FAZENDA MILIONÁRIA PARADA NO TEMPO | Fazenda São Lourenço
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- Conheça nossa casa, venha nos visitar:
www.fazendasantigashotel.com
Apoie este canal para obter acesso aos seguintes benefícios:
/ @fazendasantigas
Conforme o registro paroquial de terras declarado por seu proprietário, comendador Francisco José dos Reis, no ano de 1855, a Fazenda São Lourenço possuía uma sesmaria de meia légua em quadra e ¼ de outra. Segundo Reis, a fazenda foi adquirida por escritura de compra feita a Henrique Hetric como procurador da vendedora, sra. Joaquina Claudina Ludolf, Manoel José Bandeira, José Grabi, José Martins e os herdeiros do finado Carlos Emiliano de Souza. Reis declara também que esta sociedade abrangia o major Francisco Manoel de Abreu.
Segundo informações fornecidas por Júnior Fajardo e Plínio Fajardo Alvim², a Fazenda São Lourenço foi construída na segunda metade do século XIX, em 1865, e era considerada uma das maiores produtoras de café da região. Foi adquirida em 1918, pelo major Francisco Fajardo de Mello Campos, casado com Ambrósia Esméria de Campos, com quem teve treze filhos.
O major Chico Fajardo, como era conhecido, nasceu em 22 de setembro de 1855 no distrito de Piedade (atual Piacatuba), pertencente ao município de Lepoldina - MG. Era neto do barão do Rio Pardo e importante fazendeiro de Piedade, sendo também proprietário da Fazenda Santa Fé. Foi nomeado para a Guarda Nacional, em 1897, como capitão, e mais tarde promovido a major, tendo ainda ocupado o cargo de vereador geral em Leopoldina.
Nascido em família de origem espanhola, foi descendente do marquês de Los Velez, D. Pedro Fajardo, em um clã que se destacou nos meios políticos e sociais de Minas Gerais.
Vários motivos levaram o major Chico Fajardo a vender todos os seus bens e em companhia de seus filhos solteiros, transferir-se para o distrito de Porto Velho. Em 1918, veio a comprar a Fazenda São Lourenço por 90 contos de réis, ”de porteira fechada”, seus 400 alqueires de terra cultivável e parte do mobiliário original do antigo proprietário. A extensão de terra da São Lourenço atingia alguns distritos de Carmo, como Porto Velho, Posse, Ilha dos Pombos e Prata.
Na década de 20, parte das terras da fazenda foram vendidas para a construção da Usina Hidrelétrica da Light and Power, projetada pelo engenheiro Asa W.K.Billings, tendo sido a madeira necessária para a execução do empreendimento fornecida pela São Lourenço.
Plínio Fajardo relata que “a Fazenda São Lourenço contava com belas janelas de venezianas e guilhotinas à moda européia, teto com acabamento mais detalhado pelas sancas, paredes revestidas com acabamentos de florais ou temáticos, condizentes com os cômodos e suas funções e o beiral, arrematado com telhas de louça pintadas à mão, o que resultava numa aparência ornamentada”.
Além da bela sede, a fazenda possuía ao redor dos seus terreiros de café, várias edificações do trato rural e principalmente, as que davam suporte na produção cafeeira, incluindo um vagonete ou manobreira sobre trilhos para transportar o café.
O major ficou conhecido na região por suas festas memoráveis, com várias bandas de música e muita fartura. Se foi em 22 de maio de 1926, vitimado pela picada de uma cobra jararaca. Considerado um respeitável benfeitor, muito querido por todos, foi responsável pela cessão do terreno onde foi instalado o Cemitério de Porto Velho. Posteriormente, homenageando a sua memória, a principal rua do distrito recebeu o seu nome.
A fazenda ficou, então, sob os cuidados de um de seus treze filhos, Faníbio Fajardo de Mello Campos, que nela morou até a transferência para seu irmão Flamínio Fajardo de Mello Campos, e permanece até hoje sob os cuidados dessa família.
Não se sabe ao certo, em que época ruiu ou foram demolidas as edificações contíguas ao casarão da fazenda. Foi relatado, no entanto, que a parte da casa-sede que foi demolida era uma construção anexa, assobradada, onde ficava a antiga cozinha e outros cômodos de serviço.
Fonte: @paulo_victor_fa
📌CONHEÇA O CANAL
www.youtube.co...
📌Contatos, atualizações, novidades, agenda dos passeios e muito mais:
direct.me/faze...
VIDEOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR AQUI NO CANAL:
A FAZENDA de 365 JANELAS, a MAIOR das AMÉRICAS
• a FAZENDA de 365 janel...
UM FOTÓGRAFO e um LEGADO para o BRASIL (MARC FERREZ) Fotos da Escravidã0
• UM FOTÓGRAFO e um LEGA...
FAZENDA de CAFÉ PRESERVADA com CAPELA CONSAGRADA em AREAL - RJ
• FAZENDA DE CAFÉ PRESER...
TÚNEL SECRETO ACHADO 100 ANOS DEPOIS na FAZENDA HISTÓRICA - Alagoas
• TÚNEL SECRETO achado 1...
FOI PALCO de BATALHAS - FAZENDA SÃO JOÃO em Lages SC
• Foi palco de batalhas ...
OLHA o que ACHEI ESCONDIDO no CHÃO do QUARTO do CONDE no CASARÃO
• Nunca imaginei ver iss...
📌Nosso site:
www.fazendasan...
📌INSCREVA-E NO CANAL CORTES FAZENDAS ANTIGAS:
/ cortesfazendasantigas
Quero agradecer aos proprietários por deixarem eu gravar nessa preciosidade, sei da dificuldade de se manter uma fazenda assim, como é difícil e muito custoso, seria ótimo um incentivo do governo para recuperação e novos destinos turísticos para elas.
Tudo muito custoso, os mais velhos falecem, os mais jovens n se interessam, o poder público n enxerga viabilidade, no final das contas... Abandono.
@@LEONARDOCORREAGUEDES
É Leonardo, hoje a mão de obra cara!
Os escravos se foram!
Os italianos também!
Imigrantes também
sofreram muito após a lei áurea!
Vieram trabalhar sem
noção do que os esperavam !😭😭😭
A fruta é um maracujá silvestre ou maracujá do mato, os pássaros dissipam a semente.
@@pedromelli Obrigado!,eu estava curioso em saber;grato!
Muito simpatico o casal que mostrou a fazenda para essa visita . Gostei das histórias e das aparições...com certeza seria muito bom tirar essa preciosidade do abandono .
Triste deixar uma joia dessa se acabar, como tantas outras q temos no país, isso é nossa história, as vezes triste e injusta, mas é história. Tinha q ser preservada.
E o custo? Esse pessoal do patrimônio histórico exige muito e não pode reformar, tem de restaurar. Caríssimo.
Imagine recuperar uma fazenda. Tinha que ter incentivo.
Visitei esta fazenda algumas vezes com meus pais e com minha professora dona Iracy, esposa de Ronald Fajardo, filho do sr. Flamínio e dona Guida. Ela nos levava para passar o dia e até dormir nessa casa linda, cheia de gostosuras da dona Guida, nessa mesa grande. Tinha um jardim do lado direito anexo a sala de estar, lindo, florido. Não me esqueço também da escada nos fundos da casa para o pomar. Um lugar encantado, com proprietários amáveis e muito receptivos. Dona Guida, sr. Flamínio, e alguns de seus filhos e filhas que já eram adultos e ainda floreiam minhas lembranças de infância. Quem conheceu saberá do que estou falando. Saudades desse tempo de Porto Velho do Cunha.
Eu não me lembro de tantos detalhes pq sou MT mais nova q você, maninha! 😂😂😂😂🎉
Um dos filhos desse casal foi o Dr Antônio, que morava em Além Paraíba?
Eu viajo no tempo quando vejo casarões antigos , eles são uma obra de arte
Quantos aqui acredita em vidas passadas olhando os vídeos do canal eu sinto uma saudade de um tempo ao qual não vive mas tenho saudades e certeza de que eu vivo nesse tempo meu Deus que saudade 😢😢😢.
São nossos antepassados escravisados indígenas e até europeus
Amo as religião afro por este mottivo
Deviam venderpra alguém que vai recuperar,se não tem como conservar . É história pura e olha quantos anos , uma preciosidade .
Tem que ter muita disposição e dinheiro pra restaurar isso gasta muito
Quanta saudade me deu agora! Sou sobrinho-neto do tio Flaminio e tia Guida, neto de Fileto Fajardo, irmão mais do do tio Flaminio. Na minha infância, na decada de 70, fui muitas vwzes para essa fazenda com meus primos e primas. Parabéns pelo video e pelo canal.
Aliás, essa história da morte do meu bisavô, Major Fajardo, por picada de cobra era sempre contada para gente. No segundo andar, ao lado esquerdo do casarão, oposto ao lado da copa, tinha uma espaçosa sala de estar com uma saída à esquerda onde tem (tinha) uma varanda. A porta ficava sempre fechada e falavam para as crianças que era lá que a cobra tinha picado o Major Fajardo.
Meu nome é Angela Maria
Nossa!
Quantas saudades desse lugar, onde passava finais de semanas com a família, que fui criada, Sr. José Geraldo Fajardo, que era sobrinho do sr, Flaminio Fajardo.
Revendo cada cantinho da fazenda, dá uma saudade imensa, de todos que já se foram. Muitas lembranças boas daí. Eu era bem pequena, tinha de 10 aos 15,16 anos, quando íamos com frequencia pra fazenda.
Hoje já estou com 65 anos.
Conheco muito bem, os dois que estão mostrando a fazenda, Jadier e Roselis.
Muitas historias desse lugar maravilhoso!
Pena, que ela esteja abandonada!
Os engenheiros de hoje deveriam visitar estas construções antigas para aprender. Pois tenho minha casa há dois anos e já está com rachaduras nas estruturas e madeira rachada
É verdade,os engenheiros de hoje coloca ferro demais e esquece que tem que ter espessura de concreto pra suportar a dilatação do ferro.
É o que costumo dizer, as coisas de antigamente eram muito mais bem feitas, e o incrível é a tecnologia pra época. As pessoas eram mais prudentes e faziam as coisas com mais solidez e segurança, por isso duram até hoje. Abraços do interior do RN.
Só ver o caso das estradas e aquedutos romanos que estão aí até hoje e atualmente o asfalto não dura cinco anos. Hoje eles já constroem pensando em durar pouco tempo para fazer as pessoas gastarem novamente.
@@acassio.k É verdade,aqui na minha cidade estão asfaltando uma estrada tem um ano a obra não acabou ainda e já tamparam os buracos duas vezes kkkkkkk.
Mas aqui é Brasil.
Talvez o empecilho seja o preço. Hoje uma construção assim passaria dos milhões!!!
Que fazenda bonita, imagino como foi no seu auge com toda movimentação. Os móveis alguns apesar da falta de manutenção, representam uma época e vê se como eram. Agora andar por aí, meu Deus, um perigo, deve ter muita cobra... morri de medo do cão chegar perto, ela podia acordar e atacar!! Obrigada Paulo Vito e o casal simpático..
Amo essas fazendas e suas histórias. Obrigada por postar.
Esse fruto chama limaozinho do serrado.....
Eita Paulo Vitor,recebeste uma bronca ao vivo dessa senhora ao mexer no vaso das "recheadas"😂
kkkk vai vendo
Deve ter sido muito linda em seu auge! Móveis q apesar do estado, conservam ainda sua beleza. Uma pena estar dessa forma. Parabéns Paulo e Tati por nos trazer essas histórias! Vídeo maravilhoso!❤❤❤
Gratidão 🙏🏼
Muito triste ver uma casa nesse estado, mas a manutenção dessas construções necessita muito dinheiro.
Isso mesmo, muita grana. O que acontece muitas vezes é a dificuldade de se manter um local assim. Não é nada fácil. Muita grana que ele exige na manutenção. E nesse caso os proprietários amam esse lugar.
Que saudades. Eu passei muito as férias nesta fazenda com o vovô Flaminio e a Vovó Guida
E viu assombração??? 😅
Essa fazenda é Uma relíquia com grandes histórias para contar parabéns pelo vídeo é bom a gente conhecer um pouco do passado histórico do nosso país.
A quela máquina que você apontou como máquina de descascar....
Não era para descascar e SIM PARA RALAR A MANDOOCA PARA FAZER A FARNHA DE MANDIOCA .ARTESANAL OU NANUAL ESSE TIPO DE MAQUINA EU CONHECI QUANDO ERA CRIANCA ,MEU FINADO PAI TINHA na fazenda de café dele lá em Cascavel Paraná. Hoje eu tenho 65 de anos .❤🙏🤚🏻👏Gratidão
Uma pena ver esse belíssimo patrimônio indo embora. Deveriam colocar a venda, pois, com certeza, aparecerão compradores que irão restaurá-la!
Só quem ama história!! Para ouvir tantas histórias Que canal maravilhoso!! É triste vê essa fazenda deixando o tempo acabar com ela!!😢😢😢
Parabéns Paulo Vitor, mais uma história incrível das fazendas antigas do Brasil. Pena que os descendentes não valorizam como deviam os patrimônios
financeiro amigo, muito difícil financeiramente segurar um local desses, sem contar q a fazenda é muito dividida pela família, “todos” os parentes tem uma parte. Minha avó nasceu nessa fazenda, ela faz parte da família, ela msm diz q só de tio é uns 10 lkkkk
O que acontece muitas vezes é a dificuldade de se manter um local assim. Não é nada fácil. Muita grana que ele exige na manutenção. E nesse caso os proprietários amam esse lugar.
Coisa mais linda! Adorei! Fui muito quando criança. Inesquecível a goiabada da D. Guida! Roselis, amei as histórias. Abraços para você.
Casa-Grande muito bonita. Vamos torcer para ser restaurada algum dia... antes que caia. Não é fácil restaurar nem barato, mas é fácil falar, quem está de fora.
Essa para mim foi a mais bonita, simplicidade e elegante, parabens aos propruetarios, merece ser restaurada, ficaria linda.
Conheci essa fazenda quando era criança e já estava bem abandonada. Sr. Flaminio era irmão do meu bisavô Filinto. Ouvia muitas histórias contadas pela minha avó Elza Fajardo, dos tempos que era jovem e frequentava a Fazenda. Triste em ver esse estado de abandono 😢
O que acontece muitas vezes é a dificuldade de se manter um local assim. Não é nada fácil. Muita grana que ele exige na manutenção. E nesse caso os proprietários amam esse lugar.
@@FazendasAntigas eu imagino, deve ser mesmo muito difícil financeiramente. Mas mesmo assim da muita pena de ver. Mas fiquei feliz em ver o vídeo contando um pouco da história da minha família. Já acompanho o canal tem uns 2 anos e foi uma linda surpresa ver a fachada da casa na capa do vídeo. A família está toda compartilhando o vídeo nos grupos de Whatsapp e matando a saudade do lugar pelo celular rs. Parabéns pelo lindo trabalho de vocês! Deus abençoe 🙏🏽
Sensacional
Então você seria um herdeiro também dessa Fazenda?
Bom dia casal Paulo Vítor e Tati por nós trazer mais uma casa linda cheia de histórias que tempos bons foram né bjsss parabéns a vocês sou apaixonada por essas casas antigas abraço 😘😘😘😘
Paulo Vitor, que trabalho maravilhoso! parabéns.
Interessante demais! Meus parabéns aos donos dessa fazenda e o rapaz falando sobre a fazenda
Fico impressionado como na maioria dos casos os herdeiros não teve evolução financeira para conservar os patrimônios que herdaram.
Pai rico, filho nobre, neto pobre.
A fazenda possui uma engenharia bem interessante, pena que a deterioração do monumento leve consigo parte da história. Por isso a importância desse canal no resgate histórico das fazendas antigas. parabéns pelos projetos.
16:53 16:53 Me desculpe Há 1 equívoco nessa história a foto que aparece é do Coronel Francisco Soares fundador da cidade de Nova Iguaçu RJ. Sou descendente dele. Veja na história de NOVA IGUAÇU RJ. Está no face
16:53
Que pena não reformarem essa linda fazenda😢😢
Boa tarde Paulo Vitor.
Quantas relíquias !!! .......e muitas histórias a se contada. ....
Que senhora agradável , simpática e comunicativa 🥰
Essa senhora é uma memória viva de muitas lembranças e histórias .
Parabéns pelo vídeo .
Eu quem agradeço
Eu tenho 60 anos e lembro dos carro de boi eu era criança eu quando ouvia o barulho do carro saiamos pra estrada ver.
Espero que alguém compre essa fazenda e a restaure, pois é uma pena perder uma preciosidade dessa ....
Uma eu conheço que é ata eu tenho ela no meu quintal mas a outra eu não conheço ok gratidão Paulo Victor cuidado as serventes gratidão ❤
Fruta do Conde.
Aquele copinho nos pés da cama era pra por vela... A vela derretia, acumulava ali e quando o pavio chegava ao fim ele afogava se apagando ali...
Triste ver esese abandono, mas ela é muito linda
Quantas memórias de infância nessa fazenda, residência do Sr. Flamínio e da Dona Guida. Assombrações, encantamentos, brincadeiras e os inesquecíveis biscoitinhos das latas que Dona Guida servia! Dá uma tristeza verbos efeitos do tempo! Obrigado a Tia Rosélis, Jadier e ao canal por nós presentearem com mais essa história! ❤
Tadinho dos escravos Deus abençoe vc que tá falando com tanto conhecimento ❤
Que pena está se deteriorando, é compreensível haja dinheiro pra manter tanta estrutura.
Uma fazenda como essa teria que ter muitos herdeiros dispostos a cuidar, Valeria muito a pena porque isso é história, acho a nossa história já tão pobre por falta de preservação. Aqui ficamos maravilhados quando encontramos preservações com 150 , 200 anos. Mas o país foi descoberto em 1500, ou pelo passa a ser contada a história , a partir de 1500 . Seria normal encontrarmos preservações, muito , mas muiiito !… mais antigas. É por essas é pôr outras que dizemos que o nosso país é um país sem memória, consequentemente sem história.
Digo; não é sem história, mas quase. Faltou e falta preservação. E seu canal é importante pra esse resgate e preservação, pelo menos até de onde possa ser contada e mostrada parte da história.
Valeu Paulo Vitor .
Poderiam salvar. Aí tem muita história.
Merecia ser restaurada.
Ela é linda assim. Imagina restaurada
Uma casa dessa ,deveria ter uma reforma e os governos deveria ajudar na reforma para nao acabar 😍❤️e relíquia e um tesouro 🪙 q deveria ter cuidados ate de políticos..
Tu e doido realmente está casa e muito linda
Que linda essa fazenda!!! Muito triste deixarem ela se destruir com o tempo!
Eu creio na palavra de Deus e a bíblia diz que as pessoas que já morreram não aparece pra ninguém os mortos não tem parte nem uma neste mundo já foram mas gostou muito de fazendas antigas histórias do nosso Brasil
Fico muito emocionado ver seus vídeos.
Gostaria de saber se você descobre uma fazenda que pertenceu a família Lemes da Silva.
Meu bisavô era filho de um fazendeiro no rio de janeiro meu pai conta que o pai dele tinha muita terra escravos engenheio de açúcar
Sua mãe morreu o seu pai foi pra Portugal voltou com outra mulher é filhos o meu bisavô não aceitou foi na caldeira do engenheiro pegou uma pá de brasa despejou por Sima da madrasta e fugiu de casa foi parar numa fazenda na bucania são Paulo nunca mais voltou criou filho pobre trabalhando pró outros
Na época meu bisavô avô tinha vinte anos dis que ele fazia farmácia omelpatia abandonou tudo.
Boa noite Víctor que Fazendão linda se têm dono porquê não restaura têm
História e uma pena e que fica caro pra restorar tchau fica com Deus bom trabalho
Que pena a Fazenda estar abandonada, tanta história ela teria pra contar.
Fiquei conhecendo essa Fazenda hoje dia 15 de ABRIL 2024, Pena que o paulo é muito apressado e ñ deixa a gente ver direito os LENÇOES DE RETÁLHOS DA ÉPOCA 😢 EU GOSTO MUITO DE FAZER LENÇOL DE RETÁLHOS, MARIA DIVA DE CAMPINORTE GOIÁS, PARABÊNS PAULO E TODA EQUIPE UM ABRAÇO A TODOS VOCÊS.
O que acontece muitas vezes é a dificuldade de se manter um local assim. Não é nada fácil. Muita grana que ele exige na manutenção. E nesse caso os proprietários amam esse lugar.
Paulo , mostre mais os relógios! Marcaram MTS hrs tristes e felizes . Aí na copa tem um um meio carrilhão na parede . Obgda!
" cê não fica mexendo em nada não 😠 daqui a pouco se acha outra ai. " 😂😂😂
Pito ao vivo kkk
Deus te ama minina
Eu sou de Fernando Lobo. Pertinho só que do lado de MG.
Além Paraíba que fica subindo o rio se chamava Porto Novo do Cunha. Até hoje às pessoas se referem ao centro de Além Paraíba como Porto Novo..
Amooo esses vídeos! Parabéns pelo lindo trabalho.
Adoro voltar no tempo RSrs valeu Paulo Victor amo seus vídeos ❤
Parabéns, Paulo Vitor, seu programa é lindo e mais importante ainda quando mostra lugares de nossa lembrança, como no meu caso ' fazenda São Lourenço, Porto Velho do Cunha. Essa região, município do Carmo_ RJ, Além Paraíba_ MG tem muito material hiperinteressantes para seu canal, o que você já deve saber, claro. Consigo sentir em sua voz o quanto você gosta do que faz. Bom trabalho para vocês e eu aguardando os próximos.
Acho um absurdo deixarem essas relíquias arquitetônicas se perderem!
Pois é, mas os parentes estão aqui todos presentes, deixando suas msgs de saudades...rsrsrs
Reformar q é bom ninguém chega junto!!! Essa é a vdd, pelo q vimos da propriedade "abandonoda" e entrando em ruínas!!!
Amei os senhores, muito simpaticos
Olá Paulo César quanto tempo que bom ver que o canal continua firme e forte aconteceram algumas coisas na minha vida particular e aí atrapalhou um pouco nosso dia a dia com o fazendas antigas mas fico feliz com o trabalho de vocês.
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Nossa um bom restauro ficaria linda uma jóia desta não devia se desfazer no tempo
Adoro assistir esses vídeo já morei em sítio sítio muita saudades😄😃😀
Quem fezia essas casas eram os melhores dos melhores ❤️😍hj nao tem q faz dessa forma era grandes gênios da época 😍
Fico imaginando eu vivendo nessa época 😍😍😍😍😍❤️uma época 😍 q amo sem ter vivido ,q sinto falta sem ter vivenciado ,q me faz sem sem se quer eu ter feito parte ,q me toca como se fosse parte de minha história,que me comove como se algo eu tivesse vivido ou sentindo, é uma ligação com algo q amo e me apaixono ,com as coisas de um passado q não é meu mais ,mais é de minha exencia e de meu eu 😍😍❤️😍😍😍😍...
Aaaaaa eu aí 😍❤️iria me desligar e mergulhar em tudo que eu pudesse ❤️😍...
E forte tem coisas q são maravilhosas como objetos,e tem dor mais essas dores desse passado ficou com história e exemplo 😍❤️
Eu nunca tinha visto isso aí mas é legal gratidão ❤
Vamos limpar essa fazenda, linda!...
Lindo demais
Deveria restaurar preservar estas joias
Que coisa linda. Espero que consigam preservar.
Dói no ❤ ver algo tão lindo se destruindo
Parabéns pelo vídeo.
Amo casarões antigos 😍
Gostei dessa postagem os responsáveis por essa Maravilha são muito agradáveis e lindos.
Que lugar lindo! Muito bem cuidado e com amor, dapra ver o sentimento que o casal tem em manter e deixar mais bonito ainda! Parabéns!❤
Adorei essa mulher um abraço
Queria eu comprar essa fazenda e reformar ela toda 😍😍
Linda..seria maravilhoso reformar pra nao se perder
Boa noite o bom do seu trabalho é a riqueza do comentário, a gente viaja no tempo, mesmo sendo muito mais velho que vcs , obg que Jesus continue lhe abençoando ❤
Boa tarde meu querido amigo que fazenda muito linda ,eu adoro estas fazendas antigas? Que bom que vc achou está linda fazenda, que Deus abençoe muito sua vida ricamente em nome de Jesus Cristo Amém Amém Amém sua amiga Maria das graças Sorrentino Amém Amém Amém ❤️ ❤️ ❤️ ❤️ ❤️ ❤️ ❤️
Quando vejo essas estória meu coração fica quebrantado pois tenho muinta do dos que foran escravisados
Q senhora disposta😊 Deus abençoe!
👐
Que lugar lindo, o casarão e os móveis se deteriorando 😢😢😢merecia uma restauração
Com todo respeito ,seu sotaque é muito bonito e vc tbm é muito bonito.Com todo respeito
Que vídeo maravilhoso, quantas histórias tem esta fazenda ,e que pena deixar ala para os cupins 😢
Linda!!!mas bate uma tristeza de ver ela assim😊sei k é dificil manter ela em perfeito estado
Tem muitas histórias,essas fazendas antigas ,eu amei essa história dessa fazenda, impressionante
tao triste ver a que ponto chegou, tao linda , nunca vou entender como as pessoas fazem essas coisas
Podiam restaurar, é uma propriedade linda e não deveriam deixar ruir com o tempo.
Essa sra contando a história eu imagino ela lembrando tudo😢 só lembranças qdo a tbm se for cai ser mas um espírito a visitar ai❤
Boa tarde Paulo Victor gratidão por mais este vídeo das fazendas antigas gratidão ❤
Gratidão
Olá.. a segunda por acaso é pequi.. Pequi
A fruta.. mas não tenho certeza.. tá! ❤
Gosto muito das fazendas antigas!! ❤❤
Sou do interior de São Paulo!!😊❤
Viajo nas histórias muito bom, parabéns belíssimo trabalho fazendas antigas.
Parabéns ❤❤❤❤ ao dono ❤❤❤ amei o vidio❤❤❤
❤Como a História é linda 😊
A fruta bicuda é abiu. Ela está verde mas fica amarelinha depois.
A outra parece ser fruta do conde, ou da mesma família.
Parabéns Paulo! É muito bom , conhecer vc estás fazendas do passado. ❤
Obrigado 😃
I wish to live there this wonderful farm!
Achei muito interessante o vídeo, que boas lembranças!
Só não entendi o motivo do abandono dos herdeiros, por uma preciosidade dessa
Parabéns aos proprietários ! São fantásticos ...
Boa noite, no MT tem muitos camarões antigos em Cuiabá, chapada dos Guimarães, internatos antigos, etc ...
Que vídeo maravilhoso! Saudades Roselis!❤
Na minha região essa fruta se chama abil, quando maduro fica amarela e muito doce.
Amei eu adorei
Meu Deus que casarão lindo demais 💞🥰💞
Curioso a cobra no carro de boi, e o major ter falecido justamente por picada de cobra. Quem é de fazenda, sabe que nao é toda hora que se vê uma serpente. Depende das regiões né. A Localidade dessa fazenda, pelo jeito é uma região na qual se encontra cobra com mais frequência. Pena o casarão estar em mau estado. Parabens pelo video. 😉👍
Tem um benzimento que elas vão todas embora!
Primeira fruta do conde e a segunda fruta acho que a é gabiroba ...