É bom sermos humildes e sempre ouvir com atenção divulgadores científicos. Gosto mto do seu canal, pois os aprendizados da universidade sao compartilhados com pessoas que não tem acesso ao conhecimento científico! Mesmo sendo agroflorestor, entendi o que foi passado e ja estou estudando arbustos e arvores nativas que podem ser usadas pra substituir o margaridão, a mamona e outras plantas de serviço que podem serrvir como peodutoraa de materia organica. A agroecologia tem que estar junto cpm vc e nao contra. Obrigado pelo conteúdo amigo.
Aqui eu parei com o margaridão, mas ainda tem muito dele nos SAFs ele se espalhou pela roça toda. Talvez eu só consiga controlá-lo quando conseguir reflorestar tudo. Enquanto isso, aproveito q ele se espalhou para podar e botar nos pé de arvores e frutíferas que quero priorizar.
@@gustavoassen9770 acho q td mundo camarada... se nascer um unico pé, ele vai se alastrar. No meu caso q faço agrofloresta, apesar de trabalhoso, eu gosto dele. Foi uma das principais plantas q me ajudaram a formar as florestinhas que tenho hj e continuam ajudando. Mas eu entendo q há a necessidade de manejar constantemente e não é td mundo q gosta.
Teus vídeos é são muito maneiros. Estudo sistemas agroflorestais a um tempo e realmente pensava em usar leucena. Vc me fez repensar isso. Eu estou sempre procurando conhecer novas espécies e tenho pouco conhecimento sobre árvores nativas boas de crescimento rápido. Uma que eu analiso a um tempo é a embaúba. Ainda tenho minhas dúvidas sobre a eficácia dela. Tipo, ela rebrota bem se podar? Então, vai uma dica se vídeo: árvores nativas que podem substituir essas exóticas invasoras de crescimento rápido.
Embaúba aceita muito bem a poda e gera muita matéria orgânica, maravilhosa, mãe da mata atlântica. Mas não substitui leucena, pq leucena é leguminosa, tem raiz funda e pode ficar baixinha e densa em alamedas caso sempre podada. Nessa função queria usar gliricidia, já que estou montando uma horta, mas não encontro por aqui. Tenho moringa, mas não sei se aceita bem o corte. Outras opções seriam ingá e guandu, mas não sei se desempenham o mesmo papel bem.
Embaúba cresce bem rápido e tem boa rebrota, mas como ela nao tem galhos, a poda tem de ser no pé. E aí, se a rebrota rolar num SAF sombreado, bem provável que não cresça mais com tanto vigor ou nem vingue. Não dá pra contar com ela como planta de serviço, mas sim como estratificadora e complemento de diversidade. Os frutos dela atraem muitos pássaros pros SAFs.
@@fredericoevandro-veladelibra gliricidia também é exótica invasora. no geral, toda região do brasil tem a sua leguminosa nativa pioneira; aqui no rio grande do sul, por exemplo, tem o maricá (esse difícil de manejar pq tem espinho), a bracatinga, o timbó. sei que no nordeste a jurema cumpre esse papel, no caso, de nascer em lugares sem tantos nutrientes e com exposição solar plena. outra planta interessante é o ingá que tu comentou, esse boto muita fé, ele tem um crescimento bem rápido de copa deixando bastante matéria orgânica em folha, ou sombreando bastante, dependendo do que tu quer (ando plantando ingá pra controle de braquiária, um capim exótico invasor que perde força com sombreamento). e outra que acho que tem potencial é a grandiuva, uma cannabaceae pioneira que também tem as bactérias nas raízes e aceita poda. são várias pra pensar e testar, mas sempre dando prioridade pras plantas nativas da sua região. sei que tem pouca oferta de mercado, maaasss sendo nativas e regionais, é só ficar de olho na rua, coletar semente e plantar
A embaúba é excelente, mas apesar de ser uma árvore pioneira e de fácil manejo, ocupa um outro nicho ecológico, diferente das leguminosas. Pra substituir a leucena tem que pesquisar as espécies de leguminosas locais, com certeza há várias, porém pouco "viralizadas nas redes sociais"... Aqui na Zona da Mata de MG, você pode substituir Leucena por um misto de espécies dos gêneros Pitptadenia (pau-jacaré), Adenanthera e Senegalia (alguns dos "Angicos espinhentos"), Senna, Cassia e até Inga (ingás).
Não só gosto de te ouvir, mas também te ver. Seus vídeos são bastante úteis, sigo você e o Ricardo Cardim, que também defende o uso das nativas, parabéns pelo trabalho.
Perfeito amigo, respondeu com bastante clareza, citei justamente a Leucaena por saber o quanto ela é agressiva, e aqui no Rio, onde moro ela tambem já dominou tudo, justamente por isso citei o use dela na agrofloresta, pois é realmente muito usada e recomendada por quem faz agrofloresta, e sempre é dito para tomar cuidado para ela não se reproduzir, e voce deu bons exemplos de como na prática de como isso muitas vezes não da certo Só achei muito forte, e talvez até um pouco injusta a comparação de agofloresta com agicultura tradicional, mas enfim eu estou aqui para apender e respeito seu conhecimento e experiencia no assunto
Antes de tudo, parabéns pela forma com que você aborda o tema da conservação ambiental! Uma das coisas que está sendo esquecida é como usar o fogo corretamente! Após uma severa queimada descontrolada que houve em Roraima no ano de 1998, houve uma intensificação por parte do Ibama, de programas para explicar pra sociedade como usar o fogo de maneira adequada, através do uso de aceiros. De lá pra cá, a sociedade roraimense entendeu como usar e fazer queimadas controladas e isso reduziu as grandes queimadas descontroladas que ocorriam aqui. Porém, isso acabou se perdendo com o tempo e agora estamos passando novamente por problemas com queimadas descontroladas porque esse conhecimento se perdeu e as novas gerações não aprendem mais a lidar com o fogo e quando fazem queimadas não tomam as precauções adequadas para realizar queimadas controladas e o fogo acaba perdendo o controle. Creio que o mesmo fenômeno está ocorrendo no resto do país, pois o fogo está saindo do controle nas outras regiões também! O uso de aceiros é uma medida efetiva que só se tornou possível com a conscientização da sociedade sobre a forma correta do uso do fogo! Acho um tema interessante para ser abordado, tendo em vista o que está ocorrendo atualmente no país com esse fogo descontrolado!
@@valmirknasel e pq se perde? Pq não há politicas serias e permanentes de conservação e conscientização por parte dos governos. Não temos consistência nem projeto de país. Infelizmente, não da pra nao politizar pq atitudes individuais não mudam o todo.
A essa altura esse cara já é um druida, todo vídeo ele grava no meio do mato, e faz até sentido pro canal kkkkkkkkkkkj Mas falando sério, é muito bom ver um ecologista contrariando essa turma "ecofriendly", obrigado pelo serviço e pela informação cara. Seu canal é muito necessário.
Muitos dos haters são pessoas que acham que "encontraram o conhecimento", ou algum caminho alternativa ao "sistema", mas infelizmente esqueceram de deixar a mente aberta a críticas...
Aqui no DF a comunidade se reuniu na FLONA (Floresta Nacional) e vamos replantar e reflorestar o Cerrado. Seria muito bom um vídeo falando sobre as espécies ideais pra coletarmos as sementes ❤
@@IsadoraCasteloBrancodeSá se deixar ela protegida do fogo, ela se recupera naturalmente. De nada adianta replantar se no próximo ano pegar fogo novamente. Sem uma politica do DF de cuidado e prevenção, esse tipo de iniciativa é só perda de tempo.
Mto foda! Conteúdo sensacional. Não sou da área mas morei no interior a vida inteira e conheço um pouco da coisa. Já tive o desprazer de conversar com alguns ecologistas que não entendem isso. Espécie invasora não é algo bom… seja animal ou vegetal… e precisa sim ser manejada!
@@SupremeGameplays caramba, muita coisa mesmo… muito estudo e trabalho pela frente, observar o antes pra depois fazer algo. Muito obrigada pelas dicas… nunca pensei que até amora seria praga mas faz todo sentido, tudo depende do contexto e como as formas que o ambiente tem pra lidar com as coisas
Querido Guia. Do jeito que a coisa anda parece que tem gente que quer matar o Pica-pau para preservar a árvore enquanto outros querem proteger o Pica-pau porque já temos muitas árvores.
Oi! Obrigada pelo ótimo trabalho de divulgação científica, conteúdo necessário. Sobre haters e comentários negativos sem embasamento, não permita que eles tirem sua paz. Se vc está consciente do seu trabalho, esse tipo de comentário é irrelevante. Abração!
Essa semana no bluesky vi vários comentários a favor de espécies invasoras em agrofloresta e como eu estou começando no assunto só pensei "ok, não tem problema" e hoje seu vídeo apareceu pra mim e tu explicou de uma forma tão simples que já entendi que tem problema sim e aquele ditado "é melhor prevenir do que remediar" nunca fez tanto sentido. Obrigada por esse vídeo.
Muito bom esse vídeo! Quais espécies nativas você indicaria para uso como planta de serviço nas agroflorestas do Sudeste? Ou qual exótica não invasora poderia ser usada com segurança? Tem que crescer rápido, produzir bastante biomassa e aceitar podas frequentes. Parabéns pelo conteúdo que você produz! É leve, científico, natural e muito interessante! Gosto muito.
Estou há 2 anos só pegando informação pra começar minha agrofloresta de pancs. Tudo nativo lógico, e tá sendo uma missão bem lenta por causa do tempo a de dificuldade de obter informações sobre agroflorestas puras de nativas
Excelente video, irmão. Botando o dedo na ferida de forma racional e sensata, sem paixões. Bom, já que você puxou o assunto, podia fazer alguns episódios sobre: 01-Especeis nativas boas para recuperação? ambiental (tem um termo tecnico apropriado) em cada bioma brasileiro. e 02- Espécies nativas boas para substituir essas exóticas que são comumente utilizadas em agrofloresta. Eu estou para iniciar uma agrofloresta com fins comerciais no meu sítio nos arredores da serra da Canastra, e esse seu vídeo abriu meus olhos. Se puder evitar as exóticas, eu gostaria. Mas então quais outras espécies utilizar. Resumindo: nativas para recuperação ambiental em cada bioma (poderia ser um episódio para cada; e: que nativas usar em Sistemas agroflorestais. Ah, e mais uma dúvida. uma nativa da amazônia pode ser considerada exótica se for plantada no cerrado, por exemplo? Acho que sim né? ABRAÇO!
Fale um pouco sobre áreas de transição... A beirada das florestas hj é tomada por capim, mamona, margaridão, entre outras invasoras. Quais são as plantas nativas que gostam desse ambiente de transição e que podem ser utilizadas pra substituir o capim, mamona etc
Se essa áreas já possuem capim, mamona e margaridão, o ideal é aproveitá-las como matéria orgânica pra um plantio de SAF na área. A energia e tempo que vc vai gastar pra substituir vc já faz logo um novo SAF. Chuto que é praticamente impossível substituir essas plantas se não for sombreando com árvores e manejo periódico.
perfeito video. eu já fui uma emocionada, mas vendo seus vídeos fui buscar entender melhor as espécies! é dificil identificar tudo, mas estou no caminho.
Parabéns, e bom assistir todos os seus vídeos, os assuntos abordados São ótimos, e a maneira que vc se expressa e o diferencial, torna bem tudo muito fácil o entendimento é muito bom, parabéns e até o próximo vídeo.
Ernst Goetsch é um ícone, deveria ganhar o Nobel pelo seu trabalho, na minha opinião. Agora, discordo da introdução indiscriminada de exóticas. Na minha floresta, para manejo e aceleração de biomassa estou usando a periquiteira, que é uma nativa pioneira rapidíssina, que aceita poda, é fantástica para os pássaros. Nunca usarei eucaliptos.
@@Celadomas o eucalipto não seca recursos de água?? Nas minha roça mandei tirar todas, quando comprei a 25 anos era uma fazenda de gado, mas não tenho gado, hoje às florestas tomaram conta dos pastos mais de 5 nascentes revigoraram, nunca contratei ninguém pra fazer um inventário, mas quando eu for fazer quero tirar todas as espécies invasoras, e fazer igual o Rafa disse no vídeo dele....
@@MariaCecilia-sq8ps oi Maria, náo, o eucalipto nao seca agua. Aliás, ele tem uma raiz pivotante gigante que vai fundo na terra e permite que a agua da chuva entre mais profundamente. O que acontece é que nos plantio de monocultivo do eucalitpo, onde sao colocadas centenas de milhares da mesma especie, nesses casos sim, haverá uma drenagem de todos os recursos do solo, desde agua até nutrientes e microbiota. Plantar eucalipto nas agloflorestas e usa-la como planta de servico, manejando-a periodicamente, é só o oro!
@@MariaCecilia-sq8ps oi Maria, não, o eucalipto não seca agua. Aliás, ele tem uma raiz pivotante gigante que vai fundo na terra e permite que a agua da chuva entre mais profundamente. O que acontece é que nos plantio de monocultivo do eucalitpo, onde são colocadas centenas de milhares da mesma espécie, nesses casos sim, haverá uma drenagem de todos os recursos do solo, desde agua até nutrientes e microbiota. Plantar eucalipto nas agloflorestas e usa-la como planta de serviço, manejando-a periodicamente, é só o oro! Ela cresce muito rápido e gera muita, muita matéria orgânica de qualidade. Mas é isso, tem que manejar.
ainda bem que existem haters, ne? tão te dando engajamento. tava querendo encontrar um canal como o seu, voltado pro meio ambiente e afins, e acabei recebendo o vídeo dos ecochatos.
kkkkkk É que vídeos que eu faço uma chamada meio que reclamando ou xingando da mais engajamento, mas no fim é só pra falar de planta e meio ambiente mesmo.
Não existe desculpa para usar as leucenas em agrofloresta! Nós temos uma variedade absurda de leguminosas nativas de crescimento muito rápido (equiparável ao crescimento da leucena) como o angico branco, angico vermelho e angico do cerrado. E eu te garanto que se vcs procurarem ao redor das suas cidades vão encontrar pelo menos uma variedade de angico crescendo e produzindo sementes!!
Cara ,bons vídeos, parabéns!!! O sobre epífitas poderia ter continuações, tem muitas outras que podem aparecer caidas ,oncidinaaes vc não encontrou nenhuma, aqui acho muitas .
Mt bom o video bem esclarecedor Eu façi justamente oq falo d montar sistema agroflorestal so com nativa kk Mas eu uso as exotica do lugar tipo podo elas pra adubar solo mas meio q tento tirar ela mas ate la vou usando elas pra adubar e nao planto exotica invasora
Professores! Se você atua no ensino de Ciências ou Biologia (ensino médio ou fundamental), considere participar de uma pesquisa sobre o ensino do tema Invasão Biológica. Obrigado!🐗🐀🐈🐇
Invasoras são boas pra fazer bonsai, isso eu garanto kk parabéns pelo trabalho.. vc falando me lembra o Brown "minha palavra vale um tiro, eu tenho muita munição ". Paz🌱🌳🍃
Seria bom um vídeo sobre quais espécies são exóticas invasoras e quais poderiam substituí-las. A comparação da leucena com maçã não é muito boa, melhor seria compará-la com gliricidia, moringa, ingá, feijão guandu. A leucena é usada por ser uma leguminosa, ter raízes fundas, crescer rápido e aceitar podas. Qual seria a melhor substituição, levando em conta as exóticas não invasoras? Na minha área de preservação, que hoje só tem bambu e dendê, pretendo plantar apenas nativas, mas no resto quero plantar de tudo.
Pode ser feito o plantio lentamente? é que eu não consegui comprar mudas novas de nativas. Eu tirei os pinus do terreno e pretendo plantar araucárias e outras nativas. Eu cheguei ao seu vídeo por curiosidade no curso de engenharia florestal. Você falando sobre este serviço de inventário, terminou de me convencer a encarar mais uma graduação.
Veio algum hater de Biologia aqui? Enviei aquele teu vídeo sobre ecochatos e jovens místicos para um grupo da universidade 😂 (para provocá-los e conscientizar os q precisam).
ta mano mas esse video que tu mostrou, tu ja ta partindo de um ponto inicial mt bom, n ta saindo de um pasto que mal nasce capim, so tem mato seco que queima todo ano quase
Conheci o canal com o vídeo dos jovens místicos ecoburros, até adivinhei que seria um agrofloresteiro 😂 Eu tenho sonho de ter uma área pra reflorestar e separar uma parte pra agrofloresta, e tenho visto essa questão do uso de exóticas invasoras. Me junto aos que querem conhecer espécies mais seguras pra produção de biomassa.
Olá, boa tarde. Não tem a ver com o tema do vídeo, que inclusive foi muito instrutivo, mas gostaria de uma referência sua. Moro em Florianópolis e faço bastante trilha, entretanto, tenho muita dificuldade de identificar as espécies de plantas, fico perdido por que são muitas e parece que tô vendo a mesma coisa, fica tudo uniforme parece. Cê consegue me indicar livros, artigos ou qualquer outro meio para que eu possa começar a estudar o tema e conseguir identificar algumas ou várias espécies durante minhas caminhadas? Agradeço desde já.
Saudações, estou com dificuldade de identificar uma leucena de bracatinga. Procurei no Google mas as mudas pequenas me pareceu iguazinhas. Quero reflorestar certo, mas essas nasceram aqui. Cidade Lapa Pr. Desde já agradeço 🙏 se puder ajudar nesta questão.
Seria legal os mais entendidos lançarem um conteúdo de espécies invasoras usadas nas agrofloresta e que plantas podem as substituir. Pf nunca pedi nada para vocês eng. florestais. Eu já cortei a leucena.
Tenho meio hectare a beira do rio, comprei por que tem uma população de macaco aranha, moro em Rondônia, como fazer, se preciso urgente fornecer árvores frutíferas,as maioria das nativas demoram entre 3 a 5 anos para produzir, as que produzem mais rápidos são exóticas, exemplo a goiaba, qual sua opinião sobre está questão?
Obrigado pelo vídeo, Pirula da Floresta
Kkkkkkk
(que tretinha é essa?!)
😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂
Ah n vei KKKKKKKKKKKKKKK
Se as pessoas não entendem o básico (que é o que vc diz) com toda sua didática e paciência, realmente não há esperança 😂
realmente mais didático que esse cara, fica difícil!
Há esperança... essas pessoas aprenderão na prática, infelizmente.
4:35 ....penso o mesmo sobre animais domésticos de estimação que são longevos ...fico preocupada, quando eu faltar
Posicionamento sensato. Impressionante que ainda assim gere tanta discussão.
É bom sermos humildes e sempre ouvir com atenção divulgadores científicos. Gosto mto do seu canal, pois os aprendizados da universidade sao compartilhados com pessoas que não tem acesso ao conhecimento científico! Mesmo sendo agroflorestor, entendi o que foi passado e ja estou estudando arbustos e arvores nativas que podem ser usadas pra substituir o margaridão, a mamona e outras plantas de serviço que podem serrvir como peodutoraa de materia organica. A agroecologia tem que estar junto cpm vc e nao contra. Obrigado pelo conteúdo amigo.
Aqui eu parei com o margaridão, mas ainda tem muito dele nos SAFs ele se espalhou pela roça toda. Talvez eu só consiga controlá-lo quando conseguir reflorestar tudo. Enquanto isso, aproveito q ele se espalhou para podar e botar nos pé de arvores e frutíferas que quero priorizar.
@@Celado A minha situação com o margaridão é a mesma
@@gustavoassen9770 acho q td mundo camarada... se nascer um unico pé, ele vai se alastrar. No meu caso q faço agrofloresta, apesar de trabalhoso, eu gosto dele. Foi uma das principais plantas q me ajudaram a formar as florestinhas que tenho hj e continuam ajudando. Mas eu entendo q há a necessidade de manejar constantemente e não é td mundo q gosta.
Teus vídeos é
são muito maneiros.
Estudo sistemas agroflorestais a um tempo e realmente pensava em usar leucena. Vc me fez repensar isso.
Eu estou sempre procurando conhecer novas espécies e tenho pouco conhecimento sobre árvores nativas boas de crescimento rápido. Uma que eu analiso a um tempo é a embaúba. Ainda tenho minhas dúvidas sobre a eficácia dela. Tipo, ela rebrota bem se podar?
Então, vai uma dica se vídeo: árvores nativas que podem substituir essas exóticas invasoras de crescimento rápido.
Embaúba aceita muito bem a poda e gera muita matéria orgânica, maravilhosa, mãe da mata atlântica. Mas não substitui leucena, pq leucena é leguminosa, tem raiz funda e pode ficar baixinha e densa em alamedas caso sempre podada. Nessa função queria usar gliricidia, já que estou montando uma horta, mas não encontro por aqui. Tenho moringa, mas não sei se aceita bem o corte. Outras opções seriam ingá e guandu, mas não sei se desempenham o mesmo papel bem.
Embaúba cresce bem rápido e tem boa rebrota, mas como ela nao tem galhos, a poda tem de ser no pé. E aí, se a rebrota rolar num SAF sombreado, bem provável que não cresça mais com tanto vigor ou nem vingue. Não dá pra contar com ela como planta de serviço, mas sim como estratificadora e complemento de diversidade. Os frutos dela atraem muitos pássaros pros SAFs.
@@fredericoevandro-veladelibra gliricidia também é exótica invasora. no geral, toda região do brasil tem a sua leguminosa nativa pioneira; aqui no rio grande do sul, por exemplo, tem o maricá (esse difícil de manejar pq tem espinho), a bracatinga, o timbó. sei que no nordeste a jurema cumpre esse papel, no caso, de nascer em lugares sem tantos nutrientes e com exposição solar plena. outra planta interessante é o ingá que tu comentou, esse boto muita fé, ele tem um crescimento bem rápido de copa deixando bastante matéria orgânica em folha, ou sombreando bastante, dependendo do que tu quer (ando plantando ingá pra controle de braquiária, um capim exótico invasor que perde força com sombreamento). e outra que acho que tem potencial é a grandiuva, uma cannabaceae pioneira que também tem as bactérias nas raízes e aceita poda. são várias pra pensar e testar, mas sempre dando prioridade pras plantas nativas da sua região. sei que tem pouca oferta de mercado, maaasss sendo nativas e regionais, é só ficar de olho na rua, coletar semente e plantar
A embaúba é excelente, mas apesar de ser uma árvore pioneira e de fácil manejo, ocupa um outro nicho ecológico, diferente das leguminosas.
Pra substituir a leucena tem que pesquisar as espécies de leguminosas locais, com certeza há várias, porém pouco "viralizadas nas redes sociais"... Aqui na Zona da Mata de MG, você pode substituir Leucena por um misto de espécies dos gêneros Pitptadenia (pau-jacaré), Adenanthera e Senegalia (alguns dos "Angicos espinhentos"), Senna, Cassia e até Inga (ingás).
Não só gosto de te ouvir, mas também te ver. Seus vídeos são bastante úteis, sigo você e o Ricardo Cardim, que também defende o uso das nativas, parabéns pelo trabalho.
Adoro seus vídeos! Haters vão encher o saco independente do que você fale. Você tem um compromisso com a verdade e não com eles ❤
Perfeito amigo, respondeu com bastante clareza, citei justamente a Leucaena por saber o quanto ela é agressiva, e aqui no Rio, onde moro ela tambem já dominou tudo, justamente por isso citei o use dela na agrofloresta, pois é realmente muito usada e recomendada por quem faz agrofloresta, e sempre é dito para tomar cuidado para ela não se reproduzir, e voce deu bons exemplos de como na prática de como isso muitas vezes não da certo
Só achei muito forte, e talvez até um pouco injusta a comparação de agofloresta com agicultura tradicional, mas enfim eu estou aqui para apender e respeito seu conhecimento e experiencia no assunto
Antes de tudo, parabéns pela forma com que você aborda o tema da conservação ambiental! Uma das coisas que está sendo esquecida é como usar o fogo corretamente! Após uma severa queimada descontrolada que houve em Roraima no ano de 1998, houve uma intensificação por parte do Ibama, de programas para explicar pra sociedade como usar o fogo de maneira adequada, através do uso de aceiros. De lá pra cá, a sociedade roraimense entendeu como usar e fazer queimadas controladas e isso reduziu as grandes queimadas descontroladas que ocorriam aqui. Porém, isso acabou se perdendo com o tempo e agora estamos passando novamente por problemas com queimadas descontroladas porque esse conhecimento se perdeu e as novas gerações não aprendem mais a lidar com o fogo e quando fazem queimadas não tomam as precauções adequadas para realizar queimadas controladas e o fogo acaba perdendo o controle. Creio que o mesmo fenômeno está ocorrendo no resto do país, pois o fogo está saindo do controle nas outras regiões também! O uso de aceiros é uma medida efetiva que só se tornou possível com a conscientização da sociedade sobre a forma correta do uso do fogo! Acho um tema interessante para ser abordado, tendo em vista o que está ocorrendo atualmente no país com esse fogo descontrolado!
Seu comentário é importantíssimo! Não sei o porquê de ter poucos likes!
@@valmirknasel e pq se perde? Pq não há politicas serias e permanentes de conservação e conscientização por parte dos governos. Não temos consistência nem projeto de país. Infelizmente, não da pra nao politizar pq atitudes individuais não mudam o todo.
Posicionamento muito lúcido, justo e científico.
A essa altura esse cara já é um druida, todo vídeo ele grava no meio do mato, e faz até sentido pro canal kkkkkkkkkkkj
Mas falando sério, é muito bom ver um ecologista contrariando essa turma "ecofriendly", obrigado pelo serviço e pela informação cara. Seu canal é muito necessário.
que coisa boa essa conversa andando na floresta 🫠
Uma pessoa tão bacana como vc com, um canal tão legal, como pode ter hater?
@@simone161171 tem gente q acha q sabe tudo
Muitos dos haters são pessoas que acham que "encontraram o conhecimento", ou algum caminho alternativa ao "sistema", mas infelizmente esqueceram de deixar a mente aberta a críticas...
Aqui no DF a comunidade se reuniu na FLONA (Floresta Nacional) e vamos replantar e reflorestar o Cerrado. Seria muito bom um vídeo falando sobre as espécies ideais pra coletarmos as sementes ❤
Up!!
@@IsadoraCasteloBrancodeSá se deixar ela protegida do fogo, ela se recupera naturalmente. De nada adianta replantar se no próximo ano pegar fogo novamente. Sem uma politica do DF de cuidado e prevenção, esse tipo de iniciativa é só perda de tempo.
Que legal que a Marina ou Equipe assistem seus stories 😍❤️ amo seu conteúdo, fico feliz com seu crescimento
Mto foda! Conteúdo sensacional. Não sou da área mas morei no interior a vida inteira e conheço um pouco da coisa. Já tive o desprazer de conversar com alguns ecologistas que não entendem isso. Espécie invasora não é algo bom… seja animal ou vegetal… e precisa sim ser manejada!
Descobri seu canal faz pouco tempo, estou amando demais. Obrigada pelo seu trabalho ❤ meu video preferido é o da mandrágora, já assisti 3 vezes 😅
Pretendo um dia ter um sítio e fazer algo estilo agrofloresta, muito bom saber que muitas espécies que indicam por aí não devem ser plantadas.
@@SupremeGameplays caramba, muita coisa mesmo… muito estudo e trabalho pela frente, observar o antes pra depois fazer algo. Muito obrigada pelas dicas… nunca pensei que até amora seria praga mas faz todo sentido, tudo depende do contexto e como as formas que o ambiente tem pra lidar com as coisas
Querido Guia. Do jeito que a coisa anda parece que tem gente que quer matar o Pica-pau para preservar a árvore enquanto outros querem proteger o Pica-pau porque já temos muitas árvores.
😂
😅boa 😂
Guia da floresta, obrigada pelo vídeo maravilhoso! Admiração pelo seu trabalho que tanto nos inspira.👏🏽💕🌱
Oi! Obrigada pelo ótimo trabalho de divulgação científica, conteúdo necessário. Sobre haters e comentários negativos sem embasamento, não permita que eles tirem sua paz. Se vc está consciente do seu trabalho, esse tipo de comentário é irrelevante. Abração!
Essa semana no bluesky vi vários comentários a favor de espécies invasoras em agrofloresta e como eu estou começando no assunto só pensei "ok, não tem problema" e hoje seu vídeo apareceu pra mim e tu explicou de uma forma tão simples que já entendi que tem problema sim e aquele ditado "é melhor prevenir do que remediar" nunca fez tanto sentido. Obrigada por esse vídeo.
Muito bom esse vídeo! Quais espécies nativas você indicaria para uso como planta de serviço nas agroflorestas do Sudeste? Ou qual exótica não invasora poderia ser usada com segurança? Tem que crescer rápido, produzir bastante biomassa e aceitar podas frequentes.
Parabéns pelo conteúdo que você produz! É leve, científico, natural e muito interessante! Gosto muito.
Estou há 2 anos só pegando informação pra começar minha agrofloresta de pancs. Tudo nativo lógico, e tá sendo uma missão bem lenta por causa do tempo a de dificuldade de obter informações sobre agroflorestas puras de nativas
Você foi claro e cristalino, mas para alguns não adianta nem desenhar. Grata! ❤
Excelente video, irmão. Botando o dedo na ferida de forma racional e sensata, sem paixões. Bom, já que você puxou o assunto, podia fazer alguns episódios sobre:
01-Especeis nativas boas para recuperação? ambiental (tem um termo tecnico apropriado) em cada bioma brasileiro.
e 02- Espécies nativas boas para substituir essas exóticas que são comumente utilizadas em agrofloresta.
Eu estou para iniciar uma agrofloresta com fins comerciais no meu sítio nos arredores da serra da Canastra, e esse seu vídeo abriu meus olhos. Se puder evitar as exóticas, eu gostaria. Mas então quais outras espécies utilizar. Resumindo: nativas para recuperação ambiental em cada bioma (poderia ser um episódio para cada; e: que nativas usar em Sistemas agroflorestais.
Ah, e mais uma dúvida. uma nativa da amazônia pode ser considerada exótica se for plantada no cerrado, por exemplo? Acho que sim né?
ABRAÇO!
up
Eu quero muito essa série de vídeos!!! Pra assistir e compartilhar!!! 🥰
Fale um pouco sobre áreas de transição... A beirada das florestas hj é tomada por capim, mamona, margaridão, entre outras invasoras. Quais são as plantas nativas que gostam desse ambiente de transição e que podem ser utilizadas pra substituir o capim, mamona etc
Mamona é nativa, mas entendo o q você fala. Embaúba é muito icônica nesse aspecto.
Se essa áreas já possuem capim, mamona e margaridão, o ideal é aproveitá-las como matéria orgânica pra um plantio de SAF na área. A energia e tempo que vc vai gastar pra substituir vc já faz logo um novo SAF. Chuto que é praticamente impossível substituir essas plantas se não for sombreando com árvores e manejo periódico.
@@Celado concordo contigo
Descobri seu canal nesta semana e tô curtindo muito seus vídeos! Certamente vão entrar na bibliografia de meu trabalho!!!
perfeito video. eu já fui uma emocionada, mas vendo seus vídeos fui buscar entender melhor as espécies! é dificil identificar tudo, mas estou no caminho.
Estou gostando muito do conteúdo ❤ parabéns 💐
Trabalho super necessário, parabéns ❤
Mais um vídeo muito bom. Seria massa vê um vídeo de manejo de invasoras na recuperação de uma área.
Excelente. Sempre dá pra melhorar! Sempre dá pra estudar mais e complexificar. Valeu demais por ensinar com taaaanta didática e amor, na moral.
Parabéns pelo canal e por esse vídeo em especial!
Parabéns, e bom assistir todos os seus vídeos, os assuntos abordados São ótimos, e a maneira que vc se expressa e o diferencial, torna bem tudo muito fácil o entendimento é muito bom, parabéns e até o próximo vídeo.
Seus vídeos são excelentes e imprescindíveis. Tamo junto...
Esse é o primeiro video do seu canal que eu assisti... Gostei bastante.
Ótimo vídeo man! E concretiza a ideia do podcast sim!
Adorei a ideia do canal de notícias! 📰
Caí aqui de paraquedas, que papo de maluco!!!
Amei! Eu amo fazer trilhas mas agora vou ficar julgando se é invasora ou não
Muito bom!! Ótima explicação!
Ernst Goetsch é um ícone, deveria ganhar o Nobel pelo seu trabalho, na minha opinião. Agora, discordo da introdução indiscriminada de exóticas. Na minha floresta, para manejo e aceleração de biomassa estou usando a periquiteira, que é uma nativa pioneira rapidíssina, que aceita poda, é fantástica para os pássaros. Nunca usarei eucaliptos.
Não conhecia a periquiteira. Aqui uso muito o eucalipto. Pra mim não tem planta de serviço igual... talvez o mombaça.
Nem o Ernest acredita mais nisso. E muita gente está parando de usar eucalipto nas agroflorestas.
@@Celadomas o eucalipto não seca recursos de água?? Nas minha roça mandei tirar todas, quando comprei a 25 anos era uma fazenda de gado, mas não tenho gado, hoje às florestas tomaram conta dos pastos mais de 5 nascentes revigoraram, nunca contratei ninguém pra fazer um inventário, mas quando eu for fazer quero tirar todas as espécies invasoras, e fazer igual o Rafa disse no vídeo dele....
@@MariaCecilia-sq8ps oi Maria, náo, o eucalipto nao seca agua. Aliás, ele tem uma raiz pivotante gigante que vai fundo na terra e permite que a agua da chuva entre mais profundamente. O que acontece é que nos plantio de monocultivo do eucalitpo, onde sao colocadas centenas de milhares da mesma especie, nesses casos sim, haverá uma drenagem de todos os recursos do solo, desde agua até nutrientes e microbiota. Plantar eucalipto nas agloflorestas e usa-la como planta de servico, manejando-a periodicamente, é só o oro!
@@MariaCecilia-sq8ps oi Maria, não, o eucalipto não seca agua. Aliás, ele tem uma raiz pivotante gigante que vai fundo na terra e permite que a agua da chuva entre mais profundamente. O que acontece é que nos plantio de monocultivo do eucalitpo, onde são colocadas centenas de milhares da mesma espécie, nesses casos sim, haverá uma drenagem de todos os recursos do solo, desde agua até nutrientes e microbiota. Plantar eucalipto nas agloflorestas e usa-la como planta de serviço, manejando-a periodicamente, é só o oro! Ela cresce muito rápido e gera muita, muita matéria orgânica de qualidade. Mas é isso, tem que manejar.
ainda bem que existem haters, ne? tão te dando engajamento. tava querendo encontrar um canal como o seu, voltado pro meio ambiente e afins, e acabei recebendo o vídeo dos ecochatos.
kkkkkk É que vídeos que eu faço uma chamada meio que reclamando ou xingando da mais engajamento, mas no fim é só pra falar de planta e meio ambiente mesmo.
muito bom o conteúdo, além da aula sobre como se retratar na internet. parabéns!
foda demais!! parabéns meu irmão. 🍀💚
Por favor, fala mais sobre as Curitibas!
Amooo meu professor do cabelo mais lindo e estiloso, ❤
Fala mais sobre o manejo de áreas protegidas??
A leucena é tão invasora que hoje conseguiu botar uma semente no meu tênis. E eu estava de bicicleta.
o problema nao eh ser ignorante, eh persistir
Não existe desculpa para usar as leucenas em agrofloresta! Nós temos uma variedade absurda de leguminosas nativas de crescimento muito rápido (equiparável ao crescimento da leucena) como o angico branco, angico vermelho e angico do cerrado. E eu te garanto que se vcs procurarem ao redor das suas cidades vão encontrar pelo menos uma variedade de angico crescendo e produzindo sementes!!
Quero o video da Curitiba❤️
Cara ,bons vídeos, parabéns!!!
O sobre epífitas poderia ter continuações, tem muitas outras que podem aparecer caidas ,oncidinaaes vc não encontrou nenhuma, aqui acho muitas .
muito bom! faça mesmo dos mitos da natureza intocada + mito do bom selvagem!
Fale mais sobre a Curitiba! Tmj!
Mt bom o video bem esclarecedor
Eu façi justamente oq falo d montar sistema agroflorestal so com nativa kk
Mas eu uso as exotica do lugar tipo podo elas pra adubar solo mas meio q tento tirar ela mas ate la vou usando elas pra adubar e nao planto exotica invasora
Curitiba sim! Fala dela tb!!
Quero saber sobre a Curitiba ❤
Parabéns pelo vídeo eu quero ouvir sobre a Curitiba
Gratidão estou aprendendo
E simmm, faz um vídeo sobre prima da pitanga do gênero CURITIBA 🍀
Halter você faz um bom trabalho!! Você não se perde na mata?? Eu tenho medo de mata!! Fiquem tranquilo você e bacana ótimo!! Obrigada!! ❤❤❤
Maçã é exótica ou doméstica?🤔
Melhor canal de todos mundo
uhul Pirulla da florestaa!
Cara, seu vídeos são ótimos! Explodem minha cabeça com coisas que eu deveria saber e não sabia!
As pessaso precisam ter uma visão mais científica.
Professores! Se você atua no ensino de Ciências ou Biologia (ensino médio ou fundamental), considere participar de uma pesquisa sobre o ensino do tema Invasão Biológica. Obrigado!🐗🐀🐈🐇
ótimo vídeo, bons argumentos!
Vídeo das curitibas. Parabéns pelo trabalho.
legal hehe Temos q ir numa das trilhas da serra do mar. Aquelas caratuvas são muito loucas. E aquelas arvores enormes do Camapuã mais loko ainda.
Pois é! Conservação não se faz com emoção (independente de ser espécie vegetal ou animal).
Eu gostaria de saber mais sobre os enxertos em araucárias
Invasoras são boas pra fazer bonsai, isso eu garanto kk parabéns pelo trabalho.. vc falando me lembra o Brown "minha palavra vale um tiro, eu tenho muita munição ". Paz🌱🌳🍃
tanta fabacea nativa ou msm embaubas e tantas especies com crescimento rapido tbm pra ser usada no lugar da leucena e exoticas
Fala mano, parabéns pelos seus vídeos!! Vc já gravou algo explicando mais a fundo a sua trajetória de pesquisa?
Seria bom um vídeo sobre quais espécies são exóticas invasoras e quais poderiam substituí-las. A comparação da leucena com maçã não é muito boa, melhor seria compará-la com gliricidia, moringa, ingá, feijão guandu. A leucena é usada por ser uma leguminosa, ter raízes fundas, crescer rápido e aceitar podas. Qual seria a melhor substituição, levando em conta as exóticas não invasoras?
Na minha área de preservação, que hoje só tem bambu e dendê, pretendo plantar apenas nativas, mas no resto quero plantar de tudo.
Amei, parabens pelo videoo
Pode ser feito o plantio lentamente? é que eu não consegui comprar mudas novas de nativas. Eu tirei os pinus do terreno e pretendo plantar araucárias e outras nativas.
Eu cheguei ao seu vídeo por curiosidade no curso de engenharia florestal. Você falando sobre este serviço de inventário, terminou de me convencer a encarar mais uma graduação.
Um salve da Biologia!!!
Aqui chamamos algumas Piperaceae de fuvo-bravo ou fumeiro
Veio algum hater de Biologia aqui? Enviei aquele teu vídeo sobre ecochatos e jovens místicos para um grupo da universidade 😂 (para provocá-los e conscientizar os q precisam).
Vídeo bom demais :)
Boa, tamos juntos 😊
ta mano mas esse video que tu mostrou, tu ja ta partindo de um ponto inicial mt bom, n ta saindo de um pasto que mal nasce capim, so tem mato seco que queima todo ano quase
Curitiba...
Conheci o canal com o vídeo dos jovens místicos ecoburros, até adivinhei que seria um agrofloresteiro 😂
Eu tenho sonho de ter uma área pra reflorestar e separar uma parte pra agrofloresta, e tenho visto essa questão do uso de exóticas invasoras. Me junto aos que querem conhecer espécies mais seguras pra produção de biomassa.
"ecoburro" sim pq ecochato é quem enche o saco deles (e de outras pessoas) expondo problemas reais
ótimo vídeo
Haja paciência pra lidar com a ignorância arrogante. Parabéns.
"Hater são os melhores, eles assistem, comentam e engajam demais" - Peter Jordan
Nossa esse cara é péssimo. Mas ótimo consultor de criação de conteúdo, manja muito.
@@cara.mellos Mas por isso eu usei essa frase dele relacionada ao que ele entende: público online.
Olá, boa tarde. Não tem a ver com o tema do vídeo, que inclusive foi muito instrutivo, mas gostaria de uma referência sua. Moro em Florianópolis e faço bastante trilha, entretanto, tenho muita dificuldade de identificar as espécies de plantas, fico perdido por que são muitas e parece que tô vendo a mesma coisa, fica tudo uniforme parece. Cê consegue me indicar livros, artigos ou qualquer outro meio para que eu possa começar a estudar o tema e conseguir identificar algumas ou várias espécies durante minhas caminhadas? Agradeço desde já.
Saudações, estou com dificuldade de identificar uma leucena de bracatinga. Procurei no Google mas as mudas pequenas me pareceu iguazinhas. Quero reflorestar certo, mas essas nasceram aqui. Cidade Lapa Pr. Desde já agradeço 🙏 se puder ajudar nesta questão.
Não é possível convencer ignorante ou estúpido de coisa alguma, então amigo nem gaste energia com um povo que toca fogo em si mesmo e no mundo.
Que isso camarada. Calma. Quem tá aqui assistindo ele não quer tacar fogo em floresta nenhuma. São apenas aprendizes. Faz parte, cada um no seu tempo.
Tema: Telhado verde.
Up
Infelizmente, temos que dividir esse abençoado espaço ambiente com seres abjetos.
Seria legal os mais entendidos lançarem um conteúdo de espécies invasoras usadas nas agrofloresta e que plantas podem as substituir. Pf nunca pedi nada para vocês eng. florestais. Eu já cortei a leucena.
nespera não é da mata atlãntica ? pqp, fudeu, era a base da minha genética aqui tb. vou substituir. Estou na ex mata atlântica ^^.
Parabens pelos minuto 25:40
Vc simplifica
Teus vídeos são muito bons, parabéns e obrigada 🫶🏼✨️💚
Eu quero um vídeo sobre a árvore curitibaaa
Quem diz que as exoticas invasoras não invadem as matas, é pq nunca olhou para uma mata na nossa região.
Até porque se não invadisse não seria invasora né
Abraços!
Tenho meio hectare a beira do rio, comprei por que tem uma população de macaco aranha, moro em Rondônia, como fazer, se preciso urgente fornecer árvores frutíferas,as maioria das nativas demoram entre 3 a 5 anos para produzir, as que produzem mais rápidos são exóticas, exemplo a goiaba, qual sua opinião sobre está questão?
Faz enxertia de árvores nativas frutíferas, só sugestão isso pode reduzir o tempo de produção das árvores.