz diferença (ao meu ver)
Quem mandou a carta foi o filho do Jonas e Martha, o Infinito.
Existe uma metáfora sobre a criação do mundo a partir do gênesis da bíblia onde O doutor Tannhaus é a Deus, e então cria Adão e Eva a partir de sua imagem e semelhança, onde essa imagem são os mundos paralelos.
E Claudia, o diabo branco, faz com q Adào e Eva "caiam" ao enganar ambos
@@ulissesmrf3315 e a Regina doente seria a queda de Lucifer?
Essa é a beleza de Dark, múltiplos conceitos e metáforas, abrindo caminho para muitos "universos" conectados que nos levam a romper paradigmas no campo das ideias!
Se considerarmos o H.G. Tannhaus como "Deus", isso traz uma consequência interessante pra série, invertendo a lógica do que ocorre na bíblia. Quer dizer, segundo a bíblia, Deus sacrifica o próprio filho (Jesus) para salvar o mundo; na série, se Tannhaus for Deus, então ele faz o contrário: sacrifica o mundo para salvar o filho (Marek). Doido, rs
Pra mim, a descrição da Hanna, ao final, deixa a hipótese de que o sonho seja uma porta aberta entre os mundos.
Acabei de terminar a série, e vendo esse vídeo fico feliz que eu tenha entendido o final! Hahaha. A Cláudia descobriu onde desatar o nó, deu um jeito de enviar o Jonas e a Martha (independente de qual mundo, desde que não fosse o que deveria prevalecer) para mudar o curso da história e assim mudar todo o processo. A cena final ficou muito clara, onde só estão na mesa quem não fazia parte desse nó, quem não dependia dele para existir. Um mundo onde não existe os Nilsen, Tiedemann, Doppler. Que série! Imaginem isso na vida real, onde cada pessoa estivesse ligada a um nó. Imaginem quantos nós e quantos mundos paralelos não existiriam? Complexo, mas fascinante...